Eu já sou diferente, gosto de ficar sozinha tbm, uma companhia pra mim é suficiente, não consigo administrar muitas pessoas no convívio. Mas as vezes eu percebo que nao sei fazer amigos, não sou legal o suficiente, apesar de não gostar muito de socializar eu fico deprimida por não ter ninguém as vezes.
Mas você trabalha e tem vida normal? Não consigo ser feliz nas interações e sempre com semblante pra baixo, não sei como é ter que estar em um lugar todos os dias com pessoas
Me identifiquei, eu tenho uma questão de viver meu próprio mundo, fico buscando conhecimento, fui e sou chamada a vida toda de fria. Mas eu sou sensível, eu observo o mundo e não tenho vontade de participar de certos aspectos. Algumas vezes que tentei me expressar não houve compreensão, ao mesmo tempo, não sou triste. Adoro minha companhia!
A gente até sente algo sendo pouco ou muito o problema é não esboçar alguma reação externa enquanto a gente quer mostrar q nós não somos superficiais pq é bem dificil
@julyestephen1509. Eu também sou assim, gosto de buscar conhecimento, amo ler e etc. A única diferença é que eu sei me expressar, quando eu quero eu consigo me socializar, mas devido a maiorias dos assuntos serem surpérfluo, ao socializar me canso, e as vezes me sinto até esvaziando. Com a família me envolvo normal, mas não em demasia, acredito que o sentimento compensa a falta de assuntos interessantes, embora alguns mesmo conseguem acompanhar as conversas interessantes. Quando eu gosto amorosamente de alguma mulher também gosto da companhia mesmo que o assunto seja fraco, mas ao mesmo tempo é quase um paradoxo, porque só desperto o interesse afetivo pela a inteligência.
Eu tbm sou assim! Mas isso trago da minha infância: meus pais nunca recebiam visitas, não levávamos para passear, era da escola para casa. Mas minha família sempre teve bases: meu pai trabalhava e minha mãe cuidava de nós! Uma base familiar bem tradicional.
O Senhor, me descreveu por inteira e passei em consulta e fui receitada com remédio para depressão. As pessoas costumam me achar fria e já fui taxada de psicopata sem ter feito nada a ninguém, eu não me sinto bem com ninguém sou muito isolada desde a infância. A minha mente é um milhão por minuto, então, quanto mais silêncio melhor odeio qualquer tipo de barulho e vim parar aqui porque estou tentando me entender.
Márcia, se vc colocar seus pensamentos pra fora , aumenta a probalidade de ordená-los.. Pode ser com um psicólogo, caso não confie em ninguém.. No início pode ser difícil.. Procura tbm fazer caminhadas.
Eu amo ficar sozinha,desde muito jovem..hoje aos 62 anos,continua a mesma..me sinto bem,não gosto de visitas que vem para demorar..no máximo filhos e netos,para ficar três dias..qdo vem dou o máximo de mim,e me canso dimais..Enfim adororo ficar sozinha,deixar tudo limpo,e assistir filme e séries.. não assisto TV Globo etc..so gosto de filmes e séries..assisto live evangélicos amo, sou igreja Batista, O que mais gostei na pandemia foi ficar em casa..trato muito bem as pessoas qdo vem até minha casa..tenho empáfia com as pessoas..mas na minha casa adoro ficar bem tranqüila..gosto muito de mim..meu esposo e totalmente contrário,mas deixo ele ser como gosta...sou assim, já procurei ajuda com profissional..diz que no meu caso é normal..gosto de fazer,crochê,bolo e cuidar de mim, de minha casa.trabalhei 40anos como cabeleireira.falei muito rsrs..Enfim até tentei mudar,mas descobri que gosto de viver assim,zemm bjooo
Eu me isolo muito,amo ficar em casa só,a pandemia para mim não foi nenhum problema ,eu trabalho na saúde ,saiu de casa todos os dias mas quando chego na minha zona de conforto ,felicidade total
Eu não gosto de me relacionar, não tenho a mínima vontade de fazer social e quando faço fico alguns dias mal, achando q falei algo errado. Evito conversar e fazer amigos , me completo sozinho e a voz das pessoas me irrita, além de não confiar em quase ninguém
Eu sou portadora desse transtorno e é assim cmg. Eu amo ficar em casa, e quando saio me sinto desconfortável. Tbm não consigo demonstrar expressões e sentimentos, isso é um grande problema... As pessoas não entendem q eu não consigo, então dizem que eu não tenho compaixão! Quando na vdd eu sou um bichinho de afeto... Mas eu não sou assim com todo mundo, pra eu ser assim com alguém, tem q ser MTA luta, mas no final percebem que eu sou um bichinho cheio de emoções por dentro que não conseguem serem demonstradas. Outra coisa comum comigo é q não deixo as pessoas entrarem no meu mundo, são poucas que conseguem. No caso, é só meus pais, minha irmã, uma amiga e minha psicóloga. O resto, tenta, não consegue e desiste. Pra falar comigo é mto difícil, pois eu só dou respostas curtas e diretas. Então é bem difícil ter um diálogo bom comigo. Enfim, é realmente difícil alguém gostar de mim... Mas eu acabo me sentindo indiferente sobre isso, sei lá, eu só não ligo msm...
Caraca! Horrível não ter conhecimento disso e viver se sentindo um ET! Na infância e adolescência então! Caminho certeiro para depressão, pois você não se enquadra nos padrões da sociedade, não se entende, se cobra e fica depressivo... Parabéns pelo conteúdo!
Queria ter tido acesso a este tipo de informação há 30 anos atrás. Hoje em dia, muito tardiamente, entendo perfeitamente o que ocorreu comigo. Achava apenas se tratar de um traço de personalidade. Deixo com meu relato uma dica para os mais jovens: procurem se auto-conhecer o mais cedo possível. Certamente vai poupá-los de muito sofrimento e perdas em todos aspectos nos seus futuros.
@@cristianedesouzamoreira3859 te entendo. Mas, como eu disse, por experiência, isto com o tempo não é salutar. Acaba afetando alguns aspectos de nossa vida de forma negativa se não tivermos cuidados , por exemplo, profissionalmente, relações interpessoais, etc. Vale a pena a reflexão para ver se esta forma de viver não está ou vai lhe prejudicar futuramente.
Eu sou assim! Já ouvi me meus pais preocupados uma vez conversando sobre mim.😂 Eu simplesmente amo ficar dentro do meu quarto com minhas coisas, ouvindo músicas e assistindo minhas séries. Tenho minhas responsabilidades fora de casa, mas não abro mão desse meu mundo.
Me descreveu demais. Eu geralmente me dou bem com relacionamentos mais superficiais, como colegas da universidade ou de trabalho, mas não consigo ter relacionamentos mais profundos - seja amizade ou namoro. Acho extremamente cansativo manter amizades, e quando eu não afasto as pessoas propositalmente, elas próprias acabam se cansando ou se irritando comigo. Isso me entristece um pouco mas não o suficiente pra mudar meu comportamento, até porque acho mais fácil e confortável ficar sozinha. Gostaria de buscar ajuda porque minha vontade de me isolar afetou muito minha vida acadêmica e profissional, e eu espero um dia poder morar e me manter sozinha, sem a ajuda de ninguém. Sinto que isso não vai acontecer se eu continuar no caminho que estou. Tenho que aprender a lidar com as pessoas.
Complicado. Eu também as vezes quero ter alguém, se aprofundar no amor, mas quando eu estou chegando lá, minha mente me dar sinal de Pânico. Eu não consigo me aprofundar com ninguém. Já perdi pessoas que gostava e oportunidades por causa desse problema. Eu gosto mais de está sozinho... 😶
Sim , eu só tive amizades enquanto era "obrigado" a tá em um local como escola ou trabalho. Sobre sua vontade de isolamento afetar a vida acadêmica eu acho que é efeito da apatia , eu sinto a mesma coisa , quero ter autossuficiência demais. Eu já melhorei muito para o que eu era antes , se quiser conversar é só chamar.
Qdo eu tinha meus 16 até uns 21 anos, eu era exatamente assim, chegava da escola e me trancava no quarto, ficava praticamente o dia todo na TV, e quando adquirimos o primeiro computador, na época um pentium 133, eu ficava o dia todo no computador, não me comunicava com minha família, mal falava com eles, tive vários momentos explosivos onde em um deles quase quebrei a minha mão ao socar a porta da garagem de casa, e nesse período eu criei meu próprio mundo dentro da minha cabeça, e todos os dias, principalmente a noite eu entrava nesse mundo, onde eu era visto pelas pessoas e respeitado, muitas coisas que eu não me sentia capaz capaz de fazer no mundo real, no mundo que eu criei, eu fazia com maestria. Eu imaginava amigos, e as vezes até me pegava conversando com eles como se estivessem comigo no mundo real. Meus pais nunca procuraram ajuda médica, muito pelo contrário, me reprimiam ainda mais, e digo que a fonte desse transtorno esquizóide, vem dos laços do paciente com a família, que muita das vezes o vive reprimindo, e como forma de se libertar, cria um mundo só dele dentro da cabeça, ao menos lá ele tem total controle sobre a vida dele. Nunca procurei ajuda, mas hoje aos 37 anos posso dizer que estou livre desse transtorno, mas infelizmente algumas sequelas ainda se mantém vivas.
Meu Deus, desde criança fui vista como a 'metidinha' porque nunca gostei de amizades, ir em lugares muito movimentados, moro sozinha, nao tenho amizades, sou amorosa com as pessoas, mas prefiro viver só, vivo com a pirta da sala fechada. Assisto aulas ou videos com os pés pra cima, tem pessoas q falam q nao me entende e minha resposta é: nao nasci pra ser entendida.
Esse é o melhor video sobre o assunto. muitos acham que somos esquizofrênicos,que não percebemos a realidade.que não temos empatia... mas não é bem assim. eu percebo as coisas, menos o quanto sou calado. comecei a perceber que era quieto pq as pessoas me cobravam conversar. geralmente eu apenas escutava. tenho panico de ser notado na rua, no trabalho. que saibam da minha vida, não consigo demonstrar sentimento sem ficar vermelho, prefiro ficar sozinho, do que morar com meus pais, e minhas amizades são superficiais... crio meu mundo de fantasia onde sou cantor famoso rsrsrs e acabo de não aproveitar a vida. quando percebo que estou perdendo momentos importantes, aí vem a crise depressiva... é uma doença terrível. ter consciência de que é assim e não conseguir mudar... mas eu tenho fé que se for melhor estudado, esse transtorno pode ter cura, ou pelo menos melhora bastante favorável. pq eu ja fui muito pior. mas por breves momentos eu consegui ser "social em determinadas situações . então acredito que existe uma chave para melhorar, só que não foi descoberta
@Mattos Varreira trabalhe isso em vc e tenta procurar um profissional sim. Você vai ver como é libertador. Faço terapia e sinto q o profissional não está numa posição de julgamento e sim de conciliador. O profissional nos ajuda a enxergar coisas q não vemos e aqueles monstros q nos rondam tornam-se menores e muitos somem... desejo q vc consiga se superar e se sentir bem consigo. Forte abraço!
meu irmão é assim, queria poder ajudar mas não temos intimidade moramos na mesma casa mas ele smp ta isolado no quarto. só saia na rua quando trabalhava, eu achava q ele era esquizofrênico mas esse video descreveu mt bem ele, ele tem quase 30 anos espero q pelo menos ele esteja confortavel aq em casa :c
Gostei muito Dr. Sem promessas, simples. Tenho filho com este transtorno. Primeiro diagnóstico foi esquizofrenia. Vez tratamento por 2 anos. Médico mudou de cidade. Outro med deu diagnóstico de bipolaridade. Mais remed pra depressão. Nenhum deu na verdade resultado. A 6 meses desistiu de se tratar. Uma psiquiatra que conhece ele falou- me que é transtorno esquizoide afetivo. Mas agora estou todos estes meses tentado levar a med e não consigo. Surtou na faculdade com 26 anos. Hoje 30 anos. É exatamente como o Sr descreveu. Adorei, o Sr. Não teve discurso de Bixo 7 cabeças. Já escutei outros vídeos bem diferentes. O Sr disse a VERDADE. Fiquei até mais tranquila. Vc foi ótimo. Me inscrevi no canal. Boa sorte.
Meu filho é assim,porém ele também deixou de conversar conosco, e isso dói muito, parece que o Senhor falou do meu filho em especial.Ele se isolou ,não sai de casa, não se relaciona com quase ninguem.Nem se quer olha pra gente.Anda de toca dentro de casa .Passa muito rapidamente por nós e faz de tudo para não olhar pra gente.Sai cedo,trabalha, volta e quase não sai de casa, muiiito triste essa situação dele
Durante anos nunca consegui ficar perto das pessoas tirando meus pais e irmã, era muito desconfortável e piorava quando as pessoas falavam comigo ou me olhavam tudo que eu queria era ficar em paz, durante este período minha mãe me levou a vários psicólogos ate que fui num psiquiatra que me diagnosticou com personalidade esquizoide e depressão foram mais de três anos de tratamento e psicoterapia, nunca consegui abandonar o meu jeito de pensar, e ainda não suporto ficar perto de outras pessoas , mas hoje consigo me expressar com meus pais, tenho coisas que eu gosto ( criar pássaros e mexer no computador) este ultimo me ajuda muito, pois apesar de não aguentar ficar perto de pessoas, não tenho problemas em ter contato com outros pelo computador.
Tb não me sinto confortável perto das pessoas. Vem uma grande ansiedade, mas se for em um lugar que é cada um na sua, tipo no shopping, praia, indo pra lá e pra cá na rua, aí não tem problema, nesse caso eu não tenho problema. Só acho problema interagir além do básico necessário. Dá vontade de sair correndo.
Pode procurar por toda a rede e não vai se encontrar absolutamente nada parecido com a didática,a paciência e o carinho do Dr.Eduardo Adnet! Parabéns pra gente que estamos aqui e agradeço Deus por ele existir em nossas vidas!
Val Duma, que comentário gentil! O melhor do comentário é: Agradeço a Deus! Eu também agradeço a Deus, pois devo tudo a Ele! Você merece uma flor! 🌷 | Ou melhor... duas flores! 💐 🌷 👍
@@DrEduardoAdnet Realmente Dr, o Sr tem um carisma impressionante. Caí aqui pesquisando na internet e seu real interesse e amor no que faz e ao próximo transparece totalmente. Assim, louvo à Deus pela sua maravilhosa vida. Continue Dr a ser sal no mundo como CRISTO enviou. Abr do amigo David
Pra mim é complicado esse tema. Sempre me decepcionei com pessoas e nunca tive amigos de verdade. As pessoas me conhecem e logo se afastam. E hoje não tenho vontade de fazer novas amizades. Costumo dizer que o tempo de fazer amizades ficou no passado.
Levei meu filho de 32 anos no psiquiatra! Consegui pois uma vez Levei na psicóloga mas ele não quis continuar! O médico disse que ele tem esse transtorno! Nunca tinha ouvido falar! E no seu vídeo eu vi meu filho falando quando eu pergunto algo: não, não sei ou mexe os ombros!! Depois que perdeu emprego não se esforça p conseguir outro! Td que foi falado no vídeo e meu filho na integra! Mas ele nunca foi agressivo! Como tb já morreu parentes e ele não demonstra ter sentimentos!
Esse homem descreveu meu fracasso na psicoterapia. A mulher perguntava e minha resposta tinha entre 5 e 200 palavras. Eu me irritei com o avanço tímido e reclamei que aquela repetição tonta era de serventia limitada. A psicóloga ficou brava e disse que a culpa era minha por ser sintético demais e falar pouco. Decidi que aquilo não funcionava comigo e que ela estava me enrolando. Nunca mais tentei.
Eu fazia terapia com um psicólogo que ficava toda sessão ficava me questionando porque eu não chorava e ficava decepcionado porque eu não chorava nas sessões, sendo que eu não chorava porque eu simplesmente não tinha motivos pra chorar, oras. Por isso que não tenho paciência pra psicoterapia porque não tenho saco pra bate papo e conversinha. Tipo não anulo a importância, mas PARA MIM esse modelo de terapia não funciona, Acho que pra pessoas com déficit social como esquizoide e até mesmo autismo, a a pegada é diferente. O que pode funcionar melhor pra esse público é arteterapia, musicoterapia ou até mesmo meditação e atividades físicas ao ar livre. Pintar e desenhar pra mim funciona muito melhor do que ficar respondendo perguntas e ficar falando da minha vida pra uma pesosa que não conheço.
Na minha experiência, um curso de teatro de qualidade ajuda muito nesses casos, especialmente para com jovens, pois é como "aprender uma nova língua" onde agora, se tem padrões melhores de expressão e trabalha também a confiança
Sou esquizoide, me isolo por que odeio as opiniões alheias, não sei lidar com o fato das outras pessoas pensarem diferente, também não sinto atração sexual ou romântica, não vejo necessidade de ter amigos, oque eu quero é focar na minha carreira pessoal, e viver até o último segundo da minha vida, sozinha e feliz ❤️
para mim as outras pessoas são burras (de fato são) principalmente os homens, não gosto, e nunca vou gostar de me relacionar com essa gente, tô feliz no meu quarto, na minha casa, com minha pilha de livros e minha coleção de jazz
As pessoas tb por algum motivo q eu nao saiba tem problema por eu sempre tentar me mostrar um ser lógico e racional mas minhas críticas pra elas minhas palavras nao sao convencionais falam q eu nao falo coisa com coisa quando eu estou certo de algo e percebo q as pessoas se mostram erradas sem querer pra mim achando q sao normais e os mais sensatos q eu e isso me incomoda penso q subestimam meu raciocínio
A dificuldade de se relacionar ja é tao ruim gera depressao e timidez ....e as pessoas tambem sao crueis e nao colaboram Quando eles veem que alguem é timido nesse nivel logo ja deixam a pessoa de canto e ignoram completamente indiferente se foram bem tratadas educadamente ou nao Conclusao antes so do que mal acompanhado
Gosto muito de ficar só , não participo de nenhum tipo de eventos , não me adapto com pessoas , sou muito desconfiada em relação as pessoas . Prefiro ficar no meu canto , mas gosto muito de ser útil para quem precisa . Faço tratamento há mais de trinta anos e ninguém descobre o que eu tenho . Gosto de levantar a auto estima das pessoas , mesmo que a minha esteja no chão .
Provavelmente isso está relacionado com uma ansiedade social elevada. Transtornos de personalidade não costumam se desenvolver tardiamente no sujeito. Uma pilar essencial também dos trastornos da personalidade são os sintomas egossintónicos. O que é isso? Um sintoma egossintônico é aquele do qual o sujeito portador não enxerga como problema ou transtorno, e sim parte de quem ele é. Usando uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista como exemplo, um narcisista não percebe o próprio narcisismo como algo problemático, e sim como parte de quem ele é. Um sintoma egodistônico, por sua vez, remete a um sintoma em que a pessoa percebe como ruim e que afeta a vida dela. Sintomas depressivos, de ansiedade, etc são egodistônicos
Então eu me encaixo muito nessa situação, mas não sei se de fato é isso não tenho bons relacionamentos com praticamente ninguém mas o motivo é pq as pessoas costumam nos decepcionar, isso é triste. No começo eu era muito alegre, muito feliz! Com o passar do tempo foi crescendo tipo uma casca em volta de mim que me isolou de pessoas assim digamos que "forçadas" eu não suporto pessoas que chegam com um sorriso na cara e acham que já tem intimidade pra me perguntar qualquer coisa. Porque muitas das decepções vinheram dessas pessoas "forçadas". Eu tenho sim sentimentos, mais me isolo pra não me decepcionar mais. Se alguém quer se aproximar de mim realmente a pessoa vai tentar e eu vou ver e vou dar espaço pra elas. Mas não para as "forcadas".
O seu caso me indentifcou, me afastei aos pouquinhos de certas pessoas até q cheguei a me afastar d tudo é d todos , o motivo d tudo isso medo de me machucar sou muito sensível e sincera então eu não suporto pessoas falsas e infelizmente a maioria são assim.
Nossa estou cada vez mais afastadas das pessoas,me pergunto pq sou assim já tentei mudar por um tempo,mas voltei a ser como antes mas na verdade gosto de estar em casa assistir minhas séries e filmes não gosto de me relacionar com as pessoas e vejo que me sinto bem assim,é muito difícil visitar alguém não gosto de invadir o espaço de ninguém e nem gosto de invadam o meu e até no whatsapp é difícil falar com alguém,me sinto um estranho no meio da multidão é difícil as vezes até me entender.
Obrigada por elucidar de forma simplificada sobre o transtorno. Eu identifico isso em mim, mas quando levei a hipótese para a médica que me tratava ela negou. Deu como hipótese diagnóstica Transtorno de personalidade com instabilidade emocional… Estudei psicologia por 5 anos, acabei de concluir especialização mas não me sinto no direito de exercer por me encontrar em situação de sofrimento psíquico. Não quero ser uma profissional que atua apenas em função do dinheiro. Até porque creio eu que ser psicólogo assim como psiquiatra é uma grande responsabilidade com a vida do outro. É necessário estar minimamente bem consigo mesmo para poder ajudar a alguém, o que não é o meu caso. Continuo acompanhando seu canal que agrega muito conhecimento a todos. Gratidão. Que Deus em sua infinita bondade te abençoe muito Dr. Eduardo Adnet. Quem dera um mundo com profissionais tais como o senhor.
Eu não tenho problema nenhum mas tenho poucos amigos, sou muito seletiva , detesto festas e amo ficar sozinha! Mas isto se deve aos problemas de traição e falsidade que tive na vida! Acredito que pessoas mais maduras escolhem melhor suas companhias!
Perola, morar só pode ser vantajoso e desvantajoso, a depender de diversos fatores. Isso não tem a ver com o tema central do vídeo (salvo se você estiver se referindo a pessoas portadoras de Personalidade Esquizoide). Pelo teor do seu comentário, não parece ser o caso. Agora, veja isto! Um paciente meu me disse que seu sonho era morar só. Perguntei o porquê. Ele respondeu: "Doutor, moro com dez pessoas em um apartamento de 29 metros quadrados". Me limitei a responder: "Compreendo".
Lembro que meu último relacionamento foi com 14 anos até os 16, hoje com 21 ignoro totalmente a possibilidade de um novo namoro, pensava que era frustração mas descobri que é simplesmente porque eu não gosto e dispenso qualquer tipo de relação, prefiro estar junto de mim em meu mundo
Eu também, achei que deu muito trabalho namorar, interagir com a família e os amigos da outra pessoa, fazer parte da vida dela... Tudo muito cansativo.
Meu filho foi diagnosticado com esquizofrenia, mas não especificaram qual. Vendo seu vídeo, ele se encaixa nesta de personalidade esquizóide. Vou me informar mais sobre isso. Muito obrigada por esse vídeo. Deus abençoe! 🙏🏼
Já me decepecinei muito , me esquevei, mais , mais por ser muito espontânea e extrovertida amooo gente pessoas, não consigo , hj..., me exclui da sociedade e gente mais tô mais reservada para que fui antes do era bom se subisse e descesse, com pessoas hj consigo se precisar sair , saiu de Boa sozinha para qualquer lugar
Gratidão 🙏 eu também tenho esse personalidade pois me isolo muito mas faço tratamento para a depressão 😔 já a muitos anos 😔 embora me sinta melhor ....o certo é que continuo a querer estar sozinha e com isso afasto as pessoas que gostam de mim...
Dr. Eu tenho 65 anos e de uns 10 anos para cá fiquei isolada, não tenho mais vontade de conhecer pessoas na intimidade. Não gosto mais de visitas. Fico assistindo TV e principalmente documentários. Converso claro quando encontro vizinhos, caixa do supermercado etc. Mas não quero mais ninguém batendo na minha porta ou me ligando. E as pessoas me acham simpática. Mas evito algumas pessoas que ficam me convidando para alguma atividade. E eu não era assim!
Eu precisava ver e ouvir esse video pois dessa forma eu consegui entender o porque de eu gostar de ficar tanto tempo sozi ha comigo mesma mas o importante e que sou feliz dessa forma 😀
Muitas das vezes a criação que nos deram quando criança. Todos meus irmãos vivem isolados. Convivemos com pessoas mas gostamos de ficar no nosso espaço particular.
Olá Dr,eu agora sei quem sou e o q sou! Sou exatamente tudo isso q foi dito,e eu sempre me perguntei se eu sou normal. Fui levada pelo meu marido ao psiquiatra por ele diz q sou depressiva por causa do meu passado triste,mas no fundo eu sei q não tem nada a ver. O que eu gosto mesmo e de ficar comigo,no meu mundo,me sinto bem,o quarto e minha cama são meus melhores companheiros,claro abaixo de Deus! Mas me relaciono muito bem com as pessoas, só q prefiro estar sempre só. Em casa não gosto de ficar conversando,expondo meus sentimentos por que eu acho q não há necessidade. Tomo remédio depressivo,mas não vejo diferença em meu comportamento,mas agora entendi o por quê! Obrigada Dr por nós ajudar entender quem somos nós!🙏❤️
Devo ter isso!!mas pelo que escutei não existem tratamentos eficazes!então vida que segue!!muito angustiante viver assim!!realmente não consigo estabelecer vínculos com nada e ninguém!sempre fui assim!!só piorou!mas na medida do possível tento sobreviver!!não é fácil!!
SEMPRE TRABALHEI EM SERVIÇO PESADO, SALÁRIO BAIXO. E QUANDO ESTOU EM CASA, É DO SOFÁ PRA CAMA, QUASE MORTO DE CANSADO.E ISSO SEMPRE ME DEIXA SEM ÂNIMO NENHUM PARA QUALQUER TIPO DE RELACIONAMENTO.SOBREVIVO ASSIM FAS MAIS DE TRINTA ANOS,E ACHO NORMAL. ACREDITO QUE O EXTREMO CANSASSO FÍSICO, TAMBÉM CAUSE O CANSASSO EMOCIONAL NAS PESSOAS .
Eu tenho , desde bem novo eu sempre mim sentia meio desconfortavel perto de muitas pessoas , mais brincava e mim divertia normalmente ,na minha adolescencia passei a ser mais frio e distante sempre um pouco mais serio sabe , mais era um um ´ótimo aluno e eu sempre tive bastante facilidade em aprender , na escola eu desenhava pra alguns alunos e tirava um trocado com isso , tbm arriscava desenhar algumas meninas que eu sentia interesse kkk ao chegar na fase adulta ja desenhava rostos de pessoas com facilidade e ganhava ate um dinheiro bom , mais como somos pessoas de mentes muito abertas , hoje com 25 anos já quebrei 4 negocios e mantenho 1 que é um comercio a quase 4 anos , como nossa cabeça não para , hj faz 2 anos que estou criando um robo de investimentos , e o mais incrivel é que eu estou conseguindo , o que é real sobre o transtorno tbm é o afastamento ,sempre fui muito solitario , mais eu sempre trato todos que si aproximam de mim com muita educação e respeito e exijo o mesmo pq nós esquizoides não tem nenhum problema em afastar pessoas , mais ultimamente estou tetando mim enturmar mais , mais isso é um processo , si voce é um ou alguém proximo a vc si encaixa no quadro , não si desesperem , que não é tão ruim assim , na verdade dar pra tirar até proveito disso .....desculpem os erros de escrita .
Oi Doutor eu fazia isso qdo criança, hoje aos 45 anos , moro sozinha , me isolo e não gosto de me socializar, eu sou filha única, brincava com meus três irmãos imagináveis e falo muito sozinha! Obrigada pelas explicações! Ah. Sou bastante criativa!
Bom dia, acredito que a infância, a criação dos pais, influencia muito a vida adulta. Minha família vivia isolada, inclusive, dos parentes. Eu e minha irmã mais velha seguíamos as regras severas de não ter amizades, não levar colegas de escola para casa. Controlavam nossos horarios de ida e volta das escolas, saíamos somente junto com eles ou com a mãe. Após 10 anos, nasceu uma irmã e em seguida, um irmão. A partir daí, nós duas passamos a suprir as necessidades dos dois em tudo, em casa e socialmente. Hoje, eles são completamente diferentes de nós duas, têm muitas amizades e uma vida social ativa enquanto eu e minha irmã sabemos ir e voltar ao trabalho, à faculdade, à igreja, enfim, a locais e eventos sociais com horários e regras mesmo sem a presença dos pais pois já faleceram. Hoje, estou aposentada e fico a maior parte do tempo em casa, não tenho amizades, posso dizer que sempre tive colegas, conhecidos nos locais que frequentei ou trabalhei. Muito dificil agora ter que resolver alguma situação sozinha, sem poder contar com o apoio de alguém pois nos ensinaram a não confiar, não precisar de ajuda e que éramos auto suficientes e muito melhores em tudo. Na verdade, tenho e sempre tive muita dificuldade de acompanhar, entender as conversas, os raciocínios das pessoas, vou até certo ponto e me desligo, inclusive, não me dou bem com livros, a não ser quando sou obrigada a ler, muito cansativo mas, sou excelente com números, organização, sou perfeccionista em tudo o que faço, exigente, e colecionei algumas intolerâncias e desafetos na carreira profissional.
Kkkkk vou escrever pouco.....descobri q não sou esquizoide!!!! Porque amo falar.....principalmente da minha vida....to amando suas explicações. Bom dia pra vc.
@Dr Eduardo Adnet Realmente Dr, o Sr tem um carisma impressionante. Caí aqui pesquisando na internet e seu real interesse e amor no que faz e ao próximo transparece totalmente. Assim, louvo à Deus pela sua maravilhosa vida. Continue Dr a ser sal no mundo como CRISTO enviou. Abr do amigo David
Eu DC, grato pelo comentário edificante! O que você fala é bíblico, e é o dever de todo o Cristão. Como está escrito: "Vocês são o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte. Nem se acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto, mas num lugar adequado onde ilumina bem todos os que estão na casa. Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus." Senhor Jesus Cristo, Mateus 5
Eu sempre fui muito isolada, lembro que na adolescência vivia trancada no quarto olhando pro teto. E4a chamada de esquisita, tinha muita dificuldade em me relacionar com as pessoas. Tbm me sinto muito fria, insensível. Se expressar era um Grande empecilho pra mim, muito embora sentisse um vulcão por dentro. Ñ sei se tenho esse transtorno, mas parece que tenho algumas características.
Eu não acho um esquizoide se sente "muito frio e insensível" ou ele acha uma grande bobagem toda a necessidade de afetos e palavras ou ele se sente desconectado mas nunca vi nenhum se sentir sem sentimentos.
Boa noite Dr Eduardo seus vídeos me ajuda muito pois tenho um filho com esquizofrenia mais creio no milagre de Deus por que ele e o médico dos médicos fica na paz do nosso senhor Jesus Cristo.
Caraaaaca kkkkkkkkkk esse vídeo é eu 100000% !! Expressões, transtornos de personalidade, e tuuudo do vídeo. E como vc falou realmente a gente tem um vulcão de emoções. Coração enorme ❤️🌀 MT bom se conhecer melhor. Eu ainda não tinha encontrado um vídeo que eu me indentificasse por completo. Já esse eu me identifiquei completamente. É eu no vídeo. E isso é MT ruim realmente 🤦🏻♂️🤦🏻♂️ Falta de fé, loucuras mentais e etc. Não consigo pensar em um futuro pra mim. Pois sou MT na minha, sozinho, e eu não consigo pensar em carreiras e etc, como vc falou no vídeo. 😶 Me vendo por msg, até parece que eu sou MT extrovertido. Pois minha mente é uma coisa, e eu sou outra. Como vc falou, somos MT emocionais por dentro. Então eu só sou assim de boa na minha mente mesmo. Pessoalmente sou mais calado e sozinho, afastado.
Grzim †, muito interessante seu comentário! Se for prestada atenção, se poderá ver que você resumiu muita coisa em poucas palavras. Além de ter sido um relato sintético é também muito objetivo! 👍
Relacionamentos para mim é difícil. Pois eu n consigo me aproximar de alguém. Eu não tenho nenhum interesse, eu só gosto de estar só. Não penso em namoro, nem em casar, em nada. Eu vi um vídeo sobre esse probleminha em outro vídeo, que esse problema parece ser comum em gente assim. Eu sou diferente de todos os meus amigos. Eu nem ligo! Eu não consigo. Só se eu gostar de alguém. Eu não ligo, e nem gosto de me aproximar das pessoas. Eu amo a solidão 🖤🌀 nem sei como explicar. Tenho traumas e pensamentos ruins se tratando de relacionamentoa, eu não sei lidar com isso. MT menos pensar em ter família. Eu tento me aprofundar na relação amorosa, mas sempre que eu tô chegando lá, minha mente me dar um sinal de Pânico. Já perdi pessoas importantes e oportunidades pois eu não consigo me relacionar com ninguém. Acho que isso é tipo um trauma também, sla! É um bloqueio e um Pânico absurdo. Eu até fico travado. E acabo sentido algo profundo e ao mesmo tempo paro de gostar da pessoa naquele exato momento. Então quando desisto e fico sozinho de novo eu me acalmo e volto ao normal. Isso é tudo por causa de minha infância, problemas entre meus pais. Brigas, e etc. Tive uma infância super horrível ! Por isso que hj eu tenho bastantes problemas mentais Só me vendo cara, pra saber. É eu todinho no vídeo e muito mais. Que pena que não tem cura para esse problema. Cresci assim, ando sendo assik. A vida é a responsável por isso. Me destruiu a esse ponto. Uma pessoa fria e entediada. Alguém fala cmg: eu apenas balanço a cabeça. Alguém pergunta alguma coisa pra mim: eu digo " sei lá " igualzinho vc descreveu no seu vídeo. MT obrigado por ter feito esse vídeo e ter postado aqui no yt. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Melhor vídeo que já vi sobre minha personalidade e meus problemas. 💙✨
Excelente vídeo Dr. O Sr abordou de forma bem esclarecedora o tema. Meu namorado é esquizóide e busco entender sua personalidade. Nos damos muito bem e nos momentos que ele se fecha eu repeito seu espaço. Hoje entendo que é o tempo dele de estar refletindo. E por isso a gente se dá super bem, pois nem sempre entenderam suas características. É preciso entender e respeitar as características de cada um. Obrigada por toda sua explicação. Deus o abençoe 🙌🏻🙏🏻
Eu sou grata, dr Eduardo, ao sr. Talvez uma pessoa bem próxima a mim tenha esse transtorno. Só uma pergunta: se a pessoa se isola com livros, celular ou games, tbm pode ter esse transtorno?
Muito raro encontrar uma pessoa que compreenda esse transtorno, ainda mais em um mundo com uma pandemia de narcisismo onde todo mundo leva tudo pro lado pessoal, acha que tudo é sobre si e possui uma necessidade patológica de ter atenção. Isso mostra que você não é uma pessoa egocêntrica.
Eu tenho traços de esquizóide, e também fico olhando para o teto e fico trancada, também tenho dificuldade em me relacionar com as pessoas e não tenho amigos íntimos, não sei muito me expressar o que eu sinto, posso falar por mensagens que eu amo a pessoa mas quando eu estou com a pessoa eu sou um gelo e nem sinto atração e se sentir é pela pessoa bem longe de mim!
Me Resumindo: Eu não consigo manter relacionamentos com outras pessoas. As vezes sinto uma trava que me bloqueia para não conhecer outras pessoas, aí eu simplesmente vou lá e converso, faço piadas e acabo virando amigo da pessoa. Mas é tipo na marra, não consigo fazer isso naturalmente. No caso, é como se eu assumisse um personagem que não sou o eu verdadeiro. Só que o problema de fazer isso é que eu não consigo manter essa relação, pois é difícil atuar o tempo todo. Então como sempre, acabo me afastando definitivamente de tudo e de todos.
Vivo com um homem que é assim, sofro muito pois sou muito comunicativa e ele demonstra uma frieza que dói na alma, se é um vulcão está mais apagado que uma geladeira,outra coisa, ele só vê defeitos em mim e fala que ele é perfeito ,me machuca muito com palavras ofensivas e que tenta me diminuir alegando estar sendo verdadeiro ......
Descobri recentemente que tenho esse transtorno, sofro principalmente com a questão de embotamento afetivo, não por mim, mas pelas pessoas que estão ao meu redor.
A uns 6 anos atras meu filho foi diagnosticado com o F-20 esquizofrenia leve, no início foi difícil com o tratamento no CAPS depois que a psiquiatra se afastou e ele teve que ser acompanhado por outro profissional meu filho teve uma crise mas longa e eu fiquei desesperada e conseguir encontrar a médica psiquiatra no atendimento particular...desde esse período ele so melhorou com o tratamento. Ha a dois anos mudou o diagnóstico pra f-21, melhorou muito, fez o vestibular ano passado pra musica que era o sonho dele e entrou na Universidade Federal, com duas semanas depois de estar indo na aula ele teve uma crise de fobia a pessoas, medo de andar na rua, sair de casa e ñ teve quem fizesse ele voltar, fica no quarto viajando no mundo da internet, gosta e sabe de tudo um pouco principalmente de geopolítica é o que ele mas gosta, fala tudo sobre coisas de história e política e geografia eu fico encantada de ouvir que ele sabe tanto e ñ tem coragem de sair do mundo dele que fica no quarto... qndo fica tenso ele tem vontade de sumir e se isola depois muda do nada e fica angustiado. Estudo história e tem tanta coisa q eu ñ sei e ele sabe...penso que eu preciso estudar algo sobre saude mental pra lidar em casa no meu trabalho e na escola qndo eu tiver assumindo regência porq ñ é tão fácil lidar com certas situações é preciso paciência acima de tudo....seus vídeos nos ajuda muito ter mas conhecimento sobre certos transtornos...obrigado doutor
Deus te Abençoe muito por nós esclarecer tão bem , obrigada. Meu filho faz tratamento de hesquisofrenia. Ele é casado, tem dois filhos e uma vida muito ativa , mas não pode ficar sem o remédio diário. Graças a DEUS, aparentemente, está muito bem.
Meu filho tem 27 anos se fechou com 13 anos , é muito inteligente ,quando ele tinha 16 anos procurei ajuda não deu certo os médicos não conseguiram entender o que acontecia ,ele nunca teve depressão os professores da escola me dizia que ele era muito inteligente mais que o normal ,como o senhor disse ele perdeu um futuro promissor, infelizmente.
Parabéns Dr por compartilhar esses diagnósticos aqui no youtube, vejo que poucos fazem isso, e grande parte dos brasileiros nem ligam pra nada disso, fica dificil pra quem tem certos transtornos de personalidade e não sabe oq fazer.
Olá! Muito mais atenção deveria ser dada aos portadores de transtornos mentais, sobretudo aos portadores de transtornos severos. Chamo também a atenção da imensa importância que tem a família desses pacientes. Não só para dar o suporte de que necessitam, como também para, em muitos casos, ajudar no tratamento. Grato pelo seu comentário!
Eu gosto de ter amizades mas acho que prefiro me afastar de grandes grupos por nao conseguir me socializar muito bem, sentindo vergonha dos olhares a respeito do meu rosto, meu jeito de olhar, meu estilo, sei lá, ou por que não tenho assunto
Interessante. Eu sou psicólogo e gostei bastante do modo falado, não ficou apenas naquela obsessão em descrever o que tem no DSM, algo que eu vejo como extremamente recorrente na psiquiatria. Gostei tanto que ainda descreveu como é lidar com essas pessoas, tanto no nível clinico como pessoal.
Atingimos o verdadeiro significado de viver qdo vivemos bem com nós msm ...não precisamos de outros e sim de si msm p viver ... melhor Cia 😊...não vejo como transtorno... SEMPRE põe adjetivos p àqueles que amam a pp Cia ...vejo como saber viver em solitude e não solidão
Dr. Eduardo muito obrigada, o senhor deseja ajudar e de fato ajuda muito! A sua empatia faz toda diferença, és liberto da muito comum vaidade, graças ao Criador! Obrigada
Me descreveu, até a parte do soco na parede, a dificuldade de expressão, a dificuldade de comunicação com outras pessoas, me sinto o elefante branco no meio da sala, parece que todos me olham, mas ninguém entende.
Eu gosto de estar só, fazer minhas coisas. Mas quando é para ir a alguma festa, eu faço de tudo para ser agradável, lógico que pensando em ir embora logo…. Kkkkk
É difícil sair do quarto e parar de ficar preso na própria mente fantasiando problemas que nem aconteceram a ponto de se agredir de raiva, mas vou procurar ajuda, muito obrigado pela sua disposição Doutor, vou procurar ajuda.
Luiz Paulo, você utilizou a linguagem correta: "ficar preso na própria mente fantasiando". Parabéns pela atitude! Desejo-lhe melhoras! Vamos em frente!
Meu filho sofre com transtorno mental há 11 anos.Hoje ele está com 31 anos,se formou,mas não sai do quarto e não tem amigos.Passa o maior tempo jogando on line e troca o dia pela noite. Moramos em estado diferente de parentes e quando recebemos visitas, ele não sai do quarto até eles irem embora.Com a medicação ficou calvo aos 23 anos e hoje está obeso.
Minha casa sempre foi cheia. Eu morava num bairro bem humilde, e as pessoas mais humildes sao mais "unidas". Kkkk. Enfim, minha mae sempre foi muito carente, de pessoas, e a minha casa era cheia de vizinhas. Sempre, o dia todo, todos os dias. Ru sempre fui timido, mas consegui ser bem sociável ate uns 30 anos. Depois disso, eu comecei a querer me isolar, amizades mais rasas, menos contato com a família, me comunicar, comecou a me cansar. Estou tentando achar equilíbrio, nisso tudo.
Eu sou autista, mas Meu pai é um esquizoide, tenho quase certeza. Embotado emocionalmente, raramente demonstra raiva ou tristeza, parece um robô, um npc. Ele esteve presente fisicamente em toda minha vida, mas distante emocionalmente, isso dói muito. Minha infância teria sido melhor se não tivesse sido ignorado meus sinais de TEA, se meu pai não fosse tão negligente. Meu plano é vencer na vida e nunca mais olhar na cara dele.
Interessante seu relato, seu ponto de vista com relação a ele. Principalmente quando se descreve sendo um autista. Você certamente entende que tem seus desafios por conta dessa condição. Certamente há coisas que sua condição faz você lidar de forma pior do que a maioria lidaria. Tendo isso em mente, vamos considerar inverter a situação. Imaginemos se/quando vc tiver alguém relevante na sua vida, alguém que vc tenha feito algo com algum esforço (mínimo ou máximo, não importa), e essa pessoa, sabendo de sua condição, lutar para te tornar irrelevante e não precisar mais lidar contigo, nem olhar mais na sua cara. Uma situação inconveniente, desagradável talvez? Dependendo da situação até mesmo revoltante, eu diria. Dependendo da situação. Sim, vença na vida e conquiste sua independência, é importantíssimo, claro. Mas creio que vale um pensamento: como você mesmo mencionou que gostaria de ter sido compreendido, não é válido o conceito de reciprocidade em algum limite? Talvez tentar também compreender? Quem sabe ele foi só um babaca mesmo e, portanto, realmente não tem maior reflexão a ser feita; ou quem sabe ele deu o que podia nas condições dele do momento (sendo esquizoide, como disse com quase certeza); ou, ainda, algo entre esses extremos. Nesses casos, vale a reflexão. As vezes esperamos que as pessoas saibam sempre de tudo, mas que compreendam que nós não sabemos de tudo. As vezes lembramos o quanto as pessoas nos devem, e esquecemos o quanto devemos a elas. As vezes esperamos das coisas/pessoas o que elas não podem ou não conseguem nos dar em determinado momento. As vezes elas não dão porque não querem mesmo, ou as vezes é porque elas ainda não podem ou não sabem como fazer. As vezes esquecemos que as outras pessoas também podem estar lutando contra seus demônios internos, mesmo quando não vemos ou percebemos. Digo tudo isso por experiências próprias minhas. Partindo da dinâmica proposta, de um individuo que não consegue oferecer aproximação emocional e outro indivíduo que necessita disso: Tem esquizoide que talvez nem esteja mais tentando, ou nunca nem mesmo tentou. Porém, tem esquizoide que pode estar tornando a própria vida dele um martírio só para poder tentar emular algo (atitudes, demonstração de sentimentos) que considera importante a oferecer para as pessoas relevantes à sua volta ou para tentar manter a coesão do grupo que participa. Contudo, nunca vai ser o suficiente para eles: é meio estranho, artificial e insuficiente (comparado ao usual no dia a dia de todos, de forma natural, sem esse esforço calculado). É uma situação péssima para ambos os lados, uma batalha ingrata e desgastante - necessitando de boa vontade e esforço combinado em aceitar conceções e "meias vitórias", necessitando perseverança conjunta por atingir um objetivo definido. Um lado nunca vai ter o suficiente para dar de forma legítima e o outro lado nunca vai deixar de demandar o suficiente e que seja legítimo. Espero ter ajudado a ampliar o ponto de vista da situação para um pouco mais além. Quem sabe? Talvez com novas perspectivas, podemos descobrir mais meios e ferramentas para lidar com a situação. Boa sorte em sua jornada.
Doutor, o que motiva eles a insistir em conquistar alguém que não querem ter nada íntimo com eles? Tipo, uma mulher casada e fiel, ou que apenas goste dele como amigo?
Faço medicina. Essa assunto me interessa. Sou isolado. Ou tô no livroo, ou tô só. Até falo com pessoas, mas há anos não faço mais tanta questão. Meu Filho é autista e minha mãe É esquizofrênica. Abraço.
ROMULO BENICIO, a conscientização que você possui sobre seu próprio quadro (segundo seu relato) já é um enorme passo rumo ao manejo de seu caso. Sucesso no seu curso, futuro colega, se Deus quiser!
Vendo isso e me identificando em muitos aspectos, fico em casa, saio apenas para comprar ou levar minha mãe ao médico porque cuido dela (sofreu avc) mas não tenho vontade de fazer amizade, socializar, exeto quando escrevo para meu blog.
Eles tem medo do que possa acontecer, e se sente mais seguro em casa. Também as vezes tem haver com brigas familiares. Ou ainda não achou um lugar que agrade eles. Eles são tímidos e impaciente, e tem medo de sair, porque acha que vai arrumar confusão
Eu sou esquizóide. Não sabia que existe tratamento, mas não entendi bem como funciona. Realmente doutor, eu sou a pessoa mais sensível que eu conheço, mas não consigo expressar e as pessoas lêem isso como indiferença. Com o tempo fiquei pior, hoje, com 43 anos eu sou completamente isolada, mas já me acostumei e não me faz sofrer. Só tenho prejuízo profissional.
Oi. Falando em vida profissional, eu simplesmente desperdicei todas as oportunidades, empregos, negócios, montei empresas e comércio, 7 tentativas de fazer faculdade... Só hoje aos 48 anos descobri o porquê.
Eu tenho um sobrinho que está fazendo tratamento ele está até parando de se comunicar com seus pais já estava em depressão ele pensava que as pessoas não gostavam dele é uma situação complicada . Mas agora ele já está melhorando ele já está comendo a conversar
Doutor, eu tenho sintomas muito semelhantes a isso que você está falando. Me isolo muito, pq prefiro muito mais ficar no quarto trancado do que sair na rua e ser alvo de preconceito e fofoca dos outros. Pq as pessoas veem um comportamento diferente, então já começam falar mal. Então eu me sinto bem sozinho, com as pessoas eu fico doente
Mas você prefere se isolar pq você gosta ou pq você tem medo do que os outros vão achar de você? Pq pelo que eu entendi do transtorno de personalidade esquizóide , eles não se importa muito do que as pessoas vão achar dele. Algo a se pensar ae
Bom dia doutor parabéns pelo seu excelente trabalho . .através dos seu vídeo pode entender exatamente o que e esquizofrenia tive um namorado com esta doença sem pre conseito mas a convivência só e boa quando vc sempre fala a linguagem dele obrigado pelo maravilhoso trabalho sua inteligência vem de Deus abraços respeitoso
Eu tenho muita dificuldade de fazer amizades, sempre tive, mas quando criança fazia amizade com mais frequência mas depois de adulta não mais, procuro manter sempre as amizades antigas, mais fazer amizades novas para mim é um tormento
🔥✅ 👉 TELEMEDICINA: telemedicinadnet.com/
🔥✅ 🏆 Conheça meu SUPLEMENTO: O NEUROBOOST 👉 www.farmaciafloravita.com.br/neuroboost/p
👍SUPLEMENTOS 👉www.doctorsfirst.com.br?
☀Meu Canal O Pregador do Evangelho 👉www.youtube.com/@OPregadordoEvangelho
Menos pessoas ,menos problemas
Respeito seu raciocínio; não entendo como as pessoas podem ser tão "normais"
Exatamente, o problema é que a gente fica antisocial e com fobia social e atrapalha mt na vida profissional
Tanto como menos pessoas, menos soluções... Ninguém faz nada sozinho, somos dependentes dos outros para quase tudo.
Queria ter todos os problemas do mundo do que ficar isolado com essa mente vazia minha
Eu sofri até me aceitar, agora só alegria, amo ficar sozinha 😊
Eu já sou diferente, gosto de ficar sozinha tbm, uma companhia pra mim é suficiente, não consigo administrar muitas pessoas no convívio. Mas as vezes eu percebo que nao sei fazer amigos, não sou legal o suficiente, apesar de não gostar muito de socializar eu fico deprimida por não ter ninguém as vezes.
Mas você trabalha e tem vida normal?
Não consigo ser feliz nas interações e sempre com semblante pra baixo, não sei como é ter que estar em um lugar todos os dias com pessoas
Me identifiquei, eu tenho uma questão de viver meu próprio mundo, fico buscando conhecimento, fui e sou chamada a vida toda de fria. Mas eu sou sensível, eu observo o mundo e não tenho vontade de participar de certos aspectos. Algumas vezes que tentei me expressar não houve compreensão, ao mesmo tempo, não sou triste. Adoro minha companhia!
Também
A gente até sente algo sendo pouco ou muito o problema é não esboçar alguma reação externa enquanto a gente quer mostrar q nós não somos superficiais pq é bem dificil
Eu tbm
Kkkkk
@julyestephen1509. Eu também sou assim, gosto de buscar conhecimento, amo ler e etc. A única diferença é que eu sei me expressar, quando eu quero eu consigo me socializar, mas devido a maiorias dos assuntos serem surpérfluo, ao socializar me canso, e as vezes me sinto até esvaziando. Com a família me envolvo normal, mas não em demasia, acredito que o sentimento compensa a falta de assuntos interessantes, embora alguns mesmo conseguem acompanhar as conversas interessantes. Quando eu gosto amorosamente de alguma mulher também gosto da companhia mesmo que o assunto seja fraco, mas ao mesmo tempo é quase um paradoxo, porque só desperto o interesse afetivo pela a inteligência.
Gente eu amo a solidão e n vejo problema nisso,,as pessoas me irritam de um tanto ,, misericórdia
Eu tbm sou assim! Mas isso trago da minha infância: meus pais nunca recebiam visitas, não levávamos para passear, era da escola para casa. Mas minha família sempre teve bases: meu pai trabalhava e minha mãe cuidava de nós! Uma base familiar bem tradicional.
Uma coisa é você amar isso e te fazer bem, outra é você sentir isso e não fazer bem. Tem uma diferença bem grande aí.
Solidão é uma coisa, agora o tal esquizóide é algo terrível, se isola e até numa empresa será problema, na família também. Obrigada.
Eu tbm marcia
Pra mim é uma tortura SOCIALIZAR.
Eu tbm amo ficar sozinha, amo o silêncio, ficar em casa etc. Mas isso me faz bem.
O Senhor, me descreveu por inteira e passei em consulta e fui receitada com remédio para depressão.
As pessoas costumam me achar fria e já fui taxada de psicopata sem ter feito nada a ninguém, eu não me sinto bem com ninguém sou muito isolada desde a infância.
A minha mente é um milhão por minuto, então, quanto mais silêncio melhor odeio qualquer tipo de barulho e vim parar aqui porque estou tentando me entender.
Márcia, se vc colocar seus pensamentos pra fora , aumenta a probalidade de ordená-los.. Pode ser com um psicólogo, caso não confie em ninguém.. No início pode ser difícil..
Procura tbm fazer caminhadas.
Também já fui chamado de psicopata pelo meu pai. Você fantasia bastante na mente e recria o passado chegando a futuros alternativos?
Talvez você tenha tdah. Eu também sou assim,não me sinto solitária,nem triste,eu apenas gosto da minha companhia.
@@Tal1son 😔
@@Tal1son EU AÍ!! E EU NAO SONHO TAMBÉM
Eu amo ficar sozinha,desde muito jovem..hoje aos 62 anos,continua a mesma..me sinto bem,não gosto de visitas que vem para demorar..no máximo filhos e netos,para ficar três dias..qdo vem dou o máximo de mim,e me canso dimais..Enfim adororo ficar sozinha,deixar tudo limpo,e assistir filme e séries.. não assisto TV Globo etc..so gosto de filmes e séries..assisto live evangélicos amo, sou igreja Batista, O que mais gostei na pandemia foi ficar em casa..trato muito bem as pessoas qdo vem até minha casa..tenho empáfia com as pessoas..mas na minha casa adoro ficar bem tranqüila..gosto muito de mim..meu esposo e totalmente contrário,mas deixo ele ser como gosta...sou assim, já procurei ajuda com profissional..diz que no meu caso é normal..gosto de fazer,crochê,bolo e cuidar de mim, de minha casa.trabalhei 40anos como cabeleireira.falei muito rsrs..Enfim até tentei mudar,mas descobri que gosto de viver assim,zemm bjooo
Também sou assim 💚
KKKK eu também
Eu me isolo muito,amo ficar em casa só,a pandemia para mim não foi nenhum problema ,eu trabalho na saúde ,saiu de casa todos os dias mas quando chego na minha zona de conforto ,felicidade total
Adoro ficar sozinha
Eu não gosto de me relacionar, não tenho a mínima vontade de fazer social e quando faço fico alguns dias mal, achando q falei algo errado. Evito conversar e fazer amigos , me completo sozinho e a voz das pessoas me irrita, além de não confiar em quase ninguém
@@eduardolagos5835 igual eu
Eu sou portadora desse transtorno e é assim cmg. Eu amo ficar em casa, e quando saio me sinto desconfortável. Tbm não consigo demonstrar expressões e sentimentos, isso é um grande problema... As pessoas não entendem q eu não consigo, então dizem que eu não tenho compaixão! Quando na vdd eu sou um bichinho de afeto... Mas eu não sou assim com todo mundo, pra eu ser assim com alguém, tem q ser MTA luta, mas no final percebem que eu sou um bichinho cheio de emoções por dentro que não conseguem serem demonstradas. Outra coisa comum comigo é q não deixo as pessoas entrarem no meu mundo, são poucas que conseguem. No caso, é só meus pais, minha irmã, uma amiga e minha psicóloga. O resto, tenta, não consegue e desiste. Pra falar comigo é mto difícil, pois eu só dou respostas curtas e diretas. Então é bem difícil ter um diálogo bom comigo. Enfim, é realmente difícil alguém gostar de mim... Mas eu acabo me sentindo indiferente sobre isso, sei lá, eu só não ligo msm...
Depois de muitos problema com pessoas fiquei assim ,hoje me sinto melhor
Caraca! Horrível não ter conhecimento disso e viver se sentindo um ET! Na infância e adolescência então! Caminho certeiro para depressão, pois você não se enquadra nos padrões da sociedade, não se entende, se cobra e fica depressivo... Parabéns pelo conteúdo!
Não me encaixo e não quero me encaixar, logo não me cobro e não fico depressivo.
@@ishines verdade , me cobrava antes, agora pra mim estou no paraíso
@@ishinesu não me cobro, os outros me cobram e agora eu sofro bullying no colégio por ser "equisita" e quieta. Receita pronta para depressão.
Nao devemos julgae si nos colocar de cada um
Irritante o desrespeito com o diferente que não faz mal aos outros.
Queria ter tido acesso a este tipo de informação há 30 anos atrás. Hoje em dia, muito tardiamente, entendo perfeitamente o que ocorreu comigo. Achava apenas se tratar de um traço de personalidade. Deixo com meu relato uma dica para os mais jovens: procurem se auto-conhecer o mais cedo possível. Certamente vai poupá-los de muito sofrimento e perdas em todos aspectos nos seus futuros.
Bom conselho
Eu também eu não sinto falta de nada disso.
@@cristianedesouzamoreira3859 te entendo. Mas, como eu disse, por experiência, isto com o tempo não é salutar. Acaba afetando alguns aspectos de nossa vida de forma negativa se não tivermos cuidados , por exemplo, profissionalmente, relações interpessoais, etc. Vale a pena a reflexão para ver se esta forma de viver não está ou vai lhe prejudicar futuramente.
Eu sou assim! Já ouvi me meus pais preocupados uma vez conversando sobre mim.😂
Eu simplesmente amo ficar dentro do meu quarto com minhas coisas, ouvindo músicas e assistindo minhas séries. Tenho minhas responsabilidades fora de casa, mas não abro mão desse meu mundo.
Me descreveu demais. Eu geralmente me dou bem com relacionamentos mais superficiais, como colegas da universidade ou de trabalho, mas não consigo ter relacionamentos mais profundos - seja amizade ou namoro. Acho extremamente cansativo manter amizades, e quando eu não afasto as pessoas propositalmente, elas próprias acabam se cansando ou se irritando comigo. Isso me entristece um pouco mas não o suficiente pra mudar meu comportamento, até porque acho mais fácil e confortável ficar sozinha.
Gostaria de buscar ajuda porque minha vontade de me isolar afetou muito minha vida acadêmica e profissional, e eu espero um dia poder morar e me manter sozinha, sem a ajuda de ninguém. Sinto que isso não vai acontecer se eu continuar no caminho que estou. Tenho que aprender a lidar com as pessoas.
Sim eu tanbem so fais superficial que picina de crianca
Pelo que voce esta descrevendo, voce se encaixa mais como esquiva que esquizoide.
Complicado. Eu também as vezes quero ter alguém, se aprofundar no amor, mas quando eu estou chegando lá, minha mente me dar sinal de Pânico. Eu não consigo me aprofundar com ninguém. Já perdi pessoas que gostava e oportunidades por causa desse problema. Eu gosto mais de está sozinho... 😶
Sim , eu só tive amizades enquanto era "obrigado" a tá em um local como escola ou trabalho. Sobre sua vontade de isolamento afetar a vida acadêmica eu acho que é efeito da apatia , eu sinto a mesma coisa , quero ter autossuficiência demais. Eu já melhorei muito para o que eu era antes , se quiser conversar é só chamar.
Eu acredito q em tudo na vida existe um preço a se pagar ,e relacionamento custa tempo e paciência.Mas infelizmente querwmos pessoas prontas.
Qdo eu tinha meus 16 até uns 21 anos, eu era exatamente assim, chegava da escola e me trancava no quarto, ficava praticamente o dia todo na TV, e quando adquirimos o primeiro computador, na época um pentium 133, eu ficava o dia todo no computador, não me comunicava com minha família, mal falava com eles, tive vários momentos explosivos onde em um deles quase quebrei a minha mão ao socar a porta da garagem de casa, e nesse período eu criei meu próprio mundo dentro da minha cabeça, e todos os dias, principalmente a noite eu entrava nesse mundo, onde eu era visto pelas pessoas e respeitado, muitas coisas que eu não me sentia capaz capaz de fazer no mundo real, no mundo que eu criei, eu fazia com maestria. Eu imaginava amigos, e as vezes até me pegava conversando com eles como se estivessem comigo no mundo real. Meus pais nunca procuraram ajuda médica, muito pelo contrário, me reprimiam ainda mais, e digo que a fonte desse transtorno esquizóide, vem dos laços do paciente com a família, que muita das vezes o vive reprimindo, e como forma de se libertar, cria um mundo só dele dentro da cabeça, ao menos lá ele tem total controle sobre a vida dele.
Nunca procurei ajuda, mas hoje aos 37 anos posso dizer que estou livre desse transtorno, mas infelizmente algumas sequelas ainda se mantém vivas.
Cara, oque vc fez pra se curar? Preciso muito de uma dica pois, estou passando por isso agora e é um inferno mano
@@karlheisenberg6350 e tem cura?
Meu Deus, desde criança fui vista como a 'metidinha' porque nunca gostei de amizades, ir em lugares muito movimentados, moro sozinha, nao tenho amizades, sou amorosa com as pessoas, mas prefiro viver só, vivo com a pirta da sala fechada. Assisto aulas ou videos com os pés pra cima, tem pessoas q falam q nao me entende e minha resposta é: nao nasci pra ser entendida.
Esse é o melhor video sobre o assunto. muitos acham que somos esquizofrênicos,que não percebemos a realidade.que não temos empatia... mas não é bem assim. eu percebo as coisas, menos o quanto sou calado.
comecei a perceber que era quieto pq as pessoas me cobravam conversar. geralmente eu apenas escutava. tenho panico de ser notado na rua, no trabalho. que saibam da minha vida, não consigo demonstrar sentimento sem ficar vermelho, prefiro ficar sozinho, do que morar com meus pais, e minhas amizades são superficiais... crio meu mundo de fantasia onde sou cantor famoso rsrsrs e acabo de não aproveitar a vida. quando percebo que estou perdendo momentos importantes, aí vem a crise depressiva... é uma doença terrível. ter consciência de que é assim e não conseguir mudar...
mas eu tenho fé que se for melhor estudado, esse transtorno pode ter cura, ou pelo menos melhora bastante favorável. pq eu ja fui muito pior. mas por breves momentos eu consegui ser "social em determinadas situações . então acredito que existe uma chave para melhorar, só que não foi descoberta
@Mattos Varreira trabalhe isso em vc e tenta procurar um profissional sim. Você vai ver como é libertador. Faço terapia e sinto q o profissional não está numa posição de julgamento e sim de conciliador. O profissional nos ajuda a enxergar coisas q não vemos e aqueles monstros q nos rondam tornam-se menores e muitos somem... desejo q vc consiga se superar e se sentir bem consigo. Forte abraço!
@Mattos Varreira estou na mesma, a única diferença é que tenho 30.
meu irmão é assim, queria poder ajudar mas não temos intimidade moramos na mesma casa mas ele smp ta isolado no quarto. só saia na rua quando trabalhava, eu achava q ele era esquizofrênico mas esse video descreveu mt bem ele, ele tem quase 30 anos espero q pelo menos ele esteja confortavel aq em casa :c
Eu tenho um filho assim, exatamente como vc se descreveu ..
Meu neto foi diagnosticado com este transtorno. Por isso, vivo pedindo à Deus para ajudar-me à ajudar meu neto. É só Deus na nossa vida.
Eu também sou assim, gosto muito de ficar sozinha, até mesmo morar sozinha, também tenho dificuldade de me espresar.
Gostei muito Dr. Sem promessas, simples. Tenho filho com este transtorno. Primeiro diagnóstico foi esquizofrenia. Vez tratamento por 2 anos. Médico mudou de cidade. Outro med deu diagnóstico de bipolaridade. Mais remed pra depressão. Nenhum deu na verdade resultado. A 6 meses desistiu de se tratar. Uma psiquiatra que conhece ele falou- me que é transtorno esquizoide afetivo. Mas agora estou todos estes meses tentado levar a med e não consigo. Surtou na faculdade com 26 anos. Hoje 30 anos. É exatamente como o Sr descreveu. Adorei, o Sr. Não teve discurso de Bixo 7 cabeças. Já escutei outros vídeos bem diferentes. O Sr disse a VERDADE. Fiquei até mais tranquila. Vc foi ótimo. Me inscrevi no canal. Boa sorte.
Meu filho é assim,porém ele também deixou de conversar conosco, e isso dói muito, parece que o Senhor falou do meu filho em especial.Ele se isolou ,não sai de casa, não se relaciona com quase ninguem.Nem se quer olha pra gente.Anda de toca dentro de casa .Passa muito rapidamente por nós e faz de tudo para não olhar pra gente.Sai cedo,trabalha, volta e quase não sai de casa, muiiito triste essa situação dele
Durante anos nunca consegui ficar perto das pessoas tirando meus pais e irmã, era muito desconfortável e piorava quando as pessoas falavam comigo ou me olhavam tudo que eu queria era ficar em paz, durante este período minha mãe me levou a vários psicólogos ate que fui num psiquiatra que me diagnosticou com personalidade esquizoide e depressão foram mais de três anos de tratamento e psicoterapia, nunca consegui abandonar o meu jeito de pensar, e ainda não suporto ficar perto de outras pessoas , mas hoje consigo me expressar com meus pais, tenho coisas que eu gosto ( criar pássaros e mexer no computador) este ultimo me ajuda muito, pois apesar de não aguentar ficar perto de pessoas, não tenho problemas em ter contato com outros pelo computador.
Tb não me sinto confortável perto das pessoas. Vem uma grande ansiedade, mas se for em um lugar que é cada um na sua, tipo no shopping, praia, indo pra lá e pra cá na rua, aí não tem problema, nesse caso eu não tenho problema. Só acho problema interagir além do básico necessário. Dá vontade de sair correndo.
@@davidpheragon mano, eu tbm sou assim! Dá vontade de sair correndo mesmo, é muito ruim mano!
EU tbm sinto o mesmo as pessoas ja me magoaram muito sofri muito bulling
Pode procurar por toda a rede e não vai se encontrar absolutamente nada parecido com a didática,a paciência e o carinho do Dr.Eduardo Adnet!
Parabéns pra gente que estamos aqui e agradeço Deus por ele existir em nossas vidas!
Val Duma, que comentário gentil! O melhor do comentário é: Agradeço a Deus! Eu também agradeço a Deus, pois devo tudo a Ele! Você merece uma flor! 🌷 | Ou melhor... duas flores! 💐 🌷 👍
Obrigado Dr.
@@DrEduardoAdnet
Realmente Dr, o Sr tem um carisma impressionante. Caí aqui pesquisando na internet e seu real interesse e amor no que faz e ao próximo transparece totalmente. Assim, louvo à Deus pela sua maravilhosa vida. Continue Dr a ser sal no mundo como CRISTO enviou. Abr do amigo David
Pra mim é complicado esse tema. Sempre me decepcionei com pessoas e nunca tive amigos de verdade. As pessoas me conhecem e logo se afastam. E hoje não tenho vontade de fazer novas amizades. Costumo dizer que o tempo de fazer amizades ficou no passado.
Comigo também acontece isso.
Levei meu filho de 32 anos no psiquiatra! Consegui pois uma vez Levei na psicóloga mas ele não quis continuar! O médico disse que ele tem esse transtorno! Nunca tinha ouvido falar! E no seu vídeo eu vi meu filho falando quando eu pergunto algo: não, não sei ou mexe os ombros!! Depois que perdeu emprego não se esforça p conseguir outro! Td que foi falado no vídeo e meu filho na integra! Mas ele nunca foi agressivo! Como tb já morreu parentes e ele não demonstra ter sentimentos!
Dr o senhor me descreveu, tenho trinta e oito anos, me mudei para um sítio, porque já percebi que não tem solução, só me sinto bem sozinha.....
Eu quero muito uma pessoa.assim igual eu..
Esse homem descreveu meu fracasso na psicoterapia. A mulher perguntava e minha resposta tinha entre 5 e 200 palavras. Eu me irritei com o avanço tímido e reclamei que aquela repetição tonta era de serventia limitada. A psicóloga ficou brava e disse que a culpa era minha por ser sintético demais e falar pouco. Decidi que aquilo não funcionava comigo e que ela estava me enrolando. Nunca mais tentei.
Credo que psicologa despreparada.
@@luhdecaragua3172 vdd
Eu fazia terapia com um psicólogo que ficava toda sessão ficava me questionando porque eu não chorava e ficava decepcionado porque eu não chorava nas sessões, sendo que eu não chorava porque eu simplesmente não tinha motivos pra chorar, oras. Por isso que não tenho paciência pra psicoterapia porque não tenho saco pra bate papo e conversinha. Tipo não anulo a importância, mas PARA MIM esse modelo de terapia não funciona, Acho que pra pessoas com déficit social como esquizoide e até mesmo autismo, a a pegada é diferente. O que pode funcionar melhor pra esse público é arteterapia, musicoterapia ou até mesmo meditação e atividades físicas ao ar livre. Pintar e desenhar pra mim funciona muito melhor do que ficar respondendo perguntas e ficar falando da minha vida pra uma pesosa que não conheço.
Eu me.relaciono com pessoas ,mas prefiro ficar sozinha pois elas me irritam .
isso aí 👏👏👏
Verdade kkkkkkkk
Na minha experiência, um curso de teatro de qualidade ajuda muito nesses casos, especialmente para com jovens, pois é como "aprender uma nova língua" onde agora, se tem padrões melhores de expressão e trabalha também a confiança
Sou esquizoide, me isolo por que odeio as opiniões alheias, não sei lidar com o fato das outras pessoas pensarem diferente, também não sinto atração sexual ou romântica, não vejo necessidade de ter amigos, oque eu quero é focar na minha carreira pessoal, e viver até o último segundo da minha vida, sozinha e feliz ❤️
para mim as outras pessoas são burras (de fato são) principalmente os homens, não gosto, e nunca vou gostar de me relacionar com essa gente, tô feliz no meu quarto, na minha casa, com minha pilha de livros e minha coleção de jazz
Todo mundo é burro, menos você, o alecrim dourado.
@@brunalyma1335 kkk
As pessoas tb por algum motivo q eu nao saiba tem problema por eu sempre tentar me mostrar um ser lógico e racional mas minhas críticas pra elas minhas palavras nao sao convencionais falam q eu nao falo coisa com coisa quando eu estou certo de algo e percebo q as pessoas se mostram erradas sem querer pra mim achando q sao normais e os mais sensatos q eu e isso me incomoda penso q subestimam meu raciocínio
Caramba, arrogância e egoísmo nível hard.
A dificuldade de se relacionar ja é tao ruim gera depressao e timidez ....e as pessoas tambem sao crueis e nao colaboram
Quando eles veem que alguem é timido nesse nivel logo ja deixam a pessoa de canto e ignoram completamente indiferente se foram bem tratadas educadamente ou nao
Conclusao antes so do que mal acompanhado
Sim a msm coisa comigo
Gosto muito de ficar só , não participo de nenhum tipo de eventos , não me adapto com pessoas , sou muito desconfiada em relação as pessoas . Prefiro ficar no meu canto , mas gosto muito de ser útil para quem precisa . Faço tratamento há mais de trinta anos e ninguém descobre o que eu tenho . Gosto de levantar a auto estima das pessoas , mesmo que a minha esteja no chão .
Caraca, eu todo. 🖤 Eu sou MT diferente de todo mundo que eu conheço.
Nossa
Eu era uma pessoa normal...mais passei por tanta decepção que virei esquizoide
Provavelmente isso está relacionado com uma ansiedade social elevada. Transtornos de personalidade não costumam se desenvolver tardiamente no sujeito. Uma pilar essencial também dos trastornos da personalidade são os sintomas egossintónicos. O que é isso? Um sintoma egossintônico é aquele do qual o sujeito portador não enxerga como problema ou transtorno, e sim parte de quem ele é. Usando uma pessoa com transtorno de personalidade narcisista como exemplo, um narcisista não percebe o próprio narcisismo como algo problemático, e sim como parte de quem ele é. Um sintoma egodistônico, por sua vez, remete a um sintoma em que a pessoa percebe como ruim e que afeta a vida dela. Sintomas depressivos, de ansiedade, etc são egodistônicos
@@brunoa.l..s3472 você saberia me explicar um pouco sobre as crises de confusão mental no transtorno esquizoide?
Nunca fui uma pessoa "normal", na minha vida só tive um único amigo aos 5 anos, mas não tive contato com ele meses depois.
Então eu me encaixo muito nessa situação, mas não sei se de fato é isso não tenho bons relacionamentos com praticamente ninguém mas o motivo é pq as pessoas costumam nos decepcionar, isso é triste. No começo eu era muito alegre, muito feliz! Com o passar do tempo foi crescendo tipo uma casca em volta de mim que me isolou de pessoas assim digamos que "forçadas" eu não suporto pessoas que chegam com um sorriso na cara e acham que já tem intimidade pra me perguntar qualquer coisa. Porque muitas das decepções vinheram dessas pessoas "forçadas". Eu tenho sim sentimentos, mais me isolo pra não me decepcionar mais. Se alguém quer se aproximar de mim realmente a pessoa vai tentar e eu vou ver e vou dar espaço pra elas. Mas não para as "forcadas".
O seu caso me indentifcou, me afastei aos pouquinhos de certas pessoas até q cheguei a me afastar d tudo é d todos , o motivo d tudo isso medo de me machucar sou muito sensível e sincera então eu não suporto pessoas falsas e infelizmente a maioria são assim.
Nossa estou cada vez mais afastadas das pessoas,me pergunto pq sou assim já tentei mudar por um tempo,mas voltei a ser como antes mas na verdade gosto de estar em casa assistir minhas séries e filmes não gosto de me relacionar com as pessoas e vejo que me sinto bem assim,é muito difícil visitar alguém não gosto de invadir o espaço de ninguém e nem gosto de invadam o meu e até no whatsapp é difícil falar com alguém,me sinto um estranho no meio da multidão é difícil as vezes até me entender.
A melhor companhia e a nossa
A melhor companhia e a nossa...melhor amor e o amor proprio
Me vejo em vc Cristian. Qual sua idade?
Obrigada por elucidar de forma simplificada sobre o transtorno. Eu identifico isso em mim, mas quando levei a hipótese para a médica que me tratava ela negou. Deu como hipótese diagnóstica Transtorno de personalidade com instabilidade emocional…
Estudei psicologia por 5 anos, acabei de concluir especialização mas não me sinto no direito de exercer por me encontrar em situação de sofrimento psíquico. Não quero ser uma profissional que atua apenas em função do dinheiro. Até porque creio eu que ser psicólogo assim como psiquiatra é uma grande responsabilidade com a vida do outro. É necessário estar minimamente bem consigo mesmo para poder ajudar a alguém, o que não é o meu caso.
Continuo acompanhando seu canal que agrega muito conhecimento a todos. Gratidão.
Que Deus em sua infinita bondade te abençoe muito Dr. Eduardo Adnet. Quem dera um mundo com profissionais tais como o senhor.
Você sempre foi assim ou foi se tornando?
Você sempre foi assim ou se tornou?
Eu não tenho problema nenhum mas tenho poucos amigos, sou muito seletiva , detesto festas e amo ficar sozinha! Mas isto se deve aos problemas de traição e falsidade que tive na vida! Acredito que pessoas mais maduras escolhem melhor suas companhias!
Eu prefiro ficar SÓ não tenho paciência com certos assuntos que nada contam. Moro sozinha e adoro.
Perola, morar só pode ser vantajoso e desvantajoso, a depender de diversos fatores. Isso não tem a ver com o tema central do vídeo (salvo se você estiver se referindo a pessoas portadoras de Personalidade Esquizoide). Pelo teor do seu comentário, não parece ser o caso. Agora, veja isto! Um paciente meu me disse que seu sonho era morar só. Perguntei o porquê. Ele respondeu: "Doutor, moro com dez pessoas em um apartamento de 29 metros quadrados". Me limitei a responder: "Compreendo".
@@DrEduardoAdnet Dr compriendi o teor do vídeo , mas existe a solidão e a solitute . Estou na segunda posição.
Lembro que meu último relacionamento foi com 14 anos até os 16, hoje com 21 ignoro totalmente a possibilidade de um novo namoro, pensava que era frustração mas descobri que é simplesmente porque eu não gosto e dispenso qualquer tipo de relação, prefiro estar junto de mim em meu mundo
Eu também, achei que deu muito trabalho namorar, interagir com a família e os amigos da outra pessoa, fazer parte da vida dela... Tudo muito cansativo.
Curioso esse relato de vocês, eu me enquadro nas outras características, mas nesse ponto sinto falta de uma companhia.
As vezes me sinto tão bem em ser assim,as vezes é horrível !!!!
Meu filho foi diagnosticado com esquizofrenia, mas não especificaram qual. Vendo seu vídeo, ele se encaixa nesta de personalidade esquizóide. Vou me informar mais sobre isso. Muito obrigada por esse vídeo. Deus abençoe! 🙏🏼
3:10 esquizóide não tem nada a ver com esquizofrenia
Eu prefiro ficar sozinha devido a tanta decepsoes com amizades e parentes
Cristiany Barros , meu temor é futuramente, já que hoje me encontro confortável no isolamento....
Já me decepecinei muito , me esquevei, mais , mais por ser muito espontânea e extrovertida amooo gente pessoas, não consigo , hj..., me exclui da sociedade e gente mais tô mais reservada para que fui antes do era bom se subisse e descesse, com pessoas hj consigo se precisar sair , saiu de Boa sozinha para qualquer lugar
Eu tbm.
Eu tan bem prefiro ficar sozinho todo mundo só sabem julgar eu odeio a minha família
Gratidão 🙏 eu também tenho esse personalidade pois me isolo muito mas faço tratamento para a depressão 😔 já a muitos anos 😔 embora me sinta melhor ....o certo é que continuo a querer estar sozinha e com isso afasto as pessoas que gostam de mim...
Dr. Eu tenho 65 anos e de uns 10 anos para cá fiquei isolada, não tenho mais vontade de conhecer pessoas na intimidade. Não gosto mais de visitas. Fico assistindo TV e principalmente documentários. Converso claro quando encontro vizinhos, caixa do supermercado etc. Mas não quero mais ninguém batendo na minha porta ou me ligando. E as pessoas me acham simpática. Mas evito algumas pessoas que ficam me convidando para alguma atividade. E eu não era assim!
Eu precisava ver e ouvir esse video pois dessa forma eu consegui entender o porque de eu gostar de ficar tanto tempo sozi ha comigo mesma mas o importante e que sou feliz dessa forma 😀
Muitas das vezes a criação que nos deram quando criança. Todos meus irmãos vivem isolados. Convivemos com pessoas mas gostamos de ficar no nosso espaço particular.
Olá Dr,eu agora sei quem sou e o q sou! Sou exatamente tudo isso q foi dito,e eu sempre me perguntei se eu sou normal. Fui levada pelo meu marido ao psiquiatra por ele diz q sou depressiva por causa do meu passado triste,mas no fundo eu sei q não tem nada a ver. O que eu gosto mesmo e de ficar comigo,no meu mundo,me sinto bem,o quarto e minha cama são meus melhores companheiros,claro abaixo de Deus! Mas me relaciono muito bem com as pessoas, só q prefiro estar sempre só. Em casa não gosto de ficar conversando,expondo meus sentimentos por que eu acho q não há necessidade. Tomo remédio depressivo,mas não vejo diferença em meu comportamento,mas agora entendi o por quê! Obrigada Dr por nós ajudar entender quem somos nós!🙏❤️
Sou fã de Jesus também Ele acima de tudo
Devo ter isso!!mas pelo que escutei não existem tratamentos eficazes!então vida que segue!!muito angustiante viver assim!!realmente não consigo estabelecer vínculos com nada e ninguém!sempre fui assim!!só piorou!mas na medida do possível tento sobreviver!!não é fácil!!
Fui diagnosticado com esse transtorno aos dezesseis anos. São poucas as vezes que me abro com outro ser humano, mas faz parte.
Tem cura ou pelomenos melhora?
Os vídeos do senhos são muito bons porque o senhor não fica só na descrição típica, mas fala da sua experiência. Continue assim.
SEMPRE TRABALHEI EM SERVIÇO PESADO, SALÁRIO BAIXO. E QUANDO ESTOU EM CASA, É DO SOFÁ PRA CAMA, QUASE MORTO DE CANSADO.E ISSO SEMPRE ME DEIXA SEM ÂNIMO NENHUM PARA QUALQUER TIPO DE RELACIONAMENTO.SOBREVIVO ASSIM FAS MAIS DE TRINTA ANOS,E ACHO NORMAL. ACREDITO QUE O EXTREMO CANSASSO FÍSICO, TAMBÉM CAUSE O CANSASSO EMOCIONAL NAS PESSOAS .
Eu tenho , desde bem novo eu sempre mim sentia meio desconfortavel perto de muitas pessoas , mais brincava e mim divertia normalmente ,na minha adolescencia passei a ser mais frio e distante sempre um pouco mais serio sabe , mais era um um ´ótimo aluno e eu sempre tive bastante facilidade em aprender , na escola eu desenhava pra alguns alunos e tirava um trocado com isso , tbm arriscava desenhar algumas meninas que eu sentia interesse kkk ao chegar na fase adulta ja desenhava rostos de pessoas com facilidade e ganhava ate um dinheiro bom , mais como somos pessoas de mentes muito abertas , hoje com 25 anos já quebrei 4 negocios e mantenho 1 que é um comercio a quase 4 anos , como nossa cabeça não para , hj faz 2 anos que estou criando um robo de investimentos , e o mais incrivel é que eu estou conseguindo , o que é real sobre o transtorno tbm é o afastamento ,sempre fui muito solitario , mais eu sempre trato todos que si aproximam de mim com muita educação e respeito e exijo o mesmo pq nós esquizoides não tem nenhum problema em afastar pessoas , mais ultimamente estou tetando mim enturmar mais , mais isso é um processo , si voce é um ou alguém proximo a vc si encaixa no quadro , não si desesperem , que não é tão ruim assim , na verdade dar pra tirar até proveito disso .....desculpem os erros de escrita .
Oi Doutor eu fazia isso qdo criança, hoje aos 45 anos , moro sozinha , me isolo e não gosto de me socializar, eu sou filha única, brincava com meus três irmãos imagináveis e falo muito sozinha! Obrigada pelas explicações!
Ah. Sou bastante criativa!
Bom dia, acredito que a infância, a criação dos pais, influencia muito a vida adulta. Minha família vivia isolada, inclusive, dos parentes. Eu e minha irmã mais velha seguíamos as regras severas de não ter amizades, não levar colegas de escola para casa. Controlavam nossos horarios de ida e volta das escolas, saíamos somente junto com eles ou com a mãe. Após 10 anos, nasceu uma irmã e em seguida, um irmão. A partir daí, nós duas passamos a suprir as necessidades dos dois em tudo, em casa e socialmente. Hoje, eles são completamente diferentes de nós duas, têm muitas amizades e uma vida social ativa enquanto eu e minha irmã sabemos ir e voltar ao trabalho, à faculdade, à igreja, enfim, a locais e eventos sociais com horários e regras mesmo sem a presença dos pais pois já faleceram. Hoje, estou aposentada e fico a maior parte do tempo em casa, não tenho amizades, posso dizer que sempre tive colegas, conhecidos nos locais que frequentei ou trabalhei. Muito dificil agora ter que resolver alguma situação sozinha, sem poder contar com o apoio de alguém pois nos ensinaram a não confiar, não precisar de ajuda e que éramos auto suficientes e muito melhores em tudo. Na verdade, tenho e sempre tive muita dificuldade de acompanhar, entender as conversas, os raciocínios das pessoas, vou até certo ponto e me desligo, inclusive, não me dou bem com livros, a não ser quando sou obrigada a ler, muito cansativo mas, sou excelente com números, organização, sou perfeccionista em tudo o que faço, exigente, e colecionei algumas intolerâncias e desafetos na carreira profissional.
Kkkkk vou escrever pouco.....descobri q não sou esquizoide!!!! Porque amo falar.....principalmente da minha vida....to amando suas explicações. Bom dia pra vc.
@Dr Eduardo Adnet
Realmente Dr, o Sr tem um carisma impressionante. Caí aqui pesquisando na internet e seu real interesse e amor no que faz e ao próximo transparece totalmente. Assim, louvo à Deus pela sua maravilhosa vida. Continue Dr a ser sal no mundo como CRISTO enviou. Abr do amigo David
Eu DC, grato pelo comentário edificante! O que você fala é bíblico, e é o dever de todo o Cristão. Como está escrito: "Vocês são o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada no alto de um monte. Nem se acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto, mas num lugar adequado onde ilumina bem todos os que estão na casa. Assim brilhe também a luz de vocês diante dos outros, para que vejam as boas obras que vocês fazem e glorifiquem o Pai de vocês, que está nos céus." Senhor Jesus Cristo, Mateus 5
Eu sempre fui muito isolada, lembro que na adolescência vivia trancada no quarto olhando pro teto. E4a chamada de esquisita, tinha muita dificuldade em me relacionar com as pessoas. Tbm me sinto muito fria, insensível. Se expressar era um Grande empecilho pra mim, muito embora sentisse um vulcão por dentro. Ñ sei se tenho esse transtorno, mas parece que tenho algumas características.
Pode ser aspectro autista ou Aspeger. Faça uma pesquisa.
Eu não acho um esquizoide se sente "muito frio e insensível" ou ele acha uma grande bobagem toda a necessidade de afetos e palavras ou ele se sente desconectado mas nunca vi nenhum se sentir sem sentimentos.
Dr. Faz um vídeo explicando a diferença de esquizóide e esquisotípico. Sou estudante de psicologia.❤obrigada
Boa noite Dr Eduardo seus vídeos me ajuda muito pois tenho um filho com esquizofrenia mais creio no milagre de Deus por que ele e o médico dos médicos fica na paz do nosso senhor Jesus Cristo.
Olá Zenaide! Você já disse tudo! Sigamos em frente na certeza de que o Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus tem tudo sob o Seu controle!
Que bom que esse problema tem cura!
Não tem cura
@@mirianleandro2555 estrago a esperança da mãe kkk
Caraaaaca kkkkkkkkkk esse vídeo é eu 100000% !! Expressões, transtornos de personalidade, e tuuudo do vídeo. E como vc falou realmente a gente tem um vulcão de emoções. Coração enorme ❤️🌀
MT bom se conhecer melhor. Eu ainda não tinha encontrado um vídeo que eu me indentificasse por completo. Já esse eu me identifiquei completamente. É eu no vídeo. E isso é MT ruim realmente 🤦🏻♂️🤦🏻♂️ Falta de fé, loucuras mentais e etc. Não consigo pensar em um futuro pra mim. Pois sou MT na minha, sozinho, e eu não consigo pensar em carreiras e etc, como vc falou no vídeo. 😶 Me vendo por msg, até parece que eu sou MT extrovertido. Pois minha mente é uma coisa, e eu sou outra. Como vc falou, somos MT emocionais por dentro. Então eu só sou assim de boa na minha mente mesmo. Pessoalmente sou mais calado e sozinho, afastado.
Grzim †, muito interessante seu comentário! Se for prestada atenção, se poderá ver que você resumiu muita coisa em poucas palavras. Além de ter sido um relato sintético é também muito objetivo! 👍
Relacionamentos para mim é difícil. Pois eu n consigo me aproximar de alguém. Eu não tenho nenhum interesse, eu só gosto de estar só. Não penso em namoro, nem em casar, em nada. Eu vi um vídeo sobre esse probleminha em outro vídeo, que esse problema parece ser comum em gente assim. Eu sou diferente de todos os meus amigos. Eu nem ligo! Eu não consigo. Só se eu gostar de alguém. Eu não ligo, e nem gosto de me aproximar das pessoas. Eu amo a solidão 🖤🌀 nem sei como explicar. Tenho traumas e pensamentos ruins se tratando de relacionamentoa, eu não sei lidar com isso. MT menos pensar em ter família. Eu tento me aprofundar na relação amorosa, mas sempre que eu tô chegando lá, minha mente me dar um sinal de Pânico. Já perdi pessoas importantes e oportunidades pois eu não consigo me relacionar com ninguém. Acho que isso é tipo um trauma também, sla! É um bloqueio e um Pânico absurdo. Eu até fico travado. E acabo sentido algo profundo e ao mesmo tempo paro de gostar da pessoa naquele exato momento. Então quando desisto e fico sozinho de novo eu me acalmo e volto ao normal. Isso é tudo por causa de minha infância, problemas entre meus pais. Brigas, e etc. Tive uma infância super horrível ! Por isso que hj eu tenho bastantes problemas mentais
Só me vendo cara, pra saber. É eu todinho no vídeo e muito mais. Que pena que não tem cura para esse problema. Cresci assim, ando sendo assik. A vida é a responsável por isso. Me destruiu a esse ponto. Uma pessoa fria e entediada. Alguém fala cmg: eu apenas balanço a cabeça. Alguém pergunta alguma coisa pra mim: eu digo " sei lá " igualzinho vc descreveu no seu vídeo. MT obrigado por ter feito esse vídeo e ter postado aqui no yt. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 Melhor vídeo que já vi sobre minha personalidade e meus problemas. 💙✨
Excelente vídeo Dr. O Sr abordou de forma bem esclarecedora o tema. Meu namorado é esquizóide e busco entender sua personalidade. Nos damos muito bem e nos momentos que ele se fecha eu repeito seu espaço. Hoje entendo que é o tempo dele de estar refletindo. E por isso a gente se dá super bem, pois nem sempre entenderam suas características. É preciso entender e respeitar as características de cada um. Obrigada por toda sua explicação. Deus o abençoe 🙌🏻🙏🏻
Eu sou grata, dr Eduardo, ao sr. Talvez uma pessoa bem próxima a mim tenha esse transtorno. Só uma pergunta: se a pessoa se isola com livros, celular ou games, tbm pode ter esse transtorno?
Muito raro encontrar uma pessoa que compreenda esse transtorno, ainda mais em um mundo com uma pandemia de narcisismo onde todo mundo leva tudo pro lado pessoal, acha que tudo é sobre si e possui uma necessidade patológica de ter atenção. Isso mostra que você não é uma pessoa egocêntrica.
Eu tenho traços de esquizóide, e também fico olhando para o teto e fico trancada, também tenho dificuldade em me relacionar com as pessoas e não tenho amigos íntimos, não sei muito me expressar o que eu sinto, posso falar por mensagens que eu amo a pessoa mas quando eu estou com a pessoa eu sou um gelo e nem sinto atração e se sentir é pela pessoa bem longe de mim!
Eu também consigo falar com a pessoa por mensagens, mas quando estou pessoalmente a coisa muda.
Tenho esse padrão de comportamento Dr
Me Resumindo: Eu não consigo manter relacionamentos com outras pessoas. As vezes sinto uma trava que me bloqueia para não conhecer outras pessoas, aí eu simplesmente vou lá e converso, faço piadas e acabo virando amigo da pessoa. Mas é tipo na marra, não consigo fazer isso naturalmente. No caso, é como se eu assumisse um personagem que não sou o eu verdadeiro. Só que o problema de fazer isso é que eu não consigo manter essa relação, pois é difícil atuar o tempo todo. Então como sempre, acabo me afastando definitivamente de tudo e de todos.
Meu Deus, me descreveu
Vivo com um homem que é assim, sofro muito pois sou muito comunicativa e ele demonstra uma frieza que dói na alma, se é um vulcão está mais apagado que uma geladeira,outra coisa, ele só vê defeitos em mim e fala que ele é perfeito ,me machuca muito com palavras ofensivas e que tenta me diminuir alegando estar sendo verdadeiro ......
Deve ser NARCISISTA!!! Pesquise !!?!
Muito sofrimento e com o tempo detona sua saúde e auto estima !!!!
Cuidado! Ele pode ser um manipulador.
Ofereça a ajuda à ele, insiste e se ele não aceitar caia fora.
Vai ser feliz
Desapega
Descobri recentemente que tenho esse transtorno, sofro principalmente com a questão de embotamento afetivo, não por mim, mas pelas pessoas que estão ao meu redor.
Eu também
A uns 6 anos atras meu filho foi diagnosticado com o F-20 esquizofrenia leve, no início foi difícil com o tratamento no CAPS depois que a psiquiatra se afastou e ele teve que ser acompanhado por outro profissional meu filho teve uma crise mas longa e eu fiquei desesperada e conseguir encontrar a médica psiquiatra no atendimento particular...desde esse período ele so melhorou com o tratamento. Ha a dois anos mudou o diagnóstico pra f-21, melhorou muito, fez o vestibular ano passado pra musica que era o sonho dele e entrou na Universidade Federal, com duas semanas depois de estar indo na aula ele teve uma crise de fobia a pessoas, medo de andar na rua, sair de casa e ñ teve quem fizesse ele voltar, fica no quarto viajando no mundo da internet, gosta e sabe de tudo um pouco principalmente de geopolítica é o que ele mas gosta, fala tudo sobre coisas de história e política e geografia eu fico encantada de ouvir que ele sabe tanto e ñ tem coragem de sair do mundo dele que fica no quarto... qndo fica tenso ele tem vontade de sumir e se isola depois muda do nada e fica angustiado. Estudo história e tem tanta coisa q eu ñ sei e ele sabe...penso que eu preciso estudar algo sobre saude mental pra lidar em casa no meu trabalho e na escola qndo eu tiver assumindo regência porq ñ é tão fácil lidar com certas situações é preciso paciência acima de tudo....seus vídeos nos ajuda muito ter mas conhecimento sobre certos transtornos...obrigado doutor
Isso lembra muito os hikinomori do Japão
👉 JOVENS QUE SE ISOLAM | Meu filho não sai do Quarto. | O que é Hikikomori? 👉 bit.ly/3r9tvC5
Deus te Abençoe muito por nós esclarecer tão bem , obrigada.
Meu filho faz tratamento de hesquisofrenia. Ele é casado, tem dois filhos e uma vida muito ativa , mas não pode ficar sem o remédio diário.
Graças a DEUS, aparentemente, está muito bem.
Meu filho tem 27 anos se fechou com 13 anos , é muito inteligente ,quando ele tinha 16 anos procurei ajuda não deu certo os médicos não conseguiram entender o que acontecia ,ele nunca teve depressão os professores da escola me dizia que ele era muito inteligente mais que o normal ,como o senhor disse ele perdeu um futuro promissor, infelizmente.
Como ele está atualmente?
@@gorete4472 continua isolado tudo do mesmo jeito
Nossa Dr Eduardo, me descreceu 😔😢Parabéns pelo seu trabalho, Deus o abençoe
Parabéns Dr por compartilhar esses diagnósticos aqui no youtube, vejo que poucos fazem isso, e grande parte dos brasileiros nem ligam pra nada disso, fica dificil pra quem tem certos transtornos de personalidade e não sabe oq fazer.
Olá! Muito mais atenção deveria ser dada aos portadores de transtornos mentais, sobretudo aos portadores de transtornos severos. Chamo também a atenção da imensa importância que tem a família desses pacientes. Não só para dar o suporte de que necessitam, como também para, em muitos casos, ajudar no tratamento. Grato pelo seu comentário!
Excelente vídeo 🙏🙏🙏🙏
Dr o senhor é um anjinho na terra. Deus te abençoe e proteja sempre!
Minha filha sofre desse problema, depois dessa aula, agora eu intendo.
Eu gosto de ter amizades mas acho que prefiro me afastar de grandes grupos por nao conseguir me socializar muito bem, sentindo vergonha dos olhares a respeito do meu rosto, meu jeito de olhar, meu estilo, sei lá, ou por que não tenho assunto
Interessante. Eu sou psicólogo e gostei bastante do modo falado, não ficou apenas naquela obsessão em descrever o que tem no DSM, algo que eu vejo como extremamente recorrente na psiquiatria. Gostei tanto que ainda descreveu como é lidar com essas pessoas, tanto no nível clinico como pessoal.
Parabéns doutor, mais um vídeo excelente, seus vídeos são uma verdadeira aula pra mim. Te admiro muito. Não perco um vídeo. Abraços.
Gentilíssimas palavras! Só posso agradecer Elane!
Atingimos o verdadeiro significado de viver qdo vivemos bem com nós msm ...não precisamos de outros e sim de si msm p viver ... melhor Cia 😊...não vejo como transtorno... SEMPRE põe adjetivos p àqueles que amam a pp Cia ...vejo como saber viver em solitude e não solidão
Dr. Eduardo muito obrigada, o senhor deseja ajudar e de fato ajuda muito! A sua empatia faz toda diferença, és liberto da muito comum vaidade, graças ao Criador! Obrigada
Me descreveu, até a parte do soco na parede, a dificuldade de expressão, a dificuldade de comunicação com outras pessoas, me sinto o elefante branco no meio da sala, parece que todos me olham, mas ninguém entende.
Eu gosto de estar só, fazer minhas coisas. Mas quando é para ir a alguma festa, eu faço de tudo para ser agradável, lógico que pensando em ir embora logo…. Kkkkk
É Sufocante kkk
Lembro dos meus socos q dava no meu celular pq eram muito bugados as vezes nao tinha paciência kkkk
É difícil sair do quarto e parar de ficar preso na própria mente fantasiando problemas que nem aconteceram a ponto de se agredir de raiva, mas vou procurar ajuda, muito obrigado pela sua disposição Doutor, vou procurar ajuda.
Luiz Paulo, você utilizou a linguagem correta: "ficar preso na própria mente fantasiando". Parabéns pela atitude! Desejo-lhe melhoras! Vamos em frente!
Sério que nos abençoou e que acredita em Deus? Tão raro nos profissionais da saúde, ganhou minha admiração.
Meu filho sofre com transtorno mental há 11 anos.Hoje ele está com 31 anos,se formou,mas não sai do quarto e não tem amigos.Passa o maior tempo jogando on line e troca o dia pela noite. Moramos em estado diferente de parentes e quando recebemos visitas, ele não sai do quarto até eles irem embora.Com a medicação ficou calvo aos 23 anos e hoje está obeso.
Minha casa sempre foi cheia. Eu morava num bairro bem humilde, e as pessoas mais humildes sao mais "unidas". Kkkk. Enfim, minha mae sempre foi muito carente, de pessoas, e a minha casa era cheia de vizinhas. Sempre, o dia todo, todos os dias. Ru sempre fui timido, mas consegui ser bem sociável ate uns 30 anos. Depois disso, eu comecei a querer me isolar, amizades mais rasas, menos contato com a família, me comunicar, comecou a me cansar. Estou tentando achar equilíbrio, nisso tudo.
Obrigada por compartilhar seu conhecimento e ajudar a pessoas que não tem acesso ao conhecimento que o Doutor teve🙏👏🏼👏🏼👏🏼
Eu sou autista, mas Meu pai é um esquizoide, tenho quase certeza. Embotado emocionalmente, raramente demonstra raiva ou tristeza, parece um robô, um npc. Ele esteve presente fisicamente em toda minha vida, mas distante emocionalmente, isso dói muito. Minha infância teria sido melhor se não tivesse sido ignorado meus sinais de TEA, se meu pai não fosse tão negligente. Meu plano é vencer na vida e nunca mais olhar na cara dele.
Interessante seu relato, seu ponto de vista com relação a ele. Principalmente quando se descreve sendo um autista.
Você certamente entende que tem seus desafios por conta dessa condição. Certamente há coisas que sua condição faz você lidar de forma pior do que a maioria lidaria.
Tendo isso em mente, vamos considerar inverter a situação. Imaginemos se/quando vc tiver alguém relevante na sua vida, alguém que vc tenha feito algo com algum esforço (mínimo ou máximo, não importa), e essa pessoa, sabendo de sua condição, lutar para te tornar irrelevante e não precisar mais lidar contigo, nem olhar mais na sua cara. Uma situação inconveniente, desagradável talvez? Dependendo da situação até mesmo revoltante, eu diria. Dependendo da situação.
Sim, vença na vida e conquiste sua independência, é importantíssimo, claro.
Mas creio que vale um pensamento: como você mesmo mencionou que gostaria de ter sido compreendido, não é válido o conceito de reciprocidade em algum limite? Talvez tentar também compreender?
Quem sabe ele foi só um babaca mesmo e, portanto, realmente não tem maior reflexão a ser feita; ou quem sabe ele deu o que podia nas condições dele do momento (sendo esquizoide, como disse com quase certeza); ou, ainda, algo entre esses extremos. Nesses casos, vale a reflexão.
As vezes esperamos que as pessoas saibam sempre de tudo, mas que compreendam que nós não sabemos de tudo.
As vezes lembramos o quanto as pessoas nos devem, e esquecemos o quanto devemos a elas.
As vezes esperamos das coisas/pessoas o que elas não podem ou não conseguem nos dar em determinado momento.
As vezes elas não dão porque não querem mesmo, ou as vezes é porque elas ainda não podem ou não sabem como fazer.
As vezes esquecemos que as outras pessoas também podem estar lutando contra seus demônios internos, mesmo quando não vemos ou percebemos.
Digo tudo isso por experiências próprias minhas. Partindo da dinâmica proposta, de um individuo que não consegue oferecer aproximação emocional e outro indivíduo que necessita disso:
Tem esquizoide que talvez nem esteja mais tentando, ou nunca nem mesmo tentou. Porém, tem esquizoide que pode estar tornando a própria vida dele um martírio só para poder tentar emular algo (atitudes, demonstração de sentimentos) que considera importante a oferecer para as pessoas relevantes à sua volta ou para tentar manter a coesão do grupo que participa. Contudo, nunca vai ser o suficiente para eles: é meio estranho, artificial e insuficiente (comparado ao usual no dia a dia de todos, de forma natural, sem esse esforço calculado).
É uma situação péssima para ambos os lados, uma batalha ingrata e desgastante - necessitando de boa vontade e esforço combinado em aceitar conceções e "meias vitórias", necessitando perseverança conjunta por atingir um objetivo definido.
Um lado nunca vai ter o suficiente para dar de forma legítima e o outro lado nunca vai deixar de demandar o suficiente e que seja legítimo.
Espero ter ajudado a ampliar o ponto de vista da situação para um pouco mais além.
Quem sabe? Talvez com novas perspectivas, podemos descobrir mais meios e ferramentas para lidar com a situação.
Boa sorte em sua jornada.
Doutor, o que motiva eles a insistir em conquistar alguém que não querem ter nada íntimo com eles? Tipo, uma mulher casada e fiel, ou que apenas goste dele como amigo?
Li em um link e sou esquizoide pelo link esclarecedor me confortei
Faço medicina. Essa assunto me interessa. Sou isolado. Ou tô no livroo, ou tô só. Até falo com pessoas, mas há anos não faço mais tanta questão. Meu Filho é autista e minha mãe É esquizofrênica. Abraço.
ROMULO BENICIO, a conscientização que você possui sobre seu próprio quadro (segundo seu relato) já é um enorme passo rumo ao manejo de seu caso. Sucesso no seu curso, futuro colega, se Deus quiser!
Vendo isso e me identificando em muitos aspectos, fico em casa, saio apenas para comprar ou levar minha mãe ao médico porque cuido dela (sofreu avc) mas não tenho vontade de fazer amizade, socializar, exeto quando escrevo para meu blog.
Vc tem namorado?
Nao se auto diagnostique!! Só o médico psiquiatra pode te avaliar.
Eu te entendo, Fernanda. As relações sociais são apenas as necessárias.
Eles tem medo do que possa acontecer, e se sente mais seguro em casa.
Também as vezes tem haver com brigas familiares.
Ou ainda não achou um lugar que agrade eles.
Eles são tímidos e impaciente, e tem medo de sair, porque acha que vai arrumar confusão
Achei interessante. Eu vou procurar um medico pq eu realmente me identifiquei com o video.
Parabéns doutor pelo video. Deus te abençoe 👍
Eu sou esquizóide. Não sabia que existe tratamento, mas não entendi bem como funciona. Realmente doutor, eu sou a pessoa mais sensível que eu conheço, mas não consigo expressar e as pessoas lêem isso como indiferença. Com o tempo fiquei pior, hoje, com 43 anos eu sou completamente isolada, mas já me acostumei e não me faz sofrer. Só tenho prejuízo profissional.
Oi. Falando em vida profissional, eu simplesmente desperdicei todas as oportunidades, empregos, negócios, montei empresas e comércio, 7 tentativas de fazer faculdade... Só hoje aos 48 anos descobri o porquê.
@@carlosribeiro8167 Sim. Acho que onde mais atinge é no trabalho. Vai frustrando a gente e dá culpa também.
Qual seu trabalho?
Parabéns meu doutor pelas sabia palavras
Querida Luana! Uma flor de Cristo aqui no Canal! Fica com Deus minha irmã!
Eu tenho um sobrinho que está fazendo tratamento ele está até parando de se comunicar com seus pais já estava em depressão ele pensava que as pessoas não gostavam dele é uma situação complicada . Mas agora ele já está melhorando ele já está comendo a conversar
Doutor, eu tenho sintomas muito semelhantes a isso que você está falando.
Me isolo muito, pq prefiro muito mais ficar no quarto trancado do que sair na rua e ser alvo de preconceito e fofoca dos outros.
Pq as pessoas veem um comportamento diferente, então já começam falar mal. Então eu me sinto bem sozinho, com as pessoas eu fico doente
Linkin Minor procura ajudar alguém que precisa, anjo.
Mas você prefere se isolar pq você gosta ou pq você tem medo do que os outros vão achar de você?
Pq pelo que eu entendi do transtorno de personalidade esquizóide , eles não se importa muito do que as pessoas vão achar dele.
Algo a se pensar ae
Bom dia doutor parabéns pelo seu excelente trabalho . .através dos seu vídeo pode entender exatamente o que e esquizofrenia tive um namorado com esta doença sem pre conseito mas a convivência só e boa quando vc sempre fala a linguagem dele obrigado pelo maravilhoso trabalho sua inteligência vem de Deus abraços respeitoso
Grato pelo seu comentário Valdirene! Deus seja sempre louvado!
Eu tenho muita dificuldade de fazer amizades, sempre tive, mas quando criança fazia amizade com mais frequência mas depois de adulta não mais, procuro manter sempre as amizades antigas, mais fazer amizades novas para mim é um tormento
Sou assim tbm