Só quem já bateu muito a cabeça, perdeu muito cabo, muito conector e muita ponta dos dedos sabe o valor que esse vídeo tem. Muito obrigado pela explicação maravilhosa.
Esse formato de vídeo achei bem melhor. A explicação foi excelente, eu já sabia desse problema, mas muitos até hoje não sabem disso e nunca tinha visto antes nenhum outro vídeo explicando essa situação. Queria ter assistido isso anos atrás, kkkkkkk.... Parabéns pelo conteúdo!!!!!
Prezado (como não sei seu nome), você tem uma ótima didática - além de ter sido tecnicamente preciso. Meu problema era: 75m de extensão e crimpagem "direta", como citado no vídeo. Conectando direto no pc funcionava. Mas ao conectar no roteador, não conectava. Os inúmeros vídeos que vi não ajudaram em nada. Com a sua dica, fiz novas crimpagens e... EUREKA!! Assim, mais do que merecido o like e o comentário. Parabéns!
Muito bom o vídeo. O pior de tudo é que a primeira configuração direta do cabo passaria em um testador basicão (aqueles que vão piscando um led para cada pino sequencialmente, induzindo o usuário ao erro.
Muito bom, aconteceu comigo da tv smart 4k, conectava e desconectava toda hora, depois da crimpagem no padrao ficou tudo ok. O interessante e que o notebook conectava normalmente, so dava problema com a tv.se video foi esclarecedor
Ótimo vídeo .... Mas ainda tô com uma dúvida ... Tentei crinpar em casa...furei a parede para passar o cabo e cortei a ponta ... Quando fui crinpar ... Vi q uma das pontas tava em padrão B .. aí na outra tb já coloquei b.... Mas minha internet de 500 mega só chega no cabo 90 ... E colocando outro cabo perto do roteador fica os 500 normal até mais ...acho q estou fazendo algo errado na crimpagem mas n sei o q y.y
Valeu! Primeiro, veja se o cabo e conectores utilizados são pelo menos Categoria 5e. Depois certifique-se de que não puxou o cabo com muitas força pelo buraco (furo estreito), pois isso pode danificar o trançamento dos pares. E então veja se não destrançou demais os pares ao montar o RJ45 na extremidade do cabo. Veja se o alicate de crimpar está baixando corretamente todos os 8 pinos do conector.
Boa tarde. Depende do fabricante com o qual você está trabalhando. Alguns têm preferência pelo T568A. Outros, pelo T568B. Mas todos oferecem ambas as opções, que são igualmente boas. Deve-se padronizar isso em uma instalação.
Faz um vídeo sobre cabos de alumínio cobreado, esses cabos são fora de norma e por muitas vezes são usados em projetos de redes de computadores, comprometendo todo desempenho dela.
Muito bom vídeo. Comprei um conector que é mais fácil arrumar os fios pra crimpar pois ele é vazado porem o conector é de péssima qualidade, de 120 Mb consegui 90MB fiz varias vezes a crimpagem e novos testes sempre perdendo velocidade, quando mudei de conector a velocidade foi ao máximo. Fica a dica não usem conector vazado.
Ola. Bom dia. Sou novo no canal. E esse assunto de rede é sempre atual. Mas na explicaçao, vc dá importancia as cores dos cabos. Mas se nas duas extremidades eles estão iguais, vai surgir problema? Ja que como vc explica, parece que cada par de cor, tem especificaçao diferente. Tipo, os verdes e os azuis sao pra dados. O que na verdade, a cor nao importa. O que importa é a crimpagem igual nos conectores. Estou errado?
Bom dia. Realmente, a cor não importa, é só para identificar os fios. Mas também não basta estar igual nas extremidades. Não podemos separar os pares de transmissão. Os pinos 1 e 2, 3 e 6, 4 e 5, 7 e 8 têm que ser atendidos por fios do mesmo par trançado.
Depende do padrão das interfaces de rede que você usa. Se for 10 Mbps (10BASE-T) ou 100 Mbps (100BASE-TX), o par marrom não é utilizado. Já nas velocidades 1 Gbps e acima, o par marrom é utilizado e, se estiver interrompido, o link não vai subir.
Você vai conectar os dois switches diretamente um no outro? Precisa ver qual o padrão de rede das portas deles e se as portas possuem auto-cross. Para portas gigabit, geralmente são auto-cross, então um patch cord UTP Cat.6 de 4 pares direto costuma ser suficiente. Se pelo menos uma das portas não for auto-cross, usar cabo crossover.
Amigo uma dúvida então tem que seguir o padrão de cor porque os fios ficam trançado dentro da capa do cabo na ordem certa por isso causa ruído e perda de velocidade se não fazer o padrão?
Sim, é mais ou menos isso. Os dois fios de um mesmo par carregam os sinais de uma única porta de comunicação. Os dois sinais são complementares, precisam ir juntos no mesmo par para evitar que ruídos externos influenciem na comunicação.
Se respeitar a posição das portas (1,2 - 3,6 - 4,5 - 7,8) não importa a cor do par, desde a porta seja conectada a dois fios do mesmo par. Sim, cada par sempre tem um passo de trançamento diferente, para reduzir a interferência eletromagnética (ruído) durante as transmissões. Mas as pinagens são padronizadas (A e B) para facilitar as manutenções.
Luciano, você se refere a um patch cord de 25 cm ou a um cabo UTP de 25 cm crimpado entre um patch panel e uma tomada ou entre patch panels? Se for um patch cord curto, sem problemas. Se for um cabo UTP crimpado entre a parte de trás de patch panels ou tomadas, isso pode não ser muito bom, dependendo da velocidade pretendida.
Bom dia eu sou a Esmeralda estou com um problema na escola o meu professor de informática falou que a ligação 568B é uma ligação universal e que podemos conectar qualquer dispositivo como por exemplo um PC e o outro PC ,ou também um switch e o um PC será que é possível por mim ajude estou com muita dúvida 23/2 /2024
Bom dia. Por norma, ambas as extremidades do cabo de par trançado deve utilizar o mesmo esquema de ligação, seja T568A ou T568B, é indiferente. Dessa forma não haverá inversão fios entre os equipamentos de rede. Algumas ligações entre equipamentos deve ser "cross". Nesse caso, usualmente se T568A em uma extremidade e T568B na outra, se for a 10 ou 100 Mbps.
Cabo UTP Cat 5e de boa qualidade crimpado com conector de boa qualidade ou Patch Cord. Qual dos dois seria melhor para interliga uma RB a um Patch Panel? No caso do cabo UTP Cat 5e qual seria o tamanho mínimo para esse caso? Me desculpa por fazer tantas perguntas.
Se a distância é curta, uns 5m ou menos, pode ser um patch cord montado em fábrica. Para velocidades acima de 100 Mb/s, é melhor não montar RJ45 macho em campo. Se for Cat.6, melhor. Se o cabo UTP for direto, tipo um patch cord apenas, entre os equipamentos de rede, não tem mínimo. Se o cabo for para conectar entre dois patch panels (crimpados por trás), para depois colocar patch cords em ambos os lados, é melhor pelo menos 15 m, exceto se o fabricante em questão disser que tudo bem.
Para medir a velocidade de transmissão, pode-se fazer do jeito prático, transferindo um arquivo grande, cronometrando o tempo e depois dividindo o tamanho pelo tempo, ou então pode-se usar um equipamento de teste de transmissão de pacotes.
Amigo pergunto se é possivel extrair um sinal , Adsl para o modem adsl dlink , que tem conector com porta de telefone RJ11 , do cabo de rede eternet 100 mega do vivo fibra ? Como fazer este cabo ?
Se for o que estou pensando, não dá. O sinal Ethernet é diferente do sinal ADSL. Precisaria de um equipamento do tipo gateway, para conversão de protocolos.
@@claritytreinamentos obrigado porque o modem ADSL2 , possuía filtragem e firewall que o vivo box modelo RTF8115vw Askey não tem então queria usar o modem adsl2 ,ligado na porta do computador RJ45 porquê não tem como ligar o modem pois a entrada é RJ11 seria preciso fazer um cabo com uma ponta RJ45 e a outra ponta RJ11 de 2 vias para testar ligando no box fibra
O modem ADSL deve ser conectado a um DSLAM, que fica na central telefônica. Não é só uma questão de cabo, é um protocolo totalmente diferente. O modem ADSL tem 2 portas Ethernet RJ45 ou mais? Se sim, pode ser que ele funcione só como firewall, entre o Vivo Box e seu computador.
Olá amigo tenho um cabo cat5 estáva funcionando normal tenho 300 megas e chegava 300 mega pc ,aí coloquei um cabo cat6 e passou a chegar apenas 100 megas pode me ajudar ?
Olá Diego. Se foi só o cabo que mudou, então esse novo cabo Cat.6 não está bem feito, não é de boa qualidade. Precisa ver se não mudou alguma outra coisa, como alguma configuração do equipamento, mau contato etc. Se realmente só o cabo mudou, tente adquirir um de melhor qualidade. Um bom Cat.5e seria suficiente para até 1000 Mb/s (1 Gb/s)
@@DiegoPalmieri02 Cabo De Rede 100m Furukawa Soho Plus Cat6 eu compre esse agora no mercado livre a velocidade ta dando abaixo de 100 mega e no wifi apenas 30 mega comprei no mercado livre. será que esse de 100 metros sao falcificados pois na kabum só tem de 300 metros. desapontado com o cabo e internet de casa é 120 mega.
Boa tarde Numa mesma rede posso usar os dois padrões t568a e t568b ou terei algum problema de velocidade lembrando que pontas com cores iguais sempre, mas um cabo crimpei no B e outro cabo no A?
Não tem problema desde que o mesmo cabo tenha as duas extremidades com o mesmo padrão. Mas o ideal é padronizar a instalação inteira para não ter confusão depois.
Boa tarde, eu tenho um cabo cat5-e e minha conexao é de 300mbs, eu utilizava o cabo direto no roteador (gigabit) e do roteador pro pc, pegava 300mbs facil, dps comprei um modulo de tomada rj45 cat5e, conecto o cabo de rede no modulo, do modulo conecto um cabo pro roteador e do roteador pro pc, todos cat5-e, só que agr minha conexao n chega a 100mbs, oq pode ser ?
O melhor é comprar o patch cord (cabo montado com plugues RJ45 nas pontas) já pronto de fábrica. Se o cabo é Cat6, os plugues RJ45 também devem ser Cat.6, e é difícil o pessoal encontrar eles no mercado. O RJ45 macho Cat.6 é diferente do Cat.5e, e geralmente requer ferramentas diferentes.
Bom dia! Aqui na minha casa o técnico crimpou assim: 1- Laranja claro, 2- Laranja, 3- Azul, 6- Azul claro. Após essa crimpagem, meu PC só acusa REDE NAO IDENTIFICADA. O correto seria crimpar: 3- Azul claro , 6- Azul. Certo? Ou não faria diferença?
Olá. Não faz diferença desde que as duas extremidades sejam iguais. Se ele usou só dois pares, a velocidade máxima é de 100 Mbps. Gigabit precisa dos 4 pares.
@@claritytreinamentos aqui temos internet de 30mb. Após ele trocar o modem antigo Intelbrás por um Archer C20, os cabos de 4 pares não funcionam. Eles instalaram esses de 2 pares e ambos só funcionam nas tvs e não no PC.
Primeiro, verificar as velocidades suportadas pelas portas LAN do Archer e do PC. Devem ser de 1 giga, mas se uma porta for 100 mega, a outra porta tem que estar configurada para cair automaticamente para 100 mega, senão não conecta. E tem que tentar colocar um cabo reconhecidamente bom, de preferência com o 4 pares conectados, para garantir 100 mega e 1 giga. O melhor é comprar o cabo já montado e testado, categoria 5e ou 6.
@@claritytreinamentos minha placa mae é asus a320m-k. Na descrição ela suporta 1gb. Hoje vou levar 1 dos cabos antigos para testes e se necessário crimpar novamente. Muito obrigado pelas orientações.
Luciano, como ambos são Ethernet, e se o cabo estiver bom, o link fechará na maior velocidade que ambas as portas conseguirem negociar. No caso, será a 100 Mb/s, pois essa é a velocidade da porta Fast Ethernet.
Opa! Tenho uma Internet 300mbps, fiz a instalação de um cat6 junto a um eletricista crimpando os cabos, porém minha internet não passa de 100mbps nesse roteador (é gigabit). Foi crimpado as duas extremidades conforme o padrão, porém uma coisa que percebi que o cabo é TIA 568C.2, não encontrei nada sobre esse padrão de cabo então fizemos no padrão 568B, há alguma distinção? O que pode estar ocasionando essa limitação até 100mbps? (O cabo é cat6 de qualidade pego de fábrica).
Olá. A norma americana TIA-568 é dividida é diversas partes, numeradas de 0 a 4, cada qual com revisões, de A em diante. A atual é D. Então 568C.2 se refere à parte 2 (componentes de par trançado), revisão C. O nome é parecido, mas não tem nada a ver com o padrão de pinagem da norma, que possui duas orientações: T568A e T568B (independentemente da revisão ou parte da norma). Acredito que seu problema possa ser: a) conector RJ45 de qualidade não tão boa (deveria ser Cat6 para que o link seja Cat6); b) destrançado demais na montagem do conector. É um único cabo, ou a instalação tem diversos cabos? Nesse caso, recomendo a colocação de patch panel e tomada nas pontas dos cabos e utilização de patch cords montados em fábrica (todos Cat6), para garantir o desempenho.
@@claritytreinamentos obrigado pela atenção e por esse retorno! É um cabo só, um cat6 100% cobre de cerca de 22 metros, ligado do modem direto ao roteador archer c7. Utilizei o padrão correto de pinagem então, vou dar uma atenção também a essas outras orientações que me passaste pra ver se consigo um desempenho melhor.
Estou com um cabo cat5e SOHO plus que não consigo fazer funcionar a crimpagem se o cabo tiver mais de 1 metro. Já tentei o padrão T568A e o T568B sem sucesso. Já vasculhei a Internet e não localizo o que pode estar acontecendo, tem alguma ideia?
Olá Priscilla. O que está acontecendo? Como você está detectando que o cabo não funciona? O link não sobe ou fica mais lento? Me dê mais detalhes, por favor.
@@claritytreinamentos não funciona, não da nenhum sinal, mas acho que encontrei o meu problema, é o alicate, amanhã vou pegar um emprestado, notei que os "dentes" do alicate ao apertar não esta empurrando a parte metálica do conector até o final, mesmo após apertar eles continuam saliente.
Sim, pode ser que a ferramenta de impacto não esteja boa. Veja também se o plugue RJ45 é de boa qualidade e corresponde ao tipo de cabo. Existe conector para condutor sólido e conector para condutor flexível, são diferentes.
Só quem já bateu muito a cabeça, perdeu muito cabo, muito conector e muita ponta dos dedos sabe o valor que esse vídeo tem. Muito obrigado pela explicação maravilhosa.
Esse formato de vídeo achei bem melhor. A explicação foi excelente, eu já sabia desse problema, mas muitos até hoje não sabem disso e nunca tinha visto antes nenhum outro vídeo explicando essa situação. Queria ter assistido isso anos atrás, kkkkkkk.... Parabéns pelo conteúdo!!!!!
Prezado (como não sei seu nome), você tem uma ótima didática - além de ter sido tecnicamente preciso.
Meu problema era: 75m de extensão e crimpagem "direta", como citado no vídeo. Conectando direto no pc funcionava. Mas ao conectar no roteador, não conectava. Os inúmeros vídeos que vi não ajudaram em nada. Com a sua dica, fiz novas crimpagens e... EUREKA!!
Assim, mais do que merecido o like e o comentário.
Parabéns!
Obrigado pelo like e comentário! Fico feliz em saber que consegui te ajudar! A propósito, me chamo Marcelo. Abraços!
Muito bom o vídeo. O pior de tudo é que a primeira configuração direta do cabo passaria em um testador basicão (aqueles que vão piscando um led para cada pino sequencialmente, induzindo o usuário ao erro.
Sim, é verdade. Esses testadores de pinos não pegam esse erro.
Parabéns pelo vídeo. Ficou muito claro. PS: Eu sou o rapaz citado na história. Muito obrigado pelos esclarecimentos e pelo apoio.
Que bom que você acabou matando a charada! Sucesso!
Mundo pequeno kkkk
O melhor vídeo q achei explicando o meu erro
Muito bom, aconteceu comigo da tv smart 4k, conectava e desconectava toda hora, depois da crimpagem no padrao ficou tudo ok. O interessante e que o notebook conectava normalmente, so dava problema com a tv.se video foi esclarecedor
Aqui em casa está sendo o inverso. Na TV funciona, mas no PC não funciona e percebo que a crimpagem do 3 e 6 estão invertidas.
Show de bola mais claro impossível.
Ótimo vídeo .... Mas ainda tô com uma dúvida ... Tentei crinpar em casa...furei a parede para passar o cabo e cortei a ponta ... Quando fui crinpar ... Vi q uma das pontas tava em padrão B .. aí na outra tb já coloquei b.... Mas minha internet de 500 mega só chega no cabo 90 ... E colocando outro cabo perto do roteador fica os 500 normal até mais ...acho q estou fazendo algo errado na crimpagem mas n sei o q y.y
Valeu! Primeiro, veja se o cabo e conectores utilizados são pelo menos Categoria 5e. Depois certifique-se de que não puxou o cabo com muitas força pelo buraco (furo estreito), pois isso pode danificar o trançamento dos pares. E então veja se não destrançou demais os pares ao montar o RJ45 na extremidade do cabo. Veja se o alicate de crimpar está baixando corretamente todos os 8 pinos do conector.
BOm dia.
Excelente explicação.
Qual a pinagem mais utilizado comercialmente ? T568A ou T568B ?
Boa tarde. Depende do fabricante com o qual você está trabalhando. Alguns têm preferência pelo T568A. Outros, pelo T568B. Mas todos oferecem ambas as opções, que são igualmente boas. Deve-se padronizar isso em uma instalação.
Faz um vídeo sobre cabos de alumínio cobreado, esses cabos são fora de norma e por muitas vezes são usados em projetos de redes de computadores, comprometendo todo desempenho dela.
Sem dúvida, cabos CCA podem ser um problema em redes Ethernet, especialmente quando usando com PoE. Sugestão anotada!
excelente explicaçao professor parabens,show
Muito bom vídeo. Comprei um conector que é mais fácil arrumar os fios pra crimpar pois ele é vazado porem o conector é de péssima qualidade, de 120 Mb consegui 90MB fiz varias vezes a crimpagem e novos testes sempre perdendo velocidade, quando mudei de conector a velocidade foi ao máximo. Fica a dica não usem conector vazado.
Estou com esse problrma, vou trocar a pinagem.
Otima didática!! Parabens, pela clareza!!
Obrigado!
Parabéns pelo canal!!! Vídeo execelente!!
Muito obrigado
ótima aula, Parabéns!!
Obrigado 😃
Estou com o fio branco do marrom partido posso ter problemas com a impressora na rede.obrigado
Só se a conexão for a 1 Gbps (1000BASE-T) ou mais. A 100 Mbps ou menos, só são usados os pares verde e laranja.
Vídeo legal, parabéns!
Obrigado 😃
Resolveu meu problema!! Muito obrigado!!
Que bom que ajudou
Bom dia
Ola.
Bom dia.
Sou novo no canal. E esse assunto de rede é sempre atual. Mas na explicaçao, vc dá importancia as cores dos cabos. Mas se nas duas extremidades eles estão iguais, vai surgir problema? Ja que como vc explica, parece que cada par de cor, tem especificaçao diferente. Tipo, os verdes e os azuis sao pra dados. O que na verdade, a cor nao importa. O que importa é a crimpagem igual nos conectores. Estou errado?
Bom dia. Realmente, a cor não importa, é só para identificar os fios. Mas também não basta estar igual nas extremidades. Não podemos separar os pares de transmissão. Os pinos 1 e 2, 3 e 6, 4 e 5, 7 e 8 têm que ser atendidos por fios do mesmo par trançado.
O par fio branco do marrom e marrom serve para que? Me ajude obrigado.
Depende do padrão das interfaces de rede que você usa. Se for 10 Mbps (10BASE-T) ou 100 Mbps (100BASE-TX), o par marrom não é utilizado. Já nas velocidades 1 Gbps e acima, o par marrom é utilizado e, se estiver interrompido, o link não vai subir.
Boa noite , Para interligar dois switch em uma mesma rede qual seria a combinação certa
Você vai conectar os dois switches diretamente um no outro? Precisa ver qual o padrão de rede das portas deles e se as portas possuem auto-cross. Para portas gigabit, geralmente são auto-cross, então um patch cord UTP Cat.6 de 4 pares direto costuma ser suficiente. Se pelo menos uma das portas não for auto-cross, usar cabo crossover.
Amigo uma dúvida então tem que seguir o padrão de cor porque os fios ficam trançado dentro da capa do cabo na ordem certa por isso causa ruído e perda de velocidade se não fazer o padrão?
Sim, é mais ou menos isso. Os dois fios de um mesmo par carregam os sinais de uma única porta de comunicação. Os dois sinais são complementares, precisam ir juntos no mesmo par para evitar que ruídos externos influenciem na comunicação.
Se eu respeitar as posições das portas faz diferença que cor é? Aparentemente tem par mais enrolado que outro!
Se respeitar a posição das portas (1,2 - 3,6 - 4,5 - 7,8) não importa a cor do par, desde a porta seja conectada a dois fios do mesmo par. Sim, cada par sempre tem um passo de trançamento diferente, para reduzir a interferência eletromagnética (ruído) durante as transmissões. Mas as pinagens são padronizadas (A e B) para facilitar as manutenções.
Muito bom!!
Mais um inscrito no canal. Em um rack para provedor, posso usar cabos de rede com 25 cm, tem algum problema?
Luciano, você se refere a um patch cord de 25 cm ou a um cabo UTP de 25 cm crimpado entre um patch panel e uma tomada ou entre patch panels? Se for um patch cord curto, sem problemas. Se for um cabo UTP crimpado entre a parte de trás de patch panels ou tomadas, isso pode não ser muito bom, dependendo da velocidade pretendida.
@@claritytreinamentos
Muito obrigado pela resposta
Bom dia eu sou a Esmeralda estou com um problema na escola o meu professor de informática falou que a ligação 568B é uma ligação universal e que podemos conectar qualquer dispositivo como por exemplo um PC e o outro PC ,ou também um switch e o um PC será que é possível por mim ajude estou com muita dúvida 23/2 /2024
Bom dia. Por norma, ambas as extremidades do cabo de par trançado deve utilizar o mesmo esquema de ligação, seja T568A ou T568B, é indiferente. Dessa forma não haverá inversão fios entre os equipamentos de rede. Algumas ligações entre equipamentos deve ser "cross". Nesse caso, usualmente se T568A em uma extremidade e T568B na outra, se for a 10 ou 100 Mbps.
Tenho 200 megas e uso cabo RJ 45 esquenta muito eu retirei e busquei várias maneiras e continua esquentando .oque fazer?
O cabo esquenta? Não deveria. Trocou de cabo?
gostaria de entender melhor esse esquema
Tem alguma pergunta específica sobre esses esquemas de pinagem?
Gostei
Cabo UTP Cat 5e de boa qualidade crimpado com conector de boa qualidade ou Patch Cord. Qual dos dois seria melhor para interliga uma RB a um Patch Panel? No caso do cabo UTP Cat 5e qual seria o tamanho mínimo para esse caso? Me desculpa por fazer tantas perguntas.
Se a distância é curta, uns 5m ou menos, pode ser um patch cord montado em fábrica. Para velocidades acima de 100 Mb/s, é melhor não montar RJ45 macho em campo. Se for Cat.6, melhor. Se o cabo UTP for direto, tipo um patch cord apenas, entre os equipamentos de rede, não tem mínimo. Se o cabo for para conectar entre dois patch panels (crimpados por trás), para depois colocar patch cords em ambos os lados, é melhor pelo menos 15 m, exceto se o fabricante em questão disser que tudo bem.
como saber os megabitis por segundo?
Para medir a velocidade de transmissão, pode-se fazer do jeito prático, transferindo um arquivo grande, cronometrando o tempo e depois dividindo o tamanho pelo tempo, ou então pode-se usar um equipamento de teste de transmissão de pacotes.
Amigo pergunto se é possivel extrair um sinal , Adsl para o modem adsl dlink , que tem conector com porta de telefone RJ11 , do cabo de rede eternet 100 mega do vivo fibra ? Como fazer este cabo ?
Se for o que estou pensando, não dá. O sinal Ethernet é diferente do sinal ADSL. Precisaria de um equipamento do tipo gateway, para conversão de protocolos.
@@claritytreinamentos obrigado poderia ajudar qual seria o equipamento a adquirir para funcionar o modem adsl2 nesta porta RJ45 ?
@@h.b.l Não conheço equipamento que faça isso. Qual seria a aplicação? Por que você precisa conectar o modem adsl na porta ethernet?
@@claritytreinamentos obrigado porque o modem ADSL2 , possuía filtragem e firewall que o vivo box modelo RTF8115vw Askey não tem então queria usar o modem adsl2 ,ligado na porta do computador RJ45 porquê não tem como ligar o modem pois a entrada é RJ11 seria preciso fazer um cabo com uma ponta RJ45 e a outra ponta RJ11 de 2 vias para testar ligando no box fibra
O modem ADSL deve ser conectado a um DSLAM, que fica na central telefônica. Não é só uma questão de cabo, é um protocolo totalmente diferente. O modem ADSL tem 2 portas Ethernet RJ45 ou mais? Se sim, pode ser que ele funcione só como firewall, entre o Vivo Box e seu computador.
Olá amigo tenho um cabo cat5 estáva funcionando normal tenho 300 megas e chegava 300 mega pc ,aí coloquei um cabo cat6 e passou a chegar apenas 100 megas pode me ajudar ?
Olá Diego. Se foi só o cabo que mudou, então esse novo cabo Cat.6 não está bem feito, não é de boa qualidade. Precisa ver se não mudou alguma outra coisa, como alguma configuração do equipamento, mau contato etc. Se realmente só o cabo mudou, tente adquirir um de melhor qualidade. Um bom Cat.5e seria suficiente para até 1000 Mb/s (1 Gb/s)
@@claritytreinamentos muito obrigado pelo esclarecimento!
Seu cabo é da cor azul?
@@brunom.m.2058 sim azul mais devolvi alguma falha na crimpagem agora comprei outro e está se boa cat 6
@@DiegoPalmieri02 Cabo De Rede 100m Furukawa Soho Plus Cat6 eu compre esse agora no mercado livre a velocidade ta dando abaixo de 100 mega e no wifi apenas 30 mega comprei no mercado livre. será que esse de 100 metros sao falcificados pois na kabum só tem de 300 metros. desapontado com o cabo e internet de casa é 120 mega.
Boa tarde
Numa mesma rede posso usar os dois padrões t568a e t568b ou terei algum problema de velocidade lembrando que pontas com cores iguais sempre, mas um cabo crimpei no B e outro cabo no A?
Não tem problema desde que o mesmo cabo tenha as duas extremidades com o mesmo padrão. Mas o ideal é padronizar a instalação inteira para não ter confusão depois.
Boa tarde, eu tenho um cabo cat5-e e minha conexao é de 300mbs, eu utilizava o cabo direto no roteador (gigabit) e do roteador pro pc, pegava 300mbs facil, dps comprei um modulo de tomada rj45 cat5e, conecto o cabo de rede no modulo, do modulo conecto um cabo pro roteador e do roteador pro pc, todos cat5-e, só que agr minha conexao n chega a 100mbs, oq pode ser ?
Diogo, você utilizou alguma das pinagens padrões A ou B? Você montou só a tomada (fêmea) ou montou também o plugue (macho)?
em 2021 pedi pra fazer um cabo cat6 mas não consigo passar para 1.0 gibabit e só consigo 100gbps full duplex. o senhor pode me ajudar?
O melhor é comprar o patch cord (cabo montado com plugues RJ45 nas pontas) já pronto de fábrica. Se o cabo é Cat6, os plugues RJ45 também devem ser Cat.6, e é difícil o pessoal encontrar eles no mercado. O RJ45 macho Cat.6 é diferente do Cat.5e, e geralmente requer ferramentas diferentes.
Bom dia! Aqui na minha casa o técnico crimpou assim: 1- Laranja claro, 2- Laranja, 3- Azul, 6- Azul claro.
Após essa crimpagem, meu PC só acusa REDE NAO IDENTIFICADA.
O correto seria crimpar: 3- Azul claro , 6- Azul. Certo? Ou não faria diferença?
Olá. Não faz diferença desde que as duas extremidades sejam iguais. Se ele usou só dois pares, a velocidade máxima é de 100 Mbps. Gigabit precisa dos 4 pares.
@@claritytreinamentos aqui temos internet de 30mb. Após ele trocar o modem antigo Intelbrás por um Archer C20, os cabos de 4 pares não funcionam. Eles instalaram esses de 2 pares e ambos só funcionam nas tvs e não no PC.
Tem alguma idéia do que possa ser?
Primeiro, verificar as velocidades suportadas pelas portas LAN do Archer e do PC. Devem ser de 1 giga, mas se uma porta for 100 mega, a outra porta tem que estar configurada para cair automaticamente para 100 mega, senão não conecta. E tem que tentar colocar um cabo reconhecidamente bom, de preferência com o 4 pares conectados, para garantir 100 mega e 1 giga. O melhor é comprar o cabo já montado e testado, categoria 5e ou 6.
@@claritytreinamentos minha placa mae é asus a320m-k. Na descrição ela suporta 1gb. Hoje vou levar 1 dos cabos antigos para testes e se necessário crimpar novamente. Muito obrigado pelas orientações.
O que acontece se eu usar um cabo cat6 conectado de uma porta lan giga a uma porta lan fast? Cai o desempenho da rede?
Luciano, como ambos são Ethernet, e se o cabo estiver bom, o link fechará na maior velocidade que ambas as portas conseguirem negociar. No caso, será a 100 Mb/s, pois essa é a velocidade da porta Fast Ethernet.
@@claritytreinamentos
Muito obrigado pela resposta
Opa!
Tenho uma Internet 300mbps, fiz a instalação de um cat6 junto a um eletricista crimpando os cabos, porém minha internet não passa de 100mbps nesse roteador (é gigabit). Foi crimpado as duas extremidades conforme o padrão, porém uma coisa que percebi que o cabo é TIA 568C.2, não encontrei nada sobre esse padrão de cabo então fizemos no padrão 568B, há alguma distinção? O que pode estar ocasionando essa limitação até 100mbps? (O cabo é cat6 de qualidade pego de fábrica).
Olá. A norma americana TIA-568 é dividida é diversas partes, numeradas de 0 a 4, cada qual com revisões, de A em diante. A atual é D. Então 568C.2 se refere à parte 2 (componentes de par trançado), revisão C. O nome é parecido, mas não tem nada a ver com o padrão de pinagem da norma, que possui duas orientações: T568A e T568B (independentemente da revisão ou parte da norma). Acredito que seu problema possa ser: a) conector RJ45 de qualidade não tão boa (deveria ser Cat6 para que o link seja Cat6); b) destrançado demais na montagem do conector. É um único cabo, ou a instalação tem diversos cabos? Nesse caso, recomendo a colocação de patch panel e tomada nas pontas dos cabos e utilização de patch cords montados em fábrica (todos Cat6), para garantir o desempenho.
@@claritytreinamentos obrigado pela atenção e por esse retorno! É um cabo só, um cat6 100% cobre de cerca de 22 metros, ligado do modem direto ao roteador archer c7. Utilizei o padrão correto de pinagem então, vou dar uma atenção também a essas outras orientações que me passaste pra ver se consigo um desempenho melhor.
Veja também se não é configuração dos equipamentos. Podem estar configurados para 100 Mbps.
Estou com um cabo cat5e SOHO plus que não consigo fazer funcionar a crimpagem se o cabo tiver mais de 1 metro. Já tentei o padrão T568A e o T568B sem sucesso. Já vasculhei a Internet e não localizo o que pode estar acontecendo, tem alguma ideia?
Olá Priscilla. O que está acontecendo? Como você está detectando que o cabo não funciona? O link não sobe ou fica mais lento? Me dê mais detalhes, por favor.
@@claritytreinamentos não funciona, não da nenhum sinal, mas acho que encontrei o meu problema, é o alicate, amanhã vou pegar um emprestado, notei que os "dentes" do alicate ao apertar não esta empurrando a parte metálica do conector até o final, mesmo após apertar eles continuam saliente.
Sim, pode ser que a ferramenta de impacto não esteja boa. Veja também se o plugue RJ45 é de boa qualidade e corresponde ao tipo de cabo. Existe conector para condutor sólido e conector para condutor flexível, são diferentes.
@@claritytreinamentos depois de tanta dor de cabeça descobri realmente o problema era o alicate. Vlw pela atenção!!
Top
Você fala, fala, fala e não explica de uma maneira fácil de compreender. Só no final do vídeo fui entender o que estava explicando.