fico aqui pensando... como tem pessoas que fazem questão de votar negativamente com uma explicação sensacional deste este cara . meus parabéns voce tem o dom da didática
Valeu amigo. Pra mim, deslike passa até batido. O triste é a pessoa não comentar o que não gostou no video, ou o que discordou, quer dizer, somar conhecimentos. Enfim. Vlw amigo. TMJ
A resposta é fácil meu amigo, existe informação incorreta na explicação sensacional. O ponto de ignição de motores 2 tempos nada tem a ver com efeito venturi ou pulverização dos gazes da admissão. Abraço.
Vc disse uma verdade semana passada montei o motor da minha moto discover 250 shineray e adiantei um dente da engrenagem do comando sentido horario (lembrando que eu amo mecanica de moto e estou aprendendo pelo dom que Deus me deu e vindo aqui ver videos he he he ) enfim percebi que minha moto em alta nao consegue passar de 130 km/h sendo que antes chegava facil aos 135 - 140 km/h sem contar que esta bem mais quente motor agora fim de semana que vem vou atrasar um pouco o volante do comando obrigado por compartilhar conhecimento
Fio, assisti uns 30 vídeos no TH-cam e você foi o único que esclareceu minha dúvida, que o espírito do macgiver te protega e imumine suas gambiarras, agora vou mexer aqui no ponto da minha moto e ver no que dá, valeu aí mostro!
Excelente técnica,sou mecânico de moto mas nâo mecho em 2 tmp,agente aprende todo dia e confesso q pensava q a compressâo ocorria melhor com o pistâo no pms,e nâo exatamente no momento da descida,valeu sucesso.
Falou Paulo, valeu. Vi em algum lugar que o melhor aproveitamento da combustão ocorre quando a queima termina e o pistão está 14 graus após do PMS. Mas não sei se é uma regra geral para todos os motores. Abs!
Salve brother! Estou começando a (lenta e paciente) preparação de uma XTZ 250x, comecei pela mudança do sistema de escape dela, e estou partindo pra um comando + termo tape. Futuramente, pretendo trabalhar o cabeçote dela e pôr um fuel controller + hallmeter para ter um monitoramento mais preciso da magrela, e achei bem interessante essa vídeo-aula sobre ponto de ignição, pois ficou bastante claro que está tudo interligado... Taxa de compressão, mistura, combustível utilizado, temperatura de funcionamento... Valeu mesmo pelas explicações!
otima explicação, fiz o teste com a vela de grau 8 e a 9 e com a 8 o motor ficou mais redondo.deu uma boa diferença . próximo passo vai ser com a folga do eletrodo.qqr novidade posto aqui.valeu.um grande abraço.
Tenho uma CRF250F injetada, instalei um módulo que controla o combustível e a ignição de forma personalizada. Seu vídeo serviu de base para eu ter conhecimento de como ajustar esses parâmetros ao meu gosto. Muito obrigado. Ja tive uma DT200 tb rsrs.
Boa noite, amigo. Tudo que você disse está perfeitamente alinhado com a realidade. Minha 200 de trilha está com mesa e magneto de competição da magnetron e CDI da caloi(mobilete) . Esse conjunto possui ponto fixo. Hoje andei com o ponto bem adiantado. E, realmente, aconteceu o que vc falou: ela ficou com muito torque em baixa e média mas o motor não conseguiu desenvolver altas rotações nos trechos mais livres e longos. Vou atrasar um pouco e ver como ficará. Mas acho que, pelo fato do cdi de mobilete nao ter avanço, o motor não renderá tanto quanto com a ignição original.
6 ปีที่แล้ว +1
Muito obrigado mano ajudou muito, trabalhei no cabeçote da minha Mobilete, e o ponto estava atrasado, no momento andava apenas em média, baixa, adiantei o ponto para ganhar giro, (pois achava que era ao contrário do que vc explicou) e realmente ficou um canhão de baixa e media está abrindo muito bem mais de alta não tenho giro no motor agora tudo faz sentido, vou atrasar um pouco o ponto dela, vlw mano sou muito teu fan
DT200 Pônei Maldito o CDI não tem como usar nela, a não ser que mude o volante, fazer umas adaptações, pq sao dois pontos de ignição diferentes, o CDI estou usando em uma twister 270cc, ficou bem tri, mas a comet ficou muito foda aumentando a cilindrada.
Boa noite , parabéns o senhor é um excelente professor aprendi muito com os seus videos , o senhor poderia me tirar uma duvida ? qual a temperatura ideal de trabalho do motor refrigerado a ar e qual a temperatura maxima para mim ter um cuidado especial em não chegar a esta temperatura . abraços
Muito boa tua análise, me tirou várias dúvidas, acredito que uma ignição programável conseguiria extrair um desempenho bem superior dos motores, se auto ajustando por lambda e temperatura do motor, semelhante á injeção eletrônica, porém apenas controlando o ângulo de avanço.
DT200 Pônei Maldito Meu caso é 4T em uma GS500, o ajuste de ponto de fábrica tem maior avanço em alta, mas na baixa se adiantar o ponto ela fica bem mais esperta na cidade só que perde em final.
Ótimo vídeo mano, parabéns explicação perfeita. Tenho uma 4mm+cabeçote e comando 6,6 de levante. Mas estar ruim em alta vou atrasar o comando e ver como fica. Obrigado pelo vídeo cara. Sucesso
DT200 Pônei Maldito só o comando de válvulas, infelizmente não sei fazer isso. Tenho que ver com o mecânico. Minha moto é uma fan 125 2009 com parte de cima da titan 150 preparado
DT200 Pônei Maldito tipo assim amigo, a moto desenvolve muito bem de baixa e média e quando chega certinho a 100km eu sinto a moto pesar e só chega até 120km morrendo.. E a lenta dela nunca fica redondinho. Tive um investimento de quase 5 mil pra moto da 120km, dá mó tristeza. E minh moto n era assim ficou assim do nada. E eu uso cdi sem limitado ai a lenta da uma melhorada. e com cdi original fica ruim.
Mano tenho uma 150 carburada com 4mm e comando, ta tudo certinho , taxa , cabeçote , enfim , ela TB só da proximo a 125 por ai , suspeito q é o cdi q coloquei o da titan 2003 , vou atrasar o ponto pra ver se melhora
Boa explicação, parabéns! Realmente com ign original nas 2t , tive melhores resultados atrasando ponto. Ex: se comparar um magneto da 135z com o das demais rd135, o da 135Z( se não me engano é o q tem a letra S) eh mais atrasado ;
Bacana sua explicação amigo, já serve de referência, porém o avanço da ignição não se prende a curva do CDI, nas motos mais novas (CG 150 Ex) o CDI faz um cálculo da carga que o motor se encontra, ou seja uma moto a 6000 RPM sem carga aceita um ponto mais adiantado que a mesma moto a 6000 RPM com carga. É esse o motivo das nossas antigas motos 2T estarem perdendo pra 4T, os CDI's paralelos que temos no mercado não fazem esse controle de carga e original tá difícil, nem sei te dizer se o CDI original da DT 200 faz esse controle, o da DT 180 não faz.
Vlw vlw estava precisando de uma explicaçao dessas para a regularem da minha moto usando o fuel controller da servitec, e adiantava o ponto e tinha muita potencia mas so em baixa na alta a moto perdia força, obrigado mesmo!!!
QUE SHOW SUA EXPLICACAO ESTOU ATRAZ DESSAS PRECIOSAS AULAS RS, PODERIA ME INFORMAR , SERIA MSM INFORMAÇOES MAIS SERIA DE UM MOTOR OHC 1.8 ALCOOL 86 INICIAL EM 10 °EM 750 890 RPMS,
muito bom o video, notei que no final você fala que pra troque em baixas e medias rotações é legal adiantar o ponto, ja em alta o interessante é atrasar, acredito que tu ja tenha visto o novo CDI que ta no mercado que permite um total controle da curva de avanço, ele seria o ideal né? E sobre graham bell, por acaso nao tem uma versão traduzida que possa me passar, só achei em inglês.
Ótimo vídeo, tenho uma dúvida, faço aeromodelos e uso motores de rocadeira , só que nao tem a msm rotação dos motores próprios pra aeromodelo , como faço pra melhorar o giro dele , tipo aumentar uma porcentagem sem estragar o motor , pelo que eu entendi da sua explicação é atrasando o ponto de ignicao , poderia me ajudar ? Lembrando que preciso de rendimento em alto giro ou até msm aumentar a rotação motor .
nossa genial esse estudo muito obrigado eu gostaria de saber onde eu poderia pegar esse conteúdo para estudar eu ja acho exagerado 30° de diantamento de ponto agora eu entendi o porque o unico mal além da vida útil é que a moto fica gastona com menos ponto kkk
Um bom exemplo disso é a ignição magnetron,que vem o ajuste rd135,dt200,e 180,sendo que no suposto ponto da 135 a ignição esta a 3.80mm APMS,dt200 a 2.5mm APMS e Dt180 a 1.8mm APMS! Não tem a mínima condição de um motor de curso pequeno e girador como o 135 usar 3.80mm de avanço,é o cumulo de exagero! Quando mais de alta o motor menor é o avanço e mais alta deve ser a janela de escape,com transferências seguindo na mesma ordem!
Amigo possuo uma ignição de competição completa magnetron na minha dt 200 de trilha, porem cilindro tudo e original nada alterado, ela fica com excesso em baixa rotação, porem como essa ignição já vem bastante adiantado eu rasguei um pouco a furacão e atrasei a moto ficou ótima em baixa sem excesso porém não estica tanto como era
ótimo vídeo, tenho um motor RD 135 com ignição de alta da magnetron, vc diz no vídeo que se queremos que nosso motor tenha mais rendimento na alto giro temos que atrasar. lá tem 3 marcas 1° DT180 em uma extremidade 2º DT200 e 3° RD, pra eu atrasar o ponto eu tenho que voltar sentido DT 200? e se for ? quanto? como eu sei isso? se poder responder agradeço desde já , obrigado.
deixa eu ver se entendi, nao conheço a ignição magnetron. Mas para atrasar o ponto vc gira a mesa no sentido anti horario, ou gira o magneto sentido horário, mas aí tem o lance da travinha, da mais trampo.
Boa noite, tenho uma ignição de jog na RDZ 135, ta funcionando bem mas não sei se esta no ponto exato, tem alguma ideia de como achar esse ponto mais facil?
o pônei tem uma vela do fusca a bosch super 4, será que ela trabalha na mesma temperatura da br8 da dt? combustível de avião pra dt 200 ''a gasolina azul" deve ajudar o motor a rodar mais frio e melhorar o desempenho, epor ultimo, vela de iridium br9 pra dt será que ajuda mesmo?
daniel messias oba Daniel. Teria que ver uma tabela de equivalência entre as fabricantes. Gás azul não posso falar pois não conheço ainda. Iridium dizem que sim, mas eu não senti diferença. Talvez por meu motor não ser preparado Abs
Meu camarada boa tarde, estou vendo seu video e gostei muito, porem não sou mecanico e possuo uma mobilete que tem motor dois tempos e que no manual da moto became que baixei da internet é recomendado que o avanço é de 1,9 a 2mm btdc, porem esse manual é um pouco antigo e esse manual se refere ao motor com platinado e agora usamos CDI nas mobiletes. Conversei com algumas pessoas que colocam o ponto em cima e outros um pouco avançado, porem quando avancei, verifiquei que o mtor pode rodar ao contrario. Então conclui que devo atrasa-lo. Tanto com platinado quanto com CDI o ponto pode ser o do manual ( em torno de 2mm BTDC)? Obrigado
Niltonmage cara, meio confuso isso. Sua mobi tem CDI mas vc tem um manual com platinado... Será que só mudou de platinado pra CDI nas versões da mobi? Será que não mudou o tipo de combustível, taxa, carburacao, vela, etc... Não sei bem o que te falar, mas bota em 2mm e veja o comportamento dela, veja a cor da vela e avanço também na vela. Boa sorte
Ótima explicação 👏👏👏 Amigo me ajuda. Retirei Magneto do virabrequim, e não me atendeu em marca o porto que estava, lembrando que esta sem chaveta. Contudo, como posso recolocar o magneto no lugar e acerta o ponto ? Fico agradecido
Muito interessante seu vídeo eu sou leigo mas queria uma opinião de quem entender mais do assunto eu tinha uma moto 50cc e coloquei um kit de 80cc com cabeçote e claro... Mas o pistão e cavado ao contrário do original de 50 que era cabeçudo ai tem momentos em baixa quando acelerou da uns estouros no filtro de ar queria saber se nesse caso pede mais avanço ou atraso do ponto
Tenho uma dúvida que fiquei pensando no vídeo quando taxo um motor 2 tempo para o álcool tenho que adiantar o ponto ou atrasar ? Lembrando que rebaixei o cabecote e abri as janelas de transferência escape e admissão rodando com um koso 28 mm
Boa noite tenho uma dúvida tive que faze uma pula macaco na tampa do cildro da minha rd sendo assim a vela subiu um poco pra cima. No que isso vai infuencia no motor e rendimento da moto. E tu achas que devo tax ela mais pra justa mente reduzir o volume da câmara de combustão?
Boa noite. Espanou a rosca da vela? Sim, seu motor está descomprimido e precisaria adiantar o ponto, pois a centelha está mais longe agora. Não rola de trocar o cabeçote?
Para evitar alta temperatura na camara de combustão e a temida pré detonação é só instala um sistema de injeção de água e etanol, aumenta em até 25% a performance potencia e até 15% de economia e ainda diminui em até 99% as emissões de poluentes e se não bastasse descarboniza e aumenta a vida útil do motor em mais de 100%.
Verdade. Mas como injetar AA diretamente nas 5 janelas de transferências desse motor 2T para ter um resfriamento homogêneo do pistão? Fora energizar tantos bicos... É um desafio.
_______________ Se injeta alcool vai é aumentar as despesas do utilizador nao economia nenhuma. O resto é teorias LIXO, porque as coisas são bem mais complexas.Além, disso goticulas de água provocam uma espécie de cavitaçao. Nos paises mais humidos as fabricas manda fazer uma manutenção maior ao motor, porque será? àgua nao é bom nao. Isso pode ser usado esporadicamente em motores de competiçao para impedir detonaçao, mas nao motores de uso diario. Água nao descarboniza motor, pode limpar a cabeça do pistao, mas ja nao limpa os aneis e outras partes que estao mais escondidas, e onde é preciso a descarbonizaçao, ja que a agua nem chega la, evapora antes. Portanto a teoria da descarbonizaçao do motor também cai fora, nao é verdade.Voçe tá a confundir descarbonizaçao do motor, com descarbonizaçao das camaras de combustao. Faz -me lembrar um produto de uma amrca conhecida, para lubrificar os topos dos cilindros, topos dos cilindros nao precisam de lubrificaçao. _________________
Maxengines Tech na verdade hj em dia os motores tao tem recebido injeção de água e METANOL a fim de resfriar a Câmara de combustão. Como o amigo do vídeo falou e muito bem explicado calor é maléfico ao motor.
Boa noite estou montando uma agrale de trilha qual o ponto certo para a ignição antes 1.78 do pistão chegar em cima ou 1.78 depois que começar a descer
PUTZ, ESQUECI DE COMPLETAR O RACIOCÍNIO. A MISTURA IDEAL, NEM RICA E NEM POBRE, AQUELA QUE ESTÁ NO LIMITE DE CAUSAR A DETONAÇÃO, ELA QUEIMA MAIS RÁPIDO, E EXIGIRIA MENOS AVANÇO DA IGNIÇÃO, OK?! ABS
Amigo venho acompanhando seu canal há muito tempo e gostaria que voce me ajudasse, tenho uma dt 200 de trilha porem esta toda original nada mechido, esta com ignicao magnetron e vela br8eix (iridium) porem ela fica com excesso em baixa rotacao esta com o gicle .27,5 e de alta o 170, ja troquei pelo 160 e da falta quando voce esta em media rotacao e enrola o cabo de uma vez ela da uma engasgada tipo booh e vai embora, com o gicle 170 que esta nela ta beleza, porem a baixa dela fica com execsso de combustivel nao fica lisa como uma ''normal'' o que poderia ser, a vela dela esta na base da rosca marrom claro cor de mistura ideal, estava lendo se atrasar um pouco o ponto ela melhora a baixa verdade? obrigado.
Salve. Só vi agora. Moto original não precisa mexer em ponto nao. Dá mó trampo e na prática altera pouco. Se a média que ta embolando, vc tem que mexer na agulha, e só. Mas só mexe na agulha após achar o gicle de alta correto. boa sotrte
Instalei uma bobina megaville com cdi de mobilete e percebo que a moto não está com aquele arranque e nem final da ignição original lembrando que uso na trilha e está com ypvs mecânico, se atrasar o ponto vc acha que ela vai dar mais final
Boa noite , estou a preparar um motor dtr125 esse dt200 nao saiu no meu país, gostaria de saber que taxa de compressao vocês usam normalmente ai no brasil na gasolina pura porque aqui infelizmente nao há alcool. O maximo de octanagem que ha aqui sao 98octanas eu estava a pensar em meter 10:1
Bom dia, tudo bem? Gostaria de dar uma sugestão de vídeo que creio que ajudaria muita gente, inclusive a mim, como faço pra saber se o autolube está mandando a quantidade certa de óleo pro meu motor? E por exemplo se eu uso um óleo que indica 40 ml por litro, mas vou começar a usar um óleo melhor q precisa só de 20ml, como faço essa regulagem? Só no cabo, já vi alguma coisa sobre aquela arruela que tem no autolube, mas nada muito esclarecedor. Obrigado
Maicon Schmidt bom dia. Eu ainda não tive oportunidade de fazer isso, mas sugestão anotada. Esse vídeo pode te dar uma luz th-cam.com/video/dNF58SvuxTo/w-d-xo.html em algum momento ele fala sobre arruelas na bomba
Tenho uma Dt 200 de trilha. Na minha moto uso o CDI/Bonina de mobilete (CDI e Bonina integrados). Pelo que já li não há avanço dinâmico do ponto nesse tipo de CDI. Minha dúvida é se já tem alguns graus de avanço estático (moto em marcha lenta). Enfim, o que já reparei é que se eu mexer na mesa de ignição pouquinha coisa no sentido de avançar o ponto (apesar de minha mesa não ter oblongos, os furos por onde passam os parafusos de fixação tem uma pequena folga que permitem esse mínimo ajuste) a moto dá sintoma de contra-pedal quando vou dá partida. A dúvida é...será que valeria avançar um pouco o ponto (considerando que não há avanço estático) ainda com esse sintoma de contra-pedal?
Rapaz, fiquei curioso com essa de não ter avanço. Pra mim todas tinham. Vivendo e aprendendo. Enfim, talvez a vela possa te indicar se está com muito avanço. Muito avanço vai gerar mais calor e até detonação. Estes sintomas são visiveis nos eletrodos da vela. Fiz alguns vídeos explicativos no meu canal. Bom proveito. Se puder, depois compartilha os resultados conosco. Abs
DT200 Pônei Maldito deixa comigo. Eu estou dando una regulada na carburador dela. Talvez eu tenha que trocar a grilagem (carburador original). Pra não confundir os sintomas eu vou primeiro tentar regular o carburador e depois dou uma mexida no ponto. Vou comentando os resultados.
estava olhando meus arquivos e tambem tenho o manual do grahan bell, estou com um trabalhão com um motorzinho de rd 135, qual seria sua sugestão para eu acertar o ponto de avanço e atraso deste motor pois ele tem ponto fixo, e depois que resolvi o problema de compressão do motor ele da a impressão de estar avançado pois ao dar partida ele da contragolpe no pedal
Luiz Horta o ponto da DT 200 é fixo tb. O que o pessoal faz é rasgar os furos dos parafusos da mesa, onde ficam as bobinas, e giram a mesa um pouco no sentido anti horário pra adiantar o ponto. Pra evitar contra golpe seria no sentido horário. Isso se for problema de avanço mesmo. 2 ou 3 graus devem resolver. O que vc fez com a taxa?
neste motor eu retrabalhei as janelas de expansão, e melhorei as juntas do cilindro e tampa do cabeçote, não mexi no squish original, estou utilizando bobina automotiva do fiat uno o que melhorou muito a qualidade da faisca,tentei utilizar um estator que tenho da 180 mas acho que terei que reforma lo, estou usando o estator da rd mesmo, ja retrabalhei a mesa do estator da rd mas acho que vou ter que retrabalhar a tampa para poder ter espaço para mover o ponto dele, valeu a dica,
Boa noite amigo, tenho uma Titan 160, mechi na parte de cima do motor, ela está com 205cc, comprei um fuel controll aparelho que meche na no ponto de ignição e combustível, queria saber se pode me ajudar a achar minhas regulagens com algumas dicas aguardo retorno...
Esse adiantamento no ponto ate 4 mil rpm nao seria por que aindo nao tem uma compresao eficiente da mistura por conta do escape ainda nao estar cheio , da li em diante ja cheio mais atraso da ignicao em alta rpn estou estudamdo mastante igncao pois vou montar uma injetada
Weyner Souza Salve. Tem a ver com o tempo de queima da mistura (que varia pouco, apenas com calor e pressão). Mas a velocidade do pistão (giro do motor) varia bastante. Por isso Ignição pvl, sem avanço, é boa numa determinada faixa
Amigo tô com um kit pra minha moto e uma Titan 150 vou colocar um pistão 73mm 64mm de curso e biela maior 106mm vai ser no álcool 12,5/1 devo atrasar o ponto de ignição quero evitar o risco de quebrar
Eu não entendi o seu último comentário, trabalho na competição e estamos sempre a procurar melhorias. E sempre adianto a ignição para melhor performance. No entanto, vc fala que devo atrasar ....... Captei mal a informação ou estamos a falar coisas diferentes.
Eneas Queiroz oba Eneas. Só vi agora seu post. O normal são as motos saírem de fábrica já com muito avanço. Se vc viu o vídeo todo, deve ter visto que algumas preparações, tipo do squish, exigem um atraso no avanço, pois a queima da mistura percorre uma distância menor. Mas já ouvi dizer que DT 180 aceita bem um pouco mais de avanço. Assim, eu não tenho prática com isso. Deixo claro nos meus vídeos que sou apenas um entusista que busca informações em boas literaturas sobre 2T. Prefiro esse caminho do que tentativa e erro ;-) . Abs
mano un detalhe se aumentar a centelha da tipo fazer uma bobina q largue mais corrente isso ajudaria na queima ou n mudaria nada na pratica oq aconteceria
eu entendo que a velocidade da queima é constante , nao tem como acelerar esse processo , a faísca inicial saindo da ponta da vela tem uma velocidade constante ate o inicio da combustao , aos nossos olhos humanos muito rapido mas num motor a 10 k rpm precisa ser solta ou iniciada antes . a velocidade da queima da mistura eu acredito ser constante , nao tem como quantificar a velocidade da queima sobre baixa ou alta temperatura . Sim a velocidade de propagaçao da mistura do seu momento inicial ate a completa combustao é uma constante , talvez a expansao dos gases seja variavel sobre baixa ou altas temperaturas , muito sensivel nos motores 2T por nao usar variador de abertura de expulsao dos gases queimados .
Opa, Adriano, beleza? Valeu por comentar, amigo. Acho que vc entendeu bem o negócio. Apenas para complementar e ficar bem claro, vamos supor que perto da vela a velocidade da queima é de 10m/s. Já nas bordas da camara de combustao essa queima passa para uma velocidade de (outro chute) 100m/s. Porque? Porque conforme essa queima vai se alastrando, a mistura ainda nao queimada à frente dela vai ganhando ainda mais calor pela compressão, dessa forma queimando ainda mais rápido. Daí teremos uma velocidade MÉDIA de queima de, sei lá, 60m/s. Este tempo médio é que nao oscila comparado à velocidade do pistao (RPM). Abs
eu entendo que a velocidade da queima é constante , NAO É NAO, DEPENDE DO AR FORNECIDO, DO TAMANHO DAS PARTICULAS, DO PODER CALORIFICO DO COMBSUTIVEL USADO, E ATE DA VELOCIDADE DO AR nao tem como acelerar esse processo , TEM SIM a faísca inicial saindo da ponta da vela tem uma velocidade constante ate o inicio da combustao , NAO TEM- DE MANEIURA NEHUMA a velocidade da queima da mistura eu acredito ser constante , ACREDITA MAL nao tem como quantificar a velocidade da queima sobre baixa ou alta temperatura . TEM SIM Sim a velocidade de propagaçao da mistura do seu momento inicial ate a completa combustao é uma constante , NAO É talvez a expansao dos gases seja variavel sobre baixa ou altas temperaturas , AI ACERTOU POR SORTE muito sensivel nos motores 2T por nao usar variador de abertura de expulsao dos gases queimados .
fico aqui pensando... como tem pessoas que fazem questão de votar negativamente com uma explicação sensacional deste este cara . meus parabéns voce tem o dom da didática
Valeu amigo. Pra mim, deslike passa até batido. O triste é a pessoa não comentar o que não gostou no video, ou o que discordou, quer dizer, somar conhecimentos. Enfim. Vlw amigo. TMJ
Cultura brasileira , isso é normal. Muitos acham que apenas a forma de pensar deles próprio esta certa e as outras estão erradas.
Quando o sujeito e um ze bct ele critica.
A resposta é fácil meu amigo, existe informação incorreta na explicação sensacional. O ponto de ignição de motores 2 tempos nada tem a ver com efeito venturi ou pulverização dos gazes da admissão. Abraço.
Inveja
Parabéns cara... um dos melhores vídeo que já assisti de uma pessoa explicando sobre avanço de ignição em português!
Vc disse uma verdade semana passada montei o motor da minha moto discover 250 shineray e adiantei um dente da engrenagem do comando sentido horario (lembrando que eu amo mecanica de moto e estou aprendendo pelo dom que Deus me deu e vindo aqui ver videos he he he ) enfim percebi que minha moto em alta nao consegue passar de 130 km/h sendo que antes chegava facil aos 135 - 140 km/h sem contar que esta bem mais quente motor agora fim de semana que vem vou atrasar um pouco o volante do comando obrigado por compartilhar conhecimento
Fio, assisti uns 30 vídeos no TH-cam e você foi o único que esclareceu minha dúvida, que o espírito do macgiver te protega e imumine suas gambiarras, agora vou mexer aqui no ponto da minha moto e ver no que dá, valeu aí mostro!
Excelente técnica,sou mecânico de moto mas nâo mecho em 2 tmp,agente aprende todo dia e confesso q pensava q a compressâo ocorria melhor com o pistâo no pms,e nâo exatamente no momento da descida,valeu sucesso.
Falou Paulo, valeu. Vi em algum lugar que o melhor aproveitamento da combustão ocorre quando a queima termina e o pistão está 14 graus após do PMS. Mas não sei se é uma regra geral para todos os motores. Abs!
Salve brother! Estou começando a (lenta e paciente) preparação de uma XTZ 250x, comecei pela mudança do sistema de escape dela, e estou partindo pra um comando + termo tape. Futuramente, pretendo trabalhar o cabeçote dela e pôr um fuel controller + hallmeter para ter um monitoramento mais preciso da magrela, e achei bem interessante essa vídeo-aula sobre ponto de ignição, pois ficou bastante claro que está tudo interligado... Taxa de compressão, mistura, combustível utilizado, temperatura de funcionamento... Valeu mesmo pelas explicações!
otima explicação, fiz o teste com a vela de grau 8 e a 9 e com a 8 o motor ficou mais redondo.deu uma boa diferença . próximo passo vai ser com a folga do eletrodo.qqr novidade posto aqui.valeu.um grande abraço.
Boa Rodrigo, Posta sim. Quero fazer videos sobre vela em breve tb
Tenho uma CRF250F injetada, instalei um módulo que controla o combustível e a ignição de forma personalizada. Seu vídeo serviu de base para eu ter conhecimento de como ajustar esses parâmetros ao meu gosto. Muito obrigado. Ja tive uma DT200 tb rsrs.
Boa noite, amigo.
Tudo que você disse está perfeitamente alinhado com a realidade.
Minha 200 de trilha está com mesa e magneto de competição da magnetron e CDI da caloi(mobilete) . Esse conjunto possui ponto fixo. Hoje andei com o ponto bem adiantado. E, realmente, aconteceu o que vc falou: ela ficou com muito torque em baixa e média mas o motor não conseguiu desenvolver altas rotações nos trechos mais livres e longos. Vou atrasar um pouco e ver como ficará. Mas acho que, pelo fato do cdi de mobilete nao ter avanço, o motor não renderá tanto quanto com a ignição original.
Muito obrigado mano ajudou muito, trabalhei no cabeçote da minha Mobilete, e o ponto estava atrasado, no momento andava apenas em média, baixa, adiantei o ponto para ganhar giro, (pois achava que era ao contrário do que vc explicou) e realmente ficou um canhão de baixa e media está abrindo muito bem mais de alta não tenho giro no motor agora tudo faz sentido, vou atrasar um pouco o ponto dela, vlw mano sou muito teu fan
Parabéns, comprei uma CDI programável pro meu motor, ajudou muito a sua explicação, perfeito mesmo!!!
Ouvi dizer que a comet fica um monstrinho com CDI de competição. Imagina com aumento de cilindrada então de 250 pra 340. Show!
DT200 Pônei Maldito o CDI não tem como usar nela, a não ser que mude o volante, fazer umas adaptações, pq sao dois pontos de ignição diferentes, o CDI estou usando em uma twister 270cc, ficou bem tri, mas a comet ficou muito foda aumentando a cilindrada.
Top ,me ajudou bastante,estou configurando um Full controle na moto .
parabéns meu amigo, nao de ouvido as criticas , são todos invejosos.
Top top, continue com os vídeos desse tipo muito bom mesmo!!! Era o que faltava no youtube brasileiro sobre 2t!!!
Valeu irmao. Fico incentivado a continuar. abs
Poderia fazer um vídeo explicando como adiantar o ponto ignição da dt200 na prática
Fantástico sua análise , gratidão irmao
Um dos bons videos explicando sobre preparacao do youtube. Quem conhece sabe.
Muito boa aula.....virei seu fã vc eo cara.....muito boas as explicações! .
Obrigado!!
Boa noite , parabéns o senhor é um excelente professor aprendi muito com os seus videos , o senhor poderia me tirar uma duvida ?
qual a temperatura ideal de trabalho do motor refrigerado a ar e qual a temperatura maxima para mim ter um cuidado especial em não chegar a esta temperatura . abraços
Muito boa tua análise, me tirou várias dúvidas, acredito que uma ignição programável conseguiria extrair um desempenho bem superior dos motores, se auto ajustando por lambda e temperatura do motor, semelhante á injeção eletrônica, porém apenas controlando o ângulo de avanço.
Sim, provavelmente. O problema é a sonda lamba no motor 2T. Eu imagino que carbonize demais... Valeu!! Abs
DT200 Pônei Maldito Meu caso é 4T em uma GS500, o ajuste de ponto de fábrica tem maior avanço em alta, mas na baixa se adiantar o ponto ela fica bem mais esperta na cidade só que perde em final.
Ótimo vídeo mano, parabéns explicação perfeita. Tenho uma 4mm+cabeçote e comando 6,6 de levante. Mas estar ruim em alta vou atrasar o comando e ver como fica.
Obrigado pelo vídeo cara.
Sucesso
De nada, amigo! Ce vai atrasar o ponto de ignição ou o comando de válvulas mesmo? Depois da um retorno aí de como ficou, boa sorte
DT200 Pônei Maldito só o comando de válvulas, infelizmente não sei fazer isso. Tenho que ver com o mecânico. Minha moto é uma fan 125 2009 com parte de cima da titan 150 preparado
DT200 Pônei Maldito tipo assim amigo, a moto desenvolve muito bem de baixa e média e quando chega certinho a 100km eu sinto a moto pesar e só chega até 120km morrendo.. E a lenta dela nunca fica redondinho. Tive um investimento de quase 5 mil pra moto da 120km, dá mó tristeza. E minh moto n era assim ficou assim do nada. E eu uso cdi sem limitado ai a lenta da uma melhorada. e com cdi original fica ruim.
+Tiago Luiz (SenSeY) ta locooo mano 5 mil? ?? gastei 700$ em um 4mm igual ao seu e tá dando 162 no superman!! ;)
Mano tenho uma 150 carburada com 4mm e comando, ta tudo certinho , taxa , cabeçote , enfim , ela TB só da proximo a 125 por ai , suspeito q é o cdi q coloquei o da titan 2003 , vou atrasar o ponto pra ver se melhora
Um dos melhores videos que eu encontrei
Obrigado me ajudou entender melhor. Jesus lhe abençoe
Boa explicação, parabéns! Realmente com ign original nas 2t , tive melhores resultados atrasando ponto. Ex: se comparar um magneto da 135z com o das demais rd135, o da 135Z( se não me engano é o q tem a letra S) eh mais atrasado ;
Parabens e obrigado pela aula.
show de bola a sua explicação
Exelente explicação , parabéns
parabéns pela didática, também aprendendo mais com o amigo valeu...........
Parabéns pelo canal e pelo vídeos, tudo muito bem explicado!
Obrigado amigo. Legal que gostou
mais um inscrito top o vídeo...
explicação show...
vim pelo Diego preparação...
Opa, show de bola. amigo de amigo é sempre bem vindo. Vlw Abs
Top a explicação for amigos das 2 tempos... mais 1 escrito abç.
Bacana sua explicação amigo, já serve de referência, porém o avanço da ignição não se prende a curva do CDI, nas motos mais novas (CG 150 Ex) o CDI faz um cálculo da carga que o motor se encontra, ou seja uma moto a 6000 RPM sem carga aceita um ponto mais adiantado que a mesma moto a 6000 RPM com carga. É esse o motivo das nossas antigas motos 2T estarem perdendo pra 4T, os CDI's paralelos que temos no mercado não fazem esse controle de carga e original tá difícil, nem sei te dizer se o CDI original da DT 200 faz esse controle, o da DT 180 não faz.
a dt200 tem o YPVS....
Parabéns cara sua explicação foi esplêndida...
Mais só uma pergunta? Pra fazer o avanço eu ainda tenho que usa a chaveta no jira?
Vlw vlw estava precisando de uma explicaçao dessas para a regularem da minha moto usando o fuel controller da servitec, e adiantava o ponto e tinha muita potencia mas so em baixa na alta a moto perdia força, obrigado mesmo!!!
QUE SHOW SUA EXPLICACAO ESTOU ATRAZ DESSAS PRECIOSAS AULAS RS, PODERIA ME INFORMAR , SERIA MSM INFORMAÇOES MAIS SERIA DE UM MOTOR OHC 1.8 ALCOOL 86 INICIAL EM 10 °EM 750 890 RPMS,
Certo, muito bem explicado ! Contudo, toda moto preparada a Álcool, tem o ponto de ignição adiantado. Correto ???
Jose A A A sim.
Excelente video, parabens. Obrigado
muito bom o video, notei que no final você fala que pra troque em baixas e medias rotações é legal adiantar o ponto, ja em alta o interessante é atrasar, acredito que tu ja tenha visto o novo CDI que ta no mercado que permite um total controle da curva de avanço, ele seria o ideal né? E sobre graham bell, por acaso nao tem uma versão traduzida que possa me passar, só achei em inglês.
Ótimo vídeo, tenho uma dúvida, faço aeromodelos e uso motores de rocadeira , só que nao tem a msm rotação dos motores próprios pra aeromodelo , como faço pra melhorar o giro dele , tipo aumentar uma porcentagem sem estragar o motor , pelo que eu entendi da sua explicação é atrasando o ponto de ignicao , poderia me ajudar ? Lembrando que preciso de rendimento em alto giro ou até msm aumentar a rotação motor .
Explicação top Obrigado por compartilhar 👍👏
parabens muito bom video bem eplicado se der se enforma sobre as 2t tawilandesas oq sera q eles fazem pra aquelas coisas vooan
eu ja vi aquelas scooters kkk coisa de doido. Obrigado amigo
Que aula maravilhosa 🙏🏻
nossa genial esse estudo muito obrigado
eu gostaria de saber onde eu poderia pegar esse conteúdo para estudar
eu ja acho exagerado 30° de diantamento de ponto agora eu entendi o porque
o unico mal além da vida útil é que a moto fica gastona com menos ponto kkk
Sensacional mano ! Melhor explicação que ja vi ✌
Um bom exemplo disso é a ignição magnetron,que vem o ajuste rd135,dt200,e 180,sendo que no suposto ponto da 135 a ignição esta a 3.80mm APMS,dt200 a 2.5mm APMS e Dt180 a 1.8mm APMS!
Não tem a mínima condição de um motor de curso pequeno e girador como o 135 usar 3.80mm de avanço,é o cumulo de exagero!
Quando mais de alta o motor menor é o avanço e mais alta deve ser a janela de escape,com transferências seguindo na mesma ordem!
Bacana. Como vc conseguiu esses números de avanço? Cassei e não encontrei
@@dt200poneimaldito5 Eu mesmo medir usando um paquimetro!
Mas o correto é relógio comparador com subido enroscado na rosca da vela
Cara gostei muito do vídeo,Muito bem explicado.
Boa noite meu brother, blz teoria nota 10, mas abusando da sua boa vontade poderíamos ter a felicidade de poder ver isso na prática?
Po, quem me dera ter mais tempo pra isso. Uma coisa de cada vez. Primeiro a teoria, depois vou tentar botar em pratica. Aí faço novos videos
DT200 Pônei Maldito Hehehehe tranquilo lek, mas são estas atitudes que não deixam o 2T acabar...
Ótimo vídeo quem sabe,sabe mesmo👏👏👏👏
Amigo possuo uma ignição de competição completa magnetron na minha dt 200 de trilha, porem cilindro tudo e original nada alterado, ela fica com excesso em baixa rotação, porem como essa ignição já vem bastante adiantado eu rasguei um pouco a furacão e atrasei a moto ficou ótima em baixa sem excesso porém não estica tanto como era
ótimo vídeo, tenho um motor RD 135 com ignição de alta da magnetron, vc diz no vídeo que se queremos que nosso motor tenha mais rendimento na alto giro temos que atrasar. lá tem 3 marcas 1° DT180 em uma extremidade 2º DT200 e 3° RD, pra eu atrasar o ponto eu tenho que voltar sentido DT 200? e se for ? quanto? como eu sei isso? se poder responder agradeço desde já , obrigado.
deixa eu ver se entendi, nao conheço a ignição magnetron. Mas para atrasar o ponto vc gira a mesa no sentido anti horario, ou gira o magneto sentido horário, mas aí tem o lance da travinha, da mais trampo.
isso na ignição original, na mag eu nao sei. Teria que avaliar. Vlw bro
Fico muito bom aprendi muito
Ótima explicação like👏👏👏👍
Obrigado, amigo!!
Boa noite, tenho uma ignição de jog na RDZ 135, ta funcionando bem mas não sei se esta no ponto exato, tem alguma ideia de como achar esse ponto mais facil?
Quem aqui e viciado em motores?
como sempre toooooooooop😍
Valeu meu amigo
o pônei tem uma vela do fusca a bosch super 4, será que ela trabalha na mesma temperatura da br8 da dt? combustível de avião pra dt 200 ''a gasolina azul" deve ajudar o motor a rodar mais frio e melhorar o desempenho, epor ultimo, vela de iridium br9 pra dt será que ajuda mesmo?
daniel messias oba Daniel. Teria que ver uma tabela de equivalência entre as fabricantes. Gás azul não posso falar pois não conheço ainda. Iridium dizem que sim, mas eu não senti diferença. Talvez por meu motor não ser preparado Abs
DT200 Pônei Maldito valew
Otimo video parceiro parabens
Boa noite amigo. Gostaria de saber se atrasar o ponto do motor 2 tempo ele quebra pistão?
Show amigo ótimo conteúdo
Meu camarada boa tarde, estou vendo seu video e gostei muito, porem não sou mecanico e possuo uma mobilete que tem motor dois tempos e que no manual da moto became que baixei da internet é recomendado que o avanço é de 1,9 a 2mm btdc, porem esse manual é um pouco antigo e esse manual se refere ao motor com platinado e agora usamos CDI nas mobiletes. Conversei com algumas pessoas que colocam o ponto em cima e outros um pouco avançado, porem quando avancei, verifiquei que o mtor pode rodar ao contrario. Então conclui que devo atrasa-lo. Tanto com platinado quanto com CDI o ponto pode ser o do manual ( em torno de 2mm BTDC)? Obrigado
Niltonmage cara, meio confuso isso. Sua mobi tem CDI mas vc tem um manual com platinado... Será que só mudou de platinado pra CDI nas versões da mobi? Será que não mudou o tipo de combustível, taxa, carburacao, vela, etc... Não sei bem o que te falar, mas bota em 2mm e veja o comportamento dela, veja a cor da vela e avanço também na vela. Boa sorte
O que você acha se colocar um escapamento de competição devo adiantar ou atrasar a ignição? Porquê? Abraço
Ótima explicação 👏👏👏 Amigo me ajuda. Retirei Magneto do virabrequim, e não me atendeu em marca o porto que estava, lembrando que esta sem chaveta. Contudo, como posso recolocar o magneto no lugar e acerta o ponto ? Fico agradecido
Arrumando uma chaveta nova. Dizem que do alternador de kombi serve na dt200. Nunca testei..
A minha uno 88 gasolina cs 1.3 eu não sei qual o grau de avanço que está. no volante so tem 0,5,10 qual devo deixar para ter um bom funcionamento?
Não pode ser critico não, tem que ser #gratidao
Cara o conteudo e bom demais mais eu queria saber como e feito esse calculo ou se e so passar no aparelho .
Muito interessante seu vídeo eu sou leigo mas queria uma opinião de quem entender mais do assunto eu tinha uma moto 50cc e coloquei um kit de 80cc com cabeçote e claro... Mas o pistão e cavado ao contrário do original de 50 que era cabeçudo ai tem momentos em baixa quando acelerou da uns estouros no filtro de ar queria saber se nesse caso pede mais avanço ou atraso do ponto
Tenho uma dúvida que fiquei pensando no vídeo quando taxo um motor 2 tempo para o álcool tenho que adiantar o ponto ou atrasar ? Lembrando que rebaixei o cabecote e abri as janelas de transferência escape e admissão rodando com um koso 28 mm
Estou esperando por esta resposta
Boa noite tenho uma dúvida tive que faze uma pula macaco na tampa do cildro da minha rd sendo assim a vela subiu um poco pra cima. No que isso vai infuencia no motor e rendimento da moto. E tu achas que devo tax ela mais pra justa mente reduzir o volume da câmara de combustão?
Boa noite. Espanou a rosca da vela? Sim, seu motor está descomprimido e precisaria adiantar o ponto, pois a centelha está mais longe agora. Não rola de trocar o cabeçote?
DT200 Pônei Maldito tampa de rd é raro aki mais tu sabe se posso coloca uma de dt 180
Villi Marques não sei dizer amigo. Boa sorte.
DT200 Pônei Maldito o muito obrigado pela atenção ea mano da hora teus video tu aborda so asunto Tri vlw
Para evitar alta temperatura na camara de combustão e a temida pré detonação é só instala um sistema de injeção de água e etanol, aumenta em até 25% a performance potencia e até 15% de economia e ainda diminui em até 99% as emissões de poluentes e se não bastasse descarboniza e aumenta a vida útil do motor em mais de 100%.
Verdade. Mas como injetar AA diretamente nas 5 janelas de transferências desse motor 2T para ter um resfriamento homogêneo do pistão? Fora energizar tantos bicos... É um desafio.
_______________
Se injeta alcool vai é aumentar as despesas do utilizador nao economia nenhuma.
O resto é teorias LIXO, porque as coisas são bem mais complexas.Além, disso goticulas de água provocam uma espécie de cavitaçao.
Nos paises mais humidos as fabricas manda fazer uma manutenção maior ao motor, porque será? àgua nao é bom nao.
Isso pode ser usado esporadicamente em motores de competiçao para impedir detonaçao, mas nao motores de uso diario.
Água nao descarboniza motor, pode limpar a cabeça do pistao, mas ja nao limpa os aneis e outras partes que estao mais escondidas, e onde é preciso a descarbonizaçao, ja que a agua nem chega la, evapora antes. Portanto a teoria da descarbonizaçao do motor também cai fora, nao é verdade.Voçe tá a confundir descarbonizaçao do motor, com descarbonizaçao das camaras de combustao. Faz -me lembrar um produto de uma amrca conhecida, para lubrificar os topos dos cilindros, topos dos cilindros nao precisam de lubrificaçao.
_________________
Maxengines Tech na verdade hj em dia os motores tao tem recebido injeção de água e METANOL a fim de resfriar a Câmara de combustão. Como o amigo do vídeo falou e muito bem explicado calor é maléfico ao motor.
Boa noite estou montando uma agrale de trilha qual o ponto certo para a ignição antes 1.78 do pistão chegar em cima ou 1.78 depois que começar a descer
muito muito bom ,obrigado amigo.
Amigo você é FODA .
PUTZ, ESQUECI DE COMPLETAR O RACIOCÍNIO. A MISTURA IDEAL, NEM RICA E NEM POBRE, AQUELA QUE ESTÁ NO LIMITE DE CAUSAR A DETONAÇÃO, ELA QUEIMA MAIS RÁPIDO, E EXIGIRIA MENOS AVANÇO DA IGNIÇÃO, OK?! ABS
Amigo venho acompanhando seu canal há muito tempo e gostaria que voce me ajudasse, tenho uma dt 200 de trilha porem esta toda original nada mechido, esta com ignicao magnetron e vela br8eix (iridium) porem ela fica com excesso em baixa rotacao esta com o gicle .27,5 e de alta o 170, ja troquei pelo 160 e da falta quando voce esta em media rotacao e enrola o cabo de uma vez ela da uma engasgada tipo booh e vai embora, com o gicle 170 que esta nela ta beleza, porem a baixa dela fica com execsso de combustivel nao fica lisa como uma ''normal'' o que poderia ser, a vela dela esta na base da rosca marrom claro cor de mistura ideal, estava lendo se atrasar um pouco o ponto ela melhora a baixa verdade? obrigado.
Salve. Só vi agora. Moto original não precisa mexer em ponto nao. Dá mó trampo e na prática altera pouco. Se a média que ta embolando, vc tem que mexer na agulha, e só. Mas só mexe na agulha após achar o gicle de alta correto. boa sotrte
.
Tenho uma cg preparada e gostaria de saber como se obtenho qualitativamente uma mistura ideal?
Boa tarde curto seu suas dicas acho legal tem me ajudado gostaria de mandar uma caneca do meu grupo 2t meu watz 051996595062
Instalei uma bobina megaville com cdi de mobilete e percebo que a moto não está com aquele arranque e nem final da ignição original lembrando que uso na trilha e está com ypvs mecânico, se atrasar o ponto vc acha que ela vai dar mais final
Parabéns pelo vídeo
Gostaria que o Sr escrevesse o nome desse livro que foi citado no fim do vídeo de Grahan Bell,se não me engano. Obrigado.
Mecânica sn isso. 2 stroke performance tuning do Graham Bell. Tem no Google.
O mesmo inventor do telefone?? kkk
hahah denorex. parece mas nao é.
Boa noite , estou a preparar um motor dtr125 esse dt200 nao saiu no meu país, gostaria de saber que taxa de compressao vocês usam normalmente ai no brasil na gasolina pura porque aqui infelizmente nao há alcool. O maximo de octanagem que ha aqui sao 98octanas eu estava a pensar em meter 10:1
Olá PONEI A DT 180 VEM COM ATRASO DE IGNIÇÃO DE FABRICA BEM EXPLICITO !! POR SER UM MOTOR REFRIGERADO A AR E ELE TRABALHAR MAIS QUENTE? ALEGRE -ES
Diego Santos atraso??? Mas de quantos graus é esse atraso em marcha lenta? Tu sabe? Abs
É EM ALTA!! FOI MAL !!
Diego Santos Bro, no vídeo aí eu explico o pq do atraso em alta. Se eu entendi bem a sua pergunta....
ENTENDIDO !!! ABRAÇO
Diego Santos Abs. Por ser refrigerado a ar a mistura em alta vem mais rica pra ajudar na refrigeração.
Bom dia, tudo bem?
Gostaria de dar uma sugestão de vídeo que creio que ajudaria muita gente, inclusive a mim, como faço pra saber se o autolube está mandando a quantidade certa de óleo pro meu motor? E por exemplo se eu uso um óleo que indica 40 ml por litro, mas vou começar a usar um óleo melhor q precisa só de 20ml, como faço essa regulagem? Só no cabo, já vi alguma coisa sobre aquela arruela que tem no autolube, mas nada muito esclarecedor.
Obrigado
Maicon Schmidt bom dia. Eu ainda não tive oportunidade de fazer isso, mas sugestão anotada. Esse vídeo pode te dar uma luz th-cam.com/video/dNF58SvuxTo/w-d-xo.html em algum momento ele fala sobre arruelas na bomba
DT200 Pônei Maldito obrigado, vou dar uma olhada
Ótimo vídeo parabens
Tenho uma Dt 200 de trilha. Na minha moto uso o CDI/Bonina de mobilete (CDI e Bonina integrados). Pelo que já li não há avanço dinâmico do ponto nesse tipo de CDI. Minha dúvida é se já tem alguns graus de avanço estático (moto em marcha lenta). Enfim, o que já reparei é que se eu mexer na mesa de ignição pouquinha coisa no sentido de avançar o ponto (apesar de minha mesa não ter oblongos, os furos por onde passam os parafusos de fixação tem uma pequena folga que permitem esse mínimo ajuste) a moto dá sintoma de contra-pedal quando vou dá partida. A dúvida é...será que valeria avançar um pouco o ponto (considerando que não há avanço estático) ainda com esse sintoma de contra-pedal?
Rapaz, fiquei curioso com essa de não ter avanço. Pra mim todas tinham. Vivendo e aprendendo. Enfim, talvez a vela possa te indicar se está com muito avanço. Muito avanço vai gerar mais calor e até detonação. Estes sintomas são visiveis nos eletrodos da vela. Fiz alguns vídeos explicativos no meu canal. Bom proveito. Se puder, depois compartilha os resultados conosco. Abs
DT200 Pônei Maldito deixa comigo. Eu estou dando una regulada na carburador dela. Talvez eu tenha que trocar a grilagem (carburador original). Pra não confundir os sintomas eu vou primeiro tentar regular o carburador e depois dou uma mexida no ponto. Vou comentando os resultados.
Esse sistema da mobilete fica com o ponto adiantado nas dt e nas rd o certo seria atrasar o ponto
Incrível
Excelente vídeo!!!
ótimo vide o explicação vlw +1 inscrito obg.
estava olhando meus arquivos e tambem tenho o manual do grahan bell, estou com um trabalhão com um motorzinho de rd 135, qual seria sua sugestão para eu acertar o ponto de avanço e atraso deste motor pois ele tem ponto fixo, e depois que resolvi o problema de compressão do motor ele da a impressão de estar avançado pois ao dar partida ele da contragolpe no pedal
Luiz Horta o ponto da DT 200 é fixo tb. O que o pessoal faz é rasgar os furos dos parafusos da mesa, onde ficam as bobinas, e giram a mesa um pouco no sentido anti horário pra adiantar o ponto. Pra evitar contra golpe seria no sentido horário. Isso se for problema de avanço mesmo. 2 ou 3 graus devem resolver. O que vc fez com a taxa?
neste motor eu retrabalhei as janelas de expansão, e melhorei as juntas do cilindro e tampa do cabeçote, não mexi no squish original, estou utilizando bobina automotiva do fiat uno o que melhorou muito a qualidade da faisca,tentei utilizar um estator que tenho da 180 mas acho que terei que reforma lo, estou usando o estator da rd mesmo, ja retrabalhei a mesa do estator da rd mas acho que vou ter que retrabalhar a tampa para poder ter espaço para mover o ponto dele, valeu a dica,
Boa noite amigo, tenho uma Titan 160, mechi na parte de cima do motor, ela está com 205cc, comprei um fuel controll aparelho que meche na no ponto de ignição e combustível, queria saber se pode me ajudar a achar minhas regulagens com algumas dicas aguardo retorno...
Numa moto cb 300 com comando preparado e melhor atrasar ou adiantar
Preparado pra ficar mais tempo aberto? Nesse caso, eu acho que atrasar
Será Mesmo porq o meu tá adiantado aki eu queria da uma melhorada nela .. Será se eu atrasar fica melhor de final
O avanço quer dizer em a cela dar a centelha antes de atingir PMS?
Sim.
Gostaria de saber como seria isso em motores 4tempos será que vc pode fazer uma explicação rapida sobre isso ? Muito bom viu obrigado
essa logica do video serve pra todos os motores. Pq vc diz que sua moto ta com excesso? aumentou consumo?
Esse adiantamento no ponto ate 4 mil rpm nao seria por que aindo nao tem uma compresao eficiente da mistura por conta do escape ainda nao estar cheio , da li em diante ja cheio mais atraso da ignicao em alta rpn estou estudamdo mastante igncao pois vou montar uma injetada
Weyner Souza Salve. Tem a ver com o tempo de queima da mistura (que varia pouco, apenas com calor e pressão). Mas a velocidade do pistão (giro do motor) varia bastante. Por isso Ignição pvl, sem avanço, é boa numa determinada faixa
muito bom ...parabéns
Bom dia dia amigo vc teria o gráfico de avanço da rd 135
Amigo tô com um kit pra minha moto e uma Titan 150 vou colocar um pistão 73mm 64mm de curso e biela maior 106mm vai ser no álcool 12,5/1 devo atrasar o ponto de ignição quero evitar o risco de quebrar
amigo posso avança o ponto de imaginação de motor a gasolina pois queria fazer na minha titan 150 com kit 190 cc agradeço sua resposta
Eu não entendi o seu último comentário, trabalho na competição e estamos sempre a procurar melhorias. E sempre adianto a ignição para melhor performance. No entanto, vc fala que devo atrasar ....... Captei mal a informação ou estamos a falar coisas diferentes.
Eneas Queiroz oba Eneas. Só vi agora seu post. O normal são as motos saírem de fábrica já com muito avanço. Se vc viu o vídeo todo, deve ter visto que algumas preparações, tipo do squish, exigem um atraso no avanço, pois a queima da mistura percorre uma distância menor. Mas já ouvi dizer que DT 180 aceita bem um pouco mais de avanço. Assim, eu não tenho prática com isso. Deixo claro nos meus vídeos que sou apenas um entusista que busca informações em boas literaturas sobre 2T. Prefiro esse caminho do que tentativa e erro ;-) . Abs
mano un detalhe se aumentar a centelha da tipo fazer uma bobina q largue mais corrente isso ajudaria na queima ou n mudaria nada na pratica oq aconteceria
Muito bom!
eu entendo que a velocidade da queima é constante , nao tem como acelerar esse processo , a faísca inicial saindo da ponta da vela tem uma velocidade constante ate o inicio da combustao , aos nossos olhos humanos muito rapido mas num motor a 10 k rpm precisa ser solta ou iniciada antes . a velocidade da queima da mistura eu acredito ser constante , nao tem como quantificar a velocidade da queima sobre baixa ou alta temperatura . Sim a velocidade de propagaçao da mistura do seu momento inicial ate a completa combustao é uma constante , talvez a expansao dos gases seja variavel sobre baixa ou altas temperaturas , muito sensivel nos motores 2T por nao usar variador de abertura de expulsao dos gases queimados .
Opa, Adriano, beleza? Valeu por comentar, amigo. Acho que vc entendeu bem o negócio. Apenas para complementar e ficar bem claro, vamos supor que perto da vela a velocidade da queima é de 10m/s. Já nas bordas da camara de combustao essa queima passa para uma velocidade de (outro chute) 100m/s. Porque? Porque conforme essa queima vai se alastrando, a mistura ainda nao queimada à frente dela vai ganhando ainda mais calor pela compressão, dessa forma queimando ainda mais rápido. Daí teremos uma velocidade MÉDIA de queima de, sei lá, 60m/s. Este tempo médio é que nao oscila comparado à velocidade do pistao (RPM). Abs
eu entendo que a velocidade da queima é constante , NAO É NAO, DEPENDE DO AR FORNECIDO, DO TAMANHO DAS PARTICULAS, DO PODER CALORIFICO DO COMBSUTIVEL USADO, E ATE DA VELOCIDADE DO AR
nao tem como acelerar esse processo , TEM SIM
a faísca inicial saindo da ponta da vela tem uma velocidade constante ate o inicio da combustao , NAO TEM- DE MANEIURA NEHUMA
a velocidade da queima da mistura eu acredito ser constante , ACREDITA MAL
nao tem como quantificar a velocidade da queima sobre baixa ou alta temperatura . TEM SIM
Sim a velocidade de propagaçao da mistura do seu momento inicial ate a completa combustao é uma constante , NAO É
talvez a expansao dos gases seja variavel sobre baixa ou altas temperaturas , AI ACERTOU POR SORTE
muito sensivel nos motores 2T por nao usar variador de abertura de expulsao dos gases queimados .
Ponto atrasado no motor 2t , não perde força ?
Como deveria estar o ponto para que a moto pegue mais facilmente fria no pedal?