Uma das poucas coisas boas que conheci esse ano foi o canal do Kobori. Tem surgido na internet, felizmente, economistas honestos, sérios, que não passam pano pro mercado financeiro, pra fazer frente a essa enxurrada de econo-coachs neoliberais
Kobori é um coach comunista e populista. Ele sabe que é mt mais aceito falar que a culpa do mundo é dos ricos que detem os meios de producao, assim como os nazis falavam q a culpa era dos pobres judeus. É o mesmo discurso populista nazi travestido de outros simbolos.
20 ชั่วโมงที่ผ่านมา +5
Fico feliz que tenha apreciado o conteúdo do canal. Forte abraço!!!
O que se sugere que faça então pra melhorar isso que ele falou. Salario baixo p quem não tem nenhuma formação técnica e cobrar juros daqueles que não economizam e querem comprar o que não podem?
@@MsLoucomeloUtopia na verdade é o teu pensamento que já não tem mais cura. O sistema financeiro suga 50% do orçamento e tu acredita que tudo isso é bom por que se não for assim então é "comunismo".
@@MsLoucomeloUtopia na verdade é o teu pensamento que já não tem mais cura. O sistema financeiro suga 50% do orçamento e tu acredita que tudo isso é bom por que se não for assim então é "comunismo".
Sempre vi seus vídeos por conta dos ensinamentos na área de investimentos. Graças a Deus vc veio pro lado do bom senso. De enxergar a realidade como ela é. Seja bem-vindo.
Foi pro lado da Utopia, ate pq me aponte algum Pais comunista no mundo? Tem alguns tentando chegar la, como a Coreia e Cuba, mas pelo nao da dando mt certo nao.
20 ชั่วโมงที่ผ่านมา +3
Fico muito feliz que você esteja acompanhando essa nova fase do canal! Forte abraço!
O melhor para uma empresa X é pagar o menor salário possível, mas ao pagar o menor salário possível ela reduz o lucro de outras empresas devido a diminuição no poder de compra. Outras empresas fazem o mesmo, logo a empresa X vende menos, demite e reduz custos. As outras empresas fazem o mesmo. Resultado tomate, cafe e leite jogados no lixo, fabricas paradas porque o trabalhador não tem dinheiro para comprar... Qual remendo possivel? Bolsa família, assistencialismo como a renda minima universal... Na pratica o governo remenda, a natureza suicida do capitalismo. Isso sem contar um problema ainda maior o suicidio ambiental, afinal num planeta finito a economia não pode crescer de forma infinita.
@@CarueCabral Não entendeu absolutamente nada. Virtualmente todo empresário (todo indivíduo, arrisco dizer) gostaria de poder investir o mínimo e ter o máximo de retorno. Se fosse possível que todos realizassem este desejo, isso resultaria no su1c1d10 que você menciona. Acontece que isto não é possivel. Empresário nenhum tem o poder de oferecer o menor salário imaginável e magicamente trazer para sua empresa a mão de obra necessária. Da mesma forma que não tem o poder de cobrar o maior preço imaginável e ainda assim ser um sucesso de vendas. Por um simples motivo: há uma coisa chamada concorrência. Se você conhecesse as leis que regem o funcionamento do mercado você saberia disso. Faça um teste: tente contratar algum autônomo consistentemente pagando apenas um real. Você não vai conseguir. Tente vender uma garrafa d'água comum por um milhão de reais. Você não vai conseguir. Agora, por que você acha que isso acontece? O mesmo argumento que responde corretamente a esta pergunta refuta a sua tese.
Conheci seu canal a alguns anos atrás mas deixei de acompanhar porque me distanciei desse mercado financeiro, me radicalizei e me aproximei da economia política, agora seu canal reapareceu pra mim e fico muito grato pois seu canal de certa forma também contribuiu nessa minha trajetória. Muito obrigado professor.
Ai a gente tenta explicar isso para nossos amigos, familiares e etc, rapidamente chamam a gente de comunista, socialista, etc, etc. Muito disso acontece porque o modelo neo liberal econômico se apoderou nao somente das instituições politicas-privadas, mas também, se apoderou da psicologia humana de forma que as carências e as dores tenham como principal saída a adoração do próprio carrasco.
@@leonardomarques671Mentira. A natureza humana é sobretudo cultural. Depende dos valores e do ambiente. Se não não viveríamos em sociedades. Outra, a superação do capitalismo atual não nos leva necessariamente ao comunismo, mas para outros sistemas menos exploradores.
O canal do Kobori é um oasis no meio da deserto capitalista liberal. Que maravilha. Eu faço mestrado em Política, Filosofia e Economia em Londres e esse canal me inspira demais! Parabéns, JK!
Virou socialista, mas continuo admirando. Brincadeiras à parte, é loucura defender o sistema capitalista. O problema é que parece não haver soluções menos piores. Abraço e obrigado pelo conteúdo.
O socialismo é um caminho concreto. Assim como o capitalismo demorou pelo menos 600 anos para se tornar o q é hj, o socialismo é a mesma coisa, ele ñ vai surgir da noite para o dia. Tivemos algumas experiências socialistas no século XX com acertos e muitos erros, o q é esperado, pois ñ existe uma receita de bolo de como implementar uma sociedade socialista. A questão é q o professor levantou, o capitalismo é insustentável e ñ vai entregar mais nada além desse desastre q ele é, gerando crises cada vez mais agudas com o passar do tempo, guerras cada vez mais sangrentas e uma desigualdade social brutal. Superar o capitalismo é uma questão de sobrevivência da nossa espécie
@@xthiagoxsete não. Socialismo não funciona, pois o cálculo econômico é impossível. O dia q todo socialista entender isso, ele acorda pra vida. E pra entender isso é só com masturbacão mental, pois não adianta ver vídeo de comunista com qi de macaco na Internet tentando explicar pq vai entender bosta nenhuma. Pra ver o efeito é só olhar as experiências socialistas. Podia usar a China como exemplo e aprender como ela abandonou a economia planificada para se tornar o segundo país mais rico do mundo, claro, com MT capitalismo, com bilionários e empresas gigantes.
@@xthiagoxsete socialismo é o capitalismo de Estado. Não confunda luta pelo trono, pelo poder com sonho de igualdade dentro de uma sociedade. Até quando o afegão médio vai ficar ideologizando como torcedor, a disputa pelo poder de grandes bilionários que hora utiliza a minoria como massa de manobra, hora utiliza os trouxas úteis que reclamam porém passam a vida pagando a conta destas máfias que existem a séculos. Os bilionários vermelhos ou azuis, de direita ou de esquerda querem o teu dinheiro e fazem de tudo para te enganar. Infelizmente conseguem.
Eu não me canso de repetir: a maior vitória do capitalismo é a difusão, quase que completa, da ideia de que, como sociedade, não conseguimos nos organizar de outra maneira - é capitalismo ou fim do mundo
Muito bom professor,!! se puder comente tbm sobre a contradição sob o aumento da inserção da industria automatizada,robotica e I.A , reduzindo a necessidade da forca de teabalho .....esses novos "trabalhadores" por consequencia ainda não são consumidores ..ainda.
Capitalismo é extremamente bom em duas coisas: 1- Gerar mais pobreza que riqueza. 2- Impedir que essa riqueza gerada chegue nas mãos de quem mais precisa dela.
@@waguinfp Consumo acima da capacidade indica que o orçamento do governo precisa de ajuste. É o assunto do momento. Câmbio fora de controle, e muito depreciado , é o sinal de alerta. Isso não é um defeito do capitalismo. Isso é defeito do administrador do sistema no Brasil, mais conhecido como governo.
Financeirizacao é endividamento do Estado e da população. Qual a moral da história? O consumo acima da capacidade de pagamento existe no Brasil. Quem indica essa realidade? O câmbio depreciado e o Brasil ser o campeão mundial de taxa básica de juros ( ou vice).
Caro professor, fiquei feliz de encontrar seu conteúdo. Acho especialmente valioso pela capacidade de "furar a bolha" no âmbito do mercado financeiro. Parabéns pelo bom trabalho! Como ecólogo, a contradição que mais me chama a atenção no capitalismo é a premissa de que é possível (e desejável) que a economia cresça indefinidamente em um sistema de recursos finitos. Mesmo os recursos renováveis dependem de que os sistemas naturais tenham capacidade de reverter (em tempo hábil) a depleção; sistemas estes que vêm sendo cada vez mais pressionados pela atividade econômica. Neste sentido, o mundo corporativo veio com a ideia de agenda ESG e reporte corporativo de sustentabilidade. O Sr. entende que isto pode trazer resultados concretos para a sociedade, em escala, ou seria apenas mais uma manobra que capitalismo encontrou para "pacificar" questionamentos sobre suas premissas fundamentais serem falhas? Forte abraço!
é sempre tão bom ver anti-capitalistas com estéticas e backgrounds diferentes dos que costumamos ver por ai (nada contra, mas é importe ter anti-capitalistas de todos os tipos)
Como quebrar esse ciclo? A obrigatoriedade da distribuição de lucros seria uma solução? Qual teria de ser o % distribuídos pra que houvesse um efeito positivo? Quais outras medidas seriam efetivas? Tributação progressiva sobre o lucro?
Muito bom! Bem elucidativo! Acho muito necessário os economistas como José Kobori, pessoas que realmente têm conhecimento sobre economia, fazerem esses vídeos mais profundos refletindo sobre a questão. Pensando o capitalismo de uma perspectiva maior e fugindo da tecnicidade financeira de "teólogos" do liberalismo. Uma visão mais ampla!
Se os indivíduos soubessem a força que possuem... vamos em frente, professor. Sou ex funcionário do mercado financeiro, e hoje atuo com educação também, em especial com a educação economico-financeira de jovens e adolescentes. A cultura é o leme da economia, e é capaz de disciplinar o capitalismo financeiro. Só precisamos que mais e mais pessoas acordem e digam "o rei está nu".
Parabéns. Você descreveu perfeitamente problemas causados por intervenções estatais na economia. Acertou na identificação do problema. Errou feio na atribuição do causador desses problemas
Fiquei 4 anos em economia pra ver um vídeo curto desse mais sensato do que a maioria dos meus professores (os vendidos do capital ficanceiro) rs Irei atrás de mais videos do senhor Parabéns pela aula!
Professor, uma dúvida: estaria a indústria automobilística em crise devido ao fato de preferir vender poucos carros caríssimos em vez de uma maior quantidade de carros mais baratos para a classe trabalhadora? Isso é viável?
O Estado gerou essa demanda falsa com dinheiro falso, deturpou todo o mercado desde 1971. Não vivemos mais num sistema capitalista, vivemos nessa bolha gigante de impressão de moeda fiduciária que gera demanda falsas e é pago com dinheiro falso.
Cheguei nesse canal por um react feito por outro canal. Nesse react pensei que seria uma saraivada de críticas, mas a expectativa não se confirmou. Aliás, o apresentador, que é de esquerda, surpreendentemente elogiou a honestidade intelectual do JK. Por isso estou aqui, para atestar essa honestidade intelectual e ver como pensa um homem que já operou no mercado financeiro, e, aparentemente, um keinesiano. Sigo acompanhando de perto.
GRANDE PROFESSOR JOSÉ KOBORI, ADORO SEUS VÍDEOS CRÍTICOS E ISENTOS, E TO APRENDENDO MUITO DE ECONOMIA SOBRE ELES. GOSTARIA QUE O SENHOR FALASSE DA ORGANIZAÇÃO MAÇOM/EMPRESARIAL E SEU IMPACTO NA POLÍTICA E NA ECONOMIA DE UMA NAÇÃO, E SE EXISTE MAÇONARIA DE ESQUERDA - OBRIGADO!
Exatamente, e o poder de compra dos trabalhadores só cai. Por isso hoje especulam sobre a renda mínima universal. Por exemplo, o CEO da Open AI financia estudos nesse sentido... O futuro me parece tenebroso.
Além da renda cair, os bons empregos somem. Hoje o funcionário do banco é você mesmo, o metalúrgico é um robô, o lojista é a internet e por aí vai. A guerra do futuro não vai ser entre países, mas entre pobres e ricos, e vai acontecer no nosso quintal.
Que momento houve o turning point da forma de pensar o sistema, José? Pergunto pois tua visão bate com a minha, mas sei que chegamos no mesmo entendimento por vias diferentes. Ótima aula, obrigado!
A falácia desse vídeo é a premissa de que os detentores dos meios de produção 'pressionam' a renda da classe trabalhadora. Lógico que eles não querem gastos, mas isso não significa que eles tem liberdade pra reduzir infinitamente a remuneração da sua mão de obra, porque isso resultaria na perda dessa mão de obra para um concorrente. O erro do discurso é ter os detentores de meios de produção como senhores de engenho contemporâneos, mas na verdade eles são servos do consumidor, e para entregar o que o consumidor quer eles PRECISAM da mão de obra, e para terem a mão de obra precisam tornar o retorno atraente o suficiente para que a mão de obra escolha aquele detentor. Tão verdade é que, se não fosse, esses países que não tem lei do salário mínimo pressionariam a renda para baixo infinitamente dos seus trabalhadores, levando seu salário a 0, o que não acontece, obviamente. Outro fato interessante é que, mesmo com toda desgraça na revolução industrial, a qualidade de vida das pessoas subiram, em vez de cair, e só poderia subir se a renda aumentasse.
A pergunta é: existe outra alternativa que consiga fazer com que as pessoas cooperem a ponto de "gerar valor" ou "produzir" que não seja o capitalismo? A mudança dos reinados e impérios dos séculos passados para o tempo atual permeia a logica de poder de uns sobre outros. Entretanto, neste modelo capitalista financeiro ainda existem possibilidades de ascensão de classe, redução de pobreza,... permite cooperação mesmo com este e outros problemas. Existem muitas razões para este ainda ser o sistema mundial em vigor, principalmente pela lógica de poder. O Fato é que uma grande era de escassez virá, não se sabe quando ou como surgirá, mas a forma das pessoas cooperarem para se manterem vivas irá mudar para melhor ou pior. Logo ficam as questões, quais as alternativas para o fim do capitalismo financeiro? Seria o regresso a modelos históricos ultrapassados? O que acha que irá acontecer se o capitalismo ruir professor? Consegue ver alguma alternativa para este sistema cooperativo que o capitalismo permite mesmo com este e outros problemas?
Sim - oferta e demanda. Sempre há problemas para serem resolvidos, e necessidades à serem sanadas. A questão é: Quem é que ganha com isso? No Capitalismo, é o latifundiário, o grande empresário, o banqueiro, etc.
as pessoas vão criar e produzir naturalmente quando uma visão de futuro e de melhoria de vida ou até mesmo de maior conforto estiverem em seus horizontes. sem contar na curiosidade e na criatividade que chega ser um caso a parte nesse ponto. e outra coisa, nós não precisamos produzir desenfreadamente como o capitalismo exige. trabalho faz parte da vida, mas não pode fazer da vida um refém. o homem como é hoje não começou a cooperar e viver em comunidades somente agora. o homem produz, inova e cria a eras! isso aconteceu a mais de 100 mil anos e foi oq garantiu a nossa sobrevivência. o capitalismo não tem mérito nenhum nisso, na verdade só prejudica o avanço humano, pois quem de fato é recompensado pelos esforços não é o proletário ou quem gerou esse avanço e sim o dono da fábrica que fica com toda a riqueza. por isso meritocracia é uma mentira dentro do capitalismo e esse papo de "fazer pela recompensa que automaticamente gera o avanço" cai por terra. nós fazemos pra não morrer de fome, pois é a única opção que temos, futuro melhor nesse sistema são pouquíssimos que acreditam.
Nunca irá existir outro sistema de trocas voluntárias e produção inteligente para atender uma demanda real (Capitalismo) a crítica do Kobori serve apenas para o Estado que gera uma demanda falsa e paga com dinheiro falso. A crítica dele não serve para o Capitalismo real.
Essa ideia de contratar no menor salário possível é vale só pros pontos da cadeia que não geram valor. Se você produz tecnologia por exemplo, você paga mais caro por bons engenheiros.
Na verdade é puramente lei da oferta e da procura. Você paga mais por bons engenheiros porque eles são escassos e mais difíceis de achar e de substituir, há uma concorrência entre as empresas para contratá-los. Se houvessem muitos engenheiros, se tá sobrando engenheiro bom no mercado, em geral, você conseguiria contratar pagando pouco. Quanto mais você faz parte de um grupo q é escasso frente à procura por ele, maior é o salário q você consegue negociar e obter. Se 2 empresas querem o mesmo engenheiro, fica com ele a que estiver disposta a pagar mais.
Não se precisa supor que o salário é o menor imaginável para observar a contradição, o total gasto por você capitalista com salários + insumos (matéria prima/maquinário/equipamentos) tem que ser menor do que o valor que vc espera ganhar no futuro com a realização (venda), se não você teria prejuízo, simples. Assim, existe mais valor em produto no mercado do que existe dinheiro na mão dos trabalhadores que vão comprá-los. Portanto boa parte das vendas não vão ser efetivadas, ou serão efetivadas por valores abaixo do custo de produção (pra tentar minimizar os prejuízos) e irão em ambos os casos gerar prejuízo para boa parte dos capitalistas da sociedade, que vão quebrar/ cortar custos/ demitir funcionários. Qual a solução do sistema? A produção do sistema teria que aumentar de forma que o total em salário dos trabalhadores de amanhã permitam a compra dos produtos de hoje. O sistema pressupõem expansão constante. Isso num contexto global, num contexto local vc pode tentar vender os produtos que não foram absorvidos dentro do seu país para países vizinhos, mas o problema lá vai ser o mesmo. Para um país ter uma balança comercial favorável (vender mais do que compra), vai ter que ter outro/s comprando mais do que vende e se endividando. O endividamento chega num limite insustentável e boa parte dos capitalistas quebra e se torna parte da classe trabalhadora, os espólios do capital (fábricas/ matéria prima/ terreno) que eram desses capitalistas são absorvidos pelos que não quebraram e portanto o ciclo se reinicia. Agora há menos concorrência e um leve período de expansão do capital e melhora econômica, mas a cada ciclo a centralização é maior, cada vez mais o dinheior se acumula na mão de um número menor de vencedores, e com a redução da concorrência num dado setor, há menos pressão para as empresas venderem seus produtos/serviços por preços mais baratos e para pagar seus funcionários de forma digna, não quer trabalhar aqui? Sinta-se a vontade de sair, nós somos a maior empresa do setor e você tem pouquíssimas possibilidades, também existe um exército de desempregados provenientes das empresas que quebraram doidos para trabalhar.
Tu tá supondo que nenhuma melhoria ocorra, que custos de produção não caiam com eficiência de processos, que novas tecnologias ou não vão surgir. Esse é só UM dos problemas com essa tua análise cuja pretensão só se compara com o nível de ingenuidade e de análise rasa.
Em relação ao primeiro item, eu não chamaria de uma contradição, isso implica que em algum lugar diz A, e em outro lugar diz B que contradiz A. Eu chamaria de forças opostas, freios e contrapesos em um sistema, uma regra A que me leva a uma direção, e uma regra B que me leva em outra, e que me desafiam a encontrar um ponto de equilíbrio que atenda satisfatoriamente ambas as forças. Por exemplo, há uma "regra" que quanto mais uma pessoa gasta, mais ela fica feliz no presente, mas em compensação, mais fica triste no futuro por falta de dinheiro. Por outro lado, quanto mais ela poupa, mais triste vai ficar no presente por não ter as coisas que quer no momento, mas em compensação, mais feliz ficará no futuro por ter dinheiro guardado. E então cada um busca o SEU equilíbrio, qual o nível de gasto que a deixa suficientemente feliz no presente e no futuro. Pra cada pessoa esse ponto de equilíbrio pode ser diferente. Aí é questão de aplicar uma lógica semelhante ao empresário e funcionários, por um lado, se ele querer lucrar muito, vai ficar feliz, porém seus funcionários potencialmente vão largar ele. Por outro, se quiser deixar seus funcionários felizes, vai pagar bem eles, mas se exagerar nisso a empresa quebra. Então cada empresa vai buscar e encontrar esse seu ponto de equilíbrio, e a empresa que errar isso, pra um lado ou pra outro, quebra, a que não errar, sobrevive ao longo do tempo. Em relação ao segundo ponto, do risco ser repassado por meio de ativos financeiros, isso de fato é mais perigoso, entendi que foi o que causou a crise de 2008. Porém, creio que o problema principal não foi o conceito de repassar risco por meio de ativos financeiros assim, mas sim a falta de informações acompanhando esse repasse. Se eu sou um investidor, vou buscar meu equilíbrio entre risco e retorno que me agrade, eu posso ser mais averso a risco e preferir um baixo retorno, ou um que gosta tanto de retornos que não veja problema em correr risco de perder. Naquele caso, ativos com alto risco de perda foram vendidos como de baixo risco, e essa assimetria de informação fez com que muita gente que não aceitaria aquele nível de risco, comprasse achando que não tinha risco, e quando deu problema muitos perderam. Mas se fossem bem informados quanto ao risco, só entrariam quem gostaria de correr tal risco mesmo.
Professor Kobori, sabendo que esta razão cínica permeia tanto o discurso como a disponibilização de coleta de dados, como é possivel obter o percentual medio de mais valor, retorno, ou lucro percentual médio dos diversos de setores produtivos e improdutivos? Obrigado e ótimas reflexões.
A situação só piora quando boa parte da economia depende de exportação de matéria prima, como é o nosso caso. Nessa situação o mercado interno importa ainda menos. Logo o poder de compra do trabalhador pode ser menor
Boa note professor, acompanho seus vídeos. a capacidade e generosidade em compartilhar conhecimentos para algo positivo. Acredito eu, é uma das melhores virtudes da humanidade. Obrigado!
Uma dúvida sincera, eventualmente até utópica. Se parte deste lucro das empresas fosse investido para aumentar a produtividade sem necessariamente diminuir a renda do trabalhador encontrando um "equilíbrio" entre lucro, investimento e despesas isso não traria um equilíbrio maior para o sistema? Imagino que a produtividade deveria ser levada em conta nessa equação. De qualquer, forma um ótimo vídeo!
Ou seja, o mercado financeiro cria a crise para o estado pagar. O pior disto tudo é que a engenharia financeira criada só beneficia 6 meia dúzia de pessoas, estas vão ganhar sempre enquanto a maioria da população vai perder, seja por falta de renda, perda empregos e patrimônio, seja indiretamente através de gastos governamentais para salvar estas instituições da crise que eles criaram. O pior é que não há outra saída a curto prazo para este sistema. Excelente trabalho como sempre. Parabéns
As empresas entenderam o jogo e agora tem como seu sócio majoritário o Estado. Essas empresas são pagas com dinheiro falso e atendem a demandas falsas. Não é mais capitalismo. Sistema Capitalista verdadeiro é uma organização que visa atender uma demanda real com o mínimo de recurso possível e é claro que precisa de uma recompensa pois ninguém consegue se manter só de favores.
Existe tb outra contradição básica, o capitalismo opera na lógica de lucro crescente infinito DENTRO de um sistema de recursos finitos (nosso planeta).
Grande exemplo disso são os meses de dezembro e janeiro. Quando a grande massa de trabalhadores recebe o 13° salário. O comércio aumenta as vendas, às indústrias produzem mais, o turismo nem se fala! A economia aquece devido o aumento de capital na mão na classe trabalhadora.
É verdade, mas a redução do preço dos bens e produtos se dá pelo aumento da concorrência, abertura da economia e livre mercado. O que aumenta também o preços dos bens e serviços são os impostos através do aumento da carga tributária. O estado atrapalha tanto no aumento da carga tributária quanto na obstrução do livre mercado.
E com IA eliminando muitos postos de trabalho, os lucros ficarão maiores, mas desempregados e trabalhadores informais consomem menos. Como ficará este dilema ?
Máquinas substituíram muitos trabalhadores mas sempre existirá uma demanda real, aquele que entender como atender a essas novas demandas vai prosperar.
Professor, o crescimento do Brasil foi revisto para cima, a taxa de desemprego está baixa e a inflação alta o que indicaria uma economia aquecida, mas conversando com colegas do mercado de veículos usados e alguns corretores de imóveis usados todos relatam dificuldade em realizar negócios, o que explicaria essa situação ?
Apenas para levantar um ponto, nas economias mais avançadas, a renda média é elevada, portanto, não são baixos os salários. Nesse caso, gostaria de saber se essa lógica explicada no video se aplica a esses paises ? Obrigado !
Muito bom o video, é ótimo ver um ponto de vista diferente, Sempre fui defensor do capitalismo, apesar de saber que está longe de ser perfeito, ainda assim é o melhor que temos no momento, pois ele fomenta a inovação, as pessoas querem prosperar e para isso sempre vão dar um jeito, seja abrindo seu negócio e criando um produto inovador ou estudando muito e trabalhar pra alguém e criar algum produto inovador, a questão é se a pessoa não é recompensada proporcionalmente pelo seu esforço qual motivação ela terá? Existe algum meio de incentivar as pessoa à cooperação mútua? Eu acho que em qualquer modelo que existe só tem um problema que é as pessoas olharem somente para o próprio umbigo.
Ótima explicação! Mas me tire uma dúvida. Não seria possível parar esse ciclo e até fazer c q girasse no sentido oposto, de um crescimento sustentável, pagamento salários melhores? Pergunto pois entendo q todos ganhando mais, consumiriam mais. E consequentemente quem produz, mesmo c uma margem menor, ganharia mais tb. Agradeço a atenção.
Professor boa tarde! Gosto muito dos seus vídeos mas tenho uma dúvida, o senhor é de direita ou esquerda? Estou um pouco o confuso, pois não sei se o senhor apenas está mostrando a realidade do capitalismo ou se o senhor vê o socialismo/comunismo melhor. Obrigado!
Ha alguns anos, quando assisti a fabula do estado da ilha, nunca imaginei que a mesma pessoa eu encontraria anos depois falando termos como "mais valor", "detentores dos meios de producao", e umas 8 vezes "classe trabalhadora". O que ou quem sera que te machucou tanto a ponto de voce se tornar anticapitalista? E esquecer que as trocas voluntarias è que podem precificar corretamente as coisas? Que pena.
Prezado Prof Kobori, alem dos atores elencados ainda há mais um: os impostos e taxas em cascata. Os produtos realizados no capitalismo financeiro e as apólices de seguro, inclusive em derivativos, embutem a expropriação de renda dos consumidores a cada etapa tributada da cadeia produtiva. Então o produto físico, o produto financeiro e a securitização tem natureza de direito civil, já a natureza de direito público está reservada à intervenção governamental.
É incrível como o neoliberalismo está fazendo explodir a contradição do capitalismo, usam o desenvolvimento tecnológico para aumentar a exploração do trabalho e resolve o problema piorando a situação do trabalhador ao usar o crédito como se fosse renda.
A demanda reprimida é altíssima no Brasil. Grande contingente da população sonha com coisas muito simples, como alimentos e eletrodomésticos, e não conseguem realizar.
Uma das poucas coisas boas que conheci esse ano foi o canal do Kobori. Tem surgido na internet, felizmente, economistas honestos, sérios, que não passam pano pro mercado financeiro, pra fazer frente a essa enxurrada de econo-coachs neoliberais
Kobori é um coach comunista e populista. Ele sabe que é mt mais aceito falar que a culpa do mundo é dos ricos que detem os meios de producao, assim como os nazis falavam q a culpa era dos pobres judeus. É o mesmo discurso populista nazi travestido de outros simbolos.
Fico feliz que tenha apreciado o conteúdo do canal.
Forte abraço!!!
O que se sugere que faça então pra melhorar isso que ele falou. Salario baixo p quem não tem nenhuma formação técnica e cobrar juros daqueles que não economizam e querem comprar o que não podem?
Que quem faça?
Tvz um projeto de industrialização e desenvolvimento do país seria uma boa.
falou em 8 minutos o que muita gente tem dificuldade para explicar em 2 horas. consegui entender muito bem a dinâmica.
Que bom que a explicação foi útil, obrigado por assistir!
Forte abraço!
Por isso devemos lutar pela superação do capitalismo. Muito obrigado por este conteúdo
precisa antes inventar algo melhor, pq toda tentativa só levou a miséria do povo.
É uma utopia. Marx estava certo nas criticas, ao apontar a doença, mas no remedio ele errou de maneira colossal.
@@orthojac e o capitalismo não levou?
@@orthojac simplesmente mentira
@@orthojacsim, a união soviética nem foi a segunda maior potência mundial com 0% de desemprego
Para criticar o sistema econômico é preciso coragem. Parabéns professor.
para criticar precisa oferecer solução melhor.
@@MsLoucomeloUtopia na verdade é o teu pensamento que já não tem mais cura. O sistema financeiro suga 50% do orçamento e tu acredita que tudo isso é bom por que se não for assim então é "comunismo".
@@MsLoucomeloUtopia na verdade é o teu pensamento que já não tem mais cura. O sistema financeiro suga 50% do orçamento e tu acredita que tudo isso é bom por que se não for assim então é "comunismo".
@@orthojac Já leu o manifesto comunista?
@@marcos4369 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sempre vi seus vídeos por conta dos ensinamentos na área de investimentos. Graças a Deus vc veio pro lado do bom senso. De enxergar a realidade como ela é. Seja bem-vindo.
Foi pro lado da Utopia, ate pq me aponte algum Pais comunista no mundo? Tem alguns tentando chegar la, como a Coreia e Cuba, mas pelo nao da dando mt certo nao.
Fico muito feliz que você esteja acompanhando essa nova fase do canal!
Forte abraço!
O melhor para uma empresa X é pagar o menor salário possível, mas ao pagar o menor salário possível ela reduz o lucro de outras empresas devido a diminuição no poder de compra. Outras empresas fazem o mesmo, logo a empresa X vende menos, demite e reduz custos. As outras empresas fazem o mesmo. Resultado tomate, cafe e leite jogados no lixo, fabricas paradas porque o trabalhador não tem dinheiro para comprar... Qual remendo possivel? Bolsa família, assistencialismo como a renda minima universal... Na pratica o governo remenda, a natureza suicida do capitalismo. Isso sem contar um problema ainda maior o suicidio ambiental, afinal num planeta finito a economia não pode crescer de forma infinita.
Isso aí. Não há salvação com exploração. Mas todos os sistemas econômicos falham porque o homem falha ao se ver no poder.
O roubo da mais-valia citado por Karl Marx.
O CARA CONTINUA INCOMÍVEL!
Sem Estado não há capitalismo km
O que você sugere é uma melhor distribuição de renda! E isso é luta de classes =)
@@CarueCabral Não entendeu absolutamente nada. Virtualmente todo empresário (todo indivíduo, arrisco dizer) gostaria de poder investir o mínimo e ter o máximo de retorno. Se fosse possível que todos realizassem este desejo, isso resultaria no su1c1d10 que você menciona. Acontece que isto não é possivel.
Empresário nenhum tem o poder de oferecer o menor salário imaginável e magicamente trazer para sua empresa a mão de obra necessária. Da mesma forma que não tem o poder de cobrar o maior preço imaginável e ainda assim ser um sucesso de vendas. Por um simples motivo: há uma coisa chamada concorrência. Se você conhecesse as leis que regem o funcionamento do mercado você saberia disso.
Faça um teste: tente contratar algum autônomo consistentemente pagando apenas um real. Você não vai conseguir. Tente vender uma garrafa d'água comum por um milhão de reais. Você não vai conseguir. Agora, por que você acha que isso acontece? O mesmo argumento que responde corretamente a esta pergunta refuta a sua tese.
Seria legal você fazer um vídeo falando da *AUDITORIA DA DÍVIDA PÚBLICA DO BRASIL* ✌️✌️✌️
Já viu o canal do Frederico Krepe sobre o tema? Vale a pena para um debate de ideias.
Não precisa, ele explicou no video.
Ele mencionou como fonte em um dos vídeos recentes
Só com uma guerra com os EUA. Eles abocanham metade das nossas riquezas por meio dessa dívida.
@@bluezaozinhobaby2395não explicou não, esse tema é mais profundo do que você acha
Conheci seu canal a alguns anos atrás mas deixei de acompanhar porque me distanciei desse mercado financeiro, me radicalizei e me aproximei da economia política, agora seu canal reapareceu pra mim e fico muito grato pois seu canal de certa forma também contribuiu nessa minha trajetória. Muito obrigado professor.
Mesma coisa ocorreu comigo!
Ai a gente tenta explicar isso para nossos amigos, familiares e etc, rapidamente chamam a gente de comunista, socialista, etc, etc.
Muito disso acontece porque o modelo neo liberal econômico se apoderou nao somente das instituições politicas-privadas, mas também, se apoderou da psicologia humana de forma que as carências e as dores tenham como principal saída a adoração do próprio carrasco.
A natureza do ser humano é individualista, por isso capitalismo é o sistema que sempre vai existir.
Para o escravo, ruim é o capitão do mato e não o senhor do engenho...
@@leonardomarques671Mentira. A natureza humana é sobretudo cultural. Depende dos valores e do ambiente. Se não não viveríamos em sociedades. Outra, a superação do capitalismo atual não nos leva necessariamente ao comunismo, mas para outros sistemas menos exploradores.
Só vou aceitar críticas ao capitalismo quando estivermos no ancapistao!
Ué, chamar comunista de comunista agora é xingamento? Nao entendi nao
Lições como essas deveriam fazer parte do diálogo diário nas famílias. As pessoas teriam outra visão do consumo e da poupança.
Fico feliz por meu marido ter encontrado o canal do Kobori e me recomendar. ❤
Fico feliz que tenham se conectado com o conteúdo do canal!
Forte abraço!
Professor José Kobori mostrando mais uma vez que entende muito mais do capitalismo
do que a maioria desse coachs financeiros e "economistas" por aí!
O canal do Kobori é um oasis no meio da deserto capitalista liberal. Que maravilha. Eu faço mestrado em Política, Filosofia e Economia em Londres e esse canal me inspira demais! Parabéns, JK!
Virou socialista, mas continuo admirando. Brincadeiras à parte, é loucura defender o sistema capitalista. O problema é que parece não haver soluções menos piores. Abraço e obrigado pelo conteúdo.
O socialismo é um caminho concreto. Assim como o capitalismo demorou pelo menos 600 anos para se tornar o q é hj, o socialismo é a mesma coisa, ele ñ vai surgir da noite para o dia. Tivemos algumas experiências socialistas no século XX com acertos e muitos erros, o q é esperado, pois ñ existe uma receita de bolo de como implementar uma sociedade socialista. A questão é q o professor levantou, o capitalismo é insustentável e ñ vai entregar mais nada além desse desastre q ele é, gerando crises cada vez mais agudas com o passar do tempo, guerras cada vez mais sangrentas e uma desigualdade social brutal. Superar o capitalismo é uma questão de sobrevivência da nossa espécie
@@xthiagoxsete não. Socialismo não funciona, pois o cálculo econômico é impossível. O dia q todo socialista entender isso, ele acorda pra vida. E pra entender isso é só com masturbacão mental, pois não adianta ver vídeo de comunista com qi de macaco na Internet tentando explicar pq vai entender bosta nenhuma. Pra ver o efeito é só olhar as experiências socialistas. Podia usar a China como exemplo e aprender como ela abandonou a economia planificada para se tornar o segundo país mais rico do mundo, claro, com MT capitalismo, com bilionários e empresas gigantes.
@@xthiagoxsete socialismo é o capitalismo de Estado. Não confunda luta pelo trono, pelo poder com sonho de igualdade dentro de uma sociedade. Até quando o afegão médio vai ficar ideologizando como torcedor, a disputa pelo poder de grandes bilionários que hora utiliza a minoria como massa de manobra, hora utiliza os trouxas úteis que reclamam porém passam a vida pagando a conta destas máfias que existem a séculos. Os bilionários vermelhos ou azuis, de direita ou de esquerda querem o teu dinheiro e fazem de tudo para te enganar. Infelizmente conseguem.
Eu não me canso de repetir: a maior vitória do capitalismo é a difusão, quase que completa, da ideia de que, como sociedade, não conseguimos nos organizar de outra maneira - é capitalismo ou fim do mundo
@@muriloscarpa284 Exatamente. É mais fácil imaginar o fim do mundo, do que o fim do capitalismo. Precisamos superá-lo.
🎉🎉🎉 parabéns pelo conteúdo . Sempre estou acompanhando 👍👍👍
Obrigado pelo apoio, fico feliz que esteja acompanhando!
Forte abraço!
Kobori, tenho 25 anos e gosto muito de estar aqui pra aprender com esse mar de conhecimentos, muito obrigado!!
Bom dia, senhor ! É muito gratificante ouvir suas explicações !!! Obrigado ! 🙏
Fico feliz que tenha gostado, Lauro.
Forte abraço!
Muito bom professor,!! se puder comente tbm sobre a contradição sob o aumento da inserção da industria automatizada,robotica e I.A , reduzindo a necessidade da forca de teabalho .....esses novos "trabalhadores" por consequencia ainda não são consumidores ..ainda.
Capitalismo é extremamente bom em duas coisas:
1- Gerar mais pobreza que riqueza.
2- Impedir que essa riqueza gerada chegue nas mãos de quem mais precisa dela.
@@waguinfp Consumo acima da capacidade indica que o orçamento do governo precisa de ajuste. É o assunto do momento. Câmbio fora de controle, e muito depreciado , é o sinal de alerta. Isso não é um defeito do capitalismo. Isso é defeito do administrador do sistema no Brasil, mais conhecido como governo.
Em 1700 quem eram os ricos? Depois em 1900 quem passou a ser rico?
O capitalismo é indefensável, não existe capitalismo sem escravidão.
Menos né
Qual é a outra alternativa?
hahaha escravidão que tu pode escolher se demitir ou não ir trabalhar...
E destruição...
@@PatrickCesconCamargo ah sim e se vc fizer vc morre de fome e é despejado 😅😅. Isso não é escolha.
Professor, ótima discussão. O senhor já leu o livro, 17 contradições do capitalismo, do David Harvey? Se não, acredito que vai gostar muito! =)
Financeirizacao é endividamento do Estado e da população. Qual a moral da história? O consumo acima da capacidade de pagamento existe no Brasil. Quem indica essa realidade? O câmbio depreciado e o Brasil ser o campeão mundial de taxa básica de juros ( ou vice).
Achado do ano esse canal! Estou maratonando todo o conteudo! Parabens e muito obrigado pela cruzada professor! Siga em frente!
Poxa, esse senhor sabe expressar suas idéias muito bem. Que bela explicação. Máximo respeito e admiração.
Caro professor, fiquei feliz de encontrar seu conteúdo. Acho especialmente valioso pela capacidade de "furar a bolha" no âmbito do mercado financeiro. Parabéns pelo bom trabalho!
Como ecólogo, a contradição que mais me chama a atenção no capitalismo é a premissa de que é possível (e desejável) que a economia cresça indefinidamente em um sistema de recursos finitos. Mesmo os recursos renováveis dependem de que os sistemas naturais tenham capacidade de reverter (em tempo hábil) a depleção; sistemas estes que vêm sendo cada vez mais pressionados pela atividade econômica. Neste sentido, o mundo corporativo veio com a ideia de agenda ESG e reporte corporativo de sustentabilidade. O Sr. entende que isto pode trazer resultados concretos para a sociedade, em escala, ou seria apenas mais uma manobra que capitalismo encontrou para "pacificar" questionamentos sobre suas premissas fundamentais serem falhas?
Forte abraço!
Parabéns pelo vídeo!!!! Professor, dada a insustentabilidade desse modelo. O que poderia ser alterado para melhorar?
Aumentar a industrialização é uma maneira
Qual ou quais as contradições básicas do socialismo? marxismo? A pobreza de todos?
Pobreza de todos?! Quem te vendeu esse peixe?
é sempre tão bom ver anti-capitalistas com estéticas e backgrounds diferentes dos que costumamos ver por ai (nada contra, mas é importe ter anti-capitalistas de todos os tipos)
Como quebrar esse ciclo? A obrigatoriedade da distribuição de lucros seria uma solução? Qual teria de ser o % distribuídos pra que houvesse um efeito positivo? Quais outras medidas seriam efetivas? Tributação progressiva sobre o lucro?
O que ele descreveu DEFINE o capitalismo. Essa contradição é irresolúvel dentro desse sistema pq se você "resolver" isso não é mais capitalismo.
Muito bom! Bem elucidativo! Acho muito necessário os economistas como José Kobori, pessoas que realmente têm conhecimento sobre economia, fazerem esses vídeos mais profundos refletindo sobre a questão. Pensando o capitalismo de uma perspectiva maior e fugindo da tecnicidade financeira de "teólogos" do liberalismo. Uma visão mais ampla!
Não assisti ainda, mas pelo título já chego sentando o dedo no like!!! Valeu Kobori!
Fico feliz que tenha gostado do título! Espero que goste do conteúdo também.
Forte abraço!
Agradecemos por seus vídeos, muito elucidativos. Parabéns pela coragem, ética e sensatez. 👏👏👏
Mais um trabalho fundamental de explicação de coisas que todas as pessoas deveriam saber.
Se os indivíduos soubessem a força que possuem... vamos em frente, professor. Sou ex funcionário do mercado financeiro, e hoje atuo com educação também, em especial com a educação economico-financeira de jovens e adolescentes. A cultura é o leme da economia, e é capaz de disciplinar o capitalismo financeiro. Só precisamos que mais e mais pessoas acordem e digam "o rei está nu".
Parabéns professor.
Nunca tinha pensado sobre esse ponto. É de se pensar e rever as opiniões que tinha sobre o capitalismo.
Fico feliz que tenha sido útil, Leandro!
Forte abraço!
Parabéns. Você descreveu perfeitamente problemas causados por intervenções estatais na economia.
Acertou na identificação do problema. Errou feio na atribuição do causador desses problemas
Mestre, obrigado por lutar pelo Brasil. Desideologizar o brasileiro será tarefa árdua, muito bom poder contar contigo!
Excelente aula
Fico feliz que tenha sido útil!
Forte abraço!
Fiquei 4 anos em economia pra ver um vídeo curto desse mais sensato do que a maioria dos meus professores (os vendidos do capital ficanceiro) rs
Irei atrás de mais videos do senhor
Parabéns pela aula!
O Professor Kobori esta on fire no seu senso crítico.
Obrigado pela aula professor!!
Conteúdo excelente, claro e didático! Ficaria 1 hr ouvindo
Obrigado pelo carinho! Espero que tenha aprendido algo novo com o vídeo.
Forte abraço!
Que mais ECONOMISTAS nos ajudem! Socorro! A GANÂNCIA pelo dinheiro distroi País com guerras !
Professor, uma dúvida: estaria a indústria automobilística em crise devido ao fato de preferir vender poucos carros caríssimos em vez de uma maior quantidade de carros mais baratos para a classe trabalhadora? Isso é viável?
A indústria automobilística não está em crise
O Estado gerou essa demanda falsa com dinheiro falso, deturpou todo o mercado desde 1971.
Não vivemos mais num sistema capitalista, vivemos nessa bolha gigante de impressão de moeda fiduciária que gera demanda falsas e é pago com dinheiro falso.
Abraço de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco! Estamos atentos aos conteúdos!
Cheguei nesse canal por um react feito por outro canal.
Nesse react pensei que seria uma saraivada de críticas, mas a expectativa não se confirmou.
Aliás, o apresentador, que é de esquerda, surpreendentemente elogiou a honestidade intelectual do JK.
Por isso estou aqui, para atestar essa honestidade intelectual e ver como pensa um homem que já operou no mercado financeiro, e, aparentemente, um keinesiano.
Sigo acompanhando de perto.
GRANDE PROFESSOR JOSÉ KOBORI, ADORO SEUS VÍDEOS CRÍTICOS E ISENTOS, E TO APRENDENDO MUITO DE ECONOMIA SOBRE ELES. GOSTARIA QUE O SENHOR FALASSE DA ORGANIZAÇÃO MAÇOM/EMPRESARIAL E SEU IMPACTO NA POLÍTICA E NA ECONOMIA DE UMA NAÇÃO, E SE EXISTE MAÇONARIA DE ESQUERDA - OBRIGADO!
Exatamente, e o poder de compra dos trabalhadores só cai. Por isso hoje especulam sobre a renda mínima universal. Por exemplo, o CEO da Open AI financia estudos nesse sentido... O futuro me parece tenebroso.
No brasil já existe.
Uma porcentagem enorme da populacao ja depende de aposentadoria e bolsa familia.
Exatamente. É assustador.
Exatamente. É assustador.
Exatamente. É assustador.
Além da renda cair, os bons empregos somem. Hoje o funcionário do banco é você mesmo, o metalúrgico é um robô, o lojista é a internet e por aí vai. A guerra do futuro não vai ser entre países, mas entre pobres e ricos, e vai acontecer no nosso quintal.
Que momento houve o turning point da forma de pensar o sistema, José? Pergunto pois tua visão bate com a minha, mas sei que chegamos no mesmo entendimento por vias diferentes. Ótima aula, obrigado!
A falácia desse vídeo é a premissa de que os detentores dos meios de produção 'pressionam' a renda da classe trabalhadora. Lógico que eles não querem gastos, mas isso não significa que eles tem liberdade pra reduzir infinitamente a remuneração da sua mão de obra, porque isso resultaria na perda dessa mão de obra para um concorrente. O erro do discurso é ter os detentores de meios de produção como senhores de engenho contemporâneos, mas na verdade eles são servos do consumidor, e para entregar o que o consumidor quer eles PRECISAM da mão de obra, e para terem a mão de obra precisam tornar o retorno atraente o suficiente para que a mão de obra escolha aquele detentor. Tão verdade é que, se não fosse, esses países que não tem lei do salário mínimo pressionariam a renda para baixo infinitamente dos seus trabalhadores, levando seu salário a 0, o que não acontece, obviamente. Outro fato interessante é que, mesmo com toda desgraça na revolução industrial, a qualidade de vida das pessoas subiram, em vez de cair, e só poderia subir se a renda aumentasse.
Explicaçao muito clara. Vou buscar outras aulas dessa aqui no canal.
A pergunta é: existe outra alternativa que consiga fazer com que as pessoas cooperem a ponto de "gerar valor" ou "produzir" que não seja o capitalismo?
A mudança dos reinados e impérios dos séculos passados para o tempo atual permeia a logica de poder de uns sobre outros. Entretanto, neste modelo capitalista financeiro ainda existem possibilidades de ascensão de classe, redução de pobreza,... permite cooperação mesmo com este e outros problemas.
Existem muitas razões para este ainda ser o sistema mundial em vigor, principalmente pela lógica de poder.
O Fato é que uma grande era de escassez virá, não se sabe quando ou como surgirá, mas a forma das pessoas cooperarem para se manterem vivas irá mudar para melhor ou pior.
Logo ficam as questões, quais as alternativas para o fim do capitalismo financeiro? Seria o regresso a modelos históricos ultrapassados?
O que acha que irá acontecer se o capitalismo ruir professor? Consegue ver alguma alternativa para este sistema cooperativo que o capitalismo permite mesmo com este e outros problemas?
Existe sim camarada!
Sim - oferta e demanda.
Sempre há problemas para serem resolvidos, e necessidades à serem sanadas.
A questão é:
Quem é que ganha com isso?
No Capitalismo, é o latifundiário, o grande empresário, o banqueiro, etc.
Exploração virou cooperativismo? Só existe uma saída a classe que produz estando no poder dos meios de produção.
as pessoas vão criar e produzir naturalmente quando uma visão de futuro e de melhoria de vida ou até mesmo de maior conforto estiverem em seus horizontes.
sem contar na curiosidade e na criatividade que chega ser um caso a parte nesse ponto.
e outra coisa, nós não precisamos produzir desenfreadamente como o capitalismo exige.
trabalho faz parte da vida, mas não pode fazer da vida um refém.
o homem como é hoje não começou a cooperar e viver em comunidades somente agora. o homem produz, inova e cria a eras!
isso aconteceu a mais de 100 mil anos e foi oq garantiu a nossa sobrevivência.
o capitalismo não tem mérito nenhum nisso, na verdade só prejudica o avanço humano, pois quem de fato é recompensado pelos esforços não é o proletário ou quem gerou esse avanço e sim o dono da fábrica que fica com toda a riqueza.
por isso meritocracia é uma mentira dentro do capitalismo e esse papo de "fazer pela recompensa que automaticamente gera o avanço" cai por terra.
nós fazemos pra não morrer de fome, pois é a única opção que temos, futuro melhor nesse sistema são pouquíssimos que acreditam.
Nunca irá existir outro sistema de trocas voluntárias e produção inteligente para atender uma demanda real (Capitalismo) a crítica do Kobori serve apenas para o Estado que gera uma demanda falsa e paga com dinheiro falso.
A crítica dele não serve para o Capitalismo real.
Descobri seu canal recentemente. Achava que economista era tudo enrolador demagogo, mas voce está de parabéns pelo trabalho
Obrigado pelo apoio, fico feliz que tenha gostado do canal!
Forte abraço!
Essa ideia de contratar no menor salário possível é vale só pros pontos da cadeia que não geram valor. Se você produz tecnologia por exemplo, você paga mais caro por bons engenheiros.
Na verdade é puramente lei da oferta e da procura. Você paga mais por bons engenheiros porque eles são escassos e mais difíceis de achar e de substituir, há uma concorrência entre as empresas para contratá-los. Se houvessem muitos engenheiros, se tá sobrando engenheiro bom no mercado, em geral, você conseguiria contratar pagando pouco. Quanto mais você faz parte de um grupo q é escasso frente à procura por ele, maior é o salário q você consegue negociar e obter. Se 2 empresas querem o mesmo engenheiro, fica com ele a que estiver disposta a pagar mais.
Não se precisa supor que o salário é o menor imaginável para observar a contradição, o total gasto por você capitalista com salários + insumos (matéria prima/maquinário/equipamentos) tem que ser menor do que o valor que vc espera ganhar no futuro com a realização (venda), se não você teria prejuízo, simples.
Assim, existe mais valor em produto no mercado do que existe dinheiro na mão dos trabalhadores que vão comprá-los. Portanto boa parte das vendas não vão ser efetivadas, ou serão efetivadas por valores abaixo do custo de produção (pra tentar minimizar os prejuízos) e irão em ambos os casos gerar prejuízo para boa parte dos capitalistas da sociedade, que vão quebrar/ cortar custos/ demitir funcionários.
Qual a solução do sistema? A produção do sistema teria que aumentar de forma que o total em salário dos trabalhadores de amanhã permitam a compra dos produtos de hoje. O sistema pressupõem expansão constante. Isso num contexto global, num contexto local vc pode tentar vender os produtos que não foram absorvidos dentro do seu país para países vizinhos, mas o problema lá vai ser o mesmo. Para um país ter uma balança comercial favorável (vender mais do que compra), vai ter que ter outro/s comprando mais do que vende e se endividando.
O endividamento chega num limite insustentável e boa parte dos capitalistas quebra e se torna parte da classe trabalhadora, os espólios do capital (fábricas/ matéria prima/ terreno) que eram desses capitalistas são absorvidos pelos que não quebraram e portanto o ciclo se reinicia. Agora há menos concorrência e um leve período de expansão do capital e melhora econômica, mas a cada ciclo a centralização é maior, cada vez mais o dinheior se acumula na mão de um número menor de vencedores, e com a redução da concorrência num dado setor, há menos pressão para as empresas venderem seus produtos/serviços por preços mais baratos e para pagar seus funcionários de forma digna, não quer trabalhar aqui? Sinta-se a vontade de sair, nós somos a maior empresa do setor e você tem pouquíssimas possibilidades, também existe um exército de desempregados provenientes das empresas que quebraram doidos para trabalhar.
Tu tá supondo que nenhuma melhoria ocorra, que custos de produção não caiam com eficiência de processos, que novas tecnologias ou não vão surgir. Esse é só UM dos problemas com essa tua análise cuja pretensão só se compara com o nível de ingenuidade e de análise rasa.
Em relação ao primeiro item, eu não chamaria de uma contradição, isso implica que em algum lugar diz A, e em outro lugar diz B que contradiz A. Eu chamaria de forças opostas, freios e contrapesos em um sistema, uma regra A que me leva a uma direção, e uma regra B que me leva em outra, e que me desafiam a encontrar um ponto de equilíbrio que atenda satisfatoriamente ambas as forças. Por exemplo, há uma "regra" que quanto mais uma pessoa gasta, mais ela fica feliz no presente, mas em compensação, mais fica triste no futuro por falta de dinheiro. Por outro lado, quanto mais ela poupa, mais triste vai ficar no presente por não ter as coisas que quer no momento, mas em compensação, mais feliz ficará no futuro por ter dinheiro guardado. E então cada um busca o SEU equilíbrio, qual o nível de gasto que a deixa suficientemente feliz no presente e no futuro. Pra cada pessoa esse ponto de equilíbrio pode ser diferente. Aí é questão de aplicar uma lógica semelhante ao empresário e funcionários, por um lado, se ele querer lucrar muito, vai ficar feliz, porém seus funcionários potencialmente vão largar ele. Por outro, se quiser deixar seus funcionários felizes, vai pagar bem eles, mas se exagerar nisso a empresa quebra. Então cada empresa vai buscar e encontrar esse seu ponto de equilíbrio, e a empresa que errar isso, pra um lado ou pra outro, quebra, a que não errar, sobrevive ao longo do tempo.
Em relação ao segundo ponto, do risco ser repassado por meio de ativos financeiros, isso de fato é mais perigoso, entendi que foi o que causou a crise de 2008. Porém, creio que o problema principal não foi o conceito de repassar risco por meio de ativos financeiros assim, mas sim a falta de informações acompanhando esse repasse. Se eu sou um investidor, vou buscar meu equilíbrio entre risco e retorno que me agrade, eu posso ser mais averso a risco e preferir um baixo retorno, ou um que gosta tanto de retornos que não veja problema em correr risco de perder. Naquele caso, ativos com alto risco de perda foram vendidos como de baixo risco, e essa assimetria de informação fez com que muita gente que não aceitaria aquele nível de risco, comprasse achando que não tinha risco, e quando deu problema muitos perderam. Mas se fossem bem informados quanto ao risco, só entrariam quem gostaria de correr tal risco mesmo.
Professor Kobori, sabendo que esta razão cínica permeia tanto o discurso como a disponibilização de coleta de dados, como é possivel obter o percentual medio de mais valor, retorno, ou lucro percentual médio dos diversos de setores produtivos e improdutivos?
Obrigado e ótimas reflexões.
Excelente aula professor!
Muito bem colocado, claro e muito didático. Perfeito Professor!
A situação só piora quando boa parte da economia depende de exportação de matéria prima, como é o nosso caso. Nessa situação o mercado interno importa ainda menos. Logo o poder de compra do trabalhador pode ser menor
Kobori, Parabens pelo seu canal. Conteudos incriveis!
Excelente explicação, muito simples e clara 👏🏾👏🏾👏🏾
Fico feliz que tenha sido útil!
Forte abraço!
Kobori, qual a alternativa ideal ao capitalismo então?
Boa note professor, acompanho seus vídeos. a capacidade e generosidade em compartilhar conhecimentos para algo positivo. Acredito eu, é uma das melhores virtudes da humanidade. Obrigado!
Muito Obrigado, Professor.
Eu que agradeço, fico feliz que tenha gostado!
Forte abraço!
José, tu poderia falar em algum momento sobre a MMT e a relevância (ou não) dela hoje? Obrigado!
Esse vai pra garotada da família ir aprendendo como o mundo funciona. Excelente
Uma dúvida sincera, eventualmente até utópica. Se parte deste lucro das empresas fosse investido para aumentar a produtividade sem necessariamente diminuir a renda do trabalhador encontrando um "equilíbrio" entre lucro, investimento e despesas isso não traria um equilíbrio maior para o sistema? Imagino que a produtividade deveria ser levada em conta nessa equação.
De qualquer, forma um ótimo vídeo!
Bem explicado. Feito Gustavo Machado do canal Orientação Marxista.
Ou seja, o mercado financeiro cria a crise para o estado pagar. O pior disto tudo é que a engenharia financeira criada só beneficia 6 meia dúzia de pessoas, estas vão ganhar sempre enquanto a maioria da população vai perder, seja por falta de renda, perda empregos e patrimônio, seja indiretamente através de gastos governamentais para salvar estas instituições da crise que eles criaram. O pior é que não há outra saída a curto prazo para este sistema. Excelente trabalho como sempre. Parabéns
As empresas entenderam o jogo e agora tem como seu sócio majoritário o Estado.
Essas empresas são pagas com dinheiro falso e atendem a demandas falsas.
Não é mais capitalismo.
Sistema Capitalista verdadeiro é uma organização que visa atender uma demanda real com o mínimo de recurso possível e é claro que precisa de uma recompensa pois ninguém consegue se manter só de favores.
Muito obrigado pelo reconhecimento.
Forte abraço!
Existe tb outra contradição básica, o capitalismo opera na lógica de lucro crescente infinito DENTRO de um sistema de recursos finitos (nosso planeta).
Caracas tava falando isso p um colega. Parabéns professor. Vou compartilhar
Grande exemplo disso são os meses de dezembro e janeiro. Quando a grande massa de trabalhadores recebe o 13° salário. O comércio aumenta as vendas, às indústrias produzem mais, o turismo nem se fala! A economia aquece devido o aumento de capital na mão na classe trabalhadora.
É verdade, mas a redução do preço dos bens e produtos se dá pelo aumento da concorrência, abertura da economia e livre mercado.
O que aumenta também o preços dos bens e serviços são os impostos através do aumento da carga tributária.
O estado atrapalha tanto no aumento da carga tributária quanto na obstrução do livre mercado.
E com IA eliminando muitos postos de trabalho, os lucros ficarão maiores, mas desempregados e trabalhadores informais consomem menos.
Como ficará este dilema ?
Máquinas substituíram muitos trabalhadores mas sempre existirá uma demanda real, aquele que entender como atender a essas novas demandas vai prosperar.
Seus videos são muito necessários professor
Professor. Faz um video falando sobre uma opção ao capitalismo.
Professor, fale também das contradições do socialismo. Seoarai aí uns mil minutos de vídeo pra isso, por favor!
Professor, o crescimento do Brasil foi revisto para cima, a taxa de desemprego está baixa e a inflação alta o que indicaria uma economia aquecida, mas conversando com colegas do mercado de veículos usados e alguns corretores de imóveis usados todos relatam dificuldade em realizar negócios, o que explicaria essa situação ?
Apenas para levantar um ponto, nas economias mais avançadas, a renda média é elevada, portanto, não são baixos os salários. Nesse caso, gostaria de saber se essa lógica explicada no video se aplica a esses paises ? Obrigado !
Muito bom o video, é ótimo ver um ponto de vista diferente, Sempre fui defensor do capitalismo, apesar de saber que está longe de ser perfeito, ainda assim é o melhor que temos no momento, pois ele fomenta a inovação, as pessoas querem prosperar e para isso sempre vão dar um jeito, seja abrindo seu negócio e criando um produto inovador ou estudando muito e trabalhar pra alguém e criar algum produto inovador, a questão é se a pessoa não é recompensada proporcionalmente pelo seu esforço qual motivação ela terá? Existe algum meio de incentivar as pessoa à cooperação mútua? Eu acho que em qualquer modelo que existe só tem um problema que é as pessoas olharem somente para o próprio umbigo.
Conteúdo muito elucidativo! Parabens!
Ótima explicação!
Mas me tire uma dúvida.
Não seria possível parar esse ciclo e até fazer c q girasse no sentido oposto, de um crescimento sustentável, pagamento salários melhores? Pergunto pois entendo q todos ganhando mais, consumiriam mais. E consequentemente quem produz, mesmo c uma margem menor, ganharia mais tb.
Agradeço a atenção.
Uma aula de Mercado em 8 min !👏🏿👏🏿👏🏿
Fico feliz que tenha sido útil, Luis.
Forte abraço!
Dívidas fomentam o crescimento econômico e a cultura capitalista. Não por acaso o EUA é o país com a maior dívida pública do mundo.
brigado pela explicação, mestre. sempre bão ver honestidade intelectual acontecendo
Fico feliz que tenha gostado.
Forte abraço!
Muito bom vídeo camarada Kobori!!
Bacana Kobori, parabéns pela coragem de expor sua visão
Fico feliz que tenha gostado, obrigado pela força!
Forte abraço!
Explicacao mais clara e didatica que essa é impossível?
Professor boa tarde!
Gosto muito dos seus vídeos mas tenho uma dúvida, o senhor é de direita ou esquerda? Estou um pouco o confuso, pois não sei se o senhor apenas está mostrando a realidade do capitalismo ou se o senhor vê o socialismo/comunismo melhor. Obrigado!
Ha alguns anos, quando assisti a fabula do estado da ilha, nunca imaginei que a mesma pessoa eu encontraria anos depois falando termos como "mais valor", "detentores dos meios de producao", e umas 8 vezes "classe trabalhadora".
O que ou quem sera que te machucou tanto a ponto de voce se tornar anticapitalista?
E esquecer que as trocas voluntarias è que podem precificar corretamente as coisas?
Que pena.
Kobori, pode falar de Barsi? Ótimo vídeo 😀
vivi o suficiente pra poder ver o kobori virar comunista
Prezado Prof Kobori, alem dos atores elencados ainda há mais um: os impostos e taxas em cascata. Os produtos realizados no capitalismo financeiro e as apólices de seguro, inclusive em derivativos, embutem a expropriação de renda dos consumidores a cada etapa tributada da cadeia produtiva. Então o produto físico, o produto financeiro e a securitização tem natureza de direito civil, já a natureza de direito público está reservada à intervenção governamental.
Fantástico a sua explicação. Bem didático.
Parabéns professor, excelente conteúdo!
Que coisa boa um canal de economia sincero
É incrível como o neoliberalismo está fazendo explodir a contradição do capitalismo, usam o desenvolvimento tecnológico para aumentar a exploração do trabalho e resolve o problema piorando a situação do trabalhador ao usar o crédito como se fosse renda.
Muito boa análise, valeu mestre!
A demanda reprimida é altíssima no Brasil. Grande contingente da população sonha com coisas muito simples, como alimentos e eletrodomésticos, e não conseguem realizar.
Quando ouço esses raciocínios, penso que o extrato atrapalha. Nem mercado nem Estado demais. Parabéns pelo canal!