Mamma mia Rezzutti! Ma chè Parmera chè niente! ADOREI o episódio però sempre ho pensato chè il time da Ponte Preta 11/08/1900 era o mais antigo do Brasil. Abç
Em relação ao Fluminense e a história que vc conta sobre o pó de arroz existe enorme divergência. Através de imagens, que negros já jogavam pelo clube em anos anterior, o Flu explica que, em 13 de maio de 1914, a torcida do América, para provocar o jogador, que havia acabado de trocar o clube pelo Flu, passou a gritar "pó-de-arroz", em referência a um produto branco que o atleta usava no rosto após fazer a barba, costume que mantinha desde que atuava pelo clube anterior. Na realidade, a história do pó-de-arroz partiu de uma provocação da torcida americana ao Carlos Alberto, que tinha o conhecido hábito de usar talco desde o seu ex-clube. Chateados com o fato do jogador ter saído, os americanos o perseguiram e a torcida tricolor transformou a ofensa em um dos maiores símbolos do nosso futebol. (...) Por ignorância, (a história) gerou rótulos racistas e homofóbicos de torcidas adversárias, que distorceram por completo a história.
Sou cruzeirense , de Minas. Venho de uma família que era do América de BH . Se dividiram entre cruzeirenses e americanos. Meu era canhoto mas chutava com a direita. Cruzeirense com simpatia pelo América. Um time ,segundo meu pai de intelectuais de BH. O Cruzeiro era de origem italiana tbém. Já o América se originou da elite mineira. São bons times.
A fábrica Bangu agora é um shopping e o campo estacionamento de carro mas é muito legal quando eu vejo essas fotos antigas e vou ao shopping é muito legal História pura.
História sensacional !!! Até pq tivemos em várias regiões brasileiras os seus primeiros introdutores e primeiras partidas de futebol seja nas cidades urbanas, rurais ou litorâneas...
Amei o Vídeo! Sou torcedora do Vasco da Gama, sou descendente de portugueses. A história que mais gosto do meu time é justamente a que senti falta no vídeo, o vasco foi o 1° clube a ter um presidente negro e nessa luta contra o racismo o vasco também tem uma grande contribuição, pois depois de ser campeão com negros e operários, se não me engano em 1923, a liga carioca também fez uma regra que tiraria negros e operários do campeonato, o vasco também preferiu ficar de fora e fez um manifesto sobre a decisão, quando o vasco pode voltar a liga colocou como imposição o clube ter o próprio campo(o vasco ñ tinha) então como resposta a torcida se juntou e comprou o terreno e construiu o estádio de São Januário aqui no Rj, que durante muitos anos foi o maior estádio particular do mundo. Ah e amei ver o Bangu ser citado no vídeo, bangu é o bairro onde mora boa parte da minha família.
Amigo sem querer pelemizar, mas esqueceste de dizer que o Vasco colocava os seus atletas somente para treinar, seus empregos eramde faixada, o que fez com que atleticamente o clube de São Cristóvão tivesse ampla vantagem @@josemarvidalii1161
Vanessa, com todo respeito essa história do antirracismo do Vasco é lenda. O Vasco foi excluído porque praticava o profissionalismo disfarçado, contratando negros como funcionários de empresas de portugueses, mas que se dedicavam exclusivamente a jogar bola. A sociedade era mais racista, mas todos times admitiam negros, como no caso do Carlos Alberto, que gerou o apelido de po-de-arroz por mero preconceito dos torcedores americanos. Da mesma forma, o Urubu do Flamengo também foi um apelido racista que, assim como o Flu, o Fla reverteu em uma marca própria.
Aqui somos Cruzeiro!!! Eu e meus filhos adoramos o vídeo, assistimos juntos e curtimos bastante. Lembrei da minha avó que estudando em São Paulo era fã do Fredeireich, valeu 💙💜💙
Bom dia Paulo, eu particularmente n aprecio futebol mas cmo adoro muito HISTÓRIAS achei super interessante o título do vídeo. E cmo sempre vc arrasou 👏 amei rever PARANAPIACABÁ e saber q/de lá iniciou-se esse esporte tão ADORADO por maiorias das pessoas, obtive informações preciosas onde mais uma vez o famoso PRECONCEITO sempre firme e forte por parte das grandes ELITES. É lamentável atitudes e posturas tão MESQUINHAS impedindo grandes talentos a serem reconhecidos por seus MÉRITOS.
Mais uma vez , sua excepcional capacidade de exposição coroou o belo e super abrangente texto. Só resta felicitá-lo, outra vez...pelos documentos produzidos com tanta competencia sobre a nossa História.
Paulo, sou fã do seu trabalho, acompanho didaticamente, Sempre achei que o assunto futebol deveria ser abordado por especialistas históricos. Nossa formação cultural e social esta muito vinculada aos clubes. Parabéns. Antes que eu esqueça sou PALESTRA, Ainda tem um Palestra ai em São Bernardo!
Boa tarde Paulo acabei de ver o vídeo que achei excelente. Respondendo a solicitação que Vc fez ao final vídeo, digo que sou torcedor do Fluminense Futebol Clube que tem em sua história o maior exemplo de dedicação e amor de um atleta pelo seu Clube que é Preguinho. Acho que dá um Boa história de futebol. Forte abraço Alexandre Cruz.
Oi Paulo, você realmente é sem dúvida é genial. Meu time e da maioria da família é o Fluminense, visitei a sede quando morava no Rio e fiquei, isso a muiiiito anos atrás, mas precisava de muitas reformas. Uma Pena, porque é linda e te leva no tempo. Amei.
Amei esse vídeo!!! Super interessante. Pra variar não sabia quase nada disso. Vi, revi e compartilhei com o povo todo! Hoje é meu aniversário, então foi como um presente pra mim, de palmeirense pra palmeirense! 😉 Obrigada pelo vídeo Paulo!!! 😄😄😄❤️💚🤍
Nada foi toa de Pelé ser o rei do futebol pra tampar a boca dos preconceituosos naquela época é creio que ainda era forte. Um negro nos representou no futebol 👏👏👏👏merece muito respeito.
Paulo, sou botafoguense , time com muitas histórias. No momento está passando por dificuldades, mas voltará ao lugar q nunca devia ter saído. Gosto muito de futebol. Minha monografia foi sobre futebol na ditadura, na faculdade de História. Seu vídeo como sempre ótimo....
Paulo. Muito obrigado. Aula magistral que me deu a alegria de ver confirmadas histórias que ouvi em minha infância narradas por meu pai que teria hoje 104 anos e que nunca pude constatar documentalmente como você aqui o fez com sua habitual competência. Eu conheço inúmeras histórias. Meu pai foi um ótimo jogador e quando um olheiro quis levá-lo para o Corinthians a família se reuniu e se opôs por ser um time do povo. A jogar só se fosse no Paulistano que era o time da elite. Sua exposição sobre o preconceito racial deveria ser mostrada nas escolas e a todos que negam que no Brasil nunca houve preconceito. Sou ítalo brasileiro pelo lado de minha mãe. E é conhecida a antiga dificuldade do Palmeiras em contratar negros. Sou São Paulino. Dizem que a pessoa que trouxe o Pelé para o Santos teria tentado mostra-lo primeiro ao Palmeiras mas não aceitaram por ser negro. Nunca pude comprovar. Pelé disse a meu irmão que seu grande sonho não era ser um grande jogador de futebol. Era ser cantor...
Muito bom esse vídeo, muito obrigado! Esse Conrinthian inglês tinha uma tradição muito nobre: qdo havia algum pênalti contra o time, o seu goleiro saia do gol para deixar o adversário marcar pois achavam que se foi pênalti era mais que justo o outro time fazer o gol. El Friedenreich fez mais de mil gols. Sou Flamengo. E viva o grande Palmeiras do Ademir da Ghia, o GENIAL Divino Mestre!
PALMEIRAS ! Tem essa contradição na criação do nosso Palestra Itália, como você disse, os italianos saíram do Corinthians porque estava ficando popular demais, porém, o Palestra Itália foi uma criação popular, mas para unir os italianos da classe trabalhadora. Muito bom vídeo, obrigado.
Que vídeo maravilhoso! Paulo, se puder fazer outro aprofundando, seria incrível também. E respondendo a indagação do final do vídeo, sou torcedor do Clube de Regatas do Flamengo
Fiquei a pensar no Frederich, que teve a sua identidade alterada para se parecer mais branco, que foi privado de fazer o que amava por não ser branco o suficiente mas que, ainda assim, foi um ser humano notável e memorável. Há tempos que devem só ficar na história
São Paulo hahah achei muito interessante sobre a parte da região de Paranapiacaba,mais um grande motivo pra conhecer a região acredito que muitos não saibam desta incrível história. E parabéns pelo trabalho legal pra quem gosta e curte Futebol, parabéns, espero mais sobre este tema.
É admirável o cuidado com os detalhes da história e o enorme tato na colocação da questão racial (que, admito, eu nem esperava ver nesse vídeo). Eu não sou um grande fã de futebol e, na verdade, esse é o primeiro vídeo que assisto mas achei esse conteúdo tão bom que fiz questão de me inscrever no canal. Parabéns pelo conteúdo!
Excelente video, aqui em casa todos torcem pelo Fluminense Futebol Clube, o único e verdadeiro time tricolor, os demais só são times de 3 cores. Eterno e clássico time que se confunde com a história do próprio RJ e Brasil em projeção internacional, time de grande história, que, parece que nos dias de hoje não tem honrado o legado e a tradição.
O verbo "torcer" e seu derivados "torcida" e "torcedor" surgiram porque, como era um esporte de elite, as pessoas iam aos jogos de futebol com lenços de seda para incentivar pelos times. E diziam que iriam torcer seus lenços para o time de preferência.
Parabéns pelo vídeo, trouxe muitas informações bacanas sobre a história do futebol no mundo e, em particular, em nosso país. Sou vascaíno (Vascão da Gama) e um dos principais orgulhos q tenho do clube não são nem mesmo suas glórias e troféus em campo, mas, sim, sua história de inclusão e combate ao racismo, não mencionado em nenhum momento no vídeo. Poderia citar, por ex, entre as inúmeras lutas do Vasco contra o racismo, a negação de acesso do clube à Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), entidade de esportes terrestres que englobava o futebol do Rio de Janeiro, além de outros esportes. O impedimento se deu em razão de o clube não ter excluido 12 jogadores negros, pardos, caixeiros e operários, exigência feita pela referida associação, e, não aceito, Vasco foi boicotado e impedido de participar de competições em razão disso. Outra informação q vc trouxe no vídeo q considero meio frágil eh a rivalidade "COR x PAL" como a maior do Br, isso não procede de forma alguma. O futebol brasileiro pode ter iniciado com Miller em SP, mas foi encorpado e ganhou notoriedade de fato no RJ com rivalidades históricas e de peso, como VAS x FLA, FLA x FLU, por exs. Rivalidades q datam a década de 1910 e fortalecidas nos anos seguintes até hj, haja vista a fundação de clubes como FLA (1895) e VAS (1898) antecederem em bons anos os times de SP. Bom, como disse no início, parabéns pelo canal, um trab bastante interessante e instrutivo, mas houve-se necessário trazer essas colocações aqui. Sucesso!!
Sou São Paulino. Durante a ditadura Vargas ficou proibido o uso das bandeiras dos Estados. Num jogo aqui em São Paulo, em que Getúlio estava presente, o São Paulo foi ovacionado pelos presentes porque era o clube cujo uniforme tinha as cores da bandeira paulista. O São Paulo passou a ser chamado de "O mais querido".
O legal de estudar a história do futebol, é que estudamos a história humana em si. Nesta era do Vargas ainda tinha explodido a Revolução de 32 (que até hoje os gaúchos consideram um movimento separatista e 9 de julho ser feriado apenas no sudeste do Brasil). Não sabia esta do SPFC. Claro, sou Palmeirense hahahahaha Muito interessante seu comentário.
Salve conterrânea haahahaha Apesar das diferenças (sou Palmeiras também), nosso Grêmio Esportivo São Carlense é maravilhoso, embora, infelizmente, esteja abandonado atualmente pela gestão. Chegou jogar até série A contra o SPFC (goleiro na época era o Zetti). Perdeu, mas chegou na série A. Já o São Carlos FC... perde até pro Vila Prado FC e US predinhos do CDHU.
Paulo, apesar de saber que você é Palmeirense, continuo te admirando muito. Eu sou Corinthiano não praticante e tenista super praticante. Por favor, continue nos auxiliando a entender melhor a história de nosso país.
Parabéns Paulo, não torço para nem um time, mas gostei muito do assunto. Já havia visto esta história do jogador Negro ter que passar pó de arroz antes do jogo, em uma Novela da Glabo. Lado a Lado se não me engano.
Ao longo dos seus 120 anos de história, o Vasco da Gama foi campeão sul-americano, da Libertadores, da Copa do Brasil, quatro vezes do Brasileirão e outras tantas do Carioca. Mas nenhuma conquista no campo tem o mesmo peso de uma carta que, de tão emblemática, está exposta na sala de troféus em São Januário. Em 7 de abril de 1924, o então presidente José Augusto Prestes assinou o manifesto que ficou conhecido como a Resposta Histórica, comunicando que o Vasco se recusaria a disputar a divisão principal do Rio de Janeiro sem seus jogadores negros, exigência que havia sido imposta pelos dirigentes da época. A dimensão simbólica da atitude, considerada insurgente naqueles tempos em que o futebol de elite era privilégio dos brancos, transformou o clube cruzmaltino em estandarte da luta contra o racismo no esporte brasileiro.
“Para nós, de fato, esse documento é como um troféu”, afirma João Ernesto Ferreira, vice-presidente de relações especializadas do Vasco, ao justificar a exibição de uma réplica da carta na nobre galeria de taças. Consolidado no remo, o clube só começou a se destacar pelos gramados no início da década de 1920. Sem a mesma tradição dos times da zona Sul do Rio na modalidade, a estratégia era montar elencos com jogadores das classes sociais menos favorecidas. A equipe campeã da segunda divisão em 1922 tinha como craques operários, choferes, pintores e faxineiros. Assim, assegurou o direito de disputar, no ano seguinte, a primeira divisão ao lado dos já consagrados América, Botafogo, Flamengo e Fluminense. Com a base de trabalhadores braçais mantida no plantel, o Vasco desbancou favoritos, arrebatou 11 vitórias em 14 jogos e faturou o título do campeonato organizado pela Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT). Incomodados pela ascensão meteórica dos vascaínos, rivais decidiram criar uma nova liga, a Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), impondo ao clube apelidado de Camisas Negras, pela cor de seu uniforme, a exigência de excluir 12 jogadores que, de acordo com os cartolas, não apresentavam “condições sociais apropriadas para o convívio esportivo”. O analfabetismo foi uma das razões enumeradas pela liga para desqualificar parte do elenco campeão.
Por unanimidade, a diretoria cruzmaltina desistiu de integrar a AMEA e, então, endereçou a carta à liga esclarecendo por que rechaçava a ordem para abrir mão de jogadores negros e pobres. “O ato público que pode maculá-los nunca será praticado com a solidariedade dos que dirigem a casa que os acolheu, nem sob o pavilhão que eles, com tanta galhardia, cobriram de glórias”, detalha o quinto parágrafo da Resposta Histórica. Enquanto os grandes clubes institucionalizavam o elitismo do futebol com a criação de um torneio paralelo, o Vasco via sua popularidade aumentar, sobretudo entre as camadas suburbanas da sociedade carioca, lotava estádios a cada jogo e, em 1924, voltou a sagrar-se campeão, dessa vez de forma invicta, do campeonato regido pela LMDT.
Sou torcedor do Sport Recife o nono clube mas antigo do Brasil . E que teve sua história iniciada em 13/05/1905 clube que teve sua origens também Vindas do remo e até hoje mantém um complexo olímpico em suas instalações .
Mesmo sabendo muito antecipadamente que vc torce pelo "parmeira" ...vou continuar te seguindo! Kkk Brincadeira....acho que temos que respeitar todos os torcedores! Adoro seu canal Sou corintiana! Beijos
Pois é… história do futebol paulista isso. Ignorou o Vasco… Cara mostrou Vargas em Januário. Tinha o exemplo do populismo varguista que fazia seus comício em São Januário… a carta história do Vasco…
os meus Tios avôs e meu avô paterno fundaram o santos do vila Ema em São Paulo na decada de 1950. Eles todos eram santistas , inclusive meu pai, só eu que virei corinthiano.
*Faz a história das copas do mundo*
PEÑAROL!! EL MEJOR EQUIPO URUGUAYO!! El más antiguo y el que más torneos internacionales ganó!!
Más antigo el Albion Football Club :P
@@alexgcolvin a mi me estás hablando Alex?? Sólo para contradecir? A ocuparse de los equipos de tu país que hay una cantidad!!! Kkkkkkkkkk
@@virginiacorrea4322 Sigo al "pionero" en twitter, por eso bromeé contigo jajaajajajaja
@@alexgcolvin 😂😂😂😂
Que legal, amei
Sensacional seu vídeo! Parabéns 👏👏👏
Não torço por time nenhum mas gosto de saber da história... Vc é o melhor professor. Faz um vídeo sobre a REFORMA PROTESTANTE
Boa Noite .
Gostei do tema.
Queremos parte 02 👏👏👏
Mamma mia Rezzutti! Ma chè Parmera chè niente! ADOREI o episódio però sempre ho pensato chè il time da Ponte Preta 11/08/1900 era o mais antigo do Brasil. Abç
Ajudou muito🎉
Provavelmente o Palmeirense mais gente boa que conheci, Vai Corinthians sempre, obrigado pelo acervo.
Oi Paulo! Meu time e de toda a família é o Fluminense, o tricolor das Laranjeiras.
Em relação ao Fluminense e a história que vc conta sobre o pó de arroz existe enorme divergência.
Através de imagens, que negros já jogavam pelo clube em anos anterior, o Flu explica que, em 13 de maio de 1914, a torcida do América, para provocar o jogador, que havia acabado de trocar o clube pelo Flu, passou a gritar "pó-de-arroz", em referência a um produto branco que o atleta usava no rosto após fazer a barba, costume que mantinha desde que atuava pelo clube anterior.
Na realidade, a história do pó-de-arroz partiu de uma provocação da torcida americana ao Carlos Alberto, que tinha o conhecido hábito de usar talco desde o seu ex-clube. Chateados com o fato do jogador ter saído, os americanos o perseguiram e a torcida tricolor transformou a ofensa em um dos maiores símbolos do nosso futebol. (...) Por ignorância, (a história) gerou rótulos racistas e homofóbicos de torcidas adversárias, que distorceram por completo a história.
Sou cruzeirense , de Minas.
Venho de uma família que era do América de BH .
Se dividiram entre cruzeirenses e americanos.
Meu era canhoto mas chutava com a direita.
Cruzeirense com simpatia pelo América.
Um time ,segundo meu pai de intelectuais de BH.
O Cruzeiro era de origem italiana tbém.
Já o América se originou da elite mineira.
São bons times.
Aqui é CSA e Corinthians. Parabéns belo trabalho de pesquisa com ilustrações.
Muito bom mesmo.
A fábrica Bangu agora é um shopping e o campo estacionamento de carro mas é muito legal quando eu vejo essas fotos antigas e vou ao shopping é muito legal História pura.
Parabéns 👏👏👏 pelo vídeo sempre muito bom 👏👏👏👏
Parabéns professor
Adorei! Você é ótimo! Sou pó-de-arroz porque sou carioca descendentes italianos( rsrs ).
História sensacional !!! Até pq tivemos em várias regiões brasileiras os seus primeiros introdutores e primeiras partidas de futebol seja nas cidades urbanas, rurais ou litorâneas...
Muito bom esse papo. Vou adorar acompanhar outros vídeos sobre futebol.
Amei o Vídeo! Sou torcedora do Vasco da Gama, sou descendente de portugueses. A história que mais gosto do meu time é justamente a que senti falta no vídeo, o vasco foi o 1° clube a ter um presidente negro e nessa luta contra o racismo o vasco também tem uma grande contribuição, pois depois de ser campeão com negros e operários, se não me engano em 1923, a liga carioca também fez uma regra que tiraria negros e operários do campeonato, o vasco também preferiu ficar de fora e fez um manifesto sobre a decisão, quando o vasco pode voltar a liga colocou como imposição o clube ter o próprio campo(o vasco ñ tinha) então como resposta a torcida se juntou e comprou o terreno e construiu o estádio de São Januário aqui no Rj, que durante muitos anos foi o maior estádio particular do mundo. Ah e amei ver o Bangu ser citado no vídeo, bangu é o bairro onde mora boa parte da minha família.
Perfeito
Amigo sem querer pelemizar, mas esqueceste de dizer que o Vasco colocava os seus atletas somente para treinar, seus empregos eramde faixada, o que fez com que atleticamente o clube de São Cristóvão tivesse ampla vantagem @@josemarvidalii1161
Vanessa, com todo respeito essa história do antirracismo do Vasco é lenda. O Vasco foi excluído porque praticava o profissionalismo disfarçado, contratando negros como funcionários de empresas de portugueses, mas que se dedicavam exclusivamente a jogar bola. A sociedade era mais racista, mas todos times admitiam negros, como no caso do Carlos Alberto, que gerou o apelido de po-de-arroz por mero preconceito dos torcedores americanos. Da mesma forma, o Urubu do Flamengo também foi um apelido racista que, assim como o Flu, o Fla reverteu em uma marca própria.
@@marcelofajardo2530Fontes por favor.
Super-tema!!!
Advinha com qual camisa???
@@PauloRezzuttiEscritor Espalhando pra todo mundo!!!
@@PauloRezzuttiEscritor Palmeiras
Muy. Pero muy. Bueno..Amigo...,!!!
Aqui somos Cruzeiro!!! Eu e meus filhos adoramos o vídeo, assistimos juntos e curtimos bastante. Lembrei da minha avó que estudando em São Paulo era fã do Fredeireich, valeu 💙💜💙
Bom dia Paulo, eu particularmente n aprecio futebol mas cmo adoro muito HISTÓRIAS achei super interessante o título do vídeo.
E cmo sempre vc arrasou 👏 amei rever PARANAPIACABÁ e saber q/de lá iniciou-se esse esporte tão ADORADO por maiorias das pessoas, obtive informações preciosas onde mais uma vez o famoso PRECONCEITO sempre firme e forte por parte das grandes ELITES.
É lamentável atitudes e posturas tão MESQUINHAS impedindo grandes talentos a serem reconhecidos por seus MÉRITOS.
Mais uma vez , sua excepcional capacidade de exposição coroou o belo e super abrangente texto. Só resta felicitá-lo, outra vez...pelos documentos produzidos com tanta competencia sobre a nossa História.
Não gosto de futebol, mas adorei esse conteúdo. Muito obrigada, Paulo!
As páginas da história do futebol brasileiro estão profundamente sincronizadas com o padrão social de cada época e suas superações
Maravilhoso! Parabéns!!
Maravilhosa aula de futebol!
Muito bom, Paulo!!!! ❤️❤️❤️❤️
Linda camisa, bello!👏👏👏👏
Paulo, sou fã do seu trabalho, acompanho didaticamente, Sempre achei que o assunto futebol deveria ser abordado por especialistas históricos. Nossa formação cultural e social esta muito vinculada aos clubes. Parabéns. Antes que eu esqueça sou PALESTRA, Ainda tem um Palestra ai em São Bernardo!
Eu sou Crueiro-ôoo!!!!
Víde topzeira, velho! Estou recomendando para vários amigos!
Vamos ao tema da semana, entao. Ativado!
Muito Legal o video de hoje!
Aqui é curintia! Kkk
Adorei a aula! Obrigado
Boa tarde Paulo acabei de ver o vídeo que achei excelente. Respondendo a solicitação que Vc fez ao final vídeo, digo que sou torcedor do Fluminense Futebol Clube que tem em sua história o maior exemplo de dedicação e amor de um atleta pelo seu Clube que é Preguinho. Acho que dá um Boa história de futebol. Forte abraço
Alexandre Cruz.
Ótima história!
Boa noite! Assistindo o Palmeiras e o Paulo.
Oi Paulo, você realmente é sem dúvida é genial. Meu time e da maioria da família é o Fluminense, visitei a sede quando morava no Rio e fiquei, isso a muiiiito anos atrás, mas precisava de muitas reformas. Uma Pena, porque é linda e te leva no tempo. Amei.
Outro vídeo excelente! Como sempre! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Amei esse vídeo!!! Super interessante. Pra variar não sabia quase nada disso. Vi, revi e compartilhei com o povo todo!
Hoje é meu aniversário, então foi como um presente pra mim, de palmeirense pra palmeirense! 😉
Obrigada pelo vídeo Paulo!!!
😄😄😄❤️💚🤍
Ameiii ♥️ saber a história do 🏈 futebol.mas que tristeza este preconceito contra os negros.triste o preconceito 🏈😢
Nada foi toa de Pelé ser o rei do futebol pra tampar a boca dos preconceituosos naquela época é creio que ainda era forte. Um negro nos representou no futebol 👏👏👏👏merece muito respeito.
@@dri8576 verdade teve que engolir o seu orgulho.🤣🤣🤣🇧🇷
Tema apaixonante ❤🌺
Que aula! Me fez ficar interessada por futebol! Amei!
Boa noite! Muito frio em Florianópolis
Adorei a camisa, adorei o vídeo. Saudações, Palestrino!
Paulo, sou botafoguense , time com muitas histórias. No momento está passando por dificuldades, mas voltará ao lugar q nunca devia ter saído. Gosto muito de futebol. Minha monografia foi sobre futebol na ditadura, na faculdade de História. Seu vídeo como sempre ótimo....
Excelente, Paulo! Como eu aprendo com você.
Grata pelo seus vídeos🙏🏼🌟🧚🏼♀️
Paulo. Muito obrigado. Aula magistral que me deu a alegria de ver confirmadas histórias que ouvi em minha infância narradas por meu pai que teria hoje 104 anos e que nunca pude constatar documentalmente como você aqui o fez com sua habitual competência. Eu conheço inúmeras histórias. Meu pai foi um ótimo jogador e quando um olheiro quis levá-lo para o Corinthians a família se reuniu e se opôs por ser um time do povo. A jogar só se fosse no Paulistano que era o time da elite.
Sua exposição sobre o preconceito racial deveria ser mostrada nas escolas e a todos que negam que no Brasil nunca houve preconceito. Sou ítalo brasileiro pelo lado de minha mãe. E é conhecida a antiga dificuldade do Palmeiras em contratar negros. Sou São Paulino. Dizem que a pessoa que trouxe o Pelé para o Santos teria tentado mostra-lo primeiro ao Palmeiras mas não aceitaram por ser negro. Nunca pude comprovar. Pelé disse a meu irmão que seu grande sonho não era ser um grande jogador de futebol. Era ser cantor...
Adorei a live. Também sou palmeirense.☺️
A. A. PONTE PRETA Campinas, fundada em 11 de agosto de 1900, está ainda em atividade.
Muito bom esse vídeo, muito obrigado! Esse Conrinthian inglês tinha uma tradição muito nobre: qdo havia algum pênalti contra o time, o seu goleiro saia do gol para deixar o adversário marcar pois achavam que se foi pênalti era mais que justo o outro time fazer o gol. El Friedenreich fez mais de mil gols. Sou Flamengo. E viva o grande Palmeiras do Ademir da Ghia, o GENIAL Divino Mestre!
Não gosto de futebol, mas amo história e seus vídeos. E você hoje, está com a camisa do time pelo qual torce. Veio bem a caráter.
PALMEIRAS ! Tem essa contradição na criação do nosso Palestra Itália, como você disse, os italianos saíram do Corinthians porque estava ficando popular demais, porém, o Palestra Itália foi uma criação popular, mas para unir os italianos da classe trabalhadora. Muito bom vídeo, obrigado.
Muito bom
Parabéns pelo tema aguardo uma segunda ob
Fantástico esse vídeo!
Muito bom o vídeo, adorei! Obrigada, Paulo. ❤️
Apesar de voce ser palmeirense e eu corinthiano , mas seus videos sao show de bola.
Ola Paulo, vou assistir agora mais sei que vou gostar.Abraços querido
Obg,resumiu minha prova e de uma forma perfeita 😍🙏
Muito bom👏👏sempre aprendemos muito aqui.
bah coroa tri gata
Paulo, que historia tão esclarecedora. Amei aprender sobre o nascimento do futebol no país e entender a força desse esporte no Brasil.
Mais uma vez, excelente! Sou flamengo e não tenho uma nega chamada Teresa, mas um pó de arroz chamado Marcos 🤣🤣🤣🤣🤣. Vídeo genial!!! Obrigada... ❤️
Que vídeo maravilhoso! Paulo, se puder fazer outro aprofundando, seria incrível também. E respondendo a indagação do final do vídeo, sou torcedor do Clube de Regatas do Flamengo
Fiquei a pensar no Frederich, que teve a sua identidade alterada para se parecer mais branco, que foi privado de fazer o que amava por não ser branco o suficiente mas que, ainda assim, foi um ser humano notável e memorável. Há tempos que devem só ficar na história
São Paulo hahah achei muito interessante sobre a parte da região de Paranapiacaba,mais um grande motivo pra conhecer a região acredito que muitos não saibam desta incrível história.
E parabéns pelo trabalho legal pra quem gosta e curte Futebol, parabéns, espero mais sobre este tema.
Não gosto de futebol, mas AMEI sua história não contada. ❤️
6:07-6:15😳😲😲 Paulo, alguma informação mais precisa sobre esse jogo em Curitiba? Se tiver, por favor, traga pra nós! 🤜🤛
É admirável o cuidado com os detalhes da história e o enorme tato na colocação da questão racial (que, admito, eu nem esperava ver nesse vídeo). Eu não sou um grande fã de futebol e, na verdade, esse é o primeiro vídeo que assisto mas achei esse conteúdo tão bom que fiz questão de me inscrever no canal. Parabéns pelo conteúdo!
Obrigado!!!
Excelente video, aqui em casa todos torcem pelo Fluminense Futebol Clube, o único e verdadeiro time tricolor, os demais só são times de 3 cores. Eterno e clássico time que se confunde com a história do próprio RJ e Brasil em projeção internacional, time de grande história, que, parece que nos dias de hoje não tem honrado o legado e a tradição.
O verbo "torcer" e seu derivados "torcida" e "torcedor" surgiram porque, como era um esporte de elite, as pessoas iam aos jogos de futebol com lenços de seda para incentivar pelos times. E diziam que iriam torcer seus lenços para o time de preferência.
Aqui em casa torcemos pelo Internacional! 🇲🇨🇲🇨🇲🇨 Adorei o vídeo.
Excelente vídeo! Sou Palmerista 🐽
Parabéns pelo vídeo, trouxe muitas informações bacanas sobre a história do futebol no mundo e, em particular, em nosso país. Sou vascaíno (Vascão da Gama) e um dos principais orgulhos q tenho do clube não são nem mesmo suas glórias e troféus em campo, mas, sim, sua história de inclusão e combate ao racismo, não mencionado em nenhum momento no vídeo. Poderia citar, por ex, entre as inúmeras lutas do Vasco contra o racismo, a negação de acesso do clube à Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), entidade de esportes terrestres que englobava o futebol do Rio de Janeiro, além de outros esportes. O impedimento se deu em razão de o clube não ter excluido 12 jogadores negros, pardos, caixeiros e operários, exigência feita pela referida associação, e, não aceito, Vasco foi boicotado e impedido de participar de competições em razão disso. Outra informação q vc trouxe no vídeo q considero meio frágil eh a rivalidade "COR x PAL" como a maior do Br, isso não procede de forma alguma. O futebol brasileiro pode ter iniciado com Miller em SP, mas foi encorpado e ganhou notoriedade de fato no RJ com rivalidades históricas e de peso, como VAS x FLA, FLA x FLU, por exs. Rivalidades q datam a década de 1910 e fortalecidas nos anos seguintes até hj, haja vista a fundação de clubes como FLA (1895) e VAS (1898) antecederem em bons anos os times de SP. Bom, como disse no início, parabéns pelo canal, um trab bastante interessante e instrutivo, mas houve-se necessário trazer essas colocações aqui. Sucesso!!
(: Boa Explicacao ... ☺
(: Muito Obrigado ... ☺
CORINTHIANS!!! Torcedora apaixonada 🖤🤍🖤🤍 CORINTHIANA ROXA 💜💜
Muito interessante história do futebol ⚽️ !!
Boa noite Paulo rezzutti meu time é o Santos... E parabéns pelo vídeo , muita informação e conteúdo interessante envolvendo os operários.🇧🇷👦👍
Paulo eu torço para o CLUBE DO REMO DE BELÉM DO PARÁ,achei o vídeo interessante sobre á história do futebol no Brasil e no mundo!
Sou São Paulino. Durante a ditadura Vargas ficou proibido o uso das bandeiras dos Estados. Num jogo aqui em São Paulo, em que Getúlio estava presente, o São Paulo foi ovacionado pelos presentes porque era o clube cujo uniforme tinha as cores da bandeira paulista. O São Paulo passou a ser chamado de "O mais querido".
O legal de estudar a história do futebol, é que estudamos a história humana em si. Nesta era do Vargas ainda tinha explodido a Revolução de 32 (que até hoje os gaúchos consideram um movimento separatista e 9 de julho ser feriado apenas no sudeste do Brasil).
Não sabia esta do SPFC. Claro, sou Palmeirense hahahahaha
Muito interessante seu comentário.
Ah...aqui em casa somos do "Palestra"... Mineiro....
Cruzeiro...com muito sofrimento...kkkk
Sou corinthiana, porém aqui na minha cidade, São Carlos, tem uma maioria palmeirense esmagadora, devido a forte imigração italiana na cidade.
Salve conterrânea haahahaha
Apesar das diferenças (sou Palmeiras também), nosso Grêmio Esportivo São Carlense é maravilhoso, embora, infelizmente, esteja abandonado atualmente pela gestão. Chegou jogar até série A contra o SPFC (goleiro na época era o Zetti). Perdeu, mas chegou na série A. Já o São Carlos FC... perde até pro Vila Prado FC e US predinhos do CDHU.
Like 27! Uau, que thumb linda!!!
Não curto futebol, mas adorei a aula.
Paulo, apesar de saber que você é Palmeirense, continuo te admirando muito. Eu sou Corinthiano não praticante e tenista super praticante. Por favor, continue nos auxiliando a entender melhor a história de nosso país.
Que vídeo legal! Adorei saber sobre a história do futebol. Eu sou Corinthians !!!
Faz parte 2 com as histórias do clubes!
Parabéns Paulo, não torço para nem um time, mas gostei muito do assunto. Já havia visto esta história do jogador Negro ter que passar pó de arroz antes do jogo, em uma Novela da Glabo. Lado a Lado se não me engano.
Adorei!
Só mesmo o Paulo pra me fazer ver um vídeo só te futebol. Pq sou apaixonada pela narração dele
Ao longo dos seus 120 anos de história, o Vasco da Gama foi campeão sul-americano, da Libertadores, da Copa do Brasil, quatro vezes do Brasileirão e outras tantas do Carioca. Mas nenhuma conquista no campo tem o mesmo peso de uma carta que, de tão emblemática, está exposta na sala de troféus em São Januário. Em 7 de abril de 1924, o então presidente José Augusto Prestes assinou o manifesto que ficou conhecido como a Resposta Histórica, comunicando que o Vasco se recusaria a disputar a divisão principal do Rio de Janeiro sem seus jogadores negros, exigência que havia sido imposta pelos dirigentes da época. A dimensão simbólica da atitude, considerada insurgente naqueles tempos em que o futebol de elite era privilégio dos brancos, transformou o clube cruzmaltino em estandarte da luta contra o racismo no esporte brasileiro.
“Para nós, de fato, esse documento é como um troféu”, afirma João Ernesto Ferreira, vice-presidente de relações especializadas do Vasco, ao justificar a exibição de uma réplica da carta na nobre galeria de taças. Consolidado no remo, o clube só começou a se destacar pelos gramados no início da década de 1920. Sem a mesma tradição dos times da zona Sul do Rio na modalidade, a estratégia era montar elencos com jogadores das classes sociais menos favorecidas. A equipe campeã da segunda divisão em 1922 tinha como craques operários, choferes, pintores e faxineiros. Assim, assegurou o direito de disputar, no ano seguinte, a primeira divisão ao lado dos já consagrados América, Botafogo, Flamengo e Fluminense.
Com a base de trabalhadores braçais mantida no plantel, o Vasco desbancou favoritos, arrebatou 11 vitórias em 14 jogos e faturou o título do campeonato organizado pela Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT). Incomodados pela ascensão meteórica dos vascaínos, rivais decidiram criar uma nova liga, a Associação Metropolitana de Esportes Athleticos (AMEA), impondo ao clube apelidado de Camisas Negras, pela cor de seu uniforme, a exigência de excluir 12 jogadores que, de acordo com os cartolas, não apresentavam “condições sociais apropriadas para o convívio esportivo”. O analfabetismo foi uma das razões enumeradas pela liga para desqualificar parte do elenco campeão.
Por unanimidade, a diretoria cruzmaltina desistiu de integrar a AMEA e, então, endereçou a carta à liga esclarecendo por que rechaçava a ordem para abrir mão de jogadores negros e pobres. “O ato público que pode maculá-los nunca será praticado com a solidariedade dos que dirigem a casa que os acolheu, nem sob o pavilhão que eles, com tanta galhardia, cobriram de glórias”, detalha o quinto parágrafo da Resposta Histórica. Enquanto os grandes clubes institucionalizavam o elitismo do futebol com a criação de um torneio paralelo, o Vasco via sua popularidade aumentar, sobretudo entre as camadas suburbanas da sociedade carioca, lotava estádios a cada jogo e, em 1924, voltou a sagrar-se campeão, dessa vez de forma invicta, do campeonato regido pela LMDT.
Sou torcedor do Sport Recife o nono clube mas antigo do Brasil .
E que teve sua história iniciada em 13/05/1905 clube que teve sua origens também Vindas do remo e até hoje mantém um complexo olímpico em suas instalações .
Mesmo sabendo muito antecipadamente que vc torce pelo "parmeira" ...vou continuar te seguindo! Kkk
Brincadeira....acho que temos que respeitar todos os torcedores! Adoro seu canal
Sou corintiana!
Beijos
Falar da história do futebol brasileiro sem falar da resposta história do Vasco e dos panteras negras foi imperdoável
Pois é… história do futebol paulista isso. Ignorou o Vasco… Cara mostrou Vargas em Januário. Tinha o exemplo do populismo varguista que fazia seus comício em São Januário… a carta história do Vasco…
os meus Tios avôs e meu avô paterno fundaram o santos do vila Ema em São Paulo na decada de 1950. Eles todos eram santistas , inclusive meu pai, só eu que virei corinthiano.
Não gosto muito de futebol, mas adoro história. Já ativei o lembrete!
Tricolor carioca comentando: Video fantastico, e claro bem contado, na expectativa do próximo! Sucesso!