Daí originou-se a expressão "quinto dos infernos", porque as pessoas trabalhavam e enviavam este "quinto" para Portugal. Mais uma vez parabéns Paulo, amo seus vídeos. Deus te abençoe e te guarde!
Meu bisavô pai da minha avó Paterna era um baiano , que a família era de Minas e ele era o 6 descendente de Manoel Nunes Vianna , ele também se chamava Manoel Nunes Vianna , o Manuel Português era um cristão novo, era conhecido em Viana do Castelo de a Águia do Minho. Levou para Portugal 80 quilos de ouro e transformou sua cidade com o seu dinheiro. No Brasil deixou muitos descendentes.
"Mulher paulista é brava" é ótimo... me lembrou as galegas, que pelo que me consta, também historicamente, cuidam de tudo em terra por longos períodos enquanto os homens estão no mar... Não sabia sobre a existência da capitania de São Paulo abrangendo uma área tão extensa, inclusive Minas... Sabia do "quinto" e não me lembrava do contexto da Guerra dos Emboabas.... Conteúdo interessantíssimo, como sempre! Parabéns!
Minas não era pertencente a capitania de São Paulo e sim da capitania do Espírito Santo, o problema de quem conta a história conta do jeito deles e parece que não querem mostrar o estado capixaba
Muito, mas muito interessante. Há muitos anos em adolescente li um livro em Portugal "Bandeiras e Bandeirantes". Fiquei fascinada com aquelas histórias, mas não é assunto das escolas em Portugal. A nossa história e a do brasil se completam, mas pouco sabemos disso. Obrigada. Gosto muito da maneira como aborda estas temáticas.
É desse evento, somado à saída de Minas da revolução de 32, que em SP existe, em determinado segmento da população, a pecha de que mineiro é "traidor"...
Fui visitar o santuário da Serra da Piedade em Caete, mas chovia tanto, mas tanto, que estacionados em frente não conseguíamos ver a Igreja.
3 ปีที่แล้ว +2
@@lucasnunes6659, eu saí do interior especialmente para visitar a Basílica da serra, mas, choveu torrencialmente durante três dias Perdi minha viagem e ficou pra outra ocasião.
Na verdade Manoel Nunes Viana residia em Caeté. E foi aclamado Governador das Minas. Ele era um portugués negociante de gado, do sertão do São Francisco.
Gosto de ver seus videos fico estonteada com estas informações ja de longe vejo que o sofrimento tomou conta das familias Brasileira de todo povo e muitos fizeram fortunas ,não perco nenhum pois admiro sua sabedoria e suas explicações eu entendo bem parabéns seu trabalho é maravilhoso
Passei a conhecer melhor a Guerra dos Emboabas e todo o contexto histórico com a leitura de "Capítulos de História Colonial", do honorável Capistrano de Abreu.
Absolutamente fantástico. Eu tinha conhecimento de algumas coisas que vc falou, principalmente porque sou descendente de Borba Gato e de uma maneira rudimentar pesquisei um pouco. Achei muito interessante essa questão da língua e que eles não falavam português. O Borba Gato nasceu no Brasil mas o pai deles veio da Ilha Terceira. Eu adoraria saber dessa história. Em Santo Amaro hoje bairro de São Paulo existem ainda muitas pessoas com o sobrenome Borba e sei também que em Minas na região de Sabará também é comum. lógico eles deixavam as esposas na cidade e iam para as minas. Eu achei bem interessante também o livro que conta a história dos Bairros de São Paulo, e o que fala de Santo Amaro. Não sei se ele é um fiel retrato da realidade, mas a gente pode ter uma noção dessa historia mais antiga do Brasil. Muito obrigado por você fazer esse video. Eu já tenho pedido a muito tempo para vc falar sobre ele. perdi ate a conta de quantas vezes escrevi. Só posso dizer que amei. Mais uma vez obrigada.
3 ปีที่แล้ว +1
Yara, há um livro excelente (Boa Ventura do jornalista belorizontino Lucas Figueiredo) no qual ele discorre, além da busca do ouro em MG, sobre o seu parente. Borba Gato tem um biografia impressionante.
Paulo Rezzutti seus videos são sempre uma ótima aula de História. Gostaria de lembrar que houve uma grande imigração de judeus ou cristão novos para a região de Minas Gerais , atraídos pela descoberta de ouro e diamantes e fugindo da inquisição.
Estava esperando ansioso esse episódio. Até porque sou de Caxambu e sei que durante muito tempo o Morro Caxambu marcou a divisa de São João Del Rei e Guaratinguetá. Em especial a história do "Capão da Traição " sempre fez parte do meu lúdico. Valeu pela aula
Não, nunca tinha ouvido falar. Paulo, sensacional explanação! Quero dar uma opinião: - Se a verdadeira história fosse contada dede cedo, talves nossa cultura fosse diferente. Mas, mas, mas . . . , quando será?
Não adianta. Brasileiro tem memória curta. E muitos que lembram só querem fazer a sua própria história, o país que se dane, não aprendem com o passado...
História não contada pra mim for essa de ouro em São Paulo !!!! muito legal este vídeo, principalmente qd você fala dos caminhos e menciona os tropeiros, estes sim, verdadeiros desbravadores destas terras. Obrigada Paulo !!!!!!
Prezado historiador, uma das Fazendas de Manoel Nunes Viana está localizada aqui no município de Jequitaí-MG, cuja denominação é fazenda Jequitaí Velho (1710). Também conhecida como fazenda da Táboa. Conheço o local, terras férteis e construções antigas. Foi aqui próximo que Fernão Dias faleceu, no local denominado Barra do Guaicui. A cidade de Jequitaí foi uma grande produtora de diamantes a partir do século XVI. Consta que Nunes Viana foi um dos homens mais ricos do Brasil, naquela época ele possuía vastas extensões de terras e dezenas de arrobas de ouro.
As suas aulas de história são muito melhores e mais completas do que as da escola nos tempos de criança.eu hoje com mais de 80 anos estou aprendendo a história verdadeira do meu país. Obrigada de coração pelo seu amor aos brasileiros.
É conhecendo detalhes que começo a traçar o caminho de meus antepassados...A característica bravia das mulheres paulistas muito presente em meus familiares me faz pensar em ancestralidade bandeirante.
Excelente vídeo. Muito esclarecedor sobre o nosso passado. Seria tão bom se os professores se preocupassem em contar nossa história com essa clareza. Parabéns, Paulo!!
Olá, Paulo Rezzutti. Eu tive bns professores de história no ginásio e colégio. Aprendi sobre a Guerra dos Emboabas, escassez de alimentos nas minas, as bandeiras e o quinto. Lembro que minha professora perguntou se achávamos muito pagar 1/5 do ouro como imposto e ficamos absolutamente chocados quando ela nos contou que hoje, o Imposto de Renda é mais do que isso - rs. Parabéns pelo vídeo com riqueza de detalhes e imagens. Novidade para mim nesse vídeo foi a língua falada em São Paulo e os caminhos velho e novo do ouro com consequente mudança da capital de salvador para o Rio de Janeiro.
Creio que São Paulo alem da minas ia até Parati! E convenhamos 1/5 de impostos não seria motivo para reclamar. Hoje pagamos mais de 40% de impostos em todas as compras, inclusive de alimentos!
Atualmente os impostos são usados pra manter um enorme contingente policial e de militares das Forças Armadas. Tbm temos iluminação pública, estradas asfaltadas, hospitais públicos, escolas públicas, universidades públicas, agentes de saúde, pesquisas científicas... Enfim, a gente paga impostos caros, mas, pelo menos, a gente vê um pouco de retorno. No período colonial, Portugal não dava retorno praticamente nenhum e ignorava as necessidades do Brasil.
@@pric.3635 Não são necessários estes Generais. Pertencem ao Exército e que fiquem por lá! Mais de 6 mil militares em um governo civil? Passou do aceitável!
@@nancibaccelli4305 neste ponto eu concordo inteiramente com vc! rsrs Somos um país pacífico. Acho q seria possível diminuir o nosso efetivo fixo das Forças Armadas e tbm o número de deputados. Só São Paulo elege 70 deputados federais! 😱 E cada deputado tem um monte de benefícios, auxílios e assessores... Sou mais a favor de investir o dinheiro dos nossos impostos em saúde e educação do que em armas e passagens aéreas.
Grata pela narração, descrição da História...e gosto de saber das estórias da História que não nos eram contadas e representam eixos vários para melhor compreensão. Sou pernambucana (patriota da gema...ah! Meu Brasil tantas estorias de glória e sofrimento...) Fascina-me ouvi-lo..A forma límpida como expõe facilita mnemônicas para guardarmos esses tesouros Prossiga...! Sou pernambucana, a 1* brasilieira de familia portuguesa, que viveu no Brasil desde os anos 40's ate anos 70's...Protetor acérrimo das 5 filhas solteiras...eis que estas, e nelas eu, a 1* brasileira (eramos 6 - 3 brasileiras, 3 portuguesas), não pude dar o 'grito' do 'fico'...pelo que vivo em Portugal... Nasci na veneza brasileira e vivo na veneza portuguesa..( coisas da vida 😊) Aí vou de quando em vez.... Grata pelo que nos oferece...alimenta noss'alma!! Abraço de além mar!
Eu aprendi o principal dessa história na escola. Guerra dos emboabas, a descoberta do ouro, o avanço dos Bandeirantes, o protagonismo dos Bandeirantes e de São Paulo, as migrações...mas e sempre bom ouvir os detalhes e enriquecer nosso conhecimento!!! Ótimo trabalho!!!👏🏼👏🏼
Boa tarde professor Paulo. Quando criança não gostava muito de estudar história (incluindo história do Brasil) porque sempre tive dificuldade para gravar "datas". Entretanto ao longo da minha vida estudantil até hoje (tenho hoje 67 anos e sou formado em engenharia química), comecei a estudar mais história independentemente de conseguir gravar as "datas" com precisão. Adoro os seus vídeos e nesse principalmente em relação aos bandeirantes e a corrida do ouro no Brasil. Relacionei esse vídeo com tudo que já aprendi sobre isso lendo a Trilogia de Laurentino Gomes "Escravidão". Desse mesmo escritor também já li os livros "1808", "1822" e "1889", todos simplesmente fantásticos em relação a tudo que se relaciona com a história do Brasil. Muito obrigado pelo conteúdo dos seus vídeos. Estou aos poucos tentando assitir à todos eles. Sou paulista nascido na cidade de Santos, apesar de atualmente estar morando em Curitiba a quase 8 anos. Um grande abraço.
Não sei como é agora, mas sou do tempo em que História do Brasil era só na sexta série. Então, apesar de ter prestado bastante atenção às aulas, tenho aprendido muito no canal. Obrigada.
Prezado Paulo. O Thales Guaraci, em um dos seus livros sobre o Brasil, aponta fatos que demonstram alguns equívocos sobre o que aprendemos sobre escravatura no Brasil. O ponto principal seria que a escravidão entre Nordeste, Rio de Janeiro, Minas Gerais e em São Paulo tiveram características muito diferentes. Alguns exemplos: no Nordeste predominavam os Negros, mas algumas etnias escravizavam outras (vide Palmares). No Nordeste tiveram Negros Mulçumanos com completa aceitação da Escravidão (?). No Rio havia a predominância de Escravos de Ganho, Ciganos eram os mercadores de escravos e os Negros eram semi-escravos (livres para ganhar $$ para seus senhores até o fim do dia). E São Paulo dos Bandeirantes era um sorvedouro de etnias nacionais; por isto a grande e persistentes ação dos Bandeirantes, que já eram mestiços. Também tinha as Minas Gerais tão especialmente escravista, quase um mundo a parte. VC não gostaria de desmistificar esta questão tão mal compreendida no Brasil? Acho que cada região, e épocas (Colonial, I reinado, II reinado...) dão muitos capítulos sobre esta questão. Sucesso.
Guerra dos emboabas" este período dos mais importante da história do Brasil .Quando se descobri Ouro de aluvião Segundo historiador dois milhões de homens,um milhao e oitocentos mil vem de todas as regiões de Portugal, Gálisua Espanha e francês. Neste momento as naos ou navios. parava longe dos portos os marinheiro vinha a nado até a costa. Os tripulantes deuchava os navios a sem tripulantes quase a deriva. São Vicente...Estes homens não volta mais para europa. E casam com índias ou assim ""Forma. O Povo Brasil. ""
Aguardo por mais este belo conteúdo! Resido em Minas e não canso de aprender mais sobre a rica história deste Estado. Obrigado Paulo por compartilhar seus conhecimentos.
Minha família vem dessa mistura de paulistas e emboabas. Grande parte veio ao Brasil para Minas em torno de 1720. Curiosamente a família da minha esposa, que é cearense, veio do Minho na mesma época, mas para o Nordeste.
Eu li 20min atrás um PDF da FOIRN que falava sobre distribuição das línguas indígenas pelo Médio e Alto Rio Negro, e ele ainda cita boa parte da população como falante de Línguas Gerais. Agora vou pesquisar pra saber se é a mesma ou se existem várias línguas gerais 😍😂 Que timing fenomenal 🤯 Você é o melhor! 😘😘
Sou mineiro e sei muito muito pouco da Guerra das Emboabas. Tinha vontade de te mandar mensagem para pedir que fizesse uma série sobre os conflitos, internos e externos, em que o Brasil se envolveu. Me admirou muito ao saber que fizemos parte da Guerra dos Sete Anos, com batalhas na Amazonia e no Mato Grosso, mas é muito mais dificil encontrar algo sobre a Guerra dos Emboabas, mesmo aqui. Obrigado por esse vídeo! Aprendi tremendamente!
Em algum lugar da minha memória tinha a palavra Emboaba, mas não sabia seu significado. Muito legal saber do real motivo da mudança da capital de Salvador para o Rio. E foi novidade também saber do motivo do chamado caminho real. Parabéns por sua narrativa é fantástica aula. História é isso, não apenas datas e locais. Há que haver a motivação que via de regra é a riqueza. Não sabia que São Paulo e Minas eram uma só "capitania". Fantástico.
“Estudei “ a Guerra dos Emboabas no antigo Curso Ginasial( eu tinha 12/ 13 anos). Nunca havia compreendido a importância de tal fato para a nossa História ! ... agora entendi!! Obrigada, professor!!🌟
Talvez nem sua professora compreendia tal importância mesmo ensinando. Pois certamente era tempo da ditadura caso tenha aprendido nos anos 60 s 85. Era crime ser crítico ao ensinar
Algo que sempre pensei sobre esse Brasil Antigo: havia mapeamento de rios usando sextante, bússolas e astrolabios? Ou tudo era medido em dias, meses etc. MAPAS desse tempo. Eis um vídeo magnífico! .
Minha vó, Adelaide Rosa Gomez de Oliveira, nascida em Pouso Alegre, MG. Sempre fazia referência a seu avô João Baptista de Oliveira que ele era emboaba. Ela se casou com Benedito Ferreira da Silva, seu primo que ela dizia ser de familia de brasileiro. Uma das histórias que ela contava, era sobre o trem de ferro que descarrilhou no "aterrado" em Pouso Alegre.
_“Vou morrer e não saberei de tudo!”_ Fui criado em São Miguel (que abriga a igreja mais de São Paulo, a "Capela dos Índios") e nunca imaginei que vivi perto de uma área que teve minas de ouro, como Cumbica!
Nossa .... ainda em choque com tanta informação. Tantas dúvidas, tantas perguntas e com o sr, professor ... tudo resolvido.. Como pode???? Parabéns e nunca pare de nos ensinar. Passear e ver o .osso passado. Bo demais
Paulo Rezzutti sou sua fã, sempre amei História e me formei em Pedagogia. Quando lhe descobri na pandemia,nunca mais perdi um vídeo seu. Aprendi muito de História com todos vocês.
Parabéns Paulo Rezzutti por suas matérias aqui publicadas. São excelentes e auxiliam muito em minhas aulas que ministro mesmo no ensino fundamental II.
Aprendendo alguns fatos desconhecidos, e relembrando outros já esquecidos. É muito bom, enriquecer nosso conhecimento. Muito obrigada, por essa oportunidade.
Toda essa parte da exploração do ouro em Minas, a criação dos caminhos para escoamento do ouro, deslocamento da capital do Brasil para o Rio de Janeiro, faz parte do conteúdo programático de geografia no sétimo ano do ensino fundamental e depois se aprofunda no segundo ano do ensino médio. É um dos conteúdos que mais gosto de ensinar por tratar também da história.
Foi o Afonso Sardinha. Visite o Parque estadual do Jaraguá, lá tem a casa do Afonso Sardinha!! Ele foi responsável pela primeira porção de ouro fundida no Brasil, ali naquele local! E tbm a fundição da primeira porção de minério de ferro, na região de Araçoiaba, onde tem uma Floresta Nacional aberta a visitação, com construções históricas e as ruínas da primeira fundição de ferro das Américas, do final do sec XVI. Vários municipios tem bairros com o nome "lavras", geralmente associado à mineração de ouro. Tem em Suzano, em Guarulhos, em Embu...houve garimpo também na região de Iguape, Eldorado, Registro...e outros.
Rezzutti, sou de Taubaté e meu trisavô (que também nasceu em Taubaté) tinha o sobrenome "Emboava"/"Emboaba" (a escrita varia de acordo com o documento). Sei que o pai e o avô dele tinham o sobrenome "Correia de Vasconcellos" e, pelo menos o pai, também nasceu em Taubaté. Todos nasceram no séc. XIX. Estes meus ancestrais eram proprietários de uma grande fazenda em um bairro rural de Taubaté, que ia passando de geração em geração, sendo que até hoje parte da fazenda ainda pertence a um ramo da minha família. Você acha que pelo sobrenome e por serem de Taubaté, eles poderiam ter alguma ligação com a Guerra dos Emboabas?
Estudei sobre a Guerra dos Emboabas na época do colegial, mas somente agora soube de alguns detalhes, tais como que a província de São Paulo era gigantesca e que abrangia muitos estados atuais e também sobre a grande imigração ocorrida, principalmente com pessoal da região do Minho. Parabéns por mais essa bela aula!
O Paulista que descobriu os primeiros locais ou arroios que continham ouro foi o português/paulista chamado Lucas de Freias de Azevedo que posteriormente foi roubado, julgado e queimado pela inquisição católica (foi levado para Lisboa)
Estou revivendo as aulas de história! Nossa,lembrei da Guerra dos emboabas rsrs que saudades da 7 série! Obrigada pelo canal! Que delícia saber da história do Brasil!
Um adendo: os paulistas após voltarem para as Minas por influência de suas mulheres, forem efetivos na vingança, sob liderança de Amador Bueno da Veiga, destruíram algumas vilas de emboabas, e temendo que estivessem planejando um revide surpresa, voltaram para São Paulo. Outro ponto importante, é que os paulistas não deixaram as Minas, eles deixaram de ter liderança rm cargos administrativos na região das Minas, mas continuaram em território mineiro. Lidando principalmente com a cultura pastoril, a pecuária e o tropeirismo. O tropeiro nasce do bandeirante, da necessidade de abastecimento das Minas, faz o paulista empreender esse novo movimento, que seria mais uma vez revolucionário para o movimento de transportes do Brasil.
Sim já conhecia essa história desde a minha infância, lá pelos anos 50. Claro que não tinha essa riqueza de detalhes ! Parabéns pela belíssima aula de história.
Eu sou de Pedro Leopoldo _MG que naquela época estava dentro dos domínios do Vínculo da Jagoara . Meu pai sempre fazia questão de contar as história referente a região, mas na escola não tinha muita informação.
Meus pais se mudaram para um bairro de facil acesso ao morro do Jaraguá. Anos 84, 85 e 86 eu iniciei o habito de caminhar (não era comum) eu ia até o topo, cerca de 4 mil metros!!!
Mais uma vez aprendendo muito com o Paulo! Não tinha idéia que uma vez SP e Minas eram um só território, nem mesmo a origem da palavra Emboaba... Adorei o vídeo!!! 😊🙏🏻
Ótimo vídeo, vi agora. Estive há dois anos em Tiradentes, Ouro Preto e região. Os guias turísticos contam assim mesmo a história da guerra dos emboabas.
Paulo gostaria ( se fosse possível) que você fizesse um vídeo sobre Cristóvão Colombo. Vi um vídeo sobre a sua última viagem no The History Channel Brasil e gostei bastante. Abraços!!!
Quanto à imigração para as Minas, acrescento que a Coroa Portuguesa estimulou a emigração de Açorianos para as Minas, principalmente a partir de 1.700, sobretudo na Região dos Campos das Vertentes/MG. Há inclusive a história das "3 Ilhoas", das quais descendem várias famílias mineiras. Os Açorianos tinham de vir com o propósito de desbravar e ocupar as terras e não podiam voltar mais para o Reino, salvo autorização do rei.
Sobre a guerra de Emboapas x Paulistas é importante ler o romance da Dinah Silveira de Queiroz "A Muralha". Belo romance com boa descrição da saga dos bandeirantes na descoberta do ouro de Minas Gerais, assim como a relação com os índios.
Uma observação, professor: as que foram descobertas na região de Ouro Preto foram chamadas minas de cataguá. O nome tem sua origem no território ocupado pela nação indígena dos Cataguases; o território de parte da província de São Paulo que mais tarde viria ser Minas Gerais era ocupado pela tribo, e era conhecido como “País dos Cataguás” ou “Campos Gerais dos Cataguases”, denominação que só deixou de ser usada depois de criada a Capitania de Minas Gerais.
Não sabia que as mulheres tinham arregaçado as mangas em sp e quanto os homens estavam envolvidos com a guerra. Muito legal. Também não tinha noção do trajeto do ouro de Paraty a Sepetiba, e dos piratas. Foi legal também entender que o deslocamento da capital do país tem tudo a ver com o interesse comercial e político ! Como sempre, aprendo muita coisa com os seus vídeos Paulo !!
Olá Paulo!Já havia me esquecido deste episódio de nossa história. Foi bem interessante relembrar mais um momento de nosso passado,tão maltratado pelas autoridades da Educação e Cultura ,também pelos próprios brasileiros ,em sua maioria.Obrigada SEMPRE.
Daí originou-se a expressão "quinto dos infernos", porque as pessoas trabalhavam e enviavam este "quinto" para Portugal.
Mais uma vez parabéns Paulo, amo seus vídeos.
Deus te abençoe e te guarde!
Como é bom aprender neste canal. Obrigado.
Meu bisavô pai da minha avó Paterna era um baiano , que a família era de Minas e ele era o 6 descendente de Manoel Nunes Vianna , ele também se chamava Manoel Nunes Vianna , o Manuel Português era um cristão novo, era conhecido em Viana do Castelo de a Águia do Minho. Levou para Portugal 80 quilos de ouro e transformou sua cidade com o seu dinheiro. No Brasil deixou muitos descendentes.
Como sempre, vídeo recheado de informações históricas contadas com leveza e bom humor!
Muito importante suas “aulas”. Tá na hora dos brasileiros se assenhorarem de sua própria história. Parabéns e obrigada.
"Mulher paulista é brava" é ótimo... me lembrou as galegas, que pelo que me consta, também historicamente, cuidam de tudo em terra por longos períodos enquanto os homens estão no mar... Não sabia sobre a existência da capitania de São Paulo abrangendo uma área tão extensa, inclusive Minas... Sabia do "quinto" e não me lembrava do contexto da Guerra dos Emboabas.... Conteúdo interessantíssimo, como sempre! Parabéns!
Amo assistir seus vidios
Paulistas Bravas? É porque você não conhece a história das mulheres nordestinas. Estas sim fizeram s história nesse país.
Minas não era pertencente a capitania de São Paulo e sim da capitania do Espírito Santo, o problema de quem conta a história conta do jeito deles e parece que não querem mostrar o estado capixaba
Muito, mas muito interessante. Há muitos anos em adolescente li um livro em Portugal "Bandeiras e Bandeirantes". Fiquei fascinada com aquelas histórias, mas não é assunto das escolas em Portugal. A nossa história e a do brasil se completam, mas pouco sabemos disso. Obrigada. Gosto muito da maneira como aborda estas temáticas.
Outra observação: A primeira cidade tomada pelos emboabas foi Caeté/MG, onde anualmente há uma comemoração em homenagem aos Emboabas
É desse evento, somado à saída de Minas da revolução de 32, que em SP existe, em determinado segmento da população, a pecha de que mineiro é "traidor"...
Fui visitar o santuário da Serra da Piedade em Caete, mas chovia tanto, mas tanto, que estacionados em frente não conseguíamos ver a Igreja.
@@lucasnunes6659, eu saí do interior especialmente para visitar a Basílica da serra, mas, choveu torrencialmente durante três dias Perdi minha viagem e ficou pra outra ocasião.
@@rogerioribeiro7697 kkkkkk 😂 só um pouquinho
Na verdade Manoel Nunes Viana residia em Caeté. E foi aclamado Governador das Minas. Ele era um portugués negociante de gado, do sertão do São Francisco.
Gosto de ver seus videos fico estonteada com estas informações ja de longe vejo que o sofrimento tomou conta das familias Brasileira de todo povo e muitos fizeram fortunas ,não perco nenhum pois admiro sua sabedoria e suas explicações eu entendo bem parabéns seu trabalho é maravilhoso
Olá Paulo. Eu não sabia que São Paulo e Minas,Gerais, era uma coisa só.❤ Muito boa esta história.
Passei a conhecer melhor a Guerra dos Emboabas e todo o contexto histórico com a leitura de "Capítulos de História Colonial", do honorável Capistrano de Abreu.
Absolutamente fantástico. Eu tinha conhecimento de algumas coisas que vc falou, principalmente porque sou descendente de Borba Gato e de uma maneira rudimentar pesquisei um pouco. Achei muito interessante essa questão da língua e que eles não falavam português. O Borba Gato nasceu no Brasil mas o pai deles veio da Ilha Terceira. Eu adoraria saber dessa história. Em Santo Amaro hoje bairro de São Paulo existem ainda muitas pessoas com o sobrenome Borba e sei também que em Minas na região de Sabará também é comum. lógico eles deixavam as esposas na cidade e iam para as minas. Eu achei bem interessante também o livro que conta a história dos Bairros de São Paulo, e o que fala de Santo Amaro. Não sei se ele é um fiel retrato da realidade, mas a gente pode ter uma noção dessa historia mais antiga do Brasil. Muito obrigado por você fazer esse video. Eu já tenho pedido a muito tempo para vc falar sobre ele. perdi ate a conta de quantas vezes escrevi. Só posso dizer que amei. Mais uma vez obrigada.
Yara, há um livro excelente (Boa Ventura do jornalista belorizontino Lucas Figueiredo) no qual ele discorre, além da busca do ouro em MG, sobre o seu parente. Borba Gato tem um biografia impressionante.
Eu já conhecia a história da guerra dos emboabas, mas não com essa riqueza de detalhes! 👏👏👏
Paulo Rezzutti seus videos são sempre uma ótima aula de História. Gostaria de lembrar que houve uma grande imigração de judeus ou cristão novos para a região de Minas Gerais , atraídos pela descoberta de ouro e diamantes e fugindo da inquisição.
A vinda de cristões novos ao Brasil sempre foi uma constante e em todas as regiões do país.
Judeus em Minas Gerais?
Na, isso é maluquice.
@@stalkeralemao1782 sim. Isso mesmo.
Sim. Judeus em Minas e com eles e a forma de viverem se tornaram expressões que chamamos ditados populares hoje em dia.
Paulo...suas imagens e relatos faz com que a gente viaje no tempo🤗
Obrigada por nos contar a história tão rica de nossa nação 😉🇧🇷
Estava esperando ansioso esse episódio.
Até porque sou de Caxambu e sei que durante muito tempo o Morro Caxambu marcou a divisa de São João Del Rei e Guaratinguetá.
Em especial a história do "Capão da Traição " sempre fez parte do meu lúdico.
Valeu pela aula
Boa noite, eu já sabia dessa história inclusive tem um romance que depois se torna novela, e serie chamada a Muralha que conta essa história.
Excelente a forma como Rezzuti nos transmite os conteúdos históricos.
Não, nunca tinha ouvido falar. Paulo, sensacional explanação! Quero dar uma opinião: - Se a verdadeira história fosse contada dede cedo, talves nossa cultura fosse diferente. Mas, mas, mas . . . , quando será?
Não adianta. Brasileiro tem memória curta. E muitos que lembram só querem fazer a sua própria história, o país que se dane, não aprendem com o passado...
História não contada pra mim for essa de ouro em São Paulo !!!! muito legal este vídeo, principalmente qd você fala dos caminhos e menciona os tropeiros, estes sim, verdadeiros desbravadores destas terras. Obrigada Paulo !!!!!!
1 galinha = 25 dias de trabalho ... a inflação no Brasil é do tempo que os paulistas andavam descalços...
Sou graduado, mestre e doutor em Letras pela USP, especialista em gramática histórica e estão perfeitas suas afirmações sobre a língua. Parabéns.
Prezado historiador, uma das Fazendas de Manoel Nunes Viana está localizada aqui no município de Jequitaí-MG, cuja denominação é fazenda Jequitaí Velho (1710). Também conhecida como fazenda da Táboa. Conheço o local, terras férteis e construções antigas. Foi aqui próximo que Fernão Dias faleceu, no local denominado Barra do Guaicui. A cidade de Jequitaí foi uma grande produtora de diamantes a partir do século XVI. Consta que Nunes Viana foi um dos homens mais ricos do Brasil, naquela época ele possuía vastas extensões de terras e dezenas de arrobas de ouro.
É verdade que esse Manuel Nunes era judeu cristão novo?
As suas aulas de história são muito melhores e mais completas do que as da escola nos tempos de criança.eu hoje com mais de 80 anos estou aprendendo a história verdadeira do meu país. Obrigada de coração pelo seu amor aos brasileiros.
É conhecendo detalhes que começo a traçar o caminho de meus antepassados...A característica bravia das mulheres paulistas muito presente em meus familiares me faz pensar em ancestralidade bandeirante.
.Nossa, ouvi essa história qdo estava na escola há 60 anos atrás!!!!
Que legal.
Eu saí da escola ha 20 anos e, neste tempo, ñ me ensinaram nada disso, acredita?
Aprendi muito mais história fora da escola...triste.
É surpreendente o quanto Paulo Rezzute sabe da história do país 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Rose, o Paulo não é fruto da pátria educadora da Anta!!!
São Conteúdos Próprios , Creio que ele seja Mestre em História . O ensino está a Disposição de quem tem interesse em Aprender . Parabéns
@@02081953able Governo da Anta foi o que mais Investiu em Educação no País , acho que o senhor está equivocado .
@@clebio8ferre851 nossa! Melhorou muito kkkk
Não só do Br
Muito bom! O despovoamento de Portugal em favor da colonização do Brasil é sempre muito pouco abordado, mas é o que define a civilização brasileira.
Excelente vídeo. Muito esclarecedor sobre o nosso passado. Seria tão bom se os professores se preocupassem em contar nossa história com essa clareza. Parabéns, Paulo!!
Olá, Paulo Rezzutti. Eu tive bns professores de história no ginásio e colégio. Aprendi sobre a Guerra dos Emboabas, escassez de alimentos nas minas, as bandeiras e o quinto. Lembro que minha professora perguntou se achávamos muito pagar 1/5 do ouro como imposto e ficamos absolutamente chocados quando ela nos contou que hoje, o Imposto de Renda é mais do que isso - rs. Parabéns pelo vídeo com riqueza de detalhes e imagens. Novidade para mim nesse vídeo foi a língua falada em São Paulo e os caminhos velho e novo do ouro com consequente mudança da capital de salvador para o Rio de Janeiro.
Creio que São Paulo alem da minas ia até Parati! E convenhamos 1/5 de impostos não seria motivo para reclamar. Hoje pagamos mais de 40% de impostos em todas as compras, inclusive de alimentos!
Esse 1/5 era só em cima do ouro extraído. Mas, obviamente, Portugal tbm cobrava impostos sobre bebidas, alimentos, tecidos, etc.
Atualmente os impostos são usados pra manter um enorme contingente policial e de militares das Forças Armadas. Tbm temos iluminação pública, estradas asfaltadas, hospitais públicos, escolas públicas, universidades públicas, agentes de saúde, pesquisas científicas... Enfim, a gente paga impostos caros, mas, pelo menos, a gente vê um pouco de retorno. No período colonial, Portugal não dava retorno praticamente nenhum e ignorava as necessidades do Brasil.
@@pric.3635 Não são necessários estes Generais. Pertencem ao Exército e que fiquem por lá! Mais de 6 mil militares em um governo civil? Passou do aceitável!
@@nancibaccelli4305 neste ponto eu concordo inteiramente com vc! rsrs
Somos um país pacífico. Acho q seria possível diminuir o nosso efetivo fixo das Forças Armadas e tbm o número de deputados. Só São Paulo elege 70 deputados federais! 😱 E cada deputado tem um monte de benefícios, auxílios e assessores...
Sou mais a favor de investir o dinheiro dos nossos impostos em saúde e educação do que em armas e passagens aéreas.
@@pric.3635 Ai sim quem sabe estaria melhor o Brasil!
Grata pela narração, descrição da História...e gosto de saber das estórias da História que não nos eram contadas e representam eixos vários para melhor compreensão.
Sou pernambucana (patriota da gema...ah! Meu Brasil tantas estorias de glória e sofrimento...)
Fascina-me ouvi-lo..A forma límpida como expõe facilita mnemônicas para guardarmos esses tesouros
Prossiga...!
Sou pernambucana, a 1* brasilieira de familia portuguesa, que viveu no Brasil desde os anos 40's ate anos 70's...Protetor acérrimo das 5 filhas solteiras...eis que estas, e nelas eu, a 1* brasileira (eramos 6 - 3 brasileiras, 3 portuguesas), não pude dar o 'grito' do 'fico'...pelo que vivo em Portugal...
Nasci na veneza brasileira e vivo na veneza portuguesa..( coisas da vida 😊)
Aí vou de quando em vez....
Grata pelo que nos oferece...alimenta noss'alma!!
Abraço de além mar!
Eu aprendi o principal dessa história na escola. Guerra dos emboabas, a descoberta do ouro, o avanço dos Bandeirantes, o protagonismo dos Bandeirantes e de São Paulo, as migrações...mas e sempre bom ouvir os detalhes e enriquecer nosso conhecimento!!! Ótimo trabalho!!!👏🏼👏🏼
Boa tarde professor Paulo. Quando criança não gostava muito de estudar história (incluindo história do Brasil) porque sempre tive dificuldade para gravar "datas". Entretanto ao longo da minha vida estudantil até hoje (tenho hoje 67 anos e sou formado em engenharia química), comecei a estudar mais história independentemente de conseguir gravar as "datas" com precisão. Adoro os seus vídeos e nesse principalmente em relação aos bandeirantes e a corrida do ouro no Brasil. Relacionei esse vídeo com tudo que já aprendi sobre isso lendo a Trilogia de Laurentino Gomes "Escravidão". Desse mesmo escritor também já li os livros "1808", "1822" e "1889", todos simplesmente fantásticos em relação a tudo que se relaciona com a história do Brasil. Muito obrigado pelo conteúdo dos seus vídeos. Estou aos poucos tentando assitir à todos eles. Sou paulista nascido na cidade de Santos, apesar de atualmente estar morando em Curitiba a quase 8 anos. Um grande abraço.
Não sei como é agora, mas sou do tempo em que História do Brasil era só na sexta série. Então, apesar de ter prestado bastante atenção às aulas, tenho aprendido muito no canal. Obrigada.
Prezado Paulo. O Thales Guaraci, em um dos seus livros sobre o Brasil, aponta fatos que demonstram alguns equívocos sobre o que aprendemos sobre escravatura no Brasil. O ponto principal seria que a escravidão entre Nordeste, Rio de Janeiro, Minas Gerais e em São Paulo tiveram características muito diferentes. Alguns exemplos: no Nordeste predominavam os Negros, mas algumas etnias escravizavam outras (vide Palmares). No Nordeste tiveram Negros Mulçumanos com completa aceitação da Escravidão (?). No Rio havia a predominância de Escravos de Ganho, Ciganos eram os mercadores de escravos e os Negros eram semi-escravos (livres para ganhar $$ para seus senhores até o fim do dia). E São Paulo dos Bandeirantes era um sorvedouro de etnias nacionais; por isto a grande e persistentes ação dos Bandeirantes, que já eram mestiços. Também tinha as Minas Gerais tão especialmente escravista, quase um mundo a parte. VC não gostaria de desmistificar esta questão tão mal compreendida no Brasil? Acho que cada região, e épocas (Colonial, I reinado, II reinado...) dão muitos capítulos sobre esta questão. Sucesso.
Guerra dos emboabas" este período dos mais importante da história do Brasil .Quando se descobri Ouro de aluvião Segundo historiador dois milhões de homens,um milhao e oitocentos mil vem de todas as regiões de Portugal, Gálisua Espanha e francês. Neste momento as naos ou navios. parava longe dos portos os marinheiro vinha a nado até a costa. Os tripulantes deuchava os navios a sem tripulantes quase a deriva. São Vicente...Estes homens não volta mais para europa. E casam com índias ou assim ""Forma. O Povo Brasil. ""
Achei super interessante esse comentário, inclusive vou procurar ler os livros desse autor mencionado.😊
Aguardo por mais este belo conteúdo! Resido em Minas e não canso de aprender mais sobre a rica história deste Estado. Obrigado Paulo por compartilhar seus conhecimentos.
Eu que agradeço
Estou revendo meus anos de história da escola. Mas aqui é muito melhor porque é a história não contada 👍
Que talento para explicar... adoro assistir, me lembro da época de escola. Lembranças de Londres
Minha família vem dessa mistura de paulistas e emboabas. Grande parte veio ao Brasil para Minas em torno de 1720. Curiosamente a família da minha esposa, que é cearense, veio do Minho na mesma época, mas para o Nordeste.
Eu li 20min atrás um PDF da FOIRN que falava sobre distribuição das línguas indígenas pelo Médio e Alto Rio Negro, e ele ainda cita boa parte da população como falante de Línguas Gerais.
Agora vou pesquisar pra saber se é a mesma ou se existem várias línguas gerais 😍😂
Que timing fenomenal 🤯
Você é o melhor! 😘😘
Sou mineiro e sei muito muito pouco da Guerra das Emboabas. Tinha vontade de te mandar mensagem para pedir que fizesse uma série sobre os conflitos, internos e externos, em que o Brasil se envolveu. Me admirou muito ao saber que fizemos parte da Guerra dos Sete Anos, com batalhas na Amazonia e no Mato Grosso, mas é muito mais dificil encontrar algo sobre a Guerra dos Emboabas, mesmo aqui.
Obrigado por esse vídeo! Aprendi tremendamente!
Pra quem se interessar leia o livro Maurício do grande Bernardo guimaraes e sua continuação o bandido do Rio das mortes
Em algum lugar da minha memória tinha a palavra Emboaba, mas não sabia seu significado. Muito legal saber do real motivo da mudança da capital de Salvador para o Rio. E foi novidade também saber do motivo do chamado caminho real. Parabéns por sua narrativa é fantástica aula. História é isso, não apenas datas e locais. Há que haver a motivação que via de regra é a riqueza. Não sabia que São Paulo e Minas eram uma só "capitania". Fantástico.
“Estudei “ a Guerra dos Emboabas no antigo Curso Ginasial( eu tinha 12/ 13 anos).
Nunca havia compreendido a importância de tal fato para a nossa História !
... agora entendi!!
Obrigada, professor!!🌟
Talvez nem sua professora compreendia tal importância mesmo ensinando. Pois certamente era tempo da ditadura caso tenha aprendido nos anos 60 s 85. Era crime ser crítico ao ensinar
Algo que sempre pensei sobre esse Brasil Antigo: havia mapeamento de rios usando sextante, bússolas e astrolabios? Ou tudo era medido em dias, meses etc. MAPAS desse tempo. Eis um vídeo magnífico! .
Deus abençoe o professor Paulo e a sua família em nome de Jesus amém e obrigada.
reclamávamos do quinto e hoje pagamos 27,5% no IR, 50% na gasolina, 44% nos carros, nao sei quanto na comida, nas roupas e por aí vai...... rsssss
Minha vó, Adelaide Rosa Gomez de Oliveira, nascida em Pouso Alegre, MG. Sempre fazia referência a seu avô João Baptista de Oliveira que ele era emboaba. Ela se casou com Benedito Ferreira da Silva, seu primo que ela dizia ser de familia de brasileiro. Uma das histórias que ela contava, era sobre o trem de ferro que descarrilhou no "aterrado" em Pouso Alegre.
_“Vou morrer e não saberei de tudo!”_ Fui criado em São Miguel (que abriga a igreja mais de São Paulo, a "Capela dos Índios") e nunca imaginei que vivi perto de uma área que teve minas de ouro, como Cumbica!
Bem interessante! Não conheci e já vou compartilhar.
Sensacional a história dos emboabas. Siempre revisito o vídeo. Parabéns Paulo
Nossa .... ainda em choque com tanta informação.
Tantas dúvidas, tantas perguntas e com o sr, professor ... tudo resolvido..
Como pode????
Parabéns e nunca pare de nos ensinar.
Passear e ver o .osso passado.
Bo demais
Sempre uma excelente aula, pena que as escolas brasileiras não dão o valor merecido, resultado jovens sem patriotismo.
Paulo Rezzutti sou sua fã, sempre amei História e me formei em Pedagogia. Quando lhe descobri na pandemia,nunca mais perdi um vídeo seu. Aprendi muito de História com todos vocês.
Deveria fazer um vídeo sobre Manoel Nunes Viana. Ai passaremos a entender melhor a Guerra dos Emboabas e a formação do povo Mineiro.
Paulo não sabia de nada disso. Conheço mais da história da Europa que do Brasil....Triste mas vc está ajudando a resolver esse problema....
Hoje pagamos quase 3 quintos em impostos e ainda temos q pagar médicos e escolas caso queiramos qualidade
Grata por nos "ensinar" aquilo que não nos contaram...
Paulo Rezzutti além de ótimo escritor é ótimo orador!
Canal exelente. História sempre foi e sempre sera a matéria que mais gosto.
Eu também.
Paulo Resuti sempre surpreendendo , dando sabor e encanto à nossa história.
Parabéns Paulo Rezzutti por suas matérias aqui publicadas. São excelentes e auxiliam muito em minhas aulas que ministro mesmo no ensino fundamental II.
Q bom aprender tudo isso q os livros não contar. Adorei Paraty! Brigado
Aprendendo alguns fatos desconhecidos, e relembrando outros já esquecidos.
É muito bom, enriquecer nosso conhecimento.
Muito obrigada, por essa oportunidade.
Toda essa parte da exploração do ouro em Minas, a criação dos caminhos para escoamento do ouro, deslocamento da capital do Brasil para o Rio de Janeiro, faz parte do conteúdo programático de geografia no sétimo ano do ensino fundamental e depois se aprofunda no segundo ano do ensino médio. É um dos conteúdos que mais gosto de ensinar por tratar também da história.
Eu não sabia que o ouro começou a ser extraído bem São Paulo.
Foi o Afonso Sardinha. Visite o Parque estadual do Jaraguá, lá tem a casa do Afonso Sardinha!! Ele foi responsável pela primeira porção de ouro fundida no Brasil, ali naquele local! E tbm a fundição da primeira porção de minério de ferro, na região de Araçoiaba, onde tem uma Floresta Nacional aberta a visitação, com construções históricas e as ruínas da primeira fundição de ferro das Américas, do final do sec XVI. Vários municipios tem bairros com o nome "lavras", geralmente associado à mineração de ouro. Tem em Suzano, em Guarulhos, em Embu...houve garimpo também na região de Iguape, Eldorado, Registro...e outros.
O massacre do Capão da Traição à beira do rio das Mortes é bem realista.
Eu acho q o local fica entre Prados e Lagoa dourada - foi descoberto a pouco tempo 👍
Rezzutti, sou de Taubaté e meu trisavô (que também nasceu em Taubaté) tinha o sobrenome "Emboava"/"Emboaba" (a escrita varia de acordo com o documento). Sei que o pai e o avô dele tinham o sobrenome "Correia de Vasconcellos" e, pelo menos o pai, também nasceu em Taubaté. Todos nasceram no séc. XIX.
Estes meus ancestrais eram proprietários de uma grande fazenda em um bairro rural de Taubaté, que ia passando de geração em geração, sendo que até hoje parte da fazenda ainda pertence a um ramo da minha família.
Você acha que pelo sobrenome e por serem de Taubaté, eles poderiam ter alguma ligação com a Guerra dos Emboabas?
CARAMBA !! Eu já tinha lido,há séculos, sobre EMBOABAS. Mas minha NOSSA ! VC É FANTÁSTICO !! Gratíssima !
Estudei sobre a Guerra dos Emboabas na época do colegial, mas somente agora soube de alguns detalhes, tais como que a província de São Paulo era gigantesca e que abrangia muitos estados atuais e também sobre a grande imigração ocorrida, principalmente com pessoal da região do Minho. Parabéns por mais essa bela aula!
O Paulista que descobriu os primeiros locais ou arroios que continham ouro foi o português/paulista chamado Lucas de Freias de Azevedo que posteriormente foi roubado, julgado e queimado pela inquisição católica (foi levado para Lisboa)
Esse vídeo é muito importante, deveria ser usado em sala de aula do Estado de MG, parabéns Paulo Rezzute, e muito obrigada 😍
Estou revivendo as aulas de história!
Nossa,lembrei da Guerra dos emboabas rsrs que saudades da 7 série! Obrigada pelo canal! Que delícia saber da história do Brasil!
Um adendo: os paulistas após voltarem para as Minas por influência de suas mulheres, forem efetivos na vingança, sob liderança de Amador Bueno da Veiga, destruíram algumas vilas de emboabas, e temendo que estivessem planejando um revide surpresa, voltaram para São Paulo.
Outro ponto importante, é que os paulistas não deixaram as Minas, eles deixaram de ter liderança rm cargos administrativos na região das Minas, mas continuaram em território mineiro.
Lidando principalmente com a cultura pastoril, a pecuária e o tropeirismo.
O tropeiro nasce do bandeirante, da necessidade de abastecimento das Minas, faz o paulista empreender esse novo movimento, que seria mais uma vez revolucionário para o movimento de transportes do Brasil.
Sim já conhecia essa história desde a minha infância, lá pelos anos 50.
Claro que não tinha essa riqueza de detalhes !
Parabéns pela belíssima aula de história.
Eu sou de Pedro Leopoldo _MG que naquela época estava dentro dos domínios do Vínculo da Jagoara . Meu pai sempre fazia questão de contar as história referente a região, mas na escola não tinha muita informação.
Meus pais se mudaram para um bairro de facil acesso ao morro do Jaraguá. Anos 84, 85 e 86 eu iniciei o habito de caminhar (não era comum) eu ia até o topo, cerca de 4 mil metros!!!
Relembrando o que estudamos na escola. Muito bom Paulo!
Guerra dos Emboabas! Meus ancestrais participaram desta tenebrosa luta.
De que lado?
Mais uma vez aprendendo muito com o Paulo! Não tinha idéia que uma vez SP e Minas eram um só território, nem mesmo a origem da palavra Emboaba... Adorei o vídeo!!! 😊🙏🏻
Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento. 👏👏👏👏
Ótimo vídeo, vi agora. Estive há dois anos em Tiradentes, Ouro Preto e região. Os guias turísticos contam assim mesmo a história da guerra dos emboabas.
Paulo gostaria ( se fosse possível) que você fizesse um vídeo sobre Cristóvão Colombo. Vi um vídeo sobre a sua última viagem no The History Channel Brasil e gostei bastante. Abraços!!!
Pensei que a capitania de São Paulo fosse menor, não sabia do detalhe de que era unificada com Minas. Show de aula, Paulo, muito boa mesmo! Parabéns!
SP já foi bem mayor em territorio. O que hoje são as regiões Sul e Centro-Oeste, SP, MG, TO e RO já foi a Provincia de São Paulo.
@@dmarques-sp , obrigada por esclarecer.
Quem dera nossas crianças tivessem a oportunidade de assistir vídeo aulas do Professor Paulo.
Amooooo, essas aulas de história do Paulo maravilhosa 👏👏
JÁ PASSEI BASTANTE PELA ESTRADA REAL, MAS NUNCA IMAGINEI QUE FOSSE PARA CONTROLE DE EXTRAÇÃO DE OURO, GOSTEI DE SABER....
Eu conhecia esse episódio dos emboabas. Mas sempre é válido saber mais, em História
Ainda existe im pedaço da estrada real de Minas até Jacobina-BA conhecida como "cidade do ouro"
Quanto à imigração para as Minas, acrescento que a Coroa Portuguesa estimulou a emigração de Açorianos para as Minas, principalmente a partir de 1.700, sobretudo na Região dos Campos das Vertentes/MG. Há inclusive a história das "3 Ilhoas", das quais descendem várias famílias mineiras. Os Açorianos tinham de vir com o propósito de desbravar e ocupar as terras e não podiam voltar mais para o Reino, salvo autorização do rei.
Tô amando conhecer nossa história, nossos muitos " BRASIS "
Nossa muito legal, isso devia ser ensinado nas escolas, a verdadeira história do Brasil! ❤
A melhor aula de História que já tive. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Para mim foi uma novidade total saber que havia ouro em São Paulo. Nunca tinha ouvido falar. Excelente como sempre
Sobre a guerra de Emboapas x Paulistas é importante ler o romance da Dinah Silveira de Queiroz "A Muralha". Belo romance com boa descrição da saga dos bandeirantes na descoberta do ouro de Minas Gerais, assim como a relação com os índios.
Uma observação, professor: as que foram descobertas na região de Ouro Preto foram chamadas minas de cataguá. O nome tem sua origem no território ocupado pela nação indígena dos Cataguases; o território de parte da província de São Paulo que mais tarde viria ser Minas Gerais era ocupado pela tribo, e era conhecido como “País dos Cataguás” ou “Campos Gerais dos Cataguases”, denominação que só deixou de ser usada depois de criada a Capitania de Minas Gerais.
Não sabia que as mulheres tinham arregaçado as mangas em sp e quanto os homens estavam envolvidos com a guerra. Muito legal. Também não tinha noção do trajeto do ouro de Paraty a Sepetiba, e dos piratas. Foi legal também entender que o deslocamento da capital do país tem tudo a ver com o interesse comercial e político ! Como sempre, aprendo muita coisa com os seus vídeos Paulo !!
Nasci em São João del Rei e muita coisa do que você falou, por incrível que pareça, aprendi na escola.
Além do que já atravessei o Rio das Mortes inúmeras vezes, rs
Na contagem regressiva 🥰🥰🥰👍🏼👍🏼👏🏼👏🏼
Olá Paulo!Já havia me esquecido deste episódio de nossa história. Foi bem interessante relembrar mais um momento de nosso passado,tão maltratado pelas autoridades da Educação e Cultura ,também pelos próprios brasileiros ,em sua maioria.Obrigada SEMPRE.
Adoro história, muita coisa a gente esquece com o tempo. Obrigada pelas aulas.