Uma que ouvi sobre um filho de um colega: Um dia, o menino de 2~3 anos brincava no parquinho, onde outras crianças também brincam. Uma delas chega nele e pergunta: "Você é chinês, japonês ou coreano?". Daí ele responde: "Eu sou Tiago." Simples não?
Para mim a pergunta sempre foi "vc é japonesa ou mestiça?" e eu sempre respondia "descendente". Daí a pessoa fazia aquela cara de "e o que é isso?" e daí tentava explicar o óbvio de que eu era descendente de japoneses. 😅
@@d_fuyumi Isso só vai mudar quando a quantidade de asiáticos no Brasil for grande, daí vai ser algo normal, não vai se destacar por ser diferente, ninguém vai chamar ngm de Japa
@@illuminatianticristo exato. Coisa que acho difícil daqui ora frente. Creio que o numero de asiáticos aqui tende a diminuir drasticamente e as linhagens irem se dissolvendo pela miscigencacao
A partir do vídeo questionei um amigo de infância; "Mano te incomoda ser chamado de Japa?" Sua resposta foi curiosamente surpreendente e na lata ele mandou; "Mano te chamam de africano?" RSRSRS... foda não precisou dizer mais nada. Sem querer ou inconscientemente replicamos comportamentos que condenamos. Gosto muito do canal Parabéns . PAZ
Nada a ver... E quando é branco chama de europeu ??? Engraçado, os indígenas são chamados de índio, tem que parar com isso também então, já que eles são brasileiros também.
Oi YBB Não me importo com "japa", "jão", "poneis" e outros pelorativos. Embora seja quase idoso, não gosto que me chamem de "odissan". Odissan é seu avô, meu nome é Sergio!
Oi Iassmin Coelho "Odissan' é usado para designar pessoa idosa, tio. Sei que "japa", "Joãoponeis" são pejorativos e incomodem muitas pessoas, mas estou me inteirando do pensamento da militância, das prayticas
acho Japoneses e Asiaticos Coreanos todos lindos aos olhos de Deus e cada cultura tem suas peculiaridades fui apaixonado por uma Japonesa quando era criança acho a cultura deles linda 👏👏👏👏bato palmas para todos amo de montão
Brasília/DF - 24/07/2022. Ao Yo Ban Boo. Depois de 4 anos e 2 meses resolvi comentar esse vídeo, estabeleci um modelo para o contexto, como a crítica construtiva, que na verdade não existe porque toda crítica é pejorativa. Ao invés de criticar não seria melhor elogiar as pessoas, da mesma forma é chamar todos os orientais de JAPA, é um chamamento ou tratamento pejorativo, os orientais têm toda razão de achar ruim e de ficar com raiva. Eu particularmente chamo todas as solteiras de LINDA e as casadas de SENHORA, os homens tanto solteiros quanto casados chamo de AMIGO mesmo sabendo que não são, mas é uma forma respeitosa de chamar ou de tratar as pessoas. Devemos nos colocar no lugar das pessoas para nos sentir como elas, porque o que não queremos para nós não podemos desejar para os outros. Um grande abraço atrasado à equipe do Yo Ban Boo. Roberto José Dias Direto de Brasília/DF
Admiro muito voces... sues antepassados entraram no brasil com uma condição social baixa, mas com inteligencia e trabalho voces se tornaram Brasileiros por direito e não somente por nascença, os descendentes Brasileiros dos Japoneses são aquilo que se chama verdadeiramente o milagre Brasileiro, e mostra que com trabalho responsabilidade e dedicação e educação se consegue chegar aos lugares cimeiros de qualquer sociedade fugindo ao mimimi dos negros que passaram anos e anos se vitimizando so com o intuito de receberem gratuitamente aquilo que julgam ser seu por direito.
Nunca me importei de me chamarem de Japinha ou Japa. Mesmo porque sou descente de japonês. Eu ficaria chateada se fosse descendente de coreano ou outra cultura asiática. Mas acho estranho descendente de japonês ficar ofendido.
Eu sou descendente de chinês, e toda hora sou chamado de "japa". Isso me incomoda porque a pessoa acha que é tudo igual e que se dane a minha cultura, minha história e quem eu sou, odeio ser rotulado.
eu nem sou japonesa e nem chinesa , só porque tenho um olho um pouco pequeno , me chamavam de japa , eu não ligava , mas depois começaram a falar com um tom de arrogância , ai comecei não gosta , depois começaram a me chamar de '' made in china '' , porque não sou japonesa , mas tenho olhos puxados , ai comecei a não gosta
Bullying acontece até no Japão . pessoas filhos de pais diferentes sofre muito bullying lá . Lá existe até Blackface . Tem pessoas que até apanha lá por ser biracial o Brasil é um paraíso .
Somos brasileiros não importando sua descendência. Nos EUA todos são "americanos" mesmo tendo tantas descendências. O melhor é respeitar e não rotular. Conheço o quão e ofensivo para um filho de coreano ser chamado de "japa " conheço um pouco da história e realmente ficaria brava se fosse comigo. Valeu yoo ban boo
Isabella Gonçalves com certeza. No caso do vídeo que se trata de rotular toda pessoa com "olhos puxados" de "japa" e ofensivo se mora no Brasil você é brasileiro Seja descendente de alemães, índio, coreano,libanês e etc.
Não não,se no Brasil é assim , no EUA , vc pode ter certeza que é muito pior,não só os asiáticos de desclassificado como sendo nativo, como todas as outras etnias não branca ,ou vc é asiático, ou vc afroamericano, ou vc latino americano ( hispânico) ,ou vc misturas , só é olhado como cidadão pleno os brancos , lá o rascismo é igual ou pior . mas , por fim, concordo todos são brasileiros no fim,então japa ao meu ver é uma falta de respeito!!
azul anil você provavelmente nunca morou nos EUA! Lá a coisa é bem pior! Lá vc é julgado até pela descendência do tataravô! Se seu tataravô for negro eles te tratam como negro e se a pessoa for branca de algum país da América latina ela nem é considerada branca lá! Ela é considerada de raça latina! Eles são bem mais racistas!
Os descendentes japoneses são sempre considerados como estrangeiros.. é triste, no Brasil chamam de “JAPA” e no Japão chamam de “GAIJIN”. Por favor chamem-os pelo nome que não será ofensivo para ninguém.
É o mesmo processo de desumanização , animalização e degradação que fazem com os negros. Tiram a humanidade das minorias ,se eles começam a nos observar como não humanos isso acaba se tornando um salvo conduto para eles fazerem com a gente oque eles quiserem , e não se sentirem culpados em nós perseguirem.
Eu acho que as pessoas deveriam respeitar mais, sério se no Brasil é comum chamar pelo nome, pq não chamam pelo nome? So pq a pessoa é asiática não deve merecer respeito??? Se não o conhece e precisa chamar a atenção, faça como faz com qualquer pessoa que não seja asiática , moço e moça esses termos que usamos para chamar as pessoas e não por sua etina, as pessoas merecem respeito.
Eu sempre me senti ofendido por ser chamado de Japa. Eu sou descendente de japonês, e quem me chamava (e ainda me chama) de japa eh meu pai. Eu não tenho muito o que fazer quanto a atitude dele, ele sofreu isso na infância, ele sofreu com o esteriótipo, e isso foi colocado nele. Quando ele me chama de japa eu não me sinto mal, mas quando outras pessoas me chamam de japa, independente de ser meus amigos, colegas, ou pessoas que não conheço eu me sinto mal. Também tem aquela coisa de vc ir para algum lugar e a pessoa falar "ohayou" ou falar qualquer coisa "falando" japonês; mas qual a necessidade disso? EU SOU BRASILEIRO, POR QUE TENHO QUE SER TRATADO DIFERENTE?
Thomas Hasegawa é tipo, nada a ver vc chega num lugar e do nada a pessoa tá te dando bom dia ou pedindo obrigado em japonês, que sentido isso faz? Nem um, eu não sou asiática mas me sinto ofendida quando vejo alguém puxando os olhos ou fazendo essas "piadas" desde que conheci o K-pop aprendi a respeitar mais as pessoas.
ENABLEX como assim? Kerido não é necessário xingar todos do seu país pra defender o próximo ok? Aliás não sei se vc ouviu direito mas eles são brasileiros.
Thomas Hasegawa Em questão disso de falar "qualquer coisa" querendo falar japonês é bem chato mesmo. Já vi asiáticos (nativos) passando por isso algumas vezes nas ruas, acho ridículo.
A verdade é que os descendentes de povos asiáticos, tem por cultura focar no que é importante, trabalhar e seguir em frente. Não costumamos reclamar. O vídeo foi importante para demonstrar um problema pouco debatido, mas que existe. Isso sem mencionar a falta de espaço na mídia para descendentes asiáticos. Quando tem, são versões caricatas de uma visão preconceituosa desse povo.
Eu nunca tinha parado pra pensar em todas essas questões de cargas históricas e tudo mais, e me fez refletir bastante a respeito. Ser chamado de japa, pelos meus amigos e tudo mais, sempre foi algo tranquilo, mas quando vinha de um desconhecido, sempre achei complicado, ou quando esse desconhecido me menosprezava falando que era colombiano ou japa do Paraguai por não ser de exata, ser alto e negro. Eu to conhecendo o canal agora, e to adorando essa representatividade amarela que tem por aqui
Tu nasceu no Brasil seu porra. Que merda de CARGA HISTORICA vai ter?? Affffffff isso é ridiculo, entao os descendentes de alemães BRASILEIROS tem q arrumar treta com os descendentes dos EUA BRASILEIROS????? Siiifude
Eu tenho um amigo q é chinês (não BR filho de chinês, ele era chinês legítimo) chamam ele de japa e ele leva na boa, mas odeia quando chamam ele de Coronavírus ou pasteleiro 🤣
Ou é japa, china, negão ou neguinho, mas quando é branco é chamado pelo nome ou sr, moça etç salvo alguns poucos que são chamados de alemão ou loira que deve ser bem chato pra quem não gosta de ser chamado assim.
Nossaaa Quando eu era pequena (uns 5 anos) eu lembro até hj de um menininho num parquinho falando “ei, ei japinha” e eu fiquei mto brava achando q ele tava caçoando de mim (tentei até retrucar falando “vc ia querer q eu te chamasse de baixinho?” Shaushaush) Hj em dia não me incomodo quando são amigos próximos (desde q não estejam me zoando), mas olho com cara de c* quando um desconhecido fala
Eu detesto quando me chamam de chilena, adoro o Chile, mas nasci no Brasil. Agora morando no Chile, detesto que me chamem por brasileña, o meu nome é OLGA, porra!!
Nossa acontece o mesmo conmigo, moro no Chile desde muito nova e odiava quando me chamavam de brasileña ou se referiam a mim pela minha nacionalidade, ou ficavam falando em português sendo que eu falo prefeitamente o espanhol, entre outras coisas. Se pra nós já é chato, imagina pra quem passa por isso no seu própio país, que é o caso dos descendentes de asiáticos.
kkkjkk??? nem todos os descendentes de asiáticos tem olhos puxados, alguns tem mais de uma descendência, eu por exemplo sou brasileira, mas sou mestiça paraguaia, uruguaia japonesa e meus olhos não são totalmente amendoados.
Acredito q esse tipo de tratamento é para induzir o sentimento de nao pertencimento. Num país miscigenado, soa estranho, evidencia a falta de noção das proprias origens. Mas seria muito esperar uma conduta diferente de 1 pais cujos colonizadores incutiram a cultura de exterminio dos povos originarios e dos escravizados. A mesma cultura de violencia.
Obrigada por este vídeo! Sempre me incomodou ser chamada de "japa". É o que foi dito pelo Leo, te colocam numa caixa com características XYZ que não necessariamente fazem parte de você. Quem convive comigo diz que sou "do Paraguai" (outro preconceito que precisa acabar), justamente por não corresponder às expectativas de "japa". 😣
As pessoas deveriam tomar um CHÁ DE SEMANCOL ou ter um DESCONFIÔMETRO e parar de rotular as pessoas. É a mesma coisa de alguém, conhecido ou não ficar me chamando de negão, pois eu não fico chamando pessoas brancas de brancão, loirão etc, etc.
Oi pessoal! Adorei o vídeo, representa muito a opinião de muitos de nós, com certeza! Achei uma graça, parece que é um vídeo que vocês já tinham planejado. Vários convidados antigos do canal! Ameeeei! Não gosto muito de "japa", vindo de ninguém mesmo! É muito genérico e esquisito. Pelo nome é sempre melhor. Se é amigo/conhecido, vou me sentir mais amada. Se é estranho, vou me sentir mais respeitada. É isso, simples hahahaha
A minha relação comigo mesma mudou à medida que eu fui crescendo. Tenho 17 anos. Eu não gostava nada dos meus olhos, do formato do meu rosto, de me sentir estranha. Depois eu comecei a pensar que: "ou eu tenho que me encaixar no padrão ocidental, ou no asiático, não posso estar no meio." Mas aí eu percebi que não era nada disso, e hoje eu tô aqui, descobrindo mais sobre mim, sobre a minha família, sobre outras pessoas... Enfim, eu acho que isso de taxar uma pessoa de "japa", é problemático sim, sabe. A não ser que a pessoa seja nipo e aceite ser chamada assim por pessoas próximas, acho que aí vai de cada um. Mas né.
Meu melhor amigo é descendente de japoneses e eu nunca chamei ele de japa. Acho é pq temos contato desde a infância. Eu via o desconforto quando chamavam ele de japa, faziam piadinha sobre 'pênis pequenos' ou quando esticavam os olhos pra ele. Fora q meu amigo sempre fugiu desses estereótipos, ele odeia comida japonesa, não é bom com matemática e não sabe comer de palitinhos kkkk Nós, principalmente os Paulistanos q tem tanto contato com os descendentes de asiáticos, devíamos nos informar mais e ter mais respeito. Estou feliz muito por esse canal +1 inscrito ♡
Empoderadora a resposta de cada um. Muito anos atrás, se respondíamos éramos mais caçoados ainda, na época muita coisa era reduzida a ´é só brincadeirinha´. Acredito que essa atitude tenha diminuido mais... * Qdo é estranho me chamando de japa, eu já saco um ´Na verdade, sou descendente de chineses nascida no BR´ kkkkk * Um mané assoviou na rua qdo eu passava, eu claramente desconfortável, ele soltou ´Olha! A chinesinha tá brava!' Eu pensei 'Bom ele chutou certo, mas não deixou de ter um tom pejorativo´ * No aeroporto, uma mulher me pedindo informação sem muito inglês, com sotaque brasileiro, respondi solicitamente que falo português e se podia ajudar ´Ah, mas você não tem cara de brasileira...´ depois que disse que ou SP. Ah pra quê..., não resisti ´Minha senhora, depois de tantos anos de imigração e miscigenação, dentro de mais de 500 anos de história.... e brasileiro hoje tem ´cara´? O que a senhora estava me perguntando mesmo?´
Quando uma pessoa me chama de Japa ou de japonês ou de chinês ou de coreano ou de tailandês ou de taiwanês eu acho bommmm😉😉😏😏😎😎👍👍✌✌🈵️🈺️🈸️🈴️🉐️㊗️오늘 날씨 너무 많이 받으세요
Moro aqui no PA, chamava o professor de cearense, ele fazia questão de falar que era de Pernambuco, só não quis responder como ele veio para no Pará. Acho que se apaixonou por alguma paraense.
Bem eu sou Yonsei , meus amigos chamam eu de japa eu não ligo, mais quando vem alguém que não conheço chama eu de japa, eu xingo pois sei q ele esta querendo falar de uma forma ofensiva...
Eu não sabia que as pessoas se ofendiam, eu mesmo já usei "japa" me referindo a algumas pessoas, mas é claro que depois desse vídeo eu vou parar. Até porque eu sou negro e sei como é chato ser estereótipado
ah pow, quando o cara é branco parecido com alemão, todo mundo chama de alemão....sla, muita gnt n chama por mal, chama pra ser sociável....depende mt da forma como é falado.
Parece que esse termo "japa" pegou depois daquela música do Supla, que fez muito sucesso na MTV. A mídia influencia muito no comportamento das pessoas.
“ você fala japonês? “ sim , também falo inglês e espanhol e estou aprendendo italiano, mas meu espanhol é melhor que meu inglês que é melhor que meu japonês
2:20 Morri kkkkkk, as vezes o garoto vai lá e grita: O JAPA e eu respondo VA SE FUDE, kkkkk mais isso é meio chato, eu não sou Japonêsa, eu sou Brasileira descendente de Chinês, as vezes o povo me chama até de Índia pq eu sou morena, mais as vezes vc se acostuma e leva na brincadeira
Não acredito que demorei tanto para me deparar com esse vídeo! A maioria diz que se incomodava mais no passado e que agora não liga muito, mas comigo é bem ao contrário. Esse negócio de me chamarem de japa me incomoda muito mais agora do que antigamente, até porquê venho de um contexto diferente da maioria. Eu vivo numa cidade onde tem uma parcela considerável da população de japoneses e descendentes de japoneses, então já não dá muito certo você usar o japa como forma de referência ou diferencial, mas nem se acrescentar o nome! Por exemplo, se você chega aqui e fala "um japonês chamado Jorge" qualquer um por aqui vai se lembrar de pelo menos umas meia dúzia de Jorges. Na minha infância ninguém me perguntava se eu era japonesa, chinesa ou coreana, as pessoas me perguntavam "você é japonesa ou mestiça?", o que ainda era ignorante, mas ao menos consideravam a possibilidade de eu ser brasileira. Daí chega 2019 nesta cidade com esse contexto e um cara do nada começa a tentar advinhar minha nacionalidade... fiquei muito brava, me segurei muito para não sair xingando o cara e não soar racista, porque dava para ver que a pessoa não estava fazendo isso por maldade, fora que eu ainda tinha pedido informação. Mas depois de explicar o óbvio de que sou descendente de japoneses, quase que perguntei "e você, é africano ou também é só descendente mesmo?". Ah e se é amigo meu que me chama de japa, aí é que eu xingo mesmo! Meus amigos sabem que isso me incomoda e sabem muito bem qual é o meu nome.
quando alguém fala falar,ei japa,China ou coreano em fim! digam eu não conheço nenhum povo original desse continente de aparência igual a de vocês ! e mandem eles fazerem uma busca no google pelo povo original das Américas.
É a tipica coisa de quem não se preocupa em saber o seu nome, quando um desconhecido me chama de Japa costuma ser um sinal de alguém ignorante e mal educado - Acende o alerta "fuja desta pessoa"
Acho que já me acostumei com isso. Porém, o problema é generizar, porra mano, nem tudo se envolve ao Japão. E nn é pq eu sou japa q sou inteligente. Sou Japonesa, nascida no Japão e moro a um tempinho no Brasil e as pessoas sempre me perguntam "Se eu for na rua eu vou ver o Goku?", Isso é irritante. E não é Japa, tenho nome, Prazer, Naoko
Naoko Hatamoto, como tu disse japonesa nascida no Japão, te chamar de japonesa legalmente não está errado porque na tua certidão está que você nasceu no Japão
Mesmo não sendo errado o tom que a maioria das pessoas usa é bem desagradável, o que era para ser nacionalidade acaba sendo uma piadinha chata. Então faz todo o sentido também ficar incomodada!
Uma que ouvi sobre um filho de um colega:
Um dia, o menino de 2~3 anos brincava no parquinho, onde outras crianças também brincam. Uma delas chega nele e pergunta: "Você é chinês, japonês ou coreano?". Daí ele responde: "Eu sou Tiago." Simples não?
Para mim a pergunta sempre foi "vc é japonesa ou mestiça?" e eu sempre respondia "descendente". Daí a pessoa fazia aquela cara de "e o que é isso?" e daí tentava explicar o óbvio de que eu era descendente de japoneses. 😅
@@d_fuyumi Isso só vai mudar quando a quantidade de asiáticos no Brasil for grande, daí vai ser algo normal, não vai se destacar por ser diferente, ninguém vai chamar ngm de Japa
.
@@illuminatianticristo exato. Coisa que acho difícil daqui ora frente. Creio que o numero de asiáticos aqui tende a diminuir drasticamente e as linhagens irem se dissolvendo pela miscigencacao
Boa fic.
A partir do vídeo questionei um amigo de infância;
"Mano te incomoda ser chamado de Japa?"
Sua resposta foi curiosamente surpreendente e na lata ele mandou;
"Mano te chamam de africano?"
RSRSRS... foda não precisou dizer mais nada.
Sem querer ou inconscientemente replicamos comportamentos que condenamos.
Gosto muito do canal Parabéns . PAZ
Eu queria ser japonês
Nada a ver... E quando é branco chama de europeu ??? Engraçado, os indígenas são chamados de índio, tem que parar com isso também então, já que eles são brasileiros também.
@@rff9289 que??
Africano não é chamado de africano e sim de negão
@@rff9289 acontece que não chamam todo branco de "Europeu" pq cada país tem suas características.
As pessoas precisam ver isso
todo mundo deveria ver esse vídeo.
Oi YBB
Não me importo com "japa", "jão", "poneis" e outros pelorativos.
Embora seja quase idoso, não gosto que me chamem de "odissan".
Odissan é seu avô, meu nome é Sergio!
bacana querido
Sergio Kiyoshi Domen Sérgio?
Oi Iassmin Coelho
"Odissan' é usado para designar pessoa idosa, tio.
Sei que "japa", "Joãoponeis" são pejorativos e incomodem muitas pessoas, mas estou me inteirando do pensamento da militância, das prayticas
Odissan kk
Kkkkkkk
As pessoas precisam ver esse videooow
acho Japoneses e Asiaticos Coreanos todos lindos aos olhos de Deus e cada cultura tem suas peculiaridades fui apaixonado por uma Japonesa quando era criança acho a cultura deles linda 👏👏👏👏bato palmas para todos amo de montão
O Taiwanes em 1:49 ❤
AM RD né?! Homih linduh 😍😍😍 parece o leon de da série VIOLETA
AM RD muito lindo 😍
Queria muito sabe o nome
Lindo mesmo
ganhou meu ♡
eu odeio muito, da vontade de dar um tapa quando a pessoa me chama assim.
Brasília/DF - 24/07/2022.
Ao Yo Ban Boo.
Depois de 4 anos e 2 meses resolvi comentar esse vídeo, estabeleci um modelo para o contexto, como a crítica construtiva, que na verdade não existe porque toda crítica é pejorativa.
Ao invés de criticar não seria melhor elogiar as pessoas, da mesma forma é chamar todos os orientais de JAPA, é um chamamento ou tratamento pejorativo, os orientais têm toda razão de achar ruim e de ficar com raiva.
Eu particularmente chamo todas as solteiras de LINDA e as casadas de SENHORA, os homens tanto solteiros quanto casados chamo de AMIGO mesmo sabendo que não são, mas é uma forma respeitosa de chamar ou de tratar as pessoas.
Devemos nos colocar no lugar das pessoas para nos sentir como elas, porque o que não queremos para nós não podemos desejar para os outros.
Um grande abraço atrasado à equipe do Yo Ban Boo.
Roberto José Dias
Direto de Brasília/DF
Não tenho nada da etnia mas sempre gostei que meus amigos e colegas que me colocaram esse apelido, sempre admirei mt aos japoneses
É isso...legal😊
Admiro muito voces... sues antepassados entraram no brasil com uma condição social baixa, mas com inteligencia e trabalho voces se tornaram Brasileiros por direito e não somente por nascença, os descendentes Brasileiros dos Japoneses são aquilo que se chama verdadeiramente o milagre Brasileiro, e mostra que com trabalho responsabilidade e dedicação e educação se consegue chegar aos lugares cimeiros de qualquer sociedade fugindo ao mimimi dos negros que passaram anos e anos se vitimizando so com o intuito de receberem gratuitamente aquilo que julgam ser seu por direito.
Nunca me importei de me chamarem de Japinha ou Japa. Mesmo porque sou descente de japonês. Eu ficaria chateada se fosse descendente de coreano ou outra cultura asiática. Mas acho estranho descendente de japonês ficar ofendido.
Eu sou japa e gosto q me chamem assim, tenho orgulho kkk
Vocês viram como eles são diferentes? Pronto galera, asiaticos nao sao iguais.
Eu sou descendente de chinês, e toda hora sou chamado de "japa". Isso me incomoda porque a pessoa acha que é tudo igual e que se dane a minha cultura, minha história e quem eu sou, odeio ser rotulado.
eu!!
eu nem sou japonesa e nem chinesa , só porque tenho um olho um pouco pequeno , me chamavam de japa , eu não ligava , mas depois começaram a falar com um tom de arrogância , ai comecei não gosta , depois começaram a me chamar de '' made in china '' , porque não sou japonesa , mas tenho olhos puxados , ai comecei a não gosta
Desenhos da Camilla, então somos duas! antes eu não ligava muito, mas depois eu comecei a perceber a maldade de alguns por trás disso
Tá certo mana, vc é BR então não tem pq ser chamada de Japa!
Mimimi o mundo chato.
Bullying acontece até no Japão . pessoas filhos de pais diferentes sofre muito bullying lá . Lá existe até Blackface . Tem pessoas que até apanha lá por ser biracial o Brasil é um paraíso .
Da uma surra neles Japa
Solução : perguntem o nome da pessoa.
Imagina você vai pra Ásia e ser obrigado a ouvir qual pessoa te chamando de brasileiro? kkkkkkkk
Somos brasileiros não importando sua descendência. Nos EUA todos são "americanos" mesmo tendo tantas descendências. O melhor é respeitar e não rotular. Conheço o quão e ofensivo para um filho de coreano ser chamado de "japa " conheço um pouco da história e realmente ficaria brava se fosse comigo. Valeu yoo ban boo
sim pq somos todos iguais perante Deus.
Isabella Gonçalves com certeza. No caso do vídeo que se trata de rotular toda pessoa com "olhos puxados" de "japa" e ofensivo se mora no Brasil você é brasileiro Seja descendente de alemães, índio, coreano,libanês e etc.
Não não,se no Brasil é assim , no EUA , vc pode ter certeza que é muito pior,não só os asiáticos de desclassificado como sendo nativo, como todas as outras etnias não branca ,ou vc é asiático, ou vc afroamericano, ou vc latino americano ( hispânico) ,ou vc misturas , só é olhado como cidadão pleno os brancos , lá o rascismo é igual ou pior . mas , por fim, concordo todos são brasileiros no fim,então japa ao meu ver é uma falta de respeito!!
azul anil você provavelmente nunca morou nos EUA! Lá a coisa é bem pior! Lá vc é julgado até pela descendência do tataravô! Se seu tataravô for negro eles te tratam como negro e se a pessoa for branca de algum país da América latina ela nem é considerada branca lá! Ela é considerada de raça latina! Eles são bem mais racistas!
Mais são eles que se acha superior eles são hipócritas
Os descendentes japoneses são sempre considerados como estrangeiros.. é triste, no Brasil chamam de “JAPA” e no Japão chamam de “GAIJIN”.
Por favor chamem-os pelo nome que não será ofensivo para ninguém.
É o mesmo processo de desumanização , animalização e degradação que fazem com os negros. Tiram a humanidade das minorias ,se eles começam a nos observar como não humanos isso acaba se tornando um salvo conduto para eles fazerem com a gente oque eles quiserem , e não se sentirem culpados em nós perseguirem.
Pois é, antes não me incomodava, mas depois me incomodou, ao ponto de pedir para que não me chamem mais assim, afinal eu tenho um nome .
Gostei muito ! Deveria ser muito mais divulgado!
Isso é comum para mim mas eu odeio quando as pessoas pedem para eu ler algo em Japonês ou ficam puxando o olho. Isso passa uma impressão tão ruim
Se chama um brasileiro de baiano, sera q ela vai gosta?
Chama de argentino então kkk
2:23 "TEU CU" KKKKKKKKKKKKKK
quem é essa mina??? tão linda ela!
2:20 REPLAY KKKKKKK
@@vmvm949 é a Patricia baik
KKKKKKKKKKKKKKKKK
Kkkk Paraense
Legal esses Japa.
Karlos eduardo fala nordestino 😎
@@diegokevin5930 Não sou nordestino.
E aí mulato latino kkkk
Eu acho que as pessoas deveriam respeitar mais, sério se no Brasil é comum chamar pelo nome, pq não chamam pelo nome? So pq a pessoa é asiática não deve merecer respeito??? Se não o conhece e precisa chamar a atenção, faça como faz com qualquer pessoa que não seja asiática , moço e moça esses termos que usamos para chamar as pessoas e não por sua etina, as pessoas merecem respeito.
1:50 vc roubou meu coração BB❤
Eu sempre me senti ofendido por ser chamado de Japa. Eu sou descendente de japonês, e quem me chamava (e ainda me chama) de japa eh meu pai. Eu não tenho muito o que fazer quanto a atitude dele, ele sofreu isso na infância, ele sofreu com o esteriótipo, e isso foi colocado nele. Quando ele me chama de japa eu não me sinto mal, mas quando outras pessoas me chamam de japa, independente de ser meus amigos, colegas, ou pessoas que não conheço eu me sinto mal. Também tem aquela coisa de vc ir para algum lugar e a pessoa falar "ohayou" ou falar qualquer coisa "falando" japonês; mas qual a necessidade disso? EU SOU BRASILEIRO, POR QUE TENHO QUE SER TRATADO DIFERENTE?
Thomas Hasegawa é tipo, nada a ver vc chega num lugar e do nada a pessoa tá te dando bom dia ou pedindo obrigado em japonês, que sentido isso faz? Nem um, eu não sou asiática mas me sinto ofendida quando vejo alguém puxando os olhos ou fazendo essas "piadas" desde que conheci o K-pop aprendi a respeitar mais as pessoas.
Rlx brasileiro n presta
ENABLEX como assim? Kerido não é necessário xingar todos do seu país pra defender o próximo ok? Aliás não sei se vc ouviu direito mas eles são brasileiros.
Thomas Hasegawa Em questão disso de falar "qualquer coisa" querendo falar japonês é bem chato mesmo. Já vi asiáticos (nativos) passando por isso algumas vezes nas ruas, acho ridículo.
Thomas Hasegawa Tem sim, se sentir ofendido pode ir no Dp mais prox e faze BO, e crime de injuria 140 Cod Penal
A verdade é que os descendentes de povos asiáticos, tem por cultura focar no que é importante, trabalhar e seguir em frente. Não costumamos reclamar. O vídeo foi importante para demonstrar um problema pouco debatido, mas que existe. Isso sem mencionar a falta de espaço na mídia para descendentes asiáticos. Quando tem, são versões caricatas de uma visão preconceituosa desse povo.
2:20 MELHOR RESPOSTA HAHAHAHA
Vdd kkkk
Teoo cooooó
Eu nunca tinha parado pra pensar em todas essas questões de cargas históricas e tudo mais, e me fez refletir bastante a respeito. Ser chamado de japa, pelos meus amigos e tudo mais, sempre foi algo tranquilo, mas quando vinha de um desconhecido, sempre achei complicado, ou quando esse desconhecido me menosprezava falando que era colombiano ou japa do Paraguai por não ser de exata, ser alto e negro.
Eu to conhecendo o canal agora, e to adorando essa representatividade amarela que tem por aqui
Tu nasceu no Brasil seu porra. Que merda de CARGA HISTORICA vai ter?? Affffffff isso é ridiculo, entao os descendentes de alemães BRASILEIROS tem q arrumar treta com os descendentes dos EUA BRASILEIROS????? Siiifude
Eu tenho um amigo q é chinês (não BR filho de chinês, ele era chinês legítimo) chamam ele de japa e ele leva na boa, mas odeia quando chamam ele de Coronavírus ou pasteleiro 🤣
Ou é japa, china, negão ou neguinho, mas quando é branco é chamado pelo nome ou sr, moça etç salvo alguns poucos que são chamados de alemão ou loira que deve ser bem chato pra quem não gosta de ser chamado assim.
Não liga pra isso não vocês são maravilhosos .
Nossaaa
Quando eu era pequena (uns 5 anos) eu lembro até hj de um menininho num parquinho falando “ei, ei japinha” e eu fiquei mto brava achando q ele tava caçoando de mim (tentei até retrucar falando “vc ia querer q eu te chamasse de baixinho?” Shaushaush)
Hj em dia não me incomodo quando são amigos próximos (desde q não estejam me zoando), mas olho com cara de c* quando um desconhecido fala
Eu sou NETA de japoneses. Sou nascida no Brasil, portanto? Brasileira. Ponto.
Eae japa kkkkkkkk
Zuera, calma ae.
BLE PARAIBA@@ferbmixes8352
2:20 a melhor ❤️❤️❤️❤️❤️
😂😂😂
Eu detesto quando me chamam de chilena, adoro o Chile, mas nasci no Brasil. Agora morando no Chile, detesto que me chamem por brasileña, o meu nome é OLGA, porra!!
Nossa acontece o mesmo conmigo, moro no Chile desde muito nova e odiava quando me chamavam de brasileña ou se referiam a mim pela minha nacionalidade, ou ficavam falando em português sendo que eu falo prefeitamente o espanhol, entre outras coisas. Se pra nós já é chato, imagina pra quem passa por isso no seu própio país, que é o caso dos descendentes de asiáticos.
Oruguitaify que boca suja dona Olga!
Olga kkkkkkk que nome mais engraçado kkkkkkkk
@F. Santos mano se ela se sente mal com isso q tal respeitar?
2:00 oxe mas nem o olho puxado saporra tem kkkkkkkkkkk colocaram de penetra
kkkjkk??? nem todos os descendentes de asiáticos tem olhos puxados, alguns tem mais de uma descendência, eu por exemplo sou brasileira, mas sou mestiça paraguaia, uruguaia japonesa e meus olhos não são totalmente amendoados.
e a Ásia em si não abrange somente pessoas com a tonalidade de pele ""clara"" existe os asiáticos marrons que são os indianos
Acredito q esse tipo de tratamento é para induzir o sentimento de nao pertencimento.
Num país miscigenado, soa estranho, evidencia a falta de noção das proprias origens.
Mas seria muito esperar uma conduta diferente de 1 pais cujos colonizadores incutiram a cultura de exterminio dos povos originarios e dos escravizados.
A mesma cultura de violencia.
Obrigada por este vídeo!
Sempre me incomodou ser chamada de "japa". É o que foi dito pelo Leo, te colocam numa caixa com características XYZ que não necessariamente fazem parte de você. Quem convive comigo diz que sou "do Paraguai" (outro preconceito que precisa acabar), justamente por não corresponder às expectativas de "japa". 😣
As pessoas deveriam tomar um CHÁ DE SEMANCOL ou ter um DESCONFIÔMETRO e parar de rotular as pessoas.
É a mesma coisa de alguém, conhecido ou não ficar me chamando de negão, pois eu não fico chamando pessoas brancas de brancão, loirão etc, etc.
Ale Piscious Concordo
Sim, cara!
Ale Piscious Verdade
0:54 tô apaixonada por esse cabelo!
Eu adoro vocês...
Oi pessoal! Adorei o vídeo, representa muito a opinião de muitos de nós, com certeza!
Achei uma graça, parece que é um vídeo que vocês já tinham planejado. Vários convidados antigos do canal! Ameeeei!
Não gosto muito de "japa", vindo de ninguém mesmo! É muito genérico e esquisito.
Pelo nome é sempre melhor. Se é amigo/conhecido, vou me sentir mais amada. Se é estranho, vou me sentir mais respeitada. É isso, simples hahahaha
Gente o que me encanta, são os Asiáticos! Sou apaixonada! ❤️😊
Mano! Vcs amassam nas ideias, esse canal é muito foda! Parabéns!
Quando são meus amigos até vai,mas quando Nn é alguém conhecido eu fico p da vida
Resultado de pouca educação e cultura
marcio nonaka exato! Infelizmente não é só no Brasil! Aqui na Europa aonde moro é a mesma coisa!
2:23
@@sumimaind na eropa e assim? Como eles se referem?
@@battousaimode8022 Ele deve estar se referindo à Portugal. E nós EUA chamam de "jap" só que de forma ofensiva
Chamarjapafaltaeducacaoracismobrasileiromaleducado
As pessoas já me chamaram tanto de Japa q eu nem ligo mais
Amo vcs!
A minha relação comigo mesma mudou à medida que eu fui crescendo. Tenho 17 anos.
Eu não gostava nada dos meus olhos, do formato do meu rosto, de me sentir estranha. Depois eu comecei a pensar que: "ou eu tenho que me encaixar no padrão ocidental, ou no asiático, não posso estar no meio." Mas aí eu percebi que não era nada disso, e hoje eu tô aqui, descobrindo mais sobre mim, sobre a minha família, sobre outras pessoas... Enfim, eu acho que isso de taxar uma pessoa de "japa", é problemático sim, sabe. A não ser que a pessoa seja nipo e aceite ser chamada assim por pessoas próximas, acho que aí vai de cada um. Mas né.
Meu melhor amigo é descendente de japoneses e eu nunca chamei ele de japa.
Acho é pq temos contato desde a infância. Eu via o desconforto quando chamavam ele de japa, faziam piadinha sobre 'pênis pequenos' ou quando esticavam os olhos pra ele. Fora q meu amigo sempre fugiu desses estereótipos, ele odeia comida japonesa, não é bom com matemática e não sabe comer de palitinhos kkkk
Nós, principalmente os Paulistanos q tem tanto contato com os descendentes de asiáticos, devíamos nos informar mais e ter mais respeito. Estou feliz muito por esse canal
+1 inscrito ♡
Chamar os outros de Japa só por ter olho puxado, já é foda. Agora imagina sendo coreana.
Pense ser descendente de coreano e ser chamada de chinesa e japinha
A grande maioria chama de "japa" por ignorância, e não para ofender.
Empoderadora a resposta de cada um. Muito anos atrás, se respondíamos éramos mais caçoados ainda, na época muita coisa era reduzida a ´é só brincadeirinha´. Acredito que essa atitude tenha diminuido mais...
* Qdo é estranho me chamando de japa, eu já saco um ´Na verdade, sou descendente de chineses nascida no BR´ kkkkk
* Um mané assoviou na rua qdo eu passava, eu claramente desconfortável, ele soltou ´Olha! A chinesinha tá brava!'
Eu pensei 'Bom ele chutou certo, mas não deixou de ter um tom pejorativo´
* No aeroporto, uma mulher me pedindo informação sem muito inglês, com sotaque brasileiro, respondi solicitamente que falo português e se podia ajudar ´Ah, mas você não tem cara de brasileira...´ depois que disse que ou SP.
Ah pra quê..., não resisti ´Minha senhora, depois de tantos anos de imigração e miscigenação, dentro de mais de 500 anos de história.... e brasileiro hoje tem ´cara´? O que a senhora estava me perguntando mesmo?´
Quando uma pessoa me chama de Japa ou de japonês ou de chinês ou de coreano ou de tailandês ou de taiwanês eu acho bommmm😉😉😏😏😎😎👍👍✌✌🈵️🈺️🈸️🈴️🉐️㊗️오늘 날씨 너무 많이 받으세요
Eu sou único japa no meu grupo de amigos e não fico ofendido
Moral da história: todo mundo aí é brasileiro
👏👏👏
@@adrianebezerra3494 tamo junto 🤙👊
Siiiim kk
Moro aqui no PA, chamava o professor de cearense, ele fazia questão de falar que era de Pernambuco, só não quis responder como ele veio para no Pará. Acho que se apaixonou por alguma paraense.
Verdade
Lindo vídeo
3:36 é exatamente isso...
Mais um comentário meu pra reafirmar que esse canal é maravilhoso 💖💖💖
Pois é, do mesmo geito que nós sentimos ofendidos quando chamam agente de mexicanos ou português ele tbm se sentem quando os chamam de Japa.
Eu n me sinto ofendida se me chamarem de Italiana.. Eu nem ligo
Adorei este canal
japa pra mim e um apelido
Bem eu sou Yonsei , meus amigos chamam eu de japa eu não ligo, mais quando vem alguém que não conheço chama eu de japa, eu xingo pois sei q ele esta querendo falar de uma forma ofensiva...
Eu não sabia que as pessoas se ofendiam, eu mesmo já usei "japa" me referindo a algumas pessoas, mas é claro que depois desse vídeo eu vou parar. Até porque eu sou negro e sei como é chato ser estereótipado
Depende da forma de falar, se for na zuera beleza, mas se for ofensivo, ai é foda, é interpretação
Amei!!! Simples e eficaz.
Gente, vocês têm os olhinhos mais fofos e lindos do mundo!!!! ❤️
E VDD
Esse vídeo é utilidade pública.Compartilhem.
ah pow, quando o cara é branco parecido com alemão, todo mundo chama de alemão....sla, muita gnt n chama por mal, chama pra ser sociável....depende mt da forma como é falado.
Ana Hikari meu amor, maravilhosa ❤❤
Parece que esse termo "japa" pegou depois daquela música do Supla, que fez muito sucesso na MTV.
A mídia influencia muito no comportamento das pessoas.
So quero saber onde comprar uniqlo no brasil. preciso de meias e cuecas kkk
“ você fala japonês? “ sim , também falo inglês e espanhol e estou aprendendo italiano, mas meu espanhol é melhor que meu inglês que é melhor que meu japonês
2:20
Morri kkkkkk, as vezes o garoto vai lá e grita: O JAPA e eu respondo VA SE FUDE, kkkkk mais isso é meio chato, eu não sou Japonêsa, eu sou Brasileira descendente de Chinês, as vezes o povo me chama até de Índia pq eu sou morena, mais as vezes vc se acostuma e leva na brincadeira
2:20 essa menina, pelo que ela falou é paraense kkkkkk
2:20 qual o nome da garota?? Tem Instagram??
alguém me recomenda um livro que fale do racismo amarelo
preferencialmente escrito por amarelo
pfv🥺👍🏾
Oi Keven! Lá no nosso insta tem um destaque com dicas de leituras. 😉 aproveita e segue a gente por lá tb 💛
@@YoBanBoo MUITO OBRIGADO 🥺🥺👍🏾
eu meio q gosto sla
1:50
cara lindo socorr
2:13 ?????? Aonde ela é mestiça de coreano???? Muita cara de brasileira pura
Asianfishig????
Sensacional!
Não acredito que demorei tanto para me deparar com esse vídeo! A maioria diz que se incomodava mais no passado e que agora não liga muito, mas comigo é bem ao contrário. Esse negócio de me chamarem de japa me incomoda muito mais agora do que antigamente, até porquê venho de um contexto diferente da maioria. Eu vivo numa cidade onde tem uma parcela considerável da população de japoneses e descendentes de japoneses, então já não dá muito certo você usar o japa como forma de referência ou diferencial, mas nem se acrescentar o nome! Por exemplo, se você chega aqui e fala "um japonês chamado Jorge" qualquer um por aqui vai se lembrar de pelo menos umas meia dúzia de Jorges. Na minha infância ninguém me perguntava se eu era japonesa, chinesa ou coreana, as pessoas me perguntavam "você é japonesa ou mestiça?", o que ainda era ignorante, mas ao menos consideravam a possibilidade de eu ser brasileira. Daí chega 2019 nesta cidade com esse contexto e um cara do nada começa a tentar advinhar minha nacionalidade... fiquei muito brava, me segurei muito para não sair xingando o cara e não soar racista, porque dava para ver que a pessoa não estava fazendo isso por maldade, fora que eu ainda tinha pedido informação. Mas depois de explicar o óbvio de que sou descendente de japoneses, quase que perguntei "e você, é africano ou também é só descendente mesmo?". Ah e se é amigo meu que me chama de japa, aí é que eu xingo mesmo! Meus amigos sabem que isso me incomoda e sabem muito bem qual é o meu nome.
LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989 - Injúria racial só fazer o BO
quando alguém fala falar,ei japa,China ou coreano em fim! digam eu não conheço nenhum povo original desse continente de aparência igual a de vocês !
e mandem eles fazerem uma busca no google pelo povo original das Américas.
Olha voces serao bem vindos a minas gerais
É a tipica coisa de quem não se preocupa em saber o seu nome, quando um desconhecido me chama de Japa costuma ser um sinal de alguém ignorante e mal educado - Acende o alerta "fuja desta pessoa"
Eu sou mestiça de brasileira e indígena oriental mais as pessoas me chamam muito de japinha 😀😀
"Teu cu" 2:23 KKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
eu não sou japonês que nem vocês por isto que gosto de chamar as pessoas pelo nome.
Se toda pessoa de olho puchado for japones, toda pessoa de pele morena e africano?
Ja não aguento mais ser chamada disso "JAPA"
Acho que já me acostumei com isso. Porém, o problema é generizar, porra mano, nem tudo se envolve ao Japão. E nn é pq eu sou japa q sou inteligente. Sou Japonesa, nascida no Japão e moro a um tempinho no Brasil e as pessoas sempre me perguntam "Se eu for na rua eu vou ver o Goku?", Isso é irritante. E não é Japa, tenho nome, Prazer, Naoko
Naoko Hatamoto, como tu disse japonesa nascida no Japão, te chamar de japonesa legalmente não está errado porque na tua certidão está que você nasceu no Japão
rhuan candoti Mesmo assim, agr eu estou no Brasil e me incomodo um pouco :/
Se for por causa dos estereótipos envolvidos eu entendo, mas repito mesmo você residindo no Brasil chamar-te de japonesa não está errado
rhuan candoti ah, sim sim
Mesmo não sendo errado o tom que a maioria das pessoas usa é bem desagradável, o que era para ser nacionalidade acaba sendo uma piadinha chata. Então faz todo o sentido também ficar incomodada!
"Teu cu" Tipo de coisa que eu falaria KKKKKKKKKKKKKK