Diálogos INEU - Sanções Econômicas dos EUA na Venezuela

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 6 ต.ค. 2024
  • Nesta semana, os Estados Unidos apreenderam o avião presidencial de Nicolás Maduro na República Dominicana, alegando violação das sanções econômicas impostas à Venezuela pela potência mundial. Para entender o que são essas sanções e o impacto delas para a economia venezuelana, Neusa Maria Pereira Bojikian (Unicamp/ INCT-INEU) conversa com a professora Carolina Pedroso (Unifesp) que pesquisa a relação entre os dois países.
    Pedroso traz um histórico das relações bilaterais entre a Venezuela e os Estados Unidos, abordando o impacto da Revolução Bolivariana, que completa 25 anos neste 2024. Até então, a Venezuela era considerada uma forte aliada pelos estadunidenses, por conta de suas reservas de petróleo, que são potencialmente maiores do que as reservas do Oriente Médio, o grande líder mundial da produção da commodity.
    Com o embargo, destaca Pedroso, a Venezuela foi obrigada a diversificar sua economia e a estabelecer relações econômicas como outros países também sancionados economicamente como a China, a Rússia, a Turquia e o Irã. A mineração vem ganhando espaço sobre a produção de petróleo e, por isso, a atividade econômica também foi sancionada pelo governo Biden.
    Neste programa, elas também comentam sobre o governo autoproclamado de Juan Guaidó, que mora nos Estados Unidos e sobre quem pesa graves acusações de desvio de recursos públicos destinados a questões humanitárias do país. Por fim, elas analisam a ingerência estadunidense sobre os países da América Latina.
    Confiram o programa em: • Diálogos INEU - Sanç...

ความคิดเห็น •