Curiosidade rápida. Para quem não percebeu, foi no intervalo de tempo de 1580 a 1640 que o território brasileiro adquiriu a silhueta fundamental do atual território nacional. Isso aconteceu porque nesse período as coroas de Portugal e Espanha se uniram em uma só, originando a União Ibérica. Em consequência disso, as fronteiras territoriais estabelecidas pelo Tratado de Tordesilhas não tinham mais respaldo, permitindo a expansão do território brasileiro em direção ao oeste, um mérito dos bandeirantes, é claro.
Só um reparo (posso estar errado), o tratado de Tordesilhas continuou a ter efeito nesse período. Contudo a Espanha ainda estava ocupada com a costa oeste e havia uma ameaça forte de invasões vindas da França, Reino Unido e Holanda pela costa norte. Então para evitar isso, o Rei espanhol preferiu autorizar os exploradores portugueses a expandir o seu território ao invés dos restantes europeus. Daí que hoje exista suriname, guiana e guiana francesa.
Gente!!!! Tenho 81 anos, e pesquisando este trabalho me senti uma menina de 12 anos. Amo estudar a geografia e história do Brasil. Parabéns. Vontade de virar a estudar. Não se estuda mais o passado geográfico-historico do Brasil, apenas, se faz algumas referências. Parabéns, belo trabalho.
A evolução do nosso brasilzão foi muito interessante. Exploramos, lutamos e conquistamos um lugar abençoado por Deus. Admiro todos os brasileiros que lutaram por cada pedacinho de terra de sertão brasileiro. Nota 10 para vocês, ótimo trabalho!
Sempre tive curiosidade de conhecer a evolução territorial do Brasil, mas sempre só encontrei mapas esparsos. Obrigado pelo trabalho, ficou excelente (e matou minha curiosidade rs).
Uma correção importante ao autor do vídeo, os territórios do sul e sudoeste de Minas Gerais pertenciam a São Paulo até 1816, a partir desse ano passaram definitivamente para Minas Gerais. Bom vídeo, detalhes importantes e bem didático.
Sim, essa região eu nunca consegui referenciar marcos divisorios direito pois a maioria das cidades que surgiram ali só foram fundadas depois dessa data. Pra fazer bem essas fronteiras preciso consultar documentos que apontam serras e rios como a divisa e não consegui fazer isso ainda. Penso em fazê-lo na minha próxima férias. Obrigado!
@@viniciusfurtado1514 obrigado! Se lhe importa esse interessante assunto leia o Livro de MORAES Filho, P. e CARDOSO, J. P. Limites entre São Paulo e Minas Gerais. Memória. Rio de Janeiro: IHSS, 1920.
O interessante nessa história é que a expansão territorial do Brasil ao contrário do que ocorreu nos Estados Unidos se deu em sua maior parte durante o período colonial. E para deixar bem claro que eu estou me referindo às fronteiras externas do nosso território.
No período colonial a Amazônia era uma colônia portuguesa separada do Brasil,chamada inicialmente de Estado do Grão-Pará e Maranhão e depois de Estado do Grão-Pará e Rio Negro(com capital em Belém). Somente em 1823 é que a Amazônia é anexada ao Brasil quando D.Pedro I manda tropas de mercenários à Belém e obriga,sob ameaça de bombardeio da cidade,às autoridades do Grão-Pará a aderirem ao Império do Brasil,o que acabou acontecendo.
@@psicopataautista7132 porém a realidade não foi essa.A Amazônia só vira uma província do Brasil em 1823,passado a chamar -se Província do Grão- Para.Antes,como eu expliquei, a Amazônia era separada do Brasil e tinha seus próprios governantes e não tinha nenhum contato com a colônia brasileira e sim diretamente com Portugal. Ninguém, que nascia aqui na época colonial era,considerado brasileiro.
Que trabalho incrível!!! Vi quadro a quadro a evolução da geografia do país e lembrei que a divisão de Goiás eu presenciei!!!! A gente tinha que fazer a divisão nos livros de geografia, à lápis, porque a professora dizia que podiam voltar atrás e podia precisar apagar! ahahahah E era muito chato lembrar de Tocantins nas provas. Mano, parabéns, viu???
Fantastic ......Brazil,Brazil,Brazil.....far to shorter name, for a country so big as her, her in all her largess. Brazil, she's had many evolutions in her recorded history, never try to understand her she only reveals what she wants you to see. Brazil, she's all your hearts desires unfathomable wild and free. Brazil, she's rivers wide as oceans one river is from horizon to horizon she's a sight to see. Brazil, she's my one, my only, my everything, my dreams of past and present......
Nossa, se baseando em como ensinam essa evolução na escola parece algo chato e meio desinteressante, porém vendo a fundo se torna mais interessante mas ao mesmo tempo é um tiro no peito, porque o dá pra ver que o Brasil poderia ter muito mais estados desde o século 18/19: - Capitania de Ilhéus e Porto Seguro - Província de São João que hoje é o TO - O oeste da Bahia que deveria ter se tornado província de São Francisco ao invés de ter sido anexada. - O triângulo mineiro que antes era de Goiás deveria ter se transformado em nova província ao invés de ser anexada a Minas - o território do Iguaçu que depois da II guerra deveria ter se tornado estado junto com Amapá e Rondônia Só nessa brincadeira já deveríamos ter mais de 30 estados
A região sul e sudoeste (mineiras) não pertenciam a Minas Gerais e sim a São Paulo. Estes locais em 1816 foram anexados ao território mineiro por invasão.
Sim, verdade. Eu até tentei produzir essa variação, mas não tinha conseguido precisar a fronteira com base nas emancipacoes municipais, mas localizei depois os termos geográficos, de rios e tal. Atualizei numa segunda versão mas não subi no TH-cam ainda. Quero fazer dublado na próxima. Obrigado
@@MichaelSerra84 agradeço sua atenção e lhe sugiro (se me permite), a divisa ao sul entre São Paulo e Minas Gerais a partir da emancipação de Minas em 1720 é a metade da distância entre as cidades de Guaratinguetá-SP e São João Del Rey-MG (Provisão real de 06 de abril de 1714), quanto à parte sudoeste o Rio Sapucaí-Guaçu (afluente do Rio Grande) a partir de 1764 (Exposição de motivos para os limites entre as Capitanias de São Paulo em Minas Gerais). Obrigado.
Olá a todos! E incrível que estamos ainda formando nosso território dentro da língua portuguesa, mas os domínio está diante de cada pessoa. E parabéns aos nossos antepassados que lutaram com bravura. Hoje somos nós dando a continuidade a vontade do *Senhor. Toda glória é de Deus... Amém! *Deus é vida...
Que maravilhoso, @michaelserra Que bom que tu fez isso. Eu vou mostrar pros meus irmãos que tão estudando esse assunto e aprendem tudo recortado rs inclusive, super apoio você fazer sobre os grupos indígenas. Olha se não rola um edital pra te apoiar! Vdc! 🙌🙌🙌🙌
Olá, retificando: a região no extremo norte chamada de "cabeça de cachorro" no Amazonas é de 1907 e abaixo dela, oeste na fronteira do rio Amazonas em 1909, referente ao Tratado de Bogotá entre a Colômbia e o Brasil. O território de Roraima e Amapá não teve sempre o mesmo formato - na ponta do extremo nordeste de Roraima foi em 1904 na chamada Questão do Pirara entre Brasil e Guyana Britânica. E Amapá incorporado definitivo ao Brasil em 1900.
Questões territoriais importantes, resolvidas no início da República Velha pelo ministro das relações exteriores José Maria da Silva Paranhos Júnior (Barão do Rio Branco) que as estudou profundamente e em arbitragem internacional o Brasil teve suas reinvindicações reconhecidas. Havia respaldo histórico e legal para o Brasil.
Muito bom. Parabéns pelo trabalho. Gostaria de fazer somente uma sugestão, como está em um ambiente comunitário, que tal, baseado em pesquisas, enriquecer colocando os fatos históricos que fizeram cada uma destas divisões? Assim poderemos conhecer a totalidade da história quanto à nossa formação geográfica.?? Abs e parabéns.
Sensacional, michel! Meus parabéns! Não só pela animação, perfeita, como também pela completíssima pesquisa história. Gosto muito desse assunto, e seu vídeo me ajudou muito. Parabéns
Não há motivo para excluir o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina do território brasileiro entre 1835 e 1840. A Revolta Farroupilha (1835-1845) nunca tomou nenhuma grande cidade do Estado, muito menos Porto Alegre, razão pela qual a região sempre pertenceu ao Império.
Partindo desse pressuposto, Pernambuco e parte do Nordeste não deveriam ter ”desaparecido” durante o ”Brasil Holandês” o que levaria a grave erro em excluir da análise os fatos ocorridos. No caso da Farroupilha (1835-1845) tivemos a declaração de 2 Repúblicas: a Piratini (1835-1845) e a Juliana (ou Catharinense), entre julho e novembro de 1839. Ficou muito claro e evidente que o critério utilizado para o mapa em tela foi o que cada região, província e/ou estado se considerou em determinado período, ligando com o que o governo posto delimitou como sendo seus limites fronteiriços. Seguindo sua assertiva, você levaria o espectador a crer que nada ocorreu naquele lugar, o que a História mostra claramente que ocorreu.
Eh, eu pensei nisso só agora ao ler seu comentário, mas foi um critério que adotei pra sinalizar o evento. Eu ainda vou pensar melhor sobre, nas próximas versões
@@Alan_Cristhian Se qualquer revolta interna significar perda de território, então deve-se marcar diversas das revoltas dos períodos regenciais ou mesmo a dita "revolução" paulista de 32. O Mapa tá muito legal e claro que alguns eventos exigem interpretação, o que não impede o debate sobre elas.
Maranhão,Ceará,Rio grande(Rio Grande do norte) e espírito santo os Estados mais velhos do país. 5 deles da Região Nordeste =) a Região mais velha do país e com as melhores praias tbm. 1 no sudeste a Região onde se localiza o Atual polo industrial do país =)
Rio Negro era so uma comarca do Grão Pará não era um capitania,provincia ou estado nem nada do tipo,ela so virou provincia em 1850 se tornando oque a gente cochece hoje como Amazonas .So to explicando pra quem não sabia oque era aquela região chamada Rio Negro
Tapajós Carajás Marajó Alto Rio Negro (Alto) Solimões Juruá Maranhão do Sul/Imperatriz Gurguéia São Francisco Norte da Minas/Rio Doce Triângulo Iguaçu Pampas Pantanal Planalto Central
Gostei muito desse vídeo é um ótimo trabalho ,mas se fosse dando a explicação do que era antes e o que foi expandido até agora, seria excelente, Parabéns pelo o trabalho 👏👏👏👏 e compartilhar os conhecimentos, que Deus abençoe
Município do Norte de Minas gerais São bem parecido culturalmente com os municípios do sertão da Bahia ( vale do jequitinhonha, montes Claros etc) pois essa área era da Bahia até 1860.
Foi um erro de interpretação de fontes e mapas, nessa primeira versão. Veja aqui a versão mais atualizada, por favor. www.panmythica.com/2008/04/mapas-histricos-do-brasil.html Pernambuco alcançou somente Bahia, a Comarca de São Francisco.
@@MichaelSerra84 Está correto. Era pernambucana toda a margem esquerda do rio São Francisco até a sua nascente. Oeste baiano e oeste mineiro (atual alto Paranaíba).
@@MichaelSerra84 e Marlon Andaluz, todo território da margem esquerda do Rio São Francisco até sua nascente era a Capitania de Pernambuco, o noroeste e oeste de Minas Gerais que recebeu esses territórios por interesses na eficiência da cobrança de impostos, interesses do rei de Portugal.
Poderia ter add os territórios marítimos, a chamada Amazônia Azul. É território nacional também, e estamos em plena reivindicação por mais áreas oceânicas em seus entorno.
A região da "Banda Oriental" chamada pelos espanhóis e também pelos portugueses, antiga colônia da Espanha, foi invadida por tropas portuguesas em 1814 e depois independente como Uruguai em 1828, é um local que jamais pertenceu a Portugal. Somente um pequeno território às margens do Rio da Prata, a chamada Colônia do Santíssimo Sacramento que foi fundada pelos portugueses em 1628. Portanto, o Brasil fez muito bem em reconhecer um território como independente, lugar colonizado, falado e cristianizado por espanhóis.
Realmente, mas o vilão da história aqui é a Argentina pois a Cisplatina servia de um estado para.manter competitividade da hegemonia do rio do prara, quando Uruguai foi criado ele impediu essa rivalidade entre os dois países no rio do prata e serviu de estado tampão. Agora, se o Uruguai fosse anexado pela Argentina, ela teria tanta influência no prata que poderia ter até anexado Paraguai, por exemplo, como rosas queria.
Não era o estado de São Paulo. Alí ele colocou São Paulo, mas está incompleto. Na verdade, era a capitania de São Paulo e Minas de Ouro da qual os estados de Minas Gerais, São Paulo (e outros) saíram.
Só uma correção, o RS nunca ficou independente por inteiro na guerra dos Farrapos, Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande e todas as outras cidades grandes da província na época eram leais ao império, tanto que a maioria dos soldados que lutaram no exército imperial contra os Farrapos eram de Porto Alegre e outras cidades do RS. E SC foi a mesma coisa, os Farrapos conquistaram apenas algumas cidades por alguns meses, não a província inteira.
Parabéns pela iniciativa e o trabalho. Contudo, tem vários pontos que precisam ser melhorados, o principal deles é que projeta os limites atuais para os séculos XVI e XVII, gerando muito anacronismo. Tenho certeza que novas versões do mapa virão com maior precisão.
Sim, é complicado. Até o Tratado de Madrid é tudo muito só pelos relatos de exploração, nada muito definido. Vou continuar, com o tempo, procurando mais fontes também.
Curiosidade rápida. Para quem não percebeu, foi no intervalo de tempo de 1580 a 1640 que o território brasileiro adquiriu a silhueta fundamental do atual território nacional. Isso aconteceu porque nesse período as coroas de Portugal e Espanha se uniram em uma só, originando a União Ibérica. Em consequência disso, as fronteiras territoriais estabelecidas pelo Tratado de Tordesilhas não tinham mais respaldo, permitindo a expansão do território brasileiro em direção ao oeste, um mérito dos bandeirantes, é claro.
Era uma duvida que eu tinha, valeu!
Legal , obrigado
Só um reparo (posso estar errado), o tratado de Tordesilhas continuou a ter efeito nesse período. Contudo a Espanha ainda estava ocupada com a costa oeste e havia uma ameaça forte de invasões vindas da França, Reino Unido e Holanda pela costa norte. Então para evitar isso, o Rei espanhol preferiu autorizar os exploradores portugueses a expandir o seu território ao invés dos restantes europeus. Daí que hoje exista suriname, guiana e guiana francesa.
"mérito dos bandeirantes"... muito mamador de genocida, vsf
Bandeirantes combateram a inquisição espanhola e seus representantes na América do Sul @@OITODOIS
Gente!!!! Tenho 81 anos, e pesquisando este trabalho me senti uma menina de 12 anos. Amo estudar a geografia e história do Brasil. Parabéns. Vontade de virar a estudar. Não se estuda mais o passado geográfico-historico do Brasil, apenas, se faz algumas referências. Parabéns, belo trabalho.
💀
@@Xkbtboxnão precisa de ser tão malvado né
🏳️🌈💀@@Xkbtbox
A senhora tá viva ainda? Minha vó é 5 anos mais velha e ainda esta viva
Espetacular! Vi que você cogitou a possibilidade de fazer um "comentado". Eu adoraria e tenho certeza que muitas pessoas também.
O link na descrição contém os comentários de cada mudança.
A evolução do nosso brasilzão foi muito interessante. Exploramos, lutamos e conquistamos um lugar abençoado por Deus. Admiro todos os brasileiros que lutaram por cada pedacinho de terra de sertão brasileiro. Nota 10 para vocês, ótimo trabalho!
SIM
Brasilsilsilsil🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Sempre tive curiosidade de conhecer a evolução territorial do Brasil, mas sempre só encontrei mapas esparsos. Obrigado pelo trabalho, ficou excelente (e matou minha curiosidade rs).
Uma correção importante ao autor do vídeo, os territórios do sul e sudoeste de Minas Gerais pertenciam a São Paulo até 1816, a partir desse ano passaram definitivamente para Minas Gerais. Bom vídeo, detalhes importantes e bem didático.
Sim, essa região eu nunca consegui referenciar marcos divisorios direito pois a maioria das cidades que surgiram ali só foram fundadas depois dessa data. Pra fazer bem essas fronteiras preciso consultar documentos que apontam serras e rios como a divisa e não consegui fazer isso ainda. Penso em fazê-lo na minha próxima férias. Obrigado!
Podemos estar em território mineiro, mas paulistas ainda somos.
@@ricardocarrijo11 Ótimo texto.
@@viniciusfurtado1514 obrigado! Se lhe importa esse interessante assunto leia o Livro de MORAES Filho, P. e CARDOSO, J. P. Limites entre São Paulo e Minas Gerais. Memória. Rio de Janeiro: IHSS, 1920.
@@ricardovilhena224 blz
O interessante nessa história é que a expansão territorial do Brasil ao contrário do que ocorreu nos Estados Unidos se deu em sua maior parte durante o período colonial. E para deixar bem claro que eu estou me referindo às fronteiras externas do nosso território.
No período colonial a Amazônia era uma colônia portuguesa separada do Brasil,chamada inicialmente de Estado do Grão-Pará e Maranhão e depois de Estado do Grão-Pará e Rio Negro(com capital em Belém). Somente em 1823 é que a Amazônia é anexada ao Brasil quando D.Pedro I manda tropas de mercenários à Belém e obriga,sob ameaça de bombardeio da cidade,às autoridades do Grão-Pará a aderirem ao Império do Brasil,o que acabou acontecendo.
Prefiro ver esse fato histórico como a reconquista de uma província rebelde
@@psicopataautista7132 porém a realidade não foi essa.A Amazônia só vira uma província do Brasil em 1823,passado a chamar -se Província do Grão- Para.Antes,como eu expliquei, a Amazônia era separada do Brasil e tinha seus próprios governantes e não tinha nenhum contato com a colônia brasileira e sim diretamente com Portugal. Ninguém, que nascia aqui na época colonial era,considerado brasileiro.
@@gasparvieiraneto681 muito interessante, mas nenhum historiador liga pra isso👍
Só vou dizer uma coisa:
Pará é meu país!!
@@volkswagenuptsi6099 nao kkk
Que trabalho incrível!!! Vi quadro a quadro a evolução da geografia do país e lembrei que a divisão de Goiás eu presenciei!!!! A gente tinha que fazer a divisão nos livros de geografia, à lápis, porque a professora dizia que podiam voltar atrás e podia precisar apagar! ahahahah E era muito chato lembrar de Tocantins nas provas.
Mano, parabéns, viu???
RN não mudou suas fronteiras desde 1654, sendo assim o primeiro estado a ter seu território atual
perdeu foi territorio e avançou no serido so recuperou soberania no xix
Esse vídeo foi uma doa coisas mais incríveis que eu vi no YT.
Incrivelmente bem feito e informativo.
Colocou até a sisplatina "Uruguai" ... Muito bom 👏👏
Fantastic ......Brazil,Brazil,Brazil.....far to shorter name, for a country so big as her, her in all her largess. Brazil, she's had many evolutions in her recorded history, never try to understand her she only reveals what she wants you to see. Brazil, she's all your hearts desires unfathomable wild and free. Brazil, she's rivers wide as oceans one river is from horizon to horizon she's a sight to see. Brazil, she's my one, my only, my everything, my dreams of past and present......
So, in Portuguese, Brazil is a masculine pronoum
2:40: foi simplesmente criado
2:58: im always come back
4:00 IM ALWAYS COME BACK!
Tocantins sempre volta...
Adorei! Ficaria mais legal ainda, uma versão expandida desse vídeo explicando resumidamente a evolução territorial. Muito interessante mesmo!
Fazendo mais alguns ajustes, e com algum tempo no futuro, pensei em fazer uma versão comentada mesmo. Vamos ver. Valeu!
Sensacional!!! Que trabalho incrível!!! Parabéns!!!!
Nossa, se baseando em como ensinam essa evolução na escola parece algo chato e meio desinteressante, porém vendo a fundo se torna mais interessante mas ao mesmo tempo é um tiro no peito, porque o dá pra ver que o Brasil poderia ter muito mais estados desde o século 18/19:
- Capitania de Ilhéus e Porto Seguro
- Província de São João que hoje é o TO
- O oeste da Bahia que deveria ter se tornado província de São Francisco ao invés de ter sido anexada.
- O triângulo mineiro que antes era de Goiás deveria ter se transformado em nova província ao invés de ser anexada a Minas
- o território do Iguaçu que depois da II guerra deveria ter se tornado estado junto com Amapá e Rondônia
Só nessa brincadeira já deveríamos ter mais de 30 estados
Magnífico, eu tô apaixonada 💕
A região sul e sudoeste (mineiras) não pertenciam a Minas Gerais e sim a São Paulo. Estes locais em 1816 foram anexados ao território mineiro por invasão.
Sim, verdade. Eu até tentei produzir essa variação, mas não tinha conseguido precisar a fronteira com base nas emancipacoes municipais, mas localizei depois os termos geográficos, de rios e tal. Atualizei numa segunda versão mas não subi no TH-cam ainda. Quero fazer dublado na próxima.
Obrigado
@@MichaelSerra84 agradeço sua atenção e lhe sugiro (se me permite), a divisa ao sul entre São Paulo e Minas Gerais a partir da emancipação de Minas em 1720 é a metade da distância entre as cidades de Guaratinguetá-SP e São João Del Rey-MG (Provisão real de 06 de abril de 1714), quanto à parte sudoeste o Rio Sapucaí-Guaçu (afluente do Rio Grande) a partir de 1764 (Exposição de motivos para os limites entre as Capitanias de São Paulo em Minas Gerais).
Obrigado.
Brigadaaaa, vou usar com meus alunos 🫶🫶🫶🫶
Top o vídeo Michael... Parabéns sucesso sempre... Tmj... Abração do AVENTUREIRO PAULEK!
Olá a todos! E incrível que estamos ainda formando nosso território dentro da língua portuguesa, mas os domínio está diante de cada pessoa. E parabéns aos nossos antepassados que lutaram com bravura. Hoje somos nós dando a continuidade a vontade do *Senhor. Toda glória é de Deus... Amém! *Deus é vida...
Sensacional irmão! Quem me dera um vídeo desse durante a aula no fundamental!
Que maravilhoso, @michaelserra Que bom que tu fez isso. Eu vou mostrar pros meus irmãos que tão estudando esse assunto e aprendem tudo recortado rs inclusive, super apoio você fazer sobre os grupos indígenas. Olha se não rola um edital pra te apoiar! Vdc! 🙌🙌🙌🙌
Parabéns Michel !!! Muito bom trabalho. Repassei para minhas filhas conhecerem.
Olá, retificando: a região no extremo norte chamada de "cabeça de cachorro" no Amazonas é de 1907 e abaixo dela, oeste na fronteira do rio Amazonas em 1909, referente ao Tratado de Bogotá entre a Colômbia e o Brasil. O território de Roraima e Amapá não teve sempre o mesmo formato - na ponta do extremo nordeste de Roraima foi em 1904 na chamada Questão do Pirara entre Brasil e Guyana Britânica. E Amapá incorporado definitivo ao Brasil em 1900.
Questões territoriais importantes, resolvidas no início da República Velha pelo ministro das relações exteriores José Maria da Silva Paranhos Júnior (Barão do Rio Branco) que as estudou profundamente e em arbitragem internacional o Brasil teve suas reinvindicações reconhecidas. Havia respaldo histórico e legal para o Brasil.
Parabéns pelo vídeo! Espetacular!
Realmente muito bom, mas gostaria de ver com seus comentários. 👏👏
Muito bom. Parabéns pelo trabalho. Gostaria de fazer somente uma sugestão, como está em um ambiente comunitário, que tal, baseado em pesquisas, enriquecer colocando os fatos históricos que fizeram cada uma destas divisões? Assim poderemos conhecer a totalidade da história quanto à nossa formação geográfica.?? Abs e parabéns.
Sim! Eu vou subir tudo o que tenho em breve no link disponibilizado na descrição do vídeo. Para correções de fronteiras e aprofundamentos.
Meu BRASILZAO lindo! Amo meu país
Faz uma versão estendida com explicação, por favor...
ele não faz
@João Vitor vou ver
Ótimo mas tem alguns equívocos, SC apenas ocupou o oeste após tratados com o PR e o Governo Federal após 1912
Parabéns pela ilustração. Diferentemente de uma outra publicação não colocou São Paulo como independente durante a revolução Constitucionalista de 32.
Aquela ação foi pelo direito de ter uma constituição e n pela independência, eles queriam derrubar o governo
@@ygorgama2840 é, na vd foi um contra golpe, qm deu o golpe na república foi vargas
Parabéns!! que trabalho!!
Sensacional, michel! Meus parabéns! Não só pela animação, perfeita, como também pela completíssima pesquisa história. Gosto muito desse assunto, e seu vídeo me ajudou muito. Parabéns
Não há motivo para excluir o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina do território brasileiro entre 1835 e 1840. A Revolta Farroupilha (1835-1845) nunca tomou nenhuma grande cidade do Estado, muito menos Porto Alegre, razão pela qual a região sempre pertenceu ao Império.
Partindo desse pressuposto, Pernambuco e parte do Nordeste não deveriam ter ”desaparecido” durante o ”Brasil Holandês” o que levaria a grave erro em excluir da análise os fatos ocorridos. No caso da Farroupilha (1835-1845) tivemos a declaração de 2 Repúblicas: a Piratini (1835-1845) e a Juliana (ou Catharinense), entre julho e novembro de 1839. Ficou muito claro e evidente que o critério utilizado para o mapa em tela foi o que cada região, província e/ou estado se considerou em determinado período, ligando com o que o governo posto delimitou como sendo seus limites fronteiriços. Seguindo sua assertiva, você levaria o espectador a crer que nada ocorreu naquele lugar, o que a História mostra claramente que ocorreu.
Eh, eu pensei nisso só agora ao ler seu comentário, mas foi um critério que adotei pra sinalizar o evento. Eu ainda vou pensar melhor sobre, nas próximas versões
@@Alan_Cristhian Se qualquer revolta interna significar perda de território, então deve-se marcar diversas das revoltas dos períodos regenciais ou mesmo a dita "revolução" paulista de 32. O Mapa tá muito legal e claro que alguns eventos exigem interpretação, o que não impede o debate sobre elas.
@@MichaelSerra84 Ficou bom! Rio Grande do Sul foi um país por 10 anos, a verdade seja dita.
Muito bom! Parabéns! Curti o vídeo e a trilha sonora.
A melhor que já vi até hoje, chega a se um vício para um geógrafo como eu.
sergipe forte da historia nas belezas com muito valor entramos na nossa cidade com amor e cheio glorias
Maranhão,Ceará,Rio grande(Rio Grande do norte) e espírito santo os Estados mais velhos do país.
5 deles da Região Nordeste =) a Região mais velha do país e com as melhores praias tbm.
1 no sudeste a Região onde se localiza o Atual polo industrial do país =)
@@bktkss Façam parte do Movimento Nordeste Independente.
@@erosguerra6947 Vai sonhando kkkkkkkkkkkk.
Não era o Pernambuco?
Rio Negro era so uma comarca do Grão Pará não era um capitania,provincia ou estado nem nada do tipo,ela so virou provincia em 1850 se tornando oque a gente cochece hoje como Amazonas .So to explicando pra quem não sabia oque era aquela região chamada Rio Negro
Sim, era apenas um território brasileiro.
E O PARÁ ERA UMA PROVÍNCIA DO MARANHÃO
@@dayvissonluan o Pará na época já não era mais
E sp era do acre😉
Qual acontecimento levou o "sumiço" do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina em 1839?
@ApenasHistory e a República Juliana. Oficialmente não deixaram de ser do Brasil, mas achei válido para indicar.
Maravilhoso trabalho. Parabéns!
Tapajós
Carajás
Marajó
Alto Rio Negro
(Alto) Solimões
Juruá
Maranhão do Sul/Imperatriz
Gurguéia
São Francisco
Norte da Minas/Rio Doce
Triângulo
Iguaçu
Pampas
Pantanal
Planalto Central
NNNN
Os estados extintos
Excelente!!!
Excelente!!!! Parabéns pelo primor!
Gostei muito desse vídeo é um ótimo trabalho ,mas se fosse dando a explicação do que era antes e o que foi expandido até agora, seria excelente,
Parabéns pelo o trabalho 👏👏👏👏 e compartilhar os conhecimentos, que Deus abençoe
muito bom, obrigado por isso!
Sacramento "voltei!,Tchau!,voltei!,Tchau!
Município do Norte de Minas gerais São bem parecido culturalmente com os municípios do sertão da Bahia ( vale do jequitinhonha, montes Claros etc) pois essa área era da Bahia até 1860.
Isso é erro. O norte de Minas faz parte de Minas Gerais desde 1757 por decreto de Dom José I.
Sensacional, inovador! Obrigada!
Sabem dizer sobre isso do território do norte e noroeste mineiro ser de Pernambuco entre 1765 e 1824? É a primeira e única fonte que já vi sobre isso.
Foi um erro de interpretação de fontes e mapas, nessa primeira versão. Veja aqui a versão mais atualizada, por favor. www.panmythica.com/2008/04/mapas-histricos-do-brasil.html
Pernambuco alcançou somente Bahia, a Comarca de São Francisco.
@@MichaelSerra84 Está correto. Era pernambucana toda a margem esquerda do rio São Francisco até a sua nascente. Oeste baiano e oeste mineiro (atual alto Paranaíba).
@@MichaelSerra84 e Marlon Andaluz, todo território da margem esquerda do Rio São Francisco até sua nascente era a Capitania de Pernambuco, o noroeste e oeste de Minas Gerais que recebeu esses territórios por interesses na eficiência da cobrança de impostos, interesses do rei de Portugal.
Impressionante como Pernambuco perdeu território
E o MARANHÃO
É MUITO LOUCO MUITO INTERESSANTE ME FASCINA O TEMPO QUE CONSTROI AS COISA QUE LAPIDA DEIXANDO PRA SER COMO E.MASSA
Parabéns e Obrigado.
Show! Parabéns pelo trabalho 👏🏽
Parabéns pelo vídeo. Acabei de usá-lo com meus estudantes.
obrigado. Deu uma revigorada no meu ânimo neste dia. Bom trabalho por aí!
São Paulo e Minas de Ouro foi o maior estado de todos, tamanho absurdo, muito interessante ver a evolução da história.
Real,outro gigante foi o Grão Pará
@@opita3629 sim, e o estado de Mato Grosso
São Vicente e ocupação portuguesa aos ouros roubados
Poderia ter add os territórios marítimos, a chamada Amazônia Azul. É território nacional também, e estamos em plena reivindicação por mais áreas oceânicas em seus entorno.
Até Portugal fica bem maior se considerar as águas nacionais deles.
Adorei! Parabéns! :-)
Boa tarde é espetácular o seu vídeo eu amei o seu vídeo
Sensacional, meu velho. Parabéns, mesmo.
eu passei a semana passada inteira procurando algo assim e PLAU aqui está sinceramente obrigado
1:57 simplesmente rio grande de janeiro do sul
Provavelmente foi pra escoar produção com mais facilidade pelos portos.
muito bom! so uma musica de fundo para melhorar! acho que o yt permite colocar musica na edição
Belo vídeo. Parabéns!
A região da "Banda Oriental" chamada pelos espanhóis e também pelos portugueses, antiga colônia da Espanha, foi invadida por tropas portuguesas em 1814 e depois independente como Uruguai em 1828, é um local que jamais pertenceu a Portugal. Somente um pequeno território às margens do Rio da Prata, a chamada Colônia do Santíssimo Sacramento que foi fundada pelos portugueses em 1628. Portanto, o Brasil fez muito bem em reconhecer um território como independente, lugar colonizado, falado e cristianizado por espanhóis.
Realmente, mas o vilão da história aqui é a Argentina pois a Cisplatina servia de um estado para.manter competitividade da hegemonia do rio do prara, quando Uruguai foi criado ele impediu essa rivalidade entre os dois países no rio do prata e serviu de estado tampão. Agora, se o Uruguai fosse anexado pela Argentina, ela teria tanta influência no prata que poderia ter até anexado Paraguai, por exemplo, como rosas queria.
O Ceará é o mesmo desde os anos 1600. Por que agora o Piauí fica com picuinha?
Sensacional!!
Parabéns pelo vídeo, ótimo, espetacular!
Muito obrigado pela atenção e consideração. =)
Parabéns pelo video, muito interessante ver como era o mapa do brasil antigamente.
mn o Ceará tinha o piauí cara mais ai o maranhão pegou do ceará mn que coisa cara o vendo o nosso estado perdendo território é triste mn
Não sabia que São Paulo tinha um território tão grande.
Não era o estado de São Paulo. Alí ele colocou São Paulo, mas está incompleto. Na verdade, era a capitania de São Paulo e Minas de Ouro da qual os estados de Minas Gerais, São Paulo (e outros) saíram.
@@Leoandro2000 Minas não saiu e sim foi desmembrada depois da descoberta do ouro
Nunca ouviu falar nos Bandeirantes e sertanejos Andrew?
@@chaopauludo7821 Eu sei, mas existe uma grande diferença entre explorar e de fato ter pessoas ocupando o território de fato.
@@Leoandro2000 mas tá ali escrito são paulo e minas de ouro 🙄
Perfeito
Só ficou faltando o arquipélago de Fernando de Noronha, que foi território até 1988. De resto, excelente vídeo.
Foi território federal apenas entre 1942 e 1988. Antes e depois disso, território pernambucano.
Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
1:30 Reich Paulista
Fds sp
@@cachorroviralatacarameloma7468 respeita os paulistas
@@CompanhiadaZueira primeiro os paulsitas
Tem que respeitar os Sulistas e Nordestinos
Aí sim eu tenho orgulho de respeitar os Paulistas
@@cachorroviralatacarameloma7468 ata, sou paulista, sabia
@@cachorroviralatacarameloma7468 e os sulistas tem que respeitar os nordestinos
4 minutos 100% aproveitados
Muito top! Parabéns e obrigado kkkk Sempre tive problema com historia
Muito bom 👏🏼
Like
Muito bom, brasil mudou demais
Adorei, ficou muito sensacional! Posso usar na sala de aula???
Muito bom! Obrigada!!
que obrigada o que, ele é homem
@@CompanhiadaZueira
Oxi
GENIAL!!!
03:35 - Quando O Acre Ainda Era Da Bolívia
...
@@bolivia_ihatethisyoutubeupdate kkkkk saco de pancada kkkk
@@bolivia_ihatethisyoutubeupdate pão
O ACRE É MEU PAU ISSO SIM😊
Só um sugestão, tu poderia referenciar com biográfica, documento, na descrição. Ficou ótimo.
No twitter ele referenciou. @michaelserra
Bom
Parabéns pelo trabalho, muito bom e esclarecedor
Seria legal um desses mostrando as divisões das Cidades do Estado de SP durante os anos.
Sp era gigante pqp
Muuuuito bom!!!!!
Parabéns pelo trabalho ficou muito bom!!
Só uma correção, o RS nunca ficou independente por inteiro na guerra dos Farrapos, Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande e todas as outras cidades grandes da província na época eram leais ao império, tanto que a maioria dos soldados que lutaram no exército imperial contra os Farrapos eram de Porto Alegre e outras cidades do RS.
E SC foi a mesma coisa, os Farrapos conquistaram apenas algumas cidades por alguns meses, não a província inteira.
meu sonho ainda mais se for com o Paraná e Santa Catarina
@@Mestre-Lucry ?
@@arthurmorgan5064 se separar do Brasil
@@Mestre-Lucry Quantos anos vc tem?
@@arthurmorgan5064 o mínimo prá saber que o sul e bem diferente do Brasil e que pode se virar sozinho sim 👍
*Muito bom seu vídeo, irmão! Qual aplicativo você usou pra criar a animação?*
Muito bom!!
Até 1960 03:52 Acre, Rondônia, Roraima e Amapá eram territórios federais. Administrados pela União.
Adorei
Parabéns pela iniciativa e o trabalho. Contudo, tem vários pontos que precisam ser melhorados, o principal deles é que projeta os limites atuais para os séculos XVI e XVII, gerando muito anacronismo. Tenho certeza que novas versões do mapa virão com maior precisão.
Sim, é complicado. Até o Tratado de Madrid é tudo muito só pelos relatos de exploração, nada muito definido. Vou continuar, com o tempo, procurando mais fontes também.
"Siará" auahauaha
Qual é a graça de siara?
Era o nome antigo do Ceará
Parabéns pelo trabalho !
0:40 O para era chamado Grão-Para?
sim
Pará, Amapá, Amazonas e Roraima constituíam o Grão-Para. Não era apenas o Pará.
Sim, era a união de Pará, Amazonas e Amapá