Banheira de nuttela pega 1M de view. Aí um fucking reator nuclear 100% BR no meio de SP, com mais de 60 anos de existência... n tem 100K. Esse Brasil me da tristeza.
É porque ninguém tá interessado nessas coisas, nossa geração vão ser poucos que vão passar em concurso público, hoje em dia o pessoal só quer ficar jogando vídeo game, ser TH-cam e mexendo no pc e celular, isso é uma distração, hoje em dia só passa em concurso quem quer é só estudar e aproveitar que essas pessoas estão se distraído
energia maior na saida do que a entregue pelo gerador eletrico? onde podemos estar amanha caso confirme os calculos matematicos e laboratoriais? th-cam.com/channels/lY4EIoFe5A8fujAkkCWfkQ.html Esse video tem um resultado da pesquisa de energia free , caso alguem tenha a resposta quanto a duvida do video favor postar em comentarios . A duvida se refere a forma de carregar um banco de capacitores e esses nao consome a energia da rede . E pelos calculos temos um energia de 43 watts segundos enquanto por segundos a carga que carrega os capacitores consomem apenas 0,84 watt segundos .
As revistas de ciências dos labs da USP são cheios de gênios, pena que a mídia não dá muita atenção a isto, ai se dá a impressão que estamos parados no quesito de conhecimento :/
Verdade,vegetal "Fe",nunca tinha ouvido falar,neste reator da USP,as escolas em um todo poderia falar mais sobre isto,pois é de uma suma importância para a gerações futuras.
Eu já sabia desse reator desde que eu tinha 14 anos, curtia muito assuntos militares e quando conheci as bombas nucleares vim ver se tinha as tecnologias no Brasil ou coisas do tipo daí vi que tinha coisa para caramba no ramo nuclear que infelizmente nem ensinam ou incentivam nas escolas.
Esse é o tipo de conteúdo que deve ser amplamente divulgado. Pena que muita gente não se interessa, mas foi realmente muito interessante saber mais sobre os impactos que um reator nuclear pode ter, se bem gerido, de forma positiva para a sociedade. Excelente vídeo!
Ótimo vídeo! É impressionante (e gratificante) ver como a ciência ainda caminha no Brasil, apesar do quase completo desprezo e negligência governamental. Parabéns aos pesquisadores brasileiros pela perseverança! Que isso se torne regra, e não exceção em nosso país.
Cara a super interessante pode não ser uma revista cientifica, creio que nem se proponha a isso pelo próprio nome. Mas pra algo introdutório pra chamar atenção da galerinha para esse universo acho interessante, pois quanto tinha uns 12 anos comecei a ler essa revista e me interessar pelo assunto até chegar em revistas de publicação cientifica de fato!
10:00 Uma das coisas mais bonitas, explicada de forma tão mundana! Este azul não é algo que voce verá em qualquer outro lugar do mundo, ou mesmo da galáxia. Ali os elétrons estão se movendo mais rápido do que os fótons no meio. Ou seja, eles estão quebrando a barreira da luz. Seria o equivalente de voce se movendo mais rápido que o som. Claro, estes não podem ultrapassar o limite da velocidade da luz no vácuo, mas ali naquele meio isto é possível. Essa cor azul é a mesma cor do Dr. Manhattan na novela ilustrada "Watchmen". É uma referência a este fenomêno.
Muito bom saber que existe esse nível de pesquisas no país. Universidades públicas, na minha opinião, ainda são o que há de melhor em qualidade de ensino, pesquisa e extensão.
Paranoia, graduei-me em uma universidade pública, nem por isso me tornei a favor da propriedade comunitária do meios de capital, kkk. Apenas me tornei mais questionador do contexto vigente e do porquê alguns tem tanto, enquanto outros não tem nada. Consciente de classe, essa é a chave. Vejo que a meritocracia não existe porque todos não tem as mesmas oportunidades. Sou a favor de uma maior igualdade. Se isso é ser comunista/socialista pra você, garanto que o problema não está em mim, mas em você.
Jorge Rodrigues universidades privadas que desenvolvem pesquisas são pouquíssimas, eu só conheço a Mackenzie e as PUC de SP, Campinas, Minas e Rio Grande do Sul. Nos EUA, todas as universidades são privadas, inclusive a melhor e mais famosa, Harvard. Compara a pesquisa científica de lá com a daqui, que tem as públicas liderando
Já estive nesse reator ministrando aula para alunos do Curso Especial de Defesa Nuclear Biológica Química e Radiológica da Marinha do Brasil. Esse curso foi ministrado no Batalhão de Defesa NBQR de ARAMAR. Esse lugar é um excelente exemplo do profissionalismo do brasileiro lidando com a energia nuclear.
Eu tive oportunidade de visitar o reator nuclear e o setor de radiofármacia, experiência incrível, uma pena que a mídia não mostra, o Brasil ainda tem muito cientista competente
Balbúrdia de primeira qualidade, parabéns aos pesquisadores. Isso sim deveria ser motivo de orgulho nacional, não um patriotismo raso que ocorre a cada 4 anos.
Esses pesquisadores ficam sempre no anonimato com um trabalho de altíssima relevância e de alta complexidade científica e tecnológica, enquanto a porca imprensa brasileira privilegia Anita, novelas lixo e outras porcarias. Parabéns ao Profº Dr. Júlio e obrigado pelo belíssimo vídeo.
Muito legal. Já tinha visto o reator TRIGA IPR-R1, que fica no CDTN, em Belo Horizonte. Vou procurar saber como funciona para visitar esse reator, que é praticamente do lado da minha casa!!!
Primeiro que eu nem sabia que tinha um reator na USP... Segundo que o vídeo é muito interessante... Terceiro que eu jamais me envolveria com nada que houvesse radiação! Morro de medo kkkk
Impressionante o uso do Urânio, não sabia que tinha tanto uso medicinal. Só lembrava do constraste das ressonâncias magnéticas, que é uma coisa bem louca por sinal^^
Trabalho de explicação super didático. Parabéns a equipe, mas gostaria de saber o nome da pessoa que deu as explicações, se puderem me informar. Muito Obrigada.
caraca que legal, eu tava vendo um video sobre o reator do MIT e ai o youtube me recomendou esse video, adorei, não imaginava que tinha um desses em sp :o
Que legal, muito bacana as informações. Conhecimento nunca é demais. Por coincidência, sou cidadão Rondonopolitano e frequentei a Universidade Federal de Rondonópolis, Mato Grosso. :)
Gostei mas na descrição está escrito que "mostramos tudo pra vocês" e na verdade mostraram muito pouco. Enquanto o professor falava o "cinegrafista" poderia ficar mostrando detalhes do ambiente. Seria ainda melhor. Parabéns pela iniciativa e obrigado por compartilhar conosco.
Não leve tudo ao pé da letra "mostramos tudo..." foi usado num sentido metafórico, ou seja, uma forma de dizer que o assunto seria dissecado, abordado em suas minúcias; por isso que no título foi evidenciado "Como funciona..." e não "Como é...". Sem contar que o tema é complexo, filmar o ambiente durante a explicação dividiria a atenção das pessoas entre paredes\tubulações e a excelente explicação do senhor do vídeo.
Amiguinho talvez tenha sido orientadado para não filmar áreas sensíveis afinal quais países possuí essa tecnologia. Não vamos entregar o ouro ao bandido.
legal esses tipo de vídeo! nenhuma escola da a oportunidade de você ver essas coisas de perto :/ acho que a proximidade com esse tipo de coisa tem um aprendizado muito melhor do que só ficando na teoria.
Mas os caras na porta da "área quente" conversando sobre contaminação radioativa, aí do nada a porta abre atrás dele kkkkkk Eu aqui assistindo levei um baita sustão nessa hora 😂
Alguém sabe me responder se um reator nuclear que gera energia, também usa esta piscina de blindagem ou somente os reatores de pesquisa/medicina nuclear que usam?
Gostaria de saber como se iniciar a reação nuclear. Exemplo, os elementos combustíveis fora do reator não reagem, mas, dentro do reator eles iniciam a reação. Queria saber como é dado o start dessa operação. Sabemos que os elementos de controle servem para aumentar ou parar a reação de fissão nuclear, porém, queria saber como realmente se inicia o reator após a troca dos elementos combustíveis, tendo em vista que fora do reator eles permanecem neutros. Obrigado a quem colaborar!
Fora do reator os combustíveis são mantidos isolados e longe um do outro, quando são colocados no reator eles estão muito próximos fazendo com que fissão comece ocorrer de forma natural.
É por causa da água e da geometria na qual eles são colocados. Esse combustível(U-235) "prefere" neutrôns de baixa energia para causar fissão. Nêutrons que são liberados na fissão tem alta energia (2 MeV) e precisam ser "moderados" ou seja, precisam ser acalmados até menores energias. Ao se chocarem com os átomos de hidrogênio da água, eles perdem energia, e ficam aptos a causar fissão. Não é preciso nenhuma fonte externa. Por segurança, os reatores desse tipo são partidos com uma fonte, bem devagar, retirando as barras absorvedoras do núcleo. Mas isso é somente norma de segurança recomendada pela Agência Internacional, e não devido à física da fissão. Há também a necessidade de uma geometria, ou "massa crítica" que vai manter a reação em cadeia. Uma geometria ou massa menor do que a necessária, não mantém o reator ligados, ele simplesmente "apagaria" pois os nêutrons gerados não seriam suficientes para gerar outros nêutrons, e assim, mais fissões, justamente porque cada fissão gera de 2 a 3 novos nêutrons, mas há sempre alguns perdidos por diversos fatores.
@@larissapinheiro8236 Me desculpa a ignorância,mas não entendi direito,vc quis dizer que só do urânio entrar em contato com a água já acontece a fissão?
Será que existe algum laboratório de datação radioativa nesse lugar? Seria interessante ter um desses por aqui já que ajudaria a datar peças encontradas no país.
Globo é uma merda, criticam mas não largam o osso, faz tempo que eu não assisto e ando bem melhor consumindo informações como essa sobre o meu país do que a opinião dos atores drogados dela.
primeiro vídeo que assisto e ja quero dar uma sugestão rsrs, desculpe mais por exemplo em 9:55, o câmera poderia ficar mostrando a luz detalhes do lugar curiosidades coisas interessantes enquanto o entrevistado fala e explica, não precisamos ficar olhando pra cara do entrevistado o tempo todo, acho mais interessante ficar mostrando as curiosidades do local em sí enquanto escutamos a explicação do entrevistado, é só uma sugestão, + 1 inscrito, ótimo conteúdo.
Incrível! Eu queria saber um pouco mais sobre quando ele falou que as barras "caem", pra onde? E como isso para a reação? E em caso de superaquecimento que tem vazamento de urânio, qual o procedimento padrão?
Ele mostrou umas barras que na ilustração estava em azul claro com uma certa modificação contendo uma liga metálica de prata, índio e mais um metal que não lembro e que serve pra absorver neutros desativando o reator.
plcflame Acredito que as barras caem e ficam entre cada um dos briquetes de urânio, elas passam a absorver os nêutrons e interrompem a reação em cadeia, a fissão (choque dos nêutrons uns com os outros)
Quando ele quis dizer que as barras caem, ele está se referindo as barras de controle, é um sistema de barras paralelas colocadas juntamente aos elementos combustíveis, e essas barras descem (reduzindo a reação) ou sobem (aumentando a reação). Essas barras são formadas por elementos que capturam os neutros liberados pela fissão nuclear, evitando assim que esses neutrons se choquem com outros núcleos continuando assim o ciclo da reação nuclear.
Pessoal, achei muito bom o vídeo, só uma sugestão. Da próxima vez, usem pelo menos um microfone de lapela, acoplado à um smartphone comum para gravar a voz. Abraços.
10:03 - Quando uma partícula carregada eletricamente atravessa um meio isolante a uma velocidade superior à da luz neste meio, ela emite radiação eletromagnética que pode ser na faixa visível. A esta radiação dá-se o nome de radiação de Tcherenkov (ou efeito Tcherenkov). Para saber mais, veja: th-cam.com/video/Z-0bNIXzSIc/w-d-xo.html
Cara, as pessoas vieram interessadas em discutir política ou Reatores nucleares?-Ainda não consegui sacar, independente da posição política da pessoa todos merecem respeito, não tem essa de direita e esquerda não gente!
@Antonio Ribeiro Guerra Ele chamou essa obra de arte de balbúrdia? Nada disso. Balbúrdia é estudante fazer "greve" no meio da semana, balbúrdia é transformar repartições públicas em base de militância.
@Antonio Ribeiro Guerra Queria realizar minha graduação em historia pela UFSC, mas depois de conhecer a instituição optei pela privada mesmo. O ensino público não é sinônimo de qualidade.
Não acredito que eu bebi 4 litros de contraste, um material de origem do urânio, Para fazer uma ressonância!! Temos que agradecer a Deus por ter dado a nós capacidade para aprender e evoluir, se não fosse o trabalho dos pesquisadores talvez eu estaria morto por causa de apendicite..
Não sabia que poderia se entrar dentro... fiquei impressionada com isso.. 60 anos nossa.. essas barras que decem em caso do chernobily não tinha então.
Não cara, a caixa forte é o laboratório de altas tensões. O IPEN tem a entrada ao lado do Instituto de Física, e segue em direção ao Hospital Universitário.
@@Diego-cq7bn quem não sabe o q é um reator nuclear não passa nem no portão da cidade universitária. Fuvest não é qualquer provinha não. USP não é uma uniesquina q VC deixa cair o documento e já tá matriculado.
@@Diego-cq7bn Ai falou bosta, talvez a maioria não saiba explicar o seu funcionamento, algo que é bem complexo, mas saber o que é um reator, qualquer pessoa que conseguiu passar em um vestibular da USP vai saber.
Tristemente, o operador do reator IEA-R1 Júlio Tondin, faleceu na madrugada de hoje, 21 de novembro de 2019, após uma batalha contra um câncer no cérebro. RIP Júlio Tondin
Um vídeo muito interessante, mas esse tipo de conteúdo merecia um tratamento melhor, um cinegrafista com conhecimento e um equipamento simples de microfonagem. Melhoraria muito a qualidade da informação.
Belo trabalho , e pensar que existem alguns países principalmente nossos belos vizinhos da América do norte que vivem tentando nos atrasar de TDS as formas ,avança Brasil
LYCAON Enquanto a gente flertar com o comunismo eles vão fazer de tudo para nos atrasar, sim! Imagina o Brasil, rico como é (somos autosuficientes em praticamente tudo), com poderio nuclear e nas mãos de comunistas/terroristas? Isso aqui iria virar uma Coréia do Norte 35x maior. Imagina a dor de cabeça; seria uma nova Rússia bem coladinho, no mesmo continente. E outra, o Estado brasileiro tá mais preocupado em quem vai se manter no governo e quem vai tentar assumir do que os interesses nacionais. Pq China, Índia e Israel conseguem e nós não?
Boa noite. O nome da roupa q trabalhamos na usina nuclear é TAYVEK, é um macacão branco especial, se houver vazamento do produto radioativo ele fica da cor verde. Obs...vocês lembram-se do filme Hulck?
Fiquei curioso no caso de um terremoto de escala superior a 6.5. Seria interessante saber se há preparação para esse tipo de incidente (sei que Sampa não tem terremoto, mas.....)
Banheira de nuttela pega 1M de view. Aí um fucking reator nuclear 100% BR no meio de SP, com mais de 60 anos de existência... n tem 100K. Esse Brasil me da tristeza.
Guilherme Ferreira e depois pesquisa o reator TRIGGA que fica na UFMG
CRX e sabe muito de uma banheira de nutella com um demente dentro
É porque ninguém tá interessado nessas coisas, nossa geração vão ser poucos que vão passar em concurso público, hoje em dia o pessoal só quer ficar jogando vídeo game, ser TH-cam e mexendo no pc e celular, isso é uma distração, hoje em dia só passa em concurso quem quer é só estudar e aproveitar que essas pessoas estão se distraído
energia maior na saida do que a entregue pelo gerador eletrico?
onde podemos estar amanha caso confirme os calculos matematicos e laboratoriais?
th-cam.com/channels/lY4EIoFe5A8fujAkkCWfkQ.html
Esse video tem um resultado da pesquisa de energia free , caso
alguem tenha a resposta quanto a duvida do video favor postar em comentarios .
A duvida se refere a forma de carregar um banco de capacitores
e esses nao consome a energia da rede .
E pelos calculos temos um energia de 43 watts segundos
enquanto por segundos a carga que carrega os capacitores
consomem apenas 0,84 watt segundos .
Tenho só 10 anos mas sei muito mais sobre esses assuntos ( energia nuclear, física, guerra e aviação ) do que a maioria
Julio Tondin morreu em 11/2019, meus pêsames, com certeza um grande profissional. Excelente video.
se toca menina
Vc por acaso sabe do q ele faleceu? só notas de comunicação sem dar mais detalhes...
Não sei, também só vi as notícias :/
Morreu por radiação resíduos ?
@@leandrogoncalves9887 muito improvável.
As revistas de ciências dos labs da USP são cheios de gênios, pena que a mídia não dá muita atenção a isto, ai se dá a impressão que estamos parados no quesito de conhecimento :/
Verdade,vegetal "Fe",nunca tinha ouvido falar,neste reator da USP,as escolas em um todo poderia falar mais sobre isto,pois é de uma suma importância para a gerações futuras.
"As revistas de ciências dos labs da USP são cheios de gênios." Não dá pra entender o você escreveu, nem o sentido, nem o que você quis dizer.
Eu já sabia desse reator desde que eu tinha 14 anos, curtia muito assuntos militares e quando conheci as bombas nucleares vim ver se tinha as tecnologias no Brasil ou coisas do tipo daí vi que tinha coisa para caramba no ramo nuclear que infelizmente nem ensinam ou incentivam nas escolas.
Na Maioria das vezes na USP só têm maconheiro, comunista, feminista, espécie que não quero contato
@@HadesMW kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vai nessa fi
E eu nem sabia que a USP tinha um reator
House Light também não
Em que caverna você mora?
Eu responderia:"No cu da sua mãe".
Mas algo me diz que devo responder apenas:
-Não conheço muito sobre a USP.
KKKKKKKKKKKKK
Também estou surpreso
Não sei como encontrei este vídeo, mais agradeço por ter encontrado
Estou me aprofundando no assunto!
faço de suas palavras, as minhas!
tbm n sei como vi...mas gostei
eu encontrei pelo documentário do canal Ciência Todo Dia. a propósito, essa visita foi show!
@@JorgeMelo2310 procure por Sirius acelerador de partículas brasileiro fica em Campinas
Esse é o tipo de conteúdo que deve ser amplamente divulgado. Pena que muita gente não se interessa, mas foi realmente muito interessante saber mais sobre os impactos que um reator nuclear pode ter, se bem gerido, de forma positiva para a sociedade. Excelente vídeo!
Ótimo vídeo! É impressionante (e gratificante) ver como a ciência ainda caminha no Brasil, apesar do quase completo desprezo e negligência governamental. Parabéns aos pesquisadores brasileiros pela perseverança! Que isso se torne regra, e não exceção em nosso país.
Eu também espero
Parabéns USP, centro da Capital, manter um reator nuclear.
Parabéns cientistas.
USP, Orgulho Nacional.
Sempre bom ver uma antiga revista de ciência fazendo vídeo sobre ciência. Vídeo muito bacana :)
revista de ciência ahahhaahaha
Cara a super interessante pode não ser uma revista cientifica, creio que nem se proponha a isso pelo próprio nome. Mas pra algo introdutório pra chamar atenção da galerinha para esse universo acho interessante, pois quanto tinha uns 12 anos comecei a ler essa revista e me interessar pelo assunto até chegar em revistas de publicação cientifica de fato!
Revista de curiosidade né?
Revista de Ciencia? Hahahahaha Cada uma!
Revista de Lacração, Dedo no Cu e gritaria, acho que vc esta confundindo com algum outro periódico
10:00
Uma das coisas mais bonitas, explicada de forma tão mundana!
Este azul não é algo que voce verá em qualquer outro lugar do mundo, ou mesmo da galáxia. Ali os elétrons estão se movendo mais rápido do que os fótons no meio. Ou seja, eles estão quebrando a barreira da luz. Seria o equivalente de voce se movendo mais rápido que o som.
Claro, estes não podem ultrapassar o limite da velocidade da luz no vácuo, mas ali naquele meio isto é possível.
Essa cor azul é a mesma cor do Dr. Manhattan na novela ilustrada "Watchmen". É uma referência a este fenomêno.
Draxis32 Aiiiiii eu leio tudo isso e continuo sem entender
Mas fico apaixonada
Me lembrei também do Super Sayadin Blue
@@silviarocha1450 kkķkk e 2 então
Na verdade vc verá sim, em outros reatores nucleares
Uau👍
Muito bom saber que existe esse nível de pesquisas no país. Universidades públicas, na minha opinião, ainda são o que há de melhor em qualidade de ensino, pesquisa e extensão.
tirando o fato de que alguns professores doutrinar os alunos com o socialismo, o resto ta tudo otimo
Paranoia, graduei-me em uma universidade pública, nem por isso me tornei a favor da propriedade comunitária do meios de capital, kkk. Apenas me tornei mais questionador do contexto vigente e do porquê alguns tem tanto, enquanto outros não tem nada. Consciente de classe, essa é a chave. Vejo que a meritocracia não existe porque todos não tem as mesmas oportunidades. Sou a favor de uma maior igualdade. Se isso é ser comunista/socialista pra você, garanto que o problema não está em mim, mas em você.
Se fossem privadas, teria muito mais pesquisas, tanto em quantidade, quanto em qualidade. Pena que a esquerda domina esse país
O que mais tem é universidades privada pelo o país, só que são raras que presta, eles só quer pegar a mensalidade todo mês e por no bolso.
Jorge Rodrigues universidades privadas que desenvolvem pesquisas são pouquíssimas, eu só conheço a Mackenzie e as PUC de SP, Campinas, Minas e Rio Grande do Sul.
Nos EUA, todas as universidades são privadas, inclusive a melhor e mais famosa, Harvard. Compara a pesquisa científica de lá com a daqui, que tem as públicas liderando
Já estive nesse reator ministrando aula para alunos do Curso Especial de Defesa Nuclear Biológica Química e Radiológica da Marinha do Brasil. Esse curso foi ministrado no Batalhão de Defesa NBQR de ARAMAR. Esse lugar é um excelente exemplo do profissionalismo do brasileiro lidando com a energia nuclear.
Dqbrn?
Curso de Defesa Nuclear Biológica Química e Radiológica 👍🏽
@@andreluisjordan vc sabe fazer uma bomba nuclear?
Video maravilhoso. Saudades enormes do Prof. Júlio Tondin. Um grande homem, um amigo especial. Parabéns!!!
Eu tive oportunidade de visitar o reator nuclear e o setor de radiofármacia, experiência incrível, uma pena que a mídia não mostra, o Brasil ainda tem muito cientista competente
Balbúrdia de primeira qualidade, parabéns aos pesquisadores. Isso sim deveria ser motivo de orgulho nacional, não um patriotismo raso que ocorre a cada 4 anos.
é isso aí! área de exatas é outro nível
@@rapha1055 Não só exatas, mas ciências da saúde e biológicas também. Afinal, somos nós que estudamos e criamos as vacinas para a população.
Um esquerdista de merda detectado .
1% da usp é isso, 99% é os "estudante" andando nu e gritando nuna live no campus
@@rgbstm7146 você fala com segurança. Você faz ou fazia parte de qual grupo?
Esse cara da câmera fez o curso dele na escola de filmagem Tabajara!
Ao invés de filmar o complexo ele só filma o entrevistado!
Tbm tava observando isso mano. Eu doido pra ver o efeito cherenkov e o infeliz só filmando o entrevistado... Pqp q ódio
@@rafa_el007 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkk Verdade :-D
EAI alguém pode me ajudar no progeto, das baterias
Depende se foi acordado não filmar. Nso será filmado
Excelente vídeo, deveria ser amplamente divulgado e assistido pra mostrar o potencial do Brasil e dos profissionais do ramo!
O careca morreu de câncer.
Esses pesquisadores ficam sempre no anonimato com um trabalho de altíssima relevância e de alta complexidade científica e tecnológica, enquanto a porca imprensa brasileira privilegia Anita, novelas lixo e outras porcarias. Parabéns ao Profº Dr. Júlio e obrigado pelo belíssimo vídeo.
Muito legal o vídeo, já tinha conhecimento da existência deste reator, mas não sabia que era aberto a visitação.
Ue, todo mundo sabia !
Muito legal. Já tinha visto o reator TRIGA IPR-R1, que fica no CDTN, em Belo Horizonte. Vou procurar saber como funciona para visitar esse reator, que é praticamente do lado da minha casa!!!
Orgulho Nacional... Muito bacana. Parabéns a equipe e ao Dr. Júlio.
O Efeito Tcherenkov é algo maravilhoso de se apreciar. 300.000 km por segundo...👏🏽 Parabéns pelo vídeo Super Interessante.🙏🏽
Primeiro que eu nem sabia que tinha um reator na USP... Segundo que o vídeo é muito interessante... Terceiro que eu jamais me envolveria com nada que houvesse radiação! Morro de medo kkkk
Ótima entrevista e ótimo profissional!
Parabéns a ambos!
Brasil ainda tem jeito!
Estou assitindo serie da HBO Chernobyl fiquei curiosa e cheguei aqui, bem interessante. não intendi 100% mais apreendi muitas coisas.
Eu tb kkkk otima serie
Acho que depois da série muita gente resolveu pesquisar, já vi vários vídeos sobre.
Deve ser bem legal ter aula com esse professor, ele explica bem
Parabéns Professor! Excelente explicação! Eu nem imaginava que existia um desses na USP.
São dois reatores: IEA-R1 e IPEN/MB-01 (conjunto crítico), ambos no IPEN.
Impressionante o uso do Urânio, não sabia que tinha tanto uso medicinal.
Só lembrava do constraste das ressonâncias magnéticas, que é uma coisa bem louca por sinal^^
Son luns igual veneno de cobra que faz dipirona
Não seria penicilina???
Son luns gu
Son luns y
Parabéns a revista pela matéria , e mostra a seriedade de suas matérias . Obrigado .
Concordo
Trabalho de explicação super didático. Parabéns a equipe, mas gostaria de saber o nome da pessoa que deu as explicações, se puderem me informar. Muito Obrigada.
Marta Badan ele se apresenta no início
Pra mim ele falou falou e não explicou como funciona o reator.
@@gferrari418 Da zero pra ele. hahahahhahahahhahh
In memoriam - querido amigo Júlio Tondin
Eu, fiz parte da equipe de técnicos de comissionamento da usina nuclear de Angra 2 estamos a bordo.
Quem veio por causa da série da HBO sobre Chernobyl da um joinha.
Eu kkkk
Chernobyl era um mangue, esse reator brasileiro, por incrível que pareça e um dos mais seguros e com ótimos profissionais capacitados pra o manuseio.
eu estou viciado na série, muito bem produzida, sensacional.
Mendigo é foda
Essa série é sensacional, uma verdadeira aula de historia!!!!
Esse vídeo foi uma excelente sugestão do TH-cam. Viva a Ciência!
Show! Muito legal conhecer mais sobre a ciência que o nosso país desenvolve, ainda mais quando ela é de ponta, como é o caso de pesquisas nucleares!
Boa explicação do educador. Ele foi muito show. Vídeo legal.
caraca que legal, eu tava vendo um video sobre o reator do MIT e ai o youtube me recomendou esse video, adorei, não imaginava que tinha um desses em sp :o
Que legal, muito bacana as informações. Conhecimento nunca é demais. Por coincidência, sou cidadão Rondonopolitano e frequentei a Universidade Federal de Rondonópolis, Mato Grosso. :)
Gostei mas na descrição está escrito que "mostramos tudo pra vocês" e na verdade mostraram muito pouco. Enquanto o professor falava o "cinegrafista" poderia ficar mostrando detalhes do ambiente. Seria ainda melhor. Parabéns pela iniciativa e obrigado por compartilhar conosco.
Não leve tudo ao pé da letra "mostramos tudo..." foi usado num sentido metafórico, ou seja, uma forma de dizer que o assunto seria dissecado, abordado em suas minúcias; por isso que no título foi evidenciado "Como funciona..." e não "Como é...". Sem contar que o tema é complexo, filmar o ambiente durante a explicação dividiria a atenção das pessoas entre paredes\tubulações e a excelente explicação do senhor do vídeo.
Amiguinho talvez tenha sido orientadado para não filmar áreas sensíveis afinal quais países possuí essa tecnologia. Não vamos entregar o ouro ao bandido.
@@lutavares6893 Que? Vários países tem reatores o que você ta falando mano? Kkkk visualizar não revela nada o que não poderia "vazar" eram documentos
Acho que o cinegrafista gravou assim porque eles gravaram sem microfone e o áudio não tá lá essas coisas.
legal esses tipo de vídeo! nenhuma escola da a oportunidade de você ver essas coisas de perto :/ acho que a proximidade com esse tipo de coisa tem um aprendizado muito melhor do que só ficando na teoria.
Sempre quis entender mais, quero fazer essa visita!
Adorei tirou todas as minhas dúvidas .. parabéns pelo trabalho.
Obrigado
9:31 parece tranquilo e seguro, mas qualquer barulhinho, ja leva um puta susto.
kkkkk pode crer!
Deve ser tenso trabalhar em local assim hahahhahahahhahahhahahah
Kkkkkk
Kkkkk, levei um cagaço quando o cara abriu a porta.
Mas os caras na porta da "área quente" conversando sobre contaminação radioativa, aí do nada a porta abre atrás dele kkkkkk
Eu aqui assistindo levei um baita sustão nessa hora 😂
Realmente fantástico e explicado de uma maneira que qualquer leigo consegue entender!!! Adorei o vídeo...
Conteúdo muito interessante, queria ver mais vídeos como esse.
Entao faça
Tenho esse pessoal como verdadeiros heróis. Ciência séria, sem lacração. Merecemos mais ciência nesse nível.
Parabéns a matéria e aí professor. Muito legal saber que o Brasil domina essas tecnologias e técnicas de manipulação do urânio.
Parabéns pelo vídeo, para o Bruno e Júlio. Não sabia de um reator nuclear na USP.
Quem mais veio aqui após o lançamento da série da HBO? 😄
Dayvisson Souza eu kkk
Eu
Seria maravilhoso
Alguém sabe me responder se um reator nuclear que gera energia, também usa esta piscina de blindagem ou somente os reatores de pesquisa/medicina nuclear que usam?
Euuu kkkkkk
Muito bom vídeo! Eu sei que estou um pouco “atrasado” (só vi agora), mas estou impressionado e orgulhoso! Avante Brasil! 🤜🤜🤜💪💪🇧🇷🇧🇷
Gostaria de saber como se iniciar a reação nuclear. Exemplo, os elementos combustíveis fora do reator não reagem, mas, dentro do reator eles iniciam a reação. Queria saber como é dado o start dessa operação. Sabemos que os elementos de controle servem para aumentar ou parar a reação de fissão nuclear, porém, queria saber como realmente se inicia o reator após a troca dos elementos combustíveis, tendo em vista que fora do reator eles permanecem neutros. Obrigado a quem colaborar!
Pelo que eu entendi, eles atiram neutrons no elemento para iniciar a reacão de fissão nuclear
Fora do reator os combustíveis são mantidos isolados e longe um do outro, quando são colocados no reator eles estão muito próximos fazendo com que fissão comece ocorrer de forma natural.
É por causa da água e da geometria na qual eles são colocados. Esse combustível(U-235) "prefere" neutrôns de baixa energia para causar fissão. Nêutrons que são liberados na fissão tem alta energia (2 MeV) e precisam ser "moderados" ou seja, precisam ser acalmados até menores energias. Ao se chocarem com os átomos de hidrogênio da água, eles perdem energia, e ficam aptos a causar fissão. Não é preciso nenhuma fonte externa. Por segurança, os reatores desse tipo são partidos com uma fonte, bem devagar, retirando as barras absorvedoras do núcleo. Mas isso é somente norma de segurança recomendada pela Agência Internacional, e não devido à física da fissão. Há também a necessidade de uma geometria, ou "massa crítica" que vai manter a reação em cadeia. Uma geometria ou massa menor do que a necessária, não mantém o reator ligados, ele simplesmente "apagaria" pois os nêutrons gerados não seriam suficientes para gerar outros nêutrons, e assim, mais fissões, justamente porque cada fissão gera de 2 a 3 novos nêutrons, mas há sempre alguns perdidos por diversos fatores.
@@larissapinheiro8236 Me desculpa a ignorância,mas não entendi direito,vc quis dizer que só do urânio entrar em contato com a água já acontece a fissão?
@@davidborges6422 exato. Mas para mantê-la é preciso massa crítica.
Obrigado pela ótima aula profesor Julio. Gostei muito do video.
Será que existe algum laboratório de datação radioativa nesse lugar? Seria interessante ter um desses por aqui já que ajudaria a datar peças encontradas no país.
Vídeo mt bom pra dormir! Vejo todo dia antes de dormir, nunca terminei o vídeo
Esse é o Brasil que eu quero! Esse é o Brasil do qual tenho orgulho! Esses são os brasileiros que são nossos heróis!!
Muito bom, o áudio poderia ter ficado um pouco melhor, acredito que falo em nome de todos quando digo que esperamos mais vídeo como esse, um abraço!
Isso a Globo, não mostra.
Globo lixo,,só mostra o que lhe convém.
Não existe essa vírgula aí.
Record mostra ? SBT ?
Globo é uma merda, criticam mas não largam o osso, faz tempo que eu não assisto e ando bem melhor consumindo informações como essa sobre o meu país do que a opinião dos atores drogados dela.
Mas já mostrou..
primeiro vídeo que assisto e ja quero dar uma sugestão rsrs, desculpe mais por exemplo em 9:55, o câmera poderia ficar mostrando a luz detalhes do lugar curiosidades coisas interessantes enquanto o entrevistado fala e explica, não precisamos ficar olhando pra cara do entrevistado o tempo todo, acho mais interessante ficar mostrando as curiosidades do local em sí enquanto escutamos a explicação do entrevistado, é só uma sugestão, + 1 inscrito, ótimo conteúdo.
Esse é o Brasil que funciona USP está de parabéns .
Muito bom ter alguma noção sobre radiação ; Mesmo que seja superficial .
Se não descontaminou você é jogado dentro do reator
Weslen Cesarini d
Kkkkkkkk
Kkkkkkkj
SEM OR KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Kkkakkakkkkkkakkkakakakakakakka
Parabéns pelo vídeo e pelas perguntas pertinentes.
Incrível!
Eu queria saber um pouco mais sobre quando ele falou que as barras "caem", pra onde? E como isso para a reação?
E em caso de superaquecimento que tem vazamento de urânio, qual o procedimento padrão?
Ele mostrou umas barras que na ilustração estava em azul claro com uma certa modificação contendo uma liga metálica de prata, índio e mais um metal que não lembro e que serve pra absorver neutros desativando o reator.
plcflame Acredito que as barras caem e ficam entre cada um dos briquetes de urânio, elas passam a absorver os nêutrons e interrompem a reação em cadeia, a fissão (choque dos nêutrons uns com os outros)
Procura na internet: "decaimento radioativo".
Quando ele quis dizer que as barras caem, ele está se referindo as barras de controle, é um sistema de barras paralelas colocadas juntamente aos elementos combustíveis, e essas barras descem (reduzindo a reação) ou sobem (aumentando a reação). Essas barras são formadas por elementos que capturam os neutros liberados pela fissão nuclear, evitando assim que esses neutrons se choquem com outros núcleos continuando assim o ciclo da reação nuclear.
@@LuisRoseno Cadmio ....
Pessoal, achei muito bom o vídeo, só uma sugestão.
Da próxima vez, usem pelo menos um microfone de lapela, acoplado à um smartphone comum para gravar a voz.
Abraços.
10:03 - Quando uma partícula carregada eletricamente atravessa um meio isolante a uma velocidade superior à da luz neste meio, ela emite radiação eletromagnética que pode ser na faixa visível. A esta radiação dá-se o nome de radiação de Tcherenkov (ou efeito Tcherenkov).
Para saber mais, veja: th-cam.com/video/Z-0bNIXzSIc/w-d-xo.html
Que vídeo legal! Obg por compartilhar!
E qual a finalidade? Qual o objetivo?
@@erickrobson886 Na natureza a gente tenta explicar comportamentos, não finalidade e objetivo
Tooopppp Mano, muito obrigado por compartilhar esse video com a gente!!
Estou aqui depois da série Chernobyl do HBO!
Tem que ficar informado com o grande mestre , é o assunto em pauta no mundo .
Cara, as pessoas vieram interessadas em discutir política ou Reatores nucleares?-Ainda não consegui sacar, independente da posição política da pessoa todos merecem respeito, não tem essa de direita e esquerda não gente!
@Antonio Ribeiro Guerra Ele chamou essa obra de arte de balbúrdia? Nada disso. Balbúrdia é estudante fazer "greve" no meio da semana, balbúrdia é transformar repartições públicas em base de militância.
@Antonio Ribeiro Guerra Queria realizar minha graduação em historia pela UFSC, mas depois de conhecer a instituição optei pela privada mesmo. O ensino público não é sinônimo de qualidade.
Parabéns por passar este conteúdo p gente gostei. Muito
Não acredito que eu bebi 4 litros de contraste, um material de origem do urânio, Para fazer uma ressonância!!
Temos que agradecer a Deus por ter dado a nós capacidade para aprender e evoluir, se não fosse o trabalho dos pesquisadores talvez eu estaria morto por causa de apendicite..
Sem Nome ja tomei tbm contraste
Contraste de ressonância magnética não é radioativo... Vlw flw!
Bebe esgoto, sera mais saudavel, pra vc nao falar BOSTA
Não sabia que poderia se entrar dentro... fiquei impressionada com isso.. 60 anos nossa.. essas barras que decem em caso do chernobily não tinha então.
imagina que delicia mergulha até o núcleo kkkkkkk vc ja sai como o aquaman
Peixe frito
Show, muito top, não sabia que a USP tinha um reator nuclear.
Só eu que achei o entrevistador com a voz do Toni ramos?
Já cheguei me inscrevendo e deixando o like
Esse prédio seria a famosa Caixa Forte do Tio Patinhas, que fica entre a Poli e a Física?
Esse mesmo.
Legal o apelido dele, que que
Não cara, a caixa forte é o laboratório de altas tensões. O IPEN tem a entrada ao lado do Instituto de Física, e segue em direção ao Hospital Universitário.
Nao. A caixa forte do tio patinhas e laboratorio de alta tensao (eu usei quando aluno da poli).
Sensacional o video! Parabens para ti e o Professor!
O professor morreu, em 2019.
@@daltonagre puxa que pena!
Parabéns à USP por toda esta balbúrdia nuclear!
Se perguntar aos alunos da USP oq é um reator nuclear, 99% nao vai saber responder
@@Diego-cq7bn É muito improvável uma pessoa que passou no vestibular na USP não saber o que é isso.
@@Diego-cq7bn quem não sabe o q é um reator nuclear não passa nem no portão da cidade universitária.
Fuvest não é qualquer provinha não. USP não é uma uniesquina q VC deixa cair o documento e já tá matriculado.
@@Diego-cq7bn Se perguntar onde vende um baseado eles irão te informar. Se perguntar onde que se filia ao PSOL também terão a resposta.
@@Diego-cq7bn Ai falou bosta, talvez a maioria não saiba explicar o seu funcionamento, algo que é bem complexo, mas saber o que é um reator, qualquer pessoa que conseguiu passar em um vestibular da USP vai saber.
Exelente vídeo. Quando alguém abre a porta aos 9:32 ou susto grande kkkk
O operador do reator deste vídeo, Júlio Benedito Maria Tondin, morreu de câncer, em 2019.
@@daltonagre Deus o tenha
@@daltonagre ainda é possível visitar o reator?
Excelente! Como é o nome deste pesquisador que foi entrevistado?
Muito bom,quero conhecer lá, já fui na usc .mas lá não tinha
Tristemente, o operador do reator IEA-R1 Júlio Tondin, faleceu na madrugada de hoje, 21 de novembro de 2019, após uma batalha contra um câncer no cérebro.
RIP Júlio Tondin
sem or
Excelente trabalho, parabéns aos guerreiros da pesquisa nuclear do Brasil.
Legal essa visita. Quero visitar pessoalmente.
Esse cara tirando foto do reator com a camera sem prender no pulso... isso é absurdo. Um cara desse ta vacilando demais.
Bom video e conteúdo. A captação do áudio ficou ruim. O som está baixo e abafado. :)
Deus abençoe os cientistas e que nenhum acidente ocorra !
Legal.O material da minha centilografia veio daí.
Meus parabéns pelo vídeo . Muito bem explicativo !!!
Sinceramente eu gostei muito da matéria
E tbm gostaria muito de conhecer pessoalmente
Um vídeo muito interessante, mas esse tipo de conteúdo merecia um tratamento melhor, um cinegrafista com conhecimento e um equipamento simples de microfonagem. Melhoraria muito a qualidade da informação.
O cientista do vídeo, já morreu com câncer.
Belo trabalho , e pensar que existem alguns países principalmente nossos belos vizinhos da América do norte que vivem tentando nos atrasar de TDS as formas ,avança Brasil
LYCAON Enquanto a gente flertar com o comunismo eles vão fazer de tudo para nos atrasar, sim! Imagina o Brasil, rico como é (somos autosuficientes em praticamente tudo), com poderio nuclear e nas mãos de comunistas/terroristas? Isso aqui iria virar uma Coréia do Norte 35x maior. Imagina a dor de cabeça; seria uma nova Rússia bem coladinho, no mesmo continente.
E outra, o Estado brasileiro tá mais preocupado em quem vai se manter no governo e quem vai tentar assumir do que os interesses nacionais. Pq China, Índia e Israel conseguem e nós não?
Eu não canso de assistir
Gostei demais!
Boa noite. O nome da roupa q trabalhamos na usina nuclear é TAYVEK, é um macacão branco especial, se houver vazamento do produto radioativo ele fica da cor verde. Obs...vocês lembram-se do filme Hulck?
O operador do reator morreu de câncer, em 2019.
Krl que vídeo, ótima explicação. São poucos vídeos como este, principalmente em terras tupiniquins.
na hora que o cara abriu a porta antes do corte eu tomei um susto
Fiquei curioso no caso de um terremoto de escala superior a 6.5.
Seria interessante saber se há preparação para esse tipo de incidente (sei que Sampa não tem terremoto, mas.....)
Parabéns pelo conteúdo mesmo assistindo ele em 2024 !
O careca do vídeo morreu de câncer.
parece o tony ramos falando kkkkkkk
André C é uma cilada bino
k... k... k... ... ... k...
Vim comentar exatamente isso.
Só faltou ele soltar o "Alibaba", hue
Ķkkķkkkkķkkkk
Mkkkklkkkkkkkkkk
As barras de controle tem grafite nas pontas?