🔎 POR DENTRO DA
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 11 ก.พ. 2025
- 💫PLAYGROUND
encurtador.com... (Acesse a PlayGround por aqui pra me ajudar!)
🎩 BARÃO GEEK HOUSE
www.baraogeekh...
💥 PILHA CARD GAMES
www.pilhacardg...
🐲 DRAGON SKIN PLAYMATS
dragonskin.com...
📦 TCG INBOX
tcginbox.com.br/
🚫 Lista de banidas do commander!
mtgcommander.n...
ERRATA: Falei que coalition victory precisa de 1 land básica de cada tipo, mas é 1 de cada tipo de land básica.
Isso quer dizer que vc pode utilizar triomas, shocks, duais e etc
Coalition Victory hoje em dia é só meme kkkkkkkkk não faz o menor sentido isso ser banido, e pensando que eu jogo com foco em casual seria até divertido ver a galera tentar
O problema foi o comitê não ter tido culhão pra desbanir nada em anos
Poisé. Mas eu entendo o medo do feedback. Tem muita gente que não tem muita tolerancia com atitudes que eles julgam ruins pro formato kk
Coalition não precisa de 5 básicas. só precisa dos tipos. dá pra fazer com 2 triomas, ou com o token do overlord verde. e a criatura de 5 cores geralmente seria o próprio comandante, salvo exceções como Kenrith. pelo meu entendimento desses bans mais antigos, o ponto não é o power level da carta, e sim o custo de oportunidade no deckbuild. o cara pode ter montado um deck de fractius, com uma manabase minimamente pensada, que coalition já passa a ser uma adição plausível no deck.
evitendemente, decks competitivos vão passar longe disso, mas o motivo do ban parece girar sobre uma decisão de deckbuild cansada/preguiçosa, que é capaz de acabar com um jogo através de um topdeck bizarro.
por mim tinha até que desbanir, mas queria apenas adicionar essa reflexão na sua explicação/argumentação
Comentário super pertinente! E é essa mesmo a justificativa, de que não querem um final de jogo abrupto.
Mas vamos ver agora em fevereiro a atualização sobre brackets, e isso pode mudar bastante a percepção sobre a banlist e a conversa pré jogo. Daí acho que existe uma alta chance da coalition sair da banlist.
Mas sua observação é ótima: Decks preguiçosos.
Espero que os brackets ajudem nisso!
Brigadão por complementar! Abraço
@@jeff3ndmtg outra coisa a se pensar também, é que o "formato" EDH levou anos para começar a ser pensado como produto, e levou ainda mais tempo para o design das coleções dar um shift total do magic "padrão" para o EDH. as limitações do design e da pool de cartas do final dos anos 2000 faziam com que o jogo fosse naturalmente mais lento, e a proposta de deckbuild entrava em contradição com essas big spells que resetavam/terminavam o jogo do nada.
hoje a empresa fala abertamente que nadu foi "pensada" para o EDH, mesmo sendo de um set premier de modern. isso mostra que o design do jogo está incentivando o jogador casual a abrir um booster, ver um comandante forte/fora da curva, e montar o deck ao redor, com as cartas novas que estão saindo toda hora. e esse shift na proposta do deckbuild naturalmente sobe o power level do formato em si, tornando certos bans irrelevantes.
só para exemplificar, semana passada desmontei meu Krenko (casual, porém bem forte, e que eu tenho há anos), pq fiquei de saco cheio. todo set sai pelo menos 1 goblin auto-include, que é melhor do que metade dos goblins que já tinha no deck. a gota d'água foi o spoiler de aetherdrift, q dá ímpeto pros goblins, gera token todo turno, e gera mana igual numero de goblins (wtf???).
vamos aguardar os brackets, mas acredito que se for manter a coerencia com o design atual, vai cair fora muita coisa
Você faz review de decks de duel commander 500?
Infelizmente não meu brother :( Nao tenho conhecimento o suficiente pra falar de Duel ainda
Ainda não vi o vídeo todo, mas pelo que vc falou e vi até agora, tem uma abordagem certa e uma premissa errada. A avordagem certa é vc usando sua expertise para falar de power level das cartas, mas a premissa errada é pensar que as cartas estão banidas pelo critério de power level. Coalition Victory é banida porque você, seja ruim ou boa, ela é uma carta que diz "se você jogou Magic num deck de cinco cores, vc ganha". Cartas que acabam do nada a partida sozinhas nunca foram bem vistas pelo quesito diversão. Thoracle é MUITO mais forte, mas precisa de um setup, de mais cartas e de uma estratégia: não é autoinclude em nada. Você vê uma vitória de Thoracle acontecendo, mas um Victory ou Biorritmo não, você foi agraciado por jogar MTG com as cores certas. ADENDO: não precisa ser land básica, só o tipo: trioma e efeitos de every land type contam!
Opa!
Então, mesmo que vc tenha suas combinações de triomas, a carta ainda exige um custo alto e muito restritivo.
Mesmo usando num deck five colors do casual, vc teria que ter um setup maior que o de thoracle.
Mas no vídeo eu até citei outras cartas com Wincon embutidas, e todas elas tem custos menores e restrições relativamente mais simples.
Aliás, com relação a abordagem do comitê e cartas que ganham o jogo, eu li isso lá mesmo. E não é atoa que existe uma discussão grande sobre o possível banimento de Thassa (que eu acho que vai rolar), mas é indiscutível (e reforçado tanto pelo CRC/CAG/CP) que a conversa pré jogo é o que faz o casual funcionar, e justamente isso faz com que Thassa seja pouco usada no casual. São acordos não ditos por pessoas que não querem ter essa experiência, o que inclusive será implementado pelos brackets. Então o que impede que haja uma conversa pré jogo sobre coalition? Ou que os jogadores não usem por bom senso?
É isso.
E sobre Power level em si, que nem foi o foco quando falei dela (até pq usei triskadekaphile de exemplo, que tem pl baixíssimo), temos a experiência empírica do Conquest (onde é possível cumprir os requisitos da coalition muito rápido) e a carta não joga por custar MUITA mana específica.
No geral é isso.
Obrigado pelo comentário e pela correção kk vacilei na hora de falar do efeito dela kkk
Existe alguma formato de commander sem Ban List???
Olha, acho que não :(
Mas era comum o pessoal do cEDH as vezes se reunir pra jogar sem banlist pra testar coisas.
Acho que se chamar o povo nos grupos, eles topam fácil kk Tem muita coisa legal de testar