Eu já estive envolvido com o projeto do EVE (se pronuncia Ivi, rsrs) na Embraer e afirmo com certeza: É o projeto de mobilidade urbana/aérea com proposta de ponto a ponto mais avançado do mundo hoje! Os demais no mundo (e existem vários) são ótimas tecnologias, mas não tem um projeto de mobilidade embarcado desde a concepção da aeronave como a Eve tem.
A EMBRAER é um conglomerado transnacional brasileiro com sede na cidade de São José dos Campos, SP, Brasil. Não é empresa estrangeira. Ela e uma S/A. Tem várias unidades pelo Brasil, no exterior e uma joint ventures na China.
A maioria dos materiais e peças são importados, antes usava chapa de aluminio produzida da Alcoa ou Alcan, mas acho q nem isso mais o Brasil fabrica p os aviões feitos na Embraer
Estou em dois projetos aqui nos USA, tenho bom conhecimento disto! A ideia não é um carro que voa, mas sim uma aeronave que pode te levar ao destino final, algo menos de 5 milhas! Lito, se quiser, posso trocar uma ideia e mante-lo informado!
Bom dia. O desenvolvimento desse tipo de aeronave pode mudar a legislação na arquitetura e a construção civil, para permitir o pouso e decolagem no teto das residências ou empresas.
Quem diria hein, em setembro de 2021 o Lito fez um vídeo sobre esse tema falando que não passariam de brinquedos😅, e hoje faz um novo vídeo entusiasmado com essa novidade😂, ou seja estamos sempre nos surpreendendo.
@@robsongalvao1306mas vc não viu o vídeo?! No inicio, o EVE tera um PILOTO, ou seja, uma pessoa treinada e regulamentada pela ANAC, que já determinou que ele terá que ser um PILOTO COMERCIAL experiente! Depois de alguns anos, ou seja, quando todos estiverem familiarizados com as rotas e os voos dos EVE, é que o piloto será abolido. Isso significa que, ainda assim, o passageiro NAO poderá pilotar, não tera como por as mãos. O EVE será guiado e acompanhado remotamente, de uma ou mais bases. A segurança nesses voos é mai seria do que dirigir carros, porque além das vidas à bordo, terão vidas EMBAIXO.
Exatamente amigo uma vez em uma live ao vivo fiz a pergunta sobre o carro voador mais ele foi extremamente negativo dizendo que nunca seria possível agora mudou totalmente de opinião acho q até ele se surpreendeu
O grande abacaxi nos sistemas elétricos ainda é a fonte de alimentação. As baterias, embora bem mais evoluídas, ainda assim apresentam baixa relação custo/benefício...qualidade, possibilidade de explosões...the bagulho is doido, Lito!fora as falhas humanas...hihihihi
O Lito é carismático demais. A prova que trabalho, dedicação, conhecimento e paixão nos levam ao sucesso. Lito hoje é um exemplo de ser humano, ja passou do virtual. Espero que nossas crianças o vejam como exemplo. Muito sucesso e que continue nos mostrando que é possível!
Pequena nota: falamos "Ívi", como se fosse "Eva" em inglês msm (ou a robozinha do Wall-e). Me parece um trocadilho até com a própria sigla eVTOL, adoro o nome também! :D Muito bom o vídeo!
Lito, você viu que aquele avião que caiu na Serra do Mar, no Paraná, só teve os destroços localizados depois de 5 dias porque conseguiram rastrear o sinal de GPS do smartwatch usado por um dos ocupantes?
Muita Paz, MUITO AMOR, GRATIDÃO. POR FAVOR, não entenda como uma intromissão porque não é, mas sim algo para mudar o direcionamento daquilo que insistimos para executarmos a alimentação dos motores. Esquecemos que podemos criar ou gerar energia no interior do aparelho de uma maneira não visualizada até hoje. Um Abraço. FELICIDADES. PARABÉNS.
Em 1976,minha professora da quarta série uma mulher Libanesa muito sábia e muito brava por sinal kkk Dona Zumira Rameh Saab,nos dizia que nos anos 2000 nós iríamos ter carros voadores,acho que ela tinha razão.
Sempre fantásticos os aviões de rosca! hahahaha brincadeirinha!! Amo helis tanto quanto os "convencionais"! Lito, tá muito massa as vírgulas cômicas que tem pintado na edição!!! Nem muito, nem pouco! Parabéns pelo trampo!
Tudo muito lindo e maravilhoso mas não acredito que seja tão fácil implantar a estrutura necessaria para funcionamento e operacionalização no Brasil nos próximos anos. Isso já começa pelas leis e regulamentação do setor. Quando muito seria um concorrente no segmento de transportes de helicóptero.
ué, mas a estrutura é a mesma ou até mais simples que a de operação de helicopteros, que já são amplamente utilizados em SP por ex, isso não faz sentido algum.
@@CM-cq8hcda uma olhada no site da ANAC. Eles estão adaptando toda a regulamentação que já existe, da Europa! Já tem todo o design básico de um vertiport, rampas de decolagem,...
Possui um projeto inovador e acima de tudo pode decolar e pousar na vertical, vai ser show e deverá fazer muito sucesso, porém carros voadores(não helicópteros), já foram projetados desde a década de 50 ou antes, há pouco tempo atrás pude ler e conhecer sobre o projeto do carro voador AEROCAR, produzido mas infelizmente não comercializado, isso a cerca de 70 anos atrás...fica a sugestão para um vídeo falando sobre ele... saudações aeronáuticas!!!✈️✈️✈️
Destes conceitos de transporte pessoal híbrido (aeronave / veículo terrestre), o que mais me chama a atenção (pelo menos por enquanto) é o PAL-V (um triciclo terrestre que vira girocóptero para o vôo). É um veículo bem pequeno (bom para deslocamento urbano) e é intrinsecamente seguro como aeronave (pq um girocóptero "não estola"). Como girocóptero, necessita de uma curta pista de decolagem (que tende a melhorar se o vento estiver propício). Mas... como é um girocóptero, necessita de brevê, mas... da categoria experimental.
Acredito que necessitará de muitas certificações, bem necessárias aliás, imagina o perigo qualquer pessoa trafegando por cima das casas? Espero que estabeleçam limites específicos de onde trafegar para evitar acidentes.
Pensei a mesma coisa. O vídeo é muito bom como sempre, mas o Lito também erra ao comparar essa "alternativa" com metrô ou trem, que ja provaram com mais de um século de história em diferentes lugares do mundo que é a melhor opção de mobilidade coletiva. Uma comparação de coisas que não são equivalentes.
@@felkx Meu sonho seria o Lito estar certo, mas é muita inocência achar que as empresas que operarem isso não vão enfiar um preço absurdo pra população, só pra aumentar ao máximo o lucro deles.
É muito melhor investir nas cidades dos interiores pra evitar continuar atraindo e concentrando mais e mais pessoas numa única cidade (capitais e regiões metropolitanas) que resulta nos conhecidos problemas e diminuição da qualidade de vida, ( quanto mais gente concentranda proporcionalmente menos qualidade de vida)
Só lembrando que a Embraer é aberta na bolsa de valores brasileira e inclusive acho que do ramo da aviação é a melhor empresa pra se investir a mais estável e financeiramente viável
Piloto comercial. Não será CNH. E depois quando retirarem o piloto, o controle será por acesso remoto de uma base, como é o metrô da Linha Amarela, de SP
O problema é que a gente ainda utiliza MUITAS partes móveis para acelerar o fluido propulsivo (ar). Ninguém vê carro voador em filme com sistema de hélice. Os carros voadores como a gente vê na ficção só serão possíveis quando os métodos de propulsão iônica se tornarem padrão. Estamos a décadas desse tipo de tecnologia ser possível em aplicações aeronáuticas reais.
Já há projetos mais semelhante a carros, como o projeto desenvolvido pela empresa xpeng, carro esse que foi testado em dubai (se não me engano), ele é literalmente um carro , que no lugar dos pneus tem espaço para as hélices
Acho muito difícil que isso ajude de alguma forma os problemas de urbanismo e mobilidade urbana. Me parece muito mais uma evolução para o barateamento de taxi aéreo de helicópteros, que serão feitos por esse veículos, que não são tecnicamente, helicópteros, mas na prática tem a mesma aplicação. Então talvez deixe de ser algo só para super ricos ou passeios turísticos caros , mas com ctz, vai continuar sendo limitado, a algo classe alta. Pode ser que tenha uma aplicação mais popular em viagens de medias distância. Como um substitutivo de vó de aviões curtos, mas aí depende da evolução da autonomia e do quão mais caro vai ser do que uma passagem normal. Além disso, o barulho é algo importante. O helicóptero faz um barulho infernal. Mesmo que seja menos barulhento que um helicóptero, não significa muita coisa. Dependendo de quanto for o barulho, se toda hora tiver um passando, as cidades teriam uma poluição sonora muito maior.
No futuro as residências terão áreas específicas para receber mercadorias de entrega via aérea. Plataforma ou rede com marcadores para orientar o drone.
Lito, faça um vídeo o uso SAF (Sustainable Aviation Fuels) e movidos a hidrogênio para a descarbonização da aviação. Tem projetos da Embraer e da Airbus em andamento.
Em um mundo onde aviões com 4 motores estão acabando quem é que acredita que um troço com 10(!!!!) vai pra frente... É legal pra botar dinheiro, ver o hype valorizar a coisa e vender antes que tudo desmorone. Seria legal se desse certo (até por uma questão de redundância e segurança), mas acho complicado. No melhor cenário isso tudo vai terminar em helicópteros melhores (ainda assim não faço questão de entrar neles rsrs)
O fato de ter mais motores é porque são elétricos. É muito mais fácil colocar vários rotores pequenos elétricos do que um só enorme. Esse é o princípio dos drones. E os drones deram certo, existem milhares deles por ai. Assim fica muito mais controlável também. A complexidade mecânica de controlar um helicóptero que tem uma hélice gigante é um dos fatores que torna muito cara a operação.
@@sierramikekilo6925 Ainda assim drones não estão substituindo helicópteros na velocidade que diziam que ia acontecer, chegaram nem perto. Como eu disse, no máximo isso vai resultar em helicópteros melhores sendo fabricados pelas mesmas pessoas que fabricam eles hj. Coisa que voa não é carro, o nível de dificuldade pra competir é bem diferente. Essas startups são boas pra especulação, e só.
Carros voadores serão viáveis e já existem, nós duas atuais seria até simples fabricá-los, o grande problema será o controle. Já pensou um monte de carros voando por aí de um lado para outro na mão de qualquer um, sem ao menos importar para nada. Hoje não seria problema a fabricação desses veículos, o grande problema é a criação de um tráfego aéreo para esse novo meio de transporte.
Na forma que é apresentado hoje (parecido com um drone) não consigo imaginar dando certo, pois os motores são praticamente sem redução (no máximo uma planetária), isso desestabiliza quase que imediatamente a aeronave se ela perder torque em um lado. Para a decolagem na vertical qualquer falha pode ser fatal, vide a "curva do homem morto" que os pilotos de helicóptero conhecem bem! Lembrando que em um helicóptero a reação, a perda de potência em uma aproximação ou delocagem você tem "tempo" para ir ao solo, devido a redução enorme do rotor principal, além de poder compensar com mais coletivo e ter como desacoplar o motor em um travamento por ingestão ou quebra interna; Em um evtol nos padrões atuais o ângulo da pá é fixo, o motor é acoplado direto e ainda tem uma redução mínima, quando existe, ou seja, o motor gira a baixa velocidade... prá mim este modelo atual não vai para frente.
São só alguns anos de empresas como a embraer, especializadas no assunto, milhares de horas em testes, centenas de engenheiros e tecnicos especializados trabalhando em toda estrutura. Milhares de cartas de intenção de venda e vendas firmes ocorrendo... talvez, estas dúvidas de "não vai dar certo" fosse procedente em 2020, quando a EVE foi criada e ninguém sabia quem estava por tras do empreendimento.
A maioria desses eVTOL parecem drones vitaminados. Primeiro fizeram drones maiores para transporte e entrega de pequenas cargas (pacotes de compras da Amazon, salva-vidas, etc.). Daí para transportar pessoas seria apenas uma questão de maior potência, carga e peso da bateria?
LITO fala sobre o aviao do ELVIS PRESLEY q foi leiloado aviao HOUND DOG 1 LOCKHEED JET STAR E TBM O CARA Q COMPROU CONSEGUIU LIGAR VARIOS SISTEMA ELETRICO DELE INCLUSIVE A TV COMO FOI PRESERVDO COM MAIS DE 40 ANOS PARADO NO SOL
Fala Lito ja maratonei todos os seu videos, fico escurando durante meu trabalho kkkk.. uma pergunta que nao tem a ver com o video.. é verdade que podemos viajar de graça com a FAB ?? grande abraço..
É sim! É só procurar os aeroportos da FAB e se inscrever. Geralmente os voos são pra Rio e Brasília principalmente e acontecem quinzenalmente. E você só pode viajar com uma mala de cabine.
Enqto houver sol, por muito tempo será uma boa alternativa. A própria energia gravitacional é uma força q não sabemos aproveitar totalmente ainda. Mas resumindo:o ideal seria q os veículos se carregassem usando própria energia ou ao menos a solar
Os principais desafios para o desenvolvimento e a implementação de carros voadores no Brasil incluem regulação, infraestrutura, tecnologia, investimento e aceitação pública. É necessário definir as regras de uso do espaço aéreo, construir novos pontos de pouso e decolagem, aprimorar a tecnologia, investir em pesquisa e desenvolvimento, educar a população sobre os benefícios e segurança desses veículos e abordar possíveis preocupações relacionadas à privacidade, segurança e ruído. Superar esses desafios exigirá a cooperação de várias partes interessadas, incluindo governos, empresas privadas e a população em geral.
A maioria dos materiais e peças são importados, antes usava chapa de aluminio produzida da Alcoa ou Alcan, mas acho q nem isso mais o Brasil fabrica p os aviões feitos na Embraer
Há 5 dias O carro voador elétrico Model A, da empresa Alef Aeronautics, recebeu permissão legal da Administração Federal de Aviação (FAA), nos Estados Unidos
Como diria o Neil DeGrasse "Carro voador já existe, é chamado helicóptero, e é bem barulhento." O barulho não vem do motor, vem dos rotores. Se alguém já chegou perto de um drone médio, sabe o barulho que faz. Um pernilongo, ou mosquito. Esses negócios serão barulhentos, e as pessoas numa cidade não serão coniventes com isso. Vai ser praticamente igual um helicóptero.
Boa tarde. eu não sei qual o último vídeo o lito falou sobre o uso de VPN mas recentemente viajei para o exterior e baixei um aplicativo de VPN no meu celular e seguir as dicas do lito mas durante minha viagem inteira não consegui usar internet pois a VPN estava ativada.
Vai ser barulhento esse drone gigante...rss. Se um drone normal já faz um ruído chato...imagina 10 rotores neste EVE. Dependendo da quantidade tem que ver se não vão se trombar uns com outros no ar. Não se iludam, isso continuará caro ao povão...rss. Mas vai ser a tendência, em sendo que a Embraer se destaque. O Lito fica entusiasmado em função de ser do meio. Alguns como eu estamos céticos quanto a tal democratização do acesso. Enfim, é aguardar.
Eu já estive envolvido com o projeto do EVE (se pronuncia Ivi, rsrs) na Embraer e afirmo com certeza: É o projeto de mobilidade urbana/aérea com proposta de ponto a ponto mais avançado do mundo hoje! Os demais no mundo (e existem vários) são ótimas tecnologias, mas não tem um projeto de mobilidade embarcado desde a concepção da aeronave como a Eve tem.
Eu também
estou atuando nesse projeto
Como vai se resolver o problema de falta de redundância no sistema de baterias? Ou estão considerando que as baterias nunca vão falhar?
Embraer orgulho nacional 👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Ta ligado que a Embraer não é mais nacional e sim privatizada estrangeira...
A EMBRAER é um conglomerado transnacional brasileiro com sede na cidade de São José dos Campos, SP, Brasil. Não é empresa estrangeira. Ela e uma S/A. Tem várias unidades pelo Brasil, no exterior e uma joint ventures na China.
@@alexandresouza1617Quem está desligado é você.
@@alexandresouza1617kkkkk sabe Muito
A maioria dos materiais e peças são importados, antes usava chapa de aluminio produzida da Alcoa ou Alcan, mas acho q nem isso mais o Brasil fabrica p os aviões feitos na Embraer
Estou em dois projetos aqui nos USA, tenho bom conhecimento disto! A ideia não é um carro que voa, mas sim uma aeronave que pode te levar ao destino final, algo menos de 5 milhas! Lito, se quiser, posso trocar uma ideia e mante-lo informado!
Taubaté sediará a fábrica. Minha cidade evoluindo 🙌
Bom dia. O desenvolvimento desse tipo de aeronave pode mudar a legislação na arquitetura e a construção civil, para permitir o pouso e decolagem no teto das residências ou empresas.
Eu conheço uma galera que trabalha no EVE 😅
Estou também mega empolgada pra ver esse projeto chegar oficialmente no mercado!
Pode esperar sentado 😂
Quem diria hein, em setembro de 2021 o Lito fez um vídeo sobre esse tema falando que não passariam de brinquedos😅, e hoje faz um novo vídeo entusiasmado com essa novidade😂, ou seja estamos sempre nos surpreendendo.
Brasileiro não respeita nem as atuais leis do CTB imagina se der o direito de voar...
Qual é o video?
@@paulovinicius21 episódio 810
@@robsongalvao1306mas vc não viu o vídeo?! No inicio, o EVE tera um PILOTO, ou seja, uma pessoa treinada e regulamentada pela ANAC, que já determinou que ele terá que ser um PILOTO COMERCIAL experiente! Depois de alguns anos, ou seja, quando todos estiverem familiarizados com as rotas e os voos dos EVE, é que o piloto será abolido. Isso significa que, ainda assim, o passageiro NAO poderá pilotar, não tera como por as mãos. O EVE será guiado e acompanhado remotamente, de uma ou mais bases. A segurança nesses voos é mai seria do que dirigir carros, porque além das vidas à bordo, terão vidas EMBAIXO.
Exatamente amigo uma vez em uma live ao vivo fiz a pergunta sobre o carro voador mais ele foi extremamente negativo dizendo que nunca seria possível agora mudou totalmente de opinião acho q até ele se surpreendeu
O grande abacaxi nos sistemas elétricos ainda é a fonte de alimentação. As baterias, embora bem mais evoluídas, ainda assim apresentam baixa relação custo/benefício...qualidade, possibilidade de explosões...the bagulho is doido, Lito!fora as falhas humanas...hihihihi
O Lito é carismático demais. A prova que trabalho, dedicação, conhecimento e paixão nos levam ao sucesso. Lito hoje é um exemplo de ser humano, ja passou do virtual. Espero que nossas crianças o vejam como exemplo. Muito sucesso e que continue nos mostrando que é possível!
Nós, pedestres, vamos sofrer... Olhar pra direita/ esquerda 🚦e pra cima. É muiiiiita emoção 🤭🤭🤭
Pequena nota: falamos "Ívi", como se fosse "Eva" em inglês msm (ou a robozinha do Wall-e).
Me parece um trocadilho até com a própria sigla eVTOL, adoro o nome também! :D
Muito bom o vídeo!
Por favor Lito, faz um Senta que lá vem história com o voo 251 da Faulcet no Peru
faz faz faz faz faz faz faz faz faz faz
Up ⬆️
Up
Up
Esse é o melhor projeto da história da Embraer. É a enorme evolução dos helicópteros.
Não vejo a hora de existir esse veículo nos céus do Brasil.
Lito, pesquise sobre o Model A, da Alef Aeronautics que já está em processo de certificação !
Lito, você viu que aquele avião que caiu na Serra do Mar, no Paraná, só teve os destroços localizados depois de 5 dias porque conseguiram rastrear o sinal de GPS do smartwatch usado por um dos ocupantes?
Que show isso!! Eu trabalho em uma das unidades da Nidec aqui na minha cidade e fico extremamente lisonjeado de saber dessa parceria com a Embraer!!
deivid.santigo.
itapevi Cam.
BRASIL Sim.
Bacana demais.... aviação se reinventando.... é o futuro chegando
Muita Paz, MUITO AMOR, GRATIDÃO. POR FAVOR, não entenda como uma intromissão porque não é, mas sim algo para mudar o direcionamento daquilo que insistimos para executarmos a alimentação dos motores. Esquecemos que podemos criar ou gerar energia no interior do aparelho de uma maneira não visualizada até hoje. Um Abraço. FELICIDADES. PARABÉNS.
10:02 - a Gol também está interessada nos E-Vtol e pretende comprar várias unidades do modelo da Embraer.
Olá Lito. Faz um senta que lá vem história do Voo Vasp 780, PP-SND. Um dos casos de CFIT noturno analisados até hoje nas escolas de aviação.
Up
Eu fico muito feliz com cada anuncio de evolução da indústria do Brasil
Em 1976,minha professora da quarta série uma mulher Libanesa muito sábia e muito brava por sinal kkk Dona Zumira Rameh Saab,nos dizia que nos anos 2000 nós iríamos ter carros voadores,acho que ela tinha razão.
Pois é eu lembro kkk
Lito fala sobre o acidente recente no Paraná, buscas a um avião perdido na serra do mar!
Só esqueceram de como será feito o tráfego aéreo de avião, helicóptero, drones, Eve, concorrentes da Eve, etc. Não quero nada caindo na minha cabeça!!
Como eu amo essas explicações! Como eu amo essa canal ❤
Opa Lito. Excelente vídeo! Apenas um detalhe: a pronúncia que usamos é a inglesa, ou seja, "ivi" e não eve. Abraço!!
Sempre fantásticos os aviões de rosca! hahahaha brincadeirinha!! Amo helis tanto quanto os "convencionais"! Lito, tá muito massa as vírgulas cômicas que tem pintado na edição!!! Nem muito, nem pouco! Parabéns pelo trampo!
Tudo muito lindo e maravilhoso mas não acredito que seja tão fácil implantar a estrutura necessaria para funcionamento e operacionalização no Brasil nos próximos anos. Isso já começa pelas leis e regulamentação do setor. Quando muito seria um concorrente no segmento de transportes de helicóptero.
ué, mas a estrutura é a mesma ou até mais simples que a de operação de helicopteros, que já são amplamente utilizados em SP por ex, isso não faz sentido algum.
@@gabrielsouzaspinola9219 Falar é fácil demais... Venha com elementos da legislação e regulamentação.
@@gabrielsouzaspinola9219 E não esqueça das normas técnicas 🙂👍
Mais fácil isso ser implementado lá fora do que aqui dentro
@@CM-cq8hcda uma olhada no site da ANAC. Eles estão adaptando toda a regulamentação que já existe, da Europa! Já tem todo o design básico de um vertiport, rampas de decolagem,...
Possui um projeto inovador e acima de tudo pode decolar e pousar na vertical, vai ser show e deverá fazer muito sucesso, porém carros voadores(não helicópteros), já foram projetados desde a década de 50 ou antes, há pouco tempo atrás pude ler e conhecer sobre o projeto do carro voador AEROCAR, produzido mas infelizmente não comercializado, isso a cerca de 70 anos atrás...fica a sugestão para um vídeo falando sobre ele... saudações aeronáuticas!!!✈️✈️✈️
Obrigado por tanta informação, amigo Lito.
Destes conceitos de transporte pessoal híbrido (aeronave / veículo terrestre), o que mais me chama a atenção (pelo menos por enquanto) é o PAL-V (um triciclo terrestre que vira girocóptero para o vôo).
É um veículo bem pequeno (bom para deslocamento urbano) e é intrinsecamente seguro como aeronave (pq um girocóptero "não estola"). Como girocóptero, necessita de uma curta pista de decolagem (que tende a melhorar se o vento estiver propício).
Mas... como é um girocóptero, necessita de brevê, mas... da categoria experimental.
Olha Lito tem um carro voador muito famoso chamado "DELOREAN" kkkkkkkkkkk, bem que eles poderiam comprar essa ideia, abraço tmj!!
Acredito que necessitará de muitas certificações, bem necessárias aliás, imagina o perigo qualquer pessoa trafegando por cima das casas? Espero que estabeleçam limites específicos de onde trafegar para evitar acidentes.
Com certeza, bem como essas tecnologias avançam o regulamentos também.
Infelizmente o custo pro operador do EVE é baixo, mas pra gente é alto. É utópico achar que população comum vai poder utilizar isso com frequencia.
Pensei a mesma coisa. O vídeo é muito bom como sempre, mas o Lito também erra ao comparar essa "alternativa" com metrô ou trem, que ja provaram com mais de um século de história em diferentes lugares do mundo que é a melhor opção de mobilidade coletiva. Uma comparação de coisas que não são equivalentes.
@@felkx Meu sonho seria o Lito estar certo, mas é muita inocência achar que as empresas que operarem isso não vão enfiar um preço absurdo pra população, só pra aumentar ao máximo o lucro deles.
@@ricardopavao5153sem falar no governo k
Sou assalariado e poderia pegar para passear
Foi feito um teste de rota ligando Galeao-Barra, no Rio, mas com helicoptero. Saiu um pouco mais caro que táxi comum! Eu pegaria de boa!
0:03 E provavelmente nunca será ?? ahhhh não duvide da evolução tecnologica e humana Lito, algum dia teremos carros voadores sim, nunca é muito tempo.
Concordo com o Lito, carro voador necessita de certas características de materiais que simplesmente não existem.
Verdade. Só olhar como era o mundo 100 anos atrás
Assim vai ser mais fácil de ir pra Bahia, fui de carro convencional e cheguei no destino com as rodas quadradas.desviava do buraco e caia na cratera.
É muito melhor investir nas cidades dos interiores pra evitar continuar atraindo e concentrando mais e mais pessoas numa única cidade (capitais e regiões metropolitanas) que resulta nos conhecidos problemas e diminuição da qualidade de vida, ( quanto mais gente concentranda proporcionalmente menos qualidade de vida)
Por favor Lito. Faça um vídeo sobre a Revista Asas!!!!
O meio de transporte ficou bem diversificado e versátil
Esse Lito é boa praça demais
Lito.
A tecnologia está chegando.
Vc me representa.
Saudações aeronáutica.
Só lembrando que a Embraer é aberta na bolsa de valores brasileira e inclusive acho que do ramo da aviação é a melhor empresa pra se investir a mais estável e financeiramente viável
R$ 100,00??? Que coisa maravilhosa!!!! Preço de Uber!!!!
A Uber também comprou
Que maravilha!!! Agora, só falta esperar o Eve se tornar realidade para começar a comemorar. Afinal, o que poderia dar errado?
Produção em Taubaté e Sjcampos.
Lito, você poderia falar sobre o seriado Hijack, na Apple TV? Tem algumas coisas que eu achei bem pouco realistas, mas acho que vale um vídeo!
Top o video! Faltou falar sobre o custo do equipamento e a categoria da cnh para pilotar 😅
Piloto comercial. Não será CNH. E depois quando retirarem o piloto, o controle será por acesso remoto de uma base, como é o metrô da Linha Amarela, de SP
Boa noite Lito. Será que seria possível um episódio sobre o que ocorreu no voo da Gol G31599 hoje, pousado em Guarulhos? Valeu desde já.
O problema é que a gente ainda utiliza MUITAS partes móveis para acelerar o fluido propulsivo (ar). Ninguém vê carro voador em filme com sistema de hélice. Os carros voadores como a gente vê na ficção só serão possíveis quando os métodos de propulsão iônica se tornarem padrão. Estamos a décadas desse tipo de tecnologia ser possível em aplicações aeronáuticas reais.
E mesmo quando chegar, vai demorar a se tornar "popular" e verdadeiramente acessível.
Já há projetos mais semelhante a carros, como o projeto desenvolvido pela empresa xpeng, carro esse que foi testado em dubai (se não me engano), ele é literalmente um carro , que no lugar dos pneus tem espaço para as hélices
Acho muito difícil que isso ajude de alguma forma os problemas de urbanismo e mobilidade urbana.
Me parece muito mais uma evolução para o barateamento de taxi aéreo de helicópteros, que serão feitos por esse veículos, que não são tecnicamente, helicópteros, mas na prática tem a mesma aplicação.
Então talvez deixe de ser algo só para super ricos ou passeios turísticos caros , mas com ctz, vai continuar sendo limitado, a algo classe alta.
Pode ser que tenha uma aplicação mais popular em viagens de medias distância. Como um substitutivo de vó de aviões curtos, mas aí depende da evolução da autonomia e do quão mais caro vai ser do que uma passagem normal.
Além disso, o barulho é algo importante. O helicóptero faz um barulho infernal. Mesmo que seja menos barulhento que um helicóptero, não significa muita coisa. Dependendo de quanto for o barulho, se toda hora tiver um passando, as cidades teriam uma poluição sonora muito maior.
Estacionamento já tem em Sorocaba
Lito, o canal deveria fazer um verificação nos comentários e excluir alguns que não agregam nada, apenas reproduzem preconceitos.
No futuro as residências terão áreas específicas para receber mercadorias de entrega via aérea. Plataforma ou rede com marcadores para orientar o drone.
Eu acredito q lito vai fazer o voo de teste ja q ta falando tao bem e tao animado desse projeto kkkk
Seria legal um video sobre voce comentando se deveriam fechar Congonhas, por ser muito perigoso, e um video sobre o jato Heinkel He 162
Toooop, Lito!
E Esse Embraer topástico ai na mesa, show
Lito, faça um vídeo o uso SAF (Sustainable Aviation Fuels) e movidos a hidrogênio para a descarbonização da aviação. Tem projetos da Embraer e da Airbus em andamento.
BRT...Lito...pesquisa, vai Curitiba, vai Bogotá com o Rransmileniun.
Lito faz um vídeo sobre a e-Hang...
excelente informação!
Bota um sem parar no carro lito heheh ai nao para mais em pedágio
The future is coming .... always !
Finalmente uma ótima notícia. Vai meu Brasil.
3:47 pra galera que curte animes dos anos 80/90 deve ter sido uma escolha um pouco preocupante de nome 😅
Em um mundo onde aviões com 4 motores estão acabando quem é que acredita que um troço com 10(!!!!) vai pra frente...
É legal pra botar dinheiro, ver o hype valorizar a coisa e vender antes que tudo desmorone.
Seria legal se desse certo (até por uma questão de redundância e segurança), mas acho complicado. No melhor cenário isso tudo vai terminar em helicópteros melhores (ainda assim não faço questão de entrar neles rsrs)
O fato de ter mais motores é porque são elétricos. É muito mais fácil colocar vários rotores pequenos elétricos do que um só enorme. Esse é o princípio dos drones. E os drones deram certo, existem milhares deles por ai. Assim fica muito mais controlável também. A complexidade mecânica de controlar um helicóptero que tem uma hélice gigante é um dos fatores que torna muito cara a operação.
@@sierramikekilo6925 Ainda assim drones não estão substituindo helicópteros na velocidade que diziam que ia acontecer, chegaram nem perto.
Como eu disse, no máximo isso vai resultar em helicópteros melhores sendo fabricados pelas mesmas pessoas que fabricam eles hj. Coisa que voa não é carro, o nível de dificuldade pra competir é bem diferente. Essas startups são boas pra especulação, e só.
Lito, faz um vídeo sobre drones tripulados
Carros voadores serão viáveis e já existem, nós duas atuais seria até simples fabricá-los, o grande problema será o controle. Já pensou um monte de carros voando por aí de um lado para outro na mão de qualquer um, sem ao menos importar para nada. Hoje não seria problema a fabricação desses veículos, o grande problema é a criação de um tráfego aéreo para esse novo meio de transporte.
Fala sobre o avião desaparecido na serra do PR.
Na forma que é apresentado hoje (parecido com um drone) não consigo imaginar dando certo, pois os motores são praticamente sem redução (no máximo uma planetária), isso desestabiliza quase que imediatamente a aeronave se ela perder torque em um lado. Para a decolagem na vertical qualquer falha pode ser fatal, vide a "curva do homem morto" que os pilotos de helicóptero conhecem bem! Lembrando que em um helicóptero a reação, a perda de potência em uma aproximação ou delocagem você tem "tempo" para ir ao solo, devido a redução enorme do rotor principal, além de poder compensar com mais coletivo e ter como desacoplar o motor em um travamento por ingestão ou quebra interna; Em um evtol nos padrões atuais o ângulo da pá é fixo, o motor é acoplado direto e ainda tem uma redução mínima, quando existe, ou seja, o motor gira a baixa velocidade... prá mim este modelo atual não vai para frente.
São só alguns anos de empresas como a embraer, especializadas no assunto, milhares de horas em testes, centenas de engenheiros e tecnicos especializados trabalhando em toda estrutura. Milhares de cartas de intenção de venda e vendas firmes ocorrendo... talvez, estas dúvidas de "não vai dar certo" fosse procedente em 2020, quando a EVE foi criada e ninguém sabia quem estava por tras do empreendimento.
Os EVEs poderão ser usados como ubers aéreos, e com o tempo todos os prédios precisam ter um ponto para pouso e decolagem. 🚁
Também como unidades aéreas de saúde mais economicas que Helicopteros ja pensou?
SP atualmente é a cidade com mais helipontos no mundo
A maioria desses eVTOL parecem drones vitaminados. Primeiro fizeram drones maiores para transporte e entrega de pequenas cargas (pacotes de compras da Amazon, salva-vidas, etc.). Daí para transportar pessoas seria apenas uma questão de maior potência, carga e peso da bateria?
Você já viu o Aircar? um dos primeiros carros voadores que vi, ele apareceu no episódio mais recente do Programa The Grand Tour
primeiro comentario merece salve🤠🤠
Boa tarde Lito, tudo bem com você? Faz um SENTA QUE LA VEM HISTÓRIA do voo 80 DA FEDEX. Narita, 2009.
LITO fala sobre o aviao do ELVIS PRESLEY q foi leiloado aviao HOUND DOG 1 LOCKHEED JET STAR E TBM O CARA Q COMPROU CONSEGUIU LIGAR VARIOS SISTEMA ELETRICO DELE INCLUSIVE A TV COMO FOI PRESERVDO COM MAIS DE 40 ANOS PARADO NO SOL
Evtol tb lembra do Evitol, aquele xampu para queda de cabelos dos anos 70...
Que legal!
Fala Lito ja maratonei todos os seu videos, fico escurando durante meu trabalho kkkk.. uma pergunta que nao tem a ver com o video.. é verdade que podemos viajar de graça com a FAB ?? grande abraço..
É sim! É só procurar os aeroportos da FAB e se inscrever. Geralmente os voos são pra Rio e Brasília principalmente e acontecem quinzenalmente. E você só pode viajar com uma mala de cabine.
"Ou nunca será" disse ele.
Já que você comentou no vídeo. Porque o a340 é tão ruim na subida inicial?
Excelente
Só queria saber de onde virá tanta energia elétrica...
Enqto houver sol, por muito tempo será uma boa alternativa.
A própria energia gravitacional é uma força q não sabemos aproveitar totalmente ainda.
Mas resumindo:o ideal seria q os veículos se carregassem usando própria energia ou ao menos a solar
Carros voadores são uma realidade sim , já existem centenas espalhados pelo mundo ,inclusive em são Paulo já existe carro voador em operação
Mas Lito, espera: o grupo de ciclismo de Jacareacanga já apareceu no Saudações Aeronáuticas.
Os principais desafios para o desenvolvimento e a implementação de carros voadores no Brasil incluem regulação, infraestrutura, tecnologia, investimento e aceitação pública. É necessário definir as regras de uso do espaço aéreo, construir novos pontos de pouso e decolagem, aprimorar a tecnologia, investir em pesquisa e desenvolvimento, educar a população sobre os benefícios e segurança desses veículos e abordar possíveis preocupações relacionadas à privacidade, segurança e ruído. Superar esses desafios exigirá a cooperação de várias partes interessadas, incluindo governos, empresas privadas e a população em geral.
A maioria dos materiais e peças são importados, antes usava chapa de aluminio produzida da Alcoa ou Alcan, mas acho q nem isso mais o Brasil fabrica p os aviões feitos na Embraer
Há 5 dias O carro voador elétrico Model A, da empresa Alef Aeronautics, recebeu permissão legal da Administração Federal de Aviação (FAA), nos Estados Unidos
achei q ele iria falar disso, mas no final era uma campanha publicitária apenas. Uma pena.
A permissão concedida foi apenas para testes.
Vai se lindo o futuro. Limpo, que é o que importa
Limpo, eu já duvido muito kkkkk até hoje ainda não vi a tal da "energia verde" que tanto vendem por aí.
A única coisa limpa é o terreno que vai ficar depois de escavar o material pra fazer a bateria de um trambolho enorme desse
So acredito vendo!
EMBRAER. O verdadeiro espelho para o Brasil.
Muito legal
e um.drone isso sim
Lito, o Aviōes e Músicas já fez um episódo sobre o Convertiplano?
No futuro com maior autonomia, sera interesante para fretes.
Como diria o Neil DeGrasse "Carro voador já existe, é chamado helicóptero, e é bem barulhento." O barulho não vem do motor, vem dos rotores. Se alguém já chegou perto de um drone médio, sabe o barulho que faz. Um pernilongo, ou mosquito. Esses negócios serão barulhentos, e as pessoas numa cidade não serão coniventes com isso. Vai ser praticamente igual um helicóptero.
Boa tarde. eu não sei qual o último vídeo o lito falou sobre o uso de VPN mas recentemente viajei para o exterior e baixei um aplicativo de VPN no meu celular e seguir as dicas do lito mas durante minha viagem inteira não consegui usar internet pois a VPN estava ativada.
@lito Vai ter que ter o MESMO brevê de piloto de helicóptero?
Vai ser barulhento esse drone gigante...rss. Se um drone normal já faz um ruído chato...imagina 10 rotores neste EVE.
Dependendo da quantidade tem que ver se não vão se trombar uns com outros no ar.
Não se iludam, isso continuará caro ao povão...rss.
Mas vai ser a tendência, em sendo que a Embraer se destaque. O Lito fica entusiasmado em função de ser do meio. Alguns como eu estamos céticos quanto a tal democratização do acesso. Enfim, é aguardar.