Teve um dia que me deparei com inumeras abelhas bem parecidas com apis(de colocação amarela e preta) que na minha região chamamos de "abelha europa", no quintal de casa voando por todos os lados, e passei bem no meio de onde elas estavam voando, e nenhuma me atacou...
Italiana (Apis mellifera ligustica) é uma das várias "raças" de abelhas europeias. Sim, são bem menos defensivas se comparadas com as abelhas africanizadas.
já tinha ouvido falar mas não com todos esses detalhes. professor tenho muita curiosidade sobre inseminação de rainhas tiver algo pra passar pra nós fico muito grato.
Gostaria de perguntar uma coisa se uma abelha Quando vai atacar ela tem uma escolha favorita ou é aleatório onde da desse o ferrao se Quando atacar em grupos grandes faz diferença quando em grupos menores? Se elas quando vai atacar elas chamam as amigas ou vai só tem alguma coisa que chama a atenção pras outras atacar também?
Ola Billi. As abelhas preferem ferroar em partes escuras do corpo, como cabeça e sobrancelhas. Quanto mais abelhas ferroando mais abelhas elas atraem, por isso grande enxames são mais perigosos.
Dr. Pedro Santos, poderia passar o link do trabalho feito com as abelhas para alterar essa condição do ferrão? Parabéns pelo tema apresentando, sou amante da ciência e parte prática da atividade.
Quero saber se ainda hj é possível ter essas abelhas que não conseguem ferroar? Seria uma ótima opção para criar na área urbana ou chácaras, como é muitos criafores de ASF .
Curioso para ler mais sobre essa experiência. Para além disso, não me parece uma boa ideia promover mutação de DNA por meio de radiação e distribuir os indivíduos para os criadores. Pode ser que outras mutações "silenciosas" ou menos perceptíveis também ocorram e isso pode colocar em risco a espécie como um todo. Parabéns aos apicultores que, várias décadas atrás, decidiram por não abraçar essa ideia perigosa.
professor muito bom o video!! eu axo que ganhariamos em qualidade de manejo... aumentando rapidamente o numero de colméias... animais invasores poderia resolver de outras formas...roubo resolveria com colméias procimo de casa....
Assistindo o vídeo fiquei imaginando os argumentos que daria para os "defensores" dos animais. Que intoxicaram as abelhas com radiação, que o mel é radioativo,...
.muito interessante, sem duvida, tudo para melhorar, depende da ciência. Até hoje, não havia tido alguém esclarecer com tanto detalhe, como vc; Pedro se propôs em relação a este fato havido na avicultura brasileira. Parabens.
Bom dia Pedro! Sou apicultor de Nazaré Paulista SP. Meu nome é Osvaldo. Excelente matéria. Adorei! Será que não haveria um meio de rever entre os apicultores e no congresso esse tema? Você com seu conhecimento e influência não poderia ser nosso porta voz? Abraço!
Nunca tinha ouvido falar isso. Por um lado seria bão ter abelhas assim. Mas por outro não c sabe as comseguemcias que isso traria para a existência da especie. Talvez por isso votaram contra.
Minha opinião sobre isso a Natureza é perfeita Bom de se viver em meio a ela mas temos que manter certos seres umanos fora dela pois querem mudar em seus benefícios sou Apicultor e trabalho muito bem com as africanizadas
Toda pesquisa científca é válida. Até as que os resultados ñ sejam os esperados. Quanto abl que ñ ferroam, qual a graça em não tomar uma dose de apitoxina de vez em quando? 😅
Rapaz, complicado dar um comentário agora nesse vídeo. Porque até onde meu mísero conhecimento chegou, é meio impossível afirmar que toda vez que a abelha for colocada sob radiação de qualquer espécie a mutação causada será a mesma. Normalmente é quase impossível prever o que a radiação faz no DNA e ficamos com resultados do tipo teste e consequência. Agora se for verdade eu quero ler esse artigo. Manda um link aí ou me diz o nome do artigo que eu preciso ler isso. Não pra reproduzir, mas a título de curiosidade mesmo.
Só fazendo uma ERRATA e consideração. Longe de mim, colocar palavras a boca do Pedro, porém queria questionar se procede que a exposição a radiação gama por cobalto 60 terá "sempre" esse resultado de mutação. E quando eu digo sempre quero dizer que pelo modo como falado dá entender isso. O que pode ter sido uma simples falha de comunicação, ou simplificação de fala para público alvo, ou até hábito do meu caro amigo Pedro em falar de forma dissertativa e afirmativa para artigos científico que no meu mero entender deu a impressão que é algo certo de se acontecer. P.S. Tô deixando esse comentário para evitar mímimi de mimizentos.
Certo, certo. Vamos então a meu parecer depois de ler o artigo. Hehehehe A mutação de Ferrão Aberto é algo descrito pela autora como sendo também de ocorrência natural com base em relatos de outros autores. E o interesse inclusive deste estudo é tentar aumentar essa característica dentro da colônia a fim de facilitar a vida do apicultor. Porém na colônia tanto natural como no estudo parece não chegar a 100% de abelhas com essa mutação de Ferrão Aberto muito provavelmente devido a rainha não ser fecundada por apenas um zangão, distribuindo assim a mutação dentro da colônia em diferentes proporções. O que pode ser facilmente contornado com vários e vários processos seletivos tanto de rainha quanto de zangão. No estudo foi observado que a mutação pode aparecer também devido a interrupção de algum processo biológico durante o desenvolvimento da abelha ou quebra de alguma proteína que faz o fechamento do ferrão causado pela radiação. Porém como os testes mostram, o resultado positivo para mutação desejada pode ou deve vir acompanhada com outras anomalias morfológica na abelha. Que para serem usadas comercialmente devem ser selecionadas ao longo de vários processos de seleção artificial e de qualidade da prole e garantia da sanidade da colônia para aí sim ir para comercialização. Esse mesmo tipo de produção artificial de uma espécie "melhorada" pode ser visto nos primórdios da produção de alimentos transgênicos. O que ficou claro também é que o tipo de teste com radiação é muito "bruto" não sendo possível determinar com grande exatidão que mutação ou quais consequências terão sobre os espécimes em teste. Mas mostrando também como algo promissor na busca de uma melhoria genética. Ao longo de vários e vários testes é possível achar um espécime que tenha uma mutação desejada. E devo admitir que a mutação de Ferrão Aberto foi sim observada em todos os testes para minha surpresa. Pessoalmente eu gosto mais do campo do genoma, e inserção de genes mais específicos ou a alteração dele. O genoma da Apis sp. já foi bem sequenciado e talvez seja possível achar o motivo da mutação e tentar replicar. É um trabalho que requer alguns muitos anos de estudo e talvez se um programa de melhoramento genético e/ou seleção genética seguir em paralelo ao estudo de alteração gênica, ambos cheguem a resultados bem próximos em períodos próximos de tempo.
Bom dia meu ilustre professor. Antes de qualquer coisa, parabéns tudo muito lindo, a prateleira mudou um" pouquinho "em relação a anterior!!! Som e imagem!! Quanto ao conteúdo, sem comentários, experiências passadas que nos ensinam muito pois por algum motivo o bichinho tem que ter ferrão. Vamos deixar como está, usar EPI e vamos em frente. Parabéns professor!!!!
Olha se possível aumenta o som do microfone e tira a música de fundo to no celular sua voz ta baixa e a música ta atrapalhando o meu intendimento . Se possível tk aprendendo muito mas se poder melhorar o áudio eu agradeço.
Comentando até o professor lançar o curso: vídeo #6 (Abelhas de Chernóbil kkkkk, piadas a parte achei interessante o experimento, porém essas abelhas não sobreviveriam no ambiente natural! A evolução natural fez a abelha deste modo por N motivos, remover essas mudanças geraria um risco tremendo!)
Professor, adoro essas aberturas... Ahahahahah... Muito criativas... O cenário está bem bonito!!! De quinta feira é ruim pra mim. Mas vou tentar assistir um pouco da live, depois assisto ela com calma. Obrigado por mais um conteúdo diferenciado!!! Forte abraço
O homem brincando de Deus... Sou apicultor e concordo em deixar as abelhas como estão... bem bravas... quem não quer tomar umas ferroadas pode criar abelhas nativas... ou fazer qualquer outra coisa... Apicultura e meliponicultura é zelar pela vida do planeta.
Ô Pedro bom conteúdo porém essa abelha que não consegue ferroar vai ter que voltar porque as propriedades cada vez mais pequena impossível criar abelhas Apis africanizada mesmo as mansas europeia e Cáritas ainda tem alguns requisitos a serem tomados principalmente com o manejo com o mel pois atrai as abelhas da natureza e não são nada dóceis elas podem atacar com a intenção de defender o alimento
Voce e poucos outros tem um conteudo tecnico e serio Obrigado a voces e muito sucesso. Enquanto isso a malandragem correm solta por ai e tem ym bando de trouxas ou inocentes demais que dao atencao a esses milagreiros.
Mais uma vez com chamada de vídeo fake Pedro, para de generalizar, vez anterior foi da operaria capensis, agora busca o manejo nas puras de 60 anos atrás, que decepção só pra ganhar like e visualização... Você não precisa disso..
Anota aí na agenda: 30 de junho às 19h (Brasília) teremos uma LIVE aqui no canal Apislogia.
Ebaaaa
Legal, parabéns
Gostei parabéns 😊
Eu não sábia desta história valeu
Bá guri ! show de explicação
Ciência e fantástica.
Muito bom
Nunca ouvi falar, valeu meu amigo vc é top mano
Parabéns.....!
Muito interessante, nuca tinha ouvido falar
Muito bom o vídeo
Abelhas transgênica 😱😱😱😱
Ótimo assunto Pedro tooooop amigo
OK OK, essa informação.
Nunca tinha ouvido falar sobre
💻⬆😀 valeu.
Eu ainda não tinha ouvido falar nesse assunto
Aceito esta pesquisa sobre esta pesquisa umbrassao
Mais que barbaridede thê!
Eu não sabia e novidades pra mim
Nunca tinha ouvido falar a este respeito...👏👏👏
Não tinha conhecimento desse fato
Eu nunca tinha ouvido falar disso Eu teria interesse nessas abelhas.
boa noite amigo tudo legal inclusive o cenário arrume o ledes alí atrás tô com vc bom trabalho Pedro.
O led caiu mesmo kkkkk
Mas que barbaridade guri top 🇧🇷 10 forte quebra costela baqualudo tamo junto nessa peleia
Parabéns pela aula, penso que a atividade ficar muito fácil o produto não terá valor.
Meus parabéns meu mestre, vc é fera👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Achou de bola👍
Mas que barbaridade tchê, esse aí tu puxou da manga índio velho... Para mim foi totalmente novidade o assunto, mas muito bom tu trazer essas pérolas
Parabéns prof. Pedro sempre com grandes conteúdos que Deus o abençoe sempre na seu trabalho !!!
Não sabia disso mais um aprendizado !
Tava sumido hein Dival, senti sua falta! Muito obrigado pelo apoio e carinho de sempre. Abraço!
@@Apislogia tmj sempre !🐝🙏
Tmj professor vai meu like tmj amigão boa noite
Cára eu não sabia disso
Realmente seria difícil ter apiário com abelhas q não ferroavam
Boa noite pele primeiro vez q eu vejo falar desta pesquisa mas gostei muito da informação
Continua sempre falando do q é real
Show parceiro, parabéns,🤝
Parabéns 👏👏👏 pelo conteúdo ✨
nunca ouvi falar sobre A.S.F.
Nunca tinha ouvido sobre o assunto
Muito interessante
Pedro você está de parabéns
Teve um dia que me deparei com inumeras abelhas bem parecidas com apis(de colocação amarela e preta) que na minha região chamamos de "abelha europa", no quintal de casa voando por todos os lados, e passei bem no meio de onde elas estavam voando, e nenhuma me atacou...
Eu ouvi falar sobre isso uns 30 anos atrás ...mas com detalhes e a primeira vez ! parabéns por ter explicado com detalhes
Abelha Europa é a mesma que Italiana? Essas são menos defensivas?
Italiana (Apis mellifera ligustica) é uma das várias "raças" de abelhas europeias. Sim, são bem menos defensivas se comparadas com as abelhas africanizadas.
A fita de led lá no armário tá solta
Já arrumei hehe. Obrigado por avisar! Forte abraço!
Parabéns Pedro vc é incrível seus vídeos e toper
Mas como faço para alterar isso na colônia?
Hoje não tem como.
já tinha ouvido falar mas não com todos esses detalhes. professor tenho muita curiosidade sobre inseminação de rainhas tiver algo pra passar pra nós fico muito grato.
Olá Ricardo. Esse tema será abordado em algum momento, já está na lista. Apenas estou aguardando uma oportunidade para gravar usando o aparelho.
Em qual momento da vida das abelhas eles usaram o cobalto 60
Na fase larval.
Só estudei A.S . F.
Opa bom dia Pedro, e tem como conseguir rainhas com essa mutação nós dias de hj?
Se possível me manda o artigo, pra mim pesquisar mais sobre o assunto.
Olá Bruno. Entre em contato comigo pelo email contato.apislogia@gmail.com que te passo o artigo.
AUla magnífica como sempre Pedro!
Pois é... mansa sim, indefesa não.
É verdade, o ferrão é a única defesa que a APIS tem
as abelhas italianas tem ferrão e não ferroa tanto quanto as africanas
@@dreusamelo boa observação, a categoria (F1) são as mais dóceis .
Bom dia Dr.
Conheço esse experimento estagiei nós anos 80 no Departamento de Genética de Abelhas no Campus da USP Ribeirão preto com o Dr Espencer...
@@joaoaleixoluladomel8519 seu Lula do mel
Eu conheço você, lá de Caruaru
Gostaria de perguntar uma coisa se uma abelha Quando vai atacar ela tem uma escolha favorita ou é aleatório onde da desse o ferrao se Quando atacar em grupos grandes faz diferença quando em grupos menores? Se elas quando vai atacar elas chamam as amigas ou vai só tem alguma coisa que chama a atenção pras outras atacar também?
Quando disse escolha me refiro no humano atacar por exemplo oreia costas olho 👁 qual a parte favorita para Atacar?
Ola Billi. As abelhas preferem ferroar em partes escuras do corpo, como cabeça e sobrancelhas. Quanto mais abelhas ferroando mais abelhas elas atraem, por isso grande enxames são mais perigosos.
Como sempre uma ótima passagem de conhecimento.
Uma pena o áudio estar muito ruim'
Mais de 6 mil visualizações, somente você se queixou o áudio. Aqui está normal.
@@Apislogia Ok. Desculpe! A intenção foi colaborar. Abraços. Boa sorte no canal.
Parabéns meu amigo 👏👏👏 nunca vi falar sobre,bem interessante
Dr. Pedro Santos, poderia passar o link do trabalho feito com as abelhas para alterar essa condição do ferrão? Parabéns pelo tema apresentando, sou amante da ciência e parte prática da atividade.
Salve Wendel! Desculpe a demora. Me mande um email que eu te passo o trabalho com maior prazer. Abraço!
Olá professor
Sempre vídeos top
Que barbaridade isso apis não ferroa kkk
Abraços
Salve Rei do Mel. E para de me imitar com a cuia na mão kkkkk. Abraço meu amigo.
Professor Pedro Santos é verdade que a frequência 5G prejudica fica as abelhas?
Olá José, isso não foi comprovado.
Realmente alterar a estrutura de defesa dos insetos não seria legal
Boa noite Pedro, depois disseram que não tem solução, ficaram com medo da concorrência.
Quero saber se ainda hj é possível ter essas abelhas que não conseguem ferroar?
Seria uma ótima opção para criar na área urbana ou chácaras, como é muitos criafores de ASF .
Possível é, mas não é fácil.
Curioso para ler mais sobre essa experiência. Para além disso, não me parece uma boa ideia promover mutação de DNA por meio de radiação e distribuir os indivíduos para os criadores. Pode ser que outras mutações "silenciosas" ou menos perceptíveis também ocorram e isso pode colocar em risco a espécie como um todo. Parabéns aos apicultores que, várias décadas atrás, decidiram por não abraçar essa ideia perigosa.
Como sempre, Excelente.
Eu não conhecia este estudo.
Boa tarde professor isso é uma dúvida porque abelha bugia ou mandaçaia não feroa ?
Olá, Joel. Porque o ferrão delas é atrofiado.
Obrigado
Parabéns Prof Pedro.. conteúdo sempre interessante e novo!
professor muito bom o video!! eu axo que ganhariamos em qualidade de manejo... aumentando rapidamente o numero de colméias... animais invasores poderia resolver de outras formas...roubo resolveria com colméias procimo de casa....
Assistindo o vídeo fiquei imaginando os argumentos que daria para os "defensores" dos animais.
Que intoxicaram as abelhas com radiação, que o mel é radioativo,...
Bem possível kkkkk
.muito interessante, sem duvida, tudo para melhorar, depende da ciência.
Até hoje, não havia tido alguém esclarecer com tanto detalhe, como vc; Pedro se propôs em relação a este fato havido na avicultura brasileira. Parabens.
Bom dia Pedro!
Sou apicultor de Nazaré Paulista SP. Meu nome é Osvaldo.
Excelente matéria. Adorei!
Será que não haveria um meio de rever entre os apicultores e no congresso esse tema?
Você com seu conhecimento e influência não poderia ser nosso porta voz?
Abraço!
Olá Osvaldo! Quem sabe isso não se torna um projeto para o futuro hehe
Eu acho que abelhas que não esperam, poderiam ser criado no quintal das chácaras e fazenda.
Não.Nunca ouvi falar nesta mutação
A parte boa é a ferruada vacina natural e um otimo cachorro de asas contra vizinho abelhudo
Muito interessante. E ótima reflexão. Também votaria contra.
Nunca tinha ouvido falar isso. Por um lado seria bão ter abelhas assim. Mas por outro não c sabe as comseguemcias que isso traria para a existência da especie. Talvez por isso votaram contra.
Tenho uma comeia aqui que não deve ter fêmea além da rainha que ela é muito mais agressiva do que as demais comeias kkkk
Parabéns pela bela explicação
Minha opinião sobre isso a Natureza é perfeita Bom de se viver em meio a ela mas temos que manter certos seres umanos fora dela pois querem mudar em seus benefícios sou Apicultor e trabalho muito bem com as africanizadas
Toda pesquisa científca é válida. Até as que os resultados ñ sejam os esperados.
Quanto abl que ñ ferroam, qual a graça em não tomar uma dose de apitoxina de vez em quando? 😅
Espero que não abracem essa ideia.
Kkk Boa noite más uma aula
Rapaz, complicado dar um comentário agora nesse vídeo. Porque até onde meu mísero conhecimento chegou, é meio impossível afirmar que toda vez que a abelha for colocada sob radiação de qualquer espécie a mutação causada será a mesma. Normalmente é quase impossível prever o que a radiação faz no DNA e ficamos com resultados do tipo teste e consequência.
Agora se for verdade eu quero ler esse artigo. Manda um link aí ou me diz o nome do artigo que eu preciso ler isso. Não pra reproduzir, mas a título de curiosidade mesmo.
Só fazendo uma ERRATA e consideração.
Longe de mim, colocar palavras a boca do Pedro, porém queria questionar se procede que a exposição a radiação gama por cobalto 60 terá "sempre" esse resultado de mutação. E quando eu digo sempre quero dizer que pelo modo como falado dá entender isso. O que pode ter sido uma simples falha de comunicação, ou simplificação de fala para público alvo, ou até hábito do meu caro amigo Pedro em falar de forma dissertativa e afirmativa para artigos científico que no meu mero entender deu a impressão que é algo certo de se acontecer.
P.S. Tô deixando esse comentário para evitar mímimi de mimizentos.
Relaxa kkkk. Já te encaminhei o artigo.
Certo, certo. Vamos então a meu parecer depois de ler o artigo. Hehehehe
A mutação de Ferrão Aberto é algo descrito pela autora como sendo também de ocorrência natural com base em relatos de outros autores. E o interesse inclusive deste estudo é tentar aumentar essa característica dentro da colônia a fim de facilitar a vida do apicultor. Porém na colônia tanto natural como no estudo parece não chegar a 100% de abelhas com essa mutação de Ferrão Aberto muito provavelmente devido a rainha não ser fecundada por apenas um zangão, distribuindo assim a mutação dentro da colônia em diferentes proporções. O que pode ser facilmente contornado com vários e vários processos seletivos tanto de rainha quanto de zangão.
No estudo foi observado que a mutação pode aparecer também devido a interrupção de algum processo biológico durante o desenvolvimento da abelha ou quebra de alguma proteína que faz o fechamento do ferrão causado pela radiação.
Porém como os testes mostram, o resultado positivo para mutação desejada pode ou deve vir acompanhada com outras anomalias morfológica na abelha. Que para serem usadas comercialmente devem ser selecionadas ao longo de vários processos de seleção artificial e de qualidade da prole e garantia da sanidade da colônia para aí sim ir para comercialização. Esse mesmo tipo de produção artificial de uma espécie "melhorada" pode ser visto nos primórdios da produção de alimentos transgênicos.
O que ficou claro também é que o tipo de teste com radiação é muito "bruto" não sendo possível determinar com grande exatidão que mutação ou quais consequências terão sobre os espécimes em teste. Mas mostrando também como algo promissor na busca de uma melhoria genética. Ao longo de vários e vários testes é possível achar um espécime que tenha uma mutação desejada. E devo admitir que a mutação de Ferrão Aberto foi sim observada em todos os testes para minha surpresa.
Pessoalmente eu gosto mais do campo do genoma, e inserção de genes mais específicos ou a alteração dele. O genoma da Apis sp. já foi bem sequenciado e talvez seja possível achar o motivo da mutação e tentar replicar. É um trabalho que requer alguns muitos anos de estudo e talvez se um programa de melhoramento genético e/ou seleção genética seguir em paralelo ao estudo de alteração gênica, ambos cheguem a resultados bem próximos em períodos próximos de tempo.
Cara, adorei o artigo. Da pra pensar em vários outros estudo possíveis para desenvolver.
Bom dia meu ilustre professor.
Antes de qualquer coisa, parabéns tudo muito lindo, a prateleira mudou um" pouquinho "em relação a anterior!!! Som e imagem!!
Quanto ao conteúdo, sem comentários, experiências passadas que nos ensinam muito pois por algum motivo o bichinho tem que ter ferrão.
Vamos deixar como está, usar EPI e vamos em frente.
Parabéns professor!!!!
Abelhas com ferrão são caraterísticas delas, acho errado tirar isso mesmo.
Olha se possível aumenta o som do microfone e tira a música de fundo to no celular sua voz ta baixa e a música ta atrapalhando o meu intendimento .
Se possível tk aprendendo muito mas se poder melhorar o áudio eu agradeço.
Comentando até o professor lançar o curso: vídeo #6
(Abelhas de Chernóbil kkkkk, piadas a parte achei interessante o experimento, porém essas abelhas não sobreviveriam no ambiente natural!
A evolução natural fez a abelha deste modo por N motivos, remover essas mudanças geraria um risco tremendo!)
Não sei se é paranoia minha mas acho q entendi a referência sobre cursos🤔🤔🤔🤔
Não concordo,as abelhas tem que se defender e defender os proprietários de apiculturas
Professor, adoro essas aberturas... Ahahahahah... Muito criativas... O cenário está bem bonito!!! De quinta feira é ruim pra mim. Mas vou tentar assistir um pouco da live, depois assisto ela com calma. Obrigado por mais um conteúdo diferenciado!!! Forte abraço
Salve Marcos. Tranquilo! Todas as lives ficarão salvas aqui. Agradeço o apoio e carinho de sempre. Forte abraço!
O homem brincando de Deus...
Sou apicultor e concordo em deixar as abelhas como estão... bem bravas... quem não quer tomar umas ferroadas pode criar abelhas nativas... ou fazer qualquer outra coisa... Apicultura e meliponicultura é zelar pela vida do planeta.
Ô Pedro bom conteúdo porém essa abelha que não consegue ferroar vai ter que voltar porque as propriedades cada vez mais pequena impossível criar abelhas Apis africanizada mesmo as mansas europeia e Cáritas ainda tem alguns requisitos a serem tomados principalmente com o manejo com o mel pois atrai as abelhas da natureza e não são nada dóceis elas podem atacar com a intenção de defender o alimento
Olá Izaquel. É difícil voltarem, porem não impossível hehe
Voce e poucos outros tem um conteudo tecnico e serio Obrigado a voces e muito sucesso. Enquanto isso a malandragem correm solta por ai e tem ym bando de trouxas ou inocentes demais que dao atencao a esses milagreiros.
Mais uma vez com chamada de vídeo fake Pedro, para de generalizar, vez anterior foi da operaria capensis, agora busca o manejo nas puras de 60 anos atrás, que decepção só pra ganhar like e visualização...
Você não precisa disso..
Você precisa dar uma estudada como funciona o TH-cam.
Abelha apis tem que continuar defensiva quem quer abelha mansa ou sem ferrão tem a opção das meliponas. Nosas abelhas apis são as melhor do mundo
Você é um gaúcho nato kkkkkkkkkkk