digo mais, nós temos divulgadores muito fodas e muito didáticos no nosso país, se os vídeos fossem legendados em diversos idiomas (legendado sem ser automaticamente) teriam um alcance um milhão de vezes maior, mas claro que é um trampo do caralho e precisa de alguém confiável e remunerado pra fazer esse trampo.
Prezado Ian Assisti ontem a matéria sobre a sua viagem para a China. Gostei imensamente sobretudo porque estive lá em 2017 pelo período de um mês e também porque conheço a Raissa Bittar desde que ela nasceu. Sua mãe, Regina Bittar foi a voz do Google logo no início. Mas vamos ao assunto. A China é fascinante mesmo, sou testemunha disso. Lá trabalhei em uma universidade SIVA (Shangai Institute of visual arts) na província de Sonjiang, desenvolvendo um curso de DI para aquela instituição. A minha gerente era uma filiado ao PC chinês e quando eu pedi a ela que me enviasse uma cópia da cartilha de Mao, ela passou a me ver de outra maneira. Em Xangai conheci a casa onde Mao nasceu bem como o local onde foi fundado o PC chinês naquela cidade, hoje um museu. Lá como professor, recebi o maior respeito de todos aqueles com os quais pude trabalhar. Dos bell boys do hotel até dos altos funcionários do instituto. Tentarei te mandar uma foto da cartilha a qual guardo renitente. Um grande abraço do seu seguidor.
Homi, eu já recebi tanto conselho e suporte emocional de um amigo chinês que eu nem sabia como retribuir porque depois que ele me contava os problemas dele, ele falava a frase mais motivacional que eu já ouvi logo em seguida skksks ele mesmo se colocava para cima e me motivava junto
@@Slorknick Versão curta: na prática, nenhuma. Versão longa: "chinês" e "língua chinesa" abrangem todas as línguas e dialetos da China. Mandarim se refere à língua comum, baseada no "chinês" da região de Beijing. Mas quando os chineses falam "chinês" em chinês, sabem que estão se referindo à língua comum, e não a um dialeto do meio do nada. Só a gente aqui que tem essa frescura de ficar diferenciando "chinês" e "mandarim".
Ian seu trabalho é muito bom, eu sou um cara que votei 22 nas eleições passadas, mas vc me concientizou em muitos tópicos, foi um processo gradual aprendi muito, de fato tenho minhas discordâncias, acho que me tornei mais nacionalista a favor de um estado grande que agregue ao povo e não a burguesia... A direita é so meme bobo e liberalismo, o poder deles ainda é sobre o emocional das pessoas, apenas interesse pessoal
Me identifiquei 🥹 Tô estudando sobre comunismo e sinto dificuldades em quebrar alguns ideais que estão enraizados, cresci com pais conservadores e votei 22 por livre e espontânea pressão de "tirar o lula" do "poder". Hoje eu posso questionar sem medo pois me sinto madura pra isso, e meus questionamentos me trouxeram a esse canal.
Poxa cara! fico muito feliz por vc! Seja muito bem vindo, mas eu tenho uma curiosidade imensa em saber o que te fez votar no 22 e depois se arrepender? Eu tenho meus motivos pra JAMAIS votar 22, 10, 17, 15 ou o que quer que venha do lado direito. Só vi desgraças no governo anterior, claro, mas o que te fez sair daquela bolha e o que te fez entrar? Apenas o emocional?
Não sei se apareceu no vídeo editado, mas ele explicou na live que todas as vezes que ele fez algo parecido, no sentido de se expor mais pessoalmente, a extrema direita usou isso pra ataca-lo, é um desgaste que só não vale a pena
Há qto tempo na China, Raf? Tb fico feliz por ver desmistificações. Faz tempo que penso se fosse jovem, eu iria pra a China. O ocidente não tem presente nem futuro... Nunca pensei sair do Brasil, vivi a vida toda me sentindo em construção do futuro melhor... hoje não acredito mais nisso... se fosse jovem iria pra a China ou Rússia
A China é maravilhosa. Tive o privilégio de ir para lá para um curso e fiquei impressionado com a tecnologia e o baixo custo das coisas. Beijing parece de outro planeta. Fiquei de cara ao perceber que não havia vandalismos em nenhuma parte e quando questionei isso a uma menina de 12 anos, ela me perguntou porque eu fiquei surpreso, já que qual sentido havia em ter orelhões quebrados, bancos quebrados, muros vandalizados se tudo isso pertence a eles? porque eles detonariam o próprio país? se para uma menina de 12 anos isso é algo tão óbvio, imagina para os adultos. Tudo muito limpo, ordeiro e funcional. Um país que deveria ser nosso exemplo, a começar pela revolução.
A tecnologia é foda, mas China não se resume ao centro de Beijing. Tem muitas coisas positivas, mas uma das coisas que mais me incomoda é quão suja a China é. Eles tem o péssimo hábito de jogar lixo em qualquer lugar… tu vai em qualquer lugar bonito como Yangshuo, Yunnan, Hainan… cheio de lixo.
@@ferreira8649 Eu só fiquei em Beijing e visitei a Grande Muralha. Mesmo andando pela periferia da cidade, não vi lixo, ao contrário, achei tudo muito limpo. Os templos são lindos e em áreas muito grandes e tudo estava bem limpo. Achei tudo muito barato e acessível, fora que o comércio parece que não pára.
@@leorocha2127 Templos vão ser uma excessão. Mas nem tanto. Por exemplo, em GZ tem um templo que me esqueci o nome. Mas é relacionado a lótus e é bem famoso. Logo abaixo tem um lago, no lago você já vai achar garrafa pet boiando. Até em Beijing tem lugar sujo. Trabalhei pra lá de Tongzhou e tinha umas ruas bem sujas. Eu gosto da China, cara. Mas dizer que é um lugar limpo… sei lá, ou você viu MUITO pouco ou não reparou. Acessível, depende. Comida local e coisas pro dia a dia vão ser bem mais baratas. Aluguel vai ser mais caro, pelo menos pra estrangeiros - não é todo 房东 que aceita 老外 e eles jogam o preço lá em cima. Eu acho o aluguel em Beijing bem mais caro que no Rio… não vou saber dizer SP porque nunca morei lá. Comprar casa… Brasil bem mais acessível. Mas, no geral, salário na China costuma ser mais alto. Então o poder aquisitivo e qualidade de vida do chinês é superior a do brasileiro médio. Agora, dizer que é limpo… não é.
@@leorocha2127 Na real, tem outra coisa que é PÉSSIMA na China e não vejo ninguém que paga pau pro país falando. Atendimento médico. É horrível, além de caro. Tu vai no médico, paga 500rmb pra eles falarem que é porque você ”熬夜” (dorme tarde)… sem nem ter encostado em você. Isso aconteceu com a minha esposa, que é chinesa, dois dias atrás. No Brasil, precisei de atendimento médico, fui num postinho e resolvido. De graça. Ela ficou chocada.
Eu arrepiei na hora que tu mostrou as Grutas de Mogao! Você como historiador não tinha conhecimento e nem eu como turismólogo. Que episódio foi esse!!! Incrível, que experiência!!!
A coisa que eu mais me identifiquei com esse vídeo foi o lance de ver símbolos comunistas, foice e martelo, etc, em todos os lugares e ser algo super normal. Fui pra Cuba ano passado e nunca deixou de ser uma surpresa estar andando numa rua qualquer e ver uma foice e um martelo, alguma frase sobre revolução comunista escrita num muro, num prédio público ou num outdoor. É definitivamente um choque cultural insano pra quem é comunista. Obrigado por compartilhar sua viagem! Quero muito conhecer a China num futuro próximo (mas antes, Coreia Popular)
Ian, moro em Shanghai e adorei essa sua live. Alias, adoro todas!! Amo muito sua seriedade e fidelidade dos relatos. Parabéns camarada!!! Você está fazendo a diferenca pra nós .brasileiros. Luz sempre!!!
28:50 As tais fadas são as "apsaras voadoras" de Dunhuang. São seres de conexão entre o mundo terreno e o céu... Como anjos no cristianismo... Mas sem asas, elas voam com fitas... Acho que deveriam ensinar isso em história da arte
Em outras palavras: A China é admirável e não há outro predicado melhor. Maravilhosa viagem!❤🎉 Não é de gostar? Uma construtora estatal. Nada de empreiteiras corruptas derramando dinheiro da super valorização de obras nas contas bancárias de políticos.
amigo, sendo bem honesto, oque alimenta o dircurso, é o tal anti sistema... diz que a esquerda é o sistema e que ta como se fosse um virus contaminando a republica, que a esquerda criou a corrupção.. essas coisas, é oque mais multiplica o discurso.. fora as pauta identitária que são todas capitalistas, e a esquerda ignorando essas pautas desmobiliza muito a outra face politica
1:11:36 Um agente da CIA e outro da KGB entram num bar. O agente da CIA diz: "Brother, admiro muito o trabalho de propaganda de vocês, é realmente fantástico" O da KGB responde: "Obrigado, camarada. Também admiro muito o trabalho de propaganda de vocês americanos." O da CIA retruca: "Que propaganda?"
Que massa, Ian. Moro em Pequim fazem quase 7 anos, trabalhando aqui. Legal saber que vc gostou da viagem (o que não é surpresa). A China parece ate de outro mundo. Não penso em sair daqui tão cedo 😊
Adorei a curtição da China, imagina viver num lugar sem JBL por toda a parte. Adoraria conhecer algumas dessas maravilhas! O soft power chinês audiovisual/literatura pop já me pegou faz um tempo, só sinto muito pelas questões de censura e de homofobia, mas acho que nenhum lugar é perfeito.
Também, como gay fico triste que há censura nas obras audiovisuais homoafetivas, a Tailândia tá com soft Power através disso. Falando em soft power, o que mais me paga são os esportes chineses: ginastica e saltos ornamentais, eles são muito bons, dá gosto de ver e torcer
Oi Ian. Queria compartilhar que minha orientadora esteve na China tambem uns dois meses antes de vc e nós, a principio, fazemos pesquisa sobre a operação de regionalismos. Ela tava nos contando como foi a experiência e honestamente, ela sempre foi um pouco cetica em relação a potencialidade que a China apresentava (orientalismo fortissimo - detalhe q ela foi convidada para ir nessa Universidade que vc mencionou). Eu sei que ela voltou de lá completamente outra pessoa, e inspirou grandemente ela e o nosso grupo a prosseguir com pesquisas do regionalismo na Asia. Me emociono grandemente com seu video pois é uma parte do mundo que nos é negada para conhecer, produzir conhecimento científico, divulgar, propagar, abraçar…. Um abraço grandemente em vc e todo seu trabalho é incrivel! ❤
Sobre "Ai Se Eu Te Pego", foi o primeiro vídeo de música Br a alcançar 1B de views no TH-cam e até hoje é o 3º mais assistido (foi superado depois por Bum Bum Tam Tam e Olha a Explosão). De alcance internacional, acho que supera Bum Bum Tam Tam. Depois o Michel Teló lançou a versão em Inglês "Oh, If I Cath You", que até fez um sucesso, mas não foi a mesma coisa (47Mi de views). Eu vi um vídeo estadunidense de "top 2010's songs" e "Ai, Se Eu Te Pego" aparece como um dos destaques de 2012 (P.S.: O vídeo praticamente só tinha música dos EUA). Outro fun fact sobre a influência BR na Ásia é que na Coreia do Sul, "Tá Bom" é uma das expressões mais utilizadas (e sim, tem o mesmo sentido que aqui), muito por causa de uma propaganda de suco de laranja dos anos 90.
Eu não sobreviveria a uma viagem dessas pois morreria de desidratação de tanto chorar. E cairia duro grutas e já ficava por lá mesmo. Sério, eu me emociono muito vendo um vídeo assim, ao vivo seria constrangedor o tanto de lágrimas que eu derramaria.
Tô no dia 200 de mandarim no duolingo só pra me manter em contato com o idioma mesmo q de forma casual, aprendi umas frasesinhas bem basicas pra me virar em uma viagem, mas depois de ver esse vídeo já era, vou entrar de cabeça no idioma, o futuro tá com esses cara, pra quem ja consegue se comunicar e entender inglês mandarim é o segundo passo certeiro demais
puts, eu sou budista e nunca ouvi falar dessas artes também. Só pra dar um contexto que torna muito mais comovente a apresentação do bodisatva das mil mãos: Kuan-yin ou Kannon ou Avalokteshvara é a bodisatva da compaixão, geralmente representada de maneira feminina. Ela é um bodisatva e não buda, porque representa alguém que se absteve de estar no lugar de buda (que seria alguém que se iluminou ou encontrou o fim do sofrimento, fim das ilusões mentais e um estado de plena clareza ou "tranquilidade", vamos dizer assim). Ou seja, essa dança representa a figura de alguém que mediante a possibilidade de estar em pleno nirvana, decide se abster e viver no mundo com os demais e com o sofrimento humano em função de sua grande compaixão e seu enorme desejo/atitudes/ações de aliviar o sofrimento e trazer todos os seres sencientes juntos consigo no caminho para a iluminação, antes de encontrar o lugar de Buda apenas para si. As mil mãos representam o cuidado, auxílio e compaixão com os infinitos seres sencientes em sofrimento. Na verdade representa a sabedoria de que por conta de estarmos todos interdependentes, só faz sentido buscar o nirvana quando estamos cuidando para que todos nós juntos façamos a viagem para "a outra margem".
Oi, muito legal! Eu também sou um camarada budista e inclusive já rezei muito pra Kannon! Hoje tenho procurado fortalecer mais o meu próprio Buda interior Qual vertente é a sua? Eu sigo Nichiren, mais especificamente a Soka Gakkai
@@Henry258654 oláa, infelizmente não conheço muito o nichiren! Maspratico mais o zen budismo ou chan, atualmente estou mais empenhada na conjunção entre ciência e religião, por mais que isso para pareça impossível par alguns, a psicologia reconhece muitas práticas budistas como científicas e existe até mesmo uma Terapia Focada na Compaixão e a famosa Terapia Comportamental dialética bebe muito nessa fonte também. Como psicóloga, pesquisadora e praticante eu comecei o Instituto Inspire aqui na minha cidade, então estou procurando agir localmente para abrir um espaço que não existia de consciência e psicologia, com muito respeito e bebendo nas fontes da tradição milenar do budismo que até hoje rende muito para a ciência investigar.
Ian adoro seu canal. Tambe m fiz Hist na Usp. So que entre 72 e 77. Dei aula por 40 anos. Entao, aprendo muito com você, seu comunista de uma figa. Amo. Fiquei com invejinha da sua experiencia. Sou louca pela muralha da China. Que bom que você pode fazer essa viagem. Meu filho foi em 2019. Ele gostou muito. Sua foto de terno e fone de ouvido saiu linda. Parabéns pelo canal e pelo papel que vc cumpre.
Muito bom vídeo. Me permita me estender e contar minha experiência lá. Sou jornalista e fiquei 25 dias na China em 2018 num programa para Jornalistas Lusófonos. - O país me surpreendeu muito positivamente. Eu tinha vários pré-conceitos e foram quebrados. Primeiro: Sim, os websites são "proibidos", mas qualquer um pode ter VPN e acessar a eles. Nossas tradutoras (uma delas a Luana, pessoa incrível) nos ajudaram com isso e não tive problemas. Pelo que percebi simplesmente não faz sentido para eles usarem TH-cam ou Facebook, por exemplo, já que eles tem os aplicativos locais que são até melhores e mais completos, como o Wechat. - Durante o programa estive cerca de 20 dias em Pequim e 5 em Yantai, cidade muito bonita. Embora o objetivo seja "propaganda" me pareceu que eles eram até ingenuos e verdadeiros demais. Não escondiam que é proibido falar mal do partido nas mídias estatais e não pediam verificação de NADA. Estava com cerca de 25 colegas jornalistas e nunca nos pediram para ver nada do que escrevemos, nem antes e nem depois da publicação. Eu por acaso só fiz uma matéria. Pelo jeito se eu não fizesse nenhuma publicação, eles estariam ok com isso haha. - "Desorganização". Nós tinhamos somente cerca de 3-4 horas de atividade por dia e por vezes eram desconectadas umas com as outras. O objetivo do programa não era claro. Pra mim não teve problema algum, até pq tive muito tempo livre e além de ter estadia e comida por conta deles, ainda nos deram o equivalente a mil reais para gastar lá. - Segurança. Foi o lugar que mais me senti seguro na vida. Já viajei para muitos países e moro em Portugal há 5 anos e na China era algo incrível. Minha impressão era que se você deixasse uma carteira no chão e voltasse depois de horas, ela continuaria ali intacta. Passei por várias estações de metrô em Pequim e todas tinha que passar por controle de metal e até checavam os líquidos (isso para todos, inclusive os chineses). Não sei se eles tem medo de sofrer um ataque ou o que. Para entrar na Cidade Proibida, no Mausoleu do Mao também passavamos por esse tipo de checagem. - Comida. Eu particularmente não gostei. Muita coisa a base de frutos do mar e como eu não gosto muito, "sofri" um pouco. A organização sempre nos oferecia um banquete, então tinham muitas opções. Também passamos pela surpresa ao descobrir que a água servida era muito quente e pediamos gelada, até aprendemos que gelado em chinês é PIN (ao menos a pronúncia é algo assim). Quando eu comi na rua percebi que os restaurantes "ocidentais" eram bem caros, como Pizza Hut por exemplo. Uma pizza individual + Coca Cola era uns 70 reais, isso em 2018. Já os restaurantes locais eram bem mais baratos. - Preços. Eu pensava que as coisas eram mais baratas, mas não. Tênis ou roupas de grife eram geralmente cerca de 20-30% mais caras que no Brasil. No Mercado da Seda, um shopping tipo 25 de Março de São Paulo, aí as coisas são mais baratas, mas não são oficiais. Aliás, é uma experiência engraçada ter que negociar. Se te oferecem uma roupa por 500 yuan provavelmente você consegue pagar 50-80 depois de uns 5 minutos negociando. Eles gritam e são insistentes, mas é só manter firme e toda hora pegar a calculadora e colocar o preço que você quer pagar e uma hora dá certo. Talvez é necessário começar a caminhar para fora da loja, ai gritam pra vc voltar e aceitam o preço haha. - Educação. Povo mega educado. Embora quase ninguém falasse inglês, todos me ajudavam demais na rua quando eu estava perdido. Colocavam no tradutor ou no mapa e me auxiliavam. Sempre sorridentes e felizes quando eu favala que era brasileiro.
People should understand the difference between "criticize the government" and "participate in the management of the country". If you have any problems in your life, you can lift it and pass it from bottom to the top even any accusation of any leaders. Nothing Bad would happen to you since you are telling the truth. And Things would be solved If It's truth. But If you just simply want to express your emotion with nonsense, it's not allowed, it's all about our culture. We don't talk Bad about leaders, just the same like we don't do that to either our parents or our teachers. It's part of the culture. Pure sentiment output is not welcoming here Cuz it doesn't help solve any problems.
Meu amigo seu vídeo é muito interessante.. eu tenho 60 anos pela primeira vez eu vejo um conteúdo falando algo sobre cultura e desenvolvimento da China.. VC é muito versátil.. parabéns!!
mano nmrl, esse vídeo é muito foda. ver essas coisas de arte, cultura e historia da china, só pela tela do celular/pc é de encher os olhos, eu nem consigo imaginar como q foi pro ian PRESENCIAR tudo isso
47:00 essas figuras em papel picado eu fazia muito quando criança, na escola nas aulas de artes era comum kk principalmente figuras de animais e figuras geométricas. E eu usava em decoração nas feiras de ciências e outras apresentações escolares 😊
Caraca Ian fez Speed Run de viagens revolucionárias. Avançabens 👏🏾 Cara esse véu que a ideologia burguesa coloca na nossa cabeça diminui muito nossa consciência sobre o quanto o mundo é grande e cheio de outros pontos inclusive no oriente. Muito importante essa visão internacionalista.
Aqui em Belém-Pa, a Universidade do Estado do Pará em parceria com china, ministra curso de mandarim gratuitamente, e os melhores alunos vão para a china com tudo pago. A inscrição e super concorrida.
Vou fazer intercâmbio pra China ano que vem. Ver todas essas experiências do Ian (mesmo q ele tenha passado só alguns dias) me ajudou a me acalmar um pouco e me preparar pra o que possivelmente verei lá. Espero ter uma experiência encantadora tmb!
Sobre a história da gerente do banco ter te ajudado, me lembrou de quando eu visitei o Uruguai e parei em uma Subway para almoçar, infelizmente eu não sei nada de espanhol, mas uma senhora da fila me ajudou e traduziu o meu portunhol para o espanhol e eu consegui almoçar. Nunca esqueci do que ela fez e espero um dia poder retribuir o favor.
Estudo chinês e árabe, além de um pouco de russo, e tenho um sonho de estudar na China e turistar nessas regiões da Rota da Seda, de Shaanxi até Xinjiang
Parabéns pelo seu trabalho. Sou professor de socilogia. E fui militante do PT em minha mocidade. Em nossos dias estsva sem esperança. Mas você e o Victor Panchorra mostran que ainda pode ser possivel molhora este país chamado Brasil.
Assisti ao vivo e to vendo aqui de novo pra dar aquele engajamento gostoso. Adorei a estética "design is my passion" das fontes de word art kkkkkkkkkkkkkkkkk
Morei na China 4 anos, 2 pelo ciencias sem fronteiras, e curti mt o vídeo. Sobre ser vegetariano la, a carne realmente é um sinal de status e é mt farta qd saem pra comemorar, beber e tal, porém eles tb sao bem mais abertos a ausência dela nas refeições. Depois q vc pega o jeito é ate um lugar mt bom para ser vegetariano com uma variedade infinita de vegetais, cogumelos e tofus, tudo muiiiiito barato. Qt a animais de rua, tem alguns, menos que aqui. A questão é q eles nao tem mt a cultura de adotar os cachorros sem raça, vc ve mt cachorro de raça com dono mas nao tem um viralata caramelo nas casas. Acabei inclusive adotando uma doguinha de la q trouxe pro brasil kkkkk
@@LuanMartins-n7t Oi??? Foi ironia? Não entendi a piada. Ele toca sobre o assunto no vídeo e no meu ver ele teve uma visão, não exatamente errada, mas incompleta qt ao consumo de carne no país.
Eu moro na China. Essa coisa da comida ser desperdiçada não é comum no dia a dia. Nesse tipo de evento, levando as pessoas para comer, recebendo visitante, eles pedem muita comida mesmo. Sempre vai sobrar. Uma refeição comum do dia a dia não é assim. Nesse tipo de viagem sendo convidado, não vão levar os turistas para restaurantes simples. Seria como ser levado a uma churrascaria no Brasil. Brasileiro não come em churrascaria diariamente.
Como o Ian falou bastante de Rota da Seda no começo, vou, como um camarada historiador com interesse em medievo, dar uma complementadinha para quem se interessar um pouco sobre história da China, apenas um detalhe bem importante. Se vocês pesquisarem por Rota da Seda no Google Imagens, vocês vão poder notar que existem vários mapas que mostram rotas diferentes (com algumas coisas que são iguais em todas, mas as rotas em si diferem). Isso acontece porque, ao contrário do que normalmente nós aprendemos, a Rota da Seda (ou Rotas da Seda, na real) não foi um projeto com objetivo comercial, esse era apenas um "bônus." O real objetivo das Rotas da Seda eram culturais e políticos, pois a China desejava criar uma conexão com os povos ao oeste e levar a cultura chinesa adiante. Também era uma ferramenta de dominação política, em certos períodos da China Imperial, quando chineses (e "achinesados") vão ser destacados para patrulhar as Rotas da Seda e conferir se tudo estava indo de acordo com os protocolos definidos pela China. É isso que eu consigo lembrar de cabeça 😅
Fantástico esse programa de aproximação cultural e econômica -politica. Parabéns Ian foi maravilhoso assistir seu vídeo. Como você eu tenho admiração e esperança em nossa aproximação com a China -BRICS. VDC!!!
Tava com saudades. 😅 É uma bela surpresa essa sua viagem. A China é um país incrível com uma história extremamente rica. A revolução comunista só deixou a China ainda mais gloriosa! Vamos escrever uma nova página gloriosa para o Brasil e os trabalhadores 🔥🚩
A gente precisa [mesmo sabendo que é impossível] de um programa para baratear as passagens aéreas para os países do sul global. Nunca sai do país, mas com toda certeza tenho mais interesse em conhecer a América Latina e os países membros do BRICS do que os roteiros tradicionais para o norte global, como EUA e UE.
Apoiado. Queria conhecer alguns paises do sudeste asiático. Sobre América Latina pouco a pouco estou conhecendo. Em janeiro vou ao extremo norte da Argentina fronteira com a Bolívia e, estou com altas expectativas 🎉
@@RafaelKrutli Adorei o extenso e detalhado comentário, que traz uma ótima proposição sobre o tema. Continue assim, defendendo suas opiniões e principalmente embasando-as com fatos e conceitos. Kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Sou fã da China desde 2016, na verdade sempre fui. Meus sonhos de viagens são México e China, vou fazer o que puder para levar minha família visitar a cultura chinesa
Não sei se tô muito emocionado, mas fiquei muito feliz em saber que a China tá começando a "se expandir" politicamente. Adoraria que ela pegasse o vácuo deixado pela URSS no enfrentamento ideológico contra o capitalismo. Resumindo, queria citar o Ronaldinho: "Tão deixando a gente sonhar"
Amigo é por nada nao mas a china de Xi está LONGE de ser algo parecido com a URSS. A expansao da China ainda é completamente apoiada no capitalismo e nao existe pretensao de deixar de ser, essa é a vdd q ngm fala mas deixa subentendido. O capitalismo chines é extremamente controlado, fato, mas ainda é capitalismo no seu mais puro estado.
Deu mais vontade ainda de ir pra China!! ❤ 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Bom saber que a nossa moeda é valorizada e tem muita segurança, chato que desperdiçam comida, mas nada é perfeito. Que perfeição uma viagem narrada por um historiador!!!
Um dos melhores vídeos que você já fez Ian, eu comecei assistindo pensando ah vou ver uns 15min e depois vejo o resto e foi tão interessante que 1 hora passou voando e eu consegui absorver praticamente tudo que você disse (a sua oratória excelente de professor ajuda bastante kkkkkkkk). Só agradeço por fazer a gente conhecer mais sobre a China
2:47 isso é real. É o resultado de 3 fatores na China. Custo pra ter hobbies, alimentação de qualidade e infraestrutura pública são extremamente acessíveis na China, muito mais do que no Brasil e até mais acessíveis do que no centro imperial, com exceção de países nórdicos e paraísos fiscais. Basicamente pra ter hobby e comer bem é muito barato na China. E se vc precisar atravessar a cidade pra fazer um esporte é muito acessível. Tem uma questão cultural envolvida também. Chineses prezam por um estilo de vida saudável e ativo, isso é um fator cultural em toda sociedade com influência do confucionismo. Mas essas questões materiais são o principal fator pro Chinês médio ter tanto acesso a fazer milhões de coisas na rotina. O Brasileiro não tem noção do quanto a alimentação ruim derruba a capacidade de ser ativo das pessoas, pq a alimentação baseada em industrializados já foi normalizada no Brasil.
Ian obrigada por compartilhar, a China é gigante, acompanho o canal Cgtn e assistindo tenho uma pequena dimensão da imensidão desse país, muito rico culturalmente espero um dia poder visitá-lo.
Nossa, eu morei um ano na China, em Hangzhou uma cidade linda demais. Voltei pro Brasil em junho desse ano e se tem uma coisa que você falou que eu senti o mesmo é o ritmo. Eu to até agora com um certo burnout. Acho que o estudo de mandarim que fiz lá foi o equivalente a 3 anos no ritmo de um curso daqui. Mas amei a experiência, sinto saudades inclusive e quero voltar. Só não tentaria acompanhar o ritmo deles novamente.
@@curiosidadeboa o inglês ao redor do mundo é uma língua dominante, e as empresas que possuem interesses internacionais, ou seja: comunicam-se com clientes de outros países ou até outras empresas buscando parcerias, vão preferir o inglês ao espanhol, a questão é que o inglês abrange mais que o espanhol
A galera que sabe chinês poderia legendar esse vídeo e/ou postar nas redes sociais chineses! Ia ser uma iniciativa top!!
Seria fantástico, legendar o do Tibete também
digo mais, nós temos divulgadores muito fodas e muito didáticos no nosso país, se os vídeos fossem legendados em diversos idiomas (legendado sem ser automaticamente) teriam um alcance um milhão de vezes maior, mas claro que é um trampo do caralho e precisa de alguém confiável e remunerado pra fazer esse trampo.
Felipe durante, você tem uma missão
Boa camarada.
@@kevinrangel5061O felipe durante não fala chinês 😅
Prezado Ian
Assisti ontem a matéria sobre a sua viagem para a China.
Gostei imensamente sobretudo porque estive lá em 2017 pelo período de um mês e também porque conheço a Raissa Bittar desde que ela nasceu.
Sua mãe, Regina Bittar foi a voz do Google logo no início.
Mas vamos ao assunto.
A China é fascinante mesmo, sou testemunha disso.
Lá trabalhei em uma universidade SIVA (Shangai Institute of visual arts) na província de Sonjiang, desenvolvendo um curso de DI para aquela instituição.
A minha gerente era uma filiado ao PC chinês e quando eu pedi a ela que me enviasse uma cópia da cartilha de Mao, ela passou a me ver de outra maneira.
Em Xangai conheci a casa onde Mao nasceu bem como o local onde foi fundado o PC chinês naquela cidade, hoje um museu.
Lá como professor, recebi o maior respeito de todos aqueles com os quais pude trabalhar.
Dos bell boys do hotel até dos altos funcionários do instituto.
Tentarei te mandar uma foto da cartilha a qual guardo renitente.
Um grande abraço do seu seguidor.
Esse vídeo já garantiu uns 3 almoços e umas 3 faxinas em casa. Valeu Ian!!!!!!
Bonde comunista faxineiro de final de semana na área. Eu acabo fazendo faxina e almoço caprichados só pra poder assistir os vídeos inteiros. 😂
AHAHQHAHAHAHA a faxina ouvindo Ian neves é uma experiencia universal então
É noix, camaradas! ♥️♥️♥️
Achei que só eu almoçava e fazia faxina fazendo isso. Limpei quase tudo aqui e ainda tô nos 56min kkkk
2h é só 1 faxina kk
A parte dos chineses serem otimistas me pegou em, faz tempo que não sou otimista com o futuro, esperançoso sim mas otimismo mesmo ta foda.
Nem esperançoso eu sou
Homi, eu já recebi tanto conselho e suporte emocional de um amigo chinês que eu nem sabia como retribuir porque depois que ele me contava os problemas dele, ele falava a frase mais motivacional que eu já ouvi logo em seguida skksks
ele mesmo se colocava para cima e me motivava junto
Vivi na China de 2009-2014. Estive em Dunhuang acho que em 2017. A China tem infinitos lugares absurdamente legais.
Conseguiu aprender o idioma deles?
@@paulofernandosouza Sou professor de chinês, qdo fui pra lá já tinha um bom nível.
@@MandarimTupiniquimqual a diferença de chines pra mandarim?
@@Slorknick Versão curta: na prática, nenhuma. Versão longa: "chinês" e "língua chinesa" abrangem todas as línguas e dialetos da China. Mandarim se refere à língua comum, baseada no "chinês" da região de Beijing. Mas quando os chineses falam "chinês" em chinês, sabem que estão se referindo à língua comum, e não a um dialeto do meio do nada. Só a gente aqui que tem essa frescura de ficar diferenciando "chinês" e "mandarim".
@@MandarimTupiniquim Só tem diferença entre mandarim e cantones ne
Ian seu trabalho é muito bom, eu sou um cara que votei 22 nas eleições passadas, mas vc me concientizou em muitos tópicos, foi um processo gradual aprendi muito, de fato tenho minhas discordâncias, acho que me tornei mais nacionalista a favor de um estado grande que agregue ao povo e não a burguesia... A direita é so meme bobo e liberalismo, o poder deles ainda é sobre o emocional das pessoas, apenas interesse pessoal
Booooooa
Bem vindo!
🎉🎉😊
Me identifiquei 🥹
Tô estudando sobre comunismo e sinto dificuldades em quebrar alguns ideais que estão enraizados, cresci com pais conservadores e votei 22 por livre e espontânea pressão de "tirar o lula" do "poder". Hoje eu posso questionar sem medo pois me sinto madura pra isso, e meus questionamentos me trouxeram a esse canal.
Poxa cara! fico muito feliz por vc! Seja muito bem vindo, mas eu tenho uma curiosidade imensa em saber o que te fez votar no 22 e depois se arrepender? Eu tenho meus motivos pra JAMAIS votar 22, 10, 17, 15 ou o que quer que venha do lado direito. Só vi desgraças no governo anterior, claro, mas o que te fez sair daquela bolha e o que te fez entrar? Apenas o emocional?
Poxa, eu entendo não querer misturar a vida pessoal com o trabalho nas redes. Mas eu teria AMADO uma série de vlogs seus na China, pqp.
Pqp pensei msm coisa, mas eu entendo ele desligo total quando viajo, n respondo nem familia so de noite e é sempre um "ta tudo bem" e nad amais
Eu também.
é o método dele
eu apoio pra crlh ele ter feito isso, a gente acha esss vlogs em qualquer outro canal inclusive
Não sei se apareceu no vídeo editado, mas ele explicou na live que todas as vezes que ele fez algo parecido, no sentido de se expor mais pessoalmente, a extrema direita usou isso pra ataca-lo, é um desgaste que só não vale a pena
Estou morando na China e quero agradecer pelo vídeo. Muito obrigado por trazer verdades e desmistificar um país tão complexo.
Há qto tempo na China, Raf?
Tb fico feliz por ver desmistificações.
Faz tempo que penso se fosse jovem, eu iria pra a China. O ocidente não tem presente nem futuro...
Nunca pensei sair do Brasil, vivi a vida toda me sentindo em construção do futuro melhor... hoje não acredito mais nisso... se fosse jovem iria pra a China ou Rússia
A China é maravilhosa. Tive o privilégio de ir para lá para um curso e fiquei impressionado com a tecnologia e o baixo custo das coisas. Beijing parece de outro planeta. Fiquei de cara ao perceber que não havia vandalismos em nenhuma parte e quando questionei isso a uma menina de 12 anos, ela me perguntou porque eu fiquei surpreso, já que qual sentido havia em ter orelhões quebrados, bancos quebrados, muros vandalizados se tudo isso pertence a eles? porque eles detonariam o próprio país? se para uma menina de 12 anos isso é algo tão óbvio, imagina para os adultos. Tudo muito limpo, ordeiro e funcional. Um país que deveria ser nosso exemplo, a começar pela revolução.
Que depoimento maravilhoso!
A tecnologia é foda, mas China não se resume ao centro de Beijing. Tem muitas coisas positivas, mas uma das coisas que mais me incomoda é quão suja a China é. Eles tem o péssimo hábito de jogar lixo em qualquer lugar… tu vai em qualquer lugar bonito como Yangshuo, Yunnan, Hainan… cheio de lixo.
@@ferreira8649 Eu só fiquei em Beijing e visitei a Grande Muralha. Mesmo andando pela periferia da cidade, não vi lixo, ao contrário, achei tudo muito limpo. Os templos são lindos e em áreas muito grandes e tudo estava bem limpo. Achei tudo muito barato e acessível, fora que o comércio parece que não pára.
@@leorocha2127 Templos vão ser uma excessão. Mas nem tanto. Por exemplo, em GZ tem um templo que me esqueci o nome. Mas é relacionado a lótus e é bem famoso. Logo abaixo tem um lago, no lago você já vai achar garrafa pet boiando. Até em Beijing tem lugar sujo. Trabalhei pra lá de Tongzhou e tinha umas ruas bem sujas. Eu gosto da China, cara. Mas dizer que é um lugar limpo… sei lá, ou você viu MUITO pouco ou não reparou.
Acessível, depende. Comida local e coisas pro dia a dia vão ser bem mais baratas. Aluguel vai ser mais caro, pelo menos pra estrangeiros - não é todo 房东 que aceita 老外 e eles jogam o preço lá em cima. Eu acho o aluguel em Beijing bem mais caro que no Rio… não vou saber dizer SP porque nunca morei lá. Comprar casa… Brasil bem mais acessível.
Mas, no geral, salário na China costuma ser mais alto. Então o poder aquisitivo e qualidade de vida do chinês é superior a do brasileiro médio.
Agora, dizer que é limpo… não é.
@@leorocha2127 Na real, tem outra coisa que é PÉSSIMA na China e não vejo ninguém que paga pau pro país falando. Atendimento médico. É horrível, além de caro. Tu vai no médico, paga 500rmb pra eles falarem que é porque você ”熬夜” (dorme tarde)… sem nem ter encostado em você. Isso aconteceu com a minha esposa, que é chinesa, dois dias atrás. No Brasil, precisei de atendimento médico, fui num postinho e resolvido. De graça. Ela ficou chocada.
Creio que a estratégia deles de te chamar funcionou demais porque agora a vontade que eu tô de conhecer a china é INEXPLICÁVEL
Eu tbm, vamos juntar uma galera e fazer um rateio
É 2. Mas o Felipe Durante disse em uma entrevista que a passagem do Brasil p China custa em torno de 10 mil só de ida , e a volta custa 17 mil.
Morar em minas gerais é isso, vc tá de boa tomando um café, tropeça e derrepente vc ta em Guanghzhou
é complicado
@RaulSantana-t9w sr vai no CRAS da sua cidade, ou em uma igreja, eles sempre dão cestas básicas
Logo ali
KSKSKKSKDKDD
kkkkkkkkkkkkk
Eu arrepiei na hora que tu mostrou as Grutas de Mogao! Você como historiador não tinha conhecimento e nem eu como turismólogo. Que episódio foi esse!!! Incrível, que experiência!!!
A coisa que eu mais me identifiquei com esse vídeo foi o lance de ver símbolos comunistas, foice e martelo, etc, em todos os lugares e ser algo super normal. Fui pra Cuba ano passado e nunca deixou de ser uma surpresa estar andando numa rua qualquer e ver uma foice e um martelo, alguma frase sobre revolução comunista escrita num muro, num prédio público ou num outdoor. É definitivamente um choque cultural insano pra quem é comunista.
Obrigado por compartilhar sua viagem! Quero muito conhecer a China num futuro próximo (mas antes, Coreia Popular)
Queria eu ter essa liberdade. Aqui no RS se uso isso atraio uns facho chatos
Já pensou que foda fazer um mochilão China-Vietnã-Laos
@@peacetous4664 Exatamente, a gente vai no sul e vê n@zista
A isso chama-se propaganda e lavagem cerebral. Quando o meu país era fascista, o cara era outro.
@@contra_plano Se chama símbolo coletivo. E fascista a gente desce a marreta.
Ian, moro em Shanghai e adorei essa sua live. Alias, adoro todas!! Amo muito sua seriedade e fidelidade dos relatos. Parabéns camarada!!! Você está fazendo a diferenca pra nós .brasileiros. Luz sempre!!!
28:50 As tais fadas são as "apsaras voadoras" de Dunhuang. São seres de conexão entre o mundo terreno e o céu... Como anjos no cristianismo... Mas sem asas, elas voam com fitas... Acho que deveriam ensinar isso em história da arte
Que bom saber
Muito interessante e obrigado pela explicação.
Elas também não são musicistas nos Paraísos dos Devas?
@@implebo_eum já ensinaram. Pode ver o filme o tigre e o dragao, as mulheres viavam com fitas. Muito legal
Obrigado!
Em outras palavras:
A China é admirável e não há outro predicado melhor.
Maravilhosa viagem!❤🎉
Não é de gostar? Uma construtora estatal. Nada de empreiteiras corruptas derramando dinheiro da super valorização de obras nas contas bancárias de políticos.
Isso que falou sobre otimismo e pessimismo, vi um professor marxista uruguaio dizendo o a extrema direita se alimenta da desesperança e da resignação
Tanto que foram os mesmos que criaram e propagaram o "Bostil" e suas variantes.
Não sou comunista, mas os camaradas da soberana são phodas. Confira o humberto matos tbm, tem bons pontos para reflexão na economia.
sim, inclusive através de pânico moral
amigo, sendo bem honesto, oque alimenta o dircurso, é o tal anti sistema... diz que a esquerda é o sistema e que ta como se fosse um virus contaminando a republica, que a esquerda criou a corrupção.. essas coisas, é oque mais multiplica o discurso.. fora as pauta identitária que são todas capitalistas, e a esquerda ignorando essas pautas desmobiliza muito a outra face politica
@@gustavoflorio5383mas o Brasil é uma bosta msm
Ian, que legal vc fazer esta apresentação, achei maravilhoso!!!
Obrigada!!
1:11:36 Um agente da CIA e outro da KGB entram num bar. O agente da CIA diz: "Brother, admiro muito o trabalho de propaganda de vocês, é realmente fantástico"
O da KGB responde: "Obrigado, camarada. Também admiro muito o trabalho de propaganda de vocês americanos."
O da CIA retruca: "Que propaganda?"
Camarada não, tovarisch*.
KKKKKKKKKKKKK, exatamente
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Os EUA ainda tem o maior sistema de propaganda do mundo, nação falida, de gente ignorante e que se mantém no poder graças ao seu poder bélico.
Que massa, Ian. Moro em Pequim fazem quase 7 anos, trabalhando aqui. Legal saber que vc gostou da viagem (o que não é surpresa). A China parece ate de outro mundo. Não penso em sair daqui tão cedo 😊
Você poderia repetir está apresentação no ICL. Seria um multiplicador
up
Up
Up
Up
Up
Ver esse vídeo me deu uma vontade imensa de conhecer a China, simplesmente maravilhoso, material de utilidade pública
é inacreditável quanta coisa legal a gente perde por conta da mídia manipulada... obrigada, ian!
Adorei a curtição da China, imagina viver num lugar sem JBL por toda a parte. Adoraria conhecer algumas dessas maravilhas! O soft power chinês audiovisual/literatura pop já me pegou faz um tempo, só sinto muito pelas questões de censura e de homofobia, mas acho que nenhum lugar é perfeito.
Também, como gay fico triste que há censura nas obras audiovisuais homoafetivas, a Tailândia tá com soft Power através disso. Falando em soft power, o que mais me paga são os esportes chineses: ginastica e saltos ornamentais, eles são muito bons, dá gosto de ver e torcer
Narrativa de arrepiar, dentro de uma perspectiva positiva.
O Brasil e nós brasileiros merecemos algo melhor e a China é um exemplo a ser seguido.
Maravilhosa explicação. A sua explanação é o grande valor dessa viagem seus comentarios são preciosos. Parabens !!
Oi Ian. Queria compartilhar que minha orientadora esteve na China tambem uns dois meses antes de vc e nós, a principio, fazemos pesquisa sobre a operação de regionalismos. Ela tava nos contando como foi a experiência e honestamente, ela sempre foi um pouco cetica em relação a potencialidade que a China apresentava (orientalismo fortissimo - detalhe q ela foi convidada para ir nessa Universidade que vc mencionou). Eu sei que ela voltou de lá completamente outra pessoa, e inspirou grandemente ela e o nosso grupo a prosseguir com pesquisas do regionalismo na Asia. Me emociono grandemente com seu video pois é uma parte do mundo que nos é negada para conhecer, produzir conhecimento científico, divulgar, propagar, abraçar…. Um abraço grandemente em vc e todo seu trabalho é incrivel! ❤
Sobre "Ai Se Eu Te Pego", foi o primeiro vídeo de música Br a alcançar 1B de views no TH-cam e até hoje é o 3º mais assistido (foi superado depois por Bum Bum Tam Tam e Olha a Explosão). De alcance internacional, acho que supera Bum Bum Tam Tam. Depois o Michel Teló lançou a versão em Inglês "Oh, If I Cath You", que até fez um sucesso, mas não foi a mesma coisa (47Mi de views). Eu vi um vídeo estadunidense de "top 2010's songs" e "Ai, Se Eu Te Pego" aparece como um dos destaques de 2012 (P.S.: O vídeo praticamente só tinha música dos EUA).
Outro fun fact sobre a influência BR na Ásia é que na Coreia do Sul, "Tá Bom" é uma das expressões mais utilizadas (e sim, tem o mesmo sentido que aqui), muito por causa de uma propaganda de suco de laranja dos anos 90.
Eu não sobreviveria a uma viagem dessas pois morreria de desidratação de tanto chorar. E cairia duro grutas e já ficava por lá mesmo. Sério, eu me emociono muito vendo um vídeo assim, ao vivo seria constrangedor o tanto de lágrimas que eu derramaria.
Tô no dia 200 de mandarim no duolingo só pra me manter em contato com o idioma mesmo q de forma casual, aprendi umas frasesinhas bem basicas pra me virar em uma viagem, mas depois de ver esse vídeo já era, vou entrar de cabeça no idioma, o futuro tá com esses cara, pra quem ja consegue se comunicar e entender inglês mandarim é o segundo passo certeiro demais
puts, eu sou budista e nunca ouvi falar dessas artes também. Só pra dar um contexto que torna muito mais comovente a apresentação do bodisatva das mil mãos: Kuan-yin ou Kannon ou Avalokteshvara é a bodisatva da compaixão, geralmente representada de maneira feminina. Ela é um bodisatva e não buda, porque representa alguém que se absteve de estar no lugar de buda (que seria alguém que se iluminou ou encontrou o fim do sofrimento, fim das ilusões mentais e um estado de plena clareza ou "tranquilidade", vamos dizer assim). Ou seja, essa dança representa a figura de alguém que mediante a possibilidade de estar em pleno nirvana, decide se abster e viver no mundo com os demais e com o sofrimento humano em função de sua grande compaixão e seu enorme desejo/atitudes/ações de aliviar o sofrimento e trazer todos os seres sencientes juntos consigo no caminho para a iluminação, antes de encontrar o lugar de Buda apenas para si. As mil mãos representam o cuidado, auxílio e compaixão com os infinitos seres sencientes em sofrimento. Na verdade representa a sabedoria de que por conta de estarmos todos interdependentes, só faz sentido buscar o nirvana quando estamos cuidando para que todos nós juntos façamos a viagem para "a outra margem".
Muito boa explicação
Obrigado pela explicação, saber disso explica muito, desde a admiração até a devoção.
Oi, muito legal! Eu também sou um camarada budista e inclusive já rezei muito pra Kannon! Hoje tenho procurado fortalecer mais o meu próprio Buda interior
Qual vertente é a sua? Eu sigo Nichiren, mais especificamente a Soka Gakkai
Tá porra viado, que pika
@@Henry258654 oláa, infelizmente não conheço muito o nichiren! Maspratico mais o zen budismo ou chan, atualmente estou mais empenhada na conjunção entre ciência e religião, por mais que isso para pareça impossível par alguns, a psicologia reconhece muitas práticas budistas como científicas e existe até mesmo uma Terapia Focada na Compaixão e a famosa Terapia Comportamental dialética bebe muito nessa fonte também. Como psicóloga, pesquisadora e praticante eu comecei o Instituto Inspire aqui na minha cidade, então estou procurando agir localmente para abrir um espaço que não existia de consciência e psicologia, com muito respeito e bebendo nas fontes da tradição milenar do budismo que até hoje rende muito para a ciência investigar.
Ian adoro seu canal. Tambe m fiz Hist na Usp. So que entre 72 e 77. Dei aula por 40 anos.
Entao, aprendo muito com você, seu comunista de uma figa. Amo.
Fiquei com invejinha da sua experiencia. Sou louca pela muralha da China.
Que bom que você pode fazer essa viagem.
Meu filho foi em 2019. Ele gostou muito.
Sua foto de terno e fone de ouvido saiu linda.
Parabéns pelo canal e pelo papel que vc cumpre.
Muito bom vídeo. Me permita me estender e contar minha experiência lá. Sou jornalista e fiquei 25 dias na China em 2018 num programa para Jornalistas Lusófonos.
- O país me surpreendeu muito positivamente. Eu tinha vários pré-conceitos e foram quebrados. Primeiro: Sim, os websites são "proibidos", mas qualquer um pode ter VPN e acessar a eles. Nossas tradutoras (uma delas a Luana, pessoa incrível) nos ajudaram com isso e não tive problemas. Pelo que percebi simplesmente não faz sentido para eles usarem TH-cam ou Facebook, por exemplo, já que eles tem os aplicativos locais que são até melhores e mais completos, como o Wechat.
- Durante o programa estive cerca de 20 dias em Pequim e 5 em Yantai, cidade muito bonita. Embora o objetivo seja "propaganda" me pareceu que eles eram até ingenuos e verdadeiros demais. Não escondiam que é proibido falar mal do partido nas mídias estatais e não pediam verificação de NADA. Estava com cerca de 25 colegas jornalistas e nunca nos pediram para ver nada do que escrevemos, nem antes e nem depois da publicação. Eu por acaso só fiz uma matéria. Pelo jeito se eu não fizesse nenhuma publicação, eles estariam ok com isso haha.
- "Desorganização". Nós tinhamos somente cerca de 3-4 horas de atividade por dia e por vezes eram desconectadas umas com as outras. O objetivo do programa não era claro. Pra mim não teve problema algum, até pq tive muito tempo livre e além de ter estadia e comida por conta deles, ainda nos deram o equivalente a mil reais para gastar lá.
- Segurança. Foi o lugar que mais me senti seguro na vida. Já viajei para muitos países e moro em Portugal há 5 anos e na China era algo incrível. Minha impressão era que se você deixasse uma carteira no chão e voltasse depois de horas, ela continuaria ali intacta. Passei por várias estações de metrô em Pequim e todas tinha que passar por controle de metal e até checavam os líquidos (isso para todos, inclusive os chineses). Não sei se eles tem medo de sofrer um ataque ou o que. Para entrar na Cidade Proibida, no Mausoleu do Mao também passavamos por esse tipo de checagem.
- Comida. Eu particularmente não gostei. Muita coisa a base de frutos do mar e como eu não gosto muito, "sofri" um pouco. A organização sempre nos oferecia um banquete, então tinham muitas opções. Também passamos pela surpresa ao descobrir que a água servida era muito quente e pediamos gelada, até aprendemos que gelado em chinês é PIN (ao menos a pronúncia é algo assim). Quando eu comi na rua percebi que os restaurantes "ocidentais" eram bem caros, como Pizza Hut por exemplo. Uma pizza individual + Coca Cola era uns 70 reais, isso em 2018. Já os restaurantes locais eram bem mais baratos.
- Preços. Eu pensava que as coisas eram mais baratas, mas não. Tênis ou roupas de grife eram geralmente cerca de 20-30% mais caras que no Brasil. No Mercado da Seda, um shopping tipo 25 de Março de São Paulo, aí as coisas são mais baratas, mas não são oficiais. Aliás, é uma experiência engraçada ter que negociar. Se te oferecem uma roupa por 500 yuan provavelmente você consegue pagar 50-80 depois de uns 5 minutos negociando. Eles gritam e são insistentes, mas é só manter firme e toda hora pegar a calculadora e colocar o preço que você quer pagar e uma hora dá certo. Talvez é necessário começar a caminhar para fora da loja, ai gritam pra vc voltar e aceitam o preço haha.
- Educação. Povo mega educado. Embora quase ninguém falasse inglês, todos me ajudavam demais na rua quando eu estava perdido. Colocavam no tradutor ou no mapa e me auxiliavam. Sempre sorridentes e felizes quando eu favala que era brasileiro.
Muito interessante, amigo!
Que relato sensacional!!!
Não se você acompanha a Marina Guaragna, mas ela e o marido são veganos e quando eles viajaram para a China comeram bastante Tofu e macarrão
Obrigada por compartilhar seu relato. Interessante demais!
People should understand the difference between "criticize the government" and "participate in the management of the country". If you have any problems in your life, you can lift it and pass it from bottom to the top even any accusation of any leaders. Nothing Bad would happen to you since you are telling the truth. And Things would be solved If It's truth. But If you just simply want to express your emotion with nonsense, it's not allowed, it's all about our culture. We don't talk Bad about leaders, just the same like we don't do that to either our parents or our teachers. It's part of the culture. Pure sentiment output is not welcoming here Cuz it doesn't help solve any problems.
Eu amei o vídeo e todos os seus relatos. Já tinha vontade de conhecer a China, agora estou com muito mais.
Vc viajou e nos deixou viajar juntos. Obrigada
Feliz ano novo,Ian! Parabéns, pelo seu excelente trabalho e pela sua imensa cultura.
Morei 4 meses na China em 2022, de abril a agosto. Em Qidong. Fui a trabalho. País incrível
Meu amigo seu vídeo é muito interessante.. eu tenho 60 anos pela primeira vez eu vejo um conteúdo falando algo sobre cultura e desenvolvimento da China.. VC é muito versátil.. parabéns!!
mano nmrl, esse vídeo é muito foda.
ver essas coisas de arte, cultura e historia da china, só pela tela do celular/pc é de encher os olhos, eu nem consigo imaginar como q foi pro ian PRESENCIAR tudo isso
47:00 essas figuras em papel picado eu fazia muito quando criança, na escola nas aulas de artes era comum kk principalmente figuras de animais e figuras geométricas. E eu usava em decoração nas feiras de ciências e outras apresentações escolares 😊
Caraca Ian fez Speed Run de viagens revolucionárias.
Avançabens 👏🏾
Cara esse véu que a ideologia burguesa coloca na nossa cabeça diminui muito nossa consciência sobre o quanto o mundo é grande e cheio de outros pontos inclusive no oriente.
Muito importante essa visão internacionalista.
Aqui em Belém-Pa, a Universidade do Estado do Pará em parceria com china, ministra curso de mandarim gratuitamente, e os melhores alunos vão para a china com tudo pago. A inscrição e super concorrida.
Sigam o Ian galera! Grande comunicador e educador, e cada grama de militância dele é amor pelo povo e ódio pela exploração das elites
Isso aí!
Vou fazer intercâmbio pra China ano que vem. Ver todas essas experiências do Ian (mesmo q ele tenha passado só alguns dias) me ajudou a me acalmar um pouco e me preparar pra o que possivelmente verei lá. Espero ter uma experiência encantadora tmb!
Ian, não sou comunista e nem sequer de esquerda, mas gosto dos seus vídeos pq vc é um ótimo comunicador e muito carismático
pra extrema direita o ian é um desperdício, porque ele poderia tá sentado lá com eles mentindo pro povo com maestria
Tô na mesma
questão de tempo 😁
Eu tbm
Então leia Marx
Esse seu relato foi o melhor e mais informativo de todos ao que assisti.
Foi para Minas e terminou na China. Bem isso que me sucede às vezes...
como mineiro eu confirmo
Cavou demais e caiu do outro lado
Chinas Gerais
Pior que aconteceu comigo 😂 Fui de Minas e depois pra China, voltei da China faz 1 mês 😂
@@rodrigoberghofer7560 rachei 😂😂😂😂😂😂😂
Sobre a história da gerente do banco ter te ajudado, me lembrou de quando eu visitei o Uruguai e parei em uma Subway para almoçar, infelizmente eu não sei nada de espanhol, mas uma senhora da fila me ajudou e traduziu o meu portunhol para o espanhol e eu consegui almoçar. Nunca esqueci do que ela fez e espero um dia poder retribuir o favor.
Estudo chinês e árabe, além de um pouco de russo, e tenho um sonho de estudar na China e turistar nessas regiões da Rota da Seda, de Shaanxi até Xinjiang
Parabéns pelo seu trabalho. Sou professor de socilogia. E fui militante do PT em minha mocidade. Em nossos dias estsva sem esperança. Mas você e o Victor Panchorra mostran que ainda pode ser possivel molhora este país chamado Brasil.
Assisti ao vivo e to vendo aqui de novo pra dar aquele engajamento gostoso.
Adorei a estética "design is my passion" das fontes de word art kkkkkkkkkkkkkkkkk
Morei na China 4 anos, 2 pelo ciencias sem fronteiras, e curti mt o vídeo.
Sobre ser vegetariano la, a carne realmente é um sinal de status e é mt farta qd saem pra comemorar, beber e tal, porém eles tb sao bem mais abertos a ausência dela nas refeições. Depois q vc pega o jeito é ate um lugar mt bom para ser vegetariano com uma variedade infinita de vegetais, cogumelos e tofus, tudo muiiiiito barato.
Qt a animais de rua, tem alguns, menos que aqui. A questão é q eles nao tem mt a cultura de adotar os cachorros sem raça, vc ve mt cachorro de raça com dono mas nao tem um viralata caramelo nas casas. Acabei inclusive adotando uma doguinha de la q trouxe pro brasil kkkkk
Você que mandar no quê as pessoas comem ?
@@LuanMartins-n7t Oi??? Foi ironia? Não entendi a piada. Ele toca sobre o assunto no vídeo e no meu ver ele teve uma visão, não exatamente errada, mas incompleta qt ao consumo de carne no país.
"Mensurar o impacto do mamaco" definitivamente é uma das frases já ditas
Sim, é só pesquisar o jogo Black Myth Wukong, é bem bom @kialove6360
Sim, tá disponível já faz um tempo @kialove6360
Esse vídeo me deixou feliz sobre o futuro! 😁🇨🇳
Sério q vídeo gostoso, como sempre trazendo um vídeo excelente Ian!!
Amo os seus vídeos e coincidentemente estava a procura de aulas de espanhol novamente e vc vem com a indicação do Diego aos 8:37. Obrigada 🙏
Nem vi o vídeo e já alegrou meu sábado camarada!’ Casa limpa, f1 curtindo Ian Neves!! Venceremos!!
Eu moro na China. Essa coisa da comida ser desperdiçada não é comum no dia a dia. Nesse tipo de evento, levando as pessoas para comer, recebendo visitante, eles pedem muita comida mesmo. Sempre vai sobrar. Uma refeição comum do dia a dia não é assim. Nesse tipo de viagem sendo convidado, não vão levar os turistas para restaurantes simples. Seria como ser levado a uma churrascaria no Brasil. Brasileiro não come em churrascaria diariamente.
Teve um reality de idols que era da China q eu curtia, ele foi parado justamente pq a produção fazia desperdício em massa de comida dms
Como o Ian falou bastante de Rota da Seda no começo, vou, como um camarada historiador com interesse em medievo, dar uma complementadinha para quem se interessar um pouco sobre história da China, apenas um detalhe bem importante. Se vocês pesquisarem por Rota da Seda no Google Imagens, vocês vão poder notar que existem vários mapas que mostram rotas diferentes (com algumas coisas que são iguais em todas, mas as rotas em si diferem). Isso acontece porque, ao contrário do que normalmente nós aprendemos, a Rota da Seda (ou Rotas da Seda, na real) não foi um projeto com objetivo comercial, esse era apenas um "bônus." O real objetivo das Rotas da Seda eram culturais e políticos, pois a China desejava criar uma conexão com os povos ao oeste e levar a cultura chinesa adiante. Também era uma ferramenta de dominação política, em certos períodos da China Imperial, quando chineses (e "achinesados") vão ser destacados para patrulhar as Rotas da Seda e conferir se tudo estava indo de acordo com os protocolos definidos pela China. É isso que eu consigo lembrar de cabeça 😅
Fantástico esse programa de aproximação cultural e econômica -politica. Parabéns Ian foi maravilhoso assistir seu vídeo. Como você eu tenho admiração e esperança em nossa aproximação com a China -BRICS. VDC!!!
Tava com saudades. 😅 É uma bela surpresa essa sua viagem. A China é um país incrível com uma história extremamente rica. A revolução comunista só deixou a China ainda mais gloriosa! Vamos escrever uma nova página gloriosa para o Brasil e os trabalhadores 🔥🚩
O brasil não vai ter um modelo de governo igual ao da china, não importa quem seja presidente
A gente precisa [mesmo sabendo que é impossível] de um programa para baratear as passagens aéreas para os países do sul global. Nunca sai do país, mas com toda certeza tenho mais interesse em conhecer a América Latina e os países membros do BRICS do que os roteiros tradicionais para o norte global, como EUA e UE.
Apoiado. Queria conhecer alguns paises do sudeste asiático. Sobre América Latina pouco a pouco estou conhecendo. Em janeiro vou ao extremo norte da Argentina fronteira com a Bolívia e, estou com altas expectativas 🎉
Assistam War of Faith (2024). Série Chinesa Marxista-Leninista de alta qualidade. Dá motivação pra fazer a revolução 🫶🇨🇳
Valeu pela indicação, tem até aqui no youtube com legenda em inglês
eu amoooooo essa série! tem no youtube, tem na plataforma iqiyi também. conheçam o mundo de filmes e séries chinesas, pessoal!
Revolução sei kkk
@@RafaelKrutli Adorei o extenso e detalhado comentário, que traz uma ótima proposição sobre o tema. Continue assim, defendendo suas opiniões e principalmente embasando-as com fatos e conceitos. Kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
onde assiste?
que vídeo gostoso de assistir! muito engraçado o Ian tentando não parecer um blogueiro de viagem kkkkk
Sou fã da China desde 2016, na verdade sempre fui. Meus sonhos de viagens são México e China, vou fazer o que puder para levar minha família visitar a cultura chinesa
leva eu junto 🥺
Posso fazer parte da sua família pra ir de bagagem?
Fantástico!
Fiquei surpreso e encantado com este vídeo.
Por mais comunistas com conteúdo no TH-cam. Valeu, Ian.
Iteano aqui? Que doideira
Bora fazer um conteúdo de Engenharia, camarada!
WOOOOW, outro iteano por aqui? Por mais camaradas na engenharia militar! Just do ITA 🔥
Oloco iteano comuna? Politreco comuna aqui :D
ora , ora... um comunITA
Obrigado por partilhar suas experiências Ian, espero que vc possa voltar e levar o Tio João na próxima.
Vou pra China próximo ano e esse vídeo do ian me fez ficar em duvida sobre o roteiro q tinha planejado kkk
tem coisa demais na China né kkkkkkkk não falta lugar interessante pra conhecer! boa viagem!!
@@disneythequeen mt kkkkkk, nao conhecia nada sobre Dunhuang e agr to com uma vontade enorme de conhecer
Esse vídeo é bem gostoso de ver, dá uma certa paz ver o ian falando de coisas prazerosas pra variar
Valeu!
Parabéns !!!!🎉🎈
Não sei se tô muito emocionado, mas fiquei muito feliz em saber que a China tá começando a "se expandir" politicamente. Adoraria que ela pegasse o vácuo deixado pela URSS no enfrentamento ideológico contra o capitalismo.
Resumindo, queria citar o Ronaldinho: "Tão deixando a gente sonhar"
Quem é este Ronaldinho?
Ronaldinho gaúcho não conhece?@@paulofernandosouza
@@paulofernandosouza
O bruxo!
Amigo é por nada nao mas a china de Xi está LONGE de ser algo parecido com a URSS. A expansao da China ainda é completamente apoiada no capitalismo e nao existe pretensao de deixar de ser, essa é a vdd q ngm fala mas deixa subentendido. O capitalismo chines é extremamente controlado, fato, mas ainda é capitalismo no seu mais puro estado.
Quando você falou de Ronaldinho eu lembrei só Ronaldinho do broxada sinistra. 😂
Nossa, amei demais esse vídeo !!Mt obrg!!
Deu mais vontade ainda de ir pra China!! ❤ 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Bom saber que a nossa moeda é valorizada e tem muita segurança, chato que desperdiçam comida, mas nada é perfeito. Que perfeição uma viagem narrada por um historiador!!!
Muito bom!
Parabéns e sucesso!
Um dos melhores vídeos que você já fez Ian, eu comecei assistindo pensando ah vou ver uns 15min e depois vejo o resto e foi tão interessante que 1 hora passou voando e eu consegui absorver praticamente tudo que você disse (a sua oratória excelente de professor ajuda bastante kkkkkkkk). Só agradeço por fazer a gente conhecer mais sobre a China
Adorei o vídeo, Ian! Maravilhoso!
1:41:00 o tiozinho era simplesmente um fã do Ian Neves mas não conseguiu se comunicar
Obrigada por compartilhar com a gente essa experiência da viagem.
2:47 isso é real. É o resultado de 3 fatores na China. Custo pra ter hobbies, alimentação de qualidade e infraestrutura pública são extremamente acessíveis na China, muito mais do que no Brasil e até mais acessíveis do que no centro imperial, com exceção de países nórdicos e paraísos fiscais.
Basicamente pra ter hobby e comer bem é muito barato na China. E se vc precisar atravessar a cidade pra fazer um esporte é muito acessível.
Tem uma questão cultural envolvida também. Chineses prezam por um estilo de vida saudável e ativo, isso é um fator cultural em toda sociedade com influência do confucionismo. Mas essas questões materiais são o principal fator pro Chinês médio ter tanto acesso a fazer milhões de coisas na rotina. O Brasileiro não tem noção do quanto a alimentação ruim derruba a capacidade de ser ativo das pessoas, pq a alimentação baseada em industrializados já foi normalizada no Brasil.
Estou encantada! Muito agradecida por tanta riqueza de informações. Você é muito generoso.
Nossa, as covas são impressionantes! Obrigada por compartilhar conosco!
Valeu Ian! Muito impotente o trabalho que vc vem fazendo. Show de bola!
Tô começando o vídeo mas já amei o Powepoint e o WordArt
Cadê?
@@ialrety3667 o site?
Que tesouro este canal! 😍
A yag está de volta
Fantastico, que trajetoria magnifica!!
Aguardando a próxima viagem ser pro Laos
muito bom, é exatamente o que você falou! parabens pelo canal, cada dia mais conhecemos melhor esse pais tao bom.
"Mensurar o impacto do macaco na América Latina".
Essa frase ficou muito boa. Kkdkdkdkkdkdkdk
Ian obrigada por compartilhar, a China é gigante, acompanho o canal Cgtn e assistindo tenho uma pequena dimensão da imensidão desse país, muito rico culturalmente espero um dia poder visitá-lo.
Que massa ver a China pelo seu olhar, mano. Meu sonho conhecer este país.
Nossa!!!! Adorei Ian e acho que os Chineses fizeram muito bem a ter feito esse convite pra voce!. Aqui agradecida!
Nossa, eu morei um ano na China, em Hangzhou uma cidade linda demais. Voltei pro Brasil em junho desse ano e se tem uma coisa que você falou que eu senti o mesmo é o ritmo. Eu to até agora com um certo burnout. Acho que o estudo de mandarim que fiz lá foi o equivalente a 3 anos no ritmo de um curso daqui. Mas amei a experiência, sinto saudades inclusive e quero voltar. Só não tentaria acompanhar o ritmo deles novamente.
Gostei imensamente do seu relato, Ian Neves. Parabéns…🤗👍👏👏👏
Agora vai para o Vietnã, você fica na minha casa camarada! Let me know. Só bora
Up
O iam,mereceu é um garoto estudioso e sabe transmitir o seus conhecimento,avante camarada
Língua estrangeira na escola brasileira deveria ser o espanhol!
Nos isola dos países vizinhos não sabermos espanhol
Inglês ainda é a língua franca do mundo. Isso não dá p ignorar só por ideologia.
@@mubats e não pode mudar isso? Qtas pessoas falam espanhol no mundo?
@@curiosidadeboa o inglês ao redor do mundo é uma língua dominante, e as empresas que possuem interesses internacionais, ou seja: comunicam-se com clientes de outros países ou até outras empresas buscando parcerias, vão preferir o inglês ao espanhol, a questão é que o inglês abrange mais que o espanhol
...mandarim será a língua de negócios ...!!.
Cara, eu chorei de rir com o causo sobre vocês terem ido de uber pra uma fábrica kkkkkkkkkkk