@@EmanuelGutierrezz inclusive em quantidade de seguidores, esse aqui tinha uns 100 mil a mais de inscritos quando eu comecei a acompanhar o de cortes, hoje tão praticamente com a mesma quantidade, mas só o de cortes, evidentemente, tá ganhando mais inscritos.
que isso cara, as fontes são muito ruins. A maioria não tem fonte, é texto, publicado num site, sem fonte. A fonte é um site sem fonte. Vem de sites comunistas em boa parte, e sem fonte.
Quase a totalidade das informações que a mídia tradicional propaga sobre o Vietnam, China, Laos e Coréia do Norte vêm da Radio Free Asia, uma corporação com sede em Washington e que opera muito próxima à CIA, e tem como principal financiador o governo dos US of A. é um programa de desinformação que infelizmente funciona muito bem.
Concordo, por mto tempo tive essa visão romantizada e orientalista dos monges tibetanos. Nunca vi informações sobre o que era o regime antes da revolução e é mto difícil achar coisas sobre. Agradeço aos camaradas que fazem os vídeos e fornecem fontes. Adorei ver as fotos e a alegria dos camponeses tibetanos hahaha
Minhas amigas ficaram tristes com o episódio do Dalai Lambe, disseram que o admiravam. Eu fiquei chocada com o fato de elas não saberem quase nada sobre o Dalai Lambe e o Tibet. Já desci o verbo e desconverti todo mundo.
@@caminhodireitabrasil então, algumas delas têm relação com o budismo japonês. Acho que elas se relacionavam com o Dalai-lama como com uma celebridade mesmo.
e nem precisa desconverter. dalai lama não é o budismo. existem muitas linhagens, tanto dentro do budismo tibetano quanto fora; existe linhagem que sequer considera o dalai lama. se elas não sabiam muito sobre dalai lama, provavelmente também não sabiam sobre o budismo em geral, ainda mais para serem "desconvertidas"
Em 2018, na penúltima parada antes de chegar ao Everest Base Camp para onde empreendia uma caminhada, conheci um senhor tibetano que morava ali. Ele me falou entusiasmado sobre a presença da China no Tibete, como o país estava melhor e seus filhos felizes morando lá, me recomendou que fosse até lá. Desde esse dia queria ouvir essa História além da história que o senhor me contou. Obrigada ao canal
O Brad Pitt consegue fazer um filme que tenta te fazer gostar de um nazista , e um filme que te faz querer caçar nazista, o cara tem um escopo de atuação gigante.
Ian, por favor faz um vídeo sobre a história do SUS no Brasil! Eu sou biomédica e mesmo assistindo dezenas de aulas nunca entendi direito, mas quando vc ensina a história dando enfoque a luta da classe trabalhadora tudo faz sentido pra mim. Além disso, mesmo nos livros voltados pra história do sus pouco ou quase nada se fala do PCB, que foi importantíssimo pra organização! Fica aqui minha súplica como fã e como profissional de saúde ❤
Eu fui mais um “enganado”, por muitos anos, mas a verdade sempre prevalece, pelo menos pra quem a busca. Nos anos 80 eu li o livro “A terceira visão” de um monge tibetano chamadoTerça-feira Lobsang Rampa. O livro conta a jornada, a vida de um sujeito desde a sua infância até se tornar monge. O livro é cativante porque é rico em detalhes sobre o Tibete, cultura etc. Este livro é o primeiro de uma coleção de livros, acho que uns quinze. Li quase todos. Tratava sobre ocultismo, espiritualidade, viagem astral, reencarnação, etc. Teve um livro que conta a trajetória de um suicida. Em todos os livros, sempre dizia que o que escrevia era a mais pura verdade e claro, não perdia a oportunidade de criticar a invasão da China. Os anos se passaram, veio a internet felizmente e através dela fiquei sabendo que o autor lobsang rampa nunca existiu e que o autor era um bombeiro hidráulico inglês que tinha grande aptidão na escrita e imaginação, claro que muitos detalhes devem ter sido baseados em outras obras. Me senti um desenganado, mas me senti melhor. Não posso deixar de dizer que muitas informações me ajudaram a passar pela minha juventude. Não tinha conhecimento dessas atrocidades no Tibete mas agora com essas informações é possível entender o por que da demonização da China, comunismo pelo oriente encabeçado pelos eua. É triste, revoltante toda essa mentira propalada nesses dias. Grato pelas informações.
Eu também fui uma das enganadas por esse falso monge. Era uma época de fortes descobertas da espiritualidade. Mas, hoje, já deixei para trás a idolatria. Ótimo vídeo.
Valeu garoto. Uma coisa engraçada que me lembrei há algum tempo foi de um jornalista, acho que era analista político da Globo, que ficou muito puto num período onde o Bono Vox vivia defendendo o Lama e disse o seguinte em uma entrevista, se não me engano: "esse pessoal que pede por Tibete livre, não tem a menor ideia do que estão falando, naquele sistema, se você não for um monge budista, você é menos que um cachorro". Queria muito me recordar quem foi o jornalista, mas achei interessante lembrar disso que ocorreu há tanto tempo.
estou a 20 anos esperando o "porque odiamos Gorbachev" e até hj n saiu, este canal estava ausente de postagens tem um tempo e fui presenteado com este video hoje, maravilha!
@@jhonatan3786 se tio joão, fizesse um canal igual a esse, teria mais de milhão de seguidores, ele já sabe de muitos assuntos, dos mais variados períodos históricos, e das mais diversas culturas, o que falta é tempo, e ele compreender o algaritmo, igual o ian, faz.
@@guenzogameplays pesquisa "João Carvalho Gorbachev" que ce acha, só n tem "Porque odiamos no titulo" e é no estilo do João Carvalho de vídeo, mas o próprio Ian disse q ele q fez um
Pratico budismo tibetano. Tava um pouco ansioso com esse vídeo pq vi algums setores da esquerda falando muitas asneiras infundadas sobre a doutrina budista por causa do episódio do Dalai Lama. Sempre tive opiniões meio conflitantes com ele, e esse video, que só pôs lenha na fogueira. Ótimo vídeo de novo, Ian
Como esse vídeo me fez chorar... Grata por tuas pesquisas, coragem e disposição em enfrentar o risco para ensinar/ explicar/ relatar a verdade. Eu sou professora alfabetizadora aposentada e historiadora. Mas, minha área de interesse é a História Antiga. Nunca tive simpatia pelo Dalai nem paciência prá ver o filme avatar. Ainda bem. Ou estaria mais decepcionada. Li o Lobsang Rampa e considerei impossível o relato dele de tomar o corpo de um vivo. É tomar a gente como imbecil. E a minha preferência por religião vai para as de matriz africana. São encantadoras porque cada casa é um reino africano transplantado no Brasil. Há muita falha, mas, há muita alegria também. E dê alegria eu gosto. Parabéns pelo teu trabalho, Ian. H'Shem e Olorun te abençoem sempre ! rs !
Vídeos de "por que odiamos?" trazendo pessoas como o Dalai Lama, que mesmo gente da esquerda admira achando que é bonzinho, é uma ótima ideia! Continue trazendo coisas do tipo, como por exemplo sobre o Obama
Lágrimas surgiram nos meus olhos quando vi as fotos de depois da libertação, a partir dos camponeses queimando os títulos. Dá pra ver q é sorriso genuíno de alegria e alívio. O fotógrafo foi extremamente preciso, é de emocionar 🥺
Eu pratiquei e ainda sigo muito do budismo tibetano, acho muito profundo os ensinamentos, mas já havia notado que há muito machismo e conservadorismo tosco que vão diretamente contra os ensinamentos do budismo. Essa análise conectou muitas coisas. Parabéns pela análise Yan, espero que tenha mais conteúdo no canal principal, você é muito didático e nos videos curtos ou comentados não aprendo tanto quanto o conteúdo daqui.
A gente tem que saber separar o que é Darma do que é cultural. E a cultura muda: nós não teríamos hoje Lamas mulheres se o vajrayana não tivesse sido obrigado a se expandir para o ocidente. Se hoje os Lamas tibetanos admitem que nossas Lamas mulheres são boas praticantes, isso se deve às novas circunstâncias, e é muito mais responsabilidade delas do que deles. Soma-se a isso o fato de que na cultura tibetana a religião se mistura com a política, o que é algo que a gente também tem que saber distinguir, porque se mistura com os conflitos por poder (o que também não é Darma). Obs.: também pratico budismo tibetano. Sempre termino minhas meditações dedicando a prática ao benefício de todos os seres; é um excelente treinamento para a mente se desapegar do eu e se acostumar com a noção de interdependência. E como uma vez ouvi o meu Lama dizer "a gente tem que se crítico com o método da prática. Não é porque é meditação que vai fazer bem; dependendo do contexto da pessoa e do método, pode até fazer mal". E antes de tudo, sempre se perguntar se uma prática ou ensinamento é válido pra vc, se faz sentido pra vc. Nunca confiar de primeira no professor, sempre trazer à prova o ensinamento.
Eu sou budista, mas infelizmente o clero budista acabou ficando do lado errado da História no século XX (exceto na China, onde a religisão sofreu um duro golpe desde a República). No Japão todas as ordens/escolas, sem exceção, apoiaram o governo imperialista na segunda guerra. Os grupos resistentes foram o laicado que se recusaram e resistiram. Como resultado, hoje no Japão o clero budista se tornou apenas um negócio de velórios e quem mantém o budismo vivo são os Novos Movimentos Religiosos que são focados nos leigos.
@@reginaceliadelima4017 você expressou muito bem, sim o machismo e conservadorismo que falei são desse budismo tibetano que originou o que temos hoje e que está misturado com a cultura no tibet, mas que veio mudando principalmente com a expansão para o ocidente e com novos lamas. Mas é bem interessante perceber essa separação entre dharma e os jogos de poder que manipulam a própria religião, e que vemos acontecer em todas religiões por sinal. De qualquer forma espero que essas contradições históricas não desencorajem quem tem curiosidade no budismo porque o dharma traz um entendimento muito grande a nossa existência.
Eu aprecio a coragem que você tem pra estudar um país que foi um INFERNO NA TERRA e com estudo e literalmente fotografias sobre a escravidão, torturas e entre todo tipo de crueldades humanas facilmente acessíveis como o tibet.
Muito interessante mesmo! Outro dia ouvi uma famosa jornalista brasileira, que está longe de ser de esquerda, contar o choque dela ao visitar o palácio de Lhasa, pois a opulência dos túmulos dos Dalais, que contém em média 600 quilos de ouro e pedras preciosas provoca um contraste chocante com a extrema pobreza dos servos que viveram na mais absoluta miséria. Ela voltou convencida de que o discurso da elevação espiritual era oco, só um pretexto para manter a casta dominante sem questionamento.
Na verdade, a prática de contemplação não exclui a possibilidade de um sistema social de castas, como era o tibetano. E o lugar não ser um "paraíso espiritual recheado de seres evoluídos" não é motivo para apoiarmos genocídio cultural, invasão e matança.
A Coreia do Norte é dividida em castas , sua vida será boa se seus antepassados tiverem lutado só lado do Kim il Sung , caso tenham seus antepassados lutado só lado dos EUA sua vida será bem mais difícil
Eu gosto dos cortes, mas tenho um carinho muito grande por essas aulas! Acho elas essenciais e o formato que você faz é muito didático. Por mim, se tiver um vídeo desse e um "Por que odiamos?" ao mês e o resto ser cortes, estará ótimo, perfeito! Ahaha
Que vídeo completo, obrigada à equipe! 👏👏👏 Eu sigo o budismo tibetano e sempre quis entender melhor o rolê do Tibet, mas não sabia como. A gente ouve bastante sobre opressão chinesa contra o povo tibetano nos ambientes de budismo Mahayana, sempre quis entender para além do que é dito na sanga. Pelo menos pra isso aquele episódio pavoroso serviu. Grata pelo material de apoio também! 🙏
Eu sou budista, sigo a linhagem tibetana por simpatia a filosofia. Todos os budistas praticantes q conheço tem seus altares em casa com fotos de Lamas q antecederam o Dalai Lambe e do próprio.. hahaha.. Não tenho um altar!! Por algum motivo, nunca achei prudente.. Hoje tive minha resposta.. Sim!!!!! Vc foi uma das minhas respostas divinas!!! kkkkkkkkk.. Com uma explicação q me dou o direito de chamar de "auspiciosa"!! Sigo vivendo de acordo com a filosofia a qual me identifico há pelo menos 5 anos e pretendo conseguir continuar separando o espiritual do humano.. É menos traumático acreditar em figuras sentadas num lótus, ou num macaco mudando de cor ao longo da estrada da existência.. Obrigada, Ian!
Se tem as imagens por respeito e pela conexão auspiciosa com o Buda, usar o Ian como resposta auspiciosa é um pouco complicado por que a fala dele é carregada de forma negativa. Há um tanto de figuras, deidades e bodisatvas no budismo que fizeram coisas abomináveis e há a sua figura como somente projeção auspiciosa, não podemos olhar pras imagens, altar e fotos como um cristão olha para um santo, você sabe que não é assim que funciona. Dalai-Lama tinha 25 anos quando foi pro exilio, muito se fala do imperador fantoche chinês mas não se fala como o irmão mais velho do Dalai o mantinha na ignorância, tanto que em 1996, o Dalai Lama soltou uma declaração que deve ter deixado desconfortável a comunidade exilada. Em parte, ela dizia: “O marxismo está baseado em princípios morais, ao passo que o capitalismo se preocupa apenas com ganhos e lucratividade.” O marxismo promove “a utilização equitativa dos meios de produção” e se preocupa com “o destino das classes trabalhadoras” e “as vítimas da […] exploração. Por esses motivos, esse sistema me atrai, e […] acredito que sou meio-marxista e meio-budista.”49" ///// ( uma observação, Dalai Lama sofreu pressão pra parar de falar bem de comunismo nos EUA na mesma época.
Se você pesquisar tudo que o Ian falou, a maior parte está tirada de contexto ou até mesmo não foi daquela forma, como por exemplo o caso de que a mulher deveria reencarnar no mínimo bonita. Ele não usou essas palavras, ele ressaltou que, caso houvesse alguma reencarnação de Dalai lama como uma mulher, talvez ela seria mais bonita que ele, achei o vídeo tendencioso pois falta com a verdade e manipula os fatos ocorridos.
no avatar, os nomades do Ar vestiam roupas inspiradas nos monges tibetanos, viviam pacificamente nas montanhas, eram os mais conectados com o "mundo espiritual" e eram avançados em questoes sociais, tais como aceitar relações entre pessoas do mesmo genero por exemplo, até a nação do fogo invadir e matar (quase) todos os monges pra evitar o nascimento do Avatar q eles sabiam q iria renascer lá, o filho do avatar Aang na segunda saga "A Lenda de Korra" se chama justamente Tenzin, a figura paterna do Aang se chamava Gyatso... mesmo que seja mais plausível que a nação do fogo seja inspirada no japão imperial, toda a estética aponta pra propaganda do Tibete oprimido
Pior q meu desenho favorito é Avatar a lenda de Aang. Kkkkkkk pessoal fica tiltado com a lenda de Korra pelo Amon ser propaganda anti comunista, o Aang e todo seu povo tbm é uma propaganda KKKKKKK ta foda vey. 😢
Só uma correção, o avatar já havia nascido e eles sabiam disso. Eles matam todos os monges do ar porque não sabiam que o avatar (o único dobrador restante do ar) tinha escapado.
Pra ser sincero eu acho que no caso do Avatar é uma questão de propaganda inconsciente, Os criadores provavelmente cresceram consumindo mentiras sobre o Tibete assim como eu e como a maioria das pessoas nos comentários Eles provavelmente acreditam na história popular que é contada sobre o Tibete
Que aula, ian ! Estou viajando por toda a China e conhecendo todas as Províncias. Cada vez mais apaixonado por este pais e cada vez mais, respeitando a sua história. A minha prixima parada é o Tibet e agora, com uma visão aprimorada sobre aquela região. Valeu demais ! Grato ! Figueiredo Expedição Planteta China
O nivel do humor deste dengo que tanto nos informa, é de uma qualidade sinistra, um primor, o puro creme do millho verde, perfeição e leveza, desce suave, sabor de "quero mais"... que complemento, que construção, timing, informação e ironia (na medida exata) só tenho duas palavras: OBRI GADA !!!
O ensaio tá incrível. Muito didático. É admirável como você consegue tratar de assuntos tão pesados de forma leve. Parabéns camarada Ian e camarada Comuninja.
Este video é libertador! Este vídeo me veio a mente o “ O mito da caverna de Platão “ Como os poderosos querem nos deixar dentro da caverna, cresci achando que o Dalai-lama era um Santo! Obrigado por este vídeo, talvez não tenha me tirado ainda da caverna, mas ajudou!!👏🏼👏🏼👏🏼
Tenho muita afinidade com os ensinamentos budistas, e o budismo me ajudou muito a encontrar um sentido d conexão com a vida e a existência. Foi no budismo que eu tive uma das minhas maiores crises existenciais, mas depois meio que sanei aquilo que me afligia tanto. Não que não aflija mais, mas ficou muito mais leve. Então foi muito decepcionante ter visto o Dalai Lama com aquele menino indiano. Fiquei muito puto, muito triste, decepcionado mais uma vez no cenário da espiritualidade. Infelizmente, por mais importante que seja pra humanidade a dimensão da espiritualidade, é um meio em que muitas ideias e praticas legais, ideias como compaixão, amor, paciência, acolhimento, esperança, motivação, força, se misturam com presunção, arrogância, preconceito, anticientificismo, opressão, abusos, escravidão, guerras, violência.... E uma das piores coisas são os líderes espirituais, que se tornam ídolos santificados, que nunca podem ser questionados. E nisso, esses líderes mobilizam muitas pessoas, enganam, passam uma imagem de santidade, mas por trás [e as vezes explicitamente mesmo] são pessoas escrotas, abusivas, cheias de ideias tortas. Minha primeira decepção foi o Osho. Eu curtia algumas coisas que ele escrevia... Quando comecei a eu mesmo ler, percebi que o conteúdo dele era um mix de ideias interessantes e até libertadoras, com uma dose de misoginia, preconceito e confusão. Depois foi no espiritismo... Uma doutrina que eu comecei a ter interesse, porque tem essa ideia [que na real é meio ruim], de unir ciencia e religião. Entao, para mim que sempre fui meio cartesiano, era uma forma de me reaproximar da espiritualidade por um vies mais racional. E aí começo a me deparar com ideias racistas, essa coisa de evoluir, de justificar nascimentos em circunstâncias difíceis como uma forma de evolução... Daí veio a teosofia kkkkk que também me pareceu muito legal a primeira vista. Pô, que legal: espiritualidade, ciencia e filosofia, agregar conhecimentos hmmmm bacana. Aí percebo que os jovens da teosofia até tem um pouco de bom senso, mas a galera mai velha é super reacionária. E quando iniciei as leituras para me aprofundar, vi mais do mesmo: racismo, classismo, elitismo, deturpação de crenças... Até decobrir por fim que de fato a teosofia e o que a Helena Blavatsky falava fez parte da base dos ideias nazi... Bem que aquele papo de FRATERNIDADE BRANCA já me deixou com os dois pés atrás. A Blavatsky foi uma das primeiras a falar de raça ariana como a mais evoluída das raças "espirituais" que a humanidade pode alcançar... E nos livros, tanto dela quanto de outros autores, uma merdas do tipo: O patrão e o empregado tem uma relação além do vínculo trabalhista. O patrão também propicia um vislmbre de um estilo de vida SUPERIOR, para que os empregados possam assim evoluir. EU FIQUEI: O.o OI??????? Meu TCC foi sobre espiritualidade na enfermagem, porque eu acredito que essa dimensão espiritual, uma dimensão nossa em que buscamos uma conexão com a vida, a existencia, a natureza, ou algo maior, seja parte do que é ser humano. E ainda creio nisso. Todos buscamos de alguma forma nos conectar com a experiencia de estar vivo sabendo que um dia morreremos. E essa busca pode ser muito benéfica. Assim como a religiosidade pode ter um papel muito positivio na vida das pessoas e até da saúde. Mas o contrário também acontece. Tanto é que, na literatura científica, falamos por exemplo do coping relgioso negativo... Quando a pessoa, em vez de usar a religiao e espiritualidade como fonte de força, acaba atribuindo seu estado de doença ou agravo a um ódio divino, a um pecado que deve ser pago, coisas assim... Então, é uma área muito delicada. E essa relação com os líderes religiosos levam muitas pessoas ao sofrimento... Seja pela decepção, seja por vivenciar ou presenciar na prática diferentes tipos de abuso. Acho sempre importante e válido desmistificar essas pessoas, e também os grupos religiosos. Porque, por mais que a religião possa ajudar muitas pessoas de formas diferentes, ainda são grupos sociais cheios de problemas estruturais... E por ser algo qualificado com transcendente, divino, sagrado, as criticas se tornam dificeis. Espero que a humanidade siga sendo capaz de viver a espiritualidade, mas que as pessoas se tornem cada vez mais emancipadas de precisar pertencer e seguir grupos cegamente e sem poder criticar. Nossa espiritulaidade merece ser vivida sem esses abusos e acúmulo de poder por pessoas que NUNCA serão dotadas de um poder divino infalível. Espero que cada vez mais as pessoas dependam menos desses líderes... E que os grupos religiosos sejam livres, sem opressões internas... É utópico, mas é meu desejo e espero poder fazer algo nesse sentido...
Eu creio nos conceitos da espiritualidade livre, conexão com a natureza, boas ações e etc... fazer o bem sem olhar a quem basicamente. E isso, bem, pra mim funcionou bastante. Não me sentia bem em nenhuma das religiões que a mim foram apresentadas, sempre dei de cara com barreiras morais que definitivamente vão muito além do que eu acredito como o divino falando, pra mim, sempre foi um jeito de nos doutrinar e eu não vejo o sentido de muitas doutrinas.
Tive uma trajetória similar, minha última vivência religiosa foi o budismo que ainda carrego muitos dos conceitos. O ser humano é muito carente de figuras de liderança, acredito que por fator biológico mesmo, mas o ideal certamente é descentralizar tudo que a gente faz socialmente seja religião ou modelo sócio econômico e político. Não vamos estar para ver acontecer, mas quem sabe um dia...
Fique nesse canal, Ian. Não sou marxista, mas tenho muito carinho pelo trabalho de vocês e as críticas são necessárias. Os vídeos longos são um excelente tronco junto dos galhos que são os cortes. Manter ambos é fundamental para a construção do socialismo no Brasil!
Eh cara! A luz do conhecimento eh reveladora, mas dolorosa! Lembro que eu achava esse filme "7 anos no Tibet" maravilhoso...mas quando vc vê o background...já era!
Esse vídeo dinamitou a visão hollywoodiana q eu tinha do Tibet. 7 anos no Tibet é uma visão muito romântica e deturpada, pintando os chineses como demônios
Ia ser bom ter um projeto dos criadores de conteúdo marxista fizessem um trabalho de base documentado dentro das periferia,aonde a classe trabalhadora é mais precarisada.
A UP faz algo parecido, que eu saiba, mas é muito difícil, o movimento precisa aumentar e ser de massas, se organize também e vamos fazer isso acontecer unidos.
Esse pra mim é a maior falha da turma marxista da internet O alcance dele são só jovens de nível universitário O único que eu já vi falar com a camada social popular é o Paulo Galo
Ian, você foi uma das melhores coisas que me aconteceram no ano passado. Hoje eu sou comunista, sem eco, sem Trotsky, sem enrolação, mas com muita ciência e história. Muito obrigado.
Esse grupo que foi pro Tibete procurar as origens da "raça ariana" era a antiga Ahnenerbe (Herança Ancestral) que depois mudaram pra esse nome que o Ian falou. Recomendo que pesquisem sobre, pq foi um dos braços mais insanos da SS. Imagina misturar Erich Von Daniken, Graham Hancock e muita anfetamina. Sabe os vilões do Indiana Jones? Então, eram eles. Só pra dar um exemplo da loucura, eles chegaram a achar que o Buda era um "ariano".
Essas histórias dos grupos ocultistas neo nazistas é uma piração da porra, os caras usaram de tudo mesmo pra tentarem provar que eram naturalmente superiores.
Sidharta Gautama (o buda) vinha da "tribo dos homens de olhos cinzas", a nobreza védica do norte da India na antiguidade era certamente ariana. Voce acha mesmo que ele era um tibetano? 🤣
Já assisti um documentário sobre esse braço da SS e concordo plenamente, era um povo mais doido que o resto dos nazistas, não tenho nem palavras pra descrever
Eu nunca tive uma opinião formada sobre esse cara e desconhecia completamente essa história. É impressionante como essas coisas não foram ensinadas no meu tempo de escola 😢
Esses dias estava pensando em pesquisar um pouco sobre a história do tibet e a questão da China, pra entender melhor o que aconteceu fora da propaganda americana. Já tinha assistido esse filme 7 anos no tibet muitos anos atrás também, no filme parece que tudo lá era mil maravilhas. Enfim, esse vídeo foi um bom início pra essa pesquisa.
Pior que antes desse episódio ai do Dalai lambe. Eu não fazia ideia de quem ele era e nem por que ele era famoso... Depois que eu vi o corte do João sobre a servidão de gleba eu fico pensando quantas outras pessoas horríveis e famosas existem e a gente só ignora a existencia...
Que bom que o Abominável Ian das Neves lembrou a senha do canal principal!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk muito bom
É mesmo, nem tinha me tocado que este é o Canal principal. 😅
@@compositordebolsoEu já estava há um tempo considerando o canal de cortes o canal principal kkkk
@@EmanuelGutierrezz de certa forma ele meio que se tornou, eu acho. Kkkk
@@EmanuelGutierrezz inclusive em quantidade de seguidores, esse aqui tinha uns 100 mil a mais de inscritos quando eu comecei a acompanhar o de cortes, hoje tão praticamente com a mesma quantidade, mas só o de cortes, evidentemente, tá ganhando mais inscritos.
A galera que faz as pesquisas junto com o Ian estão de parabéns.
Esse doente crítica a ditadura dos outros e passa o pano pras ditaduras comunistas,um verdadeiro,verme
que isso cara, as fontes são muito ruins. A maioria não tem fonte, é texto, publicado num site, sem fonte. A fonte é um site sem fonte. Vem de sites comunistas em boa parte, e sem fonte.
😁
Sem dúvidas.
4
Essa aula, juntamente com um corte do João Carvalho, me fizeram refletir como as informações chegam totalmente deturpadas pra nós colonizados.
Qual corte? Vc pode compartilhar, por favor? =)
Bora estatizar esse link aí?
Aqui, gente: th-cam.com/video/cLuIFYZbUDU/w-d-xo.html
Quase a totalidade das informações que a mídia tradicional propaga sobre o Vietnam, China, Laos e Coréia do Norte vêm da Radio Free Asia, uma corporação com sede em Washington e que opera muito próxima à CIA, e tem como principal financiador o governo dos US of A. é um programa de desinformação que infelizmente funciona muito bem.
Concordo, por mto tempo tive essa visão romantizada e orientalista dos monges tibetanos. Nunca vi informações sobre o que era o regime antes da revolução e é mto difícil achar coisas sobre. Agradeço aos camaradas que fazem os vídeos e fornecem fontes. Adorei ver as fotos e a alegria dos camponeses tibetanos hahaha
Minhas amigas ficaram tristes com o episódio do Dalai Lambe, disseram que o admiravam. Eu fiquei chocada com o fato de elas não saberem quase nada sobre o Dalai Lambe e o Tibet. Já desci o verbo e desconverti todo mundo.
O Budismo metaforico. Quem coloca a fé em alguém não era budista.
@@caminhodireitabrasil então, algumas delas têm relação com o budismo japonês. Acho que elas se relacionavam com o Dalai-lama como com uma celebridade mesmo.
Fora a imprensa passando pano, imagina se fosse o Putin ou o Xi Jiping fazendo o que ele fez.
Você foi benção😅
e nem precisa desconverter. dalai lama não é o budismo. existem muitas linhagens, tanto dentro do budismo tibetano quanto fora; existe linhagem que sequer considera o dalai lama.
se elas não sabiam muito sobre dalai lama, provavelmente também não sabiam sobre o budismo em geral, ainda mais para serem "desconvertidas"
Em 2018, na penúltima parada antes de chegar ao Everest Base Camp para onde empreendia uma caminhada, conheci um senhor tibetano que morava ali. Ele me falou entusiasmado sobre a presença da China no Tibete, como o país estava melhor e seus filhos felizes morando lá, me recomendou que fosse até lá. Desde esse dia queria ouvir essa História além da história que o senhor me contou. Obrigada ao canal
O Brad Pitt consegue fazer um filme que tenta te fazer gostar de um nazista , e um filme que te faz querer caçar nazista, o cara tem um escopo de atuação gigante.
😂😂😂😂😂😂 não podemos negar o talento dele
🇦🇴
O homi é a ferradura personificada
vixxi
Pq chamam ele de nazi?
Ian, por favor faz um vídeo sobre a história do SUS no Brasil! Eu sou biomédica e mesmo assistindo dezenas de aulas nunca entendi direito, mas quando vc ensina a história dando enfoque a luta da classe trabalhadora tudo faz sentido pra mim. Além disso, mesmo nos livros voltados pra história do sus pouco ou quase nada se fala do PCB, que foi importantíssimo pra organização! Fica aqui minha súplica como fã e como profissional de saúde ❤
!
Boa! Up
Up
Up
Concordo!!!
Eu fui mais um “enganado”, por muitos anos, mas a verdade sempre prevalece, pelo menos pra quem a busca. Nos anos 80 eu li o livro “A terceira visão” de um monge tibetano chamadoTerça-feira Lobsang Rampa. O livro conta a jornada, a vida de um sujeito desde a sua infância até se tornar monge. O livro é cativante porque é rico em detalhes sobre o Tibete, cultura etc. Este livro é o primeiro de uma coleção de livros, acho que uns quinze. Li quase todos. Tratava sobre ocultismo, espiritualidade, viagem astral, reencarnação, etc. Teve um livro que conta a trajetória de um suicida. Em todos os livros, sempre dizia que o que escrevia era a mais pura verdade e claro, não perdia a oportunidade de criticar a invasão da China. Os anos se passaram, veio a internet felizmente e através dela fiquei sabendo que o autor lobsang rampa nunca existiu e que o autor era um bombeiro hidráulico inglês que tinha grande aptidão na escrita e imaginação, claro que muitos detalhes devem ter sido baseados em outras obras. Me senti um desenganado, mas me senti melhor. Não posso deixar de dizer que muitas informações me ajudaram a passar pela minha juventude. Não tinha conhecimento dessas atrocidades no Tibete mas agora com essas informações é possível entender o por que da demonização da China, comunismo pelo oriente encabeçado pelos eua. É triste, revoltante toda essa mentira propalada nesses dias. Grato pelas informações.
Esse plot twist do livros veio na voadora. 😂 😂 😂
É o mesmo mecanismo que leva os crentes a se converterem
Eu também fui enganado pelos livros desse tal de Lobisomem, ooops, Lobsang Rampa em minha adolescência!😮😮
Também li a 3@ visão na minha juventude. Descobri igual você sobre Lobsang Rampa.
Eu também fui uma das enganadas por esse falso monge. Era uma época de fortes descobertas da espiritualidade. Mas, hoje, já deixei para trás a idolatria. Ótimo vídeo.
Valeu garoto. Uma coisa engraçada que me lembrei há algum tempo foi de um jornalista, acho que era analista político da Globo, que ficou muito puto num período onde o Bono Vox vivia defendendo o Lama e disse o seguinte em uma entrevista, se não me engano: "esse pessoal que pede por Tibete livre, não tem a menor ideia do que estão falando, naquele sistema, se você não for um monge budista, você é menos que um cachorro". Queria muito me recordar quem foi o jornalista, mas achei interessante lembrar disso que ocorreu há tanto tempo.
Bono Vox é bem burro... Defendeu a Ucrânia..
Teria sido o Chico Pinheiro?
Quero saber o nome do santo
N é botando pressão mas eu quero muito o "Pq odiamos Winston Churchill"
Esse aí vai ter 15 horas de duração
cara que incrivel, 40 minutos de aula e pareceram dois minutos. Isso tá PERFEITO
vdd passa rápido
Parabéns ao Ian, à camarada Sued da Unidade Popular e o Comuninja da Soberana pelo excelente trabalho de pesquisa e divulgação.a Venceremos!
Camarada Ian e Comuninja passaram um trator no senso comum sobre o Tibet. Muito bom!
Poise! Até no fato da galera se armar com rifles....achava que os maluco eram brabo mesmo no melee
estou a 20 anos esperando o "porque odiamos Gorbachev" e até hj n saiu, este canal estava ausente de postagens tem um tempo e fui presenteado com este video hoje, maravilha!
No final quem fez foi o João Carvalho
@@jhonatan3786 cadê? não vi
@@jhonatan3786 se tio joão, fizesse um canal igual a esse, teria mais de milhão de seguidores, ele já sabe de muitos assuntos, dos mais variados períodos históricos, e das mais diversas culturas, o que falta é tempo, e ele compreender o algaritmo, igual o ian, faz.
@@guenzogameplays pesquisa "João Carvalho Gorbachev" que ce acha, só n tem "Porque odiamos no titulo" e é no estilo do João Carvalho de vídeo, mas o próprio Ian disse q ele q fez um
@@Thomasravelly penso exatamente a mesma coisa
Pratico budismo tibetano. Tava um pouco ansioso com esse vídeo pq vi algums setores da esquerda falando muitas asneiras infundadas sobre a doutrina budista por causa do episódio do Dalai Lama. Sempre tive opiniões meio conflitantes com ele, e esse video, que só pôs lenha na fogueira. Ótimo vídeo de novo, Ian
Se o Dalai Lamba fez aquilo em público, imaginem o que ele faz no privado...
Putz ... ! O dalai- lambe tem estimular simplicidade ... vivendo numa casinha de 1000 quartos milhares de servos...! Obrigada pelas informações...
Que saudade que eu tava dessas "vídeo-aulas" do Ian
Como esse vídeo me fez chorar... Grata por tuas pesquisas, coragem e disposição em enfrentar o risco para ensinar/ explicar/ relatar a verdade. Eu sou professora alfabetizadora aposentada e historiadora. Mas, minha área de interesse é a História Antiga. Nunca tive simpatia pelo Dalai nem paciência prá ver o filme avatar. Ainda bem. Ou estaria mais decepcionada. Li o Lobsang Rampa e considerei impossível o relato dele de tomar o corpo de um vivo. É tomar a gente como imbecil. E a minha preferência por religião vai para as de matriz africana. São encantadoras porque cada casa é um reino africano transplantado no Brasil. Há muita falha, mas, há muita alegria também. E dê alegria eu gosto. Parabéns pelo teu trabalho, Ian. H'Shem e Olorun te abençoem sempre ! rs !
E pensar que nos anos 2000 eu gostava desse homem. Que arrependimento. Graças à Deus eu fui liberto dessa visão
Feliz que esse canal voltou a ser atualizado ❤
Vídeos de "por que odiamos?" trazendo pessoas como o Dalai Lama, que mesmo gente da esquerda admira achando que é bonzinho, é uma ótima ideia! Continue trazendo coisas do tipo, como por exemplo sobre o Obama
Comentário do engajamento e da felicidade, FINALMENTE ESSE CANAL LINDO VOLTOU AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Agora só falta o Laus 2
Lágrimas surgiram nos meus olhos quando vi as fotos de depois da libertação, a partir dos camponeses queimando os títulos. Dá pra ver q é sorriso genuíno de alegria e alívio. O fotógrafo foi extremamente preciso, é de emocionar 🥺
Sou budista e não estou ofendido. Obrigado pelo vídeo e que bom que esse canal voltou
Eu pratiquei e ainda sigo muito do budismo tibetano, acho muito profundo os ensinamentos, mas já havia notado que há muito machismo e conservadorismo tosco que vão diretamente contra os ensinamentos do budismo. Essa análise conectou muitas coisas. Parabéns pela análise Yan, espero que tenha mais conteúdo no canal principal, você é muito didático e nos videos curtos ou comentados não aprendo tanto quanto o conteúdo daqui.
A gente tem que saber separar o que é Darma do que é cultural. E a cultura muda: nós não teríamos hoje Lamas mulheres se o vajrayana não tivesse sido obrigado a se expandir para o ocidente. Se hoje os Lamas tibetanos admitem que nossas Lamas mulheres são boas praticantes, isso se deve às novas circunstâncias, e é muito mais responsabilidade delas do que deles. Soma-se a isso o fato de que na cultura tibetana a religião se mistura com a política, o que é algo que a gente também tem que saber distinguir, porque se mistura com os conflitos por poder (o que também não é Darma). Obs.: também pratico budismo tibetano. Sempre termino minhas meditações dedicando a prática ao benefício de todos os seres; é um excelente treinamento para a mente se desapegar do eu e se acostumar com a noção de interdependência. E como uma vez ouvi o meu Lama dizer "a gente tem que se crítico com o método da prática. Não é porque é meditação que vai fazer bem; dependendo do contexto da pessoa e do método, pode até fazer mal". E antes de tudo, sempre se perguntar se uma prática ou ensinamento é válido pra vc, se faz sentido pra vc. Nunca confiar de primeira no professor, sempre trazer à prova o ensinamento.
@@reginaceliadelima4017 bem falado.
Eu sou budista, mas infelizmente o clero budista acabou ficando do lado errado da História no século XX (exceto na China, onde a religisão sofreu um duro golpe desde a República).
No Japão todas as ordens/escolas, sem exceção, apoiaram o governo imperialista na segunda guerra. Os grupos resistentes foram o laicado que se recusaram e resistiram. Como resultado, hoje no Japão o clero budista se tornou apenas um negócio de velórios e quem mantém o budismo vivo são os Novos Movimentos Religiosos que são focados nos leigos.
Pergunta sincera. Ao julgar pelo seu nome, você não tem nenhuma conexão cultural com o budismo tibetano. Porquê resolveu seguí-lo?
@@reginaceliadelima4017 você expressou muito bem, sim o machismo e conservadorismo que falei são desse budismo tibetano que originou o que temos hoje e que está misturado com a cultura no tibet, mas que veio mudando principalmente com a expansão para o ocidente e com novos lamas. Mas é bem interessante perceber essa separação entre dharma e os jogos de poder que manipulam a própria religião, e que vemos acontecer em todas religiões por sinal. De qualquer forma espero que essas contradições históricas não desencorajem quem tem curiosidade no budismo porque o dharma traz um entendimento muito grande a nossa existência.
Eu jurooo esse vídeo era tudo oq eu precisava, inclusive eu AMO estudar a história do Tibet e tbm tenho estudado muito sobre isso ultimamente
🇦🇴
Eu aprecio a coragem que você tem pra estudar um país que foi um INFERNO NA TERRA e com estudo e literalmente fotografias sobre a escravidão, torturas e entre todo tipo de crueldades humanas facilmente acessíveis como o tibet.
Cada video seu e do Joao eu me orgulho mais e mais de ter me tornado comunista! Muito Obrigado camarada Ian ❤
Idem
Simmm
Muito interessante mesmo! Outro dia ouvi uma famosa jornalista brasileira, que está longe de ser de esquerda, contar o choque dela ao visitar o palácio de Lhasa, pois a opulência dos túmulos dos Dalais, que contém em média 600 quilos de ouro e pedras preciosas provoca um contraste chocante com a extrema pobreza dos servos que viveram na mais absoluta miséria. Ela voltou convencida de que o discurso da elevação espiritual era oco, só um pretexto para manter a casta dominante sem questionamento.
Na verdade, a prática de contemplação não exclui a possibilidade de um sistema social de castas, como era o tibetano.
E o lugar não ser um "paraíso espiritual recheado de seres evoluídos" não é motivo para apoiarmos genocídio cultural, invasão e matança.
A Coreia do Norte é dividida em castas , sua vida será boa se seus antepassados tiverem lutado só lado do Kim il Sung , caso tenham seus antepassados lutado só lado dos EUA sua vida será bem mais difícil
@@CarlosEduardo-qt8np Mas caso se coloque ao lado do Socialismo, tem como se desvincular dessa "linhagem"?
Não ser um paraíso não quer dizer que pode ser um inferno. Mutilação e escravidão são sim bons pretextos pra invasão.
Eu gosto dos cortes, mas tenho um carinho muito grande por essas aulas! Acho elas essenciais e o formato que você faz é muito didático. Por mim, se tiver um vídeo desse e um "Por que odiamos?" ao mês e o resto ser cortes, estará ótimo, perfeito! Ahaha
Que vídeo completo, obrigada à equipe! 👏👏👏
Eu sigo o budismo tibetano e sempre quis entender melhor o rolê do Tibet, mas não sabia como. A gente ouve bastante sobre opressão chinesa contra o povo tibetano nos ambientes de budismo Mahayana, sempre quis entender para além do que é dito na sanga. Pelo menos pra isso aquele episódio pavoroso serviu.
Grata pelo material de apoio também! 🙏
O canal de cortes é mais crítica. O canal principal é uma aula de história, o que gosto muito!
🇦🇴
Mais vídeo pro canal principal, avante!
Estar do lado dos fatos é gostoso demais
Eu sou budista, sigo a linhagem tibetana por simpatia a filosofia. Todos os budistas praticantes q conheço tem seus altares em casa com fotos de Lamas q antecederam o Dalai Lambe e do próprio.. hahaha.. Não tenho um altar!! Por algum motivo, nunca achei prudente.. Hoje tive minha resposta.. Sim!!!!! Vc foi uma das minhas respostas divinas!!! kkkkkkkkk.. Com uma explicação q me dou o direito de chamar de "auspiciosa"!! Sigo vivendo de acordo com a filosofia a qual me identifico há pelo menos 5 anos e pretendo conseguir continuar separando o espiritual do humano.. É menos traumático acreditar em figuras sentadas num lótus, ou num macaco mudando de cor ao longo da estrada da existência.. Obrigada, Ian!
Se tem as imagens por respeito e pela conexão auspiciosa com o Buda, usar o Ian como resposta auspiciosa é um pouco complicado por que a fala dele é carregada de forma negativa. Há um tanto de figuras, deidades e bodisatvas no budismo que fizeram coisas abomináveis e há a sua figura como somente projeção auspiciosa, não podemos olhar pras imagens, altar e fotos como um cristão olha para um santo, você sabe que não é assim que funciona.
Dalai-Lama tinha 25 anos quando foi pro exilio, muito se fala do imperador fantoche chinês mas não se fala como o irmão mais velho do Dalai o mantinha na ignorância, tanto que em 1996, o Dalai Lama soltou uma declaração que deve ter deixado desconfortável a comunidade exilada. Em parte, ela dizia: “O marxismo está baseado em princípios morais, ao passo que o capitalismo se preocupa apenas com ganhos e lucratividade.” O marxismo promove “a utilização equitativa dos meios de produção” e se preocupa com “o destino das classes trabalhadoras” e “as vítimas da […] exploração. Por esses motivos, esse sistema me atrai, e […] acredito que sou meio-marxista e meio-budista.”49" ///// ( uma observação, Dalai Lama sofreu pressão pra parar de falar bem de comunismo nos EUA na mesma época.
Se você pesquisar tudo que o Ian falou, a maior parte está tirada de contexto ou até mesmo não foi daquela forma, como por exemplo o caso de que a mulher deveria reencarnar no mínimo bonita.
Ele não usou essas palavras, ele ressaltou que, caso houvesse alguma reencarnação de Dalai lama como uma mulher, talvez ela seria mais bonita que ele, achei o vídeo tendencioso pois falta com a verdade e manipula os fatos ocorridos.
no avatar, os nomades do Ar vestiam roupas inspiradas nos monges tibetanos, viviam pacificamente nas montanhas, eram os mais conectados com o "mundo espiritual" e eram avançados em questoes sociais, tais como aceitar relações entre pessoas do mesmo genero por exemplo, até a nação do fogo invadir e matar (quase) todos os monges pra evitar o nascimento do Avatar q eles sabiam q iria renascer lá, o filho do avatar Aang na segunda saga "A Lenda de Korra" se chama justamente Tenzin, a figura paterna do Aang se chamava Gyatso... mesmo que seja mais plausível que a nação do fogo seja inspirada no japão imperial, toda a estética aponta pra propaganda do Tibete oprimido
Na época um colega historiador me falou da propaganda, eu não botei fé, mas hoje estamos aqui né.
Pior q meu desenho favorito é Avatar a lenda de Aang. Kkkkkkk pessoal fica tiltado com a lenda de Korra pelo Amon ser propaganda anti comunista, o Aang e todo seu povo tbm é uma propaganda KKKKKKK ta foda vey. 😢
Só uma correção, o avatar já havia nascido e eles sabiam disso. Eles matam todos os monges do ar porque não sabiam que o avatar (o único dobrador restante do ar) tinha escapado.
Pra ser sincero eu acho que no caso do Avatar é uma questão de propaganda inconsciente, Os criadores provavelmente cresceram consumindo mentiras sobre o Tibete assim como eu e como a maioria das pessoas nos comentários
Eles provavelmente acreditam na história popular que é contada sobre o Tibete
Que tenha voltado pra ficar!!
Yan Neves sempre destilando sua sabedoria. Sou muito fã.
Ótimo ouvir. Pq muitas pessoas se espantam comigo qdo me refiro ao Dalai Lama nesses termos. Obrigada!
Que aula, ian ! Estou viajando por toda a China e conhecendo todas as Províncias. Cada vez mais apaixonado por este pais e cada vez mais, respeitando a sua história. A minha prixima parada é o Tibet e agora, com uma visão aprimorada sobre aquela região. Valeu demais ! Grato ! Figueiredo
Expedição Planteta China
Canal voltando, isso que o brasileiro gosta! ❤
Como sempre, nível de pesquisa excelente, aliado a uma didática coesa e eficiente. Obrigado por mais um vídeo, camarada.
Parabéns aos pesquisadores por auxiliar nessa aula!
Comentando porque esse canal merece todo engajamento do mundo. Obrigado Soberana mais uma vez por existirem!
Estava com saudades desses vídeos. Vou assistir umas quinze vezes pra compensar.
somos metralhados por propaganda anti-comunista desde que nascemos. obrigado por ajudar na desconstrução desse pensamento na nossa sociedade, camarada
O momento mais esperado do ano chegou!
Admiro o seu trabalho!
Toda vez que eu penso que não tem como ficar ainda mais surpresa com propaganda americana, eu vou lá e me choco ainda mais.
Eu vi...
Eu vi o História Pública estreiar um vídeo depois de muito tempo...
Me sinto satisfeito com a vida 😌
🇦🇴
Saudades desse canal, venceremos!
Obrigado camarada Ian, por nos dispensar informações preciosas sobre o Tibet.
PESQUISA FODID@ DE BOA! Adorei a aula; Uma verdadeira desintoxicação da alma!
O nivel do humor deste dengo que tanto nos informa, é de uma qualidade sinistra, um primor, o puro creme do millho verde, perfeição e leveza, desce suave, sabor de "quero mais"... que complemento, que construção, timing, informação e ironia (na medida exata) só tenho duas palavras: OBRI GADA !!!
Maravilha!
O ensaio tá incrível. Muito didático. É admirável como você consegue tratar de assuntos tão pesados de forma leve. Parabéns camarada Ian e camarada Comuninja.
Dentro todos os influenciadores, apenas 1 defendeu o Dalai Lama: Spooky Houses
Este video é libertador!
Este vídeo me veio a mente o “ O mito da caverna de Platão “
Como os poderosos querem nos deixar dentro da caverna, cresci achando que o Dalai-lama era um Santo!
Obrigado por este vídeo, talvez não tenha me tirado ainda da caverna, mas ajudou!!👏🏼👏🏼👏🏼
Cara, como eu nunca ouvi falar nisso???? Totalmente chocada
Parabéns Ian. Quando vc tiver um tempinho faz uma abordagem sobre os sindicatos na atualidade.
Excelente recorte, certamente envolveu bastante pesquisa.
Eu já tinha visto na live mas fiquei esperando sair o corte pra poder rever alguns detalhes.
Tenho muita afinidade com os ensinamentos budistas, e o budismo me ajudou muito a encontrar um sentido d conexão com a vida e a existência. Foi no budismo que eu tive uma das minhas maiores crises existenciais, mas depois meio que sanei aquilo que me afligia tanto. Não que não aflija mais, mas ficou muito mais leve. Então foi muito decepcionante ter visto o Dalai Lama com aquele menino indiano. Fiquei muito puto, muito triste, decepcionado mais uma vez no cenário da espiritualidade.
Infelizmente, por mais importante que seja pra humanidade a dimensão da espiritualidade, é um meio em que muitas ideias e praticas legais, ideias como compaixão, amor, paciência, acolhimento, esperança, motivação, força, se misturam com presunção, arrogância, preconceito, anticientificismo, opressão, abusos, escravidão, guerras, violência.... E uma das piores coisas são os líderes espirituais, que se tornam ídolos santificados, que nunca podem ser questionados. E nisso, esses líderes mobilizam muitas pessoas, enganam, passam uma imagem de santidade, mas por trás [e as vezes explicitamente mesmo] são pessoas escrotas, abusivas, cheias de ideias tortas. Minha primeira decepção foi o Osho. Eu curtia algumas coisas que ele escrevia... Quando comecei a eu mesmo ler, percebi que o conteúdo dele era um mix de ideias interessantes e até libertadoras, com uma dose de misoginia, preconceito e confusão.
Depois foi no espiritismo... Uma doutrina que eu comecei a ter interesse, porque tem essa ideia [que na real é meio ruim], de unir ciencia e religião. Entao, para mim que sempre fui meio cartesiano, era uma forma de me reaproximar da espiritualidade por um vies mais racional. E aí começo a me deparar com ideias racistas, essa coisa de evoluir, de justificar nascimentos em circunstâncias difíceis como uma forma de evolução...
Daí veio a teosofia kkkkk que também me pareceu muito legal a primeira vista. Pô, que legal: espiritualidade, ciencia e filosofia, agregar conhecimentos hmmmm bacana. Aí percebo que os jovens da teosofia até tem um pouco de bom senso, mas a galera mai velha é super reacionária. E quando iniciei as leituras para me aprofundar, vi mais do mesmo: racismo, classismo, elitismo, deturpação de crenças... Até decobrir por fim que de fato a teosofia e o que a Helena Blavatsky falava fez parte da base dos ideias nazi...
Bem que aquele papo de FRATERNIDADE BRANCA já me deixou com os dois pés atrás.
A Blavatsky foi uma das primeiras a falar de raça ariana como a mais evoluída das raças "espirituais" que a humanidade pode alcançar...
E nos livros, tanto dela quanto de outros autores, uma merdas do tipo: O patrão e o empregado tem uma relação além do vínculo trabalhista. O patrão também propicia um vislmbre de um estilo de vida SUPERIOR, para que os empregados possam assim evoluir.
EU FIQUEI: O.o OI???????
Meu TCC foi sobre espiritualidade na enfermagem, porque eu acredito que essa dimensão espiritual, uma dimensão nossa em que buscamos uma conexão com a vida, a existencia, a natureza, ou algo maior, seja parte do que é ser humano. E ainda creio nisso. Todos buscamos de alguma forma nos conectar com a experiencia de estar vivo sabendo que um dia morreremos. E essa busca pode ser muito benéfica. Assim como a religiosidade pode ter um papel muito positivio na vida das pessoas e até da saúde. Mas o contrário também acontece. Tanto é que, na literatura científica, falamos por exemplo do coping relgioso negativo... Quando a pessoa, em vez de usar a religiao e espiritualidade como fonte de força, acaba atribuindo seu estado de doença ou agravo a um ódio divino, a um pecado que deve ser pago, coisas assim... Então, é uma área muito delicada. E essa relação com os líderes religiosos levam muitas pessoas ao sofrimento... Seja pela decepção, seja por vivenciar ou presenciar na prática diferentes tipos de abuso.
Acho sempre importante e válido desmistificar essas pessoas, e também os grupos religiosos. Porque, por mais que a religião possa ajudar muitas pessoas de formas diferentes, ainda são grupos sociais cheios de problemas estruturais... E por ser algo qualificado com transcendente, divino, sagrado, as criticas se tornam dificeis.
Espero que a humanidade siga sendo capaz de viver a espiritualidade, mas que as pessoas se tornem cada vez mais emancipadas de precisar pertencer e seguir grupos cegamente e sem poder criticar.
Nossa espiritulaidade merece ser vivida sem esses abusos e acúmulo de poder por pessoas que NUNCA serão dotadas de um poder divino infalível.
Espero que cada vez mais as pessoas dependam menos desses líderes... E que os grupos religiosos sejam livres, sem opressões internas... É utópico, mas é meu desejo e espero poder fazer algo nesse sentido...
Obrigado por compartilhar suas experiências
Disse tudo! Parabéns!
Eu creio nos conceitos da espiritualidade livre, conexão com a natureza, boas ações e etc... fazer o bem sem olhar a quem basicamente. E isso, bem, pra mim funcionou bastante. Não me sentia bem em nenhuma das religiões que a mim foram apresentadas, sempre dei de cara com barreiras morais que definitivamente vão muito além do que eu acredito como o divino falando, pra mim, sempre foi um jeito de nos doutrinar e eu não vejo o sentido de muitas doutrinas.
Tive uma trajetória similar, minha última vivência religiosa foi o budismo que ainda carrego muitos dos conceitos. O ser humano é muito carente de figuras de liderança, acredito que por fator biológico mesmo, mas o ideal certamente é descentralizar tudo que a gente faz socialmente seja religião ou modelo sócio econômico e político. Não vamos estar para ver acontecer, mas quem sabe um dia...
Ótimo depoimento
O Ian descrevendo a origem da Antropologia e ficando pistola kkkkkk É, era isso aí mesmo. Sad but true.
Antropologia era mega free style, só faltava usar sonho de referência.
Fique nesse canal, Ian. Não sou marxista, mas tenho muito carinho pelo trabalho de vocês e as críticas são necessárias. Os vídeos longos são um excelente tronco junto dos galhos que são os cortes. Manter ambos é fundamental para a construção do socialismo no Brasil!
ele disse q vai focar mais nesse canal e q vai descontinuar o comunews na twitch, daí vai ter mais tempo d fazer videos pra esse canal
Eh cara! A luz do conhecimento eh reveladora, mas dolorosa! Lembro que eu achava esse filme "7 anos no Tibet" maravilhoso...mas quando vc vê o background...já era!
Devo admirar este Ian. Em simples fatos se prova como é fácil destruir um ídolo.
Esse canal poderia se chamar "o abridor de olhos" ou "o demolidor de mitos". AMEI!!!!!!
Uma vez que você pensa fora da caixa hegemônica não tem mais volta
EU ACREDITEI ATE ONTEM QUE O TIBET ERA UMA TERRA SAGRADA 😳😳😳😳
Pessoal, O Ian não quis dizer que o Brad Pit é nazista, e sim que ele interpretou um.
Muito bom o canal ter voltado!!!
Esse vídeo dinamitou a visão hollywoodiana q eu tinha do Tibet. 7 anos no Tibet é uma visão muito romântica e deturpada, pintando os chineses como demônios
Ia ser bom ter um projeto dos criadores de conteúdo marxista fizessem um trabalho de base documentado dentro das periferia,aonde a classe trabalhadora é mais precarisada.
A UP faz algo parecido, que eu saiba, mas é muito difícil, o movimento precisa aumentar e ser de massas, se organize também e vamos fazer isso acontecer unidos.
COMUNISTAS só se aliam na prisão. ... Hahaha
O Chavoso da USP fez - th-cam.com/video/J1u2RHXUNNw/w-d-xo.html
Verdade
Esse pra mim é a maior falha da turma marxista da internet
O alcance dele são só jovens de nível universitário
O único que eu já vi falar com a camada social popular é o Paulo Galo
Excelente material apresentado. Vou ter muita coisa para ler. Sou totalmente ignorante sobre o Tibet
Obrigado pelo retorno!!!
Muito bom, camarada! Estou bastante feliz que o canal principal voltou!
Que saudade de vc, cara. Vlw pelo vídeo. Muito monstro. Salve Ian e Comuninja.
Tema brabo dms, to ansioso para assistir
Que aula! Continue esse trabalho tão necessário! Parabéns a todos.
Ian, você foi uma das melhores coisas que me aconteceram no ano passado. Hoje eu sou comunista, sem eco, sem Trotsky, sem enrolação, mas com muita ciência e história.
Muito obrigado.
Ele voltou!!!
comentário do engajamento, up up up!!!
Esse grupo que foi pro Tibete procurar as origens da "raça ariana" era a antiga Ahnenerbe (Herança Ancestral) que depois mudaram pra esse nome que o Ian falou. Recomendo que pesquisem sobre, pq foi um dos braços mais insanos da SS. Imagina misturar Erich Von Daniken, Graham Hancock e muita anfetamina. Sabe os vilões do Indiana Jones? Então, eram eles. Só pra dar um exemplo da loucura, eles chegaram a achar que o Buda era um "ariano".
Essas histórias dos grupos ocultistas neo nazistas é uma piração da porra, os caras usaram de tudo mesmo pra tentarem provar que eram naturalmente superiores.
eita coquetel de desgraça
Sidharta Gautama (o buda) vinha da "tribo dos homens de olhos cinzas", a nobreza védica do norte da India na antiguidade era certamente ariana. Voce acha mesmo que ele era um tibetano? 🤣
Já assisti um documentário sobre esse braço da SS e concordo plenamente, era um povo mais doido que o resto dos nazistas, não tenho nem palavras pra descrever
@@amanda.2416 tem o link desse doc?
"Oh, Dalai Lama. O que é essa suástica aí no seu nick?"
Dalai Lama: Ah, isso aqui é porque eu sou budista.
Eu nunca tive uma opinião formada sobre esse cara e desconhecia completamente essa história.
É impressionante como essas coisas não foram ensinadas no meu tempo de escola 😢
❤Veja 😅😅conheci essa semana seu canal amei .Menino você é bom parabens prlo trabalho saudações carioca
Um vídeo rico e super esclarecedor. Muito obrigado pelo conteúdo.
Parabéns Ian, vc é extraordinário 🎉❤
Parabéns, Ian!!!
Esses dias estava pensando em pesquisar um pouco sobre a história do tibet e a questão da China, pra entender melhor o que aconteceu fora da propaganda americana. Já tinha assistido esse filme 7 anos no tibet muitos anos atrás também, no filme parece que tudo lá era mil maravilhas.
Enfim, esse vídeo foi um bom início pra essa pesquisa.
Parabens pela coragem de trazer essa história à tona
Tava com saudades de vídeos nesse canal, apesar de amar os cortes tbm
Meu deeeeeuuusss ❤❤❤❤
Ian...vc me desconstrói.
Obrigado.
Cara, genial esse vídeo! parabéns a você e à Soberana!
caraca tava esperando esse video dmss
Esse canal é bem melhor pra vídeos do tipo. Tem maior alcance também.
Amo os vídeos ensaios! Me ajuda a distrair dos afazeres diários, mas não me deixa com a sensação de que tô perdendo tempo pq é bem informativo
Honesto! Excelente!
Pior que antes desse episódio ai do Dalai lambe. Eu não fazia ideia de quem ele era e nem por que ele era famoso... Depois que eu vi o corte do João sobre a servidão de gleba eu fico pensando quantas outras pessoas horríveis e famosas existem e a gente só ignora a existencia...
Hollywood é uma industria fomentada pela pedofilia, eu não assisto mais filmes americanos por isso
Já vi muito esse filme , 7 anos do Tibet - gostei muito do filme
Ótimo vídeo