Sou carioca mas meus bisavós vieram do Vêneto! Tenho cidadania e sou muito feliz por fazer, parte deste povo! Viva lá nostra belíssima Itália!❤️❤️❤️🇮🇹🇮🇹🇮🇹
Quando fui pra Itália,peguei a fotocópia da certidão original do meu avô em Castel Franco,fuiquei mto emocionada em saber qnto aquele povo sofreu,vieram para o Brasil sem quase nada de assistência,jogaram o povo no Mato é não deram assistência,sou de Sta Catarina divisa c Rio G do Sul.
Io sono uma imigrante peruviana q ama questa cultura, vivo em SP faz 15 anos. Conheci está cultura maravilhosa na minha terra e nunca deixarei de amar. Viva Italia!!!!! Meu Matteo e minha Sophia sono mio filhi anche piace l'Italia. 💓💓💓💓💓💓💓💓💓 Amo con il mio cuore!
Sem dúvidas, os imigrantes foram grandes contribuintes para a formação da atual cultura paulista, sem nos esquecer jamais, que os paulistas têm desde o início sua história e cultura própria. Que Deus nos abençoe sempre.
Sou neta de italianos, devo tudo aos meus avós, a herança genética, o jeito carinhoso e único de expressão que os italianos têm, tudo o que eles construíram, toda a estrutura física( imóveis) e a estrutura familiar genuínos, sou apaixonada pela história dos meus avós italianos.. Pela parte da minha avó Cochiarrelii ( Castellabatte), Avô -Ferro ( Salerno)
Muitos brasileiros que apesar de não ter o sobrenome italiano e descendente de italiano, o meu caso é assim também. Os avós maternos da minha mãe são italianos Maria bianchi Rômulo callegari os avós paternos Maria torrezani e o avo português MarcoLino Leal , viva a Itália viva nossa são Paulo
Documentário sensacional.... Sempre digo que sou um italiano que nasceu fora da Itália.....sou descendente de italiano tanto do lado paterno e do lado materno....meu sangue é italiano meu coração brasileiro.....e viva o povo ítalo-brasileiro...
Sou professor de espanhol nos Estados Unidos e nas minhas aulas sempre ensino aos meus alunos a diversidade da América Latina, uma região mágica do mundo, onde existem pessoas de todas as partes e de todas as raças e misturas.
não tenho ascendencia italiana, mas me encantam a cultura, a arte, o povo, tudooooo Faço italiano por puro prazer , e foi uma grata surpresa ver meu amigo italiano Rocco Belletti , mostrando o obelisco do ibirapuera Lindo documentario
Eu amooooo a Itália e os italianos. Foi o único país da Europa que visitei 3 vezes! Quando criança convivi com algumas famílias de italianos, dentre elas uma bem grande de vários irmãos, pais, filhos e netos.
Adorei e amo a cultura italiana! Meu avô por parte da minha mãe é descendente de italianos! Tenho orgulho de carregar na minha corrente sanguínea seu sangue! Sou Palestrino ferrenho!
Meus avós por parte de pai vieram de Emília romagna e Lombardia, meu pai cozinhava muito bem parece que a gastronomia tá no DNA , ele fazia ao ponto todo prato italiano muito bem . Sou de São Paulo e me sinto privilegiado de ser descendente desse povo guerreiro que descendeu dos guerreiros no império romano .
@@maders2034 Eu gosto, é a marca da influência caipira, uma das culturas mais influentes no Brasil, o "R" retroflexo está presente em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e todos os estados do Centro-Oeste.
@@maders2034 O R aspirado do RJ e demais partes do país é uma anomalia dentro da língua portuguesa. Foi um delírio coletivo da família real portuguesa que pagava pau pra França e passou a emular o sotaque francês e, como se fosse uma espécie de vírus, transmitiram esse R francês ao RJ e "contaminou" boa parte do país, tanto que nem se fala assim em Portugal. A ida da família real ao RJ foi a "cura" de Portugal pra esse delírio coletivo e foi a "doença" para parte dos sotaques brasileiros. Antes o R caipira que é herança indígena do que esse R alienígena do RJ! E engraçado que, muito provavelmente, quem acha feio o R caipira no português não deve falar um pio do mesmo R pronunciado pelos americanos. rsrs
Sei que vocês são do Comite de São Paulo, mas bem que podia ter um documentário tão rico sobre os Italianos do sul do Brasil, gostei muito desse documentário, a arquitetura mostrada, as histórias, adoraria ver isso do meu sul. Abbraccio a tutti
Sou um poliglota italiano, gosto muito de ver como o meu povo criou uma segunda Italia no país que eu amo. 🇧🇷❤🇮🇹 PS: Se quer de responder utilize o português, falo a vossa língua muito bem.
Como dizia uma frase do início do século XX: "O Brasil é filho de Portugal, mas São Paulo é filho da Itália". Tenho muito orgulho de ser descendente de italianos e de, recentemente, conseguir minha cidadania italiana. 🇮🇹
Maranata! Belo documentário. Orgulho do Brasil e de ser brasileiro. Brasil pátria amada família e tradição e imigração plural. Deus é maravilhoso. Amém.
Muito bem Carlos, gostei do seu ponto de vista devemos valorizar nossa linda cultura, concordo também que devemos conversar e conviver mais entre nós, aqui no Sul do PR na cidade onde moro sempre descendentes em comum viram amigos desde criança, realmente como disse o Bruno Stippe, parece que temos umas célula que nos liga com o passado. Parabéns a todos pelo trabalho do vídeo!
O interessante, é que São Paulo e o Sul, são as regiões que mais receberam os Europeus. E os trataram bem. Mas há inúmeros casos de brasileiros que vão para a Europa, e sofrem xenofobia.
Desde o começo de São Paulo sempre português 🇵🇹 depois veio os imigrantes de todo o lado. Mas nunca esqueci meus tios portugueses nascidos em Portugal, ilha da Madeira q já faleceram em São Paulo e os meus primos brasileiros hoje com filhos também nascidos em São Paulo.
Oque digo a meus conterrâneo nordestino. O sul e o sudeste devem muito o seu desenvolvimento e riquezas aos os emigrantes.Diferente do nordeste do Brasil.
Eu sou de Argelia, minha namorada e brasileira e pai dela e italiano Riggio calabre , por favor razao para mim que eu vou poder por ai , Que Deus abençoe tudos brasileiros, um braço
Io vissuto 9 anni e 2 mesi a Roma ed sono andato una volta a regione D'abruzzo. Fratello mio abita a Settimo Torinese, sposato mi cognata che é nata a Margherita de Savóia ed mi nipoti vivi al Piccolo paesino de Casal Grasso in Piemonte.
Auguri e grazie a tutti! Peccato che non ci sia stato e non c’è fin ora una scuola d’italiano per i discendenti! I genitori se devono spendere li mandando imparare l’inglese!!!
Lembro na década de 80 quando a BAND começou a transmitir o Campeonato Italiano, nas manhãs tinha antes de iniziare le partite, ZACCARO, programa de música, saudades dos jogos da Roma Giallo Rossa, os jogos do Napoli de Maradona e Careca e LA VECCHIA SUGNORA de Zoff, Gentille, Cabrini, Platini, Laudrupp e Boniek.
Estou tentando descobrir mais sobre a família Bentoglio, mas tá difícil, consegui agora descobrir que meu bisavô Domingos Bentoglio é Domenico Bentoglio e era de Bergamo.
Sono molto felice di vedere questo documentario, che racconta le storie di italiani come mio padre, che sono emigrati in N ragioni e hanno costruito una città fantastica e la cui famiglia viene prima di tutto. Sono figlio di un romano, nato a Pari/Mooca. Oggi vivo a Napoli e mi manca molto. Quando torna il "C... chissà!", aspettami.
A família siega encontra- se na cidade de Trieste . Mas o sobrenome siega é um sobrenome típico de Veneza e murano pois, a família siega morou em Veneza até meados do século dezoito .a família Reginato os documentos da árvore genealógica estão em milao ,e família siega, a minha bisavô que se chama Giacomina Togni fugiu da Itália e veio construir a vida.
Meu pai é torcedor do Palmeiras, minha mãe do Juventus e eu sou Cruzeirense e gosto do Juventus e um pouco do Palmeiras (pelo menos mais que o Corinthians).
Gostei do vídeo, porém como historiadora (especializada em imigração italiana) senti falta de falar do Memorial do Imigrante, que foi a porta de entrada dos primeiros italianos que chegaram a São Paulo. Vocês falam da importância da história, mas não dão voz ao historiador. Este poderia explicar que os primeiros italianos que aqui chegaram no século XIX só se descobriram como italianos em solo brasileiro. Chegavam de um país recém-unificado, com seus dialetos e hábitos culturais distintos. Uma vez no Brasil, os vênetos, os napolitanos, os bareses e assim por diante descobriram o sentimento de italianidade.
oi Cristiane, voce é especializada em imigração italiana é, você sabe onde acha os documentos onde estao os nomes dos imigrantes ou isso nao existe mais, pois minha familia veio da italia e precisava ter uma prova mais concreta, me passe seu email por favor
Vorrei realizzare un museo dell'immigrazione italiana nella regione della città di Alvinopolis, nello Stato del Minas Gerais. Inoltre quest'anno pubblicherò un video su internet dove pubblicherò un vecchio progetto che è presente con diversi discendenti di immigrati italiani. Vorrei avere il sostegno di qualche entità italiana per poter creare un museo sull'immigrazione italiana in Brasile.
Em que ano foi fundada a antiga vila que origem a cidade de São Paulo ?, quando os italianos chegaram aqui SP já existia à séculos...! , donos de SP ? conta outra vai, lugar de italianos em SP`é no Bexiga e só.
@@albertooliveiraOliveira Vieram 1,5 milhões de italianos para o Brasil, 70% disso para São Paulo. Ou seja, você não entende o mínimo da história de SP, bairros como Bixiga, Mooca, Perdizes, Barra Funda, Pompéia, Bela Vista etc.... tiveram uma influência absurda.
Penso que todo imigrante radicado no Brasil, em especial os italianos DEVEM ser gratos por terem a oportunidade de sair do INFERNO devastador em que a Itália foi submetida na guerra e mesmo sem vínculo algum antes, nos brasileiros sujamos nossas mãos de sangue para salvar este povo de seus algozes, e logo lhes foi oferecida a oportunidade de um recomeço de paz e prosperidade a qual desfrutam até hoje, que me perdoem os italo-brasileiros, mantenham sua cultura fora de sua terra, mas não se esqueçam isso só é possível graças a GENEROSIDADE brasileira.
Talvez você não saiba mas nossos avós trabalharam quase como escravos aqui após a Lei Áurea vindos da primeira Guerra mundial, 2 anos sem receber para pagar passagens passaram fome, e trabalharam muito. Desenvolvemos a cultura, gastronomia, arquitetura, agronomia, esporte, industria. Talvez a generosidade que você esteja falando aprenderam com a gente, é só ir em uma padaria e em uma cantina para fazer o teste. hahahahha Pode ver como os portugueses tratam os brasileiros na pátria mãe das Oliveiras também. Hahahahaha Pedir pra não esquecer a generosidade é piada de português. Hahahahah Sempre seremos brasileiros, mas nunca deixaremos de ser italianos. São Paulo foi feita por nós e é a maior e melhor cidade da América latina não se esqueça da generosidade e agradeça aos italianos. Andiamoo
@@AlexandreAllegretti Pode ser uma decepção para você, imagine meus ancestrais JUDEUS que da mesma forma veio para o Brasil e assim prosperamos em paz, não me vanglorio por ter partilhado meus conhecimentos e cultura com esta terra, ao contrário só posso agradecer o ato que o Brasil fez em nos acolher como seres humanos de verdade independente de nacionalidade, o mínimo que fizemos e ainda fazemos é compartilhar nossos conhecimentos que antecedem em séculos aos romanos, na fuga você até consegue paz por um tempo, mas prosperidade só com muito trabalho, respeito e dedicação é possível, pizza é cultura sim até a próxima fome, mas conhecimento verdadeiro só vale quando você se dispõe a dar em troca por menos que seja o que sabe para aquele que no passado quando tinha sede pedia água e lhes davam vinagre, não, aqui todo e qualquer imigrante vive em paz com igualdade e respeito, lamento por você Alexandre, somos brasileiros, mas todos temos uma origem nem sempre esplendorosa, judeus e muçulmanos foram os precursores da medicina moderna que talvez já o tenha salvado da morte, e não nos vangloriamos por isso, ao contrário, estamos em estudo constante e praticando nossos aprendizados independente da sua PIZZA sem nada pedir em troca. Meu respeito à comunidade italiana no Brasil, só lamento que quando fui à Itália fui tratado como um pote de ouro sem o menor respeito.
@@albertooliveiraOliveira Gold-Oliveira-stein, você se diz brasileiro, mas você é descendente de judeus que defende muçulmanos, porem carrega um sobrenome português, o que é confuso mas que faz explicar a falta de educação e inteligência. Os portugueses mataram muitos índios não são exemplo pra ninguém, me admira esse tipo de critica , a não ser que seja um índio você não é 100% brasileiro, acho muito engraçado uma pessoa que descende de uma raça com os mesmos defeitos julgando outro povo. Gosta de falar de cristo, mas se esquece da fala do mesmo julgando outros irmãos. O video aqui vem resgatar as coisas boas da nossa cultura, uma pena você vir aqui lembrar de coisas tristes, desagradáveis , e sem sentido algum com a conversa ou com o video. Vc quer ressaltar os judeus e os muçulmanos, também acho povos maravilhosos. Acho que você poderia gastar seu tempo indo lá e falando para eles. Quanto ao pote de ouro, uma pessoa que mora em uma casa com a parede no reboco sem dente na boca sendo tratado como um ponte de ouro na Italia, isso é incrível mesmo, mostra como tratamos qualquer um bem. Mais uma coisa o senhor esta velhinho para ser rebelde sem causa, me parece que a sua revolta é mais um grito de socorro de um velhinho que se sente sozinho e precisa chamar atenção, tipo criança mimada. Pedido: Posta um video em Hebraico ou yiddish, ia ser legal para o seu povo. Obs: O Judeu que acredita em cristo e defende muçulmano . Só é judeu quem nasce de um ventre judeu, se tem antepassado judeu e não tem a mãe judia a sua raça mesmo não te aceita, mas você é judeu português deve ser por isso. Batizado pelo Rabino Anchieta Mohamed . Grande abraço senhor Oliveira Goldstein ''O judeu português'', ve se aprende a respeitar e aproveita todo seu ouro e faz uma detadura. HAHAHAHAH
@@AlexandreAllegretti Pelo visto NUTELA foi inventada pelos italianos..!, não é mesmo Sr. pizza de nutela ?, vai estudar guri, vê pelo menos aprende a interpretar um texto corretamente. Carcamano...!
Eu sinceramente acho que não sou descendente de nada, sou branco mais meu sobrenome é Sousa Rocha, sobrenomes bem conhecidos, quando é muito conhecido é porque é ruin kkkk
A pessoa vê tanto nordestino em um lugar que acha que o lugar se resume só a eles. A capital tem mais de 12 milhões de habitantes e o estado 46 milhões. Ver uma parcela do povo no local (ainda mais se for região de favela) não exclui em nada que SP teve toda uma história de migração de outros povos e que, estes sim, criaram a base do que é ser paulista e paulistano, e não um povo que, historicamente, está recentemente no estado. Se for assim, a Europa, que está lotada de muçulmanos, foi criada pelos muçulmanos, e não pelos próprios europeus.
Deus abençoe os milhões de ascendentes de italianos em São Paulo!!!🇮🇹
Obrigado. Continuemos firme até a independência de nosso estado/nação, Giovanni.
Que grotesco erro tentar esconder essa maravilhosa gente.
Só vi morenos no vídeo
@@umfuturocanaldeconteudoskk5529 e qual o problema dos morenos
@@umfuturocanaldeconteudoskk5529 "morenos" isso beira mentira ou indignação pelo oposto que viu.
Neto de avós que vieram de Gazzo Veronese pra capital de São Paulo. Orgulho de todos os paulistas.
Gazzo ou Caprino Veronese
Sou carioca mas meus bisavós vieram do Vêneto! Tenho cidadania e sou muito feliz por fazer, parte deste povo! Viva lá nostra belíssima Itália!❤️❤️❤️🇮🇹🇮🇹🇮🇹
Oi tbem sou descendentes de italianos,deveria se comemorar o dia da emigração italiana igual os japoneses,tenho mto orgulho da minha origem.
Quando fui pra Itália,peguei a fotocópia da certidão original do meu avô em Castel Franco,fuiquei mto emocionada em saber qnto aquele povo sofreu,vieram para o Brasil sem quase nada de assistência,jogaram o povo no Mato é não deram assistência,sou de Sta Catarina divisa c Rio G do Sul.
Adorei!!! Que legal!!! Itáliaaa
Io sono uma imigrante peruviana q ama questa cultura, vivo em SP faz 15 anos. Conheci está cultura maravilhosa na minha terra e nunca deixarei de amar. Viva Italia!!!!! Meu Matteo e minha Sophia sono mio filhi anche piace l'Italia. 💓💓💓💓💓💓💓💓💓 Amo con il mio cuore!
Muito orgulho de ser Italo- paulista!!!
Silva ?
Kkkkkkkkkkkk
@@kelvin1897 zuo hein amigo
@@kelvin1897 kkkkk Como o Nascimento!!
@@kelvin1897 Este senhor Jose Silva pode ter origem italiana por parte de mae.
@@kelvin1897 Minha avó por parte de pai tem Galbiati, e por parte de mãe a avó dela tem Cavallaro, e eu nasci portuguêsão com Silva e Oliveira kk
Não sou ítalo-brasileiro mas amo a história da imigração italiana 😍🇮🇹
Minha São Paulo querida 💕, que saudades
orgulho de ser descendente de italianos
Tenho orgulho de ser neta de Italianos.
Sem dúvidas, os imigrantes foram grandes contribuintes para a formação da atual cultura paulista, sem nos esquecer jamais, que os paulistas têm desde o início sua história e cultura própria.
Que Deus nos abençoe sempre.
Sou neta de italianos, devo tudo aos meus avós, a herança genética, o jeito carinhoso e único de expressão que os italianos têm, tudo o que eles construíram, toda a estrutura física( imóveis) e a estrutura familiar genuínos, sou apaixonada pela história dos meus avós italianos.. Pela parte da minha avó Cochiarrelii ( Castellabatte), Avô -Ferro ( Salerno)
Eu tenho orgulho de ser filho e neto e bisneto de Italianos
Meu bisavô Giacomo pavan veio de Padova para Campinas,parabéns pela homenagen aos italianos😊
Muitos brasileiros que apesar de não ter o sobrenome italiano e descendente de italiano, o meu caso é assim também. Os avós maternos da minha mãe são italianos Maria bianchi Rômulo callegari os avós paternos Maria torrezani e o avo português MarcoLino Leal , viva a Itália viva nossa são Paulo
Documentário sensacional.... Sempre digo que sou um italiano que nasceu fora da Itália.....sou descendente de italiano tanto do lado paterno e do lado materno....meu sangue é italiano meu coração brasileiro.....e viva o povo ítalo-brasileiro...
Três gerações da família Conte, agradece !!! Família vinda di Pádua em 1898 . Bella Reportagem !!! 🎸🎸🎸🇮🇹🇮🇹🇮🇹🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Orgulho De SP
Um italiano que conhece São Paulo mais que muitos paulistano ! 👍
TENHO MUITO ORGULHO DE SER DECENDENTES DE ITALIANOS ❤❤❤❤❤
Sou professor de espanhol nos Estados Unidos e nas minhas aulas sempre ensino aos meus alunos a diversidade da América Latina, uma região mágica do mundo, onde existem pessoas de todas as partes e de todas as raças e misturas.
Não tenho ascendência italiana, porém sou paulistana e é nítido que houve uma influência italiana muito grande na minha cidade.
Minha descendência italiana é pelo meu pai cujos pais eram filhos de italianos precisamente de Rovigo e Treviso!
Que orgulho de ser de decendencia de italianos . Meus bisavós maternos são italianos que deixaram tudo na Itália para ter uma nova vida no nordeste
não tenho ascendencia italiana, mas me encantam a cultura, a arte, o povo, tudooooo Faço italiano por puro prazer , e foi uma grata surpresa ver meu amigo italiano Rocco Belletti , mostrando o obelisco do ibirapuera Lindo documentario
Sou simpatizante da cultura, culinária e do idioma italiano, estou no desafio de aprender a língua através do curso do Professor Silvano Formetim
Viva São Paulo!!! E todos seus ascendentes italianos!!!
Eu amooooo a Itália e os italianos. Foi o único país da Europa que visitei 3 vezes!
Quando criança convivi com algumas famílias de italianos, dentre elas uma bem grande de vários irmãos, pais, filhos e netos.
Adorei e amo a cultura italiana! Meu avô por parte da minha mãe é descendente de italianos! Tenho orgulho de carregar na minha corrente sanguínea seu sangue! Sou Palestrino ferrenho!
Forza palestra scoppia che la vittoria è nostra
Tu és descendente de nordestinos
Meus avós por parte de pai vieram de Emília romagna e Lombardia, meu pai cozinhava muito bem parece que a gastronomia tá no DNA , ele fazia ao ponto todo prato italiano muito bem .
Sou de São Paulo e me sinto privilegiado de ser descendente desse povo guerreiro que descendeu dos guerreiros no império romano .
Que legal! Meu bisavô era da italia tb, mas não veio aqui para sp, mas sim para o Espírito Santo
Grazie a Dio io sono uno italo-brasiliano,
Que belo legado a Itália trouxe para o Brasil. E São Paulo tem esse tempero.
Viva a Itália !
Minha segunda pátria !
Muito boa essa matéria, meu coração italiano ama tudo isso, língua, arte e, claro, a gastronomia , mi è piaciuta tutto. Complimenti.
Grazie a Dio
th-cam.com/video/_9UB2gaZAPU/w-d-xo.html
Tu és descendente de nordestinos
Em Belo Horizonte se realiza a cada ano uma das maiores festas italianas na SAVASSI.
Aqui em Chapecó também temos muito da cultura italiana e todo o grande Oeste Catarinense.
Não eh maior q Sampa, fica na sua 🇮🇹🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇮🇹🇧🇷🇮🇹
Eu amo os italianos meu avô por parte do meu Pai
Sou neta de italiano 🇧🇷🇮🇹
Maior prova disso é o sotaque Paulista.
So esse R do Paulista q é feio pra caraioooo
@@maders2034 Eu gosto, é a marca da influência caipira, uma das culturas mais influentes no Brasil, o "R" retroflexo está presente em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e todos os estados do Centro-Oeste.
@@maders2034melhor que X carioca
@@maders2034 O R aspirado do RJ e demais partes do país é uma anomalia dentro da língua portuguesa. Foi um delírio coletivo da família real portuguesa que pagava pau pra França e passou a emular o sotaque francês e, como se fosse uma espécie de vírus, transmitiram esse R francês ao RJ e "contaminou" boa parte do país, tanto que nem se fala assim em Portugal. A ida da família real ao RJ foi a "cura" de Portugal pra esse delírio coletivo e foi a "doença" para parte dos sotaques brasileiros. Antes o R caipira que é herança indígena do que esse R alienígena do RJ! E engraçado que, muito provavelmente, quem acha feio o R caipira no português não deve falar um pio do mesmo R pronunciado pelos americanos. rsrs
@@maders2034 Disse o Xxxxxxxxxxxxx puxado
Me emocionei com esse documentário! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Sei que vocês são do Comite de São Paulo, mas bem que podia ter um documentário tão rico sobre os Italianos do sul do Brasil, gostei muito desse documentário, a arquitetura mostrada, as histórias, adoraria ver isso do meu sul. Abbraccio a tutti
Seria interessante, o mesmo para o Espírito Santo.
@@vitorsantfrei990 E Minas Gerais também
Sou um poliglota italiano, gosto muito de ver como o meu povo criou uma segunda Italia no país que eu amo. 🇧🇷❤🇮🇹
PS: Se quer de responder utilize o português, falo a vossa língua muito bem.
Eu estou a um ano e três meses aprendendo italiano
@@michelshitpost7087 Você é ascendente de italianos?
Como dizia uma frase do início do século XX: "O Brasil é filho de Portugal, mas São Paulo é filho da Itália". Tenho muito orgulho de ser descendente de italianos e de, recentemente, conseguir minha cidadania italiana. 🇮🇹
@@JoaoMarcos-hq6kw Você vai ser o bem vindo na Itália 🇧🇷❤🇮🇹
@@matteolucchini1496 assim espero hahaha gostaria de ir para Roma ou para o sul da Itália.
Tenho orgulho em ser descendente de italiano meu vo montresor e vó Rosa fato,ele de Gênova e ela de Pádua na Itália
Deus nos abençoe
Maranata!
Belo documentário. Orgulho do Brasil e de ser brasileiro. Brasil pátria amada família e tradição e imigração plural. Deus é maravilhoso. Amém.
Tenho orgulho de ser italo
Por isso deixei o meu coração em Sampa. Un grande abbraccio Sampa e grazie di tutto. Sempre nel mio cuore.
Muito bem Carlos, gostei do seu ponto de vista devemos valorizar nossa linda cultura, concordo também que devemos conversar e conviver mais entre nós, aqui no Sul do PR na cidade onde moro sempre descendentes em comum viram amigos desde criança, realmente como disse o Bruno Stippe, parece que temos umas célula que nos liga com o passado.
Parabéns a todos pelo trabalho do vídeo!
Que legal, parabéns pelo trabalho show.
Que Maravilha de documentário!👏👏👏❤
O interessante, é que São Paulo e o Sul, são as regiões que mais receberam os Europeus. E os trataram bem. Mas há inúmeros casos de brasileiros que vão para a Europa, e sofrem xenofobia.
Família ANTONINO ❤, sou bisneta de italiano
Desde o começo de São Paulo sempre português 🇵🇹 depois veio os imigrantes de todo o lado. Mas nunca esqueci meus tios portugueses nascidos em Portugal, ilha da Madeira q já faleceram em São Paulo e os meus primos brasileiros hoje com filhos também nascidos em São Paulo.
Oque digo a meus conterrâneo nordestino. O sul e o sudeste devem muito o seu desenvolvimento e riquezas aos os emigrantes.Diferente do nordeste do Brasil.
Eu sou de Argelia, minha namorada e brasileira e pai dela e italiano Riggio calabre , por favor razao para mim que eu vou poder por ai , Que Deus abençoe tudos brasileiros, um braço
Sou neto de italiano,meu avô Alessandro baroni,chegou aqui com 12 anos de idade
Excelente vídeo
Mio core batteva con forza per San Paolo e per vecchia botta,
O nordeste também recebeu muitas famílias italianas .
É muito dificil encontrar italiano no nordeste , agora em SP é só ir no centro que tem muitos italianos e descendentes por todo lado
Gustavo SP qlqr bairro de SP kkkakakakak
Mas,sp tem a maior concentração de italianos fora da Itália,nem se compara
Os paulistanos são descendentes de nordestinos
Os brasileiros gostam muito de gringos affs
belo documentário!!! emocionante! parabéns!!!!!! orra meu!!!! nois come dois pastel e toma um chopes!!!
Adorei!!! Que video maravilhoso. Parabens para todos que o realizaram!!!
Io vissuto 9 anni e 2 mesi a Roma ed sono andato una volta a regione D'abruzzo.
Fratello mio abita a Settimo Torinese, sposato mi cognata che é nata a Margherita de Savóia ed mi nipoti vivi al Piccolo paesino de Casal Grasso in Piemonte.
Auguri e grazie a tutti! Peccato che non ci sia stato e non c’è fin ora una scuola d’italiano per i discendenti! I genitori se devono spendere li mandando imparare l’inglese!!!
Good Vídeo
O vídeo é muito bom, mas deviam ter uma versão ou pelo menos legenda em italiano para mostrar aqui na Itália
Lembro na década de 80 quando a BAND começou a transmitir o Campeonato Italiano, nas manhãs tinha antes de iniziare le partite, ZACCARO, programa de música, saudades dos jogos da Roma Giallo Rossa, os jogos do Napoli de Maradona e Careca e LA VECCHIA SUGNORA de Zoff, Gentille, Cabrini, Platini, Laudrupp e Boniek.
Estou tentando descobrir mais sobre a família Bentoglio, mas tá difícil, consegui agora descobrir que meu bisavô Domingos Bentoglio é Domenico Bentoglio e era de Bergamo.
Brunão do C.'.que Sabe se faz presente. Abraço
Sono molto felice di vedere questo documentario, che racconta le storie di italiani come mio padre, che sono emigrati in N ragioni e hanno costruito una città fantastica e la cui famiglia viene prima di tutto.
Sono figlio di un romano, nato a Pari/Mooca. Oggi vivo a Napoli e mi manca molto.
Quando torna il "C... chissà!", aspettami.
A família siega encontra- se na cidade de Trieste . Mas o sobrenome siega é um sobrenome típico de Veneza e murano pois, a família siega morou em Veneza até meados do século dezoito .a família Reginato os documentos da árvore genealógica estão em milao ,e família siega, a minha bisavô que se chama Giacomina Togni fugiu da Itália e veio construir a vida.
Meu pai é torcedor do Palmeiras, minha mãe do Juventus e eu sou Cruzeirense e gosto do Juventus e um pouco do Palmeiras (pelo menos mais que o Corinthians).
Gostei do vídeo, porém como historiadora (especializada em imigração italiana) senti falta de falar do Memorial do Imigrante, que foi a porta de entrada dos primeiros italianos que chegaram a São Paulo. Vocês falam da importância da história, mas não dão voz ao historiador. Este poderia explicar que os primeiros italianos que aqui chegaram no século XIX só se descobriram como italianos em solo brasileiro. Chegavam de um país recém-unificado, com seus dialetos e hábitos culturais distintos. Uma vez no Brasil, os vênetos, os napolitanos, os bareses e assim por diante descobriram o sentimento de italianidade.
Agradecemos o comentário e deixamos o convite para conhecer e participar de nossas atividades.
oi Cristiane, voce é especializada em imigração italiana é, você sabe onde acha os documentos onde estao os nomes dos imigrantes ou isso nao existe mais, pois minha familia veio da italia e precisava ter uma prova mais concreta, me passe seu email por favor
Cristina muito útil sua informação. Gostei de saber. Meu avô era calabrês é chegou ao Brasil em 1874.
DEUS ... O SENHOR DAS NAÇÕES !.
.
🇮🇹🇧🇷❤️
Avete la versione di questo documentario con sottotitoli in lingua italiana? Grazie.
Eu subi no obelisco de Washington e não pude ver na cidade de São Paulo.
meu sangue italiano vem do meu pai familia Calore
Vorrei realizzare un museo dell'immigrazione italiana nella regione della città di Alvinopolis, nello Stato del Minas Gerais. Inoltre quest'anno pubblicherò un video su internet dove pubblicherò un vecchio progetto che è presente con diversi discendenti di immigrati italiani. Vorrei avere il sostegno di qualche entità italiana per poter creare un museo sull'immigrazione italiana in Brasile.
eu gostaria de saber onde moram os brogiios na italia se eu tenho algum primo ou mesmo tio la
Atualmente presentes em 139 cidades na Itália. A maioria no norte. Veja em gens.info
A minha Itália começa por não cortar o macarrão e entender que muito do que aparece na mídia são estereótipos
Dois bisavós meu tinham origem italiana! Infelizmente, a segunda guerra fez com que a cultura perdesse um pouco da cultura! Por causa do Getúlio!
música do minuto 0:28, por favor?
Certamente os italianos foram os donos de São Paulo
Em que ano foi fundada a antiga vila que origem a cidade de São Paulo ?, quando os italianos chegaram aqui SP já existia à séculos...! , donos de SP ? conta outra vai, lugar de italianos em SP`é no Bexiga e só.
@@albertooliveiraOliveira Falou muita besteira.
@@giovannihoffmann2325 - Não julgue, mostre a que fala, opine sem laconismo, isso é besteira.!
@@albertooliveiraOliveira Vieram 1,5 milhões de italianos para o Brasil, 70% disso para São Paulo.
Ou seja, você não entende o mínimo da história de SP, bairros como Bixiga, Mooca, Perdizes, Barra Funda, Pompéia, Bela Vista etc.... tiveram uma influência absurda.
@@albertooliveiraOliveira Isso contando apenas a cidade.
Meu vo de Gênova e minha vó Rosa Gato
Lo sono Italo brasiliano
Penso que todo imigrante radicado no Brasil, em especial os italianos DEVEM ser gratos por terem a oportunidade de sair do INFERNO devastador em que a Itália foi submetida na guerra e mesmo sem vínculo algum antes, nos brasileiros sujamos nossas mãos de sangue para salvar este povo de seus algozes, e logo lhes foi oferecida a oportunidade de um recomeço de paz e prosperidade a qual desfrutam até hoje, que me perdoem os italo-brasileiros, mantenham sua cultura fora de sua terra, mas não se esqueçam isso só é possível graças a GENEROSIDADE brasileira.
Talvez você não saiba mas nossos avós trabalharam quase como escravos aqui após a Lei Áurea vindos da primeira Guerra mundial, 2 anos sem receber para pagar passagens passaram fome, e trabalharam muito. Desenvolvemos a cultura, gastronomia, arquitetura, agronomia, esporte, industria. Talvez a generosidade que você esteja falando aprenderam com a gente, é só ir em uma padaria e em uma cantina para fazer o teste. hahahahha Pode ver como os portugueses tratam os brasileiros na pátria mãe das Oliveiras também. Hahahahaha
Pedir pra não esquecer a generosidade é piada de português. Hahahahah Sempre seremos brasileiros, mas nunca deixaremos de ser italianos.
São Paulo foi feita por nós e é a maior e melhor cidade da América latina não se esqueça da generosidade e agradeça aos italianos. Andiamoo
um prazer gente linda e inteligente e boa e cheia de virturdes q so nos valoriza
@@AlexandreAllegretti Pode ser uma decepção para você, imagine meus ancestrais JUDEUS que da mesma forma veio para o Brasil e assim prosperamos em paz, não me vanglorio por ter partilhado meus conhecimentos e cultura com esta terra, ao contrário só posso agradecer o ato que o Brasil fez em nos acolher como seres humanos de verdade independente de nacionalidade, o mínimo que fizemos e ainda fazemos é compartilhar nossos conhecimentos que antecedem em séculos aos romanos, na fuga você até consegue paz por um tempo, mas prosperidade só com muito trabalho, respeito e dedicação é possível, pizza é cultura sim até a próxima fome, mas conhecimento verdadeiro só vale quando você se dispõe a dar em troca por menos que seja o que sabe para aquele que no passado quando tinha sede pedia água e lhes davam vinagre, não, aqui todo e qualquer imigrante vive em paz com igualdade e respeito, lamento por você Alexandre, somos brasileiros, mas todos temos uma origem nem sempre esplendorosa, judeus e muçulmanos foram os precursores da medicina moderna que talvez já o tenha salvado da morte, e não nos vangloriamos por isso, ao contrário, estamos em estudo constante e praticando nossos aprendizados independente da sua PIZZA sem nada pedir em troca. Meu respeito à comunidade italiana no Brasil, só lamento que quando fui à Itália fui tratado como um pote de ouro sem o menor respeito.
@@albertooliveiraOliveira Gold-Oliveira-stein, você se diz brasileiro, mas você é descendente de judeus que defende muçulmanos, porem carrega um sobrenome português, o que é confuso mas que faz explicar a falta de educação e inteligência. Os portugueses mataram muitos índios não são exemplo pra ninguém, me admira esse tipo de critica , a não ser que seja um índio você não é 100% brasileiro, acho muito engraçado uma pessoa que descende de uma raça com os mesmos defeitos julgando outro povo. Gosta de falar de cristo, mas se esquece da fala do mesmo julgando outros irmãos. O video aqui vem resgatar as coisas boas da nossa cultura, uma pena você vir aqui lembrar de coisas tristes, desagradáveis , e sem sentido algum com a conversa ou com o video. Vc quer ressaltar os judeus e os muçulmanos, também acho povos maravilhosos. Acho que você poderia gastar seu tempo indo lá e falando para eles. Quanto ao pote de ouro, uma pessoa que mora em uma casa com a parede no reboco sem dente na boca sendo tratado como um ponte de ouro na Italia, isso é incrível mesmo, mostra como tratamos qualquer um bem. Mais uma coisa o senhor esta velhinho para ser rebelde sem causa, me parece que a sua revolta é mais um grito de socorro de um velhinho que se sente sozinho e precisa chamar atenção, tipo criança mimada.
Pedido: Posta um video em Hebraico ou yiddish, ia ser legal para o seu povo.
Obs: O Judeu que acredita em cristo e defende muçulmano . Só é judeu quem nasce de um ventre judeu, se tem antepassado judeu e não tem a mãe judia a sua raça mesmo não te aceita, mas você é judeu português deve ser por isso. Batizado pelo Rabino Anchieta Mohamed .
Grande abraço senhor Oliveira Goldstein ''O judeu português'', ve se aprende a respeitar e aproveita todo seu ouro e faz uma detadura. HAHAHAHAH
@@AlexandreAllegretti Pelo visto NUTELA foi inventada pelos italianos..!, não é mesmo Sr. pizza de nutela ?, vai estudar guri, vê pelo menos aprende a interpretar um texto corretamente. Carcamano...!
4:34 pessoas bonitas, lamento eles terem ido para o Brasil kkk
Mi 💓 piange
Tutti voi
Sergio furlan
Corrigindo: VECCHIA SIGNORA.
OÍ POVO BOM DIORNO
Casa della famiglia AGNELLI.
Todos os fãs da udr são g...
Me dê 100 bandejas pra jogar no chão, rs.
Eu sinceramente acho que não sou descendente de nada, sou branco mais meu sobrenome é Sousa Rocha, sobrenomes bem conhecidos, quando é muito conhecido é porque é ruin kkkk
Sousa é sobrenome português, pesquise mais sobre…
Osh kkk , nn existe isso, vc é descendente de imigrantes portugueses
Eu tenho decência portuguesa 😔
Não tenho uma gota de sangue italiano😭
@Robert Lewandowski™ eu acho q tenho ascendência japonesa e portuguesa, mas n sei oq fazer para ter certeza se eu realmente tenho:(
@@umfuturocanaldeconteudoskk5529 faz um teste de DNA que mostra sua descendência…
São Paulo é muito mais nordestina do que paulistana o sotaque citado no documentário quase não existe mais 👍👍
Nunca só se for na capital apenas 12,66 São descedentes de nordestinos
Só Na Cidade Verdadeiro Sotaque De SP é Caipira Não Nordestino
A pessoa vê tanto nordestino em um lugar que acha que o lugar se resume só a eles. A capital tem mais de 12 milhões de habitantes e o estado 46 milhões. Ver uma parcela do povo no local (ainda mais se for região de favela) não exclui em nada que SP teve toda uma história de migração de outros povos e que, estes sim, criaram a base do que é ser paulista e paulistano, e não um povo que, historicamente, está recentemente no estado. Se for assim, a Europa, que está lotada de muçulmanos, foi criada pelos muçulmanos, e não pelos próprios europeus.
Seu cu
Nordestino minha pomba são minorias