Estava fazendo detalhamento continuo nos lances... estava dando uma armadura absurda!!! Vou corrigir isso agora mesmo, e já solicitei para entrar no grupo e recalcular um por um, e também pretendo fazer a mentoria! Parabéns pelo conteudo
Opa. Tudo bem Eng° Davi? Precisa ter muito cuidado com o detalhamento continuo no lance. A gente acha que ele só unifica a armadura de dois lances, mas ELE AFETA O DIMENSIONAMENTO TAMBÉM!
vendo o vídeo em 2024. Parabéns pelos conteúdo postado é de grande ajuda e de fácil entendimento. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco.
Fico feliz que tenha gostado do vídeo. A otimização de pilares é uma das partes que dá mais trabalho nos projetos estruturais. Me chama no whatsapp que te mando a planilha 22 9 9898 6094
Tudo bem Eng. Felipe? Na verdade essa recomendação de espaçamento máximo entre barras no pilar de 30cm é do livro do Fusco. A norma fala em 40cm ou 2x a menor dimensão, o que for menor. Um pilar de 14x40 teria no máximo 28cm entre as barras e pediria no mínimo 6 barras na seção. Um pilar de 19x40 teria no máximo 38cm entre as barras e pode ter 4 barras.
Pilar é o que mais me dá trabalho pra otimizar. Muita gente tem a sensação de que o Eberick superdimensiona pilar porque não tirou tempo pra procurar essas possibilidades de refinamento no software. Tem mais umas configurações também que permitem, em conjunto, uma redução muito boa na armadura. E tudo dentro da norma.
Olá! Vc só cobra pelo curso ou, cobra pra otimizar projetos. Fiz um projeto com 2 lajes, um sobrado. Os pilares do Pav 1 estão com menos barras do que os do Pav 2. Tentei resolver esse problema, mas não conseguir. Tem pilares com 18 barras. Surreal!
Excelente vídeo. Mas fiquei encucado, na direção de menor inércia ser considerado menor o comprimento de flambagem em relação ao de maior inércia? Sendo que o lado critico do Pilar está na menor inercia
Quando você marca a opção de detalhar o lance contínuo você altera a forma como o programa vai calcular os pilares também - e não só o detalhamento como se imagina. Eu só adoto isso quando o pilar não toca em ninguém dentro do pavimento.
Me chama no whatsapp pra eu dar uma olhada. (22)998986094 Já vi acontecer o contrário. O pilar passava um pavimento sem tocar em ninguém e não havia sido marcada a opção de detalhamento contínuo... daí o cálculo deu mais armadura do que o cálculo correto (que nesse caso seria obtido somente ao marcar a opção de detalhamento contínuo). Mas o seu caso foi o contrário né.
A última versão da norma chegou a trazer alguma consideração para minimizar as considerações em sobrados de padrão baixo? Diferente de um edifício ou residência de alto padrão que pode-se fazer elementos diferenciados e robustos, um sobrado de baixo padrão fica-se limitado a vigas e pilares de 12x40 e a concepção da arquitetura, gerando na maioria das vezes resultados bem acima do esperado. Nos vídeos sempre se vê pilares acima de 14 ou 18, mas o usual das paredes são tijolos de 12cm.
Olha, a rigor, a não linearidade física é obrigatória para estruturas de nós móveis. Se o seu sobrado for classificado como nós fixos você poderia considerar a rigidez integral. A questão principal é que a alvenaria contribui na estrutura e esse impacto não é considerado.
*Aprenda como Reduzir Armadura de Pilares no Eberick - Conheça o Treinamento Especialista em Eberick:* www.acad.eng.br/cursos/especialista-estruturas-eberick/
Olá Pedro, tira uma dúvida. Nesse segundo exemplo que você comenta que é viga embaixo e laje em cima. Em cima, você se refere a viga-laje? Ou é só a laje mesmo tipo lisa por exemplo?
Muito boa sua pergunta Anderson. Não precisa ser laje lisa não. Me referi ao caso em que em uma direção o pilar está travado por laje. Ou seja, pode ter uma viga travando o pilar em uma direção e uma laje na outra. Como um pilar de borda, só que sem viga na direção perpendicular à borda.
Parabéns Pedro, excelente aula. Eu passo por um problema no Eberick e queria saber se tem algum vídeo falando sobre isso. As vezes aparecem uns pilares com 10 barras de 10 mm (Ao meu ver exageradas) e ao aumentar 1 cm na largura vai para 4 barras de 10 mm, queria saber o que o programa considera para uma diferença tao grande.
Se o pilar for estreito, aumentar 1cm aumenta bastante (percentualmente) o braço de alavanca da armadura. Se o pilar tiver 14 e for para 15 você teria também a redução daquele coeficiente adicional de 1,25 para 1,2, diminuindo a intensidade dos esforços atuantes. O aumento da largura reduz também a esbeltez, o que reduz os momentos de segunda ordem. Para te dizer ao certo o que aconteceu no seu caso, só mesmo vendo o pilar. Se quiser, entra no meu grupo de whatsapp e me procura por lá.
Show de bola a aula. Parabens pelo contúdo..!!!
Show de bola esse vídeo.. tava me matando aqui pra resolver!!! Obrigado por compartilhar seu conhecimento e tbm pelo material de apoio!!
Top Eng° Fágner. Que bom que foi útil.
Estava fazendo detalhamento continuo nos lances... estava dando uma armadura absurda!!!
Vou corrigir isso agora mesmo, e já solicitei para entrar no grupo e recalcular um por um, e também pretendo fazer a mentoria! Parabéns pelo conteudo
Opa. Tudo bem Eng° Davi?
Precisa ter muito cuidado com o detalhamento continuo no lance. A gente acha que ele só unifica a armadura de dois lances, mas ELE AFETA O DIMENSIONAMENTO TAMBÉM!
Sobre o erro do detalhamento contínuo no lance:
th-cam.com/video/MgxBfImEEJY/w-d-xo.html
Não consegui acessar o link do grupo
O primeiro grupo tava cheio. Experimenta esse link:
chat.whatsapp.com/GiettQvia5xDCtUo0MDJeV
@@AcademiadeEngenharia obrigado !
vendo o vídeo em 2024. Parabéns pelos conteúdo postado é de grande ajuda e de fácil entendimento. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco.
Valeu Eng° Rodolfo. Fico feliz que o vídeo tenha sido útil!
alguém manda esta planilha por favor
Só pedir lá no grupo:
www.acad.eng.br/engenharia-estrutural-whatsapp/
Muito bom!! Esse calculo eu não sabia.
Que bom que gosotu Dimitri! Tenho uma lista de reprodução com outros vídeos que podem ser do seu interesse; th-cam.com/video/044ZBVMKEVo/w-d-xo.html
Cirúrgica sua explicação. A pergunta é, pq o eberick já não faz essa diferenciação, tão simples, não?!
É uma consideração a favor da segurança.
Olá! não consigo entrar no grupo do whats
Tenta por aqui
www.acad.eng.br/grupo-de-whatsapp/
Tem algum link do grupo atualizado?! Tô amando seus vídeos!! Obrigado 😊🙏🏽🙌🏽
Fico feliz em saber que esteja gostando tanto dos vídeos.
Segue link atualizado:
chat.whatsapp.com/FIyqqz9RMC28J0XBzIWcGF
Olá, Ótimo Video.. "joinha" + "incrito""";;; você poderia nos passar essa planilha?
Opa Eng George, tudo bem?
Entra lá no grupo que te passo a planilha
www.acad.eng.br/engenharia-estrutural-whatsapp/
Bom dia.
Excelente vídeo.
Como consigo a tabela em Excel?
Fico feliz que tenha gostado do vídeo. A otimização de pilares é uma das partes que dá mais trabalho nos projetos estruturais.
Me chama no whatsapp que te mando a planilha
22 9 9898 6094
Muito boa a dica!! Obrigado por compartilhar!
Fico feliz que tenha gostado Eduardo!
Parabéns Pedro Santana! excelente aula!!!!
Grande Mário! Obrigado! Que bom que passou pelo seu crivo rigoroso rs.
Demais Pedro!
Que bom que gostou!
04 barra de 10 em pilar de 40? não precisa ser no máximo 30cm o espaçamento entre barras?
Tudo bem Eng. Felipe?
Na verdade essa recomendação de espaçamento máximo entre barras no pilar de 30cm é do livro do Fusco. A norma fala em 40cm ou 2x a menor dimensão, o que for menor.
Um pilar de 14x40 teria no máximo 28cm entre as barras e pediria no mínimo 6 barras na seção.
Um pilar de 19x40 teria no máximo 38cm entre as barras e pode ter 4 barras.
Muito bom! Sempre achei que o eberick superestimava e sempre me questionava isso da flambagem, mas nõa tinha me ligado
Pilar é o que mais me dá trabalho pra otimizar. Muita gente tem a sensação de que o Eberick superdimensiona pilar porque não tirou tempo pra procurar essas possibilidades de refinamento no software.
Tem mais umas configurações também que permitem, em conjunto, uma redução muito boa na armadura. E tudo dentro da norma.
👏👏👏
Poderia enviar novamente o link do Whats? O link da descrição expirou
chat.whatsapp.com/ChX4wqwkX6r6fbwMdlHsfy
@@AcademiadeEngenharia se possível, envia essa planilha de flambagem nesse grupo do Whats, pfv
@@luiseduardobarreto2739 Enviei lá.
@@AcademiadeEngenharia se possível, envia essa planilha de flambagem nesse grupo do Whats, pf
@@farkengenhariaLEM Enviei lá.
Olá professor, você poderia nos passar essa planilha?
Entra lá no grupo de whatsapp que te envio.
chat.whatsapp.com/HtegZ1qQHYy4HLTj7Eautv
@@AcademiadeEngenharia gostaria de receber essa planilha.
Já consegui no comentário abaixo. Obrigado!
@@luizmacedo1168 Acho que o link do grupo mudou né. Entra por aqui e pede lá que eu envio.
chat.whatsapp.com/ChX4wqwkX6r6fbwMdlHsfy
Estou tentando entrar no grupo do WhatsApp e não consigo. O link foi redefinido. Poderia mandar o link?
Tá na mão
chat.whatsapp.com/FIyqqz9RMC28J0XBzIWcGF
Como posso ter essa planilha??
Entra aí no grupo de whatsapp e me pede que envio o link: www.acad.eng.br/engenharia-estrutural-whatsapp/
Boa tarde . excelente explicação como baixo essa planilha ?
Que bom que gostou Ronaldo!
Segue link: www.acad.eng.br/eberick-reduzir-armadura-pilar/
Muito bom, poderia disponibilizar essa planilha ?
Show!! Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Disponibilizei lá no grupo.: chat.whatsapp.com/Eb9j6nIWVMFBrJrKf7SEyz
Entra lá e me chama que envio.
Olá! Vc só cobra pelo curso ou, cobra pra otimizar projetos. Fiz um projeto com 2 lajes, um sobrado. Os pilares do Pav 1 estão com menos barras do que os do Pav 2. Tentei resolver esse problema, mas não conseguir. Tem pilares com 18 barras. Surreal!
Eu tanto tenho curso quanto presto consultoria. Me chama no whatsapp 22 9 9898 6094
Excelente vídeo. Mas fiquei encucado, na direção de menor inércia ser considerado menor o comprimento de flambagem em relação ao de maior inércia? Sendo que o lado critico do Pilar está na menor inercia
É um pouco contra-intuitivo, mas é a formulação da norma mesmo.
coloquei detalhar lance continuo nos meu pilares (pra não ficar pedaleica )e quase todos aumentou a armadura para 12.5mm mais barras, por que será?
Quando você marca a opção de detalhar o lance contínuo você altera a forma como o programa vai calcular os pilares também - e não só o detalhamento como se imagina.
Eu só adoto isso quando o pilar não toca em ninguém dentro do pavimento.
Me chama no whatsapp pra eu dar uma olhada. (22)998986094
Já vi acontecer o contrário. O pilar passava um pavimento sem tocar em ninguém e não havia sido marcada a opção de detalhamento contínuo... daí o cálculo deu mais armadura do que o cálculo correto (que nesse caso seria obtido somente ao marcar a opção de detalhamento contínuo).
Mas o seu caso foi o contrário né.
@@AcademiadeEngenharia entendi, é que é uma casa, porem com vários pavimentos, achei muito aço de 12.5 mm... vou te chamar lá no whats
@@diegoribeiro7235 ok. Me manda lá que dou uma olhada.
A última versão da norma chegou a trazer alguma consideração para minimizar as considerações em sobrados de padrão baixo? Diferente de um edifício ou residência de alto padrão que pode-se fazer elementos diferenciados e robustos, um sobrado de baixo padrão fica-se limitado a vigas e pilares de 12x40 e a concepção da arquitetura, gerando na maioria das vezes resultados bem acima do esperado. Nos vídeos sempre se vê pilares acima de 14 ou 18, mas o usual das paredes são tijolos de 12cm.
Olha, a rigor, a não linearidade física é obrigatória para estruturas de nós móveis. Se o seu sobrado for classificado como nós fixos você poderia considerar a rigidez integral.
A questão principal é que a alvenaria contribui na estrutura e esse impacto não é considerado.
show!!! link do grupo do whats está expirado, consegue mandar outro ?
chat.whatsapp.com/DzMc3JqW8nXFNnpQCLvJ4n
*Aprenda como Reduzir Armadura de Pilares no Eberick - Conheça o Treinamento Especialista em Eberick:* www.acad.eng.br/cursos/especialista-estruturas-eberick/
Olá Pedro, tira uma dúvida. Nesse segundo exemplo que você comenta que é viga embaixo e laje em cima. Em cima, você se refere a viga-laje? Ou é só a laje mesmo tipo lisa por exemplo?
Muito boa sua pergunta Anderson.
Não precisa ser laje lisa não. Me referi ao caso em que em uma direção o pilar está travado por laje.
Ou seja, pode ter uma viga travando o pilar em uma direção e uma laje na outra. Como um pilar de borda, só que sem viga na direção perpendicular à borda.
@@AcademiadeEngenharia Perfeito. Muito bom, Pedro 👏🏼
@@andersonperes8811 tmj
Parabéns Pedro, excelente aula. Eu passo por um problema no Eberick e queria saber se tem algum vídeo falando sobre isso. As vezes aparecem uns pilares com 10 barras de 10 mm (Ao meu ver exageradas) e ao aumentar 1 cm na largura vai para 4 barras de 10 mm, queria saber o que o programa considera para uma diferença tao grande.
Se o pilar for estreito, aumentar 1cm aumenta bastante (percentualmente) o braço de alavanca da armadura. Se o pilar tiver 14 e for para 15 você teria também a redução daquele coeficiente adicional de 1,25 para 1,2, diminuindo a intensidade dos esforços atuantes. O aumento da largura reduz também a esbeltez, o que reduz os momentos de segunda ordem. Para te dizer ao certo o que aconteceu no seu caso, só mesmo vendo o pilar. Se quiser, entra no meu grupo de whatsapp e me procura por lá.
@@AcademiadeEngenharia poderia disponibilizar o link do grupo novamente? Diz q foi redefinido.
@@rafa666imjp Claro Rafael. Vai nesse link que eu sempre atualizo lá quando é redefinido.
www.acad.eng.br/engenharia-estrutural-whatsapp/