A DIRF deve ser apresentada até o último dia útil de fevereiro de cada ano. O vídeo acima serve também para a DIRF 2024, pois não houve mudanças que afetem o preenchimento da declaração.
Devo informar o valor dos cartões? Por exemplo: a empresa me enviou o extrato da máquina Cielo, no extrato vem o valor da Cielo com CNPJ e os demonstrativo dos bancos com as retenção
segui os passos do 43:00 porém esta cobrando preenchimento do campo Rendimentos recebidos acumuladamente. preciso preencher isso? obg pela explicação Thanure
Olá, Breno! Não. A Ficha Rendimentos Recebidos Acumuladamente somente será preenchida se houver esse tipo de rendimento a declarar. O que deve ter acontecido é que você provavelmente fez algum preenchimento nessa ficha e agora o programa não deixa você transmitir sem terminar o preenchimento. O que você deve fazer: clicar na ficha "Rendimentos Recebidos Acumulamente" e logo depois clicar no botão (--) no canto direito para excluir o registro. Depois fechar o programa da DIRF totalmente e abrir novamente. Só assim vai parar de pedir o preenchimento. Bons estudos e bons trabalhos!
Professor vc disse que uma empresa que sofreu a retenção de irrf sobre fornecimento de mercadorias para Prefeituras, não deve, nem pode ser informada na Dirf da Prefeitura. Então como é que essa empresa que sofreu a retenção de irrf no fornecimento de mercadorias para Prefeitura irá receber a restituição do valor retido, já que essa empresa não está relacionada na Dirf da Prefeitura??
Olá, Roberio! Verifique com essa prefeitura como ela declarou e se ela declarou isso na DIRF. É provável que ela tenha declarado no código 0588, ou seja, como se fosse um rendimento de trabalho não assalariado. Se for esse o caso, ele recupera o imposto retido na declaração dele. Caso a prefeitura não tenha declarado na DIRF, basta ele declarar o valor líquido recebido na declaração dele e não terá prejuízo. Enfim... será necessário solicitar o Informe de Rendimentos dele a essa prefeitura para ver como e se declararam isso. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure Ok entendi no caso de pessoa física a Prefeitura deve forçar a informação no código 0588. E no caso da retenção IRRF de Empresa na aquisição de material de consumo, qual o código de receita a Prefeitura deve informar na Dirf??
@@roberioroberio3539 o órgão público que reter tributos de outra pessoa jurídica nesse caso é o 6147, mas não é informado na DIRF. Apenas no Sped ECF. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá, Patrícia! Esse rendimento segue as mesmas regras dos outros rendimentos tributáveis. A única diferença será o código que será o 5936. Acontecerá quando uma empresa for obrigada a pagar um rendimento para uma pessoa física em decorrência de decisão judicial. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá, Tatiane! O fato de a empresa ter alterado a forma de cálculo de seus tributos para caixa não vai interferir na DIRF. Isso porque na DIRF o fato gerador é o pagamento do rendimento, ou seja, a DIRF já segue a modalidade de caixa de acordo com o Art. 9º da IN 1.990/2020. Então a forma de apresentação da declaração é a mesma. Você vai informar todos os rendimentos pagos sujeitos à retenção de tributos federais. Bons estudos e bons trabalhos!
A data da darf 1708 não é a data da emissão?? Eu coloco na data da emissão. PIS E CONFINS CSLL eu somo como IRRF? E preencho nessa parte de imposto retido ?
Olá, Solange! A DIRF segue a modalidade do regime de Caixa. Então a data é a data de pagamento. Se você considerar a data da emissão é como se você falasse que a nota fiscal foi paga à vista. Muita gente faz isso para ter mais controle das retenções sobre notas fiscais, mas a legislação traz que a data a ser considerada é a data de pagamento. Quando à retenção da CSRF (PIS, COFINS e CSLL) você faz um lançamento à parte no código 5952. O IRRF será no código 1708. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá Professor, como faço o lançamento de previdência privada na folha de sócios (Por labore) para que os mesmos abatam como despesas médicas no IR do ano subsequente?
Olá, Luiz! Vá em "Rendimentos Tributáveis" e faça o lançamento do sócio com o código 0561. Lance os valores de pró-labore pagos ao sócio mês a mês. Feito isso, no menu à esquerda, clique em "Previdência Complementar" e faça também o lançamento da previdência complementar mês a mês. Bons estudos e bons trabalhos!
olá Thanure tudo bem? Pode enviar o link que fala sobre as retenções federais de notas fiscais na DIRF? Estou com algumas dúvidas nisso. Pelo que entendi da sua explicação a empresa que paga as notas fiscais e possuem retenções devem ser informadas na dirf certo? Obrigada
Olá, Bárbara! Sim, isso mesmo. Os pagamentos com retenção de tributos federais devem constar na DIRF. Isso vale também para as notas fiscais. O dispositivo legal é o inciso I do Art. 10 da IN 1.990/2020. normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?visao=anotado&idAto=113850 Bons estudos e bons trabalhos!
Olá! A DIRF será obrigatória se houver retenção de tributos federais nas operações de pagamento. Somente o fato de possuir o fundo imobiliário e o tesouro selic não gera obrigatoriedade de entrega, porém, se tiver havido qualquer operação com retenção de tributos federais ao longo do ano, a entrega é obrigatória. Bons estudos e bons trabalhos!
E quando o serviço foi prestado em janeiro a nota foi emitidae paga em janeiro, porem o vencimento das retenções é dia 20 de fevereiro Entao temos uma nota paga em janeiro e os darfs do jmposto pagos em fevereiro Na dirf informo janeiro ou fevereiro?
Olá, Elton! Na DIRF você vai colocar na linha de Janeiro. É sempre na linha do mês em que ocorreu o fato gerador. Como se refere à competência janeiro e o vencimento é em fevereiro, você lança o valor da nota e os tributos retidos na linha de janeiro. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá, Roberio! O código desse tipo de retenção é o 6147 (na regra geral), porém, essa retenção não deve ser informada e nem é possível informá-la na DIRF. Veja neste link todos os códigos de retenção nesse caso específico que você citou: www.econeteditora.com.br/boletim_imposto_renda/ir-07/tributosfederais_irpj-csll-pis-cofins_pagamentos-orgaos-fede Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure E como a empresa que sofreu a retenção do irrf vai conseguir a restituição desse valor de irrf que foi retido, se não tem a informação na Dirf??
@@roberioroberio3539 se o fornecedor for realmente pessoa física, na verdade, essa retenção nem deveria ter acontecido. O artigo 64 da Lei 9430/1996 diz o seguinte: Art. 64. Os pagamentos efetuados por órgãos, autarquias e fundações da administração pública federal a pessoas jurídicas, pela fornecimento de bens ou prestação de serviços, estão sujeitos à incidência, na fonte, do imposto sobre a renda, da contribuição social sobre o lucro líquido, da contribuição para seguridade social - COFINS e da contribuição para o PIS/PASEP. Não sei porque fizeram essa retenção. Talvez consideraram que ele estava equiparado à pessoa jurídica. Acredito que consideraram tudo como uma prestação de serviço e não uma venda de mercadorias. Como a retenção foi feita, será necessário solicitar o Informe de Rendimentos a essa prefeitura que fez o pagamento para ele, pois ela deve ter declarado no código 0588 por ser pessoa física. Pelo menos a lógica é essa. O pagamento de trabalho PJ a PF sem vínculo empregatício deve ser declarado no código 0588 na DIRF. Então, pela lógica, a resposta final para sua pergunta é o código 0588, mas convém confirmar as informações com a prefeitura. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure Ok entendi quando retenção de pessoa física forçar o codigo 0588, e no caso da Prefeitura reter de uma pessoa jurídica, na aquisição de mercadorias, qual código deve ser informado na Dirf??
@@roberioroberio3539 o código da retenção de PJ órgão público a PJ é o 6147, mas esse código não é informado na DIRF. Ele é informado apenas no Sped ECF de ambas as empresas. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá, Jorge! Não, DIRF não. Você precisará entregar apenas a DIRPF - Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá, Fernando! Basta ir em "Rendimentos Tributáveis", inserir o CPF e nome da pessoa e colocar o código 0561. Aí a ficha "Rendimentos Isentos" estará habilitada no menu à esquerda. Se não houve rendimentos tributáveis, é só deixar tudo zerado e partir para a ficha dos rendimentos isentos. Bons estudos e bons trabalhos!
Quando o funcionário saiu de ferias em Jun e recebeu em Maio 2 dias antes da férias. Aí eu junto o salario de maio mais as férias de junho e em Junho o valor dele ficou zerado, ta certo?
Olá, Amanda! Sim. Se ele recebeu em maio, você deve lançar tudo na linha do mês de maio. Se em junho ele não recebeu nada, realmente vai ficar zerado. Bons estudos e bons trabalhos!
Bom dia, poderia esclarecer uma dúvida? Ao lançar na DIRF o pró-labore (para poder justificar o gasto com o plano), digamos que de 1 salário mínimo (mínimo permitido), seria cobrado os 20% do INSS?? Abç e obrigado!
Olá, Carlos! Sim, haverá incidência de 20% de INSS, sendo 11% descontado diretamente no pró-labore (parte do sócio) e o restante é a parte da empresa. Bons estudos e bons trabalhos!
Thanure , tudo bem? quando a empresa tem valor de pis e COFINS inferior a 10 reais e foi acumulando até dar o valor mínimo para recolher como fazer neste caso ? e posso preencher a parte do impostos antes de vir o arquivo do Rh? ao importar o arquivo do Rh apaga o que eu já deixar preenchido? obrigada !!
Olá, Luciene! Os valores inferiores a R$ 10,00 podem ser informados na DIRF normalmente, independentemente do momento do pagamento do imposto. Em relação à importação, se você utilizar a função "Declaração / Importar Dados", você vai apenas acrescentar novas informações na declaração sem perder o que já tem. Se você utilizar a opção "Ferramentas / Cópia de Segurança / Restaurar", você vai sobrescrever os dados já existentes. Bons estudos e bons trabalhos!
Thanure em 2021 fiz apenas uma venda através da Stone e gerou um imposto de somente R$11,00 retido na fonte, sou obrigado a declarar? Se não declarei este valor, mesmo sendo tão pequeno, estou sujeito à multa?
Olá, Cornellius! Se você for MEI e a retenção no código 8045, você fica dispensado de entregar a DIRF, desde que não tenha ultrapassado o limite do seu faturamento anual. Se você for empresa comum, tecnicamente, você ficaria obrigado a declarar, mas é provável que a Receita Federal não te cobre essa declaração apenas por causa disso. Para saber, basta acessar o e-CAC na página da Receita Federal e consultar a situação fiscal da empresa para verificar se a DIRF está sendo cobrada. Se afirmativo, haverá cobrança de multa. Se você for pessoa física, você não deverá entregar a DIRF para esse tipo de retenção. Bons estudos e bons trabalhos!
No mês de Julho/2021 estou com uma diferença de R$ 20,00 entre o programa DIRF X DARF paga, esse valor é 13º salário pago na rescisão de um empregado, entrei no informe de rendimentos dele tanto no sistema, quanto na dirf e os benditos R$ 20,00 estão lançados corretamente. Como resolver isso ou devo desconsiderar?
Olá, Bia! O valor lançado na DIRF deve ser o valor devido e não necessariamente o valor pago. Primeiro você precisa verificar qual é o valor devido, ou seja, o valor correto. Esse é o valor que deve constar na DIRF. Depois você verifica se o valor pago/recolhido foi o valor devido. Se tiver recolhido a menor, deverá pagar o complemento. Se tiver recolhido a maior, deverá solicitar restituição ou compensação do valor. Bons estudos e bons trabalhos!
No campo 7 informações complementares, o Programa da Dirf preenche o plano de saúde automaticamente (se tiver me ajude como fazer ) ou tenho que escreve manualmente essas infrações no campo 7 ? Fazendo favor , por que gerei a dirf mais no campo 7 veio em plano sem as informações do plano de saúde .
Olá, Matheus! Se você estiver importando um arquivo da DIRF de seu sistema, o valor do plano de saúde deve ir junto, desde que ele esteja lançado no seu sistema. Se você estiver fazendo de forma manual ou então o arquivo que você importou não constar o valor do plano, então você terá que digitar o valor manualmente. Se seu sistema não estiver gerando esse valor, convém dar uma ligada no suporte para verificar o que está acontecendo. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá, Cristiano! Isso é estranho, pois esse código está disponível no programa da DIRF2017. Eu mesmo abri o meu aqui e conferi. Tente digitar o código diretamente na ficha "Rendimentos Tributáveis". Observação: se você estiver digitando um CPF na Identificação do Beneficiário, realmente esse código não vai aparecer, pois não existe retenção de PIS, COFINS e CSLL para pessoa física. Então só será informado esse código para CNPJ. Bons estudos e bons trabalhos!
Parabens , muito bom a explicação! Só estou com uma duvida, o funcionario que pagou pensão alimenticia mas não teve imposto retido, o empregador deve declarar mesmo assim na Dirf?
Olá! Sim, pois a empresa deverá fornecer o Informe de Rendimentos para o funcionário constando essa informação para que ele possa declarar na Declaração do Imposto de Renda dele. Bons estudos e bons trabalhos!
Boa tarde, parabéns pelo video!!Me inscrevi hoje!! Gostaria de tirar uma dúvida!Um funcionario paga pensão judicial para filho via deposito, porém não pela empresa(não por desc. em folha), mas via deposito!Então a empresa não pode por esse filho como dependente do func., haja vista que ele paga pensão, ainda que não seje pela empresa, certo?
Olá, Sandra! A empresa pode sim declarar o filho dele como dependente. O que não vai acontecer é aparecer o desconto da pensão na folha de pagamento. No entanto, outras despesas com o dependente podem ser declaradas na folha, como pagamento de plano de saúde, por exemplo. Bons estudos e bons trabalhos!
boa tarde , pelo que entendi da resposta a empresa pode por o filho de depend. só para fins de plano de saude, não para dedução de IR(mesmo a pensão jud.nao sendo desc em folha)...
@@SandraRegina-ez5vm isso mesmo. Colocar o filho como dependente na DIRPF é uma opção do contribuinte, assim como colocá-lo como dependente no plano de saúde. Uma declaração não influencia a outra nesse sentido. Bons estudos e bons trabalhos!
Professor por favor me tire uma duvida, quando da um erro de CÓDIGO DE RECEITA EXCLUSIVO PARA BENEFICIÁRIO PESSOA JURIDICA e também REGISTRO NÃO IMPORTADO DEVIDO A ERRO NA LINHA 5. o senhor sabe como resolver isso ?
Olá, Reginaldo! O erro de código de receita se refere a um código que não pode ser declarado para beneficiário pessoa física, ou seja, você só pode declarar rendimentos nesse código se o beneficiário for uma pessoa jurídica e o erro na importação se refere a um erro de estrutura na geração do arquivo para importação. Nesse caso você deve verificar com o suporte do software gerador do arquivo. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure Professor, quando é uma associação ainda pode ser declarada a Dirf por meio de procuração ? pq o certificado venceu mas temos poderes na procuração ate 2030
@@reginaldoisidorio598 pode sim. Se tem procuração, você pode utilizar o certificado digital do procurador para transmitir. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure , boa tarde! No Mês que houve de rescisão do funcionário deve ser informado o salário Bruto , 13 salário e todas as verbas rescisórias no campo de rendimentos insentos ??
@@adrianasilva-jo1kk todas as verbas rescisórias deverão ser informadas como "Rendimentos Isentos" e isso vale para férias, 13º e salário. É o valor constante no Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho. Os demais pagamentos fora da rescisão devem ser declarados como rendimentos tributáveis. Bons estudos e bons trabalhos!
Professor, uma empresa do simples nacional só tem pró-labore não tem empregado , o próprio sócio que faz o trabalho, ele fez um plano de saude empresarial pra ele e para dois filhos dele que são dependentes. A minha dúvida é a seguinte, O valor que o sócio paga ao Plano de saúde tem que vim descontado na folha de pagto ou ele pode pagar sem informar na folha de pagamento. E na Hora de fazer a DIRF o sócio é obrigado a informar.
Olá, Valdelice! Como ele recebe pelo pró-labore, não vai descontar o valor do plano no recibo. Mas essa informação deve constar na DIRF, pois, provavelmente, ele vai declarar esse plano na declaração de imposto de renda dele. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá professor pode mu ajudar com essa duvida? Jogadores de futebol são considerados ATIVO INTANGÍVEL, e quando acontece uma venda os clubes divugam no seus balanços da seguinte forma: JOGADOR X: Valor da venda R$ 10.000.000,00 Comissões: 500.000,00 Custo contabil amortizado: 2.000.000,00 receita Líquida: 7.500.000,00 Eu gostaria de saber o que é CUSTO CONTABIL AMORTIZADO, se é um imposto que a empresa deve pagar e pra onde esses valor vão? já que diminuem o valor da venda.
Olá! O custo amortizado é praticamente a mesma coisa que depreciação. No entanto, a depreciação está relacionada com bens físicos e a amortização está relacionada a direitos com prazo legal determinado. A amortização é a redução do valor do direito por meio de perda da qualidade, da importância etc. Todo bem ou direito da pessoa jurídica (ativo) passam pela depreciação ou amortização, ou seja, os bens vão perdendo seu valor com o passar do tempo. O custo amortizado é justamente essa desvalorização do direito. Ela é feita para cálculo do ganho de capital (se houver) na operação de venda do ativo. Pode haver incidência de IRPJ e CSLL sobre o ganho de capital. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá, Brendo! Não, pois a DIRF não permite a transmissão sem movimento. Então se não houver absolutamente nada a declarar, não se deve entregar a DIRF. Bons estudos e bons trabalhos!
Por favor me tire uma dúvida. Sou vendedor autônomo, o que ganho anualmente não chega a 28 mil reais, porem nesse ano comprei ativos na bolsa de valores, esse caso sei que preciso fazer declaração, mas como faço para comprovar a origem dos meus recursos investidos, ou não seria necessário?
Olá! Esse vídeo não é o vídeo da declaração do imposto de renda da pessoa física, mas vamos lá: se você investiu na bolsa em 2021, você fica automaticamente obrigado a fazer a declaração, independentemente de ter tido lucro ou não com as ações. Então você vai declarar as ações na ficha "Bens e Direitos" e os rendimentos na ficha "Renda Variável" ou "Rendimentos Isentos". Você só vai precisar dos documentos relativos às aquisições e/ou vendas dos ativos para informar na declaração. O vídeo da declaração desse ano será divulgado a partir do dia 08/03/2022. Se você já quiser saber como declarar, confira o vídeo do ano passado neste link e avance para 2:01:00 para ver como declarar as ações. Segue: th-cam.com/video/Z5krooJ5WZc/w-d-xo.html Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure Bom dia, obrigado por me responder. Quanto a essa parte eu entendi bem, o que não sei é como comprovar a origem do dinheiro já que moro no exterior e não quero fazer a DSDP porquê senão os bancos e corretoras fechariam minhas contas. Entende minha dúvida? Eu declaro o dinheiro que recebi ao longo do ano aonde? Rendimentos recebidos de PF? Coloco que sou profissional autônomo? Nesse caro só coloco lá os valores recebidos no ano ou teria que pagar carnê leão da mesma forma? Essas são minhas dúvidas
@@mariomaxxxxx Olá! Nesse caso os rendimentos que você recebe no exterior devem ser lançados na ficha "Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior", aba "Outras Informações", coluna "Exterior". Se o valor mensal dos rendimentos for superior a R$ 1.903,98, então você fica obrigado a preencher o Carnê-Leão no e-CAC e pagar o imposto de renda mensal. Então você faria o preenchimento mês a mês geraria todos os DARF de imposto, pagaria e depois exportaria os dados para o programa da declaração. Se os valores mensais não ultrapassarem R$ 1.903,98, basta lançar na coluna indicada mês a mês. Isso vale para os rendimentos de distribuição de dividendos de ações no exterior e qualquer outro rendimento recebido do exterior (pessoa física, empresas etc). Agora, se os rendimentos forem provenientes de ganho de capital sobre venda de ativos, você deverá preencher o programa Ganhos de Capital para determinar se haverá imposto ou não. A comprovação dos rendimentos (se for exigida pela Receita Federal) deverá ser feita com os documentos que envolvem seus investimentos e extratos bancários. Será como se você estivesse fora do Brasil, porém sem intenção de ficar permanentemente. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá, Marlon! Não. Para transmissão da DIRF é necessário ter alguma informação a declarar, ou seja, algum tipo de operação envolvendo retenção de imposto de renda ou outros tributos federais (PIS, COFINS e CSLL). Isso se aplica a folha de pagamento, notas fiscais com retenções de imposto de renda ou outros tributos federais, aluguel com retenção de imposto de renda, operações com cartão de crédito com retenção de imposto de renda etc. Se não houver nenhuma operação com retenção de tributos federais, não será possível entregar a DIRF. Bons estudos e bons trabalhos!
@@marlonsantos6091 tenho sim, mas caso tenha dúvidas, você deve enviá-las para o e-mail cursodepartamentofiscal@gmail.com . Instagram: instagram.com/thanureraposo/
Olá, Ana Paula! Sim, é altamente provável que sim, pois, se essa pessoa paga a comissão para o banco, essas comissões incidem imposto de renda. São aquelas demonstradas no vídeo no código 8045. Então deverá emitir o extrato da DIRF no banco para fazer a declaração. Apenas se não houver nenhuma operação com comissão é que a pessoa estará dispensada. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure Muito Obrigada pelo seu retorno. Eu também penso assim. Porém quando estamos preenchendo uma DIRF de Pessoa Física não tem possibilidade de colocar o código 8045. E na legislação onde consta sobre as administradoras de cartão de crédito dá a entender que são somente as Pessoas Jurídicas.
@@anapaulamaiadacosta7088 verdade, não dá para colocar. Verifiquei aqui. Então se a pessoa física não tiver tido nenhum rendimento pago nos códigos 0561, 0916, 0924, 1895, 3208, 5204, 5936, 8468 ou 8673 estará dispensada da entrega da DIRF. Bons estudos e bons trabalhos!
Professor bom dia, por favor me tire uma duvida fui fazer uma transmissão é esta alegando que tem uma dirf de 2017 que foi declarada como EXTINÇÂO, dai esta pedindo para retransmitir sem marcar a opção de extinção mas eu notei que no app da DIRF de 2022 não tem essa opção no caso eu teria que baixar o app de 2018 ?
Olá, Reginaldo! Sim, exatamente. Você só poderá transmitir a DIRF do ano calendário de 2017 no programa DIRF 2018 e assim por diante. Então você precisa retificar essa DIRF no programa de 2018 para só depois transmitir as demais. Bons estudos e bons trabalhos!
@@reginaldoisidorio598 basta você fazer login no e-CAC com certificado digital da empresa ou do procurador, clicar em "Declarações e Demonstrativos / Extrato de Processamento da DIRF". Lá você verá todas as DIRF entregues. Bons estudos e bons trabalhos!
A DIRF deve ser apresentada até o último dia útil de fevereiro de cada ano. O vídeo acima serve também para a DIRF 2024, pois não houve mudanças que afetem o preenchimento da declaração.
Muito obrigada 🙏 você brilha
Devo informar o valor dos cartões?
Por exemplo: a empresa me enviou o extrato da máquina Cielo, no extrato vem o valor da Cielo com CNPJ e os demonstrativo dos bancos com as retenção
@@joseliarodrigues8598 sim, esses valores devem ser informados na DIRF no código 8045, mesmo que sejam pequenos. Bons estudos e bons trabalhos!
Muito bem explicado! Parabéns.
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Mais uma excelente aula prática. Sua didática é muito boa, obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco.
Eu que agradeço. Bons estudos e bons trabalhos!
Seus videos são muito explicativos, já adquiri seus livros me ajudam bastante, muito obrigada.
Eu que agradeço! Bons estudos e bons trabalhos!
Meus parabéns pelo vídeo! Que Deus possa te abençoar muito por isso. Eu estava perdido aqui, sem saber o que fazer e achei esse vídeo.
Obrigado! Que bom que o vídeo te ajudou. Bons estudos e bons trabalhos!
Você é sensacional, faz um vídeo de abertura de empresas 🙏🏻❤️🌻
Up
Obrigado pela sugestão. Vou analisar seu pedido. Bons estudos e bons trabalhos!
Muito boa explicação 👏
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Muito obrigado pelo vídeo, me ajudou muito.
Eu que agradeço. Bons estudos e bons trabalhos!
Parabéns, muito didático, obrigada por compartilhar
Eu que agradeço. Bons estudos e bons trabalhos!
maravilhos... claro como a agua do mar.
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
cara vc é o melhor
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Parabéns, pela explicação.
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
segui os passos do 43:00 porém esta cobrando preenchimento do campo Rendimentos recebidos acumuladamente. preciso preencher isso? obg pela explicação Thanure
Olá, Breno! Não. A Ficha Rendimentos Recebidos Acumuladamente somente será preenchida se houver esse tipo de rendimento a declarar. O que deve ter acontecido é que você provavelmente fez algum preenchimento nessa ficha e agora o programa não deixa você transmitir sem terminar o preenchimento.
O que você deve fazer: clicar na ficha "Rendimentos Recebidos Acumulamente" e logo depois clicar no botão (--) no canto direito para excluir o registro. Depois fechar o programa da DIRF totalmente e abrir novamente. Só assim vai parar de pedir o preenchimento.
Bons estudos e bons trabalhos!
Professor vc disse que uma empresa que sofreu a retenção de irrf sobre fornecimento de mercadorias para Prefeituras, não deve, nem pode ser informada na Dirf da Prefeitura. Então como é que essa empresa que sofreu a retenção de irrf no fornecimento de mercadorias para Prefeitura irá receber a restituição do valor retido, já que essa empresa não está relacionada na Dirf da Prefeitura??
Olá, Roberio! Verifique com essa prefeitura como ela declarou e se ela declarou isso na DIRF. É provável que ela tenha declarado no código 0588, ou seja, como se fosse um rendimento de trabalho não assalariado. Se for esse o caso, ele recupera o imposto retido na declaração dele. Caso a prefeitura não tenha declarado na DIRF, basta ele declarar o valor líquido recebido na declaração dele e não terá prejuízo. Enfim... será necessário solicitar o Informe de Rendimentos dele a essa prefeitura para ver como e se declararam isso. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure Ok entendi no caso de pessoa física a Prefeitura deve forçar a informação no código 0588. E no caso da retenção IRRF de Empresa na aquisição de material de consumo, qual o código de receita a Prefeitura deve informar na Dirf??
@@roberioroberio3539 o órgão público que reter tributos de outra pessoa jurídica nesse caso é o 6147, mas não é informado na DIRF. Apenas no Sped ECF. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure Mas o órgão público não envia sped ecf
👍🏾
Desse jeito até quem nunca fez vai conseguir transmitir corretamemte! Parabéns
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Não vi a informação que é a capa do vídeo, a informação do código 5936 rendimentos de decisão da justiça do trabalho.
Olá, Patrícia! Esse rendimento segue as mesmas regras dos outros rendimentos tributáveis. A única diferença será o código que será o 5936. Acontecerá quando uma empresa for obrigada a pagar um rendimento para uma pessoa física em decorrência de decisão judicial. Bons estudos e bons trabalhos!
Como fica a dirf de uma empresa que em dezembro de 2020 era competência e em janeiro alterou para caixa.
Quais informações deve apresentar em janeiro?
Olá, Tatiane! O fato de a empresa ter alterado a forma de cálculo de seus tributos para caixa não vai interferir na DIRF. Isso porque na DIRF o fato gerador é o pagamento do rendimento, ou seja, a DIRF já segue a modalidade de caixa de acordo com o Art. 9º da IN 1.990/2020. Então a forma de apresentação da declaração é a mesma. Você vai informar todos os rendimentos pagos sujeitos à retenção de tributos federais. Bons estudos e bons trabalhos!
A data da darf 1708 não é a data da emissão?? Eu coloco na data da emissão. PIS E CONFINS CSLL eu somo como IRRF? E preencho nessa parte de imposto retido ?
Olá, Solange! A DIRF segue a modalidade do regime de Caixa. Então a data é a data de pagamento. Se você considerar a data da emissão é como se você falasse que a nota fiscal foi paga à vista. Muita gente faz isso para ter mais controle das retenções sobre notas fiscais, mas a legislação traz que a data a ser considerada é a data de pagamento. Quando à retenção da CSRF (PIS, COFINS e CSLL) você faz um lançamento à parte no código 5952. O IRRF será no código 1708. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá Professor, como faço o lançamento de previdência privada na folha de sócios (Por labore) para que os mesmos abatam como despesas médicas no IR do ano subsequente?
Olá, Luiz! Vá em "Rendimentos Tributáveis" e faça o lançamento do sócio com o código 0561. Lance os valores de pró-labore pagos ao sócio mês a mês. Feito isso, no menu à esquerda, clique em "Previdência Complementar" e faça também o lançamento da previdência complementar mês a mês. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure muito obrigado professor. Um grande abraço.
olá Thanure tudo bem? Pode enviar o link que fala sobre as retenções federais de notas fiscais na DIRF? Estou com algumas dúvidas nisso. Pelo que entendi da sua explicação a empresa que paga as notas fiscais e possuem retenções devem ser informadas na dirf certo? Obrigada
Olá, Bárbara! Sim, isso mesmo. Os pagamentos com retenção de tributos federais devem constar na DIRF. Isso vale também para as notas fiscais. O dispositivo legal é o inciso I do Art. 10 da IN 1.990/2020.
normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?visao=anotado&idAto=113850
Bons estudos e bons trabalhos!
Tem tem fundo imobiliario e tesouro selic tem que pagar dirf?
Olá! A DIRF será obrigatória se houver retenção de tributos federais nas operações de pagamento. Somente o fato de possuir o fundo imobiliário e o tesouro selic não gera obrigatoriedade de entrega, porém, se tiver havido qualquer operação com retenção de tributos federais ao longo do ano, a entrega é obrigatória. Bons estudos e bons trabalhos!
E quando o serviço foi prestado em janeiro a nota foi emitidae paga em janeiro, porem o vencimento das retenções é dia 20 de fevereiro
Entao temos uma nota paga em janeiro e os darfs do jmposto pagos em fevereiro
Na dirf informo janeiro ou fevereiro?
Olá, Elton! Na DIRF você vai colocar na linha de Janeiro. É sempre na linha do mês em que ocorreu o fato gerador. Como se refere à competência janeiro e o vencimento é em fevereiro, você lança o valor da nota e os tributos retidos na linha de janeiro. Bons estudos e bons trabalhos!
Vou comprar seu livro 👍
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Qual o código de receita deve ser informado na Dirf, no desconto de irrf sobre aquisicao de mercadoria de pessoa física, feita por prefeitura?
Olá, Roberio! O código desse tipo de retenção é o 6147 (na regra geral), porém, essa retenção não deve ser informada e nem é possível informá-la na DIRF. Veja neste link todos os códigos de retenção nesse caso específico que você citou:
www.econeteditora.com.br/boletim_imposto_renda/ir-07/tributosfederais_irpj-csll-pis-cofins_pagamentos-orgaos-fede
Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure E como a empresa que sofreu a retenção do irrf vai conseguir a restituição desse valor de irrf que foi retido, se não tem a informação na Dirf??
@@roberioroberio3539 se o fornecedor for realmente pessoa física, na verdade, essa retenção nem deveria ter acontecido. O artigo 64 da Lei 9430/1996 diz o seguinte:
Art. 64. Os pagamentos efetuados por órgãos, autarquias e fundações da administração pública federal a pessoas jurídicas, pela fornecimento de bens ou prestação de serviços, estão sujeitos à incidência, na fonte, do imposto sobre a renda, da contribuição social sobre o lucro líquido, da contribuição para seguridade social - COFINS e da contribuição para o PIS/PASEP.
Não sei porque fizeram essa retenção. Talvez consideraram que ele estava equiparado à pessoa jurídica. Acredito que consideraram tudo como uma prestação de serviço e não uma venda de mercadorias.
Como a retenção foi feita, será necessário solicitar o Informe de Rendimentos a essa prefeitura que fez o pagamento para ele, pois ela deve ter declarado no código 0588 por ser pessoa física. Pelo menos a lógica é essa. O pagamento de trabalho PJ a PF sem vínculo empregatício deve ser declarado no código 0588 na DIRF.
Então, pela lógica, a resposta final para sua pergunta é o código 0588, mas convém confirmar as informações com a prefeitura.
Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure Ok entendi quando retenção de pessoa física forçar o codigo 0588, e no caso da Prefeitura reter de uma pessoa jurídica, na aquisição de mercadorias, qual código deve ser informado na Dirf??
@@roberioroberio3539 o código da retenção de PJ órgão público a PJ é o 6147, mas esse código não é informado na DIRF. Ele é informado apenas no Sped ECF de ambas as empresas. Bons estudos e bons trabalhos!
Boa tarde, sou pessoa física e opero na bolsa de valores tenho que realizar DIRF.
Olá, Jorge! Não, DIRF não. Você precisará entregar apenas a DIRPF - Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física. Bons estudos e bons trabalhos!
No programa que baixei não está aparecendo a opção de rendimentos isentos, só tem a de rendimentos tributáveis. Saberia me dizer o pq disso?
Olá, Fernando! Basta ir em "Rendimentos Tributáveis", inserir o CPF e nome da pessoa e colocar o código 0561. Aí a ficha "Rendimentos Isentos" estará habilitada no menu à esquerda. Se não houve rendimentos tributáveis, é só deixar tudo zerado e partir para a ficha dos rendimentos isentos. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure obrigado!
Oi! Você ai fazer vídeo sobre DIRPF de 2022?
Olá, Bruno! Sim. A partir de março/2022 o vídeo estará disponível. Bons estudos e bons trabalhos!
Quando o funcionário saiu de ferias em Jun e recebeu em Maio 2 dias antes da férias. Aí eu junto o salario de maio mais as férias de junho e em Junho o valor dele ficou zerado, ta certo?
Olá, Amanda! Sim. Se ele recebeu em maio, você deve lançar tudo na linha do mês de maio. Se em junho ele não recebeu nada, realmente vai ficar zerado. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure muito obrigada 👏👏👏👏👏👏 me ajudou muito
Bom dia, poderia esclarecer uma dúvida? Ao lançar na DIRF o pró-labore (para poder justificar o gasto com o plano), digamos que de 1 salário mínimo (mínimo permitido), seria cobrado os 20% do INSS?? Abç e obrigado!
Olá, Carlos! Sim, haverá incidência de 20% de INSS, sendo 11% descontado diretamente no pró-labore (parte do sócio) e o restante é a parte da empresa. Bons estudos e bons trabalhos!
Thanure , tudo bem? quando a empresa tem valor de pis e COFINS inferior a 10 reais e foi acumulando até dar o valor mínimo para recolher como fazer neste caso ?
e posso preencher a parte do impostos antes de vir o arquivo do Rh? ao importar o arquivo do Rh apaga o que eu já deixar preenchido?
obrigada !!
Olá, Luciene! Os valores inferiores a R$ 10,00 podem ser informados na DIRF normalmente, independentemente do momento do pagamento do imposto. Em relação à importação, se você utilizar a função "Declaração / Importar Dados", você vai apenas acrescentar novas informações na declaração sem perder o que já tem. Se você utilizar a opção "Ferramentas / Cópia de Segurança / Restaurar", você vai sobrescrever os dados já existentes. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure legal muito obrigada .. 🙏
Thanure em 2021 fiz apenas uma venda através da Stone e gerou um imposto de somente R$11,00 retido na fonte, sou obrigado a declarar?
Se não declarei este valor, mesmo sendo tão pequeno, estou sujeito à multa?
Olá, Cornellius! Se você for MEI e a retenção no código 8045, você fica dispensado de entregar a DIRF, desde que não tenha ultrapassado o limite do seu faturamento anual.
Se você for empresa comum, tecnicamente, você ficaria obrigado a declarar, mas é provável que a Receita Federal não te cobre essa declaração apenas por causa disso. Para saber, basta acessar o e-CAC na página da Receita Federal e consultar a situação fiscal da empresa para verificar se a DIRF está sendo cobrada. Se afirmativo, haverá cobrança de multa.
Se você for pessoa física, você não deverá entregar a DIRF para esse tipo de retenção.
Bons estudos e bons trabalhos!
No mês de Julho/2021 estou com uma diferença de R$ 20,00 entre o programa DIRF X DARF paga, esse valor é 13º salário pago na rescisão de um empregado, entrei no informe de rendimentos dele tanto no sistema, quanto na dirf e os benditos R$ 20,00 estão lançados corretamente. Como resolver isso ou devo desconsiderar?
Olá, Bia! O valor lançado na DIRF deve ser o valor devido e não necessariamente o valor pago. Primeiro você precisa verificar qual é o valor devido, ou seja, o valor correto. Esse é o valor que deve constar na DIRF. Depois você verifica se o valor pago/recolhido foi o valor devido. Se tiver recolhido a menor, deverá pagar o complemento. Se tiver recolhido a maior, deverá solicitar restituição ou compensação do valor. Bons estudos e bons trabalhos!
No campo 7 informações complementares, o Programa da Dirf preenche o plano de saúde automaticamente (se tiver me ajude como fazer ) ou tenho que escreve manualmente essas infrações no campo 7 ? Fazendo favor , por que gerei a dirf mais no campo 7 veio em plano sem as informações do plano de saúde .
Olá, Matheus! Se você estiver importando um arquivo da DIRF de seu sistema, o valor do plano de saúde deve ir junto, desde que ele esteja lançado no seu sistema. Se você estiver fazendo de forma manual ou então o arquivo que você importou não constar o valor do plano, então você terá que digitar o valor manualmente. Se seu sistema não estiver gerando esse valor, convém dar uma ligada no suporte para verificar o que está acontecendo. Bons estudos e bons trabalhos!
Bom dia! Não estou localizando no programa da DIRF2017 o código 5952. Poderia nos ajudar?
Olá, Cristiano! Isso é estranho, pois esse código está disponível no programa da DIRF2017. Eu mesmo abri o meu aqui e conferi. Tente digitar o código diretamente na ficha "Rendimentos Tributáveis".
Observação: se você estiver digitando um CPF na Identificação do Beneficiário, realmente esse código não vai aparecer, pois não existe retenção de PIS, COFINS e CSLL para pessoa física. Então só será informado esse código para CNPJ.
Bons estudos e bons trabalhos!
Parabens , muito bom a explicação! Só estou com uma duvida, o funcionario que pagou pensão alimenticia mas não teve imposto retido, o empregador deve declarar mesmo assim na Dirf?
Olá! Sim, pois a empresa deverá fornecer o Informe de Rendimentos para o funcionário constando essa informação para que ele possa declarar na Declaração do Imposto de Renda dele. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure muito obrigada
Boa tarde, parabéns pelo video!!Me inscrevi hoje!! Gostaria de tirar uma dúvida!Um funcionario paga pensão judicial para filho via deposito, porém não pela empresa(não por desc. em folha), mas via deposito!Então a empresa não pode por esse filho como dependente do func., haja vista que ele paga pensão, ainda que não seje pela empresa, certo?
Olá, Sandra! A empresa pode sim declarar o filho dele como dependente. O que não vai acontecer é aparecer o desconto da pensão na folha de pagamento. No entanto, outras despesas com o dependente podem ser declaradas na folha, como pagamento de plano de saúde, por exemplo. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure Boa tarde, obrigado pela breve resposta
boa tarde , pelo que entendi da resposta a empresa pode por o filho de depend. só para fins de plano de saude, não para dedução de IR(mesmo a pensão jud.nao sendo desc em folha)...
@@SandraRegina-ez5vm isso mesmo. Colocar o filho como dependente na DIRPF é uma opção do contribuinte, assim como colocá-lo como dependente no plano de saúde. Uma declaração não influencia a outra nesse sentido. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure ok, obrigado..
Professor por favor me tire uma duvida, quando da um erro de CÓDIGO DE RECEITA EXCLUSIVO PARA BENEFICIÁRIO PESSOA JURIDICA e também REGISTRO NÃO IMPORTADO DEVIDO A ERRO NA LINHA 5. o senhor sabe como resolver isso ?
Olá, Reginaldo! O erro de código de receita se refere a um código que não pode ser declarado para beneficiário pessoa física, ou seja, você só pode declarar rendimentos nesse código se o beneficiário for uma pessoa jurídica e o erro na importação se refere a um erro de estrutura na geração do arquivo para importação. Nesse caso você deve verificar com o suporte do software gerador do arquivo. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure Professor, quando é uma associação ainda pode ser declarada a Dirf por meio de procuração ? pq o certificado venceu mas temos poderes na procuração ate 2030
@@reginaldoisidorio598 pode sim. Se tem procuração, você pode utilizar o certificado digital do procurador para transmitir. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure , boa tarde!
No Mês que houve de rescisão do funcionário deve ser informado o salário Bruto , 13 salário e todas as verbas rescisórias no campo de rendimentos insentos ??
@@adrianasilva-jo1kk todas as verbas rescisórias deverão ser informadas como "Rendimentos Isentos" e isso vale para férias, 13º e salário. É o valor constante no Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho. Os demais pagamentos fora da rescisão devem ser declarados como rendimentos tributáveis. Bons estudos e bons trabalhos!
Professor, uma empresa do simples nacional só tem pró-labore não tem empregado , o próprio sócio que faz o trabalho, ele fez um plano de saude empresarial pra ele e para dois filhos dele que são dependentes. A minha dúvida é a seguinte, O valor que o sócio paga ao Plano de saúde tem que vim descontado na folha de pagto ou ele pode pagar sem informar na folha de pagamento. E na Hora de fazer a DIRF o sócio é obrigado a informar.
Olá, Valdelice! Como ele recebe pelo pró-labore, não vai descontar o valor do plano no recibo. Mas essa informação deve constar na DIRF, pois, provavelmente, ele vai declarar esse plano na declaração de imposto de renda dele. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá professor pode mu ajudar com essa duvida?
Jogadores de futebol são considerados ATIVO INTANGÍVEL, e quando acontece uma venda os clubes divugam no seus balanços da seguinte forma:
JOGADOR X: Valor da venda R$ 10.000.000,00 Comissões: 500.000,00
Custo contabil amortizado: 2.000.000,00 receita Líquida: 7.500.000,00
Eu gostaria de saber o que é CUSTO CONTABIL AMORTIZADO, se é um imposto que a empresa deve pagar e pra onde esses valor vão? já que diminuem o valor da venda.
Olá! O custo amortizado é praticamente a mesma coisa que depreciação. No entanto, a depreciação está relacionada com bens físicos e a amortização está relacionada a direitos com prazo legal determinado.
A amortização é a redução do valor do direito por meio de perda da qualidade, da importância etc. Todo bem ou direito da pessoa jurídica (ativo) passam pela depreciação ou amortização, ou seja, os bens vão perdendo seu valor com o passar do tempo.
O custo amortizado é justamente essa desvalorização do direito. Ela é feita para cálculo do ganho de capital (se houver) na operação de venda do ativo. Pode haver incidência de IRPJ e CSLL sobre o ganho de capital.
Bons estudos e bons trabalhos!
uma pergunta: empresas que nao teve movimento nenhum em 2021, precisa entregar a DIRF (negativa ou sem movimento)?
Olá, Brendo! Não, pois a DIRF não permite a transmissão sem movimento. Então se não houver absolutamente nada a declarar, não se deve entregar a DIRF. Bons estudos e bons trabalhos!
Por favor me tire uma dúvida. Sou vendedor autônomo, o que ganho anualmente não chega a 28 mil reais, porem nesse ano comprei ativos na bolsa de valores, esse caso sei que preciso fazer declaração, mas como faço para comprovar a origem dos meus recursos investidos, ou não seria necessário?
Olá! Esse vídeo não é o vídeo da declaração do imposto de renda da pessoa física, mas vamos lá: se você investiu na bolsa em 2021, você fica automaticamente obrigado a fazer a declaração, independentemente de ter tido lucro ou não com as ações.
Então você vai declarar as ações na ficha "Bens e Direitos" e os rendimentos na ficha "Renda Variável" ou "Rendimentos Isentos". Você só vai precisar dos documentos relativos às aquisições e/ou vendas dos ativos para informar na declaração. O vídeo da declaração desse ano será divulgado a partir do dia 08/03/2022. Se você já quiser saber como declarar, confira o vídeo do ano passado neste link e avance para 2:01:00 para ver como declarar as ações.
Segue:
th-cam.com/video/Z5krooJ5WZc/w-d-xo.html
Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure Bom dia, obrigado por me responder.
Quanto a essa parte eu entendi bem, o que não sei é como comprovar a origem do dinheiro já que moro no exterior e não quero fazer a DSDP porquê senão os bancos e corretoras fechariam minhas contas.
Entende minha dúvida? Eu declaro o dinheiro que recebi ao longo do ano aonde? Rendimentos recebidos de PF? Coloco que sou profissional autônomo? Nesse caro só coloco lá os valores recebidos no ano ou teria que pagar carnê leão da mesma forma? Essas são minhas dúvidas
@@mariomaxxxxx Olá! Nesse caso os rendimentos que você recebe no exterior devem ser lançados na ficha "Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior", aba "Outras Informações", coluna "Exterior". Se o valor mensal dos rendimentos for superior a R$ 1.903,98, então você fica obrigado a preencher o Carnê-Leão no e-CAC e pagar o imposto de renda mensal. Então você faria o preenchimento mês a mês geraria todos os DARF de imposto, pagaria e depois exportaria os dados para o programa da declaração. Se os valores mensais não ultrapassarem R$ 1.903,98, basta lançar na coluna indicada mês a mês. Isso vale para os rendimentos de distribuição de dividendos de ações no exterior e qualquer outro rendimento recebido do exterior (pessoa física, empresas etc).
Agora, se os rendimentos forem provenientes de ganho de capital sobre venda de ativos, você deverá preencher o programa Ganhos de Capital para determinar se haverá imposto ou não.
A comprovação dos rendimentos (se for exigida pela Receita Federal) deverá ser feita com os documentos que envolvem seus investimentos e extratos bancários. Será como se você estivesse fora do Brasil, porém sem intenção de ficar permanentemente. Bons estudos e bons trabalhos!
Boa Tarde! para fazer a declaracao da DIRF é necessario ter folha de pagamento? no meu caso para condominio?
Olá, Marlon! Não. Para transmissão da DIRF é necessário ter alguma informação a declarar, ou seja, algum tipo de operação envolvendo retenção de imposto de renda ou outros tributos federais (PIS, COFINS e CSLL). Isso se aplica a folha de pagamento, notas fiscais com retenções de imposto de renda ou outros tributos federais, aluguel com retenção de imposto de renda, operações com cartão de crédito com retenção de imposto de renda etc.
Se não houver nenhuma operação com retenção de tributos federais, não será possível entregar a DIRF. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure muito obrigado , otima sua explicaçao estou perdida aqui . voce tem insta? obrigado
@@marlonsantos6091 tenho sim, mas caso tenha dúvidas, você deve enviá-las para o e-mail cursodepartamentofiscal@gmail.com . Instagram: instagram.com/thanureraposo/
@@thanure boa tarde bacana , muito obrigado
A pessoa física que faz vendas na máquina de cartão é obrigada a apresentar a DIRF?
Olá, Ana Paula! Sim, é altamente provável que sim, pois, se essa pessoa paga a comissão para o banco, essas comissões incidem imposto de renda. São aquelas demonstradas no vídeo no código 8045. Então deverá emitir o extrato da DIRF no banco para fazer a declaração. Apenas se não houver nenhuma operação com comissão é que a pessoa estará dispensada. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure Muito Obrigada pelo seu retorno. Eu também penso assim.
Porém quando estamos preenchendo uma DIRF de Pessoa Física não tem possibilidade de colocar o código 8045.
E na legislação onde consta sobre as administradoras de cartão de crédito dá a entender que são somente as Pessoas Jurídicas.
@@anapaulamaiadacosta7088 verdade, não dá para colocar. Verifiquei aqui. Então se a pessoa física não tiver tido nenhum rendimento pago nos códigos 0561, 0916, 0924, 1895, 3208, 5204, 5936, 8468 ou 8673 estará dispensada da entrega da DIRF. Bons estudos e bons trabalhos!
Muito Obrigada pelo retorno e pelo seu conteúdo. Que siga sempre com muito Sucesso!
Professor bom dia, por favor me tire uma duvida fui fazer uma transmissão é esta alegando que tem uma dirf de 2017 que foi declarada como EXTINÇÂO, dai esta pedindo para retransmitir sem marcar a opção de extinção mas eu notei que no app da DIRF de 2022 não tem essa opção no caso eu teria que baixar o app de 2018 ?
Olá, Reginaldo! Sim, exatamente. Você só poderá transmitir a DIRF do ano calendário de 2017 no programa DIRF 2018 e assim por diante. Então você precisa retificar essa DIRF no programa de 2018 para só depois transmitir as demais. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure Professor, quando uma DIRF ela é enviada e não sai o recibo de envio como que faz pra visualizar esse recibo ?
@@reginaldoisidorio598 basta você fazer login no e-CAC com certificado digital da empresa ou do procurador, clicar em "Declarações e Demonstrativos / Extrato de Processamento da DIRF". Lá você verá todas as DIRF entregues. Bons estudos e bons trabalhos!