Nossa, você é o melhor professor de todos da área de contabilidade na prática. Está de parabéns mais uma vez e obrigada por dividir seus conhecimentos de maneira tão simples e objetiva.
Explicação maravilhosa! Parabéns não só pela clareza e pontualidade, mas por se dispor em compartilhar seu conhecimento! Isso é raro em nosso segmento!!!!
Deus abençoe. Você salvou minha vida, meu emprego. Sou nova na empresa, mas nunca ouvi falar dessa declaração, por ter trabalhando por anos em prestadora de serviço. Muito obrigada. Excelente professor!!!!!!
Parabéns Professor, excelente aula, excelente didática. Seus ensinamentos têm me ajudado muito no meu dia a dia. Adquiri seu ebook, excelente material. Muito obrigado mesmo!
parabens amigo por mais esta contribuição pra classe contabil eu que tenho pouco conhecimento vejo sempre seus vídeos pra aumentar meu aprendizado obrigado
Olá muito obrigado pela sua contribuição!! Fiz do jeito que explicou e deu certo dia 26/06/2021 - única coisa que fiz diferente foi a data que no meu caso a ultima atualização foi dia 02/06/2021 Gratidão ganhou mais um inscrito!!!
Excelente explicação, Professor! Eu estava prestes a entregar uma DESTDA pela primeira vez e com certeza seria enviada errada. Revendo apenas dentro do estado (SP), mas adquiro muita mercadoria no regime de ST de fornecedores de outros estados, porém, tudo para revenda. Obrigado.
Boa tarde...e quando uma empresa do simples setor de autopeças do parana que eh st adquire mercadoria para revenda de sc por exemplo que nao eh st ..como lançar o valor devido....aguardo seu contato.,..parabens pelas explicaçoes
Olá Eduardo! Se ela adquirir mercadoria para revenda sem ST de outro estado, ela fica sujeita ao ICMS Antecipação. O valor devido deverá ser declarado em ICMS Entrada - Antecipação sem Encerramento. Bons estudos e bons trabalhos!
Excelente aula! Me ajudou demais. Tenho um cliente comercio do simples nacional MG que compra de fabricante dentro do estado mercadoria que é sujeita à ST porém o fabricante possui isenção por se tratar de ração para peixe (ncm 23099010 cst 020 e cfop 5101). O revendedor tem que recolher via GNRE e se sim tem que informar na Destda?
Olá, Paula! Se o produto é ST e o fornecedor não destacou o ICMS-ST na nota e a operação é interna, então o correto a se fazer é calcular o imposto e pagar por meio de DAE no código 313-7. Depois você vai informar o valor do imposto na DeSTDA no campo Substituição Tributária - Operações Subsequentes. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá! No caso do ICMS Substituto Tributário, sim. A parte de ST só é informada pelas empresas na condição de substituta tributária. Já a parte de ICMS Entrada todas as empresas precisam preencher quando for devido algum tipo de diferencial de ICMS. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá Alberto! Sim. Qualquer contribuinte optante pelo Simples Nacional que possua a inscrição estadual está obrigado à entrega da DeSTDA, exceto se o estado em questão determinar que a DeSTDA não é obrigatória, como, por exemplo, o estado do Espírito Santo. Bons estudos e bons trabalhos!
Fiquei confusa em uma questão, no caso de uma entrada vinda de outro Estado que vai ser brinde/uso e consumo, nao será venda. So precisa preencher na parte : ICMS ENTRADA -> DIFERENÇA USO E CONSUMO (COLOCA O VALOR PAGO DA DIFERENÇA DE ALÍQUOTA) apenas! É isso ?
Olá, Marriel! Em tese, sim, é isso mesmo. No entanto, se a entrada for feita no CFOP 2.911, não é devida a diferença de alíquota. A diferença de alíquota será devida apenas se a entrada for feita no CFOP 2.556. A entrada de brinde não está sujeita aos diferenciais. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá, Renato! Há anúncios ativos no Mercado Livre. Talvez o anúncio que você viu tenha esgotado a edição, mas o livro está disponível na Amazon, Clube de Autores, Mercado Livre, Lojas Americanas e Estante Virtual. Seguem alguns links: www.amazon.com.br/Introdu%C3%A7%C3%A3o-Departamento-Fiscal-Thanure-Raposo/dp/6500049144/ref=sr_1_1?dib=eyJ2IjoiMSJ9.75WkMj5ZOlmgR5q9WszbnA.3lfSWj6QUi65lUDvGuW-7pTKofgSN0tM8CU_iifn10o&dib_tag=se&keywords=9786500049145&qid=1728984749&sr=8-1 clubedeautores.com.br/livro/introducao-ao-departamento-fiscal-2 www.mercadolivre.com.br/introduco-ao-departamento-fiscal-4-edico-de-thanure-raposo-serie-no-aplicavel-vol-1-editora-clube-de-autores-capa-mole-edico-4-em-portugus-2020/p/MLB25530263#polycard_client=search-nordic&wid=MLB3867177730&sid=search&searchVariation=MLB25530263&position=1&search_layout=grid&type=product&tracking_id=10a24f77-4e4c-4a28-9f75-3fd009df5eb6 Bons estudos e bons trabalhos!
Parabéns pela aula. Mas tenho uma dúvida, quando a empresa compra produtos que no seu estado tem que recolher o ICMS ST, ao invés de diferencial, onde é colocado este valor.
Obrigado, Alan! Nesse caso você vai declarar no campo "ST - Substituto Tributário: ICMS-ST Operações Subsequentes". Lembrando que isso só vale para valores recolhidos em guia de arrecadação do próprio estado da empresa. Valores pagos por meio de GNRE não devem ser declarados. Bons estudos e bons trabalhos!
Thanure, tudo bem? Na parte de ICMS entrada > Antecipação; eu compro mercadoria sujeita ao ICMS ST de uma indústria de Sp. Também sou de SP. Eu preciso preencher alguma coisa? Não ficou claro pra mim... visto que também vendo dentro de SP. Então, não haveria dif. de alqt. Certo?
Olá, Felipe! Nesse caso, não. Você não vai declarar nada. Na DeSTDA você declara apenas o ICMS-ST recolhido em guia à parte no nome da sua empresa e os diferenciais de ICMS que serão devidos apenas em compras interestaduais. No exemplo que você citou, o fornecedor (indústria) vai destacar o ICMS-ST na própria nota e recolher a guia no nome dele. Então quem vai declarar esse ICMS-ST é o fornecedor e não sua empresa. Você declararia o ICMS-ST na DeSTDA apenas se você comprasse produtos sujeitos à ST em situação que o fornecedor não fez o destaque na nota e nem a emissão da GNRE, de forma que a responsabilidade fica com o cliente, que gera uma guia de arrecadação no nome dele e paga. E também quando sua empresa destaca o ICMS-ST nas notas de saída. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá, tenho um cliente do simples nacional no ramo de restaurante. Estou com dúvida se no caso dele preciso entregar com movimento ou sem. Cliente compra mercadoria em atacadistas no estado de São Paulo e ele está em São Paulo também.
Olá, Djalma! Quando as aquisições são feitas dentro do mesmo estado, não é devida a Antecipação Parcial e nem os diferenciais de alíquota. Por ele ser um restaurante, também não será contribuinte do ICMS-ST na saída. Então, se ele não tiver compras de outros estados, ele deverá entregar a DeSTDA sem movimento. Bons estudos e bons trabalhos!
Um cliente comprou mercadoria pra ultilizar em prestação de serviços comprou mercadoria de MG e o cliente é de SP nesse caso dentro do SEDIF eu vou preencher o valor ICMS entrada no quadro sem encerramento ?
Olá, Ilana! Depende. Mesmo que a compra seja para utilização na prestação de serviços, haverá cobrança da Antecipação Parcial Sem Encerramento. Se essa empresa tiver como atividade principal prestação de serviços e estiver adquirindo mercadorias unicamente para utilizar nessa prestação de serviços, CFOPs 2.126 e/ou 2.128, você deverá informar o valor devido no campo "Diferença de Alíquota / Uso Consumo". Agora, se a empresa também tem venda de mercadorias em sua atividade e faz compras alternadas, tanto para prestação de serviços, quanto para revenda/industrialização, você lança em "Antecipação Sem Encerramento". Exemplos: Empresa prestadora de serviços de comunicação que compra cabos elétricos fora do estado para distribuição de internet, CFOP 2.126 = Diferença de Alíquota Uso Consumo. Gráfica que compra papel A4 fora do estado para confecção de materiais impressos, CFOP 2.128 = Diferença Alíquota Uso Consumo. Indústria de móveis que compra materiais e ferramentas tanto para aplicação na industrialização quanto na prestação de serviços, CFOPs 2.101, 2.126 = Antecipação Sem Encerramento. Bons estudos e bons trabalhos!
Parabéns, excelente explicação, comecei a pouco tempo com essa declaração, estou na duvida no campo de ICMS de entrada, diferencial de Alíquota, Ativo Fixo, o DARJ que foi pago tem multa e juros e FECP, lanço o valor do DARJ total mais FECP, multa e juros ou somente o valor do ICMS ?
Olá Fábio! Você deve lançar sempre o valor total devido sem considerar multas e juros. Então será o valor principal do ICMS + FECP. Isso se aplica, inclusive, mesmo se o estabelecimento não tiver pago o imposto. Sempre lance o valor total devido sem incluir correções. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá! Quando trabalhei num escritorio contabil, me explicaram que com encerramento era para colocar os valores das guias de ICMS ST pagas em produtos q vem na nota como 6.403 e nao tem ST recolhido pelo fornecedor. E que na parte sem encerramento, o valor de diferencial de aliquota. Preenchi dessa maneira e o estado SP nao entendeu e me cobrou a diferença do q seria q guia do ST. Nesse caso de produtos q precisam calcular o ST (Iva) como chocolate, por exemplo, onde preencho o valor da guia q paguei?
Olá! De certa forma, é isso mesmo. Porém, na parte de Antecipação com Encerramento deve-se informar apenas o ICMS-ST apurado pelas entradas pelo próprio contribuinte e recolhido por meio de guia de arrecadação própria do estado, ou seja, não deve-se informar valores de ICMS-ST pagos por meio de GNRE ou pagos dentro da nota fiscal de compra. Se a empresa fez o recolhimento dos valores declarados em guia de arrecadação própria do estado, então basta apresentar as guias pagas para o fisco. Agora, se foi declarado valores pagos por meio de GNRE e dentro da nota fiscal de compra, deverá retificar as DeSTDA e retirar essas informações. No mais, é assim mesmo que deve ser preenchido. O ICMS-ST pago na entrada em guia de arrecadação própria do estado deve ser declarado em Antecipação com Encerramento. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá Marcia! Para retificar você deve excluir a declaração original primeiro. Depois é só fazer o mesmo processo de preenchimento, porém no campo "Finalidade do Documento", você marca a opção "Substituto". Bons estudos e bons trabalhos!
ESTOU VENDO O VIDEO MAS NAO CONSIGO ENCONTRAR SE NO ESTADO DE SP QUEM COMPRAR DE OUTRO ESTADO NA HORA DE FAZER A GUIA DO SIMPLES É ANTECIPOAÇÃO COM ENCERRAMENTOOU SEM ENCERRAMENTO?
Olá, Drika! A Antecipação com Encerramento será equivalente às operações com mercadorias sujeitas à Substituição Tributária, ou seja, quando você paga o ICMS na entrada e ele não é mais devido na saída. Exemplo: a empresa comprou produtos sem destaque de ICMS-ST de outro estado, porém, existe previsão de cobrança do ICMS de forma antecipada no estado de SP. Sendo assim, a empresa gera uma guia de arrecadação e paga o ICMS antecipado. Dentro do PGDAS deverá ser assinalada a opção "Revenda com ST". A Antecipação sem Encerramento será o diferencial do ICMS devido na entrada dos produtos não sujeitos à Substituição Tributária nas aquisições para comercialização ou industrialização. Aqui o imposto será devido na saída também. Dentro do PGDAS deverá ser assinalada a opção "Revenda sem ST". Bons estudos e bons trabalhos!
Olá, Helen! Infelizmente não. É obrigatório informar os dados do contador no cadastro do contribuinte do programa SEDIF ou você não conseguirá salvar o cadastro. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá Professor thanure, tudo bem? Gostaria de uma gentileza. Por favor onde podemos configurar o local onde está o arquivo gerado para que o ted faça a busca para a transmissão no Sedif? Pois aqui para mim o programa acusa que não está encontrando o arquivo. Um outro detalhe: estou tentando atualizar um certificado de uma empresa para dentro do programa, mas ele não o importa. o que poderia ser? Desde já muito obrigado!
Olá, Alex! Geralmente as declarações geradas no programa SEDIF são gravadas no caminho "C:\SimplesNacional\Sedif\Dados". Se você tiver instalado o programa em outra pasta, pode ser que gere algum problema na hora de encontrar a declaração. Se você estiver gerando por um software de terceiro, será recomendável configurar a geração nessa pasta. Já o certificado digital você só precisa instalar no computador mesmo. Na hora da transmissão ele deverá aparecer na lista de certificados disponíveis. Se ele não aparecer, talvez seja algum problema com o próprio certificado mesmo. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá! Para retificar, abra o programa SEDIF, vá em "Abrir Documento", procure a declaração transmitida, selecione-a e clique em "Excluir". Depois crie uma nova declaração, porém marque a opção "Substituto". Insira os valores corretos e transmita. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá Andrey! Tem um capítulo dedicado à DIRPF, mas não abordei as operações Day Trade de forma aprofundada. É um tema que vai ficar para outro livro. Caso tenha interesse, segue links: Links para aquisição do livro/ebook: produto.mercadolivre.com.br/M... clubedeautores.com.br/backsta... www.amazon.com.br/dp/B08BTY3D55
Aula mto explicativa. Mas poderia me tirar uma dúvida? Tenho aqui uma empresa do SN que só tem 1 forneedor, ovos de codorna. E é isento de ICMS, como entregar Destda com ICMS isento?
Olá, Verônica! Se não houver ICMS-ST ou ICMS Antecipação ou Diferença de Alíquota a declarar, você irá transmitir a DeSTDA sem movimento. Agora, se sua dúvida for se há ou não imposto a pagar sobre a compra de ovos de codorna de fora do estado, preciso que você me informe o estado onde essa empresa está localizada para eu verificar essa informação para você. Na maioria dos estados realmente não haverá imposto na entrada por se tratar de produto de cesta básica e/ou insumo agropecuário. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá !! Excelente vídeo! No caso.. Empresa SN compra mercadorias sujeito ao ICMS ST com destinação para uso e consumo, cujo estado tem protocolos entre si. Porém na nota fiscal não veio recolhimento do st e nem diferencial de alíquota. Fiz o recolhimento desse diferencial de alíquota no código 209-7 (Por ser produto ST e ter protocolos entre os estados), nesse caso qual campo deve ser preenchido?
Olá, Diego! Quando se trata de mercadoria para uso/consumo o ideal é que o recolhimento seja feito no código 0317-8, independentemente de o produto ser ST ou não. Quando existe protocolo, o próprio fornecedor já cobra o diferencial do ICMS-ST na nota. Quando isso não acontece, você faz o DAE nesse código. O local correto é informar em ICMS Entrada - Diferencial de Alíquota Uso/Consumo. Não creio que o código em si vá gerar algum problema para você, mas verifique com a Administração Fazendária a possibilidade de alteração do código. Bons estudos e bons trabalhos!
@@diegocarvalho5647 sim, pois esse campo refere-se a recolhimento antecipado de ICMS nas operações com diferimento do imposto. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure entendi!! Vamos colocar essa mesma situação, porém com destinação para revenda.. DAE recolhido no código 313-7. Devo colocar em no campo "com encerramento" ou " ICMS ST subsequente" ? obrigado!!
@@diegocarvalho5647 nas operações sujeitas à ST para revenda ou industrialização você informa o valor em ICMS-ST Operações Subsequentes. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá, Andrea! Não, pois a DAPI é uma declaração específica do estado de MG. Caso tenha dúvidas sobre a DAPI, você pode entrar em contato pelo e-mail cursodepartamentofiscal@gmail.com . Bons estudos e bons trabalhos!
Olá, Gabriele! Na verdade todas aos estabelecimentos optantes pelo Simples Nacional devem entregar a DeSTDA, não importando se é substituto ou substituído. Na DeSTDA deve ser informado o valor devido do ICMS-ST (Substituto Tributário) e os valores devidos de diferenciais de ICMS (Antecipação Parcial, Total e Diferença de Alíquota Uso/Consumo e Ativo Imobilizado). Bons estudos e bons trabalhos!
Olá, Sônia! Uma vez que o contribuinte esteja cadastrado, basta clicar na opção "Novo Documento", escolher o estabelecimento e o período e fazer o preenchimento de acordo com esse vídeo. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá, Thiago! Quando o fornecedor está na condição de substituto tributário e destaca o ICMS-ST na própria nota, a forma de recolhimento deve ser por GNRE. E quanto o fornecedor não destaca o ICMS-ST na nota, o recolhimento deve ser feito por guia de arrecadação própria do estado do contribuinte. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá Lydyand! O curso está aqui no canal do TH-cam com várias aulas e tem o livro "Introdução ao Departamento Fiscal" caso tenha interesse. Segue alguns links: clubedeautores.com.br/livro/introducao-ao-departamento-fiscal-2 www.amazon.com.br/Introdu%C3%A7%C3%A3o-Departamento-Fiscal-Thanure-Raposo/dp/6500049144/ref=sr_1_1?dchild=1&keywords=9786500049145&qid=1617447718&sr=8-1 Bons estudos e bons trabalhos!
sou iniciante, com duas Pequenas Simples Nacional, assisti o vídeo mas ainda fico confuso no preenchimento do DeSTDA. Meu caso, uma Simp. Nacional daqui de SC comprou para revenda no Estado do ES. No calculo "por dentro" tenho então o valor diferencial xyz, este valor xyz devo informar na coluna ANTECIPAÇÃO "com" ou "sem" ENCERRAMENTO? outra questão é, este valor xyz a Empresa Simples Nacional daqui de SC recolhe em DAS específico?
Olá! Esse valor será lançado no campo "Operações de Entrada - Antecipação SEM Encerramento". Esse valor deverá ser pago por meio de DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais) utilizando o código 1619. O DARE pode ser emitido no seguinte link: sat.sef.sc.gov.br/tax.NET/Sat.Arrecadacao.Web/DARE_online/EmissaoDareOnline.aspx A Antecipação COM Encerramento será informada quando se tratar de diferencial de alíquota adicionada de MVA. Basicamente operações com Substituição Tributária. É bom ressaltar que o ICMS Antecipado das aquisições de fora do estado de contribuintes optantes pelo Simples no estado de Santa Catarina somente será devido nas compras de fornecedor NÃO optante pelo Simples e alíquota destacada na nota de 4%. Nas aquisições a 12% e aquisições de outras empresas optantes pelo Simples não será devida a Antecipação Parcial. O cálculo será por dentro. Sugiro uma leitura do Perguntas e Respostas da DeSTDA de SC neste link: view.officeapps.live.com/op/view.aspx?src=https%3A%2F%2Fwww.sef.sc.gov.br%2Farquivos_portal%2Favisos%2F97%2FPerguntas_e_Respostas__DeSTDA_SC_03102016.docx&wdOrigin=BROWSELINK Bons estudos e bons trabalhos!
Olá Kleyton! Já há a previsão legal de informar o fundo de combate à pobreza na DeSTDA, porém, ainda não há campo específico para isso. Sendo assim, por enquanto, o preenchimento deve ser feito da seguinte forma: - Se o fundo é pago na mesma guia do ICMS, então você deve declarar o valor dos dois juntos. - Se o fundo é pago em guia separada no seu estado, então você lança apenas o valor do ICMS devido. Existe previsão para que o campo para informação do fundo seja inserido no programa, mas isso ainda não aconteceu. Bons estudos e bons trabalhos!
Boa tarde, compra de outro estado CFOP 2403, quando a empresa que vendeu já envia a guia paga, onde lanço esse valor na DESTDA, pois no site do posto fiscal está aparecendo este valor recolhido como crédito, onde lanço na DESTDA para aparecer o débito e zerar no posto? Obrigada
Olá Debora! Nessas situações não se faz o lançamento na DeSTDA. As guias pagas por meio de GNRE não devem ser declaradas. Você vai declarar apenas os débitos que sua empresa apurar e pagar por meio de guia de arrecadação própria de seu estado. Se você lançar na DeSTDA o estado pode cobrar o valor do imposto novamente. Bons estudos e bons trabalhos!
No caso do DF não tem como fazer o download. " Esta Unidade da Federação (DF) ainda não configurou uma página específica para as 'Declarações do Simples Nacional'. Você será encaminhado para a página principal da Secretaria da Fazenda da Unidade da Federação selecionada (DF)." Como proceder no caso?
Olá Cloudis! O que acontece é que o Distrito Federal desobrigou seus contribuintes de entregar a DeSTDA, ou seja, não se fala em DeSTDA para as empresas situadas no Distrito Federal de acordo com o Art. 207-B do Decreto 37.765/2016. Bons estudos e bons trabalhos! www.fazenda.df.gov.br/aplicacoes/legislacao/legislacao/TelaSaidaDocumento.cfm?txtNumero=37765&txtAno=2016&txtTipo=6&txtParte=.
Professor eu tenho uma empresa de comércio que vende pra consumidor final com cfop 6108, mas na nota não tem destacado icms, a detsda dela vai ser com movimento? Nunca gerei essa declaração
Olá Brenda! Não, pois as empresas optantes pelo Simples não têm diferenciais na saída. No caso sua declaração terá movimento apenas quando a empresa comprar produtos para comercialização/industrialização de outros estados e tiver que recolher a Antecipação (Parcial ou Total) e também quando comprar mercadorias para uso/consumo ou ativo imobilizado de outro estado e tiver que pagar a diferença de alíquota. Se não tiver tido nenhum desses casos dentro do período, então a declaração será sem movimento. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá Igor! O Sintegra só pode ser abordado de forma teórica. Na prática não faz muito sentido porque é uma declaração que precisa ser gerada em um software e depois apenas validada no programa validador. Então não dá para mostrar muita coisa. Caso tenha dúvidas sobre o Sintegra envie no cursodepartamentofiscal@gmail.com que farei o possível para te ajudar. Bons estudos e bons trabalhos!
boa noite, professor Thanure. Gostaria de uma ajuda. Quando tentei gerar um arquivo dentro do programa sedif, ao escolher o certificado digital, apareceu o seguinte erro:" processo de assinatura não concluido. a pessoa constante do certificado não foi informada no arquivo como contabilista ou responsável pela empresa perante Sefaz." eu entendi que é um erro no certificado. é um certificado que foi atualizado a pouco tempo. esse erro pode significar o que? como atualizar o certificado atualizado no programa do destda? desde já agradeço
Olá, Alex! Creio que não é problema com o certificado. O erro está relacionado aos responsáveis pela empresa informados no cadastro da empresa no SEDIF. O programa está te dizendo que o responsável pela empresa está incorreto no cadastro da empresa dentro do SEDIF ou então o certificado utilizado é do contador e este não consta como contador no estado. Verifique todos os dados da empresa no cadastro dela dentro do SEDIF e verifique se não houve mudança de responsável pela empresa ou de contador e se o contador consta como contador/contabilista no estado. Se for certificado de pessoa física, provavelmente só vai funcionar se for do responsável legal pela empresa. Bons estudos e bons trabalhos!
Bom dia, excelente sua explicação, fiquei com uma duvida sobre as compras de mercadorias de fora do estado que estão sujeitas ao recolhimento do ST, por exemplo a empresa comprou mercadoria ST de fora do estado e veio destacado na NF o valor do ICMS ST, esse valor eu preciso declarar na Destda? se sim em qual campo? outra situação: comprou uma mercadoria sujeita ao ICMS ST porem não veio destacado na NF e nem recolhido em gnre, mas meu estado entende que somos corresponsáveis pelo recolhimento, então gero a guia para recolhimento na entrada da mercadoria no estado, esse valor recolhido deve ser informado na destda? se sim em qual campo?
Olá Liliane! 1 - Não. O ICMS-ST destacado em NF de compra e o ICMS-ST pago por meio de GNRE não devem ser declarados na DeSTDA. Você vai declarar apenas o ICMS-ST pago por meio de guia de arrecadação própria do seu estado em apuração feita pela própria empresa. Geralmente operações de saída com ST; 2 - Sim, nesse caso sua empresa deve gerar a guia de arrecadação própria do estado e lançar em ICMS-ST Operações Subsequentes na DeSTDA. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá, Robson! Sim. Você deve ir em "Cadastro de Contribuintes / Contribuintes". Depois selecione o estabelecimento que quer excluir e clique em "Excluir", à esquerda. Bons estudos e bons trabalhos!
Fiquei na dúvida sobre o recolhimento, tenho uma empresa indústria que destaca o st na nota, essa empresa é do Rio e vende pra outros estados, e emite gnre com em nome dela não no nome da empresa que está comprando, e eu informe esses valores na destda, gostaria de saber se está correto, pois tem um ponto que vc fala que a guia deveria ser tirada em guia do estado de origem, fiquei na dúvida, porque informei esses valores na destda e a dívida ativa está cobrando os mesmos valores que eu informei na declaração, poderia me dar uma luz?
Olá! Os valores de ICMS-ST pagos por meio de GNRE não devem ser declarados na DeSTDA. Você vai declarar na DeSTDA apenas valores pagos de ICMS em guia de arrecadação própria do estado da empresa. Sendo assim, as GNRE não podem ser declaradas. Você precisará retificar todas as declarações em que foram lançados valores de GNRE para que a dívida desapareça no estado e, possivelmente, até fazer uma Denúncia Espontânea pedindo ao estado o cancelamento desses valores declarados indevidamente. Bons estudos e bons trabalhos!
bom dia, eu trabalho em um escritorio de contabilidade no estado do MT, uma das nossa empresas ( MADEREIRA ) abriu uma filial em SP, eu tenho que transmitir um arquivo individual para essa filial? ou quando eu transmito o arquivo da matriz, gera um unico arquivo para a matriz e filial?
Olá, Felipe! A DeSTDA é entregue por estabelecimento, ou seja, a Matriz entrega um arquivo e a filial entrega outro. Cada filial (estabelecimento) deve entregar separadamente sua declaração. Isso vale a DeSTDA, Sintegra, Sped Fiscal entre outras declarações que envolvem o ICMS. A regra das declarações centralizadas na Matriz serve apenas para declarações federais como DCTF, Sped Contribuições, Sped ECF, DIRF, Sped Contábil etc. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure entendi, eu tentei gerar um arquivo separado para a filial, mas na hora de gerar o arquivo, pediu um login e senha, mas eu não sei aonde eu consigo essas informações.
@@felipenascimento3229 é porque no estado de São Paulo você precisa de uma senha para transmitir a DeSTDA. Você tem que cadastrar a filial no Posto Fiscal Eletrônico. Segue link: www3.fazenda.sp.gov.br/CAWEB/Account/Login.aspx Só depois que a senha for liberada é que você conseguirá transmitir a DeSTDA. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá, Thiago! Não. A GNRE não deve ser declarada na DeSTDA. Você vai declarar apenas o ICMS recolhido de forma antecipada em guia de arrecadação própria do seu estado. Bons estudos e bons trabalhos!
Obrigado! Você pode encaminhar suas dúvidas por aqui ou pelo e-mail cursodepartamentofiscal@gmail.com. Caso queira uma consultoria mesmo, entre em contato por e-mail para eu avaliar suas demandas. Bons estudos e bons trabalhos!
boa noite professor Thanure! Espero que o senhor esteja bem. Gostaria de uma gentileza se possível. Eu estou tentando enviar a DESTDA pois o prazo está muito em cima, porém o programa não atualiza e demonstra o seguinte erro: Detalhamento técnico do erro: Não existe dados de FTP. O senhor conhece esse erro e sabe qual a solução para resolver? Eu já tentei de tudo, inclusive junto do setor de TI, porém sem sucesso. Desde já, agradeço muito. Um abraço!
@@alexalmeida8560 olá, Alex! Isso pode ser alguma restrição do firewall ou antivírus da sua máquina. Mas antes, tente o seguinte: vá no botão pesquisar do seu Windows e digite Painel de Controle. Abra o Painel de Controle, clique em Rede e Internet / Opções da Internet / Avançadas. Desmarque as opções "Usar SSL 2.0" e "Usar SSL 3.0" se estiverem marcadas. Verifique se a opção "Usar TLS 1.0" está marcada. Se não estiver, marque-a. Depois desmarque também as opções "Usar TLS 1.1" e "Usar TLS 1.2" se estiverem marcadas. Clique em "Aplicar / OK". Abra o SEDIF e veja se funciona. Se não funcionar, tente desabilitar o antivírus ou firewall temporariamente para ver se funciona. Bons estudos e bons trabalhos!
Parabéns, excelente explicação. fiquei com uma dúvida, na antecipação sem encerramento, aglutino as entradas de fora do Estado com alíquota de 16% e 4%? Obrigada!
Olá. Uma dúvida. Empresa substituto por algum motivo não destacou o ST na nota e o substituiído teve que recolher este ST na entrada com guia própria do estado. Ele continua sendo substituído neste caso e nao tem obrigação de informar este valor na Destda?
Olá Sandra! Nesse caso específico o estabelecimento que deveria ser o substituído, passou a ser o substituto. Como ele recolheu o ICMS-ST em guia de arrecadação própria do estado, então deverá informar o valor devido no campo "ST - Substituto Tributário - Operações Subsequentes". Bons estudos e bons trabalhos!
Bom dia professor o seu vídeo é ótimo sua explicação, eu entendi quase tudo, mais fiquei com uma dúvida se eu só vou informar nessa declaração transações com compra de fora do estado onde está localizado minha empresa, se eu tenho compras com ST mais dentro do estado eu não devo infirmar?
Olá Vanusa! Sim, precisa. Na DeSTDA você tem que informar os seguintes tributos: ICMS Entrada: diferença de alíquota, antecipação parcial e antecipação total (aqui entra apenas os diferenciais oriundos de compras de outros estados). ICMS ST: operações subsequentes (vendas dentro estado), operações antecedentes (compras dentro e fora estado) e operações concomitantes (fretes dentro e fora estado). Caso a empresa tenha inscrição como substituta tributária em outros estados, deverá também informar o ICMS-ST das saídas para os estados onde possui a inscrição. Bons estudos e bons trabalhos!
Esse foi o melhor video que já vi em relação ao DeSTDA. Excelente explicação. Informações claras e fácil de entender
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Esse foi o melhor video que já vi em relação ao DeSTDA. Excelente explicação. Informações precisas e muito claras. Parabens ao Sr.
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Nossa, você é o melhor professor de todos da área de contabilidade na prática. Está de parabéns mais uma vez e obrigada por dividir seus conhecimentos de maneira tão simples e objetiva.
Eu que agradeço. Bons estudos e bons trabalhos!
Que aula sensacional. Que explicação, que didática. Só agradecer pelo trabalho incrível.
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Explicação maravilhosa! Didática e de fácil entendimento. Muito obrigado 🙏🏻
Eu que agradeço. Bons estudos e bons trabalhos!
Excelente! Explicação muito clara! Meus parabéns!!!!
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Muito bom. Parabéns! Bem explicativo
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Nossa!! Parabéns!!! Excelente explanação!!! Sensacional!!! Guardei pra vida essa aula!!!
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Explicação maravilhosa! Parabéns não só pela clareza e pontualidade, mas por se dispor em compartilhar seu conhecimento! Isso é raro em nosso segmento!!!!
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Boa Noite, Obrigado eu tinha dúvidas. muito bem explicado
Eu que agradeço. Bons estudos e bons trabalhos!
parabéns pela didática, simplicidade e objetividade nas informações.
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Suas explicações são bem didática. Parabéns!
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Parabéns Deus abençoe sempre 🙏
Muito obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Excelente!
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Deus abençoe. Você salvou minha vida, meu emprego. Sou nova na empresa, mas nunca ouvi falar dessa declaração, por ter trabalhando por anos em prestadora de serviço. Muito obrigada. Excelente professor!!!!!!
Eu que agradeço. Te desejo sucesso! Bons estudos e bons trabalhos!
Parabéns Professor, excelente aula, excelente didática. Seus ensinamentos têm me ajudado muito no meu dia a dia. Adquiri seu ebook, excelente material. Muito obrigado mesmo!
Olá Marcos! Eu que agradeço. Bons estudos e bons trabalhos!
Conheci o seu video hoje, foi um dos melhores que ja assisti, parabens, excelente explicação. Ja me inscrevi. Gratidão.
Eu que agradeço. Bons estudos e bons trabalhos!
A melhor explicação que já vi! Obrigada!
Eu que agradeço. Bons estudos e bons trabalhos!
Excelente explicação!!!Que dom hein!!! Meus Parabéns, suas explicações são otimas.
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Que Aula! Obrigado pela sua dedicação.
Eu que agradeço. Bons estudos e bons trabalhos!
Tua explicação foi Direta e muito boa. Parabéns pelo trabalho! Para ajudar comprei teu ebook !
Muito obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Parabéns, todos os seus vídeos são bem claros.
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Parabéns e obrigada pelas explicações.
Eu que agradeço. Bons estudos e bons trabalhos!
Aula fantástica, parabéns e Deus abençoe sempre, ganhou um escrito!!!
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Nossa, estava com muitas dúvidas e vc solucionou todas, perfeito!!!
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Explicação perfeita, parabéns !!
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Parabéns! Explicação excelente 👏👏👏👏👏
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
PARABENS , AULA EXCELENTE E BEM EXPLICADO
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Explicação top! Parabéns!
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Excelente aula... Maravilhosa msm... Parabéns!!!🙌
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Melhor professor!
Melhor aula sobre SEDIF.
Obrigado.
Eu que agradeço, Renan! Bons estudos e bons trabalhos!
parabens amigo por mais esta contribuição pra classe contabil eu que tenho pouco conhecimento vejo sempre seus vídeos pra aumentar meu aprendizado obrigado
Eu que agradeço. Bons estudos e bons trabalhos!
Ótima explicação!!! Parabéns, tirou todas as minhas dúvida. Obrigada!
Eu que agradeço. Bons estudos e bons trabalhos!
Que aula, parabéns.
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Meus parabens , vc deixou muito claro o assunto, ha tempo procurava um assunto que me esclarecesse melhor essa situação. Ja dei meu lik
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Excelente aula. Parabéns!!
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Adoro seu vídeos ,tenho aprendido muito.
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Parabéns, explicação clara e objetiva! 🤭
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Ótimo!!!! Parabéns!!! Me ajudou muito!!!
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Boa Noite gostei muito!!!! gostaria de mais informação sobre o diferencial do Uso e Consumo
Olá! Qual é sua dúvida?
Sua didática é excelente. Comprei o seu livro
Obrigado Paulo! Bons estudos e bons trabalhos!
Parabéns 👏👏👏foi uma ótima aula👊
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Excelente video! Parabens
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Ótimo vídeo!
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Olá muito obrigado pela sua contribuição!! Fiz do jeito que explicou e deu certo dia 26/06/2021 - única coisa que fiz diferente foi a data que no meu caso a ultima atualização foi dia 02/06/2021 Gratidão ganhou mais um inscrito!!!
Eu que agradeço. Bons estudos e bons trabalhos!
Parabéns amigo !!! Ficou ótimo
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
EXCELENTE!!
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Sem palavras!!! Me ajudou demais!
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Muito obrigada! Nos ajude aí com uma aula sobre diferença de alíquota por dentro e por fora🙌
Olá! Sim, em breve. Bons estudos e bons trabalhos!
Adorei o vídeo, ajudou muito
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Excelente explicação, Professor! Eu estava prestes a entregar uma DESTDA pela primeira vez e com certeza seria enviada errada. Revendo apenas dentro do estado (SP), mas adquiro muita mercadoria no regime de ST de fornecedores de outros estados, porém, tudo para revenda. Obrigado.
Eu que agradeço. Bons estudos e bons trabalhos!
Show de bola! Era disso que eu precisava!
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Excelente conteúdo 👏🏻👏🏻
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Parabéns cara! Top!
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Muito obrigada
Eu que agradeço. Bons estudos e bons trabalhos!
Boa tarde...e quando uma empresa do simples setor de autopeças do parana que eh st adquire mercadoria para revenda de sc por exemplo que nao eh st ..como lançar o valor devido....aguardo seu contato.,..parabens pelas explicaçoes
Olá Eduardo! Se ela adquirir mercadoria para revenda sem ST de outro estado, ela fica sujeita ao ICMS Antecipação. O valor devido deverá ser declarado em ICMS Entrada - Antecipação sem Encerramento. Bons estudos e bons trabalhos!
Excelente aula! Me ajudou demais. Tenho um cliente comercio do simples nacional MG que compra de fabricante dentro do estado mercadoria que é sujeita à ST porém o fabricante possui isenção por se tratar de ração para peixe (ncm 23099010 cst 020 e cfop 5101). O revendedor tem que recolher via GNRE e se sim tem que informar na Destda?
Olá, Paula! Se o produto é ST e o fornecedor não destacou o ICMS-ST na nota e a operação é interna, então o correto a se fazer é calcular o imposto e pagar por meio de DAE no código 313-7. Depois você vai informar o valor do imposto na DeSTDA no campo Substituição Tributária - Operações Subsequentes. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá, empresas que sao Substituídas tributarias, então no caso, preencho todos os campos com zero? seria isso?
Olá! No caso do ICMS Substituto Tributário, sim. A parte de ST só é informada pelas empresas na condição de substituta tributária. Já a parte de ICMS Entrada todas as empresas precisam preencher quando for devido algum tipo de diferencial de ICMS. Bons estudos e bons trabalhos!
Comprei seu livro na Amazon no formato Kindle, ele é ótimo!
Obrigado! Bons estudos e bons trabalhos!
Professor boa tarde o sr. está bem?
as empresas do simples nacional na atividade de restaurante estão obrigados a entregar DeSTDA?
ALBERTO
Olá Alberto! Sim. Qualquer contribuinte optante pelo Simples Nacional que possua a inscrição estadual está obrigado à entrega da DeSTDA, exceto se o estado em questão determinar que a DeSTDA não é obrigatória, como, por exemplo, o estado do Espírito Santo. Bons estudos e bons trabalhos!
Fiquei confusa em uma questão, no caso de uma entrada vinda de outro Estado que vai ser brinde/uso e consumo, nao será venda. So precisa preencher na parte : ICMS ENTRADA -> DIFERENÇA USO E CONSUMO (COLOCA O VALOR PAGO DA DIFERENÇA DE ALÍQUOTA) apenas! É isso ?
Olá, Marriel! Em tese, sim, é isso mesmo. No entanto, se a entrada for feita no CFOP 2.911, não é devida a diferença de alíquota. A diferença de alíquota será devida apenas se a entrada for feita no CFOP 2.556. A entrada de brinde não está sujeita aos diferenciais. Bons estudos e bons trabalhos!
Anúncio pausado lá no Mercado Livre. Qual o motivo?
Olá, Renato! Há anúncios ativos no Mercado Livre. Talvez o anúncio que você viu tenha esgotado a edição, mas o livro está disponível na Amazon, Clube de Autores, Mercado Livre, Lojas Americanas e Estante Virtual. Seguem alguns links:
www.amazon.com.br/Introdu%C3%A7%C3%A3o-Departamento-Fiscal-Thanure-Raposo/dp/6500049144/ref=sr_1_1?dib=eyJ2IjoiMSJ9.75WkMj5ZOlmgR5q9WszbnA.3lfSWj6QUi65lUDvGuW-7pTKofgSN0tM8CU_iifn10o&dib_tag=se&keywords=9786500049145&qid=1728984749&sr=8-1
clubedeautores.com.br/livro/introducao-ao-departamento-fiscal-2
www.mercadolivre.com.br/introduco-ao-departamento-fiscal-4-edico-de-thanure-raposo-serie-no-aplicavel-vol-1-editora-clube-de-autores-capa-mole-edico-4-em-portugus-2020/p/MLB25530263#polycard_client=search-nordic&wid=MLB3867177730&sid=search&searchVariation=MLB25530263&position=1&search_layout=grid&type=product&tracking_id=10a24f77-4e4c-4a28-9f75-3fd009df5eb6
Bons estudos e bons trabalhos!
Parabéns pela aula. Mas tenho uma dúvida, quando a empresa compra produtos que no seu estado tem que recolher o ICMS ST, ao invés de diferencial, onde é colocado este valor.
Obrigado, Alan! Nesse caso você vai declarar no campo "ST - Substituto Tributário: ICMS-ST Operações Subsequentes". Lembrando que isso só vale para valores recolhidos em guia de arrecadação do próprio estado da empresa. Valores pagos por meio de GNRE não devem ser declarados. Bons estudos e bons trabalhos!
Thanure, tudo bem? Na parte de ICMS entrada > Antecipação; eu compro mercadoria sujeita ao ICMS ST de uma indústria de Sp. Também sou de SP. Eu preciso preencher alguma coisa? Não ficou claro pra mim... visto que também vendo dentro de SP. Então, não haveria dif. de alqt. Certo?
Olá, Felipe! Nesse caso, não. Você não vai declarar nada. Na DeSTDA você declara apenas o ICMS-ST recolhido em guia à parte no nome da sua empresa e os diferenciais de ICMS que serão devidos apenas em compras interestaduais. No exemplo que você citou, o fornecedor (indústria) vai destacar o ICMS-ST na própria nota e recolher a guia no nome dele. Então quem vai declarar esse ICMS-ST é o fornecedor e não sua empresa. Você declararia o ICMS-ST na DeSTDA apenas se você comprasse produtos sujeitos à ST em situação que o fornecedor não fez o destaque na nota e nem a emissão da GNRE, de forma que a responsabilidade fica com o cliente, que gera uma guia de arrecadação no nome dele e paga. E também quando sua empresa destaca o ICMS-ST nas notas de saída. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure Muitíssimo obrigado pelo esclarecimento! Parabéns pelo trabalho, seus conteúdos sempre me salvam! Abraço...
Olá, tenho um cliente do simples nacional no ramo de restaurante. Estou com dúvida se no caso dele preciso entregar com movimento ou sem. Cliente compra mercadoria em atacadistas no estado de São Paulo e ele está em São Paulo também.
Olá, Djalma! Quando as aquisições são feitas dentro do mesmo estado, não é devida a Antecipação Parcial e nem os diferenciais de alíquota. Por ele ser um restaurante, também não será contribuinte do ICMS-ST na saída. Então, se ele não tiver compras de outros estados, ele deverá entregar a DeSTDA sem movimento. Bons estudos e bons trabalhos!
Um cliente comprou mercadoria pra ultilizar em prestação de serviços comprou mercadoria de MG e o cliente é de SP nesse caso dentro do SEDIF eu vou preencher o valor ICMS entrada no quadro sem encerramento ?
Olá, Ilana! Depende. Mesmo que a compra seja para utilização na prestação de serviços, haverá cobrança da Antecipação Parcial Sem Encerramento. Se essa empresa tiver como atividade principal prestação de serviços e estiver adquirindo mercadorias unicamente para utilizar nessa prestação de serviços, CFOPs 2.126 e/ou 2.128, você deverá informar o valor devido no campo "Diferença de Alíquota / Uso Consumo". Agora, se a empresa também tem venda de mercadorias em sua atividade e faz compras alternadas, tanto para prestação de serviços, quanto para revenda/industrialização, você lança em "Antecipação Sem Encerramento".
Exemplos:
Empresa prestadora de serviços de comunicação que compra cabos elétricos fora do estado para distribuição de internet, CFOP 2.126 = Diferença de Alíquota Uso Consumo.
Gráfica que compra papel A4 fora do estado para confecção de materiais impressos, CFOP 2.128 = Diferença Alíquota Uso Consumo.
Indústria de móveis que compra materiais e ferramentas tanto para aplicação na industrialização quanto na prestação de serviços, CFOPs 2.101, 2.126 = Antecipação Sem Encerramento.
Bons estudos e bons trabalhos!
Parabéns, excelente explicação, comecei a pouco tempo com essa declaração, estou na duvida no campo de ICMS de entrada, diferencial de Alíquota, Ativo Fixo, o DARJ que foi pago tem multa e juros e FECP, lanço o valor do DARJ total mais FECP, multa e juros ou somente o valor do ICMS ?
Olá Fábio! Você deve lançar sempre o valor total devido sem considerar multas e juros. Então será o valor principal do ICMS + FECP. Isso se aplica, inclusive, mesmo se o estabelecimento não tiver pago o imposto. Sempre lance o valor total devido sem incluir correções. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanureMuito obrigado
Olá
Parabéns
Em 26:45 deve ser informado o valor do ICMS ou a base de calculo?
Obrigado Kleyton! Será o valor do ICMS, o valor devido (a pagar). Bons estudos e bons trabalhos!
Boa Noite, me chamo Paulo como lanço na destda , como competência ou por data de pagamento.
Olá!
Quando trabalhei num escritorio contabil, me explicaram que com encerramento era para colocar os valores das guias de ICMS ST pagas em produtos q vem na nota como 6.403 e nao tem ST recolhido pelo fornecedor. E que na parte sem encerramento, o valor de diferencial de aliquota. Preenchi dessa maneira e o estado SP nao entendeu e me cobrou a diferença do q seria q guia do ST.
Nesse caso de produtos q precisam calcular o ST (Iva) como chocolate, por exemplo, onde preencho o valor da guia q paguei?
Olá! De certa forma, é isso mesmo. Porém, na parte de Antecipação com Encerramento deve-se informar apenas o ICMS-ST apurado pelas entradas pelo próprio contribuinte e recolhido por meio de guia de arrecadação própria do estado, ou seja, não deve-se informar valores de ICMS-ST pagos por meio de GNRE ou pagos dentro da nota fiscal de compra.
Se a empresa fez o recolhimento dos valores declarados em guia de arrecadação própria do estado, então basta apresentar as guias pagas para o fisco. Agora, se foi declarado valores pagos por meio de GNRE e dentro da nota fiscal de compra, deverá retificar as DeSTDA e retirar essas informações.
No mais, é assim mesmo que deve ser preenchido. O ICMS-ST pago na entrada em guia de arrecadação própria do estado deve ser declarado em Antecipação com Encerramento.
Bons estudos e bons trabalhos!
FAZ UM VIDEO DE COMO RETIFICAR
Olá Marcia! Para retificar você deve excluir a declaração original primeiro. Depois é só fazer o mesmo processo de preenchimento, porém no campo "Finalidade do Documento", você marca a opção "Substituto". Bons estudos e bons trabalhos!
Excelente aula, porém a Bahia semana passada dispensou os contribuintes de entregar a DeSTDA
Olá Mauricio! Que bom! Uma obrigação a menos para vocês. Bons estudos e bons trabalhos!
ESTOU VENDO O VIDEO MAS NAO CONSIGO ENCONTRAR SE NO ESTADO DE SP QUEM COMPRAR DE OUTRO ESTADO NA HORA DE FAZER A GUIA DO SIMPLES É ANTECIPOAÇÃO COM ENCERRAMENTOOU SEM ENCERRAMENTO?
Olá, Drika! A Antecipação com Encerramento será equivalente às operações com mercadorias sujeitas à Substituição Tributária, ou seja, quando você paga o ICMS na entrada e ele não é mais devido na saída.
Exemplo: a empresa comprou produtos sem destaque de ICMS-ST de outro estado, porém, existe previsão de cobrança do ICMS de forma antecipada no estado de SP. Sendo assim, a empresa gera uma guia de arrecadação e paga o ICMS antecipado.
Dentro do PGDAS deverá ser assinalada a opção "Revenda com ST".
A Antecipação sem Encerramento será o diferencial do ICMS devido na entrada dos produtos não sujeitos à Substituição Tributária nas aquisições para comercialização ou industrialização. Aqui o imposto será devido na saída também.
Dentro do PGDAS deverá ser assinalada a opção "Revenda sem ST".
Bons estudos e bons trabalhos!
Excelente aula, tenho uma duvida, e possivel enviar sem informar o contabilista?
Olá, Helen! Infelizmente não. É obrigatório informar os dados do contador no cadastro do contribuinte do programa SEDIF ou você não conseguirá salvar o cadastro. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá Professor thanure, tudo bem? Gostaria de uma gentileza. Por favor onde podemos configurar o local onde está o arquivo gerado para que o ted faça a busca para a transmissão no Sedif? Pois aqui para mim o programa acusa que não está encontrando o arquivo. Um outro detalhe: estou tentando atualizar um certificado de uma empresa para dentro do programa, mas ele não o importa. o que poderia ser? Desde já muito obrigado!
Olá, Alex! Geralmente as declarações geradas no programa SEDIF são gravadas no caminho "C:\SimplesNacional\Sedif\Dados". Se você tiver instalado o programa em outra pasta, pode ser que gere algum problema na hora de encontrar a declaração. Se você estiver gerando por um software de terceiro, será recomendável configurar a geração nessa pasta.
Já o certificado digital você só precisa instalar no computador mesmo. Na hora da transmissão ele deverá aparecer na lista de certificados disponíveis. Se ele não aparecer, talvez seja algum problema com o próprio certificado mesmo.
Bons estudos e bons trabalhos!
Caso eu transmita errado, como faço para arrumar?
Olá! Para retificar, abra o programa SEDIF, vá em "Abrir Documento", procure a declaração transmitida, selecione-a e clique em "Excluir". Depois crie uma nova declaração, porém marque a opção "Substituto". Insira os valores corretos e transmita. Bons estudos e bons trabalhos!
Boa noite, gostaria de comprar seu livro. É fisico ou Digital? Ensina sobre day trade?
Olá Andrey! Tem um capítulo dedicado à DIRPF, mas não abordei as operações Day Trade de forma aprofundada. É um tema que vai ficar para outro livro. Caso tenha interesse, segue links:
Links para aquisição do livro/ebook:
produto.mercadolivre.com.br/M...
clubedeautores.com.br/backsta...
www.amazon.com.br/dp/B08BTY3D55
Aula mto explicativa. Mas poderia me tirar uma dúvida? Tenho aqui uma empresa do SN que só tem 1 forneedor, ovos de codorna. E é isento de ICMS, como entregar Destda com ICMS isento?
Olá, Verônica! Se não houver ICMS-ST ou ICMS Antecipação ou Diferença de Alíquota a declarar, você irá transmitir a DeSTDA sem movimento. Agora, se sua dúvida for se há ou não imposto a pagar sobre a compra de ovos de codorna de fora do estado, preciso que você me informe o estado onde essa empresa está localizada para eu verificar essa informação para você. Na maioria dos estados realmente não haverá imposto na entrada por se tratar de produto de cesta básica e/ou insumo agropecuário. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá !! Excelente vídeo!
No caso.. Empresa SN compra mercadorias sujeito ao ICMS ST com destinação para uso e consumo, cujo estado tem protocolos entre si. Porém na nota fiscal não veio recolhimento do st e nem diferencial de alíquota.
Fiz o recolhimento desse diferencial de alíquota no código 209-7 (Por ser produto ST e ter protocolos entre os estados), nesse caso qual campo deve ser preenchido?
Olá, Diego! Quando se trata de mercadoria para uso/consumo o ideal é que o recolhimento seja feito no código 0317-8, independentemente de o produto ser ST ou não. Quando existe protocolo, o próprio fornecedor já cobra o diferencial do ICMS-ST na nota. Quando isso não acontece, você faz o DAE nesse código.
O local correto é informar em ICMS Entrada - Diferencial de Alíquota Uso/Consumo.
Não creio que o código em si vá gerar algum problema para você, mas verifique com a Administração Fazendária a possibilidade de alteração do código.
Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure Obrigado!!
Neste caso concreto, fiz o lançamento em substituto tributário operação antecedentes, vou ter que retificar né ?!
@@diegocarvalho5647 sim, pois esse campo refere-se a recolhimento antecipado de ICMS nas operações com diferimento do imposto. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure entendi!!
Vamos colocar essa mesma situação, porém com destinação para revenda.. DAE recolhido no código 313-7. Devo colocar em no campo "com encerramento" ou " ICMS ST subsequente" ?
obrigado!!
@@diegocarvalho5647 nas operações sujeitas à ST para revenda ou industrialização você informa o valor em ICMS-ST Operações Subsequentes. Bons estudos e bons trabalhos!
no livro fala sobre o dapi também?
Olá, Andrea! Não, pois a DAPI é uma declaração específica do estado de MG. Caso tenha dúvidas sobre a DAPI, você pode entrar em contato pelo e-mail cursodepartamentofiscal@gmail.com . Bons estudos e bons trabalhos!
Por favor, quem tem que fazer essa declaração é o substituto ou o substituído?
Olá, Gabriele! Na verdade todas aos estabelecimentos optantes pelo Simples Nacional devem entregar a DeSTDA, não importando se é substituto ou substituído. Na DeSTDA deve ser informado o valor devido do ICMS-ST (Substituto Tributário) e os valores devidos de diferenciais de ICMS (Antecipação Parcial, Total e Diferença de Alíquota Uso/Consumo e Ativo Imobilizado). Bons estudos e bons trabalhos!
Já consegui cadastrar.Como fazer para outro mês
Olá, Sônia! Uma vez que o contribuinte esteja cadastrado, basta clicar na opção "Novo Documento", escolher o estabelecimento e o período e fazer o preenchimento de acordo com esse vídeo. Bons estudos e bons trabalhos!
Qual o correto recolher em guia própria do estado ou em gnre em caso que compro de fora do Paraná e recolho o ICMS St
Olá, Thiago! Quando o fornecedor está na condição de substituto tributário e destaca o ICMS-ST na própria nota, a forma de recolhimento deve ser por GNRE. E quanto o fornecedor não destaca o ICMS-ST na nota, o recolhimento deve ser feito por guia de arrecadação própria do estado do contribuinte. Bons estudos e bons trabalhos!
Muito obrigada pelas informações. Tem um curso de escrita fiscal?
Olá Lydyand! O curso está aqui no canal do TH-cam com várias aulas e tem o livro "Introdução ao Departamento Fiscal" caso tenha interesse. Segue alguns links:
clubedeautores.com.br/livro/introducao-ao-departamento-fiscal-2
www.amazon.com.br/Introdu%C3%A7%C3%A3o-Departamento-Fiscal-Thanure-Raposo/dp/6500049144/ref=sr_1_1?dchild=1&keywords=9786500049145&qid=1617447718&sr=8-1
Bons estudos e bons trabalhos!
sou iniciante, com duas Pequenas Simples Nacional, assisti o vídeo mas ainda fico confuso no preenchimento do DeSTDA. Meu caso, uma Simp. Nacional daqui de SC comprou para revenda no Estado do ES. No calculo "por dentro" tenho então o valor diferencial xyz, este valor xyz devo informar na coluna ANTECIPAÇÃO "com" ou "sem" ENCERRAMENTO? outra questão é, este valor xyz a Empresa Simples Nacional daqui de SC recolhe em DAS específico?
Olá! Esse valor será lançado no campo "Operações de Entrada - Antecipação SEM Encerramento". Esse valor deverá ser pago por meio de DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais) utilizando o código 1619. O DARE pode ser emitido no seguinte link:
sat.sef.sc.gov.br/tax.NET/Sat.Arrecadacao.Web/DARE_online/EmissaoDareOnline.aspx
A Antecipação COM Encerramento será informada quando se tratar de diferencial de alíquota adicionada de MVA. Basicamente operações com Substituição Tributária.
É bom ressaltar que o ICMS Antecipado das aquisições de fora do estado de contribuintes optantes pelo Simples no estado de Santa Catarina somente será devido nas compras de fornecedor NÃO optante pelo Simples e alíquota destacada na nota de 4%. Nas aquisições a 12% e aquisições de outras empresas optantes pelo Simples não será devida a Antecipação Parcial. O cálculo será por dentro.
Sugiro uma leitura do Perguntas e Respostas da DeSTDA de SC neste link:
view.officeapps.live.com/op/view.aspx?src=https%3A%2F%2Fwww.sef.sc.gov.br%2Farquivos_portal%2Favisos%2F97%2FPerguntas_e_Respostas__DeSTDA_SC_03102016.docx&wdOrigin=BROWSELINK
Bons estudos e bons trabalhos!
Devo somar sempre o valor do Fecoep? Exemplo: ICMS ST 100,00 Fecoep 1,00, devo preencher o campo de Substituição com 101,00 ?
Olá Kleyton! Já há a previsão legal de informar o fundo de combate à pobreza na DeSTDA, porém, ainda não há campo específico para isso. Sendo assim, por enquanto, o preenchimento deve ser feito da seguinte forma:
- Se o fundo é pago na mesma guia do ICMS, então você deve declarar o valor dos dois juntos.
- Se o fundo é pago em guia separada no seu estado, então você lança apenas o valor do ICMS devido.
Existe previsão para que o campo para informação do fundo seja inserido no programa, mas isso ainda não aconteceu. Bons estudos e bons trabalhos!
Boa tarde, compra de outro estado CFOP 2403, quando a empresa que vendeu já envia a guia paga, onde lanço esse valor na DESTDA, pois no site do posto fiscal está aparecendo este valor recolhido como crédito, onde lanço na DESTDA para aparecer o débito e zerar no posto? Obrigada
Olá Debora! Nessas situações não se faz o lançamento na DeSTDA. As guias pagas por meio de GNRE não devem ser declaradas. Você vai declarar apenas os débitos que sua empresa apurar e pagar por meio de guia de arrecadação própria de seu estado. Se você lançar na DeSTDA o estado pode cobrar o valor do imposto novamente. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure muito obrigada
No caso do DF não tem como fazer o download. " Esta Unidade da Federação (DF) ainda não configurou uma página específica para as 'Declarações do Simples Nacional'.
Você será encaminhado para a página principal da Secretaria da Fazenda da Unidade da Federação selecionada (DF)."
Como proceder no caso?
Olá Cloudis! O que acontece é que o Distrito Federal desobrigou seus contribuintes de entregar a DeSTDA, ou seja, não se fala em DeSTDA para as empresas situadas no Distrito Federal de acordo com o Art. 207-B do Decreto 37.765/2016. Bons estudos e bons trabalhos!
www.fazenda.df.gov.br/aplicacoes/legislacao/legislacao/TelaSaidaDocumento.cfm?txtNumero=37765&txtAno=2016&txtTipo=6&txtParte=.
@@thanure Poxa, muito obrigada por tirar a dúvida
Professor eu tenho uma empresa de comércio que vende pra consumidor final com cfop 6108, mas na nota não tem destacado icms, a detsda dela vai ser com movimento? Nunca gerei essa declaração
Olá Brenda! Não, pois as empresas optantes pelo Simples não têm diferenciais na saída. No caso sua declaração terá movimento apenas quando a empresa comprar produtos para comercialização/industrialização de outros estados e tiver que recolher a Antecipação (Parcial ou Total) e também quando comprar mercadorias para uso/consumo ou ativo imobilizado de outro estado e tiver que pagar a diferença de alíquota. Se não tiver tido nenhum desses casos dentro do período, então a declaração será sem movimento. Bons estudos e bons trabalhos!
Amigo fala sobre o sintegra
Olá Igor! O Sintegra só pode ser abordado de forma teórica. Na prática não faz muito sentido porque é uma declaração que precisa ser gerada em um software e depois apenas validada no programa validador. Então não dá para mostrar muita coisa. Caso tenha dúvidas sobre o Sintegra envie no cursodepartamentofiscal@gmail.com que farei o possível para te ajudar. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure então amigo seguinte gostaria que gravasse um vídeo falando sobre o sintegra como funciona prazo e e quais informações vão nele abraços
boa noite, professor Thanure. Gostaria de uma ajuda. Quando tentei gerar um arquivo dentro do programa sedif, ao escolher o certificado digital, apareceu o seguinte erro:" processo de assinatura não concluido. a pessoa constante do certificado não foi informada no arquivo como contabilista ou responsável pela empresa perante Sefaz." eu entendi que é um erro no certificado. é um certificado que foi atualizado a pouco tempo. esse erro pode significar o que? como atualizar o certificado atualizado no programa do destda? desde já agradeço
Olá, Alex! Creio que não é problema com o certificado. O erro está relacionado aos responsáveis pela empresa informados no cadastro da empresa no SEDIF. O programa está te dizendo que o responsável pela empresa está incorreto no cadastro da empresa dentro do SEDIF ou então o certificado utilizado é do contador e este não consta como contador no estado. Verifique todos os dados da empresa no cadastro dela dentro do SEDIF e verifique se não houve mudança de responsável pela empresa ou de contador e se o contador consta como contador/contabilista no estado. Se for certificado de pessoa física, provavelmente só vai funcionar se for do responsável legal pela empresa. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure muito obrigado professor e feliz ano novo
Bom dia, excelente sua explicação, fiquei com uma duvida sobre as compras de mercadorias de fora do estado que estão sujeitas ao recolhimento do ST, por exemplo a empresa comprou mercadoria ST de fora do estado e veio destacado na NF o valor do ICMS ST, esse valor eu preciso declarar na Destda? se sim em qual campo?
outra situação: comprou uma mercadoria sujeita ao ICMS ST porem não veio destacado na NF e nem recolhido em gnre, mas meu estado entende que somos corresponsáveis pelo recolhimento, então gero a guia para recolhimento na entrada da mercadoria no estado, esse valor recolhido deve ser informado na destda? se sim em qual campo?
Olá Liliane!
1 - Não. O ICMS-ST destacado em NF de compra e o ICMS-ST pago por meio de GNRE não devem ser declarados na DeSTDA. Você vai declarar apenas o ICMS-ST pago por meio de guia de arrecadação própria do seu estado em apuração feita pela própria empresa. Geralmente operações de saída com ST;
2 - Sim, nesse caso sua empresa deve gerar a guia de arrecadação própria do estado e lançar em ICMS-ST Operações Subsequentes na DeSTDA.
Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure obrigada!
Há a possibilidade de excluir empresa do sistema, já procurei e não consegui, pode me ajudar?
Olá, Robson! Sim. Você deve ir em "Cadastro de Contribuintes / Contribuintes". Depois selecione o estabelecimento que quer excluir e clique em "Excluir", à esquerda. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure obrigado!
Fiquei na dúvida sobre o recolhimento, tenho uma empresa indústria que destaca o st na nota, essa empresa é do Rio e vende pra outros estados, e emite gnre com em nome dela não no nome da empresa que está comprando, e eu informe esses valores na destda, gostaria de saber se está correto, pois tem um ponto que vc fala que a guia deveria ser tirada em guia do estado de origem, fiquei na dúvida, porque informei esses valores na destda e a dívida ativa está cobrando os mesmos valores que eu informei na declaração, poderia me dar uma luz?
Olá! Os valores de ICMS-ST pagos por meio de GNRE não devem ser declarados na DeSTDA. Você vai declarar na DeSTDA apenas valores pagos de ICMS em guia de arrecadação própria do estado da empresa. Sendo assim, as GNRE não podem ser declaradas. Você precisará retificar todas as declarações em que foram lançados valores de GNRE para que a dívida desapareça no estado e, possivelmente, até fazer uma Denúncia Espontânea pedindo ao estado o cancelamento desses valores declarados indevidamente. Bons estudos e bons trabalhos!
bom dia, eu trabalho em um escritorio de contabilidade no estado do MT, uma das nossa empresas ( MADEREIRA ) abriu uma filial em SP, eu tenho que transmitir um arquivo individual para essa filial? ou quando eu transmito o arquivo da matriz, gera um unico arquivo para a matriz e filial?
Olá, Felipe! A DeSTDA é entregue por estabelecimento, ou seja, a Matriz entrega um arquivo e a filial entrega outro. Cada filial (estabelecimento) deve entregar separadamente sua declaração. Isso vale a DeSTDA, Sintegra, Sped Fiscal entre outras declarações que envolvem o ICMS. A regra das declarações centralizadas na Matriz serve apenas para declarações federais como DCTF, Sped Contribuições, Sped ECF, DIRF, Sped Contábil etc. Bons estudos e bons trabalhos!
@@thanure entendi, eu tentei gerar um arquivo separado para a filial, mas na hora de gerar o arquivo, pediu um login e senha, mas eu não sei aonde eu consigo essas informações.
@@felipenascimento3229 é porque no estado de São Paulo você precisa de uma senha para transmitir a DeSTDA. Você tem que cadastrar a filial no Posto Fiscal Eletrônico. Segue link:
www3.fazenda.sp.gov.br/CAWEB/Account/Login.aspx
Só depois que a senha for liberada é que você conseguirá transmitir a DeSTDA. Bons estudos e bons trabalhos!
Professor, quando eu compro de fora do estado e recolho a gnre 1009-9 eu tenho que declarar no destda?
Olá, Thiago! Não. A GNRE não deve ser declarada na DeSTDA. Você vai declarar apenas o ICMS recolhido de forma antecipada em guia de arrecadação própria do seu estado. Bons estudos e bons trabalhos!
Como faço para ter aulas com vc. Parabéns.
Obrigado! Você pode encaminhar suas dúvidas por aqui ou pelo e-mail cursodepartamentofiscal@gmail.com. Caso queira uma consultoria mesmo, entre em contato por e-mail para eu avaliar suas demandas. Bons estudos e bons trabalhos!
boa noite professor Thanure! Espero que o senhor esteja bem. Gostaria de uma gentileza se possível. Eu estou tentando enviar a DESTDA pois o prazo está muito em cima, porém o programa não atualiza e demonstra o seguinte erro: Detalhamento técnico do erro: Não existe dados de FTP. O senhor conhece esse erro e sabe qual a solução para resolver? Eu já tentei de tudo, inclusive junto do setor de TI, porém sem sucesso. Desde já, agradeço muito. Um abraço!
Olá, Alex! De qual estado você está tentando fazer? O programa não atualiza e fecha? Bons estudos e bons trabalhos!
Olá Professor Thanure! Eu estou tentando aqui no RJ. O programa não atualiza somente. Ele não fecha sozinho. Obrigado.
@@alexalmeida8560 olá, Alex! Isso pode ser alguma restrição do firewall ou antivírus da sua máquina. Mas antes, tente o seguinte: vá no botão pesquisar do seu Windows e digite Painel de Controle. Abra o Painel de Controle, clique em Rede e Internet / Opções da Internet / Avançadas. Desmarque as opções "Usar SSL 2.0" e "Usar SSL 3.0" se estiverem marcadas. Verifique se a opção "Usar TLS 1.0" está marcada. Se não estiver, marque-a. Depois desmarque também as opções "Usar TLS 1.1" e "Usar TLS 1.2" se estiverem marcadas. Clique em "Aplicar / OK". Abra o SEDIF e veja se funciona. Se não funcionar, tente desabilitar o antivírus ou firewall temporariamente para ver se funciona. Bons estudos e bons trabalhos!
Parabéns, excelente explicação. fiquei com uma dúvida, na antecipação sem encerramento, aglutino as entradas de fora do Estado com alíquota de 16% e 4%? Obrigada!
Olá José! Sim, você lança apenas o valor total devido. Bons estudos e bons trabalhos!
Olá. Uma dúvida. Empresa substituto por algum motivo não destacou o ST na nota e o substituiído teve que recolher este ST na entrada com guia própria do estado. Ele continua sendo substituído neste caso e nao tem obrigação de informar este valor na Destda?
Olá Sandra! Nesse caso específico o estabelecimento que deveria ser o substituído, passou a ser o substituto. Como ele recolheu o ICMS-ST em guia de arrecadação própria do estado, então deverá informar o valor devido no campo "ST - Substituto Tributário - Operações Subsequentes". Bons estudos e bons trabalhos!
Bom dia professor o seu vídeo é ótimo sua explicação, eu entendi quase tudo, mais fiquei com uma dúvida se eu só vou informar nessa declaração transações com compra de fora do estado onde está localizado minha empresa, se eu tenho compras com ST mais dentro do estado eu não devo infirmar?
Olá Vanusa! Sim, precisa. Na DeSTDA você tem que informar os seguintes tributos:
ICMS Entrada: diferença de alíquota, antecipação parcial e antecipação total (aqui entra apenas os diferenciais oriundos de compras de outros estados).
ICMS ST: operações subsequentes (vendas dentro estado), operações antecedentes (compras dentro e fora estado) e operações concomitantes (fretes dentro e fora estado). Caso a empresa tenha inscrição como substituta tributária em outros estados, deverá também informar o ICMS-ST das saídas para os estados onde possui a inscrição.
Bons estudos e bons trabalhos!