Essa figura que você mostrou deixa muito evidente que,na antiguidade, mundo a que eles se referem não é o planeta Terra como um todo,mas sim o mundo daquele povo,da região onde estes viviam. Na antiguidade sequer noção tinham do planeta todo,imagine ter noção de quando os continentes,como conhecemos hoje, unidos no super continente Pangeia
Não é... Pode reparar que existe um corte no vídeo antes de ele ler em um livro e falar sobre genesis 1.... Provavelmente, durante o corte no vídeo, foi o momento em que ele levantou pra pegar o livro no qual ele lê genesis 1, o espaço do livro que ele pegou ficou vazio na prateleira e fez com que os livros caíssem para o lado
O mapa mostra até o Sheol embaixo,o lugar onde os mortos no AT iam,tanto os bons quanto os maus,e lá passavam a viver como sombras numa existência completamente miserável,tal como os sumérios também acreditavam.
Pode-se entender que Pelegue nasce na época da Torre de Babel. É quando acontece dos netos e bisnetos de Noé dispersão pela terra se agrupando em diferentes tribos de onde gerou-se as diferentes nações da antiguidade do levante e vizinhanças.
É cada pergunta... Parece que os caras não pensam. Naquele tempo as pessoas, por mais inteligentes que fossem, não tinham a menor ideia das dimensões e só formato do planeta. O que as pessoas tinham é a interpretação dos fenômenos naturais.
A pessoa que entende Gênesis como literal ou, como no caso do comentário, querendo dar um verniz científico para o mito, associando-o à Pangeia, deve ter um parafuso a menos. Os textos do Gênesis não se referem à criação do Planeta Terra e sim à terra do camponês Israelita. Qualquer cosmogonia trata somente da criação da Terra daquele povo.
O fato é que muitos cristãos, tentam encontrar, na Bíblia, versículos cujas interpretações estejam em consonância com o que já foi comprovado cientificamente. É a pretensão de, indiretamente, validar a Bíblia como um texto cuja mensagem seja plenamente corroborada em todos os aspectos. Por isso se percebe que algumas pessoas forçam a barra em ver nos versículos coisas que, certamente, nunca estariam na intenção ou no conhecimento de quem fez o registro dos textos bíblicos.
@@Sergiolrs2008De fato, infelizmente muitos cristãos possuem uma leitura anacrônica da Bíblia, desrespeitando os textos em seu contexto original e o que o autor queria passar, e já lendo a mesma em conformidade com as lentes do nosso século, forçando coisas que na época não conheciam. Isso é até ser injusto, dado que a Bíblia não tem intuito de ser um tratado científico, nunca teve. Assim como a Bíblia não comete erro ao chamar morcego de "ser que voa" (algumas traduções colocam ave), dado que nossa classificação taxonômica não existia na época. Por isso muitos cristãos também entendem, e não possuem uma leitura anacrônica, procurando se ater aos textos em seu contexto e considerando o conhecimento da época. Isso porque entendemos que a Bíblia é Deus comunicando algo em língua humana. É Deus comunicando ao homem quem Ele é, quem o homem é, qual a posição do mesmo perante Deus, a existência do pecado, a queda em algum ponto remoto da história humana, a realidade espiritual, qual é a origem de todas as coisas, etc. Para se comunicar com o homem de forma que aqueles povos entendam (e nós também), Deus faz isso usando de elementos com os quais aqueles povos eram familiarizados, sejam linguísticos, simbólicos, de cosmogonia, etc. Assim como o próprio Jesus muitas vezes falava por parábolas utilizando conceitos que aquele povo conhecia, ou como a Bíblia muitas vezes fala de "pastor" e "ovelhas". Não importa se Deus criou a terra em X tempo, se a vida foi criada pronta ou utilizando meios evolutivos (onde Deus teria estabelecido as condições necessárias para que a vida surgisse e evoluísse, e o famoso ajuste fino, à semelhança de um programador), o intuito da Bíblia é mostrar que Ele criou, não o "como" de maneira científica, e sim com elementos com os quais eles eram familiarizados. Se a Bíblia fosse escrita em qualquer outra época, seria a mesma coisa. Inclusive, muitas vezes a Bíblia vai na contramão dos relatos mesopotâmicos e etc. Enquanto lá os deuses brigavam com o Caos, aqui é um Deus, que domina o Caos e gera dele ordem, vida, beleza. Enquanto deuses criaram e são criados (incluindo por meio do Caos), até mesmo nos contos egípcios, a Bíblia traz 1 Deus que origina todas as coisas, e que não é criado. Então existem muitos elementos culturais comuns à época, mas o foco é o que o texto passa através disso, que muitas vezes até contraria ou dá um tapa nas crenças comuns da época nesse sentido.
@@crz2366Bravo! 👏 Falou tudo. É óbvio que Deus não irá falar o que o ser humano não entenderá, pois, muitos conceitos nós só fomos entender depois (como o da forma da Terra).
Kkkkkkkkkkk começa ate fazendo sentido e que iria falar sobre ser alegoria q ate faz sentido se fosse, mas ai mete essa de campones nada ver com nada KKKKKKKKKKK
Excelente. Na sua opinião havera um dia onde a religião será considerada pelas pessoas como estórias da carochinha, assim como a do Lobo Mal ou Tres porquinhos? Conseguiremos nos livrar do misticismo?
Provavelmente não. Religiões baseadas somente em mística e crenças pseudocientíficas mt provavelmente. Agora em relação às baseadas em filosofia de vida/metafísica (como o cristianismo ou o budismo), nem.
Creio que não, afinal o ser humano é não apenas um ser social mas também um ser capaz de transcender, e isso é importante demais até mesmo pra saúde mental, porquê se não houver religião haverá outra coisa pra substituir que seguirá o mesmo curso
Na época em que esses textos foram escritos ,essas pessoas não tinham como saber a idade do planeta,e as autoridades deram a explicaçao conveniente na época.
@@gabriels.9088 É uma tese defendida por alguns, aqui no Brasil é defendida pelo professor Osvaldo Luiz Ribeiro do canal do youtube ''Tenda do Necromante'', o doutorado dele é sobre Genesis 1. Ele baseia o estudo baseado em evidência de outros povos do oriente médio, como sumérios, ugaríticos e etc. Basicamente Genesis 1 fala da inauguração do templo, os anjos são a corte do rei e adão representa o próprio rei.
Boa tarde. Simplesmente não existe uma separação. A princípio, relaciona-se Deus; céus, Satanás: subterrâneo. Deus está ligado ao Reino dos céus, a perspectiva NÃO é comprada a respaldo dos CÉUS que é visto a OLHO NÚ, de maneira alguma. O Reino dos céus é a habitação do Senhor e seus anjos, todos separados em níveis de beatitude. Enquanto a Satanás, tem-se que exerce soberania abaixo da terra? Errado. Satanás e seus demônios vagam por toda a terra desde sua traição, a busca de vítimas que acatem a tentação, saindo dos caminhos alicerçados por Deus e consequentemente sendo condenadas ao fogo eterno. De fato, as representações populares do inferno creem em bestas, enxofre e rochas - o que é intrinsecamente tolo, ao analisarmos que isso não ocorre de acordo com as Escrituras, mas apenas com o imaginário humano.
Lúcifer não existe na Bíblia do antigo testamento, toda a história do anjo caído são de livros que não estão no cânon bíblico, veja o vídeo dele sobre São Lúcifer
"Deus" não sabia que água evaporava e formava núvens e que o "mundo" não era plano, era um Planeta, sem o tal "abismo", era geoidal e girava em torno do seu eixo e ao longo do ano, em torno do Sol (não o contrário). Como é que o cara faz uma coisa dessas e não sabe o que fez? E ainda muitos acreditam na sua fé que a Terra é plana...
Uma análise deste tipo é ou equivocada ou desonesta intelectualmente pois não considera a riqueza poética do idioma original. Se trata apenas de uma oportunidade para criticar a bíblia e estabelecê-la como errante e de origem humana. Compreendemos muito pouco sobre o hebraico antigo, mas o que sabemos é que era uma língua altamente poética e simbólica e que tinha muito menos palavras que as línguas de hoje, de forma que era muito comum explicar as coisas com analogias, similaridades, contrastes, ou aproveitando palavras ou conceitos pré-existentes. A bíblia está cheio de casos assim, ainda mais no hebraico, mas também no grego. Não há base para pensar que os escritores bíblicos realmente acreditavam que o planeta era um disco achatado. Várias coisas que os autores descreveram foi usando seu ponto de vista como observadores e usando linguagem poética para descrever. E do ponto de vista de um humano na terra, o que qualquer um pode observar dando um giro de 360 graus é realmente um circulo, que chamamos de horizonte, por isso se pode dizer que os limites da terra (não o planeta, mas aonde pisamos e vivemos) é um círculo, em certo sentido. Não podemos ser categóricos e achar que escreveram isso de forma literal e precisa, tal como os geógrafos modernos desenham um mapa, ou como cientistas ou filósofos explicam as coisas. Seria como daqui 3000 anos acharem que nós hoje acreditássemos que o sol nascia num local literal chamado 'leste' e se punha em outro local literal chamado 'oeste', ou que o sol literalmente 'nasce' ou se 'põe', num local literal chamado 'horizonte'. Essas expressões usamos hoje de forma simbólica ou poética, tal qual já se fazia no passado. Por outro lado, literalmente, a bíblia diz que as águas do dilúvio cobriram toda a terra, todas as montanhas altas debaixo de todo o céu foram cobertas. Como a água poderia subir num disco achatado? Não se faz ali nenhuma menção a paredes ou bordas (Gênesis 7:17-20). Também de forma simbólica os escritores falaram do Sheol como um lugar subterrâneo aonde os mortos viviam. Em certo sentido pode-se dizer isso, pois de fato os mortos são enterrados no solo, e continuam 'vivos' em nossa memória. Mas isto não refletia a opinião literal deles, pois achavam que na morte deixa-se de existir, sentir e viver (Salmo 146:4, Eclesiastes 9:5, 6, 10) e volta-se ao pó (e de fato somos feito do que há no pó do solo). A morte para eles era simplesmente deixar de existir, o contrário da vida, tal como a ciência e o senso comum nos apontam. Se tiverem mente aberta, analisem como poderia a bíblia nos adiantar que a terra está suspensa sobre o nada (Jó 26:7), desafiando o senso comum e também as representações antigas de que a terra repousava nas costas de gigantes ou animais? Isto sim é algo que foge à concepção de um mero observador humano ainda mais naqueles dias. Eu poderia dar diversos outros exemplos de conhecimentos ditos 'científicos' avançadíssimos para a época, que a bíblia acertou com precisão. Poderia mencionar o efeito psicossomático, os ciclos das águas, as proporções da arca e sua relação com os navios modernos, antissepsia, quarentena, os ricos detalhes geográficos e históricos de lugares e povos que a arqueologia comprova, etc. Mas não quero fazer deste post um testemunho ou algo assim, estou apenas ajustando um pensamento errado. E se você chegou até aqui, parabéns por manter sua leitura em forma nos dias de hoje e espero que tenha a mente aberta para analisar.
Analisei aqui , acho válido sua colocação mas como observador a teoria da terra plana faz mais sentido do que um bola de água que voa e uma direção a "milhões" de anos. Mas interessante a forma como pensa.
Acredito que suas colocações foram interessantes. Porém, a lógica da citação do texto de Jó é bem equivocada, pois diversos trechos do próprio texto de Jó (inclusive deste capítulo) fogem de descrições geológicas (nem havia esse objetivo no texto), como por exemplo o céu ter "colunas". Eu sou cristão, estudo apologética com o máximo de honestidade intelectual possível, e infelizmente vejo diversos cristãos querendo que um texto escrito no antigo oriente próximo retrate temáticas pós helênicas, e isso sim se caracteriza como desonestidade intelectual, com enorme falha hermenêutica, ao querer que um texto fale sobre fatos que nem eram conhecidos e nem tinham objetivo de serem debatidos no texto. O que mais vejo são cristãos contorcendo textos para que caibam em seus objetivos, como por exemplo os dias literais da criação, que nem no estudo de hebraico isso é consenso, ou a "redondeza da terra" em Isaías, que não traz uma afirmação de esfericidade (redondo não é esférico, assim como Homero falou da terra como um escudo). Não se pode utilizar uma lógica que se encaixaria num versículo, se os outros versículos viriam a ferir a narrativa de que o texto buscava trazer informações de cunho científico.
@@samueldumaresq Dizer Jó 26:11 que Deus "faz tremer as colunas do céu", novamente, é um recurso metafórico. É só uma maneira de expressar o quanto o Criador é poderoso e tem total controle de sua criação. Sobre os dias criativos, eu não acredito que sejam literais, como períodos de 24 horas. A bíblia referencia seis dos dias da criação como sendo um único dia (Gênesis 2:4), e Paulo indicou que o sétimo dia da criação (o descanso de Deus) ainda estava em andamento em seus dias (Hebreus 4:1-10). Ou seja, 'dia' no hebraico, significa simplesmente período de tempo, podendo muito bem abranger períodos que duram milhares ou milhões de anos. Você pode muito bem ter honestidade intelectual em seu estudo da Bíblia, mas se não está aberto para a ideia de que ela é a palavra do Criador, revelada através de seu espírito aos homens que a escreveram, dificilmente entenderá plenamente sua mensagem (1Tes 2:13).
@@samueldumaresq Dizer Jó 26:11 que Deus "faz tremer as colunas do céu", novamente, é um recurso metafórico. É só uma maneira de expressar o quanto o Criador é poderoso e tem total controle de sua criação. Sobre os dias criativos, eu não acredito que sejam literais, como períodos de 24 horas. A bíblia referencia seis dos dias da criação como sendo um único dia (Gênesis 2:4), e Paulo indicou que o sétimo dia da criação (o descanso de Deus) ainda estava em andamento em seus dias (Hebreus 4:1-10). Ou seja, 'dia' no hebraico, significa simplesmente período de tempo, podendo muito bem abranger períodos que duram milhares ou milhões de anos. Você pode muito bem ter honestidade intelectual em seu estudo da Bíblia, mas se não está aberto para a ideia de que ela é a palavra do Criador, revelada através de seu espírito aos homens que a escreveram, dificilmente entenderá plenamente sua mensagem (1Tes 2:13).
@@mauriliocinema Termo preferido dos materialistas ateu: negacionista. Não venha aqui falar q a evolução é científico; é mera especulação filosófica. Mutações genéticas não geram outra espécie/família.
Esse texto não fala que a terra é redonda. Fala que Deus está em cima da redondeza - essa redondeza, é a abobada, que é uma semi-esférica - da terra, isto é, Deus está sobre a abobada da terra. Não está falando do formato da terra. A propósito, é terra com t minúsculo mesmo, porque até então não se tem ideia de planeta Terra, apenas do local onde viviam.
@@gleisonelias95 Isaias 40:22 diz: "הַיֹּשֵׁב֙ עַל־ ח֣וּג הָאָ֔רֶץ". A palavra hebraica ali traduzida também pode ser traduzida “esfera”. [A Concordance of the Hebrew and Chaldee Scriptures (Concordância das Escrituras Hebraicas e Caldéias), de B. Davidson] É interessante que, a respeito deste versículo, a Bíblia de Referência de Scofield, numa nota marginal, afirma: “Uma notável referência à esfericidade da terra.” A tradução do Pontifício Instituto Bíblico reza: “Aquele que está sentado sobre o globo da terra”, e a Versão Almeida (atualizada) diz aqui: “Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra.”
JÓ [22:14]"Grossas nuvens o encobrem, de modo que não pode ver; e ele passeia em volta da abóbada do céu." ; - AMÓS [9:6] "Ele é o que edifica as suas câmaras no céu, e funda sobre a terra a sua abóbada; que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o Senhor é o seu nome." UMA ABÓBADA É UMA CÚPULA, UM HEMISFÉRIO, PERFEITA PARA COBRIR UMA SUPERFÍCIE CIRCULAR TAL COMO A BANDEJA DE UMA PIZZA. O céu seria uma abóbada sobre a Terra, tal como uma tampa hemisférica sobre um círculo plano. A IDÉIA DE TAL ABÓBADA, CÚPULA CELESTE, NÃO FAZ O MENOR SENTIDO NUMA TERRA ESFÉRICA! Claro que podemos desconsiderar a abôboda e a substituir por uma "esfera celeste" salpicada de astros, que gira em torno da Terra, como se faziam os eruditos até a Idade Moderna. ISSO EXPLICARIA O MOVIMENTO DAS ESTRELAS, FIXAS NO FIRMAMENTO, UMA VEZ QUE A BÍBLIA NEM DESCONFIA DE QUE É A TERRA QUE GIRA. Isso porém não melhora muito a situação.
Ok, mas a palavra Hebraica pra firmamento não significa algo curvo, arredondado; significa algo batido até ficar plano, uma chapa, por isso alguns versículos citam que o céu seria enrolado um mapa. Ou seja, uma cúpula não se enrola como mapa, mas uma chapa, sim.
Terceiro na verdade... Embora se suponha que deva ser o quarto, pelo gigantesco espaço de tempo após a formação do planeta e antes da Colúmbia sugerir que deva ter existido ao menos 1 supercontinente a mais, não há evidências fortes o suficiente para dar como certa a existência dele.
Olá a todos! Estive pesquisando sobre a ideia de que a Terra pode ser plana a partir da perspectiva do cristianismo e dos hebreus, e gostaria de compartilhar alguns pontos interessantes que encontrei. Alguns argumentam que há uma interpretação literal da Bíblia, onde há menções à Terra como sendo plana. Por exemplo, em Isaías 40:22, é dito que Deus está "sentado no círculo da Terra". No entanto, é importante lembrar que a palavra "círculo" aqui pode se referir à forma geral da Terra, e não necessariamente à sua planicidade. Além disso, alguns sugerem que traduções modernas podem ter alterado o significado original do texto, levando a uma compreensão errônea sobre a forma da Terra. A palavra hebraica "khug" é traduzida para "círculo" ou "esfera", e isso levanta debates sobre qual termo seria o mais apropriado. Outro ponto interessante é que a Bíblia contém muitas metáforas e linguagem figurativa. Por isso, algumas passagens que parecem indicar uma Terra plana podem ser interpretadas de forma alegórica, em vez de literal. Também é válido mencionar que existem relatos de testemunhos pessoais que contradizem a teoria da Terra esférica. Esses relatos incluem observações astronômicas e fenômenos específicos, como horizontes planos e refração de luz incomum. No entanto, é fundamental lembrar que essas evidências são controversas e não são amplamente aceitas pela comunidade científica. Nesse sentido, é interessante acompanhar os avanços científicos, entender as evidências disponíveis e continuar questionando, pois somente assim poderemos expandir nosso conhecimento sobre o mundo em que vivemos. Acredito que é sempre importante manter uma mente aberta e buscar constantemente a verdade, analisando evidências científicas atuais e respeitando diferentes perspectivas. O diálogo entre ciência e fé pode ser enriquecedor para nós, e tenho certeza de que, juntos, podemos continuar explorando e aprendendo sobre o universo que nos cerca.
A constatação de que, no texto bíblico, a linguagem descreveria uma Terra plana, vem do estudo comparativo com outros textos similares de povos vizinhos, principalmente os sumérios, como o Henrique demonstra no vídeo. Então, por mais que se possa tentar inferir que o texto bíblico esteja usando metáforas ou outros artifícios, há de se observar o quanto a cultura dos povos da região admitiam um mundo plano, principalmente por partir da perspectiva do observador na superfície da Terra.
As palavras para círculo e esfera no hebraico são bem diferentes. E procure também o que significa a palavra "céu" no hebraico. Tudo corrobora para uma Terra plana. E isso não quer dizer que a Terra seja plana de fato, é apenas a constatação de povos primitivos sem tecnologia sobre aquilo que observavam.
@@Matheus29001 Correto. Só acho que a expressão "povos primitivos" não seria uma palavra conveniente, levando em conta todas as contribuições que esse povo trouxe para nós
O interessante é que o domo de gelo/firmamento parece bater um pouco com a camada de ozônio, que não deixa de ser uma barreira ao redor da terra e que contém água em estado gasoso e vários outros gases
@esdrasdominik7080 errou dos dois lados! O @tiagocarvalho5571 já te explicou o domo, já a camada de ozônio é composta só por ozônio. Este gás é composto por três átomos de oxigênio. Não tem nada haver com o vapor de água, que sequer chega a altitude dessa camada.
Vejamos duas passagens nas quais A IDÉIA DE UMA TERRA PLANA CIRCULAR é perfeitamente harmônica com a Bíblia.DANIEL [4] "10 Eram assim as visões da minha cabeça, estando eu na minha cama: eu olhava, e eis uma árvore no MEIO da terra, e grande era a sua altura; 11 crescia a árvore, e se fazia forte, de maneira que a sua altura chegava até o céu, e era vista até os CONFINS da terra.... 20 A árvore que viste, que cresceu, e se fez forte, cuja altura chegava até o céu, e que era vista por toda a terra;" Esse é o sonho do rei da Babilônia Nabucodonosor, cuja simbologia fora interpretada perfeitamente pelo perspicaz Daniel. UMA TERRA PLANA CIRCULAR SEM DÚVIDA TEM UM CENTRO, UM MEIO, E QUALQUER COISA QUE POSSUA ALTURA SUFICIENTE PODERIA SER VISTA DE TODOS OS PONTOS DESTE CÍRCULO. MAS FARIA SENTIDO TAL COISA NUMA TERRA ESFÉRICA?! Mesmo tal árvore se estendendo ao infinito, quem estivesse na parte oposta do globo terrestre não poderia vê-la!
Bíblia que se referem A CÍRCULO poderiam ficar contextualizadas.PROVÉRBIOS [8] 1 Não clama porventura a sabedoria, e não faz o entendimento soar a sua voz?... 22 O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos. 23 Desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes de existir a terra. 24 Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes cheias d'água. 25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros eu nasci, 26 quando ele ainda não tinha feito a terra com seus campos, nem sequer o princípio do pó do mundo. 27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um CÍRCULO sobre a face do abismo,28 quando estabelecia o firmamento em cima, quando se firmavam as fontes do abismo, 29 quando ele FIXAVA ao mar o seu termo, para que as águas não TRASPASSASSEM o seu mando, quando traçava os fundamentos da terra,30 então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo; JÓ [26] 7 Ele estende o norte sobre o vazio; suspende a terra sobre o nada. 8 Prende as águas em suas densas nuvens, e a nuvem não se rasga debaixo delas. 9 Encobre a face do seu trono, e sobre ele estende a sua nuvem. 10 Marcou um limite CIRCULAR sobre a superfície das águas, onde a luz e as trevas se confinam. 11 As colunas do céu tremem, e se espantam da sua ameaça. COMO PODEMOS VER EM PROVÉRBIOS A SABEDORIA NARRA QUE JÁ EXISTIA ENQUANTO DEUS TRAÇAVA UM CÍRCULO SOBRE A FACE DO ABISMO, INICIANDO A CONSTRUÇÃO DA TERRA EVIDENTEMENTE. SE EU PRETENDO DESENHAR UM CÍRCULO BIDIMENSIONAL NUM PAPEL, EU POSSO TRAÇA-LO, MAS É MUITO ESTRANHO QUE ALGUÉM O FAÇA PARA CONSTRUIR UMA ESFERA! UMA FORMA TRIDIMENSIONAL!
Uma questão básica é que o livro de provérbios não seria considerado um livro profético por ter sido escrito por Salomão que não é considerado profeta, então o que está escrito seria a visão dele da existência, e algo interpretativo, que requer uma é leitura e conhecimento mais aprofundado, não para uma leitura ao pé da letra.
@@henriquetoguro mano, tudo hoje na bíblia é interpretação! Antes era literal, pesquisa mais sobre como a bíblia foi escrita. Ou tu acha que foi algo mágico e divino?
Usam uma parte de Gênesis na genealogia, que fala que o nome do cara foi colocado de Perez, pois a terra foi dividida na época que ele nasceu. Mas me parece uma forçada no texto.
Vá estudar, criança, aqui é coisa séria, e vc vem com as bobagens de Russel e Rutheford? Saia dessa caixa cheia de mitologias antigas, a Bíblia não tem nada de especial e exclusivo, nela só há mitos tantos quanto havia em outras culturas muito, muito mais antiga que a hebreia.
Essas datas de milhões , bilhões esquece tudo mudou no dilúvio . Pressão e temperatura resulta em fósseis instantâneo. Veja o documentário do físico Roberto Blanc em As aguas do dilúvio
@@felippem06coitados dos coalas e cangurus. Depois do dilúvio, tiveram que nadar até a Austrália :p Ou será que a arca funcionava como um busão? Ia deixando os animais por parada. Nesse caso, as preguiças se deram bem…
Gostei do canal num conjunto todo, ótimo trabalho, mas na verdade nessa resposta final sobre a divisão dos povos, ficou claro a posição do dono do canal, mesmo sem ele revelar, que possivelmente ele é ateu, pois nem a reposta sobre a divisão das nações como a da reposta pra um possivel patriarca Chines sendo descendente de Noé nao me convenceu, ficou bem inviesada pra quem não acredita em nada.
Deus e a religião Cristã não são culpados por vcs não terem conseguido ganhar dinheiro, ter uma relacionamento ou uma vida social. Essa revolta de vcs é engraçada 😂
É praticamente impossivel a pessoa estudar tão afundo a história das religiões, mitologias e os proprios textos biblicos e não se tornar ateu. Eu praticamente cresci na igreja, fui musico de louvor e tudo mais, e quando eu quis aprender mais sobre Deus acabei me tornando ateu em relação a deuses revelados. Os cursos de teologia são os maiores formadores de ateus que se pode ter, conheço varias pessoas que se tornaram ateias depois que estudaram a biblia e a história a fundo. Mas acredito que a religião é importante pra maioria das pessoas, principalmente pra aquelas que não possuem um piscológico muito forte.
Carai, tem um tal de Rafaelwww aqui nos comentários que só sabe fazer seu goment e depois control c control v para todos hehehe. Aja saco reler mesmos coments
Dis as escrituras que ADAO chamou todos os animais pelos seus respectivos nome conforme ele os chamava. Agora como que Adão saiu do Jardim e fez uma viagem nos continentes colocado esses nomes nos animais? Portanto pode sim , no tempo de Adão ter um só continete com os animais do seu lado. No dilúvio a Terra se rompeu dando origem aos continetes . Assim depois que os animais desceram da arca e se espalharam , começaram a ficar ilhados dia após dia. O homem começou a perceber essa separação nos tempos de PELEGUE. A primeira cidade (Babel)era como objetivo de não se espalharem nas porções de terra. Mais O ETERNO os forçou a isso confundindo sua lingua. Estava começando a mudar a topografia da terra naqueles dias. Os animais se espalhando e ficando assim cada espécie nós seu continete. Canguru na Austrália Onça pintada na América do Sul. Elefante na África etc ... Isso tem mais lógica, Um só continete que apos uma catástrofe, se dividiu gradativamente. Mudando radicalmente de como era antes do dilúvio. É por isso que existe espécie de animais apenas em um lugar. O homem se espalhou na sequência com seus , respectivos idiomas
Mundo conhecido era uma pequena região que se podia atravessar á pé terra plana é o planalto de chapada abismo são grotas céus são os montes você vai descobrir onde foi o mundo antigo sou Adeodato Fontenelle cidade granja ceará. Quero ajudar com a história verdade
Pelo que percebi nos comentários, esse canal é um ninho de pseudo ateus (anti cristãos, na verdade). Deus e a religião Cristã não são culpados por vcs não terem conseguido ganhar dinheiro, ter um relacionamento ou uma vida social.
Pelo jeito parece que vc tá frustrado de não ter argumentos e não aceitar que as pessoas debatem de forma saudável para chegar a algum lugar sobre tudo isso...
@@EuSouDeus777 se esse livro bosta fosse real tudo que está lá seria verdadeiro, só na cabeça oca de crente idiotizado existe a possibilidade de acreditar que a Terra foi criada por uma entidade que sequer sabia o seu formato. O criador não conhece o que criou? Que desusinho é esse, acorda dessa hipnose.
@@EuSouDeus777 ela se pretende ser verdade absoluta, então precisa sim descrever o formato da Terra. Além disso, o vídeo não fala sobre isso, mas sim sobre o fato de águas existirem sobre o céu, o que não é o caso. Deixa de ser imbecil.
Ele é historiador formado na UFMG. Terraplanista só existe na Internet. E não existe neutro. Neutro é sabão em barra. O formato da Terra é o msm independente do seu credo
Essa datação que temos hoje aceita pela ciência, não se tem uma comprovação científica, mas sim uma aceitação científica. Acho totalmente plausível os continentes terem sido separados após a humanidade. Até por que se pensarmos, como os seres humanos se deslocaram por todos os lugares da Terra sem embarcações, sendo que os continentes estariam já separados...!?
Existe sim comprovação científica, a geologia é quem estuda a idade do planeta, as rochas e camadas de solo >demonstram< isso. Já a humanidade se desloca por água há mais tempo do que acredita o senso comum, as navegações não tiveram inicio com os europeus, os povos polinésios navegavam pelas correntes maritimas bem antes deles. E sobre a idade da terra, não tem nada de estranho nesses números gigantescos, só soa impossível porque nossa existência é infíma comparada com a grandiosidade do tempo e do espaço, a formação de planetas e objetos celestes acontece em escalas incompreenssíveis pra nós humanos que mal mal chegamos aos 100 anos, mas esses números são testados pela matemática, são observáveis por diversos tipos de experimentos e testes. cienciahoje.org.br/artigo/como-se-avalia-a-idade-das-rochas/ aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/acervo/saiba-mais-trajetoria-polinesios-oceano-pacifico-699885.phtml
É só pesquisar como os primeiros os chegaram aqui no continente americano. Além disso, a data dos registros arqueológicos como fósseis e rochas não batem com essa teoria que que você falou.
Vc tem entender que essa teoria é baseada numa terra jovem vcs embananam duas coisas diferentes. Vcs acabam esquecendo que a evolução (que é o que baseia a terra antiga) é apenas uma teoria e bem manca por sinal, basicamente uma hipótese
@@trabalhadorcansado eu sei que a princípio a coluna geológica pode parecer uma sequência evolutiva, todavia ela também pode ser explicada pela densidade dos animais. Me explica como essa ossadas sobrevivem até hj, onde fica a decomposição.
As nações do mundo 🌎 havia se originado depois que um abalo cismico havia ocorrido depois que um evento colossal havia ocorrido q fez com que os pais do mundo havia q foi esse evento ocorreu durante a pangaia
Este rapaz é um bom professor para ateus. Ele mistura o Deus hebreu com deuses mesopotâneos, gregos, romanos,etc. Este professor é um evolucionista naturalista e, naturalmente ateu
@@antonioamaral3896 não necessariamente, isso é esteriótipo de acadêmico, um bom acadêmico tem que sim ter compromisso com a ciência a qual ele aborda, independentemente de sua crença ou experiência pessoal, sendo assim não necessita ser ateu ou ser crente, bons profissionais sabem separar as coisas.
@@mauriliocinema no entanto sabia que o Universo é enorme e tem incontáveis eras de existência! Coisa que a ciência moderna só atestou agora através de máquinas sofisticadas.
Isso se trata de linguagem simbólica. Agua nao é agua, terra nao é terra, etc. Recomendo a leitura do Zohar pra entender melhor. ============ Outro livro que os judeus criaram para justificar as besteiras dos primeiros escritos. As bobagens eram tão grandes que não colava mais para os que começaram a questionar.
Se água não é água e terra não é terra! Então esse deus não criou nada, e Jesus era um mentiroso! O cara leva a sério o que está escrito num livro de nome ZOAR. É PRA zoar mesmo. kkkkkkk
Acho estranho você falar da bíblia como se fosse verdade: O céu é azul porque tem água em cima. Claro que não tem uma bacia de vidro gigante em cima da gente. Isso é religião, e religião é baseada em mitos, e não em fatos
Parece que ele está citando o pensamento do povo contemporâneo a escrita da Bíblia. O tema do vídeo tem o pressuposto que a narrativa é falsa, fica fácil perceber que não era a opinião dele
No hospício esta cheio de gente falando loucuras como essas, e nem por isso essas loucuras se tornam uma verdade. Mas pode continuar acreditando no que quiser, sua crença é irrelevante pra realidade e pra ciência.
@@trabalhadorcansado se for assim que você fala então tá se referindo um demônio q o deus pan que ele é um demônio o deus pan isso si q você tá se referindo ai já pangaia não
Estava a gostar deste canal mas no minuto 5:05 a 5:30 estragou tudo. Os judeus já tinham plena noção da esfericidade da Terra. A primeira parte de Isaías 40:22 diz: “É ele [isto é, Deus] quem se assenta acima do círculo da Terra”. Alguns argumentaram a partir disto que as Escrituras ensinam que a Terra é um disco plano, ao invés de um globo. No entanto, mesmo se o hebraico original for corretamente entendido como se referindo a um círculo, isso não indica necessariamente algo plano; uma esfera aparece como um círculo quando vista de cima - e certamente de qualquer direção que seja vista. Além disso, há boas razões para acreditar que a palavra traduzida como ‘círculo’ poderia ser melhor traduzida por ‘esfera’. A palavra hebraica em questão é khûg (חוּג), que também é encontrada em Provérbios 8:27 onde, em muitas versões bíblicas, é traduzida como ‘abóbada’. Por exemplo, a New American Standard Bible diz: “As nuvens são um esconderijo para Ele, de forma que Ele não pode ver; e Ele anda sobre a abóbada do céu”. Claramente, a ‘abóbada’ carrega o sentido de algo tridimensional e é dada como o significado principal de khûg no famoso Brown-Driver-Briggs Hebrew and English Lexicon. No hebraico moderno, uma esfera é denotada por khûg, junto com kaddur, galgal e mazzal. Em árabe (outra língua semítica), kura significa bola e é a palavra usada na Van Dyck-Boustani Arabic Bible (1865) para traduzir o khûg em Isaías 40:22. Um caso também pode ser feito a partir dos termos europeus modernos que denotam esfericidade. Os filólogos descobriram uma série de palavras indo-europeias que parecem estar relacionadas com palavras semíticas, sendo de origem compartilhada ou tendo sido emprestadas no passado distante. Embora não haja nenhuma evidência específica que confirme uma ligação no caso da palavra hebraica khûg, pode ser significativo que, nas línguas indo-europeias, existam palavras de som semelhante que se referem definitivamente a um objeto esférico, sendo os exemplos kugel (Alto-Alemão Médio), kula (Polonês), kugla (Servo-Croata) e gugā (sua raiz proto-indo-europeia).Várias Bíblias latinas do século XVI indicam que os eruditos medievais entenderam khûg em Isaías 40:22 como referindo-se à esfericidade da terra. Por exemplo, Santes Pagnino traduziu como sphaera, e Benedictus Arias Montanus e François Vatable como globus. A Bíblia de Giovanni Diodati do século XVII também usava globus e o hebraísta holandês Campeius Vitringa, do século XVIII, usava orbis. Mais recentemente, a Bíblia de Jerusalém em Espanhol utilizava orb e a Italian Riveduta Bible globo.
Vá estudar, crente! Não passe vergonha nacional! Sua Bíblia não tem nada de especial, ela é reflexo do pensamento primitivo da época. Essa estória de circulo da terra está no conto de Gilgamesh e no hino ao deus Shamash. Só aí vc vê que deus algum inspirou os hebreus para falar as bobagens que eles falavam. Tudo não passa de um conhecimento primitivo comum.
40:22 diz: “É ele [isto é, Deus] quem se assenta acima do círculo da Terra”. =============== Bobinho, esse texto de Isaías está escrito no hino ao deus SHAMASH! KKKKKKKKKK SUA BÍBLIA NÃO É INSPIRADA, POIS SE FOSSE VC TERIA QUE ADMITIR QUE O DEUS SHAMASH INSPIROU OS SUMÉRIOS E O PIOR ANTES MESMO QUE SEU DEUS JAVÉ, CUJA ORIGEM É BEM MAIS TARDIA QUE QUALQUER OUTRO DEUS POR AQUELAS BANDAS. PARE DE SE ILUDIR COM MITOLOGIAS PRIMITIVAS, CRIATURA. VÁ ESTUDAR SÉRIO, DEIXE DE PROCURAR CANAIS COM INTUITO DE SATISFAZER SEU EGO EGOÍSTA.
@@ANALISADORBIBLICO Shamash era o deus do sol. Ou seja, era uma representação intuitiva de uma realidade criada. Deus é o Criador. É a Causa Primeira de Aristóteles. É o Uno de Platão. Um conceito ontologicamente distinto. Ainda nem fizeste o desmame rapaz. Vai acabar de te criar e depois anda por-te em biquinhos de pés.
@@vongalen2310 Mais outro crente carente de deus. Seu deus judeu foi inspirar Aristoteles para dar essa explicação que seu livro sagrado e cheio de sangue derramado não conseguiu, ah, tá, entendi. Seu deus da lacuna foi justamente atrás dos filósofos gregos para se fazer entender, porque sua palavra gibíblia não foi capaz de fazer. Ah, seu deus deixou de lado os judeus e foi justamente atrás dos gregos.
A África e a América do Sul já foram um só continente? Não tem lógica. Na África não tem indígenas, não tem onça, não tem lobo guará e muitos outros animais. Na América do Sul, até o começo do tráfico de escravos, não tinha negros, não tem leões, não tem zebras, não tem elefantes e tantos outros animais. Acho uma grande burrice, essa ideia de um mesmo continente
MEU DEUS, não acredito que estou lendo esse comentário. Esse é o tipo de frase que se encaixaria perfeitamente em um episódio da escolinha do Chaves rsrs.
0:55 os livros caindo ali atrás kkk
Tomei um susto, pqp kkkk
Foi o corte, na live ele pega a bíblia ali
Estranha História kkk
É um sinal de deus, vamos erguer uma igreja naquele local sagrado.
@@rcrc1855 Que engraçado 🤭 ri muito 😐
Rapaz, esse canal foi um achado. Gosto muito dos temas que vc traz aqui.
óbvio você acredita em qualquer coisa com todo respeito e claro
@@bartraiz5457igual quem acredita nas histórias da bíblia 😂😂😂
Como todo respeito, é claro
@@Marvelows e quem disse que eu acredito na bíblia 100% quê colocar palavras falsas na minha boca cara eu acredito na verdade e so a verdade
@@bartraiz5457e qual é a verdade?
0:51
TEM UM FANTASMA MEXENDO NOS LIVROS!!!!
eu lembro da live q ele pegou a bíblia la e aqui cortou kk.
Tomei um susto
VINGANÇA DO OLAVIUS PLANUS
@@falecomminhamao5716 🤣
N vi nada
Essa figura que você mostrou deixa muito evidente que,na antiguidade, mundo a que eles se referem não é o planeta Terra como um todo,mas sim o mundo daquele povo,da região onde estes viviam. Na antiguidade sequer noção tinham do planeta todo,imagine ter noção de quando os continentes,como conhecemos hoje, unidos no super continente Pangeia
A gente lê os comentários e percebe a tragédia do ensino brasileiro.
Dos religiosos?
Acho que vem de casa...
Vc é tão jovem e no entanto demonstra muito conhecimento, parabéns seu canal é nota 10.
Mano meus parabéns você consegue explicar coisas super complicadas de maneira que todo mundo te entenda, método feynman estralando no doze
Cara, grande canal, informação de muita qualidade, parabéns!
Simplesmente sensacional, isso explica o porque a religião limita as mentes
já que vc não é limitado, pergunte-se, como como está sua vida fora da internet? muitas conquistas? muitas realizações?
@@Rafael-ww1kfo que isso tem a ver?
sim pra quem tem apenas 2 neurônios, limita mesmo, assim como pra quem pensa que o problema está na religião e não no indivíduo.
*Nenhuma Religião Limita A Mente De Ninguém, Isso É Só Mais Uma Narrativa De Vocês Ateus Militantes Mesmo*
terra na biblia quase sempre significa território e não planeta terra.
0:58 os livros na estante tombando sozinhos
o vídeo tá cortado, ele foi pegar um livro, depois os demais tombam. Não tem ciência nem fantasma ali.
Muito interessante como eles pensavam diferente naquele tempo.
0:53 e esse livros ae se mexendo kkkkk
Não é... Pode reparar que existe um corte no vídeo antes de ele ler em um livro e falar sobre genesis 1.... Provavelmente, durante o corte no vídeo, foi o momento em que ele levantou pra pegar o livro no qual ele lê genesis 1, o espaço do livro que ele pegou ficou vazio na prateleira e fez com que os livros caíssem para o lado
@@felipe_ramos :o
Eu fiz essa experiência de leitura literal da bíblia com minhas sobrinhas e chegamos a essa mesma conclusão, da "terra bolha submersa".
O Segredo está na Acácia sagrada Jurema Preta a ciência está na raiz
Faça uma resenha sobre os seus livros. Mostrando os autores.
O mapa mostra até o Sheol embaixo,o lugar onde os mortos no AT iam,tanto os bons quanto os maus,e lá passavam a viver como sombras numa existência completamente miserável,tal como os sumérios também acreditavam.
Mds aonde o eberlin tá chegando
Procura o debate do Eberlin com o pastor Tassos Lycurgo sobre a idade da terra. Foi equilibrado, uma hora Tassos batia e outra Eberlin apanhava rsrs
Pode-se entender que Pelegue nasce na época da Torre de Babel. É quando acontece dos netos e bisnetos de Noé dispersão pela terra se agrupando em diferentes tribos de onde gerou-se as diferentes nações da antiguidade do levante e vizinhanças.
Gostei do desenho da representação do mundo aonde encontro esta imagem?
É cada pergunta... Parece que os caras não pensam. Naquele tempo as pessoas, por mais inteligentes que fossem, não tinham a menor ideia das dimensões e só formato do planeta. O que as pessoas tinham é a interpretação dos fenômenos naturais.
As águas do mundo grande atual. Continuam secando assim como do. Mundo pequeno antigo
A pessoa que entende Gênesis como literal ou, como no caso do comentário, querendo dar um verniz científico para o mito, associando-o à Pangeia, deve ter um parafuso a menos.
Os textos do Gênesis não se referem à criação do Planeta Terra e sim à terra do camponês Israelita. Qualquer cosmogonia trata somente da criação da Terra daquele povo.
O fato é que muitos cristãos, tentam encontrar, na Bíblia, versículos cujas interpretações estejam em consonância com o que já foi comprovado cientificamente. É a pretensão de, indiretamente, validar a Bíblia como um texto cuja mensagem seja plenamente corroborada em todos os aspectos. Por isso se percebe que algumas pessoas forçam a barra em ver nos versículos coisas que, certamente, nunca estariam na intenção ou no conhecimento de quem fez o registro dos textos bíblicos.
@@Sergiolrs2008De fato, infelizmente muitos cristãos possuem uma leitura anacrônica da Bíblia, desrespeitando os textos em seu contexto original e o que o autor queria passar, e já lendo a mesma em conformidade com as lentes do nosso século, forçando coisas que na época não conheciam. Isso é até ser injusto, dado que a Bíblia não tem intuito de ser um tratado científico, nunca teve. Assim como a Bíblia não comete erro ao chamar morcego de "ser que voa" (algumas traduções colocam ave), dado que nossa classificação taxonômica não existia na época.
Por isso muitos cristãos também entendem, e não possuem uma leitura anacrônica, procurando se ater aos textos em seu contexto e considerando o conhecimento da época. Isso porque entendemos que a Bíblia é Deus comunicando algo em língua humana.
É Deus comunicando ao homem quem Ele é, quem o homem é, qual a posição do mesmo perante Deus, a existência do pecado, a queda em algum ponto remoto da história humana, a realidade espiritual, qual é a origem de todas as coisas, etc. Para se comunicar com o homem de forma que aqueles povos entendam (e nós também), Deus faz isso usando de elementos com os quais aqueles povos eram familiarizados, sejam linguísticos, simbólicos, de cosmogonia, etc. Assim como o próprio Jesus muitas vezes falava por parábolas utilizando conceitos que aquele povo conhecia, ou como a Bíblia muitas vezes fala de "pastor" e "ovelhas". Não importa se Deus criou a terra em X tempo, se a vida foi criada pronta ou utilizando meios evolutivos (onde Deus teria estabelecido as condições necessárias para que a vida surgisse e evoluísse, e o famoso ajuste fino, à semelhança de um programador), o intuito da Bíblia é mostrar que Ele criou, não o "como" de maneira científica, e sim com elementos com os quais eles eram familiarizados. Se a Bíblia fosse escrita em qualquer outra época, seria a mesma coisa.
Inclusive, muitas vezes a Bíblia vai na contramão dos relatos mesopotâmicos e etc. Enquanto lá os deuses brigavam com o Caos, aqui é um Deus, que domina o Caos e gera dele ordem, vida, beleza. Enquanto deuses criaram e são criados (incluindo por meio do Caos), até mesmo nos contos egípcios, a Bíblia traz 1 Deus que origina todas as coisas, e que não é criado.
Então existem muitos elementos culturais comuns à época, mas o foco é o que o texto passa através disso, que muitas vezes até contraria ou dá um tapa nas crenças comuns da época nesse sentido.
É desonestidade intelectual dos criacionistas, quererem forçar pangeia, em terra jovem é loucura demais.
@@crz2366Bravo! 👏 Falou tudo.
É óbvio que Deus não irá falar o que o ser humano não entenderá, pois, muitos conceitos nós só fomos entender depois (como o da forma da Terra).
Kkkkkkkkkkk começa ate fazendo sentido e que iria falar sobre ser alegoria q ate faz sentido se fosse, mas ai mete essa de campones nada ver com nada KKKKKKKKKKK
Excelente.
Na sua opinião havera um dia onde a religião será considerada pelas pessoas como estórias da carochinha, assim como a do Lobo Mal ou Tres porquinhos?
Conseguiremos nos livrar do misticismo?
Minha utopia
Bem daqui a mais mil anos. Infelizmente.
Provavelmente não. Religiões baseadas somente em mística e crenças pseudocientíficas mt provavelmente. Agora em relação às baseadas em filosofia de vida/metafísica (como o cristianismo ou o budismo), nem.
Espero que não acabe. Tem muito maluco por ai que precisa disso
Creio que não, afinal o ser humano é não apenas um ser social mas também um ser capaz de transcender, e isso é importante demais até mesmo pra saúde mental, porquê se não houver religião haverá outra coisa pra substituir que seguirá o mesmo curso
Na época em que esses textos foram escritos ,essas pessoas não tinham como saber a idade do planeta,e as autoridades deram a explicaçao conveniente na época.
Aliás, Gênesis 1 é um texto monárquico encomendado para a inauguração do Templo de Jerusalém.
Onde posso achar fontes para essa afirmação?
@@gabriels.9088Não pode, é invenção de ateus e cientifistas
@@gabriels.9088o cara simplesmente lançou essa bomba e fugiu kkkk
@@gabriels.9088 É uma tese defendida por alguns, aqui no Brasil é defendida pelo professor Osvaldo Luiz Ribeiro do canal do youtube ''Tenda do Necromante'', o doutorado dele é sobre Genesis 1. Ele baseia o estudo baseado em evidência de outros povos do oriente médio, como sumérios, ugaríticos e etc. Basicamente Genesis 1 fala da inauguração do templo, os anjos são a corte do rei e adão representa o próprio rei.
Foi o Monark que escreveu? Ele já tava vivo desde aquela época? Eita que maconha faz bem hein?
0:54 livros caindo
No cristianismo, quem seria o equivalente a "terra/mares"? Sendo deus, ceu, lucifer, subterreneo
Boa tarde.
Simplesmente não existe uma separação.
A princípio, relaciona-se Deus; céus, Satanás: subterrâneo.
Deus está ligado ao Reino dos céus, a perspectiva NÃO é comprada a respaldo dos CÉUS que é visto a OLHO NÚ, de maneira alguma. O Reino dos céus é a habitação do Senhor e seus anjos, todos separados em níveis de beatitude.
Enquanto a Satanás, tem-se que exerce soberania abaixo da terra? Errado.
Satanás e seus demônios vagam por toda a terra desde sua traição, a busca de vítimas que acatem a tentação, saindo dos caminhos alicerçados por Deus e consequentemente sendo condenadas ao fogo eterno. De fato, as representações populares do inferno creem em bestas, enxofre e rochas - o que é intrinsecamente tolo, ao analisarmos que isso não ocorre de acordo com as Escrituras, mas apenas com o imaginário humano.
Esse sistema que ele explicou funciona para religiões politeísta, no caso do cristianismo não se encaixa por ser monoteísta.
Lúcifer não existe na Bíblia do antigo testamento, toda a história do anjo caído são de livros que não estão no cânon bíblico, veja o vídeo dele sobre São Lúcifer
"Deus" não sabia que água evaporava e formava núvens e que o "mundo" não era plano, era um Planeta, sem o tal "abismo", era geoidal e girava em torno do seu eixo e ao longo do ano, em torno do Sol (não o contrário). Como é que o cara faz uma coisa dessas e não sabe o que fez? E ainda muitos acreditam na sua fé que a Terra é plana...
Uma análise deste tipo é ou equivocada ou desonesta intelectualmente pois não considera a riqueza poética do idioma original. Se trata apenas de uma oportunidade para criticar a bíblia e estabelecê-la como errante e de origem humana. Compreendemos muito pouco sobre o hebraico antigo, mas o que sabemos é que era uma língua altamente poética e simbólica e que tinha muito menos palavras que as línguas de hoje, de forma que era muito comum explicar as coisas com analogias, similaridades, contrastes, ou aproveitando palavras ou conceitos pré-existentes. A bíblia está cheio de casos assim, ainda mais no hebraico, mas também no grego.
Não há base para pensar que os escritores bíblicos realmente acreditavam que o planeta era um disco achatado. Várias coisas que os autores descreveram foi usando seu ponto de vista como observadores e usando linguagem poética para descrever. E do ponto de vista de um humano na terra, o que qualquer um pode observar dando um giro de 360 graus é realmente um circulo, que chamamos de horizonte, por isso se pode dizer que os limites da terra (não o planeta, mas aonde pisamos e vivemos) é um círculo, em certo sentido. Não podemos ser categóricos e achar que escreveram isso de forma literal e precisa, tal como os geógrafos modernos desenham um mapa, ou como cientistas ou filósofos explicam as coisas. Seria como daqui 3000 anos acharem que nós hoje acreditássemos que o sol nascia num local literal chamado 'leste' e se punha em outro local literal chamado 'oeste', ou que o sol literalmente 'nasce' ou se 'põe', num local literal chamado 'horizonte'. Essas expressões usamos hoje de forma simbólica ou poética, tal qual já se fazia no passado. Por outro lado, literalmente, a bíblia diz que as águas do dilúvio cobriram toda a terra, todas as montanhas altas debaixo de todo o céu foram cobertas. Como a água poderia subir num disco achatado? Não se faz ali nenhuma menção a paredes ou bordas (Gênesis 7:17-20).
Também de forma simbólica os escritores falaram do Sheol como um lugar subterrâneo aonde os mortos viviam. Em certo sentido pode-se dizer isso, pois de fato os mortos são enterrados no solo, e continuam 'vivos' em nossa memória. Mas isto não refletia a opinião literal deles, pois achavam que na morte deixa-se de existir, sentir e viver (Salmo 146:4, Eclesiastes 9:5, 6, 10) e volta-se ao pó (e de fato somos feito do que há no pó do solo). A morte para eles era simplesmente deixar de existir, o contrário da vida, tal como a ciência e o senso comum nos apontam.
Se tiverem mente aberta, analisem como poderia a bíblia nos adiantar que a terra está suspensa sobre o nada (Jó 26:7), desafiando o senso comum e também as representações antigas de que a terra repousava nas costas de gigantes ou animais? Isto sim é algo que foge à concepção de um mero observador humano ainda mais naqueles dias. Eu poderia dar diversos outros exemplos de conhecimentos ditos 'científicos' avançadíssimos para a época, que a bíblia acertou com precisão. Poderia mencionar o efeito psicossomático, os ciclos das águas, as proporções da arca e sua relação com os navios modernos, antissepsia, quarentena, os ricos detalhes geográficos e históricos de lugares e povos que a arqueologia comprova, etc. Mas não quero fazer deste post um testemunho ou algo assim, estou apenas ajustando um pensamento errado. E se você chegou até aqui, parabéns por manter sua leitura em forma nos dias de hoje e espero que tenha a mente aberta para analisar.
Analisei aqui , acho válido sua colocação mas como observador a teoria da terra plana faz mais sentido do que um bola de água que voa e uma direção a "milhões" de anos.
Mas interessante a forma como pensa.
Acredito que suas colocações foram interessantes. Porém, a lógica da citação do texto de Jó é bem equivocada, pois diversos trechos do próprio texto de Jó (inclusive deste capítulo) fogem de descrições geológicas (nem havia esse objetivo no texto), como por exemplo o céu ter "colunas". Eu sou cristão, estudo apologética com o máximo de honestidade intelectual possível, e infelizmente vejo diversos cristãos querendo que um texto escrito no antigo oriente próximo retrate temáticas pós helênicas, e isso sim se caracteriza como desonestidade intelectual, com enorme falha hermenêutica, ao querer que um texto fale sobre fatos que nem eram conhecidos e nem tinham objetivo de serem debatidos no texto.
O que mais vejo são cristãos contorcendo textos para que caibam em seus objetivos, como por exemplo os dias literais da criação, que nem no estudo de hebraico isso é consenso, ou a "redondeza da terra" em Isaías, que não traz uma afirmação de esfericidade (redondo não é esférico, assim como Homero falou da terra como um escudo). Não se pode utilizar uma lógica que se encaixaria num versículo, se os outros versículos viriam a ferir a narrativa de que o texto buscava trazer informações de cunho científico.
@@samueldumaresq Dizer Jó 26:11 que Deus "faz tremer as colunas do céu", novamente, é um recurso metafórico. É só uma maneira de expressar o quanto o Criador é poderoso e tem total controle de sua criação. Sobre os dias criativos, eu não acredito que sejam literais, como períodos de 24 horas. A bíblia referencia seis dos dias da criação como sendo um único dia (Gênesis 2:4), e Paulo indicou que o sétimo dia da criação (o descanso de Deus) ainda estava em andamento em seus dias (Hebreus 4:1-10). Ou seja, 'dia' no hebraico, significa simplesmente período de tempo, podendo muito bem abranger períodos que duram milhares ou milhões de anos. Você pode muito bem ter honestidade intelectual em seu estudo da Bíblia, mas se não está aberto para a ideia de que ela é a palavra do Criador, revelada através de seu espírito aos homens que a escreveram, dificilmente entenderá plenamente sua mensagem (1Tes 2:13).
@@samueldumaresq Dizer Jó 26:11 que Deus "faz tremer as colunas do céu", novamente, é um recurso metafórico. É só uma maneira de expressar o quanto o Criador é poderoso e tem total controle de sua criação. Sobre os dias criativos, eu não acredito que sejam literais, como períodos de 24 horas. A bíblia referencia seis dos dias da criação como sendo um único dia (Gênesis 2:4), e Paulo indicou que o sétimo dia da criação (o descanso de Deus) ainda estava em andamento em seus dias (Hebreus 4:1-10). Ou seja, 'dia' no hebraico, significa simplesmente período de tempo, podendo muito bem abranger períodos que duram milhares ou milhões de anos. Você pode muito bem ter honestidade intelectual em seu estudo da Bíblia, mas se não está aberto para a ideia de que ela é a palavra do Criador, revelada através de seu espírito aos homens que a escreveram, dificilmente entenderá plenamente sua mensagem (1Tes 2:13).
Incrivel como os religiosos so descobrem coisas na Biblia depois que a Ciencia ja descobriu na vida real
Muitos ainda seguem acreditando mesmo com toneladas de evidências, tipo negacionistas da evolução.
Que baboseira
Ficam buscando viés de confirmação para endossar as estórias dos antigos..
@@mauriliocinema Termo preferido dos materialistas ateu: negacionista. Não venha aqui falar q a evolução é científico; é mera especulação filosófica. Mutações genéticas não geram outra espécie/família.
Ora pois, a Bíblia é um livro científico?
Tem que chamar os caça fantasmas para ver esse poltergeist aos 0:56.
Kkkkkkkkkkkkkkk os livros se mexendo 😂😂😂😂
Se não pensavam em terra redonda, como se explica Isaías 40:22?
Esse texto não fala que a terra é redonda. Fala que Deus está em cima da redondeza - essa redondeza, é a abobada, que é uma semi-esférica - da terra, isto é, Deus está sobre a abobada da terra. Não está falando do formato da terra.
A propósito, é terra com t minúsculo mesmo, porque até então não se tem ideia de planeta Terra, apenas do local onde viviam.
@@gleisonelias95 Isaias 40:22 diz: "הַיֹּשֵׁב֙ עַל־ ח֣וּג הָאָ֔רֶץ". A palavra hebraica ali traduzida também pode ser traduzida “esfera”. [A Concordance of the Hebrew and Chaldee Scriptures (Concordância das Escrituras Hebraicas e Caldéias), de B. Davidson]
É interessante que, a respeito deste versículo, a Bíblia de Referência de Scofield, numa nota marginal, afirma: “Uma notável referência à esfericidade da terra.” A tradução do Pontifício Instituto Bíblico reza: “Aquele que está sentado sobre o globo da terra”, e a Versão Almeida (atualizada) diz aqui: “Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra.”
9:10 Mas os egípcios (para os hebreus) são chamados de descendentes de Mizraim na Tábua das Nações de Gênesis
JÓ [22:14]"Grossas nuvens o encobrem, de modo que não pode ver; e ele passeia em volta da abóbada do céu." ; - AMÓS [9:6] "Ele é o que edifica as suas câmaras no céu, e funda sobre a terra a sua abóbada; que chama as águas do mar, e as derrama sobre a terra; o Senhor é o seu nome." UMA ABÓBADA É UMA CÚPULA, UM HEMISFÉRIO, PERFEITA PARA COBRIR UMA SUPERFÍCIE CIRCULAR TAL COMO A BANDEJA DE UMA PIZZA. O céu seria uma abóbada sobre a Terra, tal como uma tampa hemisférica sobre um círculo plano. A IDÉIA DE TAL ABÓBADA, CÚPULA CELESTE, NÃO FAZ O MENOR SENTIDO NUMA TERRA ESFÉRICA! Claro que podemos desconsiderar a abôboda e a substituir por uma "esfera celeste" salpicada de astros, que gira em torno da Terra, como se faziam os eruditos até a Idade Moderna. ISSO EXPLICARIA O MOVIMENTO DAS ESTRELAS, FIXAS NO FIRMAMENTO, UMA VEZ QUE A BÍBLIA NEM DESCONFIA DE QUE É A TERRA QUE GIRA. Isso porém não melhora muito a situação.
Raquia significa Chapa de metal achatada pelo martelo:abóboda celeste entendida como algo sólido.cfDic.Hebráico Português Edit Sinodal,pg 234.
Ok, mas a palavra Hebraica pra firmamento não significa algo curvo, arredondado; significa algo batido até ficar plano, uma chapa, por isso alguns versículos citam que o céu seria enrolado um mapa. Ou seja, uma cúpula não se enrola como mapa, mas uma chapa, sim.
A pangeia propriamente dita é o quarto supercontinente, se nao me engano
Terceiro na verdade... Embora se suponha que deva ser o quarto, pelo gigantesco espaço de tempo após a formação do planeta e antes da Colúmbia sugerir que deva ter existido ao menos 1 supercontinente a mais, não há evidências fortes o suficiente para dar como certa a existência dele.
Olá a todos! Estive pesquisando sobre a ideia de que a Terra pode ser plana a partir da perspectiva do cristianismo e dos hebreus, e gostaria de compartilhar alguns pontos interessantes que encontrei.
Alguns argumentam que há uma interpretação literal da Bíblia, onde há menções à Terra como sendo plana. Por exemplo, em Isaías 40:22, é dito que Deus está "sentado no círculo da Terra". No entanto, é importante lembrar que a palavra "círculo" aqui pode se referir à forma geral da Terra, e não necessariamente à sua planicidade.
Além disso, alguns sugerem que traduções modernas podem ter alterado o significado original do texto, levando a uma compreensão errônea sobre a forma da Terra. A palavra hebraica "khug" é traduzida para "círculo" ou "esfera", e isso levanta debates sobre qual termo seria o mais apropriado.
Outro ponto interessante é que a Bíblia contém muitas metáforas e linguagem figurativa. Por isso, algumas passagens que parecem indicar uma Terra plana podem ser interpretadas de forma alegórica, em vez de literal.
Também é válido mencionar que existem relatos de testemunhos pessoais que contradizem a teoria da Terra esférica. Esses relatos incluem observações astronômicas e fenômenos específicos, como horizontes planos e refração de luz incomum. No entanto, é fundamental lembrar que essas evidências são controversas e não são amplamente aceitas pela comunidade científica.
Nesse sentido, é interessante acompanhar os avanços científicos, entender as evidências disponíveis e continuar questionando, pois somente assim poderemos expandir nosso conhecimento sobre o mundo em que vivemos.
Acredito que é sempre importante manter uma mente aberta e buscar constantemente a verdade, analisando evidências científicas atuais e respeitando diferentes perspectivas. O diálogo entre ciência e fé pode ser enriquecedor para nós, e tenho certeza de que, juntos, podemos continuar explorando e aprendendo sobre o universo que nos cerca.
É a manobra dos crentes: qdo a bíblia não faz sentido, ou qdo a ciência a desmente, eles dizem que é linguagem figurada ou alegoria.
A constatação de que, no texto bíblico, a linguagem descreveria uma Terra plana, vem do estudo comparativo com outros textos similares de povos vizinhos, principalmente os sumérios, como o Henrique demonstra no vídeo. Então, por mais que se possa tentar inferir que o texto bíblico esteja usando metáforas ou outros artifícios, há de se observar o quanto a cultura dos povos da região admitiam um mundo plano, principalmente por partir da perspectiva do observador na superfície da Terra.
@@FelipeNovatoE a manobra dos ateus é serem achistas e falarem baboseiras com zero embasamento científico
As palavras para círculo e esfera no hebraico são bem diferentes. E procure também o que significa a palavra "céu" no hebraico. Tudo corrobora para uma Terra plana. E isso não quer dizer que a Terra seja plana de fato, é apenas a constatação de povos primitivos sem tecnologia sobre aquilo que observavam.
@@Matheus29001 Correto. Só acho que a expressão "povos primitivos" não seria uma palavra conveniente, levando em conta todas as contribuições que esse povo trouxe para nós
Para ser verdade as histórias bíblicas teria que todos os povos contasse as mesmas coisas eu acho !
Existe tanto absurdo que, não demora vão dizer que a terra era plana e depois se enrolou e virou uma bola kkkkk eita lasquera
"Se enrolou" é ótimo kkkk
E A MITOLOGIAS EGÍPCIAS, BABILÔNICA,...ETC CORROBORAM COM ISSO
O interessante é que o domo de gelo/firmamento parece bater um pouco com a camada de ozônio, que não deixa de ser uma barreira ao redor da terra e que contém água em estado gasoso e vários outros gases
Não mesmo. O domo era físico, de metal e Javé estava FISICAMENTE sobre ele. Anacronismo é totalmente errado.
@esdrasdominik7080 errou dos dois lados! O @tiagocarvalho5571 já te explicou o domo, já a camada de ozônio é composta só por ozônio. Este gás é composto por três átomos de oxigênio. Não tem nada haver com o vapor de água, que sequer chega a altitude dessa camada.
@@luiz.brandaoa crentalhada sempre falando besteira
@@tiagocarvalho5571 isso
Pessoal acredita erroneamente que a Pangea foi o início de tudo... mas existiram outros supercontinentes anteriores, como a Rodínea
A Colúmbia antes dela e a Amásia no futuro
Na vdd, acreditam que foi no diluvio e nao o inicio de tudo
Maracatéia
Vejamos duas passagens nas quais A IDÉIA DE UMA TERRA PLANA CIRCULAR é perfeitamente harmônica com a Bíblia.DANIEL [4] "10 Eram assim as visões da minha cabeça, estando eu na minha cama: eu olhava, e eis uma árvore no MEIO da terra, e grande era a sua altura; 11 crescia a árvore, e se fazia forte, de maneira que a sua altura chegava até o céu, e era vista até os CONFINS da terra.... 20 A árvore que viste, que cresceu, e se fez forte, cuja altura chegava até o céu, e que era vista por toda a terra;" Esse é o sonho do rei da Babilônia Nabucodonosor, cuja simbologia fora interpretada perfeitamente pelo perspicaz Daniel. UMA TERRA PLANA CIRCULAR SEM DÚVIDA TEM UM CENTRO, UM MEIO, E QUALQUER COISA QUE POSSUA ALTURA SUFICIENTE PODERIA SER VISTA DE TODOS OS PONTOS DESTE CÍRCULO. MAS FARIA SENTIDO TAL COISA NUMA TERRA ESFÉRICA?! Mesmo tal árvore se estendendo ao infinito, quem estivesse na parte oposta do globo terrestre não poderia vê-la!
Por que um sonho pode ser levado a sério "literalmente"?
Bíblia que se referem A CÍRCULO poderiam ficar contextualizadas.PROVÉRBIOS [8] 1 Não clama porventura a sabedoria, e não faz o entendimento soar a sua voz?... 22 O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos. 23 Desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes de existir a terra. 24 Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes cheias d'água. 25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros eu nasci, 26 quando ele ainda não tinha feito a terra com seus campos, nem sequer o princípio do pó do mundo. 27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um CÍRCULO sobre a face do abismo,28 quando estabelecia o firmamento em cima, quando se firmavam as fontes do abismo, 29 quando ele FIXAVA ao mar o seu termo, para que as águas não TRASPASSASSEM o seu mando, quando traçava os fundamentos da terra,30 então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo; JÓ [26] 7 Ele estende o norte sobre o vazio; suspende a terra sobre o nada. 8 Prende as águas em suas densas nuvens, e a nuvem não se rasga debaixo delas. 9 Encobre a face do seu trono, e sobre ele estende a sua nuvem. 10 Marcou um limite CIRCULAR sobre a superfície das águas, onde a luz e as trevas se confinam. 11 As colunas do céu tremem, e se espantam da sua ameaça. COMO PODEMOS VER EM PROVÉRBIOS A SABEDORIA NARRA QUE JÁ EXISTIA ENQUANTO DEUS TRAÇAVA UM CÍRCULO SOBRE A FACE DO ABISMO, INICIANDO A CONSTRUÇÃO DA TERRA EVIDENTEMENTE. SE EU PRETENDO DESENHAR UM CÍRCULO BIDIMENSIONAL NUM PAPEL, EU POSSO TRAÇA-LO, MAS É MUITO ESTRANHO QUE ALGUÉM O FAÇA PARA CONSTRUIR UMA ESFERA! UMA FORMA TRIDIMENSIONAL!
😂😂😂
A bíblia fala círculo, não está dizendo que a terra é uma pizza amassada no meio do nada 😂
@@enjoyer_stoic oh meu pai, tradução meu brother! Já ouviste falar?
Uma questão básica é que o livro de provérbios não seria considerado um livro profético por ter sido escrito por Salomão que não é considerado profeta, então o que está escrito seria a visão dele da existência, e algo interpretativo, que requer uma é leitura e conhecimento mais aprofundado, não para uma leitura ao pé da letra.
@@henriquetoguro mano, tudo hoje na bíblia é interpretação! Antes era literal, pesquisa mais sobre como a bíblia foi escrita. Ou tu acha que foi algo mágico e divino?
Valeu!
Usam uma parte de Gênesis na genealogia, que fala que o nome do cara foi colocado de Perez, pois a terra foi dividida na época que ele nasceu. Mas me parece uma forçada no texto.
Henrique eu queria te mandar uns livros da TJ, você tem caixa postal ou zap? tem PDF do estudo perspicaz das escrituras
Vá estudar, criança, aqui é coisa séria, e vc vem com as bobagens de Russel e Rutheford?
Saia dessa caixa cheia de mitologias antigas, a Bíblia não tem nada de especial e exclusivo, nela só há mitos tantos quanto havia em outras culturas muito, muito mais antiga que a hebreia.
TJ? 😂😂😂😂😂😂😂😂
Vai estudar mano
Vai estudar, ou caí fora aqui é assunto responsável e científico
Gênesis 1 é a mitologia da criação.
Nao é possivel que um animal entendeu Gênesis 10 dessa forma, pqp
Essas datas de milhões , bilhões esquece tudo mudou no dilúvio . Pressão e temperatura resulta em fósseis instantâneo. Veja o documentário do físico Roberto Blanc em As aguas do dilúvio
O dilúvio não aconteceu
@@felippem06coitados dos coalas e cangurus. Depois do dilúvio, tiveram que nadar até a Austrália :p
Ou será que a arca funcionava como um busão? Ia deixando os animais por parada. Nesse caso, as preguiças se deram bem…
@@jbetoreb só pode kk
Então foi essa água que está cúpula ou domo que causou o dilúvio, aí está explicado, entendi kkkkkkkkkk
a ideia do autor foi essa mesmo, tanto que usa "as comportas se abriram"
NA VERDADE A BÍBLIA FALA DA TERRA COMO UMA CULPULA OU MONTE NÃO É NEM PLANA, NEM REDONDO E MUITO MENOS ESFÉRICA
Quando irá fazer um diálogo com Rodrigo Silva ?
Enoke fala dessa terra plana e do jardim do Éden andando á pe
Gostei do canal num conjunto todo, ótimo trabalho, mas na verdade nessa resposta final sobre a divisão dos povos, ficou claro a posição do dono do canal, mesmo sem ele revelar, que possivelmente ele é ateu, pois nem a reposta sobre a divisão das nações como a da reposta pra um possivel patriarca Chines sendo descendente de Noé nao me convenceu, ficou bem inviesada pra quem não acredita em nada.
Mas ele é historiador, e não teólogo.
Deus e a religião Cristã não são culpados por vcs não terem conseguido ganhar dinheiro, ter uma relacionamento ou uma vida social.
Essa revolta de vcs é engraçada 😂
Pq o canal é de História e não da sua igreja
É praticamente impossivel a pessoa estudar tão afundo a história das religiões, mitologias e os proprios textos biblicos e não se tornar ateu. Eu praticamente cresci na igreja, fui musico de louvor e tudo mais, e quando eu quis aprender mais sobre Deus acabei me tornando ateu em relação a deuses revelados. Os cursos de teologia são os maiores formadores de ateus que se pode ter, conheço varias pessoas que se tornaram ateias depois que estudaram a biblia e a história a fundo. Mas acredito que a religião é importante pra maioria das pessoas, principalmente pra aquelas que não possuem um piscológico muito forte.
@@Rafael-ww1kfpra vc ir em todos os comentários falar a mesma baboseira, o problema está em vc
A teoria da hidroplaca também explica a Pangeia, recomendo o canal do Inteligentista
Mas e os vulcões? Como eles ficam?
teoria da hidroplaca é pseudagem criacionista.
Inteligentista?????
Chorume
Carai, tem um tal de Rafaelwww aqui nos comentários que só sabe fazer seu goment e depois control c control v para todos hehehe. Aja saco reler mesmos coments
Like 118
Dis as escrituras que ADAO chamou todos os animais pelos seus respectivos nome conforme ele os chamava.
Agora como que Adão saiu do Jardim e fez uma viagem nos continentes colocado esses nomes nos animais?
Portanto pode sim , no tempo de Adão ter um só continete com os animais do seu lado.
No dilúvio a Terra se rompeu dando origem aos continetes .
Assim depois que os animais desceram da arca e se espalharam , começaram a ficar ilhados dia após dia.
O homem começou a perceber essa separação nos tempos de PELEGUE.
A primeira cidade (Babel)era como objetivo de não se espalharem nas porções de terra.
Mais O ETERNO os forçou a isso confundindo sua lingua.
Estava começando a mudar a topografia da terra naqueles dias.
Os animais se espalhando e ficando assim cada espécie nós seu continete.
Canguru na Austrália
Onça pintada na América do Sul.
Elefante na África etc ...
Isso tem mais lógica,
Um só continete que apos uma catástrofe, se dividiu gradativamente. Mudando radicalmente de como era antes do dilúvio.
É por isso que existe espécie de animais apenas em um lugar.
O homem se espalhou na sequência com seus , respectivos idiomas
Mundo conhecido era uma pequena região que se podia atravessar á pé terra plana é o planalto de chapada abismo são grotas céus são os montes você vai descobrir onde foi o mundo antigo sou Adeodato Fontenelle cidade granja ceará. Quero ajudar com a história verdade
Pelo que percebi nos comentários, esse canal é um ninho de pseudo ateus (anti cristãos, na verdade).
Deus e a religião Cristã não são culpados por vcs não terem conseguido ganhar dinheiro, ter um relacionamento ou uma vida social.
Pelo jeito parece que vc tá frustrado de não ter argumentos e não aceitar que as pessoas debatem de forma saudável para chegar a algum lugar sobre tudo isso...
@@fabiowanderlei3714 como eu disse, Deus não tem culpa pelos seus fracassos.
E você que não é fracassado consegue debater com ele?@@Rafael-ww1kf
Não vi nenhum comentário nesse sentido. De onde vc tirou isso?
Cosmogonia!
O pseudo criador descreve sua criação totalmente errada e bilhões acreditam. Humanidade não evolui nunca e nem larga essa tal religião.
Quem é o pseudo-criador?
Como se o objetivo da Bíblia fosse descrever o formato da Terra...
Só fala baboseira esses ateuzinhos donos da razão
@@EuSouDeus777 exatamente
@@EuSouDeus777 se esse livro bosta fosse real tudo que está lá seria verdadeiro, só na cabeça oca de crente idiotizado existe a possibilidade de acreditar que a Terra foi criada por uma entidade que sequer sabia o seu formato. O criador não conhece o que criou? Que desusinho é esse, acorda dessa hipnose.
@@EuSouDeus777 ela se pretende ser verdade absoluta, então precisa sim descrever o formato da Terra. Além disso, o vídeo não fala sobre isso, mas sim sobre o fato de águas existirem sobre o céu, o que não é o caso.
Deixa de ser imbecil.
0:02 Só uma pergunta ❓⁉️ você é terra 🌍 planista?
Sou totalmente neutro, tenho motivos pra ser.
Porém, gostaria de ter está informação?
ele não é.
Ele é historiador formado na UFMG. Terraplanista só existe na Internet. E não existe neutro. Neutro é sabão em barra. O formato da Terra é o msm independente do seu credo
Porra, ser neutro sobre a terra plana 😂😂😂😂😂
Essa datação que temos hoje aceita pela ciência, não se tem uma comprovação científica, mas sim uma aceitação científica. Acho totalmente plausível os continentes terem sido separados após a humanidade. Até por que se pensarmos, como os seres humanos se deslocaram por todos os lugares da Terra sem embarcações, sendo que os continentes estariam já separados...!?
Existe sim comprovação científica, a geologia é quem estuda a idade do planeta, as rochas e camadas de solo >demonstram< isso. Já a humanidade se desloca por água há mais tempo do que acredita o senso comum, as navegações não tiveram inicio com os europeus, os povos polinésios navegavam pelas correntes maritimas bem antes deles. E sobre a idade da terra, não tem nada de estranho nesses números gigantescos, só soa impossível porque nossa existência é infíma comparada com a grandiosidade do tempo e do espaço, a formação de planetas e objetos celestes acontece em escalas incompreenssíveis pra nós humanos que mal mal chegamos aos 100 anos, mas esses números são testados pela matemática, são observáveis por diversos tipos de experimentos e testes.
cienciahoje.org.br/artigo/como-se-avalia-a-idade-das-rochas/
aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/acervo/saiba-mais-trajetoria-polinesios-oceano-pacifico-699885.phtml
É só pesquisar como os primeiros os chegaram aqui no continente americano. Além disso, a data dos registros arqueológicos como fósseis e rochas não batem com essa teoria que que você falou.
Vc tem entender que essa teoria é baseada numa terra jovem vcs embananam duas coisas diferentes. Vcs acabam esquecendo que a evolução (que é o que baseia a terra antiga) é apenas uma teoria e bem manca por sinal, basicamente uma hipótese
Se evolução e a terra antiga são mancas , a terra jovem nem respirar é capaz
@@IagoPainsdeSousa mas terra não respira kkkk
Que onda é essa? Evolução das espécies é a verdade do planeta independentemente se vc acredita ou não.
@@trabalhadorcansado eu sei que a princípio a coluna geológica pode parecer uma sequência evolutiva, todavia ela também pode ser explicada pela densidade dos animais. Me explica como essa ossadas sobrevivem até hj, onde fica a decomposição.
Olha o terraplanista ai 😂😂😂
As nações do mundo 🌎 havia se originado depois que um abalo cismico havia ocorrido depois que um evento colossal havia ocorrido q fez com que os pais do mundo havia q foi esse evento ocorreu durante a pangaia
Este rapaz é um bom professor para ateus. Ele mistura o Deus hebreu com deuses mesopotâneos, gregos, romanos,etc. Este professor é um evolucionista naturalista e, naturalmente ateu
Ele e acadêmico todo bom acadêmico deve ser ateu
@@antonioamaral3896 não necessariamente, isso é esteriótipo de acadêmico, um bom acadêmico tem que sim ter compromisso com a ciência a qual ele aborda, independentemente de sua crença ou experiência pessoal, sendo assim não necessita ser ateu ou ser crente, bons profissionais sabem separar as coisas.
No princípio de Gênesis remonta à incontáveis eras atrás
Mas acontece que é só mais um mito de um povo que não tinha conhecimento científico pra descobrir sobre o passado da Terra.
@@mauriliocinema no entanto sabia que o Universo é enorme e tem incontáveis eras de existência! Coisa que a ciência moderna só atestou agora através de máquinas sofisticadas.
kkkk um jegue coloca isso e um monte de lunático junta tudo..... tenha dooooo vaaaa
A CIÊNCIA TÁ ÉRRADÁ 👍
Isso se trata de linguagem simbólica. Agua nao é agua, terra nao é terra, etc. Recomendo a leitura do Zohar pra entender melhor.
Isso se trata de linguagem simbólica. Agua nao é agua, terra nao é terra, etc. Recomendo a leitura do Zohar pra entender melhor.
============
Outro livro que os judeus criaram para justificar as besteiras dos primeiros escritos. As bobagens eram tão grandes que não colava mais para os que começaram a questionar.
Se água não é água e terra não é terra!
Então esse deus não criou nada, e Jesus era um mentiroso!
O cara leva a sério o que está escrito num livro de nome ZOAR.
É PRA zoar mesmo. kkkkkkk
Pesquise quando o zohar foi escrito e quem escreveu
@@edmaroliveira4329
@edmaroliveira4329
há 10 horas
Pesquise quando o zohar foi escrito e quem escreveu
==============
O ZOAR É ZOEIRA, BOBINHO!
Blza
Acho estranho você falar da bíblia como se fosse verdade: O céu é azul porque tem água em cima. Claro que não tem uma bacia de vidro gigante em cima da gente. Isso é religião, e religião é baseada em mitos, e não em fatos
Parece que ele está citando o pensamento do povo contemporâneo a escrita da Bíblia. O tema do vídeo tem o pressuposto que a narrativa é falsa, fica fácil perceber que não era a opinião dele
o cara não consegue entender um simples video explicativo hahahaha
e a terra segue plana e nivelada!!!
Pra quem estuda não
E vc segue sendo um coitado
No hospício esta cheio de gente falando loucuras como essas, e nem por isso essas loucuras se tornam uma verdade. Mas pode continuar acreditando no que quiser, sua crença é irrelevante pra realidade e pra ciência.
Onde eu compro essa droga braba que tu usa ?
O relato dos eventos bíblicos são locais, não mundiais.
E o correto é pangaia e não pangeia assim que é o correto pangaia
Não. Pangeia msm.
@@trabalhadorcansado se for assim que você fala então tá se referindo um demônio q o deus pan que ele é um demônio o deus pan isso si q você tá se referindo ai já pangaia não
Quem se fia na biblia para descrever a hostoria do mundo e a natureza so pode ter titica na cabeca.
Quanta imaginação inútil.
Estava a gostar deste canal mas no minuto 5:05 a 5:30 estragou tudo. Os judeus já tinham plena noção da esfericidade da Terra. A primeira parte de Isaías 40:22 diz: “É ele [isto é, Deus] quem se assenta acima do círculo da Terra”. Alguns argumentaram a partir disto que as Escrituras ensinam que a Terra é um disco plano, ao invés de um globo. No entanto, mesmo se o hebraico original for corretamente entendido como se referindo a um círculo, isso não indica necessariamente algo plano; uma esfera aparece como um círculo quando vista de cima - e certamente de qualquer direção que seja vista. Além disso, há boas razões para acreditar que a palavra traduzida como ‘círculo’ poderia ser melhor traduzida por ‘esfera’. A palavra hebraica em questão é khûg (חוּג), que também é encontrada em Provérbios 8:27 onde, em muitas versões bíblicas, é traduzida como ‘abóbada’. Por exemplo, a New American Standard Bible diz: “As nuvens são um esconderijo para Ele, de forma que Ele não pode ver; e Ele anda sobre a abóbada do céu”. Claramente, a ‘abóbada’ carrega o sentido de algo tridimensional e é dada como o significado principal de khûg no famoso Brown-Driver-Briggs Hebrew and English Lexicon. No hebraico moderno, uma esfera é denotada por khûg, junto com kaddur, galgal e mazzal. Em árabe (outra língua semítica), kura significa bola e é a palavra usada na Van Dyck-Boustani Arabic Bible (1865) para traduzir o khûg em Isaías 40:22. Um caso também pode ser feito a partir dos termos europeus modernos que denotam esfericidade. Os filólogos descobriram uma série de palavras indo-europeias que parecem estar relacionadas com palavras semíticas, sendo de origem compartilhada ou tendo sido emprestadas no passado distante. Embora não haja nenhuma evidência específica que confirme uma ligação no caso da palavra hebraica khûg, pode ser significativo que, nas línguas indo-europeias, existam palavras de som semelhante que se referem definitivamente a um objeto esférico, sendo os exemplos kugel (Alto-Alemão Médio), kula (Polonês), kugla (Servo-Croata) e gugā (sua raiz proto-indo-europeia).Várias Bíblias latinas do século XVI indicam que os eruditos medievais entenderam khûg em Isaías 40:22 como referindo-se à esfericidade da terra. Por exemplo, Santes Pagnino traduziu como sphaera, e Benedictus Arias Montanus e François Vatable como globus. A Bíblia de Giovanni Diodati do século XVII também usava globus e o hebraísta holandês Campeius Vitringa, do século XVIII, usava orbis. Mais recentemente, a Bíblia de Jerusalém em Espanhol utilizava orb e a Italian Riveduta Bible globo.
Vá estudar, crente!
Não passe vergonha nacional!
Sua Bíblia não tem nada de especial, ela é reflexo do pensamento primitivo da época.
Essa estória de circulo da terra está no conto de Gilgamesh e no hino ao deus Shamash.
Só aí vc vê que deus algum inspirou os hebreus para falar as bobagens que eles falavam.
Tudo não passa de um conhecimento primitivo comum.
E só para acabar com sua crendice desmedida, sua Bíblia diz que a lua tem luz própria.
Só crente fundamentalista leva a Bíblia a sério!
40:22 diz: “É ele [isto é, Deus] quem se assenta acima do círculo da Terra”.
===============
Bobinho, esse texto de Isaías está escrito no hino ao deus SHAMASH!
KKKKKKKKKK
SUA BÍBLIA NÃO É INSPIRADA, POIS SE FOSSE VC TERIA QUE ADMITIR QUE O DEUS SHAMASH INSPIROU OS SUMÉRIOS E O PIOR ANTES MESMO QUE SEU DEUS JAVÉ, CUJA ORIGEM É BEM MAIS TARDIA QUE QUALQUER OUTRO DEUS POR AQUELAS BANDAS.
PARE DE SE ILUDIR COM MITOLOGIAS PRIMITIVAS, CRIATURA.
VÁ ESTUDAR SÉRIO, DEIXE DE PROCURAR CANAIS COM INTUITO DE SATISFAZER SEU EGO EGOÍSTA.
@@ANALISADORBIBLICO Shamash era o deus do sol. Ou seja, era uma representação intuitiva de uma realidade criada. Deus é o Criador. É a Causa Primeira de Aristóteles. É o Uno de Platão. Um conceito ontologicamente distinto. Ainda nem fizeste o desmame rapaz. Vai acabar de te criar e depois anda por-te em biquinhos de pés.
@@vongalen2310 Mais outro crente carente de deus.
Seu deus judeu foi inspirar Aristoteles para dar essa explicação que seu livro sagrado e cheio de sangue derramado não conseguiu, ah, tá, entendi.
Seu deus da lacuna foi justamente atrás dos filósofos gregos para se fazer entender, porque sua palavra gibíblia não foi capaz de fazer.
Ah, seu deus deixou de lado os judeus e foi justamente atrás dos gregos.
A África e a América do Sul já foram um só continente?
Não tem lógica. Na África não tem indígenas, não tem onça, não tem lobo guará e muitos outros animais. Na América do Sul, até o começo do tráfico de escravos, não tinha negros, não tem leões, não tem zebras, não tem elefantes e tantos outros animais. Acho uma grande burrice, essa ideia de um mesmo continente
Cara isso foi a 300 milhões de anos não existia ser humano nessa época e os animais eram completamente diferente e evoluíram de maneiras diferentes
O mundo não tem 10 mil anos não cara
MEU DEUS, não acredito que estou lendo esse comentário. Esse é o tipo de frase que se encaixaria perfeitamente em um episódio da escolinha do Chaves rsrs.
Aonde na física moderna vc encontra água grudada numa bola em movimento? Pode até não ser plana, mas o fato é que há questões mal resolvidas no Globo
Gravidade ué
Por favor amigo, se você não compreende o conceito de gravidade desenvolvido por um cientista cristão, de um passo atrás
@@fkmil1218 que?
Mal resolvidas por que não consegue entender uma fórmula matemática básica.
Professor que te alfabetizou merece um Nobel
Esse bigodinho complica o que é simples.
Kkkk
Tenta estudar mais conteúdo acadêmico. Talvez ajude .
exato, eles (hebreus) não tinham conhecimento de nada e adaptaram pra realidade deles