Como lidar com uma mãe narcisista: se perdoe, a culpa de tudo que acontece não é sua. E se der, se afaste. Eu não ligo para a minha mãe há um bom tempo, se ela precisa de algo e eu posso ajudar, ela me manda uma mensagem, mas eu evito contato. Minha mãe é o tipo tirânica e eu era o bode espiatório. Minha saúde mental não aguenta estar perto dela. Eu sou uma sobrevivente.
Desde criança uso uma metáfora excelente para a minha mãe: uma nuvem. Quando ela paira pesada sobre nós, não tem jeito: chove na casa inteira e todos ficam mal, esgotados, ansiosos ou com medo. E quando ela fica leve, parece que todo mundo sai, mas com guarda chuva, pisando em ovos com medo de vir tempestade nova.
Minha mãe está muito longe e aprendi que para deixar ela feliz basta fingir que aceito tudo e que sempre tá tudo Ruin na vida financeira, meu casamento ruindo, filhos péssimos etc ... Isso deixa ela feliz e como tá longe não vê que é mentira kkkkkk Já fiz a besteira de contar algum acontecimento muito bom e que estava feliz e ela teve um comportamento de quem está muito incomodada e com raiva
a minha mae colocava o ex marido e filha contra mim e ele fazia o mesmo, os dois na minha frente e perto da filha pequena eu e Deus sabem o q já aguentei.
A minha mãe passou por todas as fases: quando era jovem, era volúvel. Na meia idade era controladora, e agora, na velhice, é a vítima sofredora. Só Deus na causa.
Oie Silvia..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Gabriela minha mãe adotiva era assim. Faz pouco tempo que saí da casa e ela ficou com ódio pq achava que eu iria morrernas garras dela. Qro nem saber.Tô fora.
Oie Gabriela..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
A minha é assim Sou doida pra sair de perto dela Tenho uma filha q mora cmg e com ela Só q ela nunca deixou eu ser mãe da minha própria filha Eu com 28 anos ela me trata como criança Me chama de ninfeta diz q n sei de nada da vida Q eu tenho q seguir minha vida de acordo com o q ela diz pq ela sabe o melhor pra mim E me invalida completamente Sorte a minha q conheço todo esse jogo manipulador Me expulsa de casa Diz q to dentro da casa dela Q tenho q fazer somente o q ela permitir Mas quando quero sair seguir minha vida Ela paga de vítima Faz Carnaval Da uma de doida mesmo Gritaria e baixaria Muito palavrão Ai a gente as vezes pra evitar esse escândalo por não ter mais emocional pra lhe dar com isso Afinal de conta ela já destruiu nosso emocional A gente se sabota e fica na casa pra evitar confronto Engolindo tudo e sofrendo Porém a vida cada dia mais destruída né
Descreveu a minha mãe! Desde pequena me surrava, colocava pra fazer tarefas domésticas, na adolescência se arranjasse um paquera fazia um alarde dizendo que eu iria engravidar , sempre fuçava meu quarto, minhas coisas, dava roupas que eu gostava até presentes meus eu ja procurei e não achei, na minha formatura do ensino médio quis ir na festa de longo mais arrumada do que as formandas, quando passei no vestibular não esboçou um sorriso, sempre me comparando com os filhos dos outros,na faculdade dizia que eu não ia terminar, nem passar na oab, resultado: passei antes de terminar a faculdade. Agora que sou advogada e estudo pra concurso ela diz que não tenho capacidade, já ouvi da boca dela que sou advogadazinha de merda. Ela faz de tudo pra acabar com a minha autoestima, se ela percebe que estou bem ela já procura uma gordura, mancha, cicatriz, pra apontar e tentar me deixar pra baixo, SEMPRE comparando com outras meninas mais bonitas porque ela gosta de ver a tristeza estampada na minha cara. Com os IRMÃOS: ela tem o preferido que faz tudo pra ela, e cobra dele dizendo que faz tudo por ele(o único que ela lava a roupa e faz comida até hoje), comigo e meu outro irmão ela faz discórdia, fofoca sobre um com o outro pra acabar qualquer tipo de admiração e irmandade. FOFOCA sobre tudo e ainda aumenta algumas coisas, fala da sua vida pros demais familiares, humilha, acho que nem um inimigo se juntaria com um familiar seu pra te denegrir dessa forma, como ela é mãe, claro que vão acreditar nela, FAZ TRIANGULAÇÃO dentro de casa, a família NUNCA foi unida por causa dela, ela vê um irmão conversando com o outro e já tenta saber do que estavam falando, com o pai a mesma coisa só que pior, acaba com a imagem dos filhos. Se tenho conquistas, presentes, namorado, ela tem INVEJA, ela desmerece tudo. GOSTA de ver as pessoas na MERDA. Tem inveja e tenta copiar qualquer pessoa que ela ache bonita, mas sempre falando mal daquela pessoa, claro. E o PRINCIPAL: ela sempre vai querer que você fique perto dela para ter controle e saber da sua vida e fará de TUDO para que você não tenha NADA, porque ela gosta desse joguinho de manipulação, de criticar, humilhar, fazer comparações, um verdadeiro jogo de prisão e prisioneiro. ELA NUNCA TE DARÁ A CHAVE!!! Ela quer te ter como um brinquedo tristinho na mão dela.
Ter uma mãe narcisista é quando criança de tanto medo rezar antes de levantar da cama, suplicando, pedindo a Deus pra ela não estar brava com você sem motivos, te xingar e bater por nada.... Prefiro nem escrever o resto porque é difícil demais pra mim.
A minha quando brigava com meu pai me batia e dizia que era pra extravasar toda raiva dela. Hoje não posso mencionar essas situações, o drama termina em choro descontrolado.
@@sergiorosamartins1533 sei bem como é. Sinto muito você ter passado por isso. Mãe é abrigo, aconchego e Porto seguro e infelizmente as nossas não souberam nos dar esse lado tão importante.
A minha mãe foi criada de uma maneira horrível e parece estar passando isso pra mim! A minha irmã mais velha saiu de casa por um destes motivos e estragou a própria vida com drogas e filhos na menor idade. Há dias que ela está bem e do nada explode, eu tenho apenas 14 anos e ela já me expulsou de casa porque eu não estava falando com o esposo dela, pois brigávamos muito! E nesta briga, me disse coisas horríveis quais nunca esperava vir dela. Fora que cresci vendo brigas, agressões de relacionamentos dela e sempre fiquei quieta, quando comecei a me impor, ela passou a me repreender de maneiras horríveis, e sempre me sinto culpada por existir e como ela disse, "atrapalhar a vida dela".
Antes de ser mãe, se cure, pq nenhuma criança merece passar por isso ... ficam sequelas para sempre. Como seria maravilhoso se tivéssemos na infância pais curados, pais que cuidam , protegem, abençoam seus filhos... sim, o papel do pai ou mae, ou pai e mãe, é zelar pelo seu filho, não é dar presente, é ser presente com amor, respeito, carinho... e nao o contrario, pais que sugam energias, cobram tudo,viram filhos dos filhos, desmoralizam, menosprezam...para que lá na frente colham a retribuição de tudo de bom que fizeram aos seus filhos. Não acho que mesmo um pai ou uma mãe narcisista mereça chegar ao fim da vida sozinhos, mas eles precisam se ajudar... não pode ser tudo o filho. 🙏. Difícil viver com pessoas assim... isso não é só pai e mãe não... amigos, colegas de trabalho, chefes e por aí vai. #Porummundomaisharmonioso 📿🙏
Concordo em grande parte do seu comentário, antes de serem pais é necessário se curar antes de tudo. Contudo, conviver com pessoas assim é desesperador, só quem já viveu para saber. Prefiro hoje estar em contato zero do que conviver com minha mãe. Os narcisistas nunca estão errados na concepção deles. Isso é doloroso porém, a realidade.
Acho muito difícil uma pessoa com personalidade narcisista mudar. Uma mãe com essa personalidade vê no filho o tempo todo a possibilidade de Realizar seus desejos, tem isso como fácil e viável para ela. Na vdd como filha de MN acho que a única solução para o filho é que ele se fortaleça emocionalmente e busque saídas para sair de dentro desse ambiente destrutivo.
@@Juliana.12 siiim é a realidade, e tbm é muito difícil o filho perceber isso. A mãe é o porto seguro de uma criança, pra ela tudo que ela diz é a realidade e que nunca poderá fazer algo para machuca-la. Tem- se que mãe são em essência altruístas. Até as pessoas próximas duvidam do que acontece. Eu msm só descobri por ajuda profissional.
Todos que possuem capacidade de reflexão sobre si mesmos podem buscar a cura mas o narcisista carece justo desse mecanismo de olhar para si mesmo e encarar erros e não sucumbir a essa percepção. Por isso que, se existir algo errado neles, imediatamente será projetado no outro. Soube que saiu um estudo sobre o cérebro dos narcisistas: ao serem apresentados a cenas que emocionariam e áreas específicas seriam despertas, no caso deles não eram as áreas das emoções mas da razão. Isso vem demonstrar que o cérebro deles funciona de maneira diferente. O assunto é complexo. Os sobreviventes dos narcisistas podem buscar suporte e conseguem se curar dos traumas, mas no dia de hoje duvido dos narcisistas poderem se curar. Também eles não se consideram com qualquer problema que precise ser tratado.
@@OliviaClaudia exatamente, ainda ontem vi que uma pessoa muito conhecida que tem muitos traços narcisistas na sua personalidade, postou nas redes sociais dela, "um desabafo" sobre pessoas tóxicas... Logo uma pessoa como ela... Se não fosse nojento e hipócrita, seria cômico, custei para acreditar que eu vi..
A minha mãe é muito fechada e distante, na maior parte do tempo caga pra mim e só abre a boca pra me deixar pra baixo ou me deixando ansiosa com alguma coisa. Isso quando nao tem surtos de estresse e desconta em mim sempre de uma forma passiva-agressiva. Fala mal do meu corpo e expoe coisas sobre mim pra amigos e familia (ela vira uma pessoa diferente quando estamos com pessoas de fora) E depois vem tentar me agradar com presentinhos e essas coisas. Eu cada vez mais tento evitar ela mas acho q só vou me sentir melhor quando finalmente sair de casa.
Nos sentimos usadas! compradas. O pior é que a minha só é assim comigo. Ela é super amiga da minha irmã. As duas se unem contra mim. Aqui, existe uma família perfeita, entre os três, pai, mae e irmã, enquanto eu estou do outro lado. Sou a ovelha negra, a que precisa de psicólogo, de Deus.
Essa sociedade precisa parar de endeusar pai e mãe, boa parte das famílias que eu conheço sempre tem um pai ou uma mãe narcisista ou tóxica, meus pais são muito narcisistas, são narcisistas de grau alto, passei um inferno nas mãos deles e o que passei não desejo pra ninguém, já estou me planejando pra sair da casa deles e estou conseguindo me curar, o brasil é um dos países com mais famílias disfuncionais, e é horrível você viver numa família assim eu vou na casa dos meus amigos e eles são amados pelos pais, e eles sempre os apoiam em tudo, e a igreja principalmente os evangélicos contribuíram com o termo "Família sagrada" as pessoas precisam parar de endeusar família por que às vezes eles podem ser nossos piores inimigos.
Jesus respondeu mal a mãe dele por duas vezes; 1⁰)João 2:4: "Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora." 2⁰)Mateust 12:48-49: "Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos;"
Minha mãe nunca se senta a mesa com a família,desde quando eu e meus irmãos éramos pequenos. Hoje quando ela está com os filhos finge passar mal ,finge não com conseguir comer, senta no canto com o prato sempre bem longe e nos faz sentir péssimos filhos. Todos dizem que somos ingratos e desnaturados. Por anos eu sofri pensando que ela estava praticamente cega , enquanto minha cunhada tentava me abrir os olhos e eu odiei minha cunhada por muito tempo. Hoje entendi que ela tem sim uma dificuldade pra enxergar mas não é cega! Ela anda a cidade inteira,o dia inteiro,pega ônibus, viaja. ,faz tudo sozinha,passa horas no Facebook mas diz que não enxerga a boca do fogão para fazer um arroz para os filhos.
A mãe narcisista também é competitiva como se as filhas fossem irmãs e ela não se vê no papel de mãe, nem de amiga das filhas mas se iguala por conveniência fabulosa que está numa categoria de irmandade, sendo ela a líder SA.🤮😰
Oie Claudia...se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
A minha fazia isso com minha irmã mais nova. Tadinha, não aguentou isso e outras coisas e foi embora com uma vizinha morar aos 15 anos e depois com um namorado.
As pessoas que não vivem no contexto não fazem ideia do inferno que vivemos, infelizmente as pessoas que procuram esses vídeos são apenas as que sofrem. 😞
Hj vejo como sou abençoada. Minha mãe é uma mulher maravilhosa e equilibrada com os filhos. com o tempo o q pude perceber com as pessoas q conheci é q a mãe é um ser q pode acabar com o psicologico de alguém.. e é difícil reverter...
Angela que legal q mesmo tendo uma mãe amorosa tu busca saber sobre a realidade dos outros pq com certeza um dos maiores sofrimentos dos filhos de MN é a invalidação dos demais.
Oie Angela..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
A minha é tipo sofredora. Se vitimiza é faz chantagem emocional!! Os efeitos colaterais que ficaram foram a ansiedade e depressão. Isso vai marcar minha vida pro resto da vida!
Descobri esse ano o que é o narcisismo materno e que sou filha de MN e desde então esse assunto está sempre me rodeando, parece que descobrimos no momento certo. Estou me libertando do sentimento de culpa, mas acho que só serei totalmente liberta quando sair de casa.
Ixi, amiga! Tem que sair rápido, viu?? Mesmo que as condições não sejam ideiais. E ela sempre vai querer te convencer que não é a condição ideal. E se ela encher o saco corta contato!
Às vezes nem quando saímos de perto. A manipulação é tão grande que mesmo tendo consciência de tudo, é muito difícil se livrar. Parece que vivemos entre a culpa e a raiva o tempo todo. Minha mãe faleceu e até hoje às vezes me sinto culpada, como se se eu tivesse feito diferente, as coisas seriam melhores. Nós temos a tendência de idealizar uma mãe que nunca existiu. Minha luta hoje é pra ser diferente com meus filhos, porque infelizmente às vezes me pego reproduzindo comportamentos que via nela.
Oie Arabela...se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Tenho uma mãe narcisista e isso afetou muito minha vida. A algum tempo descobri um curso da Virgínia Coser de como superar mães narcisista, e sinceramente, esse foi o melhor investimento da minha vida. Você que também passa por isso irá me entender. Vou deixar o link para quem tiver interesse em conhecer, no momento ele está com desconto de natal 10% (NATAL10). O curso muitas aulas e ainda temos acesso a um grupo para poder conversar com outras pessoas que também passaram por isso. go.hotmart.com/U44507374Y
Acabo de descobrir que minha família inteira é tóxica e alguns narcisista e outros psicopatas mas que todos são tóxicos e eu estou me esforçando o maximo pra mudar e controlar minhas emoções e decepções...fui criada com pessoas abusivas violentos e não recebi amor. Nossa família precisa tratar pois vivem inflamados de ódio e estupidez.
Minha mãe é exatamente do terceiro tipo, eu vivi anos sem entender direito o porquê da convivência com ela ser tão exaustiva, quando eu me afastava dela por alguns dias ela me culpava por eu estar me tornando "igual ao meu pai", e isso me atingia muito. Curiosamente quando eu tentava uma aproximação ela logo se cansava e fazia brincadeiras que eu não gostava e eu ficava muito chateado, e aí horas depois quando ela sentia necessidade de atenção ela vinha pedir desculpa e achava o máximo eu chorando e abraçando ela. Também vivia dizendo que logo morreria, que a saúde dela não estava muito boa e eu tbm chorava, ficava morrendo de medo de perdê-la. Não é fácil conviver com uma pessoa assim, só quem passou por isso sabe o quanto isso é ruim.
A minha também é assim. Descobri sobre mãe narcisista oculta faz pouco tempo, ainda estou tentando entender. Não é fácil, mas está fazendo muito sentindo tudo isso.
@@Gcomentar tive oportunidade e condições de fazer uma terapia que me ajudou muito a entender melhor o lado dela. Hoje saí de casa e moro com meu namorado há uns 2 anos e a relação com ela melhorou bastante. Ainda seria difícil conviver, pensamos muito diferentes, mas o afastamento foi muito positivo pra mim.
Minha mãe é muito narcisista ! Faz das nossas vidas um inferno... Mas temos ao mesmo tempo pena e culpa pelas coisas. Se o mundo não gira em torno dela e das vontades dela, ela inferniza a gente . Minha irmã mais velha não convive c ela. Minha irmã do meio e meu irmão sofrem muito porque ela sempre está lá na casa deles reclamando da vida, pedindo dinheiro e invadido o espaço alheio. E eu ... Faço terapia porque não aguento mais, pq toda vida ela me colocou no pedestal e minha irmã mais velha sempre foi o bode expiatório dela. Eu e meus irmãos cansamos dos jogos dela de. Jogar um filho contra o outro e nos juntamos ... Mas desistimos de ajudar ela. Ela já faz terapia a anos e toma remédios mas nada muda. A situação é desesperadora !! Nunca ninguém consegue conviver com ela, além de a minha mãe ser volúvel. É intenso viver ... A vida parece um tornado ... Sempre autoritária, confusão é o nome dela. Até no bairro tem gente que já conhece ela pelos barracos que ela faz por aí. Além de ela falar mal da gente para outras pessoas. Passamos muito carão por aí ! Descreveu minha mãe todinha ... Junção da 2 e 3
@@babidavid acho q não. A minha faz triangulação, se faz de vítima, alterna o bode expiatório às vezes sou eu, às vezes minha irmã. E age naturalmente! Pra ela a louca sou eu, ela não tem problema nenhum.
Fred, sou filha de mãe narcisista... e minha mãe tem características dos 3 tipos de mãe narcisista que você descreve no vídeo. 1. Ela sempre "disputa" comigo e me faz sentir incapaz em tudo. Sinto no olhar e atitudes dela desprezo por mim... cresci com isso e cheguei ao ponto de tentar suicídio várias vezes... 2. Super tirana, eu e meus irmão crescemos no medo e terror... Ela sempre tinha prazer em colocarmos um contra o outro, hoje já adultos, não nos falamos. Parecemos estranhos e ela não liga para isso... E quando nos encontramos e se ela estiver por perto e nos ver conversando a ação dele é tão estranha, parece ficar com raiva por isso... 3. O tempo todo manipulando dizendo que está doente e precisa que eu cuide dela... chegou o ponto de dizer que iria (pasme) cortar as pernas para ficar de cadeira de rodas e a gente (filhos) ficar cuidando dela... isso é o mínimo, acredite. Eu vivo um inferno. Me sinto presa a isso... me sinto culpada o tempo todo, culpada até por ter nascido... é horrível. O alívio começou a vir quando descobrir que o problema não era eu... ainda estou tentando superar
oi Priscila! sinto mto pela situação e torço para vc superar e se sentir melhor a cada dia! Não sei se vc tem, mas acredito que seja importante um psicólogo acompanhando. Um abraço.
Tenho 32 anos e sou a mais velha de 3 irmãos ( todos nós somos de pais diferentes) e no meu caso minha mãe sempre priorizou o s3x0 nos relacionamentos dela (ela nunca casou) e nesses meus 32 anos eu vi muitos homens passarem pela nossa vida pq ela os colocava dentro de casa. Ela nunca teve o cuidado de evitar que eu ouvisse os momentos íntimos dela com esses homens e muitas vezes os meus irmãos ainda bebês dormiam na mesma cama que a minha mãe e o pai deles (ou nao). Mas eu nunca pude falar o quanto isso me afetou. Eu tinha uns 8 anos quando comecei a ouvir os barulhos no quarto dela que era ao lado do meu na época e a me perguntar sobre isso, quando tentei falar sobre isso eu já era adolescente num momento em que eu não aguentava mais e a minha avó estava presente, ela disse que eu não tinha nada a ver com a vida dela e devia respeito a ela pq ela era minha mãe, me xingou e meu deu um tapa na cara. Fiquei com muita raiva e isso só parou quando eu saí de casa com 24 anos. Sem contar todas as outras características que vi nesse vídeo e em outros tbm, mas isso me marca até hoje.
Eu tenho 17 anos e te entendo, infelizmente eu descobri o sex0 muito nova. Minha mãe narcisista fazia sex0 com o meu padrasto na mesma cama que eu dormia SEMPRE, e acabou que eu com 5 anos já sabia oq era...
@@kllawyr Meu Deus😪 sinto muito! E depois quando nos tornamos adultos e nos afastamos, ainda perguntam pq não vamos mais na casa delas, pq não visitamos, "esqueceu que tem mãe" como diz minha mãe. E muitas vezes esqueço mesmo. Vou visitá-la mesmo só quando necessário. Sair de casa foi a melhor coisa que fiz em.toda a minha vida.
@@marinasodre2988 pois é a minha mãe já passou por todos os tipos, agora ela tá na dramática, mas as vezes vagueia para a tirânica , a vaidosa quase não aparece mais!
Thais Sikes reconheço minha mãe nós três tipos, mas o mais comum é o dramático tb, alternando com ataques de raiva. Tive até pesadelo depois que vi esse vídeo
corta relações total, contato 0, se tiver gente que vc conversa que passa informações suas pra ela, corte relações com essa pessoa tb, ou não fale muito da sua vida. Vc vai ver que a cura vai ser alcançada mais rápido. Foi o que fiz depois de tanta desgraça que passei.
Minha mãe já chegou a me falar que me bancaria a vida inteira mas não queria q eu namorasse e me casasse, pois, fui educada pra viver só pra ela. Foi qdo estranhei a forma com q ela descrevia q homem não prestava, q ela não valorizava minhas conquistas e não me deixava ir além. Ainda não aceitava meus relacionamentos com medo de me perder de eu ir embora de casa. Entenda, minha mãe tinha um nacisismo velado e eu cresci em um lar de mulheres guerreiras, porém, que mulher não tem q depender de homem nenhum. Mas tudo essa educação foi me passada de forma irracional e super protetora.😕E ela sempre se faz de vítima, ela nunca erra e se o faz não pede perdão. Sempre tive q pedir perdão mesmo ela errando. Faço terapia, e descobrir q mamãe é muito controladora e tudo q eu faço necessito da aprovação.😓
Descreveu exatamente o que aconteceu e acontece comigo, pior que meu pai é a principal vítima dela hoje em dia, já que eu e minha irmã evitamos dar palco para os dramas dela.
Com exceção de que ela nunca foi direta sobre a questão de namorar e casar, mas ela sempre quis a gente por "perto", mas prefiro continuar bem longe dela.
Tenho uma mãe narcisista e isso afetou muito minha vida. A algum tempo descobri um curso da Virgínia Coser de como superar mães narcisista, e sinceramente, esse foi o melhor investimento da minha vida. Você que também passa por isso irá me entender. Vou deixar o link para quem tiver interesse em conhecer, no momento ele está com desconto de natal 10% (NATAL10). O curso muitas aulas e ainda temos acesso a um grupo para poder conversar com outras pessoas que também passaram por isso. go.hotmart.com/U44507374Y
Minha mãe tbm fala isso namoro um menino a 2 anos e ela n sabe....com fe em deus vou morar com ele logo e vou sai das garras dela....ela quer q eu e minha irmã fique para titia arrumando a casa pra ela essa mulher é sem noçao
Mãe narcisista é o que corroi a felicidade e a integridade das sobreviventes. São muitos gatilhos que nos levam de volta ao espiral de angústia e frustrações que nos sugava para o fundo do poço que traz memórias do cárcere. Só quem se libertou do cativeiro sabe os traumas e fantasmas que carrega. É preciso de muita terapia. Recomendo economizar e fazer renúncias para poder investir em terapia. Sem terapia é impossível ter validação dos nossos sentimentos.
Terapia é essencial, mas o autoconhecimento e reflexão sobre si mesmo melhora muito também. Foi o que me ajudou me curar sendo órfã de pai e ser filha única de mãe narcisista.
Estou fazendo terapia. Faz quase 20 dias que descobri que minha mãe é narcisista: dei uma surtada, quase adoeci, fiquei uns 5 dias sem falar com ela. Comecei a fazer terapia ontem.
Oie SOS KIKA....se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Minha mãe é do tipo tirânica (ruim e relapsa) com as filhas. Só quem já viveu sabe a dor de ter uma mãe assim. Além do julgo da sociedade "mãe é mãe". Estou em contato zero a 4 anos e mesmo assim não consegui me "curar" de tudo o que passei. Hoje quero muito fazer terapia e aceitar que a culpa não é minha de ter uma mãe assim e me aceitar por tal situação. Obrigada pelo vídeo, é necessário falar da existência dessas mães perversas.
Oie Juliana..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Tive uma criação muito protegida, eu não podia nem ir na padaria comprar o pão, pertinho de casa. Hoje escuto que não sei resolver nada, que sou muito dependente. Me compara com pessoas bem sucedidas, falando que esperava que eu fosse assim, mas não dei esse orgulho pra ela. Critica meu corpo, me chamando de magra, que mulher precisa ter corpão, que ela quando era nova tinha cintura fina mas tinha pernas grossas, quadril largo... Tenho metabolismo acelerado não consigo engordar, ela me comparar me deixa triste. Ela magoa e nunca pede desculpas, sempre muda a situação, falando que ela que foi magoada, grita o tempo todo com meu pai, fala da mãe dele na presença dele. Sempre resolvo as coisas dela, levo pro médico, ajudo pagar exames e remédios, mas quando ela me magoa e eu me afasto, ela fala que não dou atenção, que não me preocupo. Fala que a saúde dela não é mais a mesma que logo vai morrer e eu vou sofrer por não ficar mais próxima dela. Não aguento mais, me sinto um monstro, a pior pessoa do mundo, às vezes quero morrer pra não ter que viver mais essas coisas. 😭 Sempre que me afasto, ela chora falando que se dedicou a vida toda pelos filhos, mas não valeu a pena, chora falando que me ama e que eu não a amo. Eu amo minha mãe, só não quero mais ouvir essas coisas que me deixa muito pra baixo, viver uma situação assim é desgastante demais, tô sempre me questionando, com receios de incapacidades 😭😭😭😭
Minha mãe tem características dos 3 tipos que vc citou..hj tenho 49 anos, não me casei, não tive filhos, não me formei, não consigo emprego nem pra panfletar, sou um fracasso e não sei como sair disso...
A número 2 é a pior , ela , quando todos estão se matando uns aos outros , por causa dela , respira fundo , se acalma e sorri ! Juro , sorri de satisfação !
Tenho 52 anos e fazem poucos meses que descobri que esse tipo de mãe existia, impressionante como ela é exatamente assim,muito triste tudo isso, elas são malvadas,simplesmente elas não tem coração, e eu sempre achei que a errada era eu,agora me afastei,cortei relações e quer saber?estou mais em paz,mais tranquila, porque eu chegava a passar mal quando via que era ela que estava me ligando, que pena tudo isso 😦
Eu também Mac tenho 52 anos e só agora estou perceberia que minha mãe era uma MN, ela hoje tem 82 anos e processo de demência e não bem lidar com isso.
Quando adolescente eu cuidava de um menino de 3 anos, (filho de uma vizinha) quando ele chorava, ela tapava a boca dele com a mão e dizia "engole o choro". Eu ficava com muita pena dele, ele era bem pequeno e não podia chorar.
Descobri em 2018 o narcísismo materno me fez enlouquecer de uma tal forma que perdi até meu emprego, mas hj estou feliz. Minha mãe é a narcísista sofredora, tanto que e sai de perto dela quase aos 40 anos.
Oie Fabiola...se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Oie Carolina...se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Quando tive meu primeiro relacionamento aos 18, meu namorado trouxe uma rosa para mim e para minha mãe, querendo ser gentil. Mas, na frente dele, ela fez de tudo para me deixar envergonhada. Assim que ele saiu, ela disse: "Vou acabar com esse namoro, você não é melhor que eu pra ter um namorado." Pouco depois, terminei a relação só para evitar mais humilhação, e desde então, percebi que se tornou um padrão meu evitar relacionamentos e quando entro em um, termino em pouquíssimo tempo, dizendo ao namorado que ele merece uma pessoa melhor que eu...
Já tem muitos anos que não convivo com minha mãe narcisista. O contato eh esporádico. Quando ela precisa, liga para pedir alguma coisa, normalmente dinheiro, ou para se vitimizar. Convivi com ela até parte da adolescência, depois fui morar com outra família, e mesmo assim foi tempo suficiente para sofrer inúmeros abusos. Até pouco tempo eu ainda tinha pesadelos de que estava voltando a morar com ela por algum motivo. Acordava sem ar, suando e coração acelerado. Aliviado do susto, passava o dia agradecedendo por ter sido apenas um pesadelo.
Oie Sueyla..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
O que lembro da minha mãe quando era pequena: eu esperava o dia todo pelo meu pai... a tarde toda eu não lembro dela... de fazer nada com ela. Era muito volúvel em muitos sentidos quando jovem, a vi traindo meu pai na minha cara mas ela pensou que eu não notava, fazia de conta que não via... Muito vaidosa realmente... Eu não sei o que é aquele colo e carinho de mãe... sentir falta e necessidade. Buscava isso no meu pai... ele supria tudo. Quando ficava doente eu ia para a casa da minha tia ou da minha vó, e meu pai ia buscar. Fez um aborto, ouvi toda a conversa com meu pai. Eu tinha uns 13 anos, foi algo que fez um violento mal para o meu psicológico, a partir desse momento, eu tive psoríase... fiquei tão triste, porque o motivo foi ruim demais para a minha cabeça naquela época... "ir para a praia, não teriam dinheiro para criar o novo filho, teria que recomeçar novamente"... eu chorei tanto, mas tanto... e me peguei chorando por muitos anos... não crítico quem aborta, cada um faz e arca com as consequências de seus atos... enfim... E agora, vive exigindo atenção, exigindo que cuide da minha vó que pelo amor do pai do Céu, fala mais que sei lá o que... que me deixa tão mal de tanto que reclama e fala as mesmas coisas todos os dias, e tem algo junto dela que me faz mal espiritualmente... nota: as duas juntas brincam o tempo todo... a outra filha, muito tóxica também, tomou conta da casa da própria mãe e ela (minha vó) acabou saindo de lá, pq brigavam tb muito e minha tia colocava as coisas dela fora... família Chernobyl... elas brigam mas andam grudadas... eu não suporto mais esse tipo de coisa.
Misericórdia, busca o colo de Deus, Ele tbem tem amor de mãe para suprir toda essa falta e pode curar todos esses traumas .....infelizmente seu pai concordou com isso e vai pra conta dele também no mundo espiritual ! Procure o vídeo da pastora Tânia Tereza, consequências do aborto ! Em alguns vídeos ela faz oração no final ! Creio que dê alguma forma vai te ajudar !
minha mae me xinga, me humilha, me bate, as vezes me proíbe de sair e pega meu celular. ninguém me apoia ou tenta me ajudar, meus irmãos justificam as atitudes q ela tem comigo falando q eu q tenho culpa, sei como ela è e chamo ela de. louca ou se sei como ela è pq só não faço oq ela quer, sabe. Minha mãe começou a namorar um cara e não faz mais nd certo, não faz dispensa e só compra bebida, ou esconde dinheiro e deixa nd em casa pra sair com ele e se algo dar errado nos planos dela a culpa è minha, ela procurar qualquer motivo pra brigar cmg. Estou fazendo um acompanhamento no pisicologo, ela foi ontem cmg e eu não disse nd, eu tenho medo de falar oq ela faz e td mundo fica contra mim, ou ela me bater dnv.
Oie Cryslane..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Chegou a falar na minha cara que ela devia ter tido apenas a minha irmã mais velha que ela sempre idolatrou e meu único irmão. E que nós duas as últimas que nasceram não deviamos ter vindo ao mundo porque assim ela teria sofrido menos e tido mais tempo pra ela.
Minha mãe me perdeu, quando eu tinha 7 anos no centro de bh e quando eu, com ajuda de 3os consegui chegar em casa me colocou de joelhos e braços abertos em cima de caroços de feijão.
O que virou o jogo para mim foi descobrir que a, gente é "alvo" e não "vítima" de narcisista. Isso deu-me outras chaves de compreensão, a partir daí, uma caixa de ferramentas se descortinou p eu lidar com a narcisista perversa que muito me abalou. Houve tristeza, houve luto, mas hj agradeço a situação, sinceramente. Cresci demais depois desse tombo. E ainda pude ajudar algumas pessoas que passaram por uma situação parecida. Sam Vaknin explica. Fred explica. Obrigada por postar esse conteúdo.
@@setembroflorido7998 sim, nos coloca na posição de indefesos, claro que o contato com narcisistas perversos nos deixa vulneráveis, mas a partir do momento em que abandonamos a posição de vítimas começamos a retomar nossa força.
@@eissoai4784 até que enfim os homens apareceram nos comentários meses vídeos, compartilhe esse vídeo com os outros homens se souber que eles precisam, por favor.
Muito obrigada!!! Hoje eu entendo porque minha mãe chamava as 2 úlceras no estômago dela pelo meu nome e do meu irmão. Aqui, descobrimos (eu e minha cunhada) no seu primeiro vídeo sobre o assunto o porquê do meu relacionamento com meu irmão e nosso com nosso pai era tão ruim. Eu e meu irmão nós reaproximamos depois de entender um monte de coisas... e agora não caímos mais nas histórias... nossa vida melhorou absurdamente... mas sobrou cada vez mais pra cabeça do meu pai. Ele está sendo engolido por ela... falei com ele, ele concorda, mas não sabe o que fazer... e nem quer fazer nada... 43 anos de casado... complicado...
Oie Amanda..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Amanda o meu pai foi embora, estou aliviada por ele. Pq se não estaria mais angustiada de ver ele sofrendo com minha mãe. Agora só tenho que me preocupar em resolver entre eu e ela. Ele tá bem melhor.
A minha era parecida com a característica da segunda, gostava de brigas, de contendas, paria que nem prear e dizia que não gostava de cuidar dos filhos, jogava sempre para mim e meu irmão, me batia eu era o bode expiatório da casa. Só aguardei completar 18 anos para pularmos fora eu e meu irmão, saímos de perto dela, estumamos depois de adultos e concluímos nossos estudos com sucesso. Morreu abandonada tanto por mim como por ele. Obrigada pelo vídeo.
A minha mãe tem as três características. Quando era jovem, era extremamente vaidosa, agora que está idosa tem as duas últimas. Incrível que tudo bate certinho.
Ótima explicação e características bem marcantes de cada tipo de personalidade! Eu fiz 40 anos recentemente e só agora estou entendendo o porquê que toda minha história familiar ter sido tão traumática. Dá uma sensação muito ruim saber que vc passou a vida sendo vítima de alguém de quem se esperava amparo, aconchego, carinho.
Oie Abel..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Não tive uma mãe narcisista, mas tive um pai. Felizmente ele não me criou. Ele preferiu me deixar com minha avó. Depois me casei e passei 16 anos com uma sogra narcisista e um marido que fingia ter uma mãe normal. Eu adoeci e preferi me divorciar. Narcisistas são vampiros e sugam a energia, a vitalidade e a felicidade onde estiverem. Hoje estou casada e faço parte de uma família normal. Desejo força e fé, duas coisas que me ajudaram, juntamente com a certeza da existência de um Deus maravilhoso que me ajudou a sobreviver a todos eles.
Minha mãe é do tipo 2 , tirânica ! Hoje tenho 47 anos e vivie mais de 30 anos sem entender as situações difíceis que vivíamos dentro da nossa família !Eu cheguei muitas vezes a pensar que eu não fosse filha dela , só que sou filha biologica ! Ela me tratava diferente do meu irmão , eu só tenho deveres , sempre me esculhambou , ostigou , oprimiu , sempre me batia , e eu casei , e veio as minhas filhas aí ela chigava às minhas filhas , uma a repreendia enfrentava , colocava ela no lugar dela , e a outra neta se afastava e se magoava ! Só que me afastei faz quase 15 anos , agora só existe eu como filha , hoje tá doente anpultou a metade do pé e está com Alzheimer eu mando ajuda , compro os remédios , agora tô vendo as cadeiras de banho e de rodas pra ela , já nós falamos pelo vídeo chamada mais não sinto falta , nem vontade de vê lá não , as minhas filhas não querem nem vê lá ! Hoje sei que existem pessoas que fazem amigos na rua e inimigos dentro da sua própria casa ou família muito triste isso ! Muitas pessoas pregam , Filhos honra teu pai e tua mãe ,para que vivas bem , mais esquecem de ler em seguida , pais não provoque a irá no coração dos vossos filhos ! Eu hoje falo com a piscologa e o neurologista que a ajudo até onde der pra mim não me machucar ou sofrer ,hoje me blindei me afastei foi a melhor coisa que fiz ! Antes tivesse tomado o conselho do meu pai , mais tentei unir ter comunhão mais não teve jeito não ! Hoje me sinto madura e resolvida sobre ela ! Hoje falo sem sofrimento sem ter raiva dela ! E digo a todos que sofrem se não dê pra tá perto vá pra longe se afaste e se ela ou ele caso seja o pai , mais quando eles precisarem de você ajudem ! Não haja da mesma forma pois a maldade deles tem que ser só deles e não em nós ! Nós nascemos deles mais não somos iguais a eles , podemos ter atitudes principalmente com as nossas riquezas chamada de Filhos ! Trantem seus filhos com você gostaria de serem tratados e amados independente de qualquer coisa! Minhas filhas o melhor que existem de mim ! 🙏🙏🙏♥️♥️♥️Eu aprendi a amar , proteger , cuidar e adimirar as minhas filhas amadas ! Presente de DEUS para minha vida tento fazer diferente com os meus amores chamado de família , esposo , filhas e pai ! Sim meu painho amado não tem o meu sangue mais existe amor , respeito e carinho ! Sempre digo que o nome do meu painho é AMOR !🙏🙏🙏♥️♥️♥️
A minha mãe durante a minha adolescência era a narcisista tirânica. Sempre me humilhava, gritava, fazia terror psicológico por absolutamente qualquer coisa, me fazia sentir incapaz, incompetente e controlava absolutamente todos os meus passos, as roupas que eu vestia, se eu podia ou não cortar o cabelo. Agora que está velha, fica nessa de se fazer de pobre coitada... é comum ter essa mudança ao longo da vida?
Oie Zaysis..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Tenho uma mãe narcisista e isso afetou muito minha vida. A algum tempo descobri um curso da Virgínia Coser de como superar mães narcisista, e sinceramente, esse foi o melhor investimento da minha vida. Você que também passa por isso irá me entender. Vou deixar o link para quem tiver interesse em conhecer, no momento ele está com desconto de natal 10% (NATAL10). O curso muitas aulas e ainda temos acesso a um grupo para poder conversar com outras pessoas que também passaram por isso. go.hotmart.com/U44507374Y
Como pode ser uma mãe narcisista uma velha uma mulher que só batalhou para criar seus filhos, deu as melhores educação, criou sozinha, sua filha cresce começa a trabalhar , e faz da sua mãe uma verdadeira empregada porque ela não sabe nem mesmo lavar suas calcinhas, arruma um namorado traz para casa de sexta feira, o cara do cone dorme e relaxado, traz roupas oara a mãe dela lavar eu perdi completamente minha privacidade dentro de minha própria casa já não aguento mais, eu não tenho marido vivo a minha vida inteira em função deles e ainda me chamam de nacizista! Sou rancoroso sim mas foi consequência da minha vida em função deles . Canseiiiiiiiiiiii me ajude
@@rienihartcopfe8502 pela forma que você está relatando muito provavelmente você é sim narcisista. Talvez você faça as coisas não por amor mas por querer manter o controle e colocar a culpa neles. Minha mãe também dizia que não era capaz de nada ou que não fazia nada e hoje vejo que além de eu fazer e nada agradar, ela ainda na verdade não me queria realmente livre, realmente vivendo minha vida. Ninguém gosta de estar com uma pessoa rebaixando a gente o tempo todo independente desses "favores" que são mais pra atacar na cara da gente do que pra ajudar.
Oie Luciana..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Assisti todos os vídeos do youtube a respeito desse assunto, mas este foi simplesmente PERFEITO. Todas as características citadas são muito reais e constantes nessa mãe, e consequentemente, o sofrimento provocado nos filhos ao longo de toda uma vida também. Parabéns! Já ouviram falar de mães que, ao enviuvarem, (e estou dizendo, por volta de 80 anos de idade!) de repente se jogam em aventuras sexuais, promiscuidade, sem medir consequências de seus atos, como uma demonstração de sensualidade e juventude? Pois é. Eu testemunhei isso. Essa mãe é a síntese perfeita dos 3 tipos citados. Uma história dolorosa, que encontrou explicação e desfecho através desse vídeo.
Descobri em 2017 que minha mãe é Narcisista. Até então eu achava que a errada e problemática era eu! Que bom, Fred, você fez esse video!!!! gostaria que você abordasse mais esse assunto. Um grande beijo!
Oie Jakeline...se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Oie Dra Natalia..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
A minha é a tirânica com pitadas de vaidosa e sofredora, dependendo da necessidade. Fui o bode expiatório até ter independência e sair de casa. Uma vida inteira vítima dos maus-tratos psicológicos e físicos e da negligência dela, sentia-me órfã de mãe viva. Quando ela vestia a moldura de vaidosa, comportava-se como adolescente nos gestos e nas roupas. Flertava com vários homens e parecia que regressava na idade, competia comigo, invejava qualquer coisa que eu tivesse ou fizesse. Chegou ao extremo de colocar um piercing porque comentei que colocaria (sendo que levei surras por gostar de tatuagens e piercings, e ela dizer que era coisa de bandido). Quando adoece é um show, se recusa a ir ao médico, chora, diz que vai morrer e que ninguém se importa com ela, além de inverter os papéis e se colocar como a criança que não sabe fazer nada sozinha. Tenho 30 anos e por muito tempo achei que tinha o dever de salvá-la, hoje vivo um dia de cada vez. Quanto mais longe melhor! Desejo paz, mas quero distância.
Fui diagnósticada com depressão e com isso minha mãe teve que conversar com a terapeuta... Ela ficou com ódio de mim por estar com, "como assim você está triste depois de tudo que fiz por você?" "Eu faço de tudo pela minha filha e vocês acreditam que ela ainda está c depressão? Essa geração de hoje, estou perdida, não sei o que faço, onde errei, o que posso fazer, sabe? Depois de tudo que fiz" - diz pras amigas delas, parentes, e pra mim diz "se mata logo", " eu tentei mesmo, te dei tudo, quer se matar então se mata", "se eu já te fiz mal, também, isso não é sofrer, eu sofri de verdade, você não faz ideia do que passei" - muitas vezes como que justificando, também.
Nossa isso é horrível!!! Mas nao desista de viver por causa dessa pessoa tão ruim.... provavelmente ela deve ser do tipo sofredora, q se lamenta o tempo inteiro, parece q todo mundo quer o mal dela....
Oie Hero...se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Conhecer sobre mães narcisista mudou minha vida, tantas interrogações na minha cabeça ficaram mais claras. Ela sempre disse que era coisa de louco, quando me passaram p psicóloga no quarto ano do primário, ela surtou, colocou a culpa em mim...enfim hj aos 39 anos tenho cogitado estudar psicologia, pq realmente é muito interessante, todo esse contexto de ação e reação nos comportamentos.
Oie Paula...se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Oie Sophia...se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Com esse vídeo eu tive a certeza que minha mãe é narcisista . Um drama que nunca acaba , sempre querendo submissão de alguns filhos , outros ela faz de tudo p ver feliz .
Muito esclarecedor, pois a minha e um pouco das 2 quer dizer pouco não, dá vaidosa passou p coitadinha pq já envelheceu , e difícil por isso os filhos não evoluiu no curso normal , demorei muito tempo para ter percepção de Tdo mais de 5 anos de terapia p entender eu e mais uma família. O atraso mental emperra essa vida e de qm estiver prox precisa de muita força e entendimento.
Oie Debora..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Queria desabafar nesse vídeo, se me permite... Eu cresci com uma mãe assim, apesar de acreditar que ela conseguia ser pior. Desde quando ela me fez ficar internada por meses no hospital, dizia pra eu fazer cara de doente e muitas das vezes misturava meu almoço todo, mastigava e cuspia, daí jogava no chão e dizia que eu vomitei. Aos 11 anos ela disse que eu não era filha do meu pai, me apresentou um cara e me disse que eu era filha dele. Foram quase seis meses onde eu achava que meu pai não era meu pai, até desmentirem a história. Ela atacava eu e meus irmãos. Falava dos nossos corpos, desdenhava do nosso esforço e sempre desmotivava a gente, e não perdia a oportunidade de sabotar a gente. Além disso, ela tinha o hábito de largar eu e meus irmãos (menores de idade) sozinhos em casa, a semana inteira, e ia se encontrar com homens enquanto meu pai viajava (por ser militar, nunca estava em casa :/). Ela batia muito. Desde sufocar a gente com uma almofada até fazer a gente comer tanta comida a ponto de vomitar. Humilhar a gente era lei, ainda mais quando tinha visita em casa ou nossos amigos estavam lá. Deu encima dos namorados da minha irmã mais velha, inventou pra um homem que meu sobrinho era na verdade o filho dela (contando uma história louca de que minha irmã perdeu o bebê e ficou louca, e ela foi a heroína que deu o filho pra minha irmã). Uma vez ela disse pra gente que tinha câncer e a gente entrou em desespero. Já faz uns dez anos e nunca conseguiu fazer o tratamento, nunca vimos um exame sequer e nem deixava que a gente acompanhasse ela as consultas. Ela mente na nossa cara, distorce TUDO, tanto que eu chegava a imaginar que eu estava louca, que eu imaginei tudo aquilo. Ela mente tanto que eu não consigo acreditar em uma dor de cabeça dela, em nada nada nada que ela diz. No Facebook dela só tem postagem dizendo que as pessoas têm inveja dela, sempre mandando indireta pra alguém, sempre dizendo que as pessoas querem pisar nela e ela fala cada coisa... É vergonhoso! Ela arruma briga com todo mundo e mente TANTO! Dá nomes, inventa locais do acontecimento, data e hora! Eu saí de casa porque não aguentava mais. Eu fui assaltada antes disso, fiquei muito assustada, e ela sempre piorava minha situação. Dizia que teve assalto na rua, dizia que ia acontecer de novo e uma vez chegou a pedir pro entregador da quentinha me dar um susto na rua quando me visse de moto. Passei a tomar remédio pra ansiedade e tinha terror noturno quase todos os dias. Numa dessas noites, ela fez cara feia pra mim porque acordei ela e me deixou passando mal no banheiro. Dei um basta saindo de casa. Ela me afeta tanto TANTO que mesmo morando numa cidade beeem distante, ela ainda me esgota quando me liga. Me esgota de eu sentir dor de cabeça, náuseas e calafrios. Eu ainda tenho medo de tomar uma decisão sozinha por receio do que ela vai achar. Sinto que isso só vai acabar o dia que eu morrer... Ou ela. Pelo jeito que anda as coisas, acredito que eu vou primeiro...
Tenha fé! Força minha amiga! Você não está só. Você descreveu tudo que passei ao longo dos anos em minha vida. Se precisar conversar pode me chamar: 84 988433609.
Minha mãe resolveu fazer plastica às vésperas de meu casamento é eu tive que cuidar dela além de tratar meu casamento. Depois, ficou toda feliz ai me contar que muitos disseram que ela estava mais bonita que A noiva....kkkk
Acredito que fui uma mãe péssima, pois trabalhava os três turnos para não faltar comida e roupas para minhascrianças. Não tinha paciência com as minhas crianças, vivia brigando com meu matido. Às vezes chegava em casa tão cansada que deitava no sofá e só levantava no outro dia. Mas se.pre dei o melhor que podia para meus filhos. Hoje conversando sobre isso e eles falam que eu vivia cansada por isso que brigava muito vom eles, eles entende que fui a melhor mãe que eu podia ter, vejo que me amam e eu uns amo mais que tudo na vida ate hoje são minhas crianças mesmo sendo adultos!❤❤❤
Fred, apesar de tanto sofrimento , seu video ajudou tanto a mim e meus irmãos...fez tanto sentido, temos tanta sequelas...não é fácil. Muito obrigada por esses videos, bjs
Oie ana Claudia..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Passei por isso minha vida inteira, sempre soube que minha mãe não era normal, mas só depois de seu falecimento consigo identificar seu transtorno. minha mãe só não era vaidosa, mas, gostava de causar intrigas e se fazer de vítima. As consequências em minha vida foram muitas, apesar de eu ter batalhado muito pela minha independência e hoje considerar que venci. Engraçado que eu passei a vida toda tentando melhorar a dela e foi em vão..... achava que era depressão (talvez até fosse), pois nada a fazia feliz. Meu irmão mais velho era o xodó dela e se tornou uma pessoa bem dificil de conviver (talvez sofresse do mesmo transtorno), meu irmão do meio, era o invisível, e eu era a razão da desgraça dela e culpada por toda sua infelicidade por ter nascido menina. Tenho receio de ter agido mal com meu filho inconcientemente em algum momento da vida, pois ele faz terapia e já atrinuiu a mim ser uma mãe controladora. Eu não me enchergo assim, pois sempre o apoiei em suas decisões. De qualquer forma, sei que não sou perfeita, mas tenho a tranquilidade de ter feito o melhor que pude em cada ocasião,
@Isabele não Isabele. Homens também passam por isso e talvez na mesma proporção. Não sabemos. A única certeza é que homens não falam ou vão atrás de conversa sobre sentimentos/emoções. Por isso poucos homens em canais de psicologia. Quantos homens você conhece que cuida da saúde física? Imagina a saúde mental.
Oie Rafael...se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
@@rafaelmendes2608 eu conheço uma narcisista que tem dois filhos. Ora o mais velho é dourado, ora bode e vice versa com o mais novo. Mas a parte de rivalizar e invejar, ela ira fazer com as noras...
Eu já fiz terapia algum tempo, mas nenhum psicólogo me entendia quando eu dizia as características da minha mãe, e o como me afetava emocionalmente. Eu tenho depressão, já tive sindrome do panico, enfim.... na adolescência sempre lidei com esse problema me afundando nas drogas. Ela nunca percebeu, nunca notou. Nunca fez a pergunta: vc tá bem? Eu me distanciava, sempre fui mais calada, e era tratada como rebelde, chata... A questão da beleza, do corpo, sempre foi um agravante pra ela. Ela sempre me dizia (e ainda fala), que a gravidez acabou com o corpo dela, e além disso tirou toda a liberdade, ela deixou de fazer várias coisas.. inclusive faculdade. Meus pais se separaram, e teve um episódio, que quando eu tinha 14 ou 15 anos, que iria entrar para o 1º colegial, ela disse que não ia pagar escola pra mim (eu sempre quis fazer Biologia na Unicamp, então queria uma escola com um ensino médio bom para isso) que naquele momento era hora dela estudar, era a vez dela. E então ela fez faculdade. Hoje, com 30 anos de idade, ela ainda compete comigo pra ser a mais bonita, parecer mais jovem do que ela é, se eu engordo ela faz eu me sentir um lixo, nunca me elogiou. Ela só me "elogia" na frente de alguém ( tipo, dos meus sogros), ou de alguém que ela conhece pouco. Lembro que para a minha família, ela só falava das coisas q eu fazia de errado. Expunha tudo o q acontecia comigo, onde eu me sentia envergonhada. Nunca me senti a vontade, nem segura e muito menos tive abertura, pra me abrir emocionalmente. Por exemplo, hoje ela sabe q eu vou à psiquiatra, tomo 3 tipos de remédio, e ela nem se quer me perguntou o que eu tenho, se eu tô bem... Desculpem o desabafo... mas nunca consegui tratar isso na terapia, nenhum psicólogo me entendia, e a minha culpa só aumenta. Poder encontrar videos como o seu, Fred, e relatos nos comentários, me sinto mais acolhida.
Beatriz, sobreviventes não têm culpa. Veja também outros vídeos sobre Mães Narcisistas nos canais de Anahy D'amico, Elisabeth Zamerul, Virgínia Coser, Taryana Rocha e Sobrevivendo ao Narcisismo, o conhecimento LIBERTA.
@@ivi8060 Muito obrigada pelas dicas! Realmente, hoje vejo que não temos culpa. Mas ainda é difícil se livrar desse sentimento. Vamos seguir trabalhando nisso! Obrigada mais uma vez.
Minha mãe é do tipo que passou a vida toda culpando os filhos por TD de ruim que aconteceu na vida dela, por tds as escolhas dela. Ela nunca está errada, e sempre terá o "controle" de tudo. Oq eu acho mais estranho e o tratamento na frente das pessoas e quando essas pessoas vão embora . Nunca serei amado de vrdd por ela e isso me dói, mas hj com 20 anos isso n tem mais importância, triste esse tabu que é tão presente na vida de mts crianças e adolescentes
O Fred descreveu minha mãe no terceiro exemplo. A vida inteira ela simulou problemas de saúde e boa parte da vida ela simulou uma psicose, sim parece um absurdo mas ela conseguiu esse feito. Sempre achei estranho ela surtar em certos momentos e outros não, ser incapaz pra certas coisas e outras não, foram 33 anos vivendo nesse inferno, há dois anos descobri a farsa de uma vida toda após o falecimento do meu pai. Faço terapia há 12 anos, não consecutivamente e troquei de terapeutas nesse período, confesso que alguns acabaram piorando minha depressão e ansiedade por não ter experiência nesse assunto. Só nós que viemos dessas origens sabemos o quanto é difícil viver, entender muita coisa, se livrar de certos monstros e ter uma vida saudável.
Fred, estar com a minha mãe é muito difícil. Observo nela a mãe narcisista vaidosa e ela sempre está competindo comigo (sempre!). A posição dela frente a vida me lembra muito a mãe da Alex na série 'Maid', queria te pedir para falar um pouco dessa série e da relação entre a Alex e a mãe dela, Paula. Me identifiquei demais. Seus vídeos são de grande importância e ensinamento para mim!!
Adorei esse vídeo! Tem um site muito bom com várias informações, se chama CEPPERT - Centro de Estudos e Psicoterapia para Relações Tóxicas. Lá tem material de graça e eles indicam terapia também para quem vive com mãe narcisista. Estou fazendo terapia online com eles e está sendo muito bom.
3 ปีที่แล้ว +2
Agradecemos sua indicação! E estaremos sempre de portas abertas para você e todos aqueles que buscam a libertação. Nosso site é www.ceppert.com.br 🌻
Minha mãe parece sempre querer ser melhor que eu na maioria das coisas, eu sempre gostei de cavalos e decidi começar a praticar o esporte para competir e me destacar, conheci um cavalo traumatizado e consegui ganhar a confiança dele, dês que o conheci minha mãe não larga o pé dele e agora parece que acha q o cavalo é dela e não meu, eu sou MUITO ciumenta, tentei conversar sobre isso mas ela não me escuta, dps de montar no meu cavalo ela veio pra casa como se fosse especialista (não que eu seja, mas ela veio se achando como se ela tivesse ensinado o cavalo), falando sobre oq aconteceu, q ela ia desistir mas veio a amiga dela e disse que ela era ótima e bla bla bla, ela contou como se fosse perfeita né, ela também disse que ia treinar sozinha como se fosse boa demais para aprender de outras pessoas. Antes eu estava me incomodando mais, mas ao perceber que não posso impedir de muitas formas, me acalmei, a única coisa que eu posso torcer é que ela desista de competir ou perceba o quão desconfortável é isso pra mim.
Então, a minha é o tipo 3 com traços do tipo 2. Realmente, não deixa.os.filhos escaparem dela e quando isso acontece, não aceita esse fato. Muito doloroso.
Oie Michele..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Inacreditável como me identifiquei... Faz muito tempo q já não moro com minha mãe ..sou casada a mais de 20 anos ... Mas simmm fui criada por uma mãe narcisista infelizmente... A gente cresce com lacunas q precisam ser tratadas e fechadas .. por muitas vezes me perguntei o porq de tantas coisas ruins .....
Muito obrigada por trazer esses vídeos, Fred! Aprendi muito sobre a minha mãe com teu vídeo de 2 anos atrás e é extremamente importante que as pessoas tenham esse tipo de conteúdo de fácil alcance. Quando eu descobri que o problema da minha mãe era transtorno de personalidade narcisista, não tinha muito conteúdo em português e foi bem obsessivo (como você bem menciona) ir atrás de informação em outras línguas. O seu vídeo na época, me ajudou bastante. A terapia me ajudou e ajuda demais! Hoje tenho zero contato com a minha mãe narcisista e foi de longe a melhor escolha da minha vida.
Oie Renata..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
A minha mãe típica *vaidosa* Fui criada por babá...minha mãe fazia as melhores festas de aniversário para mim...mas no fundo era para Ela Brilhar ... E tbm tem o estilo sofredora....
minha mãe é totalmente o #2 tipo dizia que a gente destruía a vida dela só por existir eu tentava sempre me manter distante dela e vivia ansiosa esperando a próxima briga, a próxima surra era extremamente exaustiva a convivência sempre falando sobre tragédia ou mal de alguém do trabalho as refeições do dia sempre tinham um clima pesado horrível graças a deus consegui sair de lá
Esse vídeo chegou em boa hora. Eu sou filha de MN, recentemente eu arrumei um emprego e minha vida virou um inferno, ela coloca todo mundo contra mim. Eu sinceramente não sei oque fazer mais... A única coisa que eu posso fazer é continuar pra sair desse inferno que eu tenho aqui... Kkkk
A melhor coisa é vc se proteger internamente, procura por técnica 'pedra cinza" o importante é vc não dar suprimento para a MN ter com o q jogar com vc...machuca muito qdo estamos indo pra vida, conquistando coisas e isso é colocado como algo ruim =/ venho de família disfuncional e cheguei a pegar meus pais falando mal de mim no café da manhã, isso foi algo q me machucou demais mas foi uma das coisas q me abriu os olhos pra sair daquela situação indigna, vc tem todo o direito de ter seu trabalho, suas coisas e sua vida! Força que vc tem uma vida maravilhosa p experimentar, não se deixe enrolar nas teias de dramas ou nas manipulações!
@@Gabi-so7wt Nossa muito obrigada pelo apoio moça. Minha mãe ter a maior arma contra mim, jogar minha irmã contra mim. Hj eu tive um feedback positivo sobre o meu primeiro projeto na empresa e essas coisas fazem com que possamos acreditar nas nossa capacidade em seguir , estando alheia a isso tudo. Pode deixar que eu vou seguir siim. Agradeço demais o conselho, realmente. ♥️
o youtube n avisa das resposta ¬¬ mas bem querida sobre a questão da sua irmã ser usada nessa questão isso se chama triangulação, qdo uma terceira pessoa é envolvida pra manter o domínio sobre a outra, vou te dizer oq a terapeuta me falou disso "a melhor coisa q vc pode fazer é seguir com a sua vida, quebrando o padrão de comportamento,sendo exemplo e mostrando q SIM vc pode viver a sua vida do seu jeito" tbm tenho irmãos e os amo, isso tirou um grande peso das minhas costas pq não posso abrir os olhos por eles mas posso demonstrar através das minhas escolhas. E sobre o trabalho fico mto feliz com a sua evolução :) lembrando q msm havendo dificuldades ou erros isso é normal e faz parte, qdo estamos com pessoas tóxicas elas não aceitam erros e as vezes podemos ficam c a sensação q todos iram nos cobrar da mesma maneira.
Simplesmente não entre no jogo dela. O quanto antes, vá morar sozinha ter as coisas do seu jeito, da forma q vc planejou. Cuide-se, identificar já é um grande avanço 💞💞
Descreveu a minha mãe todinha nos 3 tipos😱😭 Muito triste. Depois de anos de sofrimento e humilhação, descobri que ela é narcisista. E agora com esses vídeos, percebo o quanto eu e meus irmãos sofremos sem saber o que era.
Fred, este vídeo faz todo sentido em minha vida e, acredito, na vida de muitas outras pessoas que têm a bênção de assisti-lo! Um divisor de águas, com certeza! Infinitamente grato!
Oie Marcos...se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
A minha é meio a meio Tirânica e Sofredora, estou me libertando agora, aos 37 anos, para q meus filhos pequenos n sofram influencia. Entrar no contato zero p mim, vai ser difícil, mas vai ficar mais escasso. Uma dica para quem sonha em um dia impor-se a ela, falar as verdades na cara dela, é pra SUA cura, pra ela n fará diferença, o narcisista jamais reconhecerá qqer erro!
Oie Jhonny...se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Eu tive pai e mãe e uma irmã mais velha narcisista , inclusive minha irmã mais velha até esfaqueou a própria filha , hj GRAÇAS A DEUS , EU ME AFASTEI DE TODOS !
Ótimo vídeo Fred! Já te sigo há algum tempo. Minha sugestão é que fales das mães narcisistas ocultas. Minha sogra , ao que tudo indica, é desse tipo. Meu marido é o filhinho da mamãe que aos 43 anos ainda vive com ela e é totalmente dependente emocional dela. Através de várias estratégias manipulatorias, ela mantém ele por perto, mas tudo num clima de paz e tranquilidade e vida aparentemente perfeita. Daí o que acredito ser o narcisismo oculto dela. Ela o colocou no lugar de marido (é viúva) . Nunca se intromete, nunca fala nada que possa incomodar , parece sempre concordar com tudo , tudo que for decidido ela acata, nunca me tratou mal, sempre de bom humor .... nunca reclama , se considera uma pessoa privilegiada em muitos sentidos , apesar de ter vivido períodos difíceis na vida , soube superar sem se amargar. O filho ,por isso , e outras coisas, vê nela um exemplo. Mas não vê a manipulação e o qto isso tem limitado a vida dele. Por ser um tipo difícil de perceber, gostaria de falasse sobre esse tipo de situação, por que acredito que minha sogra seja assim... a narcisista que usa a máscara social da boazinha e evoluída e que aparentemente deixa o filho livre pra fazer escolhas , desde que essas escolhas incluam sempre ela..... bem complexo. Obrigada Fred!!!
Estranho. Ela te trata bem? Pq a minha não trata mau escancaradamente, mas adora um ataque passivo agressivo. Que só eu percebo, os outros não e se eu falar fica parecendo exagero.
Oie Ingrid..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Minha mãe tem as três personalidades, e isso tudo fez da minha vida um inferno, misturando isso com o fato dela e do meu pai serem controladores foi o combo perfeito para os traumas e inseguranças. Minha mãe basicamente chegava bancando a mãezona dando presente, aí depois causava intriga e depois ficava com suas lamentações sobre a vida ser "difícil" para mascarar o comportamento dela, por isso sempre preferia estar com meus amigos ou com meu namorado do que com a "família maravilhosa".O limite de tudo isso foi minha gestação com 15 anos. Atualmente eu estou próxima de terminar minha casa para viver em paz com meu namorado e minha filha, por que quando descobrimos a minha gravidez minha mãe veio bancar a maior apoiadora e depois foi só desgraça, ameaçou me bater enquanto eu carregava um ser dentro de mim, depois durante um dia que ela estava na sua revolta e fazendo seus dramas me deu um tapa na cara, humilhação pura, e até hoje quando eu ouso contrariar as vontades dela ela ameaça me bater, então tudo o que eu mais quero é sair debaixo do teto dela e dar muito amor para a minha filha pois eu não quero que ela sofra como eu.
Como lidar com uma mãe narcisista: se perdoe, a culpa de tudo que acontece não é sua. E se der, se afaste. Eu não ligo para a minha mãe há um bom tempo, se ela precisa de algo e eu posso ajudar, ela me manda uma mensagem, mas eu evito contato. Minha mãe é o tipo tirânica e eu era o bode espiatório. Minha saúde mental não aguenta estar perto dela. Eu sou uma sobrevivente.
Sei bem como é..
@@iociccia eu também...
sei como é
Sou neta de uma narcisista tirânica.. sei como é! Somos sobreviventes com certeza... Só quem já passou entende!
*tirânica
Desde criança uso uma metáfora excelente para a minha mãe: uma nuvem. Quando ela paira pesada sobre nós, não tem jeito: chove na casa inteira e todos ficam mal, esgotados, ansiosos ou com medo. E quando ela fica leve, parece que todo mundo sai, mas com guarda chuva, pisando em ovos com medo de vir tempestade nova.
Minha vida toda resumida
Foi a melhor explicação q eu vi. É exatamente assim. Eu sinto q a qualquer momento vai dar ruim, e eu vou estar chorando dnv
Exatamente assim que me sinto com minha mãe
Nossa, resumiu minha infância e adolescência,hahahahah..
Exatamente
"Eu criei uma cobra" "eu criei um monstro" clássico de mãe assim.
Vontade de responder: Pois filho de cobra, cobrinha é.
Minha mãe está muito longe e aprendi que para deixar ela feliz basta fingir que aceito tudo e que sempre tá tudo Ruin na vida financeira, meu casamento ruindo, filhos péssimos etc ... Isso deixa ela feliz e como tá longe não vê que é mentira kkkkkk Já fiz a besteira de contar algum acontecimento muito bom e que estava feliz e ela teve um comportamento de quem está muito incomodada e com raiva
a minha mae colocava o ex marido e filha contra mim e ele fazia o mesmo, os dois na minha frente e perto da filha pequena eu e Deus sabem o q já aguentei.
No meu caso é a minha sogra q reage assim😢se tudo vai bem ela fica cm raiva,espumanfo pela boca,mas se tudo estiver ruim ela fica feliz
A minha mãe passou por todas as fases: quando era jovem, era volúvel. Na meia idade era controladora, e agora, na velhice, é a vítima sofredora. Só Deus na causa.
Oie Silvia..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Cruzes... é a minha!!! Socorro.
Longe ...longe ....
Vdd kkkkk
Resumiu minha vida
Uma das situações difíceis, que um filho de um narcisista, é acreditar que famílias não narcisistas existam de verdade!😢😢😢😢😢
A mãe sofredora diz que não quer o filho dentro de casa, mas faz de tudo para ele não sair?
Gabriela minha mãe adotiva era assim. Faz pouco tempo que saí da casa e ela ficou com ódio pq achava que eu iria morrernas garras dela. Qro nem saber.Tô fora.
A minha é exatamente assim!
Oie Gabriela..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
A minha é assim
Sou doida pra sair de perto dela
Tenho uma filha q mora cmg e com ela
Só q ela nunca deixou eu ser mãe da minha própria filha
Eu com 28 anos ela me trata como criança
Me chama de ninfeta diz q n sei de nada da vida
Q eu tenho q seguir minha vida de acordo com o q ela diz pq ela sabe o melhor pra mim
E me invalida completamente
Sorte a minha q conheço todo esse jogo manipulador
Me expulsa de casa
Diz q to dentro da casa dela
Q tenho q fazer somente o q ela permitir
Mas quando quero sair seguir minha vida
Ela paga de vítima
Faz Carnaval
Da uma de doida mesmo
Gritaria e baixaria
Muito palavrão
Ai a gente as vezes pra evitar esse escândalo por não ter mais emocional pra lhe dar com isso
Afinal de conta ela já destruiu nosso emocional
A gente se sabota e fica na casa pra evitar confronto
Engolindo tudo e sofrendo
Porém a vida cada dia mais destruída né
Sim , e isso só acaba quando você acorda e finalmente dá um basta e se afasta ! É a única alternativa se quiser ter o emocional melhor !
Descreveu a minha mãe! Desde pequena me surrava, colocava pra fazer tarefas domésticas, na adolescência se arranjasse um paquera fazia um alarde dizendo que eu iria engravidar , sempre fuçava meu quarto, minhas coisas, dava roupas que eu gostava até presentes meus eu ja procurei e não achei, na minha formatura do ensino médio quis ir na festa de longo mais arrumada do que as formandas, quando passei no vestibular não esboçou um sorriso, sempre me comparando com os filhos dos outros,na faculdade dizia que eu não ia terminar, nem passar na oab, resultado: passei antes de terminar a faculdade. Agora que sou advogada e estudo pra concurso ela diz que não tenho capacidade, já ouvi da boca dela que sou advogadazinha de merda. Ela faz de tudo pra acabar com a minha autoestima, se ela percebe que estou bem ela já procura uma gordura, mancha, cicatriz, pra apontar e tentar me deixar pra baixo, SEMPRE comparando com outras meninas mais bonitas porque ela gosta de ver a tristeza estampada na minha cara. Com os IRMÃOS: ela tem o preferido que faz tudo pra ela, e cobra dele dizendo que faz tudo por ele(o único que ela lava a roupa e faz comida até hoje), comigo e meu outro irmão ela faz discórdia, fofoca sobre um com o outro pra acabar qualquer tipo de admiração e irmandade. FOFOCA sobre tudo e ainda aumenta algumas coisas, fala da sua vida pros demais familiares, humilha, acho que nem um inimigo se juntaria com um familiar seu pra te denegrir dessa forma, como ela é mãe, claro que vão acreditar nela, FAZ TRIANGULAÇÃO dentro de casa, a família NUNCA foi unida por causa dela, ela vê um irmão conversando com o outro e já tenta saber do que estavam falando, com o pai a mesma coisa só que pior, acaba com a imagem dos filhos. Se tenho conquistas, presentes, namorado, ela tem INVEJA, ela desmerece tudo. GOSTA de ver as pessoas na MERDA. Tem inveja e tenta copiar qualquer pessoa que ela ache bonita, mas sempre falando mal daquela pessoa, claro. E o PRINCIPAL: ela sempre vai querer que você fique perto dela para ter controle e saber da sua vida e fará de TUDO para que você não tenha NADA, porque ela gosta desse joguinho de manipulação, de criticar, humilhar, fazer comparações, um verdadeiro jogo de prisão e prisioneiro. ELA NUNCA TE DARÁ A CHAVE!!! Ela quer te ter como um brinquedo tristinho na mão dela.
Só quem tem uma mãe assim sabe como dói 😞😭
Nem fale
😞
Ter uma mãe narcisista é quando criança de tanto medo rezar antes de levantar da cama, suplicando, pedindo a Deus pra ela não estar brava com você sem motivos, te xingar e bater por nada.... Prefiro nem escrever o resto porque é difícil demais pra mim.
A minha quando brigava com meu pai me batia e dizia que era pra extravasar toda raiva dela. Hoje não posso mencionar essas situações, o drama termina em choro descontrolado.
Me fez lembrar de como eu rezava e fazia promessas a Deus! Cheguei a prometer que ia ser padre , mas ficou só na promessa mesmo rs.
@@sergiorosamartins1533 sei bem como é. Sinto muito você ter passado por isso. Mãe é abrigo, aconchego e Porto seguro e infelizmente as nossas não souberam nos dar esse lado tão importante.
A minha mãe foi criada de uma maneira horrível e parece estar passando isso pra mim! A minha irmã mais velha saiu de casa por um destes motivos e estragou a própria vida com drogas e filhos na menor idade. Há dias que ela está bem e do nada explode, eu tenho apenas 14 anos e ela já me expulsou de casa porque eu não estava falando com o esposo dela, pois brigávamos muito! E nesta briga, me disse coisas horríveis quais nunca esperava vir dela. Fora que cresci vendo brigas, agressões de relacionamentos dela e sempre fiquei quieta, quando comecei a me impor, ela passou a me repreender de maneiras horríveis, e sempre me sinto culpada por existir e como ela disse, "atrapalhar a vida dela".
Antes de ser mãe, se cure, pq nenhuma criança merece passar por isso ... ficam sequelas para sempre. Como seria maravilhoso se tivéssemos na infância pais curados, pais que cuidam , protegem, abençoam seus filhos... sim, o papel do pai ou mae, ou pai e mãe, é zelar pelo seu filho, não é dar presente, é ser presente com amor, respeito, carinho... e nao o contrario, pais que sugam energias, cobram tudo,viram filhos dos filhos, desmoralizam, menosprezam...para que lá na frente colham a retribuição de tudo de bom que fizeram aos seus filhos. Não acho que mesmo um pai ou uma mãe narcisista mereça chegar ao fim da vida sozinhos, mas eles precisam se ajudar... não pode ser tudo o filho. 🙏. Difícil viver com pessoas assim... isso não é só pai e mãe não... amigos, colegas de trabalho, chefes e por aí vai. #Porummundomaisharmonioso 📿🙏
Concordo em grande parte do seu comentário, antes de serem pais é necessário se curar antes de tudo. Contudo, conviver com pessoas assim é desesperador, só quem já viveu para saber. Prefiro hoje estar em contato zero do que conviver com minha mãe. Os narcisistas nunca estão errados na concepção deles. Isso é doloroso porém, a realidade.
Acho muito difícil uma pessoa com personalidade narcisista mudar. Uma mãe com essa personalidade vê no filho o tempo todo a possibilidade de Realizar seus desejos, tem isso como fácil e viável para ela. Na vdd como filha de MN acho que a única solução para o filho é que ele se fortaleça emocionalmente e busque saídas para sair de dentro desse ambiente destrutivo.
@@Juliana.12 siiim é a realidade, e tbm é muito difícil o filho perceber isso. A mãe é o porto seguro de uma criança, pra ela tudo que ela diz é a realidade e que nunca poderá fazer algo para machuca-la. Tem- se que mãe são em essência altruístas. Até as pessoas próximas duvidam do que acontece. Eu msm só descobri por ajuda profissional.
Todos que possuem capacidade de reflexão sobre si mesmos podem buscar a cura mas o narcisista carece justo desse mecanismo de olhar para si mesmo e encarar erros e não sucumbir a essa percepção. Por isso que, se existir algo errado neles, imediatamente será projetado no outro. Soube que saiu um estudo sobre o cérebro dos narcisistas: ao serem apresentados a cenas que emocionariam e áreas específicas seriam despertas, no caso deles não eram as áreas das emoções mas da razão. Isso vem demonstrar que o cérebro deles funciona de maneira diferente. O assunto é complexo. Os sobreviventes dos narcisistas podem buscar suporte e conseguem se curar dos traumas, mas no dia de hoje duvido dos narcisistas poderem se curar. Também eles não se consideram com qualquer problema que precise ser tratado.
@@OliviaClaudia exatamente, ainda ontem vi que uma pessoa muito conhecida que tem muitos traços narcisistas na sua personalidade, postou nas redes sociais dela, "um desabafo" sobre pessoas tóxicas... Logo uma pessoa como ela... Se não fosse nojento e hipócrita, seria cômico, custei para acreditar que eu vi..
A minha mãe é muito fechada e distante, na maior parte do tempo caga pra mim e só abre a boca pra me deixar pra baixo ou me deixando ansiosa com alguma coisa. Isso quando nao tem surtos de estresse e desconta em mim sempre de uma forma passiva-agressiva. Fala mal do meu corpo e expoe coisas sobre mim pra amigos e familia (ela vira uma pessoa diferente quando estamos com pessoas de fora)
E depois vem tentar me agradar com presentinhos e essas coisas. Eu cada vez mais tento evitar ela mas acho q só vou me sentir melhor quando finalmente sair de casa.
Isso faz mal ao nosso espírito, suga nossa energia, tira nosso ânimo e vontade de viver. CORRA, o quanto antes!
Tem que sair o quanto antes. Essa carga toxica não vai parar de ser despejada.
Minha mãe tmb acha q presente apaga o mal que ela me faz.
Nossa, você descreveu muito o que acontece em casa com minha mãe, como é bom ao menos saber que não estou sozinha.
Nos sentimos usadas! compradas. O pior é que a minha só é assim comigo. Ela é super amiga da minha irmã. As duas se unem contra mim. Aqui, existe uma família perfeita, entre os três, pai, mae e irmã, enquanto eu estou do outro lado. Sou a ovelha negra, a que precisa de psicólogo, de Deus.
Essa sociedade precisa parar de endeusar pai e mãe, boa parte das famílias que eu conheço sempre tem um pai ou uma mãe narcisista ou tóxica, meus pais são muito narcisistas, são narcisistas de grau alto, passei um inferno nas mãos deles e o que passei não desejo pra ninguém, já estou me planejando pra sair da casa deles e estou conseguindo me curar, o brasil é um dos países com mais famílias disfuncionais, e é horrível você viver numa família assim eu vou na casa dos meus amigos e eles são amados pelos pais, e eles sempre os apoiam em tudo, e a igreja principalmente os evangélicos contribuíram com o termo "Família sagrada" as pessoas precisam parar de endeusar família por que às vezes eles podem ser nossos piores inimigos.
Vlw por esse comentário, me ajudou pra caramba, espero que você esteja conseguindo prosseguir amigo, todos nós merecemos amor.
Vdd no Brasil e assim mesmo ! Todo lugar tem mas no Brasil e excesso
Jesus respondeu mal a mãe dele por duas vezes;
1⁰)João 2:4: "Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora."
2⁰)Mateust 12:48-49: "Ele, porém, respondendo, disse ao que lhe falara: Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos? E, estendendo a sua mão para os seus discípulos, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos;"
Exatamente
Minha mãe nunca se senta a mesa com a família,desde quando eu e meus irmãos éramos pequenos. Hoje quando ela está com os filhos finge passar mal ,finge não com conseguir comer, senta no canto com o prato sempre bem longe e nos faz sentir péssimos filhos. Todos dizem que somos ingratos e desnaturados. Por anos eu sofri pensando que ela estava praticamente cega , enquanto minha cunhada tentava me abrir os olhos e eu odiei minha cunhada por muito tempo. Hoje entendi que ela tem sim uma dificuldade pra enxergar mas não é cega! Ela anda a cidade inteira,o dia inteiro,pega ônibus, viaja. ,faz tudo sozinha,passa horas no Facebook mas diz que não enxerga a boca do fogão para fazer um arroz para os filhos.
A mãe narcisista também é competitiva como se as filhas fossem irmãs e ela não se vê no papel de mãe, nem de amiga das filhas mas se iguala por conveniência fabulosa que está numa categoria de irmandade, sendo ela a líder SA.🤮😰
Oie Claudia...se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
th-cam.com/video/h4zBSvZzOOg/w-d-xo.html
A minha fazia isso com minha irmã mais nova. Tadinha, não aguentou isso e outras coisas e foi embora com uma vizinha morar aos 15 anos e depois com um namorado.
Bem nojentas mesmo. Um saco esse tipo de gente.
Vivo isso tou esgotada emocionalmente
As pessoas que não vivem no contexto não fazem ideia do inferno que vivemos, infelizmente as pessoas que procuram esses vídeos são apenas as que sofrem. 😞
Hj vejo como sou abençoada. Minha mãe é uma mulher maravilhosa e equilibrada com os filhos. com o tempo o q pude perceber com as pessoas q conheci é q a mãe é um ser q pode acabar com o psicologico de alguém.. e é difícil reverter...
Angela que legal q mesmo tendo uma mãe amorosa tu busca saber sobre a realidade dos outros pq com certeza um dos maiores sofrimentos dos filhos de MN é a invalidação dos demais.
Somos dois sortudos
Oie Angela..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Eu também sou um sortudo me sinto abençoado e triste ao lsm tempo em saber q as outras pessoas sofrem com MN
A minha é tipo sofredora. Se vitimiza é faz chantagem emocional!! Os efeitos colaterais que ficaram foram a ansiedade e depressão. Isso vai marcar minha vida pro resto da vida!
A minha também. Sofro bastante com isso.
Passo por isso também companheiro.
a minha. descobri que tenho Transtorno de Ansiedade Generalizada. Imagine de onde veio..
Descobri esse ano o que é o narcisismo materno e que sou filha de MN e desde então esse assunto está sempre me rodeando, parece que descobrimos no momento certo. Estou me libertando do sentimento de culpa, mas acho que só serei totalmente liberta quando sair de casa.
Ixi, amiga! Tem que sair rápido, viu?? Mesmo que as condições não sejam ideiais. E ela sempre vai querer te convencer que não é a condição ideal. E se ela encher o saco corta contato!
@@fotofestaeternize740 eu não trabalho, não tenho nenhuma fonte de renda, aí complica
Às vezes nem quando saímos de perto. A manipulação é tão grande que mesmo tendo consciência de tudo, é muito difícil se livrar. Parece que vivemos entre a culpa e a raiva o tempo todo. Minha mãe faleceu e até hoje às vezes me sinto culpada, como se se eu tivesse feito diferente, as coisas seriam melhores. Nós temos a tendência de idealizar uma mãe que nunca existiu. Minha luta hoje é pra ser diferente com meus filhos, porque infelizmente às vezes me pego reproduzindo comportamentos que via nela.
Oie Arabela...se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Tenho uma mãe narcisista e isso afetou muito minha vida. A algum tempo descobri um curso da Virgínia Coser de como superar mães narcisista, e sinceramente, esse foi o melhor investimento da minha vida. Você que também passa por isso irá me entender. Vou deixar o link para quem tiver interesse em conhecer, no momento ele está com desconto de natal 10% (NATAL10). O curso muitas aulas e ainda temos acesso a um grupo para poder conversar com outras pessoas que também passaram por isso.
go.hotmart.com/U44507374Y
Acabo de descobrir que minha família inteira é tóxica e alguns narcisista e outros psicopatas mas que todos são tóxicos e eu estou me esforçando o maximo pra mudar e controlar minhas emoções e decepções...fui criada com pessoas abusivas violentos e não recebi amor. Nossa família precisa tratar pois vivem inflamados de ódio e estupidez.
Minha mãe é exatamente do terceiro tipo, eu vivi anos sem entender direito o porquê da convivência com ela ser tão exaustiva, quando eu me afastava dela por alguns dias ela me culpava por eu estar me tornando "igual ao meu pai", e isso me atingia muito. Curiosamente quando eu tentava uma aproximação ela logo se cansava e fazia brincadeiras que eu não gostava e eu ficava muito chateado, e aí horas depois quando ela sentia necessidade de atenção ela vinha pedir desculpa e achava o máximo eu chorando e abraçando ela. Também vivia dizendo que logo morreria, que a saúde dela não estava muito boa e eu tbm chorava, ficava morrendo de medo de perdê-la. Não é fácil conviver com uma pessoa assim, só quem passou por isso sabe o quanto isso é ruim.
Gustavo, elas manipulam muito sempre.
A minha também é assim. Descobri sobre mãe narcisista oculta faz pouco tempo, ainda estou tentando entender. Não é fácil, mas está fazendo muito sentindo tudo isso.
@@claudiasayurikanno3286estou tb tentando entender.
4 anos se passaram, minha curiosidade é se ela já morreu.
@@Gcomentar tive oportunidade e condições de fazer uma terapia que me ajudou muito a entender melhor o lado dela. Hoje saí de casa e moro com meu namorado há uns 2 anos e a relação com ela melhorou bastante. Ainda seria difícil conviver, pensamos muito diferentes, mas o afastamento foi muito positivo pra mim.
Minha mãe é muito narcisista ! Faz das nossas vidas um inferno... Mas temos ao mesmo tempo pena e culpa pelas coisas. Se o mundo não gira em torno dela e das vontades dela, ela inferniza a gente . Minha irmã mais velha não convive c ela. Minha irmã do meio e meu irmão sofrem muito porque ela sempre está lá na casa deles reclamando da vida, pedindo dinheiro e invadido o espaço alheio. E eu ... Faço terapia porque não aguento mais, pq toda vida ela me colocou no pedestal e minha irmã mais velha sempre foi o bode expiatório dela. Eu e meus irmãos cansamos dos jogos dela de. Jogar um filho contra o outro e nos juntamos ... Mas desistimos de ajudar ela. Ela já faz terapia a anos e toma remédios mas nada muda. A situação é desesperadora !! Nunca ninguém consegue conviver com ela, além de a minha mãe ser volúvel. É intenso viver ... A vida parece um tornado ... Sempre autoritária, confusão é o nome dela. Até no bairro tem gente que já conhece ela pelos barracos que ela faz por aí. Além de ela falar mal da gente para outras pessoas. Passamos muito carão por aí ! Descreveu minha mãe todinha ... Junção da 2 e 3
Em breve sairá um sobre irmãos de MN, aguarde :)
Uma mãe narcisista ela se percebe desta maneira? Tipo, ela pode se enxergar assim?
Oxi, você é minha irmã? Hehehe (te entendo... Sofrendo com essas coisas desde 1988)
@@babidavid acho q não. A minha faz triangulação, se faz de vítima, alterna o bode expiatório às vezes sou eu, às vezes minha irmã. E age naturalmente! Pra ela a louca sou eu, ela não tem problema nenhum.
Exceto que minha mãe não aceita nenhum tratamento.
Fred, sou filha de mãe narcisista... e minha mãe tem características dos 3 tipos de mãe narcisista que você descreve no vídeo.
1. Ela sempre "disputa" comigo e me faz sentir incapaz em tudo. Sinto no olhar e atitudes dela desprezo por mim... cresci com isso e cheguei ao ponto de tentar suicídio várias vezes...
2. Super tirana, eu e meus irmão crescemos no medo e terror... Ela sempre tinha prazer em colocarmos um contra o outro, hoje já adultos, não nos falamos. Parecemos estranhos e ela não liga para isso... E quando nos encontramos e se ela estiver por perto e nos ver conversando a ação dele é tão estranha, parece ficar com raiva por isso...
3. O tempo todo manipulando dizendo que está doente e precisa que eu cuide dela... chegou o ponto de dizer que iria (pasme) cortar as pernas para ficar de cadeira de rodas e a gente (filhos) ficar cuidando dela... isso é o mínimo, acredite.
Eu vivo um inferno. Me sinto presa a isso... me sinto culpada o tempo todo, culpada até por ter nascido... é horrível. O alívio começou a vir quando descobrir que o problema não era eu... ainda estou tentando superar
Sim, existem essas "preciosidades" que encarnam os 3 tipos
Minha mãe também me olha com desprezo.Isso já doeu por muito tempo,hoje não mais.
oi Priscila! sinto mto pela situação e torço para vc superar e se sentir melhor a cada dia! Não sei se vc tem, mas acredito que seja importante um psicólogo acompanhando. Um abraço.
a minha também é as três, :(
mas após belos 26 anos estou saindo de casa essa semana!
você também vai superar!
Tamo junto,miga.
Tenho 32 anos e sou a mais velha de 3 irmãos ( todos nós somos de pais diferentes) e no meu caso minha mãe sempre priorizou o s3x0 nos relacionamentos dela (ela nunca casou) e nesses meus 32 anos eu vi muitos homens passarem pela nossa vida pq ela os colocava dentro de casa. Ela nunca teve o cuidado de evitar que eu ouvisse os momentos íntimos dela com esses homens e muitas vezes os meus irmãos ainda bebês dormiam na mesma cama que a minha mãe e o pai deles (ou nao). Mas eu nunca pude falar o quanto isso me afetou. Eu tinha uns 8 anos quando comecei a ouvir os barulhos no quarto dela que era ao lado do meu na época e a me perguntar sobre isso, quando tentei falar sobre isso eu já era adolescente num momento em que eu não aguentava mais e a minha avó estava presente, ela disse que eu não tinha nada a ver com a vida dela e devia respeito a ela pq ela era minha mãe, me xingou e meu deu um tapa na cara. Fiquei com muita raiva e isso só parou quando eu saí de casa com 24 anos. Sem contar todas as outras características que vi nesse vídeo e em outros tbm, mas isso me marca até hoje.
Eu tenho 17 anos e te entendo, infelizmente eu descobri o sex0 muito nova. Minha mãe narcisista fazia sex0 com o meu padrasto na mesma cama que eu dormia SEMPRE, e acabou que eu com 5 anos já sabia oq era...
@@kllawyr Meu Deus😪 sinto muito! E depois quando nos tornamos adultos e nos afastamos, ainda perguntam pq não vamos mais na casa delas, pq não visitamos, "esqueceu que tem mãe" como diz minha mãe. E muitas vezes esqueço mesmo. Vou visitá-la mesmo só quando necessário. Sair de casa foi a melhor coisa que fiz em.toda a minha vida.
Lendo seu relato, lembrei do filme Preciosa.
É meio parecido com o que lhe aconteceu.
Fred, faz sobre as sequelas e como curar a criança ferida.
Pode ter características dos três tipos?
@@marinasodre2988 pois é a minha mãe já passou por todos os tipos, agora ela tá na dramática, mas as vezes vagueia para a tirânica , a vaidosa quase não aparece mais!
Thais Sikes reconheço minha mãe nós três tipos, mas o mais comum é o dramático tb, alternando com ataques de raiva.
Tive até pesadelo depois que vi esse vídeo
corta relações total, contato 0, se tiver gente que vc conversa que passa informações suas pra ela, corte relações com essa pessoa tb, ou não fale muito da sua vida. Vc vai ver que a cura vai ser alcançada mais rápido. Foi o que fiz depois de tanta desgraça que passei.
Sim!! São inúmeras sequelas🤦
Minha mãe já chegou a me falar que me bancaria a vida inteira mas não queria q eu namorasse e me casasse, pois, fui educada pra viver só pra ela. Foi qdo estranhei a forma com q ela descrevia q homem não prestava, q ela não valorizava minhas conquistas e não me deixava ir além. Ainda não aceitava meus relacionamentos com medo de me perder de eu ir embora de casa. Entenda, minha mãe tinha um nacisismo velado e eu cresci em um lar de mulheres guerreiras, porém, que mulher não tem q depender de homem nenhum. Mas tudo essa educação foi me passada de forma irracional e super protetora.😕E ela sempre se faz de vítima, ela nunca erra e se o faz não pede perdão. Sempre tive q pedir perdão mesmo ela errando. Faço terapia, e descobrir q mamãe é muito controladora e tudo q eu faço necessito da aprovação.😓
Descreveu exatamente o que aconteceu e acontece comigo, pior que meu pai é a principal vítima dela hoje em dia, já que eu e minha irmã evitamos dar palco para os dramas dela.
Com exceção de que ela nunca foi direta sobre a questão de namorar e casar, mas ela sempre quis a gente por "perto", mas prefiro continuar bem longe dela.
Que bom que você está enxergando esse padrão tóxico, é o primeiro passo para sair dele 👍
Tenho uma mãe narcisista e isso afetou muito minha vida. A algum tempo descobri um curso da Virgínia Coser de como superar mães narcisista, e sinceramente, esse foi o melhor investimento da minha vida. Você que também passa por isso irá me entender. Vou deixar o link para quem tiver interesse em conhecer, no momento ele está com desconto de natal 10% (NATAL10). O curso muitas aulas e ainda temos acesso a um grupo para poder conversar com outras pessoas que também passaram por isso.
go.hotmart.com/U44507374Y
Minha mãe tbm fala isso namoro um menino a 2 anos e ela n sabe....com fe em deus vou morar com ele logo e vou sai das garras dela....ela quer q eu e minha irmã fique para titia arrumando a casa pra ela essa mulher é sem noçao
Mãe narcisista é o que corroi a felicidade e a integridade das sobreviventes. São muitos gatilhos que nos levam de volta ao espiral de angústia e frustrações que nos sugava para o fundo do poço que traz memórias do cárcere.
Só quem se libertou do cativeiro sabe os traumas e fantasmas que carrega.
É preciso de muita terapia. Recomendo economizar e fazer renúncias para poder investir em terapia.
Sem terapia é impossível ter validação dos nossos sentimentos.
Terapia é essencial, mas o autoconhecimento e reflexão sobre si mesmo melhora muito também. Foi o que me ajudou me curar sendo órfã de pai e ser filha única de mãe narcisista.
@@anaquinins parabéns pela coragem. Go ahead!!@@@@
Estou fazendo terapia. Faz quase 20 dias que descobri que minha mãe é narcisista: dei uma surtada, quase adoeci, fiquei uns 5 dias sem falar com ela. Comecei a fazer terapia ontem.
Oie SOS KIKA....se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
isso mesmo. tem que fazer terapia.
Minha mãe é do tipo tirânica (ruim e relapsa) com as filhas. Só quem já viveu sabe a dor de ter uma mãe assim. Além do julgo da sociedade "mãe é mãe". Estou em contato zero a 4 anos e mesmo assim não consegui me "curar" de tudo o que passei. Hoje quero muito fazer terapia e aceitar que a culpa não é minha de ter uma mãe assim e me aceitar por tal situação. Obrigada pelo vídeo, é necessário falar da existência dessas mães perversas.
Oie Juliana..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Tive uma criação muito protegida, eu não podia nem ir na padaria comprar o pão, pertinho de casa.
Hoje escuto que não sei resolver nada, que sou muito dependente.
Me compara com pessoas bem sucedidas, falando que esperava que eu fosse assim, mas não dei esse orgulho pra ela.
Critica meu corpo, me chamando de magra, que mulher precisa ter corpão, que ela quando era nova tinha cintura fina mas tinha pernas grossas, quadril largo...
Tenho metabolismo acelerado não consigo engordar, ela me comparar me deixa triste.
Ela magoa e nunca pede desculpas, sempre muda a situação, falando que ela que foi magoada, grita o tempo todo com meu pai, fala da mãe dele na presença dele.
Sempre resolvo as coisas dela, levo pro médico, ajudo pagar exames e remédios, mas quando ela me magoa e eu me afasto, ela fala que não dou atenção, que não me preocupo.
Fala que a saúde dela não é mais a mesma que logo vai morrer e eu vou sofrer por não ficar mais próxima dela.
Não aguento mais, me sinto um monstro, a pior pessoa do mundo, às vezes quero morrer pra não ter que viver mais essas coisas. 😭
Sempre que me afasto, ela chora falando que se dedicou a vida toda pelos filhos, mas não valeu a pena, chora falando que me ama e que eu não a amo.
Eu amo minha mãe, só não quero mais ouvir essas coisas que me deixa muito pra baixo, viver uma situação assim é desgastante demais, tô sempre me questionando, com receios de incapacidades 😭😭😭😭
Minha mãe tem características dos 3 tipos que vc citou..hj tenho 49 anos, não me casei, não tive filhos, não me formei, não consigo emprego nem pra panfletar, sou um fracasso e não sei como sair disso...
A número 2 é a pior , ela , quando todos estão se matando uns aos outros , por causa dela , respira fundo , se acalma e sorri ! Juro , sorri de satisfação !
Tenho 52 anos e fazem poucos meses que descobri que esse tipo de mãe existia, impressionante como ela é exatamente assim,muito triste tudo isso, elas são malvadas,simplesmente elas não tem coração, e eu sempre achei que a errada era eu,agora me afastei,cortei relações e quer saber?estou mais em paz,mais tranquila, porque eu chegava a passar mal quando via que era ela que estava me ligando, que pena tudo isso 😦
Eu também Mac tenho 52 anos e só agora estou perceberia que minha mãe era uma MN, ela hoje tem 82 anos e processo de demência e não bem lidar com isso.
Pfv, entre em contato comigo. Descobri isso aos 51. Passei toda minha vida sem entender nada. Sinto que não tive una vida própria.
Quando adolescente eu cuidava de um menino de 3 anos, (filho de uma vizinha) quando ele chorava, ela tapava a boca dele com a mão e dizia "engole o choro". Eu ficava com muita pena dele, ele era bem pequeno e não podia chorar.
O que mais dói em ser criada por uma narcisista manipuladora é que elas possuem 1 falta de empatia gritante!!!
Descobri em 2018 o narcísismo materno me fez enlouquecer de uma tal forma que perdi até meu emprego, mas hj estou feliz. Minha mãe é a narcísista sofredora, tanto que e sai de perto dela quase aos 40 anos.
Oie Fabiola...se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Vim correndo ver esse vídeo. Excelente! Só quem conhece sabe.
Oie Carolina...se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Quando tive meu primeiro relacionamento aos 18, meu namorado trouxe uma rosa para mim e para minha mãe, querendo ser gentil. Mas, na frente dele, ela fez de tudo para me deixar envergonhada. Assim que ele saiu, ela disse: "Vou acabar com esse namoro, você não é melhor que eu pra ter um namorado." Pouco depois, terminei a relação só para evitar mais humilhação, e desde então, percebi que se tornou um padrão meu evitar relacionamentos e quando entro em um, termino em pouquíssimo tempo, dizendo ao namorado que ele merece uma pessoa melhor que eu...
Já tem muitos anos que não convivo com minha mãe narcisista. O contato eh esporádico. Quando ela precisa, liga para pedir alguma coisa, normalmente dinheiro, ou para se vitimizar. Convivi com ela até parte da adolescência, depois fui morar com outra família, e mesmo assim foi tempo suficiente para sofrer inúmeros abusos. Até pouco tempo eu ainda tinha pesadelos de que estava voltando a morar com ela por algum motivo. Acordava sem ar, suando e coração acelerado. Aliviado do susto, passava o dia agradecedendo por ter sido apenas um pesadelo.
Foi melhor descrição que eu já vi !!! Imagina ter uma mãe que é mix desses subtipos.
A minha MN é a pior de todas, surra, fome, humilhação, xingamentos e muito deboche!
Minha mãe também é muito cruel. 😔
Narcisista Perversa...
Aí senhor quanto sofrimento
Ela te deixava passa fome??
Oie Sueyla..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
O que lembro da minha mãe quando era pequena: eu esperava o dia todo pelo meu pai... a tarde toda eu não lembro dela... de fazer nada com ela. Era muito volúvel em muitos sentidos quando jovem, a vi traindo meu pai na minha cara mas ela pensou que eu não notava, fazia de conta que não via...
Muito vaidosa realmente...
Eu não sei o que é aquele colo e carinho de mãe... sentir falta e necessidade. Buscava isso no meu pai... ele supria tudo.
Quando ficava doente eu ia para a casa da minha tia ou da minha vó, e meu pai ia buscar.
Fez um aborto, ouvi toda a conversa com meu pai. Eu tinha uns 13 anos, foi algo que fez um violento mal para o meu psicológico, a partir desse momento, eu tive psoríase... fiquei tão triste, porque o motivo foi ruim demais para a minha cabeça naquela época... "ir para a praia, não teriam dinheiro para criar o novo filho, teria que recomeçar novamente"... eu chorei tanto, mas tanto... e me peguei chorando por muitos anos... não crítico quem aborta, cada um faz e arca com as consequências de seus atos... enfim...
E agora, vive exigindo atenção, exigindo que cuide da minha vó que pelo amor do pai do Céu, fala mais que sei lá o que... que me deixa tão mal de tanto que reclama e fala as mesmas coisas todos os dias, e tem algo junto dela que me faz mal espiritualmente... nota: as duas juntas brincam o tempo todo... a outra filha, muito tóxica também, tomou conta da casa da própria mãe e ela (minha vó) acabou saindo de lá, pq brigavam tb muito e minha tia colocava as coisas dela fora... família Chernobyl... elas brigam mas andam grudadas... eu não suporto mais esse tipo de coisa.
Misericórdia, busca o colo de Deus, Ele tbem tem amor de mãe para suprir toda essa falta e pode curar todos esses traumas .....infelizmente seu pai concordou com isso e vai pra conta dele também no mundo espiritual !
Procure o vídeo da pastora Tânia Tereza, consequências do aborto !
Em alguns vídeos ela faz oração no final ! Creio que dê alguma forma vai te ajudar !
minha mae me xinga, me humilha, me bate, as vezes me proíbe de sair e pega meu celular. ninguém me apoia ou tenta me ajudar, meus irmãos justificam as atitudes q ela tem comigo falando q eu q tenho culpa, sei como ela è e chamo ela de. louca ou se sei como ela è pq só não faço oq ela quer, sabe. Minha mãe começou a namorar um cara e não faz mais nd certo, não faz dispensa e só compra bebida, ou esconde dinheiro e deixa nd em casa pra sair com ele e se algo dar errado nos planos dela a culpa è minha, ela procurar qualquer motivo pra brigar cmg. Estou fazendo um acompanhamento no pisicologo, ela foi ontem cmg e eu não disse nd, eu tenho medo de falar oq ela faz e td mundo fica contra mim, ou ela me bater dnv.
Vc está descrevendo meu pai. Ele era assim. Aparecia de vez em quando, trazia presentes, beijava, tratava bem e sumia
Eu já pensei que eu fosse adotada, porque minha mãe me trata muito diferente dos meus irmãos 😭😭
Ela sempre me coloca para baixo eu não aguento mais
Oie Cryslane..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Eu tbm 😭
Eu tb pensava até descobrir a explicação no narcisismo.
Também me sentia um lixo e achava que eu era adotada
Chegou a falar na minha cara que ela devia ter tido apenas a minha irmã mais velha que ela sempre idolatrou e meu único irmão. E que nós duas as últimas que nasceram não deviamos ter vindo ao mundo porque assim ela teria sofrido menos e tido mais tempo pra ela.
Minha mãe me perdeu, quando eu tinha 7 anos no centro de bh e quando eu, com ajuda de 3os consegui chegar em casa me colocou de joelhos e braços abertos em cima de caroços de feijão.
O que virou o jogo para mim foi descobrir que a, gente é "alvo" e não "vítima" de narcisista. Isso deu-me outras chaves de compreensão, a partir daí, uma caixa de ferramentas se descortinou p eu lidar com a narcisista perversa que muito me abalou. Houve tristeza, houve luto, mas hj agradeço a situação, sinceramente. Cresci demais depois desse tombo. E ainda pude ajudar algumas pessoas que passaram por uma situação parecida. Sam Vaknin explica. Fred explica. Obrigada por postar esse conteúdo.
O lance de "vítima" acaba por nos deixar mais depressivo!
@@setembroflorido7998 sim, nos coloca na posição de indefesos, claro que o contato com narcisistas perversos nos deixa vulneráveis, mas a partir do momento em que abandonamos a posição de vítimas começamos a retomar nossa força.
Vei!! Perfeito... Fica até mais tranquilo de olhar pra pessoa sabendo que o problema dela não é contigo, e sim com ela mesma
@@eissoai4784 até que enfim os homens apareceram nos comentários meses vídeos, compartilhe esse vídeo com os outros homens se souber que eles precisam, por favor.
@@eissoai4784 nesses*
A minha mãe é a número 2.
A infância e a adolescência foi o pior pesadelo, a fúria narcisista é algo terrível.
Minha mãe é narcisista mais amena, era tiranica mas com idade se tornou dramática.
Muito obrigada!!! Hoje eu entendo porque minha mãe chamava as 2 úlceras no estômago dela pelo meu nome e do meu irmão.
Aqui, descobrimos (eu e minha cunhada) no seu primeiro vídeo sobre o assunto o porquê do meu relacionamento com meu irmão e nosso com nosso pai era tão ruim. Eu e meu irmão nós reaproximamos depois de entender um monte de coisas... e agora não caímos mais nas histórias... nossa vida melhorou absurdamente... mas sobrou cada vez mais pra cabeça do meu pai. Ele está sendo engolido por ela... falei com ele, ele concorda, mas não sabe o que fazer... e nem quer fazer nada... 43 anos de casado... complicado...
Oie Amanda..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Amanda o meu pai foi embora, estou aliviada por ele. Pq se não estaria mais angustiada de ver ele sofrendo com minha mãe. Agora só tenho que me preocupar em resolver entre eu e ela. Ele tá bem melhor.
A minha era parecida com a característica da segunda, gostava de brigas, de contendas, paria que nem prear e dizia que não gostava de cuidar dos filhos, jogava sempre para mim e meu irmão, me batia eu era o bode expiatório da casa. Só aguardei completar 18 anos para pularmos fora eu e meu irmão, saímos de perto dela, estumamos depois de adultos e concluímos nossos estudos com sucesso. Morreu abandonada tanto por mim como por ele. Obrigada pelo vídeo.
A minha mãe tem as três características. Quando era jovem, era extremamente vaidosa, agora que está idosa tem as duas últimas. Incrível que tudo bate certinho.
Ótima explicação e características bem marcantes de cada tipo de personalidade! Eu fiz 40 anos recentemente e só agora estou entendendo o porquê que toda minha história familiar ter sido tão traumática. Dá uma sensação muito ruim saber que vc passou a vida sendo vítima de alguém de quem se esperava amparo, aconchego, carinho.
O fundo do poço é bem dificil pra quem nao tem recurso pra quem nao tem ninguem.
Meu Deus, agora tudo faz muito sentido.
Oie Abel..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Não tive uma mãe narcisista, mas tive um pai. Felizmente ele não me criou. Ele preferiu me deixar com minha avó. Depois me casei e passei 16 anos com uma sogra narcisista e um marido que fingia ter uma mãe normal. Eu adoeci e preferi me divorciar. Narcisistas são vampiros e sugam a energia, a vitalidade e a felicidade onde estiverem. Hoje estou casada e faço parte de uma família normal. Desejo força e fé, duas coisas que me ajudaram, juntamente com a certeza da existência de um Deus maravilhoso que me ajudou a sobreviver a todos eles.
Minha mãe é do tipo 2 , tirânica ! Hoje tenho 47 anos e vivie mais de 30 anos sem entender as situações difíceis que vivíamos dentro da nossa família !Eu cheguei muitas vezes a pensar que eu não fosse filha dela , só que sou filha biologica ! Ela me tratava diferente do meu irmão , eu só tenho deveres , sempre me esculhambou , ostigou , oprimiu , sempre me batia , e eu casei , e veio as minhas filhas aí ela chigava às minhas filhas , uma a repreendia enfrentava , colocava ela no lugar dela , e a outra neta se afastava e se magoava ! Só que me afastei faz quase 15 anos , agora só existe eu como filha , hoje tá doente anpultou a metade do pé e está com Alzheimer eu mando ajuda , compro os remédios , agora tô vendo as cadeiras de banho e de rodas pra ela , já nós falamos pelo vídeo chamada mais não sinto falta , nem vontade de vê lá não , as minhas filhas não querem nem vê lá ! Hoje sei que existem pessoas que fazem amigos na rua e inimigos dentro da sua própria casa ou família muito triste isso ! Muitas pessoas pregam , Filhos honra teu pai e tua mãe ,para que vivas bem , mais esquecem de ler em seguida , pais não provoque a irá no coração dos vossos filhos ! Eu hoje falo com a piscologa e o neurologista que a ajudo até onde der pra mim não me machucar ou sofrer ,hoje me blindei me afastei foi a melhor coisa que fiz ! Antes tivesse tomado o conselho do meu pai , mais tentei unir ter comunhão mais não teve jeito não ! Hoje me sinto madura e resolvida sobre ela ! Hoje falo sem sofrimento sem ter raiva dela ! E digo a todos que sofrem se não dê pra tá perto vá pra longe se afaste e se ela ou ele caso seja o pai , mais quando eles precisarem de você ajudem ! Não haja da mesma forma pois a maldade deles tem que ser só deles e não em nós ! Nós nascemos deles mais não somos iguais a eles , podemos ter atitudes principalmente com as nossas riquezas chamada de Filhos ! Trantem seus filhos com você gostaria de serem tratados e amados independente de qualquer coisa! Minhas filhas o melhor que existem de mim ! 🙏🙏🙏♥️♥️♥️Eu aprendi a amar , proteger , cuidar e adimirar as minhas filhas amadas ! Presente de DEUS para minha vida tento fazer diferente com os meus amores chamado de família , esposo , filhas e pai ! Sim meu painho amado não tem o meu sangue mais existe amor , respeito e carinho ! Sempre digo que o nome do meu painho é AMOR !🙏🙏🙏♥️♥️♥️
A minha mãe durante a minha adolescência era a narcisista tirânica. Sempre me humilhava, gritava, fazia terror psicológico por absolutamente qualquer coisa, me fazia sentir incapaz, incompetente e controlava absolutamente todos os meus passos, as roupas que eu vestia, se eu podia ou não cortar o cabelo. Agora que está velha, fica nessa de se fazer de pobre coitada... é comum ter essa mudança ao longo da vida?
Gente... eu to em choque ... de verdade.🥺
Entendo perfeitamente esse tipo de mãe narcisista. Incrível , vc descreveu minha mãe.
A minha mãe é o tipo 2, estou vendo a hora de enlouquecer nessa quarentena 😔
Oie Zaysis..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Tenho uma mãe narcisista e isso afetou muito minha vida. A algum tempo descobri um curso da Virgínia Coser de como superar mães narcisista, e sinceramente, esse foi o melhor investimento da minha vida. Você que também passa por isso irá me entender. Vou deixar o link para quem tiver interesse em conhecer, no momento ele está com desconto de natal 10% (NATAL10). O curso muitas aulas e ainda temos acesso a um grupo para poder conversar com outras pessoas que também passaram por isso.
go.hotmart.com/U44507374Y
A minha é do tipo 3 e eu tbm estou quase pirando
Como pode ser uma mãe narcisista uma velha uma mulher que só batalhou para criar seus filhos, deu as melhores educação, criou sozinha, sua filha cresce começa a trabalhar , e faz da sua mãe uma verdadeira empregada porque ela não sabe nem mesmo lavar suas calcinhas, arruma um namorado traz para casa de sexta feira, o cara do cone dorme e relaxado, traz roupas oara a mãe dela lavar eu perdi completamente minha privacidade dentro de minha própria casa já não aguento mais, eu não tenho marido vivo a minha vida inteira em função deles e ainda me chamam de nacizista! Sou rancoroso sim mas foi consequência da minha vida em função deles . Canseiiiiiiiiiiii me ajude
@@rienihartcopfe8502 pela forma que você está relatando muito provavelmente você é sim narcisista. Talvez você faça as coisas não por amor mas por querer manter o controle e colocar a culpa neles. Minha mãe também dizia que não era capaz de nada ou que não fazia nada e hoje vejo que além de eu fazer e nada agradar, ela ainda na verdade não me queria realmente livre, realmente vivendo minha vida. Ninguém gosta de estar com uma pessoa rebaixando a gente o tempo todo independente desses "favores" que são mais pra atacar na cara da gente do que pra ajudar.
A minha, enfim, está se mudando pro canto dela... Vitória da terapia após eu adoecer a ponto de tentar suicídio... Enfim consegui dar um basta!
Oie Luciana..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Sabia que a minha mãe era narcisismo! Mas descobri que ela é os três tipos!!!
A minha foi tirânica durante toda a minha infância e depois que perdeu o controle dos filhos se tornou dramática
Assisti todos os vídeos do youtube a respeito desse assunto, mas este foi simplesmente PERFEITO. Todas as características citadas são muito reais e constantes nessa mãe, e consequentemente, o sofrimento provocado nos filhos ao longo de toda uma vida também. Parabéns! Já ouviram falar de mães que, ao enviuvarem, (e estou dizendo, por volta de 80 anos de idade!) de repente se jogam em aventuras sexuais, promiscuidade, sem medir consequências de seus atos, como uma demonstração de sensualidade e juventude? Pois é. Eu testemunhei isso. Essa mãe é a síntese perfeita dos 3 tipos citados. Uma história dolorosa, que encontrou explicação e desfecho através desse vídeo.
Descobri em 2017 que minha mãe é Narcisista.
Até então eu achava que a errada e problemática era eu!
Que bom, Fred, você fez esse video!!!! gostaria que você abordasse mais esse assunto.
Um grande beijo!
Oie Jakeline...se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Acho a minha é um mix das três! Olha q triste ... o jeito é se libertar!
Oie Dra Natalia..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
A minha é a tirânica com pitadas de vaidosa e sofredora, dependendo da necessidade. Fui o bode expiatório até ter independência e sair de casa. Uma vida inteira vítima dos maus-tratos psicológicos e físicos e da negligência dela, sentia-me órfã de mãe viva. Quando ela vestia a moldura de vaidosa, comportava-se como adolescente nos gestos e nas roupas. Flertava com vários homens e parecia que regressava na idade, competia comigo, invejava qualquer coisa que eu tivesse ou fizesse. Chegou ao extremo de colocar um piercing porque comentei que colocaria (sendo que levei surras por gostar de tatuagens e piercings, e ela dizer que era coisa de bandido). Quando adoece é um show, se recusa a ir ao médico, chora, diz que vai morrer e que ninguém se importa com ela, além de inverter os papéis e se colocar como a criança que não sabe fazer nada sozinha. Tenho 30 anos e por muito tempo achei que tinha o dever de salvá-la, hoje vivo um dia de cada vez. Quanto mais longe melhor! Desejo paz, mas quero distância.
Fui diagnósticada com depressão e com isso minha mãe teve que conversar com a terapeuta...
Ela ficou com ódio de mim por estar com, "como assim você está triste depois de tudo que fiz por você?"
"Eu faço de tudo pela minha filha e vocês acreditam que ela ainda está c depressão? Essa geração de hoje, estou perdida, não sei o que faço, onde errei, o que posso fazer, sabe? Depois de tudo que fiz" - diz pras amigas delas, parentes, e pra mim diz "se mata logo", " eu tentei mesmo, te dei tudo, quer se matar então se mata", "se eu já te fiz mal, também, isso não é sofrer, eu sofri de verdade, você não faz ideia do que passei" - muitas vezes como que justificando, também.
Nossa isso é horrível!!! Mas nao desista de viver por causa dessa pessoa tão ruim.... provavelmente ela deve ser do tipo sofredora, q se lamenta o tempo inteiro, parece q todo mundo quer o mal dela....
Você vai sair dessa!!
@@Karlosmarinho861 SIM, é o "universo contra ela"
Literalmente, ela acredita em conspiração da família contra ela.
Mas ja desisti, só que dela.
Oie Hero...se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
hoje eu estava passando mal e minha mãe me disse ... se morresse era bom mais só vai e me trazer problema
Conhecer sobre mães narcisista mudou minha vida, tantas interrogações na minha cabeça ficaram mais claras. Ela sempre disse que era coisa de louco, quando me passaram p psicóloga no quarto ano do primário, ela surtou, colocou a culpa em mim...enfim hj aos 39 anos tenho cogitado estudar psicologia, pq realmente é muito interessante, todo esse contexto de ação e reação nos comportamentos.
Oie Paula...se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Por gentileza faz um vídeo sobre filhos adultos narcisistas (filhas)
Oie Sophia...se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Com esse vídeo eu tive a certeza que minha mãe é narcisista .
Um drama que nunca acaba , sempre querendo submissão de alguns filhos , outros ela faz de tudo p ver feliz .
Muito esclarecedor, pois a minha e um pouco das 2 quer dizer pouco não, dá vaidosa passou p coitadinha pq já envelheceu , e difícil por isso os filhos não evoluiu no curso normal , demorei muito tempo para ter percepção de Tdo mais de 5 anos de terapia p entender eu e mais uma família. O atraso mental emperra essa vida e de qm estiver prox precisa de muita força e entendimento.
Oie Debora..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Queria desabafar nesse vídeo, se me permite... Eu cresci com uma mãe assim, apesar de acreditar que ela conseguia ser pior. Desde quando ela me fez ficar internada por meses no hospital, dizia pra eu fazer cara de doente e muitas das vezes misturava meu almoço todo, mastigava e cuspia, daí jogava no chão e dizia que eu vomitei. Aos 11 anos ela disse que eu não era filha do meu pai, me apresentou um cara e me disse que eu era filha dele. Foram quase seis meses onde eu achava que meu pai não era meu pai, até desmentirem a história.
Ela atacava eu e meus irmãos. Falava dos nossos corpos, desdenhava do nosso esforço e sempre desmotivava a gente, e não perdia a oportunidade de sabotar a gente. Além disso, ela tinha o hábito de largar eu e meus irmãos (menores de idade) sozinhos em casa, a semana inteira, e ia se encontrar com homens enquanto meu pai viajava (por ser militar, nunca estava em casa :/). Ela batia muito. Desde sufocar a gente com uma almofada até fazer a gente comer tanta comida a ponto de vomitar. Humilhar a gente era lei, ainda mais quando tinha visita em casa ou nossos amigos estavam lá.
Deu encima dos namorados da minha irmã mais velha, inventou pra um homem que meu sobrinho era na verdade o filho dela (contando uma história louca de que minha irmã perdeu o bebê e ficou louca, e ela foi a heroína que deu o filho pra minha irmã). Uma vez ela disse pra gente que tinha câncer e a gente entrou em desespero. Já faz uns dez anos e nunca conseguiu fazer o tratamento, nunca vimos um exame sequer e nem deixava que a gente acompanhasse ela as consultas.
Ela mente na nossa cara, distorce TUDO, tanto que eu chegava a imaginar que eu estava louca, que eu imaginei tudo aquilo. Ela mente tanto que eu não consigo acreditar em uma dor de cabeça dela, em nada nada nada que ela diz.
No Facebook dela só tem postagem dizendo que as pessoas têm inveja dela, sempre mandando indireta pra alguém, sempre dizendo que as pessoas querem pisar nela e ela fala cada coisa... É vergonhoso! Ela arruma briga com todo mundo e mente TANTO! Dá nomes, inventa locais do acontecimento, data e hora!
Eu saí de casa porque não aguentava mais. Eu fui assaltada antes disso, fiquei muito assustada, e ela sempre piorava minha situação. Dizia que teve assalto na rua, dizia que ia acontecer de novo e uma vez chegou a pedir pro entregador da quentinha me dar um susto na rua quando me visse de moto. Passei a tomar remédio pra ansiedade e tinha terror noturno quase todos os dias. Numa dessas noites, ela fez cara feia pra mim porque acordei ela e me deixou passando mal no banheiro. Dei um basta saindo de casa. Ela me afeta tanto TANTO que mesmo morando numa cidade beeem distante, ela ainda me esgota quando me liga. Me esgota de eu sentir dor de cabeça, náuseas e calafrios. Eu ainda tenho medo de tomar uma decisão sozinha por receio do que ela vai achar. Sinto que isso só vai acabar o dia que eu morrer... Ou ela.
Pelo jeito que anda as coisas, acredito que eu vou primeiro...
Tenha fé! Força minha amiga! Você não está só. Você descreveu tudo que passei ao longo dos anos em minha vida. Se precisar conversar pode me chamar: 84 988433609.
Minha mãe resolveu fazer plastica às vésperas de meu casamento é eu tive que cuidar dela além de tratar meu casamento. Depois, ficou toda feliz ai me contar que muitos disseram que ela estava mais bonita que A noiva....kkkk
Um pouco de recalcado ou inveja
KKKKKK ri com respeito
Kkkkkkkkkkkkkkk a cara da minha fazer isso so n faz pq n tem $
Acredito que fui uma mãe péssima, pois trabalhava os três turnos para não faltar comida e roupas para minhascrianças. Não tinha paciência com as minhas crianças, vivia brigando com meu matido. Às vezes chegava em casa tão cansada que deitava no sofá e só levantava no outro dia. Mas se.pre dei o melhor que podia para meus filhos. Hoje conversando sobre isso e eles falam que eu vivia cansada por isso que brigava muito vom eles, eles entende que fui a melhor mãe que eu podia ter, vejo que me amam e eu uns amo mais que tudo na vida ate hoje são minhas crianças mesmo sendo adultos!❤❤❤
Fred, apesar de tanto sofrimento , seu video ajudou tanto a mim e meus irmãos...fez tanto sentido, temos tanta sequelas...não é fácil. Muito obrigada por esses videos, bjs
Oie ana Claudia..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Passei por isso minha vida inteira, sempre soube que minha mãe não era normal, mas só depois de seu falecimento consigo identificar seu transtorno. minha mãe só não era vaidosa, mas, gostava de causar intrigas e se fazer de vítima. As consequências em minha vida foram muitas, apesar de eu ter batalhado muito pela minha independência e hoje considerar que venci. Engraçado que eu passei a vida toda tentando melhorar a dela e foi em vão..... achava que era depressão (talvez até fosse), pois nada a fazia feliz. Meu irmão mais velho era o xodó dela e se tornou uma pessoa bem dificil de conviver (talvez sofresse do mesmo transtorno), meu irmão do meio, era o invisível, e eu era a razão da desgraça dela e culpada por toda sua infelicidade por ter nascido menina. Tenho receio de ter agido mal com meu filho inconcientemente em algum momento da vida, pois ele faz terapia e já atrinuiu a mim ser uma mãe controladora. Eu não me enchergo assim, pois sempre o apoiei em suas decisões. De qualquer forma, sei que não sou perfeita, mas tenho a tranquilidade de ter feito o melhor que pude em cada ocasião,
Mãe narcista também tem filho homem. Obrigado pelos vídeos
@Ayumi nunca li pesquisa nenhuma com dados que confirmam o que vc falou... e mais, muitas familias não tem filhas mulheres, apenas filhos
@Isabele não Isabele. Homens também passam por isso e talvez na mesma proporção. Não sabemos. A única certeza é que homens não falam ou vão atrás de conversa sobre sentimentos/emoções. Por isso poucos homens em canais de psicologia. Quantos homens você conhece que cuida da saúde física? Imagina a saúde mental.
Oie Rafael...se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Verdade, é foda!
@@rafaelmendes2608 eu conheço uma narcisista que tem dois filhos. Ora o mais velho é dourado, ora bode e vice versa com o mais novo. Mas a parte de rivalizar e invejar, ela ira fazer com as noras...
Finalmente um video que fala de varias personalidades! To cansada de "mae narcisista n ama os filhos e ela é pessima" gente, nao!
Eu já fiz terapia algum tempo, mas nenhum psicólogo me entendia quando eu dizia as características da minha mãe, e o como me afetava emocionalmente. Eu tenho depressão, já tive sindrome do panico, enfim....
na adolescência sempre lidei com esse problema me afundando nas drogas. Ela nunca percebeu, nunca notou. Nunca fez a pergunta: vc tá bem? Eu me distanciava, sempre fui mais calada, e era tratada como rebelde, chata...
A questão da beleza, do corpo, sempre foi um agravante pra ela. Ela sempre me dizia (e ainda fala), que a gravidez acabou com o corpo dela, e além disso tirou toda a liberdade, ela deixou de fazer várias coisas.. inclusive faculdade.
Meus pais se separaram, e teve um episódio, que quando eu tinha 14 ou 15 anos, que iria entrar para o 1º colegial, ela disse que não ia pagar escola pra mim (eu sempre quis fazer Biologia na Unicamp, então queria uma escola com um ensino médio bom para isso) que naquele momento era hora dela estudar, era a vez dela. E então ela fez faculdade.
Hoje, com 30 anos de idade, ela ainda compete comigo pra ser a mais bonita, parecer mais jovem do que ela é, se eu engordo ela faz eu me sentir um lixo, nunca me elogiou. Ela só me "elogia" na frente de alguém ( tipo, dos meus sogros), ou de alguém que ela conhece pouco.
Lembro que para a minha família, ela só falava das coisas q eu fazia de errado. Expunha tudo o q acontecia comigo, onde eu me sentia envergonhada.
Nunca me senti a vontade, nem segura e muito menos tive abertura, pra me abrir emocionalmente. Por exemplo, hoje ela sabe q eu vou à psiquiatra, tomo 3 tipos de remédio, e ela nem se quer me perguntou o que eu tenho, se eu tô bem...
Desculpem o desabafo... mas nunca consegui tratar isso na terapia, nenhum psicólogo me entendia, e a minha culpa só aumenta. Poder encontrar videos como o seu, Fred, e relatos nos comentários, me sinto mais acolhida.
Beatriz, sobreviventes não têm culpa.
Veja também outros vídeos sobre Mães Narcisistas nos canais de Anahy D'amico, Elisabeth Zamerul, Virgínia Coser, Taryana Rocha e Sobrevivendo ao Narcisismo, o conhecimento LIBERTA.
@@ivi8060 Muito obrigada pelas dicas! Realmente, hoje vejo que não temos culpa. Mas ainda é difícil se livrar desse sentimento. Vamos seguir trabalhando nisso!
Obrigada mais uma vez.
Minha mãe é do tipo que passou a vida toda culpando os filhos por TD de ruim que aconteceu na vida dela, por tds as escolhas dela. Ela nunca está errada, e sempre terá o "controle" de tudo. Oq eu acho mais estranho e o tratamento na frente das pessoas e quando essas pessoas vão embora . Nunca serei amado de vrdd por ela e isso me dói, mas hj com 20 anos isso n tem mais importância, triste esse tabu que é tão presente na vida de mts crianças e adolescentes
Minha é a mistura da segunda com a terceira ... Só Jesus Cristo na causa !!
O Fred descreveu minha mãe no terceiro exemplo. A vida inteira ela simulou problemas de saúde e boa parte da vida ela simulou uma psicose, sim parece um absurdo mas ela conseguiu esse feito. Sempre achei estranho ela surtar em certos momentos e outros não, ser incapaz pra certas coisas e outras não, foram 33 anos vivendo nesse inferno, há dois anos descobri a farsa de uma vida toda após o falecimento do meu pai. Faço terapia há 12 anos, não consecutivamente e troquei de terapeutas nesse período, confesso que alguns acabaram piorando minha depressão e ansiedade por não ter experiência nesse assunto. Só nós que viemos dessas origens sabemos o quanto é difícil viver, entender muita coisa, se livrar de certos monstros e ter uma vida saudável.
Fred, estar com a minha mãe é muito difícil. Observo nela a mãe narcisista vaidosa e ela sempre está competindo comigo (sempre!). A posição dela frente a vida me lembra muito a mãe da Alex na série 'Maid', queria te pedir para falar um pouco dessa série e da relação entre a Alex e a mãe dela, Paula. Me identifiquei demais. Seus vídeos são de grande importância e ensinamento para mim!!
Adorei esse vídeo! Tem um site muito bom com várias informações, se chama CEPPERT - Centro de Estudos e Psicoterapia para Relações Tóxicas. Lá tem material de graça e eles indicam terapia também para quem vive com mãe narcisista. Estou fazendo terapia online com eles e está sendo muito bom.
Agradecemos sua indicação! E estaremos sempre de portas abertas para você e todos aqueles que buscam a libertação. Nosso site é www.ceppert.com.br 🌻
@ Eu que agradeço.
Minha mãe faz o perfil sofredora. Obrigada por nós ajudar a entender toda esse problemática,e buscar nos libertar.
Minha mãe parece sempre querer ser melhor que eu na maioria das coisas, eu sempre gostei de cavalos e decidi começar a praticar o esporte para competir e me destacar, conheci um cavalo traumatizado e consegui ganhar a confiança dele, dês que o conheci minha mãe não larga o pé dele e agora parece que acha q o cavalo é dela e não meu, eu sou MUITO ciumenta, tentei conversar sobre isso mas ela não me escuta, dps de montar no meu cavalo ela veio pra casa como se fosse especialista (não que eu seja, mas ela veio se achando como se ela tivesse ensinado o cavalo), falando sobre oq aconteceu, q ela ia desistir mas veio a amiga dela e disse que ela era ótima e bla bla bla, ela contou como se fosse perfeita né, ela também disse que ia treinar sozinha como se fosse boa demais para aprender de outras pessoas. Antes eu estava me incomodando mais, mas ao perceber que não posso impedir de muitas formas, me acalmei, a única coisa que eu posso torcer é que ela desista de competir ou perceba o quão desconfortável é isso pra mim.
Então, a minha é o tipo 3 com traços do tipo 2. Realmente, não deixa.os.filhos escaparem dela e quando isso acontece, não aceita esse fato. Muito doloroso.
Oie Michele..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
A minha tbm,e o pior q faz de tudo e ainda acreditam q estão certas em agir assim!!vai dizer q não tá certa pra ver
Inacreditável como me identifiquei... Faz muito tempo q já não moro com minha mãe ..sou casada a mais de 20 anos ... Mas simmm fui criada por uma mãe narcisista infelizmente... A gente cresce com lacunas q precisam ser tratadas e fechadas .. por muitas vezes me perguntei o porq de tantas coisas ruins .....
Muito obrigada por trazer esses vídeos, Fred! Aprendi muito sobre a minha mãe com teu vídeo de 2 anos atrás e é extremamente importante que as pessoas tenham esse tipo de conteúdo de fácil alcance. Quando eu descobri que o problema da minha mãe era transtorno de personalidade narcisista, não tinha muito conteúdo em português e foi bem obsessivo (como você bem menciona) ir atrás de informação em outras línguas. O seu vídeo na época, me ajudou bastante. A terapia me ajudou e ajuda demais! Hoje tenho zero contato com a minha mãe narcisista e foi de longe a melhor escolha da minha vida.
Oie Renata..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
A minha mãe típica *vaidosa*
Fui criada por babá...minha mãe fazia as melhores festas de aniversário para mim...mas no fundo era para Ela Brilhar ... E tbm tem o estilo sofredora....
minha mãe é totalmente o #2 tipo
dizia que a gente destruía a vida dela só por existir
eu tentava sempre me manter distante dela e vivia ansiosa esperando a próxima briga, a próxima surra
era extremamente exaustiva a convivência
sempre falando sobre tragédia ou mal de alguém do trabalho
as refeições do dia sempre tinham um clima pesado
horrível
graças a deus consegui sair de lá
Esse vídeo chegou em boa hora. Eu sou filha de MN, recentemente eu arrumei um emprego e minha vida virou um inferno, ela coloca todo mundo contra mim. Eu sinceramente não sei oque fazer mais... A única coisa que eu posso fazer é continuar pra sair desse inferno que eu tenho aqui... Kkkk
A melhor coisa é vc se proteger internamente, procura por técnica 'pedra cinza" o importante é vc não dar suprimento para a MN ter com o q jogar com vc...machuca muito qdo estamos indo pra vida, conquistando coisas e isso é colocado como algo ruim =/ venho de família disfuncional e cheguei a pegar meus pais falando mal de mim no café da manhã, isso foi algo q me machucou demais mas foi uma das coisas q me abriu os olhos pra sair daquela situação indigna, vc tem todo o direito de ter seu trabalho, suas coisas e sua vida! Força que vc tem uma vida maravilhosa p experimentar, não se deixe enrolar nas teias de dramas ou nas manipulações!
@@Gabi-so7wt Nossa muito obrigada pelo apoio moça. Minha mãe ter a maior arma contra mim, jogar minha irmã contra mim. Hj eu tive um feedback positivo sobre o meu primeiro projeto na empresa e essas coisas fazem com que possamos acreditar nas nossa capacidade em seguir , estando alheia a isso tudo. Pode deixar que eu vou seguir siim. Agradeço demais o conselho, realmente. ♥️
Procure não contar seus sonhos, objetivos pois elas tentam sabotar. E quando for possível, procure um lugar para morar, que seja longe.
o youtube n avisa das resposta ¬¬ mas bem querida sobre a questão da sua irmã ser usada nessa questão isso se chama triangulação, qdo uma terceira pessoa é envolvida pra manter o domínio sobre a outra, vou te dizer oq a terapeuta me falou disso "a melhor coisa q vc pode fazer é seguir com a sua vida, quebrando o padrão de comportamento,sendo exemplo e mostrando q SIM vc pode viver a sua vida do seu jeito" tbm tenho irmãos e os amo, isso tirou um grande peso das minhas costas pq não posso abrir os olhos por eles mas posso demonstrar através das minhas escolhas.
E sobre o trabalho fico mto feliz com a sua evolução :) lembrando q msm havendo dificuldades ou erros isso é normal e faz parte, qdo estamos com pessoas tóxicas elas não aceitam erros e as vezes podemos ficam c a sensação q todos iram nos cobrar da mesma maneira.
Simplesmente não entre no jogo dela. O quanto antes, vá morar sozinha ter as coisas do seu jeito, da forma q vc planejou. Cuide-se, identificar já é um grande avanço 💞💞
Descreveu a minha mãe todinha nos 3 tipos😱😭
Muito triste. Depois de anos de sofrimento e humilhação, descobri que ela é narcisista. E agora com esses vídeos, percebo o quanto eu e meus irmãos sofremos sem saber o que era.
Fred, este vídeo faz todo sentido em minha vida e, acredito, na vida de muitas outras pessoas que têm a bênção de assisti-lo!
Um divisor de águas, com certeza!
Infinitamente grato!
Oie Marcos...se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
A minha é meio a meio Tirânica e Sofredora, estou me libertando agora, aos 37 anos, para q meus filhos pequenos n sofram influencia. Entrar no contato zero p mim, vai ser difícil, mas vai ficar mais escasso. Uma dica para quem sonha em um dia impor-se a ela, falar as verdades na cara dela, é pra SUA cura, pra ela n fará diferença, o narcisista jamais reconhecerá qqer erro!
Humm gostei...
Tinha ficado cheio de dedos pra falar do assunto naquele primeiro video... realmente um assunto espinhoso ..mas necessário. Obrigada
Oie Jhonny...se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
@@estudoadvocaciaecotidianodaju inscrita 😘
Eu tive pai e mãe e uma irmã mais velha narcisista , inclusive minha irmã mais velha até esfaqueou a própria filha , hj GRAÇAS A DEUS , EU ME AFASTEI DE TODOS !
Ótimo vídeo Fred! Já te sigo há algum tempo. Minha sugestão é que fales das mães narcisistas ocultas. Minha sogra , ao que tudo indica, é desse tipo. Meu marido é o filhinho da mamãe que aos 43 anos ainda vive com ela e é totalmente dependente emocional dela. Através de várias estratégias manipulatorias, ela mantém ele por perto, mas tudo num clima de paz e tranquilidade e vida aparentemente perfeita. Daí o que acredito ser o narcisismo oculto dela. Ela o colocou no lugar de marido (é viúva) . Nunca se intromete, nunca fala nada que possa incomodar , parece sempre concordar com tudo , tudo que for decidido ela acata, nunca me tratou mal, sempre de bom humor .... nunca reclama , se considera uma pessoa privilegiada em muitos sentidos , apesar de ter vivido períodos difíceis na vida , soube superar sem se amargar. O filho ,por isso , e outras coisas, vê nela um exemplo. Mas não vê a manipulação e o qto isso tem limitado a vida dele. Por ser um tipo difícil de perceber, gostaria de falasse sobre esse tipo de situação, por que acredito que minha sogra seja assim... a narcisista que usa a máscara social da boazinha e evoluída e que aparentemente deixa o filho livre pra fazer escolhas , desde que essas escolhas incluam sempre ela..... bem complexo. Obrigada Fred!!!
Estranho. Ela te trata bem? Pq a minha não trata mau escancaradamente, mas adora um ataque passivo agressivo. Que só eu percebo, os outros não e se eu falar fica parecendo exagero.
Oie Ingrid..se puder por favor visite o meu tema "nem toda mãe é boa nem todo mundo que pari é mãe"...se gostar por favor não sai sem deixar seu like...esse ajuda muuuiiito ..pois com ele o youtube divulga o video para outras pessoas também....meu canal é novo..mas já tenho 488 inscritos e estou muito feliz e agradecida e querendo aumentar os números e por isso pedindo ajuda...gostando...fique por lá comigo...obrigada...bju e luuzzz..rsss
Minha mãe tem as três personalidades, e isso tudo fez da minha vida um inferno, misturando isso com o fato dela e do meu pai serem controladores foi o combo perfeito para os traumas e inseguranças. Minha mãe basicamente chegava bancando a mãezona dando presente, aí depois causava intriga e depois ficava com suas lamentações sobre a vida ser "difícil" para mascarar o comportamento dela, por isso sempre preferia estar com meus amigos ou com meu namorado do que com a "família maravilhosa".O limite de tudo isso foi minha gestação com 15 anos. Atualmente eu estou próxima de terminar minha casa para viver em paz com meu namorado e minha filha, por que quando descobrimos a minha gravidez minha mãe veio bancar a maior apoiadora e depois foi só desgraça, ameaçou me bater enquanto eu carregava um ser dentro de mim, depois durante um dia que ela estava na sua revolta e fazendo seus dramas me deu um tapa na cara, humilhação pura, e até hoje quando eu ouso contrariar as vontades dela ela ameaça me bater, então tudo o que eu mais quero é sair debaixo do teto dela e dar muito amor para a minha filha pois eu não quero que ela sofra como eu.