Acredito que pouquíssimas pessoas estão realmente preparadas psicologicamente para ter filhos. Trabalhei numa escola e era incrível o quanto os pais eram mais infantis e mimados do que as próprias crianças. Antes de ter um filho as pessoas precisam de autoconhecimento, independência emocional, e usando palavras mais simples: bem resolvida. O que tem por ai de mãe que tem inveja da filha não é brincadeira. Finalizando, não tenha filhos porque você é vazio ou carente, não tenha filhos "porque todo mundo tem", ou porque você está velho, para manter um casamento ou segurar homem, não tenha filhos para ser uma extensão sua ou para realizar seus sonhos, realize você mesmo. Cresça antes de querer educar alguém. No fundo a maioria dos pais são crianças grandes sem a mínima noção do que estão fazendo.
Concordo completamente. As pessoas tem filhos mais por obrigação ou necessidade, do que realmente por desejo de criar um nova vida. Por isso que vc vê vários pais sempre reclamando "Que não gostam de sustentar os filhos." E eu sempre penso: "Se você não queria sustentar ninguém, pra que teve filhos/filhas? Queria que já nascessem com 22 anos, diploma e emprego pra vc não precisar comprar nada é?"
Psyduck The Lizz Lizandra___ Aborto não é método contraceptivo!!! Existe várias formas de evitar a gravidez, tanto por parte da mulher , quanto do homem. Então , o aborto não é uma forma de evitar "a quantidade de pessoas" de "sofrer nas mãos de pais abusivos" . É muito mais fácil o ser humano parar de ser bicho e agir com tal ... e começar a fazer uso do raciocínio.... que só bicho humano possui. "Tocar a gravidez por "obrigação"" se torna muito menos desprezível e empatia do que matar um ser humano , por motivação meramente egoísta, amoral e IRRACIONAL.
Eu desde os 9 anos , decidi não ter filhos. Sofro com piadinhas até da minha mãe ... Não ligo!! Ultimamente nem respondo ... A vida é minha. Pelo menos não corro o risco de ser uma mãe como ela foi... nada exemplar.
Sempre ouvimos "Honra teu pai e tua mãe..." mas tem um versículo da bília que continua dizendo: "...mas pais, cuidem para não despertar a ira de seus filhos". Deus é a sabedoria suprema.
@@VersaillesSilva não precisa ser explícito, aí vc já tá pedindo demais ... " *PAIS* cuidem para não despertar a *IRÁ* dos seus filhos" IRÁ = Raiva, sentimento intenso e permanente de ódio, mágoa e rancor é gerado por uma ofensa, dando origem a uma situação agressiva
vc esta me desrespeitando pregando sua religiao. Se a biblia sabe tudo pq ta escrito pra nao comer carne de porco pq e imunda?? Hoje em dia que e imundo a carne do porco cheio de agrotoxico raçao com glutem mas antigamente creio que era alimentaçao natural. A biblia tambem diz que e pra mulher calar a boca e ser submisa. Entao cala a boca pq o homem e superior a mulher. Biblia apoiou Hitler, escravidao. Entao me respeita e nao minta . Qualquer idiota sabe que vc nao deve desperta a ira de ninguem. Ja dizia o ditado "' nao meche com quem ta quieto''
É essa sensação de que estamos ficando loucos(as), perdendo nossa sanidade mental, que por vezes impede a gente de enxergar o problema. No caso da manipulação vindo de um(a) narcisista a estratégia maquiavélica provocadora deste estado de dúvida sobre o problema ser real ou fruto de imaginação chama-se Gaslighting, que é uma forma de abuso psicológico no qual informações são distorcidas, seletivamente omitidas para favorecer o abusador ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade.
Aos 31 anos finalmente entendi e consegui minha independência financeira. Eles me chamam de louca por eu ter escolhido estudar e ser alguém em vez de casar igual meu irmão fez aos 20 anos de idade. Hoje tá se ferrando, se arrependeu de casar mas tá vivendo. E minha mãe pinta o casamento como um conto de fadas e nem cogita saber o que ele quer ou pensa.
melhor coisa a se fazer! to com 18 anos, e minha namorada esta vindo morar comigo pra comprarmos uma casa pra gente, to de saco cheio dessa casa que esta me deixando doente e ainda mais desses velhos que estao me deixando louco... graças a deus que encontrei o caminho e estou investindo e planeando tudo pra virar costas de vez
Estou nesse momento passando por esse conflito. Meu pai chegou no extremo de me pôr pra fora de casa só porque eu, na época com 34 anos, estava vendo filme com meu namorado no quarto (único lugar com tv) com a porta aberta. Quando ele viu que eu realmente iria sair e não iria mendigar pra ficar. Voltou atrás. A princípio veio pra cima de mim quando viu que eu realmente ia, depois fingiu infarto, desmaio, etc para que eu não saísse. Quando sai, trocou as fechaduras de alguns cômodos que tinham as minhas coisas para que eu não pudesse voltar e pegar durante o horário de trabalho dele. Mandei arrombar e peguei minhas coisas assim mesmo. Há uns meses atrás, em crise financeira, ligou para mim dizendo que "estava ME DANDO a oportunidade de ajudá-lo porque ELE era A LUZ na MINHA vida! Porque queria ele ter a oportunidade de ter um pai perto como eu tenho!" E até hoje eu adoeço só de atender uma ligação dele. Passo mal sempre que preciso ir até a casa dele e vivo em constante conflito de culpa. Estou em tratamento por depressão há 1 ano e sempre pioro ao ter contato com ele. Minha mãe adquiriu diabetes emocional por conta de todo sofrimento ao longo da vida pelo convívio difícil com ele e acabou falecendo com apenas 54 anos por ter se entregue a doença. Após sair de casa me encontrei em um relacionamento abusivo com alguém que julgo ser semelhante ao meu pai e que atualmente tento me recuperar desse desfecho, ainda um tanto presente. Por várias vezes pensei em morrer, principalmente quando penso na ideia da possibilidade de ter que voltar a viver no mesmo teto que ele e isso me machuca muito porque o que mais escuto é "mas é seu pai..." Existe uma cobrança social absurda e uma falta de entendimento das pessoas sobre esse abuso mascarado de amor paterno!
Roberta Madureira te entendo perfeitamente. Sou adulta, tenho 22 anos, sou independente e meu pai já jogou minhas roupas fora porque fui à praia com meu namorado. Meu maior sonho é sair de casa, parece que eu não posso ser eu mesma. Triste.
Sou empática com vc pq sofro igual e só sabe quem passa. As pessoas chamam as loucuras que minha mãe faz de amor. Mandam eu me colocar no lugar dela e dizem que mãe pode tudo. 🙄 Ñ é facil. E assim como vc tb me recupero de um relacionamento tóxico com meu ex. Ñ sei pq atraímos pessoas assim. Acho que é justamente por estarmos acostumados a sermos maltratadas e não termos conhecido o amor saudável.
@@TheMegaCMTe comigo idem. Eu ñ moro mais com ela. Só que sempre q vou la ela reclama de tudo. Se eu n vou tb. Já disse que sou a pior filha do mundo, que excluo ela da minha vida. Cara ñ posso nem me relacionar pq ela surta. Acabei bloqueando até do zap. Se ela mandava algo e eu ñ respondia na hora o q ela mandou, ela ligava várias vezes, qdo eu atendia ñ tinha uma razão, ficava dando várias desculpas. Era só pq eu n respondi na hora. Isso é muito chato. Ñ adianta explicar infelizmente. A pessoa melhora uns dias e depois volta a surtar com vc sem razão. Me insultou por eu ter excluido meu face. Fiz contato zero por 1 semana pelas coisas q me disse e depois ela me ligou perguntando se eu tava chateada e se eu achava q ñ tinha razão p eu me achar a pior filha do mundo. Depois fica ligando como se vc fosse uma pessoa q ñ ta nem ai, p vc se sentir culpada e pergunta qdo eu vou la, como se nada tivesse acontecido. Acham q a gente ñ tem sentimento. Depois q me ferem, antes eu revidava, hj eu fico na minha e sigo. Ficam marcas. Eu ñ quero essa relação p meus filhos e dizer isso p eles. Ofender ou dizer o q ela diz, que perdeu a vida dela por minha causa. Filho pode ser uma escolha bem sucedida e ñ uma frustração como sou pra ela. Sinceramente, hoje eu repenso filhos pq essa relação horrível ñ me deixa sequer ter um relacionamento com paz. Evito apresentar namorado pra ela. Tenho muitos traumas e sou muito só e sempre prefiro ficar assim p ñ machucar ninguém, mas adoraria ter uma família de verdade.
Eu ja tentei tbm... Minha mãe disse q meus amigos estão me influenciando e agr eu nn saio mais com eles, vou fazer 18 anos mas tenho a liberdade de uma criança de 10 anos e cobranças de um adulto de 30
Comigo igual, um dia surtei e falei tudo q tava acontecendo e como sempre a culpa caiu pra cima de mim, no meu caso pra minha mãe o meu TRABALHO não está me fazendo bem e ele me mudou, soq ela não consegue enxergar que eu tô amadurecendo e tô literalmente cheia, hoje em dia qualquer "A" q ela fala eu me sinto como uma bexiga estourada por um alfinete, eu tô tentando todos os dias dar o meu melhor mas é difícil.......
@@Anna-xu1gz estou nessa Anna, tenho 22 anos e minhã mãe não me deixa sair , não gosta dos meus amigos e eu acabei me afastando de alguns dos meus amigo por conta dela. Até no meu relacionamento ela quer mandar, escolhendo os meninos. Ex: eu falo sobre os meninos e amostra fotos, pra ela conhecer quem está conversando comigo, com isso ela julga os meninos que ela nao gosta. Sofro! Nao posso nem sair para lanchar com os meus amigos e menino que estou conhecendo.
infelizmente temos a idéia de que os pais são sagrados e que honrar é ser extremamente submisso a eles. Tendo essa idéia permitimos esses abusos. Fred, seus vídeos são muitos bons.
Infelizmente minha mãe é extremamente abusiva. Tenho 21 anos e me sinto uma criança que não pode fazer nada. Nunca posso sair pois ninguém presta, minha opinião nunca é ouvida e se eu tento explicar meu ponto de vista começa a discussão. Estou totalmente sem energia e sem forças para lidar com isso. Me sinto como se tivesse morrendo aos poucos. Esse vídeo foi muito bom para eu conseguir ter certeza que eu não sou a louca que eles falam. Melhor vídeo para minha vida. Muito obrigado!
1. Ameaça e culpa 2. Restrição patológica de autonomia - querem te manter dependente deles em todos os aspectos ( financeiro, emocional...) 3. Humilhação e competição - inveja 4. Altos e baixos - instabilidade no relacionamento com os pais 5. Problemas de personalidade nos pais - são ótimos com as pessoas de fora mas com convive se sente incomodada com a pessoa e suas atitudes - características estranhas (muito agressivo, muito narcisista, chantagistas, invejosíssimo, competitivos, bipolares) 6. Falta de paz de espírito na casa - falta de afeto genuíno por parte dos pais com você Resumo pra nós relermos 😊
Amo meu pai, mas ele tinha que ter sido internado antes de eu nascer. Seu comportamento abusivo me machucou a ponto de eu ter pavor dele qdo jovem, cair nas drogas, ser extremamente carente e dependente financeiramente até hj. Atualmente, com 39 anos e mais frio, penso que minha vida teria sido muito melhor se eu tivesse sido criado e crescido sem pai.
Os meu pais separaram-se,eles tinham 23 anos, me entregaram aos meus avós e nunca mais foram me buscar, fizeram as suas vidas com outras pessoas, tiveram outros filhos,entretanto os meus avós, já a envelhecer e com dificuldade financeira para me criar, e sem coragem de exigir responsabilidades dos meus pais, descontavam em mim, desde surras de mangueira, fecharam-me em quartos escuros, fome, muita coisa, até que eu comecei a trabalhar e livrei-me disso, mas eu sou uma pessoa sozinha e triste, desencantada com as pessoas. Os meus avós já morreram, eu nunca vou no cemiterio colocar flores, não quero saber, a minha mãe a vejo as vezes, tem um abismo entre nós, e meu pai, eu nunca mais vi, se o vir na rua não reconheço. Pais abusivos destroem a vida das pessoas, pelo menos a minha destruiram, eu não sei o que é carinho, um abraço de um pai, ou mãe, preocupação por mim, nunca tive alguém com quem contar só comigo mesmo.
kika neves Kika, por estranho que possa parecer ainda existem pessoas boas no mundo, se aproxime delas, elas costumam ser discretas, precisa garimpar. Busque trabalho voluntário, ali você tromba com algumas delas, crie uma rede de pessoas nutritivas que olhem a vida com sabedoria e amor.
@@blogsobreavida Fred, fiz exatamente isso, agora com 28 anos, estou tomando consciência numa autodescoberta de tudo que me aconteceu na infância, da baixa autoestima, insegurança e dependência emocional que isso me gerou. E nesse processo resolvi me juntar a um pessoal da minha Igreja que faz comida e leva para os moradores de rua. Nessa hora, vc tem uma perspectiva diferente, vc vê que pode ser um ser humano totalmente diferente dos seus pais, vc tem essa opção! Está sendo um processo extremamente doloroso, pq parece que estou reconstruindo tudo do zero, mas um dia chego lá. 🙏
kika neves querida, eu fui criada por uma mãe narcisista. Mas a vida me presenteou com muitas pessoas que, por incrível que pareça, apareciam do nada quando eu estava em dificuldade. Sou muito grata por essas pessoas. Também conheci muitas outras com tanto amor pra dar. E são essas pessoas que me inspiram diariamente. Não se feche e nem se isole do mundo. Há pessoas boas, maravilhosas mundo afora!
Apesar de gostar dos meus pais demorei quase 23 anos para perceber a forma abusiva ( mesmo as vezes incosciente) de como a minha familia se estruturou. Enfim, a quase um ano consegui sair da casa deles e ir morar fora do Brasil por minha conta propria mas SEMPRE carreguei/carrego a sensação de culpa ( e eles reforçam esse sentimento) de como se estivesse deixando eles para trás. Estou sem palavras. MUITO OBRIGADA
Acontece que eu estou ficando muito agressiva, sempre fico na defensiva,quem não convive comigo ou com os meus pais acham que eu sou uma pessoa horrível! As vezes penso em suicídio, pois não tenho para onde ir. Quando eu falo em sair de casa eles,por exemplo, falam que eu vou sofrer, não tenho capacidade de me virar pq sou muito burra, vou sofrer alguma agressão, com por exemplo, um estupro, assédios. Por isso, fico sempre na defensiva, quando eles resolvem me tratar bem eu não consigo confiar neles e não deixo eles se aproximarem mais, isso acaba gerando mais discussões, já fui chamada de vagabumda, bandida, cachorra. E eu nem saiu de casa nunca namorei e nem nada, minha vida é só estudar . Minha irmã, sempre é a filha adorada sempre me comparam com ela " você deveria seguir o exemplo da sua irmã sua "jumenta". Eu simplesmente, não aguento mais.
Minha história é parecida com a sua. Nunca namorei tbm. Já as comparações, sempre vem de pessoas próximas que eles julgam ser melhores do que eu. Força! Espero que vc vença e não se suicide, pois, vc ainda viverá coisas muitos boas.🙏
“Emocionalmente você não precisa confundir gratidão aos seus pais com esse senso de ‘eu vou fazer o que vocês querem o que eu faça, mesmo que eu tenha que morrer um pouco por dia’“. Eu realmente precisava ouvir isso. Vivo em um relacionamento extremamente abusivo com minha mãe, as palavras e reações dela me prejudicam muito, emocionalmente falando, de forma que eu não consigo gerenciar os meus pensamentos. Seu vídeo é extremamente necessário! Continue com esse trabalho lindo! MUITO OBRIGADO!
Ontem minha mãe me disse: "vou te contar uma coisa, mas não diga a ninguém q eu te contei. O fulano (meu irmão mais novo) casou ontem." Nada de mais né? Nada demais se não estivesse estampada na cara dela "só vc não é capaz de arrumar alguém q te ame." Meus pais sabem q eu tenho dificuldade com relacionamento amorosos pq já desabafei com eles sobre isso, porém depois, eles usam essa informação para me diminuir. Sempre q vou na casa deles, eles ficam falando q fulano casou, ciclano está viajando com o noivo... isso faz eu me sentir um fracasso total. Muito triste. Só fico bem quando estou longe deles.
Pq se chatear? A vida não é uma corrida, uma competição. Você vai achar alguém legal no seu tempo E outra, não ligue pra o que seus pais falam. Não faz sentido se importar com a opinião de alguém que te trata mal. É difícil pensar assim mas você precisa priorizar o seu bem-estar.
@@renatabarrela1 o que mais pesa pra mim e o amor que eu sinto! Eu amo demais e não sei pq as vezes sou tão destratada! Como vc lidou com a culpa de ter saído e "deixado pra trás"? Vc sentiu isso?
Grata pela sua sensibilidade em tocar nesse assunto. Essa táctica do afastamento tem sido muito restabelecedor para minha relação com a minha mãe. Faço terapia de tempos em tempos, porque os resquícios dessa relação abusiva /tóxica desde a infância com a mãe ainda me afetam... Lembro do quando foi importante para mim, num dia em que ela queria me bater (eu já era quase adulta), que segurei ela com os braços firmemente, olhei nos delas dela e disse: Acabou! Eu não vou deixar mais vc me bater! Agora sou mãe, e fico muito atenta em não usar da linguagem da violência com a minha filha... Enxergo minha mãe como um ser humano, cheia de problemas, mas a proteção da minha individualidade é essencial para a minha saúde mental! Saudações!
minha mãe já tentou me bater na vida adulta , tive que segurar a mão dela ,e depois ela colocou a culpa em mim e chamou os sobrinhos dela pra me agredir , se passou de vitima , e a familia ficou me chamando de louca
O pior é saber que está sozinha no mundo, pois é órfão de pais vivos, não pode contar com eles. Vivo meus problemas sozinha sempre, não tenho ajuda nenhuma.
Eu também quero reforçar isso, porque eu não compreendi o porque das dificuldades dos meus pais em compartilhar afeto e como eu deveria quebrar e mudar esse estado de coisas, para melhorá-los, que é o significado correto de honrar os pais. Desirée, assino embaixo cada palavra que você escreveu. Eu tenho buscado por respostas agora, na época da internet, e eu também tinha certeza de que eu era o único ser humano que tivesse dificuldades tão pesadas na vida, por conta de questões de famílias desconexas e seus dilemas e consequências. Concordo com o que a Letícia disse. Eu acredito ser um sobrevivente.
@@thaisdossantos9888 Consegui sim. Eu ja nao estava aguentando e a maneira que sai disso foi me afastando. Sai de casa e cortei o contato por um tempo, a distância saudável rs'. Acredito que independente de ser meus pais, eu preciso ter amor próprio pq estava adoecendo. No começo aceitei o fato de que nao gostava tanto deles, apesar de ama -los justamente por serem meus pais, e depois que me libertei fisicamente deles, estou trabalhando a parte do perdão que é a mais dificil. Olhar pra eles e imaginar que provavelmente sofreram o mesmo, so nao conseguiram separar o que era os pais deles e eles. Hoje eu estou 90% bem comparado ao terror que eu vivia antes. Nao tem preço que pague a sensação de poder ser vc mesma e se proteger independente de quem esteja te atacando.
@@edsonperes8922 é complicado ne? Mas acredito que é uma escolha. Nao acho que vc deve levar como uma "responsabilidade" sua em muda-los, pq as vezes isso so vai frustrar vc e sobrecarrega-lo. É como tentar quebrar uma pedra, as vezes esta tao dura que nao racha. Cuide de vc primeiro, esse é o primeiro passo. Ame vc primeiro, como vc gostaria que seus pais tivessem feito. Quando vc estiver bem e bem protegido pode tentar uma reaproximação e quem sabe tentar clarear um pouco a mente deles. Vc vai conseguir, eu acredito ❤
A pessoa se senti como aquela Rapunzel, eles querem que a gente seja obediente tanto faz a idade ........tenho mais de 40 anos mais e uma coisa assim pros outros são uma maravilha e pra gente é sempre reprovação, emplicancias
Aqui em casa só vou poder ter opinião, liberdade e felicidade depois de sair de casa. Eles são abusivos somente e exclusivamente comigo, a mais velha, "Não sabe fazer nada", "Namorar só depois dos 18", "VOCÊ SÓ FAZ ISSO QUANDO ESTIVER FORA DO MEU TETO". Outro dia falei em trabalhar, eles simplesmente me deixaram de castigo e disseram que só iria trabalhar depois que saísse de lá, namoro passo longe e olha que vou fazer 16, respirar fora de casa? Só da escola pra casa. Amigos? Só se for em sonhos. "Não confie em ninguém, fulana não presta, beltrano também não, confie somente nos seus pais, amigo só serve para magoar", resultou em mim, garota triste e que vive sozinha, ninguém sabe de nada, ninguém viu nada. As vezes penso, será que consigo chegar a crise dos 25? Acho que não.
Linda, se quiser conversar estou aqui. Passei por coisas parecidas, e estou perto da crise dos 25 já. :P Não sei como é na sua casa, mas como os meus pais não se bicam, eu procurei equilibrar. Eu trabalhava e só minha mãe sabia disso. Eu namorava e nenhum dos dois sabia. Deve ter tido algo que só meu pai soube, mas não consigo me lembrar de um exemplo. E foi assim, meio que me esgueirando entre o temporário bom humor de um e de outro, que eu sobrevivi. E claro, procurando ignorar o tanto que falavam nas minhas orelhas e com o apoio psicológico de amigos que entendiam o problema. Juntei economias e estou fazendo um curso fora do país, onde pretendo trabalhar e morar por um tempo. E isso tem me feito um bem enorme. Desejo de coração que você supere isso, é muito novinha pra sofrer desse jeito. Escolha com sabedoria as pessoas em que você vai confidenciar seus dramas pessoais, evite dar à familiares e pessoas que possam ser 'leais' aos seus pais (como professores e coordenadores da escola) informações que podem ser usadas contra você, e busque estudar e trabalhar bastante pra se libertar. :)
Amiga conclua seus estudos, aproveita o momento para estudar e se preparar para seu futuro. Não toma decisões precipitadas sem ter base, talvez um pouco mais de disciplina e foco no que você sonha. Sucesso Samoara
Obrigada pelo vídeo. Minha mãe me controlou de tal forma que eu achava que ela fosse minha melhor amiga - apesar do pesares -, passou a me trazer muitas mágoas. Mágoas que eu não queria ter, e me culpo por tê-las, mas não consigo tirá-las de mim. Sim, na minha casa não tem paz. Não me sinto em paz. Ainda acredito que quando eu sair de casa, as coisas irão melhorar. Agora, só tento aguentar.
Eu acho que esse é o melhor vídeo que existe nesse mundo. Desde novinha meus pais sempre foram tóxicos, meu pai é aquele calado que só fala quando convém, e fica te encarando ou fazendo barulhos com a boca se você não faz o que ele quer, como se tivesse que ler a mente dele. Minha mãe é aquela que só fala de si mesma, só ela sofre, só ela isso, ela me chama de egoísta, mesmo que eu saiba que eu não sou, as vezes eu me sinto tão taxada disso que fica na cabeça, mas estranho que só meus pais acham isso. Eu vou ficar perto de outras pessoas e nunca ouvi coisas tão horriveis como ouço dos meus pais. Quando eu tinha 16 anos, eu queria trabalhar pra fazer intercâmbio, ter minha vida, minha mãe arrumou meu irmão exatamente nessa epoca e me botou pra ficar com ele. Eu poderia dizer não, mas eu achei que o bebê não tinha culpa. Então eu criava o meu irmão e pra isso eu tinha responsabilidade, mas pra ter um namorado eu não tinha. Hoje com 24 anos estou tentando seguir minha vida, porque agora eu posso dizer que meu irmao nao precisa mais de mim, e começaram mais chantagens. O tempo todo dizendo que eu não devia namorar porque vou arrumar filhos e tals, mas assim, eu minha adolescencia toda cuidei do meu irmão, e eu nao teria responsabilidade de viver minha vida? Daí eu fui pesquisar e tive cada vez mais certeza do quão toxico é minha relação com meus pais. E isso que eu disse, não é nem 10% das coisas que acontecem. Me culpo muito por me sentir dependente e ainda ter depressão, mas sempre que eu to seguindo em frente, eles começam e eu fico deprimida e quero sair do emprego. Eu vejo por esse vídeo que eu preciso melhorar e cortar esses abusos. Esse vídeo é muito necessário.
É exatamente oque eu estou passando, minha mãe também está grávida, e meu pai tem as mesmas características que o seu e minha mãe acha que tudo é ela que está sofrendo.
Só comecei a me dar conta dos abusos há uns 7 anos. Foram pessoas do trabalho que começaram a me fazer refletir que existe enorme diferença entre o que se fala e o que se faz. Passei a prestar mais atenção aos amigos e as atitudes dos parentes e tentei rever situações pensando sob o aspecto do abuso e me surpreendi com minas reflexões. É duro Demais e demora anos e anos, das primeiras desconfianças até as certezas e depois a mudança de comportamento. Pra quem não pode pagar um bom profissional (cuidado, tive um psicólo que tb era abusador. cuidado!) a solução demora mais de 10 anos. Esse é minha opinião pessoal. Agradeço ao canal.
Achei o vídeo muito interessante. Eu já havia nota a algum tempo que minha mãe tinha comportamento abusivo comigo. Sofri um pouco até identificar, mas depois que reconheci comecei a tomar atitudes que antes não tinha coragem, como ser sincera sobre o que sentia, por exemplo. O maior indício do comportamento da minha mãe era como ela fazia eu me sentir com as palavras dela.Sempre me fazendo sentir mal e culpada, mas isso o tempo todo mesmo, sem saber ter qq outro tipo de conversa comigo. Eu analisando minha postura e minha vida, percebi o quanto ela estava errada sobre mim, pois sou e sempre fui uma pessoa responsável nos meus relacionamentos, no trabalho, nos estudos, na família. Foi quando comecei a reagir. Minha mãe é uma pessoa corretíssima e extremamente exigente, mas seus padrões não cabem a mim. Sou feliz com minhas escolhas, mas a opinião dela sempre me faz questionar tudo de forma negativa.
Me vi em sua descriçao prof, e olha q ela so da valor a minhas opinioes e sentimentos quando outras pessoas sabem, ai ela fica mansinha e dramatica,mas. Quando é de frente com ela, me trata como um wualquer, as coisas tem q ser na mais pura perfeiçao. Limpeza, almoço. Hj larguei de mao isso tudo de perfeiçao e agradar, nao caio mais nas chantagens dela e ela sente q a distancia entre nós so aumentou e ta sentindo na pele. Ela é ontipo de pessoa q exige algo de ti q ela nao tem. Ao mesmo tempo é uma pessoa armagurada com a vida,ja q nao "aproveitou " a juventude e acabou passando um pouco disso pra mim, da mesma forma q a teiomosia dela. Por isso sigo firme e forte rumo aos meus sonhos e projetos, sme medo do q ela vai falar ou nao.
Eu só gostaria de expressar a minha gratidão por esse vídeo. Foi por causa dele, que pela primeira vez em anos eu deixei de me sentir culpada. Comecei a olhar para os meus problemas familiares, em especial com a minha mãe, com outros olhos. Pude pesquisar melhor, procurar ajuda e finalmente perceber, que o grande problema não era eu. E que eu também não sou responsável por “salvar” eles. Você me ajudou a iniciar minha trajetória de cura. Me tirou um peso gigante das costas. Lembro a primeira vez que vi esse vídeo, chorei como uma criança de 5 anos. Anos depois estou aqui, ainda no processo de me curar e aprendendo a lidar com essa situação, mas enxergando as coisas como elas realmente são, e me amando mais. Gratidão!
Eu sempre tive uma vida totalmente problemática o que me acarreta em dificuldades até os dias de hoje, a convivência e a formação que tive em uma família tóxica me transformou naquilo que sou hoje, ao analisar minhas fraquezas e pontos que não gosto em mim eu sempre recordo de como foi a minha formação e dos motivos que me levaram a tal, fui sabotado de todas as formas que alguém possa ter sido na vida, fugi de casa diversas vezes para me livrar dessa realidade mas sempre era encontrado e forçado a voltar, era comparado constantemente com todo mundo, até mesmo com os “marginais” da rua em que eu vivia simplesmente pelo fato de que eles eram heterossexuais e por conta disso eram considerados “melhores” que eu. Enfim, mesmo tendo saído de casa aos 17 anos e ido morar em uma outra cidade bem distante até hoje não consegui superar todos os traumas vividos por essa relação tóxica, obrigado por seu vídeo pois foi muito esclarecedor.
Fred VC acabou de explicar todas as minhas escolhas com relação aos meus pais. A sociedade nos culpa apesar de rodo tipo de abuso sofrido por toda a minha vida. Hj sinto todos os sintomas e consequências negativas do convivio, vivo mais isolada, sou um tanto misógina, e guardo certa ojeriza a pessoas com as caraterísticas dos meus pais. O maior sonho da minha adolescência era sair daquele ambiente familiar, pensei em casamento mas engravidei de um psicopata, encarei a vida. Aos 17 anos tive meu filho, e sozinha construí e aluguei uma quitinete nos fundos da casa da empregada dos meus pais aos 20 anos realizei o sonho da liberdade.... Só e os fantasmas ficaram porque sofri muita solidão, preconceito social e rejeição. Sou uma pessoa embrutecida pelos diversos traumas da vida. Apesar de viver aos sorrisos a ponto de certo rotulada como louca pela sociedade, minha vida foi tão dura e a sociedade tão cruel que parei de levar tudo a sério. Nunca fui a psicólogo apesar de fazer parte de um grupo de amigos psicólogos. Seus vídeos me ajudam, mas esse tirou um grande peso que a sociedade quer me impor a carregar. Obrigada perdi 15kg após assistir kkkkkkkkk. Beijos! Continue, sou sua fã.
Oi Monique. Eu tb sou filha de pais abusivos, pessoas q jamais deveriam ter sido pais. E tb fui julgada pela sociedade. Assim q te entendo perfeitamente, pq sei o q se sofre, qdo vc é adolescente por exemplo e fala pras pessoas q seus pais não gostam de vc, não falam com vc, te desprezam ou qdo vc se forma ou se casa e não vão ao seu casamento e a sociedade te julga dizendo: boa coisa vc não deve ser, pra q seus pais sejam assim contigo. Enfim uma família totalmente tóxica. E te digo q eu fui embora do Brasil tem anos, mas nunca consegui superar a falta de uma família. Admiro muito quem consegue superar isso, pq eu ainda não pude.
Impressionante a sua história. E mais impressionante ainda você ter passado por tantas coisas cruéis e sobrevivido mantendo a sanidade mental. A tendência de filho ou filha de pais narcisistas atrair psicopatas ou narcisistas perversos para relacionamento é alta! Isso porque a vítima se identifica com a forma de "amor" abusivo praticado pelos pais e, consequentemente, ela atrai pessoas com as quais terá um relacionamento abusivo, tóxico e destrutivo. Parece uma forma de autopunição este tipo de relação disfuncional. O abusador narcísico ou psicopata identifica de longe a vítima pelas suas características de codependência, por exemplo, e faz dela sua presa.
É tão difícil 😢. Estou em contato zero. Mas ate pra começar um relacionamento novo a gente se sente mal. Eu sinto que ñ sou digna de ser feliz pq vivo essa situação. É como se n tivesse ninguém no mundo e ñ fosse ter nunca mais. Ela falou tanto que eu nunca vou ser feliz que eu acreditei. E estar com alguém que te compreenda e apoie é difícil. Muitas pessoas tem uma família estruturada e acha que vc tem que ser assim tb. Ainda mais hj que falam tanto em família tradicional brasileira em conservadorismo. Vc sempre é taxada como a errada, a bruxa. "Se sua mãe n te apoia é pq algum problema deve ter.". Ninguém quer saber o que vc passou e sente. 😐
@@danihep2244 exatamente assim que me sinto, estou sem contato nenhum há 1 ano com minha mãe e meu casamento é insatisfatório, estou planejando financeiramente me separar em janeiro 2019, mas bate medo, angústia, só tenho meu irmão que estive afastada, mas há uns 3 anos retomámos nossa relação. Estou tentando ser forte, me amar e fazer nova atividades no próximo ano: curso, terapia etc. Tenho receio de terminar meu relacionamento e não conseguir outra pessoa, fico imaginando o que o homem vai pensar de mim, mas cada vez mais percebo que se eu peneirar muito bem, tanto amizade quanto amor, não precisarei ter vergonha de falar, de me expor. Seja forte e acredite nas coisas boas, busque ajuda terapêutica, se sinta merecedora de ser feliz. Eu estou buscando e desejo o mesmo para você. 🌻💖
@@thaism6878 sei exatamente como se sente. Estive em um relacionamento e não foi nada fácil pq ela mexeu tanto com meu emocional que eu mesma acabei colocando tudo a perder a ponto do meu ex criar raiva de mim e se afastar. Era como se a relação que eu estava fosse me salvar e me fazer fugir da situação de opressão da minha mãe. Ela julga e cobra tudo. Para ela eu nunca vou ser feliz e ela diz com todas as letras: 'vc ainda vai ser muito infeliz' e isso pesa nos meus relacionamentos. Vou fazer terapia p me curar sim. Eu quero muito ser feliz. Sinto o impacto até no campo profissional. Tá tudo travado. Queria muito ir para longe, viver novas experiências, sair daqui. Vivia pedindo pro meu ex pedir transferência mas ele acabou desistindo. Infelizmente, hj me sinto só. Eu sou filha única e pelo fato de ela me dizer palavras pesadas, estar sempre reclamando, me intoxicando e eu acabar me contaminando, infelizmente mexe c a gente com o tempo e qdo vemos estamos do msm jeito no trabalho, c amigos, c o parceiro e eu n queria isso, dai comecei a me afastar, mas antes avisava e ela sempre tripudiava, rondava, dizia que ia no meu trabalho, qdo eu namorava eu ñ apresentava mas ela ficava querendo descobrir pelos meios dela (eu tenho 33 anos), qdo me mudei ñ contei o endereço e ela disse q ia descobrir, ela vivia usando de chantagem emocional como: ' qdo eu morrer ninguém vai deixar vc vir no meu velório', ' vc é a pior filha', e dizia q o estatuto do Idoso obrigava que eu cuidasse dela. Eu sempre disse sim para minha mãe e qdo disse não ela reagia me esculhambando. Lembro que qdo tinha 20 anos eu fui a casa de uma amiga na outra rua. Como estava tarde disse q dormiria lá. Ela disse que ia chamar a polícia se eu ñ voltasse. Na época eu ñ tinha noção, obedecia. Depois passei a ser mais crítica e enfrentar. Dizer não e dizer: "poxa eu trabalho, estudo, sou uma pessoa correta, mereço meu lazer e ser feliz. Vc tem que respeitar." Enfim... isso foi assim até depois que casei, separei e voltei uma vez a morar com ela e decidi que ñ aguentaria mais isso já que eu pagava tudo. Não entendo como uma mãe que era para apoiar e incentivar destroi a autoestima e afasta qualquer pessoa que ela perceba que goste do seu filho.
@@danihep2244 vc conhece o canal da Virginia Coser? vai lá, é muito bom e sobretudo tbm procure ajuda profissional, além de se cuidar, se amar, se valorizar, ler, ir a um bom show, ir à praia, buscar uma religião ou uma filosofia como seicho-no-ie ou outra, enfim são exemplos, mas vc deve descobrir o que faz bem a Dani. Te indico tbm o canal da Cristina Cairo, o Luz da Serra além dos livros que vc puder ler e da própria terapia que hoje em dia existe até via skype. Comece a caminhada, passo a passo e vc vai construindo sua paz, seu equilíbrio e isso vai refletir em tudo. Fiz essa oração indicada pela Cristina Cairo para me desconectar da minha mãe psicologicamente >>> th-cam.com/video/v5bwVBqm3x4/w-d-xo.html Deve fazer durante 3 meses, cada dia, sem parar e antes de dormir.
@@thaism6878 muito obrigada. Queria muito me desconectar de todos aqueles que me fizeram mal. Parar de sentir mágoa. Tem me feito muito mal pq ñ consigo esquecer e por isso fico num ciclo vicioso. No caso do meu ex, estamos separados há 6 meses mas trabalhamos juntos e é horrível. Já li que qdo temos pais narcisistas atraímos relações tóxicas pq projetamos muito no outro ou ficamos vulneráveis a pessoas não empatas e o mais incrível é que é muito dificil se desconectar dessas relações. O da Virgínia Coser eu vi sim. O outro não. Já procurei ajuda sim e já estou retomando a minha vida. Mas sinto que ñ sou mais a mesma. N tenho mais prazer, pelo menos ñ aqui, mas vivo na espera de me reencontrar dinovo e me sentir feliz. Fui muito enganada, ferida, invadida. É como se todo mundo caminhasse para formar suas familias e eu vivesse um projeto de fracasso em tudo. Meu ex só se importou com os meus sentimentos antes de vivermos juntos, depois me ignorou completamente. Era o que ele pensava e pronto. Eu vivia com medo de me expressar e perder mais alguém, perder o único que tinha, fracassar dinovo e minha mãe passar na minha cara. Tanto q ela nem sabe. Estou me sentindo farta e com medo de me envolver seriamente, porém ainda ñ desisti. Por fora sorrio pq é o que pedem, por dentro... so eu sei. Obrigada pelas dicas linda e força pra nós 😘😘😘.
Para mim foi bem isso, falta de paz e afeto, havia as tréguas mas sempre pisando em ovos, e tudo girava em torno do relacionamento deles. Se estivessem felizes demais, os filhos sobravam e se estivessem brigados sobrava patadas para os filhos. E os filhos não eram incentivados a serem amigos, vai que trocando ideia verbalizassem "aquilo que não pode ser falado". Infelizmente demorei para procurar esse tipo de informação, e nem se falava muito nisso... não deu tempo de ter essa atitude civilizada e consciente antes do afastamento.
As características dos pais abusivos são idênticas as dos meus pais comigo. Desde os 14 anos eu venho sofrendo isso em relação a sexualidade, namoro e amigos, e hoje com 18 anos perdi a namorada dos meus sonhos, porque além de eles me privarem a vida toda, eles n aceitam alguém de outra religião...sim...são intolerantes. Recebi xingamentos e gritos do meu pai cmg a mts anos...e sempre meu pai uma hora me tratava com carinho e dps com ódio...mas sempre fui paciente, e um dia irei quem sabe superar isso.
Oiii Mateus espero que esteja Pense antes de agir procure um trabalho passe na experiencia economize o Maximo que puder procure um local agradavel para vc dividir out morar e depois se muse sem muita conversa seja discreto e preserve sua paz. Se precisar conversar Manda um email delfinoanp@hotmail.com ė meu face Ana Paula Delfino
Tenho 23 anos , e meus pais me tratam igual um adolescente de 12 anos . Isso é sufocante e horrível , só quem passa por isso sabe o quando é desgastante . Meu emocional é baixo e eu me sinto insuficiente pra tudo, sem falar que eu não tenho voz pra nada dentro de casa e tudo o que eu sonho ou tento fazer é frustado pelos pais tóxicos que tenho .
Veja também a Taryana Rocha no Canal À Deriva Podcast, uma aula excelente sobre narcisismo. Tem o Alan Mocellim que especialista em todos os tipos de abusos emocionais, muito bom.
o mais estranho é que foi falando as características, e eu sinto muitas delas com a minha família mas sinto como se fosse normal, que por eu ser filha, apesar de ter 21 anos, dependo financeiramente deles fico achando que eles tem o direito de mandar em cada passo meu, se posso ou nao sair no final de semana e em tudo que faço! Eles falam e eu obedeço mesmo me sentindo mal e sentindo que nao está certo, por "respeito" :/
debora fonsoar Você pode lentamente quebrar essas crenças de submissão cega aos poucos, furando o sistema sem que ninguém perceba. Discrição é mais sabia que rebeldia num ambiente tóxico
@@blogsobreavida Oi, também tenho 21 anos e tô vivendo sob ameaças pelos meus pais. Eles são extremamentes abusivos e manipulam todos meus passos, fazem ameaças, chantagens, e ficam me colando pressão psicológica.... eu não aguento mais. Tudo principalmente por conta da religião e da minha sexualidade. Eu já tentei conversar, ser discreta... mas eles não escutam, tô chegando a confusão que preciso apelar pra rebeldia.
Esse assunto deveria ser mais discutido na mídia. Pessoas adultas com tantos problemas emocionais e de convivência, em decorrência desse tipo de criação, estão traumatizadas. A sociedade deveria se mobilizar para abordar e entender melhor o assunto. Quantas crianças, adolescentes e jovens estão sofrendo e sem entender a razão, achando muitas vezes, que são culpados pelo sofrimento. A sociedade está adoecendo!
A minha mãe fala que se ela me deu a vida ela pode tirar eu não acho que isso seja uma ameaça , mas ainda assim acho estranho é uma relação grande de domínio.
Mas um acompanhamento profissional faz toda a diferença, não acha? Porque feridas tão profundas não são solucionadas somente com um vídeo. Difícil é achar um profissional como ele por aí! rsrsrs
Fiz terapia por um tempo, pq para a familia eu era errada eu era culpada me libertei nao tenho mais vergonha de falar tudo que a minha mae fez cmg durante a infancia, mas sinto que preciso continuar a minha terapia pq nao é facil. Se fizer terapia se sentira em paz, vc verá.
Sofri toda minha vida, pais narcisistas abusivos, minha infancia foi medo terror, gritos ,humilhação ,culpa , hoje estou me curando, ñao è fácil, todas relaçoes minhas com homens me tratavão exactamente como meus país, só este tipo de pessoa atraía chefes , amigos , marido ,etc. Um imán 🧲 para abusivos. Hoje com a terapia ainda atraio , mais no primero sinal eu dou o pè .continuo com as terapias , longe deles em otro país .nunca vão aceitar que errou ,amo eles , mais quero ser feliz , eles são assim , è triste que quem você mais ama ,são os que deixarão traumas .parabèns pelo seu trabalho exactamente isso .
Simplesmente arrasou!! Eu me identifiquei com cada palavra sua, toda a sua descrição sobre pais abusivos encaixam perfeitamente nos meus. Inclusive a parte de que não adianta conversar sobre. Já cansei de falar, mas eles simplesmente não entendem o que eu falo, fazem uma interpretação totalmente diferente. Já implorei pra fazerem terapia, mas isso também é tratado como tabu dentro de casa. Bem, eu faço e vou continuar a fazer pois me faz muito bem.
ypisilom Coloque toda a sua energia em sua vida, independência e realizações. Lá na frente, se eles quiserem e conseguirem podem vir perguntar, agora pode ser esforço sem retorno.
Ótimo video. Só quem passa por isso entende perfeitamente cada palavra que tu fala. Muito obrigada por ter coragem de falar sobre esse tema tão romantizado. Um abraço.
14:27 - por ter passado por este tipo de experiência abusiva, foi uma libertação o momento que percebi que não preciso consertá-los e que eles jamais mudariam. Eu tentei isso por anos. Obrigada pelo vídeo, Fred. Foi profundo e esclarecedor.
A sociedade em geral romantiza muito a relação familiar,e os filhos sempre são vistos como errados. Minha avó sempre foi muito abusiva e minha mãe e tias/tios se afastaram na primeira oportunidade,eu infelizmente tenho que morar com ela (porque atualmente estou desempregada) mas é muito difícil,e todo mundo usa a desculpa que ela tá idosa como se não existisse idoso ruim,eu não vejo a hora de conseguir emprego pra poder me mudar e nunca mais chegar perto dela,meu psicológico tá arruinado.
Incrível como vc conseguiu descrever o relacionamento que tenho com a minha mãe. Demorou muito tempo mas nesses 2 últimos anos finalmente entendi o quanto a relação com minha mãe me afetou e criou certos traumas e bloqueios em minha vida que agora estou tendo maturidade para curar, Deus sabe o que eu e minha vozinha passamos nesses últimos 10 anos. Cheguei muito perto do suicídio algumas vezes e o sentimento de culpa é uma constante, acho que tem sido a maior arma que minha mãe me agredira e ainda agride. Hoje tenho 26 anos e os conflitos familiares ainda são uma constante. Me afasto e fico bem, cresço e me desenvolvo pessoalmente, mas é só entrar em contato com ela que parece que despenco 30 andares emocionalmente. Embora só quisesse desaparecer desse vínculo, minha vozinha é o elo que nos une, e infelizmente quem mais sofre nessa relação. Dentro do meu processo de entendimento e tratamento dessa questão, este vídeo chegou na hora certa! Gratidão 🙏🏻
Quero seguir em frente, mas tô percebendo que a raiva, por ter sido permissiva demais, e não ter dado limite e me protegido, está atrapalhando. Ouvia muito que eu era ingrata, sofria manipulação e ameaças, inclusive de ser mandada embora, já que era filha adotiva. Depois atrai muitas pessoas abusivas na minha vida. Acho que era pra eu dar um basta e me posicionar, só que demorou muito e me enfraquecido, mas nunca é tarde! Gratidão pelo vídeo. Muito bom!
Achei perfeito! Esclarecedor! Eu tive o melhor pai do mundo. Generoso, amoroso, especial, um espelho pra minha vida. Tenho uma mãe que é uma verdadeira Rainha. Mais conheço, e convivo com pessoas abusivas (meus sogros) Ficou muito claro. Obrigada. Deus te abençoe sempre!!!
Fred, marquei TODAS - hahahahah. Rio, porque demorei quase 40 anos para conseguir estourar essa bolha: agora, só quero viver e formar minha família com a maior lucidez possível. Tens participação imensa nisso: sou grata demais.
Só um adendo, caso vc for se abrir com alguém procure não se abrir com pessoas religiosas demais ou com pessoas insensíveis. Primeiro pq não vão acreditar em vc, segundo as religiosas vão de dar sermão sobre quem te deu a vida merece ser honrado e blá bla e por fim o que vai acontecer é que vai se sentir ainda pior. Tenha em mente que quando se trata desses situações e clichês sociais de amor incondicional as pessoas vão negar a verdade até o último respiro, ainda que a verdade esteja estampada na cara delas. Muitas pessoas são honestas para devolver o troco errado, quando se trata de relações elas são totalmente desonestas muitas vezes para não se comprometer e ficar " mal na fita", ninguém quer se comprometer.
talvez você esteja se referindo a alguma religião específica. A maior parte das pessoas religiosas que conheço (a começar por mim) é totalmente contra manter relacionamentos tóxicos, independentemente de com quem seja. Por favor, Agatha, eu entendo seu posicionamento, mas não generalize.
Sigo a doutrina das igrejas evangélicas mais rígidas. E sei muito bem que todos os pais são injustos porque são ímpios. A Bíblia não condena apenas roubo e assassinato como pecados de ir pro inferno, mas todo tipo de atitude que fere o próximo já como pecado de condenação, como está em I João 3:15. A Bíblia fala que não há nenhum justo, nenhum sequer (nem seus pais) e por isso todo aquele que quiser ser salvo deve se arrepender e lavar seus pecados no sangue de Cristo. A palavra também diz que os pais não devem levar seus filhos à ira, mas cria-los na admoestação do Senhor. Quem geralmente prega que tudo o que seus pais fazem é justificável são os católicos.
Você disse bem, Agatha, porque eu tive um curto período em que eu convivi no meio religioso evangélico. Uma coisa é o objetivo do ensino, de como Deus deve ser apresentado a nós, mas você tocou numa questão, da qual jamais eu fui orientado, tendo vivido em uma família que jamais compartilhou gestos de afeto, além de rancores e amarguras, e eu no meio, sem saber como quebrar esse tipo de coisas. Sobre o honrar, eu ouvi um comunicador que, tendo a visão do Evangelho, no meu ponto de vista, disse que as religiões não deixam claro sobre o significado de honrar os pais, cujo entendimento foi bem claro pra mim de que honrar significa entender para melhorar, e não esse negócio de acatar ordens deles, principalmente as ordens mais absurdas e estúpidas. Honrar é melhorá-los em nós, quando temos o entendimento das dificuldades que ambos tiveram, e que os pais dos pais (os avós) tiveram, etc, etc, & etc. Muitas vezes, ficamos sem o suporte da família e a religião poderia ser uma boa possibilidade para uma ajuda para reconstrução e ressignificação da vida. O problema é que nem a religião, que deteve o nome e a verdade de Deus para si, não tem a visão dessa ajuda (eu, pelo menos, não tive). Logo, que os religiosos tenham a visão de conhecer cada homem e cada mulher, suas dificuldades na família e na vida particular e serem realmente sinceros em apresentar a ajuda necessária, para que cada ser humano recupere forças para seguir a vida, depois de tudo.
A minha mãe fala: "tem q ter filhos para eles te cuidarem na velhice". É isso q ela e o meu pai estão tentando fazer comigo e com o meu irmão, pedem coisas caras, escolhem presentes sem nem ao menos saber se vão ganhar, falam que o filho da fulana deu isso e aquilo, pagou isso e aquilo. Eu acho q isso só vai acabar qdo eles morrerem. Nos afastamos, mas as ligações telefônicas deles meus pais nos fazem tremer, pq é sempre um pepino p resolver. Daí se queixam p todo o mundo que somos ruins. Ninguém merece uns pais assim. Por isso tem gente q se alivia qdo morrem.
Tive um pai narcisista e uma mãe narcisista; mas meu pai era ausente e grosseiro, já minha mãe sufocava e era EXTREMAMENTE autoritária! Tive a infelicidade de ter nascido numa família assim. Sou a mais nova e meus irmãos/família acham que EXAGERO e que minto. Hj já estou mais velha e vejo que “perdi” quase 18 anos da minha vida. Agora, através de uma amiga/mãe postiça/ mentora/ psicóloga...estou conseguindo sair do ABISMO e ela está me ajudando, junto com Deus, a me tirar desse poço. Mesmo mais velha, vou retomar minha vida e sair da escuridão que fiquei por quase 20 anos.
Obrigada Fred,Sai da casa dos meus pais a pouco tempo por não aguentar mais,depois disso tive depressão e agora estou em tratamento.Agora consigo entender as coisas com mais clareza,não sou o monstro que pintavam de mim :)
Pais abusivos , aqueles que se acham certo demais e acha que os filhos precisam seguir oq seguem , fazer oque querem que eles faça , andar como eles andam ... Eu passo por tudo isso , e tenho problemas que creio que vai ser eternos !
que vídeo necessário!!! espero que chegue a muitas pessoas que precisam ouvir tudo isso. eu vivi essa situação com a minha mãe, que me criou sem o meu pai. ela era muito nova e não me deu o ambiente seguro e acolhedor que deveria. cada hora morávamos em um lugar diferente e cheguei até a morar separada dela (hora na casa de uma tia, depois na casa da minha vó). e tudo sempre sem explicação, sem diálogo. como se eu realmente não fosse importante e estivesse ali só atrapalhando mesmo. ela sempre foi imatura é superficial e até hoje é assim. ainda bem que eu sempre tive essa visão, de que era ela o problema. hoje em dia estou na terapia e a minha terapeuta fala bastante sobre a importância do vínculo a ser criado desde cedo com a criança. ela segue a linha de winnicott, que é um dos autores que mais defendem a importância do vinculo alimentado através do amor, para a saúde emocional desse indivíduo que está sendo criado! ter filho é muito mais do que alimentar, dar banho e deixar morar na sua casa. se as pessoas entendessem isso, o mundo estaria melhor. o bóris apareceu no vídeo pra ilustrar a boa relação que você tem com ele hahahaha! esse gato é muito lindo meeeeeodeos 😻😻😻
E meu pai que é extremamente controlador, não deixa eu sair de casa, não deixa eu trabalhar muito menos fazer academia, ameaça que se eu fizer essas coisas vai lá me fazer passar vergonha chama a polícia, me humilhar por me da comida e coisas básicas, me humilhar em palavras, não deixa eu ser independe, e muito menos ter amigos, é agressivo e tem problemas com raiva, já pedi pra iŕ no psicólogo ou fazer terapia porque eu não aguento mais, mais ele diz que é besteira e não liga pra isso, eu tô no meu limite, se eu tivesse oportunidade de ir embora da casa dele eu iria.
Fred hoje tenho 30 anos e desde o 17 tenho ataques de pânico, minha mãe sempre foi uma mulher machista mesmo apanhando de vários homens ela sempre queria estar acompanhada de um homem pra vida dela ter sentido, me casei aos 21 em parte indução dela que sempre valorizou que mulher sem homem não tem valor, não tenho o nome do meu pai no rg e ele nunca fez questão de me procurar e me reconhecer, ele me rejeitou.No fim a maior prejudicada fui eu, hoje tenho pavor de engravidar, não sinto a mínima vontade de ser mãe, por medo também pois uso ansiolítico e tenho medo de prejudicar meu filho, queria muito que vc me ajudasse, me dando um diagnóstico pois encontro me perdida
Que bom ter assistido esse vídeo. Trabalhei por meu pai dos 11-21 anos sem ganhar nada, ele não me deixava fazer cursinho pq ficava em um jogo emocional que tinha que ajudar em casa pq como era viúvo não dava pra fazer tudo sozinho. Então fiquei em sua loja pro dez anos, com isso comecei a namorar meu esposo e ele foi abrindo meus olhos para certas atitudes. Eu era totalmente submissa, fiz um faculdade só pq meu pai pediu e dizia que assumir quando e formasse e se eu pedia salário eu era ingrata pq nunca dei valor pro sacrifício dele. Ele recebia pensão e gastava com a esposa nova, e se reclamasse falava que queríamos (eu e minha irmã) acabar com relacionamento dele. Enfim casei, em outras situações recentes ele deixou que amigos falassem mal de mim só pq discordava da opinião dele. A cada dia estou tentando me afastar sem ter o peso na consciência. Eu amo muito meu pai mais as atitudes que ele tem e com esse vídeo entendo que é totalmente abusivo. Não só cmg com todos em sua volta.
Um dos melhores vídeos sobre o assunto...vivo em uma família assim, e passei praticamente a minha vida toda tentando consertar isso, tentando agradar, até a profissão que escolhi foi baseado na tentativa de buscar uma solução para os problemas dos meu pais, em especial da minha mãe...sempre sofri muito, e me culpava, pq quando expressava meus sentimentos pra ela, era taxada como dramática, meus sentimentos nunca foram ou são considerados. Somente recentemente que eu entendi que eu não sou o problema, que de fato minha família não é funcional. Não só eu, mas também meus irmãos tem problema psicológicos severos, como a depressão. Meus pais são doentes e passaram isso pra nós. Finalmente entendi que a melhor solução no meu caso é me afastar, pois não há chance de diálogo, muito menos que eles reconheçam seus erros, pra eles é pura e tão somente ingratidão.
O vídeo mais esclarecedor que encontrei com esse tema. Meu sentimento é carregado de culpas de coisas que fogem da minha responsabilidade, baixa auto estima, tristeza, procrastinação, incompreensão, desamor e solidão. É muito difícil perceber e admitir ter uma mãe abusiva que tenta jogar toda frustração sobre uma filha e ser controladora como se eu ainda fosse criança ou adolescente, sendo que tenho minha família com 3 filhas pra cuidar... Que Deus me ajude e ajude a todos que passam por essa dor.❤
Fred, como te agradecer por esse vídeo? Sem palavras! Tenho uma mãe extremamente abusiva, pessoa que só fala gritando, autoritária, desrespeitosa, impaciente (num grau que, olha..) e muito mais. Todos os itens que citou couberam em como ela é. Tenho uma irmã e há quase dois anos ela teve mais uma filha sem planejar. É um inferno aqui em casa. Ela não respeita minhas decisões, meu jeito de ser "diferente" pra ela, e pior, como já descobri tudo isso há um tempo, eu me afasto mas ela vem e Sempre com chantagem emocional, dizendo que não gosto dela e o quanto sou uma péssima filha, ainda por cima não consigo arrumar um emprego pra ver se melhoram um pouco as coisas. Tenho 19 anos, e Como é difícil...
Otimo video, já vi varios sobre o assunto e adorei! Eu ja sabia disso, mas nunca encontrei um termo. Jamais aceitei que meus pais eram apenas normais, que o que meu pai fazia era "coisa de pai".Sempre vi um exagero, ainda mais quando percebi que os pais dos meus amigos que tambem era assim, foram mudando ao passar dos anos e meu pai foi piorando, minha mae ficando omissa. Meu pai é um ditador, queria controlar como eu tinha que me vestir, quantas horas deveria mexer no celular, chantagens, xingamentos comparando com animais, descontava os estresses em mim e nos meus irmaos, além de manipulador, jogou a casa toda contra mim, pintava uma imagem minha para as pessoas como se eu fosse um filho rebelde ou ruim. Até certo momento acreditei, mas depois fui vendo que eu n era isso tudo, tenho inumeros defeitos, mas nao acho justo a forma como sempre fui tratado. Com o tempo começou me sufocar, conversas nunca deram certo, brigas tambem. Começou a dificultar minha vida, menosprezava meus trabalhos, dizia que nao era de vdd, me comparava com outras pessoas, mas quando eu comparava ele com outros pais, falava que era falta de respeito que era pra eu ir la ser filho de tal pessoa. As coisas começaram a mudar pra mim quando vi que o que ele "profetizava" nao acontecia na pratica. Dizia q eu n me daria bem no trabalho por N motivos, sempre fui destaque em meus trabalhos, dizia que ninguem aturaria morar comigo, todos os lugares em que fiquei as pessoas sempre gostavam e n queriam q eu fosse embora, entre outros tabus. Enfim, tem muita coisa, precisaria de um video para para demostrar como ele é toxico e desequilibrado. Para nao perder meu amor, decidi me afastar, honro ele, agradeço por tudo que fez, mas mantenho distancia, pois só assim para manter minha sanidade mental. OBS: Hoje moro com minha sogra e ela me trata 1000 vzs melhor q ele, mesmo tendo varios problemas.
Esse vídeo foi extremamente necessário. Tive uma infância abusiva (principalmente da parte do meu pai agressivo, exigente e autoritário) e só depois de adulta e com o meu diagnóstico do borderline eu tenho tentado viver em paz com isso. Vivia com medo num ambiente familiar instável e apavorada dele nos deixar. E ele acabou nos deixando. Todos os fatores favoreceram a intensificação do borderline silencioso, onde só se tornou preocupante e me tornou desfuncional aos 28 anos. Sempre me senti responsável por tudo o que me acontece. E é muito difícil viver com culpa de algo que não se tem controle. Luto diariamente pra ter uma relação comigo mesma e ter uma vida normal, e deixando eles com os próprios problemas, porque eu já tenho os meus que são grandes demais. Obrigada pelo vídeo. Se puder me deixar algum conselho pro meu próprio caminho, será mais do que bem vindo. Um abraço apertado e grato pelo seu trabalho.
Eu já achava que minha mãe era abusiva. Com esse vídeo tive certeza! Já me afastei deles, só não dei ciência exata dos porquês, mas vou tentar conversar.
Tenho pais abusivos e já sabia Disso, tenho 17 anos e hoje e sábado e segunda vou no conselho para pedir pro promotor para sair de casa❤️😍eu vou ser livreeeee
Dei esse basta amoroso q o Fred disse e me impressionou como passei a me sentir mais forte na vida. Senti q a energia familiar usou meus pais piorando o tratamento deles comigo pra me empurrarem pra vida. A existência tem uma sabedoria oculta q não temos total clareza, mas hoje sei q é perfeita e justa. Ninguém é vítima neste mundo. Todos temos os pais q precisamos para sermos quem somos. Para O Todo q somos parte toda experiência e ser são importantes para sua onipotência, onipresença e oniciência... 🙏🏼🌞
Fred, ótimo vídeo! Pelo jeito esse aí vai quebrar os recordes de views! Eu sempre me questionei: do que eu sou, o que vem de mim e o que vem dos meus pais? Minha relação com meu pai sempre foi conturbada, e as pessoas ao redor sempre disseram "mas ele é um ótimo pai" ou "mas tudo que ele fez foi por amor". Por que então a relação é tão ruim? Será que é pq pensamos muito diferente? Esse vídeo foi esclarecedor pra entender que eu não tô louco e que, mesmo aos 24 anos, carrego muita coisa da infância e principalmente da adolescência que tem relação com meus pais. Obrigado pelo vídeo, a lucidez aqui aumentou! E seu gato é demais hahaha Abraço!
o dificil é quando a gente tem pais que são agressivos. Porque não existe espaço para conversa. O medo da agressão física é grande e impede muito da gente resolver alguma coisa. Por isso eu nunca soube o que fazer e até hoje to perdida
Vi várias características dessas nos meus pais, mas não sei se "abusivos" seria o nome correto pra eles. Eles eram pessoas difíceis e nós tínhamos muitos problemas pra resolver. Eles foram tóxicos comigo durante muitos anos, mas fico feliz de ter visto mudanças neles. No entanto, a mudança parte de si mesmo, sempre. Eles mudaram porque quiseram, eu nada poderia fazer caso não quisessem. Acho muito importante mesmo frisar que a gente não consegue salvar ninguém.
Eu me sinto uma caçamba de lixo que recebe as mazelas da minha mãe. Todas as frustrações pessoais dela são descontadas em mim como se eu fosse a culpada dessas coisas. Já tentei diversas vezes dar um basta nisso, deixar de ser o saco de pancadas dela. Costumo dizer que não tenho culpa do trabalho dela ser cansativo, que não tenho culpa de ela não conseguir descansar, mas ela nunca parece acatar o que eu digo.
Como terapêuta, recomendo fazer um contraponto explicando também sobre filhos abusivos e exploradores com os pais. Sem esse contraponto, você pode jogar muitos filhos contra os pais, como já tem acontecido, conforme você mesmo menciona no início da sua fala. Sou sabedor e concordo com as características de pais abusivos, no entanto, sem um contraponto é perigoso. Pessoas em estado de desequilíbrio mental e emocional vão tomar pra si suas orientações e vão se virar contra os pais, então, na sua live deveria ter no mínimo um contraponto, já que os supostos pais abusivos não foram ouvidos.
MUITO OBRIGADO FRED! Sou estudante de Psicologia, me espelho em suas palavras trazidas em seus vídeos. Vivencio estes detalhes todos em minha família, tenho consciência destes comportamentos parentais e suas consequências e seu vídeo lapidou muito dos meus pensamentos e principalmente a maneira de lidar com a situação, que é tão delicada! Profundamente grato! Parabéns pelo trabalho!
Minha família era problemática, mas hoje em dia encontramos uma harmonia. Agora casada tenho uma sogra narcisista perversa, manipuladora. Nunca deixou os filhos namorarem a velha sempre ameaçou os filhos de tirar a herança. Ela não deixa nossa vida progredir nem uma reforma em casa a gente consegue. Meu marido só consegue fazer o que a mãe pede. Ela é a perfeição. Mas pra mim é uma demonia
Eu precisava demais ouvir esse vídeo, tenho 58 anos e ainda sofro com o abuso ,e manipulação dos meus pais, e apesar de tudo que eles fazem comigo e com meus irmaos, eu me sinto culpada, é como você disse " escravos dos pais" Eu gostaria de mudar de pais , até de planeta pra não ter mais que conviver com eles , eu tenho minha vida, meu trabalho , mas eles não param de pedir dinheiro, e ajuda, e parece nossa obrigação ! Fico pensando que se eu nasci nesta família, alguma coisa tenho para resgatar.....mas graças a Deus , aprendi a tratar o meu filho de uma forma totalmente diferente🙏🏻🙏🏻🙏🏻 Muito obrigada, muito útil sua ajuda pode ter certeza
Meus pais são assim... exatamente assim. E o pior é que sou filha única e eles são super idosos (92 anos) então preciso conviver pra cuidar deles e aí eu me lasco. O problema não é cuidar, dar remédios, banho ou levar ao médico, mas sim ouvir absurdos e ofensas o tempo todo sem poder sair da situação. Eu os amo, mas sinceramente se eu pudesse ficaria longe pra não ser tão humilhada diariamente. Estou em tratamento para depressão porque este tipo de convivência mata qualquer pessoa um pouco por dia. Mas Deus me abençoará e me dará forças pra ser feliz mesmo com tudo isso. Faço o meu melhor e isso sei que Deus vê, assim como Ele tbm vê o que eles fazem e dizem. Ótimo vídeo. Parabéns.
Depois de ter lido "Mães que amam demais", ter lido alguns artigos seus e deste vídeo só tenho uma coisa a dizer: obrigado por compartilhar suas experiências profissionais em assuntos tão delicados como esse! Não canso em dizer que vc e outros escritores do Papo de Homem me ajudaram a ter uma lucidez melhor sobre relacionamentos. Obs: Adorei a participação do Boris! 😸
Erramos demais! Sinto tristeza, mas converso muito com os meninos , hoje homens independentes, e falo sempre sobre pais que se vitimizam, e que acham que os filhos tem obrigação de cuidar , não penso assim. Enfim..É assunto pra terapia.Obrigada Fred! Sempre generoso e seguro com as palavras, nasceu com esse dom!!
Muito bom. Nasci e fui criada por um pai abusivo e foi terrível. Mas hoje tento criar minha filha de maneira diferente, procuro ser uma boa mãe e não repetir os erros dos meus pais.Por isso estou inscrita no canal, pra aprender e escrever uma história diferente na minha vida. Gratidão
Estou com 18 anos e ainda tenho que pedir pra sair de casa,isso é uma droga,pois mesmo eu pedindo eles Nunca me deixaram sequer sair,e isso me gerou uma tímidez enorme e medo também ...
Eu desisti de casar 2 dias antes do meu casamento porque eles não queriam de jeito nenhum. Mais a minha mãe. Isso porque eu só poderia casar se passasse num concurso. É fora outras questões. Eu sempre fiquei em casa, minha vida foi para fazer eles felizes. Mas nunca eu tô certa, sou ingrata, chuto o berço em que nasci...Eu desisti e advinha? Ainda continuaram as questões em cima de mim é eu não aguentei, estoura o, gritei, e apanhei.... Eu tenho 24 anos e sou advogada...meu noivo é administrador e tem uma empresa...É doloroso...Eu o amo, mas eu me sinto hipossufociente...nunca nada está bom....
Eu tomei um passo a frente. Confiei em Deus, depois disso tudo, meu noivo foi lá em casa, e conversou com eles, é casamos, graças a Deus♡ mas não é fácil...ontem fui lá em casa, e eu sei que não sou uma má filha, só estpu seguindo o meu caminho...mas ouvir que eu fui a pior filha...dói...porque eu sempre vivi em prol da minha casa. Eu não saio, não tinha amizades, só a igreja mesmo, porque eu sempre escolhi ficar em casa, estar com eles. Eu a amo, e quero o melhor para ela. Que um dia ela possa desfrutar de uma vida feliz e sadia. Ela é demais, guerreira, mas precisa se adaptar a realidade de que os filhos cresceram...rsrs uma coisa aconteceu: o relacionamento com o meu irmão, que era um fiasco, melhorou comigo tomando a posição de me casar rsrsrs Eu confio em Deus e oro para que todos vocês sejam fortes, separem o que é que diz os nossos pais de certo e errado. Eles têm um mar de características boas. Não deixe que seus embates torne seu olhar ruim para eles. Ame-os, cuide, ame-os e cuide -se também ♡
@@elisanascimento9352 , vc já ouviu falar em ho'oponono? Caso não conheça, vale super a pena conhecer... vá ao canal da Beth russo, no TH-cam e procure o vídeo que ela explica pra que serve e como funciona... Ela coloca vídeos toda semana, no entanto, está um pouco avançado, por isso eu indico vc procurar (Beth russo o que é o ho'oponono). Não deixe de dar uma olhada! Depois me conte 😉.
Que bom que tomou essa decisão agora...passei por situaçao semelhante..minha mae ja tinha ate decidido(por ela claro) que eu seria a filha que cuidaria deles...pq sempre um filho fica p cuidar dos velhos ela dizia...mas Graças a Deus demorei um pouco mais..aos 32 anos consegui sair desse ambiente tóxico..de extremo controle e tem 6 anos que vivo uma vida mais saudável e autônoma..nao é fácil no início mas precisamos tomar posse de nossas vidas ne🙏❤
@@neiasc8690 é uma decisão difícil porque eles tornam difícil né, eu sei..mas olha, cuide sim e explica que não é só um filho. São todos que cuidam. Para cuidar deles você não precisa e anular. Isso não é demonstrar amor. E você viver suas escolhas normais da vida não pode ser doloroso. Mas que bom que conseguiu! Espero que seu relacionamento com ela melhore ❤
Eu sofri a vida inteira. Ainda sofro muito, desenvolvi uma depressão, pq me culpava e me culpo por tudo. Ela me fez acreditar a vida inteira que a culpa é minha. 😔😭
meu pai é sociopata, e além disso é imundo, porco, fede como morador de rua, a casa fede urina, e tão miserável que chegou a desativar a descarga para passar a usar baldes de água da chuva. Faz um vídeo sobre isso.
Você é excelente. Fala com parcimônia e responsabilidade, sem provocar a revoltada do fervor do momento e que em nada ajuda. Realmente conversar sobre é muito difícil com eles, simplesmente não ouvem e se ofendem. Me identifiquei com tudo o que você falou. Só me pergunto em que planeta eu vivia para não ter pulado fora bem antes a fim de me proteger da forma que eu mereço. Obrigada. Ganhou mais uma inscrita.
Acredito que pouquíssimas pessoas estão realmente preparadas psicologicamente para ter filhos. Trabalhei numa escola e era incrível o quanto os pais eram mais infantis e mimados do que as próprias crianças. Antes de ter um filho as pessoas precisam de autoconhecimento, independência emocional, e usando palavras mais simples: bem resolvida. O que tem por ai de mãe que tem inveja da filha não é brincadeira. Finalizando, não tenha filhos porque você é vazio ou carente, não tenha filhos "porque todo mundo tem", ou porque você está velho, para manter um casamento ou segurar homem, não tenha filhos para ser uma extensão sua ou para realizar seus sonhos, realize você mesmo. Cresça antes de querer educar alguém. No fundo a maioria dos pais são crianças grandes sem a mínima noção do que estão fazendo.
Concordo completamente. As pessoas tem filhos mais por obrigação ou necessidade, do que realmente por desejo de criar um nova vida. Por isso que vc vê vários pais sempre reclamando "Que não gostam de sustentar os filhos." E eu sempre penso: "Se você não queria sustentar ninguém, pra que teve filhos/filhas? Queria que já nascessem com 22 anos, diploma e emprego pra vc não precisar comprar nada é?"
Psyduck The Lizz Lizandra___
Aborto não é método contraceptivo!!!
Existe várias formas de evitar a gravidez, tanto por parte da mulher , quanto do homem. Então , o aborto não é uma forma de evitar "a quantidade de pessoas" de "sofrer nas mãos de pais abusivos" .
É muito mais fácil o ser humano parar de ser bicho e agir com tal ... e começar a fazer uso do raciocínio.... que só bicho humano possui.
"Tocar a gravidez por "obrigação"" se torna muito menos desprezível e empatia do que matar um ser humano , por motivação meramente egoísta, amoral e IRRACIONAL.
Eu decidi não ter filhos, mas é incrível como a sociedade não está preparada pra mulheres que não querem filhos e como empurram as pessoas a tê-los.
Eu desde os 9 anos , decidi não ter filhos.
Sofro com piadinhas até da minha mãe ...
Não ligo!!
Ultimamente nem respondo ...
A vida é minha.
Pelo menos não corro o risco de ser uma mãe como ela foi... nada exemplar.
isso !!!
Sempre ouvimos "Honra teu pai e tua mãe..." mas tem um versículo da bília que continua dizendo: "...mas pais, cuidem para não despertar a ira de seus filhos". Deus é a sabedoria suprema.
Esse versículo não deixou nada explícito, só disse para os filhos não ficarem irritados, nada mais.
@@VersaillesSilva não precisa ser explícito, aí vc já tá pedindo demais ...
" *PAIS* cuidem para não despertar a *IRÁ* dos seus filhos"
IRÁ = Raiva, sentimento intenso e permanente de ódio, mágoa e rancor é gerado por uma ofensa, dando origem a uma situação agressiva
vc esta me desrespeitando pregando sua religiao. Se a biblia sabe tudo pq ta escrito pra nao comer carne de porco pq e imunda?? Hoje em dia que e imundo a carne do porco cheio de agrotoxico raçao com glutem mas antigamente creio que era alimentaçao natural. A biblia tambem diz que e pra mulher calar a boca e ser submisa. Entao cala a boca pq o homem e superior a mulher. Biblia apoiou Hitler, escravidao. Entao me respeita e nao minta . Qualquer idiota sabe que vc nao deve desperta a ira de ninguem. Ja dizia o ditado "' nao meche com quem ta quieto''
Olha só kkkkk sempre ouvi o primeiro versículo da minha mãe mas nunca soube da existência do segundo... Como existem pessoas hipócritas por aí não é
Exatamente.
Eu precisava tanto ver esse vídeo pra entender que meu problema é real e não coisa da minha cabeça
Não é coisa da sua cabeça.
É muito difícil superar o instinto de autoalienção, tem coisas que são tão ruins que queremos acreditar que é ficção.
Amanda Tressler
Maria aparecida
É essa sensação de que estamos ficando loucos(as), perdendo nossa sanidade mental, que por vezes impede a gente de enxergar o problema. No caso da manipulação vindo de um(a) narcisista a estratégia maquiavélica provocadora deste estado de dúvida sobre o problema ser real ou fruto de imaginação chama-se Gaslighting, que é uma forma de abuso psicológico no qual informações são distorcidas, seletivamente omitidas para favorecer o abusador ou simplesmente inventadas com a intenção de fazer a vítima duvidar de sua própria memória, percepção e sanidade.
Gente só dou uma dica para vocês, saiam de casa se vocês puderem mesmo que forem viver em condições piores, nada paga nossa saúde mental !
Aos 31 anos finalmente entendi e consegui minha independência financeira.
Eles me chamam de louca por eu ter escolhido estudar e ser alguém em vez de casar igual meu irmão fez aos 20 anos de idade. Hoje tá se ferrando, se arrependeu de casar mas tá vivendo. E minha mãe pinta o casamento como um conto de fadas e nem cogita saber o que ele quer ou pensa.
melhor coisa a se fazer! to com 18 anos, e minha namorada esta vindo morar comigo pra comprarmos uma casa pra gente, to de saco cheio dessa casa que esta me deixando doente e ainda mais desses velhos que estao me deixando louco... graças a deus que encontrei o caminho e estou investindo e planeando tudo pra virar costas de vez
.Eu já
Tentei cortar mas eles fazem abusos psicológicos eles nos culpam e nos ameaçam
É o jeito samoara! Só saindo de casa mesmo!
Estou esperando terminar a faculdade para ir embora mas eu não sei se consigo esperar 💔💔💔
Estou nesse momento passando por esse conflito. Meu pai chegou no extremo de me pôr pra fora de casa só porque eu, na época com 34 anos, estava vendo filme com meu namorado no quarto (único lugar com tv) com a porta aberta. Quando ele viu que eu realmente iria sair e não iria mendigar pra ficar. Voltou atrás. A princípio veio pra cima de mim quando viu que eu realmente ia, depois fingiu infarto, desmaio, etc para que eu não saísse. Quando sai, trocou as fechaduras de alguns cômodos que tinham as minhas coisas para que eu não pudesse voltar e pegar durante o horário de trabalho dele. Mandei arrombar e peguei minhas coisas assim mesmo. Há uns meses atrás, em crise financeira, ligou para mim dizendo que "estava ME DANDO a oportunidade de ajudá-lo porque ELE era A LUZ na MINHA vida! Porque queria ele ter a oportunidade de ter um pai perto como eu tenho!" E até hoje eu adoeço só de atender uma ligação dele. Passo mal sempre que preciso ir até a casa dele e vivo em constante conflito de culpa. Estou em tratamento por depressão há 1 ano e sempre pioro ao ter contato com ele. Minha mãe adquiriu diabetes emocional por conta de todo sofrimento ao longo da vida pelo convívio difícil com ele e acabou falecendo com apenas 54 anos por ter se entregue a doença. Após sair de casa me encontrei em um relacionamento abusivo com alguém que julgo ser semelhante ao meu pai e que atualmente tento me recuperar desse desfecho, ainda um tanto presente. Por várias vezes pensei em morrer, principalmente quando penso na ideia da possibilidade de ter que voltar a viver no mesmo teto que ele e isso me machuca muito porque o que mais escuto é "mas é seu pai..." Existe uma cobrança social absurda e uma falta de entendimento das pessoas sobre esse abuso mascarado de amor paterno!
Roberta Madureira te entendo perfeitamente. Sou adulta, tenho 22 anos, sou independente e meu pai já jogou minhas roupas fora porque fui à praia com meu namorado. Meu maior sonho é sair de casa, parece que eu não posso ser eu mesma. Triste.
Sou empática com vc pq sofro igual e só sabe quem passa. As pessoas chamam as loucuras que minha mãe faz de amor. Mandam eu me colocar no lugar dela e dizem que mãe pode tudo. 🙄 Ñ é facil. E assim como vc tb me recupero de um relacionamento tóxico com meu ex. Ñ sei pq atraímos pessoas assim. Acho que é justamente por estarmos acostumados a sermos maltratadas e não termos conhecido o amor saudável.
@@TheMegaCMTe comigo idem. Eu ñ moro mais com ela. Só que sempre q vou la ela reclama de tudo. Se eu n vou tb. Já disse que sou a pior filha do mundo, que excluo ela da minha vida. Cara ñ posso nem me relacionar pq ela surta. Acabei bloqueando até do zap. Se ela mandava algo e eu ñ respondia na hora o q ela mandou, ela ligava várias vezes, qdo eu atendia ñ tinha uma razão, ficava dando várias desculpas. Era só pq eu n respondi na hora. Isso é muito chato. Ñ adianta explicar infelizmente. A pessoa melhora uns dias e depois volta a surtar com vc sem razão. Me insultou por eu ter excluido meu face. Fiz contato zero por 1 semana pelas coisas q me disse e depois ela me ligou perguntando se eu tava chateada e se eu achava q ñ tinha razão p eu me achar a pior filha do mundo. Depois fica ligando como se vc fosse uma pessoa q ñ ta nem ai, p vc se sentir culpada e pergunta qdo eu vou la, como se nada tivesse acontecido. Acham q a gente ñ tem sentimento. Depois q me ferem, antes eu revidava, hj eu fico na minha e sigo. Ficam marcas. Eu ñ quero essa relação p meus filhos e dizer isso p eles. Ofender ou dizer o q ela diz, que perdeu a vida dela por minha causa. Filho pode ser uma escolha bem sucedida e ñ uma frustração como sou pra ela. Sinceramente, hoje eu repenso filhos pq essa relação horrível ñ me deixa sequer ter um relacionamento com paz. Evito apresentar namorado pra ela. Tenho muitos traumas e sou muito só e sempre prefiro ficar assim p ñ machucar ninguém, mas adoraria ter uma família de verdade.
Roberta, vc conhece o canal da Gisela Vallin? Pode ser interessante para você
Força, amiga!
Experiência própria: realmente as vezes conversar e falar tudo não resolve! Eu só me fudi quando fiz!
Eu ja tentei tbm... Minha mãe disse q meus amigos estão me influenciando e agr eu nn saio mais com eles, vou fazer 18 anos mas tenho a liberdade de uma criança de 10 anos e cobranças de um adulto de 30
Tambémmmmmm aconteceu isso comigo, se quiser bater um papo 21974166050 eu sei uma dica e é fugir de casa por alguns dias !
Comigo igual, um dia surtei e falei tudo q tava acontecendo e como sempre a culpa caiu pra cima de mim, no meu caso pra minha mãe o meu TRABALHO não está me fazendo bem e ele me mudou, soq ela não consegue enxergar que eu tô amadurecendo e tô literalmente cheia, hoje em dia qualquer "A" q ela fala eu me sinto como uma bexiga estourada por um alfinete, eu tô tentando todos os dias dar o meu melhor mas é difícil.......
@@Anna-xu1gz estou nessa Anna, tenho 22 anos e minhã mãe não me deixa sair , não gosta dos meus amigos e eu acabei me afastando de alguns dos meus amigo por conta dela.
Até no meu relacionamento ela quer mandar, escolhendo os meninos. Ex: eu falo sobre os meninos e amostra fotos, pra ela conhecer quem está conversando comigo, com isso ela julga os meninos que ela nao gosta. Sofro! Nao posso nem sair para lanchar com os meus amigos e menino que estou conhecendo.
@@thalitaoliveira7414minha mãe mesmo coisa, eu até perdi um emprego e um batismo de uma amiga, fiquei mal e me arrependo de não ter feito nada.
infelizmente temos a idéia de que os pais são sagrados e que honrar é ser extremamente submisso a eles. Tendo essa idéia permitimos esses abusos.
Fred, seus vídeos são muitos bons.
Stephanie Ferreira Maternidade/Paternidade nao beatifica ninguem.
Quero criar um grupo no WhatssApp sobre "família tóxica - mãe e pai abusivos" me chamam no Whatss (15) 99613-3915.
Por anos, me crucifiquei por ter o sentimento de nao estar orrando, por ser ovelha negra, e nao aceitar os abusos!
@@Хьюго-я7о vc criou o grupo?
Exatamente isso!
Infelizmente minha mãe é extremamente abusiva. Tenho 21 anos e me sinto uma criança que não pode fazer nada. Nunca posso sair pois ninguém presta, minha opinião nunca é ouvida e se eu tento explicar meu ponto de vista começa a discussão.
Estou totalmente sem energia e sem forças para lidar com isso.
Me sinto como se tivesse morrendo aos poucos.
Esse vídeo foi muito bom para eu conseguir ter certeza que eu não sou a louca que eles falam.
Melhor vídeo para minha vida.
Muito obrigado!
To na mesma que você, parece um loop infernal que nunca acaba
Me sinto da mesma forma, tô com 19 agr
eu passo por uma situação igual a sua
Me sinto como você.
Estou na mesma que você. Não aguento mais.
1. Ameaça e culpa
2. Restrição patológica de autonomia - querem te manter dependente deles em todos os aspectos ( financeiro, emocional...)
3. Humilhação e competição - inveja
4. Altos e baixos - instabilidade no relacionamento com os pais
5. Problemas de personalidade nos pais - são ótimos com as pessoas de fora mas com convive se sente incomodada com a pessoa e suas atitudes - características estranhas (muito agressivo, muito narcisista, chantagistas, invejosíssimo, competitivos, bipolares)
6. Falta de paz de espírito na casa - falta de afeto genuíno por parte dos pais com você
Resumo pra nós relermos 😊
Ameeeei esse vídeo!! Meus pais são muito abusivos, gratidão Fred ❤
Amo meu pai, mas ele tinha que ter sido internado antes de eu nascer. Seu comportamento abusivo me machucou a ponto de eu ter pavor dele qdo jovem, cair nas drogas, ser extremamente carente e dependente financeiramente até hj. Atualmente, com 39 anos e mais frio, penso que minha vida teria sido muito melhor se eu tivesse sido criado e crescido sem pai.
Os meu pais separaram-se,eles tinham 23 anos, me entregaram aos meus avós e nunca mais foram me buscar, fizeram as suas vidas com outras pessoas, tiveram outros filhos,entretanto os meus avós, já a envelhecer e com dificuldade financeira para me criar, e sem coragem de exigir responsabilidades dos meus pais, descontavam em mim, desde surras de mangueira, fecharam-me em quartos escuros, fome, muita coisa, até que eu comecei a trabalhar e livrei-me disso, mas eu sou uma pessoa sozinha e triste, desencantada com as pessoas. Os meus avós já morreram, eu nunca vou no cemiterio colocar flores, não quero saber, a minha mãe a vejo as vezes, tem um abismo entre nós, e meu pai, eu nunca mais vi, se o vir na rua não reconheço. Pais abusivos destroem a vida das pessoas, pelo menos a minha destruiram, eu não sei o que é carinho, um abraço de um pai, ou mãe, preocupação por mim, nunca tive alguém com quem contar só comigo mesmo.
kika neves Kika, por estranho que possa parecer ainda existem pessoas boas no mundo, se aproxime delas, elas costumam ser discretas, precisa garimpar. Busque trabalho voluntário, ali você tromba com algumas delas, crie uma rede de pessoas nutritivas que olhem a vida com sabedoria e amor.
@@blogsobreavida Fred, fiz exatamente isso, agora com 28 anos, estou tomando consciência numa autodescoberta de tudo que me aconteceu na infância, da baixa autoestima, insegurança e dependência emocional que isso me gerou. E nesse processo resolvi me juntar a um pessoal da minha Igreja que faz comida e leva para os moradores de rua. Nessa hora, vc tem uma perspectiva diferente, vc vê que pode ser um ser humano totalmente diferente dos seus pais, vc tem essa opção! Está sendo um processo extremamente doloroso, pq parece que estou reconstruindo tudo do zero, mas um dia chego lá. 🙏
eu tenho uma vida conturbada, eu sei como é, espero q você tenha superado e não sofra com a culpa, que vc seja feliz!
Tão triste como eu te compreendo!
kika neves querida, eu fui criada por uma mãe narcisista. Mas a vida me presenteou com muitas pessoas que, por incrível que pareça, apareciam do nada quando eu estava em dificuldade. Sou muito grata por essas pessoas. Também conheci muitas outras com tanto amor pra dar. E são essas pessoas que me inspiram diariamente. Não se feche e nem se isole do mundo. Há pessoas boas, maravilhosas mundo afora!
As pessoas se espantam porque acham que abuso é físico. Abuso vai desde se intrometer na personalidade alheia, privar, machucar, ferir, controlar
Apesar de gostar dos meus pais demorei quase 23 anos para perceber a forma abusiva ( mesmo as vezes incosciente) de como a minha familia se estruturou. Enfim, a quase um ano consegui sair da casa deles e ir morar fora do Brasil por minha conta propria mas SEMPRE carreguei/carrego a sensação de culpa ( e eles reforçam esse sentimento) de como se estivesse deixando eles para trás. Estou sem palavras. MUITO OBRIGADA
Minha mãe me faz me sentir muito culpada por morar em outro país e estar feliz.
Dama do Lago q triste
Cuidado, mesmo longe mantenha o minimo contato possível.
A minha fazia drama,dizia esta de pressão alta,ate que eu voltei e ela se revelou.
Flavia Mendes oi, vc falar que demorou a ver pq não queria ver e ficava relevando? Ou não percebia mesmo ?
Dama do Lago ser feliz é uma traição......
Acontece que eu estou ficando muito agressiva, sempre fico na defensiva,quem não convive comigo ou com os meus pais acham que eu sou uma pessoa horrível! As vezes penso em suicídio, pois não tenho para onde ir. Quando eu falo em sair de casa eles,por exemplo, falam que eu vou sofrer, não tenho capacidade de me virar pq sou muito burra, vou sofrer alguma agressão, com por exemplo, um estupro, assédios. Por isso, fico sempre na defensiva, quando eles resolvem me tratar bem eu não consigo confiar neles e não deixo eles se aproximarem mais, isso acaba gerando mais discussões, já fui chamada de vagabumda, bandida, cachorra. E eu nem saiu de casa nunca namorei e nem nada, minha vida é só estudar . Minha irmã, sempre é a filha adorada sempre me comparam com ela " você deveria seguir o exemplo da sua irmã sua "jumenta". Eu simplesmente, não aguento mais.
Minha história é parecida com a sua. Nunca namorei tbm. Já as comparações, sempre vem de pessoas próximas que eles julgam ser melhores do que eu. Força! Espero que vc vença e não se suicide, pois, vc ainda viverá coisas muitos boas.🙏
Triste 😭... Sei como é... 😭
Eai amiga, como você está?
@@micaelsantos3407 bateu as botas....
“Emocionalmente você não precisa confundir gratidão aos seus pais com esse senso de ‘eu vou fazer o que vocês querem o que eu faça, mesmo que eu tenha que morrer um pouco por dia’“. Eu realmente precisava ouvir isso. Vivo em um relacionamento extremamente abusivo com minha mãe, as palavras e reações dela me prejudicam muito, emocionalmente falando, de forma que eu não consigo gerenciar os meus pensamentos. Seu vídeo é extremamente necessário! Continue com esse trabalho lindo! MUITO OBRIGADO!
Ontem minha mãe me disse: "vou te contar uma coisa, mas não diga a ninguém q eu te contei. O fulano (meu irmão mais novo) casou ontem." Nada de mais né? Nada demais se não estivesse estampada na cara dela "só vc não é capaz de arrumar alguém q te ame." Meus pais sabem q eu tenho dificuldade com relacionamento amorosos pq já desabafei com eles sobre isso, porém depois, eles usam essa informação para me diminuir. Sempre q vou na casa deles, eles ficam falando q fulano casou, ciclano está viajando com o noivo... isso faz eu me sentir um fracasso total. Muito triste. Só fico bem quando estou longe deles.
Pq se chatear? A vida não é uma corrida, uma competição. Você vai achar alguém legal no seu tempo
E outra, não ligue pra o que seus pais falam. Não faz sentido se importar com a opinião de alguém que te trata mal. É difícil pensar assim mas você precisa priorizar o seu bem-estar.
Meu pai faz isso com relação a concursos públicos…. 😔
Fred! É tão doloroso se dar conta disso. Que difícil e necessário foi assistir a esse vídeo. Obrigada
É eu sei, tema delicado e doloroso.
Fernanda Cavalcante tbm dou em mim... é triste
Eu não estou aguentando mais! Estou no meu limite.
Eu tbm.
Calma, você mora com eles? Estude, faça coisas saudáveis e saia de casa cedo. Meus dois pais são narcisistas. Fui morar fora bem cedo.
Tbm
@@renatabarrela1 com quantos anos ? Tenho muita vontade de buscar independência financeira rapido
@@renatabarrela1 o que mais pesa pra mim e o amor que eu sinto! Eu amo demais e não sei pq as vezes sou tão destratada! Como vc lidou com a culpa de ter saído e "deixado pra trás"? Vc sentiu isso?
Grata pela sua sensibilidade em tocar nesse assunto. Essa táctica do afastamento tem sido muito restabelecedor para minha relação com a minha mãe. Faço terapia de tempos em tempos, porque os resquícios dessa relação abusiva /tóxica desde a infância com a mãe ainda me afetam... Lembro do quando foi importante para mim, num dia em que ela queria me bater (eu já era quase adulta), que segurei ela com os braços firmemente, olhei nos delas dela e disse: Acabou! Eu não vou deixar mais vc me bater! Agora sou mãe, e fico muito atenta em não usar da linguagem da violência com a minha filha... Enxergo minha mãe como um ser humano, cheia de problemas, mas a proteção da minha individualidade é essencial para a minha saúde mental! Saudações!
Lilian Carvalho somos duas
Lilian Carvalho vivi a mesmíssima cena. Bem vindaao clube! Rs Que bom que alcançamos este grau de consciência terapêutica sobre a questão. Bjs
Lilian Carvalho Sei exatamente o que é isso!
Quero criar um grupo no WhatssApp sobre "família tóxica - mãe e pai abusivos" me chamam no Whatss (15) 99613-3915
minha mãe já tentou me bater na vida adulta , tive que segurar a mão dela ,e depois ela colocou a culpa em mim e chamou os sobrinhos dela pra me agredir , se passou de vitima , e a familia ficou me chamando de louca
O pior é saber que está sozinha no mundo, pois é órfão de pais vivos, não pode contar com eles. Vivo meus problemas sozinha sempre, não tenho ajuda nenhuma.
Nossa tão dificil ver esse video, porque é exatamente isso que vivi minha vida toda e ainda vivo :/
Pensei q so eu q passava por isso
Eu também quero reforçar isso, porque eu não compreendi o porque das dificuldades dos meus pais em compartilhar afeto e como eu deveria quebrar e mudar esse estado de coisas, para melhorá-los, que é o significado correto de honrar os pais. Desirée, assino embaixo cada palavra que você escreveu. Eu tenho buscado por respostas agora, na época da internet, e eu também tinha certeza de que eu era o único ser humano que tivesse dificuldades tão pesadas na vida, por conta de questões de famílias desconexas e seus dilemas e consequências. Concordo com o que a Letícia disse. Eu acredito ser um sobrevivente.
Vc conseguiu se libertar? :(
@@thaisdossantos9888 Consegui sim. Eu ja nao estava aguentando e a maneira que sai disso foi me afastando. Sai de casa e cortei o contato por um tempo, a distância saudável rs'. Acredito que independente de ser meus pais, eu preciso ter amor próprio pq estava adoecendo. No começo aceitei o fato de que nao gostava tanto deles, apesar de ama -los justamente por serem meus pais, e depois que me libertei fisicamente deles, estou trabalhando a parte do perdão que é a mais dificil. Olhar pra eles e imaginar que provavelmente sofreram o mesmo, so nao conseguiram separar o que era os pais deles e eles. Hoje eu estou 90% bem comparado ao terror que eu vivia antes. Nao tem preço que pague a sensação de poder ser vc mesma e se proteger independente de quem esteja te atacando.
@@edsonperes8922 é complicado ne? Mas acredito que é uma escolha. Nao acho que vc deve levar como uma "responsabilidade" sua em muda-los, pq as vezes isso so vai frustrar vc e sobrecarrega-lo. É como tentar quebrar uma pedra, as vezes esta tao dura que nao racha. Cuide de vc primeiro, esse é o primeiro passo. Ame vc primeiro, como vc gostaria que seus pais tivessem feito. Quando vc estiver bem e bem protegido pode tentar uma reaproximação e quem sabe tentar clarear um pouco a mente deles. Vc vai conseguir, eu acredito ❤
Dos meus 5 piores momentos da minha vida, minha família foi responsável por 10. Literalmente 10.
A pessoa se senti como aquela Rapunzel, eles querem que a gente seja obediente tanto faz a idade ........tenho mais de 40 anos mais e uma coisa assim pros outros são uma maravilha e pra gente é sempre reprovação, emplicancias
Aqui em casa só vou poder ter opinião, liberdade e felicidade depois de sair de casa.
Eles são abusivos somente e exclusivamente comigo, a mais velha, "Não sabe fazer nada", "Namorar só depois dos 18", "VOCÊ SÓ FAZ ISSO QUANDO ESTIVER FORA DO MEU TETO".
Outro dia falei em trabalhar, eles simplesmente me deixaram de castigo e disseram que só iria trabalhar depois que saísse de lá, namoro passo longe e olha que vou fazer 16, respirar fora de casa? Só da escola pra casa. Amigos? Só se for em sonhos. "Não confie em ninguém, fulana não presta, beltrano também não, confie somente nos seus pais, amigo só serve para magoar", resultou em mim, garota triste e que vive sozinha, ninguém sabe de nada, ninguém viu nada.
As vezes penso, será que consigo chegar a crise dos 25? Acho que não.
Laziand Andy 4 meses depois oque aconteceu? Mudou alguma coisa? Vc fez alguma coisa pra mudar isso?
peça a Deus que te dê a independencia, porque foi assim que consegui me libertar.
Linda, se quiser conversar estou aqui. Passei por coisas parecidas, e estou perto da crise dos 25 já. :P
Não sei como é na sua casa, mas como os meus pais não se bicam, eu procurei equilibrar. Eu trabalhava e só minha mãe sabia disso. Eu namorava e nenhum dos dois sabia. Deve ter tido algo que só meu pai soube, mas não consigo me lembrar de um exemplo. E foi assim, meio que me esgueirando entre o temporário bom humor de um e de outro, que eu sobrevivi. E claro, procurando ignorar o tanto que falavam nas minhas orelhas e com o apoio psicológico de amigos que entendiam o problema. Juntei economias e estou fazendo um curso fora do país, onde pretendo trabalhar e morar por um tempo. E isso tem me feito um bem enorme. Desejo de coração que você supere isso, é muito novinha pra sofrer desse jeito. Escolha com sabedoria as pessoas em que você vai confidenciar seus dramas pessoais, evite dar à familiares e pessoas que possam ser 'leais' aos seus pais (como professores e coordenadores da escola) informações que podem ser usadas contra você, e busque estudar e trabalhar bastante pra se libertar. :)
Amiga conclua seus estudos, aproveita o momento para estudar e se preparar para seu futuro. Não toma decisões precipitadas sem ter base, talvez um pouco mais de disciplina e foco no que você sonha. Sucesso
Samoara
espera os 18 , nesse tempo estude bastante arrume um emprego, ou a menos procure,entre na faculdade e se manda dai
Tenho 23 anos e só hoje percebi que vivo a maior relação abusiva da minha vida: meus pais. Obrigado por este vídeo 😢
Obrigada pelo vídeo. Minha mãe me controlou de tal forma que eu achava que ela fosse minha melhor amiga - apesar do pesares -, passou a me trazer muitas mágoas. Mágoas que eu não queria ter, e me culpo por tê-las, mas não consigo tirá-las de mim. Sim, na minha casa não tem paz. Não me sinto em paz. Ainda acredito que quando eu sair de casa, as coisas irão melhorar. Agora, só tento aguentar.
Eu acho que esse é o melhor vídeo que existe nesse mundo. Desde novinha meus pais sempre foram tóxicos, meu pai é aquele calado que só fala quando convém, e fica te encarando ou fazendo barulhos com a boca se você não faz o que ele quer, como se tivesse que ler a mente dele. Minha mãe é aquela que só fala de si mesma, só ela sofre, só ela isso, ela me chama de egoísta, mesmo que eu saiba que eu não sou, as vezes eu me sinto tão taxada disso que fica na cabeça, mas estranho que só meus pais acham isso. Eu vou ficar perto de outras pessoas e nunca ouvi coisas tão horriveis como ouço dos meus pais. Quando eu tinha 16 anos, eu queria trabalhar pra fazer intercâmbio, ter minha vida, minha mãe arrumou meu irmão exatamente nessa epoca e me botou pra ficar com ele. Eu poderia dizer não, mas eu achei que o bebê não tinha culpa. Então eu criava o meu irmão e pra isso eu tinha responsabilidade, mas pra ter um namorado eu não tinha. Hoje com 24 anos estou tentando seguir minha vida, porque agora eu posso dizer que meu irmao nao precisa mais de mim, e começaram mais chantagens. O tempo todo dizendo que eu não devia namorar porque vou arrumar filhos e tals, mas assim, eu minha adolescencia toda cuidei do meu irmão, e eu nao teria responsabilidade de viver minha vida? Daí eu fui pesquisar e tive cada vez mais certeza do quão toxico é minha relação com meus pais. E isso que eu disse, não é nem 10% das coisas que acontecem. Me culpo muito por me sentir dependente e ainda ter depressão, mas sempre que eu to seguindo em frente, eles começam e eu fico deprimida e quero sair do emprego. Eu vejo por esse vídeo que eu preciso melhorar e cortar esses abusos. Esse vídeo é muito necessário.
É exatamente oque eu estou passando, minha mãe também está grávida, e meu pai tem as mesmas características que o seu e minha mãe acha que tudo é ela que está sofrendo.
Só comecei a me dar conta dos abusos há uns 7 anos. Foram pessoas do trabalho que começaram a me fazer refletir que existe enorme diferença entre o que se fala e o que se faz. Passei a prestar mais atenção aos amigos e as atitudes dos parentes e tentei rever situações pensando sob o aspecto do abuso e me surpreendi com minas reflexões. É duro Demais e demora anos e anos, das primeiras desconfianças até as certezas e depois a mudança de comportamento. Pra quem não pode pagar um bom profissional (cuidado, tive um psicólo que tb era abusador. cuidado!) a solução demora mais de 10 anos. Esse é minha opinião pessoal. Agradeço ao canal.
Ah, eu passo por tudo isso 😢 me sinto cansada e adoecida emocionalmente.
Achei o vídeo muito interessante. Eu já havia nota a algum tempo que minha mãe tinha comportamento abusivo comigo. Sofri um pouco até identificar, mas depois que reconheci comecei a tomar atitudes que antes não tinha coragem, como ser sincera sobre o que sentia, por exemplo. O maior indício do comportamento da minha mãe era como ela fazia eu me sentir com as palavras dela.Sempre me fazendo sentir mal e culpada, mas isso o tempo todo mesmo, sem saber ter qq outro tipo de conversa comigo. Eu analisando minha postura e minha vida, percebi o quanto ela estava errada sobre mim, pois sou e sempre fui uma pessoa responsável nos meus relacionamentos, no trabalho, nos estudos, na família. Foi quando comecei a reagir. Minha mãe é uma pessoa corretíssima e extremamente exigente, mas seus padrões não cabem a mim. Sou feliz com minhas escolhas, mas a opinião dela sempre me faz questionar tudo de forma negativa.
Qual a preocupação e orientação da sua mãe para o seu comportamento que ela achava que era errado ?
Dá uma olhada no canal da Taryana Rocha.
Me vi em sua descriçao prof, e olha q ela so da valor a minhas opinioes e sentimentos quando outras pessoas sabem, ai ela fica mansinha e dramatica,mas. Quando é de frente com ela, me trata como um wualquer, as coisas tem q ser na mais pura perfeiçao. Limpeza, almoço. Hj larguei de mao isso tudo de perfeiçao e agradar, nao caio mais nas chantagens dela e ela sente q a distancia entre nós so aumentou e ta sentindo na pele. Ela é ontipo de pessoa q exige algo de ti q ela nao tem. Ao mesmo tempo é uma pessoa armagurada com a vida,ja q nao "aproveitou " a juventude e acabou passando um pouco disso pra mim, da mesma forma q a teiomosia dela. Por isso sigo firme e forte rumo aos meus sonhos e projetos, sme medo do q ela vai falar ou nao.
Eu só gostaria de expressar a minha gratidão por esse vídeo. Foi por causa dele, que pela primeira vez em anos eu deixei de me sentir culpada.
Comecei a olhar para os meus problemas familiares, em especial com a minha mãe, com outros olhos.
Pude pesquisar melhor, procurar ajuda e finalmente perceber, que o grande problema não era eu. E que eu também não sou responsável por “salvar” eles.
Você me ajudou a iniciar minha trajetória de cura. Me tirou um peso gigante das costas.
Lembro a primeira vez que vi esse vídeo, chorei como uma criança de 5 anos.
Anos depois estou aqui, ainda no processo de me curar e aprendendo a lidar com essa situação, mas enxergando as coisas como elas realmente são, e me amando mais.
Gratidão!
Acho, que nesses casos, devemos usar eles como exemplo, exemplo de como não ser.
Fred seu lindo! Seus vídeos estão cada vez melhor ♡.
Suelane Calisto Sim, mas as vezes mais que isso. Higienizar a herança tóxica de auto-critica excessiva
Quero criar um grupo no WhatssApp sobre "família tóxica - mãe e pai abusivos" me chamam no Whatss (15) 99613-3915
Meu pai implica com toda possibilidade de namoro minha, já estragou demais minha vida... Não aguento mais
Sei como é
Como está hoje ?
perfeito! Infelizmente vi minha mãe e meu pai aí, eu sentia culpa em achar eles meio tóxicos, mas ainda não tinha sacado que eram abusivos. Obrigada.
Eu sempre tive uma vida totalmente problemática o que me acarreta em dificuldades até os dias de hoje, a convivência e a formação que tive em uma família tóxica me transformou naquilo que sou hoje, ao analisar minhas fraquezas e pontos que não gosto em mim eu sempre recordo de como foi a minha formação e dos motivos que me levaram a tal, fui sabotado de todas as formas que alguém possa ter sido na vida, fugi de casa diversas vezes para me livrar dessa realidade mas sempre era encontrado e forçado a voltar, era comparado constantemente com todo mundo, até mesmo com os “marginais” da rua em que eu vivia simplesmente pelo fato de que eles eram heterossexuais e por conta disso eram considerados “melhores” que eu. Enfim, mesmo tendo saído de casa aos 17 anos e ido morar em uma outra cidade bem distante até hoje não consegui superar todos os traumas vividos por essa relação tóxica, obrigado por seu vídeo pois foi muito esclarecedor.
Verdade.
Fred VC acabou de explicar todas as minhas escolhas com relação aos meus pais. A sociedade nos culpa apesar de rodo tipo de abuso sofrido por toda a minha vida. Hj sinto todos os sintomas e consequências negativas do convivio, vivo mais isolada, sou um tanto misógina, e guardo certa ojeriza a pessoas com as caraterísticas dos meus pais. O maior sonho da minha adolescência era sair daquele ambiente familiar, pensei em casamento mas engravidei de um psicopata, encarei a vida. Aos 17 anos tive meu filho, e sozinha construí e aluguei uma quitinete nos fundos da casa da empregada dos meus pais aos 20 anos realizei o sonho da liberdade.... Só e os fantasmas ficaram porque sofri muita solidão, preconceito social e rejeição. Sou uma pessoa embrutecida pelos diversos traumas da vida. Apesar de viver aos sorrisos a ponto de certo rotulada como louca pela sociedade, minha vida foi tão dura e a sociedade tão cruel que parei de levar tudo a sério. Nunca fui a psicólogo apesar de fazer parte de um grupo de amigos psicólogos. Seus vídeos me ajudam, mas esse tirou um grande peso que a sociedade quer me impor a carregar. Obrigada perdi 15kg após assistir kkkkkkkkk. Beijos! Continue, sou sua fã.
Oi Monique. Eu tb sou filha de pais abusivos, pessoas q jamais deveriam ter sido pais. E tb fui julgada pela sociedade. Assim q te entendo perfeitamente, pq sei o q se sofre, qdo vc é adolescente por exemplo e fala pras pessoas q seus pais não gostam de vc, não falam com vc, te desprezam ou qdo vc se forma ou se casa e não vão ao seu casamento e a sociedade te julga dizendo: boa coisa vc não deve ser, pra q seus pais sejam assim contigo. Enfim uma família totalmente tóxica. E te digo q eu fui embora do Brasil tem anos, mas nunca consegui superar a falta de uma família. Admiro muito quem consegue superar isso, pq eu ainda não pude.
Impressionante a sua história. E mais impressionante ainda você ter passado por tantas coisas cruéis e sobrevivido mantendo a sanidade mental. A tendência de filho ou filha de pais narcisistas atrair psicopatas ou narcisistas perversos para relacionamento é alta! Isso porque a vítima se identifica com a forma de "amor" abusivo praticado pelos pais e, consequentemente, ela atrai pessoas com as quais terá um relacionamento abusivo, tóxico e destrutivo. Parece uma forma de autopunição este tipo de relação disfuncional. O abusador narcísico ou psicopata identifica de longe a vítima pelas suas características de codependência, por exemplo, e faz dela sua presa.
Verdade, o povo tem essa ideia idiota de que pais podem fazer o que quiser, e se o filho não gosta ele deve ser forçado a sair de casa.
Super me identifico com vc.
@@jaquelinealmeida4109 nossa! Não sabia disso! Perdão pelos anos de atraso na resposta rs
Vc deve ser um pai maravilhoso. Se tivesse um pai como vc tanta coisa teria sido diferente na minha vida😕
Ele tem filhos ?
@@marcelacristina6945 tem uma filha pequena muito linda e fofa
vc sabe escrever entao vc e autor da propria historia
Oito feridas causadas pela ausência da figura paterna é um vídeo excelente do Rossandro Klinjey que pode te ajudar muito também.
Ele está completamente certo.
É tão difícil 😢. Estou em contato zero. Mas ate pra começar um relacionamento novo a gente se sente mal. Eu sinto que ñ sou digna de ser feliz pq vivo essa situação. É como se n tivesse ninguém no mundo e ñ fosse ter nunca mais. Ela falou tanto que eu nunca vou ser feliz que eu acreditei. E estar com alguém que te compreenda e apoie é difícil. Muitas pessoas tem uma família estruturada e acha que vc tem que ser assim tb. Ainda mais hj que falam tanto em família tradicional brasileira em conservadorismo. Vc sempre é taxada como a errada, a bruxa. "Se sua mãe n te apoia é pq algum problema deve ter.". Ninguém quer saber o que vc passou e sente. 😐
@@danihep2244 exatamente assim que me sinto, estou sem contato nenhum há 1 ano com minha mãe e meu casamento é insatisfatório, estou planejando financeiramente me separar em janeiro 2019, mas bate medo, angústia, só tenho meu irmão que estive afastada, mas há uns 3 anos retomámos nossa relação. Estou tentando ser forte, me amar e fazer nova atividades no próximo ano: curso, terapia etc. Tenho receio de terminar meu relacionamento e não conseguir outra pessoa, fico imaginando o que o homem vai pensar de mim, mas cada vez mais percebo que se eu peneirar muito bem, tanto amizade quanto amor, não precisarei ter vergonha de falar, de me expor. Seja forte e acredite nas coisas boas, busque ajuda terapêutica, se sinta merecedora de ser feliz. Eu estou buscando e desejo o mesmo para você. 🌻💖
@@thaism6878 sei exatamente como se sente. Estive em um relacionamento e não foi nada fácil pq ela mexeu tanto com meu emocional que eu mesma acabei colocando tudo a perder a ponto do meu ex criar raiva de mim e se afastar. Era como se a relação que eu estava fosse me salvar e me fazer fugir da situação de opressão da minha mãe. Ela julga e cobra tudo. Para ela eu nunca vou ser feliz e ela diz com todas as letras: 'vc ainda vai ser muito infeliz' e isso pesa nos meus relacionamentos. Vou fazer terapia p me curar sim. Eu quero muito ser feliz. Sinto o impacto até no campo profissional. Tá tudo travado. Queria muito ir para longe, viver novas experiências, sair daqui. Vivia pedindo pro meu ex pedir transferência mas ele acabou desistindo. Infelizmente, hj me sinto só. Eu sou filha única e pelo fato de ela me dizer palavras pesadas, estar sempre reclamando, me intoxicando e eu acabar me contaminando, infelizmente mexe c a gente com o tempo e qdo vemos estamos do msm jeito no trabalho, c amigos, c o parceiro e eu n queria isso, dai comecei a me afastar, mas antes avisava e ela sempre tripudiava, rondava, dizia que ia no meu trabalho, qdo eu namorava eu ñ apresentava mas ela ficava querendo descobrir pelos meios dela (eu tenho 33 anos), qdo me mudei ñ contei o endereço e ela disse q ia descobrir, ela vivia usando de chantagem emocional como: ' qdo eu morrer ninguém vai deixar vc vir no meu velório', ' vc é a pior filha', e dizia q o estatuto do Idoso obrigava que eu cuidasse dela. Eu sempre disse sim para minha mãe e qdo disse não ela reagia me esculhambando. Lembro que qdo tinha 20 anos eu fui a casa de uma amiga na outra rua. Como estava tarde disse q dormiria lá. Ela disse que ia chamar a polícia se eu ñ voltasse. Na época eu ñ tinha noção, obedecia. Depois passei a ser mais crítica e enfrentar. Dizer não e dizer: "poxa eu trabalho, estudo, sou uma pessoa correta, mereço meu lazer e ser feliz. Vc tem que respeitar." Enfim... isso foi assim até depois que casei, separei e voltei uma vez a morar com ela e decidi que ñ aguentaria mais isso já que eu pagava tudo. Não entendo como uma mãe que era para apoiar e incentivar destroi a autoestima e afasta qualquer pessoa que ela perceba que goste do seu filho.
@@danihep2244 vc conhece o canal da Virginia Coser? vai lá, é muito bom e sobretudo tbm procure ajuda profissional, além de se cuidar, se amar, se valorizar, ler, ir a um bom show, ir à praia, buscar uma religião ou uma filosofia como seicho-no-ie ou outra, enfim são exemplos, mas vc deve descobrir o que faz bem a Dani. Te indico tbm o canal da Cristina Cairo, o Luz da Serra além dos livros que vc puder ler e da própria terapia que hoje em dia existe até via skype. Comece a caminhada, passo a passo e vc vai construindo sua paz, seu equilíbrio e isso vai refletir em tudo.
Fiz essa oração indicada pela Cristina Cairo para me desconectar da minha mãe psicologicamente >>> th-cam.com/video/v5bwVBqm3x4/w-d-xo.html
Deve fazer durante 3 meses, cada dia, sem parar e antes de dormir.
@@thaism6878 muito obrigada. Queria muito me desconectar de todos aqueles que me fizeram mal. Parar de sentir mágoa. Tem me feito muito mal pq ñ consigo esquecer e por isso fico num ciclo vicioso. No caso do meu ex, estamos separados há 6 meses mas trabalhamos juntos e é horrível. Já li que qdo temos pais narcisistas atraímos relações tóxicas pq projetamos muito no outro ou ficamos vulneráveis a pessoas não empatas e o mais incrível é que é muito dificil se desconectar dessas relações. O da Virgínia Coser eu vi sim. O outro não. Já procurei ajuda sim e já estou retomando a minha vida. Mas sinto que ñ sou mais a mesma. N tenho mais prazer, pelo menos ñ aqui, mas vivo na espera de me reencontrar dinovo e me sentir feliz. Fui muito enganada, ferida, invadida. É como se todo mundo caminhasse para formar suas familias e eu vivesse um projeto de fracasso em tudo. Meu ex só se importou com os meus sentimentos antes de vivermos juntos, depois me ignorou completamente. Era o que ele pensava e pronto. Eu vivia com medo de me expressar e perder mais alguém, perder o único que tinha, fracassar dinovo e minha mãe passar na minha cara. Tanto q ela nem sabe. Estou me sentindo farta e com medo de me envolver seriamente, porém ainda ñ desisti. Por fora sorrio pq é o que pedem, por dentro... so eu sei. Obrigada pelas dicas linda e força pra nós 😘😘😘.
Para mim foi bem isso, falta de paz e afeto, havia as tréguas mas sempre pisando em ovos, e tudo girava em torno do relacionamento deles. Se estivessem felizes demais, os filhos sobravam e se estivessem brigados sobrava patadas para os filhos. E os filhos não eram incentivados a serem amigos, vai que trocando ideia verbalizassem "aquilo que não pode ser falado". Infelizmente demorei para procurar esse tipo de informação, e nem se falava muito nisso... não deu tempo de ter essa atitude civilizada e consciente antes do afastamento.
As características dos pais abusivos são idênticas as dos meus pais comigo. Desde os 14 anos eu venho sofrendo isso em relação a sexualidade, namoro e amigos, e hoje com 18 anos perdi a namorada dos meus sonhos, porque além de eles me privarem a vida toda, eles n aceitam alguém de outra religião...sim...são intolerantes. Recebi xingamentos e gritos do meu pai cmg a mts anos...e sempre meu pai uma hora me tratava com carinho e dps com ódio...mas sempre fui paciente, e um dia irei quem sabe superar isso.
Entendo isso, mais a melhor forma é enfrentar esse medo é lutar..
Saia de casa logo. Nem que seja pra um quartinho numa pensão.
Oiii Mateus espero que esteja
Pense antes de agir procure um trabalho passe na experiencia economize o Maximo que puder procure um local agradavel para vc dividir out morar e depois se muse sem muita conversa seja discreto e preserve sua paz. Se precisar conversar Manda um email delfinoanp@hotmail.com ė meu face Ana Paula Delfino
Tenho 23 anos , e meus pais me tratam igual um adolescente de 12 anos . Isso é sufocante e horrível , só quem passa por isso sabe o quando é desgastante . Meu emocional é baixo e eu me sinto insuficiente pra tudo, sem falar que eu não tenho voz pra nada dentro de casa e tudo o que eu sonho ou tento fazer é frustado pelos pais tóxicos que tenho .
Veja também a Taryana Rocha no Canal À Deriva Podcast, uma aula excelente sobre narcisismo.
Tem o Alan Mocellim que especialista em todos os tipos de abusos emocionais, muito bom.
Eu tenho 30, meus pais me tratam como se eu tivesse 5 anos, a diferenças é que agora não dão as surras de antes!
Arruma um trabalho e sai de casa! Concurso te dá essa possibilidade! De preferência faça pra outro Estado ! Seja feliz !
o mais estranho é que foi falando as características, e eu sinto muitas delas com a minha família mas sinto como se fosse normal, que por eu ser filha, apesar de ter 21 anos, dependo financeiramente deles fico achando que eles tem o direito de mandar em cada passo meu, se posso ou nao sair no final de semana e em tudo que faço! Eles falam e eu obedeço mesmo me sentindo mal e sentindo que nao está certo, por "respeito" :/
debora fonsoar Você pode lentamente quebrar essas crenças de submissão cega aos poucos, furando o sistema sem que ninguém perceba. Discrição é mais sabia que rebeldia num ambiente tóxico
Tenho vivido isso
Aiii.. eu te entendo tão bem
tenho vivido isso até hoje!
@@blogsobreavida Oi, também tenho 21 anos e tô vivendo sob ameaças pelos meus pais. Eles são extremamentes abusivos e manipulam todos meus passos, fazem ameaças, chantagens, e ficam me colando pressão psicológica.... eu não aguento mais. Tudo principalmente por conta da religião e da minha sexualidade. Eu já tentei conversar, ser discreta... mas eles não escutam, tô chegando a confusão que preciso apelar pra rebeldia.
Esse assunto deveria ser mais discutido na mídia. Pessoas adultas com tantos problemas emocionais e de convivência, em decorrência desse tipo de criação, estão traumatizadas. A sociedade deveria se mobilizar para abordar e entender melhor o assunto. Quantas crianças, adolescentes e jovens estão sofrendo e sem entender a razão, achando muitas vezes, que são culpados pelo sofrimento. A sociedade está adoecendo!
A minha mãe fala que se ela me deu a vida ela pode tirar eu não acho que isso seja uma ameaça , mas ainda assim acho estranho é uma relação grande de domínio.
Sara Elen Isso é besteira, não de ouvidos a ela não! Essa fala é característica de pais abusivos.
os pais dizem isso,mas no sentido de acabar com sua vida, não no sentido literal,mas físico e psicológico e isso é foda....
Meu pai sempre me dizia que eu não seria nada sem ele... ficava muito chateada.
Minha mãe disse q queria me matar pra eu desaparecer da vida dela kkkkk
Claro que é uma ameaça.
Sim, conversar com eles às vezes só piora tudo. Experiência própria!
Poupei R$300,00 em psicologo. Ajudou a confirmar que minha forma de pensar estava certa. Grato.
Mas um acompanhamento profissional faz toda a diferença, não acha? Porque feridas tão profundas não são solucionadas somente com um vídeo. Difícil é achar um profissional como ele por aí! rsrsrs
Fiz terapia por um tempo, pq para a familia eu era errada eu era culpada me libertei nao tenho mais vergonha de falar tudo que a minha mae fez cmg durante a infancia, mas sinto que preciso continuar a minha terapia pq nao é facil. Se fizer terapia se sentira em paz, vc verá.
Quero criar um grupo no WhatssApp sobre "família tóxica - mãe e pai abusivos" me chamam no Whatss (15) 99613-3915
Não pupou não rs. Sinto lhe informar, mas o vídeo não substitui terapia e o próprio vai lhe dizer isso. As limitações são coisas profundas
@@Хьюго-я7о tá com esse grupo ainda?
Sofri toda minha vida, pais narcisistas abusivos, minha infancia foi medo terror, gritos ,humilhação ,culpa , hoje estou me curando, ñao è fácil, todas relaçoes minhas com homens me tratavão exactamente como meus país, só este tipo de pessoa atraía chefes , amigos , marido ,etc. Um imán 🧲 para abusivos. Hoje com a terapia ainda atraio , mais no primero sinal eu dou o pè .continuo com as terapias , longe deles em otro país .nunca vão aceitar que errou ,amo eles , mais quero ser feliz , eles são assim , è triste que quem você mais ama ,são os que deixarão traumas .parabèns pelo seu trabalho exactamente isso .
Simplesmente arrasou!! Eu me identifiquei com cada palavra sua, toda a sua descrição sobre pais abusivos encaixam perfeitamente nos meus. Inclusive a parte de que não adianta conversar sobre. Já cansei de falar, mas eles simplesmente não entendem o que eu falo, fazem uma interpretação totalmente diferente. Já implorei pra fazerem terapia, mas isso também é tratado como tabu dentro de casa. Bem, eu faço e vou continuar a fazer pois me faz muito bem.
ypisilom ótimo, como disse no vídeo, não tente conserta-los
Pra mim este está sendo o maior desafio. Eu quero fazê-los enxergar mas não consigo.
ypisilom Coloque toda a sua energia em sua vida, independência e realizações. Lá na frente, se eles quiserem e conseguirem podem vir perguntar, agora pode ser esforço sem retorno.
É disso mesmo que tou precisando. Obrigadoooo!
Ganhou mais um inscrito! :*
Amar educar é diferente de controlar e sufocar os filhos!
Ótimo video. Só quem passa por isso entende perfeitamente cada palavra que tu fala. Muito obrigada por ter coragem de falar sobre esse tema tão romantizado. Um abraço.
14:27 - por ter passado por este tipo de experiência abusiva, foi uma libertação o momento que percebi que não preciso consertá-los e que eles jamais mudariam. Eu tentei isso por anos.
Obrigada pelo vídeo, Fred. Foi profundo e esclarecedor.
A sociedade em geral romantiza muito a relação familiar,e os filhos sempre são vistos como errados.
Minha avó sempre foi muito abusiva e minha mãe e tias/tios se afastaram na primeira oportunidade,eu infelizmente tenho que morar com ela (porque atualmente estou desempregada) mas é muito difícil,e todo mundo usa a desculpa que ela tá idosa como se não existisse idoso ruim,eu não vejo a hora de conseguir emprego pra poder me mudar e nunca mais chegar perto dela,meu psicológico tá arruinado.
Incrível como vc conseguiu descrever o relacionamento que tenho com a minha mãe. Demorou muito tempo mas nesses 2 últimos anos finalmente entendi o quanto a relação com minha mãe me afetou e criou certos traumas e bloqueios em minha vida que agora estou tendo maturidade para curar, Deus sabe o que eu e minha vozinha passamos nesses últimos 10 anos. Cheguei muito perto do suicídio algumas vezes e o sentimento de culpa é uma constante, acho que tem sido a maior arma que minha mãe me agredira e ainda agride. Hoje tenho 26 anos e os conflitos familiares ainda são uma constante. Me afasto e fico bem, cresço e me desenvolvo pessoalmente, mas é só entrar em contato com ela que parece que despenco 30 andares emocionalmente. Embora só quisesse desaparecer desse vínculo, minha vozinha é o elo que nos une, e infelizmente quem mais sofre nessa relação. Dentro do meu processo de entendimento e tratamento dessa questão, este vídeo chegou na hora certa! Gratidão 🙏🏻
Quero seguir em frente, mas tô percebendo que a raiva, por ter sido permissiva demais, e não ter dado limite e me protegido, está atrapalhando. Ouvia muito que eu era ingrata, sofria manipulação e ameaças, inclusive de ser mandada embora, já que era filha adotiva. Depois atrai muitas pessoas abusivas na minha vida. Acho que era pra eu dar um basta e me posicionar, só que demorou muito e me enfraquecido, mas nunca é tarde! Gratidão pelo vídeo. Muito bom!
Eu sou muito agradecida. O seu canal me deu coragem de montar meu canal e expor as minhas agressões. Ninguém merece ser agredido e não há mas....
Achei perfeito!
Esclarecedor!
Eu tive o melhor pai do mundo. Generoso, amoroso, especial, um espelho pra minha vida.
Tenho uma mãe que é uma verdadeira Rainha.
Mais conheço, e convivo com pessoas abusivas (meus sogros)
Ficou muito claro.
Obrigada.
Deus te abençoe sempre!!!
Fred, marquei TODAS - hahahahah. Rio, porque demorei quase 40 anos para conseguir estourar essa bolha: agora, só quero viver e formar minha família com a maior lucidez possível. Tens participação imensa nisso: sou grata demais.
minha única esperança pra sair da relação tóxica com minha mãe é conseguir um emprego e alugar o lugar mais simples do mundo pra morar
Só um adendo, caso vc for se abrir com alguém procure não se abrir com pessoas religiosas demais ou com pessoas insensíveis. Primeiro pq não vão acreditar em vc, segundo as religiosas vão de dar sermão sobre quem te deu a vida merece ser honrado e blá bla e por fim o que vai acontecer é que vai se sentir ainda pior. Tenha em mente que quando se trata desses situações e clichês sociais de amor incondicional as pessoas vão negar a verdade até o último respiro, ainda que a verdade esteja estampada na cara delas. Muitas pessoas são honestas para devolver o troco errado, quando se trata de relações elas são totalmente desonestas muitas vezes para não se comprometer e ficar " mal na fita", ninguém quer se comprometer.
Agatha, disse tudo. 🙏🙏🙏
talvez você esteja se referindo a alguma religião específica. A maior parte das pessoas religiosas que conheço (a começar por mim) é totalmente contra manter relacionamentos tóxicos, independentemente de com quem seja. Por favor, Agatha, eu entendo seu posicionamento, mas não generalize.
@@lorenadebessieres mas ela está corretíssima.. Já vi exemplos assim, claro não se pode generalizar.
Sigo a doutrina das igrejas evangélicas mais rígidas. E sei muito bem que todos os pais são injustos porque são ímpios. A Bíblia não condena apenas roubo e assassinato como pecados de ir pro inferno, mas todo tipo de atitude que fere o próximo já como pecado de condenação, como está em I João 3:15. A Bíblia fala que não há nenhum justo, nenhum sequer (nem seus pais) e por isso todo aquele que quiser ser salvo deve se arrepender e lavar seus pecados no sangue de Cristo. A palavra também diz que os pais não devem levar seus filhos à ira, mas cria-los na admoestação do Senhor. Quem geralmente prega que tudo o que seus pais fazem é justificável são os católicos.
Você disse bem, Agatha, porque eu tive um curto período em que eu convivi no meio religioso evangélico. Uma coisa é o objetivo do ensino, de como Deus deve ser apresentado a nós, mas você tocou numa questão, da qual jamais eu fui orientado, tendo vivido em uma família que jamais compartilhou gestos de afeto, além de rancores e amarguras, e eu no meio, sem saber como quebrar esse tipo de coisas.
Sobre o honrar, eu ouvi um comunicador que, tendo a visão do Evangelho, no meu ponto de vista, disse que as religiões não deixam claro sobre o significado de honrar os pais, cujo entendimento foi bem claro pra mim de que honrar significa entender para melhorar, e não esse negócio de acatar ordens deles, principalmente as ordens mais absurdas e estúpidas. Honrar é melhorá-los em nós, quando temos o entendimento das dificuldades que ambos tiveram, e que os pais dos pais (os avós) tiveram, etc, etc, & etc.
Muitas vezes, ficamos sem o suporte da família e a religião poderia ser uma boa possibilidade para uma ajuda para reconstrução e ressignificação da vida. O problema é que nem a religião, que deteve o nome e a verdade de Deus para si, não tem a visão dessa ajuda (eu, pelo menos, não tive). Logo, que os religiosos tenham a visão de conhecer cada homem e cada mulher, suas dificuldades na família e na vida particular e serem realmente sinceros em apresentar a ajuda necessária, para que cada ser humano recupere forças para seguir a vida, depois de tudo.
A minha mãe fala: "tem q ter filhos para eles te cuidarem na velhice".
É isso q ela e o meu pai estão tentando fazer comigo e com o meu irmão, pedem coisas caras, escolhem presentes sem nem ao menos saber se vão ganhar, falam que o filho da fulana deu isso e aquilo, pagou isso e aquilo.
Eu acho q isso só vai acabar qdo eles morrerem.
Nos afastamos, mas as ligações telefônicas deles meus pais nos fazem tremer, pq é sempre um pepino p resolver.
Daí se queixam p todo o mundo que somos ruins.
Ninguém merece uns pais assim.
Por isso tem gente q se alivia qdo morrem.
Tive um pai narcisista e uma mãe narcisista; mas meu pai era ausente e grosseiro, já minha mãe sufocava e era EXTREMAMENTE autoritária! Tive a infelicidade de ter nascido numa família assim. Sou a mais nova e meus irmãos/família acham que EXAGERO e que minto. Hj já estou mais velha e vejo que “perdi” quase 18 anos da minha vida. Agora, através de uma amiga/mãe postiça/ mentora/ psicóloga...estou conseguindo sair do ABISMO e ela está me ajudando, junto com Deus, a me tirar desse poço. Mesmo mais velha, vou retomar minha vida e sair da escuridão que fiquei por quase 20 anos.
Obrigada Fred,Sai da casa dos meus pais a pouco tempo por não aguentar mais,depois disso tive depressão e agora estou em tratamento.Agora consigo entender as coisas com mais clareza,não sou o monstro que pintavam de mim :)
Pais abusivos , aqueles que se acham certo demais e acha que os filhos precisam seguir oq seguem , fazer oque querem que eles faça , andar como eles andam ... Eu passo por tudo isso , e tenho problemas que creio que vai ser eternos !
Há pouco descobri que minha mãe é uma narcisista perversa e esse vídeo é um bálsamo. Muito obrigada!
Pamylla oliveira Desejo que consiga administrar essa situação.
Meus pais sempre fizeram eu me achar um lixo. Ainda bem que eu tenho praticado o auto conhecimento... e o seu canal tem me ajudado cada vez mais.
que vídeo necessário!!!
espero que chegue a muitas pessoas que precisam ouvir tudo isso.
eu vivi essa situação com a minha mãe, que me criou sem o meu pai. ela era muito nova e não me deu o ambiente seguro e acolhedor que deveria. cada hora morávamos em um lugar diferente e cheguei até a morar separada dela (hora na casa de uma tia, depois na casa da minha vó).
e tudo sempre sem explicação, sem diálogo. como se eu realmente não fosse importante e estivesse ali só atrapalhando mesmo.
ela sempre foi imatura é superficial e até hoje é assim.
ainda bem que eu sempre tive essa visão, de que era ela o problema.
hoje em dia estou na terapia e a minha terapeuta fala bastante sobre a importância do vínculo a ser criado desde cedo com a criança. ela segue a linha de winnicott, que é um dos autores que mais defendem a importância do vinculo alimentado através do amor, para a saúde emocional desse indivíduo que está sendo criado!
ter filho é muito mais do que alimentar, dar banho e deixar morar na sua casa.
se as pessoas entendessem isso, o mundo estaria melhor.
o bóris apareceu no vídeo pra ilustrar a boa relação que você tem com ele hahahaha! esse gato é muito lindo meeeeeodeos 😻😻😻
Jacqueline Leite Ele é o meu co-terapeuta hahaha
Puxa, que bom que você está numa boa trilha de recuperação.❤️
Sobre a Vida eu estou pra adotar um gatinho e tenho certeza que isso vai ser muito bom e muito importante pra mim 😻
E meu pai que é extremamente controlador, não deixa eu sair de casa, não deixa eu trabalhar muito menos fazer academia, ameaça que se eu fizer essas coisas vai lá me fazer passar vergonha chama a polícia, me humilhar por me da comida e coisas básicas, me humilhar em palavras, não deixa eu ser independe, e muito menos ter amigos, é agressivo e tem problemas com raiva, já pedi pra iŕ no psicólogo ou fazer terapia porque eu não aguento mais, mais ele diz que é besteira e não liga pra isso, eu tô no meu limite, se eu tivesse oportunidade de ir embora da casa dele eu iria.
Fred hoje tenho 30 anos e desde o 17 tenho ataques de pânico, minha mãe sempre foi uma mulher machista mesmo apanhando de vários homens ela sempre queria estar acompanhada de um homem pra vida dela ter sentido, me casei aos 21 em parte indução dela que sempre valorizou que mulher sem homem não tem valor, não tenho o nome do meu pai no rg e ele nunca fez questão de me procurar e me reconhecer, ele me rejeitou.No fim a maior prejudicada fui eu, hoje tenho pavor de engravidar, não sinto a mínima vontade de ser mãe, por medo também pois uso ansiolítico e tenho medo de prejudicar meu filho, queria muito que vc me ajudasse, me dando um diagnóstico pois encontro me perdida
Que bom ter assistido esse vídeo. Trabalhei por meu pai dos 11-21 anos sem ganhar nada, ele não me deixava fazer cursinho pq ficava em um jogo emocional que tinha que ajudar em casa pq como era viúvo não dava pra fazer tudo sozinho. Então fiquei em sua loja pro dez anos, com isso comecei a namorar meu esposo e ele foi abrindo meus olhos para certas atitudes. Eu era totalmente submissa, fiz um faculdade só pq meu pai pediu e dizia que assumir quando e formasse e se eu pedia salário eu era ingrata pq nunca dei valor pro sacrifício dele. Ele recebia pensão e gastava com a esposa nova, e se reclamasse falava que queríamos (eu e minha irmã) acabar com relacionamento dele. Enfim casei, em outras situações recentes ele deixou que amigos falassem mal de mim só pq discordava da opinião dele. A cada dia estou tentando me afastar sem ter o peso na consciência. Eu amo muito meu pai mais as atitudes que ele tem e com esse vídeo entendo que é totalmente abusivo. Não só cmg com todos em sua volta.
Nunca vi um vídeo tão real. Obrigada Fred!
Quero criar um grupo no WhatssApp sobre "família tóxica - mãe e pai abusivos" me chamam no Whatss (15) 99613-3915
Um dos melhores vídeos sobre o assunto...vivo em uma família assim, e passei praticamente a minha vida toda tentando consertar isso, tentando agradar, até a profissão que escolhi foi baseado na tentativa de buscar uma solução para os problemas dos meu pais, em especial da minha mãe...sempre sofri muito, e me culpava, pq quando expressava meus sentimentos pra ela, era taxada como dramática, meus sentimentos nunca foram ou são considerados. Somente recentemente que eu entendi que eu não sou o problema, que de fato minha família não é funcional. Não só eu, mas também meus irmãos tem problema psicológicos severos, como a depressão. Meus pais são doentes e passaram isso pra nós. Finalmente entendi que a melhor solução no meu caso é me afastar, pois não há chance de diálogo, muito menos que eles reconheçam seus erros, pra eles é pura e tão somente ingratidão.
Primeiro comentário: você é lindo e genial! Fofo demais!
Vocês me mimam com tanto amor! :)
O vídeo mais esclarecedor que encontrei com esse tema. Meu sentimento é carregado de culpas
de coisas que fogem da minha responsabilidade, baixa auto estima, tristeza, procrastinação, incompreensão, desamor e solidão. É muito difícil perceber e admitir ter uma mãe abusiva que tenta jogar toda frustração sobre uma filha e ser controladora como se eu ainda fosse criança ou adolescente, sendo que tenho minha família com 3 filhas pra cuidar... Que Deus me ajude e ajude a todos que passam por essa dor.❤
Fred, como te agradecer por esse vídeo? Sem palavras! Tenho uma mãe extremamente abusiva, pessoa que só fala gritando, autoritária, desrespeitosa, impaciente (num grau que, olha..) e muito mais. Todos os itens que citou couberam em como ela é. Tenho uma irmã e há quase dois anos ela teve mais uma filha sem planejar. É um inferno aqui em casa. Ela não respeita minhas decisões, meu jeito de ser "diferente" pra ela, e pior, como já descobri tudo isso há um tempo, eu me afasto mas ela vem e Sempre com chantagem emocional, dizendo que não gosto dela e o quanto sou uma péssima filha, ainda por cima não consigo arrumar um emprego pra ver se melhoram um pouco as coisas. Tenho 19 anos, e Como é difícil...
Beatrice seja resiliente, não esmoreça, siga buscando o seu caminho🙂
Descreveu a mae do meu marido.. Tenso!
Otimo video, já vi varios sobre o assunto e adorei! Eu ja sabia disso, mas nunca encontrei um termo. Jamais aceitei que meus pais eram apenas normais, que o que meu pai fazia era "coisa de pai".Sempre vi um exagero, ainda mais quando percebi que os pais dos meus amigos que tambem era assim, foram mudando ao passar dos anos e meu pai foi piorando, minha mae ficando omissa. Meu pai é um ditador, queria controlar como eu tinha que me vestir, quantas horas deveria mexer no celular, chantagens, xingamentos comparando com animais, descontava os estresses em mim e nos meus irmaos, além de manipulador, jogou a casa toda contra mim, pintava uma imagem minha para as pessoas como se eu fosse um filho rebelde ou ruim. Até certo momento acreditei, mas depois fui vendo que eu n era isso tudo, tenho inumeros defeitos, mas nao acho justo a forma como sempre fui tratado. Com o tempo começou me sufocar, conversas nunca deram certo, brigas tambem. Começou a dificultar minha vida, menosprezava meus trabalhos, dizia que nao era de vdd, me comparava com outras pessoas, mas quando eu comparava ele com outros pais, falava que era falta de respeito que era pra eu ir la ser filho de tal pessoa. As coisas começaram a mudar pra mim quando vi que o que ele "profetizava" nao acontecia na pratica. Dizia q eu n me daria bem no trabalho por N motivos, sempre fui destaque em meus trabalhos, dizia que ninguem aturaria morar comigo, todos os lugares em que fiquei as pessoas sempre gostavam e n queriam q eu fosse embora, entre outros tabus. Enfim, tem muita coisa, precisaria de um video para para demostrar como ele é toxico e desequilibrado. Para nao perder meu amor, decidi me afastar, honro ele, agradeço por tudo que fez, mas mantenho distancia, pois só assim para manter minha sanidade mental. OBS: Hoje moro com minha sogra e ela me trata 1000 vzs melhor q ele, mesmo tendo varios problemas.
Esse vídeo foi extremamente necessário. Tive uma infância abusiva (principalmente da parte do meu pai agressivo, exigente e autoritário) e só depois de adulta e com o meu diagnóstico do borderline eu tenho tentado viver em paz com isso. Vivia com medo num ambiente familiar instável e apavorada dele nos deixar. E ele acabou nos deixando. Todos os fatores favoreceram a intensificação do borderline silencioso, onde só se tornou preocupante e me tornou desfuncional aos 28 anos. Sempre me senti responsável por tudo o que me acontece. E é muito difícil viver com culpa de algo que não se tem controle. Luto diariamente pra ter uma relação comigo mesma e ter uma vida normal, e deixando eles com os próprios problemas, porque eu já tenho os meus que são grandes demais. Obrigada pelo vídeo. Se puder me deixar algum conselho pro meu próprio caminho, será mais do que bem vindo. Um abraço apertado e grato pelo seu trabalho.
Annie Evelyn Crie raizes e dê frutos, esse é o meu conselho.
Caramba! Que vídeo maravilhoso!
Lendo os comentários me assustei porque achava que só eu passava por isso.
É uma situação muito difícil.
Eu já achava que minha mãe era abusiva. Com esse vídeo tive certeza! Já me afastei deles, só não dei ciência exata dos porquês, mas vou tentar conversar.
Tenho pais abusivos e já sabia Disso, tenho 17 anos e hoje e sábado e segunda vou no conselho para pedir pro promotor para sair de casa❤️😍eu vou ser livreeeee
esse psicólogo...❤
Dei esse basta amoroso q o Fred disse e me impressionou como passei a me sentir mais forte na vida. Senti q a energia familiar usou meus pais piorando o tratamento deles comigo pra me empurrarem pra vida. A existência tem uma sabedoria oculta q não temos total clareza, mas hoje sei q é perfeita e justa. Ninguém é vítima neste mundo. Todos temos os pais q precisamos para sermos quem somos. Para O Todo q somos parte toda experiência e ser são importantes para sua onipotência, onipresença e oniciência... 🙏🏼🌞
Fred, ótimo vídeo! Pelo jeito esse aí vai quebrar os recordes de views!
Eu sempre me questionei: do que eu sou, o que vem de mim e o que vem dos meus pais?
Minha relação com meu pai sempre foi conturbada, e as pessoas ao redor sempre disseram "mas ele é um ótimo pai" ou "mas tudo que ele fez foi por amor". Por que então a relação é tão ruim? Será que é pq pensamos muito diferente?
Esse vídeo foi esclarecedor pra entender que eu não tô louco e que, mesmo aos 24 anos, carrego muita coisa da infância e principalmente da adolescência que tem relação com meus pais.
Obrigado pelo vídeo, a lucidez aqui aumentou! E seu gato é demais hahaha
Abraço!
Guilherme Salles A relação biológica não garante a emocional, essa precisa ser construída. 😌
😰
o dificil é quando a gente tem pais que são agressivos. Porque não existe espaço para conversa. O medo da agressão física é grande e impede muito da gente resolver alguma coisa. Por isso eu nunca soube o que fazer e até hoje to perdida
Vc não tá sozinha
Estou passando a mesma coisa
Vi várias características dessas nos meus pais, mas não sei se "abusivos" seria o nome correto pra eles. Eles eram pessoas difíceis e nós tínhamos muitos problemas pra resolver. Eles foram tóxicos comigo durante muitos anos, mas fico feliz de ter visto mudanças neles. No entanto, a mudança parte de si mesmo, sempre. Eles mudaram porque quiseram, eu nada poderia fazer caso não quisessem. Acho muito importante mesmo frisar que a gente não consegue salvar ninguém.
Jess S não consegue mesmo, obrigado por compartilhar aqui 🙂
Nossa, falou tudo. Enquanto a pessoa não quer mudar, nada adianta!
Eu me sinto uma caçamba de lixo que recebe as mazelas da minha mãe. Todas as frustrações pessoais dela são descontadas em mim como se eu fosse a culpada dessas coisas. Já tentei diversas vezes dar um basta nisso, deixar de ser o saco de pancadas dela. Costumo dizer que não tenho culpa do trabalho dela ser cansativo, que não tenho culpa de ela não conseguir descansar, mas ela nunca parece acatar o que eu digo.
Nossa! Vivi tudo isso,hoje estou com 57 anos,como foi difícil.conviver com uma mãe assim.
Como terapêuta, recomendo fazer um contraponto explicando também sobre filhos abusivos e exploradores com os pais. Sem esse contraponto, você pode jogar muitos filhos contra os pais, como já tem acontecido, conforme você mesmo menciona no início da sua fala. Sou sabedor e concordo com as características de pais abusivos, no entanto, sem um contraponto é perigoso. Pessoas em estado de desequilíbrio mental e emocional vão tomar pra si suas orientações e vão se virar contra os pais, então, na sua live deveria ter no mínimo um contraponto, já que os supostos pais abusivos não foram ouvidos.
MUITO OBRIGADO FRED! Sou estudante de Psicologia, me espelho em suas palavras trazidas em seus vídeos. Vivencio estes detalhes todos em minha família, tenho consciência destes comportamentos parentais e suas consequências e seu vídeo lapidou muito dos meus pensamentos e principalmente a maneira de lidar com a situação, que é tão delicada! Profundamente grato! Parabéns pelo trabalho!
Minha família era problemática, mas hoje em dia encontramos uma harmonia. Agora casada tenho uma sogra narcisista perversa, manipuladora. Nunca deixou os filhos namorarem a velha sempre ameaçou os filhos de tirar a herança. Ela não deixa nossa vida progredir nem uma reforma em casa a gente consegue. Meu marido só consegue fazer o que a mãe pede. Ela é a perfeição. Mas pra mim é uma demonia
nao sei o que é pior... achar q eu sou um nada ou descobrir que meu pai e minha mae nao sao aquilo que qnd crianca achava q seriam... perfeitos...
Eu precisava demais ouvir esse vídeo, tenho 58 anos e ainda sofro com o abuso ,e manipulação dos meus pais, e apesar de tudo que eles fazem comigo e com meus irmaos, eu me sinto culpada, é como você disse " escravos dos pais"
Eu gostaria de mudar de pais , até de planeta pra não ter mais que conviver com eles , eu tenho minha vida, meu trabalho , mas eles não param de pedir dinheiro, e ajuda, e parece nossa obrigação ! Fico pensando que se eu nasci nesta família, alguma coisa tenho para resgatar.....mas graças a Deus , aprendi a tratar o meu filho de uma forma totalmente diferente🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Muito obrigada, muito útil sua ajuda pode ter certeza
Além de vídeos engrandecedores, muitas pessoas conscientes e corajosas vemos por aqui é isso é maravilhosos !
Meus pais são assim... exatamente assim. E o pior é que sou filha única e eles são super idosos (92 anos) então preciso conviver pra cuidar deles e aí eu me lasco. O problema não é cuidar, dar remédios, banho ou levar ao médico, mas sim ouvir absurdos e ofensas o tempo todo sem poder sair da situação. Eu os amo, mas sinceramente se eu pudesse ficaria longe pra não ser tão humilhada diariamente. Estou em tratamento para depressão porque este tipo de convivência mata qualquer pessoa um pouco por dia. Mas Deus me abençoará e me dará forças pra ser feliz mesmo com tudo isso. Faço o meu melhor e isso sei que Deus vê, assim como Ele tbm vê o que eles fazem e dizem. Ótimo vídeo. Parabéns.
Deus te honrará !
Depois de ter lido "Mães que amam demais", ter lido alguns artigos seus e deste vídeo só tenho uma coisa a dizer: obrigado por compartilhar suas experiências profissionais em assuntos tão delicados como esse! Não canso em dizer que vc e outros escritores do Papo de Homem me ajudaram a ter uma lucidez melhor sobre relacionamentos.
Obs: Adorei a participação do Boris! 😸
M Holmes hahah o Boris é companheiro. Eu que agradeço seu retorno sempre apoiador.
Erramos demais! Sinto tristeza, mas converso muito com os meninos , hoje homens independentes, e falo sempre sobre pais que se vitimizam, e que acham que os filhos tem obrigação de cuidar , não penso assim. Enfim..É assunto pra terapia.Obrigada Fred! Sempre generoso e seguro com as palavras, nasceu com esse dom!!
Muito bom. Nasci e fui criada por um pai abusivo e foi terrível. Mas hoje tento criar minha filha de maneira diferente, procuro ser uma boa mãe e não repetir os erros dos meus pais.Por isso estou inscrita no canal, pra aprender e escrever uma história diferente na minha vida. Gratidão
Estou com 18 anos e ainda tenho que pedir pra sair de casa,isso é uma droga,pois mesmo eu pedindo eles Nunca me deixaram sequer sair,e isso me gerou uma tímidez enorme e medo também ...
Eu desisti de casar 2 dias antes do meu casamento porque eles não queriam de jeito nenhum. Mais a minha mãe. Isso porque eu só poderia casar se passasse num concurso. É fora outras questões. Eu sempre fiquei em casa, minha vida foi para fazer eles felizes. Mas nunca eu tô certa, sou ingrata, chuto o berço em que nasci...Eu desisti e advinha? Ainda continuaram as questões em cima de mim é eu não aguentei, estoura o, gritei, e apanhei.... Eu tenho 24 anos e sou advogada...meu noivo é administrador e tem uma empresa...É doloroso...Eu o amo, mas eu me sinto hipossufociente...nunca nada está bom....
Tenho 25 anos. Sou formada. E passo pelo mesmo. É muito doloroso.
Eu tomei um passo a frente. Confiei em Deus, depois disso tudo, meu noivo foi lá em casa, e conversou com eles, é casamos, graças a Deus♡ mas não é fácil...ontem fui lá em casa, e eu sei que não sou uma má filha, só estpu seguindo o meu caminho...mas ouvir que eu fui a pior filha...dói...porque eu sempre vivi em prol da minha casa. Eu não saio, não tinha amizades, só a igreja mesmo, porque eu sempre escolhi ficar em casa, estar com eles. Eu a amo, e quero o melhor para ela. Que um dia ela possa desfrutar de uma vida feliz e sadia. Ela é demais, guerreira, mas precisa se adaptar a realidade de que os filhos cresceram...rsrs uma coisa aconteceu: o relacionamento com o meu irmão, que era um fiasco, melhorou comigo tomando a posição de me casar rsrsrs
Eu confio em Deus e oro para que todos vocês sejam fortes, separem o que é que diz os nossos pais de certo e errado. Eles têm um mar de características boas. Não deixe que seus embates torne seu olhar ruim para eles. Ame-os, cuide, ame-os e cuide -se também ♡
@@elisanascimento9352 , vc já ouviu falar em ho'oponono? Caso não conheça, vale super a pena conhecer... vá ao canal da Beth russo, no TH-cam e procure o vídeo que ela explica pra que serve e como funciona... Ela coloca vídeos toda semana, no entanto, está um pouco avançado, por isso eu indico vc procurar (Beth russo o que é o ho'oponono). Não deixe de dar uma olhada! Depois me conte 😉.
Que bom que tomou essa decisão agora...passei por situaçao semelhante..minha mae ja tinha ate decidido(por ela claro) que eu seria a filha que cuidaria deles...pq sempre um filho fica p cuidar dos velhos ela dizia...mas Graças a Deus demorei um pouco mais..aos 32 anos consegui sair desse ambiente tóxico..de extremo controle e tem 6 anos que vivo uma vida mais saudável e autônoma..nao é fácil no início mas precisamos tomar posse de nossas vidas ne🙏❤
@@neiasc8690 é uma decisão difícil porque eles tornam difícil né, eu sei..mas olha, cuide sim e explica que não é só um filho. São todos que cuidam. Para cuidar deles você não precisa e anular. Isso não é demonstrar amor. E você viver suas escolhas normais da vida não pode ser doloroso.
Mas que bom que conseguiu! Espero que seu relacionamento com ela melhore ❤
Eu sofri a vida inteira.
Ainda sofro muito, desenvolvi uma depressão, pq me culpava e me culpo por tudo. Ela me fez acreditar a vida inteira que a culpa é minha.
😔😭
meu pai é sociopata, e além disso é imundo, porco, fede como morador de rua, a casa fede urina, e tão miserável que chegou a desativar a descarga para passar a usar baldes de água da chuva. Faz um vídeo sobre isso.
ta de caô ..... para de falar besteira no youtube.
Gilson Silva ?
Você é excelente. Fala com parcimônia e responsabilidade, sem provocar a revoltada do fervor do momento e que em nada ajuda. Realmente conversar sobre é muito difícil com eles, simplesmente não ouvem e se ofendem. Me identifiquei com tudo o que você falou. Só me pergunto em que planeta eu vivia para não ter pulado fora bem antes a fim de me proteger da forma que eu mereço.
Obrigada. Ganhou mais uma inscrita.