Minha infância ,adolescência foi péssimo, eu tenho mãe e pai, mas não tive orientação, carinho etc... Só abria a boca p me criticar ou dizer coisas negativas, e mesmo assim eles se acha os melhores pais do mundo, eu aprendi tudo sozinha, na vida adulta q vim aprender a me defender, a me proteger,cuidar de mim, por limites...coisas básicas q ngm me ensinou, acharam q eu nasci sabendo. Eu entendo oq sou estranha ❤️ hj .
Eu sempre escuto o meu filho nós conversamos sobre tudo sobre nossa rotina se ele gostou da nova casa, da nova rua, pergunto sobre o passeio com o pai dele se foi legal, pergunto sobre a escola, conversamos sobre desenhos animados, rimos juntos até por motivos bobos. Quando o vejo triste ou chorando eu pergunto o que ele está sentindo e valido o sentimento que ele está sentindo, conversamos sobre isso depois o abraço o beijo e digo que vai ficar tudo bem. Depois ele está sorrindo novamente. Eu sofri abandono emocional e afetivo na infância, não fui ouvida, quando estava insatisfeita com alguma coisa não podia reclamar, mas eu reclamava assim mesmo, eu não gosto, não quero e não consigo esconder as minhas emoções o que eu estou sentindo, quando eu amo alguém eu demonstro, quando há algum conflito ou algum problema eu quero resolver pra ficar tudo bem, mas a minha família não gostava dizia para eu deixar pra lá e não falar sobre isso, aí dizem que eu sou complicada mas não eles que complicam as coisas, coisas simples de resolver eles transformam em um grande problema e nunca querem resolver as coisas pra ficar tudo bem não querem continuar errando e machucando os sentimentos alheios.
Já fiz essa reflexão e sinto um vazio enorme. Não me culpo, pois sempre tive que proteger os meus pais. A minha mãe era a minha fortaleza, mas tive muitos problemas emocionais em criança e na época não havia discernimento e nem informação nenhuma. Hoje estou com 62 anos e totalmente perdida, sempre fui muito em SER e os demais em TER. E mesmo com o tempo as pessoas continuam agindo da mesma forma . Sinto falta de acolhimento,ser abraçada, mas não me sinto bem em qualquer ambiente onde os sentimentos verdadeiros não existe. 👏👏✨✨❤️❤️
Sei bem o que sente . Sou de uma família mista , meus pais quando se casaram eram ambos viúvos e com filhos , vivi minha infância em uma casa repleta de conflitos e abusos , físico, emocional, psicológico e até sexual. Pra completar minha mãe faleceu assim que completei 6 anos de idade e acabei meio sem rumo na vida, me tornei dependente de álcool o que só piorou as coisas , sigo a vida tentando conviver com a angústia, tristeza e desalento . É uma luta constante, pensar na morte por vezes me trás certo alívio, por saber que um dia todo sofrimento vai cessar .Livre do álcool à dez anos agora luto tbm com seqüelas do consumo abusivo do mesmo .
buscar terapia sistêmica talvez irá te ajudar. Em 5 a 10 terapias e possivelmente conseguirás entender a sua história, aprender a aceitar, desenvolver o processo do perdão, devolver aos teus antepassados o que te fez mal na tua infância e joventude, fechar vários capítulos do passado, verbalizar as dores e sofrimentos, abrir espaço no peito, no coração e na mente para novas experiências e finalmente sepultar as dores do passado que enfrenastes na tua vida, para enfim começar a reescrever a tua história. Infelizmente para termos um presente mais ou menos feliz, é necessário resolver questões do passado, para enfim poder sonhar com um futuro. Não esqueça: Enquanto a vida há esperança. Ivan Fernandes Terapeuta sistêmico formado em Konstanz na Alemanha 🇩🇪
buscar terapia sistêmica talvez irá te ajudar. Em 5 a 10 terapias e possivelmente conseguirás entender a sua história, aprender a aceitar, desenvolver o processo do perdão, devolver aos teus antepassados o que te fez mal na tua infância e joventude, fechar vários capítulos do passado, verbalizar as dores e sofrimentos, abrir espaço no peito, no coração e na mente para novas experiências e finalmente sepultar as dores do passado que enfrenastes na tua vida, para enfim começar a reescrever a tua história. Infelizmente para termos um presente mais ou menos feliz, é necessário resolver questões do passado, para enfim poder sonhar com um futuro. Não esqueça: Enquanto a vida há esperança. Ivan Fernandes Terapeuta sistêmico formado em Konstanz na Alemanha 🇩🇪 com anos de experiências exatamente nesta área.
Sou muito grata ao meu pai por sempre me valorizar. Se hoje me tornei entupida de amor próprio foi graças à infância que tive. Gratidão à minha mãe e sua paciência inexplicável. Infelizmente muitos não podem relatar boas lembranças da infância, mas uma coisa é certa: Deus te quis, Ele tudo vê, Ele te ama!!!!
Minha infância foi muito negativa, sofri abuso físico e psicológico, era tratada como um animal indiferente. Hoje tenho problemas de me relacionar, tenho certeza que o passado me condena.
Realidade da maioria das famílias com certeza. Não importa se cristãs ou não. Aliás famílias quanto mais fanáticas pior muito alienante. E o resultado é a sociedade atual que a muito tempo vem se degenerando. Parece que agora uma luz começa a surgir e as pessoas estão se questionando mais.
Eu também tive uma infância sem acolhimento familiar e emocional infelizmente acabei desenvolvendo depressão e síndrome do pânico e mudanças de humor descobri que isso foi causado pelas dificuldades na infância e adolescência.
A minha infância não foi boa tanto no aspecto financeiro quanto no emocional. Através desse vídeo estou entendendo o motivo porque me sinto deslocada de tudo e de todos. Obrigada ❤️
" A família é a morada de todos os vícios da sociedade, o repouso das mulheres que amam as suas asas, a prisão do pai de família e o INFERNO das crianças." (August Strinberg)
Não concordo com esta frase. Uma família saudável e estruturada forma pessoas de bom caráter e personalidade inabalável. O problema é que o mal sabe muito bem, que a única forma de destruir as pessoas é atacando diretamente a família. Desestruturando as famílias, os componentes da mesma, principalmente as crianças passam a ser vítimas, e se não receberem ajuda psicológica se tornarão abusadores no futuro. Porém existem vários métodos terapêuticos que podem ajudar tanto as vítimas quanto os abusadores. Uma delas é a terapia SISTÊMICA.
Por essa frase a mulher (mulher, nem mãe é...) é o demônio e o pai é o coitadinho... Percebi só um pouquinho de culpa das mulheres pelas maldições da família, só um pouquinho.....
Na experiência com pessoas com diversos tipos de problemas emocionais, vejo o teu caso até o momento vc está conseguindo manejar. Porém e’ uma questão de tempo para que a tua história de vida comece a dominar e pode fazer de vc de vítima a abusador. Te aconselho buscar terapia sistêmica. Em 5 a 10 terapias e possivelmente conseguirás entender a sua história, aprender a aceitar, desenvolver o processo do perdão, devolver aos teus antepassados o que te fez mal na tua infância e joventude, fechar vários capítulos do passado, verbalizar as dores e sofrimentos, abrir espaço no peito, no coração e na mente para novas experiências e finalmente sepultar as dores do passado que enfrentastes na tua vida, para enfim começar a reescrever a tua história. Infelizmente para termos um presente mais ou menos feliz, é necessário resolver questões do passado, para enfim poder sonhar com um futuro. Não esqueça: Enquanto a vida há esperança. Ivan Fernandes Terapeuta sistêmico formado em Konstanz na Alemanha 🇩🇪
@@71pango tentei me aproximar de minha familia por mais de 3 decadas, até de minha mae, a minha familia toda é de narcisistas, eles se odeiam, mas se suportam porque sao iguais, eu era tido como ovelha negra da familia, porque nao suportava ver eles se engalfinhando, brigando, se agredindo e se acusando, em festas de encontro familiar é só briga, o perdão só faz sentido se o agressor pedir desculpas, e parar de agredir, mas na minha familia nao a paz e nem perdao, eu sou feliz, bem longe deles, por isso, os isolei pra sempre, ou ate eles comecarrem a enxergar o quanto são ruins, ate com eles mesmo.
Quando era criança,meus pais eram bastante frios,não eram de toques físicos.Eram ignorantes e rígidos,brigavam na frente dos meus irmãos e eu.Comecei a crescer fria também,hoje mudei bastante,mas tenho ainda sequelas do passado.
Acredito que a maioria das crianças que nasceram nos anos 60 tiveram esse tipo de família e assim tentamos ser pros nossos filhos pais mais presentes e ouvintes,a mudança está acontecendo,já viu os vídeos de crianças da nova geração? Eu fico boba como são inteligentes e fofos🥰
Casa dos meus pais??? A mesma casa onde sofri não só a negligência emocional retratada no vídeo, mas também todo o extremo abuso psicológico de um pai narcisista e perturbado, exigindo dinheiro e mais dinheiro desde os meus 6 anos de idade? Sim, aquele demônio me destruiu completamente, não importando o tanto que eu trabalhava, seja vendendo picolés à tarde ou engraxando sapatos à noite até próximo das 22:00h nos apartamentos do centro da cidade. Sobrava a parte da manhã para a escola, enquanto ele esbravejava, cuspindo de ódio, que eu ainda não tinha virado homem e "perdia tempo indo pra escola". Foi assim dos 6 anos aos 14 anos quando, aos berros, me expulsou de casa, mesmo eu contribuindo com o dobro do que ele fazia com a aposentadoria de araque que ele conseguiu com mentiras para os médicos da época! Sim, ele se aposentou aos 43 anos, com plena saúde, e não fez mais nada depois. A partir daí, tive que pagar aluguel no fundo do quintal de uma gentil idosa, trabalhar de servente de pedreiro durante a semana e garçom aos finais de semana. Estudava à noite. Foi assim até os 18 anos quando terminei o ensino médio e já sabia outras profissões que ganhavam mais um pouco. Minha mãe? Ficava quieta na dela e era proibida de me ajudar com qualquer coisa. Meus dois irmãos mais novos não sofreram nada. Saíram de casa para se casarem aos 20 anos cada um, com boas profissões e casa própria financiadas por eles mesmos e os seus cônjuges. Eu só construí a minha casa aos 40 anos e não tive sorte em dois casamentos. Sigo sozinho com 46 anos. Meu pai faleceu em 2022, completamente demente, repetindo o meu nome para todos que se aproximavam. Tenho pavor de reuniões na casa da minha mãe até hoje. Simplesmente não tenho o que compartilhar além do silêncio. Chego por último e vou embora primeiro. Eu não deveria escrever essas coisas, mas está aí. Família é boa só na fotografia!
Oi Marcelo Do fundo do coração, eu sinto muito por ti pela história de vida que teve, está tendo que enfrentar e o vira pela frente se vc não buscar ajuda urgente.. Te aconselho buscar terapia sistêmica. Em 5 a 10 terapias e possivelmente conseguirás entender a sua história, aprender a aceitar, desenvolver o processo do perdão, devolver aos teus antepassados o que te fez mal na tua infância e joventude, fechar vários capítulos do passado, verbalizar as dores e sofrimentos, abrir espaço no peito, no coração e na mente para novas experiências e finalmente sepultar as dores do passado que enfrentastes na tua vida, para enfim começar a reescrever a tua história. Infelizmente para termos um presente mais ou menos feliz, é necessário resolver questões do passado, para enfim poder sonhar com um futuro. Não esqueça: Enquanto a vida há esperança. Tenho acompanhado pessoas com histórias parecidas com a tua de pais psiquicamente doentes, que projetam o mal recebido na sua história para os seus filhos. Vc é um grande candidato de passar de vítima para abusador se não se cuidar, ou desenvolver vários problemas psíquicos se não buscar ajuda! Meu nome é Ivan Fernandes, sou Terapeuta sistêmico formado em Konstanz na Alemanha 🇩🇪
Nossa, nem posso imaginar por tudo o que passou, mas posso sugerir algo bom. Procure recomeçar, renascer das cinzas. Você é uma boa pessoa e responsável pelo o que deduzo em suas palavras. E com certeza mais forte. Não se culpe por absolutamente nada. Perdoe o seu pai e busque ajuda profissional. Vai ser bom e vai te ajudar a poder lidar com todas essas questões do passado. Perdoe e siga adiante com a certeza de que deu o seu melhor sempre, e seja feliz. Que Deus te abençoe.
Realmente você teve uma infância muito triste, mas de fato você é forte, talvez seu pai também tenha passado por isso, não justifica reproduzir, mas ajuda você a perdoalo, se eu não perdoar meu inimigo, durmo todos os dias com ele na minha mente. Perdoe e seja completamente o oposto do que ele era, acabe com o mal. Deus abençoe você.
Vá buscar ajuda urgente... A convivência com pais disfuncionais destrói a nossa identidade e se recuperar é um caminho árduo, mas posso afirmar que vale a pena o esforço e dedicação. Independente da sua idade, sempre é tempo para se curar e ter uma vida diferente.
Cirúrgico. Mas o que faz realmente to-da a diferença é não estar presente. Não me obrigo a preencher abismos impreenchíveis. É muito libertador. Não há outra forma de ser feliz. E não abro mão de ser.
A família salvável e funcional é a base de uma vida feliz e equilibrada além de ser a âncora de uma sociedade integra e justa. Muitos dos pais que não ofereceram está segurança emocional aos seus próprios filhos, é visível que eles possivelmente foram vítimas dos seus pais e infelizmente se tornaram causadores/abusadores dos seus próprios filhos. A terapia SISTÊMICA está muito bem preparada para ajudar este tipo de pessoas a se libertarem destes fantasmas emocionais!!
Eu sei que vai ser difícil para muita gente ler este pequeno comentário mas perdoar sempre vai ser o MELHOR CAMINHO. Se você quiser vencer os fantasmas do seu passado. Ou então, procure ajuda profissional que ele ou ela vai te orientar da melhor maneira possível.
Sinto muito por vc mas a verdade é q a maioria das pessoas não têm condições de serem pais ...eu tb passei por isso na infância, pais egoístas/egocêntricos são os piores, os traumas ficam mas conforme amadurecemos fica mais fácil lidar com o passado.
Cresci uma criança que sempre buscava na minha mãe nas minhas crises ou na tristeza, mas qualquer desejo de apoio ou falasse que estava mal ela gritava comigo e mandava tomar banho ou dormir pra me afastar de perto dela e ficar quieto 😢 eu passei ainda criança a ficar me arranhando, batendo, me socando pra aliviar, até hj faço auto-agressão Eu cresci ansioso e depressivo, tô tentando lidar com a solidão e esquecer o passado. Mas acho que preciso me afastar.
Eu nunca me sinto confortável em lugar nenhum, sinto um desconforto, fico ansiosa .. sempre que preciso estar em público me sinto ansiosa . Nunca estou bem em lugar nenhum .. 🤧🥺 poderiam me explicar o que seria isso por favor @didatics :(
Às vezes sinto um medo absurdo pq fui negligenciada em tudo, até no básico. Fora os abusos físicos e psicológicos. E não falo de palmadas e chineladas. 😢. Qto a festas será que é por isso que qdo tô numa bebo demais 😅?
Minha infância ,adolescência foi péssimo, eu tenho mãe e pai, mas não tive orientação, carinho etc... Só abria a boca p me criticar ou dizer coisas negativas, e mesmo assim eles se acha os melhores pais do mundo, eu aprendi tudo sozinha, na vida adulta q vim aprender a me defender, a me proteger,cuidar de mim, por limites...coisas básicas q ngm me ensinou, acharam q eu nasci sabendo. Eu entendo oq sou estranha ❤️ hj .
Eu sempre escuto o meu filho nós conversamos sobre tudo sobre nossa rotina se ele gostou da nova casa, da nova rua, pergunto sobre o passeio com o pai dele se foi legal, pergunto sobre a escola, conversamos sobre desenhos animados, rimos juntos até por motivos bobos. Quando o vejo triste ou chorando eu pergunto o que ele está sentindo e valido o sentimento que ele está sentindo, conversamos sobre isso depois o abraço o beijo e digo que vai ficar tudo bem. Depois ele está sorrindo novamente. Eu sofri abandono emocional e afetivo na infância, não fui ouvida, quando estava insatisfeita com alguma coisa não podia reclamar, mas eu reclamava assim mesmo, eu não gosto, não quero e não consigo esconder as minhas emoções o que eu estou sentindo, quando eu amo alguém eu demonstro, quando há algum conflito ou algum problema eu quero resolver pra ficar tudo bem, mas a minha família não gostava dizia para eu deixar pra lá e não falar sobre isso, aí dizem que eu sou complicada mas não eles que complicam as coisas, coisas simples de resolver eles transformam em um grande problema e nunca querem resolver as coisas pra ficar tudo bem não querem continuar errando e machucando os sentimentos alheios.
Já fiz essa reflexão e sinto um vazio enorme. Não me culpo, pois sempre tive que proteger os meus pais. A minha mãe era a minha fortaleza, mas tive muitos problemas emocionais em criança e na época não havia discernimento e nem informação nenhuma. Hoje estou com 62 anos e totalmente perdida, sempre fui muito em SER e os demais em TER. E mesmo com o tempo as pessoas continuam agindo da mesma forma . Sinto falta de acolhimento,ser abraçada, mas não me sinto bem em qualquer ambiente onde os sentimentos verdadeiros não existe. 👏👏✨✨❤️❤️
Sei bem o que sente . Sou de uma família mista , meus pais quando se casaram eram ambos viúvos e com filhos , vivi minha infância em uma casa repleta de conflitos e abusos , físico, emocional, psicológico e até sexual. Pra completar minha mãe faleceu assim que completei 6 anos de idade e acabei meio sem rumo na vida, me tornei dependente de álcool o que só piorou as coisas , sigo a vida tentando conviver com a angústia, tristeza e desalento . É uma luta constante, pensar na morte por vezes me trás certo alívio, por saber que um dia todo sofrimento vai cessar .Livre do álcool à dez anos agora luto tbm com seqüelas do consumo abusivo do mesmo .
buscar terapia sistêmica talvez irá te ajudar. Em 5 a 10 terapias e possivelmente conseguirás entender a sua história, aprender a aceitar, desenvolver o processo do perdão, devolver aos teus antepassados o que te fez mal na tua infância e joventude, fechar vários capítulos do passado, verbalizar as dores e sofrimentos, abrir espaço no peito, no coração e na mente para novas experiências e finalmente sepultar as dores do passado que enfrenastes na tua vida, para enfim começar a reescrever a tua história. Infelizmente para termos um presente mais ou menos feliz, é necessário resolver questões do passado, para enfim poder sonhar com um futuro. Não esqueça: Enquanto a vida há esperança.
Ivan Fernandes
Terapeuta sistêmico formado em Konstanz na Alemanha 🇩🇪
buscar terapia sistêmica talvez irá te ajudar. Em 5 a 10 terapias e possivelmente conseguirás entender a sua história, aprender a aceitar, desenvolver o processo do perdão, devolver aos teus antepassados o que te fez mal na tua infância e joventude, fechar vários capítulos do passado, verbalizar as dores e sofrimentos, abrir espaço no peito, no coração e na mente para novas experiências e finalmente sepultar as dores do passado que enfrenastes na tua vida, para enfim começar a reescrever a tua história. Infelizmente para termos um presente mais ou menos feliz, é necessário resolver questões do passado, para enfim poder sonhar com um futuro. Não esqueça: Enquanto a vida há esperança.
Ivan Fernandes
Terapeuta sistêmico formado em Konstanz na Alemanha 🇩🇪 com anos de experiências exatamente nesta área.
Eu também.
Da uma preffd cuidado comingor vou cassitiiigficaaaaccatrrr sua pessoa trego não sou de mintir nenhuma
Sou muito grata ao meu pai por sempre me valorizar. Se hoje me tornei entupida de amor próprio foi graças à infância que tive. Gratidão à minha mãe e sua paciência inexplicável. Infelizmente muitos não podem relatar boas lembranças da infância, mas uma coisa é certa: Deus te quis, Ele tudo vê, Ele te ama!!!!
Eu nunca recebi apoio emocional e hoje não entendo e nem me importo com o emocional de outras pessoas.
Minha infância foi muito negativa, sofri abuso físico e psicológico, era tratada como um animal indiferente. Hoje tenho problemas de me relacionar, tenho certeza que o passado me condena.
O bom é que voce ja percebeu isso . Eu vi que nao era muito carinhosa com meus amigos , mudei isso
Tudo fica registrado na mente!
Realidade da maioria das famílias com certeza. Não importa se cristãs ou não. Aliás famílias quanto mais fanáticas pior muito alienante. E o resultado é a sociedade atual que a muito tempo vem se degenerando. Parece que agora uma luz começa a surgir e as pessoas estão se questionando mais.
Eu também tive uma infância sem acolhimento familiar e emocional infelizmente acabei desenvolvendo depressão e síndrome do pânico e mudanças de humor descobri que isso foi causado pelas dificuldades na infância e adolescência.
"Agora podemos nós mesmos nos darmos aquilo que não nos deram" obrigado didatics
A minha infância não foi boa tanto no aspecto financeiro quanto no emocional. Através desse vídeo estou entendendo o motivo porque me sinto deslocada de tudo e de todos. Obrigada ❤️
Ouvi da minha própria mãe que não nasci, ela tinha me evacuado, não consigo esquecer.
" A família é a morada de todos os vícios da sociedade, o repouso das mulheres que amam as suas asas, a prisão do pai de família e o INFERNO das crianças." (August Strinberg)
Não concordo com esta frase. Uma família saudável e estruturada forma pessoas de bom caráter e personalidade inabalável. O problema é que o mal sabe muito bem, que a única forma de destruir as pessoas é atacando diretamente a família. Desestruturando as famílias, os componentes da mesma, principalmente as crianças passam a ser vítimas, e se não receberem ajuda psicológica se tornarão abusadores no futuro. Porém existem vários métodos terapêuticos que podem ajudar tanto as vítimas quanto os abusadores. Uma delas é a terapia SISTÊMICA.
É a frase preferida de alguém que teve uma péssima família. Mas felizmente grande parte da população viveu numa família normal e feliz.
@@erickarocha8227 De pleno acordo.
Por essa frase a mulher (mulher, nem mãe é...) é o demônio e o pai é o coitadinho... Percebi só um pouquinho de culpa das mulheres pelas maldições da família, só um pouquinho.....
fui abandonado por todos de minha familia, mesmo estando com eles, hoje, eles me procuram, e eu não os deixo me encontrar, todos eles.
Na experiência com pessoas com diversos tipos de problemas emocionais, vejo o teu caso até o momento vc está conseguindo manejar. Porém e’ uma questão de tempo para que a tua história de vida comece a dominar e pode fazer de vc de vítima a abusador. Te aconselho buscar terapia sistêmica. Em 5 a 10 terapias e possivelmente conseguirás entender a sua história, aprender a aceitar, desenvolver o processo do perdão, devolver aos teus antepassados o que te fez mal na tua infância e joventude, fechar vários capítulos do passado, verbalizar as dores e sofrimentos, abrir espaço no peito, no coração e na mente para novas experiências e finalmente sepultar as dores do passado que enfrentastes na tua vida, para enfim começar a reescrever a tua história. Infelizmente para termos um presente mais ou menos feliz, é necessário resolver questões do passado, para enfim poder sonhar com um futuro. Não esqueça: Enquanto a vida há esperança.
Ivan Fernandes
Terapeuta sistêmico formado em Konstanz na Alemanha 🇩🇪
@@71pango tentei me aproximar de minha familia por mais de 3 decadas, até de minha mae, a minha familia toda é de narcisistas, eles se odeiam, mas se suportam porque sao iguais, eu era tido como ovelha negra da familia, porque nao suportava ver eles se engalfinhando, brigando, se agredindo e se acusando, em festas de encontro familiar é só briga, o perdão só faz sentido se o agressor pedir desculpas, e parar de agredir, mas na minha familia nao a paz e nem perdao, eu sou feliz, bem longe deles, por isso, os isolei pra sempre, ou ate eles comecarrem a enxergar o quanto são ruins, ate com eles mesmo.
Você não e obrigada a conviver com pessoas que não quer mudar seja feliz sozinha mesmo,e bom pra sua saúde emocional
Quando era criança,meus pais eram bastante frios,não eram de toques físicos.Eram ignorantes e rígidos,brigavam na frente dos meus irmãos e eu.Comecei a crescer fria também,hoje mudei bastante,mas tenho ainda sequelas do passado.
Acredito que a maioria das crianças que nasceram nos anos 60 tiveram esse tipo de família e assim tentamos ser pros nossos filhos pais mais presentes e ouvintes,a mudança está acontecendo,já viu os vídeos de crianças da nova geração? Eu fico boba como são inteligentes e fofos🥰
Casa dos meus pais???
A mesma casa onde sofri não só a negligência emocional retratada no vídeo, mas também todo o extremo abuso psicológico de um pai narcisista e perturbado, exigindo dinheiro e mais dinheiro desde os meus 6 anos de idade?
Sim, aquele demônio me destruiu completamente, não importando o tanto que eu trabalhava, seja vendendo picolés à tarde ou engraxando sapatos à noite até próximo das 22:00h nos apartamentos do centro da cidade. Sobrava a parte da manhã para a escola, enquanto ele esbravejava, cuspindo de ódio, que eu ainda não tinha virado homem e "perdia tempo indo pra escola".
Foi assim dos 6 anos aos 14 anos quando, aos berros, me expulsou de casa, mesmo eu contribuindo com o dobro do que ele fazia com a aposentadoria de araque que ele conseguiu com mentiras para os médicos da época! Sim, ele se aposentou aos 43 anos, com plena saúde, e não fez mais nada depois.
A partir daí, tive que pagar aluguel no fundo do quintal de uma gentil idosa, trabalhar de servente de pedreiro durante a semana e garçom aos finais de semana. Estudava à noite.
Foi assim até os 18 anos quando terminei o ensino médio e já sabia outras profissões que ganhavam mais um pouco.
Minha mãe? Ficava quieta na dela e era proibida de me ajudar com qualquer coisa.
Meus dois irmãos mais novos não sofreram nada. Saíram de casa para se casarem aos 20 anos cada um, com boas profissões e casa própria financiadas por eles mesmos e os seus cônjuges.
Eu só construí a minha casa aos 40 anos e não tive sorte em dois casamentos.
Sigo sozinho com 46 anos.
Meu pai faleceu em 2022, completamente demente, repetindo o meu nome para todos que se aproximavam.
Tenho pavor de reuniões na casa da minha mãe até hoje. Simplesmente não tenho o que compartilhar além do silêncio. Chego por último e vou embora primeiro.
Eu não deveria escrever essas coisas, mas está aí.
Família é boa só na fotografia!
Oi Marcelo
Do fundo do coração, eu sinto muito por ti pela história de vida que teve, está tendo que enfrentar e o vira pela frente se vc não buscar ajuda urgente..
Te aconselho buscar terapia sistêmica. Em 5 a 10 terapias e possivelmente conseguirás entender a sua história, aprender a aceitar, desenvolver o processo do perdão, devolver aos teus antepassados o que te fez mal na tua infância e joventude, fechar vários capítulos do passado, verbalizar as dores e sofrimentos, abrir espaço no peito, no coração e na mente para novas experiências e finalmente sepultar as dores do passado que enfrentastes na tua vida, para enfim começar a reescrever a tua história. Infelizmente para termos um presente mais ou menos feliz, é necessário resolver questões do passado, para enfim poder sonhar com um futuro. Não esqueça: Enquanto a vida há esperança. Tenho acompanhado pessoas com histórias parecidas com a tua de pais psiquicamente doentes, que projetam o mal recebido na sua história para os seus filhos. Vc é um grande candidato de passar de vítima para abusador se não se cuidar, ou desenvolver vários problemas psíquicos se não buscar ajuda!
Meu nome é Ivan Fernandes, sou
Terapeuta sistêmico formado em Konstanz na Alemanha 🇩🇪
Nossa, nem posso imaginar por tudo o que passou, mas posso sugerir algo bom. Procure recomeçar, renascer das cinzas. Você é uma boa pessoa e responsável pelo o que deduzo em suas palavras. E com certeza mais forte. Não se culpe por absolutamente nada. Perdoe o seu pai e busque ajuda profissional. Vai ser bom e vai te ajudar a poder lidar com todas essas questões do passado. Perdoe e siga adiante com a certeza de que deu o seu melhor sempre, e seja feliz. Que Deus te abençoe.
Vc é forte!
Realmente você teve uma infância muito triste, mas de fato você é forte, talvez seu pai também tenha passado por isso, não justifica reproduzir, mas ajuda você a perdoalo, se eu não perdoar meu inimigo, durmo todos os dias com ele na minha mente. Perdoe e seja completamente o oposto do que ele era, acabe com o mal. Deus abençoe você.
Vá buscar ajuda urgente...
A convivência com pais disfuncionais destrói a nossa identidade e se recuperar é um caminho árduo, mas posso afirmar que vale a pena o esforço e dedicação. Independente da sua idade, sempre é tempo para se curar e ter uma vida diferente.
Isso acontece também com filhos de país narcisistas.
Minha familia nem lembra que eu existo , e eu resolvi esse ano fazer o mesmo, só eu ligava , só eu ia atras . Cansei! Vou cuidar de mim
Faça isso.Não se arrependerá.
Cirúrgico. Mas o que faz realmente to-da a diferença é não estar presente. Não me obrigo a preencher abismos impreenchíveis. É muito libertador. Não há outra forma de ser feliz. E não abro mão de ser.
Esse vídeo vai ser uma longa jornada para mim... kkkk bora lá!!!
A família salvável e funcional é a base de uma vida feliz e equilibrada além de ser a âncora de uma sociedade integra e justa. Muitos dos pais que não ofereceram está segurança emocional aos seus próprios filhos, é visível que eles possivelmente foram vítimas dos seus pais e infelizmente se tornaram causadores/abusadores dos seus próprios filhos. A terapia SISTÊMICA está muito bem preparada para ajudar este tipo de pessoas a se libertarem destes fantasmas emocionais!!
Pura vdd.
Não sinto isso não, graças a Deus!
Mas infelizmente isso acontece com muitas pessoas, 😢
Muita clareza em suas palavras
Conhecimento é libertador... obrigada mais uma vez à vcs.🙏🌹
Bom dia,nossa muito obrigada foi que nem uma flecha no meu coração!!!!
Um dos melhores vídeos sobre o assunto.
Muito obrigado
Gratidão por esse canal por cada vídeo desse canal
Eu sofri. Negligência emocional!
Eu evito todas as reuniões familiares, tenho horror. Acredito que isso afeta minhas relações pessoais, não consigo confiar
Sábios conselhos. Obrigada mesmo 💖
Verdade!
Eu sei que vai ser difícil para muita gente ler este pequeno comentário mas perdoar sempre vai ser o MELHOR CAMINHO. Se você quiser vencer os fantasmas do seu passado. Ou então, procure ajuda profissional que ele ou ela vai te orientar da melhor maneira possível.
Esse vídeo ajudou muito mesmo, curti bastante o tema do vídeo.
Aprendi a viver sozinha
Sinto muito por vc mas a verdade é q a maioria das pessoas não têm condições de serem pais ...eu tb passei por isso na infância, pais egoístas/egocêntricos são os piores, os traumas ficam mas conforme amadurecemos fica mais fácil lidar com o passado.
Gratidão por esse vídeo esclarecedor!! Euvivi e vivo agora bem menos tudo isso relatado por vocês, mas estou bem melhor lidando com isso!!🙌🙌🕊🕊🕊
Obrigada!
Muito obrigada por abordar um assunto tão esclarecedor e pertinente. Vocês são demais!
Cresci uma criança que sempre buscava na minha mãe nas minhas crises ou na tristeza, mas qualquer desejo de apoio ou falasse que estava mal ela gritava comigo e mandava tomar banho ou dormir pra me afastar de perto dela e ficar quieto 😢 eu passei ainda criança a ficar me arranhando, batendo, me socando pra aliviar, até hj faço auto-agressão
Eu cresci ansioso e depressivo, tô tentando lidar com a solidão e esquecer o passado. Mas acho que preciso me afastar.
As emoções passa tudo passa e a vida
Eu sofro de negligência emocional sempre que eu conto meus pais sobre os problemas sentimentais eles não me compreendem e ainda me julgam
🙏🤗❤️
Agora entendi porque não me sinto bem nas festas do meu amigo
Como saber se nossos filhos estão com dificuldade emocional ou estão fazendo manha e manipulando nossos sentimentos para atender seus desejos?
Eu nunca me sinto confortável em lugar nenhum, sinto um desconforto, fico ansiosa .. sempre que preciso estar em público me sinto ansiosa . Nunca estou bem em lugar nenhum .. 🤧🥺 poderiam me explicar o que seria isso por favor @didatics :(
Ansiedade social
Como dizia Pregador Luo: família presente ou maldição que vai perpetuar.
Às vezes sinto um medo absurdo pq fui negligenciada em tudo, até no básico. Fora os abusos físicos e psicológicos. E não falo de palmadas e chineladas. 😢. Qto a festas será que é por isso que qdo tô numa bebo demais 😅?
Eu tanbé fique mangaandor qui vc fazercão vc sirrrrefessdtãozinhor