45:54 eu uso como analogia pra explicar o cientificismo a seguinte: Você tem uma garrafa de vinho e quer abri-la com um cotonete. Você força o cotonete na garrafa de vinho até o cotonete quebrar e... Conclui que é impossível abrir uma garrafa de vinho. Mas a analogia do professor Rômulo me pareceu bem mais criativa. Parabéns pela literal aula que vocês deram hoje! Deus os abençoe imensamente!
(min 23:00) O Dr Bernard Nathanson teve essa experiência, de executar cerca de 70 mil abortos na clínica em que dirigia, 5 mil praticados diretamente por ele. Até que ele filmou um aborto e percebeu a crueldade que era. E abandonou seu trabalho na clínica vindo em seguida converter-se e batizar-se. Passando a dar palestras e a escrever livros denunciando o crime e pecado do aborto. A filmagem real do aborto que ele fez foi introduzido num documentário e usado em sua campanha pró - vida. Sendo o filme chamado de 'Grito Silencioso' e ainda disponível no TH-cam. Em 2020 a editora Quadrante lançou uma edição em português do livro em que consta o seu testemunho e traz bons argumentos pró-vida. O livro chama-se A Mão de Deus: o ex-rei do aborto fala da própria vida (e da indústria do assassinato de bebês).
Sim, foi quando surgiu o ultrassom e decidiram fazer um procedimento desses monitorando as imagens, que ele e sua equipe puderam observar a reação do feto e, segundo relato, ficaram muito abalados. Foi assim tiveram a real dimensão do crime violento que praticavam... Não só ele, mas também parte da equipe, passaram a defender a vida. ❤
Antes, nos sacrifícios de crianças - pra fins diabólicos- , soavam os tambores pra abafar o grito das crianças e , assim , não chocar os que lá estavam... hoje , matam dentro da mãe , com isso abafam o grito de dor da criança , e mais , a mãe carrega sozinha o remorso ,a culpa da morte... com isso , o INFERNO entra em festa😢
@@teresaaranha Bem interessante! Surpreendente a forma de agir de Deus. E o caso do Dr Nathanson se parece muito ao da Sr Abby Johnson, ex diretora da clínica abortista Planned Parenthood, que após assistir a um procedimento abortivo, tbm abandonou seu trabalho e converteu-se a Cristo. E depois a sua história virou um livro e filme, como ocorreu com o Dr Nathanson.
Seria ótimo ouvir a história de conversão do Dr. Rômulo. Iniciei a minha a cinco anos atrás e não tem como não dizer que se trata de um milagre tamanha a transformação pela qual passamos.
Apesar das minhas ressalvas em relação ao rigorismo do Dr Rômulo, ele com toda certeza é inteligentíssimo, gostaria de ver mais lives com ele, principalmente rebatendo argumentos ateus.
Sigam também o canal dele Dr. Romulo - Filosofia e Ciência... Ele aborda muitos pontos da corrente darwinista e neodarwinista que são tidas como ciência, mas que tem defeitos filosóficos e são meras falácias ou retórica. Ele é católico tradicional.
Comecei assistir o Dr. Rômulo após um vídeo q ele conta sua conversão. Ele fala sobre a importância da irmã e do cunhado nesse processo na entrevista. Para minha surpresa o cunhado eh o professor Marcelo Andrade.
Lembrando que o homem também é culpado pelo aborto quando abandona ou pior, quando induz a mãe a abortar . Hoje homens e mulheres querem uma vida de prazeres carnais sem nenhuma responsabilidade por suas abominações .
Compartilhei essa excelente conversa com os que não tem uma opinião clara sobre o aborto. Isso os ajudará a entender mais sobre o assunto. Obrigado, Professor.
Sobre o Santo Tomás, ele era da posição que na concepção o ser humano recebe a alma vegetativa, depois a sensitiva, e só depois a racional que substitui a sensitiva, em algum momento posterior a concepção. Ele faz uma exceção a Nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo ele já foi concebido com alma racional. Infelizmente a Igreja nunca proclamou oficialmente que a concepção também significa o início da alma racional. Eu pessoalmente acredito que Santo Tomás de Aquino estava errado.
@@kaeporagaebora6356Recomendo acima de tudo o canal catolico tradicional, eles explicam a crise na igreja desde o concilio vaticano II. Meu canal também tem playlists sobre o assunto.
Mateus,sou católico graças a Deus;qto à S.Tomas, não vejo diferença substancial na afirmação dele,pois a alma segundo Ele, não deixa de ser uma pra se tornar outra,simplesmente se renova sendo uma a mesma alma em toda sua formação na ideia Dele.
@@danielmedeiros1577 Mas pela ideia dele alguns podem tentar defender que o aborto é permitido até vir a alma racional, sem a qual você não é ainda humano.
Antes , nos sacrifícios de crianças - pra fins diabólicos- , soavam os tambores pra abafar o grito das crianças e , assim , não chocar os que lá estavam... hoje , matam dentro da mãe , com isso abafam o grito de dor da criança , e mais , a mãe carrega sozinha o remorso ,a culpa da morte... com isso , o INFERNO entra em festa😢
@@Mateus.007 Vi esse canal pelas suas playlists e os vídeos recentes desse cara são sem pé nem cabeça, eu não sou aprofundado no catolicismo mas tem vídeos lá em que o dono do canal faz acusações baseadas em interpretações equivocadas de frases, a nível de erro de crianças
@@AdeptusMechanicusBellator7WT51 É característica dos hereges usarem da ambiguidade para confundir. Algumas frases você pode justificar mas o grosso é bem evidente que os papas do Vaticano ii são hereges farsantes.
Não estou conseguindo encontrar nenhum trabalho do Dr. Rômulo, procurei em todas as bases de dados publicas e não encontro, alguém poderia me ajudar a achar?
Querer escolher quem vive e quem morre é eugenia. Trata-se de uma forma de seleção de pessoas com algum tipo de característica e por sua vez uma forma de racismo.
Mesmo que não entendesse nada sobre biologia ou filosofia, todos sabem que a dentro da barriga de uma mulher grávida há uma nova vida, pois todos conhecem o resultado. Querer eliminar essa vida é pura maldade.
Se tem um juiz cruel, é a nossa consciência e dela não conseguimos fugir. Imagina se condenar a sofrer toda uma vida! Não são leis criadas que determinam a pena diante de sua consciência. É interessante observar que somos seres crentes por natureza. Se não cremos em Deus, buscamos outras crenças (se bem que não crendo em Deus, poderíamos adotar QUALQUER coisa para ser objeto de nossa crença). Basta ver as mudanças nas igrejas. Se não estou disposto a me adequar a uma regra moral tal, mudo de religião ou crio uma. Foi criada uma satanista. Imagina!
Há mulheres que abortam e não sentem peso na consciência e outras que sentem, não há uma regra. Não há satanista que não acredite em Deus (e vice-versa), são figuras complementares em uma crença dualística que concebe o mundo como um embate de bem vs mal, típica de tradições abraâmicas (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo).
Prof. Marcelo, poderia comentar sobre o vídeo do Alta Linguagem sobre o Thiago Braga? Thiago precisa de ajuda nessa batalha q ele travou contra os comunistas
A verdade é que as pessoas só concordam com o aborto em (mesmo em qualquer estágio que seja) pois não sabem definir a vida humana no geral. Uma vez que essa definição está clara e bem estabelecida, não há espaço moral para aborto em qualquer caso. Então, você me pergunta, o que é uma vida humana? Obvio, essa é uma pergunta muito simples, e acho que você mesmo tem sua resposta para ela. Portanto, farei o seguinte: eu vou definir o que é uma vida humana e, se você concordar, vou dar meus argumentos pelos quais o aborto é desqualificado moralmente. A definição de vida humana é: todo todo ser que passa pelos estágios de desenvolvimento humano. Por essa definição, pode-se chegar à conclusão de que, a vida humana se inicia na concepção. Pois, se aquele ser não for morto, ele se desenvolverá como todo ser humano vivo no planeta já desenvolveu. Assim como vida de uma criança com comorbidades não é menos importante do que a de um adulto saudável, a vida de um zigoto não deveria ser menos importante que a de qualquer ser humano.
"A definição de vida humana é: todo ser que passa pelos estágios de desenvolvimento humano." Por essa concepção, o feto anencéfalo não é uma vida humana, afinal, ele não passa, de fato, pelos estágios de desenvolvimento humano, por exemplo, o desenvolvimento de um tubo neural, muito menos qualquer outro desenvolvimento relacionado ao tempo que decorre após o nascimento, já que morrerá em poucas horas, se já não nascer morto. O Dr. Rômulo define a vida humana pela alma, que é um pressuposto mais ligado à crença cristã e mais adequado para contrapor o aborto do anencéfalo, mas é preciso crer em alma, etc. Um ateu se relacionaria melhor com a sua definição, que é o meu caso, mas não concordo com nenhuma delas, apesar de achar a sua definição mais simpática.
Que tal dirigirem-se aos homens que abandonam a grávida do filho deles? Que tal aconselharem as mulheres a não manterem relações sexuais com homens sem que eles casem com ela? Que tal abordarem o fato de que a pílula anticoncepcional tem sim, o seu teor de falha? Que tal abordarem o fato de que alguns medicamentos também interferem na eficácia da pílula anticoncepcional?
Talvez a conscientização do que realmente é o aborto, possa fazer com que as pessoas passem a ser mais responsáveis e mais contidas nos seus impulsos. As pílulas ditas anticoncepcionais, não evitam a concepção, mas sim a continuidade da gestação, quando causa a descamação do endométrio e impede a fixação do ovo. Ou seja, não deveria ser chamada de "contraceptiva", mas de "abortiva". Somos enganados pela big pharma há muito tempo...
@@BFloppa, resolveremos quando os homens deixarem de ser puctos, vagabundos e desprezíveis, como você está demonstrando ser. Aliás, ainda não aprenderam com o que Deus fez com Adão quando ele culpou Eva. Deus, ao invés de culpar Eva, ou fazer outra mulher para Adão, não, Ele expulsou os dois do Paraíso. Se você tiver neurônios saudáveis, vai entender.
Alguns argumentos interessantes, outros absurdos... Surpreendente o quão homogênea é a seção de comentários, ngm discorda de nada, todos aceitam o que foi dito e o debate é inexistente, sem qualquer conflito de ideias. Interessante, só encontro esse tipo de coisa em canais com viés religioso, e às vezes em canais socialistas. De qualquer forma, foi mesmo uma boa entrevista.
Abortar um feto anencefalo nao tem nada a ver com eugenia... eugenia é uma selecao com o proposito de melhorar as geracoes futuras. O feto anencéfalo mal sobrevive algumas horas apos o nascimento.
@@licavalli Mas então como é definida uma pessoa morta? mesmo que tenha vida no momento da concepção o embrião se desenvolveria morto podendo dizer que perdeu sua vida em algum estágio de evolução embrionária, então o aborto não seria um assassinato já que não tem como matar alguém morto
Qual a dúvida exatamente? Se o feto for anencefalo, não se deve abortar, mas se abortar, a alma do bebê vai para o inferno, pq ele não foi batizado; se o bebê já nascer morto/estiver morto dentro da mãe, não há aborto, mas da mesma forma a alma do bebê iria para o inferno, pelo msm motivo de ele não ter sido batizado. Isso de acordo com o que foi dito pelo Dr. Rômulo, claro que vc não precisa concordar... e, na minha humilde opinião, nem deve.
ปีที่แล้ว +1
@@leonardosan5638 nunca falei que bebes abortados vao para o inferno. disse que nao podem entrar no ceu por causa do pecado original. essas criancas irao para o limbo, aonde viverao em um estado de perfeita felicidade natural. nao ponha palavras na minha boca
@ Perfeito, obrigado pelo esclarecimento. O resto está de acordo? Estou conversando com uma pessoa que afirmou que o limbo é um lugar no inferno, essa afirmação procede?
Nas o batismo é pra remissão de pecados. Que pecado uma criança tem, pra ser batizada? Minha filha foi apresentada à Deus, no altar da igreja. Quando ela fez 12 anos, ela quis se batizar. Ou seja, tem que ser por vontade própria. JESUS foi apresentado no templo, aos 7 anos. E batizado quando adulto. A igreja católica inventou isso, de batizar criança, pra ela crescer, se dizendo católico.
Cara,na boa,você é uma imbecil. Ela possui o Pecado Original,uma idiota como você confunde pecado atual com pecado original. Errado,isso é válido para a seita protestante que rejeita o batismo infantil,mas não para a Igreja Católica.Ademais,o batismo é o substituto da circuncisão e de acordo com a Lei Mosaica,os judeus devem ser circuncidados no Oitavo Dia de vida. Errado,Jesus foi circuncidado no Oitavo Dia de vida como manda a Lei Mosaica e o episódio do Templo ele tinha 12 anos,sua imbecil. Quer dizer que então nós deveríamos nos batizar depois de adultos. Errado,o Batismo de Crianças já existe desde os primórdios da Igreja e ela faz isso pois compreende que as crianças já nascem com o Pecado Original e que sem Batismo não existe Salvação.
Gostei da live, só acho que usar junto razões religiosas prejudica a causa contra o aborto, a filosofia utiliza métodos críticos e reflexivos para compreender a realidade, a religião busca orientação na crença em ensinamentos divinos, sem provas tangíveis, em resumo, dogmas., e usar dogma, desvaloriza qualquer análise técnica.
@@kaeporagaebora6356 você está dizendo que não dá pra se embasar moralmente na filosofia e no conhecimento científico para ser contra o aborto? Sem os motivos religiosos não tem como ser contra o aborto?
@@michael-jovi620 Ser contra o aborto é uma coisa, lutar contra o aborto é outra. É tanto que tem gente que diz, sou contra o aborto mas faz quem quer. Essa questão numa perspectiva religiosa é inaceitável, como realmente deve ser.
@@kaeporagaebora6356 quem entende que a vida começa na concepção é obrigatoriamente contra e luta contra o aborto porque ao entender que inicia na concepção vai concluir que se trata de um homicídio, essa é uma conclusão filosófica e biológica, é desnecessário questões religiosas de “pecado” para isso.
@@michael-jovi620 fala isso pros eugenistas, assassinos, terroristas, satanistas, traficantes de crianças, governantes. Eles vão ser obrigados a aceitar seus argumentos e parar com suas atividades imediatamente.
Entendo a luta contra o aborto, mais dizer que fulano ou siclano não será salvo por não batizado 🤔... mais uma vez o Deus catholic dentro da caixinha catholic... o CRIADOR Sendo limited por sua criatura!
Inicialmente o bebê não poderia ir ao céu por consequência do pecado original cuja culpa é eliminada pelo batismo. Porém a Igreja crê que Deus, em sua infinita bondade, de alguma maneira não permitirá que esta alma sofra por toda eternidade sem merecimento. Deus não é mal e não nos criou para sofrer injustamente. Por isso há o limbo: um lugar reservado para os justos que não puderam ser batizados, onde não há dor nem sofrimento, e há uma felicidade que será recebida aos que lá estiverem.
O problema é que neste lugar, não há a contemplação de Deus face a face, a felicidade perfeita. Por isso há duas hipóteses que são admitidas pelos teólogos: Ou elas estarão no limbo por toda a eternidade, ou, por ocasião do fim do mundo, elas passarão por uma espécie de prova onde decidirão por uma adesão à vontade de Deus e irão ao céu, ou pela recusa definitiva em servir a Deus e irão ao inferno. Tal prova acontece com todos os homens que passam pelo mundo - apenas não sabemos como se dará com esses pequenos seres, que não tiveram ocasião em sua curtíssima vida de escolher a favor ou contra Deus.
@@PedroHenrique-er2dh Pedro, como um não cristão, eu leio o que vc diz e muitas dessas afirmações soam como grandes contradições. Honestamente, se vc se dispor a tentar me esclarecer, eu já agradeço. Vc diz que Deus não é mal e que não nos criou para sofrer injustamente, mas para ir para o céu é preciso ser batizado para que a culpa do pecado original seja eliminada, correto? Mas e a totalidade da humanidade que viveu antes da concepção da ideia de batismo? Foram todos pro inferno pela eternidade e mesmo assim vc não veria nenhuma maldade envolvida nisso? Vc tbm fala sobre esse tal de limbo, que é "um lugar reservado para os justos que não puderam ser batizados", mas um feto não é justo nem injusto, ele sequer teve chance de desenvolver qualquer senso de justiça, mesmo assim, ele seria privado do céu e não há maldade nisso? Mesmo um sujeito tenebroso, bem ruim mesmo, que só praticou maldade durante toda a sua vida... Honestamente mesmo, te soa justo punir alguém eternamente por uma má conduta finita? É assim que um ser dotado de infinita bondade agiria?
@@leonardosan5638 Quanto aos que viveram antes do batismo anunciado por Nosso Senhor Jesus Cristo, todos foram julgados por Deus imediatamente após suas mortes de acordo com a lei natural (a mesma que está impressa nos dez mandamentos e que todo homem pode distinguir entre o que é correto ou incorreto, moral ou imoral) e, diante disso, foram para o limbo ou para o inferno, porque o céu ainda estava fechado para a humanidade até a paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Estava fechado porque sendo Deus infinito, o pecado de Adão e Eva ofendeu a Deus infinitamente, e sendo o homem uma criatura finita, jamais poderia pagar por um culpa infinita. Assim se fez necessário que Nosso Senhor Jesus Cristo que é Deus e Homem e portanto descendente de Adão, viesse para reparar esta pena gerada pela humanidade. Não há nenhuma maldade na privação inicial do céu porque primeiramente o céu é um grande benefício concedido pela misericórdia divina. Nenhum homem, por mais bom que seja o merece. Pois que ele é um privilégio de Deus. Segundo, o Limbo também não é uma punição, é um efeito da misericórdia divina para aqueles que não podem, por algum motivo contemplar a Deus face a face. Terceiro, Deus além de ser a bondade infinita, também é a própria justiça, de maneira que qualquer injustiça gerada na criação precisa ser resolvida para satisfazer a justiça divina. Razão porque o inferno é uma punição justa para aqueles que pecam e NÃO SE ARREPENDEM. Considerando ainda que Deus dá todas as chances em vida para que a pessoa o procure e siga os seus mandamentos, sua doutrina e aceite de bom grado a Sua misericórdia.
@@leonardosan5638 Só para complementar um ponto que ficou faltando. Quanto as pessoas que foram julgadas e enviadas ao limbo antes da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, assim que Nosso Senhor foi crucificado, morto e sepultado. Ele desceu aos infernos (o limbo) e resgatou as almas dos justos que ali estavam, levando todas para o céu. "Um grande silêncio reina hoje na terra, um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio porque o Rei dorme. A terra tremeu e acalmou-se porque Deus adormeceu na carne e foi acordar os que dormiam desde séculos… Ele vai procurar Adão, nosso primeiro Pai, a ovelha perdida. Quer ir visitar todos os que se assentaram nas trevas e à sombra da morte. Vai libertar de suas dores aqueles dos quais é filho e para os quais é Deus: Adão acorrentado e Eva com ele cativa. “Eu sou teu Deus, e por causa de ti me tornei teu filho. Levanta-te, tu que dormes, pois não te criei para que fiques prisioneiro do Inferno: Levanta-te dentre os mortos, eu sou a Vida dos mortos.”
Não abordaram a geração de sofrimento, pra eles td bem por em risco meninas de sangrarem até a morte pra poupar tecidos sem sistema nervoso, incapazes de sentir algo.
Segundo seu raciocínio só tem valor quem sente dor ? Se vc estiver em coma, por óbvio sem sentir dor, posso te matar? ( A lei já prevê caso de estupro, anincefalia e risco de vida pra mãe, todo o restante é manobra pra mulheres não assumirem a responsabilidade de seus atos!) O que esperar de uma sociedade que mata o mais frágil dos seus membros?
@@leandrobastos6962, " Não abordaram a geração de sofrimento, pra eles td bem por em risco meninas de sangrarem até a morte pra poupar tecidos sem sistema nervoso, incapazes de sentir algo.", então você não tinha falado sobre mortes. Mas se for permitido matar a bebês também poderá ser permitido matar aos pais e as mães. Então por que não aprovar a pena de morte para quem praticar o aborto? Não ficaria Vladimir Putin orgulhoso em ver ideias russas sendo aplicadas em outros países? Se é correto não sentir piedade de bebês que ainda estão nas barrigas de suas mães, então toda a piedade com as mães e pais pode ser considerado como sentimentalismo tolo e inútil, e, portanto, pode ser ignorada.
Curso Como Estudar - Método LEEER com preço promocional: professormarceloandrade.com/metodo-leer/?
Quer dizer que o Dr. Rômulo é cunhado do prof. Marcelo Andrade... Que legal!
Excelente convidado. Dr Romulo é um poço de sanidade em meio a essa loucura do mundo moderno.
45:54 eu uso como analogia pra explicar o cientificismo a seguinte:
Você tem uma garrafa de vinho e quer abri-la com um cotonete. Você força o cotonete na garrafa de vinho até o cotonete quebrar e... Conclui que é impossível abrir uma garrafa de vinho.
Mas a analogia do professor Rômulo me pareceu bem mais criativa. Parabéns pela literal aula que vocês deram hoje! Deus os abençoe imensamente!
Rômulo foi nosso aluno na PG Ecologia da UFMG. Muito feliz em saber da sua conversão.
Minha gente uma live assim deveria ter milhares de visualizações!! Tanto conhecimento e as pessoas assistindo porcaria! chega da uma tristeza.
Sim verdade precisamos compartilhar!!!
A maioria não se importa com coisas sérias...
*milhões ou bilhões
(min 23:00) O Dr Bernard Nathanson teve essa experiência, de executar cerca de 70 mil abortos na clínica em que dirigia, 5 mil praticados diretamente por ele.
Até que ele filmou um aborto e percebeu a crueldade que era. E abandonou seu trabalho na clínica vindo em seguida converter-se e batizar-se. Passando a dar palestras e a escrever livros denunciando o crime e pecado do aborto.
A filmagem real do aborto que ele fez foi introduzido num documentário e usado em sua campanha pró - vida. Sendo o filme chamado de 'Grito Silencioso' e ainda disponível no TH-cam.
Em 2020 a editora Quadrante lançou uma edição em português do livro em que consta o seu testemunho e traz bons argumentos pró-vida. O livro chama-se A Mão de Deus: o ex-rei do aborto fala da própria vida (e da indústria do assassinato de bebês).
Sim, foi quando surgiu o ultrassom e decidiram fazer um procedimento desses monitorando as imagens, que ele e sua equipe puderam observar a reação do feto e, segundo relato, ficaram muito abalados. Foi assim tiveram a real dimensão do crime violento que praticavam... Não só ele, mas também parte da equipe, passaram a defender a vida. ❤
Exatamente! O melhor argumento é mostrar as terríveis imagens de um aborto= assassinato de bebês!
Antes, nos sacrifícios de crianças - pra fins diabólicos- , soavam os tambores pra abafar o grito das crianças e , assim , não chocar os que lá estavam... hoje , matam dentro da mãe , com isso abafam o grito de dor da criança , e mais , a mãe carrega sozinha o remorso ,a culpa da morte... com isso , o INFERNO entra em festa😢
@@teresaaranha Bem interessante! Surpreendente a forma de agir de Deus.
E o caso do Dr Nathanson se parece muito ao da Sr Abby Johnson, ex diretora da clínica abortista Planned Parenthood, que após assistir a um procedimento abortivo, tbm abandonou seu trabalho e converteu-se a Cristo. E depois a sua história virou um livro e filme, como ocorreu com o Dr Nathanson.
@@MP-jb4dg Perfeita analogia.
Seria ótimo ouvir a história de conversão do Dr. Rômulo. Iniciei a minha a cinco anos atrás e não tem como não dizer que se trata de um milagre tamanha a transformação pela qual passamos.
No canal dele tem um vídeo contando a história
São familiares??? Imagine que churrasco incrível dessa família!
Conheci o Dr. Rômulo no começo desse ano, devo dizer que maratonei o canal do mesmo no mesmo mês. 2 gigantes
Unem inteligências de maneira eficiente a serviço do bom debate público. Adoro as LIVES do Prof. Marcelo Andrade.
Adorei a entrevista! Parabéns! Ainda bem que ainda existe gente lúcida neste mundo
Caramba, nao sabia que o Dr.Romulo era cunhado do Professor. Excelente Live.
Comentando aqui para dar engajamento e - principalmente - compartilhando
Sou inscrito seu
Apesar das minhas ressalvas em relação ao rigorismo do Dr Rômulo, ele com toda certeza é inteligentíssimo, gostaria de ver mais lives com ele, principalmente rebatendo argumentos ateus.
Caramba, vc fez live com o Dr. Rômulo, muito top. Vou assistir Jajá. Adoro ele!
Prof. traga também o prof carlos bezerra, ele tem muito a acrescentar em temas de História.
Professor Marcelo Andrade faz muito bem ao Brasil 🙌🙌🙌👏👏👏👏Fonte rica de conhecimento.
Excelente Podcast !
Sou biólogo também e concordo plenamente com o Dr. Rômulo. Obrigado, professor Marcelo, por essa live maravilhosa.
Legal que ela não seja o único amigo.
Sinceramente, ao menos na escola, meus professores de biologia eram sutilmente abortistas....
Sigam também o canal dele Dr. Romulo - Filosofia e Ciência...
Ele aborda muitos pontos da corrente darwinista e neodarwinista que são tidas como ciência, mas que tem defeitos filosóficos e são meras falácias ou retórica.
Ele é católico tradicional.
Vc provavelmente leu alguma obra de Olavo de Carvalho, estou certo?
Como é possível uma Live tão boa ter poucas visualizações
Parabéns!
Comecei assistir o Dr. Rômulo após um vídeo q ele conta sua conversão. Ele fala sobre a importância da irmã e do cunhado nesse processo na entrevista. Para minha surpresa o cunhado eh o professor Marcelo Andrade.
Lembrando que o homem também é culpado pelo aborto quando abandona ou pior, quando induz a mãe a abortar . Hoje homens e mulheres querem uma vida de prazeres carnais sem nenhuma responsabilidade por suas abominações .
Comentário pra dar engajamento nessa live excelente.
Compartilhei essa excelente conversa com os que não tem uma opinião clara sobre o aborto. Isso os ajudará a entender mais sobre o assunto. Obrigado, Professor.
Excelente live! Muito obrigada.
Sobre o Santo Tomás, ele era da posição que na concepção o ser humano recebe a alma vegetativa, depois a sensitiva, e só depois a racional que substitui a sensitiva, em algum momento posterior a concepção. Ele faz uma exceção a Nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo ele já foi concebido com alma racional. Infelizmente a Igreja nunca proclamou oficialmente que a concepção também significa o início da alma racional. Eu pessoalmente acredito que Santo Tomás de Aquino estava errado.
Isso foi comentado pelo Padre Lodi numa Live semana passada. Falou de uma forma primorosa
@@kaeporagaebora6356Recomendo acima de tudo o canal catolico tradicional, eles explicam a crise na igreja desde o concilio vaticano II. Meu canal também tem playlists sobre o assunto.
Mateus,sou católico graças a Deus;qto à S.Tomas, não vejo diferença substancial na afirmação dele,pois a alma segundo Ele, não deixa de ser uma pra se tornar outra,simplesmente se renova sendo uma a mesma alma em toda sua formação na ideia Dele.
@@danielmedeiros1577 Mas pela ideia dele alguns podem tentar defender que o aborto é permitido até vir a alma racional, sem a qual você não é ainda humano.
Ótimo vídeo.. 🤜🤛
Parabéns pela ótima live
Antes , nos sacrifícios de crianças - pra fins diabólicos- , soavam os tambores pra abafar o grito das crianças e , assim , não chocar os que lá estavam... hoje , matam dentro da mãe , com isso abafam o grito de dor da criança , e mais , a mãe carrega sozinha o remorso ,a culpa da morte... com isso , o INFERNO entra em festa😢
Só existe vida na concepção. Tudo o que vem após é uma contagem regressiva para a morte
Morrer, é nascer para a verdadeira vida que é eterna..
@@Elizabete422 Só para os poucos católicos verdadeiros. Veja o canal catolico tradicional.
@@Mateus.007 Vi esse canal pelas suas playlists e os vídeos recentes desse cara são sem pé nem cabeça, eu não sou aprofundado no catolicismo mas tem vídeos lá em que o dono do canal faz acusações baseadas em interpretações equivocadas de frases, a nível de erro de crianças
@@AdeptusMechanicusBellator7WT51 É característica dos hereges usarem da ambiguidade para confundir. Algumas frases você pode justificar mas o grosso é bem evidente que os papas do Vaticano ii são hereges farsantes.
Ótima live.
Cadê Newman pra assistir isso .
@silvanus1657 sim
@@user-jm2ql3bu5f Sim.
Se refere ao pagão? Quem ainda acompanha esse cara?
Dr Rômulo é show!
Não estou conseguindo encontrar nenhum trabalho do Dr. Rômulo, procurei em todas as bases de dados publicas e não encontro, alguém poderia me ajudar a achar?
👍👍👍👍👍👍👍👍👍
É notório o shadow ban que o youtube dá em qualquer vídeo que aborde esses temas.
Só nao gostei da parte que relativizam a culpa feminina, mas de resto, boa live
Excelente, obrigada
Ótimo comentário.
👏👏👏👏👏👏👏👏
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Grande live professor
Isto não passa de EUGENIA.
Querer escolher quem vive e quem morre é eugenia. Trata-se de uma forma de seleção de pessoas com algum tipo de característica e por sua vez uma forma de racismo.
Mesmo que não entendesse nada sobre biologia ou filosofia, todos sabem que a dentro da barriga de uma mulher grávida há uma nova vida, pois todos conhecem o resultado.
Querer eliminar essa vida é pura maldade.
👍
Ridícula a forçada de barra em tentar relacionar a teoria da evolução com aborto.
Se tem um juiz cruel, é a nossa consciência e dela não conseguimos fugir. Imagina se condenar a sofrer toda uma vida! Não são leis criadas que determinam a pena diante de sua consciência.
É interessante observar que somos seres crentes por natureza. Se não cremos em Deus, buscamos outras crenças (se bem que não crendo em Deus, poderíamos adotar QUALQUER coisa para ser objeto de nossa crença). Basta ver as mudanças nas igrejas. Se não estou disposto a me adequar a uma regra moral tal, mudo de religião ou crio uma. Foi criada uma satanista. Imagina!
Há mulheres que abortam e não sentem peso na consciência e outras que sentem, não há uma regra.
Não há satanista que não acredite em Deus (e vice-versa), são figuras complementares em uma crença dualística que concebe o mundo como um embate de bem vs mal, típica de tradições abraâmicas (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo).
Prof. Marcelo, poderia comentar sobre o vídeo do Alta Linguagem sobre o Thiago Braga? Thiago precisa de ajuda nessa batalha q ele travou contra os comunistas
A verdade é que as pessoas só concordam com o aborto em (mesmo em qualquer estágio que seja) pois não sabem definir a vida humana no geral. Uma vez que essa definição está clara e bem estabelecida, não há espaço moral para aborto em qualquer caso. Então, você me pergunta, o que é uma vida humana? Obvio, essa é uma pergunta muito simples, e acho que você mesmo tem sua resposta para ela. Portanto, farei o seguinte: eu vou definir o que é uma vida humana e, se você concordar, vou dar meus argumentos pelos quais o aborto é desqualificado moralmente. A definição de vida humana é: todo todo ser que passa pelos estágios de desenvolvimento humano. Por essa definição, pode-se chegar à conclusão de que, a vida humana se inicia na concepção. Pois, se aquele ser não for morto, ele se desenvolverá como todo ser humano vivo no planeta já desenvolveu. Assim como vida de uma criança com comorbidades não é menos importante do que a de um adulto saudável, a vida de um zigoto não deveria ser menos importante que a de qualquer ser humano.
"A definição de vida humana é: todo ser que passa pelos estágios de desenvolvimento humano."
Por essa concepção, o feto anencéfalo não é uma vida humana, afinal, ele não passa, de fato, pelos estágios de desenvolvimento humano, por exemplo, o desenvolvimento de um tubo neural, muito menos qualquer outro desenvolvimento relacionado ao tempo que decorre após o nascimento, já que morrerá em poucas horas, se já não nascer morto. O Dr. Rômulo define a vida humana pela alma, que é um pressuposto mais ligado à crença cristã e mais adequado para contrapor o aborto do anencéfalo, mas é preciso crer em alma, etc. Um ateu se relacionaria melhor com a sua definição, que é o meu caso, mas não concordo com nenhuma delas, apesar de achar a sua definição mais simpática.
Que tal dirigirem-se aos homens que abandonam a grávida do filho deles? Que tal aconselharem as mulheres a não manterem relações sexuais com homens sem que eles casem com ela?
Que tal abordarem o fato de que a pílula anticoncepcional tem sim, o seu teor de falha? Que tal abordarem o fato de que alguns medicamentos também interferem na eficácia da pílula anticoncepcional?
Virtude da castidade.
@@kaeporagaebora6356, do casal, né?
Talvez a conscientização do que realmente é o aborto, possa fazer com que as pessoas passem a ser mais responsáveis e mais contidas nos seus impulsos. As pílulas ditas anticoncepcionais, não evitam a concepção, mas sim a continuidade da gestação, quando causa a descamação do endométrio e impede a fixação do ovo. Ou seja, não deveria ser chamada de "contraceptiva", mas de "abortiva". Somos enganados pela big pharma há muito tempo...
Que tal deixar de ser pucta? Isso já revolve todos esses problemas
@@BFloppa, resolveremos quando os homens deixarem de ser puctos, vagabundos e desprezíveis, como você está demonstrando ser. Aliás, ainda não aprenderam com o que Deus fez com Adão quando ele culpou Eva. Deus, ao invés de culpar Eva, ou fazer outra mulher para Adão, não, Ele expulsou os dois do Paraíso. Se você tiver neurônios saudáveis, vai entender.
Boa tarde, professor. O Starbucks acaba de perder um cliente.
14Então disse Jesus: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas".
MATEUS 19 14
Nao se batiza crianças, nao inventem doutrinas.
qual o problema?
Tentar batizar óvulos fertilizados in vitro... kkkķkkkkkkkkkkkkkk
Alguns argumentos interessantes, outros absurdos... Surpreendente o quão homogênea é a seção de comentários, ngm discorda de nada, todos aceitam o que foi dito e o debate é inexistente, sem qualquer conflito de ideias. Interessante, só encontro esse tipo de coisa em canais com viés religioso, e às vezes em canais socialistas. De qualquer forma, foi mesmo uma boa entrevista.
O que dificulta é que o canal é de história e outra que a maioria das pessoas são cabeça de ovo mesmo
Abortar um feto anencefalo nao tem nada a ver com eugenia... eugenia é uma selecao com o proposito de melhorar as geracoes futuras. O feto anencéfalo mal sobrevive algumas horas apos o nascimento.
A eugenia foi citado no caso da extinção da síndrome de Down na Dinamarca com o aborto seletivo e não no caso de feto anencéfalo
@@licavalli foi citado nos 2 casos, pode rever e confirmar.
@@leonardosan5638 tem razão !
Mas no caso do embrião não ter cérebro por exemplo ou qualquer outro motivo que o já faça nascer morto ou estar morto dentro da mãe?
Ele deixa de ser um indivíduo humano ?
@@licavalli Mas então como é definida uma pessoa morta? mesmo que tenha vida no momento da concepção o embrião se desenvolveria morto podendo dizer que perdeu sua vida em algum estágio de evolução embrionária, então o aborto não seria um assassinato já que não tem como matar alguém morto
Qual a dúvida exatamente? Se o feto for anencefalo, não se deve abortar, mas se abortar, a alma do bebê vai para o inferno, pq ele não foi batizado; se o bebê já nascer morto/estiver morto dentro da mãe, não há aborto, mas da mesma forma a alma do bebê iria para o inferno, pelo msm motivo de ele não ter sido batizado. Isso de acordo com o que foi dito pelo Dr. Rômulo, claro que vc não precisa concordar... e, na minha humilde opinião, nem deve.
@@leonardosan5638 nunca falei que bebes abortados vao para o inferno. disse que nao podem entrar no ceu por causa do pecado original. essas criancas irao para o limbo, aonde viverao em um estado de perfeita felicidade natural. nao ponha palavras na minha boca
@ Perfeito, obrigado pelo esclarecimento. O resto está de acordo?
Estou conversando com uma pessoa que afirmou que o limbo é um lugar no inferno, essa afirmação procede?
Nas o batismo é pra remissão de pecados. Que pecado uma criança tem, pra ser batizada? Minha filha foi apresentada à Deus, no altar da igreja. Quando ela fez 12 anos, ela quis se batizar. Ou seja, tem que ser por vontade própria. JESUS foi apresentado no templo, aos 7 anos. E batizado quando adulto. A igreja católica inventou isso, de batizar criança, pra ela crescer, se dizendo católico.
Cara,na boa,você é uma imbecil.
Ela possui o Pecado Original,uma idiota como você confunde pecado atual com pecado original.
Errado,isso é válido para a seita protestante que rejeita o batismo infantil,mas não para a Igreja Católica.Ademais,o batismo é o substituto da circuncisão e de acordo com a Lei Mosaica,os judeus devem ser circuncidados no Oitavo Dia de vida.
Errado,Jesus foi circuncidado no Oitavo Dia de vida como manda a Lei Mosaica e o episódio do Templo ele tinha 12 anos,sua imbecil.
Quer dizer que então nós deveríamos nos batizar depois de adultos.
Errado,o Batismo de Crianças já existe desde os primórdios da Igreja e ela faz isso pois compreende que as crianças já nascem com o Pecado Original e que sem Batismo não existe Salvação.
Gostei da live, só acho que usar junto razões religiosas prejudica a causa contra o aborto, a filosofia utiliza métodos críticos e reflexivos para compreender a realidade, a religião busca orientação na crença em ensinamentos divinos, sem provas tangíveis, em resumo, dogmas., e usar dogma, desvaloriza qualquer análise técnica.
Isso seria uma grande vitória para os abortistas
@@kaeporagaebora6356 você está dizendo que não dá pra se embasar moralmente na filosofia e no conhecimento científico para ser contra o aborto? Sem os motivos religiosos não tem como ser contra o aborto?
@@michael-jovi620 Ser contra o aborto é uma coisa, lutar contra o aborto é outra. É tanto que tem gente que diz, sou contra o aborto mas faz quem quer. Essa questão numa perspectiva religiosa é inaceitável, como realmente deve ser.
@@kaeporagaebora6356 quem entende que a vida começa na concepção é obrigatoriamente contra e luta contra o aborto porque ao entender que inicia na concepção vai concluir que se trata de um homicídio, essa é uma conclusão filosófica e biológica, é desnecessário questões religiosas de “pecado” para isso.
@@michael-jovi620 fala isso pros eugenistas, assassinos, terroristas, satanistas, traficantes de crianças, governantes. Eles vão ser obrigados a aceitar seus argumentos e parar com suas atividades imediatamente.
Entendo a luta contra o aborto, mais dizer que fulano ou siclano não será salvo por não batizado 🤔... mais uma vez o Deus catholic dentro da caixinha catholic... o CRIADOR Sendo limited por sua criatura!
Inicialmente o bebê não poderia ir ao céu por consequência do pecado original cuja culpa é eliminada pelo batismo.
Porém a Igreja crê que Deus, em sua infinita bondade, de alguma maneira não permitirá que esta alma sofra por toda eternidade sem merecimento. Deus não é mal e não nos criou para sofrer injustamente. Por isso há o limbo: um lugar reservado para os justos que não puderam ser batizados, onde não há dor nem sofrimento, e há uma felicidade que será recebida aos que lá estiverem.
O problema é que neste lugar, não há a contemplação de Deus face a face, a felicidade perfeita. Por isso há duas hipóteses que são admitidas pelos teólogos:
Ou elas estarão no limbo por toda a eternidade, ou, por ocasião do fim do mundo, elas passarão por uma espécie de prova onde decidirão por uma adesão à vontade de Deus e irão ao céu, ou pela recusa definitiva em servir a Deus e irão ao inferno. Tal prova acontece com todos os homens que passam pelo mundo - apenas não sabemos como se dará com esses pequenos seres, que não tiveram ocasião em sua curtíssima vida de escolher a favor ou contra Deus.
@@PedroHenrique-er2dh Pedro, como um não cristão, eu leio o que vc diz e muitas dessas afirmações soam como grandes contradições. Honestamente, se vc se dispor a tentar me esclarecer, eu já agradeço.
Vc diz que Deus não é mal e que não nos criou para sofrer injustamente, mas para ir para o céu é preciso ser batizado para que a culpa do pecado original seja eliminada, correto? Mas e a totalidade da humanidade que viveu antes da concepção da ideia de batismo? Foram todos pro inferno pela eternidade e mesmo assim vc não veria nenhuma maldade envolvida nisso?
Vc tbm fala sobre esse tal de limbo, que é "um lugar reservado para os justos que não puderam ser batizados", mas um feto não é justo nem injusto, ele sequer teve chance de desenvolver qualquer senso de justiça, mesmo assim, ele seria privado do céu e não há maldade nisso?
Mesmo um sujeito tenebroso, bem ruim mesmo, que só praticou maldade durante toda a sua vida... Honestamente mesmo, te soa justo punir alguém eternamente por uma má conduta finita? É assim que um ser dotado de infinita bondade agiria?
@@leonardosan5638 Quanto aos que viveram antes do batismo anunciado por Nosso Senhor Jesus Cristo, todos foram julgados por Deus imediatamente após suas mortes de acordo com a lei natural (a mesma que está impressa nos dez mandamentos e que todo homem pode distinguir entre o que é correto ou incorreto, moral ou imoral) e, diante disso, foram para o limbo ou para o inferno, porque o céu ainda estava fechado para a humanidade até a paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Estava fechado porque sendo Deus infinito, o pecado de Adão e Eva ofendeu a Deus infinitamente, e sendo o homem uma criatura finita, jamais poderia pagar por um culpa infinita.
Assim se fez necessário que Nosso Senhor Jesus Cristo que é Deus e Homem e portanto descendente de Adão, viesse para reparar esta pena gerada pela humanidade.
Não há nenhuma maldade na privação inicial do céu porque primeiramente o céu é um grande benefício concedido pela misericórdia divina. Nenhum homem, por mais bom que seja o merece. Pois que ele é um privilégio de Deus. Segundo, o Limbo também não é uma punição, é um efeito da misericórdia divina para aqueles que não podem, por algum motivo contemplar a Deus face a face. Terceiro, Deus além de ser a bondade infinita, também é a própria justiça, de maneira que qualquer injustiça gerada na criação precisa ser resolvida para satisfazer a justiça divina. Razão porque o inferno é uma punição justa para aqueles que pecam e NÃO SE ARREPENDEM. Considerando ainda que Deus dá todas as chances em vida para que a pessoa o procure e siga os seus mandamentos, sua doutrina e aceite de bom grado a Sua misericórdia.
@@leonardosan5638 Só para complementar um ponto que ficou faltando. Quanto as pessoas que foram julgadas e enviadas ao limbo antes da vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, assim que Nosso Senhor foi crucificado, morto e sepultado. Ele desceu aos infernos (o limbo) e resgatou as almas dos justos que ali estavam, levando todas para o céu.
"Um grande silêncio reina hoje na terra, um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio porque o Rei dorme. A terra tremeu e acalmou-se porque Deus adormeceu na carne e foi acordar os que dormiam desde séculos… Ele vai procurar Adão, nosso primeiro Pai, a ovelha perdida. Quer ir visitar todos os que se assentaram nas trevas e à sombra da morte. Vai libertar de suas dores aqueles dos quais é filho e para os quais é Deus: Adão acorrentado e Eva com ele cativa. “Eu sou teu Deus, e por causa de ti me tornei teu filho. Levanta-te, tu que dormes, pois não te criei para que fiques prisioneiro do Inferno: Levanta-te dentre os mortos, eu sou a Vida dos mortos.”
Não abordaram a geração de sofrimento, pra eles td bem por em risco meninas de sangrarem até a morte pra poupar tecidos sem sistema nervoso, incapazes de sentir algo.
Então você não assistiu a live, está falando do que não viu. Foi abordado este assunto, apenas não deram parecer favorável a abortistas.
Segundo seu raciocínio só tem valor quem sente dor ? Se vc estiver em coma, por óbvio sem sentir dor, posso te matar? ( A lei já prevê caso de estupro, anincefalia e risco de vida pra mãe, todo o restante é manobra pra mulheres não assumirem a responsabilidade de seus atos!)
O que esperar de uma sociedade que mata o mais frágil dos seus membros?
Pra você a diferença entre o feto e nós é que somos "tecidos com sistema nervoso desenvolvido e capazes de sentir"?
@@josemiguelgoulartrech2584 então, como eu disse, eles preferem mulheres morrendo em sofrimento do que tirar tecidos q não sentem nada.
@@leandrobastos6962, " Não abordaram a geração de sofrimento, pra eles td bem por em risco meninas de sangrarem até a morte pra poupar tecidos sem sistema nervoso, incapazes de sentir algo.", então você não tinha falado sobre mortes. Mas se for permitido matar a bebês também poderá ser permitido matar aos pais e as mães. Então por que não aprovar a pena de morte para quem praticar o aborto? Não ficaria Vladimir Putin orgulhoso em ver ideias russas sendo aplicadas em outros países? Se é correto não sentir piedade de bebês que ainda estão nas barrigas de suas mães, então toda a piedade com as mães e pais pode ser considerado como sentimentalismo tolo e inútil, e, portanto, pode ser ignorada.
Unem inteligências de maneira eficiente a serviço do bom debate público. Adoro as LIVES do Prof. Marcelo Andrade.
Sensacional. Bravo!