@@carcarasilvestre8526 shoppings, .mercados, comércio , turismo, cartões de crédito faturam horrores de dinheiro nessa época. Não fale por você. Natal é puro consumo.
Melhor programa de televisão, deveria passar em horário nobre na emissora plim plim! A TV Cultura faz jus ao nome. Morrer por uma causa justa pra não compactuar com o mal, é a concepção de Mártir. 📜☝🤓
clap clap clap clap BRAVOOOO BRAVÍSSIMO. Eu chego a me emocionar com o estado mental em que fico após assistir o Linha Cruzadas. Que sublime é esse programa. Quão elevadas são as pessoas que se propuseram a produzir esse programa. Peço a Deus (kkkkkk) todos os dias que vocês continuem por longos tempos. Obrigado!
Eu acompanho esse programa já há algum tempo e admiro mto os dois debatedores, mas esse, especialmente, ficou fantástico. Gratidão a todos os envolvidos. Q maravilha !!!
Ninguém pode dizer que deuses existem ou que não existem. A verdade é mais um artigo de fé! "Deus mora na gramática" e talvez necessitemos da ilusão. A vida é um devir constante e a racionalidade busca se fixar em algo, em conceitos, verdades. Não aceitamos as transformações. "O medo da contingência" diz muita coisa. Do desconhecido, da mudança, da morte. A consciência de "si" e a consciência da finitude nos impulsiona de algum modo para frente. Vida é caos, devir, vir a ser e não temos controle, mas pra mim é muito bom estar vivo! Taís e Pondé, dois maravilhosos como sempre. Minhas quintas são melhores ainda com esse programa!💙💙💙💙💙💙💙
Nenhuma filosofia jamais levou a sério a possibilidade de existir um panteão de deuses antropomórficos. Já o monoteísmo e a teologia são criação da filosofia grega. Saia desse senso comum de ateísmo de internet.
“Para os seres vivos ficarem vivos, eles têm que comer outros seres vivos. Mesmo que fossem alfaces que tinham um super futuro pela frente...” Essa me quebrou, professor 😂😂😂 Melhor programa da TV!
Eis o grande desafio da existência consciente, pra eu dar certo como espécie preciso devorar outros seres. Se isso não for o suficiente pra se contentar com o absurdismo como condição de vida, então não sei mais nada
Não concordo com tudo o que se disse aqui mas só por fazer essa discussão em uma emissora brasileira de TV aberta já considero um grande passo, digno de louvor!
Será? Veja o que os TH-camrs Antonio Miranda Teologia Reversa, Matheus Benites, Prof. Jonathan Matthies e a Juliana Cavalcanti falam sobre isso.Por favor estude um pouco.
@@Adv.ElaneFSouza , sendo você uma advogada, imagino que saiba que louvor é o substantivo abstrato relacionado ao verbo louvar, do Latim laudare, que significa elogiar. Portanto, louvor quer dizer elogio. Simplesmente elogiei o fato de o programa ter escolhido o tema “O que é ser ateu?”, muitas vezes considerado tabu para não melindrar as pessoas muito devotas de alguma denominação religiosa. Não suponho que eu tenha incorrido em algum lapsus linguae.
@@sandra2828-JM , não tenho certeza sobre a destinatária de seu comentário, Adv.ElaneFSouza ou eu, Hortensiafracalanza. Como sou a primeira da sequência, vou admitir que seja eu mesma. Dei uma olhadela nos canais que você sugeriu e notei que são de pessoas justificando o ateísmo. Imagino que você não ache que o programa Linhas Cruzadas se encaminhou por uma vereda pouco trilhada, uma vez que há esses canais do YT que tratam do assunto com mais profundidade. Moro fora do Brasil há vários anos e ignoro se esses canais se apresentam na TV aberta. Se for o caso, me desculpe por estar enganada. Não assisti aos vídeos que você me sugeriu porque sou ateia há muitas e muitas décadas, embora provenha de família católica. Nesta fase da vida não necessito de mais argumentos e nem tento convencer ninguém do modo como enxergo as coisas, cada um que pense como quiser, a não ser que venha me incomodar. O motivo pelo qual elogiei o programa é minha convicção de que, contrariamente ao que pensa a maioria da sociedade humana, o mundo seria melhor com mais ateus e menos religiosos fanáticos.
Adoro Pondé e Tais !!! 👏👏👏Acompanho vcs desde o primeiro programa , não perco uma !!! E as vezes vejo duas vezes . Só não vejo mais vezes , por falta de tempo !!! E que em 2023 tenhamos mais e mais assuntos pra poder pensar … parabéns a equipe e a TV Cultura !!!
Eu também acho que é o melhor programa de tv aberta, mas que só vejo no youtube após gravado e postado aqui no canal. rsrsr. Nada vejo em TV, a nao ser filmes e séries VIA internet.
saia das 2 dimensoes e vai pra cima sua conciencia , sai do bem mau positivo negativo poltiica esquerda direita, pobre rico, preto branco, mulher homem, gays, sai desas dualidades separatistas e vai pra cima na unidade , voce consege soltar so querer e nao é solta de esqerda se nao vai pra direita nao é qerer solta de direita pq se nao vai pra esqerda mas soltar da 2 dimensao e ir pra cima.
Interessante que os entrevistados para dar uma resposta para o problema do mal deram respostas simplistas por despreparo e não são todos os padres e pastores que tem treinamento filosófico. A apologética é uma disciplina da teologia que daria uma resposta racional a esse problema. Os apologetas norte-americanos como: Craig, Moreland, Geisler, MacDowell e outros tem dupla formação, teologia e filosofia, aqui no Brasil temos no meio evangélico: Jonas, Guilherme de Carvalho, Rodrigo Silva. Pessoas que produzem literatura e tem um bom currículo como essas deveriam ser consultadas.
Pondé, você NÃO é um ateu não praticante. É um ATEU NÃO MILITANTE. Há uma diferença! Pondé e Thaís, muito obrigado pela qualidade do programa e de suas intervenções. Graças a Deus!
Programa sensacional!!! A temática da discussão faz com que eu admire ainda mais a capacidade da criação, significação e ressignificação que nós seres humanos temos e dentre esses atos, ora bom ou não bom, parte mais de um julgamento unitário que depois se organiza no coletivo comum do pensamento. Ser ateu não o torna em um ser melhor ou pior, mas, talvez, em um ser que observa de uma óptica diferente as diversas possibilidades que lhe são apresentadas no comum e que tem uma grande curiosidade de entender os processos existênciais e perceber: nossa! que intrigante essas invenções, entretanto ao mesmo tempo busca entender e respeitar os usuários de tal invenção, porém não significa que fará uso de tal e tudo bem.
Exemplo prático, pelo menos pra mim kk, admiro o funcionamento mecânico de motocicletas, tem seus prós e contras a depender muito do uso dos seus usuários, porém não tenho uma e nem quero e está tudo bem😉👍
Cada episódio descubra as diversas linhas de pensares . És a Liberdade de ver vários sentidos da busca do saber e mapas incríveis para novas rotas geográfica doa exploração humana ;!!!!
Sou Cristão, mas respeito profundamente qualquer pessoa que apresenta seus pontos de vista com sobriedade e equilíbrio assim como Pondé. Inclusive gosto muito de assistir seus vídeos
Fenomenal. Fantástico. Na minha visão, o argumento do mal nem é necessário, porque bem e mal não existem como conceitos absolutos. Somente nas circunstâncias é possível identificar bem e mal, e olhe lá.
O argumento do livre arbítrio cai por terra diante do mal causado pelas catástrofes naturais. Terremoto no Haiti matou cerca de 230 mil pessoas e deixou mais de um milhão de desabrigados e isso não tem relação com livre arbítrio.
@@marcusbond Ele disse que não existem como conceitos absolutos. O que é mal para uns pode ser bom para outros. Existem pessoas que gostam de apanhar. Até mesmo a morte de uma pessoa pode ser considerado algo "bom" para alguns, como por ex. a morte de Hittler.
@@danielsevilio Se não pode ser 100% absoluto, menos ainda 100% relativo. Dá pra encorpar uma boa maioria que compreendem o que é a definição de mal e bem. Se não for por aí, então estamos completamente perdidos em relativismo interpretativo e de veneta. É necessário partir do princípio comparativo entre as partes que são distintas. Quanto ao lider alemão da segunda guerra ao meu ver nenhuma diferença faz em relação às maldades que cometeu. Afinal sabemos que o mundo não melhorou com o sumiço de Bin laden, al-Gaggafi, Hussein entre tantos outros o mundo estaria melhor. Sabemos que não é o caso.
A cada momento eu aprendi que as pessoas se apegam algo e não pesquisam onde é a moral ninguém sabe da onde ela veio e as pessoas discriminam algumas situações por que falar você não queria namorar Eu falei não não sei da onde ela vem e como ela vem é difícil entender isso mas nesses programas eu aprendo a refletir da vida e como a vida é emocionante
@@Ghost_BC você pode acreditar no que vc quiser, eu acredito naa verdade, Deus é amor, porém o amor tb castiga quem ta errado, seu pai se não te corrigiu ou corrige é pq ele não te ama e não quer o seu melhor!!! Pense nisso, é lógica!!!
@@adrianodefendi5000 Como aceitar que um ser perfeito crie seres imperfeitos, sabendo que seriam imperfeitos pois é onisciente, para depois puni-los por serem imperfeitos? É isso que chama de sabedoria, justiça e amor? Além do mais, sabemos que o mal ocorre com pessoas boas e ruins em todo o mundo, ou seja, ser fiel e uma excelente pessoa não garante nada. Vc não pode negar os fatos da vida real por causa de sua crença.
@@adrianodefendi5000 Será? Veja o que os TH-camrs Antonio Miranda Teologia Reversa, Matheus Benites, Prof. Jonathan Matthies e a Juliana Cavalcanti falam sobre isso.Por favor estude um pouco.
Eu penso como o escritor: ensinar sobre deus, diabo e o inferno traumatiza. Sou "vítima" disso e por isso sou ateia desde a adolescência. Tenho 53, e cada dia sou mais convicta de que deuses não existem.
Respeito muito a sua opinião, e não se preocupe eu não sou cristã e não vim pregar o Evangelho🤣. Na verdade sou satanista tradicional (Aquele que cultua Satanás). Seu comentário me chamou muito a atenção, pelo fato de quando criança eu temia a Satan por conta do que os cristãos falam, hoje não o vejo mais assim, pra mim o grande vilão mesmo é o deus cristão, não sei se vc ja leu a gibiblia, mas ela prova o quão ruim a religião pode ser para o ser humano. Tenha uma excelente terde moça 🤗
@@Jeza666 Sim, jovem, foi exatamente por ler muito e ainda ser uma criança (semi adolescente na época) é que vi que o deus dos crentes era pior que o dito satanás que eles temiam....., por isso eles creem, por medo do que possa acontecer se não crer!! O fato é que, mesmo criança, na época, notava que crendo ou não crendo coisas horríveis poderiam acontecer comigo, com os que amo e com todos os que creem e ele nada iria fazer pra impedir.... então, que se l.i.x.e crenças e esses livrinhos de terror! E assim vou vivendo, com 53 anos, sem crença (sou ateia, não creio em satanás - mas não me incomoda sua crença, como não me incomoda a crença de ninguém, apenas não creio em nada e acho que estão perdendo tempo). rsrsr
[...] Para os seres vivos ficarem vivos, eles têm que comer outros seres vivos. Mesmo que fossem alfaces que tinham um super futuro pela frente[...].Assistindo esse programa 30/12/2023 às 00:21. Essa frase foi motivacional para 2024.
Religião existe para que haja o dominio de massas. O domínio atraves do medo. Durante muito tempo e em muitas ainda no dias de hoje, estabelecem um conjunto de regras a serem seguidas. Desta forma se domina a massa.
Estava te assistindo, maravilhoso. Lembrei!!! Sim os evengelicos explicam uma criança que nasce com câncer como parte do "pecado original". Gzuis! Haja forças para discutir. Não tá fácil para ninguém... Como o Pondé já disse.
@@breno9546 Ué cara, quer ser pedófilo aí é da sua consciência. Se você precisa de uma religião para freiar a sua maldade interior, isso mostra muito de você. Cada religião acredita em um Deus diferente!
@@breno9546 Se pra sermos bons precisamos acreditar em deuses então somos a espécie mais desprezível da Terra. Você precisa de crença em divindade pra ser bom?
O paradoxo de Epicuro ataca a crença das 3 qualidades de Deus nos seguintes termos: 1) Enquanto onisciente e onipotente, tem conhecimento de todo o mal e poder para acabar com ele. Mas não o faz. Então não é benevolente. 2) Enquanto onipotente e benevolente, então tem poder para extinguir o mal e quer fazê-lo, pois é bom. Mas não o faz, pois não sabe o quanto mal existe e onde o mal está. Então ele não é onisciente. 3) Enquanto onisciente e benevolente, então sabe de todo o mal que existe e quer mudá-lo. Mas não o faz, pois não é capaz. Então ele não é onipotente. O paradoxo não defendia o ateísmo, mas rejeitava a ideia de uma divindade preocupada com os assuntos humanos. Para Epicuro, os deuses não teriam nenhuma afeição especial pelos seres humanos, sequer saberiam de sua existência, servindo apenas como ideais morais dos quais a humanidade poderia tentar aproximar-se. (Cf.: Quora.com)
Esse Dom João Braz de Aviz nunca leu a Bíblia por completo. Como Deus é sempre bom se deu vida ao demônio e ainda permite sua livre atuação na Terra? Todos sabemos que quem é bom evita o mal, então como esperar que o mal venha justamente de um ser perfeito, divino e de amor imensurável? Dom João, leia isso e mude seu discurso: "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e CRIO O MAL; eu, o Senhor, faço todas estas coisas." (Isaías 45:7) "Porventura da boca do Altíssimo não sai tanto o mal como o bem?" (Lamentações 3:38) "Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o Senhor o tenha feito?" (Amós 3:6) "O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava. Os oficiais de Saul lhe disseram: "Há um espírito maligno, mandado por Deus, te atormentando."" (1 Samuel 16:14-15) "Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe." (Jeremias 18:8) E tem mais se precisar.
Fabio Porchat sábio? KKK, não chamaria de sábio alguém que tem como lugar comum debochar de convicções alheias, por mais inverossimeis que sejam. O sábio não escracha, ele ironiza .Fábio Porchat é mais um crente arrependido e enfurecido porque as coisas não são como ele achava que eram, ou viu nisso uma ótima oportunidade para faturar.
Falso, a ideia filosófica de deus tem apenas o propósito de explicar o fundamento do universo, mas não tem nenhuma utilidade para confortar diante da morte.
@@filosofiaantropologia-brun7808 Acredito que ele falou em termos práticos pois a promessa de que existe uma outra vida após a morte é sim uma forma de conforto que ganha muitos adeptos.
@@Ghost_BC , não, ele falou explicitamente em "teoria", mas reduzindo a noção de deus a uma função religiosa. Por isso esclareci que a teorização propriamente dita sobre deus é filosófica e tem como função servir de fundamento para a existência do universo/natureza.
@@Ghost_BC , é que você ignora o que seja Ontologia, que vai muito além de questionar a origem do universo. Ou seja, a realidade empírica, daquilo que aparece, NECESSARIAMENTE exige um fundamento. Que exista um fundamento para que a realidade seja como ela é, é algo que só alguém irracional poderia negar. Que tal fundamento seja chamado de deus, ou de natureza, ou de qualquer outro nome, é um problema menor.
Não existe o religioso todinho?? No meu mundo tem uns chatos q aparecem na minha porta querendo " pregar" a palavra de Deus. Nunca encontrei um ateu com o mesmo propósito.
Será? Veja o que os TH-camrs Antonio Miranda Teologia Reversa, Matheus Benites, Prof. Jonathan Matthies e a Juliana Cavalcanti falam sobre isso.Por favor estude um pouco.
25:04 Discordo nesse ponto. Pois falar de religião , no caso a cristã, sem falar de inferno é escolher o melhor dos dois mundos. Neste caso estaríamos personalizando a Bíblia, escolhendo só o que nos interessa . Ou se lê a Bíblia como um todo, ou não se lê.
O Mal é um mistério!!! Os crentes acreditam que um dia teremos as respostas que hoje nos faltam! O justo vivera pela fé!! É o mistério da impiedade. Como o mal surgiu no coração de um ser perfeito?
Como um ser perfeito cria seres imperfeitos? Pior: sabia que seriam imperfeitos pois é supostamente onisciente. Pior ainda: pune os seres imperfeitos que ele sabia que seriam imperfeitos. E os crentes chamam isso de sabedoria, justiça e amor.
Só o fato dos grandes pensadores debaterem sobre a existência dos deuses ou de Deus, já é maravilhoso. Na nossa mente primitiva, ainda temos que buscar sobre a origem das coisas, que não tem na prática muita utilidade.
@@breno9546 Primeiro; Deus ou Deuses não existem! Segundo; Você pode ser um pedófilo, acreditar em deus não impede as pessoas de serem pedófilos, varios padres, pastores, e outros tipos de lideres religiosos são pedofilos.~
@@liderempreendedor1086 Primeiro Quem é vc pra dizer oque a realidade é com tanta certeza Segundo: Já que deus não existe Também não existe valores morais absolutos Então qual seria os argumentos pra eu não ser Pedófilo?
@@breno9546 De fato, valores morais absolutos não existem mesmo! ela varia muito de época pra epoca e de cultura para cultura. moral é um conjunto de regras, costumes e formas de pensar de um grupo social, que define o que devemos ou não devemos fazer em sociedade. Em síntese, valor moral além de ser um instrumento indispensável para o bom funcionamento da sociedade e integração dos indivíduos nela, também significa respeito à vida. À nossa vida e à vida das pessoas ao nosso redor. Tenho certeza absoluta que vc não ficaria muito feliz se fosses abusado sexualmente quando criança, muito menos de ouvir que seus filhos foram violentados por quatro PADRES pedofilos. Resumindo acho que é isso, vc não é pedofilo pelo simples fato de entender a dor do outro, de conseguir se colocar na mesma posição de sofrimento de um ou mais individuos, ect.-
Se a existência do mal prova a inexistência de Deus, então a existência do bem prova a existência de Deus. Então por que o mal coexiste com o bem? Simples: porque o bem predispõe a existência da liberdade, porque a liberdade é algo bom, logo, com a existência da liberdade, se tem como consequência a consciência decidir não fazer o próprio bem, logo, mal é simplesmente a ausência do bem, porque o bem predispõe a existência da liberdade de escolher praticar ou não o próprio bem. Se levarmos em conta que dar liberdade aos indivíduos é algo mal, logo, escravidão é o bom. Mas assim, o mal e o bem nem mesmo existiriam como conceitos, porque não existiria consciência! Oras, porque só uma não-consciência seria capaz de ser escrava e não achar isso mal! Por que? Porque na nossa realidade, escravidão é mal. Se existe uma realidade em que a escravidão é algo bom mesmo o escravo sendo consciente, não sabemos, porque não temos acesso a essa realidade, só a essa a qual estamos. “Ah, mas a criancinha com câncer”. Tudo nesse universo coexiste em uníssono. Lei da ação e reação. O mal do passado perpetua no mal do futuro. Mal multiplica mal. E isso afeta nossa saúde física, inclusive dos filhos, porque já está provado que maioria das nossas doenças são causadas por um corpo cheio de estresse, são psíquicas. Doenças geram doenças. Morte gera morte. Mas a graça reside no fato que o mal existe, mas o bem também! É isso torna tudo complexo! Se existisse só o mal, nem existiria a criancinha com câncer! POIS NÃO EXISTIRIA NASCIMENTOS, POIS ISSO É BOM! É isso que os ateus ignoram. EXISTE O MAL, SIM, MAS TAMBÉM EXISTE O BEM. Existe criancinhas que nascem com câncer, mas e todas aquelas que nascem saudáveis???? Se as que nascem doentes provam a inexistência de Deus, então as que nascem saudáveis provam sua existência? Se milhões de russos mortos em guerras e genocídios provam a inexistência de Deus, então esse longo de período de paz e prosperidade que a Rússia vive hoje prova a existência de Deus???? O mal existe, e o bem também. Existe as crianças que nascem com câncer, mas em maior número existe as que nascem saudáveis! O que Jesus, a VERDADE, ensinou sobre isso, quando lhe perguntares porque aquele homem nasceu cego, ele não filosofou as angústias dele, mas foi categórico: “PARA SE MANIFESTAR NELE A GLÓRIA DE DEUS”. Em seu mal o bem trabalhará! Ao invés de tentar explicar a complexidade da coexistência do mal com o bem, multiplique o bem no mal! Use o mal para fazer o bem! É isso que Jesus quis dizer. Aqueles que nascerem saudáveis, ajude os que nasceram doentes. Isso que prova Deus nessa terra! Jesus nunca negou a soberania de Deus, mas Jesus também também nunca negou o livre arbitro do homem! Os dois coexistem numa complexidade fora da capacidade humana de entender. “É inevitável que haja escândalos no mundo”, disse Jesus, revelando essa soberania de Deus, a inevitabilidade do futuro, “mas aí daqueles por quem os escândalos vem”, colocando assim toda responsabilidade do escândalo naquele que o causou.
Será? Veja o que os TH-camrs Antonio Miranda Teologia Reversa, Matheus Benites, Prof. Jonathan Matthies e a Juliana Cavalcanti falam sobre isso.Por favor estude um pouco.
Diante da questão sobre a origem do Universo e , a partir disso , sobre se Deus é o criador de tudo e , então , quem criou Deus , Luiz Felipe Pondé traz a reflexão de Aristóteles -- Aristóteles não se pautava pelo Deus da bíblia . Ele colocava que Deus é o princípio de tudo como um " motor imóvel que à tudo move , como o incausável que à tudo causa , como o incondicionante " . Diante disso , Pondé esclarece que Aristóteles quer dizer que não existe um outro que tenha criado Deus porque Deus é o princípio de tudo. Inclusive , porque se for para caber a pergunta sobre quem criou Deus , se cai no ' infinito absurdo ' Ou seja : e quem criou o criador de Deus ? E quem criou o criador do criador de Deus ? E por aí vai
tem gente achando que ser agnostico é meio termo. Quem pensa assim, precisa rever os conceitos novamente, ou seja recapitular o que são : Agnosticismo, Ateísmo, Deísmo, enfim, são conceitos bem definidos, mas tem que ler até o final de cada um, pra nao chegar aqui e chamar agnosticismo de meio termo.
gostoso é ver, em outubro 2023, a opinião dos batedores começar a mudar com relação à política... basta ver os vídeos mais recentes... e vai piorar ... mesmo o amor tendo vencido o ódio !!! 😮
Então pelo raciocínio apresentado, se um pastor ou similar, que afirma em seus sermões que existe pecados em matar, roubar ou destruir e se põe numa posição acima da punição mais comum ‘inferno’ , ele se configura ateu por se sentir acima de punições cabíveis? Líderes ateus apregoando ensinamentos bíblicos …
O Pondé é um dos cabras mais machos quê tenho conhecimento ,macho porquê enfrenta debate igual a esse assunto tão polêmico mas com total conhecimento , ninguém igual no meu ver
Se o argumento sobre o mal é tão bom para o ateísmo então porque Nietzsche resolve dissolver o bem e o mal em forças cósmicas cegas? Ele foi além criando sua própria divindade, que seria o cosmos, o eu e sua criações?
Olá! Sou crente e gostei muito do programa, mas senti falta de uma resposta ao problema do mal. Concordo que nenhuma das ideias apresentadas respondem a questão, essa resposta está no primeiro livro da Bíblia: o mal entrou no mundo como conhecemos pois Adão e Eva assim escolheram, o livre arbítrio nesse sentido quem teve de fato foram eles, já o nosso, está agora em escolher não viver o mal amando a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos. Até a volta de Jesus, acontecerão coisas boas com pessoas "ruins" e coisas ruins com pessoas "boas". Jesus não mudou o sistema do mundo, a maldade continuou, mas nos ensinou e nos preparou para a eternidade, onde não teremos mais esses problemas. Concluindo, Deus é bom mesmo havendo maldade no mundo, pois assim escolheram Adão e Eva. No início não era assim. E sim, sofremos as consequências dos atos de nossos pais, tanto os de quem fomos gerados como os de nossos antepassados.
Se Deus for onisciente o que escreve não faz sentido pois ele SABIA que alguns anjos iriam se rebelar antes de cria-los, assim como JÁ SABIA o que Adão e Eva iriam fazer. Dizer que um ser perfeito cria coisas imperfeitas já seria o suficiente para vc suspeitar dessa história. O que é perfeito, por definição, não pode admitir o imperfeito do contrário não seria perfeito.
@@Ghost_BC Boa tarde! A questão era sobre se Deus é bom mesmo existindo maldade. No meu entendimento, isso acontece pela escolha de Adão e Eva, o mal que temos em nossas vidas é consequência dessa escolha. Mesmo assim, ainda vejo a misericórdia de Deus quando Ele fala para que saíssem do Éden e não comessem da árvore da vida, pois ficaríamos imortais nesse mundo caído e cheio de maldades. Agora a questão da Onisciência é outra coisa mais profunda, da qual seres que não possuem não tem como explicar. Acredito sim que Deus sabe de todas as coisas e que isso aconteceria, porém nós não sabemos, e por esse motivo não podemos questionar os métodos sem ver e entender o resultado completo. Jesus falou que nós não entendemos as coisas desse mundo, como vamos querer entender coisas fora dele (Onisciência é uma delas). Não temos que ter respostas para tudo (não tenho essa pretensão) e respeito quem não acredita, inclusive admiro o Pondé e a Thais mesmo discordando deles.
@@fernandorafe Sua frase: "Jesus falou que nós não entendemos as coisas desse mundo." Pois é, esse é o grande problema criado pelas religiões: ela lhe ensina a ficar satisfeito ao NÃO entender as coisas como forma de BLOQUEAR perguntas e dúvidas: É o famoso "aceite com fé e cale a boca". Como aceitar um Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretendendo que não os utilizemos? Conhecendo vc fica muito fácil entender por que esse Brasil de GIGANTE MAIORIA CRISTÃ há mais de 522 anos é tão atrasado, desigual, racista, homofóbico, machista, corrupto e EXTREMAMENTE VIOLENTO.
@@Ghost_BC Boa tarde, agora você está entrando no campo de religiões que é outra coisa. Não defendo as religiões, muito menos as atrocidades que fazem dizendo ser em nome de Deus, sendo que a principal ordem de Jesus é amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos, todas essas coisas que citou são consequência da escolha que a humanidade fez, sobre esses "religiosos" Jesus disse:"Me honram com os lábios mas seu coração está longe de mim". Deus não bloqueou nosso intelecto, muito pelo contrário e a prova disso são os avanços tecnológicos em todas as áreas da humanidade, o que o homem faz dizendo ser em nome de Deus não é o mesmo do que ser a vontade de Deus. É como culpar a montadora de automóveis por uma pessoa dirigir perigosamente e causar um acidente, por conta disso o carro não é algo bom? Ele nos dotou de sentidos, razão e intelecto (como disse) e exatamente por isso somos responsáveis pelas nossas escolhas. Você não me conhece assim como eu não te conheço, somos pessoas individuais e não podemos nos acusar de coisas terríveis somente pelo fato de acreditar ou não em Deus e Sua Bondade.
@@fernandorafe Se vc cultua o Deus descrito no livro de uma determinada religião vc faz parte dessa religião. Seu problema é não poder provar seu Deus mas saber exatamente o que ele faz e como pensa. Desculpe, mas sem o primeiro não existe o segundo ou terceiro. Vc diz que não podemos nos acusar, mas eu posso pois é vc quem está fazendo afirmações sem provas. Falar em bondade de Deus diante de um mundo repleto de injustiças é um absurdo. E chamar de bondade aquilo narrado no Antigo Testamento é um absurdo maior ainda.
Errado, há provas lógicas, o que é diferente de experimento de laboratório. É necessário conhecer os argumentos a favor e contra para tomar uma posição consistente.
@@eduardoadriano8185 existir é algo ou coisa que se pode ver, sentir, tocar , estudar e entender. Se vc sente, ver, entende ou toca algo, na minha opinião, essa coisa existe. O problema de Deus é que Ele é um conceito metafísico. Acima da física, pertence a mundo espiritual. Quem ja sentiu Deus na sua vida ou teve uma experiência sobrenatural com Ele acredita na sua existência, quem nunca teve tal experiência tende a não acreditar. Por isso é muito relativo.
@@josesilva-sy4cr morrer e viver assumem diferentes concepções a depender do campo estudado. Viver e morrer na biologia é uma coisa, na teologia é outra, na sociologia/psicologia o conceito é ainda mais distinto. Mas, eu me refiro ao conceito biológico mesmo. Só sabem da existência de Deus de fato, aqueles que morreram. Ou eles estão no inferno, ou estão no céu ou simplesmente debaixo da terra se decompondo.
Só o Pondé pra trazer esses temas na TV aberta. E em época de Natal ainda 👏👏👏👏👏
O Natal não mais uma festa cristã, sim um momento para consumir.
No mínimo provocador. Mas elegante.
@@charlesdelg consumir o quê? O povo endividada e sem dinheiro.
@@carcarasilvestre8526 shoppings, .mercados, comércio , turismo, cartões de crédito faturam horrores de dinheiro nessa época.
Não fale por você. Natal é puro consumo.
Ser ateu é ter muita fé que o tudo veio do nada, do axas, e o fim é o nilismo.
Linhas Cruzadas é o melhor programa da Tv aberta no Brasil. Parabéns Thais e Pondé 👏🏻👏🏻
Melhor programa de televisão, deveria passar em horário nobre na emissora plim plim!
A TV Cultura faz jus ao nome.
Morrer por uma causa justa pra não compactuar com o mal, é a concepção de Mártir.
📜☝🤓
clap clap clap clap BRAVOOOO BRAVÍSSIMO.
Eu chego a me emocionar com o estado mental em que fico após assistir o Linha Cruzadas.
Que sublime é esse programa. Quão elevadas são as pessoas que se propuseram a produzir esse programa.
Peço a Deus (kkkkkk) todos os dias que vocês continuem por longos tempos.
Obrigado!
Deus não existe abestado
@@MarcosMorais-im2vpe você não entende uma ironia… 😂
45:03 A afirmação (sarcástica e irônica) sobre "alfaces que tinham um super futuro pela frente" salvou meu 2022!
maravilhoso!! não perco nenhum!
Foi um programa maravilhoso, parabéns Pondé e Thais.
Eu acompanho esse programa já há algum tempo e admiro mto os dois debatedores, mas esse, especialmente, ficou fantástico. Gratidão a todos os envolvidos. Q maravilha !!!
Infelizmente programas assim são raros.
Ficou muito superficial. Muito fraco.
Na verdade não há debates e sim um diálogo. Debate top seria se o Dr. Rodrigo silva participasse.. aí seria coisa de primeira linha.
@@josecarlosdejesus7760 o que seria mais profundo? Quais temas? quais abordagens?
Melhor programa da tv aberta
O sacarmos e ironia desses dois e contagiante kkkkkkk ❣️
Sarcasmo
Ninguém pode dizer que deuses existem ou que não existem. A verdade é mais um artigo de fé! "Deus mora na gramática" e talvez necessitemos da ilusão. A vida é um devir constante e a racionalidade busca se fixar em algo, em conceitos, verdades. Não aceitamos as transformações. "O medo da contingência" diz muita coisa. Do desconhecido, da mudança, da morte. A consciência de "si" e a consciência da finitude nos impulsiona de algum modo para frente. Vida é caos, devir, vir a ser e não temos controle, mas pra mim é muito bom estar vivo! Taís e Pondé, dois maravilhosos como sempre. Minhas quintas são melhores ainda com esse programa!💙💙💙💙💙💙💙
O que vc chama de existir?
Nenhuma filosofia jamais levou a sério a possibilidade de existir um panteão de deuses antropomórficos. Já o monoteísmo e a teologia são criação da filosofia grega. Saia desse senso comum de ateísmo de internet.
@@eduardoadriano8185 me diz você o que significa existir!
@@filosofiaantropologia-brun7808 né!?
@@Mvsouzza vc que disse, eu só perguntei, Deus existe ou não? O que é existir?
Que Aula !! Que nível de debate !! Esse Pondé é inteligente demais . 👏🏼👏🏼👏🏼
“Para os seres vivos ficarem vivos, eles têm que comer outros seres vivos. Mesmo que fossem alfaces que tinham um super futuro pela frente...”
Essa me quebrou, professor 😂😂😂
Melhor programa da TV!
Ele anda lendo mitologia nórdica. 🤭
Eis o grande desafio da existência consciente, pra eu dar certo como espécie preciso devorar outros seres. Se isso não for o suficiente pra se contentar com o absurdismo como condição de vida, então não sei mais nada
Que coincidência, eu li seu comentário no mesmo "time" em que o Pondé o diz kkkkkk
Não concordo com tudo o que se disse aqui mas só por fazer essa discussão em uma emissora brasileira de TV aberta já considero um grande passo, digno de louvor!
"digno de louvor" em um tema ateísta foi ótimo! rsrsr
Será? Veja o que os TH-camrs Antonio Miranda Teologia Reversa, Matheus Benites, Prof. Jonathan Matthies e a Juliana Cavalcanti falam sobre isso.Por favor estude um pouco.
@@Adv.ElaneFSouza , sendo você uma advogada, imagino que saiba que louvor é o substantivo abstrato relacionado ao verbo louvar, do Latim laudare, que significa elogiar. Portanto, louvor quer dizer elogio. Simplesmente elogiei o fato de o programa ter escolhido o tema “O que é ser ateu?”, muitas vezes considerado tabu para não melindrar as pessoas muito devotas de alguma denominação religiosa. Não suponho que eu tenha incorrido em algum lapsus linguae.
@@sandra2828-JM , não tenho certeza sobre a destinatária de seu comentário, Adv.ElaneFSouza ou eu, Hortensiafracalanza.
Como sou a primeira da sequência, vou admitir que seja eu mesma. Dei uma olhadela nos canais que você sugeriu e notei que são de pessoas justificando o ateísmo. Imagino que você não ache que o programa Linhas Cruzadas se encaminhou por uma vereda pouco trilhada, uma vez que há esses canais do YT que tratam do assunto com mais profundidade. Moro fora do Brasil há vários anos e ignoro se esses canais se apresentam na TV aberta. Se for o caso, me desculpe por estar enganada. Não assisti aos vídeos que você me sugeriu porque sou ateia há muitas e muitas décadas, embora provenha de família católica. Nesta fase da vida não necessito de mais argumentos e nem tento convencer ninguém do modo como enxergo as coisas, cada um que pense como quiser, a não ser que venha me incomodar. O motivo pelo qual elogiei o programa é minha convicção de que, contrariamente ao que pensa a maioria da sociedade humana, o mundo seria melhor com mais ateus e menos religiosos fanáticos.
Amo esse programa!
Adoro Pondé e Tais !!! 👏👏👏Acompanho vcs desde o
primeiro programa , não perco uma !!! E as vezes vejo duas vezes . Só não vejo mais vezes , por falta de tempo !!! E que em 2023 tenhamos mais e mais assuntos pra poder pensar … parabéns a equipe e a TV Cultura !!!
O melhor programa da tv aberta !!!
Eu também acho que é o melhor programa de tv aberta, mas que só vejo no youtube após gravado e postado aqui no canal. rsrsr.
Nada vejo em TV, a nao ser filmes e séries VIA internet.
Pondé e Thaís acrescentam muito a sociedade brasileira. Obrigado.
Ponde e tais - presente para todos , muito conhecimento e leveza e clareza na abordagem dos temas - espero q não haja férias do programa p nós 💚💚💚
Parabéns PONDÉ MUITO ESCLARECEDOR 49:52
Muito bom esse assunto! Amo as falas do professor Pondé!! 👏👏👏👏👏👏
MARAVILHOSO ! Como faz bem assistir esse programa 🤝♥️🤝♥️🤝♥️🤝
saia das 2 dimensoes e vai pra cima sua conciencia , sai do bem mau positivo negativo poltiica esquerda direita, pobre rico, preto branco, mulher homem, gays, sai desas dualidades separatistas e vai pra cima na unidade , voce consege soltar so querer e nao é solta de esqerda se nao vai pra direita nao é qerer solta de direita pq se nao vai pra esqerda mas soltar da 2 dimensao e ir pra cima.
Interessante que os entrevistados para dar uma resposta para o problema do mal deram respostas simplistas por despreparo e não são todos os padres e pastores que tem treinamento filosófico. A apologética é uma disciplina da teologia que daria uma resposta racional a esse problema. Os apologetas norte-americanos como: Craig, Moreland, Geisler, MacDowell e outros tem dupla formação, teologia e filosofia, aqui no Brasil temos no meio evangélico: Jonas, Guilherme de Carvalho, Rodrigo Silva. Pessoas que produzem literatura e tem um bom currículo como essas deveriam ser consultadas.
gosto deste programa..... abre a mente..... Nos faz refletir e pensar
Muito obrigado LINHAS CRUZADAS.
Pondé, você NÃO é um ateu não praticante. É um ATEU NÃO MILITANTE. Há uma diferença!
Pondé e Thaís, muito obrigado pela qualidade do programa e de suas intervenções.
Graças a Deus!
Acho que foi o melhor programa de todos!!!!
Programa sensacional!!! A temática da discussão faz com que eu admire ainda mais a capacidade da criação, significação e ressignificação que nós seres humanos temos e dentre esses atos, ora bom ou não bom, parte mais de um julgamento unitário que depois se organiza no coletivo comum do pensamento.
Ser ateu não o torna em um ser melhor ou pior, mas, talvez, em um ser que observa de uma óptica diferente as diversas possibilidades que lhe são apresentadas no comum e que tem uma grande curiosidade de entender os processos existênciais e perceber: nossa! que intrigante essas invenções, entretanto ao mesmo tempo busca entender e respeitar os usuários de tal invenção, porém não significa que fará uso de tal e tudo bem.
Exemplo prático, pelo menos pra mim kk, admiro o funcionamento mecânico de motocicletas, tem seus prós e contras a depender muito do uso dos seus usuários, porém não tenho uma e nem quero e está tudo bem😉👍
Parabens, pela escolha do tema, Ponde, muito BOM!!!
minutos....36:00 excelente explicação💯💯💯❣
excelente esse programa! Até 2023
Cada episódio descubra as diversas linhas de pensares . És a Liberdade de ver vários sentidos da busca do saber e mapas incríveis para novas rotas geográfica doa exploração humana ;!!!!
Programa espetacular.
Tema apropriadissimo
Vcs são ótimos!
Belo programa o melhor de todos
O único programa da TV aberta que vale a pena assistir.
Melhor programa!!
Parabéns, Pondé e Thaís!!
Sou Cristão, mas respeito profundamente qualquer pessoa que apresenta seus pontos de vista com sobriedade e equilíbrio assim como Pondé. Inclusive gosto muito de assistir seus vídeos
Maravilhoso
lindos! adoro esses dois juntos.👏👏
Fenomenal. Fantástico. Na minha visão, o argumento do mal nem é necessário, porque bem e mal não existem como conceitos absolutos. Somente nas circunstâncias é possível identificar bem e mal, e olhe lá.
Que isso?
O bem e o mal não existem?
Já queimou a largada no seu argumento.
Então o argumento do Pondé vai pro buraco
O argumento do livre arbítrio cai por terra diante do mal causado pelas catástrofes naturais. Terremoto no Haiti matou cerca de 230 mil pessoas e deixou mais de um milhão de desabrigados e isso não tem relação com livre arbítrio.
@@marcusbond Ele disse que não existem como conceitos absolutos. O que é mal para uns pode ser bom para outros. Existem pessoas que gostam de apanhar. Até mesmo a morte de uma pessoa pode ser considerado algo "bom" para alguns, como por ex. a morte de Hittler.
@@danielsevilio Se não pode ser 100% absoluto, menos ainda 100% relativo.
Dá pra encorpar uma boa maioria que compreendem o que é a definição de mal e bem. Se não for por aí, então estamos completamente perdidos em relativismo interpretativo e de veneta.
É necessário partir do princípio comparativo entre as partes que são distintas.
Quanto ao lider alemão da segunda guerra ao meu ver nenhuma diferença faz em relação às maldades que cometeu.
Afinal sabemos que o mundo não melhorou com o sumiço de Bin laden, al-Gaggafi, Hussein entre tantos outros o mundo estaria melhor.
Sabemos que não é o caso.
Excelente para repensar nossa escolha, para além daquela que foi feita pelos nossos pais e cultura.
Parabéns! Vocês são ótimos!
Sensacional Pondé! Simplesmente sensacional meu caro.
A cada momento eu aprendi que as pessoas se apegam algo e não pesquisam onde é a moral ninguém sabe da onde ela veio e as pessoas discriminam algumas situações por que falar você não queria namorar Eu falei não não sei da onde ela vem e como ela vem é difícil entender isso mas nesses programas eu aprendo a refletir da vida e como a vida é emocionante
O melhor programa da TV Brasileira
Excelente programa!
👍
De Genebra na Suíça 🇨🇭 , vejo sempre este que é o melhor programa pra se pensar e trazer o pensamento pra nossa realidade .
Obrigado pelo conteúdo .
muito bom. Obrigada mais uma vez.
Ouvir o pondé é uma terapia 😊
Meu Gênio Favorito! 🧠🩷
Deus abençoe a todos!!! Jesus Cristo é o único e salvador e sem Ele é impossível ter vida e em abundância!!!
Jesus vai salvar vc da ira de um Deus de amor? Tem ago errado aqui.
@@Ghost_BC você pode acreditar no que vc quiser, eu acredito naa verdade, Deus é amor, porém o amor tb castiga quem ta errado, seu pai se não te corrigiu ou corrige é pq ele não te ama e não quer o seu melhor!!! Pense nisso, é lógica!!!
@@adrianodefendi5000
Como aceitar que um ser perfeito crie seres imperfeitos, sabendo que seriam imperfeitos pois é onisciente, para depois puni-los por serem imperfeitos?
É isso que chama de sabedoria, justiça e amor?
Além do mais, sabemos que o mal ocorre com pessoas boas e ruins em todo o mundo, ou seja, ser fiel e uma excelente pessoa não garante nada. Vc não pode negar os fatos da vida real por causa de sua crença.
@@adrianodefendi5000 Será? Veja o que os TH-camrs Antonio Miranda Teologia Reversa, Matheus Benites, Prof. Jonathan Matthies e a Juliana Cavalcanti falam sobre isso.Por favor estude um pouco.
Como sempre, excelente!!
Amo
Um dos melhores programas!❤
Excelente conversa.
Eita programa que eu gosto!!!
Pra lembrar, Inezita Barroso.
O ping pong com o som do baixo no fundo é a melhor parte !
Eu penso como o escritor: ensinar sobre deus, diabo e o inferno traumatiza. Sou "vítima" disso e por isso sou ateia desde a adolescência. Tenho 53, e cada dia sou mais convicta de que deuses não existem.
Respeito muito a sua opinião, e não se preocupe eu não sou cristã e não vim pregar o Evangelho🤣. Na verdade sou satanista tradicional (Aquele que cultua Satanás). Seu comentário me chamou muito a atenção, pelo fato de quando criança eu temia a Satan por conta do que os cristãos falam, hoje não o vejo mais assim, pra mim o grande vilão mesmo é o deus cristão, não sei se vc ja leu a gibiblia, mas ela prova o quão ruim a religião pode ser para o ser humano. Tenha uma excelente terde moça 🤗
@@Jeza666 Sim, jovem, foi exatamente por ler muito e ainda ser uma criança (semi adolescente na época) é que vi que o deus dos crentes era pior que o dito satanás que eles temiam....., por isso eles creem, por medo do que possa acontecer se não crer!!
O fato é que, mesmo criança, na época, notava que crendo ou não crendo coisas horríveis poderiam acontecer comigo, com os que amo e com todos os que creem e ele nada iria fazer pra impedir....
então, que se l.i.x.e crenças e esses livrinhos de terror!
E assim vou vivendo, com 53 anos, sem crença (sou ateia, não creio em satanás - mas não me incomoda sua crença, como não me incomoda a crença de ninguém, apenas não creio em nada e acho que estão perdendo tempo). rsrsr
@@Adv.ElaneFSouza Respeito sua opinião, bom dia 🤗
@@Adv.ElaneFSouza Me diz, se deus não existe , porque eu não devo ser pedofilo?
Só resta aplaudir!!👏👏👏
Programa top!
Não devemos combater o religioso, mas sim a religião!
[...] Para os seres vivos ficarem vivos, eles têm que comer outros seres vivos. Mesmo que fossem alfaces que tinham um super futuro pela frente[...].Assistindo esse programa 30/12/2023 às 00:21. Essa frase foi motivacional para 2024.
Excelente!
Religião existe para que haja o dominio de massas. O domínio atraves do medo.
Durante muito tempo e em muitas ainda no dias de hoje, estabelecem um conjunto de regras a serem seguidas. Desta forma se domina a massa.
Falou bem: "Ateu ou religioso somos todos ferrados!" Assunto extremamente complexo e espinhoso. O importante é respeitar as diversas opiniões!
Estava te assistindo, maravilhoso. Lembrei!!! Sim os evengelicos explicam uma criança que nasce com câncer como parte do "pecado original". Gzuis! Haja forças para discutir.
Não tá fácil para ninguém... Como o Pondé já disse.
Se Universo é indiferente
E Deus não existe
Porque eu não deveria ser Pedófilo?
@@breno9546 o pedófilo existe em alguns humanos. Religião não impede absolutamente nada.
@@breno9546 Ué cara, quer ser pedófilo aí é da sua consciência. Se você precisa de uma religião para freiar a sua maldade interior, isso mostra muito de você. Cada religião acredita em um Deus diferente!
@@mateusfelipe4390 Quem garante é uma "maldade" ? ao me ver estou empoderando as meninas
@@breno9546 Se pra sermos bons precisamos acreditar em deuses então somos a espécie mais desprezível da Terra. Você precisa de crença em divindade pra ser bom?
Gosto muito de Pondé, Clóvis, Cortella e Karnal.
Perfeito
Enquanto o Karnal está um fofo nessa época, falando de Jesus ... Ponde sempre provocando hahaha
Karnal procura agradar gregos e troianos, o Pondé é mais direto. Cada um com suas características.
O paradoxo de Epicuro ataca a crença das 3 qualidades de Deus nos seguintes termos:
1) Enquanto onisciente e onipotente, tem conhecimento de todo o mal e poder para acabar com ele. Mas não o faz. Então não é benevolente.
2) Enquanto onipotente e benevolente, então tem poder para extinguir o mal e quer fazê-lo, pois é bom. Mas não o faz, pois não sabe o quanto mal existe e onde o mal está. Então ele não é onisciente.
3) Enquanto onisciente e benevolente, então sabe de todo o mal que existe e quer mudá-lo. Mas não o faz, pois não é capaz. Então ele não é onipotente.
O paradoxo não defendia o ateísmo, mas rejeitava a ideia de uma divindade preocupada com os assuntos humanos.
Para Epicuro, os deuses não teriam nenhuma afeição especial pelos seres humanos, sequer saberiam de sua existência, servindo apenas como ideais morais dos quais a humanidade poderia tentar aproximar-se. (Cf.: Quora.com)
Exato!
Esse Dom João Braz de Aviz nunca leu a Bíblia por completo. Como Deus é sempre bom se deu vida ao demônio e ainda permite sua livre atuação na Terra? Todos sabemos que quem é bom evita o mal, então como esperar que o mal venha justamente de um ser perfeito, divino e de amor imensurável?
Dom João, leia isso e mude seu discurso:
"Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e CRIO O MAL; eu, o Senhor, faço todas estas coisas." (Isaías 45:7)
"Porventura da boca do Altíssimo não sai tanto o mal como o bem?" (Lamentações 3:38)
"Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá algum mal na cidade, sem que o Senhor o tenha feito?" (Amós 3:6)
"O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito maligno, vindo da parte do Senhor, o atormentava.
Os oficiais de Saul lhe disseram: "Há um espírito maligno, mandado por Deus, te atormentando."" (1 Samuel 16:14-15)
"Se a tal nação, porém, contra a qual falar se converter da sua maldade, também eu me arrependerei do mal que pensava fazer-lhe." (Jeremias 18:8)
E tem mais se precisar.
Aos que tinham dúvidas, tenho certeza que o sábio Fabio Porchat lançou luz a qualquer tipo de trevas que obscurecia a verdade.
Fabio Porchat sábio? KKK, não chamaria de sábio alguém que tem como lugar comum debochar de convicções alheias, por mais inverossimeis que sejam. O sábio não escracha, ele ironiza .Fábio Porchat é mais um crente arrependido e enfurecido porque as coisas não são como ele achava que eram, ou viu nisso uma ótima oportunidade para faturar.
@@luisaugustobonilha8210 fui irônico. Falar de um tema desse e colocar um corte com Fabio Porchat opinando, é um escarnio rs.
Ótimo conteúdo.
Muito bom
Pra ser alguma coisa diante de Deus. Temos que nos tornarmos vazios de tudo que pensamos que samos. Pra receber á Deus em nós. Ele não aceita mistura.
"Deus é o 'porque sim' da sua mãe" KKKKKKKKKKK que conteúdo maravilhoso!
Adoro esses dois
Ser ateu é como jogar no nível Hard, sem poderes mágicos, sem vida extra, com mais inimigos
Acho Pondé necessário. Obrigado.
Deus é uma teoria para nos confortar perante o inevitável que é a morte. Cada um que creia e tenha fé naquilo que lhe conforte já que tudo é teoria.
Falso, a ideia filosófica de deus tem apenas o propósito de explicar o fundamento do universo, mas não tem nenhuma utilidade para confortar diante da morte.
@@filosofiaantropologia-brun7808
Acredito que ele falou em termos práticos pois a promessa de que existe uma outra vida após a morte é sim uma forma de conforto que ganha muitos adeptos.
@@Ghost_BC , não, ele falou explicitamente em "teoria", mas reduzindo a noção de deus a uma função religiosa. Por isso esclareci que a teorização propriamente dita sobre deus é filosófica e tem como função servir de fundamento para a existência do universo/natureza.
@@filosofiaantropologia-brun7808
Na prática, qual é a utilidade desse fundamento? Continuamos sem saber como tudo começou.
@@Ghost_BC , é que você ignora o que seja Ontologia, que vai muito além de questionar a origem do universo. Ou seja, a realidade empírica, daquilo que aparece, NECESSARIAMENTE exige um fundamento. Que exista um fundamento para que a realidade seja como ela é, é algo que só alguém irracional poderia negar. Que tal fundamento seja chamado de deus, ou de natureza, ou de qualquer outro nome, é um problema menor.
Não existe o religioso todinho?? No meu mundo tem uns chatos q aparecem na minha porta querendo " pregar" a palavra de Deus. Nunca encontrei um ateu com o mesmo propósito.
Será? Veja o que os TH-camrs Antonio Miranda Teologia Reversa, Matheus Benites, Prof. Jonathan Matthies e a Juliana Cavalcanti falam sobre isso.Por favor estude um pouco.
25:04
Discordo nesse ponto. Pois falar de religião , no caso a cristã, sem falar de inferno é escolher o melhor dos dois mundos.
Neste caso estaríamos personalizando a Bíblia, escolhendo só o que nos interessa . Ou se lê a Bíblia como um todo, ou não se lê.
O Mal é um mistério!!! Os crentes acreditam que um dia teremos as respostas que hoje nos faltam! O justo vivera pela fé!!
É o mistério da impiedade. Como o mal surgiu no coração de um ser perfeito?
Como um ser perfeito cria seres imperfeitos? Pior: sabia que seriam imperfeitos pois é supostamente onisciente. Pior ainda: pune os seres imperfeitos que ele sabia que seriam imperfeitos.
E os crentes chamam isso de sabedoria, justiça e amor.
Só o fato dos grandes pensadores debaterem sobre a existência dos deuses ou de Deus, já é maravilhoso. Na nossa mente primitiva, ainda temos que buscar sobre a origem das coisas, que não tem na prática muita utilidade.
Se Deus não existe
Porque eu não deveria ser Pedófilo?
@@breno9546 Primeiro; Deus ou Deuses não existem!
Segundo; Você pode ser um pedófilo, acreditar em deus não impede as pessoas de serem pedófilos, varios padres, pastores, e outros tipos de lideres religiosos são pedofilos.~
@@liderempreendedor1086 Primeiro
Quem é vc pra dizer oque a realidade é com tanta certeza
Segundo: Já que deus não existe
Também não existe valores morais absolutos
Então qual seria os argumentos pra eu não ser Pedófilo?
@@breno9546
Vc vai apanhar aqui também.
@@breno9546 De fato, valores morais absolutos não existem mesmo! ela varia muito de época pra epoca e de cultura para cultura. moral é um conjunto de regras, costumes e formas de pensar de um grupo social, que define o que devemos ou não devemos fazer em sociedade.
Em síntese, valor moral além de ser um instrumento indispensável para o bom funcionamento da sociedade e integração dos indivíduos nela, também significa respeito à vida. À nossa vida e à vida das pessoas ao nosso redor.
Tenho certeza absoluta que vc não ficaria muito feliz se fosses abusado sexualmente quando criança, muito menos de ouvir que seus filhos foram violentados por quatro PADRES pedofilos.
Resumindo acho que é isso, vc não é pedofilo pelo simples fato de entender a dor do outro, de conseguir se colocar na mesma posição de sofrimento de um ou mais individuos, ect.-
Gostei do episódio, bem natalino!
Se a existência do mal prova a inexistência de Deus, então a existência do bem prova a existência de Deus.
Então por que o mal coexiste com o bem?
Simples: porque o bem predispõe a existência da liberdade, porque a liberdade é algo bom, logo, com a existência da liberdade, se tem como consequência a consciência decidir não fazer o próprio bem, logo, mal é simplesmente a ausência do bem, porque o bem predispõe a existência da liberdade de escolher praticar ou não o próprio bem.
Se levarmos em conta que dar liberdade aos indivíduos é algo mal, logo, escravidão é o bom. Mas assim, o mal e o bem nem mesmo existiriam como conceitos, porque não existiria consciência!
Oras, porque só uma não-consciência seria capaz de ser escrava e não achar isso mal!
Por que? Porque na nossa realidade, escravidão é mal.
Se existe uma realidade em que a escravidão é algo bom mesmo o escravo sendo consciente, não sabemos, porque não temos acesso a essa realidade, só a essa a qual estamos.
“Ah, mas a criancinha com câncer”.
Tudo nesse universo coexiste em uníssono. Lei da ação e reação.
O mal do passado perpetua no mal do futuro.
Mal multiplica mal.
E isso afeta nossa saúde física, inclusive dos filhos, porque já está provado que maioria das nossas doenças são causadas por um corpo cheio de estresse, são psíquicas.
Doenças geram doenças. Morte gera morte.
Mas a graça reside no fato que o mal existe, mas o bem também!
É isso torna tudo complexo!
Se existisse só o mal, nem existiria a criancinha com câncer! POIS NÃO EXISTIRIA NASCIMENTOS, POIS ISSO É BOM!
É isso que os ateus ignoram.
EXISTE O MAL, SIM, MAS TAMBÉM EXISTE O BEM.
Existe criancinhas que nascem com câncer, mas e todas aquelas que nascem saudáveis????
Se as que nascem doentes provam a inexistência de Deus, então as que nascem saudáveis provam sua existência?
Se milhões de russos mortos em guerras e genocídios provam a inexistência de Deus, então esse longo de período de paz e prosperidade que a Rússia vive hoje prova a existência de Deus????
O mal existe, e o bem também.
Existe as crianças que nascem com câncer, mas em maior número existe as que nascem saudáveis!
O que Jesus, a VERDADE, ensinou sobre isso, quando lhe perguntares porque aquele homem nasceu cego, ele não filosofou as angústias dele, mas foi categórico: “PARA SE MANIFESTAR NELE A GLÓRIA DE DEUS”.
Em seu mal o bem trabalhará!
Ao invés de tentar explicar a complexidade da coexistência do mal com o bem, multiplique o bem no mal!
Use o mal para fazer o bem!
É isso que Jesus quis dizer.
Aqueles que nascerem saudáveis, ajude os que nasceram doentes. Isso que prova Deus nessa terra!
Jesus nunca negou a soberania de Deus, mas Jesus também também nunca negou o livre arbitro do homem!
Os dois coexistem numa complexidade fora da capacidade humana de entender.
“É inevitável que haja escândalos no mundo”, disse Jesus, revelando essa soberania de Deus, a inevitabilidade do futuro, “mas aí daqueles por quem os escândalos vem”, colocando assim toda responsabilidade do escândalo naquele que o causou.
Se o prometido paraíso não terá o mal, para onde vai o livre-arbítrio que os crentes defendem tanto para dizer que não somos robôs?
Ponde ficava lendo pra caramba na faculdade. E que sou curioso pra caramba.
Deus é tão bom que criou um ser, que é mau.
Não concordo com tudo, mas gostei do tema da discussâo aberta.
GRATIDÂO
Será? Veja o que os TH-camrs Antonio Miranda Teologia Reversa, Matheus Benites, Prof. Jonathan Matthies e a Juliana Cavalcanti falam sobre isso.Por favor estude um pouco.
Diante da questão sobre a origem do Universo e , a partir disso , sobre se Deus é o criador de tudo e , então , quem criou Deus , Luiz Felipe Pondé traz a reflexão de Aristóteles -- Aristóteles não se pautava pelo Deus da bíblia . Ele colocava que Deus é o princípio de tudo como um " motor imóvel que à tudo move , como o incausável que à tudo causa , como o incondicionante " . Diante disso , Pondé esclarece que Aristóteles quer dizer que não existe um outro que tenha criado Deus porque Deus é o princípio de tudo. Inclusive , porque se for para caber a pergunta sobre quem criou Deus , se cai no ' infinito absurdo ' Ou seja : e quem criou o criador de Deus ? E quem criou o criador do criador de Deus ? E por aí vai
tem gente achando que ser agnostico é meio termo. Quem pensa assim, precisa rever os conceitos novamente, ou seja recapitular o que são : Agnosticismo, Ateísmo, Deísmo, enfim, são conceitos bem definidos, mas tem que ler até o final de cada um, pra nao chegar aqui e chamar agnosticismo de meio termo.
gostoso é ver, em outubro 2023, a opinião dos batedores começar a mudar com relação à política... basta ver os vídeos mais recentes... e vai piorar ... mesmo o amor tendo vencido o ódio !!! 😮
"O mundo não tem salvação"
True.
A religião é vista pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos inteligentes como falsa e pelos Governantes como úti ...l Seneca
Então pelo raciocínio apresentado, se um pastor ou similar, que afirma em seus sermões que existe pecados em matar, roubar ou destruir e se põe numa posição acima da punição mais comum ‘inferno’ , ele se configura ateu por se sentir acima de punições cabíveis? Líderes ateus apregoando ensinamentos bíblicos …
O Pondé é um dos cabras mais machos quê tenho conhecimento ,macho porquê enfrenta debate igual a esse assunto tão polêmico mas com total conhecimento , ninguém igual no meu ver
Se o argumento sobre o mal é tão bom para o ateísmo então porque Nietzsche resolve dissolver o bem e o mal em forças cósmicas cegas? Ele foi além criando sua própria divindade, que seria o cosmos, o eu e sua criações?
sou evangélico e fico com vergonha alheia das respostas dos religiosos.
Eles colocam Deus numa equação totalmente ilógica e tola.
Fazer escolhas sem provas sempre foi tolice.
Olá! Sou crente e gostei muito do programa, mas senti falta de uma resposta ao problema do mal.
Concordo que nenhuma das ideias apresentadas respondem a questão, essa resposta está no primeiro livro da Bíblia: o mal entrou no mundo como conhecemos pois Adão e Eva assim escolheram, o livre arbítrio nesse sentido quem teve de fato foram eles, já o nosso, está agora em escolher não viver o mal amando a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos.
Até a volta de Jesus, acontecerão coisas boas com pessoas "ruins" e coisas ruins com pessoas "boas".
Jesus não mudou o sistema do mundo, a maldade continuou, mas nos ensinou e nos preparou para a eternidade, onde não teremos mais esses problemas.
Concluindo, Deus é bom mesmo havendo maldade no mundo, pois assim escolheram Adão e Eva. No início não era assim.
E sim, sofremos as consequências dos atos de nossos pais, tanto os de quem fomos gerados como os de nossos antepassados.
Se Deus for onisciente o que escreve não faz sentido pois ele SABIA que alguns anjos iriam se rebelar antes de cria-los, assim como JÁ SABIA o que Adão e Eva iriam fazer.
Dizer que um ser perfeito cria coisas imperfeitas já seria o suficiente para vc suspeitar dessa história. O que é perfeito, por definição, não pode admitir o imperfeito do contrário não seria perfeito.
@@Ghost_BC Boa tarde!
A questão era sobre se Deus é bom mesmo existindo maldade. No meu entendimento, isso acontece pela escolha de Adão e Eva, o mal que temos em nossas vidas é consequência dessa escolha. Mesmo assim, ainda vejo a misericórdia de Deus quando Ele fala para que saíssem do Éden e não comessem da árvore da vida, pois ficaríamos imortais nesse mundo caído e cheio de maldades.
Agora a questão da Onisciência é outra coisa mais profunda, da qual seres que não possuem não tem como explicar.
Acredito sim que Deus sabe de todas as coisas e que isso aconteceria, porém nós não sabemos, e por esse motivo não podemos questionar os métodos sem ver e entender o resultado completo.
Jesus falou que nós não entendemos as coisas desse mundo, como vamos querer entender coisas fora dele (Onisciência é uma delas). Não temos que ter respostas para tudo (não tenho essa pretensão) e respeito quem não acredita, inclusive admiro o Pondé e a Thais mesmo discordando deles.
@@fernandorafe
Sua frase: "Jesus falou que nós não entendemos as coisas desse mundo."
Pois é, esse é o grande problema criado pelas religiões: ela lhe ensina a ficar satisfeito ao NÃO entender as coisas como forma de BLOQUEAR perguntas e dúvidas: É o famoso "aceite com fé e cale a boca".
Como aceitar um Deus que nos dotou de sentidos, razão e intelecto, pretendendo que não os utilizemos?
Conhecendo vc fica muito fácil entender por que esse Brasil de GIGANTE MAIORIA CRISTÃ há mais de 522 anos é tão atrasado, desigual, racista, homofóbico, machista, corrupto e EXTREMAMENTE VIOLENTO.
@@Ghost_BC
Boa tarde, agora você está entrando no campo de religiões que é outra coisa.
Não defendo as religiões, muito menos as atrocidades que fazem dizendo ser em nome de Deus, sendo que a principal ordem de Jesus é amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos, todas essas coisas que citou são consequência da escolha que a humanidade fez, sobre esses "religiosos" Jesus disse:"Me honram com os lábios mas seu coração está longe de mim".
Deus não bloqueou nosso intelecto, muito pelo contrário e a prova disso são os avanços tecnológicos em todas as áreas da humanidade, o que o homem faz dizendo ser em nome de Deus não é o mesmo do que ser a vontade de Deus. É como culpar a montadora de automóveis por uma pessoa dirigir perigosamente e causar um acidente, por conta disso o carro não é algo bom?
Ele nos dotou de sentidos, razão e intelecto (como disse) e exatamente por isso somos responsáveis pelas nossas escolhas.
Você não me conhece assim como eu não te conheço, somos pessoas individuais e não podemos nos acusar de coisas terríveis somente pelo fato de acreditar ou não em Deus e Sua Bondade.
@@fernandorafe
Se vc cultua o Deus descrito no livro de uma determinada religião vc faz parte dessa religião.
Seu problema é não poder provar seu Deus mas saber exatamente o que ele faz e como pensa. Desculpe, mas sem o primeiro não existe o segundo ou terceiro.
Vc diz que não podemos nos acusar, mas eu posso pois é vc quem está fazendo afirmações sem provas.
Falar em bondade de Deus diante de um mundo repleto de injustiças é um absurdo. E chamar de bondade aquilo narrado no Antigo Testamento é um absurdo maior ainda.
Ninguém prova que Deus existe ou não. É um debate eterno. Os únicos que realmente sabem a resposta são aqueles que morreram.
O que vc chama de existir?
O que é morrer? O que é viver?
Errado, há provas lógicas, o que é diferente de experimento de laboratório. É necessário conhecer os argumentos a favor e contra para tomar uma posição consistente.
@@eduardoadriano8185 existir é algo ou coisa que se pode ver, sentir, tocar , estudar e entender. Se vc sente, ver, entende ou toca algo, na minha opinião, essa coisa existe. O problema de Deus é que Ele é um conceito metafísico. Acima da física, pertence a mundo espiritual. Quem ja sentiu Deus na sua vida ou teve uma experiência sobrenatural com Ele acredita na sua existência, quem nunca teve tal experiência tende a não acreditar. Por isso é muito relativo.
@@josesilva-sy4cr morrer e viver assumem diferentes concepções a depender do campo estudado. Viver e morrer na biologia é uma coisa, na teologia é outra, na sociologia/psicologia o conceito é ainda mais distinto. Mas, eu me refiro ao conceito biológico mesmo. Só sabem da existência de Deus de fato, aqueles que morreram. Ou eles estão no inferno, ou estão no céu ou simplesmente debaixo da terra se decompondo.