O mito de sisifo está no dia a dia. Acordar no mesmo horário fazer as mesmas coisa ir para o trabalho, voltar a noite para casa, ir dormir e no dia seguinte rolar a pedra novamente montanha acima. Rolamos está pedra todos os dias durante 50, 70, 80 anos e não nos damos conta. A única alegria possível é nos tornarmos conscientes da nossa própria miséria.
Isso me lembrou o niilismo, em que a vida não tem sentido. Muitos dizem que a vida é uma dádiva. Mas eu penso assim: será mesmo? Não seria ela um castigo, ao menos para a maioria de nós? Muitos não têm felicidade, ou um objetivo ao qual se apagarem e e que dê um sentido à vida. Como exemplo, vamos pegar uma pessoa que vive em extrema pobreza, em condição de rua ou em um barraco, ou trabalha em uma situação semelhante à escravidão em uma carvoaria para receber um dinheiro que não dá pra comprar um pão direito. Passa fome, passa frio, não tem onde tomar banho, não tem água potável, não tem higiene básica... Será que vale a pena viver? Na minha concepção, não. Mas o sujeito continua vivo. Por quê? Para que? Para que continuar em uma vida miserável assim? Por que não se suicidar, acabar com o sofrimento de uma vez? Retomando o tema de felicidade que mencionei acima, em 2019, na última semana de aula, eu estava no 9° ano (hoje estou na 2° série) e na minha escola houve uma palestra de um economista sobre educação financeira. Uma das primeiras frases que ele disse foi: "o dinheiro serve para atingir a felicidade". Uma outra pessoa na sala perguntou: "então quem é pobre não pode ser feliz?" O cara respondeu que "sim, mas é mais difícil pra ele atingir a felicidade do que uma pessoa com uma boa renda." Ou seja, a maioria da população mundial é pobre. Se elas não realizam seus sonhos, e para fazerem isso têm que ralar a vida toda, por que continuar vivo? E por que os ricos podem ser felizes e os pobres não? O que os fazem melhores? Concluindo meu pensando, vivemos em um mundo onde não tem sentido viver e a sociedade nos impõe que suicidar é pecado, principalmente a religião, que prega que devemos sofrer na vida para sermos felizes no pós-vida. Mas eu nem sei o se o pós-vida existe. E ainda mais, eu quero ser feliz enquanto estou aqui, e não depois, se é que, novamente, há um depois. Minha filosofia de vida é meio hedonista: ter a felicidade como objetivo final. PS: se você leu até aqui, eu agradeço. Comente se você concorda ou não com meu ponto de vista. E ótimo vídeo, Filício! Nunca escrevi tanto assim em um comentário do TH-cam antes. Meu teclado tá até travando kkkkkkkkkkkk
Só complementando: não somente os seres humanos, mas também os animais. Eles estão na Terra para casaram e serem caçados. Qual é o sentido da vida deles se não somente servir à um propósito ecológico? E isso leva a outras perguntas: qual o propósito do ecosistema, do planeta, do universo? Por aí vemos o quão pequenos e insignificantes somos.
Isso é niilismo. Camus tenta propor a coexistência com o niilismo existencial, ele conclui que você deve aceitar que a vida não faz algum sentido e mesmo assim continuar vivendo. O que me ajudou a diminuir essa angústia que você tem, foi procurar muito filosofia, para mim nietzsche, Sartre e Camus foram os pais para superar a crise existencial da vida. Se nunca leu filosofia e se interessa por tal, começa pelo livro "O mundo de Sofia."
Em relação a vida, não vejo um sentido ou razão pra continuar aqui. O "sentido da vida" é uma questão pessoal, e varia de pessoa para pessoa, e esse é um grande problema pra mim. Porquê pra mim, o sentido da vida, seja lá o que for, deve ser algo "profundo". Infelizmente não vejo no mundo essa profundidade, pelo contrário, o que vejo é superficialidade e liquidez.
Olá jovem Renato. Também me fez lembrar de “nadismo”. E... talvez sejamos todos, no fundo, niilistas. Sejamos ateus ou cristãos ou céticos... Perguntas se vale a pena viver e julgas que não. Perguntas porquê manter um viver miserável. E o porquê pode ser que, embora a vida tenha os seus pesares, tenha também lá suas fatias agradáveis ou... porquê a vida é como um vício em heroína e, viciados, sempre tornamos para o vício e, se matar a si, é o ato mais difícil que uma vida pode cometer dado que é abnegar d’um“bem” do qual se está habituado a gozar e isto sabe-se lá para quê além de, saltar no abismo incognoscível da morte. Quanto a palestra, quanto a isso de felicidade hedonista. Consideramos que a felicidade é o prazer do corpo. Ora. Um corpo padece de fome. Quando ele come, fica satisfeito quando come. Satisfeito de modo que a satisfação se confunde com a própria insatisfação e de modo que, uma vez que processada a comida e expelido o que não serve de proveito para o organismo, a fome exclama outra vez mais. E isso de modo cíclico e por toda a vida. Pelo que se pergunta: talvez isto não seja felicidade? Se for a felicidade mais possível aos seres desta espécie, é algo de transitório e por meio do qual não dá para se satisfazer para sempre e que assim dá para se satisfazer apenas de tempo em tempo. Agora, assim vendo, considerar poderíamos que o dinheiro traz felicidade? O dinheiro, recurso que em economia não é o mais importante, auxilia com que se alcance algum prazer corporal. Mas quando age-se, não age-se apenas para conquistar dinheiro nem para comer ou se divertir. Eis que há algum🤔mistério no fundo das almas, mistério que as move e o qual, por meio da língua e com erro, podemos chamá-lo de busca de satisfação. Uma satisfação que não se resume a regiões do corpo, é algo que aparentemente se expande para além da matéria e que, contudo, aparentemente também encontra-se enroscado (de maneira que não dá para separar?) com a própria matéria, isto é: a tal da consciência.
O que mais causa a falta de sentido na vida, é a busca excessiva de prazer, seja de modo bom ou de modo prejudicial. A Bíblia se diz, o livro que traz os conselhos de Deus para se frustrar menos na vida atual, e ainda conseguir o prazer eterno no futuro, por Deus recriar as pessoas sem defeito moral, desde que acreditem na moral divina. Nossos defeitos morais e físicos, nos tiram o prazer e o sentido na vida. Mateus 5: 5. É bom as pessoas saberem que a Bíblia não fala do inferno, mas o inferno foi acrescentado na Bíblia pelos católicos e protestantes, e ninguém deve achar que Deus tortura alguém temporariamente ou eternamente, mas ele vai acabar com as frustrações e o sofrimento das pessoas. Apoc. 21: 3 e 4. João 17: 3.
Um ponto sobre a fala. Sísifo não fazia a subida eterna por que ele queria, mas sim, ele era obrigado pelos Deuses, e esse ponto acho de suma importância já que ele é o preditor da ideia de aproveite a travessia, o significado não está no fim, mas no caminho... e aceitar o caminho é essencial.
A luta em direção ao céu é o suficiente para preencher o coração humano. Ao empurrar a pedra, sísifo supera sua condição absurda e miserável. Até hoje não encontrei um ensinamento filosófico mais poderoso que esse.
Se nós nos matarmos iremos deixar de sentir coisas ruins mas também de sentirmos coisas boas, a psiquiatria e a psicologia consideram como sendo não saudável o desejo de morrer.
Fantástica aula a respeito dessa grande obra de Camus, um dos maiores pensadores do século XX porém não muito comentado, ao menos no Brasil. Parabéns professor! Eu indicaria também O Estrangeiro de Camus que também trata bastante a respeito do absurdo e do "tanto faz" da vida de forma tétrica contudo bela e poética.
Quando se deixa de acreditar em Deus, passa-se a acreditar em qualquer coisa.G. K. Chesterton . Somos eternos senhores e o infinito esta por todos os lados regido por uma grande mente, e assim como descobrimos o mundo apartir do nascimento continuaremos em uma nova caminhada em um novo nascimento para um novo mundo indescritível.
Mesmo sendo um livro de cunho religioso, Eclesiastes toca em temas altamente reflexivos,sentido e brevidade da vida, opressão, o sofrimento dos bons e vida boa dos maus, injustiças, inutilidade dos prazeres ..é claro que no final desemboca no "temer à Deus à despeito de tudo".🤗Fílicio.
O sentido da vida consiste na evolução moral, ética e espiritual de cada ser humano, de forma que a vivência do amor e da fraternidade possibilite a humanidade construir um mundo melhor.
Não conhecia teu canal e já estou seguindo e também o Instagran. Estou amando os temas abordados. Este em questão é maravilhoso. Ótima reflexão!!! Inclusive houve um período da minha vida em que me questionava sobre o sentido da vida... para mim viver é ter a sentença da morte. Achava isso muito injusto. Esse pensamento me afetou bastante. Mas por incrível que pareça a religião de alguma forma me salvou., pois quando fiquei com depressão e com algumas tentativas de suicídio e até automutilação, cheguei num ponto que fiquei com medo da segunda morte (inferno). E ficava me perguntando, se o inferno existe (e acredito que existe) irei sofrer eternamente. E isso me prendia aqui, mesmo sem ser feliz... me sentia um morto-vivo. Entende? Mas o tempo foi passando, e com muita luta (terapia, amor, fé e um olhar "sensível") fui vencendo... Esse é um tema muito bom para se falar no Setembro Amarelo. Se possível faça um vídeo sobre o Livro - Carta sobre a felicidade Epicuro. Abraço
Interessante essa ideia, estava lendo a arte de viver de epiteto interpretado por sharon lebell, e tem uma ideia de que os acontecimentos são algo impessoal e neutros. De certa forma isso de Albert Camus se complementa.
Os acontecimentos podem ser algo impessoal e neutro. Agora, o problema vem quando o experienciador subjetiva e desneutraliza os acontecimentos com seu olhar, não, senhor Oliveira?
. (6:50) Mas é só isso?? 😳😳 . É por aí mesmo, você rola, rola a pedra montanha acima investindo tempo, esforço e abrindo mão de um monte de coisas e depois a pedra desce a ladeira num piscar de olhos. 😭😭 Uns continuam a empurrar a pedra ladeira acima e outros simplesmemnte desistem.
Ei, além da pedra, você pode por nas costas uma cruz, ai depois de carregar a pedra milhares de vezes, um dia você não vai mais carregar nada e viver no ceu... Seja la o que for isso..
@@Diego-nh3el Meu filho, não tome literalmente ninguém empurra essa pedra montanha acima porque busca algum prêmio ou lugar no céu. . É a vida real que nos testa com perigos, obstáculos e problemas totalmente imprevistos e você não pode desistir e vai ter que seguir e pôr a pedra novamente no lugar. . Um dia você vai entender ...
A felicidade está no processo . P.s O genial Antonio Abujamra dizia que a vida é uma causa perdida . Talvez Abujamra tenha se inspirado em Nietzsche e Camus .
Ótima questão, senhor Donadia. Pensava eu cá um pouco nisto e... saiu alguma coisa como o seguinte. Se soubéssemos que a vida tivesse um sentido pré-determinado, dependendo do que fosse esse sentido, se nós tivéssemos ainda sob o jugo das paixões corporais básicas (e cíclicas) como a da fome por exemplo, talvez ainda estaríamos insatisfeitos.
Amei o teu vídeo. Estou fazendo uma peça sobre suicidio que debate justamente sobre o assunto. Adoraria ter a opinião de alguém que tem essa visão filosófica do assunto. Você toparia trocar uma ideia sobre?
Ótimo vídeo, professor! Aliás, tenho uma dúvida que venho remoendo há algum tempo e que talvez pode dar em um novo vídeo seu. O que seria o sujeito na filosofia de Nietzsche e Foucault? Esses pensadores fazem uma diferenciação entre sujeito e indivíduo?
De um lado Sócrates tomou a cicuta convito de suas ideias -inclusive sobre a eternidade da vida-, e do outro tem o pensamento de Camus. Acho o pensamento de Camus interessante, mas esse indiferentismo é, na minha opinião, perigoso, pois as pessoas passam a relativizar pensamentos, ações etc. "Se vou morrer mesmo, pra quê cuidar da saúde e estudar e constituir família ..?". Particularmente acho melhor ser Dom Quixote, do que ser indiferente e esperar o tempo cumprir o seu trabalho.
Talvez o sentindo é não haver sentido algum...a questão fundamental é por que existe algo em vez do nada?! Já que existe... então na própria existência de tem um sentido intrínseco! Um fato é O SENTIDO e somente ele !!! O problema é que o ser humano é sedento por um sentido para além da simples existência !
HUMILDADES SUPERIORES Literalmente, "estar acima", "sobressair" A humildade se volta para a excelência do outro e o julga a partir desse ponto de vista. *A pessoa humilde é consciente dos próprios defeitos, mas não tem mesma visão acerca dos erros dos outros*. *É natural que a pessoa cônscia de suas falhas não deseje encontrá-las nos outros*. Ela também espera que tenham o mais puro coração. Isso a leva a pensar que os outros merecem mais respeito do que ela mesma. A pessoa piedosa é humilde e deseja que outros sejam preferidos em posição e honra. *Isso não a torna cega aos defeitos alheios quando estes se manifestam, mas a faz modesta e discreta mesmo diante desse fato*. Esse padrão cristão reprova o amor o excessivo a posição e cargos e desperta contentamento em qualquer lugar ou função em que a providencia de Deus determine estar. Quem é verdadeiramente humilde não é ciente de sua humilde, esta característica de seu caráter é o que o torna mais atrativo. FILIPENSES 2 :3 ver Romanos 12:10
O caminho é a dádiva da vida. Apreciar cada momento. Essa solução é boa. Gratidão, caridade, alegria, amor, perdão. Ter planos é bom. Um valor utilitário. E sobre suicídio e transtorno vc precisa ter cuidado. O suicida vê aquilo como fim de uma dor interna e não como o fim da vida. Tome atenção com isso. Vc foi infeliz
O brasileiro trabalha mais de 8 horas por dia, 6 dias na semana, isso se não tiver 2 empregos...Só pagar contas... Se aposenta com 70, morre com 75... A maioria nunca vai para outro país.... Deveria ser um direito de qualquer um parar de rolar a pedra quando quisesse... Com ajuda do estado... Mas quem iria encher os bolsos... digo cofres...
Gosto da forma prática, objetiva e clara como explica as coisas do ponto de vista filosófico, mas, a "vida não ter sentido"? Para poder dá essa resposta Prof. Felipe, o senhor teria que ser o Criador (Deus) O PODER. Acho que o senhor não tem noção de tão transcendente é essa questão. Camus não pensa mais assim, ao perder seu corpo material, a mente, os horizontes da mente se ampleiam. Deus é Inteligência Suprema do Universo, não uma mera alma cheia de caprichos e manchas igual a nós terráqueos. Tudo feito por Deus é Perfeito e tende ao progresso...
Vou te responder: A ciência não descobriu ainda, e nem um ser humano também não.. Os que dizem que descobriram, exigem fé, e/ou CRIARAM o próprio sentido relativo... Talvez exista algum dia, e se em bilhoes de anos nada foi revelado sobre isso, não vai ser na minha ou na sua... Logo, não há sentido... Mas posso estar errado, na verdade eu queria que fizesse sentido, eu queria acreditar...
Antes de alguma coisa... olá senhor Mulinari. E já procurando tentar responder a pergunta inicial. É de costume de não poucos ateus niilistas, por exemplo, considerarem que a vida não apresenta sentido algum. Ora... Embora não seja ateu (nem cristão), também considero particularmente que a vida não apresenta sentido algum. E que por exatamente não apresentar sentido algum, isto faz mui sentido visto, em não havendo sentido algum, o sentido que fica é buscar dar sentido ou sentidos ao que carece de sentido. Assim, entendo então que a vida não apresenta sentido algum além de dar sentidos a ela. Sentido subjetivo então. O que toca a questão do suicídio, do porquê as pessoas não se matam a si🤔. Soa como algo até mui simples. Por medo de matar a própria vida uma vez que matar-se a si é o ato mais difícil da existência. O mais difícil porque o corpo (uma parte da vida) é algo com que nos identificamos em demasia, é algo por que nos apaixonamos e aprendemos, de alguma maneira e desde cedo, a ideia de mantê-lo, de preservá-lo. De modo que matar-se a si seria como privar-se conscientemente do único “bem” de que se goza neste mundo e isto a fim de saltar no abismo incognoscível da morte; o desconhecido e incerto choca-nos. Quanto a isso de fazer de sentido da vida um sonho ou, melhor, um objetivo, é algo que, para ficar mais claro, soa não como rolar a pedra para cima, mas como descer rolando como pedra do pico da montanha. Fazer como sentido, por sua vez, o que se vai construindo ao longo do caminho, é algo tomável como mais razoável. E eis que isto não deixa de ser transitório também. Por fim, digo-te que fora um bom vídeo. Até.
Adorei a seguinte frase: "a vida é uma sequência de 'só isso'"
Eu amei essa frase tbm, vou adotar 😁
😳😳 (6:50) Mas é só isso?? 😳😳
@@miltonkawatak5659 só. Mas segue o fio.
O mito de sisifo está no dia a dia. Acordar no mesmo horário fazer as mesmas coisa ir para o trabalho, voltar a noite para casa, ir dormir e no dia seguinte rolar a pedra novamente montanha acima. Rolamos está pedra todos os dias durante 50, 70, 80 anos e não nos damos conta. A única alegria possível é nos tornarmos conscientes da nossa própria miséria.
Sou Procurador do MPT! Adorei a afirmação: é.. a vida é só isso!!! O caminho, o presente, os momentos!!
Isso me lembrou o niilismo, em que a vida não tem sentido.
Muitos dizem que a vida é uma dádiva. Mas eu penso assim: será mesmo? Não seria ela um castigo, ao menos para a maioria de nós? Muitos não têm felicidade, ou um objetivo ao qual se apagarem e e que dê um sentido à vida. Como exemplo, vamos pegar uma pessoa que vive em extrema pobreza, em condição de rua ou em um barraco, ou trabalha em uma situação semelhante à escravidão em uma carvoaria para receber um dinheiro que não dá pra comprar um pão direito. Passa fome, passa frio, não tem onde tomar banho, não tem água potável, não tem higiene básica... Será que vale a pena viver? Na minha concepção, não. Mas o sujeito continua vivo. Por quê? Para que? Para que continuar em uma vida miserável assim? Por que não se suicidar, acabar com o sofrimento de uma vez?
Retomando o tema de felicidade que mencionei acima, em 2019, na última semana de aula, eu estava no 9° ano (hoje estou na 2° série) e na minha escola houve uma palestra de um economista sobre educação financeira. Uma das primeiras frases que ele disse foi: "o dinheiro serve para atingir a felicidade". Uma outra pessoa na sala perguntou: "então quem é pobre não pode ser feliz?" O cara respondeu que "sim, mas é mais difícil pra ele atingir a felicidade do que uma pessoa com uma boa renda." Ou seja, a maioria da população mundial é pobre. Se elas não realizam seus sonhos, e para fazerem isso têm que ralar a vida toda, por que continuar vivo? E por que os ricos podem ser felizes e os pobres não? O que os fazem melhores?
Concluindo meu pensando, vivemos em um mundo onde não tem sentido viver e a sociedade nos impõe que suicidar é pecado, principalmente a religião, que prega que devemos sofrer na vida para sermos felizes no pós-vida. Mas eu nem sei o se o pós-vida existe. E ainda mais, eu quero ser feliz enquanto estou aqui, e não depois, se é que, novamente, há um depois. Minha filosofia de vida é meio hedonista: ter a felicidade como objetivo final.
PS: se você leu até aqui, eu agradeço. Comente se você concorda ou não com meu ponto de vista. E ótimo vídeo, Filício!
Nunca escrevi tanto assim em um comentário do TH-cam antes. Meu teclado tá até travando kkkkkkkkkkkk
Só complementando: não somente os seres humanos, mas também os animais. Eles estão na Terra para casaram e serem caçados. Qual é o sentido da vida deles se não somente servir à um propósito ecológico? E isso leva a outras perguntas: qual o propósito do ecosistema, do planeta, do universo? Por aí vemos o quão pequenos e insignificantes somos.
Isso é niilismo. Camus tenta propor a coexistência com o niilismo existencial, ele conclui que você deve aceitar que a vida não faz algum sentido e mesmo assim continuar vivendo.
O que me ajudou a diminuir essa angústia que você tem, foi procurar muito filosofia, para mim nietzsche, Sartre e Camus foram os pais para superar a crise existencial da vida.
Se nunca leu filosofia e se interessa por tal, começa pelo livro "O mundo de Sofia."
@@invisivel6604 Adoro esses filósofos existencialista. E estou lendo o Mundo de Sofia kkk
Em relação a vida, não vejo um sentido ou razão pra continuar aqui. O "sentido da vida" é uma questão pessoal, e varia de pessoa para pessoa, e esse é um grande problema pra mim. Porquê pra mim, o sentido da vida, seja lá o que for, deve ser algo "profundo". Infelizmente não vejo no mundo essa profundidade, pelo contrário, o que vejo é superficialidade e liquidez.
Olá jovem Renato. Também me fez lembrar de “nadismo”. E... talvez sejamos todos, no fundo, niilistas. Sejamos ateus ou cristãos ou céticos... Perguntas se vale a pena viver e julgas que não. Perguntas porquê manter um viver miserável. E o porquê pode ser que, embora a vida tenha os seus pesares, tenha também lá suas fatias agradáveis ou... porquê a vida é como um vício em heroína e, viciados, sempre tornamos para o vício e, se matar a si, é o ato mais difícil que uma vida pode cometer dado que é abnegar d’um“bem” do qual se está habituado a gozar e isto sabe-se lá para quê além de, saltar no abismo incognoscível da morte. Quanto a palestra, quanto a isso de felicidade hedonista. Consideramos que a felicidade é o prazer do corpo. Ora. Um corpo padece de fome. Quando ele come, fica satisfeito quando come. Satisfeito de modo que a satisfação se confunde com a própria insatisfação e de modo que, uma vez que processada a comida e expelido o que não serve de proveito para o organismo, a fome exclama outra vez mais. E isso de modo cíclico e por toda a vida. Pelo que se pergunta: talvez isto não seja felicidade? Se for a felicidade mais possível aos seres desta espécie, é algo de transitório e por meio do qual não dá para se satisfazer para sempre e que assim dá para se satisfazer apenas de tempo em tempo. Agora, assim vendo, considerar poderíamos que o dinheiro traz felicidade? O dinheiro, recurso que em economia não é o mais importante, auxilia com que se alcance algum prazer corporal. Mas quando age-se, não age-se apenas para conquistar dinheiro nem para comer ou se divertir. Eis que há algum🤔mistério no fundo das almas, mistério que as move e o qual, por meio da língua e com erro, podemos chamá-lo de busca de satisfação. Uma satisfação que não se resume a regiões do corpo, é algo que aparentemente se expande para além da matéria e que, contudo, aparentemente também encontra-se enroscado (de maneira que não dá para separar?) com a própria matéria, isto é: a tal da consciência.
Quero arriscar em dizer que este é o vídeo mais filosófico do teu canal. Surgiram várias reflexões por aqui 🤯 (adoro!)
"não quero viver uma vida entre a ansiedade de ter ,eo tédio de possuir" Friedrich Nietzsche
Cara, genial trazer essa análise nesse mês! Adorei! Um jeito de pensar na felicidade do sisifo: ele é maromba
Kkkkkk todo mundo pensou isso mas não observou atentamente
Procurar o lado bom da vida apesar de tudo de ruim que acontece, mas sempre melhora aqui e ali.
O que mais causa a falta de sentido na vida, é a busca excessiva de prazer, seja de modo bom ou de modo prejudicial. A Bíblia se diz, o livro que traz os conselhos de Deus para se frustrar menos na vida atual, e ainda conseguir o prazer eterno no futuro, por Deus recriar as pessoas sem defeito moral, desde que acreditem na moral divina. Nossos defeitos morais e físicos, nos tiram o prazer e o sentido na vida. Mateus 5: 5. É bom as pessoas saberem que a Bíblia não fala do inferno, mas o inferno foi acrescentado na Bíblia pelos católicos e protestantes, e ninguém deve achar que Deus tortura alguém temporariamente ou eternamente, mas ele vai acabar com as frustrações e o sofrimento das pessoas. Apoc. 21: 3 e 4. João 17: 3.
A vida é dor e sofrimento, com curtos momentos de orgasmos.
Entendi, vc da o toba por dinheiro..
Tem. Se você souber fazê - lo.
Bela explicação sobre o Mito de Sísifo. Eu ainda tô na busca de sentido...
Tentando fazer com que o só isso de todos os dias , seja um isso tudo constante ! Ótimas reflexões!
Melhor é aceitar que a vida não tem sentido algum; a vida é simplesmente caminhar rumo ao nada.
Melhor aonde? De que jeito, sentido, modo, circunstância, ocasião, relação....
Ótima interpretação da obra!
A vida é o que acontece enquanto fazemos planos.
Um ponto sobre a fala.
Sísifo não fazia a subida eterna por que ele queria, mas sim, ele era obrigado pelos Deuses, e esse ponto acho de suma importância já que ele é o preditor da ideia de aproveite a travessia, o significado não está no fim, mas no caminho... e aceitar o caminho é essencial.
Parabéns que vídeo lindo eu como médica psiquiatra achei incrível suas palavras,já me inscrevi com ctz
A luta em direção ao céu é o suficiente para preencher o coração humano. Ao empurrar a pedra, sísifo supera sua condição absurda e miserável. Até hoje não encontrei um ensinamento filosófico mais poderoso que esse.
Conta sua história com a filosofia 🤛🤝
O sentido da vida é viver com consciência!
O único sentido que eu vejo na vida é sair do Samsara, o que não faz sentido é ter entrado.
Quem concentra no que FALTA PERDE QUE SE TEM, ao concentrar no que se tem CONSEGUE QUE LHE FALTA. Seja mais GRATO.
Greg Mckeown
A vida é maravilhosa ! Curtir um pôr do Sol , estudar sobre o universo , como cristão vejo sentido na vida pois creio em Deus !
Muito bom!!!! 👏
Reflexão em 3.2.1 kk
que tapa na cara!!!
Se nós nos matarmos iremos deixar de sentir coisas ruins mas também de sentirmos coisas boas, a psiquiatria e a psicologia consideram como sendo não saudável o desejo de morrer.
A rotina mata os sonhos?
Parabens! Vamos viver!!
Sísifo feliz é utópico
Exato, é tipo imaginar um judeu feliz em um campo de um socialista por ai...
Ambos perderam tudo... Ambos sofreram... Ambos não tiveram salvação...
@@Diego-nh3el boa kkk
Seu resumo sobre o livro de Camus e genial otimo❤ ¹poder de sintese.a primeira vez que consigo entender de fato este conteúdo
Para mim, o melhor livro de Albert Camus.
O maior desafio da pessoa que se diz cristã, jamais é a incompreensão vontade de Deus, mas obedecer essa vontade.
Êxodo 12:28
Frankl é quem mais se debruça sobre esse assunto.
“A vida é um soco no estômago” Lispector
Fantástica aula a respeito dessa grande obra de Camus, um dos maiores pensadores do século XX porém não muito comentado, ao menos no Brasil. Parabéns professor! Eu indicaria também O Estrangeiro de Camus que também trata bastante a respeito do absurdo e do "tanto faz" da vida de forma tétrica contudo bela e poética.
Grato por postar, visando a nossa formação .
Quando se deixa de acreditar em Deus, passa-se a acreditar em qualquer coisa.G. K. Chesterton . Somos eternos senhores e o infinito esta por todos os lados regido por uma grande mente, e assim como descobrimos o mundo apartir do nascimento continuaremos em uma nova caminhada em um novo nascimento para um novo mundo indescritível.
Imagino Sisifo feliz observando a vista do alto da montanha!
A PEDRA VOLTARÁ A ROLAR...
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklkkkk
E eu imagino um baleia alada de 3 cabeças...
Um dos vídeos que eu mais esperei que você fizesse! Hahaha Esse livro é incrível, assim como sua análise sobre ele. Obrigada, Filício!
Mesmo sendo um livro de cunho religioso, Eclesiastes toca em temas altamente reflexivos,sentido e brevidade da vida, opressão, o sofrimento dos bons e vida boa dos maus, injustiças, inutilidade dos prazeres ..é claro que no final desemboca no "temer à Deus à despeito de tudo".🤗Fílicio.
Um pouco preconceito de sua parte , "em bora de cunho religioso" a Bíblia é a palavra de Deus !
Fé , filosofia e ciência.
A resposta não está em Camus. está em Leandro Gomes de Matos, grande poeta popular, para os que tentam temperar o choro e acabam salgando o pranto
É ISSO AÍ...NÃO HÁ EXPLICAÇÃO !!!
O sentido da vida consiste na evolução moral, ética e espiritual de cada ser humano, de forma que a vivência do amor e da fraternidade possibilite a humanidade construir um mundo melhor.
Isso é pura fantasia. O ser humano não consegue evoluir em aspecto nenhum.
Não conhecia teu canal e já estou seguindo e também o Instagran.
Estou amando os temas abordados. Este em questão é maravilhoso. Ótima reflexão!!!
Inclusive houve um período da minha vida em que me questionava sobre o sentido da vida... para mim viver é ter a sentença da morte. Achava isso muito injusto. Esse pensamento me afetou bastante.
Mas por incrível que pareça a religião de alguma forma me salvou., pois quando fiquei com depressão e com algumas tentativas de suicídio e até automutilação, cheguei num ponto que fiquei com medo da segunda morte (inferno). E ficava me perguntando, se o inferno existe (e acredito que existe) irei sofrer eternamente. E isso me prendia aqui, mesmo sem ser feliz... me sentia um morto-vivo. Entende? Mas o tempo foi passando, e com muita luta (terapia, amor, fé e um olhar "sensível") fui vencendo...
Esse é um tema muito bom para se falar no Setembro Amarelo.
Se possível faça um vídeo sobre o Livro - Carta sobre a felicidade Epicuro. Abraço
Curti a decoração Keith Harring, Miles Davis e Almir Sater
O video tá incrível!
Interessante essa ideia, estava lendo a arte de viver de epiteto interpretado por sharon lebell, e tem uma ideia de que os acontecimentos são algo impessoal e neutros. De certa forma isso de Albert Camus se complementa.
Os acontecimentos podem ser algo impessoal e neutro. Agora, o problema vem quando o experienciador subjetiva e desneutraliza os acontecimentos com seu olhar, não, senhor Oliveira?
O que é a vida ?
Olá, Leonardo! Tudo bem?
Tem um vídeo aqui que vai te ajudar bastante com essa questão:
th-cam.com/video/4ENSERL_qyQ/w-d-xo.html
um dos vídeos de mais fácil entendimento e mais bem feito sobre o livro
muito bem pontuado e bem aplicado à atualidade, me ajudou muito :)
Muito bom vídeo. Obrigado pelo conteúdo enriquecedor!
Esse vídeo foi muito bom! Entrei em uma reflexão agr
E poderias compartilhar conosco esta reflexão, Kir’ele ou el’kira?
Não nos matamos pq dói '-'
Doi para os outros...
Ótimo vídeo! Vindo direto da caixa de perguntas do Instagram.
Muito bom!
. (6:50) Mas é só isso?? 😳😳
. É por aí mesmo, você rola, rola a pedra montanha acima investindo tempo, esforço e abrindo mão de um monte de coisas e depois a pedra desce a ladeira num piscar de olhos. 😭😭
Uns continuam a empurrar a pedra ladeira acima e outros simplesmemnte desistem.
Ei,
além da pedra, você pode por nas costas uma cruz, ai depois de carregar a pedra milhares de vezes, um dia você não vai mais carregar nada e viver no ceu... Seja la o que for isso..
@@Diego-nh3el Meu filho, não tome literalmente ninguém empurra essa pedra montanha acima porque busca algum prêmio ou lugar no céu.
. É a vida real que nos testa com perigos, obstáculos e problemas totalmente imprevistos e você não pode desistir e vai ter que seguir e pôr a pedra novamente no lugar.
. Um dia você vai entender ...
@@miltonkawatak5659 Deixa pra la, vc n entendeu nada...
Ótima aula! Muito bem resumido o tema.
A felicidade está no processo . P.s O genial Antonio Abujamra dizia que a vida é uma causa perdida . Talvez Abujamra tenha se inspirado em Nietzsche e Camus .
Amei!
Seria melhor ou pior se a vida tivesse um sentido pré-determinado? É uma questão a se ponderar também.
Ótima questão, senhor Donadia. Pensava eu cá um pouco nisto e... saiu alguma coisa como o seguinte. Se soubéssemos que a vida tivesse um sentido pré-determinado, dependendo do que fosse esse sentido, se nós tivéssemos ainda sob o jugo das paixões corporais básicas (e cíclicas) como a da fome por exemplo, talvez ainda estaríamos insatisfeitos.
Muito boa reflexão👍👏👏👏
Cheguei para aprender🤗
Muito bom.
Show de bola!
Maravilhoso
Valeu professor, me ajudou muitooooooooo
Bons estudos! 😃
Esse vídeo foi o último que recebi de um amigo que suicídio no dia de hj😢
Que triste! Meus sentimentos! ❤️
video muito bom. parabens
Aula incrível 😊😉
Que maravilha de reflexão! Parabéns Filício!!! Sou sua fã
Amei ❤️
Depois dessa entrarei em uma crise existencial de novo KKKKKKKKKKKKK
Olá jovem Wesley. Entraste em crise novamente ou,🤔😄simplesmente perceberas que não havias saído da crise?
Saiu como?
Amei o teu vídeo. Estou fazendo uma peça sobre suicidio que debate justamente sobre o assunto. Adoraria ter a opinião de alguém que tem essa visão filosófica do assunto. Você toparia trocar uma ideia sobre?
Olá, Taiane! Tudo bem?
Claro! Só chamar lá no Insta (@filiciomulinari)
@@afilosofiaexplica chamei lá🥰
Ótimo vídeo, professor! Aliás, tenho uma dúvida que venho remoendo há algum tempo e que talvez pode dar em um novo vídeo seu. O que seria o sujeito na filosofia de Nietzsche e Foucault? Esses pensadores fazem uma diferenciação entre sujeito e indivíduo?
De um lado Sócrates tomou a cicuta convito de suas ideias -inclusive sobre a eternidade da vida-, e do outro tem o pensamento de Camus. Acho o pensamento de Camus interessante, mas esse indiferentismo é, na minha opinião, perigoso, pois as pessoas passam a relativizar pensamentos, ações etc. "Se vou morrer mesmo, pra quê cuidar da saúde e estudar e constituir família ..?". Particularmente acho melhor ser Dom Quixote, do que ser indiferente e esperar o tempo cumprir o seu trabalho.
Talvez o sentindo é não haver sentido algum...a questão fundamental é por que existe algo em vez do nada?! Já que existe... então na própria existência de tem um sentido intrínseco! Um fato é O SENTIDO e somente ele !!! O problema é que o ser humano é sedento por um sentido para além da simples existência !
PORQUE O SER E NÃO ANTES O NADA !??
HUMILDADES SUPERIORES
Literalmente, "estar acima", "sobressair"
A humildade se volta para a excelência do outro e o julga a partir desse ponto de vista.
*A pessoa humilde é consciente dos próprios defeitos, mas não tem mesma visão acerca dos erros dos outros*.
*É natural que a pessoa cônscia de suas falhas não deseje encontrá-las nos outros*.
Ela também espera que tenham o mais puro coração.
Isso a leva a pensar que os outros merecem mais respeito do que ela mesma.
A pessoa piedosa é humilde e deseja que outros sejam preferidos em posição e honra.
*Isso não a torna cega aos defeitos alheios quando estes se manifestam, mas a faz modesta e discreta mesmo diante desse fato*.
Esse padrão cristão reprova o amor o excessivo a posição e cargos e desperta contentamento em qualquer lugar ou função em que a providencia de Deus determine estar.
Quem é verdadeiramente humilde não é ciente de sua humilde, esta característica de seu caráter é o que o torna mais atrativo.
FILIPENSES 2 :3 ver Romanos 12:10
Não existe fim da montanha.
O caminho é a dádiva da vida. Apreciar cada momento. Essa solução é boa. Gratidão, caridade, alegria, amor, perdão. Ter planos é bom. Um valor utilitário. E sobre suicídio e transtorno vc precisa ter cuidado. O suicida vê aquilo como fim de uma dor interna e não como o fim da vida. Tome atenção com isso. Vc foi infeliz
"Fizeste-nos para Ti e inquieto está nosso coração, enquanto não repousa em Ti."
- Agostinho
Pena que não há provas...
- tenha fé....
Fé não é provas...
👌🏼🤩👏🏼👏🏼👏🏼
Toda vez que a pedra chegar ao topo do monte voltar, dê 100 pontos imaginários a si mesmo. Vai ficar menos chato. rsrsrs
🦉✌️
🙋♂️✋🖐✌Olá coruja.
O brasileiro trabalha mais de 8 horas por dia, 6 dias na semana, isso se não tiver 2 empregos...Só pagar contas...
Se aposenta com 70, morre com 75... A maioria nunca vai para outro país....
Deveria ser um direito de qualquer um parar de rolar a pedra quando quisesse... Com ajuda do estado...
Mas quem iria encher os bolsos... digo cofres...
E aí já rolou sua pedra hoje? Hahahaha! Ótima análise!
hahahaha Obrigado! :D
Com certeza, o presidente da República nunca se fez essa pergunta.
Gosto da forma prática, objetiva e clara como explica as coisas do ponto de vista filosófico, mas, a "vida não ter sentido"? Para poder dá essa resposta Prof. Felipe, o senhor teria que ser o Criador (Deus) O PODER. Acho que o senhor não tem noção de tão transcendente é essa questão. Camus não pensa mais assim, ao perder seu corpo material, a mente, os horizontes da mente se ampleiam. Deus é Inteligência Suprema do Universo, não uma mera alma cheia de caprichos e manchas igual a nós terráqueos. Tudo feito por Deus é Perfeito e tende ao progresso...
PARA A MORTE , CERTAMENTE ...!!!
Como você sabe que a vida não possui sentido?
Um homem que não tem vínculos espirituais, isto é, já superou a necessidade de Deus.
Qual seria o sentido da vida desse ser?
@@invisivel6604 Superar a necessidade de Deus, se isso for possível, significa que a vida perde o sentido?
@@leandrolesina4657 E ela faz ?
@@invisivel6604 Essa resposta é humanamente viável?
Vou te responder:
A ciência não descobriu ainda, e nem um ser humano também não..
Os que dizem que descobriram, exigem fé, e/ou CRIARAM o próprio sentido relativo...
Talvez exista algum dia, e se em bilhoes de anos nada foi revelado sobre isso, não vai ser na minha ou na sua... Logo, não há sentido...
Mas posso estar errado, na verdade eu queria que fizesse sentido, eu queria acreditar...
Antes de alguma coisa... olá senhor Mulinari. E já procurando tentar responder a pergunta inicial. É de costume de não poucos ateus niilistas, por exemplo, considerarem que a vida não apresenta sentido algum. Ora... Embora não seja ateu (nem cristão), também considero particularmente que a vida não apresenta sentido algum. E que por exatamente não apresentar sentido algum, isto faz mui sentido visto, em não havendo sentido algum, o sentido que fica é buscar dar sentido ou sentidos ao que carece de sentido. Assim, entendo então que a vida não apresenta sentido algum além de dar sentidos a ela. Sentido subjetivo então. O que toca a questão do suicídio, do porquê as pessoas não se matam a si🤔. Soa como algo até mui simples. Por medo de matar a própria vida uma vez que matar-se a si é o ato mais difícil da existência. O mais difícil porque o corpo (uma parte da vida) é algo com que nos identificamos em demasia, é algo por que nos apaixonamos e aprendemos, de alguma maneira e desde cedo, a ideia de mantê-lo, de preservá-lo. De modo que matar-se a si seria como privar-se conscientemente do único “bem” de que se goza neste mundo e isto a fim de saltar no abismo incognoscível da morte; o desconhecido e incerto choca-nos. Quanto a isso de fazer de sentido da vida um sonho ou, melhor, um objetivo, é algo que, para ficar mais claro, soa não como rolar a pedra para cima, mas como descer rolando como pedra do pico da montanha. Fazer como sentido, por sua vez, o que se vai construindo ao longo do caminho, é algo tomável como mais razoável. E eis que isto não deixa de ser transitório também. Por fim, digo-te que fora um bom vídeo. Até.
DEUS É UM OBSTINADO...ROLA "TRILHÕES" DE PEDRAS ...(ALGUMAS ENCADECENTES) PELO UNIVERSO AFORA, ISTO QUE É PACIÊNCIA INÚTIL !!!
Muito bom!!