SPDA ESTRUTURAL: MEDIÇÃO DE CONTINUIDADE ELÉTRICA NA ARMADURA COM MILIOHMÍMETRO INSTRUM
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 12 พ.ย. 2024
- Se você quer comprar um miliohmímetro instrum para medição de continuidade elétrica, assista esse vídeo que vai esclarecer muitas dúvidas que eu tinha antes de comprar.
O miliohmímetro tem a função e medir a continuidade elétrica da armadura e é um instrumento indispensável para medição com o objetivo de seguir o que pede a NBR5419 de 2015.
Eu também falo um pouco sobre a aplicação do miliohmímetro no spda estrutural e os valores que devem ser encontrados para validar a descida natural.
Se gostou do vídeo, se inscreva no canal para não perder nenhuma novidade.
Conteúdo top!
opa, obrigado Rodrigo
"MUITO BOM" 👍👍👍
Amigo, parabéns vídeo muito bom....só uma duvida, não é necessário desconectar quando se faz dos pilares? Digo desconectar da gaiola la encima ok na cobertura...grato
opa, não sei se entendi direito a pergunta, mas vamos lá. É necessário haver a possibilidade de desconexão da malha de cima com a malha de aterramento. Isso se faz necessário para realização de testes futuros e teste de malha de aterramento. Essa desconexão pode ser prevista para ser feita de várias formas diferente.
Muito bom o conteúdo...
Obrigado Gilmar.
Excelente explicação
Obrigado por assistir.🙏
Muito boa explanação.
Obrigado. Que bom que pude ajudar.
Parabéns pelo conteúdo do vídeo, excelente.
Obrigado Plinio. 🤝
Professor me dê uma dica.
fiz uma vistoria essa semana em um cliente, o ele tem em seu poder um atestado de continuidade elétrica que venceu agora no mês passado, e não um laudo do sistema ex, fotográfico, esse atestado serve para a vistoria anual, junto com a ART ?
O que tem “ validade” é a art, muitas empresas nem leem o que eu escrevo no laudo mesmo reprovando o sistema. Aí vai de cada profissional, se eu fosse contratado para a vistoria, faria o serviço completo com o teste do miliohmimetro, aterramento, espessura dos cabos e chapas, etc
Parabéns pelo vídeo!
Obrigado.
Não seria válido fazer o teste no cintamento para não prejudicar a saúde do pilar?
Parabéns pelo vídeo, ótimo conteúdo. Porém um detalhe, este equipamento na escala de 2000mOhms não aplica corrente de 1A conforme solicitado pela norma (corrente entre 1 e 10A), portanto acredito que ele atenda parcialmente a norma 5419:2015.
Boa tarde Tiago, primeiramente, obrigado pelo comentário. Segundo a informação do fabricante, ele aplica 1A nas duas escalas, desconheço essa informação dele não aplicar essa corrente em 2000mOhms. Sabe me dizer onde encontrou essa informação?
@@ivmengenhariaeletrica Você pode colocar um multimetro na escala de corrente na sáida de C1 e C2, você vai verificar que na escala de 200 mOhms ele aplica a corrente de 1.2 A conforme informção do fabricante. Porém quando você mudar para escala de 2000 mOhms ele aplica uma corrente em torno de 700 mA (abaixo do que pede a norma). Veja o video do nosso colega: th-cam.com/video/xvFiXfzTYxw/w-d-xo.html.
@@tiagobalderrama6682 obrigado pela sugestão, não havia visto esse video. Irei testar o meu também para verificar a saída da corrente.
@@ivmengenhariaeletrica Infelizmente todos os Milliohmimetros dessa marca são assim. Para mim isso é propaganda enganosa pois o fabricante informa que a corrente aplicada é de 1.2A, porém não informa que é apenas na primeira escala,.
@@ivmengenhariaeletrica Fala tiago, beleza? Chegou a testar o seu equipamento para saber?
É aceitável pela norma o valor de medição de 1 ohm?
A norma hj não estabelece um valor mínimo. Eu sempre tento fazer o melhor aterramento possível. Geralmente as nossas medições dão abaixo de 5 ohms.
Também já instalei alguns equipamentos médicos e subestações que exigiam valores abaixo de 5 ohms.
Colegas medimos o SPDA com os as duas medições, uma para verificar o rompimento do laço e a outra a continuidade baseados na NBR 5419
que deve ser menor que 0,2 ohms, vejam no vídeo na prática th-cam.com/video/-bg803Odxh0/w-d-xo.html