Palestina, direito humanitário e relações internacionais - Prof. Dr. Mohammed Nadir

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 20 ก.ย. 2024
  • Em 15 de maio, comemora-se a Nakba, a "catástrofe" ou "desastre", marcada pela expulsão da população árabe-palestina de suas terras originárias, ocorrida em 1948, com a criação do Estado judeu de Israel. A proposta desta atividade objetiva aprofundar o conhecimento sobre este evento, suas origens e seus desdobramentos no contexto atual.
    Mohammed Nadir é professor de relações internacionais e Oriente Médio na universidade Federal do ABC. Mestre e Doutor em história pela Universidade de Coimbra. Coordenador do Centro de Estudos Árabes CNPq (UFABC)
    Resumo da fala: O 7 de outubro marca uma viragem geopolítica no Oriente Médio e nos territórios palestinos e Gaza, em especial. A chacina de 40 mil palestinos em que 70% são crianças e mulheres indefesas sem falar dos milhares de imputados representa uma espécie de nódoa no direito internacional humanitário. O pós 7 de outubro coloca de forma crua o desprezo pelos valores universais do humano de uma maneira nunca vista desde a segunda guerra mundial. O trágico em tudo isso é o silêncio da Europa sem falar dos vetos dos Estados Unidos que inviabilizam qualquer chance de cessar fogo. Estes dois exemplos demonstram o Double standart do ocidente em relação ao drama dos palestinos e ao que acontece na Ucrânia revelando a falsidade da retórica ocidental dos direitos humanos e da democracia.

ความคิดเห็น • 1