Pessoal, o BBC Lê é o podcast da BBC News Brasil que traz o áudio de algumas de nossas reportagens originalmente publicadas em texto. Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/brasil-60949652
O diagnóstico do espectro do autismo, se você tem grau leve, é muito difícil. Requer profissionais muito capacitados e uma avaliação muito criteriosa. A aceitação do diferente, incluindo aí os autistas, o acolhimento por parte da sociedade e até da própria família, incluindo aí até os pais, é muito importante para o desenvolvimento global deles. A série ATYPICAL é um exemplo maravilhoso para entender e desmistificar essas pessoas. Ótima reportagem.
Estou com 28 anos e descobri agora que tenho autismo, mais leve mencionado no vídeo ! muitas coisas são explicado agora! Tenho a capacidade de concentrar em uma coisa desde que eu esteja sozinho, por isso amo ficar sozinho. fica com pessoa ao meu redor drena energia física e psicológico, ainda mais com pessoas extrovertido!
Eu sempre tive características assim: eu tolero estar em multidão, mas não gosto de interagir, e tarefas complexas só dão certo quando estou sozinho. Por muitos anos me perguntei, de brincadeira, se tinha algum grau de dislexia ou autismo: Sou formado em biologia, falo inglês e alemão e entendo outras línguas, adoro artesanato e marcenaria, mas quando fui para a autoescola, quase enlouqueci! não tirei CNH, acho que só conseguiria dirigir no plano e sem carros ao redor. Gostaria muito de fazer o diagnóstico e tirar isso a limpo, ia me dar um alívio muito grande.
@@MarcoPolo-xu9te sei como é aprender muitas coisas, é o lado bom de ter a capacidade de concentrar, claro, com coisa que agente gosta. por outro lado, interagir com os outros ou fazer novas amizades já e dificultoso. sempre tem uma balança na vida! Amo minha própria companhia e sei lidar com as outra necessidades humanas! ou seja, nem tudo que se refere às maiorias da pessoas não pode se referir a mim!
@@Yostheou Entendo perfeitamente como é estar na sua pele. A diferença é que eu busco consolo no conhecimento ciência e não em entidade sobrenaturais supremas. De alguma forma sempre fui assim!
Camuflagem social é basicamente uma forma de defesa, que se desenvolve em todo autista leve. A gente aprende a se moldar ao meio para ser o menos "esquisito" o possível.
Também os tímidos de nascença costumam desenvolverem essa camuflagem social!Mas eu entendo que um erro social em não ser mais inclusiva e compreendedora da timidez de nascença não deva ser introjetada como culpa do timido de nascença no proprio timido de nascença.
@@joniclesvieirasilvadejesus2032 Normalmente o psicólogo encaminha para o psiquiatra após algumas seções de análise, mas as vezes dá pra ir pelo psiquiatra direto ou por um neurologista. Quanto mais avançada a idade, mais difícil é o diagnóstico por isso é bom procurar saber na infância.
Várias pessoas comentando que descobriram que tem autismo após ouvir essa reportagem. Gente, por favor, diagnóstico tem que ser dado por um profissional, ainda mais para caso de autismo leve, que é mais difícil de identificar. Você pode ser apenas tímido ou introvertido, e não autista. Num pior caso, pode estar com depressão. Parem de tentar se autodiagnosticar, inclusive porque vocês podem estar deixando de buscar tratamento porque acham que ja sabem o que tem e o que fazer.
@@dsbueno Ainda assim, nao pode se autodiagnosticar e achar que só isso conta. Sou autista, antes de me consultar procurei muito sobre o assunto, mas sabia bem que só um profissional poderia dar a certeza.
Eu acho engraçado é que eu fui diagnósticado com Autismo Leve Quando criança porém, quando fui pesquisar sobre as características do Autismo Leve eu não me identifiquei. kkkkkkkkkkkkkkk
@@anonimo-oh1wh ñ sei se é o teu caso, mas minha enteada de 18 anos ñ consegue enxergar muito bem suas características. Nós que convivemos percebemos muitas coisas que ela ñ percebe ou admite. Existe uma teimosia também.
Eu fico pensando se tem algo leve em algumas dessas coisas, hiperfoco q me remete ao tdh, mas tenho a fobia social e depressão diagnosticada, tenho hiper sensibilidade em determinadas coisas, tem coisas q podem ser relacionado a personalidade de cada um, certas coisas podem ser trabalhadas. Bem complexo. Mas com certeza não podemos nos auto diagnosticar com isso, sem um bom profissional.
Eu não tenho nenhum diagnóstico, minha família sempre foi fechada com essas questões mentais. Mas eu me emocionei com o áudio pq me identifiquei quase 100%. Pra mim a pior coisa é a questão do isolamento, vc não se encaixa então é segregado e aquilo dói tanto que vc mesmo passa a se isolar. Ficando cada vez mais imerso naquele seu mundo com hobbys diferentes . Até hoje não sei lidar com isso.
Cara ter uma personalidade própria, ao invés de ser uma sombras dos costumes alheios, incomoda o status quo. Entenda, as pessoas (típicas) desde o nascimento, foram programadas a repudiarem qualquer forma de individualidade, e se submeterem ao coletivo.
Nós, neurodiversos, temos a oportunidade de analisar a sociedade por fora. Maior parte dos conflitos atuais se deflagram por conveniências ideológicas e não convicções genuínas.
@@Brazilianknight9243 As pessoas sabem onde e como estão erradas. Não mudam pq são biologicamente condicionadas a se submeter ao social, mesmo que precisem mentir a si e aos outros! Nós neurodiversos, nem sempre perdemos ao trocar essa "habilidade", temos facilidade com coisas bem mais úteis a sociedade. Einstein, Newton, Van Cogh, etc. Provam! Se preciso, eu nasceria Asperger quantas vezes necessárias!
Minha filha é autista e só Deus sabe oq passo com ela... Pois em nenhum local aceita o comportamento dela.. que Deus tenha misericórdia e me ajude nessa missão de ser pai
É sempre bom compreender as coisas... conheço 2 homens autistas e os 2 são camaradas, por isso gosto de saber sempre um pouco mais sobre o tema. Esse tipo de vídeo é útil para a sociedade no geral.
Camuflagem Social é um aprendizado é um aprendizado lento e dolorido. Mas com o passar do tempo torna-se natural, ainda que cansativo. Mas nunca deixará de ser um disfarce.
Imagino que seja difícil o diagnóstico. Por exemplo, eu tenho que fazer um esforço tremendo para me socializar. De certa forma, tenho também essas dificuldades e diferenças.
Vídeos que contemplam a saúde mental e psicologia são bastante importante nos dias de hoje, muitas pessoas precisam desse conhecimento. Obrigada por produzirem esses conteúdos, continuem assim!
Conheço duas pessoas que têm filhos autistas. Um com o grau mais leve, já o outro, o maior que existe. É muito difícil de lidar, há que ter muito Amor e paciência ❤
É ultra cansativo. E depois escuto "vc nem parece". Hj já aprendi a apreciar e comentar "Viu, tou fazendo o tal masking direito então, tou realmente vivendo essa mentira com sucesso".
1:40 "problemas de desenvolvimento neurológico". Autismo não é um problema de desenvolvimento neurológico, é uma alteração, uma variação. É como a variação de negros e brancos. Problema é uma condição que prejudica o desenvolvimento. Deficiência cognitiva está para a neurologia assim como o vitiligo está para a cor da pele. Autismo está para a neurologia assim como negro está para a cor da pele. Aceitem-nos como somos assim como nós temos sido obrigados a aceita-los como são.
concordo plenamente. E ainda quer que agente tenha um comportamento igual aos outros! ou seja, não resolve a questão, faz piorar. não existe nada melhor ser você mesmo!
@João Vitor I #diganãoaoveganismo I Free Ukraine Então é aquela questão; "Sal é muito importante para o corpo humano, mas se você ficar em falta ou exagerar já é um problema". Isso pode ser aplicado para a mente então!
Cara ter uma personalidade própria, ao invés de ser uma sombras dos costumes alheios, incomoda o status quo. Entenda, as pessoas (típicas) desde o nascimento, foram programadas a repudiarem qualquer forma de individualidade.
Nós temos que nos esforçar muito para aprender questões basicamente culturais dos neurotipicos. Uma pessoa com autismo leve não passa no Br o mesmo que passa em locais de culturas mais "frias". Em suma, é tudo muito relativo, considerar "problema de desenvolvimento" uma dificuldade de adaptação que se restringe praticamente ao cultural... É puxado!
Autistas mimetizam porque não é natural para eles o comportamento de bando... "esperar pelo outro", "rir porque o outro ri", "manter contato visual prolongado", "se permitir erros ou riscos em nome do grupo, da família, etc...", para desenvolver as habilidades necessárias para isso tem que se esforçar muito.
Que bom que dá pra desenvolver essa habilidade. Tenho certeza que esse termo (a camuflagem social) não é de uso exclusivo para os autistas e é algo positivo. Saber os limites e não se forçar demais também é importante. Quanto mais boas habilidades para se inserir de forma saudável na sociedade, melhor.
Ainda bem que você desconfia sobre seu diagnóstico. E poderá, com a ajuda de um bom profissional, tomar algum medicamento mais adequado ao seu quadro de saúde ou até buscar um tratamento ou terapia diferente. Felizmente, cada vez mais se estuda sobre o autismo e novas terapias vão surgir.
Nossa, mas TEA, deficiência intelectual (DI) e Transtorno Bipolar (TBP) são quadros clínicos completamente diferentes! Como é possível que vc esteja recebendo diagnósticos tão disparatados?!
Foi assim comigo. Transtorno bipolar, depressão, ansiedade, TDAH, inúmeros diagnósticos, remedios bizarros que eu bem precisava ter tomado, etc. E olha que eu procurava psiquiatras e psicólogos particulares. So recentemente consegui meu diagnóstico de autismo, ainda porque eu fui atrás.
@@NatháliaPio.C bom. Muitos psicólogos, psiquiatras e neurologistas as vezes não tem a especialização adequada. Acho q era o caso desse primeiro aí q vc foi
Sou autista , descobri aos 20 anos e depois de ter um filho diagnosticado com TEA TB, se não fosse por ele meu diagnóstico iria passar batido e eu ia ser só mais uma pessoa introspectiva
Tenho 38 anos em novembro desse ano, fui ao psiquiatra para questionar sobre um possível TDAH, há mais de 12 anos faço tratamento com medicação para a depressão e ansiedade e passei todo esse tempo achando que esses transtornos eram a principal razão de um sofrimento que eu nem mesmo sabia o que era. O psiquiatra, um “anjo” me encaminhou para o neuropsicólogo e daí começou a fazer as investigações. Durante esse processo eu percebi que meu caso era mais complexo do que eu imaginei, o que eu suspeitava de TDAH (nível grave) era de fato só uma comorbidade do diagnóstico do TEA que eu recebi, na hora eu fiquei muito surpreso até duvidei, a neuropsicóloga disse que meu nível de suporte é leve e que eu passei a vida inteira aprendendo a mascarar os sintomas. Eu chorei muito porque passou um filme da minha vida na minha cabeça, pois você passa a vida inteira sofrendo de um problema que nunca foi investigado e que você nem sabia que existia. Hoje meu sinto muito aliviado com o diagnóstico do TEA, sinto que agora tudo faz sentido, agora posso buscar um tratamento mais completo, hoje posso até mesmo ajudar outras pessoas que estão no espectro e não sabem. 2024 vai ser um ano de muito trabalho para o autocuidado, mas estou feliz em saber que agora eu estou na direção certa. Abraço a Todos.
@@days_via cara eu tenho temas de hiperfoco, interesse (na qual não tenho apresso, mas reconheço a sua importância para entender a realidade). Tenho hiperfoco em matemática, física e computação. Já temas de interesse são história, filosofia, linguística, artes liberais, ciências políticas, criptopolítica e guerra neural.
@@michellymarinho6006 Isso depende do nível de autismo e cultura onde a pessoa está inserida. Eu sempre fui mais solitário, se me deixar sozinho por semanas sem falar com ninguém eu fico feliz da vida!
Às vezes sai palavras da minha boca que nem mesmo eu sabia que tinha no meu vocabulário. Hahahaha...tenho hiper foco quando estudo algo do meu interesse.
Sempre me senti um peixe fora d'água!! Não entendia o comportamento dos meus colegas de escola e eles não me entendiam também!! Após ouvir esta reportagem decidi consultar um psiquiatra. Talvez TEA seja a resposta para as minhas perguntas.
Cara ter uma personalidade própria, ao invés de ser uma sombras dos costumes alheios, incomoda o status quo. Entenda, as pessoas (típicas) desde o nascimento, foram programadas a repudiarem qualquer forma de individualidade.
100% das pessoas tem problemas psicológicos, transtornos, síndromes etc, se for nos vídeos do TH-cam que falam de depressão, bipolaridade, ansiedade, esquizofrenia, etc tem uma enxurrada de pessoas relatando seus sofrimentos
Se a vida de um autista é difícil! Por muitas vezes, a de seus responsáveis é insuportável. Quando se cuida de um autista ou deficiente mental, se perde a própria vida. Em muitos casos, se perde a própria vontade de viver. Experiencia própria de quem não teve opção de escolha.
Muitas mulheres neuróticas já são quietas e retraídas isso faz que a camuflagem de mulheres autistas entre elas ser pouco perceptível, imagino que seja difícil pra elas
Cada vez mais eu penso que as pessoas típicas ou neurotípicas são minoria. Acho preocupante a forma como o autismo é abordado hoje, como um espectro. Seguindo essa lógica, tornos nós nos enquadramos em algum espectro: depressivo, bipolar, ansioso, hiperativo, com déficit cognitivo, fóbico, desatento, opositor/desafiador, emocionalmente instável, obsessivo-compulsivo, hipocondríaco, eufórico, perfeccionista (TOC)... Acredito no diagnóstico de TEA, mas chamo a atenção para não banalizar o diagnóstico. É meu ponto de vista, no momento.
Mas eu acredito que, de fato, todos nós nos encaixamos em diferentes espectros biológicos, sociais e psicológicos. O que vai patologizar e determinar um diagnóstico é o prejuízo que uma tal característica causa na vida de uma pessoa como um todo. A abordagem do autismo como um espectro tem ajudado muita gente negligenciada por uma antiga visão padronizada. Entendo seu receio pela banalização e também o sinto, mas talvez isso seja pelo fato de percebermos que o autismo é muito mais comum do que imaginávamos e isso assusta um pouco. Com o tempo, acredito que tudo vai se ajeitando.
Artistas são autistas? Pessoas com diferentes tipos de inteligências podem ser consideradas autistas por não se fecharem a analisar o meio pelo racional? Por onde começar esse estudo sobre o autismo?
Agradecer ao presidente Bolsonaro e os ministros aliados dele por favorecer os planos de saude na votação do ultimo mês!É disso que o Brasil precisa , planos de saúde mais ricos e pobres com menos assistência e na pior situação possível , esse é o Brasil do MITO!
Bolsonaro nada tem a ver com o que foi decidido. A decisão partiu dos ministros do Superior Tribunal de Justiça - STJ (Poder Judiciário), e não dos ministros de estado do Poder Executivo. Sou contra o Bolsonaro, mas argumentos equivocados ao criticá-lo mais atrapalham do que auxiliam a combatê-lo. Abraço.
@@sr.lefishpavis2757 Eu vi toda a discussão e desafio a vc mostrar que não houve voto de Bolsonaristas na aprovação do projeto, sanção dele , apesar das suplicas do povo pobre que será vítima , depois os juízes que votaram na causa, são todos ligados ao Bolsonaro
@@fisica_altas_energias Perdão, talvez eu tenha confundido qual votação você está se referindo. Votação recente sobre os planos de saúde foi, até onde eu sei, aquela realizada pelo STJ, que limitou o rol de medicamentos que se pode exigir dos planos de saúde. A decisão do STJ não passa pelo crivo do Presidente, não é lei, não precisa de sanção e não está passível de veto presidencial.
@@sr.lefishpavis2757 preste atenção, o que motivou a aprovação foi um projeto de lei votado com urgência com apoio da base aliada do governo e sancionado pelo presidente, então os grupos foram ao STJ , no antagonista houve entrevista com representantes da população e o próprio Mion
De certo modo, eu compreendo. Na época que eu fui diagnosticado com Síndrome de Asperger, que hoje chamam de autismo leve porque resultou que o tal Hans Asperger foi nazi, ninguém sabia o que é autismo, era sempre “isso é de comer?". Então eu compreendo essa dificuldade da ignorância da parte do público geral de certas síndromes e o chato que é ter que ficar explicando toda vez para outras pessoas o que é.
Assim diz o SENHOR JESUS: Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia. João 12:48 Receba a JESUS CRISTO como seu único e suficiente Senhor e Salvador. ELE te ama muito!!!
Deus, Traga paz ao meu coração, felicidade ao meu caminho. Fortalece meu espírito. Pousa a Tua mão Santa sobre a minha ferida e cure qualquer dor, amplie minha consciência para que eu penetre até onde não tenho conseguido e possa ter mais paz. Que nesse novo dia eu tenha a chance de recomeçar com forças renovadas, que a minha fé transborde e o otimismo seja meu parceiro durante todo o dia. Guia-me Senhor, ilumina meus passos, abençoa minhas escolhas e livra-me de todo o mal. Assim eu oro e agradeço em nome Santo de Jesus Bolsonaro o melhor presidente do Brasil e do mundo inteiro.
Amigão eu tenho avós (com traços autisticos) que nasceram no interior de nordeste, lugares com poucos recursos desde água até comida. Um lugar onde nunca teve vacinação (na época dele) mas há um portador de autismo. Como você me explicaria isso? Fora que o termo "autismo" é do comecinho do século XX, além de contos medievais irlandês que falam de crianças que não socializam como as demais.
Pessoal, o BBC Lê é o podcast da BBC News Brasil que traz o áudio de algumas de nossas reportagens originalmente publicadas em texto. Para ler a reportagem que deu origem a este áudio, clique aqui: www.bbc.com/portuguese/brasil-60949652
Como atuo na área, ouvi atentamente. Texto excelente!
O diagnóstico do espectro do autismo, se você tem grau leve, é muito difícil. Requer profissionais muito capacitados e uma avaliação muito criteriosa. A aceitação do diferente, incluindo aí os autistas, o acolhimento por parte da sociedade e até da própria família, incluindo aí até os pais, é muito importante para o desenvolvimento global deles. A série ATYPICAL é um exemplo maravilhoso para entender e desmistificar essas pessoas.
Ótima reportagem.
Estou com 28 anos e descobri agora que tenho autismo, mais leve mencionado no vídeo ! muitas coisas são explicado agora!
Tenho a capacidade de concentrar em uma coisa desde que eu esteja sozinho, por isso amo ficar sozinho. fica com pessoa ao meu redor drena energia física e psicológico, ainda mais com pessoas extrovertido!
Eu sempre tive características assim: eu tolero estar em multidão, mas não gosto de interagir, e tarefas complexas só dão certo quando estou sozinho. Por muitos anos me perguntei, de brincadeira, se tinha algum grau de dislexia ou autismo: Sou formado em biologia, falo inglês e alemão e entendo outras línguas, adoro artesanato e marcenaria, mas quando fui para a autoescola, quase enlouqueci! não tirei CNH, acho que só conseguiria dirigir no plano e sem carros ao redor. Gostaria muito de fazer o diagnóstico e tirar isso a limpo, ia me dar um alívio muito grande.
@@MarcoPolo-xu9te sei como é aprender muitas coisas, é o lado bom de ter a capacidade de concentrar, claro, com coisa que agente gosta. por outro lado, interagir com os outros ou fazer novas amizades já e dificultoso. sempre tem uma balança na vida! Amo minha própria companhia e sei lidar com as outra necessidades humanas! ou seja, nem tudo que se refere às maiorias da pessoas não pode se referir a mim!
Extrovertidos são complicados de tolerar. Mas faz parte.
Pessoas extrovertidas tende a te colocar em situações perguntar coisas para vc responder a todos te questionar alo pra vc ficar sem reação.
@@Yostheou Entendo perfeitamente como é estar na sua pele.
A diferença é que eu busco consolo no conhecimento ciência e não em entidade sobrenaturais supremas. De alguma forma sempre fui assim!
Camuflagem social é basicamente uma forma de defesa, que se desenvolve em todo autista leve. A gente aprende a se moldar ao meio para ser o menos "esquisito" o possível.
Excelente definição.
Também os tímidos de nascença costumam desenvolverem essa camuflagem social!Mas eu entendo que um erro social em não ser mais inclusiva e compreendedora da timidez de nascença não deva ser introjetada como culpa do timido de nascença no proprio timido de nascença.
Como faz pra ter um diagnóstico e saber se é autista ou não?
@@joniclesvieirasilvadejesus2032 Normalmente o psicólogo encaminha para o psiquiatra após algumas seções de análise, mas as vezes dá pra ir pelo psiquiatra direto ou por um neurologista. Quanto mais avançada a idade, mais difícil é o diagnóstico por isso é bom procurar saber na infância.
@@kodaiyoung puts, interessante vlw!
Várias pessoas comentando que descobriram que tem autismo após ouvir essa reportagem. Gente, por favor, diagnóstico tem que ser dado por um profissional, ainda mais para caso de autismo leve, que é mais difícil de identificar. Você pode ser apenas tímido ou introvertido, e não autista. Num pior caso, pode estar com depressão. Parem de tentar se autodiagnosticar, inclusive porque vocês podem estar deixando de buscar tratamento porque acham que ja sabem o que tem e o que fazer.
Um autista leve percebe a diferença entre timidez e a inabilidade na interação social quando se dá conta dessa inabilidade
@@dsbueno Ainda assim, nao pode se autodiagnosticar e achar que só isso conta. Sou autista, antes de me consultar procurei muito sobre o assunto, mas sabia bem que só um profissional poderia dar a certeza.
Eu acho engraçado é que eu fui diagnósticado com Autismo Leve Quando criança porém, quando fui pesquisar sobre as características do Autismo Leve eu não me identifiquei. kkkkkkkkkkkkkkk
@@anonimo-oh1wh ñ sei se é o teu caso, mas minha enteada de 18 anos ñ consegue enxergar muito bem suas características. Nós que convivemos percebemos muitas coisas que ela ñ percebe ou admite. Existe uma teimosia também.
Eu fico pensando se tem algo leve em algumas dessas coisas, hiperfoco q me remete ao tdh, mas tenho a fobia social e depressão diagnosticada, tenho hiper sensibilidade em determinadas coisas, tem coisas q podem ser relacionado a personalidade de cada um, certas coisas podem ser trabalhadas. Bem complexo. Mas com certeza não podemos nos auto diagnosticar com isso, sem um bom profissional.
Eu não tenho nenhum diagnóstico, minha família sempre foi fechada com essas questões mentais.
Mas eu me emocionei com o áudio pq me identifiquei quase 100%. Pra mim a pior coisa é a questão do isolamento, vc não se encaixa então é segregado e aquilo dói tanto que vc mesmo passa a se isolar.
Ficando cada vez mais imerso naquele seu mundo com hobbys diferentes .
Até hoje não sei lidar com isso.
Cara ter uma personalidade própria, ao invés de ser uma sombras dos costumes alheios, incomoda o status quo. Entenda, as pessoas (típicas) desde o nascimento, foram programadas a repudiarem qualquer forma de individualidade, e se submeterem ao coletivo.
Nós, neurodiversos, temos a oportunidade de analisar a sociedade por fora.
Maior parte dos conflitos atuais se deflagram por conveniências ideológicas e não convicções genuínas.
@@Brazilianknight9243 As pessoas sabem onde e como estão erradas. Não mudam pq são biologicamente condicionadas a se submeter ao social, mesmo que precisem mentir a si e aos outros!
Nós neurodiversos, nem sempre perdemos ao trocar essa "habilidade", temos facilidade com coisas bem mais úteis a sociedade. Einstein, Newton, Van Cogh, etc. Provam!
Se preciso, eu nasceria Asperger quantas vezes necessárias!
@@days_via hum... Entendo seu ponto de vista.
@@days_via Amei esse conceito de "Neurodiverso"! É bem apropriado!
Minha filha é autista e só Deus sabe oq passo com ela... Pois em nenhum local aceita o comportamento dela.. que Deus tenha misericórdia e me ajude nessa missão de ser pai
Somos duas, meu menino é autista Severo ou grau 3 como dizem hoje, a rotina é pessada, muitas reclamações mesmo com medicação controlada
É sempre bom compreender as coisas... conheço 2 homens autistas e os 2 são camaradas, por isso gosto de saber sempre um pouco mais sobre o tema. Esse tipo de vídeo é útil para a sociedade no geral.
Camuflagem Social é um aprendizado é um aprendizado lento e dolorido. Mas com o passar do tempo torna-se natural, ainda que cansativo.
Mas nunca deixará de ser um disfarce.
O cérebro percebe que é uma questão de sobrevivência e acho que desenvolve isso inconscientemente, embora isso o desgaste bastante.
Imagino que seja difícil o diagnóstico. Por exemplo, eu tenho que fazer um esforço tremendo para me socializar. De certa forma, tenho também essas dificuldades e diferenças.
Vídeos que contemplam a saúde mental e psicologia são bastante importante nos dias de hoje, muitas pessoas precisam desse conhecimento. Obrigada por produzirem esses conteúdos, continuem assim!
Conheço duas pessoas que têm filhos autistas.
Um com o grau mais leve, já o outro, o maior que existe.
É muito difícil de lidar, há que ter muito Amor e paciência ❤
A um mês atrás fui diagnosticada com autismo(15 anos),agora que sei o "porque" algumas coisas me incomodam,tudo agora parece menos estressante
É ultra cansativo. E depois escuto "vc nem parece". Hj já aprendi a apreciar e comentar "Viu, tou fazendo o tal masking direito então, tou realmente vivendo essa mentira com sucesso".
1:40 "problemas de desenvolvimento neurológico". Autismo não é um problema de desenvolvimento neurológico, é uma alteração, uma variação. É como a variação de negros e brancos. Problema é uma condição que prejudica o desenvolvimento. Deficiência cognitiva está para a neurologia assim como o vitiligo está para a cor da pele. Autismo está para a neurologia assim como negro está para a cor da pele. Aceitem-nos como somos assim como nós temos sido obrigados a aceita-los como são.
concordo plenamente. E ainda quer que agente tenha um comportamento igual aos outros! ou seja, não resolve a questão, faz piorar. não existe nada melhor ser você mesmo!
@João Vitor I #diganãoaoveganismo I Free Ukraine Então é aquela questão; "Sal é muito importante para o corpo humano, mas se você ficar em falta ou exagerar já é um problema". Isso pode ser aplicado para a mente então!
Cara ter uma personalidade própria, ao invés de ser uma sombras dos costumes alheios, incomoda o status quo. Entenda, as pessoas (típicas) desde o nascimento, foram programadas a repudiarem qualquer forma de individualidade.
Nós temos que nos esforçar muito para aprender questões basicamente culturais dos neurotipicos.
Uma pessoa com autismo leve não passa no Br o mesmo que passa em locais de culturas mais "frias". Em suma, é tudo muito relativo, considerar "problema de desenvolvimento" uma dificuldade de adaptação que se restringe praticamente ao cultural... É puxado!
@@days_via culturas mais frias é melhor pra vcs conviverem né?!
Autistas mimetizam porque não é natural para eles o comportamento de bando... "esperar pelo outro", "rir porque o outro ri", "manter contato visual prolongado", "se permitir erros ou riscos em nome do grupo, da família, etc...", para desenvolver as habilidades necessárias para isso tem que se esforçar muito.
Que bom que dá pra desenvolver essa habilidade. Tenho certeza que esse termo (a camuflagem social) não é de uso exclusivo para os autistas e é algo positivo.
Saber os limites e não se forçar demais também é importante.
Quanto mais boas habilidades para se inserir de forma saudável na sociedade, melhor.
Muito obrigada, pela informação. É sempre bom aprender. 👍
Eu sempre achei que tenho tea mas eu vou no SUS e me diagnóstica com bipolar ou retardo mental... Difícil hein... Tomo remédio
Ainda bem que você desconfia sobre seu diagnóstico. E poderá, com a ajuda de um bom profissional, tomar algum medicamento mais adequado ao seu quadro de saúde ou até buscar um tratamento ou terapia diferente. Felizmente, cada vez mais se estuda sobre o autismo e novas terapias vão surgir.
Nossa, mas TEA, deficiência intelectual (DI) e Transtorno Bipolar (TBP) são quadros clínicos completamente diferentes! Como é possível que vc esteja recebendo diagnósticos tão disparatados?!
Meu filho tem autismo e retardo mental moderado tem muita dificuldade em aprender
Foi assim comigo. Transtorno bipolar, depressão, ansiedade, TDAH, inúmeros diagnósticos, remedios bizarros que eu bem precisava ter tomado, etc. E olha que eu procurava psiquiatras e psicólogos particulares. So recentemente consegui meu diagnóstico de autismo, ainda porque eu fui atrás.
Eu que sou autista e TDAH Opsiquiatra disso que não podia validar meu diagnóstico porque não tenho cara de autista .
Muda de psiquiatra e procura tbm um neurologista
@@gra4528 Eu vou procurar uma clínica especializada que fica aqui São Paulo chamada Terapêutear e muito renomada em diagnóstico de TEA e TDAH.
@@NatháliaPio.C bom. Muitos psicólogos, psiquiatras e neurologistas as vezes não tem a especialização adequada. Acho q era o caso desse primeiro aí q vc foi
Procure mesmo outro profissional porque o autismo é no cérebro não no rosto, era só o que faltava.
EU SOU AUTISTA! ADAPTADA AO MEIO Q VIVO! 😥 É TÃO DIFICIL LIDAR COM AS PECULIARIDADES
Sou autista , descobri aos 20 anos e depois de ter um filho diagnosticado com TEA TB, se não fosse por ele meu diagnóstico iria passar batido e eu ia ser só mais uma pessoa introspectiva
É muito complicado, é!🤔
Não percebi muito bem isso da camuflagem social.
Tenho 38 anos em novembro desse ano, fui ao psiquiatra para questionar sobre um possível TDAH, há mais de 12 anos faço tratamento com medicação para a depressão e ansiedade e passei todo esse tempo achando que esses transtornos eram a principal razão de um sofrimento que eu nem mesmo sabia o que era. O psiquiatra, um “anjo” me encaminhou para o neuropsicólogo e daí começou a fazer as investigações. Durante esse processo eu percebi que meu caso era mais complexo do que eu imaginei, o que eu suspeitava de TDAH (nível grave) era de fato só uma comorbidade do diagnóstico do TEA que eu recebi, na hora eu fiquei muito surpreso até duvidei, a neuropsicóloga disse que meu nível de suporte é leve e que eu passei a vida inteira aprendendo a mascarar os sintomas. Eu chorei muito porque passou um filme da minha vida na minha cabeça, pois você passa a vida inteira sofrendo de um problema que nunca foi investigado e que você nem sabia que existia. Hoje meu sinto muito aliviado com o diagnóstico do TEA, sinto que agora tudo faz sentido, agora posso buscar um tratamento mais completo, hoje posso até mesmo ajudar outras pessoas que estão no espectro e não sabem. 2024 vai ser um ano de muito trabalho para o autocuidado, mas estou feliz em saber que agora eu estou na direção certa. Abraço a Todos.
Excelente matéria!
Essas informações ajudam bastante
Eu tenho síndrome de Asperger, foi muito difícil pra mim assimilar que o que eu entendia estava "errado".
Eu também sou
@@Brazilianknight9243 pode falar alguns de seus hiperfocos?
@@days_via cara eu tenho temas de hiperfoco, interesse (na qual não tenho apresso, mas reconheço a sua importância para entender a realidade).
Tenho hiperfoco em matemática, física e computação. Já temas de interesse são história, filosofia, linguística, artes liberais, ciências políticas, criptopolítica e guerra neural.
Vcs conseguem se relacionar bem com as pessoas? Namorar..
@@michellymarinho6006 Isso depende do nível de autismo e cultura onde a pessoa está inserida. Eu sempre fui mais solitário, se me deixar sozinho por semanas sem falar com ninguém eu fico feliz da vida!
Boa reportagem!
Obrigado pela reportagem.
Às vezes sai palavras da minha boca que nem mesmo eu sabia que tinha no meu vocabulário. Hahahaha...tenho hiper foco quando estudo algo do meu interesse.
Conteúdo muito interessante!!
e eu, já cansei de mimetizar... cansa... além disso, a reportagem acerta na relação dessas diferenças biológicas
Bom compreender e entender sobre o assunto
Em O Predator personagem do Jacob Tremblay tenha autismo. Devem fazer um personagem com autismo em Marvel
Grandiosa idéia!
Já assistiu o filme “O contador” com o Ben Afleck? É tipo um herói autista
ótimo vídeo ❤
Excelente.
Sempre me senti um peixe fora d'água!! Não entendia o comportamento dos meus colegas de escola e eles não me entendiam também!! Após ouvir esta reportagem decidi consultar um psiquiatra. Talvez TEA seja a resposta para as minhas perguntas.
Cara ter uma personalidade própria, ao invés de ser uma sombras dos costumes alheios, incomoda o status quo. Entenda, as pessoas (típicas) desde o nascimento, foram programadas a repudiarem qualquer forma de individualidade.
Excelente
Eu não gosto de cumprimentar as pessoas. Dar feliz ano novo é cansativo. Sou vista como antissocial
Resumindo não existe ser humano 100%
Também creio nisso !
Todos possuem algum desvio neurológico não diagnosticados.
100% das pessoas tem problemas psicológicos, transtornos, síndromes etc, se for nos vídeos do TH-cam que falam de depressão, bipolaridade, ansiedade, esquizofrenia, etc tem uma enxurrada de pessoas relatando seus sofrimentos
@@aparecidaantonio1226 concordo !
Eu só menina com autismo I (TEA). Eu tenho 49 anos.
Ser autista é um saco!
Pessoas deprimidas tendem a se isolar. Cuidado com autodiagnostico ou diagnóstico mau feito.
Muito interessante.
Faltou mencionar onde buscar ajuda, sei que vao dizer medico, mas quem eh do ramo entendeu o que eu quis dizer.
Se a vida de um autista é difícil!
Por muitas vezes, a de seus responsáveis é insuportável.
Quando se cuida de um autista ou deficiente mental, se perde a própria vida.
Em muitos casos, se perde a própria vontade de viver.
Experiencia própria de quem não teve opção de escolha.
Acho que depende do grau de autismo kkk mas na maioria das vezes é bastante dificil mesmo
Muitas mulheres neuróticas já são quietas e retraídas isso faz que a camuflagem de mulheres autistas entre elas ser pouco perceptível, imagino que seja difícil pra elas
O vídeo está mudo! 🤔
Cada vez mais eu penso que as pessoas típicas ou neurotípicas são minoria. Acho preocupante a forma como o autismo é abordado hoje, como um espectro. Seguindo essa lógica, tornos nós nos enquadramos em algum espectro: depressivo, bipolar, ansioso, hiperativo, com déficit cognitivo, fóbico, desatento, opositor/desafiador, emocionalmente instável, obsessivo-compulsivo, hipocondríaco, eufórico, perfeccionista (TOC)... Acredito no diagnóstico de TEA, mas chamo a atenção para não banalizar o diagnóstico. É meu ponto de vista, no momento.
Mas eu acredito que, de fato, todos nós nos encaixamos em diferentes espectros biológicos, sociais e psicológicos. O que vai patologizar e determinar um diagnóstico é o prejuízo que uma tal característica causa na vida de uma pessoa como um todo. A abordagem do autismo como um espectro tem ajudado muita gente negligenciada por uma antiga visão padronizada. Entendo seu receio pela banalização e também o sinto, mas talvez isso seja pelo fato de percebermos que o autismo é muito mais comum do que imaginávamos e isso assusta um pouco. Com o tempo, acredito que tudo vai se ajeitando.
Bom, também que o mundo, a realidade tá mais estressante e deixando as pessoas doentes mentalmente.
Eu recebi diagnóstico com 29 anos por conta de eu ser mulher.
É uma gripe
Artistas são autistas? Pessoas com diferentes tipos de inteligências podem ser consideradas autistas por não se fecharem a analisar o meio pelo racional?
Por onde começar esse estudo sobre o autismo?
Nem todo mundo que é considerado "diferente" é autista,Você pode ser artista,criativo,ou ter uma inteligecia acima da média e não ser diagnosticado
Pelo estudo da cognição social.
Podemos achar essa reportagem em inglês?
Depois é eu q sou altista 😥
Agradecer ao presidente Bolsonaro e os ministros aliados dele por favorecer os planos de saude na votação do ultimo mês!É disso que o Brasil precisa , planos de saúde mais ricos e pobres com menos assistência e na pior situação possível , esse é o Brasil do MITO!
Bolsonaro nada tem a ver com o que foi decidido. A decisão partiu dos ministros do Superior Tribunal de Justiça - STJ (Poder Judiciário), e não dos ministros de estado do Poder Executivo. Sou contra o Bolsonaro, mas argumentos equivocados ao criticá-lo mais atrapalham do que auxiliam a combatê-lo. Abraço.
@@sr.lefishpavis2757 mentira sua! Bolsonaro sancionou lei e ainda fez lobby a favor com os deputados da base, Bolsonaro TEM CULPA sim
@@sr.lefishpavis2757 Eu vi toda a discussão e desafio a vc mostrar que não houve voto de Bolsonaristas na aprovação do projeto, sanção dele , apesar das suplicas do povo pobre que será vítima , depois os juízes que votaram na causa, são todos ligados ao Bolsonaro
@@fisica_altas_energias Perdão, talvez eu tenha confundido qual votação você está se referindo. Votação recente sobre os planos de saúde foi, até onde eu sei, aquela realizada pelo STJ, que limitou o rol de medicamentos que se pode exigir dos planos de saúde. A decisão do STJ não passa pelo crivo do Presidente, não é lei, não precisa de sanção e não está passível de veto presidencial.
@@sr.lefishpavis2757 preste atenção, o que motivou a aprovação foi um projeto de lei votado com urgência com apoio da base aliada do governo e sancionado pelo presidente, então os grupos foram ao STJ , no antagonista houve entrevista com representantes da população e o próprio Mion
Eu provavelmente, tenho um pouco de autismo!
Idem !
Existem outras doenças que devem ser tratadas com mais respeito do que uma simples síndrome. Hj só se ouve falar em autismo.
De certo modo, eu compreendo. Na época que eu fui diagnosticado com Síndrome de Asperger, que hoje chamam de autismo leve porque resultou que o tal Hans Asperger foi nazi, ninguém sabia o que é autismo, era sempre “isso é de comer?". Então eu compreendo essa dificuldade da ignorância da parte do público geral de certas síndromes e o chato que é ter que ficar explicando toda vez para outras pessoas o que é.
Por menos mães que acham que seus filhos neuroatipicos são "abençoados" (e em vez de receberem a devida ajuda).
Assim diz o SENHOR JESUS: Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia. João 12:48
Receba a JESUS CRISTO como seu único e suficiente Senhor e Salvador.
ELE te ama muito!!!
Deus,
Traga paz ao meu coração, felicidade ao meu caminho. Fortalece meu espírito.
Pousa a Tua mão Santa sobre a minha ferida e cure qualquer dor, amplie minha consciência para que eu penetre até onde não tenho conseguido e possa ter mais paz.
Que nesse novo dia eu tenha a chance de recomeçar com forças renovadas, que a minha fé transborde e o otimismo seja meu parceiro durante todo o dia.
Guia-me Senhor, ilumina meus passos, abençoa minhas escolhas e livra-me de todo o mal.
Assim eu oro e agradeço em nome Santo de Jesus
Bolsonaro o melhor presidente do Brasil e do mundo inteiro.
Cuidado..."não falará Teu Santo nome em vão." E vocês estão abusando..Deve tá vom gás e geladeira cheia..
.
L
BOZOÒFILO 🐔 EXCOMUNGADO🐮
LEIA A BÍBLIA LEVÍTICOS 20:15 DEUTEROMÔNIO 27:21
@@Rafaeldivulgacao Kira
@@renatolobo4959Você tem razão quem vota em descondenado ou quer roubar ou voltar a roubar não tem explicação.
Autismo, efeitos de picadas durante a infância.
Sai daí antvax. Estude!
Gado detectado.
Amigão eu tenho avós (com traços autisticos) que nasceram no interior de nordeste, lugares com poucos recursos desde água até comida. Um lugar onde nunca teve vacinação (na época dele) mas há um portador de autismo. Como você me explicaria isso?
Fora que o termo "autismo" é do comecinho do século XX, além de contos medievais irlandês que falam de crianças que não socializam como as demais.
Efeito da poluição no mundo, agrotóxicos nos alimentos, álcool,drogas e etc...
Em pleno século 21 e tem gente que insiste em ser burra!