Que bacana, quando vemos num canal, uma advogada clareando e esclarecendo sobre uma coisa tão benéfica às mamães, parabéns dra. Merece like e compartilhamento.
Olá, poderia por gentileza me tirar uma dúvida que tá me torturando? Eu trabalhei registrada de abril de 2022 até setembro de 2023. em março de 2024 tentei trabalhar como afiliada de empresas grandes e vi que acabou indo uma contribuição para o INSS. Eu engravidei em abril de 2024, a data da concepção foi dentro dos 12 meses de graça do meu antigo vínculo de 1a5m, mas a data do parto não será. Gostaria de saber se o que se leva em consideração é a data da concepção ou a do parto e se essa contribuição que eu tive de apenas 1 mês atrapalha o meu período de graça do outro vínculo…?😢 Por favor me tira essa dúvida 🙏🙏
Olá , como não sabia o tempo de contribuição, mais já trabalhei de carteira assinada eu fiz a solicitação no INSS do auxílio maternidade e foi negado , e se eu começar a pagar por agora eu posso solicitar de novo ?
Dra me ajuda com uma dúvida por favor Eu era autônoma abri o Mei em abril de 2021, mas cancelei em dezembro de 2023, sempre paguei os das. Em janeiro desse ano descobri minha gravidez e fui atrás pra saber se eu poderia receber mas me falaram que eu teria que abrir um novo mei e contribuir por 10 meses o que não daria porque o bebê já teria nascido, mas agora me falaram que eu poderia usar esses 3 anos que eu já contribuí, por favor me tira essa dúvida como que eu faço pra saber se realmente posso receber meu bebê nasce daqui um mês
@@SabrinaDominguesdeOliveira é muito importante se consultar pra analisar o seu caso concreto: como contribuir, em qual valor, por quanto tempo etc. Algumas pessoas nem precisam contribuir nada… cada caso é um caso!
Ola dra! Dra trabalhei 1 e um mês,minha carteira foi dada baixa em 19/05/23 e agr estou gravida de 8 meses e é de risco,fui ate afastada pela medica d curso q faço,gostaria d saber si tenho direito d salário maternidade,a carência ou nao e oque eu devo fazer pr ter direito? Desde ja obrigado 🙏
Precisa analisar os seus documentos e o seu caso com mais cautela e com urgência, porque está próxima a data do parto. Consulte um advogado especialista em previdenciário da sua confiança.
Olá, boa tarde! Tudo bem? A última vez que trabalhei foi de 12/2023 até 01/2024 tive que me desligar da empresa por que me mudei para outra cidade, e antes trabalhei de carteira assinada em 2018 e agora estou grávida de 4 meses e meio, será que tenho direito de receber a licença maternidade?
Minha última contribuição foi em abril de 2021, mas eu havia recebido licença maternidade pela empresa. Agora estou gestante e vou voltar a contribuir, porém meu bebê já nasce no começo de janeiro, ou seja, vou ter só 4 contribuições. Será que consigo receber o auxílio? Mesmo se continuar contribuindo após o bebê nascer?
@@isabelagalati9778 pode ser que sim. Precisa ser as contribuições corretamente, em dia, no código certo daqui pra frente. Provavelmente de forma administrativa o INSS negará e talvez precise ir para a justiça. O ideal seria fazer o planejamento pra dar tudo certo.
Dra me dá uma ajudinha aqui tirar uma dúvida. Eu comecei a trabalhar em 04/02/2020 e fui demitida em 30/11/2022 recebi 5 parcelas de seguro até dia 06/05/23 na data de hoje eu estou grávida de 7 meses com data de parto até dia 16/11/24 eu tenho qualidade de segurada ou preciso pagar uma parcela pra se for preciso daqui uns meses reivindicar meu direito?
Boa tarde minha sobrinha nunca trabalhou de carteira assinada e não recebe bolsa família e não paga inss, esta grávida de 5 meses como fazemos para ela conseguir receber o auxílio maternidade e bolsa família.
@@annabeatrizmilly9397 Precisa ser as contribuições corretamente, em dia, no código certo daqui pra frente, senão ela pode não ter direito ao bolsa-família. Provavelmente de forma administrativa o INSS negará e talvez precise ir para a justiça. O ideal seria fazer o planejamento pra dar tudo certo.
@@DanieleFerreira-f1j é muito importante se consultar pra analisar o seu caso concreto: como contribuir, em qual valor, por quanto tempo etc. Algumas pessoas nem precisam contribuir nada… cada caso é um caso!
Eu sempre recomendo que contribua, independente da situação. A questão é: qual a melhor de contribuir, em qual código, sobre qual valor? Se contribuir errado, o INSS não considera as contribuições, se errar o valor, pode ter prejuízo ($). Ter direito se começar a contribuir, provavelmente terá sim, talvez administrativamente e talvez apenas judicialmente. Então não existe uma resposta que vale pra todos. Se puder fazer o plano de contribuição com um advogado especialista, recomendo fortemente.
Dra, por gentileza me tira uma dúvida, trabalhei a última vez de carteira assinada em 2018 , tive uma filha em dezembro de 2020 e esta com 3 anos ,sou mei contribuinte de 2019 e ainda continuo contribuindo, tenho direito ao auxílio?
Dra mim tire uma dúvida eu nunca trabalhei de carteira assinada meu bebê tem 12 dias e meu esposo trabalha de carteira assinada eu consigo receber o auxílio maternidade mim explicar como desde ja eu agradeço
Olá, trabalhei por 9 anos de carteira assinada, sai em agosto de 2023, hoje setembro de 2024 descobri que estou grávida de 5 semanas, posso começar a pagar o DAS? Será que consigo o auxilio ?
@@AURAFLUIDAMUSIC Não sei se DAS é a melhor opção pra houve! Precisa ser as contribuições corretamente, em dia, no código certo daqui pra frente. O ideal seria fazer o planejamento pra dar tudo certo.
Olá Dra. Minha mulher trabalhou a vida toda de carteira assinada,mas a 6 anos tivemos nossa filha e ela parou de trabalhar . Agora vamos ter nosso segundo filho. A pergunta é : Ela tem direito ao salário maternidade,tendo contribuído pela ultima vez a 6 anos atrás?
Fui jovem aprendiz de 2009 a 2011 e depois tive carteira assinada por mais dois anos e hoje não estou contribuindo e estou grávida, se eu começar a pagar como autônomo agora, vai somar com as contribuições passadas? Poderei receber salário maternidade?
@@analuciasantosbarbosa966 apenas soma depois de 5 meses pagos. Pode ser que receba sim. Precisa ser as contribuições corretamente, em dia, no código certo daqui pra frente. O ideal seria fazer o planejamento pra dar tudo certo.
Minha demissão ocorreu em 2022 , trabalhei por contrato durante 6 meses. E tive filho agora , gostaria de começar a voltar a contribuir agora mesmo com o nascimento dele já ter ocorrido será que até eu completar as 10 parcelas eu tenho direito de receber?
@@amandamarques8729 não adianta contribuir agora para isso! Porém, pode ser que tenha direito a receber sim, é necessário analisar o seu caso e calcular!
Eu não consegui, está sempre em análise. Já cumpri exigências e permanece em análise. Estou pagando contribuição a 06 meses. Consta no meu INSS mensagem Sistemas internos impedem a concessão do benefício por não cumprimento de Carência como Contribuinte Individual para Salário-Maternidade. Contudo, decisão recente do STF, no julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade - ADI 2110 e ADI 2111, decidiu que o requisito de Carência é inconstitucional. Dessa forma, processo deve ficar sobrestado até adequação dos sistemas
@@luanadayene6159 CTC é para quem tem tempo em outro regime previdenciário, por exemplo, regime próprio, e quer usar no INSS. É isso mesmo? Para ter direito ao benefício precisa contribuir!
Olá. Muito obrigada pelo conteúdo. No meu caso minha última contribuição foi em 2020 quando eu trabalhava com carteira assinada. Estou grávida de 4 meses e ao entrar no aplicativo “meu inss” consta que meu CPF não está vinculado ao INSS. Alguma dica, Dra.?
@@linkadm22 precisa regularizar o seu cadastro, pode ser problema no INSS ou na RFB. Sobre contribuir, sempre recomendo que contribua mas é muito importante consultar um especialista pra analisar o seu caso concreto: como contribuir, em qual valor, por quanto tempo etc. Devemos sempre pensar nos reflexos que somente um especialista pode verificar e apenas se considerar tudo o que envolve aquela pessoa especificamente.
Olá, eu comecei a trabalhar em 2010 como CLT. Fiquei até 2014, totalizando 45 meses. Recebi seguro desemprego e em 2016 recebi auxílio maternidade, após nascimento da minha primeira filha. Em fevereiro de 2017 precisei cria uma MEI, mas precisei fechar em Julho 2022 (mes da minha última contribuição), para trabalhar num concurso público temporário, que fiquei de Agosto até dezembro de 2022, mas teve uma valor que foi recolhido em fevereiro de 2023, apesar do vínculo ter sido até dezembro de 2022. Como MEI ficaram algumas em aberto e precisei fazer uma negociação e estou pagando, mas ainda não consta no meu extrato do INSS. Ainda faltam pagar tres parcelas dessa negociação. Por esse motivo não contribui mais. Meu último recolhimento foi em fevereiro de 02/2023, mas o vínculo foi em dezembro de 2023. Tenho um total de 91 meses de contribuição mais ou menos (45 meses de CLT, 41 meses como Mei, 5 meses como servidora pública temporária). Estou grávida e o nascimento tá previsto para final de outubro. Se eu fizer uma contribuição facultativa referente a competência agosto e setembro, consigo pedir o auxílio? Só consigo se eu fizer menos alguma contribuição?
No caso ,por nao ter tido as 10 contribuicoes em 2023 quando meu filho nasceu,nao fiz o pedido do auxilio,pois saberia que seria negado. Hoje ainda posso fazer a solicitação de auxilio,mesmo sabebdo da nagativa,para assim judicilaizar? Ou nao da certo porque nao tenho a nagativa na epoca do parto?
Olá! Dra eu trabalhei por 14 anos de carteira assinada e faz 5 anos que estou sem trabalhar com carteira assinada e esse mês fiquei grávida estou com 4 semanas, como faço pra ter direito a salário maternidade
@@lucianepassos3546 deve voltar a contribuir. O ideal é analisar o seu caso para verificar o melhor código e melhor valor para pagamento, assim como traçar quantos pagamentos são necessários!
Dra, trabalhei de carteira assinada somente 3, meses em 2012, isso significa que foi psgo 3 meses de INSS pela empresa que trabalhei,se eu engravidar sera necessário eu contribuir somente msis 7 meses,pelo o que entendi é isso,me responda por favor Hoje não trabalho mais de carteira assinada e nem faço contribuição autônomo
Olá! No meu salário maternidade o inss alegou q ñ tenho rgp, minha advogada pediu os dados do meu marido e mesmo assim meu pedido foi indeferido, ñ sei qual foi o motivo. Ela mandou meus documentos direitinho mas acaabei verificando q ela mandou a foto do rg de outra pessoa no meio da minha documentação (porém ela mandou foto do meu rg tbm). Oq vc acha q pode ter acontecido?
@@marcy0713 oi, eu não posso comentar sobre o trabalho de outro advogado, por questão ética! Mas converse com ela, tenho certeza que ela vai te explicar em detalhes e te deixar por dentro de tudo!
Eu tô de 6 semanas ultimo trabalho meu foi em 2022 ,e eu tive um filho em 2019 mas so consegui fazer o salário maternidade dele em 2022 pq não sabia se tinha direito e agora eu consigo receber se eu contribuir
@@saylonlimatbreak5828 Sobre contribuir, sempre recomendo que contribua mas é muito importante consultar um especialista pra analisar o seu caso concreto: como contribuir, em qual valor, por quanto tempo etc. Devemos sempre pensar nos reflexos que somente um especialista pode verificar e apenas se considerar tudo o que envolve aquela pessoa especificamente.
Dra minha ultima contribuição foi em agosto de 2022 foi o mês que sai da empresa onde trabalhava clt recebi o auxilio maternidade do meu primeiro filho e estou gravida de 2 meses consigo para essas 5 parcela para conseguir o direito ao auxilio maternidade
@@deboradosanjossilva6113 deve voltar a contribuir sim! O ideal seria analisar o seu caso pra saber qual a melhor forma de pagar e valor, além de verificar se conseguirá diretamente no INSS ou apenas judicialmente!
Dr tenho MEI peguei por um periodo de 12 meses sem atrasos, depois deixei de pagar por 6 meses, paguei os atrasados e voltei a pagar sem atrasos,ganhei meu bebe e dei entrada no salario maternidade e a resposta foi indeferido, esta correto?
Ola, minha esposa tem MEI, porem, ela nunca mais utilizou e nao pagou mais as taxas do MEI. Ela esta gravida, a data do parto dela esta prevista para 08/11/2024, se pagarmos as proximas duas guias do MEI conseguimos auxilio maternindade?
@@TharineAdvogada se ela voltar a contribuir fora do MEI como contribuinte individual, acha que é mais fácil conseguir? Por causa da decisão do STF de março?
@@Ihjahahaha o valor é calculado conforme foi feita a contribuição. Se a pessoa pagou sobre o salário-mínimo, não tem como receber mais do que o salário-mínimo! Agora, isso tudo pode planejado pra ter o melhor benefício!
@@nazarefatima2305 pode ser que sim. Precisa ser as contribuições corretamente, em dia, no código certo daqui pra frente. Provavelmente de forma administrativa o INSS negará e talvez precise ir para a justiça. O ideal seria fazer o planejamento pra dar tudo certo.
Isso é válido mesmo tenho 8 anos de contribuição porém estou 2 anos sem contribuir Comecei pagar como Mei agora em julho bebe nasce outubro tenho direito???
@@elizianeribeiro7045 continue pagando em dia. Provavelmente o INSS indeferirá no âmbito administrativo e terá que discutir judicialmente porque a fundamentação é judicial.
Olá! Pode me ajudar com uma dúvida por favor? Dei entrada no salário maternidade online, depois me exigiram mais documentos…Enviei uma declaração da prefeitura comprovando q eu não era servidora publica a 4 anos atrás. E ontem recebi a msg de conclusão e foi indeferido pelo motivo: falta de período de carência anterior ao nascimento. Enviei todos documentos necessários e até a mais da terra em meu nome e do meu esposo 😔. Neste caso tem haver com algum preenchimento em alguma pergunta q me coprometesse? Será q tenho chance de recorrer ou não tem mais jeito?😔😔😔
@@amanda_kim deve começar a contribuir, mas é importante analisar profundamente o seu caso para definir a melhor forma de pagar, em qual valor, por quanto tempo!
Pode mas no final nao pode pq o INSS depois de trancar e dizer que não é não e pronto . Ai tu paga advogado com dinheiro q tu nem tem e nem vai receber .
@@brendinha8123 Sim, pode ser que sim, mas sobre contribuir, sempre recomendo que contribua mas é muito importante consultar um especialista pra analisar o seu caso concreto: como contribuir, em qual valor, por quanto tempo etc. Devemos sempre pensar nos reflexos que somente um especialista pode verificar e apenas se considerar tudo o que envolve aquela pessoa especificamente. Você ainda tem a questão tempo! O prazo pra contribuir esse mês se encerra segunda!
Oi Doutora tudo bem, eu contribui ao INSS até junho de 2023 então tive auxílio doença até junho 2024 e descobri que estava grávida nesse tempo e me negaram ,agora estou sem receber nada e vou ganhar meu bebê em 2025 , minha dúvida é tenho direito a auxílio maternidade ?
@@leneoliveira1633 sempre considero importante contribuir, então se não estiver contribuindo, considere! É mais seguro se consultar com advogado especialista sobre seu caso e fazer um plano para contribuir no código correto, no valor que garantirá o melhor benefício e sem precisar dispor $ muito!
@@FrancielidaSilva-fx9bw como eu expliquei no vídeo, precisa de ação judicial nesses casos. O ideal é, antes de pagar, fazer o plano para saber qual forma de contribuir é melhor.
@@henriquefernandes31 não transitou em julgado ainda pra afirmar com certeza, mas não teve modulação de efeitos no acórdão, então grande chance de ser ex tunc!
Que bacana, quando vemos num canal, uma advogada clareando e esclarecendo sobre uma coisa tão benéfica às mamães, parabéns dra. Merece like e compartilhamento.
@@lincolnferreira1151 muito obrigada por seu comentário, me deixou feliz e grata! 🙏
eu trabalhei ate 2020.estou a 4 anos sem trabalhar e agora estou gravida sera que tenho doreito
Olá, poderia por gentileza me tirar uma dúvida que tá me torturando?
Eu trabalhei registrada de abril de 2022 até setembro de 2023. em março de 2024 tentei trabalhar como afiliada de empresas grandes e vi que acabou indo uma contribuição para o INSS. Eu engravidei em abril de 2024, a data da concepção foi dentro dos 12 meses de graça do meu antigo vínculo de 1a5m, mas a data do parto não será. Gostaria de saber se o que se leva em consideração é a data da concepção ou a do parto e se essa contribuição que eu tive de apenas 1 mês atrapalha o meu período de graça do outro vínculo…?😢
Por favor me tira essa dúvida 🙏🙏
Olá , como não sabia o tempo de contribuição, mais já trabalhei de carteira assinada eu fiz a solicitação no INSS do auxílio maternidade e foi negado , e se eu começar a pagar por agora eu posso solicitar de novo ?
Sensacional o vídeo!
Obrigada, meu amor! ♥️
Muito bom, parabéns Dra 👏🏽👏🏽👏🏽
@@atualidadesbrasil obrigada 🙏
Dra me ajuda com uma dúvida por favor
Eu era autônoma abri o Mei em abril de 2021, mas cancelei em dezembro de 2023, sempre paguei os das.
Em janeiro desse ano descobri minha gravidez e fui atrás pra saber se eu poderia receber mas me falaram que eu teria que abrir um novo mei e contribuir por 10 meses o que não daria porque o bebê já teria nascido, mas agora me falaram que eu poderia usar esses 3 anos que eu já contribuí, por favor me tira essa dúvida como que eu faço pra saber se realmente posso receber meu bebê nasce daqui um mês
@@SabrinaDominguesdeOliveira é muito importante se consultar pra analisar o seu caso concreto: como contribuir, em qual valor, por quanto tempo etc. Algumas pessoas nem precisam contribuir nada… cada caso é um caso!
Bom dia , fiz meu mei depois da ganhar nenem ja paguei 10 parcelas sera se eu entra com pedido de nsalario maternidade eu consigo ?
Ola dra!
Dra trabalhei 1 e um mês,minha carteira foi dada baixa em 19/05/23 e agr estou gravida de 8 meses e é de risco,fui ate afastada pela medica d curso q faço,gostaria d saber si tenho direito d salário maternidade,a carência ou nao e oque eu devo fazer pr ter direito? Desde ja obrigado 🙏
Precisa analisar os seus documentos e o seu caso com mais cautela e com urgência, porque está próxima a data do parto. Consulte um advogado especialista em previdenciário da sua confiança.
Olá, boa tarde! Tudo bem? A última vez que trabalhei foi de 12/2023 até 01/2024 tive que me desligar da empresa por que me mudei para outra cidade, e antes trabalhei de carteira assinada em 2018 e agora estou grávida de 4 meses e meio, será que tenho direito de receber a licença maternidade?
Tem sim
Muito bom conteúdo 🎉🎉🎉
@@christferlorran5496 🙏🙏
Ola, tenho mei aberto, mas os das estao atrasados. Meus últimos gegistros são de 02/2023 a 04/2023 e 11/2023 a 02/2024. Tenho direito ao auxílio?
Sim
Minha última contribuição foi em abril de 2021, mas eu havia recebido licença maternidade pela empresa. Agora estou gestante e vou voltar a contribuir, porém meu bebê já nasce no começo de janeiro, ou seja, vou ter só 4 contribuições. Será que consigo receber o auxílio? Mesmo se continuar contribuindo após o bebê nascer?
Provavelmente sim , dizem que é só uma
@@isabelagalati9778 pode ser que sim. Precisa ser as contribuições corretamente, em dia, no código certo daqui pra frente. Provavelmente de forma administrativa o INSS negará e talvez precise ir para a justiça. O ideal seria fazer o planejamento pra dar tudo certo.
Dra me dá uma ajudinha aqui tirar uma dúvida.
Eu comecei a trabalhar em 04/02/2020 e fui demitida em 30/11/2022 recebi 5 parcelas de seguro até dia 06/05/23 na data de hoje eu estou grávida de 7 meses com data de parto até dia 16/11/24 eu tenho qualidade de segurada ou preciso pagar uma parcela pra se for preciso daqui uns meses reivindicar meu direito?
@@thaistrajano5844 sim, precisa, para depois buscar discutir o que expliquei no vídeo.
Boa tarde minha sobrinha nunca trabalhou de carteira assinada e não recebe bolsa família e não paga inss, esta grávida de 5 meses como fazemos para ela conseguir receber o auxílio maternidade e bolsa família.
Bom ela pagar uma mensalidade pra receber
@@annabeatrizmilly9397 Precisa ser as contribuições corretamente, em dia, no código certo daqui pra frente, senão ela pode não ter direito ao bolsa-família. Provavelmente de forma administrativa o INSS negará e talvez precise ir para a justiça. O ideal seria fazer o planejamento pra dar tudo certo.
Boa noite! Me explica como eu posso pagar o carnê, pois estou com quase 7meses da tempo? Eu ja contribuir..
@@DanieleFerreira-f1j é muito importante se consultar pra analisar o seu caso concreto: como contribuir, em qual valor, por quanto tempo etc. Algumas pessoas nem precisam contribuir nada… cada caso é um caso!
Minha esposa descobriu hoje que está grávida de 4 semanas. Ela pode começar a contribuir agora e daqui 9 meses pedir a licença maternidade?
Eu sempre recomendo que contribua, independente da situação. A questão é: qual a melhor de contribuir, em qual código, sobre qual valor?
Se contribuir errado, o INSS não considera as contribuições, se errar o valor, pode ter prejuízo ($). Ter direito se começar a contribuir, provavelmente terá sim, talvez administrativamente e talvez apenas judicialmente. Então não existe uma resposta que vale pra todos. Se puder fazer o plano de contribuição com um advogado especialista, recomendo fortemente.
Dra, por gentileza me tira uma dúvida, trabalhei a última vez de carteira assinada em 2018 , tive uma filha em dezembro de 2020 e esta com 3 anos ,sou mei contribuinte de 2019 e ainda continuo contribuindo, tenho direito ao auxílio?
@@magdacordovamakeup5834 talvez sim, preciso ser analisado o seu caso com mais cautela.
Dra mim tire uma dúvida eu nunca trabalhei de carteira assinada meu bebê tem 12 dias e meu esposo trabalha de carteira assinada eu consigo receber o auxílio maternidade mim explicar como desde ja eu agradeço
Provavelmente não. Mas sugiro que consulte um advogado especialista em previdenciário para analisar os seus documentos!
Olá, trabalhei por 9 anos de carteira assinada, sai em agosto de 2023, hoje setembro de 2024 descobri que estou grávida de 5 semanas, posso começar a pagar o DAS? Será que consigo o auxilio ?
Bom paga sim , vai ter direito sim
@@AURAFLUIDAMUSIC Não sei se DAS é a melhor opção pra houve! Precisa ser as contribuições corretamente, em dia, no código certo daqui pra frente. O ideal seria fazer o planejamento pra dar tudo certo.
Olá Dra. Minha mulher trabalhou a vida toda de carteira assinada,mas a 6 anos tivemos nossa filha e ela parou de trabalhar . Agora vamos ter nosso segundo filho. A pergunta é : Ela tem direito ao salário maternidade,tendo contribuído pela ultima vez a 6 anos atrás?
@@alissonsantos3285 pode voltar a contribuir agora!
Fui jovem aprendiz de 2009 a 2011 e depois tive carteira assinada por mais dois anos e hoje não estou contribuindo e estou grávida, se eu começar a pagar como autônomo agora, vai somar com as contribuições passadas? Poderei receber salário maternidade?
Começa pagar sim , vai ter direito
@@analuciasantosbarbosa966 apenas soma depois de 5 meses pagos. Pode ser que receba sim. Precisa ser as contribuições corretamente, em dia, no código certo daqui pra frente. O ideal seria fazer o planejamento pra dar tudo certo.
Minha demissão ocorreu em 2022 , trabalhei por contrato durante 6 meses. E tive filho agora , gostaria de começar a voltar a contribuir agora mesmo com o nascimento dele já ter ocorrido será que até eu completar as 10 parcelas eu tenho direito de receber?
Talvez vc tenha direito , dê entrada
@@amandamarques8729 não adianta contribuir agora para isso! Porém, pode ser que tenha direito a receber sim, é necessário analisar o seu caso e calcular!
Eu não consegui, está sempre em análise. Já cumpri exigências e permanece em análise. Estou pagando contribuição a 06 meses.
Consta no meu INSS mensagem Sistemas internos impedem a concessão do benefício por não cumprimento de Carência como Contribuinte Individual para Salário-Maternidade. Contudo, decisão recente do STF, no julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade - ADI 2110 e ADI 2111, decidiu que o requisito de Carência é inconstitucional.
Dessa forma, processo deve ficar sobrestado até adequação dos sistemas
O que seria sobrestado por favor ?
Está em análise com essa mensagem. Será que devo aguardar estou sinceramente totalmente confusa.
Dra. Preciso emitir o CTC para dar entrada no pedido de licença maternidade?
@@luanadayene6159 CTC é para quem tem tempo em outro regime previdenciário, por exemplo, regime próprio, e quer usar no INSS. É isso mesmo? Para ter direito ao benefício precisa contribuir!
Olá. Muito obrigada pelo conteúdo.
No meu caso minha última contribuição foi em 2020 quando eu trabalhava com carteira assinada.
Estou grávida de 4 meses e ao entrar no aplicativo “meu inss” consta que meu CPF não está vinculado ao INSS.
Alguma dica, Dra.?
@@linkadm22 precisa regularizar o seu cadastro, pode ser problema no INSS ou na RFB.
Sobre contribuir, sempre recomendo que contribua mas é muito importante consultar um especialista pra analisar o seu caso concreto: como contribuir, em qual valor, por quanto tempo etc.
Devemos sempre pensar nos reflexos que somente um especialista pode verificar e apenas se considerar tudo o que envolve aquela pessoa especificamente.
@@TharineAdvogada Muito obrigada, Dra.
Olá, eu comecei a trabalhar em 2010 como CLT. Fiquei até 2014, totalizando 45 meses. Recebi seguro desemprego e em 2016 recebi auxílio maternidade, após nascimento da minha primeira filha. Em fevereiro de 2017 precisei cria uma MEI, mas precisei fechar em Julho 2022 (mes da minha última contribuição), para trabalhar num concurso público temporário, que fiquei de Agosto até dezembro de 2022, mas teve uma valor que foi recolhido em fevereiro de 2023, apesar do vínculo ter sido até dezembro de 2022. Como MEI ficaram algumas em aberto e precisei fazer uma negociação e estou pagando, mas ainda não consta no meu extrato do INSS. Ainda faltam pagar tres parcelas dessa negociação. Por esse motivo não contribui mais. Meu último recolhimento foi em fevereiro de 02/2023, mas o vínculo foi em dezembro de 2023.
Tenho um total de 91 meses de contribuição mais ou menos (45 meses de CLT, 41 meses como Mei, 5 meses como servidora pública temporária).
Estou grávida e o nascimento tá previsto para final de outubro. Se eu fizer uma contribuição facultativa referente a competência agosto e setembro, consigo pedir o auxílio?
Só consigo se eu fizer menos alguma contribuição?
@@rosenirbarbosa3034 volte a contribuir o quanto antes! Provavelmente apenas conseguirá o auxílio de forma judicial! O INSS provavelmente negará!
No caso ,por nao ter tido as 10 contribuicoes em 2023 quando meu filho nasceu,nao fiz o pedido do auxilio,pois saberia que seria negado. Hoje ainda posso fazer a solicitação de auxilio,mesmo sabebdo da nagativa,para assim judicilaizar? Ou nao da certo porque nao tenho a nagativa na epoca do parto?
@@MaryAlves-f8d sim, pode.
Olá! Dra eu trabalhei por 14 anos de carteira assinada e faz 5 anos que estou sem trabalhar com carteira assinada e esse mês fiquei grávida estou com 4 semanas, como faço pra ter direito a salário maternidade
@@lucianepassos3546 deve voltar a contribuir. O ideal é analisar o seu caso para verificar o melhor código e melhor valor para pagamento, assim como traçar quantos pagamentos são necessários!
Dra, trabalhei de carteira assinada somente 3, meses em 2012, isso significa que foi psgo 3 meses de INSS pela empresa que trabalhei,se eu engravidar sera necessário eu contribuir somente msis 7 meses,pelo o que entendi é isso,me responda por favor
Hoje não trabalho mais de carteira assinada e nem faço contribuição autônomo
@@MariaLeontinaGoncalves-hc5qh se não quiser discussão alguma, é isso mesmo. Mas precisa pagar antes do parto, sempre em dia, no valor correto!
Olá!
No meu salário maternidade o inss alegou q ñ tenho rgp, minha advogada pediu os dados do meu marido e mesmo assim meu pedido foi indeferido, ñ sei qual foi o motivo. Ela mandou meus documentos direitinho mas acaabei verificando q ela mandou a foto do rg de outra pessoa no meio da minha documentação (porém ela mandou foto do meu rg tbm). Oq vc acha q pode ter acontecido?
@@marcy0713 oi, eu não posso comentar sobre o trabalho de outro advogado, por questão ética! Mas converse com ela, tenho certeza que ela vai te explicar em detalhes e te deixar por dentro de tudo!
@@TharineAdvogada Entendo! Muito obrigada pela atenção.
Eu tô de 6 semanas ultimo trabalho meu foi em 2022 ,e eu tive um filho em 2019 mas so consegui fazer o salário maternidade dele em 2022 pq não sabia se tinha direito e agora eu consigo receber se eu contribuir
@@saylonlimatbreak5828 Sobre contribuir, sempre recomendo que contribua mas é muito importante consultar um especialista pra analisar o seu caso concreto: como contribuir, em qual valor, por quanto tempo etc.
Devemos sempre pensar nos reflexos que somente um especialista pode verificar e apenas se considerar tudo o que envolve aquela pessoa especificamente.
Dra minha ultima contribuição foi em agosto de 2022 foi o mês que sai da empresa onde trabalhava clt recebi o auxilio maternidade do meu primeiro filho e estou gravida de 2 meses consigo para essas 5 parcela para conseguir o direito ao auxilio maternidade
@@deboradosanjossilva6113 deve voltar a contribuir sim! O ideal seria analisar o seu caso pra saber qual a melhor forma de pagar e valor, além de verificar se conseguirá diretamente no INSS ou apenas judicialmente!
Dr tenho MEI peguei por um periodo de 12 meses sem atrasos, depois deixei de pagar por 6 meses, paguei os atrasados e voltei a pagar sem atrasos,ganhei meu bebe e dei entrada no salario maternidade e a resposta foi indeferido, esta correto?
Não, você tem direito ao benefício.
Ola, minha esposa tem MEI, porem, ela nunca mais utilizou e nao pagou mais as taxas do MEI. Ela esta gravida, a data do parto dela esta prevista para 08/11/2024, se pagarmos as proximas duas guias do MEI conseguimos auxilio maternindade?
@@99331161 volte a pagar em dia, sem atraso. Provavelmente o INSS irá indeferir e conseguirá o benefício judicialmente!
@@TharineAdvogada se ela voltar a contribuir fora do MEI como contribuinte individual, acha que é mais fácil conseguir? Por causa da decisão do STF de março?
E como é calculado o valor que recebe do auxílio? No caso se for MEi. Mesmo tendo uma renda de +- 5mil por mês , recebesse só 1400,00?
@@Ihjahahaha o valor é calculado conforme foi feita a contribuição. Se a pessoa pagou sobre o salário-mínimo, não tem como receber mais do que o salário-mínimo!
Agora, isso tudo pode planejado pra ter o melhor benefício!
@@TharineAdvogada ah entendi, muito obrigada
Oie tudo bem ?
Eu nunca contribui , estou de 6 meses sera que consigo receber ?
@@nazarefatima2305 pode ser que sim. Precisa ser as contribuições corretamente, em dia, no código certo daqui pra frente. Provavelmente de forma administrativa o INSS negará e talvez precise ir para a justiça. O ideal seria fazer o planejamento pra dar tudo certo.
Isso é válido mesmo tenho 8 anos de contribuição porém estou 2 anos sem contribuir
Comecei pagar como Mei agora em julho bebe nasce outubro tenho direito???
@@elizianeribeiro7045 continue pagando em dia. Provavelmente o INSS indeferirá no âmbito administrativo e terá que discutir judicialmente porque a fundamentação é judicial.
Doutora eu parei de trabalhar em 2020 de carteira assinada e meu filho nasceu a 3 meses atrás. Temho direito ou preciso contribuir?
@@cecyanecortes5618 na maior parte das vezes não adianta pagar depois do nascimento! Sobre ter direito, precisa avaliar se há algo que possa garantir.
Olá! Pode me ajudar com uma dúvida por favor? Dei entrada no salário maternidade online, depois me exigiram mais documentos…Enviei uma declaração da prefeitura comprovando q eu não era servidora publica a 4 anos atrás. E ontem recebi a msg de conclusão e foi indeferido pelo motivo: falta de período de carência anterior ao nascimento. Enviei todos documentos necessários e até a mais da terra em meu nome e do meu esposo 😔. Neste caso tem haver com algum preenchimento em alguma pergunta q me coprometesse? Será q tenho chance de recorrer ou não tem mais jeito?😔😔😔
Modalidade rural?, possivelmente houve uma divergência de dados no momento do preenchimento da autodeclaração.
Olá, eu estou grávida de 3 meses, já trabalhei com carteira assinada, será q eu consigo?
@@driellycosta3239 precisa analisar. Aproveita que está no começo da gestação para planejar e ter um bom salário-maternidade!
Nunca trabalhei de carteira assinada e tou com 2 meses de gravidez o que devo fazer pra poder receber?
@@amanda_kim deve começar a contribuir, mas é importante analisar profundamente o seu caso para definir a melhor forma de pagar, em qual valor, por quanto tempo!
Pode mas no final nao pode pq o INSS depois de trancar e dizer que não é não e pronto . Ai tu paga advogado com dinheiro q tu nem tem e nem vai receber .
@@alinemessias6395 e por qual motivo eu traria informação inverídica aqui? 😓 Tudo está super explicado no vídeo, de forma técnica!!! Não é achismo!
dra, tenho 17 anos, grávida de 8 meses, quase 9. Nunca tive carteira assinada. É possível eu conseguir? como?
@@brendinha8123 Sim, pode ser que sim, mas sobre contribuir, sempre recomendo que contribua mas é muito importante consultar um especialista pra analisar o seu caso concreto: como contribuir, em qual valor, por quanto tempo etc.
Devemos sempre pensar nos reflexos que somente um especialista pode verificar e apenas se considerar tudo o que envolve aquela pessoa especificamente.
Você ainda tem a questão tempo! O prazo pra contribuir esse mês se encerra segunda!
Oi Doutora tudo bem, eu contribui ao INSS até junho de 2023 então tive auxílio doença até junho 2024 e descobri que estava grávida nesse tempo e me negaram ,agora estou sem receber nada e vou ganhar meu bebê em 2025 , minha dúvida é tenho direito a auxílio maternidade ?
@@leneoliveira1633 sempre considero importante contribuir, então se não estiver contribuindo, considere! É mais seguro se consultar com advogado especialista sobre seu caso e fazer um plano para contribuir no código correto, no valor que garantirá o melhor benefício e sem precisar dispor $ muito!
@@TharineAdvogadaeu pagueis alguma parcela será que tenho direto
Paguei em 2023 minha bebê tem 2 meses de nascida
@@MonicaSilva-jn3nq pode ser que tenha direito a receber sim, precisa analisar melhor o seu caso!
Trabalhei por 10 anos em uma empresa e em 2021 fui desligada. To gravida. Quando nascer o bb ainda tenho direito?
@@ThaisElisabeth há uma remota chance a depender da data do parto, mas é mais seguro voltar a contribuir
Pela contribuição facultativo baixa renda tem direito?
@@taticl86 pode ter direito sim. Veja que no vídeo eu explico tudo o que precisa.
doutora meu filho nasceu em janeiro de 2022 e minha namorada so fez 1 pagamento ela consegue receber o auxilio maternidade!!!!!!!!
@@marcosrezende4487 é necessário analisar a documentação dela pra confirmar, pode ser que tenha direito!
@@TharineAdvogada doutora me passa zap por favor
Se nunca contribuir e estou grávida , pago um mês , vou ter direito ?
@@FrancielidaSilva-fx9bw como eu expliquei no vídeo, precisa de ação judicial nesses casos. O ideal é, antes de pagar, fazer o plano para saber qual forma de contribuir é melhor.
@@TharineAdvogada que interessante, muito obrigada por sua atenção !
E essa decisão é Ex Tunc ou Ex Nunc Dra?
@@henriquefernandes31 não transitou em julgado ainda pra afirmar com certeza, mas não teve modulação de efeitos no acórdão, então grande chance de ser ex tunc!
👏👏👏👏
@@lisianepereira1532 🙏🙏🙏
Eu liguei pro Inss, a moça falou que eu podia ta pagando as outras parcelas que faltam pra carência depois do nascimento do bebê, isso é certo
?