Eu penso diferente, a China já tem acesso ao mar com portos muito bem estruturados. Taiwan é irrelevante para defesa de território, o grande problema é que a ilha é a maior produtora de semicondutores complexos do mundo. As fábricas estão ou na ilha ou em outros países mas são posse de empresas da ilha. E o controle da ilha é complicado porque não dá pra destruir a infraestrutura, a China precisa das fábricas intactas. Da pra reconstruir? Dá, mas se perderia muito tempo e dinheiro. Se com a pandemia a gente já teve problemas na cadeia produtiva mundial com uma paralisação temporária, imaginem uma interrupção de anos na produção adequada de semicondutores. Os semicondutores são o petróleo do século 21, quem controla a produção, controla o mercado.
As tecnologias dos semicondutores são norte americanas. O simples facto de eles conseguirem conquistar a ilha não lhes dá automaticamente acesso aos semicondutores, senão seria fácil, eles mesmo construiriam essas fábricas na China continental. O grande ponto é que a única saída para o mar que a China tem é no leste, e se olhares o mapa, em volta dessa costa tem muitas ilhas, todas elas com grande influência dos EUA (Japão, Filipinas, Singapura, Indonésia) e ainda tem a Coreia do Sul, isso significa que se os EUA quiserem asfixiar a economia chinesa é só fazer um bloqueio marítimo aproveitando essas ilhas. Se a China tiver Taiwan, tem pelo menos um ponto de saída importante. Então, eu acho que é mais por aí, mas é apenas a minha opinião. Na verdade, vai saber o que passa na cabeça dos líderes mundiais.
@@carlossousa6406 ainda assim acredito que grande parte da motivação vem da tecnologia dos microchips. Sim a China tem fábricas no seu território, mas a tecnologia dela é inferior. Os chips desenvolvidos nos Estados Unidos, são produzidos maioritariamente em Taiwan. Devido a pandemia, e a ameaça da China em invadir Taiwan, os EUA começaram a implementar políticas para forçar a instalação de fábricas de montagem dos microchips no seu território. Pode ser sim, que a explicação do HOC e que você reforçou, seja extremamente válida, mas não dá para excluir a tecnologia dos microchips. A China invadindo Taiwan, os EUA ficariam imediatamente sem fonte de fornecimento. O mundo ficaria sem fonte de fornecimento, e reféns da China. Para ter uma ideia disso, com a pandemia teve restrição de atendimento da demanda de microchips no mundo inteiro, isso ocasionou paradas de fábricas em todo mundo. Eu inclusive tive muitos problemas para alimentar as linhas de produção da indústria automotiva que eu trabalhava na época. Os preços de eletrodomésticos e eletrônicos subiram absurdamente, e com a parada de várias indústrias automotivas, muita gente teve que ficar em casa, produção de carros diminuí, mas ao mesmo tempos os preços estavam subindo, por que todos queriam fazer chegar os chips para poder voltar com a produção. Tem outros produtores de microchips, tem e é a Malásia. Agora te pergunto com a expansão da China para Taiwan, achas que a Malásia não estaria ameaçada? Eu acho que estaria e muito. Agora imagina o que aconteceria com a indústria militar dos EUA/Mundo, a indústria da comunicação se a China toma controle de Taiwan. A tecnologia de produção dos microchips não é fácil de se copiar e conseguir manter os custos competitivos. Os EUA é especialista no design e concepção, Taiwan é especialista na montagem e produção final, sendo que a China fornece grande parte da matéria prima. Para mim toda essa conjuntura traz muito mais peso, do que o acesso ao mar e controle de território marítimo, neste caso.
@@marcooliveira8193 agora entendi melhor o seu ponto de vista, não é que a China vai ter acesso à tecnologia dos microchips mas sim que o fornecimento de microchips vai parar, uma vez que Taiwan é o maior produtor mundial. Sim, isso faz todo o sentido, tendo em conta até as sanções dos EUA à China impondo que os países que produzem os microchips com a tecnologia Norte Americana não possam vender à China. Seria como uma vingança da China nessa guerra económica, uma vez que os chineses não têm acesso, então ninguém tem. Faz sentido! É claro, o conjunto de todos esses factores faz com que esta seja uma situação muito perigosa e na verdade, é bem provável que a guerra por Taiwan comece mais cedo do que os “especialistas” digam, uma vez que a China está numa fase de desaceleração económica, isso pode impulsionar a que as decisões mais difíceis sejam tomadas de forma precipitada. Bem complicado.
Em 2002 trabalhei em Taiwan. Naquela época, a sua Força Aérea tinha cerca de 600 F-16, fora outros caças. Hoje, com as novas tecnologias, não seria fácil dominar Taiwan.
É indiferente isso, do momento que china invadir Taiwan, a TSMC sai de lá, o proprio governo americano ja começou esse movimento literalmente bancando fabricas dentro dos EUA justamente para em caso de uma possível invasão, os EUA minimizem a falta de chips, além é claro quando a invasão for eminente você vai ver a maior fuga de celebros que esse mundo ja viu, vai ser dado cidadania americana para qualquer cabeça pensante dentro de Taiwan e a china vai ganhar mais não vai levar o que tem de melhor e vai ficar apenas com a população com baixa instrução!
@@nixonrodriguesdefarias Não tenho aqui o livro para saber o título correto. Mas você estuda o quê? Ou é curiosidade simples? Posso ver mais tarde. O assunto abordado (geopolitica no contexto militar) tem vários volumes. Cada volume (cada livro) tem mais de 700 páginas.
@@nixonrodriguesdefarias É a compilação reunida, da opinião de vários teóricos, acerca do "Atlanticismo" vs "Continentalismo" no contexto de guerra global. Tenta perceber quem tiraria vantagem: se os que dominam os mares, se os que dominam o continente. Como sabe, Inglaterra e EUA têm tendência marítima. Já a Rússia tem tendência continental. Quem sairía vencedor numa guerra global? Esta compilação já tem dezenas de anos. Como sabe, as coisas evoluem. Provavelmente a Rússia de hoje teria capacidade de destruír seus opositores e o mundo sem saír do seu território... Provavelmente são teorias ultrapassadas. Nessas compilações, os teóricos procuram encontrar vantagens na aliança política (ou posicionamento político) dos países numa possível guerra global e escolher o lado do possível vencedor. Como sabe, há países que são pró-OTAN (atlanticismo). Outros países são pró-Rússia (continentalismo). Creio que a Rússia de hoje, tenta, não só expandir o seu território continental, mas, (seguindo a lógica daquele livro) também o domínio dos mares (ou alianças como o BRICS), para suprir a sua desvantagem de localização geográfica, não tão "marítima" como a dos seus adversários. Atendendo ao fato de estas teorias serem antigas e o mundo ter evoluído, ler aqueles volumes hoje pode ser uma seca. Tenho os livros a 400 km do local onde me encontro.
Tomara que esse conflito insano não se concretize porque o mundo já tem muitos problemas: crise sanitária, crise dos refugiados, guerra da Ucrânia, mudanças climáticas.
Bem se vê, es um Colonizado , vamos lá Crise Sanitária = FRAUDEMIA , CRISE CLIMATICA = Colocar Coleiras em Países de Otarios , e de resto va estudar , tens o Fundamental ?
Existe uma conceito estratégico militar, a China não consegue sair com seus submarinos nucleares sem que sejam detectados pelo Japão ou por Taiwan, a partir do momento que são detectados eles podem triangular a posição destes submarinos, o que na pratica inutiliza toda sua letalidade.
Mires o Mapa , não repitas o que propalam , todo a Nação quer manter sua Integridade Territorial , esse é o caso da China , Argentina , e até días duas Coreias , como foi o Viet Nan as Coreia sempre que estão se dando mal , os EUA fdp , cria fakes , joga um contra o outro etc , e a coisa esfria.
Tenha informação , estude , pense , depois faça uma autocritica , será que tenho condições de comentar , então se tiver , mas Palpite infeliz é triste !
Procurem as explicações do Peter Zeihan sobre a China. Em resumo o motivo para uma ofensiva seria nacionalismo, manutenção do CCP no poder. Não adianta a China tomar as fábricas de semicondutores se eles não conseguirem operar a produção (e o HOC nem chegou nessa profundidade).
HOC coitado só da Palpite infeliz , vão lá no incio ou um pouco antes de 24 de fevereiro 2022 ( a data que Câmbio o Mundo radicalmente , como 29 de maio de 1453 , queda de Costantinopla) , levantemos os Vídeos doseu Hoc , vão ver cada barbaridade que esse Hoc Disparou, uma delas ,* A RUSSIA TEM UM EXERCITO FRACO , NAO VENCE* , deviamos Lança lo ao Premio Nobel da IDIOTICE !
Já penso que o maior poder hoje é sobre as mentes... é conquistar e dominar as pessoas ideologicamente, o que envolve controlar a mídia e a propaganda. Pois dominando as mentes e os meios de comunicação se tem controle sobre tudo. Convencendo as pessoas você consegue fazer as guerras ou fazer com que as pessoas as aceitem. E se não aceitarem, controle a mídia e o acesso à armas para que não haja comunicação, tampouco chances de defesa...
A Rússia conseguiu com essa estratégia agradar muitos brasileiros que apoiam o absurdo que é essa invasão a Ucrânia. Só quem estuda história é que não cai na propaganda dos Russos
@@joseluizesposito9739 absurdo é alienados como tu com tantas fontes de informação apoiar ladrões de território que é o que os Russos são. Vai estudar história pra largar de ser alienado
A China só começou ter força de novo nós anos 2.000 pra cá e Taiwan cresceu tecnologicamente também oq chamou mais interesse . Antes ninguém tinha tanto interesse a não ser Japão.
@@como2920 sim Mas só encorpou no fim dos 90 . Oq é mais impressionante é o crescimento rápido simplesmente o mundo mandou produzir tudo lá. Nos anos 90 meu amigo produzia ventoinhas q custavam 10 reais aqui . Apareceu no mercado vindo da china por 3 reais . Faliu,..
Acho que é porque sempre foi dela. É como um grupo fugir para Fernando de Noronha e declarar independência e contar com apoio dos EUA para continuar assim.
O Obvio , mas o HOC tem semptre um Palpite infeliz , junto com seus seguidores boboquitos , reparem bem , esses TORCEM não analisam sobre a verdade , e o Pior Torcem contra os Interesses do Brasil , a Vitória concluida da Rússia , e a Vitoria do Mundo Multipolar e a Vitória do BRASIL !
No seu exemplo hipotético aí tem um porém: não é qualquer grupo que teria ido para Fernando de Noronha, e sim toda a liderança antiga do país que ainda reinvindica o controle do território continental.
@@sauloassis9430 O separatismo de Taiwan é mais recente, coisa de alguns dos mais jovens que se habituaram com o governo democrático. Acredito que Taiwan teve a sua chance de se separar nos anos 1970, mas a galera da época apostou até o fim que um dia retomaria o controle de toda a China.
A tecnologia de Chips de Taiwan, sempre despertou interesse da China, os EUA é esperto quem domina a tecnologia, manda no Mundo, a China não dominou Taiwan por causa dos EUA e Austrália e Inglaterra, não é só terras, é a dominação de Chips tudo funciona com tecnologia.
Não confunda Taiwan com seu frajola, q esse sim é da “Xina” Taiwan é LIVRE HÁ 7 DÉCADAS Está sem relação com o continente desde 1895 quando passou ao império japonês E o PCC NUNCA dominou Taiwan Por que aquele país deveria aceitar de submeter ao governo do PCC?
é difícil entender tudo o que o professor HOC fala, ele inicia falando em tom alto e claro, e termina falando baixo e distante do microfone. É preciso observar isso.
Eu quero fazer uma economia política que funciona de educação, conhecimento, cultura, lazer e trabalhadores Eu tô cheia de crianças e adolescentes abandonados.
Mas a principal motivo e não foi falado eh que Taiwan é um dos poucos lugares no mundo que possui uma fábrica de litografia que produz processador e semicondutores a qual a China não detém a tecnologia..( está 20 anos atrasada) Sabendo disso caso ela consiga acesso colocaria em pé de igualdade com os EUA..
@@lone_wolf00000 Isso é uma briga política. Taiwan tem boas relações comerciais com o resto da China. A maior parte de toda a parafernalha eletrônica fabricada pela China usa os semicondutores taiwaneses.
Exato. Seria ótimo para a China retomar Taiwan, mas por isso mesmo sem que esta esteja destruída e sua população resistindo até a morte. O cálculo chinês é que em 50 ou mesmo 100 anos a correlação de forças terá mudado tanto que os próprios taiwaneses vão querer fazer parte da RPC, talvez com um status como o de Hong Kong. Só o que poderia impedir isso seria uma independência unilateral instigada e apoiada pelos EUA. Isto seria considerado um ato de guerra e tratado como tal.
Fora isso tudo que ele falou, Taiwan é muito mais importante para a economia do mundo do que a Ucrânia. Taiwan produz mais da metade de chips do mundo.
Pos pandemia nasceu uma nova guerra USxChina, guerra dos chips e semicondutores, Taiwan é o maior produtor de chips e semicondutores do mundo, a China depende dessa produção e a proximidade de Taiwan com US cria clima de disputa. Pra mim não tem nada a ver com acesso a mar e sim domínio tecnológico.
Até à chegada dos europeus, no século XV, Taiwan era um território independente, habitado por tribos primitivas. A partir daí, foi dominado por holandeses, portugueses, japoneses, chineses. A China tem tanta razão em afirmar que Taiwan lhe pertence historicamente, quanto qualquer outro desses países: nenhuma.
A ilha de Taiwan recebe perscadores e navegadores chineses desde o século 2, inclusive, aparentemente no século 2 foram feitas incursões na ilha, de qualquer forma, faz um tempinho que ela é da China.
@@guaxeirritado9159não confunda Taiwan com o SEU BUMBUM, esse sim é do governo chinês Taiwan é LIVRE HÁ 7 DÉCADAS , saiu do império japonês (estava desde 1895) e o PCC NUNCA CONTROLOU esse território
Sua argumentação faria sentido se a população de Taiwan fosse composta pelos tais nativos que você citou. Não são, hoje somente 2,3% da população de Taiwan é nativa da ilha, 93% são Hans(principal etnia da China), isso pq o que chamamos e entendemos como Taiwan hj é um governo que se considera a real China, os perdedores da guerra civil. Então na real seu argumento aqui é absolutamente vazio, há não ser é claro que você esteja defendendo que o país Taiwan deveria existir e pertencer a esses 2,3% enquanto todos outros devem sair imediatamente, nesse caso seu comentário faria sentido apesar de ser completamente lunático afinal até onde sei os 2,3% da população nativa não defendem a pauta de serem um país.
A China não vai demorar a produzir seus proprios chips com tecnologias de nível de miniaturização de 7 nanômetros ou até de 3 nm (ainda não completamente implementada por outros). Além de que é possível contornar o problema dividindo-se a carga de trabalho (processamento), utilizando-se chips de tamanho maior. Só vai precisar de um ou dois chips a mais, deixando o dispositivo um pouco maior. Para smartphones é um problema mas para armamentos é irrelevante. Diminui muito pouco a velocidade do dispositivo.
Credo q gente ignorante nesses comentários... Rapazeada, Taiwan era sim da China, mas a partir do momento em que declararam independência ela se tornou o seu próprio país, sua soberania é dela e apenas dela. Imagina só se o Brasil voltar a ser de Portugal a partir de guerras... Não é vocês na pele dos Taiwaneses. Respeitem a soberania dos países independentes, a China só quer poder, e sim, os EUA quer a mesma coisa, mas não quer anexar um país como extensão da américa forçadamente. Na guerra nunca tem alguém certo, mas se for pra escolher um lado que seja um que faça sentido
Muitos erros e infantilidades na sua fala. Primeiro que país não é decidido pelo seu bel prazer, se tu chega no terreno de sua casa e delcara um país, ou até se junto a seu bairro a população ali declara um novo país, isso não o faz ser reconhecido como tal. Taiwan não se declarou independente e nem existe "Taiwaneses", eles mesmo de chamam de CHINESES, não sou eu falando, são eles. Na constituição de Taiwan, consta todo o mapa da China como seu território, Taiwan não se considera a ilha mas sim a verdadeira China, isso independente do que as pessoas de hj "acham" ou "sentem", sei que muitos chineses de Taiwan não levam mais a sério isso da constituição e se comportam como de fato uma Singapura, mas isso não muda que na própria constituição deles eles são a verdadeira China, não o país Taiwan. Além disso existem menos de 15 países no planeta que reconhecem Taiwan como a verdadeira China, os EUA não estão entre eles inclusive, os EUA são signatários que a China verdadeira é a comandada pelo PCCh. Por outro lado a continuação do seu comentário é mais infeliz ainda, independente de poder ou não, é bizarro seu conhecimento ser tão colonizado a ponto de você citar os EUA como uma "influência positiva" nessa disputa, a realidade é que só existe disputa pq os EUA bancaram a fuga dos perdedores para a ilha e assinou um pacto de defesa com eles. Seria o equivalente a China assinar um pacto de defesa com os confederados na guerra civil americana, colocá-los em Manhattan e formar um pacto de defesa com eles, inclusive enviando tropas Chinesas para impedir os EUA de reaver seu território. Isso por um lado. Pelo outro existe a falta de conhecimento absurda e relativização que tu fez, como se a ameaça fosse a China. Entenda, aqui meu objetivo não é pintar a China de boazinha, ou os EUA de malvado, mas investigar a vida real e pensar em quem tem um histórico e atuação atual melhor. Os EUA estão em conflito em mais de 9 países atualmente pelo mundo todo, os EUA tem MILHARES de tropas fora do continente norte-americano, os EUA hj tem mais de 50 mil soldados só na Coreia do Sul por exemplo, e mais outros 40 mil(pra mais) no Japão. Lhe pergunto, quantos soldados Chineses estão em Cuba? Ou no México? Lhe pergunto, quantos países a China está atuando militarmente hj?? Quantas bases militares a China tem no México, na Europa, na América do Sul?? Quantas bombas nucleares a China jogou em civis?? E os EUA quantas?(2 bombas, único país no planeta que já jogou bombas nucleares em algum outro país, inclusive e civis). Então Pedro, antes de subir no cavalo tu precisa estudar, não dá para dizer que os outros são ignorantes quando você mesmo não detém conhecimento algum sobre o assunto.
5Tomé perguntou-lhe: “Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?” 6Jesus assegurou-lhes: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14 "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" João 8:32 arrependam-se meus irmãos e irmãs, só Jesus Cristo salva.
O senhor está falando da dorsal atlântica,pois a mesma liga todos os oceanos e acontece 90 por cento dos terremotos em grande magnitude, inclusive a 50 anos atrás afastou o Brasil da África.
Talvez Taiwan seja apenas uma questão de orgulho, mas tem muito mais do que simplesmente uma outra saída pro mar. Tem a ver com controlar a rota da Ásia e, tbm, controlar a tecnologia de fabricação dos semiconductores. Domínio de tecnologia é, e sempre foi, um dos maiores ativos que qualquer nação precisa para subir o seu patamar
Faz sentido pois eles também estão reivindicando a região de Vladivostok que a Rússia tirou deles. Porém hoje Taiwan também representa o controle de 90% dos microchips do mundo
PONHA NA TUA CABECA , TAIWAN E CHINA , PUNTO , CAPICE !! Esse HOC existe para fazer Propaganda do PERDEDOR ,,os,EUA , somente não ENTENDE O BURRO DE CARTEIRINHA , deverá Ser Diplomado com Direito a ORELHAS DOURADAS.
Essas tecnologias já estão nas mãos da China. Os microchips taiwaneses são vendidos tanto para a China quanto para os EUA. Só que a produção mundial de semicondutores não tem sido suficiente para atender a demanda. É aí que os EUA entra! Ou você acha que eles estão preocupados com Taiwan por causa dos belos olhinhos puxados dos seus habitantes?
Bom que retorne a quem realmente pertence! Afinal não devemos esquecer que os USA têm um montão de pedacinhos espalhados pelo mundo que consideram seus, não é verdade professor?
Atualmente temos cidadãos Taiwaneses trabalhando na China continental e cidadãos Chineses trabalhando em Taiwan, por esse motivo e por si, não o único, um conflito é improvável sem que haja inicialmente a retirada dessas pessoas para o seu respectivos "países", além disso a velha guarda política está desaparecendo dando lugar a nova geração mais "tolerante" com a atual situação "separatista" o que também é de improvável concretização.
Professor HOC, parabéns!!! Mentes brilhantes como à sua são exceção, num mar de ignorância. Amo às suas análises pragmáticas e lúcidas. Obrigada tb pela elegância e educação. Infelizmente o brasileiro eh incoerente e não sabe votar, pois se soubesse não escolheriam um palhaço- e tantos despreparados- a um homem da sua envergadura intelectual. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Taiwan tem grande produção de semicondutores ,mais boa parte já está sendo transferida para produção em outros lugares, quem vê pensa q o único lugar do mundo capaz de produzir isso eh lá, fábricas podem ser criadas e o EUA já está providenciando isso ,o motivo dessa guerra não eh os semicondutores e sim a expansão de território
Tem questão da produção de chips. Taiwan tem um parque industrial de produção de chips q rivaliza com a China. Controlando a produção de chips de Taiwan ela pode controlar a produção industrial mundial.
Mas a China nunca dominou Taiwan, no século XVI, Taiwan era portuguesa, chamada Formosa, depois foram os holandeses. Mas tarde os japoneses dominaram Taiwan, eles deixaram a maior influência na ilha. Os japoneses não foram cruéis em Taiwan, como foram na Coreia e na China. Após a capitulação japonesa, os chineses de Chiang Kai-chek, ficaram lá ate hoje.
@@ThiagoSilva-uc1ow Sim. Claro estou falando de Taiwan. Veja na Wikipédia, História de Taiwan, o governo Imperial chinês, nunca conseguiu dominar Taiwan. Então Taiwan só foi do governo chines a partir 1945.
@@jorgeprates1606 Como império chinês eles já governaram a ilha antes de passar pelas mãos dos portugueses. Ali era uma ilha habitadaa por indígenas de outras regiões. Quando os nacionalistas fugiram e declararam capital da China eles integr China intenira. Por isso Taiwan é reconhecido por todos os países como território da China.
Da-se muita importância aos microchips que, no fundo, servem mais para brinquedinhos sofisticados como smartphones e vídeo games, que dão muito lucro, diga-se de passagem...
Professor Taiwan é uma Ilha do território Chinês, reconhecido até pelo EUA.O ideal era você explicar porque os EUA quer. Se não tem nada a ver com o ocidente.
PAs Wlvos de Treinamento para os Misseis Russos , eles já até retiraram eles das proximidades da Europa , aqui serve somente contra nações pequenas , .
Pelo péssimo trabalho, falar q a China precisa de "Taiuan", para ter uma saída para o Mar, é não saber o mínimo de geografia. Será que ele confundiu a China com o Paraguai?
A CHINA e também a RUSSIA querem TAIWAN para ter acesso aos SEMI-CONDUTORES e CHIPS de Alta qualidade e Quantidade, que são necessários a à construção de Armamentos Sofisticados, todos os Aviões, Automóveis, Navios, e todos os ELERÔNICOS do mundo.
Discordo em número, gênero e grau. O que a China realmente quer é a, TSMC, a líder global incontestável em tecnologia e produção de microchips e semicondutores em Taiwan. A empresa fabrica mais de 10 mil produtos diferentes, que definem o ritmo do mundo digital.
Independentemente de razões econômicas, antes de tentar responder a essa questão (pueril até), tente responder: i) por que o Reino Unido não abriu mão das Malvinas/Falklands; ii) idem, Ucrânia em relação à Crimeia; iii) idem, EUA com relação à metade do Planeta (que insistem em considerar seu quintal).
Eu pensei que o interesse de China sobre Taiwan era apenas a tecnologia dos semicondutores. Mas, pelo que vejo nesta entrevista, é por um punhado de terra e continuando a linha de raciocínio da entrevista é muita idiotice investir numa guerra por um pedaço de terra.
Descordo com frequencia das teorias desse professor HOC .Se a China conquistar a produção de 70% dos Chips Mundiais Q Hj Sao Feitos em Taiwan se Tornará NA MAIOR POTENCIA ECONÔMIC MUNDIAL .ISSO SIM É A GRANDE RAZÃO .
Doa a quem doer VIVA a NOVA ORDEM MUNDIAL ❤️🇨🇳❤️ O País que mais ajuda o povão e os pobres do Brasil é a China, teu celular, teu processador, tua roupa, tua empresa e tecnologia tudo vem da CHINA nossos IRMÃOS 🇧🇷❤️🇨🇳
Eu penso diferente, a China já tem acesso ao mar com portos muito bem estruturados. Taiwan é irrelevante para defesa de território, o grande problema é que a ilha é a maior produtora de semicondutores complexos do mundo. As fábricas estão ou na ilha ou em outros países mas são posse de empresas da ilha. E o controle da ilha é complicado porque não dá pra destruir a infraestrutura, a China precisa das fábricas intactas. Da pra reconstruir? Dá, mas se perderia muito tempo e dinheiro. Se com a pandemia a gente já teve problemas na cadeia produtiva mundial com uma paralisação temporária, imaginem uma interrupção de anos na produção adequada de semicondutores.
Os semicondutores são o petróleo do século 21, quem controla a produção, controla o mercado.
Sim, mas diversas fábricas dessa tecnologia já estão nos EUA e outras estão sendo inauguradas e transferidas de lá.
As tecnologias dos semicondutores são norte americanas. O simples facto de eles conseguirem conquistar a ilha não lhes dá automaticamente acesso aos semicondutores, senão seria fácil, eles mesmo construiriam essas fábricas na China continental. O grande ponto é que a única saída para o mar que a China tem é no leste, e se olhares o mapa, em volta dessa costa tem muitas ilhas, todas elas com grande influência dos EUA (Japão, Filipinas, Singapura, Indonésia) e ainda tem a Coreia do Sul, isso significa que se os EUA quiserem asfixiar a economia chinesa é só fazer um bloqueio marítimo aproveitando essas ilhas. Se a China tiver Taiwan, tem pelo menos um ponto de saída importante. Então, eu acho que é mais por aí, mas é apenas a minha opinião. Na verdade, vai saber o que passa na cabeça dos líderes mundiais.
@@carlossousa6406 ainda assim acredito que grande parte da motivação vem da tecnologia dos microchips. Sim a China tem fábricas no seu território, mas a tecnologia dela é inferior. Os chips desenvolvidos nos Estados Unidos, são produzidos maioritariamente em Taiwan. Devido a pandemia, e a ameaça da China em invadir Taiwan, os EUA começaram a implementar políticas para forçar a instalação de fábricas de montagem dos microchips no seu território. Pode ser sim, que a explicação do HOC e que você reforçou, seja extremamente válida, mas não dá para excluir a tecnologia dos microchips. A China invadindo Taiwan, os EUA ficariam imediatamente sem fonte de fornecimento. O mundo ficaria sem fonte de fornecimento, e reféns da China. Para ter uma ideia disso, com a pandemia teve restrição de atendimento da demanda de microchips no mundo inteiro, isso ocasionou paradas de fábricas em todo mundo. Eu inclusive tive muitos problemas para alimentar as linhas de produção da indústria automotiva que eu trabalhava na época. Os preços de eletrodomésticos e eletrônicos subiram absurdamente, e com a parada de várias indústrias automotivas, muita gente teve que ficar em casa, produção de carros diminuí, mas ao mesmo tempos os preços estavam subindo, por que todos queriam fazer chegar os chips para poder voltar com a produção. Tem outros produtores de microchips, tem e é a Malásia. Agora te pergunto com a expansão da China para Taiwan, achas que a Malásia não estaria ameaçada? Eu acho que estaria e muito. Agora imagina o que aconteceria com a indústria militar dos EUA/Mundo, a indústria da comunicação se a China toma controle de Taiwan. A tecnologia de produção dos microchips não é fácil de se copiar e conseguir manter os custos competitivos. Os EUA é especialista no design e concepção, Taiwan é especialista na montagem e produção final, sendo que a China fornece grande parte da matéria prima. Para mim toda essa conjuntura traz muito mais peso, do que o acesso ao mar e controle de território marítimo, neste caso.
Isso é irrelevante pra eles, eles querem de volta o seu territorio a qualquer custo, é isso, se tivesse só frutas la eles iriam querwr de volta
@@marcooliveira8193 agora entendi melhor o seu ponto de vista, não é que a China vai ter acesso à tecnologia dos microchips mas sim que o fornecimento de microchips vai parar, uma vez que Taiwan é o maior produtor mundial. Sim, isso faz todo o sentido, tendo em conta até as sanções dos EUA à China impondo que os países que produzem os microchips com a tecnologia Norte Americana não possam vender à China. Seria como uma vingança da China nessa guerra económica, uma vez que os chineses não têm acesso, então ninguém tem. Faz sentido! É claro, o conjunto de todos esses factores faz com que esta seja uma situação muito perigosa e na verdade, é bem provável que a guerra por Taiwan comece mais cedo do que os “especialistas” digam, uma vez que a China está numa fase de desaceleração económica, isso pode impulsionar a que as decisões mais difíceis sejam tomadas de forma precipitada. Bem complicado.
Em 2002 trabalhei em Taiwan. Naquela época, a sua Força Aérea tinha cerca de 600 F-16, fora outros caças. Hoje, com as novas tecnologias, não seria fácil dominar Taiwan.
Sem contar as base americanas lá
@@luizcarlosmarqueslobato5244Não tem base americana em Taiwan.
Esqueceu de falar que Taiwan é um dos maiores fabricantes de micro chip do universo.
É indiferente isso, do momento que china invadir Taiwan, a TSMC sai de lá, o proprio governo americano ja começou esse movimento literalmente bancando fabricas dentro dos EUA justamente para em caso de uma possível invasão, os EUA minimizem a falta de chips, além é claro quando a invasão for eminente você vai ver a maior fuga de celebros que esse mundo ja viu, vai ser dado cidadania americana para qualquer cabeça pensante dentro de Taiwan e a china vai ganhar mais não vai levar o que tem de melhor e vai ficar apenas com a população com baixa instrução!
Pode ser já que esse tecnologia é primitiva para o resto do universo.
@@TraderManga kkk
E uma força armada muito bem equipada.
Vdd
Insigne professor HOC👏👏
Conceito cirúrgico de PODER.
Se o prof. HOC parasse apenas no conceito de PODER, a aula valeria nota 10👏👏👏
Nos primeiros 4 minutos o cara sintetizou e explicou muito bem o que eu tive que ler num livro de 800 páginas.
Qual livro você leu?
@@nixonrodriguesdefarias Não tenho aqui o livro para saber o título correto. Mas você estuda o quê? Ou é curiosidade simples? Posso ver mais tarde. O assunto abordado (geopolitica no contexto militar) tem vários volumes. Cada volume (cada livro) tem mais de 700 páginas.
@@nixonrodriguesdefarias É a compilação reunida, da opinião de vários teóricos, acerca do "Atlanticismo" vs "Continentalismo" no contexto de guerra global. Tenta perceber quem tiraria vantagem: se os que dominam os mares, se os que dominam o continente.
Como sabe, Inglaterra e EUA têm tendência marítima. Já a Rússia tem tendência continental.
Quem sairía vencedor numa guerra global?
Esta compilação já tem dezenas de anos.
Como sabe, as coisas evoluem. Provavelmente a Rússia de hoje teria capacidade de destruír seus opositores e o mundo sem saír do seu território...
Provavelmente são teorias ultrapassadas.
Nessas compilações, os teóricos procuram encontrar vantagens na aliança política (ou posicionamento político) dos países numa possível guerra global e escolher o lado do possível vencedor.
Como sabe, há países que são pró-OTAN (atlanticismo). Outros países são pró-Rússia (continentalismo).
Creio que a Rússia de hoje, tenta, não só expandir o seu território continental, mas, (seguindo a lógica daquele livro) também o domínio dos mares (ou alianças como o BRICS), para suprir a sua desvantagem de localização geográfica, não tão "marítima" como a dos seus adversários.
Atendendo ao fato de estas teorias serem antigas e o mundo ter evoluído, ler aqueles volumes hoje pode ser uma seca.
Tenho os livros a 400 km do local onde me encontro.
@@saboresnaturais9274 perfeito, sou um estudioso de geopolitica, veja o noem por gentileza, pelo que você falou o conteúdo é bastante rico e variado
Fala una merda sem fim... Um verdadeiro analista sem profundidade nenhuma.
Péssimo...😡
Tomara que esse conflito insano não se concretize porque o mundo já tem muitos problemas: crise sanitária, crise dos refugiados, guerra da Ucrânia, mudanças climáticas.
Nenhum conflito é bom né Washington...nós também prezamos pela paz
Bem se vê, es um Colonizado , vamos lá Crise Sanitária = FRAUDEMIA , CRISE CLIMATICA = Colocar Coleiras em Países de Otarios , e de resto va estudar , tens o Fundamental ?
Eles tão cagando pra isso ..cada um com seu interesse
Mudanças climáticas quantas já não tivemos, estudando astronomia onde nosso sistema está na galaxia dependendo do ponteiro povão está fuddiddo 🐸
@@adrianavelho825 Que isso VELHO
Existe uma conceito estratégico militar, a China não consegue sair com seus submarinos nucleares sem que sejam detectados pelo Japão ou por Taiwan, a partir do momento que são detectados eles podem triangular a posição destes submarinos, o que na pratica inutiliza toda sua letalidade.
PQP FESTIVAL DE BOBOQUITOS.
Mires o Mapa , não repitas o que propalam , todo a Nação quer manter sua Integridade Territorial , esse é o caso da China , Argentina , e até días duas Coreias , como foi o Viet Nan as Coreia sempre que estão se dando mal , os EUA fdp , cria fakes , joga um contra o outro etc , e a coisa esfria.
FONTE: DA PRAÇA
@@igorpinto5677 Praça e Nossa .
Tenha informação , estude , pense , depois faça uma autocritica , será que tenho condições de comentar , então se tiver , mas Palpite infeliz é triste !
Considerando-se essas comparações, Tawan nunca seria obstáculo .
Procurem as explicações do Peter Zeihan sobre a China. Em resumo o motivo para uma ofensiva seria nacionalismo, manutenção do CCP no poder. Não adianta a China tomar as fábricas de semicondutores se eles não conseguirem operar a produção (e o HOC nem chegou nessa profundidade).
Não deu tempo eu li choque de civilizações e outros de tomas so
Kkkk coitado do seu argumento
HOC coitado só da Palpite infeliz , vão lá no incio ou um pouco antes de 24 de fevereiro 2022 ( a data que Câmbio o Mundo radicalmente , como 29 de maio de 1453 , queda de Costantinopla) , levantemos os Vídeos doseu Hoc , vão ver cada barbaridade que esse Hoc Disparou, uma delas ,* A RUSSIA TEM UM EXERCITO FRACO , NAO VENCE* , deviamos Lança lo ao Premio Nobel da IDIOTICE !
Já penso que o maior poder hoje é sobre as mentes... é conquistar e dominar as pessoas ideologicamente, o que envolve controlar a mídia e a propaganda. Pois dominando as mentes e os meios de comunicação se tem controle sobre tudo. Convencendo as pessoas você consegue fazer as guerras ou fazer com que as pessoas as aceitem. E se não aceitarem, controle a mídia e o acesso à armas para que não haja comunicação, tampouco chances de defesa...
A Rússia conseguiu com essa estratégia agradar muitos brasileiros que apoiam o absurdo que é essa invasão a Ucrânia. Só quem estuda história é que não cai na propaganda dos Russos
E isso qud o HOC faz , catequizar as Mentes dos BOBOS.
@@igorglecias5410 Absurda e a Tua IGNORANCIA !!
@@joseluizesposito9739 absurdo é alienados como tu com tantas fontes de informação apoiar ladrões de território que é o que os Russos são. Vai estudar história pra largar de ser alienado
@@igorglecias5410 Vc é um ótimo exemplo de mente domesticada kk
Sobreviver é foda... Estudiosos falam sobre soldados, como pessoas descartáveis! Isso é "duido"!
Desde sempre soldados são os ovos de um grande , omelete !🐸
Por isso eu jamais daria a vida pelo meu país em guerra
Mas no Brasil ocorre o mesmo. Nossos policiais são número pro estado.
Concordo, RJ então....
A China só começou ter força de novo nós anos 2.000 pra cá e Taiwan cresceu tecnologicamente também oq chamou mais interesse .
Antes ninguém tinha tanto interesse a não ser Japão.
China vem desde os anos 70 com planejamento e ambição.
@@como2920 sim
Mas só encorpou no fim dos 90 .
Oq é mais impressionante é o crescimento rápido simplesmente o mundo mandou produzir tudo lá.
Nos anos 90 meu amigo produzia ventoinhas q custavam 10 reais aqui .
Apareceu no mercado vindo da china por 3 reais .
Faliu,..
Mais um TONTO COLONIZADO .
Mais um TONTO COLONIZADO .
A CHINA sempre foi a maior Potência do Mundo , até cerca de 200 anos atrás, agora está voltando a ser .
Acho que é porque sempre foi dela.
É como um grupo fugir para Fernando de Noronha e declarar independência e contar com apoio dos EUA para continuar assim.
O Obvio , mas o HOC tem semptre um Palpite infeliz , junto com seus seguidores boboquitos , reparem bem , esses TORCEM não analisam sobre a verdade , e o Pior Torcem contra os Interesses do Brasil , a Vitória concluida da Rússia , e a Vitoria do Mundo Multipolar e a Vitória do BRASIL !
No seu exemplo hipotético aí tem um porém: não é qualquer grupo que teria ido para Fernando de Noronha, e sim toda a liderança antiga do país que ainda reinvindica o controle do território continental.
@@angelico1 Então a razão está com os unionistas e não com os separatistas: ou seja, Taiwan é China também e não outro país.
@@sauloassis9430 O separatismo de Taiwan é mais recente, coisa de alguns dos mais jovens que se habituaram com o governo democrático. Acredito que Taiwan teve a sua chance de se separar nos anos 1970, mas a galera da época apostou até o fim que um dia retomaria o controle de toda a China.
@@angelico1 CQD
A tecnologia de Chips de Taiwan, sempre despertou interesse da China, os EUA é esperto quem domina a tecnologia, manda no Mundo, a China não dominou Taiwan por causa dos EUA e Austrália e Inglaterra, não é só terras, é a dominação de Chips tudo funciona com tecnologia.
Mofando o discurso professor hov
Perguntar porque a China quer Taiwan é perguntar :porque o Brasil quer a ilha de Fernando de Noronha ? Porque a ilha sempre foi da China.
Exatamente, por que será que a China quer o território dela de volta ? Ora bolas só ver o básico da história chinesa
Não confunda Taiwan com seu frajola, q esse sim é da “Xina”
Taiwan é LIVRE HÁ 7 DÉCADAS
Está sem relação com o continente desde 1895 quando passou ao império japonês
E o PCC NUNCA dominou Taiwan
Por que aquele país deveria aceitar de submeter ao governo do PCC?
Não acho tão simples assim, houve uma guerra civil e o país se dividiu. A exemplo das coreias que são países diferentes até hoje.
é difícil entender tudo o que o professor HOC fala, ele inicia falando em tom alto e claro, e termina falando baixo e distante do microfone. É preciso observar isso.
Ele cansa tambem😂😂
Sempre quiz saber porque os EUA defende Taiwan. Esta explicado. Obrigado pelo video.
Nós que agradecemos o carinho...ficamos muito felizes que gostou
Sempre tem interesse man kk
Eu quero fazer uma economia política que funciona de educação, conhecimento, cultura, lazer e trabalhadores
Eu tô cheia de crianças e adolescentes abandonados.
Gostei do professor explicar bem.👍
Que bacana que gostou Nilvan...ficamos muito gratos e felizes
Mas a principal motivo e não foi falado eh que Taiwan é um dos poucos lugares no mundo que possui uma fábrica de litografia que produz processador e semicondutores a qual a China não detém a tecnologia..( está 20 anos atrasada) Sabendo disso caso ela consiga acesso colocaria em pé de igualdade com os EUA..
E como a china produz os celulares e vários eletrônicos? A china é a grande rival do eua quando o assunto é essa tecnologia bobão
@@lone_wolf00000 China não produz Semicondutores e Processador
@@gigantesupremo97555 a china produz sim, só que não é da mesma potencia dos processadores de Taiwan
O mundo inteiro está a 20 anos atrasado.
@@lone_wolf00000 Isso é uma briga política. Taiwan tem boas relações comerciais com o resto da China. A maior parte de toda a parafernalha eletrônica fabricada pela China usa os semicondutores taiwaneses.
Muito sábio o Professor Hoc
Ele é sim Flávio..agradecemos o carinho e ficamos felizes que gostou
boa tarde gratidão !!
Boa tarde ...agradecemos o carinho
Não tenho certeza porém esse entrevistado antes da guerra da Ucrânia falou que a mesma não iria acontecer deu certeza com garantia.
Exato. Seria ótimo para a China retomar Taiwan, mas por isso mesmo sem que esta esteja destruída e sua população resistindo até a morte. O cálculo chinês é que em 50 ou mesmo 100 anos a correlação de forças terá mudado tanto que os próprios taiwaneses vão querer fazer parte da RPC, talvez com um status como o de Hong Kong. Só o que poderia impedir isso seria uma independência unilateral instigada e apoiada pelos EUA. Isto seria considerado um ato de guerra e tratado como tal.
Agradecemos seu carinho Claúdio...ficamos muito felizes que gostou
@@irmaosdiaspodcast ĺú
TAIWANESES E COMO OS COLONIZADOS PELOS,EUA , CHAMAM OS CHINESES DE TAIWAN
Fora isso tudo que ele falou, Taiwan é muito mais importante para a economia do mundo do que a Ucrânia. Taiwan produz mais da metade de chips do mundo.
Mentira que a Tim e a vivo produz mais
Ótimo vídeo. Falta falar um pouco mais próximo ao microfone!!!!!!!!!!
Pos pandemia nasceu uma nova guerra USxChina, guerra dos chips e semicondutores, Taiwan é o maior produtor de chips e semicondutores do mundo, a China depende dessa produção e a proximidade de Taiwan com US cria clima de disputa. Pra mim não tem nada a ver com acesso a mar e sim domínio tecnológico.
Tbm acho. Alem do litoral
TSMC
Até à chegada dos europeus, no século XV, Taiwan era um território independente, habitado por tribos primitivas. A partir daí, foi dominado por holandeses, portugueses, japoneses, chineses. A China tem tanta razão em afirmar que Taiwan lhe pertence historicamente, quanto qualquer outro desses países: nenhuma.
A ilha de Taiwan recebe perscadores e navegadores chineses desde o século 2, inclusive, aparentemente no século 2 foram feitas incursões na ilha, de qualquer forma, faz um tempinho que ela é da China.
@@guaxeirritado9159não confunda Taiwan com o SEU BUMBUM, esse sim é do governo chinês
Taiwan é LIVRE HÁ 7 DÉCADAS , saiu do império japonês (estava desde 1895) e o PCC NUNCA CONTROLOU esse território
Sua argumentação faria sentido se a população de Taiwan fosse composta pelos tais nativos que você citou.
Não são, hoje somente 2,3% da população de Taiwan é nativa da ilha, 93% são Hans(principal etnia da China), isso pq o que chamamos e entendemos como Taiwan hj é um governo que se considera a real China, os perdedores da guerra civil.
Então na real seu argumento aqui é absolutamente vazio, há não ser é claro que você esteja defendendo que o país Taiwan deveria existir e pertencer a esses 2,3% enquanto todos outros devem sair imediatamente, nesse caso seu comentário faria sentido apesar de ser completamente lunático afinal até onde sei os 2,3% da população nativa não defendem a pauta de serem um país.
A China não vai demorar a produzir seus proprios chips com tecnologias de nível de miniaturização de 7 nanômetros ou até de 3 nm (ainda não completamente implementada por outros). Além de que é possível contornar o problema dividindo-se a carga de trabalho (processamento), utilizando-se chips de tamanho maior. Só vai precisar de um ou dois chips a mais, deixando o dispositivo um pouco maior. Para smartphones é um problema mas para armamentos é irrelevante. Diminui muito pouco a velocidade do dispositivo.
Samsung também produz Chips, mas não é a mesma Qualidade que a TSMC
Prof. Hoc muito bom poder síntese, Obrigado !
Vdd, o cara não sabe o mínimo de geografia, uma vergonha o tanto de bobagem q ele disse
Credo q gente ignorante nesses comentários... Rapazeada, Taiwan era sim da China, mas a partir do momento em que declararam independência ela se tornou o seu próprio país, sua soberania é dela e apenas dela. Imagina só se o Brasil voltar a ser de Portugal a partir de guerras... Não é vocês na pele dos Taiwaneses. Respeitem a soberania dos países independentes, a China só quer poder, e sim, os EUA quer a mesma coisa, mas não quer anexar um país como extensão da américa forçadamente. Na guerra nunca tem alguém certo, mas se for pra escolher um lado que seja um que faça sentido
Exatamente né Pedro...isso mesmo
Muitos erros e infantilidades na sua fala.
Primeiro que país não é decidido pelo seu bel prazer, se tu chega no terreno de sua casa e delcara um país, ou até se junto a seu bairro a população ali declara um novo país, isso não o faz ser reconhecido como tal.
Taiwan não se declarou independente e nem existe "Taiwaneses", eles mesmo de chamam de CHINESES, não sou eu falando, são eles.
Na constituição de Taiwan, consta todo o mapa da China como seu território, Taiwan não se considera a ilha mas sim a verdadeira China, isso independente do que as pessoas de hj "acham" ou "sentem", sei que muitos chineses de Taiwan não levam mais a sério isso da constituição e se comportam como de fato uma Singapura, mas isso não muda que na própria constituição deles eles são a verdadeira China, não o país Taiwan.
Além disso existem menos de 15 países no planeta que reconhecem Taiwan como a verdadeira China, os EUA não estão entre eles inclusive, os EUA são signatários que a China verdadeira é a comandada pelo PCCh.
Por outro lado a continuação do seu comentário é mais infeliz ainda, independente de poder ou não, é bizarro seu conhecimento ser tão colonizado a ponto de você citar os EUA como uma "influência positiva" nessa disputa, a realidade é que só existe disputa pq os EUA bancaram a fuga dos perdedores para a ilha e assinou um pacto de defesa com eles.
Seria o equivalente a China assinar um pacto de defesa com os confederados na guerra civil americana, colocá-los em Manhattan e formar um pacto de defesa com eles, inclusive enviando tropas Chinesas para impedir os EUA de reaver seu território.
Isso por um lado.
Pelo outro existe a falta de conhecimento absurda e relativização que tu fez, como se a ameaça fosse a China. Entenda, aqui meu objetivo não é pintar a China de boazinha, ou os EUA de malvado, mas investigar a vida real e pensar em quem tem um histórico e atuação atual melhor.
Os EUA estão em conflito em mais de 9 países atualmente pelo mundo todo, os EUA tem MILHARES de tropas fora do continente norte-americano, os EUA hj tem mais de 50 mil soldados só na Coreia do Sul por exemplo, e mais outros 40 mil(pra mais) no Japão.
Lhe pergunto, quantos soldados Chineses estão em Cuba? Ou no México?
Lhe pergunto, quantos países a China está atuando militarmente hj?? Quantas bases militares a China tem no México, na Europa, na América do Sul??
Quantas bombas nucleares a China jogou em civis?? E os EUA quantas?(2 bombas, único país no planeta que já jogou bombas nucleares em algum outro país, inclusive e civis).
Então Pedro, antes de subir no cavalo tu precisa estudar, não dá para dizer que os outros são ignorantes quando você mesmo não detém conhecimento algum sobre o assunto.
Uma dúvida, Taiwan é um País ? Quantas nações no mundo reconhecem Taiwan como Pais ?
Nem a ONU reconhece como país.
Nem os EUA ou Tiozinho Decadente do Norte .
Nem os EUA ou Tiozinho Decadente do Norte .
Quase ninguém reconhece Taiwan como país independente.
TSMC , semicondutores de 3 nanômetros, a China quer e os EUA nao quer perder... Mas a questao geografica tbm é relevante...
Resposta rápida ao título do vídeo: porque é dela. Fim.
5Tomé perguntou-lhe: “Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?” 6Jesus assegurou-lhes: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14
"E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" João 8:32
arrependam-se meus irmãos e irmãs, só Jesus Cristo salva.
Amém
O senhor está falando da dorsal atlântica,pois a mesma liga todos os oceanos e acontece 90 por cento dos terremotos em grande magnitude, inclusive a 50 anos atrás afastou o Brasil da África.
Talvez Taiwan seja apenas uma questão de orgulho, mas tem muito mais do que simplesmente uma outra saída pro mar. Tem a ver com controlar a rota da Ásia e, tbm, controlar a tecnologia de fabricação dos semiconductores. Domínio de tecnologia é, e sempre foi, um dos maiores ativos que qualquer nação precisa para subir o seu patamar
Essa questão tem o seu peso.
O que pensa o Elias Jabbour?
Faz sentido pois eles também estão reivindicando a região de Vladivostok que a Rússia tirou deles. Porém hoje Taiwan também representa o controle de 90% dos microchips do mundo
PONHA NA TUA CABECA , TAIWAN E CHINA , PUNTO , CAPICE !! Esse HOC existe para fazer Propaganda do PERDEDOR ,,os,EUA , somente não ENTENDE O BURRO DE CARTEIRINHA , deverá Ser Diplomado com Direito a ORELHAS DOURADAS.
Taiwan é um dos maiores produtores de processadores. Uma ilha altamente tecnológica. O mundo precisa de Taiwan. Não seria por isso, também?
Qual a importância dos microships produzidos em Taiwan? O ocidente vai permitir q essa tecnologia na mão dos chineses?
Essas tecnologias já estão nas mãos da China. Os microchips taiwaneses são vendidos tanto para a China quanto para os EUA.
Só que a produção mundial de semicondutores não tem sido suficiente para atender a demanda. É aí que os EUA entra! Ou você acha que eles estão preocupados com Taiwan por causa dos belos olhinhos puxados dos seus habitantes?
Enquanto a guerra der lucro...
É’ verdade que a china quer fazer uma base na patagônia Argentina?
Um amigo que tem um vizinho que trabalha em uma pastelaria de um chinês disse que essa invasão será ao término da guerra Rússia ×Ucrânia😮
Só vou dar um like para a entrevista deste senhor para que as pessoas que me seguem lerem os comentários.
Austrália, Japão, EUA, Filipinas, Índia......unidos conta a China.
Mas Taiwan não é território chinês com autonomia administrativa?
Mais ou menos... Taiwan é um território Chinês governado por quem reinvindica o controle de todo o resto da China.
Porquê os Estados Unidos querem Taiwan ?
Atrasar o lado dos chineses
Bom, o motivo é bem mais simples, o território pertence historicamente a ela não têm pq ela abrir mão dele
A China já decidiu fazê-lo, o que nos resta saber quando.
Camarada estende um mapa do war da grow e vira o Deus geopolítico kkkkkkkk que fase hein....
É carência, recalque, ou só inveja mesmo jovem?
@@MrTrack21 carência deve ser o seu caso , tenho meus analistas geopolíticos que dá de 10 nesse cara ...
@@marcelorodrigues-ss7kz noooooossaaaa, que coisa hein, incrível!!😱
@@marcelorodrigues-ss7kz Especialista é o Marcelo Rodrigues de piraporinha da serra
Bom que retorne a quem realmente pertence! Afinal não devemos esquecer que os USA têm um montão de pedacinhos espalhados pelo mundo que consideram seus, não é verdade professor?
Atualmente temos cidadãos Taiwaneses trabalhando na China continental e cidadãos Chineses trabalhando em Taiwan, por esse motivo e por si, não o único, um conflito é improvável sem que haja inicialmente a retirada dessas pessoas para o seu respectivos "países", além disso a velha guarda política está desaparecendo dando lugar a nova geração mais "tolerante" com a atual situação "separatista" o que também é de improvável concretização.
Professor HOC, parabéns!!!
Mentes brilhantes como à sua são exceção, num mar de ignorância.
Amo às suas análises pragmáticas e lúcidas. Obrigada tb pela elegância e educação. Infelizmente o brasileiro eh incoerente e não sabe votar, pois se soubesse não escolheriam um palhaço- e tantos despreparados- a um homem da sua envergadura
intelectual.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Ele é bacana demais né...agradecemos o carinho e ficamos muito contentes que tenha gostado
BOA PERGUNTA.EM TEMPOS IDOS A ILHA INTERFERIU NA CHINA?
A ilha é da China. Ching Kai-sek fugiu prá lá com suas tropas.
Taiwan tem grande produção de semicondutores ,mais boa parte já está sendo transferida para produção em outros lugares, quem vê pensa q o único lugar do mundo capaz de produzir isso eh lá, fábricas podem ser criadas e o EUA já está providenciando isso ,o motivo dessa guerra não eh os semicondutores e sim a expansão de território
Atualmente eu acredito que quem domina o espaço domina o mundo por isso que teve o acordo de não militarização do espaço
Tem questão da produção de chips. Taiwan tem um parque industrial de produção de chips q rivaliza com a China. Controlando a produção de chips de Taiwan ela pode controlar a produção industrial mundial.
A China não rivaliza não. Esta Muito atrás de Taiwan.
Pelo mesmo motivo que os EUA também querem.
E olha que os EUA estão bem distantes.
Porque o Taiwan tem fábricas de peças eletrónicas das mais avançadas do mundo e seria um complemento ao maior negócio que a China tem.
Mas a China nunca dominou Taiwan, no século XVI, Taiwan era portuguesa, chamada Formosa, depois foram os holandeses. Mas tarde os japoneses dominaram Taiwan, eles deixaram a maior influência na ilha. Os japoneses não foram cruéis em Taiwan, como foram na Coreia e na China. Após a capitulação japonesa, os chineses de Chiang Kai-chek, ficaram lá ate hoje.
Você está falando da república da China. Mas Taiwan sempre foi território chinês. Os chineses já foram governados até por mongóis.
@@ThiagoSilva-uc1ow
Sim. Claro estou falando de Taiwan.
Veja na Wikipédia, História de Taiwan, o governo Imperial chinês, nunca conseguiu dominar Taiwan.
Então Taiwan só foi do governo chines a partir 1945.
@@jorgeprates1606 Como império chinês eles já governaram a ilha antes de passar pelas mãos dos portugueses. Ali era uma ilha habitadaa por indígenas de outras regiões. Quando os nacionalistas fugiram e declararam capital da China eles integr China intenira. Por isso Taiwan é reconhecido por todos os países como território da China.
@@ThiagoSilva-uc1ow Não é
@LL MM É reconhecido pela ONU e todos os países importantes do mundo como território da China.
Da-se muita importância aos microchips que, no fundo, servem mais para brinquedinhos sofisticados como smartphones e vídeo games, que dão muito lucro, diga-se de passagem...
Microchips são usados em qualquer coisa tecnológica. E adivinha aonde os microchips fazem a maior diferença? Equipamentos e armamentos militares.
Bem interessante
#VidaLongaaTaiwam
O.mekhir professor HOC
Imagine alguém sendo atingindo a dorsal atlântica e o mesmo que atingir uma coluna vertebral a pessoa fica inerte pra sempre.
Essa coisa de poder parece ser o Havai da China né . Se conectando com o Mar
Valeu professor, agora entendi.
Olha, da uma olhada no mapa mundi, vai perceber q agora vc entendeu errado, pq ele só falou bobagem
Taiwan não e dos americanos o
Professor Taiwan é uma Ilha do território Chinês, reconhecido até pelo EUA.O ideal era você explicar porque os EUA quer. Se não tem nada a ver com o ocidente.
Como esse cara não entrou para deputado federal! O Brasil sempre desprezando suas maiores mentes
Muito bom esse vídeo! O final do vídeo foi sensacional. Governantes fracos dominando super potências. Que venha a 3GM.
Agradecemos o seu carinho Willian e ficamos felizes que gostou
Por causa dos componentes vitais para tecnologia?
Valeu!
Isso pode gerar o fim.
O Senhor esqueceu que EUA têm 640 bases militares pelo mundo, fora os seus 11 portas-aviôes a CHINA só tem 03 bases militares.
PAs Wlvos de Treinamento para os Misseis Russos , eles já até retiraram eles das proximidades da Europa , aqui serve somente contra nações pequenas , .
Tem mais embarcação do que os americanos
Parabéns pelo trabalho 🤙
Pelo péssimo trabalho, falar q a China precisa de "Taiuan", para ter uma saída para o Mar, é não saber o mínimo de geografia. Será que ele confundiu a China com o Paraguai?
To achando q e so acabar a treta na ucrania ja comeca em tayuaw
A CHINA e também a RUSSIA querem TAIWAN para ter acesso aos SEMI-CONDUTORES e CHIPS de Alta qualidade e Quantidade, que são necessários a à construção de Armamentos Sofisticados, todos os Aviões, Automóveis, Navios, e todos os ELERÔNICOS do mundo.
Não é ocidente, mas sim AUKUS ( Austrália, Reino Unido e EUA), porque a Europa não tem nada a ver com a Taiwan e nem com a China.
Taiwan e China são um só povo, uma só pátria.
Não
@@marcosaxis , sim.
Discordo em número, gênero e grau.
O que a China realmente quer é a,
TSMC, a líder global incontestável em tecnologia e produção de microchips e semicondutores em Taiwan.
A empresa fabrica mais de 10 mil produtos diferentes, que definem o ritmo do mundo digital.
Independentemente de razões econômicas, antes de tentar responder a essa questão (pueril até), tente responder: i) por que o Reino Unido não abriu mão das Malvinas/Falklands; ii) idem, Ucrânia em relação à Crimeia; iii) idem, EUA com relação à metade do Planeta (que insistem em considerar seu quintal).
Não falou o mais importante: corrida dos microchips. Esse é o maior interesse em Taiwan, tanto da China como nos USA.
“Enquanto o Ocidente está preocupado com Elu/Delu, banheiro trans e as girafas da Amazônia!”
Parece que você é que está preocupado com essas coisas.
Eu pensei que o interesse de China sobre Taiwan era apenas a tecnologia dos semicondutores. Mas, pelo que vejo nesta entrevista, é por um punhado de terra e continuando a linha de raciocínio da entrevista é muita idiotice investir numa guerra por um pedaço de terra.
Taiwan tem aquilo que a China quer são chips de alta tecnologia que Taiwan desenvolveu e em várias áreas
Eu sei! Pra passar férias!
Pra dominar o mundo 🌍 dos semicondutores!😉
Claro Taiwan e dela , esse é a Verdade!!
Porque Tawian já é dela, tem acordo de liverdade ate 1950.
Descordo com frequencia das teorias desse professor HOC .Se a China conquistar a produção de 70% dos Chips Mundiais Q Hj Sao Feitos em Taiwan se Tornará NA MAIOR POTENCIA ECONÔMIC MUNDIAL .ISSO SIM É A GRANDE RAZÃO .
O áudio ficou ruim...
Para nós está ok Pedro...vamos avaliar ok
Os chineses não têm experiência nesse tipo de combate anfíbio. Os americanos aprenderam na guerra do pacífico contra o Japão.
Os Chineses não tem experiência nenhuma se forem burros o Suficiente eles vão atacar
Kkkk vc está falando de uma nação de 5 mil anos
@@robertoamorim4819 as pessoas de 5 mil anos atrás ainda estão vivas ?
@@brunoferrreira9382 e quem invaiu o japão em 1945 ainda luta?
@@rafaelduran35 Os EUA Combate tem Soldados pra sua a carência apontada por você é a china tem ?
Acho que é por isso que querem comprar nosso agro. Nossa terra.
Doa a quem doer
VIVA a NOVA ORDEM MUNDIAL ❤️🇨🇳❤️
O País que mais ajuda o povão e os pobres do Brasil é a China, teu celular, teu processador, tua roupa, tua empresa e tecnologia tudo vem da CHINA nossos IRMÃOS 🇧🇷❤️🇨🇳
Não acho tem mais diversidade para além dos produtos chineses não podes abranger um país ou zona como um total na tua reflexão....
Assim falou um comunista.
Veja a comparação do indivíduo: "exterminar pessoas"???!!! Como assim indivíduo????🤔🤔🤔
Estamos todos investindo na economia política feminina brasileira também
Um dia, contaremos TRADIÇÕES BIZANTINAS
TRAUMAS
queria ver ele responder porque POR QUE OS EUA QUER TAIWAN?
eua quer enfraquecer a china e twian é otima pra isso