Baba sou evangélico mais respeito todas as religiões e adoro as religiões de matriz africana e ifá, afinal né Jesus pregava o amor é nunca pregou quem religião nenhuma era melhor que a outra, seu canal é muito bom axe ❤❤
Na verdade ele não criou nenhuma religião, mas, sua mensagem era poderosa e conquistou as pessoas. A religião veio depois, baseado no Jesus Mitológico.
Não vale nada. era tratada como uma reinterpretação da bíblia, baseada na visão do profeta que eles elegeram. surgiu muito tardiamente, século 7. As origens históricas dos personagens é incerta. Mesmo o profeta deles. Para mim foi feita apenas por motivo geo-político. Como modelo geo-político, deu certo. É basicamente o desenho de um estado teocrático e, como todo estado teocrático se usa do monoteísmo radical, que foi criado do C# dos sacerdotes do templo de Jerusalém. Os muçulmanos foram muito piores, seguiram a receita do templo com mais radicalismo porque eles não tinham uma tradição oral para respeitar. O corão é muito pequeno não sustenta a religião, não tem volume suficiente e consistência para isso e ai aparecem os Redit e as sunas. Tem grupos que defendem o Islã só com o corão e sem os redit, mas, são minoria e é bem complicado, porque fica meio se sentido, sem explicação. O Judaísmo também é assim, tem a cultura oral para explicar, mas o codex judaico é mais completo. Os próprios redit, são criações humanas, são milhares mas o índice de autenticidade é muito baixo, tem um volume absurdo de invenções e existe uma lista de redit mais ou menos confiáveis (critério subjetivos) que limitam os redit a "apenas" uns 6.000. É uma religião basicamente criada por pessoas, sem milagres e sem revelações. Tudo vinha da cabeça de uma pessoa que acordava e dizia que tinha sonhado com tal coisa e, todo mundo acreditava. Ele se auto-elegeu profeta. Não dá para encarar com seriedade. O radicalismo e a violência são parte do redit. O islã é e sempre foi um modelo de estado teocrático e a reação violenta deles contra qualquer crítica mostra quem de fato são.
complexo. diferentes o Jeje é outra religião. Leia o livro dos Parés "A Formação do Candomblé" para vc entender isso. mas aqui, no Brasil sinceramente acho tudo orixá. veja a segunda metade do livro do Parés.
é verdade que na África o culto ao orixá ou ao vodu não é nem mais religião e sim cultura, porque é o culto ao ancestral então isso permite eles serem evangélicos, católicos e muçulmanos???
observe que a áfrica é um continente O magreb é o norte da áfrica, desertos depois vem a áfrica central, das florestas úmidas. Entre os 2 tem uma outra região a áfrica central vai do centro até o oeste. no leste a áfrica setentrional abaixo as savanas assim quando falamos de áfrica falamos de parte central. Sobre a Nigéria, a religião de orixá é menos de 1% só isso.
@@orunmila-ifa ata mais então isso que eu falei não tem sentido né que para o povo iorubá né que cultua orixá não é religião e sim cultura porque para eles orixá não é religião e sim culto ao ancestrais a sim como para o povo que cultua vodu
@@PedroHenrique-er7os eu não sei exatamente a situação deles, não tenho informação desta realidade. A primeira coisa foi o que eu disse, orixá tem a ver apenas com um pedaço muito pequeno. É nigéria e mesmo assim, uma parte restrita. A Nigéria é uma país grande com uma população enorme. O grupo Yoruba fica no centro-sul. A área deles vai um pouco ao dahomey e um pouco ao benin e não está restrita a Nigéria. Não são um grupo só, são mais de um grupo étnico. a maior parte da áfrica central, essa das florestas úmidas é Bantu. É importante ter essa visão de África como continente, com 5 regiões bem definidas. Eu entendo que como aqui, eles podem frequentar as 2 coisas e acharem que está tudo certo. 99% da Nigéria é cristão ou muçulmana, o resto é qq coisa, são números oficiais. Já vi uma pessoa nova, garoto, vindo para cá, para ganhar dinheiro com iniciações a Ifá, mostrando fotos em meca, sem dúvida ele era muçulmano. Não espere coerência dos Nigerianos ou preocupação com teologias. Nigéria é a terra da falcatrua. Mas, sim eles acham que é um culto de ancestres
Muito obrigado por esse excelente vídeo.
que bom que gostou
Baba sou evangélico mais respeito todas as religiões e adoro as religiões de matriz africana e ifá, afinal né Jesus pregava o amor é nunca pregou quem religião nenhuma era melhor que a outra, seu canal é muito bom axe ❤❤
Na verdade ele não criou nenhuma religião, mas, sua mensagem era poderosa e conquistou as pessoas. A religião veio depois, baseado no Jesus Mitológico.
Baba o que o senhor acha sobre o islamismo qual é sua opinião sobre essa religião que vem ganhando força
Não vale nada.
era tratada como uma reinterpretação da bíblia, baseada na visão do profeta que eles elegeram.
surgiu muito tardiamente, século 7. As origens históricas dos personagens é incerta. Mesmo o profeta deles.
Para mim foi feita apenas por motivo geo-político.
Como modelo geo-político, deu certo. É basicamente o desenho de um estado teocrático e, como todo estado teocrático se usa do monoteísmo radical, que foi criado do C# dos sacerdotes do templo de Jerusalém. Os muçulmanos foram muito piores, seguiram a receita do templo com mais radicalismo porque eles não tinham uma tradição oral para respeitar.
O corão é muito pequeno não sustenta a religião, não tem volume suficiente e consistência para isso e ai aparecem os Redit e as sunas.
Tem grupos que defendem o Islã só com o corão e sem os redit, mas, são minoria e é bem complicado, porque fica meio se sentido, sem explicação.
O Judaísmo também é assim, tem a cultura oral para explicar, mas o codex judaico é mais completo.
Os próprios redit, são criações humanas, são milhares mas o índice de autenticidade é muito baixo, tem um volume absurdo de invenções e existe uma lista de redit mais ou menos confiáveis (critério subjetivos) que limitam os redit a "apenas" uns 6.000.
É uma religião basicamente criada por pessoas, sem milagres e sem revelações. Tudo vinha da cabeça de uma pessoa que acordava e dizia que tinha sonhado com tal coisa e, todo mundo acreditava. Ele se auto-elegeu profeta.
Não dá para encarar com seriedade. O radicalismo e a violência são parte do redit. O islã é e sempre foi um modelo de estado teocrático e a reação violenta deles contra qualquer crítica mostra quem de fato são.
Baba deixa eu te fazer uma pergunta orixá e vodum ea mesma coisa ou é diferente??
complexo.
diferentes
o Jeje é outra religião. Leia o livro dos Parés "A Formação do Candomblé" para vc entender isso.
mas aqui, no Brasil sinceramente acho tudo orixá.
veja a segunda metade do livro do Parés.
@@orunmila-ifa então não são as mesma coisa né orixá e vodum são totalmentes diferentes né ??
é verdade que na África o culto ao orixá ou ao vodu não é nem mais religião e sim cultura, porque é o culto ao ancestral então isso permite eles serem evangélicos, católicos e muçulmanos???
observe que a áfrica é um continente
O magreb é o norte da áfrica, desertos
depois vem a áfrica central, das florestas úmidas. Entre os 2 tem uma outra região
a áfrica central vai do centro até o oeste.
no leste a áfrica setentrional
abaixo as savanas
assim quando falamos de áfrica falamos de parte central.
Sobre a Nigéria, a religião de orixá é menos de 1%
só isso.
@@orunmila-ifa ata mais então isso que eu falei não tem sentido né que para o povo iorubá né que cultua orixá não é religião e sim cultura porque para eles orixá não é religião e sim culto ao ancestrais a sim como para o povo que cultua vodu
@@PedroHenrique-er7os eu não sei exatamente a situação deles, não tenho informação desta realidade.
A primeira coisa foi o que eu disse, orixá tem a ver apenas com um pedaço muito pequeno.
É nigéria e mesmo assim, uma parte restrita. A Nigéria é uma país grande com uma população enorme.
O grupo Yoruba fica no centro-sul. A área deles vai um pouco ao dahomey e um pouco ao benin e não está restrita a Nigéria.
Não são um grupo só, são mais de um grupo étnico.
a maior parte da áfrica central, essa das florestas úmidas é Bantu. É importante ter essa visão de África como continente, com 5 regiões bem definidas.
Eu entendo que como aqui, eles podem frequentar as 2 coisas e acharem que está tudo certo.
99% da Nigéria é cristão ou muçulmana, o resto é qq coisa, são números oficiais.
Já vi uma pessoa nova, garoto, vindo para cá, para ganhar dinheiro com iniciações a Ifá, mostrando fotos em meca, sem dúvida ele era muçulmano.
Não espere coerência dos Nigerianos ou preocupação com teologias. Nigéria é a terra da falcatrua.
Mas, sim eles acham que é um culto de ancestres