Leila, quero te parabenizar pelo vídeo. Foi difícil achar um vídeo rico em detalhes como o seu. Ficarei acompanhando o processo e quem sabe ano que vem serei eu.
Estava precisando de um vídeo desse !! Pedagoga aqui sem saber por onde começar esse processo. Fala mais da sua experiência como professora por favor, Desafios, salários. Tenho tantas dúvidas! Te agradeço 😘
te encontrei hoje....muito bom o vídeo, parabéns....tenho uma duvida, será que so posso reconhecer o diploma..sem requerer o reconhecimento profissional? obrigada pelo retorno.
Olá, estou me formando em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional na Censupeg aqui no Brasil e gostaria de saber se posso atuar com Neuropsicopedagoga aí em Portugal. Ou eu teria que fazer um curso de pós em Psicopedagogia aí em Portugal? E qual a melhor instituição de ensino Psicopedagia aí em Portugal? A mais reconhecida? Estarei muito grata com seu retorno em me responder, está muito difícil achar essas informações.
Olá, Parabéns pelo vídeo, exelente! Gostaria de saber qual a universidade que está mais aprovando o recenhecendo especifico do curso de Pedagogia? Cheguei aqui fez 1 mês, estou começando a ver tudo isso, affff.... Grata!
Olá. E muito difícil encontrar um vídeo com bons esclarecimentos, porém ainda existem muitas dúvidas por minha parte. E você conseguiu fazer a equivalência? Aqui em Coimbra me cobraram 600€ de emolumento, tenho receio de pagar e não correr como planejado e perder esse valor, essa questão do estágio é das provas seria em qual etapa . Agradeço se puder me responder, mando e-mail para as universidades porém, nunca tenho uma resposta satisfatório.
Muitas informações importantes. Gostaria de saber qual Universidade eu consigo fazer o reconhecimento específico do diploma de Pedagogia. Poderia me ajudar com essa informação?
Olá, Gislene!! Há muitas Universidades disponíveis. O que eu fiz foi enviar email a perguntar se faziam o reconhecimento. Eu fiz pelo IPL (em Lisboa), enquanto outras pediram em Aveiro, por exemplo. A distância não importa, pois normalmente enviam-te via email. O que importa é o valor dos emolumentos. No IPL foi bem caro, mas há outras bem mais baratas, é questão de enviar um email à várias Universidades a perguntar o valor. Espero tê-la ajudado.
@@explorandoportugal5492 Olá Gislene! E você pediu o reconhecimento comparado com o curso de Educação Básica de Portugal? Ou foi outro curso? Pergunto porque já tentei em duas universidades e a resposta foi a mesma, que eu deveria encontrar um curso de "Pedagogia" em Portugal, porém não há! Havia desistido até ver o seu vídeo.
Boa noite! Poderia me confirmar por favor, se no Politécnico de Viseu consigo realizar o reconhecimento de nível? Essa nota de classificação final como faço para apresentar, pois meu diploma não tem. Ficarei muito grata se puder me tirar estas dúvidas. Obrigada!
Olá, Gislene! As regras agora mudaram. É necessário fazer o reconhecimento específico ao invés do reconhecimento de nível. Infelizmente agora está mais difícil conseguir aprovação, prq as grades curriculares do Brasil são bem diferentes das grades de Portugal. Entra no site da DGAE, e ao pesquisar, lá mesmo você consegue saber quais as Universidades que oferecem esses serviços. Acredito que o Politécnico faça sim o reconhecimento de nível, entretanto, com as novas regras é preciso pesquisar as escolas que façam o reconhecimento específico. Sobre a nota final da Universidade ela não vem no diploma, vem no histórico, e no meu caso foi necessário pedir uma declaração da Universidade dizendo qual foi a minha nota e qual era a nota mínima de aprovação. Então, é só você pedir essa declaração na Universidade. Espero ter ajudado! Abraço!
Leila,como vai? Agora atualmente temos que dar equivalência no DGS que seria reconhecimento de nível ou no politécnico.entrei no grupo do face mas ainda estou com dúvidas,fiz no politécnico mas não só envie meu diploma e notas do curso e mais nada! Agora faço o processo no DGS? Qual é o precessão no DGS?
Olá! Eles já te responderam? No site deles há um centro de comunicações neste caso, chama-se E72. Na página principal da Dgae, no fim da página aparece o link e você ao se cadastrar, mantém contato direto com eles. Pode perguntar se recebeu a documentação e eles também te comunicam se faltou algo. Quando a documentação estiver em ordem e aceitarem o teu processo, eles vão lhe enviar uma carta para agendar a prova ou dar-lhe outra opção, como por exemplo, fazer as cadeiras faltantes ou estágio. Normalmente é assim, mas estão sempre a mudar os processos.
Eu vou entrar na faculdade de educação básica, sou brasileira mas dizem que brasileiro não consegue achar emprego fácil aqui por conta da língua, como está sendo sua experiência?
Olá, Lorrayne! Você vai estudar em Portugal, é isso? Olha, embora exista um certo preconceito em relação a professores ensinar em Portugal, e um certo receio por parte dos pais, ao pensar que vamos ensinar "os termos brasileiros" isso não é geral e nós temos oportunidades de trabalho, sim. Eu já consegui uma vaga temporária num infantário ( cobri uma baixa/atestado) e tenho amigas professoras aqui em Portugal que estão a dar aula há muito tempo, e outras começaram a trabalhar agora. A demanda é muito grande em Portugal e as oportunidades vão surgindo. Nós, na minha opinião, temos que nos adaptar à linguagem daqui até para não nos sentirmos tão diferentes, mas isso não é regra, e querendo ou não, acabamos um pouco por falar da mesma maneira que os Portugueses falam. Isso acontece pela convivência. É muito fixe!!🥰
Olá, Regiane! Para solicitar o Reconhecimento do diploma só é necessário ter a documentação em PDF e você pode pedir através do site e depois a Universidade entra em contato através de e-mail....então, pode ser solicitado mesmo estando no Brasil.
Boa pergunta, Regiane! Pode-se fazer o pagamento mesmo estando no Brasil. Só é preciso procurar um banco que faça isso, não são todos que estão disponíveis.
Professores brasileiros a trabalhar em Portugal???? NAO A FILHO MEU. Criança PORTUGUESA deve ter professores PORTUGUESES para aprenderem segundo a nossa cultura e costumes e para respeito da nossa lingua. NAO quero crianças Portuguesas a aprenderem calao brasileiro
Olá, PanRamalho! Obrigada por expor a tua opinião! Fico triste em saber da resistência de alguns pais em relação aos professores brasileiros, mas isto já é uma realidade em Portugal. O Governo Português tem um Tratado de amizade com o Brasil que nos permite lecionar cá. E é claro, que somos avaliados antes e fazemos provas e concursos para concorrermos a uma vaga. Qualquer Educador que venha de fora, tem que seguir as leis de bases do Sistema Educativo do País, assim como temos que aprender a cultura do País para ensinarmos as crianças. Aliás, de forma geral, o ponto de partida para a Educação é o mesmo, os autores e filósofos que estudamos, por exemplo, são os mesmos no Brasil e em Portugal. Então, não se preocupe, pois ensinamos segundo as leis da escola e queremos trabalhar e contribuir para a educacão em Portugal.
@@explorandoportugal5492 MAS minha amiga nao é nada contra o facto de ser brasileira. O problema é outro. Como sabe criança imita. Ter professor de ensino basico a lecionar com sotaque brasileiro vai levar a que as crianças começem a falar dessa forma. E isso NAO QUEREMOS. A nossa lingua é a nossa maior riqueza e temos de a preservar apesar dos ataques constantes que tem. As nossas crianças devem manter a nossa pronuncia devem ser ensinadas a ter ORGULHO no país e na lingua Portuguesa. O facto de serem avaliados nao vai alterar NADA. Se, por exemplo, um professor brasileiro der aulas de matemática no ensino secundário, ai o risco é menor ou nulo. MAS dar aulas de Português, ou aulas de historia isso para mim é impensável. ISSO NAO. Um professor universitário ai o risco é nulo. MAS professores brasileiros de ensino básico, ISSO NUNCA. Um abraço
@@PANRamalho Mas tu achas que o Governo Português faria um tratado desses para prejudicar a Cultura Portuguesa ou o País? Creio que não! As crianças são muito inteligentes, capazes de absorver e diferenciar as coisas, são capazes de aprender muitas línguas ao mesmo tempo, inclusive. Quando eu lecionei na creche cá em Portugal, fui surpreendida pelas crianças, que cantavam e dançavam músicas do Tik Tok( do Brasil e outros), ou seja, a maior influência mundial é a internet, vídeos do You tube, Tik Tok e etc. Nós professores não ensinamos essas coisas, nós ensinamos exatamente o que a Educação de Portugal exige, de acordo com as Leis de Diretrizes e Base, inclusive nas aulas de Português. Eu não posso chegar na escola e ensinar o que eu quero, mas sigo a Política Pedagógica da escola. Eu tive medo na época, de pensarem de mim o que tu estás a pensar agora, mas graças a Deus, fui bem recebida na escola e garanto que não influenciei ninguém, pelo contrário, só aprendi! Mas enfim, respeito a tua opinião e compreendo o teu coração de mãe!
@@explorandoportugal5492 Respeito tem de existir sempre gostando ou não, concordando ou não. Vivemos numa democracia e apesar de o nosso governo ter tomado decisões não quer isso dizer que sejam do agrado de todos. Meu não é. Assim como não concordei com o acordo ortográfico que ainda hoje é criticado por Professores Doutores especialistas na matéria. Nao duvido que professor brasileiro siga a risca as regras impostas pelo país, muito pelo contrario. E concordo consigo na má influencia que a internet tem nas crianças muito pequenas. Daí ser contra o uso dessa tecnologia nas salas de aula de crianças de ensino básico. E se a internet influencia, o modo como educamos, como falamos, como agimos também tem influencia no crescimento das crianças. Posso estar errado mas é a opiniao que tenho. Um abraço
Deve começar por se corrigir ao falar estarem sempre a dizer" tá" e " aí gente" e outros termos do género não são usados em Portugal felizmente já não tenho crianças pequenas pois não gostava que filhos meus falassem o vosso " português" . Reveja o seu vídeo e veja quantas vezes repete só estes dois exemplos. Não sou contra os imigrantes sejam eles donde forem mas devem falar o nosso português mais ainda se estiverem no ensino nas outras profissões é secundário.
Ainda bem que nunca vou dar aula em Portugal , povo que fala feio ! Ninguém fala nos vídeos que no Brasil o salário de professor é muito melhor do que em Portugal , ainda que em Portugal eles tem que mudar até de localização, muitas vezes bem longe da sua família . Vocês Portugueses são uma piada msm kkkk , não gostam dos Brasileiros , mas consomem tudo que é nosso !
Leila, quero te parabenizar pelo vídeo. Foi difícil achar um vídeo rico em detalhes como o seu. Ficarei acompanhando o processo e quem sabe ano que vem serei eu.
Fico feliz que o vídeo tenha sido útil, Anna...Esta semana terei novidades sobre o processo, logo venho contar como foi....beijinhos!
Nossa, esse vídeo é perfeito. Muito muito muito obrigada!!! 🖤
Você está super convidada para a nossa Live de reuniões semanais pedagógicas.
Amei seu vídeo, li todos os comentários a maioria gostaram ,vc está mais leve e tranquila p explicar.Parabens bjos
Estava precisando de um vídeo desse !! Pedagoga aqui sem saber por onde começar esse processo. Fala mais da sua experiência como professora por favor, Desafios, salários. Tenho tantas dúvidas! Te agradeço 😘
Pode deixar, Bia...logo venho contar novidades sobre o assunto. Beijinhos!!!
Canal top sempre com muita informação 😘😘
Parabéns pelo vídeo 👏👏👏👏👏
te encontrei hoje....muito bom o vídeo, parabéns....tenho uma duvida, será que so posso reconhecer o diploma..sem requerer o reconhecimento profissional? obrigada pelo retorno.
Olá, estou me formando em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional na Censupeg aqui no Brasil e gostaria de saber se posso atuar com Neuropsicopedagoga aí em Portugal. Ou eu teria que fazer um curso de pós em Psicopedagogia aí em Portugal?
E qual a melhor instituição de ensino Psicopedagia aí em Portugal? A mais reconhecida?
Estarei muito grata com seu retorno em me responder, está muito difícil achar essas informações.
Olá, Parabéns pelo vídeo, exelente! Gostaria de saber qual a universidade que está mais aprovando o recenhecendo especifico do curso de Pedagogia? Cheguei aqui fez 1 mês, estou começando a ver tudo isso, affff....
Grata!
Olá.
E muito difícil encontrar um vídeo com bons esclarecimentos, porém ainda existem muitas dúvidas por minha parte.
E você conseguiu fazer a equivalência?
Aqui em Coimbra me cobraram 600€ de emolumento, tenho receio de pagar e não correr como planejado e perder esse valor, essa questão do estágio é das provas seria em qual etapa .
Agradeço se puder me responder, mando e-mail para as universidades porém, nunca tenho uma resposta satisfatório.
Muitas informações importantes.
Gostaria de saber qual Universidade eu consigo fazer o reconhecimento específico do diploma de Pedagogia. Poderia me ajudar com essa informação?
Olá, Gislene!!
Há muitas Universidades disponíveis. O que eu fiz foi enviar email a perguntar se faziam o reconhecimento. Eu fiz pelo IPL (em Lisboa), enquanto outras pediram em Aveiro, por exemplo. A distância não importa, pois normalmente enviam-te via email. O que importa é o valor dos emolumentos. No IPL foi bem caro, mas há outras bem mais baratas, é questão de enviar um email à várias Universidades a perguntar o valor. Espero tê-la ajudado.
@@explorandoportugal5492 Olá Gislene! E você pediu o reconhecimento comparado com o curso de Educação Básica de Portugal? Ou foi outro curso? Pergunto porque já tentei em duas universidades e a resposta foi a mesma, que eu deveria encontrar um curso de "Pedagogia" em Portugal, porém não há! Havia desistido até ver o seu vídeo.
Estava precisando de um vídeo desse !! Pedagoga aqui sem saber por onde começar esse processo kkk
Boa noite! Poderia me confirmar por favor, se no Politécnico de Viseu consigo realizar o reconhecimento de nível?
Essa nota de classificação final como faço para apresentar, pois meu diploma não tem.
Ficarei muito grata se puder me tirar estas dúvidas. Obrigada!
Olá, Gislene! As regras agora mudaram. É necessário fazer o reconhecimento específico ao invés do reconhecimento de nível. Infelizmente agora está mais difícil conseguir aprovação, prq as grades curriculares do Brasil são bem diferentes das grades de Portugal. Entra no site da DGAE, e ao pesquisar, lá mesmo você consegue saber quais as Universidades que oferecem esses serviços. Acredito que o Politécnico faça sim o reconhecimento de nível, entretanto, com as novas regras é preciso pesquisar as escolas que façam o reconhecimento específico.
Sobre a nota final da Universidade ela não vem no diploma, vem no histórico, e no meu caso foi necessário pedir uma declaração da Universidade dizendo qual foi a minha nota e qual era a nota mínima de aprovação. Então, é só você pedir essa declaração na Universidade. Espero ter ajudado! Abraço!
Ajudou sim. Muito obrigada pela atenção!
Olá não achei os link na descrição
Leila,como vai?
Agora atualmente temos que dar equivalência no DGS que seria reconhecimento de nível ou no politécnico.entrei no grupo do face mas ainda estou com dúvidas,fiz no politécnico mas não só envie meu diploma e notas do curso e mais nada!
Agora faço o processo no DGS? Qual é o precessão no DGS?
Olá!
Eles já te responderam? No site deles há um centro de comunicações neste caso, chama-se E72. Na página principal da Dgae, no fim da página aparece o link e você ao se cadastrar, mantém contato direto com eles. Pode perguntar se recebeu a documentação e eles também te comunicam se faltou algo.
Quando a documentação estiver em ordem e aceitarem o teu processo, eles vão lhe enviar uma carta para agendar a prova ou dar-lhe outra opção, como por exemplo, fazer as cadeiras faltantes ou estágio.
Normalmente é assim, mas estão sempre a mudar os processos.
Eu vou entrar na faculdade de educação básica, sou brasileira mas dizem que brasileiro não consegue achar emprego fácil aqui por conta da língua, como está sendo sua experiência?
Olá, Lorrayne! Você vai estudar em Portugal, é isso?
Olha, embora exista um certo preconceito em relação a professores ensinar em Portugal, e um certo receio por parte dos pais, ao pensar que vamos ensinar "os termos brasileiros" isso não é geral e nós temos oportunidades de trabalho, sim. Eu já consegui uma vaga temporária num infantário ( cobri uma baixa/atestado) e tenho amigas professoras aqui em Portugal que estão a dar aula há muito tempo, e outras começaram a trabalhar agora.
A demanda é muito grande em Portugal e as oportunidades vão surgindo. Nós, na minha opinião, temos que nos adaptar à linguagem daqui até para não nos sentirmos tão diferentes, mas isso não é regra, e querendo ou não, acabamos um pouco por falar da mesma maneira que os Portugueses falam. Isso acontece pela convivência. É muito fixe!!🥰
Lorrayne Antunes - Embora perceba o que quer dizer "por conta da língua" comece já corrigir-se por que a língua é a mesma....
Leila tem algum procedimento inicial para reconhecimento do diploma que podemos fazer daqui do Brasil?
Olá, Regiane!
Para solicitar o Reconhecimento do diploma só é necessário ter a documentação em PDF e você pode pedir através do site e depois a Universidade entra em contato através de e-mail....então, pode ser solicitado mesmo estando no Brasil.
@@explorandoportugal5492 maravilha obrigada pelo esclarecimento 🥰
Olá não estou encontrando o link do face book,alguém pode de ajudar? Obrigada!!
Olá, Rosana! Aqui está o facebook do grupo... facebook.com/groups/redepedagogosportugal/?ref=share
Fiz pedagogia Administração Escolar
Serve?
Os link na descrição do vídeo não está mais?
Creio que sim, não os tirei, por isso, é para estar sim.
Estou muito desanimada
Quero muito conseguir...
Você vai conseguir, Leidi! É só reunir a documentação e enviar!😉
Esse emolumentos/ taxa podemos pagar aqui no Brasil ou necessariamente tem que ser paga aí em Portugal ?
Boa pergunta, Regiane!
Pode-se fazer o pagamento mesmo estando no Brasil. Só é preciso procurar um banco que faça isso, não são todos que estão disponíveis.
@@explorandoportugal5492 muito bom saber disso 👏👏👏
Professores brasileiros a trabalhar em Portugal???? NAO A FILHO MEU. Criança PORTUGUESA deve ter professores PORTUGUESES para aprenderem segundo a nossa cultura e costumes e para respeito da nossa lingua. NAO quero crianças Portuguesas a aprenderem calao brasileiro
Olá, PanRamalho! Obrigada por expor a tua opinião!
Fico triste em saber da resistência de alguns pais em relação aos professores brasileiros, mas isto já é uma realidade em Portugal. O Governo Português tem um Tratado de amizade com o Brasil que nos permite lecionar cá. E é claro, que somos avaliados antes e fazemos provas e concursos para concorrermos a uma vaga. Qualquer Educador que venha de fora, tem que seguir as leis de bases do Sistema Educativo do País, assim como temos que aprender a cultura do País para ensinarmos as crianças. Aliás, de forma geral, o ponto de partida para a Educação é o mesmo, os autores e filósofos que estudamos, por exemplo, são os mesmos no Brasil e em Portugal.
Então, não se preocupe, pois ensinamos segundo as leis da escola e queremos trabalhar e contribuir para a educacão em Portugal.
@@explorandoportugal5492 MAS minha amiga nao é nada contra o facto de ser brasileira. O problema é outro. Como sabe criança imita. Ter professor de ensino basico a lecionar com sotaque brasileiro vai levar a que as crianças começem a falar dessa forma. E isso NAO QUEREMOS. A nossa lingua é a nossa maior riqueza e temos de a preservar apesar dos ataques constantes que tem. As nossas crianças devem manter a nossa pronuncia devem ser ensinadas a ter ORGULHO no país e na lingua Portuguesa. O facto de serem avaliados nao vai alterar NADA. Se, por exemplo, um professor brasileiro der aulas de matemática no ensino secundário, ai o risco é menor ou nulo. MAS dar aulas de Português, ou aulas de historia isso para mim é impensável. ISSO NAO. Um professor universitário ai o risco é nulo. MAS professores brasileiros de ensino básico, ISSO NUNCA. Um abraço
@@PANRamalho Mas tu achas que o Governo Português faria um tratado desses para prejudicar a Cultura Portuguesa ou o País? Creio que não!
As crianças são muito inteligentes, capazes de absorver e diferenciar as coisas, são capazes de aprender muitas línguas ao mesmo tempo, inclusive.
Quando eu lecionei na creche cá em Portugal, fui surpreendida pelas crianças, que cantavam e dançavam músicas do Tik Tok( do Brasil e outros), ou seja, a maior influência mundial é a internet, vídeos do You tube, Tik Tok e etc.
Nós professores não ensinamos essas coisas, nós ensinamos exatamente o que a Educação de Portugal exige, de acordo com as Leis de Diretrizes e Base, inclusive nas aulas de Português. Eu não posso chegar na escola e ensinar o que eu quero, mas sigo a Política Pedagógica da escola.
Eu tive medo na época, de pensarem de mim o que tu estás a pensar agora, mas graças a Deus, fui bem recebida na escola e garanto que não influenciei ninguém, pelo contrário, só aprendi!
Mas enfim, respeito a tua opinião e compreendo o teu coração de mãe!
@@explorandoportugal5492 Respeito tem de existir sempre gostando ou não, concordando ou não. Vivemos numa democracia e apesar de o nosso governo ter tomado decisões não quer isso dizer que sejam do agrado de todos. Meu não é. Assim como não concordei com o acordo ortográfico que ainda hoje é criticado por Professores Doutores especialistas na matéria. Nao duvido que professor brasileiro siga a risca as regras impostas pelo país, muito pelo contrario. E concordo consigo na má influencia que a internet tem nas crianças muito pequenas. Daí ser contra o uso dessa tecnologia nas salas de aula de crianças de ensino básico. E se a internet influencia, o modo como educamos, como falamos, como agimos também tem influencia no crescimento das crianças. Posso estar errado mas é a opiniao que tenho. Um abraço
@@PANRamalho Nós brasileiros só temos a agradecer às Autoridades Portuguesas pela oportunidade que temos de lecionar em Portugal.
Obrigada! Abraço!
Deve começar por se corrigir ao falar estarem sempre a dizer" tá" e " aí gente" e outros termos do género não são usados em Portugal felizmente já não tenho crianças pequenas pois não gostava que filhos meus falassem o vosso " português" . Reveja o seu vídeo e veja quantas vezes repete só estes dois exemplos. Não sou contra os imigrantes sejam eles donde forem mas devem falar o nosso português mais ainda se estiverem no ensino nas outras profissões é secundário.
Ainda bem que nunca vou dar aula em Portugal , povo que fala feio ! Ninguém fala nos vídeos que no Brasil o salário de professor é muito melhor do que em Portugal , ainda que em Portugal eles tem que mudar até de localização, muitas vezes bem longe da sua família . Vocês Portugueses são uma piada msm kkkk , não gostam dos Brasileiros , mas consomem tudo que é nosso !
@@CaraDiRica😂amei
Leila pode me ajudar com uma coisa? Qual seu insta?
Olá! Ajudo sim, se eu puder..rs
Meu insta é leilafais (explorandoportugal). Manda-me mensagem.😉
Boa tarde ,qual email do governo estadual de São Paulo como ser chama esse documento necessário. Obrigada