BLOCOS AFRO - FUNDAMENTO, RESISTÊNCIA E CULTURA PRETA

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 26 ม.ค. 2022
  • Os blocos afro representam a resistência cultural preta que transformou tanta adversidade em mais cultura e resistência para o povo preto.
    Como afirma nosso convidado da semana Fernando Alabê, Diretor musical, Educador, Presidente e Mestre de Bateria do Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã: “Não tem carnaval sem fundamento para o povo preto.”
    Fernando nos explica que o carnaval é a extensão dos terreiros para as ruas e enfatiza como é fruto da excelência preta, que dita moda, gostos e costumes por todo mundo há séculos: “É uma forma de expressão de muito refinamento. É excelência preta! Porque a gente faz isso como? Une o ritmo, que tem todos os transcursos do candomblé chegando às ruas com as escolas de samba que são referências nossas, pelos blocos afro que são referências nossas, junta com os metais, que eram presentes nos cordões, e isso é refinamento. E eu quero ver quem faz isso, se não for gente preta. Eu quero ver quem propõe isso, se não for gente preta. A nossa cultura preta dita os costumes e os gostos do mundo há muito tempo, e as pessoas que tem dinheiro, em geral os brancos, eles captam isso.”
    Beth Beli, Co-fundadora do bloco Ilu Oba de Min e também convidada da semana reforça a importância do nosso legado e da nossa narrativa: “A gente tem uma gama de histórias importantíssimas, tanto do continente africano como do Brasil, que a gente constrói né, então a gente utiliza isso em forma de arte e traz para as ruas. A gente pode passar pela história, pela estética, pela educação, pela informação e podemos recontar a nossa história.”
    “Qualquer ajuntamento preto é combate ao racismo” pois o simples fato de estarmos reunidos, aquilombados, é combate contra a estrutura racista que vivemos.
    Racismo. Ou você combate, ou você faz parte. Qual dos dois é você?
    #blocosafro #carnavalpreto #quilombos #culturapreta #vidasnegrasimportam #blacklivesmatter #canalpreto #eucombato #combateaoracismo #racismoestrurural

ความคิดเห็น • 5

  • @j.nascimento6872
    @j.nascimento6872 2 ปีที่แล้ว +4

    Me identifico bastante com os blocos afro, sou baiano, do candomblé com residência fixa em sp, sou apaixonado pelo Ilê Ayê!
    Faz um bom tempo que não vou na senzala do barro preto (sede do bloco) mais as vezes que fui, nossa, ficava em estado de êxtase, com toda aquele gente preta ocupando todos os espaços daquele lugar! 🤩

  • @francinemoura5544
    @francinemoura5544 2 ปีที่แล้ว +1

    Ilu Inã queimaaaa!!!🔥

  • @mariliaotiliasantos8362
    @mariliaotiliasantos8362 2 ปีที่แล้ว

    A cultura preta é muito rica, merece mais visibilidade.

  • @filmesresenhas242
    @filmesresenhas242 2 ปีที่แล้ว

    Ilê aye

  • @efsf2907
    @efsf2907 2 ปีที่แล้ว

    Venham conhecer o "Canal BRANCO "