Optei em fazer licenciatura em geografia, pois uma professora me inspirou. TrabalhÃĄvamos muito com diferentes tipos de notÃcias e na ÃĐpoca nÃĢo tÃnhamos acesso a internet. Ãramos obrigados a assistir os noticiÃĄrios diariamente com noticias locais, nacionais e internacionais. Toda semana alguns alunos eram escolhidos para repassar a turma sobre as trÊs notÃcias escolhidas. Era maravilhoso. Os trabalhos com mapas tambÃĐm eram magnÃficos. Boas lembranças.
Tenho lembranças muito fortes da minha professora da 3ŠsÃĐrie que nos anos 90 era muito a frente do seu tempo, realizamos um projeto para a feira de CiÊncias que o tema era Relevo do ParanÃĄ, ela separou a turma em equipes, e com o auxÃlio dos pais e autorizaçÃĢo da diretora, realizamos a construçÃĢo de uma maquete gigante que ocupou uma ÃĄrea inteira entre dois blocos do colÃĐgio, foi bem polÊmico, pois escavamos um buraco no meio do colÃĐgio, enfim, foi um super projeto, que com muito orgulho conquistamos o primeiro lugar, e esse projeto ficou marcado na histÃģria do ColÃĐgio de uma cidadezinha de 5 mil habitantes em 1990. Essa mesma professora, nos levava para diversas atividades externas, trabalhando a socializaçÃĢo, trabalho em equipe, pensamento coletivo, atividades culturais, estimulando nosso engajamento e autonomia. Lindas lembranças.
No quarto ano, tive um professor de histÃģria muito louco kkkk, no bom sentido lÃģgico, ele ensinava de uma forma que conseguia envolver todos. Um bom exemplo a seguir ðð.
A aula de inglÊs era a minha matÃĐria favorita ð pois as aulas era acompanhadas com mÚsicas âĪ ConseguÃamos compreender os conteÚdos com muita facilidade ððð
No Ensino Fundamental II tive um professor de lingua portuguesa que utilizava a metodologia com musica, principalmente MPB e logo apÃģs ouvirmos a mÚsica ele propunha uma analise, mas o interessante que junto com a aprendizagem com concordÃĒncia, gramatica tambÃĐm aprendÃamos a gostar da musica popular.
Eu gostava muito de um professor de InglÊs, pois a forma como ele ensinava envolvia os alunos na atividade, tornando a aula prazerosa. A forma como ele ensinava tornava mais fÃĄcil assimilar o conteÚdo. Professores assim me inspiraram a ser professora .
No ensino fundamental, eu tinha uma professora de HistÃģria que ilustrava o conteÚdo com experiÊncias da vida real. Era muito bom. AtÃĐ hoje me lembro de uma dessas aulas. No ensino mÃĐdio, tinha uma professora de QuÃmica que fazia jogos com a gente e era bem divertido. Ela era a prof mais popular da escola kk todos os alunos a amavam. E tambÃĐm tive um professor de Biologia que dominava muito o assunto e isso fazia todo mundo ficar calado e prestar atençÃĢo porque ele ensinava com muita firmeza e a aula expositiva se tornava muito chamativa.
Gostava muito das aulas de uma professora de Metodologia do ensino de LÃngua portuguesa, ela realmente trazia ideias e sugestÃĩes para serem aplicadas em sala de aula, pediu muitos planos de aulas e normalmente pedia para aplicarmos com as colegas, uma aula de verdade sobre Metodologia!!
Meu melhor professor foi Neto de HistÃģria, nÃĢo por atividades diferenciadas mas porque o professor incorporava personagens, trazendo contextualizaçÃĩes de tempos hisÃģricos, vivendo os prÃģprios personagens. Era divertido e empolgante. Saudade Prof Neto Batista
Adorava as aulas de matemÃĄtica e ciÊncias de um determinado professor, ArmÊnio Marques, que inclusive, ele ÃĐ diretor dessa mesma escola, que fiz o estagio obrigatÃģrio da faculdade, que hoje estou cursando matemÃĄtica, depois de muitos anos, pois me graduei em AdministraçÃĢo, e por quase 18 anos, fui administrador de uma empresa, no ramo rural, agora saÃ, e voltei para o "banco da faculdade", esse curso ÃĐ apenas 1 ano, formaçÃĢo pedagÃģgica em matemÃĄtica, e voltei para fazer esse curso, justamente por lembrar desse professor em sala de aula.
Sempre gostei de aulas com muitas interaçÃĩes, entre aluno e professor. Como exemplo leituras ou atÃĐ mesmo quando a professora pedia para nÃģs respondermos no quadro alguma atividade. Sei que para muitos isso ÃĐ mais complicado por alguma razÃĢo, mas esse tipo de aula sempre me encantou.
As aulas de EducaçÃĢo FÃsica sempre foram minha paixÃĢo, tanto que me formei na ÃĄrea, porÃĐm as melhores memÃģrias dessas aulas foram no meu ensino mÃĐdio, onde a Professora trazia conteÚdos variados alÃĐm dos tradicionais, com dinÃĒmicas e metodologias diferentes, e que hoje em dia me faz ver a vasta gama de conteÚdos dessa ÃĄrea e que me inspiram a ser um Professor diferenciado na ÃĄrea.
Lembro do meu primeiro ano. Estamos trabalhando sobre bandeira do Brasil e a professora levou um violÃĢo e ensaiamos a mÚsica EU TE AMO MEU BRASIL. sei a mÚsica atÃĐ hoje. E me recordo da professora Maria da Graça com carinho.
A professorinha de MatemÃĄtica , 5*ano em mil oitocentos e bolinha ð Ela era do meu tamanho , dizia com a voz de '''taquara rachada" (o que mais me marcou era essa voz ) -A melhor forma de aprender - ÃĐ - Refazer tudo o que vocÊ aprendeu .Ela me marcou minha infÃĒncia no aprendizagem ate hoje . "Eterna professorinha de MatemÃĄtica".
Teve dois momentos da minha vida escolar que fui marcada, a primeira, no ensino mÃĐdio, professora Maria aparecida de inglÊs, ela tinha uma postura muito inteligente, ela parecia que conhecia tudo do mundo inteiro, trazia musicas em inglÊs para gente estudar. A segunda, jÃĄ na faculdade, professora Leila de portuguÊs, ela era tÃĢo carismÃĄtica, positiva que atÃĐ as coisas mais difÃceis parecia que ficava mais fÃĄceis com a explicaçÃĢo dela.
Um dos exemplos, na aula de Lingua Portuguesa no entÃĢo ginasio , ler livros e comentar para os professores e para os colegas. Outra vez, ler e recitar um poems, tambÃĐm para a classe toda . Na ÃĐpoca, " recitei" uma letra de musica sertaneja. Hehehehehe ð
Terminei meu ensino mÃĐdio em 93, e a aula que mais gostava era artes e matemÃĄtica. Artes porque me libertava do mundo real e matemÃĄtica porque os nÚmeros me fascinava, o professor tinha uma metodologia que encantava atÃĐ a quem nÃĢo gostava da disciplina. O ensino era tradicional entÃĢo e professor era quem tinha todo conhecimento e a gente era passivo, estava ali para repetir tudo que era passado. Porem os anos passaram e depois de ter meus filhos quase criado me formei em pedagogia, comecei a fazer matemÃĄtica mas tive q parar por motivos financeiro. E agora estou estudando p o cargo de pedagoga da seed ParanÃĄ. Com sua ajuda creio q vou conseguir. gratidÃĢo
Faz tempo isso. kkkk Demorei para lembrar. Fiz o ensino fundamental e mÃĐdio nos anos 80 e o que eu mais gostei e tenho lembranças boas foram das aulas de inglÊs. Eu me encantava com a possibilidade de aprender uma outra lÃngua. Tanto que fiz Letras e me tornei professora de inglÊs como primeira opçÃĢo profissional. Na minha ÃĐpoca as metodologias giravam em torno do ensino tradicional, muitas repetiçÃĩes, mÃĐtodo ÃĄudio-lingual, mas, mesmo assim, eu aprendi muito praticando a pronÚncia, o que me fez desenvolver boas habilidades na lÃngua. Hoje eu faço diferente com os alunos, as possibilidades sÃĢo maiores e os materiais sÃĢo vastos. Eu ficava vidrada nas gravaçÃĩes das liçÃĩes em fitas cassete. Outros tempos.
Professora a sua fala ÃĐ muito importante, mas vc nÃĢo pode embasar com alguns autores , pois no concurso eles cobram , ex esse da observaçÃĢo da sala de aula tem algum lugar pra pesquisar ou autor que escreve sobre isso?
Minha aula preferida era de histÃģria! Adorava conhecer um pouco mais do passado, principalmente a QuestÃĢo da ordem cronolÃģgica de explicaçÃĢo dos fatos. Tinha uma profe que dÃģ fundamental 2 que pedia pra gente fazer desenhos sobre algumas questÃĩes, muito bacana.
Gostava muito de matemÃĄtica, dos desafios propostos pela professora em passar o conteÚdo novo e deixava um tempo para tentarmos fazer sozinhos, eu sempre conseguia.ð E nas aulas de geografia os mapas que tÃnhamos que desenhar com a folha fina do caderno de desenho e de dentro do conteÚdo proposto formular vÃĄrias perguntas e respostas, eu achava o mÃĄximo...
Gostava muito da aula de matemÃĄtica, pois o professor fazia com que os alunos fossem realizar os exercÃcios na lousa e eu gostava muito pois conseguia aprender melhor com as suas explicaçÃĩes.
Relembrei de vÃĄrios momentos incrÃveis, um deles era quando a professora de EducaçÃĢo FÃsica dava algumas aulas diferentes como dinÃĒmicas, brincadeiras, exercÃcios, jogos, filmes e muitas atividades de desafios, eu adorava participar.
A aula que eu mais gostava era LÃngua Portuguesa. Adorava a minha professora do 3š ano Fundamental I pois ela ensinava detalhando o que queria. Adorava escrever os textos que ela propunha. (E olha que faz tempo isso... rsrrs)
O que eu mais gostava era a aula de filosofia, achava a professora dinÃĒmica, sentava-mos em grupos para discutir o assunto e o filosofo. Portugues trabalhava em grupos e discuçÃĩes do assunto tambÃĐm.
Optei em fazer licenciatura em geografia, pois uma professora me inspirou. TrabalhÃĄvamos muito com diferentes tipos de notÃcias e na ÃĐpoca nÃĢo tÃnhamos acesso a internet. Ãramos obrigados a assistir os noticiÃĄrios diariamente com noticias locais, nacionais e internacionais. Toda semana alguns alunos eram escolhidos para repassar a turma sobre as trÊs notÃcias escolhidas. Era maravilhoso. Os trabalhos com mapas tambÃĐm eram magnÃficos. Boas lembranças.
Aula de portuguÊs. Professora Aleta, respeitosa, incentivava, nÃĢo brigava. Era fÃĄcil aprender pelo respeito que passava.
Tenho lembranças muito fortes da minha professora da 3ŠsÃĐrie que nos anos 90 era muito a frente do seu tempo, realizamos um projeto para a feira de CiÊncias que o tema era Relevo do ParanÃĄ, ela separou a turma em equipes, e com o auxÃlio dos pais e autorizaçÃĢo da diretora, realizamos a construçÃĢo de uma maquete gigante que ocupou uma ÃĄrea inteira entre dois blocos do colÃĐgio, foi bem polÊmico, pois escavamos um buraco no meio do colÃĐgio, enfim, foi um super projeto, que com muito orgulho conquistamos o primeiro lugar, e esse projeto ficou marcado na histÃģria do ColÃĐgio de uma cidadezinha de 5 mil habitantes em 1990. Essa mesma professora, nos levava para diversas atividades externas, trabalhando a socializaçÃĢo, trabalho em equipe, pensamento coletivo, atividades culturais, estimulando nosso engajamento e autonomia. Lindas lembranças.
No quarto ano, tive um professor de histÃģria muito louco kkkk, no bom sentido lÃģgico, ele ensinava de uma forma que conseguia envolver todos.
Um bom exemplo a seguir ðð.
A aula de inglÊs era a minha matÃĐria favorita ð pois as aulas era acompanhadas com mÚsicas âĪ
ConseguÃamos compreender os conteÚdos com muita facilidade ððð
No Ensino Fundamental II tive um professor de lingua portuguesa que utilizava a metodologia com musica, principalmente MPB e logo apÃģs ouvirmos a mÚsica ele propunha uma analise, mas o interessante que junto com a aprendizagem com concordÃĒncia, gramatica tambÃĐm aprendÃamos a gostar da musica popular.
Eu gostava muito de um professor de InglÊs, pois a forma como ele ensinava envolvia os alunos na atividade, tornando a aula prazerosa. A forma como ele ensinava tornava mais fÃĄcil assimilar o conteÚdo. Professores assim me inspiraram a ser professora .
A aula que eu mais gostava era de matemÃĄtica, amava fazer operaçÃĩes, pois ia muito bem neste componente.
No ensino fundamental, eu tinha uma professora de HistÃģria que ilustrava o conteÚdo com experiÊncias da vida real. Era muito bom. AtÃĐ hoje me lembro de uma dessas aulas. No ensino mÃĐdio, tinha uma professora de QuÃmica que fazia jogos com a gente e era bem divertido. Ela era a prof mais popular da escola kk todos os alunos a amavam. E tambÃĐm tive um professor de Biologia que dominava muito o assunto e isso fazia todo mundo ficar calado e prestar atençÃĢo porque ele ensinava com muita firmeza e a aula expositiva se tornava muito chamativa.
Legal.
Gostava muito das aulas de uma professora de Metodologia do ensino de LÃngua portuguesa, ela realmente trazia ideias e sugestÃĩes para serem aplicadas em sala de aula, pediu muitos planos de aulas e normalmente pedia para aplicarmos com as colegas, uma aula de verdade sobre Metodologia!!
Meu melhor professor foi Neto de HistÃģria, nÃĢo por atividades diferenciadas mas porque o professor incorporava personagens, trazendo contextualizaçÃĩes de tempos hisÃģricos, vivendo os prÃģprios personagens. Era divertido e empolgante. Saudade Prof Neto Batista
Adorava as aulas de matemÃĄtica e ciÊncias de um determinado professor, ArmÊnio Marques, que inclusive, ele ÃĐ diretor dessa mesma escola, que fiz o estagio obrigatÃģrio da faculdade, que hoje estou cursando matemÃĄtica, depois de muitos anos, pois me graduei em AdministraçÃĢo, e por quase 18 anos, fui administrador de uma empresa, no ramo rural, agora saÃ, e voltei para o "banco da faculdade", esse curso ÃĐ apenas 1 ano, formaçÃĢo pedagÃģgica em matemÃĄtica, e voltei para fazer esse curso, justamente por lembrar desse professor em sala de aula.
InterpretaçÃĢo de texto,redaçÃĢo,eu nÃĢo gostava da prof kkkk mas me encantava o jeito que ela ensina com tantos detalhes,tanta paciÊncia.
Sempre gostei de aulas com muitas interaçÃĩes, entre aluno e professor. Como exemplo leituras ou atÃĐ mesmo quando a professora pedia para nÃģs respondermos no quadro alguma atividade. Sei que para muitos isso ÃĐ mais complicado por alguma razÃĢo, mas esse tipo de aula sempre me encantou.
As aulas de EducaçÃĢo FÃsica sempre foram minha paixÃĢo, tanto que me formei na ÃĄrea, porÃĐm as melhores memÃģrias dessas aulas foram no meu ensino mÃĐdio, onde a Professora trazia conteÚdos variados alÃĐm dos tradicionais, com dinÃĒmicas e metodologias diferentes, e que hoje em dia me faz ver a vasta gama de conteÚdos dessa ÃĄrea e que me inspiram a ser um Professor diferenciado na ÃĄrea.
Lembro do meu primeiro ano. Estamos trabalhando sobre bandeira do Brasil e a professora levou um violÃĢo e ensaiamos a mÚsica EU TE AMO MEU BRASIL. sei a mÚsica atÃĐ hoje. E me recordo da professora Maria da Graça com carinho.
A professorinha de MatemÃĄtica , 5*ano em mil oitocentos e bolinha ð Ela era do meu tamanho , dizia com a voz de '''taquara rachada" (o que mais me marcou era essa voz ) -A melhor forma de aprender - ÃĐ - Refazer tudo o que vocÊ aprendeu .Ela me marcou minha infÃĒncia no aprendizagem ate hoje . "Eterna professorinha de MatemÃĄtica".
Eu gostava de ciÊncias e biologia,as professoras explicavam e eu entendia junto com as ilustraçÃĩes do livro.
Teve dois momentos da minha vida escolar que fui marcada, a primeira, no ensino mÃĐdio, professora Maria aparecida de inglÊs, ela tinha uma postura muito inteligente, ela parecia que conhecia tudo do mundo inteiro, trazia musicas em inglÊs para gente estudar. A segunda, jÃĄ na faculdade, professora Leila de portuguÊs, ela era tÃĢo carismÃĄtica, positiva que atÃĐ as coisas mais difÃceis parecia que ficava mais fÃĄceis com a explicaçÃĢo dela.
Um dos exemplos, na aula de Lingua Portuguesa no entÃĢo ginasio , ler livros e comentar para os professores e para os colegas. Outra vez, ler e recitar um poems, tambÃĐm para a classe toda . Na ÃĐpoca, " recitei" uma letra de musica sertaneja. Hehehehehe ð
Gostava muito dos Mapas de Geografia, das aulas de HistÃģria tambÃĐm! Professor muito claro nas explicaçÃĩes!!!
Terminei meu ensino mÃĐdio em 93, e a aula que mais gostava era artes e matemÃĄtica. Artes porque me libertava do mundo real e matemÃĄtica porque os nÚmeros me fascinava, o professor tinha uma metodologia que encantava atÃĐ a quem nÃĢo gostava da disciplina. O ensino era tradicional entÃĢo e professor era quem tinha todo conhecimento e a gente era passivo, estava ali para repetir tudo que era passado. Porem os anos passaram e depois de ter meus filhos quase criado me formei em pedagogia, comecei a fazer matemÃĄtica mas tive q parar por motivos financeiro. E agora estou estudando p o cargo de pedagoga da seed ParanÃĄ. Com sua ajuda creio q vou conseguir. gratidÃĢo
Professora seus vÃdeos sÃĢo maravilhosos parabÃĐns
Faz tempo isso. kkkk Demorei para lembrar. Fiz o ensino fundamental e mÃĐdio nos anos 80 e o que eu mais gostei e tenho lembranças boas foram das aulas de inglÊs. Eu me encantava com a possibilidade de aprender uma outra lÃngua. Tanto que fiz Letras e me tornei professora de inglÊs como primeira opçÃĢo profissional. Na minha ÃĐpoca as metodologias giravam em torno do ensino tradicional, muitas repetiçÃĩes, mÃĐtodo ÃĄudio-lingual, mas, mesmo assim, eu aprendi muito praticando a pronÚncia, o que me fez desenvolver boas habilidades na lÃngua. Hoje eu faço diferente com os alunos, as possibilidades sÃĢo maiores e os materiais sÃĢo vastos. Eu ficava vidrada nas gravaçÃĩes das liçÃĩes em fitas cassete. Outros tempos.
ParabÃĐns e muito obrigada pelo mini vÃdeos!
Gosto muito da clareza das suas aulas. ParabÃĐns ððð
Professora a sua fala ÃĐ muito importante, mas vc nÃĢo pode embasar com alguns autores , pois no concurso eles cobram , ex esse da observaçÃĢo da sala de aula tem algum lugar pra pesquisar ou autor que escreve sobre isso?
NÃĢo me esqueço das aulas de uma professora de HistÃģria no Ensino Fundamental. Ela explicava e ia desenhando no quadro. Eu amava!!
Minha aula preferida era de histÃģria! Adorava conhecer um pouco mais do passado, principalmente a QuestÃĢo da ordem cronolÃģgica de explicaçÃĢo dos fatos. Tinha uma profe que dÃģ fundamental 2 que pedia pra gente fazer desenhos sobre algumas questÃĩes, muito bacana.
Das aulas de filosofia, a professora era bem dinÃĒmica e trabalhava com os filÃģsofos de uma maneira bacana.
Meu professor de histÃģria era muoto bom na explicaçÃĢo atÃĐ o pedro chegando no brasil ele imitavaaaa kkkk
Eu tambÃĐm adorava esses professores que faziam imitaçÃĩes ðð
Gostava muito de matemÃĄtica, dos desafios propostos pela professora em passar o conteÚdo novo e deixava um tempo para tentarmos fazer sozinhos, eu sempre conseguia.ð
E nas aulas de geografia os mapas que tÃnhamos que desenhar com a folha fina do caderno de desenho e de dentro do conteÚdo proposto formular vÃĄrias perguntas e respostas, eu achava o mÃĄximo...
Gostava muito da aula de matemÃĄtica, pois o professor fazia com que os alunos fossem realizar os exercÃcios na lousa e eu gostava muito pois conseguia aprender melhor com as suas explicaçÃĩes.
Relembrei de vÃĄrios momentos incrÃveis, um deles era quando a professora de EducaçÃĢo FÃsica dava algumas aulas diferentes como dinÃĒmicas, brincadeiras, exercÃcios, jogos, filmes e muitas atividades de desafios, eu adorava participar.
EducaçÃĢo FÃsica, por ser exatamente prÃĄtica.
Adoro seu canal!
Prof Maravilhosa.âĪâĪâĪ
A aula que eu mais gostava era LÃngua Portuguesa. Adorava a minha professora do 3š ano Fundamental I pois ela ensinava detalhando o que queria. Adorava escrever os textos que ela propunha. (E olha que faz tempo isso... rsrrs)
gincana de matemÃĄtica entre os alunos. provocava uma competiçÃĢo era saudÃĄvel e eficaz
Eu adorava fazer redaçÃĢo e das aulas de educaçÃĢo artÃstica. Desenho livre kkkk.
O que eu mais gostava era a aula de filosofia, achava a professora dinÃĒmica, sentava-mos em grupos para discutir o assunto e o filosofo. Portugues trabalhava em grupos e discuçÃĩes do assunto tambÃĐm.
Essa apostila q foi mencionada no Instagram ÃĐ aquela de 24 pÃĄg.?
Eu gostava dos Passei os fora da escola,entrevistas,Feira das ciÊncias, ApresentaçÃĢo de trabalhos e criaçÃĩes artÃsticas.
Eu gostava de educaçÃĢo fÃsica, jogos na quadra.
Aula de InglÊs