Uma ironia machadiana na minha vida, durante o ensino médio minha professora de literatura falava tanto dos livros clássicos e eu achava tudo tão chato e dormir na aula, hoje poucos anos depois já tenho uma vasta biblioteca e aos 24 anos terminei de ler Brás Cubas e depois o "primeiro spin-off literário brasileiro" que foi Quincas Borba, agora vamos para Dom Casmurro e os contos (Missa do Galo, Cartomante...). Obrigado Deus por esse amadurecimento 😅
Bom demais, né, Daniel, quando a gente consegue entender o valor de alguns escritores? Mas, na escola, a culpa não era sua. O ensino da literatura ainda precisa avançar muito desde o comecinho, lá no F1 pra chegar no Ensino Médio a ponto de ler Machado como se deve. Abs
Terminei de ler, meu primeiro livro lido do Bruxo do Cosme Velho, rss, gostei bastante, filosófico, um pouco dificil, enriquecedor e para pensar. Confesso que o Quincas Borba me fez dar algumas risadas.
Top demais, muito obrigado, Machado é atemporal e suas criticas se mantém para o Brasil atual que está indo rumo ao abismo, assim como o restante do mundo, grato pelo vídeo.
Eu estava em um limbo literário por muito tempo, tudo que eu pegava para ler eu estava detestando, pegava indicações de livros nas redes sociais e não gostava de nenhum, achava a leitura muito infantil e imatura, então decidi pegar os clássicos brasileiros para ler, e comecei com Memorias Póstumas. Melhor coisa que fiz!!! Fiquei com receio antes de ler pensando que seria uma leitura complexa, e que não entenderia nada, mas foi muito fluído, a leitura foi super agradável e amei que os capítulos são curtos, acabei o livro em poucos dias. Amei a obra e agora estou vendo todos os vídeos sobre ele. Incrível! ❤ o filme também é ótimo, pegaram a essência do livro e tem uma fotografia linda, recomendo.
Adorei! Sucinto, dinâmico e cheio de conteúdo. Li a obra a pouco tempo e isso me elucidou demais. Estou no curso de letras e esse canal está sendo uma das melhores fontes de conhecimento que encontrei no youtube, muito obrigado pelo seu trabalho.
Obrogada pela explicação. Sou da Colômbia, nunca estudei português, aprendi português com meu esposo. Me aventurei a ler o Machado e gostei muito. Não fui fácil mas curti e admirei a literatura.
Que bom, Ginna, que vc gostou de Machado E não se preocupe porque mesmo os brasileiros têm dificuldade em entender Machado, mas vá lendo, que um dia tudo fica muito claro na obra machadiana. Parece que dá um estalo Comigo foi assim Abs
Me chamou a atenção, Miriam, as últimas observações que você faz sobre o livro: de ele não ser leitura fácil, que você precisa persistir nela etc. Não sou intelectual ou erudito; mas o fato é que li o Brás Cubas aos 15 anos por iniciativa própria, sem fazer o mínimo esforço e com uma grande dose de prazer. Por que para mim foi tão fácil, já que para a maioria das pessoas é "difícil"? Não sei. Estou lendo agora o "Memorial do Convento" do Saramago, e estou gostando, mas diria que esse livro, sim, é de leitura difícil. Mas o Machadão, não!
Que bom que você leu por iniciativa própria e gostou, mas a maioria tem grande dificuldade em ler Machado, principalmente pela linguagem. Quanto a Saramago, é um ótimo escritor que tem livros mais fáceis e outros mais difíceis. Por isso não desista! Abs
Vou ler o livro, sem aquela obrigação escolar.Temos que saber antes que se trata de uma grande obra como a Senhora o fez nessa brilhante aula. Gostei muito.
Mirian, que alegria vê-la falando de um dos autores que mais amo neste mundo. Caiu por acaso e só agora vi que havia perdido muita coisa bacana. Ainda não vi o vídeo, mas daqui a pouco o verei e farei novo comentário sobre o conteúdo. E como já conheço o Bruxo do Cosme Velho e Fada das Comunicações, sei que será muito bom.
Li em minha adolescência os livros de Machado de Assis, eram desta mesma coleção que a senhora está mostrando. São do meu pai, que me auxiliou muito com essas leituras.
Meus parabéns!!! Machado de Assis é bem cômico para quem entende e "enfadonho" para quem não compreende. A senhora traz uma perspectiva que não pode ser notada pelo leitor amador "como eu", que não possui um conhecimento profundo sobre o autor. Obrigado!!
Criamos um grupo de leitura na quarentena pelo ZOOM com 7 amigos , e estamos terminando essa semana esse livro maravilhoso, no começo foi complicado, porém no decorrer do livro, vai fluindo.
Pode-se dizer que essa era uma característica e uma proposta do ruralismo;ou seja, um proposta de critica a sociedade burguesa pós-industrial; dos casamentos arranjados, dos adúlteros, da hipocrisia do clero e instituições familiares e religiosos falidas. A exemplo do Crime do Padre Amaro do Eça de Queiroz.
Em outra obra incrível de Machado, eu vejo q ele quer falar de loucura... Pq pra mim, o personagem Bentinho, Dom Casmurro, era um ciumento patológico 😊... Machado era f0d@@@@@
Professora, gora posso falar sobre a análise. Espetacular!!! Impressionante a forma e o conteúdo de sua fala. Essa informação sobre o título, no começo já abre o horizonte para o que virá a seguir. Obrigado por lançar luz sobre tantos que hão de amar este livro e o seu maravilhoso autor.
Muito obrigada por explicar essa obra. Machado é o escritor brasileiro que mais leio e esse livro por ter uma linguagem profunda da época e a maneira como foi construida a narrativa, me causaram um pouco de desânimo em ler, resolvi buscar a explicação do contexto e agora está bem melhor para entender o livro. 😁👏👏
Professora, estou lendo Memórias póstumas. Vejo Braz Cubas como uma pessoa mesquinha e vulgar. O livro é um assombro. Pretendo ler em seguida a peça Quase ministro, também de Machado. Grato.
Oi, Téo. Também acho Memórias Póstumas um assombro, como os melhores romances da fase realista de Machado. Quando vc for ler as peças de teatro, talvez fique um pouco decepcionado. As peças e os poemas não têm o mesmo nível dos romances e das crônicas, mas vale a pena conhecer. Abs
A nossa miséria não seria em relação a toda espécie humana? "A Nenhuma criatura o legado da Nossa miséria". Se considerando que seria impossível ele passar a um filho/a suas falhas, considerando que o pai dele era "bem sucedido" e, portanto, os filhos ainda poderiam ser (uma coisa não muito sábia de se pensar), então acho que quando Brás aborda a "nossa miséria" é em relação a como a sociedade se apresentava e se apresenta. Brás e Borbas, como dito pela Sra, eram filósofos e questionavam os costumes sociais. Assis também era um grande questionador da sociedade de seu tempo.
No final quando o marido de Virgília morreu, pq eles não ficaram juntos? Não entendi essa parte. Fora isso, excelente explicação, um grande livro, acho a história de vida de Machado uma inspiração, sou grande fã de suas obras, grande abraço!
Eu acho que Brás cubas é uma obra que nos leva a reflexão de muitos questionamentos internos, foi o que eu conclui. Mostra a hipocrisia e o quanto podemos ser medíocres.
Eu bem que tentei, li os principais livros do Machado, mas infelizmente não gostei de nenhum . O que eu achei menos chato, foi o Quincas Borba. 🎉 O Iaia Garcia, nao consegui termiar de ler 😂
Tente ler primeiro as crônicas ou os contos curtos como A Cartomante e tantos outros. É preciso se acostumar com Machado antes de ler os romances realistas. Abs
Eu lembro quando fui obrigado a ler isso aí para fazer o vestibular... Como eu odiei a leitura! Não estou dizendo que o autor é ruim de jeito nenhum! Apenas acho que não deve haver essa coisa de "livro obrigatório universal" o gosto não é universal e eu meio que tomei trauma de leitura e só fui retornar na prática da leitura décadas depois
Acredito, Daniel, que o problema esteja no ensino da literatura no Brasil.. Não há uma preocupação com a verticalidade.. Ninguém deveria começar a ler Machado por seus romances, principalmente, os realistas, e sim pela suas crônicas, depois os contos curtos e assim por diante..
Para calcular quanto 300 contos de réis de 1881 valeriam em reais atualmente, precisamos considerar fatores como a inflação acumulada e a variação do poder de compra ao longo do tempo. A moeda brasileira mudou várias vezes desde então, e a comparação precisa seria complexa. Em termos de referência, "contos de réis" era uma grande quantidade de dinheiro. Em 1881, 1 conto de réis era equivalente a mil mil-réis, o que representava um valor considerável. Há estimativas que consideram que, em média, 1 conto de réis poderia equivaler a cerca de 1 milhão de reais atuais, dependendo da base usada para o cálculo (poder de compra, equivalência de salários ou valor em metais preciosos). Estimativa Simplificada Se aplicarmos a proporção de 1 conto de réis ≈ 1 milhão de reais: 300 contos de réis ≈ 300 milhões de reais. Este valor é uma estimativa simplificada e pode variar com métodos mais específicos, mas dá uma boa ideia da magnitude dessa quantia em termos modernos.
Olá, estou lendo Machado de Assis,eu quero te perguntar ,hj acabei de ler um conto,q ao final ele mata a Rita.Como trabalhar hj com a Lei Maria da Penha? Mulheres q morrem ao trair...pode comentar por favor?
Mostrando, Solange, de como a literatura é representativa de um tempo, inserida em um contexto, com todas as qualidades e problemas daquele tempo. É por isso que literatura é tão rica e nenhum autor pode ser excluído., por mais que os nossos valores sejam outros, próprios do nosso tempo. É como estudar história para não cometer os mesmos erros no presente e no futuro. Abs
Adorei a aula e fiquei com inveja da coleção! Aos leitores que estão descobrindo Machadão e suas "Memórias Póstumas de Brás Cubas", indico uma ficção de polpa levemente inspirada na obra do autor póstumo mais saudoso da nossa era, dá uma sacada nesse trecho:
"Pensando bem talvez, o 'Todo' nem seja tão poderoso assim. Se o Tal me odeia nesse nível e eu sobrevivi tanto tempo, é porque ele falhou pra caralho. Vai dizer que ele não falhou adoidado com você também? Tá, digamos que ele finalmente conseguiu esse feito... Parabéns, Jeová! Mas não fez mais do que a sua obrigação depois de me fazer agonizar por sei lá quantos anos sobre essa terra linda e maltratada, depois de me colocar entre um povo que tá esperando e tentando me convencer até hoje da volta de um filho seu que nunca existiu, da volta de um que não foi porque jamais veio, é muito pouco pra ser chamado de deus, e ainda o único deus que deve ser adorado e 'tralalá'. E o que eu acho, é que você só foi capaz de me matar com mais um de se seus acordos sórdidos com algum cu sujo de pau pequeno e problemas de ereção que desconta seus fracassos sexuais ateando fogo em quem dorme na rua, ou seja, alguém cujo o único êxito na vida é fazer algo completamente hediondo que depende do fato da sua vítima não ter onde se proteger e ela tem que estar dormindo. Enfim, se eu não morri, se eu tô Vivinho da Silva Cardoso de Oliveira, tanto faz, não é nada demais, só mais um dos fracassos do deus com “D” maiúsculo, um “eu” minúsculo, e um “s” tão perdido que nem sabe ser plural. Fica tranquilo, seus fiéis já nem notam mais sua ausência e suas falhas. É tão ‘tanto faz’, que ninguém precisa acreditar que “Ele” existe para dizer “graças a Deus”, “vai com Deus”, “se Deus quiser” e toda a sagrada família das expressões sem sentido que carregam o seu nome. Nem um ateu se ofende mais."
Isso vem do meu E-book "Crônicas de Morte e Música: 1# O CLUB dos 27". Meu nome é Luiz Carlos González, eu sou escritor e não pretendo ser um "Machado", um gênio a frente de seu tempo, pelo simples fato de que tenho necessidades urgentes que se não puder atender o morto serei eu. Como você sabem a "mamata" acabou e eu não posso contar com um cargo público que me permita esperar tanto para vender o que eu escrevo. Coisa que eu conseguia fazer oferecendo às pessoas na rua e em espaços públicos, mas por razões de 'corona' tive que levar meu trabalho para a internet e agora está no site da Amazon Então se puder apoiar meu trabalho, acho que tem tudo pra você gostar e ver como apenas uma troca justa, e não um favor. Mas se não tiver com tempo e quiser só ajudar mesmo, eu também aceito hahaha De qualquer forma, obrigado! o/ amzn.to/3lIMUG0
11 pessoas 11 contos de réis. Notei que Machado de Assis faz um joguinho com certos números, ora explícito como o 13 e o 31, ora implícito, como o que citei.
DECEPCIONANTE Fazia muito tempo que não lia literatura brasileira, reli recentemente "Olhais os Lírios do Campo", que considero um bom livro e fui pesquisar quais outros livros poderia ler. Um dos mais consagrados é o "Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis. O livro foi um fardo e não só por causa do vocabulário, é uma reunião de pequenos contos nem todos fazendo sentido com a história principal - é uma colcha de retalhos (não sei se foi preguiça intelectual do autor) O momento mais lúcido do autor é o capítulo 137 (CXXXVII) onde o personagem diz "Mas, ou muito me engano, ou acabo de escrever um capítulo inútil." Entretanto Machado de Assis estava enganado mais uma vez, não foi só um capítulo inútil escrito, há vários capítulos inúteis no livro. A história gira em torno de um personagem sem caráter, que em momento algum reconhece seus erros. O mais inacreditável não é um defunto escrever um livro, mas é falta de entendimento moral e da realidade do autor e do personagem; preocupante também é a maioria dos leitores não se darem conta disto. Adicionalmente a conclusão da história é apressada e mal acabada.
Acho que o "embranquecimento" vai ser cada vez menor, à medida que hoje as pessoas têm mais consciência do racismo estrutural existente no Brasil. Tenho fé que em um futuro muito próximo, o racismo desapareça para sempre e negros e pardos talentosos como Machado não passem mais por qualquer branqueamento. Abs
Oi, Miguel. Infelizmente, não tenho. Sou machadiana. Passei anos estudando Machado e adoro seus livros. Tenho uma coleção completa, bem antiga, que ganhei e que considero um tesouro. Abs
Jeverson, Machado tem duas fases bem distintas: a primeira fase que é romântica e a segunda, realista. Você acredita que a segunda fase de sua obra seja o quê?
Apesar de não concordar, respeito sua opinião, Baltazar. Mas vc já parou pra pensar em como essa "história sem graça" consegue ser revolucionária no seu tempo e na literatura? Abs
Creio que Machado de Assis não pode ser considerado um escritor brasileiro, mas sim de Língua Portuguesa. Isto porque os brasileiros, em sua maioria esmagadora, não amam a educação nem a cultura. É por essa razão que o Brasil é um dos países mais miseráveis do mundo.
Oi, Camoens. Sou Machadiana de coração e creio que Machado queria sim ser chamado de escritor brasileiro. A própria criação da Academia Brasileira de Letras era uma esperança sua de fortalecer nossa literatura. O povo brasileiro não lê porque não temos políticas governamentais que incentivem a leitura e a cultura. Precisamos de um governo que entenda que só a educação é capaz de transformar um país. ABs
@@biblionmiriambevilacqua4620 Minha querida amiga, você infelizmente sofre da mesma ilusão daqueles que julgam o valor de um povo comparando-o com o valor de seus artistas.Na Antiguidade, isso era verdadeiro: os artistas eram representantes máximos de uma civilização (visto que pertenciam à nobreza) e o povo seguia-nos cegamente (pois a verdadeira arte só pode ser criada por uma elite; o conceito de cultura popular é, portanto, um oxímoro); todavia, com o advento da Modernidade, com a ascensão da canalha (segundo Nietzsche), a arte corrompeu-se de uma tal maneira que, hoje, está completamente morta.Machado de Assis encaixa-se neste contexto: um grande artista ignorado completamente pelo povo brasileiro em sua época e hoje reduzido a uma bandeira racial controvertida( ele só é considerado grande porque supostamente era negro- embora fosse pardo; seu grande amigo Joaquim Nabuco, após a morte de Machado, declarou que ele preferia se ver como branco e não como mulato). Se estiver interessada, pode procurar por meus livros na Amazon.Tenho certeza de que você gostará deles.
Uma ironia machadiana na minha vida, durante o ensino médio minha professora de literatura falava tanto dos livros clássicos e eu achava tudo tão chato e dormir na aula, hoje poucos anos depois já tenho uma vasta biblioteca e aos 24 anos terminei de ler Brás Cubas e depois o "primeiro spin-off literário brasileiro" que foi Quincas Borba, agora vamos para Dom Casmurro e os contos (Missa do Galo, Cartomante...). Obrigado Deus por esse amadurecimento 😅
Bom demais, né, Daniel, quando a gente consegue entender o valor de alguns escritores? Mas, na escola, a culpa não era sua. O ensino da literatura ainda precisa avançar muito desde o comecinho, lá no F1 pra chegar no Ensino Médio a ponto de ler Machado como se deve. Abs
Achava chaterrimo também
Le a bíblia, confia em mim, tem tudo que é gênero literário e é ainda melhor que esses que você leu
Terminei de ler, meu primeiro livro lido do Bruxo do Cosme Velho, rss, gostei bastante, filosófico, um pouco dificil, enriquecedor e para pensar.
Confesso que o Quincas Borba me fez dar algumas risadas.
Top demais, muito obrigado, Machado é atemporal e suas criticas se mantém para o Brasil atual que está indo rumo ao abismo, assim como o restante do mundo, grato pelo vídeo.
Obrigada, Carlos. Abs
Eu estava em um limbo literário por muito tempo, tudo que eu pegava para ler eu estava detestando, pegava indicações de livros nas redes sociais e não gostava de nenhum, achava a leitura muito infantil e imatura, então decidi pegar os clássicos brasileiros para ler, e comecei com Memorias Póstumas. Melhor coisa que fiz!!!
Fiquei com receio antes de ler pensando que seria uma leitura complexa, e que não entenderia nada, mas foi muito fluído, a leitura foi super agradável e amei que os capítulos são curtos, acabei o livro em poucos dias. Amei a obra e agora estou vendo todos os vídeos sobre ele. Incrível! ❤ o filme também é ótimo, pegaram a essência do livro e tem uma fotografia linda, recomendo.
Puxa!! É exatamente comentários como o seu, descobrindo a riqueza da nossa literatura que me deixam imensamente feliz! Obrigada por compartilhar. Abs
Adorei! Sucinto, dinâmico e cheio de conteúdo. Li a obra a pouco tempo e isso me elucidou demais. Estou no curso de letras e esse canal está sendo uma das melhores fontes de conhecimento que encontrei no youtube, muito obrigado pelo seu trabalho.
Que bom, Ewerton! Fico feliz de vc estar cursando letras! Obrigada pelo carinho! Abs
Ele é o meu autor preferido. Tem uma escrita genial. Orgulho de termos esse autor brasileiro.
É um dos meus autores preferidos também, Sabrina. Machado realmente é genial. Abs
Professora, a senhora tem muitíssimo conhecimento e uma forma de análise maravilhosa!
Muito obrigada, Valdivino! Abs
Ótima explicação professora ! Machado me encantou , ele é engraçado , irônico , perspicaz , astuto ....
Que bom, Patrícia, que você admira Machado. Ele é realmente um gênio. Abs
0l000l⁰0l000ll00l⁰0l0l00l0l0l000l00l0ll00l0lllll000lĺ00l0ll00l0l0l0lll00l0l0ll0lĺll0ll0lĺlĺll00l0l0l0l0l00⁰l0l0l⁰0ĺĺlĺpppĺlĺlĺpl0l0ll00lpllplpllllppĺpĺppplppllpllpĺl0lplplpllpp0p0plp0l0llllpĺl0l0lp0lllpĺpll0lpp0l0ĺl999l99l99l99pĺl9ll999pl9⁹l9⁹l999999p
@@biblionmiriambevilacqua4620 °
@@biblionmiriambevilacqua4620 aa
Aa
Machado de Assis é o meu escritor brasileiro favorito. Sou fascinado por Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro.
Oi, Lucas. Eu sou fascinada por toda a obra. Trabalhei com as crônicas de Machado no meu mestrado e elas são tão geniais quanto os romances. Abs
que resumo maravilhoso... prestei atenção do inicio ao fim, a aula e envolvente junto com a historia
Que bom que vc gostou, Isabella, e não ficou cansada. Sempre tenho receio de que os vídeos tenham ficado um pouco longo demais. Abs
Obrogada pela explicação. Sou da Colômbia, nunca estudei português, aprendi português com meu esposo. Me aventurei a ler o Machado e gostei muito. Não fui fácil mas curti e admirei a literatura.
Que bom, Ginna, que vc gostou de Machado E não se preocupe porque mesmo os brasileiros têm dificuldade em entender Machado, mas vá lendo, que um dia tudo fica muito claro na obra machadiana. Parece que dá um estalo Comigo foi assim Abs
Que explicação maravilhosa, a senhora é muito simpática!
Obrigada, Alessandra, mas nada de me chamar de senhora. Fico muito velha, rsrsrs! Abs
Ótima explicação e análise, parabéns professora!!
Muito obrigada, Sofia! Abs
Como eu amo esse livro.
Obrigado pelo vídeo incrível ❤
Obrigada, você, pela atenção do comentário. Abs
Me chamou a atenção, Miriam, as últimas observações que você faz sobre o livro: de ele não ser leitura fácil, que você precisa persistir nela etc. Não sou intelectual ou erudito; mas o fato é que li o Brás Cubas aos 15 anos por iniciativa própria, sem fazer o mínimo esforço e com uma grande dose de prazer. Por que para mim foi tão fácil, já que para a maioria das pessoas é "difícil"? Não sei. Estou lendo agora o "Memorial do Convento" do Saramago, e estou gostando, mas diria que esse livro, sim, é de leitura difícil. Mas o Machadão, não!
Que bom que você leu por iniciativa própria e gostou, mas a maioria tem grande dificuldade em ler Machado, principalmente pela linguagem. Quanto a Saramago, é um ótimo escritor que tem livros mais fáceis e outros mais difíceis. Por isso não desista! Abs
Amei a análise, vai me ajudar muito na prova da faculdade. Muito didática e simpática.
Muito obrigada! Que bom que eu consigo lhe ajudar. Abs
Que bela explicação, a senhora é muito simpática e me ajudou bastante para entendimento dessa brilhante obra literária.
Que bom que eu lhe ajudei, Augusto. Fico feliz!! Muito obrigada pelo carinho de seu comentário. Abs
Simpática e muito linda 🌹
Professora, amei sua aula! Muito obrigada.
Obrigada pela atenção de me escrever! Abs
Encontrei este canal agora e simplesmente me encantei. Obrigado professora por compartilhar conteúdos tão importantes incríveis!
Fico feliz em ajudar a divulgar literatura, Felipe! Abs
Esse canal é rico em conhecimento. Sou sua admiradora Profa. Além do mais, você é muito elegante!
Muito obrigada pelo carinho do comentário. Abs
Nossa que vídeo aula boa, continua sempre assim profff!!
Obrigada, João Pedro! Abs
Vou ler o livro, sem aquela obrigação escolar.Temos que saber antes que se trata de uma grande obra como a Senhora o fez nessa brilhante aula. Gostei muito.
Acabei de ler, meu primeiro do Machado de Assis! Adorei ❤
Maravilhosamente didático! Obrigado
Obrigada, Antonio. Abs
Um dia serei doutor em literatura assim como a senhora
Ótimo!! Vamos ainda trocar muita figurinha! Abs
Vendo a professora falar me lembrei de uma grande professora de literatura que tive na faculdade 😊
Fiquei honrada! Obrigada! Abs
Mirian, que alegria vê-la falando de um dos autores que mais amo neste mundo. Caiu por acaso e só agora vi que havia perdido muita coisa bacana. Ainda não vi o vídeo, mas daqui a pouco o verei e farei novo comentário sobre o conteúdo. E como já conheço o Bruxo do Cosme Velho e Fada das Comunicações, sei que será muito bom.
Marques, me desculpe. Não havia visto seu comentário. Sempre atenciosos e gentil! Abs
Que vídeo maravilhoso! Obrigada professora!🌹
Obrigada, você, pela gentileza do comentário. Abs
Li em minha adolescência os livros de Machado de Assis, eram desta mesma coleção que a senhora está mostrando. São do meu pai, que me auxiliou muito com essas leituras.
Oi, Tammy. Essa coleção é ótima! Abs
Obg por abisar sobre os spoilers vou terminar de ler e salvar o video.
Oi, Mauricio. Depois que vc tiver lido, veja o vídeo. Fica interessante ter outra visão. Abs
De Genebra na Suíça 🇨🇭, obrigada pelo carinho
Eu que agradeço! Abs
Meus parabéns!!! Machado de Assis é bem cômico para quem entende e "enfadonho" para quem não compreende. A senhora traz uma perspectiva que não pode ser notada pelo leitor amador "como eu", que não possui um conhecimento profundo sobre o autor. Obrigado!!
Obrigada, você, pela mensagem, David. E continue lendo Machado, quanto mais se lê, mais se entende! Abraço.
Criamos um grupo de leitura na quarentena pelo ZOOM com 7 amigos , e estamos terminando essa semana esse livro maravilhoso, no começo foi complicado, porém no decorrer do livro, vai fluindo.
Que ótimo, Suely. Grupo de leitura é sempre uma delícia! ABs
Nossa, sensacional sua didática, muito obrigado
De nada, Mateus. Fico feliz se consegui te ajudar. Abs
Amo machado num nível muito alto
O seu canal é muito necessário.
Que elogio lindo, Sophia! Muito obrigada. Abs
ÓTIMA aula!!!! Adorei! Parabéns e por favor continue.
Oi, Juliana. Às vezes não consigo gravar tantos vídeos como gostaria, mas estou continuando, rsrsr Obrigada. Abs
Obrigada por essa aula incrível 🥰
Ganhou uma fã de carteirinha 🤗🥰🥰🥰
Obrigada, Anna! Seja bem-vinda! Abs
Amo Machado. Adorei seu canal. Acabei de ler Memórias e vim correndo ver seu vídeo. E fiquei feliz em perceber que entendi tudo direitinho! Hahahah
Maravilha, Augusto! Que bom! Abs
Gratidão, professora, por compartilhar essa excelente reflexão. Parabéns!
Obrigada, Damião! Abs
Excelente resenha! 👏🏼👏🏼❤️
Obrigada, "Anônimo"!! Abs
Amei
Você é top
Muuuuito obrigada! Abs
Ótimo.
Obrigada, Ismael. Abs
Lobo Neves soube... não fez nada pra manter as aparências, que é inclusive uma das críticas do livro à burguesia da época
Pode-se dizer que essa era uma característica e uma proposta do ruralismo;ou seja, um proposta de critica a sociedade burguesa pós-industrial; dos casamentos arranjados, dos adúlteros, da hipocrisia do clero e instituições familiares e religiosos falidas. A exemplo do Crime do Padre Amaro do Eça de Queiroz.
Professora, cheguei agora, muito prazer! E já gostei: raiz da palavra.
Obrigada, Mary. E desculpe a demora em lhe responder. Meu tempo é muito pequenininho. Abs
Ótima explicação, parabéns!!.
Obrigada! Abs
Excelente aula!!!
Muito obrigada 😍
Oi, SB. Desculpe a demora em responder. Sua mensagem ficou perdida no meu radar.
Exelente análise do livro . 👏😎
Obrigada, Wellington! Abs
Em outra obra incrível de Machado, eu vejo q ele quer falar de loucura... Pq pra mim, o personagem Bentinho, Dom Casmurro, era um ciumento patológico 😊... Machado era f0d@@@@@
Professora, gora posso falar sobre a análise. Espetacular!!! Impressionante a forma e o conteúdo de sua fala. Essa informação sobre o título, no começo já abre o horizonte para o que virá a seguir. Obrigado por lançar luz sobre tantos que hão de amar este livro e o seu maravilhoso autor.
Muuuito obrigada, Manuel, pelo afeto do comentário. Abs
Ótimo! Narrativa de um moribundo sobre o roteiro de sua vida, feito na presença de seu antigo amor (Virgília).
Muito obrigada por explicar essa obra. Machado é o escritor brasileiro que mais leio e esse livro por ter uma linguagem profunda da época e a maneira como foi construida a narrativa, me causaram um pouco de desânimo em ler, resolvi buscar a explicação do contexto e agora está bem melhor para entender o livro. 😁👏👏
Fico feliz em poder ajudar, Joice. Esse é o objetivo do canal. Abs
Obrigada Professora.😊
Não tem de quê, Mari. Faço com prazer. Abs
Professora, estou lendo Memórias póstumas. Vejo Braz Cubas como uma pessoa mesquinha e vulgar. O livro é um assombro. Pretendo ler em seguida a peça Quase ministro, também de Machado. Grato.
Oi, Téo. Também acho Memórias Póstumas um assombro, como os melhores romances da fase realista de Machado. Quando vc for ler as peças de teatro, talvez fique um pouco decepcionado. As peças e os poemas não têm o mesmo nível dos romances e das crônicas, mas vale a pena conhecer. Abs
A nossa miséria não seria em relação a toda espécie humana? "A Nenhuma criatura o legado da Nossa miséria". Se considerando que seria impossível ele passar a um filho/a suas falhas, considerando que o pai dele era "bem sucedido" e, portanto, os filhos ainda poderiam ser (uma coisa não muito sábia de se pensar), então acho que quando Brás aborda a "nossa miséria" é em relação a como a sociedade se apresentava e se apresenta. Brás e Borbas, como dito pela Sra, eram filósofos e questionavam os costumes sociais. Assis também era um grande questionador da sociedade de seu tempo.
Que vídeo maravilhoso!❤
Obrigada, Daniella! Abs
Obrigada pela aula 🥰
O melhor video sobre o livro muito obrigada❤
Obrigada, Renata! Que bom que vc gostou. Fico feliz! Abs
Vídeo perfeito. Sua voz é linda
Muito obrigada, Deivid! Abs
muuito bom. Parabéns pelo trabalho!!
Obrigada, Micaelly. Se precisar de outra análise, é só pedir.
Excelente, parabéns.
Obrigada, Vera, pelo elogio e pelo carinho. Abraço
que vídeo incrível, arrasou demais!
Muuito obrigada, Ana Julia. Abs
No final quando o marido de Virgília morreu, pq eles não ficaram juntos?
Não entendi essa parte. Fora isso, excelente explicação, um grande livro, acho a história de vida de Machado uma inspiração, sou grande fã de suas obras, grande abraço!
ME AJUDOU MUITO ❤ OBRIGADA!
Que bom, Andressa. Fico feliz em lhe ajudar. Abraço
adorei, notável professora!
machado de assis: "deus"!
sempre há de ser. bravo! : )
Obrigada, Dartanghan. Abraço.
Oii, Amei sua coleção. Eu já li memórias... e Helena... Tô lendo contos dele atualmente. Vc se expressa Muito bemmmmm parabéns
MUito obrigada, Matheus. Abs
#OBA Um belo e sucinto resumo! Vlw!
Obrigada, Luan! Abs
Grande Otávio #OBA
Eu acho que Brás cubas é uma obra que nos leva a reflexão de muitos questionamentos internos, foi o que eu conclui. Mostra a hipocrisia e o quanto podemos ser medíocres.
Exato, Lydiane! Daí a riqueza da obra de Machado. Abs
Agora sucesso no EUA!
Ótima análise! Ensina como cuidar da pele do colo também, por favor, muito conservada.
Obrigada, Sharon. E quando a idade chega, só com muito hidratante, rsrsrs
@@biblionmiriambevilacqua4620 kkkk quero um hidratante assim haha
A última frase do livro não pode ser interpretada como a miséria da humanidade inteira? Antes de ler o livro, sempre pensei assim.
Claro, que pode ser interpretado assim, como também pode ser interpretado de forma mais pessoal, menos genérica. Ambas estão corretas. Abs
Audiobook completo "Memórias Póstumas de Brás Cubas": th-cam.com/video/DUZ0P2LCW50/w-d-xo.html
Que mulher maravilhosa. Acho que me apaixonei.
Eu bem que tentei, li os principais livros do Machado, mas infelizmente não gostei de nenhum .
O que eu achei menos chato, foi o Quincas Borba. 🎉
O Iaia Garcia, nao consegui termiar de ler 😂
Tente ler primeiro as crônicas ou os contos curtos como A Cartomante e tantos outros. É preciso se acostumar com Machado antes de ler os romances realistas. Abs
Eu lembro quando fui obrigado a ler isso aí para fazer o vestibular... Como eu odiei a leitura! Não estou dizendo que o autor é ruim de jeito nenhum! Apenas acho que não deve haver essa coisa de "livro obrigatório universal" o gosto não é universal e eu meio que tomei trauma de leitura e só fui retornar na prática da leitura décadas depois
Acredito, Daniel, que o problema esteja no ensino da literatura no Brasil.. Não há uma preocupação com a verticalidade.. Ninguém deveria começar a ler Machado por seus romances, principalmente, os realistas, e sim pela suas crônicas, depois os contos curtos e assim por diante..
Para calcular quanto 300 contos de réis de 1881 valeriam em reais atualmente, precisamos considerar fatores como a inflação acumulada e a variação do poder de compra ao longo do tempo. A moeda brasileira mudou várias vezes desde então, e a comparação precisa seria complexa.
Em termos de referência, "contos de réis" era uma grande quantidade de dinheiro. Em 1881, 1 conto de réis era equivalente a mil mil-réis, o que representava um valor considerável.
Há estimativas que consideram que, em média, 1 conto de réis poderia equivaler a cerca de 1 milhão de reais atuais, dependendo da base usada para o cálculo (poder de compra, equivalência de salários ou valor em metais preciosos).
Estimativa Simplificada
Se aplicarmos a proporção de 1 conto de réis ≈ 1 milhão de reais:
300 contos de réis ≈ 300 milhões de reais.
Este valor é uma estimativa simplificada e pode variar com métodos mais específicos, mas dá uma boa ideia da magnitude dessa quantia em termos modernos.
Olá, estou lendo Machado de Assis,eu quero te perguntar ,hj acabei de ler um conto,q ao final ele mata a Rita.Como trabalhar hj com a Lei Maria da Penha? Mulheres q morrem ao trair...pode comentar por favor?
Mostrando, Solange, de como a literatura é representativa de um tempo, inserida em um contexto, com todas as qualidades e problemas daquele tempo. É por isso que literatura é tão rica e nenhum autor pode ser excluído., por mais que os nossos valores sejam outros, próprios do nosso tempo. É como estudar história para não cometer os mesmos erros no presente e no futuro. Abs
Adorei a aula e fiquei com inveja da coleção!
Aos leitores que estão descobrindo Machadão e suas "Memórias Póstumas de Brás Cubas", indico uma ficção de polpa levemente inspirada na obra do autor póstumo mais saudoso da nossa era, dá uma sacada nesse trecho:
"Pensando bem talvez, o 'Todo' nem seja tão poderoso assim. Se o Tal me odeia nesse nível e eu sobrevivi tanto tempo, é porque ele falhou pra caralho. Vai dizer que ele não falhou adoidado com você também? Tá, digamos que ele finalmente conseguiu esse feito... Parabéns, Jeová! Mas não fez mais do que a sua obrigação depois de me fazer agonizar por sei lá quantos anos sobre essa terra linda e maltratada, depois de me colocar entre um povo que tá esperando e tentando me convencer até hoje da volta de um filho seu que nunca existiu, da volta de um que não foi porque jamais veio, é muito pouco pra ser chamado de deus, e ainda o único deus que deve ser adorado e 'tralalá'. E o que eu acho, é que você só foi capaz de me matar com mais um de se seus acordos sórdidos com algum cu sujo de pau pequeno e problemas de ereção que desconta seus fracassos sexuais ateando fogo em quem dorme na rua, ou seja, alguém cujo o único êxito na vida é fazer algo completamente hediondo que depende do fato da sua vítima não ter onde se proteger e ela tem que estar dormindo. Enfim, se eu não morri, se eu tô Vivinho da Silva Cardoso de Oliveira, tanto faz, não é nada demais, só mais um dos fracassos do deus com “D” maiúsculo, um “eu” minúsculo, e um “s” tão perdido que nem sabe ser plural. Fica tranquilo, seus fiéis já nem notam mais sua ausência e suas falhas. É tão ‘tanto faz’, que ninguém precisa acreditar que “Ele” existe para dizer “graças a Deus”, “vai com Deus”, “se Deus quiser” e toda a sagrada família das expressões sem sentido que carregam o seu nome. Nem um ateu se ofende mais."
Isso vem do meu E-book "Crônicas de Morte e Música: 1# O CLUB dos 27". Meu nome é Luiz Carlos González, eu sou escritor e não pretendo ser um "Machado", um gênio a frente de seu tempo, pelo simples fato de que tenho necessidades urgentes que se não puder atender o morto serei eu. Como você sabem a "mamata" acabou e eu não posso contar com um cargo público que me permita esperar tanto para vender o que eu escrevo. Coisa que eu conseguia fazer oferecendo às pessoas na rua e em espaços públicos, mas por razões de 'corona' tive que levar meu trabalho para a internet e agora está no site da Amazon
Então se puder apoiar meu trabalho, acho que tem tudo pra você gostar e ver como apenas uma troca justa, e não um favor. Mas se não tiver com tempo e quiser só ajudar mesmo, eu também aceito hahaha De qualquer forma, obrigado! o/
amzn.to/3lIMUG0
Onde posso achar esse livro em capa dura igual a esse que você usa no vídeo?
Só em sebos. É uma coleção com as obras completas e muito antiga. Eu não tinha nem nascido. Abs
@@biblionmiriambevilacqua4620 seria um sonho ter uma coleção dessa em capa dura haha. Muito obrigado pela atenção
11 pessoas
11 contos de réis.
Notei que Machado de Assis faz um joguinho com certos números, ora explícito como o 13 e o 31, ora implícito, como o que citei.
Bem notado, Winner! Abs
O tanto de referencias que o machado colocou nesse livro e brincadeira 😅
Concordo com vc, Renata! Abs
#PMMG2023
☠️
DECEPCIONANTE
Fazia muito tempo que não lia literatura brasileira, reli recentemente "Olhais os Lírios do Campo", que considero um bom livro e fui pesquisar quais outros livros poderia ler. Um dos mais consagrados é o "Memórias Póstumas de Brás Cubas" de Machado de Assis.
O livro foi um fardo e não só por causa do vocabulário, é uma reunião de pequenos contos nem todos fazendo sentido com a história principal - é uma colcha de retalhos (não sei se foi preguiça intelectual do autor)
O momento mais lúcido do autor é o capítulo 137 (CXXXVII) onde o personagem diz "Mas, ou muito me engano, ou acabo de escrever um capítulo inútil." Entretanto Machado de Assis estava enganado mais uma vez, não foi só um capítulo inútil escrito, há vários capítulos inúteis no livro.
A história gira em torno de um personagem sem caráter, que em momento algum reconhece seus erros. O mais inacreditável não é um defunto escrever um livro, mas é falta de entendimento moral e da realidade do autor e do personagem; preocupante também é a maioria dos leitores não se darem conta disto. Adicionalmente a conclusão da história é apressada e mal acabada.
PMMG ✅
Quando ele era criança rachou o crânio de uma escrava q lhe negou uma colher de doce de coco
Exatamente. E por isso, entre outras coisas, que recebeu a alcunha de menino diabo, Jociely. Abs
Gente, eu sou totalmente leiga sobre essa história! Brás cubas existiu de fato?
Não, é ficção.
Eu jamais vou compreender como mulher negra, o embranquecimento do Machado de Assis.
Acho que o "embranquecimento" vai ser cada vez menor, à medida que hoje as pessoas têm mais consciência do racismo estrutural existente no Brasil. Tenho fé que em um futuro muito próximo, o racismo desapareça para sempre e negros e pardos talentosos como Machado não passem mais por qualquer branqueamento. Abs
Caso tenha alguma obra física de Machado de Assis a ser doada, envie-me
Oi, Miguel. Infelizmente, não tenho. Sou machadiana. Passei anos estudando Machado e adoro seus livros. Tenho uma coleção completa, bem antiga, que ganhei e que considero um tesouro. Abs
os livros de Machado vc encontra gratuitamente na Internet amigo, pq são patrimônio histórico cultura, portanto são públicas!! boa leitura!!
A estante lindíssima faz elevar a qualidade do video.
Pelo menos não tive filho nem mulher para que possa transmitir o legado da minha miséria.
O Machado de facto é um dos melhores da Literatura mundial.
Concordo com vc, Nsimba! Abs
Braz cubas é o famoso Coach de fracassos
Machado de Assis é estupendo.
Concordo com você, Marilene! Abs
Ótimo resumo, mas elocubraçoes extrabisticas foi forte .
Parabéns. Que pena que o brasileiro ler muito pouco.
Também sinto uma pena enorme, Luiz. Abs
Em suas obras, a família nunca é bem sucedida 😳🤔 me corrija se eu estiver errada ☺️🥰
Anna, creio que você tem razão, principalmente, nas obras da fase realista. Parabéns pela observação. Abs
Gente, será que consigo ficar inteligente assim? Kkkk.
Robert, agora vc me deixou sem graça, kkkk! Obrigada. Abs
11:00 " era bonita, mas coxa"
Machado não era realista! Apesar de quase todos afirmarem esse desplante.
Jeverson, Machado tem duas fases bem distintas: a primeira fase que é romântica e a segunda, realista. Você acredita que a segunda fase de sua obra seja o quê?
Ou seja, é uma história muito sem graça.
Apesar de não concordar, respeito sua opinião, Baltazar. Mas vc já parou pra pensar em como essa "história sem graça" consegue ser revolucionária no seu tempo e na literatura? Abs
Creio que Machado de Assis não pode ser considerado um escritor
brasileiro, mas sim de Língua Portuguesa. Isto porque os brasileiros, em
sua maioria esmagadora, não amam a educação nem a cultura. É por essa
razão que o Brasil é um dos países mais miseráveis do mundo.
Oi, Camoens. Sou Machadiana de coração e creio que Machado queria sim ser chamado de escritor brasileiro. A própria criação da Academia Brasileira de Letras era uma esperança sua de fortalecer nossa literatura. O povo brasileiro não lê porque não temos políticas governamentais que incentivem a leitura e a cultura. Precisamos de um governo que entenda que só a educação é capaz de transformar um país. ABs
@@biblionmiriambevilacqua4620 Minha querida amiga, você infelizmente sofre da mesma ilusão daqueles que julgam o valor de um povo comparando-o com o valor de seus artistas.Na Antiguidade, isso era verdadeiro: os artistas eram representantes máximos de uma civilização (visto que pertenciam à nobreza) e o povo seguia-nos cegamente (pois a verdadeira arte só pode ser criada por uma elite; o conceito de cultura popular é, portanto, um oxímoro); todavia, com o advento da Modernidade, com a ascensão da canalha (segundo Nietzsche), a arte corrompeu-se de uma tal maneira que, hoje, está completamente morta.Machado de Assis encaixa-se neste contexto: um grande artista ignorado completamente pelo povo brasileiro em sua época e hoje reduzido a uma bandeira racial controvertida( ele só é considerado grande porque supostamente era negro- embora fosse pardo; seu grande amigo Joaquim Nabuco, após a morte de Machado, declarou que ele preferia se ver como branco e não como mulato).
Se estiver interessada, pode procurar por meus livros na Amazon.Tenho certeza de que você gostará deles.