Professor...é verdade o que escreveu @David Prado, aqui nos Comentários: que os seus vídeos dão um estudo. E tomo a liberdade de acrescentar tbm: seus vídeos nos ensinam, enche-nos do conhecimento profundo e apaixonado pela Literatura, pelos livros, pelos autores...e ainda transformam o nosso olhar a respeito do mundo, a respeito da vida e a respeito das coisas.
Minha querida mãe, que faleceu em 1993, tinha no Gustavo Corção seu escritor preferido. Eu, como ignorante jovem dos anos 70 anos, me interessava pela ideologia esquerdista. Guardei o nome deste autor e agora, homenagearei a minha mãe e a minha maturidade lendo finalmente Gustavo Corção! Obrigada Gurgel pelo belo comentário.
1:00 sobre o autor 4:10 sobre o livro 5:00 o quanto há de verdade nessa dor do mundo? Essa dor que parece ser a dor do próprio universo, ela tem fundamento? 9:20 por meio do sofrimento o homem cria coisas belas.
Prof. Pachá é um gigante, a cada conversa nos cafezinhos de domingo, após à Santa Missa, mais me impressiono com o seu domínio linguístico. Imagino como deve ter sido essa conversa com o senhor, que também é um gigante. Espero conhecê-lo pessoalmente em breve. Grande abraço, professor!
Professor amado, confesso que fui educada a odiar leitura ou estudo. Mas, aos 50 anos o conheci através do meu filho aluno do Olavo de Carvalho. E gcas a Deus tenho vontade de temperar e comer livros hj em dia. O Sr é único na sua doação! Receba o meu abraço afetuoso de Amor e gratidão. Que nosso senhor Jesus Cristo e Maria Santíssima o abençoe.💞
Léon Bloy, G.K. Chesterton, Mário Ferreira dos Santos, Gustavo Corção, Alceu Amoroso Lima (na fase pré-comunista), José Pedro Galvão de Souza e Gilberto Freyre precisam ser mais lidos e estudados.
Não é pedantismo meu, mas tenho a solução para a inquietude, o desconserto, a ausência de sentido. Transcende nossa arte, nossa filosofia, nossa literatura... é simples a solução, chama-se fé no Amor que salva e liberta.
Estou a ler a coleção "Melhores Crônicas" de Gustavo Corção da editora Global e eles incorrem na mesma displicência com o leitor: Inúmeros termos em francês sem nenhuma nota de rodapé a nos ajudar. É entra e sai da leitura que a torna exaustiva sem justificativa para que tal acontecesse. As obras de Dostoiévski da Editora 34, ao contrário, mostram extremo cuidado até em explicar aspectos linguistícos que porventura possam trazer interpretações dúbias à palavra em destaque. À propósito, professor, brilhante exposição! Parabéns!
O que falar do seus conhecimentos e da sua intelectualidade???? Só muita admiração. Mas, a sua sensibilidade é de emocionar. Que pessoa linda que o senhor é .Que necessidade de compreender as profundezas da alma humana.Fico sempre emocionada com essa sua curiosidade.Um abraço. Muita saúde. 🧡🌷
No livro de estreia, A descoberta do Outro, já estão em germe vários assuntos que ele abordaria em outras obras, como por exemplo, crítica literária, análise psicológica de situações corriqueiras e críticas às ideologias, tudo isso num encadeamento temático para mostrar como lhe caíram as escamas dos olhos quando se converteu ao catolicismo. Uma beleza de obra apologética que só pode ter saído da pena de uma alma que ardia em caridade. Entretanto, Corção tem um problema; só escreveu um romance, Lições de abismo! Este livro é um dos melhores romances que já li em língua portuguesa, vê-se ali um estilo realista machadiano corrigido pela sobriedade tomista ornada por um colorido poético de muito bom gosto.
Olá Rodrigo! Fiquei extasiado ao saber que Gustavo Corção foi um profissional no segmento da eletrônica/eletricidade. Eu sou discente na área de engenharia elétrica de uma de nossas instituições universitárias e percebo de maneira perplexa a indução atroz que estão acometidas as almas deste grupo ao qual faço parte, e justamente por isso fui atrás de conteúdos que me arrebatem deste meio, já estou um pouco mais de dois anos travado nesta luta e graças as ensinamentos e orientações suas e do Olavo sinto que estou no melhor caminho. Estou ansioso em conhecer a personalidade e as obras de Corção, ficou claro nesse vídeo a essencial preocupação humanística deste autor. Infelizmente, por falta de dinheiro rsrs, não poderei aproveitar a promoção da livraria, mas estou munido de excelentes obras que me prepararão também para a leitura deste no futuro. Estou caminhando professor, sem pressa e com atenção. Forte abraço!
Muito interessante professor. Agradeço todos os dias por ter conhecido o trabalho do senhor e do professor Olavo. Antes, eu vivia nas necessidades materiais, perdido e sem saber onde estava e para onde deveria ir, e a alta cultura apresentada pelo senhor me salvou. Muito brigado, e que Deus o abençoe para continuar o grande trabalho de apresentar grandes nomes da intelectualidade como Gustavo Corção.
Professor Gurgel ter Encontrado o seu canal foi maravilhoso. Sou profissional de eng. eletrica , passei a minha vida toda estudando e trabalhando nesse mundo da ciência e engenharia . Ao assitir o seus videos percebi a minha total ignorância em diversos assuntos ....estou atrasado, não sei nem por onde começar. Que coisa incrivel saber que o sr. Corção era colega de profissão ....Gratidão professor.
...nossa necessidade de espiritualizar o mundo..., fantástico professor. Estamos como ratos em uma ratoeira, basta olharmos a nossa volta.... assustador.... Persistindo nesse caminho, nos destruiremos... O desconcerto do mundo... atual - engendrado....😶 Comprarei o livro. Obrigada!🌱
Paz !!! Professor Gurgel, tudo bem? O senhor, depois poderia falar um pouco de Camus? Eu senti um elemento do mal que "maneja" a personagem. Ciúme, absurdo, egoísmo e etc... Senti a maldade em elementos banais e também "acusar" o personagem sempre acusa e corrói o interlocutor, entregando-o em uma "liberdade" que prende, que destrói e neurotiza. Estive lendo o livro "A queda" acho que resumindo é isso. O elemento do mal nos sentimentos banais. E uma liberdade que aprisiona. Obrigado lindo trabalho!!! Fique com Jesus.
Santa Noite, meu Mestre. Professor, eu já estava com saudades do senhor. Quando vi a notificação eu vim a ponto de bala assistir mais uma aula sua. Meu Mestre, hoje mesmo eu estava pensando no senhor e aproveitei e coloquei o senhor e toda a sua família em minhas orações, pedindo a Nossa Mãezinha (Maria Santíssima) que lhe dê muita saúde e prá todos de sua família. Visitei seu site e lhe mandei um email pelo site. Gostei do espaço do site. Muito obrigado, meu Mestre, pelo seu trabalho aqui na Plataforma do TH-cam. Paz e Bem! Meu Abraço.
Professor Rodrigo Gurgel, mais uma vez meus parabéns. Excelente vídeos e uma aula de profundos conhecimentos ao alcance de todos. O senhor é uma mestre. Grande abraço.
Professor, sensacional o seu rascunho sobre o livro. Achei interessantíssimo as análises do Corção sobre o Machado. Gostaria de saber sobre a sua conversa com o Sergio de Carvalho Pachá. Abraços, professor
Da mesma forma que é bom beber água quando se tem sede, é a sensação que tenho ao ouví-lo quando quero conhecer os autores que o Sr. apresenta. Um ótimo bate papo entre meu eu, eu mesmo e o Sr. Prof. Gurgel.
Eclesiastes 3. 11 - Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também colocou no coração do homem o desejo profundo pela eternidade; contudo, o ser humano não consegue perceber completamente o que Deus realizou.
Há algo nos seus comentários do "Eterno Retorno" de Nietsche; certamente Gustavo Corção deve ter lido Assim falou Zaratustra e outros de seus livros; Obrigadapela sua leitura.
Eu me lembrei da minha versão da História Ocidental, do Carpeaux, em que ocorre a mesma coisa. Não há traduções das citações! Vou procurar saber sobre este autor, prof Gurgel. Continue com o trabalho edificador! Deus lhe abençoe!
@@RodrigoGurgel no momento estou impossibilitado de comprar a obra dele, mas comprarei antes do meio do ano, se DEUS quiser. E mais uma vez obrigado Professor por compartilhar seu conhecimento, sei que aprenderei muito com o senhor...
@Rodrigo Gurgel, apesar de eu não saber dizer exatamente a razão disto, o senhor é realmente um sujeito cativante. Digo-o não só pelas minhas próprias reações a seus vídeos, professor, mas pelos comentários que, em geral, leio por aqui. A nossa geração ─ e refiro-me a nós, que somos mais novos ─ é, sem sombra de dúvidas, uma geração doente, mas que ainda tem em si alguns tantos indivíduos capazes de reconhecer sua verdadeira origem e os traços que, indissoluvelmente, se lhe associam. Em suma, o encanto do professor pode derivar do simples ─ e raríssimo! ─ fato de sua humanidade: do fato de que seja homem! A propósito, é incrível e intrigante, quase paradoxal, perceber que, por exemplo, um personagem qualquer de O Senhor dos Anéis revela mais humanidade do que revela, no geral, um personagem de nossos tempos. (Quem leu Chesterton não deixará de lembrar, com gosto, do que dizia o autor sobre o conto de fadas.) Parafraseando Simone de Beauvoir, e colocando as coisas em seus devidos lugares, não se nasce homem, torna-se homem. P.S. Uma observação. Falo o que falo tendo em mente, principalmente, pessoas de um meio social mais "simples", ou seja, de minha realidade mais imediata. Eu mesmo trabalho numa câmara frigorífica e moro numa região relativamente pobre. Falando especificamente do ambiente de trabalho, percebo que há algum tempo passaram a importar certas hábitos mentais "profissionalizantes" cujas características são, algumas delas, claramente diabólicas, e que se opõem, ademais, ao espírito mesmo dos membros fundadores do clube: ah, a inovação! Como complemento, por ali perpassa uma influência universitária que traz consigo os fantasiosos maneirismos dos "reality shows" de cozinha, os quais, penetrando no espírito dos funcionários, os faz comportar-se como terríveis idiotas, e os leva a adotar como cosmovisão uma miúda carreirinha. Para terminar, e agora falo da região onde moro, ou das pessoas dessa região, a maioria é afetada pelos "valores" do funk ─ a molecada ─ e das novelas ─ as senhoras. De tudo isso não se pode restar senão um enorme pessimismo.
Constato ─ e por isso sofro ─, todo dia, aquilo que um dia escreveu Olavo de Carvalho: "pessoas sem cultura não se comunicam", ou o que o valha. Por outro lado, sinto-me despreparado para travar qualquer diálogo mais duradouro com pessoas verdadeiramente cultas e, muito mais importante, *inteligentes*. O que resta é sempre uma espécie de "companhia indireta", como a que tenho aqui ou nos livros. Não obstante, dou graças a Deus por tudo, porque, como diz o santo, quando me sinto fraco, então é que sou forte. Que Deus nos ajude.
Obrigado pelas boas palavras, meu caro. Quanto às suas outras observações, nosso papel é exatamente esse: ir na contramão do senso comum. Forte abraço!
E a conversa que o senhor teve com o Sergio de Carvalho Pachá sobre Machado de Assis? Estamos ansiosos para conhecer os detalhes dessa conversa e consequentemente, ajudar-nos a entender melhor o "Pelé" da literatura nacional.
Lançaram Dois Amores, Duas Cidades, livro EDIFICANTE, assim mesmo, com maiúsculas. O leitor conservador, atento, encontrará ali, além de outras, muita coisa interessante e familiar, talvez a própria fonte. Sem os palavrões, evidentemente.
Caríssimo, seu vídeo já da um estudo! Que lindo! Obrigado!
Vamos em frente!
Professor...é verdade o que escreveu @David Prado, aqui nos Comentários: que os seus vídeos dão um estudo. E tomo a liberdade de acrescentar tbm: seus vídeos nos ensinam, enche-nos do conhecimento profundo e apaixonado pela Literatura, pelos livros, pelos autores...e ainda transformam o nosso olhar a respeito do mundo, a respeito da vida e a respeito das coisas.
Minha querida mãe, que faleceu em 1993, tinha no Gustavo Corção seu escritor preferido. Eu, como ignorante jovem dos anos 70 anos, me interessava pela ideologia esquerdista. Guardei o nome deste autor e agora, homenagearei a minha mãe e a minha maturidade lendo finalmente Gustavo Corção! Obrigada Gurgel pelo belo comentário.
Tua mae foi uma pessoa especial.
@@fausto8280 Sim, era culta, inteligente e lia muito...além de.um enorme coração, que é o bem.mais valioso de todos...
Parabéns você é um guerreiro de fibra, pois venceu esse câncer
Adote todas as coisas boas que sua culta mãe tinha em si. Parabéns pela sábia herança.
"Para o Corção, o pessimismo machadiano é o mesmo pessimismo do Eclesiastes: uma forma encolhida de esperança." Que lindo!!!
Professor o senhor é um colírio da internet.
1:00 sobre o autor
4:10 sobre o livro 5:00 o quanto há de verdade nessa dor do mundo? Essa dor que parece ser a dor do próprio universo, ela tem fundamento?
9:20 por meio do sofrimento o homem cria coisas belas.
Prof. Pachá é um gigante, a cada conversa nos cafezinhos de domingo, após à Santa Missa, mais me impressiono com o seu domínio linguístico. Imagino como deve ter sido essa conversa com o senhor, que também é um gigante. Espero conhecê-lo pessoalmente em breve. Grande abraço, professor!
Professor amado, confesso que fui educada a odiar leitura ou estudo. Mas, aos 50 anos o conheci através do meu filho aluno do Olavo de Carvalho. E gcas a Deus tenho vontade de temperar e comer livros hj em dia. O Sr é único na sua doação! Receba o meu abraço afetuoso de Amor e gratidão. Que nosso senhor Jesus Cristo e Maria Santíssima o abençoe.💞
Amém.
Léon Bloy, G.K. Chesterton, Mário Ferreira dos Santos, Gustavo Corção, Alceu Amoroso Lima (na fase pré-comunista), José Pedro Galvão de Souza e Gilberto Freyre precisam ser mais lidos e estudados.
Mário Ferreira dos santos também
Professor, o sr. é fofo! Obrigada por tanto conhecimento!
como sempre, maravilhoso! obrigada!
Ouvir o professor Rodrigo Gurgel é como assistir um filme, vc viaja na história...
Não é pedantismo meu, mas tenho a solução para a inquietude, o desconserto, a ausência de sentido. Transcende nossa arte, nossa filosofia, nossa literatura... é simples a solução, chama-se fé no Amor que salva e liberta.
Professor Gurgel, muito obrigado por apoiar o BRASIL PARALELO!
Peço que divulgue-o no seu canal sempre que for possível.
Fabuloso sua explanação.Tenho 68 anos e preciso conhecer essas obras em audiolivros.Mas sua explanação é muito edificante
Já não era sem tempo, prof! Vou garantir o meu.
Professor Rodrigo Gurgel, como quero "fuçar" suas prateleiras aí atrás de seus livros. Kkkk
Grande abraço!!
"Há em cada um de nós um pouco de eternidade", DEUS.
A cada vídeo eu fico emocionada. Minha visão da vida muda, algo transforma meu sentimentos. Tem me feito muito bem. Muito obrigada!!!!
@Karla Meira...a mim também
Seu ponto sobre as traduções dos trechos em francês foi essencial! Eu travei na leitura desse livro causa disso; senti-me incapaz de continuar.
Cada vez que venho te ouvir Rodrigo Gurgel, eu aprendo e me sensibilizo! Um refrigério nessa nossa época tão superficial!
Estou a ler a coleção "Melhores Crônicas" de Gustavo Corção da editora Global e eles incorrem na mesma displicência com o leitor: Inúmeros termos em francês sem nenhuma nota de rodapé a nos ajudar. É entra e sai da leitura que a torna exaustiva sem justificativa para que tal acontecesse. As obras de Dostoiévski da Editora 34, ao contrário, mostram extremo cuidado até em explicar aspectos linguistícos que porventura possam trazer interpretações dúbias à palavra em destaque. À propósito, professor, brilhante exposição! Parabéns!
O que falar do seus conhecimentos e da sua intelectualidade???? Só muita admiração. Mas, a sua sensibilidade é de emocionar. Que pessoa linda que o senhor é .Que necessidade de compreender as profundezas da alma humana.Fico sempre emocionada com essa sua curiosidade.Um abraço. Muita saúde. 🧡🌷
Professor, ouvindo você falar estou doido para ler... me manda um desses! Nunca te pedi nada kk
O titulo do livro é muito interessante, pelo jeito dá para interagir com a geografia, ciência na qual sou formado
Senti muita falta. Obrigado por mais esta aula. Felicidades!
Obrigado!
Excelente ser apresentado a um grande escritor tão desconhecido
No livro de estreia, A descoberta do Outro, já estão em germe vários assuntos que ele abordaria em outras obras, como por exemplo, crítica literária, análise psicológica de situações corriqueiras e críticas às ideologias, tudo isso num encadeamento temático para mostrar como lhe caíram as escamas dos olhos quando se converteu ao catolicismo. Uma beleza de obra apologética que só pode ter saído da pena de uma alma que ardia em caridade.
Entretanto, Corção tem um problema; só escreveu um romance, Lições de abismo! Este livro é um dos melhores romances que já li em língua portuguesa, vê-se ali um estilo realista machadiano corrigido pela sobriedade tomista ornada por um colorido poético de muito bom gosto.
Vou adquirir esse livro.
Grande livro!
Olá Rodrigo! Fiquei extasiado ao saber que Gustavo Corção foi um profissional no segmento da eletrônica/eletricidade. Eu sou discente na área de engenharia elétrica de uma de nossas instituições universitárias e percebo de maneira perplexa a indução atroz que estão acometidas as almas deste grupo ao qual faço parte, e justamente por isso fui atrás de conteúdos que me arrebatem deste meio, já estou um pouco mais de dois anos travado nesta luta e graças as ensinamentos e orientações suas e do Olavo sinto que estou no melhor caminho. Estou ansioso em conhecer a personalidade e as obras de Corção, ficou claro nesse vídeo a essencial preocupação humanística deste autor. Infelizmente, por falta de dinheiro rsrs, não poderei aproveitar a promoção da livraria, mas estou munido de excelentes obras que me prepararão também para a leitura deste no futuro. Estou caminhando professor, sem pressa e com atenção. Forte abraço!
Muito interessante professor. Agradeço todos os dias por ter conhecido o trabalho do senhor e do professor Olavo. Antes, eu vivia nas necessidades materiais, perdido e sem saber onde estava e para onde deveria ir, e a alta cultura apresentada pelo senhor me salvou. Muito brigado, e que Deus o abençoe para continuar o grande trabalho de apresentar grandes nomes da intelectualidade como Gustavo Corção.
Excelente !
Muito obrigado sr. Gurgel , por mais esta postagem !
Professor Gurgel ter Encontrado o seu canal foi maravilhoso. Sou profissional de eng. eletrica , passei a minha vida toda estudando e trabalhando nesse mundo da ciência e engenharia . Ao assitir o seus videos percebi a minha total ignorância em diversos assuntos ....estou atrasado, não sei nem por onde começar. Que coisa incrivel saber que o sr. Corção era colega de profissão ....Gratidão professor.
Ouvir o professor Gurgel é sempre um sopro de ar fresco. Um renascer constante de nossas parcelas transcendentes.
Maravilhoso.
Maravilhoso.
Rodrigo, não nos deixe nunca.
Li o Lições do Abismo... na época do Natal (em 2016). Sensacional.
...nossa necessidade de espiritualizar o mundo..., fantástico professor. Estamos como ratos em uma ratoeira, basta olharmos a nossa volta.... assustador.... Persistindo nesse caminho, nos destruiremos...
O desconcerto do mundo... atual - engendrado....😶
Comprarei o livro.
Obrigada!🌱
Paz !!!
Professor Gurgel, tudo bem? O senhor, depois poderia falar um pouco de Camus? Eu senti um elemento do mal que "maneja" a personagem. Ciúme, absurdo, egoísmo e etc... Senti a maldade em elementos banais e também "acusar" o personagem sempre acusa e corrói o interlocutor, entregando-o em uma "liberdade" que prende, que destrói e neurotiza. Estive lendo o livro "A queda" acho que resumindo é isso.
O elemento do mal nos sentimentos banais. E uma liberdade que aprisiona.
Obrigado lindo trabalho!!!
Fique com Jesus.
Santa Noite, meu Mestre. Professor, eu já estava com saudades do senhor. Quando vi a notificação eu vim a ponto de bala assistir mais uma aula sua. Meu Mestre, hoje mesmo eu estava pensando no senhor e aproveitei e coloquei o senhor e toda a sua família em minhas orações, pedindo a Nossa Mãezinha (Maria Santíssima) que lhe dê muita saúde e prá todos de sua família. Visitei seu site e lhe mandei um email pelo site. Gostei do espaço do site. Muito obrigado, meu Mestre, pelo seu trabalho aqui na Plataforma do TH-cam. Paz e Bem! Meu Abraço.
Muito obrigado!
Salve Maria, meu Mestre!
Professor Rodrigo Gurgel, mais uma vez meus parabéns. Excelente vídeos e uma aula de profundos conhecimentos ao alcance de todos. O senhor é uma mestre. Grande abraço.
Gustavo Corsão nos deixou uma vasta obra, vamos aproveitar pessoal, com esse globalismo um dia podem querer acabar com tudo isso.
Obrigado pela aula professor. Deus te abençoe!!
Grato.
Professor, sensacional o seu rascunho sobre o livro. Achei interessantíssimo as análises do Corção sobre o Machado. Gostaria de saber sobre a sua conversa com o Sergio de Carvalho Pachá. Abraços, professor
Vários aspectos muito bem tratados num mesmo vídeo. Extraordinário.
Obrigado!
Valeu !!!Gurgel!!!!!! mais um para comprar!!!!!!
Eu ainda não li nada do Corção! Vou começar por este livro.
Grande e querido, professor. Abração. E obrigado por tudo.
Fico tão feliz de ver que o senhor fez videos paras muitos livros que ja li e nao tenho ninguem para conversar sobre. Muito obrigado,prof.
Vamos em frente!
Obrigado, professor!
É muito bacana ouvir os vídeos aula (assim eu considero), do senhor. Quanto conhecimento. Obrigado.
Da mesma forma que é bom beber água quando se tem sede, é a sensação que tenho ao ouví-lo quando quero conhecer os autores que o Sr. apresenta. Um ótimo bate papo entre meu eu, eu mesmo e o Sr. Prof. Gurgel.
👍🏻👍🏻👍🏻
Que video maravilhoso! Estou maravilhada! Parabéns e obrigada!
Excelente recomendação, Muito bom essa observação, sobre a tradução das notas.
Deus o abençoe!
Querido e honrado professor, excelente análise!
Muito obrigada!
Muito obrigado!
Eclesiastes 3. 11 - Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também colocou no coração do homem o desejo profundo pela eternidade; contudo, o ser humano não consegue perceber completamente o que Deus realizou.
Muito obrigado pelo vídeo, sr. professor, e pela oportunidade de saber mais sobre a literatura brasileira!
Maravilhosa análise, Prof. Rodrigo!
Obrigado!
Uma ótima análise. Gostei muito.
👍🏻👍🏻👍🏻
Vida longa e prospera professor!
Obrigado!
Professor, poderia abordar, futuramente, a obra literária do Carlos Lacerda? Abraço
Excelente aula. Obrigado mais uma vez, professor.
Chega logo 40 mil #40mil♥️
🚀🚀🚀
Já estávamos com saudades dos seus videos professor!
Hoje o senhor me fez muito feliz com este vídeo!
Bacana !
Professor fale sobre o livro Viagem a Alfa Centauri de Mchael O'Brien,
É sempre uma grande satisfação assistir seus videos professor,agora me de licença que estou indo á livraria aproveitar a promoção...abraço
Muito Obrigado Rodrigo GurgeL... você fala ao nosso coração.
👍🏻👍🏻👍🏻
Há algo nos seus comentários do "Eterno Retorno" de Nietsche; certamente Gustavo Corção deve ter lido Assim falou Zaratustra e outros de seus livros; Obrigadapela sua leitura.
Quando virá a Florianopolis ?
Adoraríamos ouvi-lo a cores e ao vivo !!!
Que maravilha!! Quero ler este livro!!
Obrigada pelo vídeo!
Fora de contexto mas eu adoraria ouvir uma análise proferida pelo simpaticíssimo professor sobre a obra de Augusto dos Anjos. Mais alguém?
Vamo-nos! Depois de tanto tempo sem ver os teus vídeos.
Obrigado!
Professor Gurgel, quando fará um comentário a respeito do Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa de Antônio Geraldo da Cunha?
Obrigado pela Aula, @Rodrigo Gurgel. Tenho oito livros do Corção, da antiga Ed. Agir, mas não tinha esta obra. Adquiri-o.
Grande abraço, Adalberto!
Eu me lembrei da minha versão da História Ocidental, do Carpeaux, em que ocorre a mesma coisa. Não há traduções das citações! Vou procurar saber sobre este autor, prof Gurgel. Continue com o trabalho edificador! Deus lhe abençoe!
Vamos em frente!
Nunca tinha ouvido falar desse escritor, obrigado professor!
Corção é ótimo, Max.
@@RodrigoGurgel no momento estou impossibilitado de comprar a obra dele, mas comprarei antes do meio do ano, se DEUS quiser.
E mais uma vez obrigado Professor por compartilhar seu conhecimento, sei que aprenderei muito com o senhor...
Adoro os seus vídeos, professor! Forte abraço!!!
Obrigado!
Boa noite Mestre! Claro que depois dessa aula vou adquirir o meu. Muitíssimo obrigado!
Muito agradecida !
Excelente !
Pronto, quero ler!
Parabéns professor. É sempre revigorante ouvir suas análises.
👍🏻👍🏻👍🏻
@Rodrigo Gurgel, apesar de eu não saber dizer exatamente a razão disto, o senhor é realmente um sujeito cativante. Digo-o não só pelas minhas próprias reações a seus vídeos, professor, mas pelos comentários que, em geral, leio por aqui. A nossa geração ─ e refiro-me a nós, que somos mais novos ─ é, sem sombra de dúvidas, uma geração doente, mas que ainda tem em si alguns tantos indivíduos capazes de reconhecer sua verdadeira origem e os traços que, indissoluvelmente, se lhe associam. Em suma, o encanto do professor pode derivar do simples ─ e raríssimo! ─ fato de sua humanidade: do fato de que seja homem! A propósito, é incrível e intrigante, quase paradoxal, perceber que, por exemplo, um personagem qualquer de O Senhor dos Anéis revela mais humanidade do que revela, no geral, um personagem de nossos tempos. (Quem leu Chesterton não deixará de lembrar, com gosto, do que dizia o autor sobre o conto de fadas.) Parafraseando Simone de Beauvoir, e colocando as coisas em seus devidos lugares, não se nasce homem, torna-se homem.
P.S. Uma observação. Falo o que falo tendo em mente, principalmente, pessoas de um meio social mais "simples", ou seja, de minha realidade mais imediata. Eu mesmo trabalho numa câmara frigorífica e moro numa região relativamente pobre. Falando especificamente do ambiente de trabalho, percebo que há algum tempo passaram a importar certas hábitos mentais "profissionalizantes" cujas características são, algumas delas, claramente diabólicas, e que se opõem, ademais, ao espírito mesmo dos membros fundadores do clube: ah, a inovação! Como complemento, por ali perpassa uma influência universitária que traz consigo os fantasiosos maneirismos dos "reality shows" de cozinha, os quais, penetrando no espírito dos funcionários, os faz comportar-se como terríveis idiotas, e os leva a adotar como cosmovisão uma miúda carreirinha. Para terminar, e agora falo da região onde moro, ou das pessoas dessa região, a maioria é afetada pelos "valores" do funk ─ a molecada ─ e das novelas ─ as senhoras. De tudo isso não se pode restar senão um enorme pessimismo.
Constato ─ e por isso sofro ─, todo dia, aquilo que um dia escreveu Olavo de Carvalho: "pessoas sem cultura não se comunicam", ou o que o valha. Por outro lado, sinto-me despreparado para travar qualquer diálogo mais duradouro com pessoas verdadeiramente cultas e, muito mais importante, *inteligentes*. O que resta é sempre uma espécie de "companhia indireta", como a que tenho aqui ou nos livros. Não obstante, dou graças a Deus por tudo, porque, como diz o santo, quando me sinto fraco, então é que sou forte. Que Deus nos ajude.
Obrigado pelas boas palavras, meu caro. Quanto às suas outras observações, nosso papel é exatamente esse: ir na contramão do senso comum. Forte abraço!
Bela apresentação.
Obrigado pela aula, professor!
👍🏻👍🏻👍🏻
Esplêndido , obrigado mestre!
E a conversa que o senhor teve com o Sergio de Carvalho Pachá sobre Machado de Assis? Estamos ansiosos para conhecer os detalhes dessa conversa e consequentemente, ajudar-nos a entender melhor o "Pelé" da literatura nacional.
Bem lembrado!
Muito bom e rico.
Ótimo vídeo professor, como sempre.
Obs: o senhor poderia fazer um vídeo falando sobre o livro "a descoberta do outro"
Muito bom 👏🏼👏🏼
Obrigado!
Primeiro livro que li do Corção, e por indicação sua. Obrigado pela experiência! Sem dúvida um pequeno tesouro.
Que bom! Grande abraço!
Professor obrigado! Deus lhe abençoe.
A todos nós!
Muito Bom!
Muito bom,obrigado professor!
Obrigado, Paulo!
CANAL MARAVILHOSO LIVROS MARAVILHOSOS
❤️
Boa professor! No aguardo pelo Século do Nada e outras obras do Corção. A Vide bem que podia apertar o passo kakaka
Calma. Já está uma maravilha.
Cheguei atrasado.
O conteúdo está tão bom que, se possível, daria like duas vezes.
a capa do livro é mto bonita
Lançaram Dois Amores, Duas Cidades, livro EDIFICANTE, assim mesmo, com maiúsculas. O leitor conservador, atento, encontrará ali, além de outras, muita coisa interessante e familiar, talvez a própria fonte. Sem os palavrões, evidentemente.
Grande Corção!