Pastor Paulo, sou adventista do sétimo dia. Quero aqui parabenizá-lo pela postura e respeito durante o debate. Parabenizo também o querido pastor Sérgio Monteiro! Vocês dialogaram com a devida conduta que homens de Deus devem apresentar. Parabéns irmãos!
Sou crente em Cristo servindo a Deus na Assembleia de Deus mas respeito tanto o genuíno servo do Deus vivo de quanto de cá e apesar de estar com a minha fé formada sei respeitar a inteireza de quem servie a Deus em plena retidão de fé conforme aquela que professa.
Pastor Sérgio é muito eficiente em seus argumentos.esclarece perfeitamente.percebam que ele leva muita pouca coisa apenas a biblia que é essencial e o computador que usa muito pouco.é mesmo um ungido de Deus. É maravilhoso ouvir ele.👏
Pr. Paulo Henrique, a paz do Senhor. O irmão foi excelente neste debate. Foi uma verdadeira aula de Bíblia, aprendi muito; parabéns. Que o Senhor Jesus, Deus Pai e o Espírito Santo continue o abençoando e iluminando para todo o sempre, amém.
Parabéns aos dois debatedores, Sérgio Monteiro como sempre Incrível, e Paulo foi mto bem tbm. Mas vi os argumentos e respostas do Pr Sérgio mais convincentes e claras. Parabéns
Parabéns aos debatedores. Debate sem dúvida de alto nível, tanto em termos teológicos, quanto no respeito um para com o outro. Abraços Rev Paulo Henrique!
Falando do debate, parabéns aos dois Pastores, muito coerentes em seus conhecimentos mesmo que divergentes, mas acima de tudo parabéns as suas posturas!!! Esses sim, são debates louváveis de exposição, pois não há ataques denominacionais, e sim defesa dos seus conceitos teológicos. Meus parabéns!!!!!
@@lucasbarros6688 Está errado amigo. O que sai da pessoa não é uma entidade viva e sim o oxigênio, o fôlego que chamado de espírito mas nunca uma entidade viva. *SÓ temos vida quando tem a União do CORPO +FÔLEGO DE VIDA = A ALMA VIVENTE.* *QUANDO MORREMOS MORREMOS MESMOS.* *E SOMENTE QUANDO JESUS CRISTO VOLTA PRA DÁ A VIDA ETERNA A QUEM O ACEITOU COMO SALVADOR.*
Lucas...ja eu fico mais impressionado com os argumentos desses adventista. Agora eu vir realmente adventista fariseus e judeus e um só conhecimento. Só Jesus na vida deles.
Pr Paulo não o conhecia. Desde já lhe parabenizo pelo debate , apesar de não concordar neste ponto da "mortalidade da alma" com o senhor, concordo plenamente na sua postura em expressar a sua posição. Parabéns aos debatedores foram muito bem na diplomacia. Glória a Deus !
E fácil entender isso tudo, quando eu partir dessa vida, todas as minhas dúvidas serão esclarecidas, enquanto isso, eu busco a presença de DEUS TODOS OS DIAS. para está com Ele.
Pois Enquanto os judeus pedem sinais e os gregos buscam sabedoria ,nós pregamos a Cristo crucificado ,que é escândalo para o judeus e loucura para os gregos. primeiro Coríntios: capítulo 1 v 22, 23.
O irmão se contradiz quando vai falar que "a vida vencera a morte", pois é uma menção direta e inversa ao que diz Paulo (menciono abaixo). Em 1Timóteo 6.16 A única vida que vence a morte é a vida de Cristo pois é o único imortal. A imortalidade do homem é condicional. Ele necessita de um corpo incorruptível que só irá obter na vinda de Cristo 1Tessalonicenses 4.16/ 1Corintios 15.51-54 aqui Paulo retrata o verdadeiro significado de "vencer" a morte. Laus Deo
Rapaz, fiquei impressionado com esse pastor Paulo Henrique, mostrou frieza, sabedoria, entendimento, e educação. Eu quero dar - lhe os parabéns, penso que o Vejam Só o convidará ainda muitas vezes pois demonstrou muita sabedoria com os textos bíblicos e o debate proposto
@Edye Suzart Pena que a defesa dele sobre a imortalidade mais uma vez foi por água abaixo, isso porque não é a verdade.....mas ele aprendeu muito com o Pr Sérgio Monteiro.
@Edye Suzart "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma..." Kkkk....O amigo tá assistindo muito desenho da Disney para acreditar em "almas penadas".
@Edye Suzart Kkkkkkk Sua suposta "alma imortal " não existe amigo, e é exatamente por isso que Salomão é bem enfático a nem sequer mencioná-la, já que a vida se restringe justamente aqui na terra, debaixo do sol, pois, como ele mesmo diz: "...para sepultura para onde vais não há projeto, nem sabedoria, nem conhecimento algum..." Conforme-se com a verdade, amigo.
@Edye Suzart Kkkkkkk. ..Amigo, alma é a PRÓPRIA PESSOA....nada a ver com algo imaterial. O homem foi feito ALMA VIVENTE, por isso quando a pessoa morrer é como um sono. Não é à toa que Cristo disse que Lázaro estava DORMINDO. ...aprendeu agora? Entendeu agora porque os mortos nada sabem?!....
@Edye Suzart Concordo que "dormir" é um eufemismo, haja vista que Deus irá despertar do sono na RESSURREIÇÃO. Não sei qual parte vc não entendeu, mas nós, seres vivos, fomos transformados em ALMAS VIVENTES. Nós somos as almas....Não existe em parte alguma das Escrituras algo imaterial que desencorpora após a morte.....esse texto de Mat. 10:28 seria o texto mais favorável aos imortalistas. Porém, o próprio texto afirma que a "alma" pode ser destruída. Quando se faz uma exegese do texto, nem de longe tal "alma" se refere a alguma entidade imaterial.....vcs partem de pressuposições e forçam o texto a dizer o que ele não diz.
Vc foi nota dez nesse debate, vc defendeu a doutrina bíblica 100%, estou sentido a tua falta no veja só, quero ver vc mas veses no veja só, defendo as verdades bíblicas.
O pr Sérgio Monteiro é muito Abrangente em seus comentários, faltou lingua portuguesa nesse debate de alto nível. Deus abençoe a todos aí no programa vejam só.
Fico com Bíblia o salário do pecado é a morte. Formou o o senhor o homem do po da terra e soprou fôlego de vida e o homem se tornou alma vivente! Alma é sinônimo de pessoa. Quando jaco desceu ao egito ele não desceu com algo imaterial! Precisamos ficar com Bíblia os asventistas estão certos! Se fosse uma alma ninguém queria morrer pq o medo da morte ? Todos ficariam alegres em ir encontrar com o Senhor mas ao contrário ha desespero dor e incertezas!
Excelente programa! esse Pr Sergio é uma enciclopédia, tbem penso que apocalipse é muita figura de linguagem, assim como Jesus nos diz que somos ovelhas e ELE nosso Pastor. Parabéns aos dois participantes, na volta de Cristo Jesus tomara que todos sejamos salvos.
Dois ótimos teólogos! Percebe- se que cada um defende honestamente as suas ideias sobre o assunto debatido! Não notei desonestidade, apelação ou "forçada de barra" em nenhum deles para impor suas convicções (como tem acontecido em outros debates e com outros debatedores). Parabéns!
FILHO DO HOMEM, ASSIM COMO O NOSSO AMOROSO IRMÃO JESUS,,LOUVO E GLORIFICO O NOSSO AMOROSO PAI JEOVÁ POR ESCONDER AS COISAS DOS INTELECTUAIS E REVELAR AOS HUMILDES. NOSSO AMOROSO PAI JEOVÁ COMO UM OLEIRO, CRIA O CORPO HUMANO DO BARRO,, MAS O CORPO AMOROSAMENTE CRIADO COMPLETAMENTE DE FORMA MARAVILHOSA,, AINDA SÓ ERA UM CORPO SEM VIDA!!! NESSE CORPO O NOSSO AMOROSO PAI JEOVÁ COM SEU SOPRO,,OU SEJA,, COM SEU ESPÍRITO DE VIDA,,TORNOU O CORPO ALMA VIVENTE!!! OU SEJA,, O CORPO SÓ PASSOU A SER ALMA VIVENTE DEPOIS QUE O NOSSO AMOROSO PAI JEOVÁ COLOCOU NESSE CORPO,, SEU ESPÍRITO DE VIDA. HIPÓCRITAS!!! SEM O ESPÍRITO DE VIDA QUE PERTENCE AO NOSSO AMOROSO PAI JEOVÁ,, NÃO EXISTE ALMA! HIPÓCRITAS!!! A FUNÇÃO DO ESPÍRITO DE VIDA QUE PERTENCE AO NOSSO AMOROSO PAI JEOVÁ É NOS MANTER VIVO E CONSCIÊNTE!!! HIPÓCRITAS!! A ALMA É NOSSA CONSCIÊNCIA ATIVA!! SEM O ESPÍRITO DE VIDA NOSSA CONSCIÊNCIA NÃO EXISTE EM LUGAR NENHUM DA EXISTÊNCIA!! NEM NO UNIVERSO ESPIRITUAL QUANTO MAIS NO UNIVERSO FÍSICO. A TEOLOGIA DA IMORTALIDADE DA ALMA É MALIGNA!!! ISSO É O QUE SATANÁS QUER QUE PENSAMOS, IMPLANTANDO TEOLOGIA MALIGNA EM MEIO A "VERDADE" EM FORMA DE VÁRIAS DOUTRINAS MALIGNA QUE O NOSSO AMOROSO PAI JEOVÁ TANTO DETESTA.
Deus lhe abençoe ainda mais pastor Paulo Henrique, muito boa a sua exegese bíblica. Sou também evangélico e amo essa área da apologética cristã e sei o quanto é espinhoso e difícil , mas ainda tenho muito que aprender com o senhor e outros apologistas cristãos. Estudo sobre as Testemunhas de "Jeová " a mais de dez anos, porém ainda sou um grão de areia (meu conhecimento) no meio de um grande areal (o seu conhecimento e dos demais apologistas cristãos ). Fique na paz meu pastor.
Gênesis:2:7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente. A palavra hebraica usada neste texto para designar alma vivente é nephesh haya, enquanto que a expressão "folego de vida", vem da palavra hebraica (neshamah). Em outras passagens biblicas o termo espirito é traduzido da palavra hebraica ruach.
Quando Jesus morreu ele foi anunciar sua vitória para os espíritos que estavam em prisões. (I - Pedro 3;19), O lugar de descanso dELe era noutro lugar.
Pr. Paulo Henrique Esse aqui é um pequeno texto do Pastor Leandro quadros, onde ele diz: Se lermos dos versos 18-20 perceberemos que os “espíritos em prisão” eram os antediluvianos (sim: a Bíblia usa o termo “espírito em referência a pessoas vivas) que estavam “presos” pelas cadeias do pecado (Provérbios 5:22). E, chegaremos à conclusão de que Quem pregou não foi Cristo, mas, o Espírito Santo (não é por acaso que algumas traduções traduzem com letra maiúscula o termo “Espírito”). Levando-se em conta o contexto bíblico o texto diz o seguinte: “Nos dias de Noé, por meio do Espírito Santo Cristo pregou aos antediluvianos que estavam presos pelas cadeias do pecado”. 1) Quem eram os espíritos que estavam em prisão? A Bíblia usa espírito como sinônimo de pessoa, o ser humano vivente. Em 1 Cor. 16:18 - “Porque trouxeram refrigério ao meu espírito, isto é, a mim, a minha pessoa” Gál. 6:18 “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja irmãos, com o vosso espírito” Vosso espírito, quer dizer convosco, a vossa pessoa A primeira parte do verso 20 de 1 Pedro 3 parece identificá-los com as pessoas que viviam na terra. Eram seres humanos reais, como as “oito almas” que se salvaram na arca 2) Eram estes espíritos vivos ou mortos? O termo espírito só é usado na Bíblia com referência aos vivos. Paulo em Heb. 12:22 e 23 dá as boas vindas aos novos membros que ingressaram na igreja - “espíritos dos justos aperfeiçoados”. O Apóstolo faz referências a pessoas viventes. Em Núm. 27:15 -16, relata que Moisés, no término da vida, roga que um líder, dentre os vivos o substitua. O texto fala dos “espíritos de toda a carne”, isto é, seres vivos e não mortos. Adam Clarke, vol. VI pág. 862, comentando esta passagem conclui pela impossibilidade de se tratar de “espíritos de desencarnados”, pois diz que a frase “os espíritos dos justos aperfeiçoados (Heb. 12:23) certamente se refere a homens justos, e homens que se acham ainda na igreja militante; e o Pai dos Espíritos (Heb. 12:9) tem referência a homens ainda no corpo; e o “Deus dos Espíritos de toda a carne” (Num. 27:16) significa homens, não em estado desencarnado”. 3) Quem lhes pregou? O Dr. João Pearson, em sua Exposição do Credo, obra clássica da Igreja Anglicana, observa: “É certo, pois, que Cristo pregou àquelas pessoas que nos tempos de Noé foram desobedientes, em todo o tempo em que a longanimidade de Deus esperava e, conseqüentemente, enquanto era oferecido o arrependimento. E é igualmente certo que ele nunca lhes pregou depois de haverem morrido”. Este eminente teólogo, crente na imortalidade da alma, afirma que esta passagem não ensina tal doutrina. As palavras “no qual” do verso 19 podem tanto referir-se ao Espírito Santo como a Cristo. O Comentário Bíblico Adventista, bem identificado, entre nós, pelas siglas SDABC, apresenta três explicações para a expressão “no qual”. a) “No qual” refere-se ao termo anterior “Espírito” e o verso 19, significa que Cristo pregou aos antediluvianos, pelo Espírito Santo, através do ministério de Noé. b) “No qual” refere-se ao termo anterior para a versão preferida, “espírito” que é a referência a Cristo, em seu estado preexistente, um estado que, como a sua glorificada natureza na pós-ressurreição, pode ser descrito como no “espírito”. Compare a expressão: “Deus é Espírito” João 4:24. A pregação de Cristo foi para os antediluvianos, “enquanto se preparava a arca”, portanto durante o Seu estado preexistente. c) “No qual” refere-se ao verso 18 como um todo, e o verso 19 significa que em virtude da Sua ainda futura morte vicária e ressurreição no “espírito” Cristo foi e pregou aos antediluvianos através do ministério de Noé. Foi em virtude do fato, de que Jesus foi “morto na carne, mas vivificado no espírito” (verso 18), que Ele primitivamente pregou a salvação através de Noé e “foram salvos através da água”, aqueles que a aceitaram. Semelhantemente é “por meio da ressurreição de Jesus Cristo” que o batismo agora também nos salva (verso 21) “A primeira destas explicações é aceita se a expressão “no qual “se refere ao Espírito. A Segunda e a terceira estão mais de acordo com a construção grega (dos versos 18 e 19), com o contexto imediato e com as passagens paralelas de outras partes do Novo Testamento” 4) Quando lhes foi pregado? No verso 21 há a expressão “noutro tempo”, que claramente se identifica com o tempo em que “a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé”. O tempo era os dias de Noé, os 120 anos durante os quais Deus procurou libertá-los da prisão do pecado. 5) Pode a verdade ser ensinada aos mortos? O ensino das Escrituras sobre o estado do homem na morte não admite tergiversações. Elas claramente nos afirmam que não há consciência na morte. Basta ler: Salmo 146:4; Ecles. 9: 5,6,10; Mat. 10:28; João 11:11; I Tes. 4:13. Isaías 38:18 e 19 nos afiança que não há nenhuma esperança dos mortos aceitarem a salvação. 6) Defende a Bíblia a crença numa segunda oportunidade após a morte? Os ensinamentos Bíblicos são muito evidentes em nos mostrarem que há apenas uma oportunidade para a salvação, isto é, nesta vida. A leitura de apenas algumas passagens, como 2 Cor. 6:1-2; Heb. 3:7-8; 6:4-6; 9:27; Rom. 2:6 elucida bem o assunto. A doutrina da Segunda oportunidade é antibíblica. Portanto, não deve ser aceita. 7) Qual é a prisão mencionada em I Ped. 3:18-20 ? No Salmo 142:7 Davi suplicou que Deus tirasse a sua alma da prisão. Prov. 5:22 nos afirma que a prisão que traz a alma prisioneira é a prisão do pecado. Isaías 42: 6-7 nos informa que o trabalho de Cristo, quando viesse à Terra seria “tirar da prisão os presos”. O mesmo profeta messiânico no capítulo 61:1 profetizou a libertação dos cativos do pecado, por Cristo. Lucas (4:18) afirma que Cristo em sua cidade natal, aplicou as palavras de Isaías ao Seu ministério. O Espírito do Senhor me ungiu para proclamar libertação às almas presas pelo pecado. Os seres a quem Jesus pregou “espíritos em prisão” eram pessoas presentes e bem vivas. Que os antediluvianos estiveram bem presos na prisão do pecado é facilmente deduzível da leitura de Gên. 6:5-13
Pr. Paulo Henrique Tem algumas outras dúvidas que eu perguntei em um outro texto que eu coloquei nos comentários aqui no seu vídeo e que eu gostaria de compreender melhor!🙏🏽👍🏽
@@Prpaulo.oliveira Boa noite ser a alma é irmotal e os ímpios vão para o tormento eterno Então Deus não é amor e sim um monstro. Mas graças a Deus ele é amor E até a destruição de satanás e os demônios juntos com os ímpios é para o bem da humanidade Louvado seja o senhor que vai acabar com o pecado e não vai deixar nem raiz para q a humanidade viva em paz para toda eternidade
Foi proposto esse debate uma vez, mas o pastor Elias não aceitou. Tem vídeo no canal do Ricardo Oliveira provando isso. Eu também gostaria de ver esse debate.
Uma coisa eu percebi muito claramente: Aqueles que crêem na imortalidade da alma têm que fazer um esforço incrível para sustentar essa doutrina. Faz-se um malabarismo danado pra tentar provar o improvável.
@@ewertonmoreira2525 Elias orou da mesma forma que Ezequiel orou para que o espírito revivesse os ossos secos: E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. Ezequiel 37:9,10 Compare agora com esses textos de Gênesis: E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gênesis 2:7 O homem FOI FEITO ALMA VIVENTE. ou seja, o homem não tem uma alma, mas ele se tornou uma alma. Resumindo: PÓ + FÔLEGO DE VIDA = ALMA VIVENTE A morte é o contrário disso: ALMA VIVENTE - FÔLEGO DE VIDA = PÓ E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Eclesiastes 12:7 Não têm alma que vive eternamente: "Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá." Ezequiel 18:4 Somos seres criados e dependentes de Deus, o único que têm imortalidade: O único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém! 1 Timóteo 6:26
São os anjos e as criaturas celestiais que adoram no céu. 1 Timóteo 6 …15 a qual Deus fará com que se cumpra no seu devido tempo. Ele é o bendito e único soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, 16 o único que é imortal e habita em luz inacessível a quem ninguém viu nem pode ver. A Ele sejam honra e poder para sempre. Amém! Recomendações aos ricos
Achei pastor PH é bom mais o Sergio monteiro tem mais base e firmeza no q falou. Também achei estranho e diferente a interpretação do PH sobre Genesis (alma para viver pra mim é novo).
A leitura dos textos no original não deveria impressionar nenhum estudante da Bíblia, pois isto é básico. Mas, trocar preposições para fazer sentido com a teologia da pré existência da alma foi bem forçado. Almas debaixo do altar literais? Absurdo teológico e gramatical. O texto é tão alegórico que chama a atenção imediata do leitor apressado. Insistir que são pessoas mortas é não entender a simbologia do altar. Almas clamando debaixo do altar evocam o contexto geral da Bíblia. É bom lembrar que umas das traduções para alma (nephesh) é sangue e em relação ao altar está o sacrifício. O texto claramente fala dos mártires, mas não como pessoas e sim como parte dos sacrificados pela causa do evangelho. A referência é do sangue debaixo do altar que clama, como clamava o sangue do justo Abel desde a Terra ao Senhor por justiça. Não são almas dormentes, é o clamor simbólico do sangue e não pessoas.
O fôlego de Deus tem poder para dar a vida, e não ser vida em si; com mente, com um corpo diferente que é introduzido no boneco de barro para o boneco ter vida a partir de uma outra vida já existente. O fôlego de Deus, ao ser introduzido no boneco de barro, a vida surge. Ele(boneco de barro) passa a ser vida e não ter uma vida dentro dele. A vida em si, é uma junção do fôlego com o boneco de barro. Fôlego sozinho não é vida, no sentido de ser uma pessoa, assim como o boneco de barro também não é vida sozinho. O sopro é a penas sopro, e que é o poder de Deus para fazer surgir uma vida do nada(Gn 2:7/Ec 12:7) de um Deus que tem poder sobre a vida. Ele(Deus) é a fonte da vida, ele não tem várias vidas dentro dEle. O único ser pessoal que habita em nós com todas as faculdades mentais, inteligência, etc, é o Espírito Santo. Se partimos desse princípio de que o boneco de barro recebeu um outro ser vivo dentro dele, como explicar Ezequiel 18:20 que fala que: A alma que pecar, essa morrerá[...]? Se a pessoa não é uma alma vivente e tem uma “alma” já com todas as suas faculdades mentais dentro dela, como que essa “alma” vai morrer depois que a pessoa morre? Pensando assim, a linha da raciocínio do espiritismo, se aplica a mesma linha de raciocínio do pastor Paulo, com todo respeito. O corpo morre, mas “alma” que está dentro dele não morre? Satanás disse isso pra Eva, que ela não morreria, já Ezequiel 18:20 diz que morre. Se não morre, fica vagando, ou reencarna em alguma outra pessoa que já tem outra alma dentro dela e agora recebe a alma da pessoa que morreu, ou vai pra inferno, ou vai pro céu se for boazinha, ou para algum outro lugar intermediário? Outro ponto que eu queria entender, Jesus quando voltar, os mortos não precisam ressuscitarem, pq o que importa pra Deus, é a “alma” que estavam dentro deles e se todas as “almas” já voltam pra Deus, quando a pessoa morre, não há necessidade dEle ressuscitar os mortos. Ele só precisa buscar os que estarão vivos.😳
O texto lido pelo Pr. no fim do debate é da Sabedoria de Salomão, livro aceito pela igreja católica e usado para embasar não só a imortalidade, mas também a doutrina do purgatório.
Precisamos entender q Deus não tem várias visões diferent com relação a temas . A verdade de Deus ela é absoluta; não existem duas verdades a respeito do mesmo tema, ou um pastor está certo de acordo assim diz o Senhor ou o outro está equivocado no seu argumento. Agora fica uma pergunta como fica as pessoas leiga com relação a leitura bíblica de forma literal sem usar as línguas originais da bíblia. A verdade está só para quem sabe interpreta-la no grego e hebraico!?
Excelente debate, de alto nível. Mas permita-me comentar sobre Apocalipse 6.9. A passagem mencionada se harmoniza com genesis 4.10, onde menciona que o sangue de Abel clama por justiça. É só ler o verso seguinte apoc. 6.10 em ambas dentro do contexto se referem a clamor por justiça. E a justiça se fará ou se dará com a volta de Cristo. Até porque sangue não fala! E comentando a passagem de Pedro que fala sobre os espíritos em prisão, é muito simples, o mesmo está se referindo às pessoas nos dias de Noé, que estavam aprisionadas sob uma questão de circunstância, pois os mesmos tinham como único meio de sobrevivência a aceitação da pregação de Noé. Foi nesse contexto que Cristo foi e pregou através do seu servo intitulado como o pregador da justiça! Eles de fato estavam presos e o único modo de serem libertos da prisão seria entrado na arca.
Infelizmente são poucos os homens que tem a fé e a coragem de mudar seu ponto de vista publicamente, sendo esse homem dependente financeiramente de uma denominação religiosa. Deus os ajude. Grandes líderes religiosos ao longo dos séculos tem sido convencidos mediante exames das escrituras e da testificação do espírito santo em seus corações,que estão equivocados em pontos bíblicos importante para a salvação e aperfeiçoamento dos santos, porém escolhem diante dos dois caminhos que lhes são oferecidos,o caminho de não descordar de suas instituições. Infelizmente essas pessoas vão ouvir a vós de nosso criador e nosso salvador cada vez mais baixa em seus corações, chegando ao ponto da completa cauterização de suas mentes, e então não fazendo mais acepção entre o certo e o errado, entre o bem e o mal.
Na conclusão final o Pr Paulo disse que a vida vencerá a morte até a etapa final...??? Como assim, se alma é imortal a vida não vence a morte, ela só continua. O salário do pecado não é a morte, mas o lago de fogo eterno! E Tm 6 16 esta errado porque o ser humano também tem a imortalidade . Se Adão e Eva eram imortais, pq existia no jardim do Eden o Fruto da arvore da vida? Vamos a um racicionio lógico e obvio, segundo a imortalidade da alma... Então se Adão e Eva não tivesse comido do fruto do conhecimento do bem e do mal, também não precisariam comer do fruto da árvore da vida, certo? Sendo assim q necessidade tem a arvore da vida na vida eterna, segundo a promessa de Ap 2:722:222:14 Ap 22 19? Alias nem faria sentido a ressurreição, do corpo, para que a vida em um corpo?
Aletheia Fábio Pereira Então quer dizer que a serpente estava falando a verdade? E Deus estava mentindo? Ezequiel 18:4. Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.
@@robsonsilva5477 Quando Deus fala da morte para Adão e Eva, ele estava falando de uma morte espiritual e não carnal.. então a serpente de certa forma falou a verdade para Eva, já que ela não morreu fisicamente, mas sim espiritualmente... A serpente só foi astuta e aproveitou a desinformação de Eva.
A alma de Adão estava numa sala de espera para viver no Éden num estado de existência que é o carnal; põe tudo a perder, tem que suar para ganhar o pão, vive centenas de anos com a culpa pelo pecado e depois volta a ser alma sem corpo; só que agora com uma má reputação. 🤣 Todo a alma que não nasceu ainda está numa sala de espera para ser tentada; a gente só não lembra desses tempos suaves. Virou Jogos Vorazes. Round 6.
Se existe alma e ela é imortal e consciênte então a igreja católica tem toda razão em relação aos santos diante de Deus e eles podem pedir a Deus por nós! E agora?
@@Prpaulo.oliveira vc disse que alma não morre e ainda tem consciência o que impede ela de pedir diante de Deus por qualquer pessoa que seja. Viu a abertura que essa doutrina da onde ela pode conduzir facilmente o ser humano ao erro sem precocementes. Então pra ta consciente e imortal pode mas tem que ficar quietinha diante de Deus! Isso loucura. Fico a Bíblia a alma o ser huma morre. Vc sabe o que significa SOS
Verdade, concordo plenamente, então se a alma realmente é imortal, poderia abri uma brecha também para o conceito de assumbrações ou fantasmas? Por que o que o @Pr. Paulo Henrique defende no vídeo ele só fala das "almas" que morreram em Jesus Cristo, mas das "almas" que são pertencentes a bandidos, mal feitores, estrupadores e entre outros, o que ela iram fazer? Pra onde iriam ? Por quê acho mais sentido em ter o fôlego de vida, que volta pra Deus pois a vida não é pertencente a mim e sim Ele, e quando Jesus voltasse eu iria ressuscitar. E também se a almas podesse clamar msm depois de mortas ela poderia pedir perdão e se converter? E prefiro ficar com a bíblia em Eclesiastes 12: 7. Muito obrigado 👍
A diferença de conhecimento e discernimento é gritante, unico merito desse pastor é a coragem de debater com um pastor Adventista, peço que o espirito santo abra os olhos de quem nao ve que importalidade da alma é coisa de egípcio/grego/romano etc...
Se a alma dos justos estão clamando embaixo do altar onde está o gozo do paraíso para os imortalists? Esse texto do Apocalipse não pode ser literal. Como Cristo ainda não retornou, continua os mártires nessa angústia? O sangue de Abel clamava a Deus. Gen 4:9. Aqui está a explicação de Apoc 6:9 e 10.
Kleber, realmente foi uma experiencia muito boa pra mim, na vdd eu já debato a mais de 15 anos, entre radio, tv e redes sociais, este foi mais um para fortalecer, o mesmo tempo que debato é o tempo que que tenho de formação acadêmica, quando eu me proponho a fazer faço com respaldo.
Adão e Eva estavam no Jardim. Nesse jardim havia duas árvores peculiares, a árvore da vida e à árvore do conhecimento. Considerando que de fato sejam árvores, com seus respectivos frutos, vamos refletir. Se Adão e Eva estavam vivos, como a árvore da vida daria vida? Se eles iriam naturalmente morrer, como a árvore do conhecimento os faria morrer? Se a árvore do conhecimento trazia a morte, por que eles não morreram?
Parabéns aos dois. Sou adventista e admiro muito o Pr. Sérgio monteiro, mas o posicionamento do Professor é nobre. Discorda, porém a nobreza em sua educação é bem notória.
Interessante que na primeira fala do Paulo Henrique, ele diz algo que o contradiz. Vejamos: se Deus criou o ser humano, como pode este ser imortal ou ter uma alma imortal? A criatura jamais será como o Criador. O único que tem imortalidade ou é imortal é Deus! Seja humilde Paulo Henrique e aceite a Palavra de Deus como ela é!
Um simples questionamento, a bíblia diz q quando um ser humano morre o corpo volta ao pó da terra e o foligo de vida volta para D'us, sendo assim se o foligo de vida é algo consciente, então podemos entender que esse algo consciente está consciente dentro de D'us, sendo assim podemos entender também que D'us é tipo de reservatório de almas consientes que vivem e pensam e dialogam entre si, ou seja se volta para D'us então está consciente em D'us assim podemos entender que eles já vivem eternamente, então porque que bíblia diz que iriamos ressuscitar? Então isso é uma mentira, porque se nunca deixamos de pensar então nunca morremos... A morte deveria se o fim da vida, voltando a existir com a ressureição, ai os que creem na imoralidade da alma, dizem que não existe morte, mas a bíblia diz que existe... 🤔🤔🤔
Estão a fazer de Deus um necromante, e ele disse que isso é pecado, ele não pode me dizer que não posso consultar aos necromantes, enquanto ele faz, incoerência
Durante o debate o pr Paulo percorre um caminho perigoso em debater aspectos da lingua hebraica com um judeu doutor em hebraico. Achei Paulo confuso em alguns momentos na construção de seus argumentos e fazendo a tradução equivocada de Gênesis 2:7. Ao meu ver, o pr Sérgio foi melhor.
Parabéns aos debatedores ... Respeito e educação foram a base desse debate .... Foi um debate equilibrado, Parabéns ao Pastor Sérgio Monteiro mais uma vez pela sua erudição. Gosto muito de ouvir o senhor falar. Aliás ..Vc e Parosh são os adventistas de ouro ... Leandro Quadros, Ezequiel Gomes e mais um monte aí fazem parte da Ala fraca de teólogos adventistas. Mas vc, Sérgio é top demais.
Pastor Paulo Henrique, eu queria lhe fazer uma pergunta, se existe uma entidade imaterial que sobrevive fora do corpo cujo se designa como alma, e que essas supostas "almas" após amorte do corpo físico estão na presença de Deus, como explicar então o texto de 1tessalonicenses 4:15? Nesse texto Paulo disse que nós, ou seja,os que estivermos vivos na volta de jesus NAO PRECEDEREMOS os que estão mortos para ir pro céu. Ja que o verbo preceder significa antes,com antecedência... e será que o anjo estava mentindo para Daniel quando disse para ele que ele só receberia a recompensa e levantaria só no final dos tempos em Daniel 12:13? Me explique essas coisas. E detalhe, Genesis 4:10 Deus diz q o sangue de Abel clama à ele, será que sangue clama? Apocalipse 6:9,10 não seria uma forma simbólica de Deus dizer q vai fazer justiça em favor dos mártires ?
@@Prpaulo.oliveira pastor, deixa eu tentar explicar. É que 1tessalonicenses 4:15 diz q os vivos não procederam os mortos para ir pro céu, e Daniel 12:13 está dizendo que Daniel só receberá a recompensa no fim dos tempos,ou seja, deu a entender que ele não iria receber a recompensa naquele momento. Mas resumindo, parece que todos os salvos não estao na presença de Deus nesse momento. Por favor,me explique essa dúvida, Daniel então está ou não na presença de Deus nesse momento? Como explicar que ele só receberia a recompensa no fim dos tempos ? Boa tarde pastor
@@bela-qo9tk Alma morre ou é imortal? Há vida após a morte? Esta é uma pergunta que tem deixado a humanidade perplexa por milênios. Em todo o mundo, pessoas pertencentes a diversas religiões creem que o homem tem uma alma imortal que continua a viver depois do corpo morrer. Será que a bíblia ensina que temos uma alma imortal? Não. Na bíblia “alma” é a tradução do termo hebraico Nésfesh e do grego Psykhé, essas duas palavras ocorrem mais de 850 vezes. E o emprego dessas palavras mostra que a alma é uma pessoa, vida da pessoa, animal ou vida do animal. Os defensores da imortalidade da alma criaram uma doutrina que chamam de Tricotomia, dizem que a pessoa é composta de três elementos: corpo, alma e espirito. Segundo eles o corpo morre, mas a alma sobrevive. No entanto esta crença entra em contradição com o que o profeta Ezequiel escreveu: A alma que pecar ela morrerá. Eze. 18:4. Portanto Néfesh, alma é a própria pessoa, não uma parte imaterial que sobrevive á morte do corpo. Existem dezenas de textos bíblicos que mostram que Néfesh e Psykhé (alma) é inteiramente física, material, sujeita á morte e que pode ser golpeada e ferida. Mas isso é difícil de aceitar por parte de muitos, pois esses possuem seu próprio conceito pagão do que significa a alma, assim se aplica neles Romanos 1:25 que mostra que trocaram a verdade de Deus pela mentira. Quando o corpo de Adão ainda sem vida recebeu o folego de vida, ele veio a ser uma alma vivente. Gen.2:7 Somente então é que o homem veio a ser uma alma. Portanto, alma é um corpo físico com vida , ou seja, um ser vivo, humano ou animal. A New Catholic Encyclopedia ( Nova Enciclopédia Católica) diz: Né-fesh é um termo alma no Antigo testamento significa, não uma parte do homem, mas o inteiro- homem como ser vivente. Similarmente, no Novo Testamento significa vida humana, a vida duma entidade individual, consciente. Mat.2:20, 6:25; Luc.12:22,23; João 10:11,15,17, 13:37” - 1967, Vol. XIII, p. 467. A primeira referência bíblica para alma aparece em gen. 1:20,24 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis, e bestas-feras da terra conforme a sua espécie. Nestes dois textos, peixes animais domésticos e selvagens são todos englobados na mesma palavra “almas” Se para os imortalistas a alma é imortal e se os animais são almas,para onde vão ao morrerem , para o céu ou para o inferno? Assim desse modo as religiões que ensinam que o homem possui uma alma imortal estão erradas, pois o homem não possui uma alma, ele é uma alma. A doutrina na qual ao morrer o homem, a alma vai para o céu ou para o inferno de fogo, não é ensino bíblico. Quando Adão desobedeceu ao mandamento de Deus, será que Deus mentiu quando disse: Tu és pó e ao pó voltarás? Gen.3:19. Se houvesse vida após a morte para Adão,talvez num inferno de fogo eterno, será que Adão não seria informado sobre isso? Portanto, quando Jeová Deus disse que Adão voltaria ao solo, queria dizer que Adão morreria e voltaria aos elementos do solo. Adão não passaria para o domínio espiritual. Na morte, Adão deixaria de existir. Sua punição pela desobediência foi a morte-ausência da vida-não transferência para outro domínio. Rom.6:23. Conclusão: A bíblia mostra claramente que o homem é uma alma. Ele não tem uma alma, ele é uma alma. A alma não é imortal, ela morre, ao morrer ela vai para o Seol, Hades, não para um lugar de sofrimento nem para o paraíso no céu. Por causa do que o homem é, qualquer esperança de vida futura para os mortos depende de uma ressurreição. A Bíblia promete: “Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz [de Jesus] e sairão, os que fizeram boas coisas, para uma ressurreição de vida, os que praticaram coisas ruins, para uma ressurreição de julgamento.” (João 5:28, 29) Essa confiável promessa de uma ressurreição - não o ensino da imortalidade da alma - é a base de uma esperança real para os mortos.
O mendigo Lázaro morreu e foi levado pelos anjos para junto de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E o rico ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu Abraão ao longe (existindo um grande abismo entre eles), e Lázaro junto dele (Lucas 16, 20-26). Na parábola do rico e de Lázaro, foi o próprio Jesus que demonstrou que existe consciência após a morte física. Também mostrou Jesus que o nosso destino eterno é decidido antes da nossa morte física. Nessa parábola, o rico "viu ao longe", "erguendo os olhos (para o reino celestial)", Lázaro junto de Abraão, sem que pudesse passar para junto dos dois. Jesus quis transmitir a mensagem de que o homem rico, porém espiritualmente morto, percebeu a sua situação de perdição e que o mendigo, apesar de pobre, estava salvo no seio de Abraão, sendo o destino deles irreversível.
A Bíblia é bem clara, quem morre é a matéria e não a alma, alma é eterna. Diferença está umas vão adorar a Deus e outras vão conhecer a sua ira no inferno! É surreal a pessoa tão estudiosa e não enteder algo tão simples, vejo e entendo que realmente o ser humano não é nada sem a graça de Deus, sem a graça de Deus não à entendimento verdadeiro do evangelho genuíno, infelizmente algumas pessoas só tem a teologia na cabeça e não desceu para o coração!
"Viver" (estar consciente) por milênios deixaria qualquer um louco, mudando completamente a pessoa. Prova disse é um torturado por alguns dias, a pessoa se perde em sua propria mente devido ao sofrimento físico e mental, morre mentalmente, fica louca.... Até dicar isolado enlouquece.
Pastor Paulo, sou adventista do sétimo dia. Quero aqui parabenizá-lo pela postura e respeito durante o debate. Parabenizo também o querido pastor Sérgio Monteiro! Vocês dialogaram com a devida conduta que homens de Deus devem apresentar. Parabéns irmãos!
O que desrespeito pra voce?
@Jorge Anisio Dumaz Menos irmão! também achei ótimo o debate mas o seu comentário mais parece a opinião de um torcedor fanático.
@@tedtempoemprestado5699 .não vi isso
Sou crente em Cristo servindo a Deus na Assembleia de Deus mas respeito tanto o genuíno servo do Deus vivo de quanto de cá e apesar de estar com a minha fé formada sei respeitar a inteireza de quem servie a Deus em plena retidão de fé conforme aquela que professa.
Assunto interminável ,ninguém abre mão da sua crença
Pastor Sérgio, muito inteligente, Deus seja louvado ensinou a pura verdade bíblicas parabéns pastor Sérgio
Parabéns ao pastor Paulo Henrique, excelente debate. Parabéns também o pastor Sérgio monteiro
Esse pastor Sergio é muito bom, esclarece o que pensa. Gostei, Parabéns.
Pastor Sérgio é muito eficiente em seus argumentos.esclarece perfeitamente.percebam que ele leva muita pouca coisa apenas a biblia que é essencial e o computador que usa muito pouco.é mesmo um ungido de Deus. É maravilhoso ouvir ele.👏
Enquanto o pr.paulo se embanana com tantos papeis.
Mais ele é muito sábio também. Parabéns pr.paulo
@@VanessaSantos-lo2dp Sendo respeitoso sem cinismo intelectual todos ganham
no debate. Parabéns ao debatedores !
@@VanessaSantos-lo2dp bom de lábia. Falta entender mais a biblia
A Oratória do Pastor Sérgio é invejável
Vcs adventistas são arrogantes e sempre donos da razão mesmo quando alguém provam em debates o contraditório com razão e entendimento
@@divinodejesusnevesjesusnev2650 ??? O cara só elogiou o pastor
Inveja mesmo
10:09 @@divinodejesusnevesjesusnev2650
Que pena que você pensa assim.😢
O diabo tem odio da adventista @@divinodejesusnevesjesusnev2650
Parabéns Sérgio monteiro,por esplanar a verdade,a imortalidade da alma é antibiblico.
Pr. Paulo Henrique, a paz do Senhor. O irmão foi excelente neste debate. Foi uma verdadeira aula de Bíblia, aprendi muito; parabéns. Que o Senhor Jesus, Deus Pai e o Espírito Santo continue o abençoando e iluminando para todo o sempre, amém.
Com toda sinceridade, durante muito tempo eu cria na imortalidade, mas vejo que a mortalidade é muito mais elaborada biblicamente.
Eu tbm amg, escrevi 50 folhas somente falando sobre a mortalidade, existem centenas de txts que apontam isso
Parabéns aos dois debatedores, Sérgio Monteiro como sempre Incrível, e Paulo foi mto bem tbm. Mas vi os argumentos e respostas do Pr Sérgio mais convincentes e claras. Parabéns
vdd a alma morre
Pastor Paulo, excelente no esclarecimento da questão, trabalhando as passagens devidamente com os seus contextos, sem misturar as coisas.
Parabéns aos debatedores. Debate sem dúvida de alto nível, tanto em termos teológicos, quanto no respeito um para com o outro. Abraços Rev Paulo Henrique!
Falando do debate, parabéns aos dois Pastores, muito coerentes em seus conhecimentos mesmo que divergentes, mas acima de tudo parabéns as suas posturas!!! Esses sim, são debates louváveis de exposição, pois não há ataques denominacionais, e sim defesa dos seus conceitos teológicos. Meus parabéns!!!!!
Pr. Paulo é um mestre, homem de Deus, gostei muito.
A educação e a inteligencia realmente foi de altíssimo nível, baita debate.
Parabéns aos 2!
Mas o Sérgio Monteiro foi mais convenientes em seus argumentos!💥
Esse pastor adventista é fera !!!
Com o pastor Carlos vailate foi fraquinho no conhecimento😂😂😂
@@wilkerseabra3595Foi nada
Se a alma está viva, o q Jesus vem fazer na segunda vinda? Vai ressuscitar quem?
Devolver a alma ao corpo.
A ressureição é a maior prova de que não existe vida fora do corpo, @@lucasbarros6688 .
@@lucasbarros6688
Está errado amigo.
O que sai da pessoa não é uma entidade viva e sim o oxigênio, o fôlego que chamado de espírito mas nunca uma entidade viva.
*SÓ temos vida quando tem a União do CORPO +FÔLEGO DE VIDA = A ALMA VIVENTE.*
*QUANDO MORREMOS MORREMOS MESMOS.*
*E SOMENTE QUANDO JESUS CRISTO VOLTA PRA DÁ A VIDA ETERNA A QUEM O ACEITOU COMO SALVADOR.*
@@aldemirdejesuscostajuniorj5447 Penso exatamente assim. Ora Vem Senhor Jesus.
Se a alma morre pra q inferno ou o geena. Faz tudo q tem vontade o CEU TE ESPERA. LEIA MAIS A BIBLIA AMIGO.
A doutrina defendida pelo pastor Sérgio Monteiro faz mais sentido.
Pq te convém 😂
Assistindo várias vezes pra ver se aprendo alguma coisa. Kkkkk
Parabéns aos dois pastores, alto nível, independente da escola que defendem.
2/kkkkkkkk
Congrego na CCB, conheço um pouco da igreja adventista, e a cada dia fico impressionado com os ensinos .
Lucas Oliveira inpressionado em que sentido ?
Lucas...ja eu fico mais impressionado com os argumentos desses adventista. Agora eu vir realmente adventista fariseus e judeus e um só conhecimento. Só Jesus na vida deles.
@@Prpaulo.oliveira será que ele ainda espera a vinda de messias .rsr
@@claudinersousapenha6844 é pq eles ainda não entraram no santo do santo ou parece q costurou o véu q Jesus rasgou ll.cor.03
@@Prpaulo.oliveira puts até nisso vc não entende, tá loco não sabe de nada.
Pr Paulo não o conhecia. Desde já lhe parabenizo pelo debate , apesar de não concordar neste ponto da "mortalidade da alma" com o senhor, concordo plenamente na sua postura em expressar a sua posição. Parabéns aos debatedores foram muito bem na diplomacia. Glória a Deus !
Muito sensato o pastor Sérgio,baseado na bíblia
meus parabéns aos debatedores, duas feras
Debate respeitoso e edificante . Parabéns para ambos . Pra alguns que nao conhece tão a fundo é edificante .
Debate de auto nível parabéns aos debatedores
O pastor Paulo merece toda a nossa deferência pela postura mas o monteiro tem muito argumento assim como conhecimento
E fácil entender isso tudo, quando eu partir dessa vida, todas as minhas dúvidas serão esclarecidas, enquanto isso, eu busco a presença de DEUS TODOS OS DIAS. para está com Ele.
Pois Enquanto os judeus pedem sinais e os gregos buscam sabedoria ,nós pregamos a Cristo crucificado ,que é escândalo para o judeus e loucura para os gregos. primeiro Coríntios: capítulo 1 v 22, 23.
Parabéns ao Sérgio Monteiro, foi muito boa a explanação.
Hj ,na madrugada de 2@ pra 3@ assistindo a reprise desse DEBATE fantástico por sinal, MTO edificante
O irmão se contradiz quando vai falar que "a vida vencera a morte", pois é uma menção direta e inversa ao que diz Paulo (menciono abaixo). Em 1Timóteo 6.16 A única vida que vence a morte é a vida de Cristo pois é o único imortal.
A imortalidade do homem é condicional. Ele necessita de um corpo incorruptível que só irá obter na vinda de Cristo 1Tessalonicenses 4.16/ 1Corintios 15.51-54 aqui Paulo retrata o verdadeiro significado de "vencer" a morte. Laus Deo
Dois otimos debatedores, debate de altíssimo nível
Rapaz, fiquei impressionado com esse pastor Paulo Henrique, mostrou frieza, sabedoria, entendimento, e educação. Eu quero dar - lhe os parabéns, penso que o Vejam Só o convidará ainda muitas vezes pois demonstrou muita sabedoria com os textos bíblicos e o debate proposto
@Edye Suzart
Pena que a defesa dele sobre a imortalidade mais uma vez foi por água abaixo, isso porque não é a verdade.....mas ele aprendeu muito com o Pr Sérgio Monteiro.
@Edye Suzart
"Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma..."
Kkkk....O amigo tá assistindo muito desenho da Disney para acreditar em "almas penadas".
@Edye Suzart
Kkkkkkk
Sua suposta "alma imortal " não existe amigo, e é exatamente por isso que Salomão é bem enfático a nem sequer mencioná-la, já que a vida se restringe justamente aqui na terra, debaixo do sol, pois, como ele mesmo diz: "...para sepultura para onde vais não há projeto, nem sabedoria, nem conhecimento algum..."
Conforme-se com a verdade, amigo.
@Edye Suzart
Kkkkkkk. ..Amigo, alma é a PRÓPRIA PESSOA....nada a ver com algo imaterial. O homem foi feito ALMA VIVENTE, por isso quando a pessoa morrer é como um sono. Não é à toa que Cristo disse que Lázaro estava DORMINDO. ...aprendeu agora? Entendeu agora porque os mortos nada sabem?!....
@Edye Suzart
Concordo que "dormir" é um eufemismo, haja vista que Deus irá despertar do sono na RESSURREIÇÃO.
Não sei qual parte vc não entendeu, mas nós, seres vivos, fomos transformados em ALMAS VIVENTES. Nós somos as almas....Não existe em parte alguma das Escrituras algo imaterial que desencorpora após a morte.....esse texto de Mat. 10:28 seria o texto mais favorável aos imortalistas. Porém, o próprio texto afirma que a "alma" pode ser destruída. Quando se faz uma exegese do texto, nem de longe tal "alma" se refere a alguma entidade imaterial.....vcs partem de pressuposições e forçam o texto a dizer o que ele não diz.
Vc foi nota dez nesse debate, vc defendeu a doutrina bíblica 100%, estou sentido a tua falta no veja só, quero ver vc mas veses no veja só, defendo as verdades bíblicas.
Porque a taca é feia kkkkk
O pr Sérgio Monteiro é muito Abrangente em seus comentários, faltou lingua portuguesa nesse debate de alto nível. Deus abençoe a todos aí no programa vejam só.
Parabéns pastor Paulo. Muito educado.
Mas o Sergio Monteiro é um baita professor, confessa.
Especialista na área de Alma etc.
Debate muito bom...
ESPECIALISTA EM ALMA É O SENHOR JEUS MEU NOBRE.NÃO HOMEM
NÓS APRENDEMOS DE CRISTO.
Muito bom o debate e muito importante explicar a origem da alma , mas os dois exploraram pouco sobre a morte do home e a alma
Pastor adventista deu aulas parabéns
Parabens sou adventista mas meus parabens vai ao pr paulo pelo respeito
De todos os debates que assiste esse foi muito legal!
Fico com Bíblia o salário do pecado é a morte. Formou o o senhor o homem do po da terra e soprou fôlego de vida e o homem se tornou alma vivente! Alma é sinônimo de pessoa. Quando jaco desceu ao egito ele não desceu com algo imaterial! Precisamos ficar com Bíblia os asventistas estão certos! Se fosse uma alma ninguém queria morrer pq o medo da morte ? Todos ficariam alegres em ir encontrar com o Senhor mas ao contrário ha desespero dor e incertezas!
Moises pecou???
Sim.
Ele ta vivo???
Lc 16.19; Mt 10.28; Ap 6.9, manda lembranças para os seguidores de EGW, e os seguidores de Charles Rússio.
Abriram a jaula e soltaram duas feras.
Gostei, debate de alto nível!!!!
Excelente programa! esse Pr Sergio é uma enciclopédia, tbem penso que apocalipse é muita figura de linguagem, assim como Jesus nos diz que somos ovelhas e ELE nosso Pastor. Parabéns aos dois participantes, na volta de Cristo Jesus tomara que todos sejamos salvos.
Ou vc considera tudo literal ou tudo simbólico, não pra considerar o que me interessa literal e que não interessa símbolico
Deus te abençoe PH,top debate em alto nível
Grande Moura
Ambos debatedores muito bom.
Esse garoto gostei muito dos seus argumentos.
O sopro e' o espírito , não só um vento , muito mais.
Como o homem raciocina e articula o corpo ?
Não tem lógica Estevão dizer , recebe o meu ar .
Dois ótimos teólogos! Percebe- se que cada um defende honestamente as suas ideias sobre o assunto debatido! Não notei desonestidade, apelação ou "forçada de barra" em nenhum deles para impor suas convicções (como tem acontecido em outros debates e com outros debatedores). Parabéns!
FILHO DO HOMEM, ASSIM COMO O NOSSO AMOROSO IRMÃO JESUS,,LOUVO E GLORIFICO O NOSSO AMOROSO PAI JEOVÁ POR ESCONDER AS COISAS DOS INTELECTUAIS E REVELAR AOS HUMILDES. NOSSO AMOROSO PAI JEOVÁ COMO UM OLEIRO, CRIA O CORPO HUMANO DO BARRO,, MAS O CORPO AMOROSAMENTE CRIADO COMPLETAMENTE DE FORMA MARAVILHOSA,, AINDA SÓ ERA UM CORPO SEM VIDA!!! NESSE CORPO O NOSSO AMOROSO PAI JEOVÁ COM SEU SOPRO,,OU SEJA,, COM SEU ESPÍRITO DE VIDA,,TORNOU O CORPO ALMA VIVENTE!!! OU SEJA,, O CORPO SÓ PASSOU A SER ALMA VIVENTE DEPOIS QUE O NOSSO AMOROSO PAI JEOVÁ COLOCOU NESSE CORPO,, SEU ESPÍRITO DE VIDA. HIPÓCRITAS!!! SEM O ESPÍRITO DE VIDA QUE PERTENCE AO NOSSO AMOROSO PAI JEOVÁ,, NÃO EXISTE ALMA! HIPÓCRITAS!!! A FUNÇÃO DO ESPÍRITO DE VIDA QUE PERTENCE AO NOSSO AMOROSO PAI JEOVÁ É NOS MANTER VIVO E CONSCIÊNTE!!! HIPÓCRITAS!! A ALMA É NOSSA CONSCIÊNCIA ATIVA!! SEM O ESPÍRITO DE VIDA NOSSA CONSCIÊNCIA NÃO EXISTE EM LUGAR NENHUM DA EXISTÊNCIA!! NEM NO UNIVERSO ESPIRITUAL QUANTO MAIS NO UNIVERSO FÍSICO. A TEOLOGIA DA IMORTALIDADE DA ALMA É MALIGNA!!! ISSO É O QUE SATANÁS QUER QUE PENSAMOS, IMPLANTANDO TEOLOGIA MALIGNA EM MEIO A "VERDADE" EM FORMA DE VÁRIAS DOUTRINAS MALIGNA QUE O NOSSO AMOROSO PAI JEOVÁ TANTO DETESTA.
Deus lhe abençoe ainda mais pastor Paulo Henrique, muito boa a sua exegese bíblica. Sou também evangélico e amo essa área da apologética cristã e sei o quanto é espinhoso e difícil , mas ainda tenho muito que aprender com o senhor e outros apologistas cristãos. Estudo sobre as Testemunhas de "Jeová " a mais de dez anos, porém ainda sou um grão de areia (meu conhecimento) no meio de um grande areal (o seu conhecimento e dos demais apologistas cristãos ). Fique na paz meu pastor.
Parabéns pela humildade dos dois
Um debate que os oponentes não se interromperam entre si. Respeitaram o tempo de cada um expor seus argumentos.
Gênesis:2:7
E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.
A palavra hebraica usada neste texto para designar alma vivente é nephesh haya, enquanto que a expressão "folego de vida", vem da palavra hebraica (neshamah). Em outras passagens biblicas o termo espirito é traduzido da palavra hebraica ruach.
Parabens pastor pela postura e educacao em discordar sem ofender.
Quando Jesus Cristo morreu, para onde ele foi? Para o céu; para um lugar especial, ou ficou na sepultura descansando?🤔
Quando Jesus morreu ele foi anunciar sua vitória para os espíritos que estavam em prisões. (I - Pedro 3;19), O lugar de descanso dELe era noutro lugar.
Pr. Paulo Henrique Esse aqui é um pequeno texto do Pastor Leandro quadros, onde ele diz: Se lermos dos versos 18-20 perceberemos que os “espíritos em prisão” eram os antediluvianos (sim: a Bíblia usa o termo “espírito em referência a pessoas vivas) que estavam “presos” pelas cadeias do pecado (Provérbios 5:22).
E, chegaremos à conclusão de que Quem pregou não foi Cristo, mas, o Espírito Santo (não é por acaso que algumas traduções traduzem com letra maiúscula o termo “Espírito”).
Levando-se em conta o contexto bíblico o texto diz o seguinte: “Nos dias de Noé, por meio do Espírito Santo Cristo pregou aos antediluvianos que estavam presos pelas cadeias do pecado”. 1) Quem eram os espíritos que estavam em prisão?
A Bíblia usa espírito como sinônimo de pessoa, o ser humano vivente. Em 1 Cor. 16:18 - “Porque trouxeram refrigério ao meu espírito, isto é, a mim, a minha pessoa” Gál. 6:18 “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja irmãos, com o vosso espírito” Vosso espírito, quer dizer convosco, a vossa pessoa
A primeira parte do verso 20 de 1 Pedro 3 parece identificá-los com as pessoas que viviam na terra. Eram seres humanos reais, como as “oito almas” que se salvaram na arca
2) Eram estes espíritos vivos ou mortos?
O termo espírito só é usado na Bíblia com referência aos vivos. Paulo em Heb. 12:22 e 23 dá as boas vindas aos novos membros que ingressaram na igreja - “espíritos dos justos aperfeiçoados”. O Apóstolo faz referências a pessoas viventes.
Em Núm. 27:15 -16, relata que Moisés, no término da vida, roga que um líder, dentre os vivos o substitua. O texto fala dos “espíritos de toda a carne”, isto é, seres vivos e não mortos.
Adam Clarke, vol. VI pág. 862, comentando esta passagem conclui pela impossibilidade de se tratar de “espíritos de desencarnados”, pois diz que a frase “os espíritos dos justos aperfeiçoados (Heb. 12:23) certamente se refere a homens justos, e homens que se acham ainda na igreja militante; e o Pai dos Espíritos (Heb. 12:9) tem referência a homens ainda no corpo; e o “Deus dos Espíritos de toda a carne” (Num. 27:16) significa homens, não em estado desencarnado”.
3) Quem lhes pregou?
O Dr. João Pearson, em sua Exposição do Credo, obra clássica da Igreja Anglicana, observa: “É certo, pois, que Cristo pregou àquelas pessoas que nos tempos de Noé foram desobedientes, em todo o tempo em que a longanimidade de Deus esperava e, conseqüentemente, enquanto era oferecido o arrependimento. E é igualmente certo que ele nunca lhes pregou depois de haverem morrido”. Este eminente teólogo, crente na imortalidade da alma, afirma que esta passagem não ensina tal doutrina.
As palavras “no qual” do verso 19 podem tanto referir-se ao Espírito Santo como a Cristo. O Comentário Bíblico Adventista, bem identificado, entre nós, pelas siglas SDABC, apresenta três explicações para a expressão “no qual”.
a) “No qual” refere-se ao termo anterior “Espírito” e o verso 19, significa que Cristo pregou aos antediluvianos, pelo Espírito Santo, através do ministério de Noé.
b) “No qual” refere-se ao termo anterior para a versão preferida, “espírito” que é a referência a Cristo, em seu estado preexistente, um estado que, como a sua glorificada natureza na pós-ressurreição, pode ser descrito como no “espírito”. Compare a expressão: “Deus é Espírito” João 4:24. A pregação de Cristo foi para os antediluvianos, “enquanto se preparava a arca”, portanto durante o Seu estado preexistente.
c) “No qual” refere-se ao verso 18 como um todo, e o verso 19 significa que em virtude da Sua ainda futura morte vicária e ressurreição no “espírito” Cristo foi e pregou aos antediluvianos através do ministério de Noé. Foi em virtude do fato, de que Jesus foi “morto na carne, mas vivificado no espírito” (verso 18), que Ele primitivamente pregou a salvação através de Noé e “foram salvos através da água”, aqueles que a aceitaram. Semelhantemente é “por meio da ressurreição de Jesus Cristo” que o batismo agora também nos salva (verso 21)
“A primeira destas explicações é aceita se a expressão “no qual “se refere ao Espírito. A Segunda e a terceira estão mais de acordo com a construção grega (dos versos 18 e 19), com o contexto imediato e com as passagens paralelas de outras partes do Novo Testamento”
4) Quando lhes foi pregado?
No verso 21 há a expressão “noutro tempo”, que claramente se identifica com o tempo em que “a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé”. O tempo era os dias de Noé, os 120 anos durante os quais Deus procurou libertá-los da prisão do pecado.
5) Pode a verdade ser ensinada aos mortos?
O ensino das Escrituras sobre o estado do homem na morte não admite tergiversações. Elas claramente nos afirmam que não há consciência na morte. Basta ler: Salmo 146:4; Ecles. 9: 5,6,10; Mat. 10:28; João 11:11; I Tes. 4:13.
Isaías 38:18 e 19 nos afiança que não há nenhuma esperança dos mortos aceitarem a salvação.
6) Defende a Bíblia a crença numa segunda oportunidade após a morte?
Os ensinamentos Bíblicos são muito evidentes em nos mostrarem que há apenas uma oportunidade para a salvação, isto é, nesta vida.
A leitura de apenas algumas passagens, como 2 Cor. 6:1-2; Heb. 3:7-8; 6:4-6; 9:27; Rom. 2:6 elucida bem o assunto.
A doutrina da Segunda oportunidade é antibíblica. Portanto, não deve ser aceita.
7) Qual é a prisão mencionada em I Ped. 3:18-20 ?
No Salmo 142:7 Davi suplicou que Deus tirasse a sua alma da prisão.
Prov. 5:22 nos afirma que a prisão que traz a alma prisioneira é a prisão do pecado.
Isaías 42: 6-7 nos informa que o trabalho de Cristo, quando viesse à Terra seria “tirar da prisão os presos”. O mesmo profeta messiânico no capítulo 61:1 profetizou a libertação dos cativos do pecado, por Cristo. Lucas (4:18) afirma que Cristo em sua cidade natal, aplicou as palavras de Isaías ao Seu ministério. O Espírito do Senhor me ungiu para proclamar libertação às almas presas pelo pecado.
Os seres a quem Jesus pregou “espíritos em prisão” eram pessoas presentes e bem vivas.
Que os antediluvianos estiveram bem presos na prisão do pecado é facilmente deduzível da leitura de Gên. 6:5-13
Pr. Paulo Henrique Tem algumas outras dúvidas que eu perguntei em um outro texto que eu coloquei nos comentários aqui no seu vídeo e que eu gostaria de compreender melhor!🙏🏽👍🏽
@@Prpaulo.oliveira pastor vc é muito bom e estudioso, mas essa interpretação q Jesus foi ao inferno é furada.
Grande abraço!
@@Prpaulo.oliveira Boa noite ser a alma é irmotal e os ímpios vão para o tormento eterno
Então Deus não é amor e sim um monstro.
Mas graças a Deus ele é amor
E até a destruição de satanás e os demônios juntos com os ímpios é para o bem da humanidade
Louvado seja o senhor que vai acabar com o pecado e não vai deixar nem raiz para q a humanidade viva em paz para toda eternidade
Eu queria ver era o pastor Elias em debate com o pastor Sérgio convida Héber esses dois
tbm queria este debate
Foi proposto esse debate uma vez, mas o pastor Elias não aceitou. Tem vídeo no canal do Ricardo Oliveira provando isso.
Eu também gostaria de ver esse debate.
Tem como não ,Pastor elias não aceitou ( medo talvez) .
Uma coisa eu percebi muito claramente: Aqueles que crêem na imortalidade da alma têm que fazer um esforço incrível para sustentar essa doutrina. Faz-se um malabarismo danado pra tentar provar o improvável.
Vdd a verdade e trasparenre. Esta muito clara nas escrituras
Só ver a oração de elias que orou a Deus pedindo que fizesse alma do menino entrar nele.
@@ewertonmoreira2525
Resta definir o termo "ALMA"
.
Não seria a vida, o fôlego e etc
VOCÊ SABE DE NADA SEITEIRO
@@ewertonmoreira2525 Elias orou da mesma forma que Ezequiel orou para que o espírito revivesse os ossos secos:
E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.
Ezequiel 37:9,10
Compare agora com esses textos de Gênesis:
E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.
Gênesis 2:7
O homem FOI FEITO ALMA VIVENTE.
ou seja, o homem não tem uma alma, mas ele se tornou uma alma.
Resumindo:
PÓ + FÔLEGO DE VIDA = ALMA VIVENTE
A morte é o contrário disso:
ALMA VIVENTE - FÔLEGO DE VIDA = PÓ
E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
Eclesiastes 12:7
Não têm alma que vive eternamente:
"Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá."
Ezequiel 18:4
Somos seres criados e dependentes de Deus, o único que têm imortalidade:
O único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!
1 Timóteo 6:26
O Pr. Paulo Henrique foi realmente, de fato, brilhante!
São os anjos e as criaturas celestiais que adoram no céu. 1 Timóteo 6 …15 a qual Deus fará com que se cumpra no seu devido tempo. Ele é o bendito e único soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, 16 o único que é imortal e habita em luz inacessível a quem ninguém viu nem pode ver. A Ele sejam honra e poder para sempre. Amém! Recomendações aos ricos
Deus abençoe o.Pastor Paulo Henriques muito sábio queria ver ele pregar um.sermão
O Pastor Paulo apenas no sola escriptura, é o que basta para esse esclarecimento.
Achei pastor PH é bom mais o Sergio monteiro tem mais base e firmeza no q falou. Também achei estranho e diferente a interpretação do PH sobre Genesis (alma para viver pra mim é novo).
Essa tradução do pastor é impossível
Paulo Henrique queria a resposta como ele quer !
A leitura dos textos no original não deveria impressionar nenhum estudante da Bíblia, pois isto é básico. Mas, trocar preposições para fazer sentido com a teologia da pré existência da alma foi bem forçado. Almas debaixo do altar literais? Absurdo teológico e gramatical. O texto é tão alegórico que chama a atenção imediata do leitor apressado. Insistir que são pessoas mortas é não entender a simbologia do altar. Almas clamando debaixo do altar evocam o contexto geral da Bíblia. É bom lembrar que umas das traduções para alma (nephesh) é sangue e em relação ao altar está o sacrifício. O texto claramente fala dos mártires, mas não como pessoas e sim como parte dos sacrificados pela causa do evangelho. A referência é do sangue debaixo do altar que clama, como clamava o sangue do justo Abel desde a Terra ao Senhor por justiça. Não são almas dormentes, é o clamor simbólico do sangue e não pessoas.
@@luiznogueira4013 PERFEITO!!! É possível dar cem mil likes?
@@luiznogueira4013 perfeito comentário..
Parabéns ao pastor Paulo Henrique
O fôlego de Deus tem poder para dar a vida, e não ser vida em si; com mente, com um corpo diferente que é introduzido no boneco de barro para o boneco ter vida a partir de uma outra vida já existente. O fôlego de Deus, ao ser introduzido no boneco de barro, a vida surge. Ele(boneco de barro) passa a ser vida e não ter uma vida dentro dele. A vida em si, é uma junção do fôlego com o boneco de barro. Fôlego sozinho não é vida, no sentido de ser uma pessoa, assim como o boneco de barro também não é vida sozinho. O sopro é a penas sopro, e que é o poder de Deus para fazer surgir uma vida do nada(Gn 2:7/Ec 12:7) de um Deus que tem poder sobre a vida. Ele(Deus) é a fonte da vida, ele não tem várias vidas dentro dEle. O único ser pessoal que habita em nós com todas as faculdades mentais, inteligência, etc, é o Espírito Santo. Se partimos desse princípio de que o boneco de barro recebeu um outro ser vivo dentro dele, como explicar Ezequiel 18:20 que fala que: A alma que pecar, essa morrerá[...]? Se a pessoa não é uma alma vivente e tem uma “alma” já com todas as suas faculdades mentais dentro dela, como que essa “alma” vai morrer depois que a pessoa morre? Pensando assim, a linha da raciocínio do espiritismo, se aplica a mesma linha de raciocínio do pastor Paulo, com todo respeito. O corpo morre, mas “alma” que está dentro dele não morre? Satanás disse isso pra Eva, que ela não morreria, já Ezequiel 18:20 diz que morre. Se não morre, fica vagando, ou reencarna em alguma outra pessoa que já tem outra alma dentro dela e agora recebe a alma da pessoa que morreu, ou vai pra inferno, ou vai pro céu se for boazinha, ou para algum outro lugar intermediário? Outro ponto que eu queria entender, Jesus quando voltar, os mortos não precisam ressuscitarem, pq o que importa pra Deus, é a “alma” que estavam dentro deles e se todas as “almas” já voltam pra Deus, quando a pessoa morre, não há necessidade dEle ressuscitar os mortos. Ele só precisa buscar os que estarão vivos.😳
Bom argumento sobre imortalidade
Da alma do PR Paulo Henrique....mas gosto do PR Paulo Sérgio. ..
O texto lido pelo Pr. no fim do debate é da Sabedoria de Salomão, livro aceito pela igreja católica e usado para embasar não só a imortalidade, mas também a doutrina do purgatório.
No desespero vale tudo, meu amigo!!! Até mesmo chamar católico de irmão.
@@marcelovictor4062 kkkk
Só observo...
Os dois são muito bons.
Precisamos entender q Deus não tem várias visões diferent com relação a temas . A verdade de Deus ela é absoluta; não existem duas verdades a respeito do mesmo tema, ou um pastor está certo de acordo assim diz o Senhor ou o outro está equivocado no seu argumento. Agora fica uma pergunta como fica as pessoas leiga com relação a leitura bíblica de forma literal sem usar as línguas originais da bíblia. A verdade está só para quem sabe interpreta-la no grego e hebraico!?
Excelente debate, de alto nível. Mas permita-me comentar sobre Apocalipse 6.9. A passagem mencionada se harmoniza com genesis 4.10, onde menciona que o sangue de Abel clama por justiça. É só ler o verso seguinte apoc. 6.10 em ambas dentro do contexto se
referem a clamor por justiça. E a justiça se fará ou se dará com a volta de Cristo. Até porque sangue não fala!
E comentando a passagem de Pedro que fala sobre os espíritos em prisão, é muito simples, o mesmo está se referindo às pessoas nos dias de Noé, que estavam aprisionadas sob uma questão de circunstância, pois os mesmos tinham como único meio de sobrevivência a aceitação da pregação de Noé. Foi nesse contexto que Cristo foi e pregou através do seu servo intitulado como o pregador da justiça!
Eles de fato estavam presos e o único modo de serem libertos da prisão seria entrado na arca.
Pastor paulo Henrique muit0 bom 👏👏
Esse pastor tá equivocado morreu acabou mano ñao existe ninguém debaixo da terra louvando a Deus o pastor Sérgio está certíssimo
Infelizmente são poucos os homens que tem a fé e a coragem de mudar seu ponto de vista publicamente, sendo esse homem dependente financeiramente de uma denominação religiosa. Deus os ajude. Grandes líderes religiosos ao longo dos séculos tem sido convencidos mediante exames das escrituras e da testificação do espírito santo em seus corações,que estão equivocados em pontos bíblicos importante para a salvação e aperfeiçoamento dos santos, porém escolhem diante dos dois caminhos que lhes são oferecidos,o caminho de não descordar de suas instituições. Infelizmente essas pessoas vão ouvir a vós de nosso criador e nosso salvador cada vez mais baixa em seus corações, chegando ao ponto da completa cauterização de suas mentes, e então não fazendo mais acepção entre o certo e o errado, entre o bem e o mal.
Na conclusão final o Pr Paulo disse que a vida vencerá a morte até a etapa final...??? Como assim, se alma é imortal a vida não vence a morte, ela só continua. O salário do pecado não é a morte, mas o lago de fogo eterno! E Tm 6 16 esta errado porque o ser humano também tem a imortalidade . Se Adão e Eva eram imortais, pq existia no jardim do Eden o Fruto da arvore da vida? Vamos a um racicionio lógico e obvio, segundo a imortalidade da alma... Então se Adão e Eva não tivesse comido do fruto do conhecimento do bem e do mal, também não precisariam comer do fruto da árvore da vida, certo? Sendo assim q necessidade tem a arvore da vida na vida eterna, segundo a promessa de Ap 2:7 22:2 22:14 Ap 22 19? Alias nem faria sentido a ressurreição, do corpo, para que a vida em um corpo?
Cara nunca tinha pensado desse jeito, muito bem , mas só pra deixar claro que defendo a MORTALIDADE da alma blz kkk,
A imortalidade que Adão e Eva não tinham era a do "corpo" e não da alma e espirito
A alma nao e imortal
Aletheia Fábio Pereira Então quer dizer que a serpente estava falando a verdade? E Deus estava mentindo? Ezequiel 18:4. Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.
@@robsonsilva5477 Quando Deus fala da morte para Adão e Eva, ele estava falando de uma morte espiritual e não carnal.. então a serpente de certa forma falou a verdade para Eva, já que ela não morreu fisicamente, mas sim espiritualmente... A serpente só foi astuta e aproveitou a desinformação de Eva.
A alma de Adão estava numa sala de espera para viver no Éden num estado de existência que é o carnal; põe tudo a perder, tem que suar para ganhar o pão, vive centenas de anos com a culpa pelo pecado e depois volta a ser alma sem corpo; só que agora com uma má reputação. 🤣
Todo a alma que não nasceu ainda está numa sala de espera para ser tentada; a gente só não lembra desses tempos suaves.
Virou Jogos Vorazes. Round 6.
Se existe alma e ela é imortal e consciênte então a igreja católica tem toda razão em relação aos santos diante de Deus e eles podem pedir a Deus por nós! E agora?
alexandre souza o fato de existir consciência após a morte e a alma ser imortal não tem nenhum relação com esta doutrina católica que você mencionou.
@@Prpaulo.oliveira vc disse que alma não morre e ainda tem consciência o que impede ela de pedir diante de Deus por qualquer pessoa que seja. Viu a abertura que essa doutrina da onde ela pode conduzir facilmente o ser humano ao erro sem precocementes. Então pra ta consciente e imortal pode mas tem que ficar quietinha diante de Deus! Isso loucura. Fico a Bíblia a alma o ser huma morre. Vc sabe o que significa SOS
@@alexandresouza-tk9ju verdade Alexandre
minion Avelino se você assistir o vídeo do debate acima vera que deixo pelo menos mais de 10 significados para alma nos respectivos idiomas.
Verdade, concordo plenamente, então se a alma realmente é imortal, poderia abri uma brecha também para o conceito de assumbrações ou fantasmas? Por que o que o @Pr. Paulo Henrique defende no vídeo ele só fala das "almas" que morreram em Jesus Cristo, mas das "almas" que são pertencentes a bandidos, mal feitores, estrupadores e entre outros, o que ela iram fazer? Pra onde iriam ? Por quê acho mais sentido em ter o fôlego de vida, que volta pra Deus pois a vida não é pertencente a mim e sim Ele, e quando Jesus voltasse eu iria ressuscitar. E também se a almas podesse clamar msm depois de mortas ela poderia pedir perdão e se converter? E prefiro ficar com a bíblia em Eclesiastes 12: 7. Muito obrigado 👍
O sergio monteiro tem que defender tambem a Ellen ,aquela que levou uma pedrada na cabeça.
Debate de alto nível.
dois estudiosos das línguas originais.
S
Mais ainda assim fico com a Biblia
Po da Terra +
Sopro de vida= Alma vivente .
@@raquelpinheiro4146 oi você disse tudo, Bom dia pra você
@@PauloRoberto-ct8ic
Bom dia
.num e
Simples assim
Num e?
A diferença de conhecimento e discernimento é gritante, unico merito desse pastor é a coragem de debater com um pastor Adventista, peço que o espirito santo abra os olhos de quem nao ve que importalidade da alma é coisa de egípcio/grego/romano etc...
Se a alma dos justos estão clamando embaixo do altar onde está o gozo do paraíso para os imortalists? Esse texto do Apocalipse não pode ser literal. Como Cristo ainda não retornou, continua os mártires nessa angústia? O sangue de Abel clamava a Deus. Gen 4:9. Aqui está a explicação de Apoc 6:9 e 10.
Pr. Paulo Henrique primeiro debate no vejam só, muito bom calmo seguro e fluente, estava faltando um debatedor com tal conhecimento meus parabéns.
Kleber, realmente foi uma experiencia muito boa pra mim, na vdd eu já debato a mais de 15 anos, entre radio, tv e redes sociais, este foi mais um para fortalecer, o mesmo tempo que debato é o tempo que que tenho de formação acadêmica, quando eu me proponho a fazer faço com respaldo.
Pois eu não vi respaldo nenhum tanto na parte gramatical e tbm sobre a exegese do hebraico e grego , foi erro grosseiro!
Alexandrino Machado qual sua formação acadêmica ?
Você foi muito bem!
PH fantástico, conhece muito, da prazer em assistir seus vídeos.
Adão e Eva estavam no Jardim. Nesse jardim havia duas árvores peculiares, a árvore da vida e à árvore do conhecimento.
Considerando que de fato sejam árvores, com seus respectivos frutos, vamos refletir.
Se Adão e Eva estavam vivos, como a árvore da vida daria vida?
Se eles iriam naturalmente morrer, como a árvore do conhecimento os faria morrer?
Se a árvore do conhecimento trazia a morte, por que eles não morreram?
Mas eles morreram, não estão vivos.
@@meuliderjesus6617 , acredito que você não entendeu o questionamento.
Parabéns aos dois. Sou adventista e admiro muito o Pr. Sérgio monteiro, mas o posicionamento do Professor é nobre. Discorda, porém a nobreza em sua educação é bem notória.
Parabéns pastor Paulo Henriques Deus ter abençoe
Interessante que na primeira fala do Paulo Henrique, ele diz algo que o contradiz. Vejamos: se Deus criou o ser humano, como pode este ser imortal ou ter uma alma imortal? A criatura jamais será como o Criador. O único que tem imortalidade ou é imortal é Deus! Seja humilde Paulo Henrique e aceite a Palavra de Deus como ela é!
Muito bom o debate....
Gostei do debate!
Um simples questionamento, a bíblia diz q quando um ser humano morre o corpo volta ao pó da terra e o foligo de vida volta para D'us, sendo assim se o foligo de vida é algo consciente, então podemos entender que esse algo consciente está consciente dentro de D'us, sendo assim podemos entender também que D'us é tipo de reservatório de almas consientes que vivem e pensam e dialogam entre si, ou seja se volta para D'us então está consciente em D'us assim podemos entender que eles já vivem eternamente, então porque que bíblia diz que iriamos ressuscitar? Então isso é uma mentira, porque se nunca deixamos de pensar então nunca morremos... A morte deveria se o fim da vida, voltando a existir com a ressureição, ai os que creem na imoralidade da alma, dizem que não existe morte, mas a bíblia diz que existe... 🤔🤔🤔
Nossa,vc foi cirúrgico agora. Parabéns! Realmente se esse for o caso,não precisaríamos mais de ressurreição
Realmente.duas.feras
Caramba! Que alto nível de debate!
Estão a fazer de Deus um necromante, e ele disse que isso é pecado, ele não pode me dizer que não posso consultar aos necromantes, enquanto ele faz, incoerência
O espírito vem do céu quando Deus escolhe o filho ante de ser consembido quem for filho vai para o céu
Durante o debate o pr Paulo percorre um caminho perigoso em debater aspectos da lingua hebraica com um judeu doutor em hebraico. Achei Paulo confuso em alguns momentos na construção de seus argumentos e fazendo a tradução equivocada de Gênesis 2:7. Ao meu ver, o pr Sérgio foi melhor.
Parabéns aos debatedores ... Respeito e educação foram a base desse debate .... Foi um debate equilibrado, Parabéns ao Pastor Sérgio Monteiro mais uma vez pela sua erudição. Gosto muito de ouvir o senhor falar. Aliás ..Vc e Parosh são os adventistas de ouro ... Leandro Quadros, Ezequiel Gomes e mais um monte aí fazem parte da Ala fraca de teólogos adventistas. Mas vc, Sérgio é top demais.
Pastor Paulo Henrique, eu queria lhe fazer uma pergunta, se existe uma entidade imaterial que sobrevive fora do corpo cujo se designa como alma, e que essas supostas "almas" após amorte do corpo físico estão na presença de Deus, como explicar então o texto de 1tessalonicenses 4:15? Nesse texto Paulo disse que nós, ou seja,os que estivermos vivos na volta de jesus NAO PRECEDEREMOS os que estão mortos para ir pro céu. Ja que o verbo preceder significa antes,com antecedência... e será que o anjo estava mentindo para Daniel quando disse para ele que ele só receberia a recompensa e levantaria só no final dos tempos em Daniel 12:13? Me explique essas coisas. E detalhe, Genesis 4:10 Deus diz q o sangue de Abel clama à ele, será que sangue clama? Apocalipse 6:9,10 não seria uma forma simbólica de Deus dizer q vai fazer justiça em favor dos mártires ?
Antes de responder sua pergunta. eu gostaria de saber, qual é a relação entre o texto de I - Tessalonicenses 4;15 com Daniel 12;13.
@@Prpaulo.oliveira pastor, deixa eu tentar explicar. É que 1tessalonicenses 4:15 diz q os vivos não procederam os mortos para ir pro céu, e Daniel 12:13 está dizendo que Daniel só receberá a recompensa no fim dos tempos,ou seja, deu a entender que ele não iria receber a recompensa naquele momento. Mas resumindo, parece que todos os salvos não estao na presença de Deus nesse momento. Por favor,me explique essa dúvida, Daniel então está ou não na presença de Deus nesse momento? Como explicar que ele só receberia a recompensa no fim dos tempos ? Boa tarde pastor
@@bela-qo9tk Alma morre ou é imortal?
Há vida após a morte? Esta é uma pergunta que tem deixado a humanidade perplexa por milênios. Em todo o mundo, pessoas pertencentes a diversas religiões creem que o homem tem uma alma imortal que continua a viver depois do corpo morrer. Será que a bíblia ensina que temos uma alma imortal? Não. Na bíblia “alma” é a tradução do termo hebraico Nésfesh e do grego Psykhé, essas duas palavras ocorrem mais de 850 vezes. E o emprego dessas palavras mostra que a alma é uma pessoa, vida da pessoa, animal ou vida do animal.
Os defensores da imortalidade da alma criaram uma doutrina que chamam de Tricotomia, dizem que a pessoa é composta de três elementos: corpo, alma e espirito. Segundo eles o corpo morre, mas a alma sobrevive. No entanto esta crença entra em contradição com o que o profeta Ezequiel escreveu: A alma que pecar ela morrerá. Eze. 18:4. Portanto Néfesh, alma é a própria pessoa, não uma parte imaterial que sobrevive á morte do corpo.
Existem dezenas de textos bíblicos que mostram que Néfesh e Psykhé (alma) é inteiramente física, material, sujeita á morte e que pode ser golpeada e ferida. Mas isso é difícil de aceitar por parte de muitos, pois esses possuem seu próprio conceito pagão do que significa a alma, assim se aplica neles Romanos 1:25 que mostra que trocaram a verdade de Deus pela mentira. Quando o corpo de Adão ainda sem vida recebeu o folego de vida, ele veio a ser uma alma vivente. Gen.2:7 Somente então é que o homem veio a ser uma alma. Portanto, alma é um corpo físico com vida , ou seja, um ser vivo, humano ou animal.
A New Catholic Encyclopedia ( Nova Enciclopédia Católica) diz: Né-fesh é um termo alma no Antigo testamento significa, não uma parte do homem, mas o inteiro- homem como ser vivente. Similarmente, no Novo Testamento significa vida humana, a vida duma entidade individual, consciente. Mat.2:20, 6:25; Luc.12:22,23; João 10:11,15,17, 13:37” - 1967, Vol. XIII, p. 467.
A primeira referência bíblica para alma aparece em gen. 1:20,24 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis, e bestas-feras da terra conforme a sua espécie. Nestes dois textos, peixes animais domésticos e selvagens são todos englobados na mesma palavra “almas” Se para os imortalistas a alma é imortal e se os animais são almas,para onde vão ao morrerem , para o céu ou para o inferno? Assim desse modo as religiões que ensinam que o homem possui uma alma imortal estão erradas, pois o homem não possui uma alma, ele é uma alma. A doutrina na qual ao morrer o homem, a alma vai para o céu ou para o inferno de fogo, não é ensino bíblico.
Quando Adão desobedeceu ao mandamento de Deus, será que Deus mentiu quando disse: Tu és pó e ao pó voltarás? Gen.3:19. Se houvesse vida após a morte para Adão,talvez num inferno de fogo eterno, será que Adão não seria informado sobre isso? Portanto, quando Jeová Deus disse que Adão voltaria ao solo, queria dizer que Adão morreria e voltaria aos elementos do solo. Adão não passaria para o domínio espiritual. Na morte, Adão deixaria de existir. Sua punição pela desobediência foi a morte-ausência da vida-não transferência para outro domínio. Rom.6:23.
Conclusão: A bíblia mostra claramente que o homem é uma alma. Ele não tem uma alma, ele é uma alma. A alma não é imortal, ela morre, ao morrer ela vai para o Seol, Hades, não para um lugar de sofrimento nem para o paraíso no céu. Por causa do que o homem é, qualquer esperança de vida futura para os mortos depende de uma ressurreição. A Bíblia promete: “Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz [de Jesus] e sairão, os que fizeram boas coisas, para uma ressurreição de vida, os que praticaram coisas ruins, para uma ressurreição de julgamento.” (João 5:28, 29) Essa confiável promessa de uma ressurreição - não o ensino da imortalidade da alma - é a base de uma esperança real para os mortos.
O mendigo Lázaro morreu e foi levado pelos anjos para junto de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E o rico ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu Abraão ao longe (existindo um grande abismo entre eles), e Lázaro junto dele (Lucas 16, 20-26).
Na parábola do rico e de Lázaro, foi o próprio Jesus que demonstrou que existe consciência após a morte física. Também mostrou Jesus que o nosso destino eterno é decidido antes da nossa morte física.
Nessa parábola, o rico "viu ao longe", "erguendo os olhos (para o reino celestial)", Lázaro junto de Abraão, sem que pudesse passar para junto dos dois. Jesus quis transmitir a mensagem de que o homem rico, porém espiritualmente morto, percebeu a sua situação de perdição e que o mendigo, apesar de pobre, estava salvo no seio de Abraão, sendo o destino deles irreversível.
Pastor foi muito bom
A questão é que o pastor não descreve e o boneco que tinha órgãos e para que que esses órgãos servia para manter a vida
A Bíblia é bem clara, quem morre é a matéria e não a alma, alma é eterna. Diferença está umas vão adorar a Deus e outras vão conhecer a sua ira no inferno! É surreal a pessoa tão estudiosa e não enteder algo tão simples, vejo e entendo que realmente o ser humano não é nada sem a graça de Deus, sem a graça de Deus não à entendimento verdadeiro do evangelho genuíno, infelizmente algumas pessoas só tem a teologia na cabeça e não desceu para o coração!
"Viver" (estar consciente) por milênios deixaria qualquer um louco, mudando completamente a pessoa. Prova disse é um torturado por alguns dias, a pessoa se perde em sua propria mente devido ao sofrimento físico e mental, morre mentalmente, fica louca.... Até dicar isolado enlouquece.
Parabéns,,, fantástico