Acho engraçado quando vocês dois divergem um pouco nas palavras kkk Isso é bom pois mostra que não é algo 100% combinado, e sim a opinião individual de cada um. Vocês são feras!
Vivo em Portugal há 5 anos. Aqui não neva em todo país ( só nas montanhas), mas faz frio e em alguns dias em temperaturas negativas. O verão só é realmente quente e sem vento por 1 semana do ano ( no sul do país é bem mais quente). Nunca senti essa dificuldade de estar sozinho, nem me senti triste em datas comemorativas. Quando decidi mudar de país eu já sabia que seria dessa forma e encaro isso como um preço que eu pago por querer uma vida melhor. Quando estou um pouquinho pra baixo eu olho pra tudo que eu conquistei e pra vida que eu levo, a tristeza em 10 segundos passa.
Isso mesmo, eu concordo, tem haver com a ligação que cada um tem. Sei que será um preço que pagarei, mas que sei que não vou sofrer tanto quanto alguém muito ligado a grande grupo de amigos e familiares.
Acho que vcs tem essa sensação mais aflorada porque eram ligados a família no Brasil. Eu por exemplo fui abandonada pelo meus pais e fui criada pela minha vó e apesar de todo amor que ela me deu eu nunca me senti pertecente ao local que eu fui criada e muito menos sou ligada a família de sangue. Desde pequena aprendi a me virar 100% sozinha e mesmo aqui no Brasil nessa época do ano bate essa sensação de solidão mesmo eu tendo amigos, namorado e pessoas incriveis ao meu redor. Por isso, tenho a impressão q não está ligado ao lugar e sim a um sentimento que todos nós sentimos e que as vezes devido a outros fatores esses sentimentos são intensificados. A minha teoria é que talvez seja mais por essa falsa sensação de fim que a sociedade construiu (estou me referindo ao fim do ano) isso deve gerar inconscientemente algum tipo de insegurança e "vazio" dentro da gente e por isso varios sentimentos surgem a partir dele.
Compreendo esta solidão, mas a solução está em Cristo Jesus, não em igreja de areia e tijolo, e sim em Jesus mesmo! Ele enche a alma da gente com seu amor! Basta conhecê-lo sem intermediação humana, você conhece lendo corretamente o Novo Testamento sem contestar mas aceitar os ensinamentos!
Compartilho muito esse sentimento que vocês tentaram descrever. Nem vou me prolongar aqui nos comentários porque vai virar textão, mas praticamente desde o meu segundo ano aqui eu sinto isso, principalmente no período de inverno e festividades de final de ano. Já inclusive fiquei meses de licença do trabalho pra conseguir lidar com isso aqui. Não é fácil e sempre coloca em cheque o porquê minha esposa e eu viemos pra cá. Se um dia vocês forem fazer um vídeo mais longo ou uma live no outro canal de vocês e forem colher depoimentos e experiências de brasileiros aqui no Canadá, eu adoraria acrescentar ao assunto, pois aqui em casa refletimos muito sobre isso e tentamos entender essa dinâmica que acontece, fora que considero de extrema importância pra quem quer vir, está vindo ou já está por aqui.
@@CanadaDiario, eu aceito sim. Obrigado pelo espaço. Se quiserem apagar a mensagem com o seu email de contato pra não gerar futuras dores de cabeça, eu já anotei o mesmo e enviarei um resumo do que passo nas próximas horas. Abraços!
Vem para Calgary!! Tem sol 300 dias do ano! Cheguei com minha família há um mês em Calgary! Estamos amando! O sol faz toda diferença! Moramos mais de 6 anos em Vancouver, amamos a beleza, mas logo no primeiro inverno tive depressão, exatamente devido à falta do sol! Ficava sem energia para levantar da cama. Pensei que morreria no inverno de Calgary, mas amanhecer com o sol e o céu lindo é inenarrável! Sim pegamos menos 39 com sensação de menos 42! O nariz sente muito, mas o sol deixa você extremamente alegre, feliz !!! Sugiro passarem um inverno em Calgary, as crianças amam os esportes de esqui bunda, esquiar nos lagos, tem muita diversão ao ar livre e em locais como YMCA! Outra coisa é o custo de vida que aqui você consegue viver com folga financeira. Tenho dicas de com quem falar para comprar seu imóvel e a melhor broker que já conheci. Excelente 2023 a TODOS ❤ forte abraço fraterno.
Vivo na Europa e no Natal a saudade da família da minha irmã aperta. No meu caso, meus pais não estão mais entre nós e minha família mais próxima se resume a minha irmã e sua família. Viver fora do país tem inúmeras coisas boas, mas não é fácil, não tem o “glamour” que alguns imaginam.
Sou do nordeste e moro em Santa Catarina, aqui é do mesmo jeito o pessoal bem fechado cada um na sua e a única amizade que temos é de nossa família e só nos por nós a saudade da família bate forte todos os dias, tenho muita vontade de ir para o Canadá para dar uma vida melhor para minha família e sempre poder vê-los, Deus abençoe vcs
*Eu acho bem importante esse tema. A pessoa que quer mudar de país, ela tem que estar disposta a abrir mão de muita coisa, e uma delas é o calor da família. Eu particularmente não tenho problemas em me desprender da minha família aqui no Brasil, já que meu objetivo é dar conforto e segurança para os meus futuros filhos e esposa.*
Ótimo vídeo Dimitri e Fabiana. Moro há 4 anos no Canadá e sinto também o sentimento que descreveram. Temos amigos, mas parece que não temos, é uma constante sobrecarga mental e a sensação de não pertencimento parece que se aflora nessa época do ano (agravado pelo inverno rigoroso, dias mais curtos e pouca presença de sol). Parabéns mais uma vez pelo vídeo e por tocarem em um assunto tão importante!
Essa sensação de não pertencimento é notória mesmo. Parece que a gente vivendo em uma Matrix, não é algo óbvio e fácil de perceber, mas no dia a dia, lá no fundo parece que tem algo fora do lugar, algo estranho.
Suecos costumam ser mais frios, ate convidar para um openbar. Achei estranho (triste e sadico) que suecos olham no olho magico para saberem se tem alguem andando no corredor do predio par anao terem de cumprimentar o vizinho.
@@rafaelteixeira5247 Verdade! Estou estranhando bastante, depois de ter morado no Canada. Dimitri, se quiser, podemos conversar sobre as diferencas de se morar no Canada e na Europa!!! Abracos
"é você e sua família" - isso quando se tem família junto. Muitos imigrantes vão sozinhos de tudo :( Tiro meu chapéu pros imigrantes no geral, é bem puxado
@@thats_guip Não, canadenses mesmo. Vejo que muitas famílias são assim. Tenho vizinhos que não visitam irmãos, pais, etc com regularidade. Uma vez conversando com uma vizinha ela me disse "Meu filho fica muito em casa, ele já tem 19 anos e quase completando 20, já está na hora de ele sair de casa, não vejo a hora" Essa pessoa tem uma filha de 26 que não mora com ela a anos. Acho que isso é normal aqui e que é bem diferente dos brasileiros.
Poucas pessoas abordam essas questões de bem estar mental. Fica todo mundo sempre muito focado só na grana, trabalho, etc. Claro que isso é fundamental, mas é a felicidade? Deve ser difícil mesmo. Felicidades!
Muito obrigado por compartilhar essa experiência com a gente. Não preciso nem dizer que passamos por isso também. Sempre que nossas famílias estão reunidas no Brasil ficamos nos perguntando se fizemos a escolha certa. Tenho 3 irmãos e mãe no Brasil. Minha esposa tem 2 irmãs e os pais no Brasil. Em 5 anos nunca recebemos a visita de nenhum familiar. Tivemos uma filha na pandemia e não pudemos contar com nenhum suporte pois as emissões de vistos foram suspensas naquela época. Foi muito difícil. Tudo piora qdo a família demonstra não ter interesse em vir nos visitar, indiretamente nos crítica por termos vindo morar longe, e ainda falam pra minha esposa voltar pro Brasil. Só quem passa por essa situação sabe como a saudade incomoda. Temos visto amigos voltando pro Brasil. Inclusive o Alex e a Mabel, que já participaram de uma live no canal, e que são primos da minha esposa, voltaram pro Brasil recentemente. Tudo isso gera uma confusão na cabeça. Mas seguimos por aqui com apoio dos amigos. Abraço gente, parabéns pelo canal.
Olá Gabriel. Realmente é uma situação complicada. Anotei seu comentário para um futuro vídeo. Não sabia do Alex e da Mabel. Vou entrar em contato com eles.
Gosto muito do seu comentário,mesmo não apegado a família,vejo este distanciamento cada vez mais, não sofrocom a solidão, mas vejo os meus filhos não aproximarem dos familiares só nos dias festivos
Legal ouvir sobre essa angústia. Eu já sou migrante dentro do meu próprio país, então de alguma forma já tive que me reconectar a novas relações, mas sem enfrentar diferenças climáticas, linguísticas e culturais drásticas, o que já ajuda muito. Pra não dizer que, caso a saudade aperte, é possível pegar um avião e passar um fim de semana com minha família. Mas quando eu for sozinha pro Canadá, estarei migrando novamente, mas pra um espaço completamente diferente do atual. Estou indo com psicológico preparado pra uma guerra...rsrsrs
Solidão na multidão. Esse sentimento vem com a idade. 90% dos brasileiros nesse momento estão sentindo isso, mas, nesse caso, não tem relação com a idade. Tristeza que não sai do peito. Falta de esperança diante do clima político. Estamos rumando para um regime de exceção.
A mais pura verdade! Estou em España, com muitas pessoas legais por perto, mas sinto muita falta da minha família e do Brasil. Acho que país nenhum do mundo será como o país onde nascemos! E amigo nenhum vai sequer chegar perto da família, principalmente mãe. Abraços
Oi Fabiana e Dimitri! Será que não é a sensação de não pertencimento? Final de ano é sempre mais triste, algumas pessoas disfarçam e outros se permitem sentir. Concordo Fabiana, como o Dimitre, muitos ficam mais tristes e reflexivos no final de ano. Concordo com a falta da rede familiar, de apoio, então fica mais "pesado". Será que não está na hora de virem visitar o Brasil? Sei que não é fácil. Ouço muito dos Brasileiros que vivem fora do Brasil.
Eu estou indo em breve para a Argentina cursar medicina, tenho 26 anos, tenho uma filha de 2 anos e uma esposa! Vou ter que ir sozinho, pois minha esposa ainda vai terminar o curso dela e tem a vó dela que mora com a gente e tem que cuidar dela! Eu já me pego chorando às vezes só de pensar que vou ficar 6 anos longe ( vou visitá-las nas ferias e elas também irão me visitar ) mas serão pouquíssimas vezes por ano! Vai ser doloroso demais, mas será por um bem maior, pois irei retornar como Médico que é um sonho já que pra fazer aqui é fora da realidade.
No Brasil, se sentir só é escolha pessoal. Não dá! As pessoas se atiram em sua vida, você querendo ou não! Não é opcional. Kkkkkkkk coisa de louco! Eu amo! O meu país.🇧🇷💘
Acredito que isso q vcs sentem é pq vcs eram amados e se sentiam parte da família !!! Então fica esse vazio do calor que os momentos em família traz... Já no meu caso, não tenho apego nenhum com os meus parentes..acho q então é muito mais fácil!! Tanto eu quanto o meu noivo..na verdade nós sentimos bem fora da casinha quando juntos com os parentes, em festas,etc..
Exatamente, me sinto assim com a minha família também, desconectado. Eu acho que muito imigrante por aí esquece que as vezes vc sente saudade de algo que nem existe mais, ou que jamais seria a mesma coisa de antes. Agora imagina ficar 10/20 anos fora do país... você nem conhece mais as pessoas e nem elas te conhecem, a verdade é que vc não se encaixa mais no Brasil mas também nunca vai se encaixar perfeitamente no local que imigrou (canada nesse caso), só que entre ter que passar por isso e ficar no Brasil vendo tudo desmoronar eu prefiro passar por isso e dar um futuro bom pra nova geração da família que irei construir.
Nessas horas é importantíssimo trazer a mente tudo aquilo que te levou até aí. Ter em mente todas as conquistas obtidas, que talvez não seriam possíveis em outro lugar. E claro, é importante ter uma rede de amigos. Uma boa conversa e algumas horas de lazer, mesmo indoor, pode fazer muita diferença.
No exemplo da minha família- nunca tive ajuda dos meus pais pra nada!! E isso é muito triste.. em coisas pequenas mesmo , sempre foi na base da luta, pra ter um carinho,um olhar amoroso...mais não os trato mau por isso,apenas respeito, e tenho a certeza que serei muito melhor com os meus filhos!! Já os parentes também não tenho apego!! Na verdade a maioria se incomoda bastante por não seguir os conselhos deles... Sim , querem q eu e os novos da família, siga as mesmas burradas q eles cometeram quando jovens.. exemplo- falam tá na hora de ter filhos.. e eu digo- ainda é muito cedo,por esse motivo,e mais aquele motivo.... Os brasileiros na verdade tem um problema bem sério sobre isso!! Não se planejam pra nada, não estudam, não tem metas,etc... Por isso o país não anda pra frente!! Como se colocar uma criança ao Mundo, fosse a solução dos problemas! Não, é o aumento dos problemas....!!foi só um desabafo Dimitri 🙃 ..e pq realmente fico louca com essas ignorâncias. Já com vcs é diferente, são uma família unida,que torce pelas vitórias do outro..q colocam o estudo como foco... Posso imaginar como é receber a visita dos seus parentes ,, é muito gostoso de ver essa energia linda, quando estão juntos!! Mais o importante mesmo, é que mesmo longe estão perto 😍🤗💚🌻
Falta mesmo terei dos meus pais. Minha família materna são muito fofoqueiros, invejosos, falam mal de mim e meu irmão é vivo comparando os filhos deles que tem 3 carros e bom empregos e duas ou três faculdades e dizem que somos vagabundos eu estou fazendo faculdade e perdi o emprego há um mês falam que eu sou vagabundo e tem inveja de mim. Por parte do meu pai são muito nariz em pé porque tem casa bonita carros caros e tem mais dinheiro que nós. Aqui em casa eles nunca aparecem e nem se convidar para festas de aniversário eles não vem sempre invento desculpa. Tem uma patota só os que tem grana se visitam. Falta mesmo terei só dos meus pais e do meu irmão mesmo
Eu sou Portuguesa estou em Montréal vai fazer está ano 14 e verdade aqui há mta solidão por isso se ouve mt pessoas já de certa idade. Sozinhas Amanda se para a linha de comboio quando andava de metrô mts vezes o metro parava estávamos tempos à espera que voltasse a andar porque viam as pessoas na linha depois chegaram à conclusão que era por causa da solidão eu tbm sinto mta solidão vivo sozinha aqui não tenho amigos no meu País tinha mts amigos e eu sinto falta e tbm de praia do sol Portugal é um País cm mt sol um bom clima e lá faz se amigos facilmente.
bom... segundo ano consecutivo que venho para o Br em 4 anos de Canada, dessa vez autorizado a trabalhar 1 mes remoto, pretendo fazer isso td inverno, 1 a 2 meses fora, ajuda demais pq o inverno em Montréal é longo e duro abss
eu ja sou totalmente ao contrario, o verão me deixar depressivo, irritado, a qualidade do meu sono despenca, tenho falta de apetite, é um inferno o meu verão. ja o inverno eu durmo muito bem, tenho fome, me sinto calmo, feliz, trabalho melhor... meu sonho é morar em um lugar q o verão dure de fato 3 meses.
Nossa vcs falatam dessa solidao...eh exatamente que eu sinto,nao da pra explicar...foi meu prineiro natal e ano novo aqui nos estados unidos...e nao da pra explicar a sensacao de tristeza...sul real...obrigada por falar nesse assunto
O inverno não tem sol em Vancouver. Morei em Toronto e moro em Halifax e apesar do frio, ambos os lugares tem muitos dias de sol. Muitos mesmo. Ter esse sol durante o dia ajuda muito.
Eu estou no Canadá a 4 meses e sinto falta do coisas como o cheiro de café com bolo na casa da minha mãe. Tudo que procuro fazer é lembrar que estou vivendo um novo momento e que um dia eles também serão saudosas memórias também. A vida é feita de ciclos e temos que ter maturidade pra saber a hora de termina-los.
importantissimo falar sobre... eu sempre falo em grupos "pre Canada" e a galera nao eh nada receptiva para esse tipo de "papo". E tem os que literalmente FINGEM que tem uma "familia canadense de brasileiros"... gente que conhecem ha 15 min e ja colocam "amor pra toda vida" no mundo fictício das redes sociais... Obrigada por trazer esse conteúdo aqui. Nossa familia mudou de cidade algumas vezes, entao a gente tinha um "teaser" disso, mas ainda assim dava pra dirigir ate a casa da familia, mesmo que demorassem muitas horas... Hj em dia nao tem pra onde correr, pegar 40h de voos e 2Kcad pra abraçar os pais nao eh mais uma opção. Mas eu super entendo o "arrependimento" que a Fabiana fala, eh uma coisa que nao vai te fazer voltar, mas vai trazer questionamentos. No Brasil, quando fomos morar mais longe, tinha AQUELA amiga que era uma irma. A danada mora aqui no Canada, e eh grande parte de nossa motivação, mas mora em QC, ou seja, tao caro quanto ir pro Brasil (buaaa). Minha maior solido aqui eh sentir que, mesmo achando que os brasileiros que imigram o fazem por motivos parecidos, estou completamente errada e, pelo menos aqui em Kelowna, o tipo de brasileiros, no geral, eh o oposto dos que eu procuraria como amigos...
Essa falta que a gente sente quando mora fora é difícil explicar, estou no meu quarto fim de ano longe do Brasil, embora eu já me sinta em casa aqui, até mais do que quando estou no Brasil, quando chega o fim de ano sempre bate essa bad, eu sinto uma necessidade de estar rodeado de pessoas e parece que por aqui ninguém tem tempo. É incrível como bastam os dias começarem a ficar escuros mais cedo, o tempo esfriar e talvez a vitamina D começar a baixar, começa a vir essa sensação, ansiedade.
Acho que depende de cada um, fisicamente eu sofro nessa época, o corpo parece "cobrar" a falta de sol. Segundo inverno aqui em Toronto e é a mesma sensação. Não sinto diferença suplementando vit. D. O lance de não ter pessoas nas ruas, com esse clima, é esperado né? Rs. Se for comparar, eu prefiro isso do que no Brasil, quando você vê "pessoas" nas ruas, no entanto elas vem te assaltar. Prefiro o frio e a neve à viver aquele pânico o tempo todo. La ainda acho que tem a tal da "solidão na multidão". Alguns comentários aqui deixam isso exposto. Prefiro encarar a realidade de que "o progresso, as evoluções da humanidade não vieram de países tropicais. O clima frio, faz o homem se recolher e PENSAR, estudar, entender e buscar soluções". Nos trópicos, é festa, calor, bagunça. Ninguém vai "ficar recluso" pensando o mundo. Vai aproveitar o clima, circular, buscar o mar. Parece brincadeira, mas em geral é isso.
Nossa a depressão sazonal é muito real! Moro em Vancouver Island e aqui também só chove… Eu dei risada quando a Fabiana falou que ia levar o Dimitri pra casa e dar vitamina D pq foi exatamente o que aconteceu aqui em casa ontem hahaha. Quanto a falta de laços, é preciso maturidade e também fortalecer os laços familiares (casal, filhos). Criar momentos bons em família. Obrigada por trazerem esse assunto pessoal!
Neve, muito frio, não ver gente é grave, falta de alguém para ajudar, por exemplo, faxineira e outros profissionais... Acho muito difícil morar em outro país. Tenho parentes que moram no Canadá.
Obrigado pela sua franqueza! Faz muitos anos eu ouvi que as pessoas emigram para os filhos delas, e não para elas mesmas. Como imigrante, eu entendo isso. Outra coisa: o melhor tratamento de depressão sazonal é terapia de luz. É possível comprar luzes especiais para lidar com essa condição muito comum.
O que ajuda é sempre reservar um dinheiro para poder viajar com a familia nessas datas de fim de ano pra dar uma quebrada no inverno tb, nem q seja só alguns dias. No começo é dificil, primeiro ano de imigrante é sempre mais apertado de grana! E quando não der p viajar com a familia, da pra mandar uma passagem para algum familiar poder visitar vcs. No fim o que apertava mais pra gente msm não era a distancia e sim estar sempre com o dinheiro contado, pq depois que conseguimos nos estabelecer $$, e viajar mais nessas datas tudo ficou melhor... 😊
Concordo 102%, pior que é difícil explicar isso mas vcs fizeram muito bem, eu, minha esposa e 2 filhas pequenas viemos há 4 anos pro Canadá e sabemos muito bem do que vcs estão falando... Bate sim uma deprê meio que putz qq eu tô fazendo aqui... Mas o que a gente sempre para e pensa é no motivo que a gente veio.... A gente quando fica longe esquece do que era ruim e só lembra do que era bom no Brasil, começa romantizar o Brasil e aí cai nessa depressão... Para e pensa no motivo que vc veio... Num é fácil largar tudo e vir mas pensa no objetivo... E sim, vitamina D sempre kkk...
Cenário lindo, eu reparei mesmo que no inverno, principalmente quando não é a primeira vez da pessoa, essas pessoas ficam meio deprimidas mesmo. Clima cinza, final de ano que normalmente aqui passamos mais tempo com amigos e familiares, quando muda de repente o povo endoida, sem contar na falta de luz solar e calor. Pra sobreviver assim só sendo da area da TI, quem trabalha com TI normalmente é tipo um vampiro ai fica mais facil pq nao pega muito sol hahahah.
Estar mas nao estar feliz ao mesmo tempo Da mesma maneira que estao felizes por observarem suas familias que estao felizes por verem voces dois alcancado inumeros objetivos ao mesmo tempo, ambos nao estao. Nostalgias boas por lembrarem de bons momentos felizes com a familia e amigos mas por nao poderem estar com familiares e amigos ao lado. O lado de poder contar com amigos e familia (no caso vejo familia unida) mas as vezes ficamos na dualidade de estarmos e nso estarmos. Estranho e bom ao mesmo tempo. Claro que o clima afeta positvamente ou negativamente...
Acredito que esse sentimento de vcs se deva ao fato de terem tido uma família unida. Como criei meus filhos sozinha a vinda não me afetou em nada. Moro em New Westminster e gostaria de ter essa neve toda de que vcs falam (rs). Vcs ainda são jovens e a agitação do Brasil ainda corre nas veias. Para mim, não causa nenhum transtorno. Apesar de ser carioca, eu adoro e anseio pela neve..kkkkk. Como se diz no Rio, me sinto feliz feito pinto no lixo. Parabéns ao Canal. Sigo vcs desde o Brasil.
Entendo. Quando moramos perto dos pais, fica a impressão de qualquer coisa que der errado, temos para onde ir e pedir ajuda. Tipo, se o Dimitri for preso aí, por mais que eu seja seu amigo não posso ir ai pagar a fiança, diferente se fosse no Brasil e morasse perto. Também não tem aqueles amigos ou parentes para vir te ajudar na pintura da casa, como o pai da Fabiana ajudou. Quando morei fora da cidade que meus pais e amigos moravam no Brasil, a sensação foi assim também. Parecia uma estrangeiro no próprio país, ainda mais que era um estado diferente. Acho que com os anos você faz novos amigos por aí no Canadá, como já tem alguns, acredito que com as crianças que estão crescendo aí, vai ser mais fácil.
No Brasil eu, minha esposa e nossas filhas, morávamos longe de nossas famílias e depois que saímos do Brasil nem se diga... Então para gente numca pudemos contar com a ajuda de ninguém da família.... Ruim por um lado, bom por outra já que nunca sentimos essa dependência ou falta.... Conta só com a minha esposa ela comigo e vida que se segue...
Olá Dimitri e Fabiana, tudo bem? Eu acho que vcs estão falando de calor humano que a gente encontra só quando estamos em nosso país + depressão sazonal + eu tbm acho que vcs deveriam vir mais ao Brasil, pelo menos 1 vez ao ano para matar a saudade dos nossos. Bjsss
Pra mim seria perfeito moar ai no Canadá, pois sou introspectivo gosto do frio e tempo nublado, e que rua legal sem ninguém pois aqui no Brasil na rua que moro cheio de gente e os pancadões no ultimo volume
Boa noite, gostaria de saber mais sobre o gás randon que é utilizado no aquecido das casas. Descobri por acaso que ele é perigoso pra saúde. Qual a real verdade disso?
Acho interessante esse assunto, Brasileiro vive dizendo que o Brasil é mais amigo que as pessoas são mais receptivas e tal, então, não há uma comunidade de Brasileiros ai no Canadá, na sua região, precisam se unir mais e tornar essa solidão menos pesada.
Bom dia, realmente e isso que pode acontecer até mesmo no Brasil em alguns momentos eu ou outras pessoas caímos na solidão em algum momento e fora do país isso pode acontecer a qualquer momento até mesmo para aqueles que se preparam psicologicamente mas sempre em algum momento caímos na solidão mas e só ter fé e procurar superar de alguma forma no bom sentido, claro !!!
Oi sou seguidor de vocês faz um tempo e sempre tive está dúvida, vocês fariam parte de algum tipo de host famíly para intercambistas ? Ou algo parecido?
Ate alguns Brasileiros se nao a grande maioria sao estranhos aqui no Canada.. pessoa participa muito de grupo mas nao gosta muito de se misturar, mistura so ate certo ponto, nao faz lacos fortes de amizade e nao gosta de envolver pessoas novas no grupo. grupinhos muito fechados, ai por ex eu nao tenho filhos mas sou casado, o pessoal que tem filho so se mistura com o pessoal que tem filho kkk...
VALEU !!! Por isso é importante a pessoa começar a exercitar "o estar consigo mesmo" !!!! De fato esta sensação que o imigrante sente, nada mais é d quê o mesmo que ter deixado o ninho, o longe de casa, o mesmo que o ET sentiu quano quiz ligar para casa, quando foi esquecido aqui no Planeta Terra, lembram do "ET fone home " ? Pois é, costuma acontecer mesmo e é explicavelmente normal !!!
É família é diferente, ainda mais com Brasileiro, a pessoa fica mais a vontade, até pq temos mais essa energia expansiva, "Banzo" não conhecia essa gíria mas gostei 😂😂
Tristeza e aqui no Brasil vendo ruas cheias de pessoas sem perspectivas e vivendo a espera de uma mudança que nunca vira. Kkk Mas andei lendo sobre esta fase do inverno onde o fator psicológico e abalado pela ausência de vitamina D e também o fato do imigrante se sentir despatriado. Eu tô doidinha p ficar despatriada nessa tristeza do frio e poder com um salário mínimo poder comer. Diferente do riso do calor de barriga vazia q assola o Brasil kkkkkk
AMO o Canada e os Canadenses Sao muito agradaveis e zero racistas. Australia por exemplo e' extremamente xenofobica . Mas voce realmente precisa ir com uma boa reserva de dinheiro, Canada nao e' um PAI'S para imigrante enriquecer e' um PAI'S para ter uma vida confortavel e seguranca. Ainda, por seis meses o PAI'S praticamente para por causa do frio, entao SE voce tem algum trabalho que exige trabalhar fora sera extremamente dificil SE manter.....nao va SE nao tiver reserva financeira. Mas no geral AMO o Canada
eu acho que quem não está nem ai pra familia leva de boa, filhos ingratos que sempre ficaram trancados em seus quartos ouvindo heavy metal...kkkk....agora pra quem sempre jantou com os pais, foram levados para passear fim de semana em parques, foram juntos pra igreja ou coisas assim sentem bem mais.....ou seja, a família de aglutinados que sempre estão na casa um dos outros, como os brasileiros, sempre fazem festas, aparecem do nada..estas coisas...agora aquela familia que nem se conversa cada um no seu canto na casa, ou seja, os dispersos esses levam de boa...são casos e casos....
50% OFF NO CAMBLY e CAMBLY KIDS - Oferta especial para aprender inglês com nativos até o dia 26/01 ► bit.ly/3YSpS3q
Acho engraçado quando vocês dois divergem um pouco nas palavras kkk Isso é bom pois mostra que não é algo 100% combinado, e sim a opinião individual de cada um. Vocês são feras!
Vivo em Portugal há 5 anos. Aqui não neva em todo país ( só nas montanhas), mas faz frio e em alguns dias em temperaturas negativas. O verão só é realmente quente e sem vento por 1 semana do ano ( no sul do país é bem mais quente). Nunca senti essa dificuldade de estar sozinho, nem me senti triste em datas comemorativas. Quando decidi mudar de país eu já sabia que seria dessa forma e encaro isso como um preço que eu pago por querer uma vida melhor.
Quando estou um pouquinho pra baixo eu olho pra tudo que eu conquistei e pra vida que eu levo, a tristeza em 10 segundos passa.
Isso mesmo, eu concordo, tem haver com a ligação que cada um tem. Sei que será um preço que pagarei, mas que sei que não vou sofrer tanto quanto alguém muito ligado a grande grupo de amigos e familiares.
Acho que vcs tem essa sensação mais aflorada porque eram ligados a família no Brasil. Eu por exemplo fui abandonada pelo meus pais e fui criada pela minha vó e apesar de todo amor que ela me deu eu nunca me senti pertecente ao local que eu fui criada e muito menos sou ligada a família de sangue. Desde pequena aprendi a me virar 100% sozinha e mesmo aqui no Brasil nessa época do ano bate essa sensação de solidão mesmo eu tendo amigos, namorado e pessoas incriveis ao meu redor. Por isso, tenho a impressão q não está ligado ao lugar e sim a um sentimento que todos nós sentimos e que as vezes devido a outros fatores esses sentimentos são intensificados. A minha teoria é que talvez seja mais por essa falsa sensação de fim que a sociedade construiu (estou me referindo ao fim do ano) isso deve gerar inconscientemente algum tipo de insegurança e "vazio" dentro da gente e por isso varios sentimentos surgem a partir dele.
Verdade. Eu também fico nessa visão. Eu não sentirei falta não, sou fácil de adequar-me.
Compreendo esta solidão, mas a solução está em Cristo Jesus, não em igreja de areia e tijolo, e sim em Jesus mesmo! Ele enche a alma da gente com seu amor! Basta conhecê-lo sem intermediação humana, você conhece lendo corretamente o Novo Testamento sem contestar mas aceitar os ensinamentos!
Exatamente assim
Eu vivi exatamente a mesma história que você e eu moro no Canadá... sinto tanta solidão quanto já sentia no Brasil
Infelizmente SE voce nao mora no exterior voce nao vai entender.... e' totalmente diferente
"A solidão é fera, a solidão devora
É amiga das horas, prima-irmã do tempo
E faz nossos relógios caminharem lentos"
Compartilho muito esse sentimento que vocês tentaram descrever. Nem vou me prolongar aqui nos comentários porque vai virar textão, mas praticamente desde o meu segundo ano aqui eu sinto isso, principalmente no período de inverno e festividades de final de ano. Já inclusive fiquei meses de licença do trabalho pra conseguir lidar com isso aqui. Não é fácil e sempre coloca em cheque o porquê minha esposa e eu viemos pra cá.
Se um dia vocês forem fazer um vídeo mais longo ou uma live no outro canal de vocês e forem colher depoimentos e experiências de brasileiros aqui no Canadá, eu adoraria acrescentar ao assunto, pois aqui em casa refletimos muito sobre isso e tentamos entender essa dinâmica que acontece, fora que considero de extrema importância pra quem quer vir, está vindo ou já está por aqui.
Eunto na mesma..no meu caso estou nos estados unidos
Bom saber seu depoimento. Topa gravar uma entrevista? Se topar, passa por favor um rápido resumo de seu caso por e-mail: canadadiariotv@gmail.com
@@CanadaDiario, eu aceito sim. Obrigado pelo espaço. Se quiserem apagar a mensagem com o seu email de contato pra não gerar futuras dores de cabeça, eu já anotei o mesmo e enviarei um resumo do que passo nas próximas horas. Abraços!
Vem para Calgary!! Tem sol 300 dias do ano! Cheguei com minha família há um mês em Calgary! Estamos amando! O sol faz toda diferença! Moramos mais de 6 anos em Vancouver, amamos a beleza, mas logo no primeiro inverno tive depressão, exatamente devido à falta do sol! Ficava sem energia para levantar da cama. Pensei que morreria no inverno de Calgary, mas amanhecer com o sol e o céu lindo é inenarrável! Sim pegamos menos 39 com sensação de menos 42! O nariz sente muito, mas o sol deixa você extremamente alegre, feliz !!! Sugiro passarem um inverno em Calgary, as crianças amam os esportes de esqui bunda, esquiar nos lagos, tem muita diversão ao ar livre e em locais como YMCA!
Outra coisa é o custo de vida que aqui você consegue viver com folga financeira.
Tenho dicas de com quem falar para comprar seu imóvel e a melhor broker que já conheci.
Excelente 2023 a TODOS ❤ forte abraço fraterno.
Vivo na Europa e no Natal a saudade da família da minha irmã aperta. No meu caso, meus pais não estão mais entre nós e minha família mais próxima se resume a minha irmã e sua família.
Viver fora do país tem inúmeras coisas boas, mas não é fácil, não tem o “glamour” que alguns imaginam.
Sou do nordeste e moro em Santa Catarina, aqui é do mesmo jeito o pessoal bem fechado cada um na sua e a única amizade que temos é de nossa família e só nos por nós a saudade da família bate forte todos os dias, tenho muita vontade de ir para o Canadá para dar uma vida melhor para minha família e sempre poder vê-los, Deus abençoe vcs
*Eu acho bem importante esse tema. A pessoa que quer mudar de país, ela tem que estar disposta a abrir mão de muita coisa, e uma delas é o calor da família. Eu particularmente não tenho problemas em me desprender da minha família aqui no Brasil, já que meu objetivo é dar conforto e segurança para os meus futuros filhos e esposa.*
Também penso isso, outro país mais pra qualidade de vida da sua família principal, esposa, esposo, filhos
Ótimo vídeo Dimitri e Fabiana. Moro há 4 anos no Canadá e sinto também o sentimento que descreveram. Temos amigos, mas parece que não temos, é uma constante sobrecarga mental e a sensação de não pertencimento parece que se aflora nessa época do ano (agravado pelo inverno rigoroso, dias mais curtos e pouca presença de sol). Parabéns mais uma vez pelo vídeo e por tocarem em um assunto tão importante!
Essa sensação de não pertencimento é notória mesmo. Parece que a gente vivendo em uma Matrix, não é algo óbvio e fácil de perceber, mas no dia a dia, lá no fundo parece que tem algo fora do lugar, algo estranho.
Adoro ouvir essa voz melodiosa e de tranquilidade da Fabiana! Passa uma paz de espírito motivadora!!
Parabéns ao casal e ao canal!!
Fala Dimitri! Aqui na Suécia é ainda pior! Aqui escurece ainda mais cedo e o pessoal é mais “frio” que o Canadense. Abraços pra vocês!!!!
Suecos costumam ser mais frios, ate convidar para um openbar. Achei estranho (triste e sadico) que suecos olham no olho magico para saberem se tem alguem andando no corredor do predio par anao terem de cumprimentar o vizinho.
@@rafaelteixeira5247 Verdade! Estou estranhando bastante, depois de ter morado no Canada. Dimitri, se quiser, podemos conversar sobre as diferencas de se morar no Canada e na Europa!!! Abracos
"é você e sua família" - isso quando se tem família junto. Muitos imigrantes vão sozinhos de tudo :( Tiro meu chapéu pros imigrantes no geral, é bem puxado
Mas é assim ate entre os canadenses, pelo menos uma grande parte que eu conheço
@@SauloRM eita, como migrantes dentro do país vc diz?
@@thats_guip Não, canadenses mesmo. Vejo que muitas famílias são assim. Tenho vizinhos que não visitam irmãos, pais, etc com regularidade. Uma vez conversando com uma vizinha ela me disse "Meu filho fica muito em casa, ele já tem 19 anos e quase completando 20, já está na hora de ele sair de casa, não vejo a hora" Essa pessoa tem uma filha de 26 que não mora com ela a anos. Acho que isso é normal aqui e que é bem diferente dos brasileiros.
@@SauloRM eita, bom ponto...
A sinceridade de vcs é sensacional... parabéns!!!
Bem isso eu sou sozinha nos EUA 🇺🇸 mto difícil melhor ser você e Deus mta amizade aqui atrapalha pessoas individualistas obrigada pela sinceridade
Obrigada pelo sacrifício pra nos mostrar essa lindeza da natureza.
Poucas pessoas abordam essas questões de bem estar mental. Fica todo mundo sempre muito focado só na grana, trabalho, etc. Claro que isso é fundamental, mas é a felicidade? Deve ser difícil mesmo. Felicidades!
Muito obrigado por compartilhar essa experiência com a gente. Não preciso nem dizer que passamos por isso também. Sempre que nossas famílias estão reunidas no Brasil ficamos nos perguntando se fizemos a escolha certa. Tenho 3 irmãos e mãe no Brasil. Minha esposa tem 2 irmãs e os pais no Brasil. Em 5 anos nunca recebemos a visita de nenhum familiar. Tivemos uma filha na pandemia e não pudemos contar com nenhum suporte pois as emissões de vistos foram suspensas naquela época. Foi muito difícil. Tudo piora qdo a família demonstra não ter interesse em vir nos visitar, indiretamente nos crítica por termos vindo morar longe, e ainda falam pra minha esposa voltar pro Brasil. Só quem passa por essa situação sabe como a saudade incomoda. Temos visto amigos voltando pro Brasil. Inclusive o Alex e a Mabel, que já participaram de uma live no canal, e que são primos da minha esposa, voltaram pro Brasil recentemente. Tudo isso gera uma confusão na cabeça. Mas seguimos por aqui com apoio dos amigos. Abraço gente, parabéns pelo canal.
Olá Gabriel. Realmente é uma situação complicada. Anotei seu comentário para um futuro vídeo. Não sabia do Alex e da Mabel. Vou entrar em contato com eles.
Gosto muito do seu comentário,mesmo não apegado a família,vejo este distanciamento cada vez mais, não sofrocom a solidão, mas vejo os meus filhos não aproximarem dos familiares só nos dias festivos
Um dos poucos vídeos que senti uma opinião sincera
Adorei o tema. Inverno, solidão e dificuldades do imigrante.
Gosto da sinceridade da Fabiana. É bem isso, Fá!
Legal ouvir sobre essa angústia. Eu já sou migrante dentro do meu próprio país, então de alguma forma já tive que me reconectar a novas relações, mas sem enfrentar diferenças climáticas, linguísticas e culturais drásticas, o que já ajuda muito. Pra não dizer que, caso a saudade aperte, é possível pegar um avião e passar um fim de semana com minha família. Mas quando eu for sozinha pro Canadá, estarei migrando novamente, mas pra um espaço completamente diferente do atual. Estou indo com psicológico preparado pra uma guerra...rsrsrs
Pelo menos não tem nenhuma pessoa fofocando da sua vida e julgando 12:16
Solidão na multidão. Esse sentimento vem com a idade. 90% dos brasileiros nesse momento estão sentindo isso, mas, nesse caso, não tem relação com a idade. Tristeza que não sai do peito. Falta de esperança diante do clima político. Estamos rumando para um regime de exceção.
É por isso que a gente vê muitas "colônias". As pessoas do mesmo país acabam optanto por morar no mesmo bairro para se sentirem mais acolhidos.
A mais pura verdade! Estou em España, com muitas pessoas legais por perto, mas sinto muita falta da minha família e do Brasil. Acho que país nenhum do mundo será como o país onde nascemos! E amigo nenhum vai sequer chegar perto da família, principalmente mãe. Abraços
Parabéns por vocês fazer esse vídeo na neve só para mostrar para os seus seguidores.
Oi Fabiana e Dimitri!
Será que não é a sensação de não pertencimento?
Final de ano é sempre mais triste, algumas pessoas disfarçam e outros se permitem sentir.
Concordo Fabiana, como o Dimitre, muitos ficam mais tristes e reflexivos no final de ano.
Concordo com a falta da rede familiar, de apoio, então fica mais "pesado".
Será que não está na hora de virem visitar o Brasil?
Sei que não é fácil.
Ouço muito dos Brasileiros que vivem fora do Brasil.
Eu estou indo em breve para a Argentina cursar medicina, tenho 26 anos, tenho uma filha de 2 anos e uma esposa! Vou ter que ir sozinho, pois minha esposa ainda vai terminar o curso dela e tem a vó dela que mora com a gente e tem que cuidar dela! Eu já me pego chorando às vezes só de pensar que vou ficar 6 anos longe ( vou visitá-las nas ferias e elas também irão me visitar ) mas serão pouquíssimas vezes por ano! Vai ser doloroso demais, mas será por um bem maior, pois irei retornar como Médico que é um sonho já que pra fazer aqui é fora da realidade.
No Brasil, se sentir só é escolha pessoal. Não dá! As pessoas se atiram em sua vida, você querendo ou não! Não é opcional. Kkkkkkkk coisa de louco! Eu amo! O meu país.🇧🇷💘
Sim! Nos temos de fazer tudo, e no final somos nós por nós mesmo. #vidadeimigrante
Acredito que isso q vcs sentem é pq vcs eram amados e se sentiam parte da família !!! Então fica esse vazio do calor que os momentos em família traz... Já no meu caso, não tenho apego nenhum com os meus parentes..acho q então é muito mais fácil!! Tanto eu quanto o meu noivo..na verdade nós sentimos bem fora da casinha quando juntos com os parentes, em festas,etc..
Exatamente, me sinto assim com a minha família também, desconectado.
Eu acho que muito imigrante por aí esquece que as vezes vc sente saudade de algo que nem existe mais, ou que jamais seria a mesma coisa de antes.
Agora imagina ficar 10/20 anos fora do país... você nem conhece mais as pessoas e nem elas te conhecem, a verdade é que vc não se encaixa mais no Brasil mas também nunca vai se encaixar perfeitamente no local que imigrou (canada nesse caso), só que entre ter que passar por isso e ficar no Brasil vendo tudo desmoronar eu prefiro passar por isso e dar um futuro bom pra nova geração da família que irei construir.
Nessas horas é importantíssimo trazer a mente tudo aquilo que te levou até aí. Ter em mente todas as conquistas obtidas, que talvez não seriam possíveis em outro lugar. E claro, é importante ter uma rede de amigos. Uma boa conversa e algumas horas de lazer, mesmo indoor, pode fazer muita diferença.
No exemplo da minha família- nunca tive ajuda dos meus pais pra nada!! E isso é muito triste.. em coisas pequenas mesmo , sempre foi na base da luta, pra ter um carinho,um olhar amoroso...mais não os trato mau por isso,apenas respeito, e tenho a certeza que serei muito melhor com os meus filhos!! Já os parentes também não tenho apego!! Na verdade a maioria se incomoda bastante por não seguir os conselhos deles... Sim , querem q eu e os novos da família, siga as mesmas burradas q eles cometeram quando jovens.. exemplo- falam tá na hora de ter filhos.. e eu digo- ainda é muito cedo,por esse motivo,e mais aquele motivo.... Os brasileiros na verdade tem um problema bem sério sobre isso!! Não se planejam pra nada, não estudam, não tem metas,etc... Por isso o país não anda pra frente!! Como se colocar uma criança ao Mundo, fosse a solução dos problemas! Não, é o aumento dos problemas....!!foi só um desabafo Dimitri 🙃 ..e pq realmente fico louca com essas ignorâncias.
Já com vcs é diferente, são uma família unida,que torce pelas vitórias do outro..q colocam o estudo como foco... Posso imaginar como é receber a visita dos seus parentes ,, é muito gostoso de ver essa energia linda, quando estão juntos!! Mais o importante mesmo, é que mesmo longe estão perto 😍🤗💚🌻
Falta mesmo terei dos meus pais. Minha família materna são muito fofoqueiros, invejosos, falam mal de mim e meu irmão é vivo comparando os filhos deles que tem 3 carros e bom empregos e duas ou três faculdades e dizem que somos vagabundos eu estou fazendo faculdade e perdi o emprego há um mês falam que eu sou vagabundo e tem inveja de mim. Por parte do meu pai são muito nariz em pé porque tem casa bonita carros caros e tem mais dinheiro que nós. Aqui em casa eles nunca aparecem e nem se convidar para festas de aniversário eles não vem sempre invento desculpa. Tem uma patota só os que tem grana se visitam. Falta mesmo terei só dos meus pais e do meu irmão mesmo
Não existe lugar melhor do que nossa casa 🇧🇷
Eu sou Portuguesa estou em Montréal vai fazer está ano 14 e verdade aqui há mta solidão por isso se ouve mt pessoas já de certa idade. Sozinhas Amanda se para a linha de comboio quando andava de metrô mts vezes o metro parava estávamos tempos à espera que voltasse a andar porque viam as pessoas na linha depois chegaram à conclusão que era por causa da solidão eu tbm sinto mta solidão vivo sozinha aqui não tenho amigos no meu País tinha mts amigos e eu sinto falta e tbm de praia do sol Portugal é um País cm mt sol um bom clima e lá faz se amigos facilmente.
Qual seu Instagram?
bom... segundo ano consecutivo que venho para o Br em 4 anos de Canada, dessa vez autorizado a trabalhar 1 mes remoto, pretendo fazer isso td inverno, 1 a 2 meses fora, ajuda demais pq o inverno em Montréal é longo e duro
abss
eu ja sou totalmente ao contrario, o verão me deixar depressivo, irritado, a qualidade do meu sono despenca, tenho falta de apetite, é um inferno o meu verão. ja o inverno eu durmo muito bem, tenho fome, me sinto calmo, feliz, trabalho melhor... meu sonho é morar em um lugar q o verão dure de fato 3 meses.
Moro na região de Toronto e aqui acho um pouco diferente pois estamos mais acostumados com o clima frio. Mas entendo quando vcs falam sobre a solidão.
Nossa vcs falatam dessa solidao...eh exatamente que eu sinto,nao da pra explicar...foi meu prineiro natal e ano novo aqui nos estados unidos...e nao da pra explicar a sensacao de tristeza...sul real...obrigada por falar nesse assunto
O inverno não tem sol em Vancouver. Morei em Toronto e moro em Halifax e apesar do frio, ambos os lugares tem muitos dias de sol. Muitos mesmo. Ter esse sol durante o dia ajuda muito.
Eu estou no Canadá a 4 meses e sinto falta do coisas como o cheiro de café com bolo na casa da minha mãe. Tudo que procuro fazer é lembrar que estou vivendo um novo momento e que um dia eles também serão saudosas memórias também. A vida é feita de ciclos e temos que ter maturidade pra saber a hora de termina-los.
Excelentes reflexões.
importantissimo falar sobre... eu sempre falo em grupos "pre Canada" e a galera nao eh nada receptiva para esse tipo de "papo". E tem os que literalmente FINGEM que tem uma "familia canadense de brasileiros"... gente que conhecem ha 15 min e ja colocam "amor pra toda vida" no mundo fictício das redes sociais... Obrigada por trazer esse conteúdo aqui. Nossa familia mudou de cidade algumas vezes, entao a gente tinha um "teaser" disso, mas ainda assim dava pra dirigir ate a casa da familia, mesmo que demorassem muitas horas... Hj em dia nao tem pra onde correr, pegar 40h de voos e 2Kcad pra abraçar os pais nao eh mais uma opção. Mas eu super entendo o "arrependimento" que a Fabiana fala, eh uma coisa que nao vai te fazer voltar, mas vai trazer questionamentos. No Brasil, quando fomos morar mais longe, tinha AQUELA amiga que era uma irma. A danada mora aqui no Canada, e eh grande parte de nossa motivação, mas mora em QC, ou seja, tao caro quanto ir pro Brasil (buaaa). Minha maior solido aqui eh sentir que, mesmo achando que os brasileiros que imigram o fazem por motivos parecidos, estou completamente errada e, pelo menos aqui em Kelowna, o tipo de brasileiros, no geral, eh o oposto dos que eu procuraria como amigos...
Tenho um amigo que mora nos Estados Unidos e passou um pouco de tristeza com o clima! Mas é passageiro!!
A maioria dos vídeos que vejo pessoas que moram fora do Brasil sentem em alguma medida a solidão, é sempre comentado está situação.
Essa falta que a gente sente quando mora fora é difícil explicar, estou no meu quarto fim de ano longe do Brasil, embora eu já me sinta em casa aqui, até mais do que quando estou no Brasil, quando chega o fim de ano sempre bate essa bad, eu sinto uma necessidade de estar rodeado de pessoas e parece que por aqui ninguém tem tempo. É incrível como bastam os dias começarem a ficar escuros mais cedo, o tempo esfriar e talvez a vitamina D começar a baixar, começa a vir essa sensação, ansiedade.
Acho que depende de cada um, fisicamente eu sofro nessa época, o corpo parece "cobrar" a falta de sol. Segundo inverno aqui em Toronto e é a mesma sensação. Não sinto diferença suplementando vit. D. O lance de não ter pessoas nas ruas, com esse clima, é esperado né? Rs.
Se for comparar, eu prefiro isso do que no Brasil, quando você vê "pessoas" nas ruas, no entanto elas vem te assaltar. Prefiro o frio e a neve à viver aquele pânico o tempo todo. La ainda acho que tem a tal da "solidão na multidão". Alguns comentários aqui deixam isso exposto. Prefiro encarar a realidade de que "o progresso, as evoluções da humanidade não vieram de países tropicais. O clima frio, faz o homem se recolher e PENSAR, estudar, entender e buscar soluções". Nos trópicos, é festa, calor, bagunça. Ninguém vai "ficar recluso" pensando o mundo. Vai aproveitar o clima, circular, buscar o mar. Parece brincadeira, mas em geral é isso.
Existe mesmo um estudo sobre essa época do ano. Mesmo no Brasil.
Se eu não me engano a segunda semana de janeiro é na maior em suicídios.
Nossa a depressão sazonal é muito real! Moro em Vancouver Island e aqui também só chove… Eu dei risada quando a Fabiana falou que ia levar o Dimitri pra casa e dar vitamina D pq foi exatamente o que aconteceu aqui em casa ontem hahaha. Quanto a falta de laços, é preciso maturidade e também fortalecer os laços familiares (casal, filhos). Criar momentos bons em família. Obrigada por trazerem esse assunto pessoal!
Neve, muito frio, não ver gente é grave, falta de alguém para ajudar, por exemplo, faxineira e outros profissionais... Acho muito difícil morar em outro país. Tenho parentes que moram no Canadá.
Obrigado pela sua franqueza! Faz muitos anos eu ouvi que as pessoas emigram para os filhos delas, e não para elas mesmas. Como imigrante, eu entendo isso. Outra coisa: o melhor tratamento de depressão sazonal é terapia de luz. É possível comprar luzes especiais para lidar com essa condição muito comum.
O que ajuda é sempre reservar um dinheiro para poder viajar com a familia nessas datas de fim de ano pra dar uma quebrada no inverno tb, nem q seja só alguns dias.
No começo é dificil, primeiro ano de imigrante é sempre mais apertado de grana! E quando não der p viajar com a familia, da pra mandar uma passagem para algum familiar poder visitar vcs. No fim o que apertava mais pra gente msm não era a distancia e sim estar sempre com o dinheiro contado, pq depois que conseguimos nos estabelecer $$, e viajar mais nessas datas tudo ficou melhor... 😊
Concordo 102%, pior que é difícil explicar isso mas vcs fizeram muito bem, eu, minha esposa e 2 filhas pequenas viemos há 4 anos pro Canadá e sabemos muito bem do que vcs estão falando... Bate sim uma deprê meio que putz qq eu tô fazendo aqui... Mas o que a gente sempre para e pensa é no motivo que a gente veio.... A gente quando fica longe esquece do que era ruim e só lembra do que era bom no Brasil, começa romantizar o Brasil e aí cai nessa depressão... Para e pensa no motivo que vc veio... Num é fácil largar tudo e vir mas pensa no objetivo... E sim, vitamina D sempre kkk...
Cenário lindo, eu reparei mesmo que no inverno, principalmente quando não é a primeira vez da pessoa, essas pessoas ficam meio deprimidas mesmo. Clima cinza, final de ano que normalmente aqui passamos mais tempo com amigos e familiares, quando muda de repente o povo endoida, sem contar na falta de luz solar e calor.
Pra sobreviver assim só sendo da area da TI, quem trabalha com TI normalmente é tipo um vampiro ai fica mais facil pq nao pega muito sol hahahah.
Estar mas nao estar feliz ao mesmo tempo
Da mesma maneira que estao felizes por observarem suas familias que estao felizes por verem voces dois alcancado inumeros objetivos ao mesmo tempo, ambos nao estao. Nostalgias boas por lembrarem de bons momentos felizes com a familia e amigos mas por nao poderem estar com familiares e amigos ao lado. O lado de poder contar com amigos e familia (no caso vejo familia unida) mas as vezes ficamos na dualidade de estarmos e nso estarmos. Estranho e bom ao mesmo tempo. Claro que o clima afeta positvamente ou negativamente...
Acredito que esse sentimento de vcs se deva ao fato de terem tido uma família unida. Como criei meus filhos sozinha a vinda não me afetou em nada. Moro em New Westminster e gostaria de ter essa neve toda de que vcs falam (rs). Vcs ainda são jovens e a agitação do Brasil ainda corre nas veias. Para mim, não causa nenhum transtorno. Apesar de ser carioca, eu adoro e anseio pela neve..kkkkk. Como se diz no Rio, me sinto feliz feito pinto no lixo. Parabéns ao Canal. Sigo vcs desde o Brasil.
O clima não favorece esse sentimento de solidão? Pra mim, frio e falta de sol me deixam bem pra baixo.
Solidão total aqui final de ano. Moro na Florida e aqui não faz frio e nem falta luz do dia.
Então acho que sim 😂
Caramba ta assim em Vancouver? Em Toronto so chove cara. Acho que trocamos de clima e ninguem nos contou hahaha
Entendo. Quando moramos perto dos pais, fica a impressão de qualquer coisa que der errado, temos para onde ir e pedir ajuda. Tipo, se o Dimitri for preso aí, por mais que eu seja seu amigo não posso ir ai pagar a fiança, diferente se fosse no Brasil e morasse perto. Também não tem aqueles amigos ou parentes para vir te ajudar na pintura da casa, como o pai da Fabiana ajudou. Quando morei fora da cidade que meus pais e amigos moravam no Brasil, a sensação foi assim também. Parecia uma estrangeiro no próprio país, ainda mais que era um estado diferente. Acho que com os anos você faz novos amigos por aí no Canadá, como já tem alguns, acredito que com as crianças que estão crescendo aí, vai ser mais fácil.
No Brasil eu, minha esposa e nossas filhas, morávamos longe de nossas famílias e depois que saímos do Brasil nem se diga... Então para gente numca pudemos contar com a ajuda de ninguém da família.... Ruim por um lado, bom por outra já que nunca sentimos essa dependência ou falta.... Conta só com a minha esposa ela comigo e vida que se segue...
Olá Dimitri e Fabiana, tudo bem? Eu acho que vcs estão falando de calor humano que a gente encontra só quando estamos em nosso país + depressão sazonal + eu tbm acho que vcs deveriam vir mais ao Brasil, pelo menos 1 vez ao ano para matar a saudade dos nossos. Bjsss
Pra mim seria perfeito moar ai no Canadá, pois sou introspectivo gosto do frio e tempo nublado, e que rua legal sem ninguém pois aqui no Brasil na rua que moro cheio de gente e os pancadões no ultimo volume
Gente, estou terminando minha faculdade de TI. Alguma dica do caminho de TI até aí?
Boa noite, gostaria de saber mais sobre o gás randon que é utilizado no aquecido das casas. Descobri por acaso que ele é perigoso pra saúde. Qual a real verdade disso?
Olá. Pergunta anotada para um futuro vídeo.
Eu acho que eu me daria muito bem em outro país mais não estou sendo ingênuo, mais eu já morando no Brasil, eu já me sinto sozinho
Acho interessante esse assunto, Brasileiro vive dizendo que o Brasil é mais amigo que as pessoas são mais receptivas e tal, então, não há uma comunidade de Brasileiros ai no Canadá, na sua região, precisam se unir mais e tornar essa solidão menos pesada.
Bom dia, realmente e isso que pode acontecer até mesmo no Brasil em alguns momentos eu ou outras pessoas caímos na solidão em algum momento e fora do país isso pode acontecer a qualquer momento até mesmo para aqueles que se preparam psicologicamente mas sempre em algum momento caímos na solidão mas e só ter fé e procurar superar de alguma forma no bom sentido, claro !!!
Vj
5 anos aqui e ainda não tenho amigos de verdade.
Esse é meu medo de ir pro canada já me sinto sozinho no brasil.
Parece o cenário do Resident Evil... ótimo vídeo.
Estou com frio só de ver
Queria ir para o CANADÁ JUSTAMENTE POR NÃO TER NINGUÉM NAS RUAS....MENOS É MAÍS..... DETESTO TUMULTO DE PESSOAS ....
Oi sou seguidor de vocês faz um tempo e sempre tive está dúvida, vocês fariam parte de algum tipo de host famíly para intercambistas ? Ou algo parecido?
Olá Matheus. Infelizmente não temos como fazer host family para intercambistas no momento. Quem sabe um dia.
Vocês são 1000
Ate alguns Brasileiros se nao a grande maioria sao estranhos aqui no Canada.. pessoa participa muito de grupo mas nao gosta muito de se misturar, mistura so ate certo ponto, nao faz lacos fortes de amizade e nao gosta de envolver pessoas novas no grupo. grupinhos muito fechados, ai por ex eu nao tenho filhos mas sou casado, o pessoal que tem filho so se mistura com o pessoal que tem filho kkk...
VALEU !!! Por isso é importante a pessoa começar a exercitar "o estar consigo mesmo" !!!! De fato esta sensação que o imigrante sente, nada mais é d quê o mesmo que ter deixado o ninho, o longe de casa, o mesmo que o ET sentiu quano quiz ligar para casa, quando foi esquecido aqui no Planeta Terra, lembram do "ET fone home " ? Pois é, costuma acontecer mesmo e é explicavelmente normal !!!
Não é fácil viver em outro país, mas vale apenas sair de um país onde os valores estão sendo destruídos
É família é diferente, ainda mais com Brasileiro, a pessoa fica mais a vontade, até pq temos mais essa energia expansiva, "Banzo" não conhecia essa gíria mas gostei 😂😂
Desculpe mas vocês não moravam em Alberta ,calgary
Leva seus pais pro canada
Assistindo família
Entendo o que falam, imagino...
Tristeza e aqui no Brasil vendo ruas cheias de pessoas sem perspectivas e vivendo a espera de uma mudança que nunca vira. Kkk Mas andei lendo sobre esta fase do inverno onde o fator psicológico e abalado pela ausência de vitamina D e também o fato do imigrante se sentir despatriado. Eu tô doidinha p ficar despatriada nessa tristeza do frio e poder com um salário mínimo poder comer. Diferente do riso do calor de barriga vazia q assola o Brasil kkkkkk
vou ser vizinho de vocês em breve, beijo pra vocês
AMO o Canada e os Canadenses Sao muito agradaveis e zero racistas. Australia por exemplo e' extremamente xenofobica . Mas voce realmente precisa ir com uma boa reserva de dinheiro, Canada nao e' um PAI'S para imigrante enriquecer e' um PAI'S para ter uma vida confortavel e seguranca. Ainda, por seis meses o PAI'S praticamente para por causa do frio, entao SE voce tem algum trabalho que exige trabalhar fora sera extremamente dificil SE manter.....nao va SE nao tiver reserva financeira. Mas no geral AMO o Canada
Nesse vídeo nem tanto, mas nos outros, é nítido o semblante depressivo da Fabiana
Ainda bem que sou anti-social. Não sinnto falta de pessoas a não ser a família. Mas como hoje existe chamada por vídeo da uma amenizada.
eu acho que quem não está nem ai pra familia leva de boa, filhos ingratos que sempre ficaram trancados em seus quartos ouvindo heavy metal...kkkk....agora pra quem sempre jantou com os pais, foram levados para passear fim de semana em parques, foram juntos pra igreja ou coisas assim sentem bem mais.....ou seja, a família de aglutinados que sempre estão na casa um dos outros, como os brasileiros, sempre fazem festas, aparecem do nada..estas coisas...agora aquela familia que nem se conversa cada um no seu canto na casa, ou seja, os dispersos esses levam de boa...são casos e casos....
Não gosto de natal até pq o comércio só pensa em vendas e as pessoas tbm
E conta aí pra galera quem mora fora tem que ter emergência financeira pq ngm ajuda c grana 💰 caro dentista aqui e médicos
👏👏👏👏💯
Se tiver mais Brasileiros na sua cidade eles vão visitar vocês? Dai diminui a solidão
Queridos me tira uma dúvida morar em Toronto lá tem mais pessoas?
Olá meu querido. Nesse caso do assunto do vídeo, não acredito que faça diferença a quantidade de pessoas tanto em Toronto quanto Vancouver.
voces querem dizer frio , baixo astral , falta energia, calor sol isso já percebi !
Oq vocês chamam de depressão, eu chamo de felicidade kkkkk
Cenário de cartão postal
a verdade dolorosa é que é frio pa carai hsuahsuahsuhasuhas