Acho lindo como a Paola respeita e valoriza nossos alimentos, nossa cultura, os ensinamentos da colega brasileira... Como piauiense que cresci vendo esse processo de transformar a mandioca em farinha, sinto prazer em assistir, lembro de colher mandioca no quintal e lembro dos raladores de lata de óleo, muito lindo! Adoro seus vídeos Paola 💕
@@LeandroBarbksa Eu lembro que minhas tias e minha mãe usavam o ralador de lata de óleo para ralar o milho para fazer canjica. Enquanto uma ravala o milho a outra fazia o queijo coalho
A Paola é tão incrível que quando a Leide explicava sobre todo o processo, ela olhava pra Leide com tanta admiração e respeito :(( Af, as duas são umas fofas!
Nossa, eu chorei nesse vídeo!! Eu sou baiana, lá do sertão, e me lembro de cada detalhe desse processo! Cheguei em São Paulo com 12 anos e tive que guardar minha cultura pra não sofrer mais xenofobia... Ver um vídeo desse com alguém que nem é do Brasil valorizar tanto essa cultura me faz sentir muito orgulho de ter nascido no meio do mato!!!! Muito obrigada!!!
Vc sabe o que é bom que hoje em dia a comida tradicional e até mesmo ir para interior virou moda. Sou do interior de Goiás hoje moro na capital mas sonho voltar para interior de preferência para uma chácara e ter tudo aquilo que sempre tive orgulho. Não interre sua cultura suas comidas típicas. Eu sempre falei de onde vi e para onde quero retornar. Sucesso. Ah sou casada com um paulistano e a família dele fala que sou a única caipira da família deles( de uma forma para me diminuir) e eu digo e é com muito orgulho.
Sou paulistana,nascida no bairro de itaquera,capital;filha de baianos,na infancia me lembro que fiquei envergonhada algumas vezes porque zombaram do meu sotaque misturado do sudeste com o nordeste;Hoje tenho muito orgulho das minhas raizes!Meu pai chegou aqui em 1959 ainda adolescente e junto com milhares de nordestinos ajudaram a construir essa metropole !
Que vídeo mais lindo! Petição pra Leide aparecer mais vezes no canal! Meus pais que cresceram na roça sempre falaram do processo da casa de farinha e do que dá pra fazer com a mandioca! Foi que nem assistir um pedaço da minha família! Obrigada! 💕
Sim. Eu cresci com minha avó que veio do Ceará recém casada pra SP, e cresci com uma casa com farinha de mandioca comprada na feira de pequenos produtores e uma plantação de mandioca no quintal. Um dos maiores ingredientes da cozinha brasileira ❤️
Que saudade dos tempos bons eu falo assim porque fui criada também em casa de farinha minha família tinha plantação de macaxeira minhas tias me ensinou eu fazer tudo.beijos Deus abençoe.
Amei! Sou descendente de índios e me lembro de pequena quando minha avó fazia esse beiju de mandioca num tachão enorme igual assadeira de pizza. Junto ela servia um peixe assado na folha de bananeira. Nós íamos "rasgando" o beiju e colocando peixe com as mãos mesmo. As vezes tinha uma folha refogada junto... couve, almeirão... o tinha na horta. Que felicidade 💕
Quanta humildade dessa chefe, parabéns, LEIDE, EU SOU BAIANA, E SOU DESSE TEMPO DA LATA DE ÓLEO, OBRIGADA, QUANTA SAUDADES DA MINHA AMADA BAHIA. BEIJOS 💋 PARA CHEFE E PARA COZINHEIRA
Não importa quantos certificados você tenha, uma sabedoria ancestral, é uma sabedoria ancestral 🥰 paolla sabe disso pq também tem sabedorias ancestrais!
A beleza com que ela manipulou a massa e distribuiu na panela, são incríveis. Tem uma sabedoria ancestral naqueles gestos, na sensibilidade de soltar a massa. Foi lindo de ver.
Esse vídeo destravou uma sensação muito esquisita em mim! Depois de assistir eu o mandei pra minha tia e ela me confirmou que não foram sensações aleatórias, que na verdade eram lembranças minhas da minha avó paterna fazendo exatamente como a Leide explicou. Esse vídeo me fez lembrar da minha avó fazendo esse ralador, dela prensando a massa da mandioca num pano, e dela fazendo beijú e mingau com essa farinha! Muito obrigado por destravarem uma lembrança que eu nem sabia que eu tinha!
Que emoção!! minha mãe me ensinou a fazer o ralo, ralava de tudo, milho pra fazer pamonha... Minha mãe ja partiu, mas deixou comigo muitas lembranças e ensinamentos, saudades... 🥰
Minha mãe vende beiju de mandioca mole. Colocamos a mandioca descascada e lavada de molho (por cerca de 3 dias). Depois a massa é prensada para tirar o excesso de água e peneirada. Após isso, misturamos com goma de tapioca, adicionamos coco e sal. Por fim, quando o beiju já está assado, molhamos com leite de coco e está pronto para servir ou embalar e vender!
Esse episódio demonstra porque comida é cultura: ela molda os hábitos, os utensílios e até a forma como as pessoas interagem. Coisa mais linda de se ver ❤️
Essa Paola é demais mesmo. Uma Argentina mais brasileira não há! Conhece os produtos, a história e tem respeito. A maioria dos brasileiros nem sabem sobre o beiju e muito menos da forma de fazer. Você é uma Rainha e feliz quem trabalha com vc! Seria um senho meu? Sim, seria!
Me emocionei ao ver a Leide indo falar e com o quanto o povo preto desse país é criativo e inteligente, tendo erguido o que somos de bom apesar de tanto sofrimento. Você é motivo de orgulho, Leide! Não se esconda nunca
Paolla. Ótimo a sua funcionária ter participado. Aprendi como fazer a mandioca fora do que eu faço. Cozida e pronto. Como tem alto índice glicêmico, infelizmente eu como muito raramente. Como sempre você inspirando o meu dia.
Muito obrigada Paola por transmitir seu conhecimento a outros. Fiz beiju hoje e é uma delícia! Além de barato e saudável. Fiquei impressionada com o polvilho no fundo. Para mim todos os ingredientes que vem da terra são lindos! Realmente nosso Criador foi muito amoroso em criar tantas coisas com sabor, textura, aroma e cores diferentes Na bíblia em Apocalipse 4:11 diz “Digno és, Jeová, nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas vieram à existência e foram criadas.”
Paola, eu moro em Pernambuco e a minha mãe tem padrinhos que produzem farinha de mandioca numa casa de farinha de propriedade própria. Por aqui no interior tem-se o costume de acender o forno de lenha, colocar uma pedra lisa por cima e ali fazer o beiju com a farinha de mandioca misturada com um pouco de coco. Nós também fazemos por meio da frigideira, mas é mais comum usarmos a pedra. E fica muito bom! Recomendo que teste essa receita algum dia. Ótimo vídeo! Um abraço! ❤
A mandioca é um ingrediente maravilhoso! Moro no sertão baiano, e em cada rua tem uma casa de farinha. É muito especial acompanhar todo o processo. Tenho muito orgulho da nossa gastronomia.
Que amor, adorei a Leide! Sou jovem, mas como uma nordestina conheço bem uma casa de farinha, meu avô faz tapioca fresca e sequinha, farinha tradicional e de "Borra", que é a minha preferida. Já as minhas avós tem até hoje raladores enormes feitos de latas grandes de tinta, usado muito pra ralar mandioca e milho para fazer pamonha, uma delicia... Esse país é grande de extensão territorial tão quanto é de cultura.
Meu Deus que coisa maravilhosa, sou do interior de Minas gerais, eu amo beiju . Parabéns, estou morando na capital mineira é sinto muito saudades dessas receitas da roça, já fiz muita farinha de mandioca, eu e minha mãe a dona Maria das graças Pires Fiuza.
Aí que saudade da minha bisavó quando era viva fazia e era uma delícia comíamos com peixe assado e café bem quentinho. Sou de Pernambuco e aqui esqueceram essa deliciosa receita.
Nossa! A Leide foi fundo hem... muita memoria afetiva da minha infância... tb cresci (nas férias) em casa de farinha (q até hj existe na casa dos meus avôs) e lembro das latas e raladores... :) que lembrança boa
Simplesmente lindo Paola, até me emocionei aqui lembrando que minha avó fazia desse jeitinho quando eu morava com ela na fazenda no interior do Pará. Nostalgia.
Um dos melhores episódios do canal, me deu um quentinho no coração, minha vó que Deus a tem hoje, fazia quando eu era criança e eu achava incrível todo o processo.
Paola, me encantei vendo as 2 fazendo beiju. Agora virou moda a tapioca, mas desde tenra idade acordávamos e sobre a mesa minha mãe sempre deixava alguns para nosso café da manhã. Minha mãe nasceu no sertão da Bahia e gerenciava uma casa de farinha, mas punha a mão na massa. Hoje fazem com recheios variados, mas eu gosto mesmo do mais simples, só com manteiga. As crianças daqui de casa adoram. Recentemente postei no Instagram essa sequência igual a que vocês fizeram. Acho lindo a maneira respeitosa com que trata seus semelhantes e percebe que mesmo com toda carga de conhecimento que vc tem, sempre há algo novo para aprender. Grata por seus ensinamentos, não só na culinária, mas também com o respeito a nós brasileiros. Essa deveria ser uma postura de todos. Infelizmente o ser humano está se desumanizando e acabando com nosso planeta. Grata por gostar tanto do nosso país cheio de encantos.
Deu até um calorzinho vendo esse vídeo e lembrando da minha infância ❤️ esse é o verdadeiro beiju, nada dessa modinha de “tapioca”. Quando vim pra capital não entendia o porquê de mudarem o nome e “incrementarem” essa receita ancestral com NUTELLA E MORANGO haha. Na minha terra participei de inúmeros festivais de beiju, feitos na chapa quente por mãos tão delicadas quanto a da Leide, com o mesmíssimo movimento.
Paola, estou seguindo você há alguns meses. Este episódio do beiju me emocionou. Você desperta em mi sentimentos, sensações e sabores que eu lembro ter sentido na minha infância cozinhando com minhas avós e ainda hoje quando entro na cozinha. Você me inspira. Adoro as histórias que conta enquanto cozinha. Sou argentina também e moro na Bahia há 27 anos. Tenho uma cafetería e fazemos as tortas, os salgados os pães, tudo o que servimos é caseiro. Misturo o que aprendi com as minhas avós e a minha mãe, o que aprendo desde que moro aqui, e agora os teus vídeos me preenchem mais ainda. Cozinho desde que me lembro de ser gente e nunca fiz nenhum curso. Amo o que faço assim como você. Gratidão pelos teus vídeos. Um dia a gente vai se conhecer pessoalmente. A minha cafetería, o Tango Café nasceu em 1994 e me lembra a edad do meu primeiro filho baiano. Estamos na Praia do Forte. Se um dia visitas a Bahia espero te conhecer. Um abraço de alma e de coração.
“Eu tenho tanto respeito, tanto respeito, pela mandioca… a rainha do Brasil” disse Paola Carosella. Em outras palavras, ditas em 2015: “eu gostaria de saudar a mandioca, uma das maiores conquistas do Brasil” Dilma Rousseff (ah que saudade da minha ex) 🍠♥️ #VamosTodosSaudarAMandioca
@@MissTokyote acredito que a história ira fazer jus a integridade e inteligência de Dilma. Com o passar do tempo se evidencia ainda mais o machismo, sexismo e a ignorância que permitiu o golpe de 2016. Que nos levou a essa situação em que estamos. #VamosTodosSaudarAMandioca
Que lindo! Sou de Salvador, mas minha familia é do sertão da Bahia e cresci comendo isso, exatamente assim com manteiga. É uma memória afetiva da minha infância. Minha mãe faz até hoje ❤
Cada vez eu me encanto mais pela Paola, pela sua simplicidade, pelo respeito que ela tem pela cozinha, os ingredientes, a maestria e nobreza que ela conduz a cozinha, continue sempre com essa humildade pq é isso q seus fãs assim como eu, mais se identifica. Obrigado por existir e nos fazer acreditar que existem pessoas extremamente sábias e respeitosa, amamos vc demais ❤
Que bom que vc escolheu o Brasil pra viver. Vcs são umas gracinhas👩🏽🍳👩🏻🍳, e eu amo tapioca. A Argentina foi o único país que tive vontade de conhecer. Fui e amei!
Paola, ontem fiz o "risoto" de talos vegano e tenho a dizer que ficou simplesmente incrível e entrou para o meu top 5 comidas mais saborosas que já fiz depois de parar de consumir cadáveres. Muito obrigado!!! ❤️
Muito obrigada Paola e Leide,vc me deixou muito emocionada com o preparo desse beiju ,meu pai quando éramos crianças plantava a mandioca, fazia o ralo da lata de óleo,ralava a mandioca e fazia em um fogão a lenha. Obrigada ...
A sabedoria ancestral que vem dos indígenas e quilombolas é de tanta riqueza. Adoraria aprender mais sobre, amo quando as pessoas passam aquilo que aprenderam com seus ancestrais. Obrigado Leide! Obrigado Paola!
leide me lembrou a minha avó... ela ama cozinhar e tb faz receitas com esse conhecimento que aprendeu na prática vendo a mãe e a avó cozinhando, e na época com essas dificuldades que leide mencionou. é tanto a aprender com elas, e por vezes isso não é valorizado, né? obrigada por esse vídeo, a participação da leide foi linda♥️
Esse vídeo remeteo a minha infância quando morava em sítio em Pernambuco e mamãe fazia , que saudade obrigado por me proporcionar uma lembrança tão boa
Amooooo suas receitas Paola....amooo a sua interação com sua Família..Ah # Leide aparecer mais vezes em seus vídeos...a simplicidade de interagindo com vc q tbm é uma chef super simples ficou magnífico...Parabens...Chef Paola
Quantas saudades vendo esse vídeo senti, isso da lata que ela fala era bem assim mesmo que vovó ralava a mandioca para fazermos beiju espremia no pano e esse líquido é que se dá o polvilho e o que foi ralado faz o beiju e se assado a farinha de mandioca quantas saudades pude sentir o sabor
Mandioca é uma benção, da pra fazer muitos prato deliciosos e saudáveis, costumo usar polvilho, doce, ezedo tapioca, beju, inatura cozida ou no bolo, pudin e,t,c e tal, Paola linda, querida,doce,gentil, porisso ė chef de cozinha, imagina todo esse amor distribuído na comida #amo cozinhar❤
Jason arrasando como sempre mesmo sem estar em frente às câmeras... Adorooo! Convenceu Leide a ir pra frente da câmera. 👏🏻👏🏻👏🏻 ...”Posso colocar uma salsinha 🌿 em cima?” “Não, vamos deixar essa bem rústica mesmo” rs... “Sim, patroa” 😉 Muito obrigada mesmo por aceitar compartilhar sua sabedoria com a gente Leide 😚 Ansiosa já pela outra versão do próximo episódio 🤩😘 Ansiosa já pela próxima versão que leva 🥰
Essa massa de biju igual você fez só que fermentada, conhecida como pão de índio, fica muito interessante também, com a mesma textura mas com um retrogosto muito gostoso!! Quem quiser curte que eu passo a receita
Gente, acho que pela primeira vez na vida mim emecionei assistindo uma receita culinária. A Leide tem um jeitinho de Leide mesmo, trazendo lembranças com gostinho de infância.
Muiiiiiito obrigada!! Estava procurando como fazer essa tapioca , aí acho a mestra da cozinha junto com a Leide com toda sua sabedoria. Fantástico!!! A inspiração que precisava para voltar a cozinha mais!!
Opaaa mas rapida que a xinelada da minha mae kkk Quando crianca faziamos ralador igual a Neide falou , lata de oleo furada para ralar mandioca e cada erro era uma lapa de dedo ralado tbm !
Beiju de massa de mandioca 😍 amooooo gente é sério, nos anos 2000 mais ou menos me lembro mto claramente que no café da manhã a mandioca era o nosso pão. Amava demais com aquele cafezinho preto 😋
Eu passo no processador! Daí nem precisa da água. Perfeito! Adorei ver você ensinando essa receita tão brasileira, simples e tão deliciosa! Parabéns! Adorando seu canal!
Minha Amada, eu sou de Salvador e gosto do beiju recheado com.Coco ralado e depois o molho com leite de Coco têmpera do com uma pitada de sal e um pouquinho de açúcar. Tb conheci esse ralado feito de lata. A minha mãe fez muito. Maravilha!
Petição pra Leide aparecer mais vezes
👇🏻
💚
Isso
petição para a voz sair dos dois lados do fone
Obrigada Paola e Leide por esse vídeo gosto muito de beju
Pfvr
Acho lindo como a Paola respeita e valoriza nossos alimentos, nossa cultura, os ensinamentos da colega brasileira... Como piauiense que cresci vendo esse processo de transformar a mandioca em farinha, sinto prazer em assistir, lembro de colher mandioca no quintal e lembro dos raladores de lata de óleo, muito lindo! Adoro seus vídeos Paola 💕
Sim, inclusive o ralador de lata de óleo me remeteu à infância.
A lembrança do ralador de lata de óleo me fez voltar no tempo agora, lembrei logo do sítio do meu avô no interior da Bahia, a casa de farinha. ❤❤
@@LeandroBarbksa Eu lembro que minhas tias e minha mãe usavam o ralador de lata de óleo para ralar o milho para fazer canjica. Enquanto uma ravala o milho a outra fazia o queijo coalho
Vc descreveu o q eu senti!
@@camilasantana1168 Olá temos que ser avaliados pesados e estudados pela nasa kkkkkkkkkkkkkkkkk Abraço
Pede pra Leide aparecer mais vezes, pfvr. Ela é muito simpática
Sim!!
Simmmm volta Leide!!!
Que vídeo especial .. ❤️
Sim, queremos mais Leide no canal ❤️
Também acho!
E eu chorei de emoção pq sei desse ralador... E é muito lindo ver a humildade de todos respeitando a história.
Até hoje fazem esse ralador, nas "vendinhas"tem pra vender... ralar espiga de milho....hummmm delícia, fazer pamonha...
@@rosanepalmer4677 ,lpy
32Z, p
Tem aqui perto kk blz
@@naiarabentodasilva2139 sorte sua kkk
Verdade.
Minha mãe ralava muito milho pra fazer pamonha, cural, bolo salgado 🥰😋
Que saudades ‼️
A Paola é tão incrível que quando a Leide explicava sobre todo o processo, ela olhava pra Leide com tanta admiração e respeito :(( Af, as duas são umas fofas!
Nossa, eu chorei nesse vídeo!! Eu sou baiana, lá do sertão, e me lembro de cada detalhe desse processo!
Cheguei em São Paulo com 12 anos e tive que guardar minha cultura pra não sofrer mais xenofobia... Ver um vídeo desse com alguém que nem é do Brasil valorizar tanto essa cultura me faz sentir muito orgulho de ter nascido no meio do mato!!!! Muito obrigada!!!
@Danila Lima gostei muito dessa receita apesar w sou de s.p.
Obh
Sinto muito Kisley. Saiba que agora você é valorizada!
Vc sabe o que é bom que hoje em dia a comida tradicional e até mesmo ir para interior virou moda. Sou do interior de Goiás hoje moro na capital mas sonho voltar para interior de preferência para uma chácara e ter tudo aquilo que sempre tive orgulho. Não interre sua cultura suas comidas típicas. Eu sempre falei de onde vi e para onde quero retornar. Sucesso. Ah sou casada com um paulistano e a família dele fala que sou a única caipira da família deles( de uma forma para me diminuir) e eu digo e é com muito orgulho.
Sou paulistana,nascida no bairro de itaquera,capital;filha de baianos,na infancia me lembro que fiquei envergonhada algumas vezes porque zombaram do meu sotaque misturado do sudeste com o nordeste;Hoje tenho muito orgulho das minhas raizes!Meu pai chegou aqui em 1959 ainda adolescente e junto com milhares de nordestinos ajudaram a construir essa metropole !
Que vídeo mais lindo! Petição pra Leide aparecer mais vezes no canal! Meus pais que cresceram na roça sempre falaram do processo da casa de farinha e do que dá pra fazer com a mandioca! Foi que nem assistir um pedaço da minha família! Obrigada! 💕
Sim. Eu cresci com minha avó que veio do Ceará recém casada pra SP, e cresci com uma casa com farinha de mandioca comprada na feira de pequenos produtores e uma plantação de mandioca no quintal. Um dos maiores ingredientes da cozinha brasileira ❤️
Siiiimmm é nata!
@@ohmyjak olha quanta riqueza em história de família! 💕
Idem Luisa!
"Vou aprendendo com quem sabe" - Paolla Carosella
Imagina ser a maior cozinheira do Brasil com essa humildade, sem deixar o ego ferir? Como eu amo!
Assim são as pessoas de Cultura e alma grande.
Foi o episodio que mais me emocionou, justamente por este motivo.
Que saudade dos tempos bons eu falo assim porque fui criada também em casa de farinha minha família tinha plantação de macaxeira minhas tias me ensinou eu fazer tudo.beijos Deus abençoe.
@@mrbr4587 muito
M
Amei! Sou descendente de índios e me lembro de pequena quando minha avó fazia esse beiju de mandioca num tachão enorme igual assadeira de pizza. Junto ela servia um peixe assado na folha de bananeira. Nós íamos "rasgando" o beiju e colocando peixe com as mãos mesmo. As vezes tinha uma folha refogada junto... couve, almeirão... o tinha na horta. Que felicidade 💕
Eita vida boa...👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾😋😋
Isso quentinho, com manteiga caipira, nem cachorro come 😋
Babei aqui 😋
Eita que lembrança afetiva boa ❤️
Isso que é memória afetiva 😍👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Quanta humildade dessa chefe, parabéns, LEIDE, EU SOU BAIANA, E SOU DESSE TEMPO DA LATA DE ÓLEO, OBRIGADA, QUANTA SAUDADES DA MINHA AMADA BAHIA. BEIJOS 💋 PARA CHEFE E PARA COZINHEIRA
Não importa quantos certificados você tenha, uma sabedoria ancestral, é uma sabedoria ancestral 🥰 paolla sabe disso pq também tem sabedorias ancestrais!
Que linda a generosidade da Leide em ensinar, contar sua história e sorrir largo. Obrigada! 🌻
A beleza com que ela manipulou a massa e distribuiu na panela, são incríveis. Tem uma sabedoria ancestral naqueles gestos, na sensibilidade de soltar a massa. Foi lindo de ver.
Esse vídeo destravou uma sensação muito esquisita em mim! Depois de assistir eu o mandei pra minha tia e ela me confirmou que não foram sensações aleatórias, que na verdade eram lembranças minhas da minha avó paterna fazendo exatamente como a Leide explicou. Esse vídeo me fez lembrar da minha avó fazendo esse ralador, dela prensando a massa da mandioca num pano, e dela fazendo beijú e mingau com essa farinha! Muito obrigado por destravarem uma lembrança que eu nem sabia que eu tinha!
❤🥺🖤
Minha mãe fazia ralando no ralo feito com lata de óleo. Saudades da minha infância e a minha mãe que já se foi, mas o bejú é delicioso 😋
Nossa !
Meus pais virava a madrugada ralando mandioca nesse tipo de ralos.
Que emoção!! minha mãe me ensinou a fazer o ralo, ralava de tudo, milho pra fazer pamonha...
Minha mãe ja partiu, mas deixou comigo muitas lembranças e ensinamentos, saudades...
🥰
O meu Deus na minha mãe tbm tinha esse ralador muito bom ver esse vídeo Deus abençoe sua vida Paola é Neide
Ummmmmmmmm delícia de receita amei já fiz nove vezes todos gostaram muito
Que lindo o respeito que Paola tem pela cultura dos outros, isso é um tapa na cara da sociedade.
A maneira que a Paola trata as pessoas é tão lindo! A cada dia aprendo mais com ela e sua humildade. ❤️
Vai no restaurante dela gravar o prato que você comeu ou tirar foto ! Você vai vê a forma maravilhosa que vai ser tratada
@@saradearaujo6854 hahahahah.
@@saradearaujo6854 🏃
@@saradearaujo6854 eu fui, fiz isso e fomos muito bem tratados 🤷🏻♀️
@@saradearaujo6854 pq? kkkkk conta aí oq aconteceu
Minha mãe vende beiju de mandioca mole. Colocamos a mandioca descascada e lavada de molho (por cerca de 3 dias). Depois a massa é prensada para tirar o excesso de água e peneirada. Após isso, misturamos com goma de tapioca, adicionamos coco e sal. Por fim, quando o beiju já está assado, molhamos com leite de coco e está pronto para servir ou embalar e vender!
Deve ser muito gostoso
😋😋😋
minha nossa, fiquei com água na boca 🤤🤤
@@mikah4162 Sim, além de ser um uma comida muito representativa do meu Nordeste e da minha família!
@@eitapegamel Adoraria que ela visse o comentário e reproduzisse a receita. É maravilhosa!
Eu chorei com a Leide contando como fazia o ralador! Minha mãe também fazia assim. Saudade me define!😢
Amo essa comida do meu nordeste que tenho tanto orgulho de ser nordestina
Que lindas as duas e o respeito dessa patroa com a sua ajudante ,um verdadeiro encanto.
A Paola olha pra Leide igual a gnt olha pra Paola kkkkk
Esse episódio demonstra porque comida é cultura: ela molda os hábitos, os utensílios e até a forma como as pessoas interagem. Coisa mais linda de se ver ❤️
Quantos querem que a Leide apareça mais vezes comenta "Sim"!
Sim
Sim
Sim
Sim
O vídeo não tem áudio delas conversando, é só dá música que agonia me dá.
Quando a Paola, "vem, eu te abraço" eu quase chorei, com tanto carinho demonstrado nesse momento.
Essa Paola é demais mesmo. Uma Argentina mais brasileira não há! Conhece os produtos, a história e tem respeito. A maioria dos brasileiros nem sabem sobre o beiju e muito menos da forma de fazer. Você é uma Rainha e feliz quem trabalha com vc! Seria um senho meu? Sim, seria!
Me emocionei ao ver a Leide indo falar e com o quanto o povo preto desse país é criativo e inteligente, tendo erguido o que somos de bom apesar de tanto sofrimento. Você é motivo de orgulho, Leide! Não se esconda nunca
Que avental lindo! E Paola sou produtor de orgânicos, tô ansioso por você visitar as plantações de comida de verdade! 🌱 👨🏻🌾
Quere-mos onde você está?
De onde vc é??
Gabriel. Você conhece algum produtor ou cooperativa em Juiz de Fora? Com a pandemia a feira de alimentos orgânicos acabou. Agradeço antecipadamente.
Paolla. Ótimo a sua funcionária ter participado. Aprendi como fazer a mandioca fora do que eu faço. Cozida e pronto. Como tem alto índice glicêmico, infelizmente eu como muito raramente. Como sempre você inspirando o meu dia.
Responde o marido dela moço hehe
Leide cativante, talentosa e super à vontade em frente às câmeras! Nessa família só tem gente linda ♥️
Muito obrigada Paola por transmitir seu conhecimento a outros. Fiz beiju hoje e é uma delícia! Além de barato e saudável. Fiquei impressionada com o polvilho no fundo. Para mim todos os ingredientes que vem da terra são lindos!
Realmente nosso Criador foi muito amoroso em criar tantas coisas com sabor, textura, aroma e cores diferentes
Na bíblia em Apocalipse 4:11 diz “Digno és, Jeová, nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas vieram à existência e foram criadas.”
Quanta simpatia essa dupla maravilhosa fazendo essa deliciosa iguaria da culinária nordestina!!!! Amei!!!
Paola, eu moro em Pernambuco e a minha mãe tem padrinhos que produzem farinha de mandioca numa casa de farinha de propriedade própria. Por aqui no interior tem-se o costume de acender o forno de lenha, colocar uma pedra lisa por cima e ali fazer o beiju com a farinha de mandioca misturada com um pouco de coco. Nós também fazemos por meio da frigideira, mas é mais comum usarmos a pedra. E fica muito bom! Recomendo que teste essa receita algum dia.
Ótimo vídeo!
Um abraço!
❤
SIM. So do PE e amo
*Mandioca, milho e coco* são as melhores coisas da vida😍
Acrescente amendoim e temos a melhor culinária d todas: culinária junina
@@anacarolinans1 simmmm
Amo de paixão
Acrescentar também inhame e fruta pão... Hummmm! Tudo de bom e sadio...
A mandioca é um ingrediente maravilhoso!
Moro no sertão baiano, e em cada rua tem uma casa de farinha. É muito especial acompanhar todo o processo.
Tenho muito orgulho da nossa gastronomia.
😋❤👏😙
Paola você é sofisticada, simples, amável, muito educada, finíssima e gente nossa. Parabéns
Obrigada por valorizar a nossa cultura e simplicidade da nossa gente.
O mundo precisa de mais pessoas como a Paola, como que lida com tanta delicadeza e respeito a cultura assim? Gente...
Que amor, adorei a Leide! Sou jovem, mas como uma nordestina conheço bem uma casa de farinha, meu avô faz tapioca fresca e sequinha, farinha tradicional e de "Borra", que é a minha preferida. Já as minhas avós tem até hoje raladores enormes feitos de latas grandes de tinta, usado muito pra ralar mandioca e milho para fazer pamonha, uma delicia... Esse país é grande de extensão territorial tão quanto é de cultura.
Esse episódio deixou o nosso coração quentinho 😍😍😍🥰❤️
Humildade é tudo no ser humano. Como a LUZ dessas mulheres sobressaem, brilham. Lindas. 🥰❤🌹
Meu Deus que coisa maravilhosa, sou do interior de Minas gerais, eu amo beiju .
Parabéns, estou morando na capital mineira é sinto muito saudades dessas receitas da roça, já fiz muita farinha de mandioca, eu e minha mãe a dona Maria das graças Pires Fiuza.
Não tem como não amar a Paola, alguém que respeita e valoriza tanto a cultura brasileira.
A rainha do Brasil,falando de outra rainha...🥰❤E a Leide é muito fofa!🥰
A melhor frase: "Muito obrigada pela sua sabedoria" 😍❤
❤
Aí que saudade da minha bisavó quando era viva fazia e era uma delícia comíamos com peixe assado e café bem quentinho. Sou de Pernambuco e aqui esqueceram essa deliciosa receita.
Fantástico te ver sendo essa pessoa educada e radiante. Dna Leide é uma figura. Parabéns e obg pela experiência.
Minha mãe tbm fazia farinha na Bahia, não sabia que era tão simples fazer em casa, obrigada pelo vídeo!!!
Nossa! A Leide foi fundo hem... muita memoria afetiva da minha infância... tb cresci (nas férias) em casa de farinha (q até hj existe na casa dos meus avôs) e lembro das latas e raladores... :) que lembrança boa
Simplesmente lindo Paola, até me emocionei aqui lembrando que minha avó fazia desse jeitinho quando eu morava com ela na fazenda no interior do Pará. Nostalgia.
qual município?
Um dos melhores episódios do canal, me deu um quentinho no coração, minha vó que Deus a tem hoje, fazia quando eu era criança e eu achava incrível todo o processo.
Paola, me encantei vendo as 2 fazendo beiju. Agora virou moda a tapioca, mas desde tenra idade acordávamos e sobre a mesa minha mãe sempre deixava alguns para nosso café da manhã. Minha mãe nasceu no sertão da Bahia e gerenciava uma casa de farinha, mas punha a mão na massa. Hoje fazem com recheios variados, mas eu gosto mesmo do mais simples, só com manteiga. As crianças daqui de casa adoram. Recentemente postei no Instagram essa sequência igual a que vocês fizeram. Acho lindo a maneira respeitosa com que trata seus semelhantes e percebe que mesmo com toda carga de conhecimento que vc tem, sempre há algo novo para aprender.
Grata por seus ensinamentos, não só na culinária, mas também com o respeito a nós brasileiros. Essa deveria ser uma postura de todos. Infelizmente o ser humano está se desumanizando e acabando com nosso planeta. Grata por gostar tanto do nosso país cheio de encantos.
A gente aprende e se emociona nesse canal. Obrigado, Paola.
Deu até um calorzinho vendo esse vídeo e lembrando da minha infância ❤️ esse é o verdadeiro beiju, nada dessa modinha de “tapioca”. Quando vim pra capital não entendia o porquê de mudarem o nome e “incrementarem” essa receita ancestral com NUTELLA E MORANGO haha. Na minha terra participei de inúmeros festivais de beiju, feitos na chapa quente por mãos tão delicadas quanto a da Leide, com o mesmíssimo movimento.
Brasil, Argentina e Irlanda e a mandioca unindo todo mundo. Lindeza demais, isso é sofisticação.
Paola, estou seguindo você há alguns meses. Este episódio do beiju me emocionou. Você desperta em mi sentimentos, sensações e sabores que eu lembro ter sentido na minha infância cozinhando com minhas avós e ainda hoje quando entro na cozinha. Você me inspira. Adoro as histórias que conta enquanto cozinha. Sou argentina também e moro na Bahia há 27 anos. Tenho uma cafetería e fazemos as tortas, os salgados os pães, tudo o que servimos é caseiro. Misturo o que aprendi com as minhas avós e a minha mãe, o que aprendo desde que moro aqui, e agora os teus vídeos me preenchem mais ainda. Cozinho desde que me lembro de ser gente e nunca fiz nenhum curso. Amo o que faço assim como você. Gratidão pelos teus vídeos. Um dia a gente vai se conhecer pessoalmente. A minha cafetería, o Tango Café nasceu em 1994 e me lembra a edad do meu primeiro filho baiano. Estamos na Praia do Forte. Se um dia visitas a Bahia espero te conhecer. Um abraço de alma e de coração.
Ah Paola que maravilha ver a minha cultura sendo divulgada pelo país. Obrigada!!!
Viva o Beijú,a tapioca,o cuscuz,o Nordeste!🥰🥰🥰🥰
Que lindo o respeito da Paola pela culinária brasileira. Fiquei emocionado aqui!
“Eu tenho tanto respeito, tanto respeito, pela mandioca… a rainha do Brasil” disse Paola Carosella. Em outras palavras, ditas em 2015: “eu gostaria de saudar a mandioca, uma das maiores conquistas do Brasil” Dilma Rousseff (ah que saudade da minha ex) 🍠♥️ #VamosTodosSaudarAMandioca
Pois é, a nossa ex, culta e erudita, ridicularizada pelos idiotas...
@@MissTokyote acredito que a história ira fazer jus a integridade e inteligência de Dilma. Com o passar do tempo se evidencia ainda mais o machismo, sexismo e a ignorância que permitiu o golpe de 2016. Que nos levou a essa situação em que estamos. #VamosTodosSaudarAMandioca
@@noandromeneses 🙏🏼😉
Saudades mil....
hahahahhahahhahahhahhahahahha
Que brilho de pessoa Leideeeee ....aparece mais vezes. Receita incrível e maravilhosa.
Devemos sempre saudar a mandioca!!! 💕💕💕 Viva o Brasil
Nossa essa receita remeteu a minha infância,da maneira que a Leide relatou,não esqueço do saber do Beiju❤️
Que lindo! Sou de Salvador, mas minha familia é do sertão da Bahia e cresci comendo isso, exatamente assim com manteiga. É uma memória afetiva da minha infância. Minha mãe faz até hoje ❤
os 9min e 4seg mais bem aproveitados do meu dia ♥️
Cada vez eu me encanto mais pela Paola, pela sua simplicidade, pelo respeito que ela tem pela cozinha, os ingredientes, a maestria e nobreza que ela conduz a cozinha, continue sempre com essa humildade pq é isso q seus fãs assim como eu, mais se identifica.
Obrigado por existir e nos fazer acreditar que existem pessoas extremamente sábias e respeitosa, amamos vc demais ❤
Que bom que vc escolheu o Brasil pra viver. Vcs são umas gracinhas👩🏽🍳👩🏻🍳, e eu amo tapioca. A Argentina foi o único país que tive vontade de conhecer. Fui e amei!
Nossa que saudades da minha infância! Comi muito minha mãe fazia sempre 😘.
th-cam.com/video/Rxi_chkHMgY/w-d-xo.html
É uma delícia aprender com a Paola e é encantador a humildade dela. Melhor notificação ♥️
Paola, ontem fiz o "risoto" de talos vegano e tenho a dizer que ficou simplesmente incrível e entrou para o meu top 5 comidas mais saborosas que já fiz depois de parar de consumir cadáveres. Muito obrigado!!! ❤️
Acho tão lindo que ela respeita o alimento, a cultura 😍😍 essa mulher e maravilhosa
Muito obrigada Paola e Leide,vc me deixou muito emocionada com o preparo desse beiju ,meu pai quando éramos crianças plantava a mandioca, fazia o ralo da lata de óleo,ralava a mandioca e fazia em um fogão a lenha. Obrigada ...
A sabedoria ancestral que vem dos indígenas e quilombolas é de tanta riqueza. Adoraria aprender mais sobre, amo quando as pessoas passam aquilo que aprenderam com seus ancestrais. Obrigado Leide! Obrigado Paola!
Leide lindona! Agora será participante na frente das câmeras sempre! 🥰 🥰
Chorei assistindo.
Que coisa linda Paola.
Mandioca é um trem incrível né?
Uma rainha, como tu disse.
Vamo saldar a mandioca cambada!!
⭐❤️❤️❤️
leide me lembrou a minha avó... ela ama cozinhar e tb faz receitas com esse conhecimento que aprendeu na prática vendo a mãe e a avó cozinhando, e na época com essas dificuldades que leide mencionou. é tanto a aprender com elas, e por vezes isso não é valorizado, né? obrigada por esse vídeo, a participação da leide foi linda♥️
Puxa fui a minha infância e me emocionei , lembrei das casas de farinha em Sergipe , quanta saudade , mas nossa cultura nunca vai morrer
Esse vídeo remeteo a minha infância quando morava em sítio em Pernambuco e mamãe fazia , que saudade obrigado por me proporcionar uma lembrança tão boa
"tá linda, né, foi você que fez"
Paola é um anjinho ❤️
Leide LINDA! Representando as grandes cozinheiras que muitos de nós temos em casa e precisamos valorizar!!!
A Leide me lembra muita aquela tia que todo sobrinho é apaixonado! Que ela apareça SEMPRE!
Uma magia magnifica!!! Amei!! Essa foi a melhor dica de todos os tempos!!! Show!!! Mais mais muito mais !!! Gratidao
Amooooo suas receitas Paola....amooo a sua interação com sua Família..Ah # Leide aparecer mais vezes em seus vídeos...a simplicidade de interagindo com vc q tbm é uma chef super simples ficou magnífico...Parabens...Chef Paola
Sensacional! Como não admirar essas mulheres! 🥰
Ah pronto, estamos todos apaixonados por Leide e querendo mais vídeos com ela. P.S: Paola, nós tbm te amamos. Não precisa ficar com ciúmes tá 😂😂😂❤️🥰
Leide é TUDO! Parabéns pras duas. E pro Jason também, pra não rolar ciúmes 😘
Queria curtir 10x esse vídeo. A importância que eles dão pra nossa cultura é sensacional.
Estou aqui emocionada com o biju da Leide😏Lembrando da casa dos meus avós no sertão da Paraíba.
Obrigada Paola, obrigada Leide🌻
a mão da Leide suja de mandioca carimbada na blusa da Paola no final simboliza esse vídeo todo. A comida unindo pessoas e culturas, muito lindo
Esses vídeos que já coloco o like antes de começar 😁
Quantas saudades vendo esse vídeo senti, isso da lata que ela fala era bem assim mesmo que vovó ralava a mandioca para fazermos beiju espremia no pano e esse líquido é que se dá o polvilho e o que foi ralado faz o beiju e se assado a farinha de mandioca quantas saudades pude sentir o sabor
É uma delícia beiju com café.
O mandioca abençoada por deus matou muita fome!
Mandioca é uma benção, da pra fazer muitos prato deliciosos e saudáveis, costumo usar polvilho, doce, ezedo tapioca, beju, inatura cozida ou no bolo, pudin e,t,c e tal, Paola linda, querida,doce,gentil, porisso ė chef de cozinha, imagina todo esse amor distribuído na comida #amo cozinhar❤
Jason arrasando como sempre mesmo sem estar em frente às câmeras... Adorooo! Convenceu Leide a ir pra frente da câmera. 👏🏻👏🏻👏🏻
...”Posso colocar uma salsinha 🌿 em cima?” “Não, vamos deixar essa bem rústica mesmo” rs... “Sim, patroa” 😉
Muito obrigada mesmo por aceitar compartilhar sua sabedoria com a gente Leide 😚
Ansiosa já pela outra versão do próximo episódio 🤩😘
Ansiosa já pela próxima versão que leva 🥰
Essa massa de biju igual você fez só que fermentada, conhecida como pão de índio, fica muito interessante também, com a mesma textura mas com um retrogosto muito gostoso!! Quem quiser curte que eu passo a receita
Quero!!!
Também quero 😍
Quero também
Quero tb
Querooooo
Gente, acho que pela primeira vez na vida mim emecionei assistindo uma receita culinária.
A Leide tem um jeitinho de Leide mesmo, trazendo lembranças com gostinho de infância.
Muiiiiiito obrigada!! Estava procurando como fazer essa tapioca , aí acho a mestra da cozinha junto com a Leide com toda sua sabedoria. Fantástico!!! A inspiração que precisava para voltar a cozinha mais!!
ainda faço esse ralador hoje uso a lata de mucilon. Amo beijú com côco e café pretinho.
Meu deeeus a voz da Paolla só do lado esquerdo quase me deixou louco KJKKKKKK
SIIIIIIM
Hahaha demais.
Verdade kkkk
Nossa moço obrigada kkkkk comecei a ver esse video so com o fone direito e nao estava entendendo absolutamente nada!
Pensei que eu estava doida kkk
Opaaa mas rapida que a xinelada da minha mae kkk
Quando crianca faziamos ralador igual a Neide falou , lata de oleo furada para ralar mandioca e cada erro era uma lapa de dedo ralado tbm !
Beiju de massa de mandioca 😍 amooooo gente é sério, nos anos 2000 mais ou menos me lembro mto claramente que no café da manhã a mandioca era o nosso pão. Amava demais com aquele cafezinho preto 😋
Eu passo no processador! Daí nem precisa da água. Perfeito! Adorei ver você ensinando essa receita tão brasileira, simples e tão deliciosa!
Parabéns! Adorando seu canal!
Minha Amada, eu sou de Salvador e gosto do beiju recheado com.Coco ralado e depois o molho com leite de Coco têmpera do com uma pitada de sal e um pouquinho de açúcar. Tb conheci esse ralado feito de lata. A minha mãe fez muito. Maravilha!