O que diz o livro MEMÓRIAS DO SUBSOLO de Fiódor Dostoiévski

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 4 ธ.ค. 2024

ความคิดเห็น • 20

  • @Legion650
    @Legion650 2 หลายเดือนก่อน +2

    me identifiquei, nunca fui bom em nada no que era socialmente valorizado. Depos do ensino médio acabei me isolando no meu canto com meus livros achando que estava ficando mais sábio, mais culto, mais inteligente, pra quem sabe, em um futuro demonstrar toda a minha magnitude aos outros...tudo isso pra ser valorizado.

    • @sonopapiro
      @sonopapiro  2 หลายเดือนก่อน +2

      Fala, Legion. Seja bem-vindo! A lógica social pode ser intuitiva para a maioria das pessoas, mas nem todos se encaixam nela com facilidade.
      Na nossa sociedade, tenho a impressão de que inteligência, destaque nos esportes, carisma ou até mesmo força física aumentam nosso valor na "calculadora social".
      Pela inteligência, atraímos pessoas que nos admiram. Pelo destaque esportivo, pessoas que apreciam o sucesso. Pelo carisma, aqueles que querem se sentir bem ao nosso lado. Pela força física (o arquétipo do valentão), pessoas que desejam evitar conflitos conosco.
      Pelo seu nome, vou supor que você é homem, e é importante entender que a jornada masculina é diferente da feminina.
      Pode parecer duro o que vou dizer, mas é um fato: o homem nasce sem valor. Ele precisa construir seu valor ao longo da vida. Essa construção pode ocorrer pela busca da sabedoria (lembrando que sabedoria é o conhecimento aplicado à sociedade, influenciando sua vida e a de outras pessoas), como parece ser o seu caso. O valor social também aumenta significativamente com o desenvolvimento de grandes virtudes, como disciplina, liderança, ambição, honra (falar a verdade de forma assertiva) e força.
      A mulher, por outro lado, já nasce com um valor social elevado, mas esse valor tende a diminuir com o tempo (como na famosa história da lebre e da tartaruga). Porém, isso é assunto para outro momento.
      Quando fala sobre "tudo isso para ser valorizado", lembre-se de que essa é uma motivação pessoal, que traz grandes benefícios intrínsecos e promove o seu crescimento como ser humano.
      Independentemente da sua motivação para iniciar essa jornada de busca pelo conhecimento, ele é seu, e uma das poucas coisas que ninguém pode tirar de você.
      Abraço, e obrigado por compartilhar sua experiência conosco!

  • @lidianecristina2999
    @lidianecristina2999 14 วันที่ผ่านมา

    Eu senti raiva, mas tbm dei risada na leitura desse livro. Adorei!

    • @sonopapiro
      @sonopapiro  10 วันที่ผ่านมา

      Senti o mesmo. Primeiro pensei, como a pessoa consegue ser tão chata, depois, quando parei para pensar, percebi que muitas pessoas são suas maiores inimigas como ocorreu com ele. Eu não conseguiria ficar perto dele por muito tempo. Kkk.

  • @DrDrake919
    @DrDrake919 3 หลายเดือนก่อน +1

    Parabéns pela análise me ajudou muito a entender o livro, obrigado 🤝

    • @sonopapiro
      @sonopapiro  3 หลายเดือนก่อน +1

      Fala Drake. Fico feliz em saber que pude ser útil. Abraço!

  • @sonopapiro
    @sonopapiro  5 หลายเดือนก่อน +2

    livro MEMÓRIAS DO SUBSOLO: amzn.to/48d4JWE
    *Deixe seu LIKE e comente para fortalecer!*

  • @marcosalencar5474
    @marcosalencar5474 5 หลายเดือนก่อน

    Comecei a ler Dostoievski por Memórias do subsolo e acho que não foi a melhor escolha. Entretanto, não vou desistir e seu vídeo ajudou a dar umas esclarecidas. Não assisti até ao final porque não quero saber todos os detalhes. Odeio spoilers, mesmo que spoilers mais leves.
    Ganhou um inscrito!!

    • @sonopapiro
      @sonopapiro  5 หลายเดือนก่อน

      Primeiramente, fico muito feliz em ter sido útil! Depois que ler, venha ver o resto para ver se está batendo com o que viu por lá. Hehe. Abraço, Marcos!

  • @andreagomes-md4ip
    @andreagomes-md4ip 5 หลายเดือนก่อน

    Apesar da chatice do personagem, fiquei com vontade de ler, pelo contexto psicológico.

    • @sonopapiro
      @sonopapiro  5 หลายเดือนก่อน +2

      Olhando pelas lentes corretas, podemos extrair aprendizados úteis de quase tudo.

    • @andreagomes-md4ip
      @andreagomes-md4ip 5 หลายเดือนก่อน

      Exato! Tudo é questão de ponto de vista.

  • @eloabrasil
    @eloabrasil 9 วันที่ผ่านมา

    O contexto do livro não tem nada a ver com sua análise.
    É mais profundo a liberdade de ser, é ponto + importante do livro

    • @sonopapiro
      @sonopapiro  8 วันที่ผ่านมา

      Oii Eloá. Por isso que amo os livros, de acordo com nossas experiências passadas, princípios e valores podemos extrair significados diferentes das leituras. Acho que é por isso que uma resenha dificilmente será igual a outra. Assim, como para você foi a liberdade do ser, meu ponto foi que a liberdade total traz responsabilidades e o transformou naquilo que mostrei. No canal, que tem foco em desenvolvimento pessoal, faço questão de abordar os livros mostrando as desvantagens de ser dessa forma, já que se quer ter uma boa vida, o livro mostrou muito bem que não é positivo. Abraço e gostei do seu ponto de vista 😁

    • @jacksoncosta2483
      @jacksoncosta2483 7 วันที่ผ่านมา

      @eloabrasil, concordo plenamente com você, nada a ver a ideia dele sobre o livro, o livro narra a ideia de liberdade do autor fiodor dostoievski, amargura do do personagem tem relação com o uso da Liberdade, ele é amargurado porque ele pode ser amargurado e por que ele quer ser amargurado, se perceber a transição do homem amargurado para o homem intelectual acontece sutilmente, e isso é o que deixa o livro tão interessante.

    • @sonopapiro
      @sonopapiro  7 วันที่ผ่านมา

      Vlw pelo feedback!

  • @jacksoncosta2483
    @jacksoncosta2483 7 วันที่ผ่านมา

    Nada a ver sua ideia sobre o livro, que deixa o livro interessante é amargura do personagem e sutilmente vai se tornando intelectual, esse livro não pode ser levado ao pé da letra tem que ser analisado, ele defende a ideia do autor sobre a liberdade, e o personagem amargurado faz o uso dessa Liberdade de forma literal, ou seja ele é amargurado porque ele pode ser amargurado é um direito dele, como ele mesmo relata no livro.

    • @sonopapiro
      @sonopapiro  7 วันที่ผ่านมา +1

      Vlw pelo feedback, brother. É o que sempre falo no canal "liberdade traz consigo o fardo da responsabilidade do que acontece de bom e ruim". A minha ideia é que ele usou a liberdade de forma disfuncional, trazendo amargura para a vida do personagem. É o que chamo de estupidez, que é quando você joga contra si mesmo e contra as outras pessoas, assim, todos perdem. A minha análise é do livro porém, como o canal é voltado para crescimento pessoal, sempre é focada no que a pessoa pode aprender com o livro e não em uma análise literária na forma que procura. Grande abraço e muito obrigado pelas observações, que são, sem dúvidas, pertinentes.

  • @cantinhosaobento6912
    @cantinhosaobento6912 5 หลายเดือนก่อน

    Faltou sabedoria ao personagem...

    • @sonopapiro
      @sonopapiro  5 หลายเดือนก่อน

      Fugir nem sempre é o melhor caminho 😦