Ilhéus é uma cidade linda! Sou apaixonada por ela, o centro da cidade, onde tem o bar Vesúvio e a casa de Jorge Amado é simplesmente uma gracinha. Além... obviamente do chocolate de lá que é a coisa mais maravilhosa do mundo!
Jorge Amado junto com Saramago e Gabriel Garcia Marquez são a santíssima trindade dos meus escritores preferidos. Jorge tem uma capacidade ímpar de criar personagens memoráveis (Pedro Bala, Vadinho, Irmãos Badaró...). Procure ler “Terras dos Sem Fim” e o divertidíssimo “Dona Flor e Seus Dois Maridos”.
Oi, Tati! Gabriela também me surpreendeu muito. Também achei que seria muito romântico e meloso, mas que nada! Baita livro em tom de denúncia. Como você falou, a mudança na sociedade ocorre de maneira gradual. Se hoje para nós é um absurdo aceitar que agressões e assassinatos fiquem impunes, para aquela sociedade já era um avanço que a mulher apanhasse, ao invés de uma morte violenta. A personagem que mais me encantou foi Malvina! Estou lendo a biografia do Jorge Amado, publicada pela Todavia, e é sempre interessante acompanhar esses bastidores político-literários. O Jorge era um cara muito humilde, ajudou muitos escritores em sua época. Não conheço nada da Zélia, mas há anos que Anarquistas graças a Deus está na minha de intenções graças a você. Excelente vídeo!
'Gabriela' foi o meu primeiro contato com Jorge Amado. Sou suspeita pra falar dele. Inclusive, preciso reler. Mas, se ainda não leu Tenda dos Milagres, leia. Pra mim, foi o melhor que li dele até agora.
Jorge Amado é meu romancista brasileiro favorito. Estava ansioso por esse vídeo. Leia depois O menino grapiúna que são memorias da infância do Jorge. É excelente!
Sempre quis ler Jorge Amado. Desde a primeira vez que assisti Gabriela, Cravo e Canela e descobri que era baseado num livro e que o autor é baiano. O fato da história se passar em Ilhéus sempre me instigou a ler esse livro, já que minha cidade natal é logo do lado e dos inúmeros livros nacionais que já li nenhum se passava em uma cidade próxima a cidade onde nasci.
Tati, você precisa ler o ciclo memorialístico da Simone de Beauvoir. Em "A Força das Coisas", você vai poder se encantar com a recepção maravilhosa que Jorge e Zélia deram a Simone e Sartre. Os dois os levaram a vários cantos do país, cicerones perfeitos.
Me identifico com você. Também gosto muito de Jorge Amado, apesar de não ser apaixonada por ele, e realmente prefiro a Zélia... Mas tbm não sou a viciada na obra dela. Gabriela é um livro encantador. Eu li ele no início da adolescência a primeira vez e me assustou um pouco. Alguns anos depois reli e pude aproveitar bem mais. Recomendo demais. Citta di Roma é um encanto. Fácil de ler, gostoso, rápido, gratificante. Talvez por eu ter crescido no meio de imigrantes, filhos e netos de imigrantes, rola muita memória. Preciso reler, deu saudades. O último eu não li. Mas se tiver oportunidade esta na minha listinha 😉. O problema é que eu sempre quero ler suas recomendações, mas esse realmente me interessou. Amo.
Prefiro a Zélia tb Tati!!! Que contadora de histórias que ela foi!!! Ela Junto com a Letícia Wierchowiski são as minhas escritoras brasileiras preferidas!!! Queria a obra completa das duas!!! Bjo!!!
Quero conhecer melhor a Zelia. De Jorge Amado apenas li o Capitães da Areia, que não morro de amores, mas é um livro bom, necessário até de ser lido, pois te tira um pouco da zona de conforto e te faz pensar na situação daqueles meninos. Enfim, vou procurar a obra da Zélia agora! Obrigada pela dica!
Eu também prefiro a Zélia como escritora! Anarquistas graças a Deus é um dos meus livros favoritos. A escrita dela é simples mas muito cativante, tenho todos os livros de memórias dela, ela teve uma vida tão interessante. Mas, como sempre, seu vídeo me deixou com vontade de reler todos os livros, sou muito influenciável! 😂😂
Li somente Gabriela do Jorge Amado e não curti nem um pouco a leitura, comecei pelo pé esquerdo e tenho medo de dar outro passo nas obras dele. Me interessei pela Zélia, com certeza em breve lerei o Anarquistas, graças a Deus
Muito legal. Tati, você deveria ler 'Farda, fardão, camisola de dormir' do Jorge Amado. O livro trata de uma "guerra" para a eleição de um acadêmico para ABL. É uma leitura leve, engraçadíssima e tem tudo a ver com o canal. Fica a dica.
Você leu Jardim de Inverno, da Zélia? Nesse livro, uma espécie de diário escrito por ela enquanto viviam na Europa, ela narra e comenta, de maneira bem informal, a vida do casal. Poderia suprir a falta que as cartas dela fez pra você.
Conheci a casa do Rio Vermelho e lá há uma sala com diversas cartas que Jorge recebeu e não há cartas da Zélia. Eu também sou louca para ler cartas dela, já que os livros são maravilhosos!
Eu sou apaixonada pelo Jorge! O que é até estranho, eu não costumo me apaixonar por escritores mais "contemporâneos", mas a escrita dele é muito gostosa, me lembra Gárcia Marquez, que eu também amo. Vou começar a ler Gabriela hoje, tô com muita expectativa, vamos ver né
Também prefiro a Zélia, a escrita dela é maravilhosa ❤️ Recomendo um romance dela, Crônica de uma namorada, é muito bom!
5 ปีที่แล้ว
Dele li "Capitães da areia" e "Terras do sem-fim". Gostei muito dos dois, mas por algum motivo, que me arrependo, não acabei ficando com o último. Preciso voltar a ler mais de Jorge Amado.
Comentem UP Olá gente! Pra quem não sabe, temos um grupo no WhatsApp de leituras e discussões da tag e afins. a quase um ano. A galera está ansiosa pra conversar com pessoas novas. Se toparem vou deixar o link bem nos comentários. Bjs Ps. Sem mensagens de “bom dia”, please.
Prefiro Zélia... li todos os seus livros de memorias e amei ela tbém escreveu livros infantis..amei..recomendo a leitura dos livros de memorias na ordem ..rsrspra vc Tati e gostaria de perguntar se vc já leu Navegação de Cabotagem do Jorge Amado...eu não li mas tenho interesse .. é um livro de memorias tbem do Jorge Amado...bjsss
Tati tem um livro, se chama "Fora de série" do autor Morris West, ja tentei ler esse livro 2 vezes por indicação das minhas irmãs, é o livro preferido delas... eu sou uma leitora ávida, mas não consegui ler esse livro. Hoje fui num sebo e encontrei lá por acaso, uma edição diferente da que elas têm e resolvi trazer pra casa, pra uma 3° tentativa. Esse foi o único livro na vida que não consegui terminar, sempre leio as primeiras 50 páginas e desisto... não encontrei nenhuma resenha sobre ele, queria muito que vc lesse e fizesse resenha... sei que tem milhões de livros pra vc ler, mas não custa tentar né kkkkk seria um belo empurrão pra mim... Seria incrível ouvir vc falar sobre ele, todo mundo que conheço e leu diz que é incrível, será por que só eu não consigo?🤦♀️
Tenho os 3 livros, lidos há um bom tempo. Também prefiro os livros de memórias da Zélia Gattai, escritos de uma forma bem simples e intimista, tendo tb preferência por Anarquistas seguido por Citta do Roma. Em relação a Gabriela, tb fiquei admirado do personagem aparecer só na metade do livro e não ser o tema principal, apesar de importante. E o livro de cartas, vale pela curiosidade
Você não é estranha. Rsrsrs. Gosto muito de alguns livros de Jorge Amado; inclusive, Gabriela Cravo e Canela é o meu favorito dele por traçar um retrato das mudanças sociais e políticas da época; mas prefiro a poética de Zélia. Li boa parte da obra dela.
Eu amei Gabriela, Cravo e Canela. Para mim foi o melhor livro de Jorge Amado. Fiquei até decepcionadinha por você não ter ficado tão empolgada com ele.... rsrsrs
Tati, será que você gosta mais de Zélia por conta da nostalgia? Por você ser capaz de "ver" as histórias dela? Pois acabei de ler Gabriela, e foi a primeira leitura que fiz de Jorge e amei, e amei mais por conta da nostalgia pois sou baiana e já morei em Ilhéus e os cenários que ele descreve eu conseguia enxergar na Ilhéus que eu morei.
Gabriela é um dos q menos gostei. Meus favoritos são capitão de longo curso e a morte e a morte de quincas berro d'água. Aliás, capitão é um espetáculo.
Apesar de ouvir falar muito de Jorge Amado eu ainda não li nenhum livro dele ( 😢) depois desse vídeo ele acabou de entrar na minha lista 😊😊... Alguma dica de por qual livro devo começar....?
Acho que o "Toda a saudade" engana por uma falha de desambiguação por parte dos editores. Um subtítulo mais correto seria "As correspondências de Jorge Amado e de Zélia Gattai", o que deixaria claro que não necessariamente se tratam de cartas entre eles
Eu compreendo que são livros diferentes, mas qual o melhor entre a tríade das mulheres de Jorge Amado: Gabriela cravo e canela, Tieta do agreste ou Dona Flor e seus dois maridos?
Sou apaixonada por Gabriela. O progresso associado à visão moral da sociedade é descrito nesses personagens incríveis do Jorge. Diferente da maioria dos leitores, acho Gabriela uma história que trata de certa forma sobre emancipação feminina também. Gosto muito da relação que o Jorge coloca entre as 2 possibilidades de futuro que existiam para as mulheres daquela época: casada ou prostituta. Gabriela traz a liberdade da 'inocência' de alguém que vive apenas pelos seus desejos. Outra personagem que gosto muito é a Malvina. Enfim, as gerações novas chegam e o medo dos governantes e coronéis se intensifica, pois percebem a desconstrução da sua sistemática de poder incluído o domínio dos comportamentos dos moradores da região. Basta falar de Gabriela que faço textão rs rs
O Jorge fala demais de sexo. Alguns personagens são machistas. Descreve um mundo de pessoas sem espiritualidade presas à realidade material bem supérfluo. Claro que tem alguns livros bons especialmente no aspecto folclórico. Já a Zélia é bem diferente.
Ilhéus é uma cidade linda! Sou apaixonada por ela, o centro da cidade, onde tem o bar Vesúvio e a casa de Jorge Amado é simplesmente uma gracinha. Além... obviamente do chocolate de lá que é a coisa mais maravilhosa do mundo!
Jorge Amado junto com Saramago e Gabriel Garcia Marquez são a santíssima trindade dos meus escritores preferidos. Jorge tem uma capacidade ímpar de criar personagens memoráveis (Pedro Bala, Vadinho, Irmãos Badaró...). Procure ler “Terras dos Sem Fim” e o divertidíssimo “Dona Flor e Seus Dois Maridos”.
Oi, Tati! Gabriela também me surpreendeu muito. Também achei que seria muito romântico e meloso, mas que nada! Baita livro em tom de denúncia. Como você falou, a mudança na sociedade ocorre de maneira gradual. Se hoje para nós é um absurdo aceitar que agressões e assassinatos fiquem impunes, para aquela sociedade já era um avanço que a mulher apanhasse, ao invés de uma morte violenta. A personagem que mais me encantou foi Malvina! Estou lendo a biografia do Jorge Amado, publicada pela Todavia, e é sempre interessante acompanhar esses bastidores político-literários. O Jorge era um cara muito humilde, ajudou muitos escritores em sua época. Não conheço nada da Zélia, mas há anos que Anarquistas graças a Deus está na minha de intenções graças a você. Excelente vídeo!
'Gabriela' foi o meu primeiro contato com Jorge Amado. Sou suspeita pra falar dele. Inclusive, preciso reler. Mas, se ainda não leu Tenda dos Milagres, leia. Pra mim, foi o melhor que li dele até agora.
Jorge Amado é meu romancista brasileiro favorito. Estava ansioso por esse vídeo. Leia depois O menino grapiúna que são memorias da infância do Jorge. É excelente!
Ja leu, os ásperos tempos? Jorge Amado
*Capitães de Areia* foi o meu primeiro contar o com ele. 😍❤
Quem dá deslike nos vídeos da Tati não é leitor de verdade. Iludidos deixam de apreciar um ótimo canal por birra.
Sempre quis ler Jorge Amado. Desde a primeira vez que assisti Gabriela, Cravo e Canela e descobri que era baseado num livro e que o autor é baiano. O fato da história se passar em Ilhéus sempre me instigou a ler esse livro, já que minha cidade natal é logo do lado e dos inúmeros livros nacionais que já li nenhum se passava em uma cidade próxima a cidade onde nasci.
Tati, você precisa ler o ciclo memorialístico da Simone de Beauvoir. Em "A Força das Coisas", você vai poder se encantar com a recepção maravilhosa que Jorge e Zélia deram a Simone e Sartre. Os dois os levaram a vários cantos do país, cicerones perfeitos.
Quero ler "Gabriela Cravo e canela" esse ano também. Zélia Gattai tem um romance muito fofo que é o "Crônica de uma namorada"
Me identifico com você. Também gosto muito de Jorge Amado, apesar de não ser apaixonada por ele, e realmente prefiro a Zélia... Mas tbm não sou a viciada na obra dela.
Gabriela é um livro encantador. Eu li ele no início da adolescência a primeira vez e me assustou um pouco. Alguns anos depois reli e pude aproveitar bem mais.
Recomendo demais.
Citta di Roma é um encanto. Fácil de ler, gostoso, rápido, gratificante. Talvez por eu ter crescido no meio de imigrantes, filhos e netos de imigrantes, rola muita memória. Preciso reler, deu saudades.
O último eu não li. Mas se tiver oportunidade esta na minha listinha 😉. O problema é que eu sempre quero ler suas recomendações, mas esse realmente me interessou.
Amo.
Prefiro a Zélia tb Tati!!!
Que contadora de histórias que ela foi!!!
Ela Junto com a Letícia Wierchowiski são as minhas escritoras brasileiras preferidas!!!
Queria a obra completa das duas!!!
Bjo!!!
Completamente viciada nesse canal maravilhoso 💕
Acho que Jorge Amado é o meu autor brasileiro predileto.
Sou viciada em leitura de cartas e diários.
Adoro também rs Super legal ler esse tipo de narrativa
Amo Jorge Amado e a Zélia! Ansiosa pra ler esses livros.
Legal que comprei o Gabriela, Cravo e Canela ontem ❤️
"Gabriela cravo e canela", eu adoro esse título, um dos mais bonitos e sonoros da literatura brasileira, do livro também gosto muito.
Minha mãe acabou de ler Capitães da Areia esses dias, ela gostou bastante.
Estou lendo Gabriela estou gostando muito.
Eu já associo o Gabriela Cravo e Canela, à cena da minha xará subindo no telhado, pra pegar uma pipa kkk
Quero conhecer melhor a Zelia. De Jorge Amado apenas li o Capitães da Areia, que não morro de amores, mas é um livro bom, necessário até de ser lido, pois te tira um pouco da zona de conforto e te faz pensar na situação daqueles meninos. Enfim, vou procurar a obra da Zélia agora! Obrigada pela dica!
Também gosto muito da Zélia. A leitura flui. “A casa do Rio Vermelho “ também é um delicioso livro.
Jorge não é tão "Amado" por Tati [drums].
Amo Jorge Amado! ❤
Um dos meus livros favoritos dele. Também indico fortemente Mar morto e Tieta.
Eu também prefiro a Zélia como escritora! Anarquistas graças a Deus é um dos meus livros favoritos. A escrita dela é simples mas muito cativante, tenho todos os livros de memórias dela, ela teve uma vida tão interessante. Mas, como sempre, seu vídeo me deixou com vontade de reler todos os livros, sou muito influenciável! 😂😂
Li "anarquistas, graças a Deus" graças a você, Tati! Oh livro gostosinho e tb virou meu favorito :D
Já quero Gabriela cravo e canela !!!
Li somente Gabriela do Jorge Amado e não curti nem um pouco a leitura, comecei pelo pé esquerdo e tenho medo de dar outro passo nas obras dele. Me interessei pela Zélia, com certeza em breve lerei o Anarquistas, graças a Deus
As obras dele são maravilhosas tente outras .
Minha autora nacional favorita! Zélia ❤🌷
Muito legal. Tati, você deveria ler 'Farda, fardão, camisola de dormir' do Jorge Amado. O livro trata de uma "guerra" para a eleição de um acadêmico para ABL. É uma leitura leve, engraçadíssima e tem tudo a ver com o canal. Fica a dica.
Tati leia os outros de memórias da Zélia, são maravilhosos! Tem um romance da Zélia chamado "Crônica de uma Namorada".
Esse livro é o meu preferido dela. É maravilhoso!
Você leu Jardim de Inverno, da Zélia? Nesse livro, uma espécie de diário escrito por ela enquanto viviam na Europa, ela narra e comenta, de maneira bem informal, a vida do casal. Poderia suprir a falta que as cartas dela fez pra você.
Amélia Alsina tem tbém " Um chapéu para viagem""Senhora dona do Baile"..muitos bons de se ler... a leitura flui
Amei o trio 💞💞💞, vídeo maravilhoso 🙏
Eu já estou acostumado com esses livros que tem como título o nome de um personagem e ele só vai aparecer lá pra frente na história.
Conheci a casa do Rio Vermelho e lá há uma sala com diversas cartas que Jorge recebeu e não há cartas da Zélia. Eu também sou louca para ler cartas dela, já que os livros são maravilhosos!
Eu sou apaixonada pelo Jorge! O que é até estranho, eu não costumo me apaixonar por escritores mais "contemporâneos", mas a escrita dele é muito gostosa, me lembra Gárcia Marquez, que eu também amo. Vou começar a ler Gabriela hoje, tô com muita expectativa, vamos ver né
Gostei da resenha!
Que Inspirador!
Também prefiro a Zélia, a escrita dela é maravilhosa ❤️
Recomendo um romance dela, Crônica de uma namorada, é muito bom!
Dele li "Capitães da areia" e "Terras do sem-fim". Gostei muito dos dois, mas por algum motivo, que me arrependo, não acabei ficando com o último. Preciso voltar a ler mais de Jorge Amado.
Comentem UP
Olá gente! Pra quem não sabe, temos um grupo no WhatsApp de leituras e discussões da tag e afins. a quase um ano. A galera está ansiosa pra conversar com pessoas novas. Se toparem vou deixar o link bem nos comentários. Bjs
Ps. Sem mensagens de “bom dia”, please.
chat.whatsapp.com/6PU95wfsYoc3zmbxX5d7VW
Se o grupo ainda existir eu gostaria de entrar
Li anarquista graças a Deus depois de ver seu vídeo, amei tanto!!!!! Na sua opinião esse é melhor??? ❤️
Um livro interessante que tem o conteúdo de cartas entre Jorge Amado e José Saramago é " Com o mar por meio: uma amizade em cartas". 😊
Tati, sou teu fã!
Prefiro Zélia... li todos os seus livros de memorias e amei ela tbém escreveu livros infantis..amei..recomendo a leitura dos livros de memorias na ordem ..rsrspra vc Tati e gostaria de perguntar se vc já leu Navegação de Cabotagem do Jorge Amado...eu não li mas tenho interesse .. é um livro de memorias tbem do Jorge Amado...bjsss
Tati tem um livro, se chama "Fora de série" do autor Morris West, ja tentei ler esse livro 2 vezes por indicação das minhas irmãs, é o livro preferido delas... eu sou uma leitora ávida, mas não consegui ler esse livro. Hoje fui num sebo e encontrei lá por acaso, uma edição diferente da que elas têm e resolvi trazer pra casa, pra uma 3° tentativa. Esse foi o único livro na vida que não consegui terminar, sempre leio as primeiras 50 páginas e desisto... não encontrei nenhuma resenha sobre ele, queria muito que vc lesse e fizesse resenha... sei que tem milhões de livros pra vc ler, mas não custa tentar né kkkkk seria um belo empurrão pra mim... Seria incrível ouvir vc falar sobre ele, todo mundo que conheço e leu diz que é incrível, será por que só eu não consigo?🤦♀️
Gabriela é um dos livros mais feministas que eu li. Feminismo raiz, não esse de hoje em dia.
Tenho os 3 livros, lidos há um bom tempo. Também prefiro os livros de memórias da Zélia Gattai, escritos de uma forma bem simples e intimista, tendo tb preferência por Anarquistas seguido por Citta do Roma. Em relação a Gabriela, tb fiquei admirado do personagem aparecer só na metade do livro e não ser o tema principal, apesar de importante. E o livro de cartas, vale pela curiosidade
Você não é estranha. Rsrsrs. Gosto muito de alguns livros de Jorge Amado; inclusive, Gabriela Cravo e Canela é o meu favorito dele por traçar um retrato das mudanças sociais e políticas da época; mas prefiro a poética de Zélia. Li boa parte da obra dela.
Tati, a Zélia tem muitos livros de memórias publicados se vc gostou desses vai gostar tb de um chapéu pra viagem e senhora dona do baile. Um beijo!
Esses dois são mt bons. Senhora dona do baile é tão rico
Eu amei Gabriela, Cravo e Canela. Para mim foi o melhor livro de Jorge Amado. Fiquei até decepcionadinha por você não ter ficado tão empolgada com ele.... rsrsrs
Tati por favor leia algo do Gustavo Corção!
Gosto muito do seu trabalho, Tatiana, mas, permita-me um retoque. Navios não atolam, eles encalham,
Tati, será que você gosta mais de Zélia por conta da nostalgia? Por você ser capaz de "ver" as histórias dela?
Pois acabei de ler Gabriela, e foi a primeira leitura que fiz de Jorge e amei, e amei mais por conta da nostalgia pois sou baiana e já morei em Ilhéus e os cenários que ele descreve eu conseguia enxergar na Ilhéus que eu morei.
Gabriela é um dos q menos gostei. Meus favoritos são capitão de longo curso e a morte e a morte de quincas berro d'água. Aliás, capitão é um espetáculo.
Baita !
Também gosto mais dos livros da Zélia.
Apesar de ouvir falar muito de Jorge Amado eu ainda não li nenhum livro dele ( 😢) depois desse vídeo ele acabou de entrar na minha lista 😊😊... Alguma dica de por qual livro devo começar....?
Capitães da areia!
Tieta do Agreste!
Bom saber que não é tão meloso...😃 Despertou meu interesse. Não sou fã de coisas melosas 🙄
Obrigada por mais uma recomendação 😘
Eu tbm Tati,sou estranha!
Acho que o "Toda a saudade" engana por uma falha de desambiguação por parte dos editores. Um subtítulo mais correto seria "As correspondências de Jorge Amado e de Zélia Gattai", o que deixaria claro que não necessariamente se tratam de cartas entre eles
Tati, sabe dizer se seus vídeos sobre literatura nacional tem sempre menos visualizações que os outros?
Eu compreendo que são livros diferentes, mas qual o melhor entre a tríade das mulheres de Jorge Amado: Gabriela cravo e canela, Tieta do agreste ou Dona Flor e seus dois maridos?
Tati, vc já leu alguma coisa do Thomas Pynchon ?
A Tati já fez algum vídeo falando sobre os livros preferidos dela?
Sou Team Zélia tbm!
Oi Tati, você acha que a leitura de Città antes de Anarquistas , como uma "entrada" antes de degustar o "prato principal", prejudica a compreensão?
Também prefiro a Zélia Gattai. Li quase toda obra dela.
Ehhhhh!
Tati, acho que também sou "estranha"... Prefiro a literatura da Zélia Gattai... (kkk)
Sou apaixonada por Gabriela. O progresso associado à visão moral da sociedade é descrito nesses personagens incríveis do Jorge.
Diferente da maioria dos leitores, acho Gabriela uma história que trata de certa forma sobre emancipação feminina também. Gosto muito da relação que o Jorge coloca entre as 2 possibilidades de futuro que existiam para as mulheres daquela época: casada ou prostituta. Gabriela traz a liberdade da 'inocência' de alguém que vive apenas pelos seus desejos. Outra personagem que gosto muito é a Malvina. Enfim, as gerações novas chegam e o medo dos governantes e coronéis se intensifica, pois percebem a desconstrução da sua sistemática de poder incluído o domínio dos comportamentos dos moradores da região.
Basta falar de Gabriela que faço textão rs rs
A Gabriela é o Quasímodo, tá no título, mas não é a protagonista kk
Sim. No original é Notre-Dame de Paris :D
Também prefiro a literatura produzida pela Zélia Gattai.
Então... se você é estranha.... tamo junto kkkk também prefiro a Zélia Gattai.
Eu prefiro a Zélia sempre.
Esperava que falasse um pouco mais de Gabriela
Sou a única baiana que não gosta de Jorge Amado.... Será? Haha
Por que não gosta?
Gosto bastante de Jorge Amado... só sinto que ele, às vezes, divaga demais. Só acho....
Anarchisti em Carrara...vissuto
O Jorge fala demais de sexo. Alguns personagens são machistas. Descreve um mundo de pessoas sem espiritualidade presas à realidade material bem supérfluo. Claro que tem alguns livros bons especialmente no aspecto folclórico.
Já a Zélia é bem diferente.