A sena que mais marcou foi a imagem da diferença entre as moradias dos ditos "nativos" e os ricos, de maioria branca. E como a nossa realidade não é muito diferente da deles. Vivemos um aparteid disfarçado.
não só deixa triste, mas dói, marca, e nos limita enquanto seres-humanos. A maldade, ainda que exista em qualquer parte do mundo, também nos afeta, e de alguma forma também é nossa culpa. Devemos fazer o que for preciso ser feito para que o mundo melhore, e não simplesmente abaixar a cabeça e aceitar qualquer condição que nos foi apresentada.
Estive lá e vi de perto, fiquei em muitos momentos extremamente triste!! O apartheid continua e nada é tão evidente e revoltante quanto desigualdade nada supera está evidência, nem a beleza do lugar ou a receptividade e resiliência do seu povo negro que é incomensurável.
Caí aqui de para-quedas e fiquei chocado. Também fiquei hoje a saber o porquê de Bolsonaro não gostar da Folha. Uma só pergunta, como é possível este mar de desigualdades num país também ele tão rico?! Quandos os pobres descobrirem o poder que têm juntos, os ricos que se cuidem.
Que documentário forte! Parabéns à folha pela qualidade do conteúdo. É muito frustrante ver que depois de 30 anos as pessoas ainda vivem o apartheid na pele como antes. Me revolta o partido do Mandela depois de tanta luta ter se tornado tão corrupto! Que haja esperança para o povo Sul africano 🙏🏾
Um nasce com uma fortuna herdadada do pai,estuda nos melhores colegios do mundo,tem todo o necessario pra se desenvolver saudavel,é só investir o dinheiro e viver a vida facil O outro nasce em um lugar fudido,sem banheiro,quase nao tem comida pra comer,escola é luxo Meritocracia?
Essa é a desigualdade e as diferenças gritantes que o discurso meritocrático esconde !!! Prestem atenção nas pessoas e instituições que emitem esse discurso!!!!
Na realidade os problemas vão além de todo esse discurso . De todos os documentarios esse da África até agora é mais o mais pesado . Porém vemos que a estrutura da desigualdade é igual em todos os países tem básicamente as mesmos elementos. Mudam as culturas o acesso a informação e o envolvimento dos lesados. Mas na África tem o elemento aparthaide um engenharia de massa para justamente inibir e coibir a ascensão de um povo de uma raça inteira
A África do Sul não é emergente, é decadente, no início dos anos 60 quando o banco mundial começou a fazer as medições a África do Sul estava entre os 30 países mais ricos do mundo em PIB per cápita, hoje já não está nem mais entre os 100 primeiros
O mundo sempre foi assim. Lembre-se que um dia fomos caçadores coletores, a vida do sapiens sapiens sempre foi dura. Não estou sendo conivente com isso, obviamente, também acho que podemos oferecer o progresso a todos, mas é sempre bom lembrar que durante mais de 100 mil anos a espécie sapiens sapiens viveu na extrema pobreza com expectativa de vida de 30 anos. Em 1900 a expectativa de vida no Brasil era 33 anos.
@@femorelli Se verdadeirente estamos avançando como seres humanos, não devemos aceitar a desgraça alheia como mera consequência da nossa existência... Seria uma forma fria de dizer que não podemos fazer nada quanto a isso, e assim deixarmos nossa consciência mais tranquila...
@@femorelli Acho que você razão sobre a minha interpretação acerca do que você escreveu...eu não consigo fazer relação entre as dificuldades enfrentadas pelo homo sapiens e a miséria africana, ou mesmo a brasileira...talvez eu seja um sonhador...pois quando observo os dados mostrando a Africa do Sul com os 10% mais ricos abocanhando 65% de toda renda do país...Acredito que dá pra tirar muita gente da miséria sem ter que relacionar essa miséria com as dificuldades enfrentadas pelo homo sapiens...
Sem muitos comentários sobre esta série além de dizer que é excelente e fruto de um trabalho de altíssima qualidade. Parabéns e que outras séries venham a ser feitas.
Meu Deus. Que mundo é esse. O que a de errado com os ser humano?!! Ignorando vidas como se fosse bicho. A desigualdade é gritante. Que vergonha desses brancos que tem coragem de apoiar, de se conformar, e de não compartilharem ou busca o quanto conseguessem dos negros para "seu lado". O racismo e o poder na mão dos egoístas. Meu Deus alguma coisa precisa ser feita!!! Essa matéria foi uma das que mais impactantou. O que podemos fazer para ajudar???? O racismo tem que acabar!!! Chega!!!
E realmente ao andar por regiões centrais de Cape Town, parece ser um país de primeiro mundo, ou melhor, um país europeu, 90% de pessoas brancas andando em carros caros.
@@RafaFerrer fui a intercâmbio, então fiquei num bairro chamado District 6(Zonnebloem), que é um bairro de etnias misturadas. Mas 2 KM do centro. Basicamente na orla, é mais seguro que qualquer lugar do Brasil, é muito voltado para o turista europeu. Mas no geral em outras partes(como no centro) é igual ao a andar numa capital brasileira como SP em termos de segurança, andar mais atento para não perder celular e carteira e a noite evitar andar sozinho. E tem muitos pedintes chatos na rua do centro, mas como disse é chocante a diferença de andar no centro ou em bairros como District 6 para bairros na orla e próximos ao Waterfront, parece outro país, inclusive você nota realmente que ainda existe um apartheid intrínseco e não oficial, afinal é recente e acredito que levará décadas para superar isso. Mas recomendo muito ir lá, eu mesmo pretendo voltar. É uma cultura muito rica, tem várias etnias e idiomas misturados no país e até mesmo na mesma cidade(4 em Cape Town) e a coisa funciona bem em termos de comunicação, e é uma belíssima cidade cheia de atrações (natural, cultural e lazer), vale muito a pena conhecer.
Infelizmente uma parte grande do mundo vive numa situação de desespero e indignidade humana. Outra parte ostenta riqueza e opulência, sem receio de chocar e ofender aqueles que não têm o mínimo para sobreviver.
As pessoas deveriam ler e pesquisar mais a fundo a história do Apartheid na África do Sul e Namíbia antes de saírem rotulando as coisas como socialismo e capitalismo.
O BR é Exatamente igual. Nos últimos anos a população mais pobre aqui ficou desempregada e perdeu renda e o 1% mais rico nesse mesmo período viu a renda crescer 10% da para explicar nosso povo parado e abobalhado? Ver o RJ se decompor em violência, o norte e o nordeste era para todos outros estados pararem, as favelas e desigualdade em SP era para todos os estados pararem ou seja os Bazucas pararem! AFINAL SOMOS a 8° economia do Mundo mas com 70% da população trabalhando no almoço para pagar a janta e mais 20% sem se quer ter essa oportunidade, e o pior conformados com isso. Triste. #AfricaVive #BrasilVive só esperança que respira em aparelhos os últimos 10 anos mostraram que não somos capazes de mudar NADA
muitos desafios, dores e situações são bem familiares, como pessoa negra te digo, somos pessoas, temos sonhos. Só queremos ter acessos e oportunidades iguais
Parabéns Folha. Excelente série de reportagens. Infelizmente as pessoas desconhecem as origens da desigualdade e acham que existem vagabundos demais que nao conseguem se inserir na sociedade.
O que eu sempre fiquei me perguntando é: se essas pessoas estão na miséria, sem esperanças de um futuro digno em um país onde o sistema só joga contra eles, como é que essas pessoas ainda teimam de por filhos no mundo??? Se já não há comida (que é o mínimo!) suficiente nem para eles, ainda põem mais gente para sofrer as mesmas coisas ou mais que eles? Para mim não faz o menor sentido.
Típica frase de lacração. Para ganhar aplausos e só. Racionalmente não faz o menor sentido prático: "eu dou a luz a vida e não a opressão", se tivesse alguém ou algo oprimindo não teriam direito de parir, ou no termo usado por ela, 'dar a luz'. E se balizando apenas por esse pensamento, "foda-se as necessidades da criança, o que importa é eu fazer o que quero: meu corpo, minhas regras. Se ela passar fome o problema é dela." E isso responde minha pergunta do porquê o mundo estar tão cheio de miseráveis.
Desigualdade e pobreza são estados naturais. Inexiste e jamais haverá canetada ou boas intenções que mudem isso. O que pode mudar é liberdade, disciplina, estudo e trabalho qualificado... E tempo, e não é pouco. Foi assim que Singapura, Panamá e Coreia do Sul avançaram, por ex... E no sentido oposto, confiando em estatistas, países como Venezuela e Argentina sucumbiram. No caso sul africano, tal como o Brasil, não tem como se desenvolver em níveis europeus tão cedo ... E possivelmente nem vai ter. Que o país do penta se endireite e desestatize mais em outubro.🇧🇷⛪🇧🇷
@@kildarealeksander5209 Se você entender que comunismo é distribuiçao de renda e combate à desigualdade, então sim. Pois vivemos em uma estrutura que só direciona a riqueza para aqueles que já possuem a maior parte da fatia do bolo, 1% da população mundial concentra metade de toda a riqueza do planeta; essa concentração só esta aumentando dia após dia. Isso é insustentável, a série de videos demonstra isso e vai além, apresentando um recorte social que discrimina e marginaliza as pessoas pela sua raça, classe ou gênero. Inviabilizando a sua ascensão social, pois aquele que nasce pobre se manterá pobre, aquele que é rico mantém seus privilégios e se enriquece mais. A estrutura inviabiliza a quebra desses ciclos, perpetuando a concentração de renda e elevaçao da desigualdade.
@@felipe741 Então todos estes casos de desemprego e desigualdade segundo suas palavras, são causados pelas próprias pessoas? Você acredita que as pessoas preferem viver na miséria para ganhar doação?
Recentemente vi uma espécie reportagem na netflix onde mostrava assentamentos iguais a esses porém lotados de pessoas brancas, e elas botavam a culpa no governo que favorecia os negros, acho que seria interessante que nesse episódio tivesse mostrado isso também. Mas parabéns pelo trabalho, muito informativo.
A melhor resposta para a desigualdade é os pobres escolherem e decidirem não ter filhos como fazem milhões de italianos, chineses, alemães, brasileiro, americanos. Assim evitará a perpetuação da miséria e sofrimento no próprio ramo familiar... Como disse Gandhi, seja você a pequena mudança que deseja no mundo.. perpetuação de miséria e sofrimento é um escolha individual e começa em cada família.
Eu vivo em Johanesburgo , realmente a pobreza é de doer , nas ruas as pessoas que passam por dificuldade não pedem dinheiro eles pedem comida , é muito triste
@@d.d.s.g.l9945 primeiramente nem sei se você já esteve na África ou vive nela para vir me atacar mas pelo menos eu faço algo para ajudar as pessoas e eu sou brasileira você deveria estudar e se informar melhor que Joanesburgo e muitos países da África do Sul é um desastre econômico devido à corrupção política assim como aqui no Brasil não venha dizer asneiras vá se informar e por mais que a população de Johanesburgo sejam muito gentis, uma grande parte da populacao com indice abaixo da pobreza , infelizmente sao de pessoas preguiçosas e não gostam de plantar ou trabalhar ... tenho amigos que tem projeto para ensinar e incentivar as pessoas a plantar Então vai estudar e não fale m**** por favor ......Então você faz algo para ajudar alguém ou a você mesmo ? ou é um desses mimizentos de internet ......eu nem tenho paciência mas vou dar uma dica para você vai estudar espanda seus conhecimentos e antes de querer culpar ou julgar alguém q vcnem conhece, olhe no espelho e o veja o que você faz para melhorar o mundo ....você recicla o lixo da sua casa ?o que você faz ? ai que droga de pessoa assim..... por isso o mundo não anda para frente .. já Participei de muitos projetos e não preciso dizer aqui nem provar nada para você apenas acho que você é mal informado que nem deve saber no mapa onde fica a África
@@sabrinabrasilio9603 lol eu sou mais africano que você,e a África do Sul é um desastre muito por conta da sua política de multiculturalismo com brancos
Entendo que esses psicopatas que detem o poder não tem empatia pelos mais pobres. Mas será que é muita ilusão querer um mundo onde TODOS poderiam viver felizes e em paz? Pra quê tantas guerras? Qual é a graça de fazer pessoas sofrerem? Qual é a graça em ver pessoas morrendo de fome e sede? Por mais que existam explicações,eu jamais irei me conformar.
Da pra ver regiões iguais a essa em quase toda cidade brasileira, larga teu celular e vai pra regiões remotas das cidades. Fronteiras com rios, lagos e campos, sempre tem uma comunidade vivendo no barro. Acredito que tenha muito mais pobreza assim que nas favelas do próximo episódio.
eu só estou triste da maneira bárbara que eles decidiram mostrar ao mundo que estão descontente com sua pobreza, matando todos os estrangeiros residentes ou não, pois se fosse assim, nós os Angolanos também sofremos muito, muita pobreza isso e muito mais, mas nem por isso estamos registam-se ataques de xenofobia aqui no nosso país. Olho pra eles e nao sinto mais pena por isso, principalmente quando vi um vídeo de crianças a serem queimadas depois de serem agredidos. Meu coração partiu-se aos pedaços e eu que nunca mais pensei em orar, sentí-me na necessidade de o fazer. Foi muito mais triste para mim que esse documentário. Desculpem mas doeu-me ao ver aquele vídeo.
Corrupção sugando o país, instituições corrompidas , tudo isso resultou tal situação. Não adianta colocar culpa no passado, África do Sul é um país com uma infraestrutura que pode ser comparável ao primeiro mundo, depois que um empresário subiu ao poder em 2018, acho que as questões vão começar a mudar.
Nelson Mandela nunca entendi o pq de colocar ele no pedestal se ele não melhorou em nada na qualidade de vida dos sul africanos. Aumentou ainda mais o ódio, a pobreza e miseria.
Lembrando que remoções forçadas dos grandes centros urbanos para as periferias também existiram em vários momentos da história do Brasil, principalmente durante a ditadura militar! Assim nasceram as favelas de hoje.
Haiti só piorou a situação deles, se não tivessem matado os colonos e afastado capital estrangeiro, seriam uma jamaica com idh elevado, ou até mesmo uma bahamas . Mas quiseram matar tudo e se isolar
@@luisfelipedossantoslopes-9516 O racismo é praxe... Piorou pq não aceitam esse tipo de busca de autonomia.. Pode ser uma jamaica, uma bahamas mas só na condição de miseráveis... Engraçado como a barbárie da escravidão e do genocídio dos negros na história não causa indignação, não é mesmo...
@@dialetoartesvisuais504 Jamaica tem idh de 0,730 , expectativa de vida de 75 anos, é violenta igual algumas cidades do México e brasil . Só que a pobreza extrema mal chega aos 20% da população . data.worldbank.org/country/jamaica Haiti depois da revolução = miséria, ditaduras, corrupção, idh baixo, miséria absoluta. Jamaica , Bahamas , Barbados ESTÃO LONGE de ser miseráveis, quem dera se países miseráveis tivessem os atributos sociais deles, o mundo seria um lugar bem MELHOR.
@@luisfelipedossantoslopes-9516 a frança isolou o Haiti por muito tempo não podia comercializar com ninguém .república dominicana era Haiti também separou e mudou o nome
Como que os brancos ricos não se sentem mal por estarem de boas jogando na praia enquanto tem um monte de gente que não tem nem saneamento básico? Como?!
Como acreditar que todos tem direitos e deveres iguais diante toda essa desigualdade? E na Africa do Sul desde do fim do Apartheid, os negros sempre irão eleger seu representante, mas até hoje pouco fizeram pra diminuir toda essas mazelas.
Como pode dar certo um país com duas populações diferentes, QIs médios totalmente diferentes, culturas diferentes, hábitos diferentes? Vai sempre um lado tentar dominar o outro.
Eles vivem com um governo que não governa para eles. Isso é completamente irregular, não tem nenhuma justificativa plausível que não envolva a maneira primitiva, insana e doentia que o racismo se manifesta nas pessoas, fazendo com que essas ignorem o sentido de igualdade. Como pode haver vias para o desenvolvimento humano se existe, ainda tão viva, a cultura preconceituosa que a elite doente perpetua? Vendo a vida que essa gente leva, eu não consigo imaginar a qualidade de vida de pessoas residentes em países governados por governos ainda mais corruptos e forçadamente brancos.
É simples resolver o que é melhor. Vamos dividir o Brasil em dois. Cada lado vai ficar com metade do litoral, metade da Amazônia e metade das indústrias e terras produtivas. Um dos lados vai ser comunista. Vai ser governado pelo PT. O Outro vai continuar com Bolsonaro, Paulo Guedes e Moro. Em Dez anos agente vê que vais estar rico e quem vai estar comendo cachorro.Comunismo nunca vai funcionar, pois não posso dar ao burro, incompentente e vagabundo o mesmo valor do inteligente, competente e trabalhador.
@@polemicasbiblicas quem é você pra determinar quem é burro, incompetente e vagabundo ou quem é inteligente, competente e trabalhador??? Aliás, defina o que são essas coisas, porque é um conceito muito vago e raso ficar julgando as pessoas por rótulos tão obtusos. Oportunidades devem ser dadas igualmente a TODOS sem distinção. Seus ídolos nazi-fascistas estão destruindo a Amazônia, entregando as empresas nacionais pros gringos, desmantelando a educação e acabando com o pouco bem-estar social do Brasil conquistado a tão duras penas. Com o governo do PT tínhamos pleno emprego e diminuíamos a desigualdade social. Desde que a direita inconformada começou a boicotar o governo petista e a sangrar o país até derrubar uma presidente eleita que o inferno não passou mais. E com o Bozo isso só tem se acentuado. Até que ponto do fundo do poço teremos de chegar para que vcs percebam a MERDHA que vcs fizeram botando um demente no poder?
@@gabrielp.262 vc sabe que na década passada, a China crescia muito, e comprava muitas commodities né ?? o Brasil apenas foi na onda, e olha a merda que tua presidanta nos colocou, quando maquiou as contas públicas e fudeu a economia intervindo e olha que aquela filha da puta era economista
Deveriam quando fizeram a revolução ter tirado metade dos bens de todas famílias brancas e feito um fundo de ajuda aos negros. Claro que é fácil dizer mas deveria ter sido feito
Esse video,não traz a realidade sul africana,eu moro perto e sei oque estou a falar,para terem ideia la o estado apoia até os orfãos,viuvas etc,e nem todo pobre está nessas condições,Africa do sul é um dos países mais ricos d Africa,por isso que tem la muitos estrangeiros a trabalhar,Brasil é pobre que Africa do sul,para mim este canal só quer audiência,não constitui a verdade,eu tenho ido varias vezes para la, gostam muito de fazer com Africa há essa pobreza toda. Outra vez disseram que Moçambique é tão pobre a ponto de comer larva. Eu sou de Moçambique,familia humilde e nunca comi larva e conheço vários tipos de queijo.
@@d.d.s.g.l9945 disso não sei,mas Africa do sul é um dos países mais ricos de Africa,alias nigerianos emigram pra la,fazem negócios e trafico na Africa do sul,por tanto irei pesquisar se realmente Nigéria é rica assim
Gostou desse vídeo? Para mais notícias, documentários, entrevistas e análises, clique aqui e siga o canal da Folha no TH-cam: goo.gl/EBg4ag
Excelente trabalho. Triste realidade.
Muito bom! Vou passar para os meus alunos do 9º ano para fazermos algumas reflexões, estamos trabalhando neste bimestre sobre o continente africano.
Renato Ponciano de Brito 👏👏
Geografia?
Mc Nefasto sim!
Ótimo, por mais professores assim. Tive um professor maravilhoso de história em um cursinho privado que abriu meus olhos.
@@ch7428 ou seja doutrinado
A sena que mais marcou foi a imagem da diferença entre as moradias dos ditos "nativos" e os ricos, de maioria branca. E como a nossa realidade não é muito diferente da deles. Vivemos um aparteid disfarçado.
Sena do brasil il il il
A realidade não é bem assim,sul africanos tem melhores condições que essas que mostram nesse video.
@@ediliocovele514 quais sul africanos ? A minoria branca ou a maioria negra ?
@@roniconceicaoconceicao.4981 ambos...
@@ediliocovele514 garanto que a minoria branca não compartilha sa miséria sul africana.
assisti 4 minuto e ja to numa bad do caralho.
i...Joe
Man a África do Sul é o mais pesado de todos que eu vi até Agora!
Esse é o mundo em que vivemos.
Esta série é excelente. Parabéns
Caracas... de todas as outras reportagens que assisti dessa série, essa foi a que mais de deixou triste. Esse é o mundo melhor que estamos criando?
não só deixa triste, mas dói, marca, e nos limita enquanto seres-humanos. A maldade, ainda que exista em qualquer parte do mundo, também nos afeta, e de alguma forma também é nossa culpa. Devemos fazer o que for preciso ser feito para que o mundo melhore, e não simplesmente abaixar a cabeça e aceitar qualquer condição que nos foi apresentada.
Parabéns para a Folha,nem Tv aberta não faz esse tipo de trabalho sobre a desigualdade, q deve continuar a ser um problema na humanidade.
Estive lá e vi de perto, fiquei em muitos momentos extremamente triste!! O apartheid continua e nada é tão evidente e revoltante quanto desigualdade nada supera está evidência, nem a beleza do lugar ou a receptividade e resiliência do seu povo negro que é incomensurável.
Caí aqui de para-quedas e fiquei chocado.
Também fiquei hoje a saber o porquê de Bolsonaro não gostar da Folha.
Uma só pergunta, como é possível este mar de desigualdades num país também ele tão rico?!
Quandos os pobres descobrirem o poder que têm juntos, os ricos que se cuidem.
KKK pobre é e sempre será, massa de manobra.
Olhe o governo que ta no poder amigo . Quem colocou ele la foram os pobres ....
@@FernandoSilva-tc2nn Você confirmou o que eu escrevi.
Tem muita mentira na folha. Sim na Coreia do Sul tem muito pobre. Mas. Antes do capitalismo malvadão quase 100℅ do povo era pobre.
Quando os pobres descobrirem o poder que tem. Vão parar de votar em esquerdistas ⚡➡
Que documentário forte! Parabéns à folha pela qualidade do conteúdo. É muito frustrante ver que depois de 30 anos as pessoas ainda vivem o apartheid na pele como antes. Me revolta o partido do Mandela depois de tanta luta ter se tornado tão corrupto! Que haja esperança para o povo Sul africano 🙏🏾
Um nasce com uma fortuna herdadada do pai,estuda nos melhores colegios do mundo,tem todo o necessario pra se desenvolver saudavel,é só investir o dinheiro e viver a vida facil
O outro nasce em um lugar fudido,sem banheiro,quase nao tem comida pra comer,escola é luxo
Meritocracia?
Essa é a desigualdade e as diferenças gritantes que o discurso meritocrático esconde !!! Prestem atenção nas pessoas e instituições que emitem esse discurso!!!!
Só li verdades
Se o seu governo mandela nao tivesse investido em fazer uma limpesa etinica o pais estaria melhoe
Pois é. Tem que ser muito burro ou mal intencionado para acreditar em meritocracia.
Na realidade os problemas vão além de todo esse discurso . De todos os documentarios esse da África até agora é mais o mais pesado . Porém vemos que a estrutura da desigualdade é igual em todos os países tem básicamente as mesmos elementos. Mudam as culturas o acesso a informação e o envolvimento dos lesados. Mas na África tem o elemento aparthaide um engenharia de massa para justamente inibir e coibir a ascensão de um povo de uma raça inteira
A Africa do Sul é um pais emergente do terceiro mundo muito rica parece muito com o Brasil sua distribuição de renda e terrível e pavorosa
S
Pior que o Brasil
@@rodrigovonkluge4280 mas algumas cidades Sul africanas são mais bonitas que algumas brasileiras
A África do Sul não é emergente, é decadente, no início dos anos 60 quando o banco mundial começou a fazer as medições a África do Sul estava entre os 30 países mais ricos do mundo em PIB per cápita, hoje já não está nem mais entre os 100 primeiros
@@rafaeldcarmo África do Sul ainda continua sendo um mercado emergente...
Toda vez que termino de assistir um vídeo dessa série, me pergunto 'Onde iremos parar?' Perplexo.
É difícil até pra falar alguma coisa....você não respira de tanta desgraça....Que mundo é esse que vivemos?
O mundo sempre foi assim. Lembre-se que um dia fomos caçadores coletores, a vida do sapiens sapiens sempre foi dura.
Não estou sendo conivente com isso, obviamente, também acho que podemos oferecer o progresso a todos, mas é sempre bom lembrar que durante mais de 100 mil anos a espécie sapiens sapiens viveu na extrema pobreza com expectativa de vida de 30 anos. Em 1900 a expectativa de vida no Brasil era 33 anos.
@@femorelli Se verdadeirente estamos avançando como seres humanos, não devemos aceitar a desgraça alheia como mera consequência da nossa existência... Seria uma forma fria de dizer que não podemos fazer nada quanto a isso, e assim deixarmos nossa consciência mais tranquila...
@@Souza-yg5xm leia novamente o que eu escrevi, acho que não entendeu :)
@@femorelli Acho que você razão sobre a minha interpretação acerca do que você escreveu...eu não consigo fazer relação entre as dificuldades enfrentadas pelo homo sapiens e a miséria africana, ou mesmo a brasileira...talvez eu seja um sonhador...pois quando observo os dados mostrando a Africa do Sul com os 10% mais ricos abocanhando 65% de toda renda do país...Acredito que dá pra tirar muita gente da miséria sem ter que relacionar essa miséria com as dificuldades enfrentadas pelo homo sapiens...
@Sheldon precisam estudar mais biologia e menos ciências sociais hehe
Excelente reportagem. Melhor da série até agora.
Excelente documentário!
Parabéns
Gente que série maravilhosa , tô muito apaixonada , tô compartilhando com todo mundo ...aguado o capítulo do Brasil!
Sem muitos comentários sobre esta série além de dizer que é excelente e fruto de um trabalho de altíssima qualidade. Parabéns e que outras séries venham a ser feitas.
Meu Deus. Que mundo é esse.
O que a de errado com os ser humano?!! Ignorando vidas como se fosse bicho. A desigualdade é gritante. Que vergonha desses brancos que tem coragem de apoiar, de se conformar, e de não compartilharem ou busca o quanto conseguessem dos negros para "seu lado". O racismo e o poder na mão dos egoístas.
Meu Deus alguma coisa precisa ser feita!!! Essa matéria foi uma das que mais impactantou. O que podemos fazer para ajudar???? O racismo tem que acabar!!! Chega!!!
Excelente decomentario.
Parabéns.
Pena existir tanta desigualdade.
Foi o capítulo que mais me deixou triste.
South Africa ❤️🇿🇦
Abraços Portuga ❤
Documentário fantástico!
E realmente ao andar por regiões centrais de Cape Town, parece ser um país de primeiro mundo, ou melhor, um país europeu, 90% de pessoas brancas andando em carros caros.
Tenho vontade de ir. Li numa reportagem aqui mesmo da Folha dizendo que 10% é população branca. Você se sentiu seguro lá?
@@RafaFerrer fui a intercâmbio, então fiquei num bairro chamado District 6(Zonnebloem), que é um bairro de etnias misturadas. Mas 2 KM do centro.
Basicamente na orla, é mais seguro que qualquer lugar do Brasil, é muito voltado para o turista europeu.
Mas no geral em outras partes(como no centro) é igual ao a andar numa capital brasileira como SP em termos de segurança, andar mais atento para não perder celular e carteira e a noite evitar andar sozinho. E tem muitos pedintes chatos na rua do centro, mas como disse é chocante a diferença de andar no centro ou em bairros como District 6 para bairros na orla e próximos ao Waterfront, parece outro país, inclusive você nota realmente que ainda existe um apartheid intrínseco e não oficial, afinal é recente e acredito que levará décadas para superar isso.
Mas recomendo muito ir lá, eu mesmo pretendo voltar. É uma cultura muito rica, tem várias etnias e idiomas misturados no país e até mesmo na mesma cidade(4 em Cape Town) e a coisa funciona bem em termos de comunicação, e é uma belíssima cidade cheia de atrações (natural, cultural e lazer), vale muito a pena conhecer.
@@FHALNIEZI Legal. E johannesburgo, vc foi? To querendo ir pra África do Sul em janeiro
@@RafaFerrer Não entendi direito esse seu comentário!
@@ideiaspoliticassolucoes3277 pode especificar?
Essa série é um trabalho maravilhoso de uma equipe extremamente competente. Muito obrigado a todos os envolvidos neste trabalho.
Uma frase da música do cazuza p retratar toda essa situação ,"dias sim,dias não eu vou sobrevivendo sem um arranhão da caridade de quem me detesta"...
Folha, sua linda! Mais uma vez: parabéns por essa série tão dura e importante.
Parabéns Folha, trabalho fantástico dessa série.
Excelente documentário. Folha e Uol sempre se superando.
Triste ..muito triste ver tanta desigualdade no mundo!
Excelente trabalho, impossivel não chorar ao final
Pobreza= violência e doença. Até quando, quando aprenderemos?.
Maria Tereza de Oliveira até quando o capitalismo perpetuar como modo de produção
Sensacional, doc excelente.
Excelente trabalho! Assim que vejo o Brasil, num futuro bem próximo. Muito triste!
O mundo todo e um caos
Infelizmente uma parte grande do mundo vive numa situação de desespero e indignidade humana.
Outra parte ostenta riqueza e opulência, sem receio de chocar e ofender aqueles que não têm o mínimo para sobreviver.
As pessoas deveriam ler e pesquisar mais a fundo a história do Apartheid na África do Sul e Namíbia antes de saírem rotulando as coisas como socialismo e capitalismo.
Onde haver um corrupto, um controlador ou um ''por mim e para mim'' no poder, não importa o regime político, sempre existirá desigualdade.
muito bom. Já compartilhei com meus professores.
Parabéns TV Folha! Ótimo trabalho
O BR é Exatamente igual. Nos últimos anos a população mais pobre aqui ficou desempregada e perdeu renda e o 1% mais rico nesse mesmo período viu a renda crescer 10% da para explicar nosso povo parado e abobalhado? Ver o RJ se decompor em violência, o norte e o nordeste era para todos outros estados pararem, as favelas e desigualdade em SP era para todos os estados pararem ou seja os Bazucas pararem! AFINAL SOMOS a 8° economia do Mundo mas com 70% da população trabalhando no almoço para pagar a janta e mais 20% sem se quer ter essa oportunidade, e o pior conformados com isso. Triste. #AfricaVive #BrasilVive só esperança que respira em aparelhos os últimos 10 anos mostraram que não somos capazes de mudar NADA
muitos desafios, dores e situações são bem familiares, como pessoa negra te digo, somos pessoas, temos sonhos. Só queremos ter acessos e oportunidades iguais
Africa do Sul é um Brasil da vida pelo que puder notar. Com racismo, apartheid (no Brasil tb há) e muita, muita desigualdade e miséria.
Sintoma BRICs, cheio de "castas", democracia frágil e extremamente burocráticos, com o funcionalismo público inchado.
Ė de impressionar!
Parabéns Folha. Excelente série de reportagens. Infelizmente as pessoas desconhecem as origens da desigualdade e acham que existem vagabundos demais que nao conseguem se inserir na sociedade.
O que eu sempre fiquei me perguntando é: se essas pessoas estão na miséria, sem esperanças de um futuro digno em um país onde o sistema só joga contra eles, como é que essas pessoas ainda teimam de por filhos no mundo??? Se já não há comida (que é o mínimo!) suficiente nem para eles, ainda põem mais gente para sofrer as mesmas coisas ou mais que eles? Para mim não faz o menor sentido.
Do mesmo jeito que uma muçulmana uma vez respondeu a uma entrevista “eu dou a luz a vida e não a opressão”
Típica frase de lacração. Para ganhar aplausos e só. Racionalmente não faz o menor sentido prático: "eu dou a luz a vida e não a opressão", se tivesse alguém ou algo oprimindo não teriam direito de parir, ou no termo usado por ela, 'dar a luz'. E se balizando apenas por esse pensamento, "foda-se as necessidades da criança, o que importa é eu fazer o que quero: meu corpo, minhas regras. Se ela passar fome o problema é dela." E isso responde minha pergunta do porquê o mundo estar tão cheio de miseráveis.
Estou nos 5 minutos do video e estou revoltado, que coisa triste
Desigualdade e pobreza são estados naturais.
Inexiste e jamais haverá canetada ou boas intenções que mudem isso.
O que pode mudar é liberdade, disciplina, estudo e trabalho qualificado... E tempo, e não é pouco.
Foi assim que Singapura, Panamá e Coreia do Sul avançaram, por ex... E no sentido oposto, confiando em estatistas, países como Venezuela e Argentina sucumbiram.
No caso sul africano, tal como o Brasil, não tem como se desenvolver em níveis europeus tão cedo ... E possivelmente nem vai ter.
Que o país do penta se endireite e desestatize mais em outubro.🇧🇷⛪🇧🇷
Só há um rico que se fez pobre pra salvar os pobres, Jesus.
We suffer just by watching these videos!!!
Ai eu pergunto, o capitalismo deu certo para quem?
Você defende comunismo?
@@kildarealeksander5209 Se você entender que comunismo é distribuiçao de renda e combate à desigualdade, então sim. Pois vivemos em uma estrutura que só direciona a riqueza para aqueles que já possuem a maior parte da fatia do bolo, 1% da população mundial concentra metade de toda a riqueza do planeta; essa concentração só esta aumentando dia após dia. Isso é insustentável, a série de videos demonstra isso e vai além, apresentando um recorte social que discrimina e marginaliza as pessoas pela sua raça, classe ou gênero. Inviabilizando a sua ascensão social, pois aquele que nasce pobre se manterá pobre, aquele que é rico mantém seus privilégios e se enriquece mais. A estrutura inviabiliza a quebra desses ciclos, perpetuando a concentração de renda e elevaçao da desigualdade.
Pra quem trabalha e produz algo de útil, dá certo. Pra quem não faz nada e espera doação dos outros realmente não dá não.
@@Guilherme-cd6fk Não é preciso comunismo, que é repudiado pela sociedade, para distribuir renda e combater desigualdades.
@@felipe741 Então todos estes casos de desemprego e desigualdade segundo suas palavras, são causados pelas próprias pessoas? Você acredita que as pessoas preferem viver na miséria para ganhar doação?
Recentemente vi uma espécie reportagem na netflix onde mostrava assentamentos iguais a esses porém lotados de pessoas brancas, e elas botavam a culpa no governo que favorecia os negros, acho que seria interessante que nesse episódio tivesse mostrado isso também. Mas parabéns pelo trabalho, muito informativo.
A melhor resposta para a desigualdade é os pobres escolherem e decidirem não ter filhos como fazem milhões de italianos, chineses, alemães, brasileiro, americanos. Assim evitará a perpetuação da miséria e sofrimento no próprio ramo familiar... Como disse Gandhi, seja você a pequena mudança que deseja no mundo.. perpetuação de miséria e sofrimento é um escolha individual e começa em cada família.
Grandes fortunas para poucas empresas!!
PROXIMO EP ARGENTINA
Seria entereçante
Sem comentários.
Eu vivo em Johanesburgo , realmente a pobreza é de doer , nas ruas as pessoas que passam por dificuldade não pedem dinheiro eles pedem comida , é muito triste
Igual no Brasil
a desgraça da africa do sul é por pessoas como voçe,por que voçes nao voltam para a europa?
@@d.d.s.g.l9945 primeiramente nem sei se você já esteve na África ou vive nela para vir me atacar mas pelo menos eu faço algo para ajudar as pessoas e eu sou brasileira você deveria estudar e se informar melhor que Joanesburgo e muitos países da África do Sul é um desastre econômico devido à corrupção política assim como aqui no Brasil não venha dizer asneiras vá se informar e por mais que a população de Johanesburgo sejam muito gentis, uma grande parte da populacao com indice abaixo da pobreza , infelizmente sao de pessoas preguiçosas e não gostam de plantar ou trabalhar ... tenho amigos que tem projeto para ensinar e incentivar as pessoas a plantar Então vai estudar e não fale m**** por favor ......Então você faz algo para ajudar alguém ou a você mesmo ? ou é um desses mimizentos de internet ......eu nem tenho paciência mas vou dar uma dica para você vai estudar espanda seus conhecimentos e antes de querer culpar ou julgar alguém q vcnem conhece, olhe no espelho e o veja o que você faz para melhorar o mundo ....você recicla o lixo da sua casa ?o que você faz ? ai que droga de pessoa assim..... por isso o mundo não anda para frente .. já Participei de muitos projetos e não preciso dizer aqui nem provar nada para você apenas acho que você é mal informado que nem deve saber no mapa onde fica a África
@@luciosales7451 Com certeza é pior que o Brasil
@@sabrinabrasilio9603 lol eu sou mais africano que você,e a África do Sul é um desastre muito por conta da sua política de multiculturalismo com brancos
Bom, se existir mesmo esse negócio de outra vida, eu já decidi. Não quero voltar mais. Não vale a pena está aqui.
Entendo que esses psicopatas que detem o poder não tem empatia pelos mais pobres.
Mas será que é muita ilusão querer um mundo onde TODOS poderiam viver felizes e em paz?
Pra quê tantas guerras? Qual é a graça de fazer pessoas sofrerem? Qual é a graça em ver pessoas morrendo de fome e sede?
Por mais que existam explicações,eu jamais irei me conformar.
Da pra ver regiões iguais a essa em quase toda cidade brasileira, larga teu celular e vai pra regiões remotas das cidades. Fronteiras com rios, lagos e campos, sempre tem uma comunidade vivendo no barro.
Acredito que tenha muito mais pobreza assim que nas favelas do próximo episódio.
Realidade do mundo do negro na afica do sul ...Ótima reportagem triste realidade
isso era p/ passar no globo repórter, e não aquelas besteiras p/ turista ver.
Antigamente, era um dos países mais ricos do mundo, agora é o que se vê.
Perguntem a VCS mesmo porquê.o que mudou entretanto..
Realidade terrível!!!
eu só estou triste da maneira bárbara que eles decidiram mostrar ao mundo que estão descontente com sua pobreza, matando todos os estrangeiros residentes ou não, pois se fosse assim, nós os Angolanos também sofremos muito, muita pobreza isso e muito mais, mas nem por isso estamos registam-se ataques de xenofobia aqui no nosso país. Olho pra eles e nao sinto mais pena por isso, principalmente quando vi um vídeo de crianças a serem queimadas depois de serem agredidos. Meu coração partiu-se aos pedaços e eu que nunca mais pensei em orar, sentí-me na necessidade de o fazer. Foi muito mais triste para mim que esse documentário. Desculpem mas doeu-me ao ver aquele vídeo.
e verdade!!eles vivem com odio e rancor devido ao apartheid e sao piores que o governo
Vamos para de reclamar da vida é orar para que um dia todos possam ter uma vida com dignidade muito triste ver essas situações em pleno 2019
Corrupção sugando o país, instituições corrompidas , tudo isso resultou tal situação. Não adianta colocar culpa no passado, África do Sul é um país com uma infraestrutura que pode ser comparável ao primeiro mundo, depois que um empresário subiu ao poder em 2018, acho que as questões vão começar a mudar.
Minha única pergunta é:
Será que os caras vão fazer a reportagem e não deixam uma grana pra galera que tá passando necessidades?
VAi entra pro livro.
O que aconteceu com o outro upload?
Esse doc é uma produção da própria TV folha?
Nelson Mandela nunca entendi o pq de colocar ele no pedestal se ele não melhorou em nada na qualidade de vida dos sul africanos. Aumentou ainda mais o ódio, a pobreza e miseria.
😭😭😭😭😭
Lembrando que a África do Sul TB tem muitas áreas ricas além do mais ele fica em uma área muito pobre e este país ainda tem uma média condição
O Brasil também tem muitas áreas ricas, mas vai ver como é a condição da maior parcela da população.
o desemprego n africa do sul chega aos 36%
Não vejo a Black live aí fazendo barulho pra esse problema onde milhões de pessoas estão sofrendo
O que está a acontecer? A população tem que trabalhar mais e justificar menos, e só assim é que se avança. Onde estão os patriotas? Que tristeza...
Tá aí o resultado de um estado em que manda em tudo.
Menos estado mais liberdade!
5:22 - 5:45
Onde mais isso aconteceu?
Na casa do caralho
Brasil
Lembrando que remoções forçadas dos grandes centros urbanos para as periferias também existiram em vários momentos da história do Brasil, principalmente durante a ditadura militar! Assim nasceram as favelas de hoje.
Alguém sabe de quem é a música que inicia aos 2:50 min?
Oi, é Ngwana O Ya Lela · Philip Tabane & Malombo.
@@marianagoularth Bahh mulher! Muito Obrigado mesmo!
Se tivesse contêiner e cestos de lixo, as pessoas continuariam a jogar seus dejetos no chão.
Eu não queria assistir ao vídeo, mas sou eu ali.
Ainda é preciso uma revolta Hatiana na Africa do Sul e no Brasil, mansos nunca mudaremos esta realidade perversa...
Haiti só piorou a situação deles, se não tivessem matado os colonos e afastado capital estrangeiro, seriam uma jamaica com idh elevado, ou até mesmo uma bahamas . Mas quiseram matar tudo e se isolar
@@luisfelipedossantoslopes-9516 O racismo é praxe... Piorou pq não aceitam esse tipo de busca de autonomia.. Pode ser uma jamaica, uma bahamas mas só na condição de miseráveis... Engraçado como a barbárie da escravidão e do genocídio dos negros na história não causa indignação, não é mesmo...
@@dialetoartesvisuais504 Jamaica tem idh de 0,730 , expectativa de vida de 75 anos, é violenta igual algumas cidades do México e brasil . Só que a pobreza extrema mal chega aos 20% da população .
data.worldbank.org/country/jamaica
Haiti depois da revolução = miséria, ditaduras, corrupção, idh baixo, miséria absoluta.
Jamaica , Bahamas , Barbados ESTÃO LONGE de ser miseráveis, quem dera se países miseráveis tivessem os atributos sociais deles, o mundo seria um lugar bem MELHOR.
@@luisfelipedossantoslopes-9516 a frança isolou o Haiti por muito tempo não podia comercializar com ninguém .república dominicana era Haiti também separou e mudou o nome
Como que os brancos ricos não se sentem mal por estarem de boas jogando na praia enquanto tem um monte de gente que não tem nem saneamento básico? Como?!
Até qdo o dinheiro valerá mais que a vida?
É um país que se assemelha muito com os EUA, só que bem mais complexo.
Que nojo esses banheiros
O apartheid é horrível mas era muito melhor quando era governado pelos afrikaners, a SA se tornou mais um país miserável na África.
Melhor pra quem? Pra vc que é branco? Ah pois é
eles continúa gobernado,e país deles horas)como gostaria que meu pais fose governado por afrikaners
África do sul tá longe de ser miserável , se você considera miserável, pode colocar o Brasil no mesmo patamar, porque a diferença não é muita não.
Como acreditar que todos tem direitos e deveres iguais diante toda essa desigualdade?
E na Africa do Sul desde do fim do Apartheid, os negros sempre irão eleger seu representante, mas até hoje pouco fizeram pra diminuir toda essas mazelas.
Tem que mostrar essa realidade de Cuba,Coréia do Norte,Venezuela,Rússia,Honduras,etc.
"uhum viva mandela"
Como pode dar certo um país com duas populações diferentes, QIs médios totalmente diferentes, culturas diferentes, hábitos diferentes? Vai sempre um lado tentar dominar o outro.
Voltando aqui depois da onda de protestos e saques devido a condenação de Jacob Zuma...
Eles vivem com um governo que não governa para eles. Isso é completamente irregular, não tem nenhuma justificativa plausível que não envolva a maneira primitiva, insana e doentia que o racismo se manifesta nas pessoas, fazendo com que essas ignorem o sentido de igualdade. Como pode haver vias para o desenvolvimento humano se existe, ainda tão viva, a cultura preconceituosa que a elite doente perpetua? Vendo a vida que essa gente leva, eu não consigo imaginar a qualidade de vida de pessoas residentes em países governados por governos ainda mais corruptos e forçadamente brancos.
mas faltava apresentar a parte pobre dos brancos, isso é desigualdade pha, aparte dos bairros pobre não apresentaram porque?
ta na internet , só que é poucos , cerca de 40 mil brancos pobres vivendo em condições ate piores
Colônia de exploração né fazer o q
A desigualdade é a pior praga que pode assolar uma nação. Infelizmente, para nós, cidadãos da periferia do capitalismo, essa é a realidade.
É simples resolver o que é melhor. Vamos dividir o Brasil em dois. Cada lado vai ficar com metade do litoral, metade da Amazônia e metade das indústrias e terras produtivas. Um dos lados vai ser comunista. Vai ser governado pelo PT. O Outro vai continuar com Bolsonaro, Paulo Guedes e Moro. Em Dez anos agente vê que vais estar rico e quem vai estar comendo cachorro.Comunismo nunca vai funcionar, pois não posso dar ao burro, incompentente e vagabundo o mesmo valor do inteligente, competente e trabalhador.
@@polemicasbiblicas quem é você pra determinar quem é burro, incompetente e vagabundo ou quem é inteligente, competente e trabalhador??? Aliás, defina o que são essas coisas, porque é um conceito muito vago e raso ficar julgando as pessoas por rótulos tão obtusos. Oportunidades devem ser dadas igualmente a TODOS sem distinção. Seus ídolos nazi-fascistas estão destruindo a Amazônia, entregando as empresas nacionais pros gringos, desmantelando a educação e acabando com o pouco bem-estar social do Brasil conquistado a tão duras penas. Com o governo do PT tínhamos pleno emprego e diminuíamos a desigualdade social. Desde que a direita inconformada começou a boicotar o governo petista e a sangrar o país até derrubar uma presidente eleita que o inferno não passou mais. E com o Bozo isso só tem se acentuado. Até que ponto do fundo do poço teremos de chegar para que vcs percebam a MERDHA que vcs fizeram botando um demente no poder?
@@polemicasbiblicas tu é tão inteligente que diz que PT é comunismo. Por essa inteligencia que tu apoia Bolsonaro boca de côco
@@gabrielp.262 mais demente que a Dilma, impossível
@@gabrielp.262 vc sabe que na década passada, a China crescia muito, e comprava muitas commodities né ?? o Brasil apenas foi na onda, e olha a merda que tua presidanta nos colocou, quando maquiou as contas públicas e fudeu a economia intervindo e olha que aquela filha da puta era economista
O capitalismo liberal não vê o ser humano, só enxerga o lucro. O ideal seria a socialização desse capital. MUITO TRISTE.
O Presidente é negro, o q ele faz para melhorar a vida do seu povo ... Nada, melhora a dele e de seus agregados.
Deveriam quando fizeram a revolução ter tirado metade dos bens de todas famílias brancas e feito um fundo de ajuda aos negros. Claro que é fácil dizer mas deveria ter sido feito
Gente da nomes aos bois, isso não é desigualdade isso e racismo, entendeu, racismo!!
VIVA AOS AFRICÂNER!
Esse video,não traz a realidade sul africana,eu moro perto e sei oque estou a falar,para terem ideia la o estado apoia até os orfãos,viuvas etc,e nem todo pobre está nessas condições,Africa do sul é um dos países mais ricos d Africa,por isso que tem la muitos estrangeiros a trabalhar,Brasil é pobre que Africa do sul,para mim este canal só quer audiência,não constitui a verdade,eu tenho ido varias vezes para la, gostam muito de fazer com Africa há essa pobreza toda.
Outra vez disseram que Moçambique é tão pobre a ponto de comer larva.
Eu sou de Moçambique,familia humilde e nunca comi larva e conheço vários tipos de queijo.
nigéria é o país mais rico do continente africano
@@d.d.s.g.l9945 disso não sei,mas Africa do sul é um dos países mais ricos de Africa,alias nigerianos emigram pra la,fazem negócios e trafico na Africa do sul,por tanto irei pesquisar se realmente Nigéria é rica assim
@@ediliocovele514 a taxa de desemprego na África do Sul é uma das mais altas do continente africano