Eles querem impedir o avanço do Bitcoin. Eles tentaram intervir em El Salvador e impediram a Argentina. Eles estão se cagando de medo do Bitcoin ser adotado por outros países.
Agora sim, Camila de volta, senti falta das reportagens com ela. Admiro a oratória e roteiro que ela utiliza. Com todo respeito aos outros repórteres, mas a Camila é sem igual
Aqui está uma reportagem profissional. É muito difícil simplificar pesquisas acadêmicas para apresentar ao público, mas essa reportagem mostra como deve ser o papel de um repórter profissional. Quer saber sobre o papel do FMI? Não chame o opinador com número de seguidores, mas sim vá atrás de pessoas gabaritadas com dados e que sabem do que falam. Muito bom!
O nome do que a Inglaterra faz com mídia, controle financeiro, etc é psyops. BBC é uma agência de propaganda britânica que geralmente é expulsa dos países que tentam sabotar. Quer saber o que eles farão com o Brasil? Estuda o que veio depois que infiltraram ONGs e ópio na China do século 19. Os "especialistas" também são agentes. Pra Pinheiro, antropologa brasileira que estuda "autoritarismo" nas redes e eleições brasileiras, a Europa deu 11 milhões pra ela supostamente fazer essas pesquisas.
Pra que alguns continuem sendo muito ricos, o dinheiro que não está com eles precisa circular pra aquecer a economia e serem criadas mais riquezas pra eles continuarem sendo muito ricos. Ou seja, fmi querer a redução da desigualdade não é bondade, é ganância mesmo. Os benefícios à sociedade, pra eles, são apenas um "mal necessário".
Já perceberam que minoria, inclusão e diversidade geram riquezas. Empresas, tecnologia e mídia já perceberam novas gerações de riquezas, isso do FMI é só esperteza. Se queimar hoje em dia na internet é muito fácil, ninguém quer!
Parabéns a equipe da BBC, esses vídeos são muito bons e acho bastante acessíveis. CVM (Camila Veras Mota) muito boa pra sintetizar tudo no vídeo. Parabéns
Excelente explicação o Brasil lutou e muito para sair do FMI o fundo monetário Internacional mas, eu acho que o fundo monetário Internacional somente mudou de estratégia.
Muito bom o vídeo. Só uma ressalta aqui, o fmi age como um banco que empresta dinheiro a países, nesse caso é esperado do banco que existam algumas garantias que a dívida vai ser paga. Então ele não estaria fazendo nada muito absurdo, além do que os bancos já fazem. E ainda fornece empréstimos mais baixos que os bancos tradicionais. É excelente que agora eles estejam financiando projetos sustentáveis, desde que não endividem excessivamente os países tomadores vai ser algo muito bem vindo. Ah, outra coisa. A gente achava ruim o fmi fazer uma série de exigências para mandar os recursos no passado, agora a gente vai ter a China emprestando sem exigir quase nada, mas que vai tomar as obras realizadas nos países em caso de não pagamento (já imaginou a China tomar vários portos importantes de um mesmo país por falta de pagamento? O pessoal ia sentir saudade do fmi).
@@Ópera_66 Não se sustentaria. Vc acha que o planeta tem como suportar tal pressão onde todos tem condições de comprar e trocar tudo? O capitalismo pra funcionar precisa de equilíbrio com sobriedade e não todo mundo conseguindo tudo.
@@Ópera_66 sem um minimo de igualdade nao tem liberdade, e sem um minimo de liberdade nao tem igualdade. E amigo, se a desigualdade for enorme como os pobres terao dinheiro pra comprar o que desejam? Hoje um pobre tem acesso a muitos mais bens de consumo que por ex um nobre da idade media, mas nao estamos felizes, os padroes mudam conforme a sociedade avança. Se hj soh um rico consegue comprar uma ferrari e se daqui a 50 anos o pobre conseguir comprar a mesma ferrari, mas se os ricos possuirem um carro muito melhor, dai o pobre nao será feliz tb. Pobreza e riqueza é um padrao social, se tiver muito mais dinheiro mas a desigualdade for grande, os pobres nao ficarao satisfeitos. Sem contar a imensa destruição ambiental que o excesso de consumo provocaria. Melhor seria um modelo mais equilibrado entre riqueza e igualdade, EUA por ex é bem rico , mas muito desigual, Alemanha, França, Japão acho q possuem um equilibrio muito maior. em paises ricos com ainda mais igualdade como no caso dos paises da escandinavia (suecia, finlandia, etc)pouquissimas pessoas possuem carro proprio, é muito caro ter lah, muita taxação na gasolina e compra do carro, em compensação é extremamente barato o transporte publico, educaçao, saude e politicas sociais excelentes.
Fico até emocionado de ver uma reportagem sobre economia referenciando papers e consultando acadêmicos, em vez de vir com blá blá blá ideológico e retóricas políticas.
Gostei do vídeo, mas faltou trazer um pouco mais da opinião dos críticos a essa nova postura do FMI, que você conta ao final do vídeo. Quem sabe num segundo vídeo sobre este tema.
A miséria estabelecida e reforçada pela crescente desigualdade patrimonial é um câncer para o sistema econômico. Reduzindo a fluidez de câmbio, e alavancando as dívidas
Um dos melhores e mais importantes vídeos deste canal no TH-cam. FMI, cai quem quer. Só tinha conhecimento muito superficial sobre o acordo de Bretton Wood e não sabia que tinha certa ligação com o diabólico Consenso de Washington. Também me esclareceu parte importante do que desembocou no nazismo de Hitler. Neste ponto até me surgiu uma curiosidade: por acaso esta exigência dos EUA pela cobrança dos empréstimos, em especial o da Alemanha, teriam forte influência de judeus no mercado financeiro? Procurarei mais informações, mas caso alguém sabia e possa me trazer fontes, agradeço.
@@sardinha7917 Esta parte eu entendi. A minha curiosidade é o real motivo do nazismo odiar tantos os judeus. Havia, como sempre houve, judeus na Alemanha, como no resto do mundo. Penso comigo que tenha a ver também com a questão das cobranças geradas pelo Tratado de Versalhes. Por conta das atrocidades que o nazismo alemão promoveu, parece que tudo justifica esconder parte de um contexto desta história. E neste ponto, isso quase sempre me incomodou. Assim como a criação de Israel. Obra (leia-se imposição), novamente, da ONU, EUA, Reino Unido e França, contra o povo palestino. Disso, se arrasta um conflito de décadas. E com razão.
Um critério essencial que o FMI deveria utilizar: não emprestar dinheiro para países corruptos e com privilégios de classe (desigualdade de direitos). Sem esses fundamentos, o dinheiro emprestado vai para os corruptos e privilegiados, enquanto a população paga a conta.
O FMI sempre funcionou como instrumento de dominação dos EUA sobre outros países. A pretensa ortodoxia econômica sempre foi meio de enfraquecer os países dependentes.
Lamentável é a falta de coragem de reagir dos países, a UE é como uma mulher passiva dos EUA dominada e incapaz de agir de outra forma com países necessitados!!! Se não tem obrigação em emprestar deixem a China fazer, estes sim estão fazendo uma verdadeira revolução na África e em países subdesenvolvidos, a China leva emprego e renda e desenvolvimento, obviamente que não estão lá para caridade, mas a forma construtiva que a China faz a põe em uma posição de liderança da nova ordem mundial!!!
Que bobagem. O FMI tá cheio de economista de países emergentes, inclusive brasileiros. Esse tipo de "opinião" deriva sempre de uma visão conspiratória de mundo. Grosso das teorias macroeconomicas mais consistentes com os dados vem de economistas latino americanos que passaram pelo FMI, como gente do México e Argentina. A ex diretora e que atualmente está em outro cargo importante, professora de Harvard, é uma indiana genial.
Não exatamente dos USA e sim de banqueiros, os países são moradas temporárias de acordo com suas necessidades de negócios, eles são globalistas, podem voltar tanto as origens na Europa como mudar de sede, sequer nacionalidade concreta eles tem em suas árvores genealógicas, procure o fio da meada dos Rockfellers por exemplo.
@@emerging_macro, você começa dizendo "que bobagem" pro cara e depois solta uma porção de meias verdades que além não fazer parte do contexto, desvia pra uma linha de raciocínio muito distinta da original.
Realmente o Brasil tinha mtas empresas públicas na segunda metade do sec XX, o governo militar era péssimo administrador e nem imagino o nível de corrupção num governo que não existe investigação. Mas ao invés de vender os cabides de emprego, queriam e ainda querem vender as maiores, mais lucrativas e mais estratégicas estatais. Aí não dá nehh
Dá, porque se é lucrativa não há porque vender. Vender uma empresa lucrativa seria deixar de arrecadar recursos pra União. Se há a ideia de vender é porque dá prejuízo, como o Correios, e o Estado não tem dinheiro no orçamento pra bancar rombos gigantescos e infinanciaveis. Além disso, a única coisa de estratégica que uma estatal tem é a compra de votos através de manipulação de preços, fora corrupção e lavagem de dinheiro. Estatais concentram o monopólio de uma determinada área nas mãos do Estado, que é por natureza um péssimo administrador de recursos. Melhor descentralizar nas mãos de quem se importa se a empresa tá dando certo ou não, ao invés de só aceitar o erro e usar recursos de pagadores de imposto pra cobrir fracassos administrativos.
@@Ópera_66 eu discordo de você, a empresa não deve ser puro lucro e acabou. Tem que ter os dois papéis.Do que adianta o governo estar rico e a população sofrer os mesmos problemas. As Empresas estratégicas devem ser do Estado para garantirmos a soberania sobre nossos recursos enquanto vendemos as cabides de emprego e empresas que nas mãos do Estado falham em melhorar o bem estar social ( deixando bem claro que a empresa deve se comprometer a entregar um serviço de qualidade) ao mesmo tempo investindo na educação para aumentar a competitividade e investimentos estrangeiros além do maior desenvolvimento de tecnologias nacionais. E que a corrupção fosse EFETIVAMENTE combatida. Claro,é bem improvável disso acontecer e, para ser honesto, é utópico pensar assim porque o nosso país simplesmente não tem mentalidade para sair da mesmice. (Posso estar errado mas é tão somente minha opinião).
Esse vídeo tem muitos erros! Não explicar nada, faz uma confusão mas dadas e o propósitos. Para quem não tem sensor crítico, qualquer meda bem falado é bonito. Haha, 😂 foi horrível assistir o vídeo e não chorar de raiva.
Toda mudança de pensamento em favor de um mundo melhor é bem-vinda. Mas ninguém apaga o passado do dia para a noite. Aqui no Brasil, despesas com Educação, Saúde, Transporte Público e Segurança são limitadas pela emenda do TETO DE GASTOS. Curiosamente, a despesa com juros para pagar o mercado financeiro não é limitada por esse teto. Então o FMI pode começar por aconselhar o governo brasileiro a rever essa política.
O Brasil não deve mais ao FMI. Mas que tal a BBC Brasil apresentar um perfil da dívida pública brasileira de 2005 para cá? E quanto da arrecadação federal vem sendo gasta para pagar o serviço dessa dívida?
Hahaha 🤣. Não é um excelente vídeo, porque tem vários inconsistências que eu não sei nem pó onde começar. Você teve ter um pouco mais de senso crítico em relação a BBC, não é de hoje que a BBC erra em suas palavras. Mais o vídeo não é educativo!
Um governo quebra e o FMI libera dinheiro. Um trabalhador quebra e só vem cobranças. Os Banqueiros deveriam seguir o exemplo do FMI e emprestar para o trabalhador.😂😂😂😂
Ela disse ; "todos podem ser beneficiar " menos À África, Deus está vendo tanta ajuda para a Ucrânia e nenhuma ajuda para os países extremamente pobres como Burundi e etc, que estão sofrendo a anos e agora está pior pelo covid .
Para responder essa pergunta eu vou falar a seguinte situação: Imagina que tu tem 2 primos, um se chama Bruno Burundi e o outro se chama Arthur Ucrânia. Bruno é o cara que não trabalha, e quer que a esposa e os filhos trabalhem para dar dinheiro a ele, apesar de tudo isso, Bruno é o cara que gasta mais do que pega dos filhos e da esposa e ainda por cima come e tem tudo do melhor ao seu redor, mas a esposa e os filhos, a esses sobram migalhas (presidente e população). Por Bruno ter uma vida instável de gastar mais do que arrecada de sua família, ele sempre tá endividado e de vez em quando tem o hábito de pedir aos primos (outros países) dinheiro para "ajudar" a sua família. No fim, Bruno pega o dinheiro e gasta ainda mais com ELE e não deixa nada para esposa e os filhos e ainda por cima é mau pagador. Continua abaixo...
Agora imagina teu primo Arthur Ucrânia, um cara trabalhador que honra sua família e faz de tudo por ela, nunca deu trabalho para família. Um belo dia, Arthur sai para trabalhar, deixa sua mulher no trabalho e seus filhos na escola, mas ao voltar descobre que além de roubado, a sua casa foi incendiada por bandidos (Invasão Russa). Arthur fica desesperado e pede ajuda aos primos (outros países), e diz que quer o dinheiro para poder alugar um casa enquanto se ergue. Com esses exemplos hipotéticos, a quem dos teus primos, você daria/emprestaria dinheiro, ao primo Bruno Burindi que é canalha que pega todo o dinheiro da família e não dá nada a eles e os deixam em situação deplorável, ou a Arthur Ucrânia que é um cara que honra suas calças, mas no momento tá passando por uma situação extremamente difícil e que não foi escolha dele?
@@Mazinholinsalves muito conto de fadas ,isso já iria rolar, os ucranianos estavam querendo entrar na OTAN órgão que foi criado para combater os soviéticos (A Rússia ainda tem raízes ideológicas ) e sua expansão politica no oriente e Europa . caso os ucranianos tivesse efetivado como membro ,qualquer conflito seja ele separatista pró Rússia ou ucraniano e Moscou intervindo por causa de seu povo que também vive lá iria trazer mais de 30 países para o combate contra a Rússia . Esse conflito também tem politicas envolvidas como no caso de commodities que estão em alta como Gás, petróleo e grãos , não é atoa que o intuito dos nazistas na segunda guerra era pegar esses terras para continuar a dar suporte ao exercito nazista contra o grupo da "aliança" dos países que eram contra o eixo.
@@psc8425 Eu concordo com tudo isso, mas oque eu quis falar a pessoa, é que é muito diferente escolher não ajudar um país corrupto para ajudar um país que tem sua soberania posta em jogo. Não importa oque esteja acontecendo, a Ucrânia é soberana e tem que ser respeitada, por isso vale a ajuda, já o Burindi é um caso de corrupção escancarada. Enquanto os líderes vivem em palácios e voam de jatinho particular, o povo come literalmente barro para sobreviver.
@@Mazinholinsalves concordo ,os dois países estão sofrendo principalmente seus povos que não escolheram a guerra ,mas à um pretexto por trás das ajudas, é muita desumano tudo que ocorre no mundo por questões politicas , no final da questão todos estão sofrendo por geopolítica
o cara inventou o Sistema de exploracao mais fudido do mundo, com o maior mais valia per Capita, mas é lembrado por vc como um salvador da classe trabalhadora por ter inventado o final de semana? plmdds né? fala da CLT de Vargas se quiser vangloriar alguém que ajudou a classe trabalhadora. Ford era Nazista e tinha o Mein Kampf como livro de cabeçeira, se ele é seu herói quando vc pensa em alguém que fez muito pelos pobres, sua visao de mundo tá completamente invertida!
Espero que seu comentario seja uma crítica ao FMI por Fazer propaganda dessa migalha aí do vídeo depois de decadas investindo no capitalismo e financiando a exploracao
@@Ewr42 vc se mostra um desconhecedor da história, pois era o Vargas que era simpatizante nazi, tanto que mandou a Olga, uma comunista e judia, pra um campo de concentração e durante a WW2 só não se aliou ao eixo pq ganhou uma siderúrgica dos EUA.
@@emerging_macro discordo amigo a ideia foi racional sim,antes o Brasil não poderia ser credor e tinha a dívida do FMI,agora tem a dívida e é credor o que significa que o Brasil pode sair lucrando.
Ue mais as recomendações de corte de gastos públicos e investimentos que pioram os serviços públicos e estrangulam a economia continuam os mesmos, oque mudou, de fato, além da retórica ?
O mundo não deve seguir os extremos, como tudo na vida o equilíbrio é o ponto ideal. Nem a Karl Marx e nem a Adam Smith, pois seguir todas as diretrizes desses dois pensadores se mostrou desastroso, como a queda da União Soviética, a política desastrosa de Mao Tse tung e as crises econômicas de 1929 e 2008.
Não foram as ideias de Adam Smith que deram origem às crises de 29 e 2008. Gastos estatais descontrolados e controle de preços, embora já existissem, viraram moda mesmo no século passado.
@@Ópera_66 antes da crise de 1929 o que imperava era o liberalismo econômico, isto é vastamente documentado, não havia controle de preços, o mercado regulava o próprio mercado, ainda mais nos EUA. Sem o apoio estatal essa crise jamais seria solucionada.
@@Ópera_66 A crise de 2008 foi causada por falta de regulação. Isso é absolutamente bem documentado e fundamentado por trabalhos teóricos publicados nas melhores revistas de economia do mundo. O mercado financeiro, particularmente o de crédito, não funciona bem e é preciso controle. Ninguém duvida disso na academia. Há teorias sobre problemas parecidos levarem à crise de 1929. É para reduzir o risco sistêmico (quebradeira generalizada) que o sistema bancário é hoje super regulado no mundo todo. Na ciência, não há espaço para dógmas, e a ciência econômica vive reinterpretando os dados para melhor entender os eventos.
@@Kaio_INCEL A mesma documentação controlada por uma academia com forte viés ideológico. Não tenho muita certa se o que eles dizem é lá verdade, o que sei é que a quantidade de dinheiro injetada na economia foi de tal ordem que culminou na crise de 29, por levar a absoluto descontrole na gestão de capital. E o que tirou o mundo da crise não foi o apoio estatal, foi a Segunda Guerra. 10 anos de fracasso antecedem o fim da crise, todo ele provocado por mais interferência em um mercado que de livre não tinha nada. A desculpa que se vê é que era livre mercado, e que esse livre mercado não se regula, mas e o mercado atual controlado, por que ainda gera crise? Porque a crise é "inerente ao capitalismo"? Baboseira.
Hummm quer dizer que demorou quase 40 anos para reconhecerem, apesar de inúmeros economistas e intelectuais de esquerda deixarem claro isso? Como eles são lindos fazendo mea-culpa... Os pobres que ficaram no meio do caminho vitimas da desigualdade causada pelo FMI já podem dormir em paz.
O FMI não deixou de ser o que sempre foi.
Só mudou de estratégia.
Eles querem impedir o avanço do Bitcoin. Eles tentaram intervir em El Salvador e impediram a Argentina. Eles estão se cagando de medo do Bitcoin ser adotado por outros países.
A reporter começa falando "mudou tanto", deixou de ser canalhao para ser canalhinha.
A China está financiando muitos países mundo a fora. O FMI está sentindo o peso da concorrência.
O FMI é um parasita financeiro que sobrevive da desgraça alheia.
Rosario Livatino 🇪🇺🤺🇪🇺
A nossa Camilla voltou!!!
Camilla, estava sentindo falta das suas reportagens!
Você é nossa querida do coração! ❤️
Também estava com saudades. Parece que ela voltou de vez
Agora sim, Camila de volta, senti falta das reportagens com ela. Admiro a oratória e roteiro que ela utiliza. Com todo respeito aos outros repórteres, mas a Camila é sem igual
Aqui está uma reportagem profissional.
É muito difícil simplificar pesquisas acadêmicas para apresentar ao público, mas essa reportagem mostra como deve ser o papel de um repórter profissional.
Quer saber sobre o papel do FMI? Não chame o opinador com número de seguidores, mas sim vá atrás de pessoas gabaritadas com dados e que sabem do que falam. Muito bom!
Obrigada, Anderson! E aqui está o link para a reportagem da Camilla em texto: www.bbc.com/portuguese/geral-58207776.amp
@@BBCNewsBrasil você tem um vídeo que não sejam manipular opinião?
O vídeo tem vários erros.
O nome do que a Inglaterra faz com mídia, controle financeiro, etc é psyops. BBC é uma agência de propaganda britânica que geralmente é expulsa dos países que tentam sabotar. Quer saber o que eles farão com o Brasil? Estuda o que veio depois que infiltraram ONGs e ópio na China do século 19. Os "especialistas" também são agentes. Pra Pinheiro, antropologa brasileira que estuda "autoritarismo" nas redes e eleições brasileiras, a Europa deu 11 milhões pra ela supostamente fazer essas pesquisas.
Na ida do PRESIDENTE do BRASIL a Rússia a repórter da BBC fez uma matéria cheia de ameaças.
Sublime seu comentário, meu caro Anderson.
A Camila é tão cirúrgica nas palavras dela! Perfeita!❤👏
Excelente explicação. Sou admiradora dos vossos conteúdos.
Bem hajam.
Gratidão
basicamente um resumo das minhas aulas de Sistema Financeiro Internacional, eu amo esse canal, excelente trabalho parabéns
Pra que alguns continuem sendo muito ricos, o dinheiro que não está com eles precisa circular pra aquecer a economia e serem criadas mais riquezas pra eles continuarem sendo muito ricos. Ou seja, fmi querer a redução da desigualdade não é bondade, é ganância mesmo. Os benefícios à sociedade, pra eles, são apenas um "mal necessário".
Já perceberam que minoria, inclusão e diversidade geram riquezas. Empresas, tecnologia e mídia já perceberam novas gerações de riquezas, isso do FMI é só esperteza. Se queimar hoje em dia na internet é muito fácil, ninguém quer!
Para mim as pessoas não deveriam achar nada sobre o dinheiro que são delas mesmas
Rosario Livatino 🇪🇺🤺🇪🇺
Ótimo vídeo! Conseguiu passar muito conteúdo, com a visão de décadas diferentes, de forma clara em menos de 15 minutos.
Parabéns a equipe da BBC, esses vídeos são muito bons e acho bastante acessíveis. CVM (Camila Veras Mota) muito boa pra sintetizar tudo no vídeo. Parabéns
Parabéns BBC! Isso é jornalismo de qualidade. 👏🏻
Excelente.
Parabéns 👏🏽👏🏽👏🏽
Eu não perco uma reportagem da Camila Veras Mota, muito bem feita.
Parabéns.
Excelente panorama de um tema bem importante!
Eu não entendi nada do vídeo.
Parece que tem vários erros econômicos e históricos a cada 15 segundos.
Uma verdadeira aula de jornalismo! Interessantíssimo, profundo e linguagem acessível!
Video de Camila é sempre sucesso! Me perdoem os outros, mas é a que faz os melhores videos da BBC!
Nossa!! Sensacional, Camila! Obrigada por tanta dedicação, qualidades e clareza!!
Excelente explicação o Brasil lutou e muito para sair do FMI o fundo monetário Internacional mas, eu acho que o fundo monetário Internacional somente mudou de estratégia.
Muito bom o vídeo. Só uma ressalta aqui, o fmi age como um banco que empresta dinheiro a países, nesse caso é esperado do banco que existam algumas garantias que a dívida vai ser paga. Então ele não estaria fazendo nada muito absurdo, além do que os bancos já fazem. E ainda fornece empréstimos mais baixos que os bancos tradicionais.
É excelente que agora eles estejam financiando projetos sustentáveis, desde que não endividem excessivamente os países tomadores vai ser algo muito bem vindo.
Ah, outra coisa. A gente achava ruim o fmi fazer uma série de exigências para mandar os recursos no passado, agora a gente vai ter a China emprestando sem exigir quase nada, mas que vai tomar as obras realizadas nos países em caso de não pagamento (já imaginou a China tomar vários portos importantes de um mesmo país por falta de pagamento? O pessoal ia sentir saudade do fmi).
Viva nossa GIGANTE Maria da Conceição Tavares ❤️👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
FMI defendendo a desigualdade kkkkkkkkkk é mais fácil acreditar no papai Noel que isso
Um país rico de verdade não é onde o pobre pode comprar um carro mas sim onde um rico pode andar de ônibus
A ideia é esqecer o pib e pensar no bem estar geral da população. Nem muita pobreza e nem muita desigualdade
Por quê? Não é muito melhor todos terem dinheiro suficiente pra comprar os bens que desejam?
@@Ópera_66 Imagine o trânsito caótico e a poluição ambiental se cada pessoa tivesse um carro.
@@Ópera_66 Não se sustentaria. Vc acha que o planeta tem como suportar tal pressão onde todos tem condições de comprar e trocar tudo? O capitalismo pra funcionar precisa de equilíbrio com sobriedade e não todo mundo conseguindo tudo.
@@Ópera_66 sem um minimo de igualdade nao tem liberdade, e sem um minimo de liberdade nao tem igualdade. E amigo, se a desigualdade for enorme como os pobres terao dinheiro pra comprar o que desejam? Hoje um pobre tem acesso a muitos mais bens de consumo que por ex um nobre da idade media, mas nao estamos felizes, os padroes mudam conforme a sociedade avança. Se hj soh um rico consegue comprar uma ferrari e se daqui a 50 anos o pobre conseguir comprar a mesma ferrari, mas se os ricos possuirem um carro muito melhor, dai o pobre nao será feliz tb. Pobreza e riqueza é um padrao social, se tiver muito mais dinheiro mas a desigualdade for grande, os pobres nao ficarao satisfeitos. Sem contar a imensa destruição ambiental que o excesso de consumo provocaria. Melhor seria um modelo mais equilibrado entre riqueza e igualdade, EUA por ex é bem rico , mas muito desigual, Alemanha, França, Japão acho q possuem um equilibrio muito maior. em paises ricos com ainda mais igualdade como no caso dos paises da escandinavia (suecia, finlandia, etc)pouquissimas pessoas possuem carro proprio, é muito caro ter lah, muita taxação na gasolina e compra do carro, em compensação é extremamente barato o transporte publico, educaçao, saude e politicas sociais excelentes.
Excelente reportagem. Parabéns Camila e BBC Brasil.
Fico até emocionado de ver uma reportagem sobre economia referenciando papers e consultando acadêmicos, em vez de vir com blá blá blá ideológico e retóricas políticas.
Gostei do vídeo, mas faltou trazer um pouco mais da opinião dos críticos a essa nova postura do FMI, que você conta ao final do vídeo. Quem sabe num segundo vídeo sobre este tema.
Que excelente reportagem! Sucinta e ao mesmo tempo cheia de informações. Amei o conteúdo BBC
Análise perspicaz, concisa e esclarecedora. Kudos, e muito obrigado!
Excelente reportagem - Informação pura e simples!
A organização na escala cronológica ficou ótima de entender, parabéns.
Excelente!! Vcs são incríveis. Sou fã da Camila Mota
voltou a nossa Camilla veras, a melhor de todas💖
Camilla manda muito bem! Reportagem excelente 👏
Mais uma fantástica reportagem!
A miséria estabelecida e reforçada pela crescente desigualdade patrimonial é um câncer para o sistema econômico.
Reduzindo a fluidez de câmbio, e alavancando as dívidas
Como eu lembro de tudo isso! Excelente reportagem! Vi vivi tudo isso dentro do governo federal. Parabéns pela matéria cirúrgica!
Um dos melhores e mais importantes vídeos deste canal no TH-cam. FMI, cai quem quer. Só tinha conhecimento muito superficial sobre o acordo de Bretton Wood e não sabia que tinha certa ligação com o diabólico Consenso de Washington. Também me esclareceu parte importante do que desembocou no nazismo de
Hitler. Neste ponto até me surgiu uma curiosidade: por acaso esta exigência dos EUA pela cobrança dos empréstimos, em especial o da Alemanha, teriam forte influência de judeus no mercado financeiro? Procurarei mais informações, mas caso alguém sabia e possa me trazer fontes, agradeço.
A cobrança do EUA veio depois da primeira guerra e antes da segunda, foi a crise que a Alemanha teve que fez hitler ser eleito,
@@sardinha7917 Esta parte eu entendi. A minha curiosidade é o real motivo do nazismo odiar tantos os judeus. Havia, como sempre houve, judeus na Alemanha, como no resto do mundo. Penso comigo que tenha a ver também com a questão das cobranças geradas pelo Tratado de Versalhes. Por conta das atrocidades que o nazismo alemão promoveu, parece que tudo justifica esconder parte de um contexto desta história. E neste ponto, isso quase sempre me incomodou. Assim como a criação de Israel. Obra (leia-se imposição), novamente, da ONU, EUA, Reino Unido e França, contra o povo palestino. Disso, se arrasta um conflito de décadas. E com razão.
Muito bom. Parabéns.
Um critério essencial que o FMI deveria utilizar: não emprestar dinheiro para países corruptos e com privilégios de classe (desigualdade de direitos).
Sem esses fundamentos, o dinheiro emprestado vai para os corruptos e privilegiados, enquanto a população paga a conta.
Existe algum país com alta desigualdade social e que não é corrupto?
Que video esclarecedor!
amo d+ essa oratória rápida e gostosa de ouvir ...
Eu também!
Pergunta, o que você entendeu?
Seu dizer que o vídeo tá errado, você vai ficar chateado?
O vídeo tem erros.
Excelente matéria
Muito bom !!!
O FMI sempre funcionou como instrumento de dominação dos EUA sobre outros países. A pretensa ortodoxia econômica sempre foi meio de enfraquecer os países dependentes.
Lamentável é a falta de coragem de reagir dos países, a UE é como uma mulher passiva dos EUA dominada e incapaz de agir de outra forma com países necessitados!!! Se não tem obrigação em emprestar deixem a China fazer, estes sim estão fazendo uma verdadeira revolução na África e em países subdesenvolvidos, a China leva emprego e renda e desenvolvimento, obviamente que não estão lá para caridade, mas a forma construtiva que a China faz a põe em uma posição de liderança da nova ordem mundial!!!
Que bobagem. O FMI tá cheio de economista de países emergentes, inclusive brasileiros. Esse tipo de "opinião" deriva sempre de uma visão conspiratória de mundo. Grosso das teorias macroeconomicas mais consistentes com os dados vem de economistas latino americanos que passaram pelo FMI, como gente do México e Argentina.
A ex diretora e que atualmente está em outro cargo importante, professora de Harvard, é uma indiana genial.
@@emerging_macro o que tu acha do padrão ouro?
Não exatamente dos USA e sim de banqueiros, os países são moradas temporárias de acordo com suas necessidades de negócios, eles são globalistas, podem voltar tanto as origens na Europa como mudar de sede, sequer nacionalidade concreta eles tem em suas árvores genealógicas, procure o fio da meada dos Rockfellers por exemplo.
@@emerging_macro, você começa dizendo "que bobagem" pro cara e depois solta uma porção de meias verdades que além não fazer parte do contexto, desvia pra uma linha de raciocínio muito distinta da original.
Interessante, ótima semana.
Excelente conteúdo, adoro seus vídeos e sempre espero ansioso pelos proximos.
Sempre brilhante!
Excelente, uma aula de economia.
Excelente!
Que reportagem fantástica! Fascinada com o nível de qualidade de tudo o que foi dito.
O FMI hoje tem concorrência, até os BRICS já têm um banco...
Muito bem 👏
Realmente o Brasil tinha mtas empresas públicas na segunda metade do sec XX, o governo militar era péssimo administrador e nem imagino o nível de corrupção num governo que não existe investigação. Mas ao invés de vender os cabides de emprego, queriam e ainda querem vender as maiores, mais lucrativas e mais estratégicas estatais. Aí não dá nehh
Dá, porque se é lucrativa não há porque vender. Vender uma empresa lucrativa seria deixar de arrecadar recursos pra União. Se há a ideia de vender é porque dá prejuízo, como o Correios, e o Estado não tem dinheiro no orçamento pra bancar rombos gigantescos e infinanciaveis. Além disso, a única coisa de estratégica que uma estatal tem é a compra de votos através de manipulação de preços, fora corrupção e lavagem de dinheiro. Estatais concentram o monopólio de uma determinada área nas mãos do Estado, que é por natureza um péssimo administrador de recursos. Melhor descentralizar nas mãos de quem se importa se a empresa tá dando certo ou não, ao invés de só aceitar o erro e usar recursos de pagadores de imposto pra cobrir fracassos administrativos.
@@Ópera_66 eu discordo de você, a empresa não deve ser puro lucro e acabou. Tem que ter os dois papéis.Do que adianta o governo estar rico e a população sofrer os mesmos problemas. As Empresas estratégicas devem ser do Estado para garantirmos a soberania sobre nossos recursos enquanto vendemos as cabides de emprego e empresas que nas mãos do Estado falham em melhorar o bem estar social ( deixando bem claro que a empresa deve se comprometer a entregar um serviço de qualidade) ao mesmo tempo investindo na educação para aumentar a competitividade e investimentos estrangeiros além do maior desenvolvimento de tecnologias nacionais. E que a corrupção fosse EFETIVAMENTE combatida.
Claro,é bem improvável disso acontecer e, para ser honesto, é utópico pensar assim porque o nosso país simplesmente não tem mentalidade para sair da mesmice. (Posso estar errado mas é tão somente minha opinião).
@@Ópera_66 Sabe o que vai acontecer? O povo vai pagar a conta.
Você vive num mundinho fantasioso do maldito liberalismo e privatização.
@@Ópera_66 daí fica ótimo, todo patrimônio depreciado de propósito, nas mãos dos capitalistas
FMI defensor dos pobres ! Eu acredito em papai Noel 🎅
Kkkkjkkkjkkk
Tem.idiota pra tudo !
Confia kk
Que reportagem sensacional! Parabéns, repórteres da BBC News Brasil! Gosto muito dos vossos conteúdos! Orgulho de vos ter aqui no Brasil!
Ótimo vídeo, simples e claro ...
Esse vídeo tem muitos erros!
Não explicar nada, faz uma confusão mas dadas e o propósitos.
Para quem não tem sensor crítico, qualquer meda bem falado é bonito.
Haha, 😂 foi horrível assistir o vídeo e não chorar de raiva.
tem o caso do Zimbábue que de uma economia vibrante com o cobre em uma nação totalmente quebrada pelo FMI
O Brasil devendo 5 trilhões.quem nem nasceu já está devendo.
Toda mudança de pensamento em favor de um mundo melhor é bem-vinda. Mas ninguém apaga o passado do dia para a noite. Aqui no Brasil, despesas com Educação, Saúde, Transporte Público e Segurança são limitadas pela emenda do TETO DE GASTOS. Curiosamente, a despesa com juros para pagar o mercado financeiro não é limitada por esse teto. Então o FMI pode começar por aconselhar o governo brasileiro a rever essa política.
Faltou dizer que nos anos 1970 Nixon também retirou o lastreamento do dólar no ouro.
Oi Barbara! Aos 3:20 ela esclarece que foi em 1971 por iniciativa do presidente Nixon.
E até hoje o Brasil segue essa bobagem de meta de inflação e tripé macro 😔
Saudades da Camila Veras Motta, minha jornalista preferida da BBB News Brasil.
Bom vê-na novamente, Camila.
O Brasil não deve mais ao FMI. Mas que tal a BBC Brasil apresentar um perfil da dívida pública brasileira de 2005 para cá? E quanto da arrecadação federal vem sendo gasta para pagar o serviço dessa dívida?
Reduzir as desigualdades que eles mesmo se empenharam para manter e até aumentar por um longo período... Haja hipocrisia!!
Muito bom! Façam sobre a mudança equivalente no Banco Mundial e a posição a guinada negativa da 'Revolução Verde/Agrícola"
ótimo vídeo!
....eles jamais vão mudar, de verdade.
Esse papo de estado mínimo é muito ultrapassado
Muito bom, para mim, leigo. Queria ler uma crítica de economista de sua reportagem. Abraços e continue na seriedade.
Excelente 👏👏👏
Hahaha 🤣.
Não é um excelente vídeo, porque tem vários inconsistências que eu não sei nem pó onde começar.
Você teve ter um pouco mais de senso crítico em relação a BBC, não é de hoje que a BBC erra em suas palavras.
Mais o vídeo não é educativo!
@@hoorobg
Rosario Livatino 🇪🇺🤺🇪🇺
Um governo quebra e o FMI libera dinheiro. Um trabalhador quebra e só vem cobranças. Os Banqueiros deveriam seguir o exemplo do FMI e emprestar para o trabalhador.😂😂😂😂
Ela disse ; "todos podem ser beneficiar " menos À África, Deus está vendo tanta ajuda para a Ucrânia e nenhuma ajuda para os países extremamente pobres como Burundi e etc, que estão sofrendo a anos e agora está pior pelo covid .
Para responder essa pergunta eu vou falar a seguinte situação: Imagina que tu tem 2 primos, um se chama Bruno Burundi e o outro se chama Arthur Ucrânia. Bruno é o cara que não trabalha, e quer que a esposa e os filhos trabalhem para dar dinheiro a ele, apesar de tudo isso, Bruno é o cara que gasta mais do que pega dos filhos e da esposa e ainda por cima come e tem tudo do melhor ao seu redor, mas a esposa e os filhos, a esses sobram migalhas (presidente e população). Por Bruno ter uma vida instável de gastar mais do que arrecada de sua família, ele sempre tá endividado e de vez em quando tem o hábito de pedir aos primos (outros países) dinheiro para "ajudar" a sua família. No fim, Bruno pega o dinheiro e gasta ainda mais com ELE e não deixa nada para esposa e os filhos e ainda por cima é mau pagador. Continua abaixo...
Agora imagina teu primo Arthur Ucrânia, um cara trabalhador que honra sua família e faz de tudo por ela, nunca deu trabalho para família. Um belo dia, Arthur sai para trabalhar, deixa sua mulher no trabalho e seus filhos na escola, mas ao voltar descobre que além de roubado, a sua casa foi incendiada por bandidos (Invasão Russa). Arthur fica desesperado e pede ajuda aos primos (outros países), e diz que quer o dinheiro para poder alugar um casa enquanto se ergue. Com esses exemplos hipotéticos, a quem dos teus primos, você daria/emprestaria dinheiro, ao primo Bruno Burindi que é canalha que pega todo o dinheiro da família e não dá nada a eles e os deixam em situação deplorável, ou a Arthur Ucrânia que é um cara que honra suas calças, mas no momento tá passando por uma situação extremamente difícil e que não foi escolha dele?
@@Mazinholinsalves muito conto de fadas ,isso já iria rolar, os ucranianos estavam querendo entrar na OTAN órgão que foi criado para combater os soviéticos (A Rússia ainda tem raízes ideológicas ) e sua expansão politica no oriente e Europa .
caso os ucranianos tivesse efetivado como membro ,qualquer conflito seja ele separatista pró Rússia ou ucraniano e Moscou intervindo por causa de seu povo que também vive lá iria trazer mais de 30 países para o combate contra a Rússia . Esse conflito também tem politicas envolvidas como no caso de commodities que estão em alta como Gás, petróleo e grãos , não é atoa que o intuito dos nazistas na segunda guerra era pegar esses terras para continuar a dar suporte ao exercito nazista contra o grupo da "aliança" dos países que eram contra o eixo.
@@psc8425 Eu concordo com tudo isso, mas oque eu quis falar a pessoa, é que é muito diferente escolher não ajudar um país corrupto para ajudar um país que tem sua soberania posta em jogo. Não importa oque esteja acontecendo, a Ucrânia é soberana e tem que ser respeitada, por isso vale a ajuda, já o Burindi é um caso de corrupção escancarada. Enquanto os líderes vivem em palácios e voam de jatinho particular, o povo come literalmente barro para sobreviver.
@@Mazinholinsalves concordo ,os dois países estão sofrendo principalmente seus povos que não escolheram a guerra ,mas à um pretexto por trás das ajudas, é muita desumano tudo que ocorre no mundo por questões politicas , no final da questão todos estão sofrendo por geopolítica
FMI é um organismo aos interesses do países ricos ,a não para os países pobres
Lembrei do Henry Ford e seus benefícios revolucionarios na epoca para funcionarios fabrica automoveis
o cara inventou o Sistema de exploracao mais fudido do mundo, com o maior mais valia per Capita, mas é lembrado por vc como um salvador da classe trabalhadora por ter inventado o final de semana?
plmdds né? fala da CLT de Vargas se quiser vangloriar alguém que ajudou a classe trabalhadora.
Ford era Nazista e tinha o Mein Kampf como livro de cabeçeira, se ele é seu herói quando vc pensa em alguém que fez muito pelos pobres, sua visao de mundo tá completamente invertida!
Espero que seu comentario seja uma crítica ao FMI por Fazer propaganda dessa migalha aí do vídeo depois de decadas investindo no capitalismo e financiando a exploracao
Sim. Com certeza
@@Ewr42 vc se mostra um desconhecedor da história, pois era o Vargas que era simpatizante nazi, tanto que mandou a Olga, uma comunista e judia, pra um campo de concentração e durante a WW2 só não se aliou ao eixo pq ganhou uma siderúrgica dos EUA.
Obrigada Camila Veras Mota por tua narrativva esclacedora nem todo mundo sabe quem é o F M I um sanguisuga dos paises pobres ...
são uns anjos
Nunca foi defensor dos pobres.
O Brasil quitou sua dívida com o FMI em 2005. Advinhem qual era o governo. É, amigo...
E continuou pagando , a dívida é pra desestabilizar
@@lucaslucas8854 Para virar Credor.
Pegando empréstimos nos bancos nacionais a juros abusivos, daqui a pouco a dívida pública bate 100% do PIB.
Na verdade, trocamos uma dívida barata por outra cara, financiada a juros domésticos que são sempre caros. Foi uma decisão dogmática e não racional.
@@emerging_macro discordo amigo a ideia foi racional sim,antes o Brasil não poderia ser credor e tinha a dívida do FMI,agora tem a dívida e é credor o que significa que o Brasil pode sair lucrando.
Ele não combate a desigualdade ele recomenda o combate à desigualdade mas não abre mão da austeridade fiscal.
Faz um tempo que não dava like em um vídeo, Parabéns.
Passado não tão distante 🧐🧐🧐🧐
Defensores do bolso deles.
Excelente explicação.
Que mudança!
Como faz pra ser notificado toda vez que a Camila Veras Mota faz uma reportagem? Não a encontro no Twitter.
O grande problema é o injusto e desleal sistema comercial e financeiro internacional. BRASIL: COLÔNIA DE BANQUEIROS!
Ue mais as recomendações de corte de gastos públicos e investimentos que pioram os serviços públicos e estrangulam a economia continuam os mesmos, oque mudou, de fato, além da retórica ?
O FMI está dando um recado pra o que o mundo espera do futuro. Mas, não está pensando nos pobres. Tampouco, está a BBC.
Interessante.
O vídeo me fez lembrar pq eu escolhi entrar em ciências econômicas kkkkk
Esse vídeo tem vários erros econômicos e históricos.
Meias verdades não é verdade, BBC 👎 tem não consegui fazer um vídeo explicando NADA.
Maravilhoso 😍❤️
O mundo não deve seguir os extremos, como tudo na vida o equilíbrio é o ponto ideal. Nem a Karl Marx e nem a Adam Smith, pois seguir todas as diretrizes desses dois pensadores se mostrou desastroso, como a queda da União Soviética, a política desastrosa de Mao Tse tung e as crises econômicas de 1929 e 2008.
Não foram as ideias de Adam Smith que deram origem às crises de 29 e 2008. Gastos estatais descontrolados e controle de preços, embora já existissem, viraram moda mesmo no século passado.
@@Ópera_66 clichê
@@Ópera_66 antes da crise de 1929 o que imperava era o liberalismo econômico, isto é vastamente documentado, não havia controle de preços, o mercado regulava o próprio mercado, ainda mais nos EUA. Sem o apoio estatal essa crise jamais seria solucionada.
@@Ópera_66 A crise de 2008 foi causada por falta de regulação. Isso é absolutamente bem documentado e fundamentado por trabalhos teóricos publicados nas melhores revistas de economia do mundo. O mercado financeiro, particularmente o de crédito, não funciona bem e é preciso controle. Ninguém duvida disso na academia. Há teorias sobre problemas parecidos levarem à crise de 1929. É para reduzir o risco sistêmico (quebradeira generalizada) que o sistema bancário é hoje super regulado no mundo todo. Na ciência, não há espaço para dógmas, e a ciência econômica vive reinterpretando os dados para melhor entender os eventos.
@@Kaio_INCEL A mesma documentação controlada por uma academia com forte viés ideológico. Não tenho muita certa se o que eles dizem é lá verdade, o que sei é que a quantidade de dinheiro injetada na economia foi de tal ordem que culminou na crise de 29, por levar a absoluto descontrole na gestão de capital. E o que tirou o mundo da crise não foi o apoio estatal, foi a Segunda Guerra. 10 anos de fracasso antecedem o fim da crise, todo ele provocado por mais interferência em um mercado que de livre não tinha nada. A desculpa que se vê é que era livre mercado, e que esse livre mercado não se regula, mas e o mercado atual controlado, por que ainda gera crise? Porque a crise é "inerente ao capitalismo"? Baboseira.
Sobrevivência pura e simples. Lógico!!!!
Uma reportagem que podemos chamar de aula !
Hummm quer dizer que demorou quase 40 anos para reconhecerem, apesar de inúmeros economistas e intelectuais de esquerda deixarem claro isso? Como eles são lindos fazendo mea-culpa... Os pobres que ficaram no meio do caminho vitimas da desigualdade causada pelo FMI já podem dormir em paz.
FMI é um banco, se você quer o crédito eles querem a garantia de retorno.
Estabilidade econômica do bolso deles 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
👏👏👏
"Warrior
Strugglin'
To remain
Relevant"
Tool - "Invicible"
tem gente que acredita, tem gente que não.
Dúvido ?