CARTÃO DE RESIDÊNCIA (ART. 15 - casamento) - SEF/AIMA 2024
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 8 ก.พ. 2025
- Agendamento pelo art. 15 (casada com cidadão europeu) - 30/01
Entrada no cartão residência - 01/02 (AIMA de Espinho)
Chegada do cartão - 11/04 (eles pedem uma assinatura)
Acho que as dicas mais valiosas que posso dar são:
1. Adiantem ao máximo a documentação, inclusive antes mesmo de chegar em Portugal. Cheguei aqui no dia 31 de dezembro de 2023 já com o casamento averbado pelo consulado português. Além disso, assim que cheguei, corri pra tirar NIF (segurança social), NISS (online - demorou 10 dias pra chegar na minha casa) e pedi reconhecimento de assento de casamento (loja do cidadão). No fim das contas, fez toda a diferença, porque a vaga aberta era pra dois dias depois, ou seja, se não tivesse adiantado essas documentações, poderia não ter conseguido fazer o cartão.
2. Não esperem os três meses do visto de turista pra começar a ligar, ninguém sabe quando abrirá vagas e é melhor arriscar do que aguardar a boa vontade do AIMA. Na segunda semana que estava aqui, já comecei a ligar.
3. Liguei todos os dias no início da manhã (por volta das 8h-8h30) e raras foram as vezes que não consegui falar com a atendente. O número que liguei foi o 3512171150000.
4. Existe uma tática de ligação que realmente otimiza o seu tempo (em janeiro, era outra tática, mas vi que mudou). Agora é assim: se você ligar e a primeira palavra que falarem for "AIMA", pode desligar e ligar novamente. Se atenderem com a frase "Bem-vindo ao centro de contato da AIMA", é possível que você consiga falar com a atendente. Sério, isso me ajudou muuuito, porque, por mais que ligasse 30x seguidas, ainda assim, não demorava taanto tempo pra conseguir falar com alguém.
5. Antes mesmo de dar os 90 dias úteis pra chegada do cartão, já me adiantei e enviei um e-mail pro AIMA de Espinho (achei aqui no grupo: delreg.espinho@sef.pt) e pro AIMA geral (geral@aima.gov.pt) perguntando sobre o andamento do processo. Apesar de não terem respondido, o cartão chegou 8 dias depois. Realmente não sei se fez diferença, mas não deixa de ser uma tentativa. Se batesse os 90 dias úteis e meu cartão não tivesse chegado, com certeza eu iria presencialmente no AIMA de Espinho pra pedir notícias.
Documentos que levei:
Passaporte
Contrato de arrendamento
NIF
NISS
Notificação de agendamento
Formulário fornecido no site do AIMA
Extrato bancário
Cartão cidadão do meu marido
Assento de casamento (averbado no consulado de Portugal e reconhecido na loja do cidadão)
Fotos 3x4 (mas lá eles tiraram uma)
O que pediram no dia:
Passaporte
NIF
NISS
Cartão cidadão do meu marido
Contrato de arrendamento
Solicitaram que eu preenchesse novamente o mesmo formulário que levei preenchido (vai entender…)
Pediram que meu marido preenchesse um documento com informações básicas
Obs: apesar de ter levado cópia de tudo, a moça digitalizou e não ficou com nenhum papel, mas aconselho a fazer o mesmo, porque vi que, dependendo de onde é o AIMA, a solicitação pode ser diferente.
Obrigada,pelas dicas
Bom dia, Julia! Primeiro video que vejo sobre o assunto ser tao informativo! Que grata surpres!! Pois vivo procurando por informações que voce deu no seu video. Uma dúvida, so para ficar claro mesmo: voce conseguiu agendamento na aima 3 semanas depois que chegou em PT? Entao realmente eles nao ligam caso nao tenhamos os 3 meses de entrada no pais ne?
Olá, Carlinha, fico muito feliz em ter ajudado!!! E sim, é isso mesmo que você entendeu. :)
Eu cheguei até a perguntar em uma outra ligação a respeito do tempo e o conselho que me deram era que ao menos tentasse. Deu certo e indico fortemente que faças o mesmo! Até porque não vejo muita lógica em levarem esse tempo em consideração, uma vez que há muitos atrasos por parte do AIMA. Teríamos, nesse caso, que depender da boa vontade do sistema e da sorte mesmo pra não ficarmos irregulares por muito tempo, o que não faz o menor sentido.
Há algum procedimento que seu marido teve que fazer ao chegar aí sobre a mudança de pais? Li no site do sef que precisa fazer o "certificado de registo" que é tipo uma autorização de residência de quem é português e quer morar em PT. É isso mesmo? Ou só chegar e viver?
@ mulher, ele não fez nada disso, mas não posso te dar certeza de que não é necessário… na minha cabeça, não faz muito sentido você precisar ser autorizado a morar em um país que você possui cidadania. Ele, inclusive, já está trabalhando, com contrato etc e nunca isso foi solicitado.
@@juliaandrade2363 E como é o processo do imposto de renda? É burocrático fazer esse processo? Oq é pedido?
@ tudo o que sei sobre imposto de renda é que é feito anualmente se você tem contrato de trabalho, como é o caso do meu marido, que já já terá que fazer. caso seja trabalhador independente (tipo o MEI do Brasil), você tem que fazer a cada 3 meses (existem períodos específicos aqui). não sei te dizer exatamente como é o processo, porque chegamos no fim de dezembro e ainda não fizemos, mas os meus amigos que já moram há um tempo aqui falaram que as duas situações são bem tranquilas, não tem muito mistério.
Uma correção: o NIF eu tirei nas FINANÇAS
Pelo que sei atualmente esta difícil conseguir agendamento ne isso? Tem trocentos processos da MI atrapalhando quem tem documentos pra tirar por direitos como o artigo 15
@@JULIALACROIXDAVEIGA sim, é um problema imenso conseguir agendamentos pra residência no geral! Por isso, não segui a recomendação que é dada de esperar os 3 meses do visto de turista pra começar a resolver isso e aconselho que todos façam o mesmo… se o SEF nos desse a garantia de que ninguém precisaria ficar ligando feito louca pra conseguir um singelo agendamento, a história seria outra…
A vantagem do artigo 15 é que, comparado aos demais, não há grandes questões depois que a pessoa consegue o agendamento. Mas a verdade é que, independente do artigo, quem tem direito à residência não deveria passar por essa quantidade de complicação. É fogo!
@@juliaandrade2363 Exato. No meu caso eu tenho os documentos portugueses e meu marido está em processo de cidadania a 3 anos através de mim. Nos estamos nos EUA, e vamos para Portugal em breve e como ele vai trabalhar tb com uber precisa do documento. Eu vou tentar fazer o agendamento com antecedência, mas sei tá bem complicado conseguir. Grata pelo seu retorno.
@@JULIALACROIXDAVEIGA Espero que consigam resolver logo!! Tentem já começar a correr com isso assim que estiveram aqui e boa sorte! 🥰
Super me ajudou! Obrigada! Nao sabia mais se era Sef ou Aima e qual numero ligar
Ai que bomm, fico feliz!!! Até janeiro ainda era SEF, mas depois mudou pra AIMA! :)
Tô casada,.estou há quase 6 anos casada e nem minha advogada consegue o agendamento.
@@sandraaleixo2164 há quanto tempo estás tentando o agendamento? Porque sei que estás casada há 6 anos, mas o tempo de casamento independe pro agendamento.
Bom dia Júlia Andrade. Obrigado por compartilhar estas informações. Por favor, no atendimento eletrônico por telefone, você escolheu a opção 3, agendamentos, e depois a opção 2, autorização de residência da União Europeia? Toda vez que consigo chegar nessa opção fica uma gravação de lamentamos mas não há vagas. Obrigado.
Olá, Luciano. 😊
Então, na época que fiz o agendamento, ainda estava na transição do SEF para o AIMA e era outra lógica de atendimento. A informação de que não havia vaga, por exemplo, era a própria atendente que me falava. Sugiro entrar no grupo do Facebook “AIMA/SEF - Informações, Dúvidas e Agendamentos” ou no grupo “AIMA (SEF) DÚVIDAS, ESCLARECIMENTOS E SERVIÇOS” pra tentar tirar essa dúvida. Boa sorte!!
Nif não é na segurança social e o niss
@@ndxiwjdnd nos comentários, você verá que fiz essa correção 😊
Qual é o formulário que preencheu do site da AIMA? Não estou encontrando
Aqui está passo a passo:
1- Escrever na busca do Google: formulário artigo 15 AIMA,
2- O primeiro link te levará à página do site do AIMA referente ao "Cartão de Residência para Familiares de Nacionais UE",
3- Nesta página, terá uma sessão chamada Requisitos e documentos",
4- Ao clicar nesta sessão, a última linha do texto diz o seguinte: Formulário de pedido de Cartão de Residência para Nacional de Estado Terceiro familiar de nacional da UE (PDF). É só clicar em "PDF" que o formulário automaticamente será aberto.
Espero ter ajudado!
@@juliaandrade2363 encontrei, muito obrigado
Os meios de subsistência, foi somente o extrato bancário?
@@andreaugusto8727 Sim, porque estava na minha conta todo o dinheiro que eu e meu marido juntamos antes de virmos pra Portugal. No dia, não me pediram nenhum tipo de comprovação de subsistências (talvez por ser pelo Art. 15, não sei), mas vi que podiam pedir.
@@juliaandrade2363 então, o meu também é artigo 15°, casado com cidadã italiana, e meu salário é todo do Brasil e minha única dúvida era está se o extrato bancário português seria o suficiente
@@andreaugusto8727 acredito que sim! 👍
Boa noite, Júlia Andrade. Sou Tiago Neiva. Por favor, quanto demorou entre seu atendimento na AIMA e a recepção de seu cartão de residente? Muito grato pela ajuda. 🙏🏽
Olá, Tiago, tudo bem?
Então, demorou um pouco mais de 2 meses. Fui atendida no dia 01/02 e recebi o cartão no dia 11/04.
@@juliaandrade2363 Muito agradecido pela gentileza. Uma outra pergunta, por favor, conseguistes agendar rápido?
@@tiagoneiv eu consegui o agendamento 3 semanas depois que iniciei as ligações (mas conheço gente que está há meses tentando, então isso varia muuuito).
Realmente está uma loucura para conseguir algo que deveria ser uma simples formalidade.
Mas mesmo assim, muito obrigado pelas dicas e por compartilhar sua experiência, com certeza vai me ajudar muito! Só por curiosidade, você foi atendida em qual cidade/posto AIMA?
Pois é, está uma loucura mesmo! Que bom que, ao menos, posso ajudar :)
Eu fui atendida no AIMA de Espinho, não tive nenhum problema e todo mundo foi bem simpático.
Qual é a validade do cartão?
@@khevineteca9410 5 anos
Olá Júlia , conteúdo muito bom. Pode por gentileza me esclarecer uma dúvida ? Quanto custa para emitir o cartão? Pode pagar com cartão ou dinheiro? Precisou levar a certidão de antecedentes criminais? Você se recorda se a opção era para cartão de residente da UE ( CRUE) ? Muito obrigada :)
@@fernandacristinamonteiro998 olá, Fernanda, que bom que você gostou! 😊
Custou 21 euros no total (15 do cartão + 6 pra remessa por correio). Paguei em dinheiro o valor certinho (sem que precisasse dar troco ou algo do tipo), porque fiquei com medo de surgir algum problema. Aconselho, inclusive, a você fazer o mesmo. :)
Não levei certidão de antecedentes criminais e a minha opção era cartão de residência nos termos do Art° 15, ou seja, para familiares do cidadão da União nacionais de Estado terceiro (sou casada com um cidadão português). A diferença, pelo que tendi, é que esse CRUE é a autorização de residência para estrangeiros provenientes da União Europeia, que não é o meu caso, pois sou brasileira.
Ten algun problema ai ya estuo em Portugal a mas de 3 meses?
Não entendi. Vc quer dar entrada no cartão de residência pelo Art. 15? Não tive problemas em ter conseguido antes dos 3 meses, mas tb não há problema em tirar depois desse tempo, porque é a recomendação oficial. Não quis aguardar esses 3 meses, porque sabia que poderia demorar para conseguir o agendamento e não queria ficar irregular por muito tempo.
Eu estava aguardando, vc mencionar quanto tempo vc esperou chegar o documento, via CTT?
Olá! Eu coloquei na descrição as datas direitinho. Aguardei 2 meses e 10 dias para a chegada do cartão.
Entrada no cartão residência - 01/02 (AIMA de Espinho)
Chegada do cartão - 11/04 (eles pedem uma assinatura)