Alguém mais teve o vídeo travando e o áudio continua normal? Só pra saber, pode ser problema de meu celular. A dúvida vem porque tem ocorrido bem de vez em quando (e até num vídeo sobre esportes). Mas de umas três ou quatro vezes nos últimos quinze dias, é com certeza a segunda vez no canal da TV Grabois! Só pra ficar com necessária "orelha em pé"...
Bom dia. Pax Domini Tecum. Em primeiro lugar, felicito o canal por um vídeo tão claro e relevante num momento em que se propala a existência da tal “guerra de narrativas”, que resulta da ascensão do fascismo, entre nós outros, com o consequente empenho de justificar suas conduções impopulares - porque em favor do açodamento da acumulação primitiva do capital. Contudo recomendo que se tenham em vista, a respeito do assunto, as elaborações teóricas do filósofo Enrique Dussel com respeito ao fetichismo - conceito mais produtivo, ao longo do desenvolvimento dos marcos categoriais na obra de Marx, do que ideologia, no que toca ao sentido de “falsa consciência”, especialmente quando se aplica à absolutização da “Potestas” (o Estado) ante a “Potentia” (a legítima sede política do Poder: a comunidade política). Dussel, ademais de ser um dos próceres da Escola da Libertação (grande contribuição de nosso continente para a história do pensamento mundial), é, possivelmente, uma das maiores autoridades intelectuais acerca da obra de Marx. Se não for a maior. Chag sameach (= feliz festa), porque estamos, simultaneamente, sob o signo do Advento natalino e da Chanuká (Festa das Luzes), no calendário judaico. Atenciosamente, Marco Roberto. th-cam.com/video/TsBZw2phuRg/w-d-xo.html
parabéns pelo trabalho, fábio!
Marxismo Barbaro, vale uma conferida, aulas excelentes.
Excelente
Muito bom!
Maravilhoso!! Compacto, denso, intenso.
Mais uma vez, parabéns!
Mais um ótimo vídeo!
Sugestão para novos vídeos: 1. O pensamento de Georg Lukács; 2. Consciência de Classe e Luta de Classes.
Sobre falsa consciência, nada aprofundado, mas lembro de uma frase do Zizek: "Existe a ficção da realidade e a realidade da ficção"
Alguém mais teve o vídeo travando e o áudio continua normal? Só pra saber, pode ser problema de meu celular. A dúvida vem porque tem ocorrido bem de vez em quando (e até num vídeo sobre esportes). Mas de umas três ou quatro vezes nos últimos quinze dias, é com certeza a segunda vez no canal da TV Grabois! Só pra ficar com necessária "orelha em pé"...
Esta a acontecer comigo neste momento. É já ocorreu anteriormente
Bom dia.
Pax Domini Tecum.
Em primeiro lugar, felicito o canal por um vídeo tão claro e relevante num momento em que se propala a existência da tal “guerra de narrativas”, que resulta da ascensão do fascismo, entre nós outros, com o consequente empenho de justificar suas conduções impopulares - porque em favor do açodamento da acumulação primitiva do capital.
Contudo recomendo que se tenham em vista, a respeito do assunto, as elaborações teóricas do filósofo Enrique Dussel com respeito ao fetichismo - conceito mais produtivo, ao longo do desenvolvimento dos marcos categoriais na obra de Marx, do que ideologia, no que toca ao sentido de “falsa consciência”, especialmente quando se aplica à absolutização da “Potestas” (o Estado) ante a “Potentia” (a legítima sede política do Poder: a comunidade política).
Dussel, ademais de ser um dos próceres da Escola da Libertação (grande contribuição de nosso continente para a história do pensamento mundial), é, possivelmente, uma das maiores autoridades intelectuais acerca da obra de Marx. Se não for a maior.
Chag sameach (= feliz festa), porque estamos, simultaneamente, sob o signo do Advento natalino e da Chanuká (Festa das Luzes), no calendário judaico.
Atenciosamente,
Marco Roberto.
th-cam.com/video/TsBZw2phuRg/w-d-xo.html
Obrigado pela sugestão! Lembro que tenho um vídeo anterior, aqui mesmo no canal, sobre a questão do fetichismo
👍
Coloque os livros citados nos vídeos.
Tenho feito de tudo para divulgar o Cultura e Movimento. O Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região tem reproduzido o seu digno trabalho.
Muito obrigado!
Não explicou poha nenhuma. Só leu.