Que felicidade me dá quando encontro professores ótimos no TH-cam. Isso que é amar o que faz. E ainda por cima tem didática! Amei a explicação. Primeiro vídeo que eu vejo, mas com certeza verei os outros. Gratidão!
Quero agradecer por disponibilizar esse(e outros cursos gratuitos) e disponibilizar o arquivo em pdf(que é ajuda bastante a acompanhar) sem dúvida é uma forma de permitir o acesso mais igualitário à psicanálise(que ainda é tão elitizada no Brasil), então minha sincera gratidão!! Parabéns pela didática e pelo aprofundamento teórico !! Eu e uma amiga, Lara Leite, estamos fazendo esse curso juntas e por isso tentamos organizar (na medida do possível) as aulas com os textos referentes. Aula zero - apresentação Aula 1 - Introdução pg 21 - 28 Aula 2 - Introdução pg 28 - 32 Aula 3 - Introdução pg 32 Aula 4 - Introdução pg 33 até o fim da introdução Aula 5 - Capítulo 1 Aula 6 - Capítulo 2, parte 1 Aula 7A - Capítulo 2, parte 2 Aula 7B - Capítulo 2, parte 3 Aula 8 - Capítulo 3, até pg 106 Aula 9 - Capítulo 3 pg 107 - 115 Aula 10 - Capítulo 3, texto "Observação de bebês em uma situação padronizada" Gilberto Safra Aula 11- Capítulo 3, pg 116 - 120 Aula 12- Capítulo 3, pg 120 - 125 Aula 13- Capítulo 3, pg 125 - Aula 14- Artigo "Caso Margareth Little, Winnicott e as Bordas da psicanálise" Alfredo Naffah Neto Aula 15 - Capítulo 4, até pg 148 Aula 16 - Capítulo 4, início pg 148 - 151 Aula 17- texto "A preocupação materna primária"(no livro Da pediatria a psicanálise) Aula 18- pg 151 Aula 19- Capítulo 5 Aula 20- Capítulo 5, até 191 Aula 21- Capítulo 5, pg 191- final Aula 22- Capítulo 6 Aula 23- texto "Comunicação e falta de Comunicação levando ao estudo de certos opostos"(que está no livro O ambiente e os processos de maturação) Aula 24 - Última página do livro
Professor Saulo e tbm o Chibante, foram os melhores professores de Psicanálise da FMU!! Maravilhoso poder estudar novamente e relembrar! Obrigada Prof. Um abraço!
Ótima aula! Parabéns pela didática. Winnicott é o que eu preciso para ir mais segura para a prática clínica. Quando comecei o estágio somente com as teorias de Freud e algo de Lacan, senti que faltava algo muito importante, pois fiz a triagem de várias pessoas com um ego muito fragilizado, e vi que uma castração na situação em que se encontravam poderia ser catastrófica. Já iniciei um curso sobre Winnicott, mas suas aulas virão como um excelente complemento. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento.
Que aula, magnifico! Que pena que a minha filha não teve aula de Psicanálise com você antes de sair do curso de psicologia na FMU. Vou indicar essas aulas. Parabéns pelo conhecimento, e obrigada pela partilha!
Muito boa sua aula e sua leitura Saulo. Tentei ouvir outra pessoa falando de Winnicott e não consegui entender um terço do que a pessoa falava e um representante da ciencia psi em si. No entanto, sua forma de apresentar Winnicot fez sentido pra mim. Agradeço sua disponibilidade de expor aqui teus conhecimentos de forma autentica, objetiva, e proxima... abraços.
Fantastica Aula ! tive o privilegio de ser aluno do Professor Saulo, e pelo que estou vendo, vou continuar sendo, agora por aqui . kkkk Parabéns pelo canal
Gostaria de saber como seria uma apreciação critica da área da psicologia do desenvolvimento sobre a afirmação o bebe é um monte de pedaços embora a tendencia inata a integração. Otimo curso
Muito interessante suas aulas sobre Winicott, meu TCC ira usar a abordagem winicottiana e seus videos estão sendo de imensa ajuda. Eu quero seguir a psicanalise e confesso que estou com grande inclinação para Winicott.
"O bebe não existe", pois sempre tem alguém ou algum ambiente que olha pelo bebe. O termo ambiente: o cuidado materno será o ambiente. Aprender a diferenciar a mae ambiente e a mae objeto. Quando ele fala da mãe cuidando do bebe podemos fazer a analogia do analista cuidando do analisando. Ele critica a psicanálise pois ela ja toma o sujeito como uma pessoa inteira. E questiona, e os pacientes que não são uma pessoa ainda. O bebe tem uma tendencia inata a se integrar, e o ambiente proporcionara essa integração. O ego do bb frágil, e o ego da mãe é um ego auxiliar. O ego é uma ferramenta para ajudar o bebe a se integrar em um processo constante. Essa constante integração e desintegração vai formando o ego da criança, cada experiencia integrada auxiliaria na formação do self. Quanto mais este ego se fortalece mais capacidade integrativa ele tem. Clinica winicottianna: ouvir as integracoes do paciente e compreender que o paciente nao tera condicoes egoicas de compreender todas as intervencoes pois o euo nao estara pronto para absorver. Cada vez menos dependeremos do ego auxiliar. Dependencia relativa. Rumo a independência. Com isso vai acumulando experiências, e fortalecendo o seu senso de self. Quando o paciente não sente isso, ele se sente vazio, uma sensação de falta de algo. Excesso de presença ou falta de alguem, sem que a crianca tenha a capacidade de integrar as experiencias a crianca se submete ao falso self. O objetivo da clinica winicottiana é ajudar o sujeito a voltar a seu eu (self) e oferecer um ambiente para esse reconhecimento. É a busca da autenticidade do paciente.
Fiquei muito interessado na clínica Winnicottiana. Já que ao longo do percurso, fiz análise freudiana há anos e agora estou num tratamento lacaniano. Quem sabe?
CURSO: WINNICOTT DO ZERO OBJETIVO DO VÍDEO 0: Apresentar um pouco sobre as ideias de Winnicott , sobre o livro do Adam Phillip e um pouco da proposta deste mesmo livro. Frase que Winnicott soltou durante uma reunião psicanalítica e que sintetiza sua visão a respeito do ser humano: "O bebê não existe." Winnicott, quer dizer através dessa frase , que sempre que se "olha" para um bebê, sempre terá que ter alguém junto com o bebê olhando para ele. Seja uma mãe, um pai ... Necessariamente tem um ambiente que "olha" para o bebê. Quando Winnicott fala que o bebê não existe, isso tem uma profundidade muito grande para ele, que necessita ser compreendida. Ele quer dizer que o bebê não existe sozinho e que ele só existe na presença do outro, ou seja, o bebê só existe porque tem um outro que cuida dele. Um termo que estaremos utilizando muito nesse estudo é "ambiente". O cuidado materno inicialmente tem a função de ambiente. Muito mais do que um objeto que a criança se relaciona com esse objeto, a criança está contida nesse ambiente. Depois Winnicott vai fazer a distinção entre "mãe ambiente" e "mãe objeto". É interessante porque Winnicott está falando de algo anterior inclusive as relações objetais. O interessante é que antes dele perceber a mãe como objeto , a mãe é ambiente. É o lugar que ele está contido.
Aula Título Vídeo Parte do Livro Aula zero “Por onde vamos seguir?” Apresentação Aula 1 “Saúde e doença em Winnicott” Introdução pg 21 - 28 Aula 2 “O setting Winnicottiano” Introdução pg 28 - 32 Aula 3 “A escola britânica de psicanálise” Introdução pg 32 Aula 4 “Winnicott ladrão de ideias” Introdução pg 33 até o fim da introdução Aula 5 “O que chamamos de começo” Capítulo 1 Aula 6 “Entre Klein e Ana Freud” Capítulo 2, parte 1 Aula 7A “O destino criativo do sintoma” Capítulo 2, parte 2 Aula 7B “Concorda com Freud e Klein?” Capítulo 2, parte 3 Aula 8 “Confiabilidade e sobrevivência do analista” Capítulo 3, até pg 106 Aula 9 “Insubmissão e o jogo da espátula” Capítulo 3 pg 107 - 115 Aula 10 “A sessão Winnicottiana e o jogo da espátula” Texto "Observação de bebês em uma situação padronizada" Gilberto Safra Aula 11 “Psicose e cuidados maternos” Capítulo 3, pg 116 - 120 Aula 12 “Somos muito pobres se somos apenas sãos” Capítulo 3, pg 120 - 125 Aula 13 “Ilusão, realidade e mutualidade” Capítulo 3, pg 125 - final Aula 14 “Winnicott e uma paciente “Borderline” ” Artigo "Caso Margareth Little, Winnicott e as Bordas da psicanálise" Alfredo Naffah Neto Aula 15 “O id do bebê e o ego materno ” Capítulo 4, até pg 148 Aula 16 “A criatividade em Winnicott” Capítulo 4, início pg 148 - 151 Aula 17 “A preocupação materno primária” texto "A preocupação materna primária"(no livro Da pediatria a psicanálise) Aula 18 “O círculo benigno - Qual o lugar da agressividade” Capítulo 4 pg 151 - final do capítulo Aula 19 “O papel do espelho da mãe e o self” Capítulo 5 Aula 20 “O uso de um objeto” Capítulo 5, até 191 Aula 21 “Tipos de falso self” Capítulo 5, pg 191- final Aula 22 “A interpretação em Winnicott, um improviso musical? ” Capítulo 6 Aula 23 “O direito de não se comunicar em Winnicott” texto "Comunicação e falta de Comunicação levando ao estudo de certos opostos"(que está no livro O ambiente e os processos de maturação) Aula 24 “Recuperar-se de Winnicott para ser Winnicottiano” Última página do livro
Adorei o vídeo. Não estudo psicologia, sou só um curioso; A dinâmica de formação do ego no modelo de Winnicott somente se aplica a seres humanos ? Teríamos essa dinâmica em outros primatas ou até em outras formas de vida ?
AMEI sua aula!!! O que meu professor levou um bimestre para explicar, vc conseguiu de forma mais intefrativa e leve. PARABÉNS!!! Como faco para conseguir o PDF que vc mencionou?
Como faço para adquirir o PDF desse livro de Winnicotti por Adam Phillips achei muito interessante gostaria de fazer a leitura estou maratonando suas aulas se puder compartilhar ficarei grato. Já estou no grupo do Telegram
Estive estudando Winnicott recentemente na faculdade. Ainda não entendi o que ele queria dizer com "integração" do ego. Como diferenciar um ego integrado e desintegrado, e como seria a atitude de alguém com o ego desintegrado?
Olá Saulo, estou assistindo todos os seus vídeos sobre Winnicott, é a abordagem que eu sigo e suas aulas tem sido excelente para minha aprendizagem. Será que você poderia me enviar os artigos que você fala sobre Winnicott por favor, meu email é psicologapriscilafaria@gmail.com muito obrigada
Nao se preocupe com o tempo dos vídeos .... a aula é tão leve e esclarecedora que não fica cansativo de forma alguma.🙏
Que felicidade me dá quando encontro professores ótimos no TH-cam. Isso que é amar o que faz. E ainda por cima tem didática! Amei a explicação. Primeiro vídeo que eu vejo, mas com certeza verei os outros.
Gratidão!
Quero agradecer por disponibilizar esse(e outros cursos gratuitos) e disponibilizar o arquivo em pdf(que é ajuda bastante a acompanhar) sem dúvida é uma forma de permitir o acesso mais igualitário à psicanálise(que ainda é tão elitizada no Brasil), então minha sincera gratidão!! Parabéns pela didática e pelo aprofundamento teórico !!
Eu e uma amiga, Lara Leite, estamos fazendo esse curso juntas e por isso tentamos organizar (na medida do possível) as aulas com os textos referentes.
Aula zero - apresentação
Aula 1 - Introdução pg 21 - 28
Aula 2 - Introdução pg 28 - 32
Aula 3 - Introdução pg 32
Aula 4 - Introdução pg 33 até o fim da introdução
Aula 5 - Capítulo 1
Aula 6 - Capítulo 2, parte 1
Aula 7A - Capítulo 2, parte 2
Aula 7B - Capítulo 2, parte 3
Aula 8 - Capítulo 3, até pg 106
Aula 9 - Capítulo 3 pg 107 - 115
Aula 10 - Capítulo 3, texto "Observação de bebês em uma situação padronizada" Gilberto Safra
Aula 11- Capítulo 3, pg 116 - 120
Aula 12- Capítulo 3, pg 120 - 125
Aula 13- Capítulo 3, pg 125 -
Aula 14- Artigo "Caso Margareth Little, Winnicott e as Bordas da psicanálise" Alfredo Naffah Neto
Aula 15 - Capítulo 4, até pg 148
Aula 16 - Capítulo 4, início pg 148 - 151
Aula 17- texto "A preocupação materna primária"(no livro Da pediatria a psicanálise)
Aula 18- pg 151
Aula 19- Capítulo 5
Aula 20- Capítulo 5, até 191
Aula 21- Capítulo 5, pg 191- final
Aula 22- Capítulo 6
Aula 23- texto "Comunicação e falta de Comunicação levando ao estudo de certos opostos"(que está no livro O ambiente e os processos de maturação)
Aula 24 - Última página do livro
Muito obrigada pelo auxílio! 👏🏽👏🏽👏🏽☺️Esses capítulos são respectivos ao livro citado por ele no início neh ou não?!🤭
@@kellyvivaldi7658 sim ao longo dos vídeos ele vai indicando
Não achei o PDF
Professor Saulo e tbm o Chibante, foram os melhores professores de Psicanálise da FMU!! Maravilhoso poder estudar novamente e relembrar! Obrigada Prof. Um abraço!
Ótima aula! Parabéns pela didática. Winnicott é o que eu preciso para ir mais segura para a prática clínica. Quando comecei o estágio somente com as teorias de Freud e algo de Lacan, senti que faltava algo muito importante, pois fiz a triagem de várias pessoas com um ego muito fragilizado, e vi que uma castração na situação em que se encontravam poderia ser catastrófica. Já iniciei um curso sobre Winnicott, mas suas aulas virão como um excelente complemento. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento.
Obrigado pelo apoio!
Estou fazendo a faculdade de psicologia e esse vídeo me ajudou demais. Muito obrigada por contribuir ✨
Gente maravilhoso, ninguém nunca conseguiu explicar ego auxiliar de forma tão inteligível antes
Que aula, magnifico!
Que pena que a minha filha não teve aula de Psicanálise com você antes de sair do curso de psicologia na FMU.
Vou indicar essas aulas.
Parabéns pelo conhecimento, e obrigada pela partilha!
Obrigada pela generosidade, professor 🙏
Obrigado pela aula. 5 anos depois estou aqui aprendendo com você.
muito obrigada, a matéria de desenvolvimento foi um caos, minha prof saiu da faculdade e seus vídeos estão ajudando muito.
Ameiiii sua aula ...melhor descoberta ...vou seguir seu canal c muito apreço. Parabéns Professor por dividir conosco esse aprendizado.
Muito boa sua aula e sua leitura Saulo. Tentei ouvir outra pessoa falando de Winnicott e não consegui entender um terço do que a pessoa falava e um representante da ciencia psi em si. No entanto, sua forma de apresentar Winnicot fez sentido pra mim. Agradeço sua disponibilidade de expor aqui teus conhecimentos de forma autentica, objetiva, e proxima... abraços.
Muito boa a aula, sou apaixonada por Winnicott, tenho esse livro e agora com suas aulas vou seguir a leitura. Grata!
Um espetáculo de aula!
Obrigado! Professor Saulo , por disponibilizar a aula. Foi de muita importância.. e relevância ...
Fantastica Aula ! tive o privilegio de ser aluno do Professor Saulo, e pelo que estou vendo, vou continuar sendo, agora por aqui . kkkk Parabéns pelo canal
emerson .nogueira grande Emerson! Um abraço!
Yes! Tudo o que eu queria estudar! Obrigada pela oportunidade.
Excelente! Obrigado, Saulo.
Bem esclarecedor! Obrigada por compartilhar conosco.
Que coisa boa encontrar um curso de qualidade excelente. Fico grata pelas aulas!
cheguei agora no canal, adorei a aula, parabéns didática excelente e vou continuar assistindo o curso winnicott do zerooo
Professor Saulo ,sempre claro e prático em suas explicações, sou seu fã parabéns 👏👏👏
Que explicação impecável
Parabéns pela sua iniciativa! Gostei demais das suas colocações.
ola! Comecei a ouvir as aulas, muito boas ! Obrigada!!!
Professor brilhante!!!
Obrigada!!!☆♡
Que bom ter encontrado tua aula! Clara e esclarecedora! Seguirei!!! 😘🤗🙏🏻
Só tenho a agradecer seus vídeos. Estão me ajudando muito na minha clínica.
Parabéns, professor. Sua didádica é maravilhosa, que permitiu a compreensão de cada palavra. Sucesso!!
Gostaria de saber como seria uma apreciação critica da área da psicologia do desenvolvimento sobre a afirmação o bebe é um monte de pedaços embora a tendencia inata a integração. Otimo curso
Elizabeth psicanalista. Me inscrevi. 👏👏👏
Que aula maravilhosa!!! Muito obrigada!!! Gratidão 😊
Amando as aulas, gratidão 🥰
Amando sua didática! excelente explicações
como consegui ser tão leve, que aula boa. parabéns, ótima aula.
Adoro suas aulas...prazer em ouvi-lo. Parabéns!
Você é show em Winnicott. Muito bom.
Que aula show! Nem vi os minutos passarem! Obrigada por essa aula incrível, Prof Saulo!
Muito interessante suas aulas sobre Winicott, meu TCC ira usar a abordagem winicottiana e seus videos estão sendo de imensa ajuda. Eu quero seguir a psicanalise e confesso que estou com grande inclinação para Winicott.
Muito obrigada Professor... pelo PDF o senhor é incrível, me baseio em todas as suas aulas...
Olá Sandra será poderia enviar PDF no meu e-mail , gostaria ler .será consegui fazer essa gentileza .
moraisirineia@gmail.com
Comprei o livro!😃 Ficará mais fácil de acompanhar. Obrigada.
Aproveitando pra aprender sobre Winnicott com o melhor professor!
Vc tem me ajudado muito!!! Tem um ruído tipo makita de obra ao fundo
Que didática! Meus Parabéns!!
Obrigada por partilhar!!
Winnicott é show
Grata pela aula magnifica!!!!
Gostei muito.
Muito didático, leve e esclarecedor!
Otimo
Começando o curso em 2021 😀 Winnicott 😍
sou estudante de psicanálise e estou amando estas aulas. Gostaria de obter o pdf do livro do Adams Philips. Alguém poderia me ajudar, por favor.
Muito bom, obrigada!!
Ótima aula prof. Parabéns
.. muito didático...
Maratonando....
Ótima aula! Parabéns!
Aula maravilhosa!
Nossa muito boas suas aulas
Parabéns
obrigado por essa ótima aula. como consigo o pdf que falou?
Maravilhoso ❤️❤️
"O bebe não existe", pois sempre tem alguém ou algum ambiente que olha pelo bebe.
O termo ambiente: o cuidado materno será o ambiente.
Aprender a diferenciar a mae ambiente e a mae objeto.
Quando ele fala da mãe cuidando do bebe podemos fazer a analogia do analista cuidando do analisando.
Ele critica a psicanálise pois ela ja toma o sujeito como uma pessoa inteira.
E questiona, e os pacientes que não são uma pessoa ainda.
O bebe tem uma tendencia inata a se integrar, e o ambiente proporcionara essa integração.
O ego do bb frágil, e o ego da mãe é um ego auxiliar. O ego é uma ferramenta para ajudar o bebe a se integrar em um processo constante.
Essa constante integração e desintegração vai formando o ego da criança, cada experiencia integrada auxiliaria na formação do self.
Quanto mais este ego se fortalece mais capacidade integrativa ele tem.
Clinica winicottianna: ouvir as integracoes do paciente e compreender que o paciente nao tera condicoes egoicas de compreender todas as intervencoes pois o euo nao estara pronto para absorver.
Cada vez menos dependeremos do ego auxiliar.
Dependencia relativa.
Rumo a independência.
Com isso vai acumulando experiências, e fortalecendo o seu senso de self.
Quando o paciente não sente isso, ele se sente vazio, uma sensação de falta de algo.
Excesso de presença ou falta de alguem, sem que a crianca tenha a capacidade de integrar as experiencias a crianca se submete ao falso self.
O objetivo da clinica winicottiana é ajudar o sujeito a voltar a seu eu (self) e oferecer um ambiente para esse reconhecimento.
É a busca da autenticidade do paciente.
Fiquei muito interessado na clínica Winnicottiana. Já que ao longo do percurso, fiz análise freudiana há anos e agora estou num tratamento lacaniano.
Quem sabe?
CURSO: WINNICOTT DO ZERO
OBJETIVO DO VÍDEO 0:
Apresentar um pouco sobre as ideias de Winnicott , sobre o livro do Adam Phillip e um pouco da proposta deste mesmo livro.
Frase que Winnicott soltou durante uma reunião psicanalítica e que sintetiza sua visão a respeito do ser humano: "O bebê não existe."
Winnicott, quer dizer através dessa frase , que sempre que se "olha" para um bebê, sempre terá que ter alguém junto com o bebê olhando para ele.
Seja uma mãe, um pai ...
Necessariamente tem um ambiente que "olha" para o bebê.
Quando Winnicott fala que o bebê não existe, isso tem uma profundidade muito grande para ele, que necessita ser compreendida.
Ele quer dizer que o bebê não existe sozinho e que ele
só existe na presença do outro, ou seja, o bebê só existe porque tem um outro que cuida dele.
Um termo que estaremos utilizando muito nesse estudo é "ambiente".
O cuidado materno inicialmente tem a função de ambiente.
Muito mais do que um objeto que a criança se relaciona com esse objeto, a criança está contida nesse ambiente.
Depois Winnicott vai fazer a distinção entre "mãe ambiente" e "mãe objeto".
É interessante porque Winnicott está falando de algo anterior inclusive as relações objetais.
O interessante é que antes dele perceber a mãe como objeto , a mãe é ambiente.
É o lugar que ele está contido.
Boa noite
Rio de Janeiro
E para Freud ?
Professor, vale a pena mencionar na descrição do vídeo as referencias do livro. fica maias fácil a pesquisa e compra.
Aula Título Vídeo Parte do Livro
Aula zero “Por onde vamos seguir?” Apresentação
Aula 1 “Saúde e doença em Winnicott” Introdução pg 21 - 28
Aula 2
“O setting Winnicottiano” Introdução pg 28 - 32
Aula 3 “A escola britânica de psicanálise” Introdução pg 32
Aula 4 “Winnicott ladrão de ideias” Introdução pg 33 até o fim da introdução
Aula 5 “O que chamamos de começo” Capítulo 1
Aula 6 “Entre Klein e Ana Freud” Capítulo 2, parte 1
Aula 7A “O destino criativo do sintoma” Capítulo 2, parte 2
Aula 7B “Concorda com Freud e Klein?” Capítulo 2, parte 3
Aula 8 “Confiabilidade e sobrevivência do analista” Capítulo 3, até pg 106
Aula 9 “Insubmissão e o jogo da espátula” Capítulo 3 pg 107 - 115
Aula 10 “A sessão Winnicottiana e o jogo da espátula” Texto "Observação de bebês em uma situação padronizada" Gilberto Safra
Aula 11 “Psicose e cuidados maternos” Capítulo 3, pg 116 - 120
Aula 12 “Somos muito pobres se somos apenas sãos” Capítulo 3, pg 120 - 125
Aula 13 “Ilusão, realidade e mutualidade” Capítulo 3, pg 125 - final
Aula 14 “Winnicott e uma paciente “Borderline” ” Artigo "Caso Margareth Little, Winnicott e as Bordas da psicanálise" Alfredo Naffah Neto
Aula 15 “O id do bebê e o ego materno ” Capítulo 4, até pg 148
Aula 16 “A criatividade em Winnicott” Capítulo 4, início pg 148 - 151
Aula 17 “A preocupação materno primária” texto "A preocupação materna primária"(no livro Da pediatria a psicanálise)
Aula 18 “O círculo benigno - Qual o lugar da agressividade” Capítulo 4 pg 151 - final do capítulo
Aula 19 “O papel do espelho da mãe e o self” Capítulo 5
Aula 20 “O uso de um objeto” Capítulo 5, até 191
Aula 21 “Tipos de falso self” Capítulo 5, pg 191- final
Aula 22 “A interpretação em Winnicott, um improviso musical? ” Capítulo 6
Aula 23 “O direito de não se comunicar em Winnicott” texto "Comunicação e falta de Comunicação levando ao estudo de certos opostos"(que está no livro O ambiente e os processos de maturação)
Aula 24 “Recuperar-se de Winnicott para ser Winnicottiano” Última página do livro
Muito bom. Parabéns pelo trabalho ! Gostaria do PDF mencionado no vídeo, por favor, poderia me passar ?
Oi Winnie! Ele tem o arquivo no grupo no facebook, este é o link facebook.com/groups/saulodursoferreirapsi/
💙
Adorei o vídeo. Não estudo psicologia, sou só um curioso; A dinâmica de formação do ego no modelo de Winnicott somente se aplica a seres humanos ? Teríamos essa dinâmica em outros primatas ou até em outras formas de vida ?
Ola aula excelente, qual seria o nome do livro, indicado no fim da aula?
AMEI sua aula!!! O que meu professor levou um bimestre para explicar, vc conseguiu de forma mais intefrativa e leve. PARABÉNS!!! Como faco para conseguir o PDF que vc mencionou?
lindamar.rufino.psico@gmail.com
Qual é o livro ?
Como faço para adquirir o PDF desse livro de Winnicotti por Adam Phillips achei muito interessante gostaria de fazer a leitura estou maratonando suas aulas se puder compartilhar ficarei grato. Já estou no grupo do Telegram
Boa tarde, gostaria de saber como faço para adquirir o livro que você indicou em PDF!
Professor, eu amei a explicação mas eu não consegui entender nada. Tem alguma forma ou algum livro que eu consiga pegar devagar?
Como posso adquirir o PDF?
Você pode me enviar?
Eu quero este pdf
Oi Myriam! Ele tem um grupo no facebook onde ele compartilha, este é o link facebook.com/groups/saulodursoferreirapsi/
OLA PROF SAULO, VC TEM ALGUM TRABALHO SOBRE O LIVRO FAMILIA E O DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL DE WINNICOTT? COMO POSSO CONVERSAR C VC?
Onde está o pdf do livro?
Oi Kely! Ele tem um grupo no facebook, este é o link facebook.com/groups/saulodursoferreirapsi/
Vc retirou o vídeo somos pobres se somos apenas sãs?
Professor, o pdf foi enviado somente para quem fez o curso? Tem disponível?
Daiana de Almeida Silva tem na descrição do vídeo. ;)
Estive estudando Winnicott recentemente na faculdade. Ainda não entendi o que ele queria dizer com "integração" do ego. Como diferenciar um ego integrado e desintegrado, e como seria a atitude de alguém com o ego desintegrado?
Nunca me identifiquei com a escola inglesa , isso de uma mãe "toda " , para mim a clínica inglesa é a clínico do imaginário
Olá Saulo, estou assistindo todos os seus vídeos sobre Winnicott, é a abordagem que eu sigo e suas aulas tem sido excelente para minha aprendizagem. Será que você poderia me enviar os artigos que você fala sobre Winnicott por favor, meu email é psicologapriscilafaria@gmail.com muito obrigada
Olá por favor me mande uma msg no WhatsApp que envio. 1195556-1040
Muito bom. Obrigada!!!