Conheço o Teres a anos, desde os grupos do whatsapp quando ele era ainda adolescente. Sempre foi o sonho dele desenvolver essa engine e fico feliz que ele tenha conseguido. Gostando os outros ou não, ele tinha motivações pessoais pra isso e é um cara admirável.
Concordo contido na parte dele deixar a ferramenta em opensource. Ele não precisa criar essa engine sozinho. Fora que é meio injusto ele cobrar pra ensinar a mexer numa ferramenta que nem ta completa. Mesmo que as intensões sejam boas.
O gui disse nas ultimas postagens que a cave ta totalmente diferente da ultima versao disponivel, ele ta estudando ainda o que vai fazer em relacao a cave, ele nunca disse que vai fazer um curso. Mas eu entendo o seu ponto de vista, so nao acho que deveria ser opensource por motivos comerciais e meio que nao eh a ideia do gui pra cave. Minha ideia seria disponibilizar a cave engine para compra permanente e um pagamento mensal para update, ou algo assim. Gostaria de testar a cave depois dos ultimos updates, mas vai ficar pro futuro por enquanto.
Não faz sentido nenhum essa Engine ser vendida comercialmente. 1- Os competidores são muito melhores 2- Alguns competidores são de graça 3- Levaria anos para construir uma comunidade em cima disso, sendo que já existem outras aí 4- Um cara sozinho não vai conseguir competir com equipes gigantes estrangeiras. Essa Engine só faz sentido para o próprio criador, que monta um portfólio IMENSO e pode ser facilmente usado para dar um boost no currículo e conseguir uma vaga numa empresa grande facilmente. Parabéns para ele e parabéns por ter construído esse conhecimento e posto em prática. Fora isso, para nós meros usuários, não tem porque essa Engine existir. Colocar ela a venda seria o mesmo que arrancar dinheiro de otário, que a gente sabe que tem muitos por aí.
@@starvosxant4348 vc esta equivocado, nenhuma engine surgiu grande, todas comecaram pequenas com pouco capital. Talvez minha ideia nao seja a melhor para crescer a cave, blz, mas ela tem que comecar de algum lugar.
@@victorgrativol sim, nenhuma engine surge grande. Mas isso que vc falou é mais um ponto a favor do que eu falei, e mais um agravante contra a Engine dele: O tempo. Quem sai na frente leva vantagem. As engines começaram pequeno numa época totalmente diferente e foram crescendo com o tempo junto com a evolução tecnológica. Tiveram todo o tempo a favor e como um fator determinante. A Cave não vai ter o tempo a favor, e só nisso já perde muito ponto. Mesmo que ela cresça com o tempo (e vai crescer), as outras já vão estar enormes. Isso só favoreceu o que eu disse: a Engine dele não serve para absolutamente nada, exceto para ele mesmo. Ninguém com dois neurônios vai largar a Unreal ou a Unity ou até a Godot para ir para a Cave. Esquece, é perda de tempo.
@@starvosxant4348 mas ai eh que ta, ninguem vai fazer um projeto triple A na cave, e o unico loko que ta fazendo algo do tipo na godot que eu sei, eh o maluco do escape from tarkov ou algo assim, mas cada um faz o que quiser tbm, o que quero dizer eh que para projetos indies ela pode vir a ser uma opcao legal. E voce tbm falo de sair na frente, tempo de mercado e etc. Concordo com tudo, mas isso nao quer dizer que nao existe espaco para inovacao e solucoes novas, ou ate solucoes mesmo para coisas ainda sem solucao. Gostaria que a Cave fosse pra frente e ficasse tao grande quanto as maiores do mercado. Talvez abriria vagas de trabalho para varios setores da industria, sei la. Gosto de pensar que o Brasil tbm pode, btf?
@@victorgrativol Com todo respeito, mas a godot é bem completinha, dá pra criar uns jogos grandes, não nível unreal engine, mas pq ai é mais focado em equipe, mas para jogos de 1 pessoa só é perfeita.
Essa Cave engine...acho que o Guilherme criou mesmo, foi mais para cumprir os desafios que ele mesmo se impõem e engaja com seu seguidores do Canal...se você conferir os vídeos mais virais do canal dele, verá que sempre tem desafios de criar vários jogos em uma semana, criar engine do zero, criar um jogo em assembly com menos de 30KB...etc. Conheço o Guilherme Teres desde o tempo de ouro da Extinta *Blender Brasil* quando comecei a estudar o Blender em 2010, e no fórum de lá ele postava muito Jogos feitos na BGE, tanto que os vídeos mais antigos do canal dele, sempre foram focados em modelagem com o Blender e Programação Python na BGE, antes mesmo do fork UPBGE existir. Ele meio que ainda esta bem magoado pelos devs do Blender terem tirado de vez a BGE do Blender a partir da versão 2.8, e como ele é um gamedev bem competente, na minha visão acho que criar a Cave engine, foi mais para mostrar que conseguiria criar uma engine similar a BGE e com visual parecido com Unity ou Unreal...Aliais, o nome Cave vem do 1º game comercial que ele fez na BGE e publicou na Steam chamado Caveman Stories Não sei ao certo se a versão que ele disponibiliza para seus apoiadores esta mais completa que essa free que você testou, mas também acredito que se o Guilherme tivesse um bom patrocínio, e tornasse a Cave Engine Open-source, tenho certeza que ela poderia bater de igual com a Godot em uns 2 anos de desenvolvimento. Falow!!!
O ruim da cave é que foi criada pra querer entrar no mercado internacional ao invés de fazer para o publico brasileiro e quando ganhar o Brasil ai sim fazer uma versão mundial
Eu vi vídeos deles que ele abre no VSCode o que deixa a experiência mais rica com autocomplete e tudo mais. Mas eu não consigo enxergar como uma pessoa iria criar uma engine (embora não lapidada, mas faz tudo dá pra ver o jogo Crow dele) pra vender curso, o custo de criar sua engine é muito grande não valeria apena. Por isso tem curso, como criar clone da netflix, o custo é baixo pra um retorno alto. Além do conhecimento do cara, não é qualquer pessoa que vai conseguir criar isso tudo.
Ótimo vídeo.. no começo ate estava achando interessante a ferramenta apesar de seus defeitos, mas ao ver a parte de venda de curso me deixou uma má impressão.
eu preferiria que o Gui tivesse investiido na BGE, sei lá tipo um projeto para poder exportar para Android ou algo assim, ele estava criando plugins muito bons para ela, até criou um jogo multiplayer que eu me diverti bastante, mas se era o desejo dele criar uma engine como ele disse num vídeo, eu não vou julgar, faria o mesmo se tivesso o conhecimento dele ksksksks.
High, essa versão da engine que você está usando ela é muito antiga. O Guilherme atualizou a engine e ela já está bem mais avançada que essa ai. Não sei se ele irá publicar essa versão esse mês ou nos próximos. E nos vídeos recentes dele, ele disse que fez essa engine para criar seus próprios jogos, mas decidiu publicar pra galera que quiser usar e tals. Por isso ele até demora pra trazer as atualizações, pois ele foca mais em criar os jogos deles (faz sentido, já que a Uniday é um estúdio de jogos). ____________ Saindo um pouco do assunto Cave, eu estou pensando em criar um fork da Godot Engine e desenvolver ela de forma independente da principal. A comunidade Godot e seus criadores (e também alguns devs) são um pouco... problemáticas. Os CEOs da Godot tomam decisões burras, são egocêntricos e arrogantes. Por isso estou com essa ideia, de ter algo alternativo da Godot oficial. Não sei se poderei chamar isso de "engine brasileira", mas acho que será algo interessante. O que vocês acham disso?
@guustavols Eu fiz esse comentário antes da Redot e Blazium (ou pelo menos antes de se tornarem conhecidos) Agora eu tenho outras ideias para o meu fork, além de ter "mais liberdade". Na verdade escrevi esse comentário antes da treta no Twitter, olha só que coisa. Eu avisei
Ser fechado e pago é o q mais me pega nessa engine, o mercado ja lotado de engine free, ou ao menos um tempo teste free e ainda tem engines ótimas open source, sei lá.
Vish, pelos comentários o autor da engine tem uma fanbase bem chata. Eu parei de seguir ele assim que tudo no canal dele virou propaganda para cursos que na minha opinião são bem medíocres. (Se ele colocar bons exemplos, tutoriais e documentações, você não precisaria comprar um curso e aí a conta nao fecha kkkkkkkkk)
Sei la eu ainda prefiro a subvariantes da BGE, exceto a 0.3, a cave engine apezar de ter algumas coisas legais ainda e meio estranha. Tem uma versão dela que da pra colocar os componentes direto no prefabs. A bge tambem tem os prefabs mas as possibilidades são maiores BGE so precisa de algumas atualizações não como aquala coisa michuruca da Range engine.
High o caba la da cave disse essa semana q essa q vc baixou está 400 comits atrasada da q ele ta usando agora, deve ter melhorado alguma coisa né possível.
se fosse gratuíta eu talvez vá testar, mas porra, 40 dólares? a ITsMagic se sai melhor, não é perfeita mas é de graça porque eu uso o Java (sim, exatamente) a ITs também é brasileira mas exclusíva para android e tem lá as limitações dela
Mesmo que o objetivo do Guilherme fosse fazer o primeiro motor de jogos brasileiro, ainda sim não seria um atrativo pois isso é raso demais. Como um desenvolvedor de jogos que está começando, prefiro mil vezes um motor bom, gratuito e sem muitas restrições para com a publicação de um jogo feito nele. Se é um motor brasileiro, canadense, francês, católico, evangélico, umbandista... Nada disso importa pra mim. Parabéns aos desenvolvedores do Cave Engine - deve ser um projeto difícil de tocar -, mas não sei se vão chegar a algum lugar com ele.
E tbm não é a primeira, uma pesquisa simples no Google já aparece no primeiro resultado um post de uma engine br de 2012 O que tbm n é a primeira kk, a mais antiga é a Aspen Engine, q é do final dos anos 90 se n me engano (ou bem no inicio dos anos 2000) É 3D, mas o estudio foi comprado pela ubisoft, tornando-se a Ubisoft Brasil, q foi fechado anos dps dessa compra
entao eu nao vou pagar uma engine que esta começando agr. principalmente uma engine que oferece um grafico exclusivo. a utilização de redesNeurais..threads entao esta fora de linha.
Cara, tu é muito arrogante. Só fala mal de todo mundo. Saio daqui com uma frase inspirada nas tuas: “pra que que eu vou assistir teu canal, se tem tanto canal melhor”.
O cara não te pediu e nem lhe convidou a fazer vídeo da Game Engine dele, você fez o vídeo porque quis e ainda fez o favor de criticar e explicar o porquê de não usar a ferramenta, um total desfavor. Esse vídeo não tinha necessidade de existir, ainda mais pelo momento que você diz "eu não sei qual é o exatamente o objetivo dele em fazer essa game engine", o que leva a induzir que você baseou suas críticas em algo totalmente infundado e, pra ser sincero, demonstra pouco de inveja e birra de sua parte. Outro ponto péssimo - e que outras pessoas aqui comentaram a respeito - foi indagar a índole do Guilherme por querer vender um curso de sua game engine. Você acha que valeria a pena o esforço de produzir uma game engine por 4 anos com planos de monetizar isso vendendo curso?
Ele comentou num vídeo que as pessoas baixavam e não davam feedback. Eu tô trazendo feedback. Se eu tivesse gostado eu comentaria da mesma forma. Curso ou info produto é uma das formas mais fáceis de monetizar na internet. Eu sei como funciona esse jogo. É só perceber vários outros canais por aí, não só de GameDev, vários vendem o seu próprio curso ou são afiliados. Se é o objeto dele, blz. Mas acho um produto incompleto pra fazer um curso sobre isso. Se não aceita críticas não tem como melhorar. Se a game engine dele fosse boa, outras pessoas estariam usando pq o canal dele tem engajamento. Mas só ele que utiliza
Cara mesmo assim que trabalho incrível, uma pessoa criar tudo isso sozinha é a coisa mais incrível que eu ja vi!!!
Conheço o Teres a anos, desde os grupos do whatsapp quando ele era ainda adolescente. Sempre foi o sonho dele desenvolver essa engine e fico feliz que ele tenha conseguido. Gostando os outros ou não, ele tinha motivações pessoais pra isso e é um cara admirável.
Eu também, lembro dessa época
5:50 Acho que a detecção de colisão ocorre corretamente. Cê só conseguiu pegar as moedas quando "inverteu o mundo" auhseuahse
Pode ser. Pensei nisso depois
Concordo contido na parte dele deixar a ferramenta em opensource. Ele não precisa criar essa engine sozinho. Fora que é meio injusto ele cobrar pra ensinar a mexer numa ferramenta que nem ta completa. Mesmo que as intensões sejam boas.
Cara amo. Seu canal, aprendo mt com vc .. sobre essa game engine, acredito q ele deva ter criado mais para bater as metas e os desafios dele mesmo.
O gui disse nas ultimas postagens que a cave ta totalmente diferente da ultima versao disponivel, ele ta estudando ainda o que vai fazer em relacao a cave, ele nunca disse que vai fazer um curso. Mas eu entendo o seu ponto de vista, so nao acho que deveria ser opensource por motivos comerciais e meio que nao eh a ideia do gui pra cave. Minha ideia seria disponibilizar a cave engine para compra permanente e um pagamento mensal para update, ou algo assim. Gostaria de testar a cave depois dos ultimos updates, mas vai ficar pro futuro por enquanto.
Não faz sentido nenhum essa Engine ser vendida comercialmente.
1- Os competidores são muito melhores
2- Alguns competidores são de graça
3- Levaria anos para construir uma comunidade em cima disso, sendo que já existem outras aí
4- Um cara sozinho não vai conseguir competir com equipes gigantes estrangeiras.
Essa Engine só faz sentido para o próprio criador, que monta um portfólio IMENSO e pode ser facilmente usado para dar um boost no currículo e conseguir uma vaga numa empresa grande facilmente. Parabéns para ele e parabéns por ter construído esse conhecimento e posto em prática.
Fora isso, para nós meros usuários, não tem porque essa Engine existir. Colocar ela a venda seria o mesmo que arrancar dinheiro de otário, que a gente sabe que tem muitos por aí.
@@starvosxant4348 vc esta equivocado, nenhuma engine surgiu grande, todas comecaram pequenas com pouco capital. Talvez minha ideia nao seja a melhor para crescer a cave, blz, mas ela tem que comecar de algum lugar.
@@victorgrativol sim, nenhuma engine surge grande. Mas isso que vc falou é mais um ponto a favor do que eu falei, e mais um agravante contra a Engine dele: O tempo. Quem sai na frente leva vantagem. As engines começaram pequeno numa época totalmente diferente e foram crescendo com o tempo junto com a evolução tecnológica. Tiveram todo o tempo a favor e como um fator determinante.
A Cave não vai ter o tempo a favor, e só nisso já perde muito ponto. Mesmo que ela cresça com o tempo (e vai crescer), as outras já vão estar enormes.
Isso só favoreceu o que eu disse: a Engine dele não serve para absolutamente nada, exceto para ele mesmo. Ninguém com dois neurônios vai largar a Unreal ou a Unity ou até a Godot para ir para a Cave. Esquece, é perda de tempo.
@@starvosxant4348 mas ai eh que ta, ninguem vai fazer um projeto triple A na cave, e o unico loko que ta fazendo algo do tipo na godot que eu sei, eh o maluco do escape from tarkov ou algo assim, mas cada um faz o que quiser tbm, o que quero dizer eh que para projetos indies ela pode vir a ser uma opcao legal. E voce tbm falo de sair na frente, tempo de mercado e etc. Concordo com tudo, mas isso nao quer dizer que nao existe espaco para inovacao e solucoes novas, ou ate solucoes mesmo para coisas ainda sem solucao. Gostaria que a Cave fosse pra frente e ficasse tao grande quanto as maiores do mercado. Talvez abriria vagas de trabalho para varios setores da industria, sei la. Gosto de pensar que o Brasil tbm pode, btf?
@@victorgrativol Com todo respeito, mas a godot é bem completinha, dá pra criar uns jogos grandes, não nível unreal engine, mas pq ai é mais focado em equipe, mas para jogos de 1 pessoa só é perfeita.
Essa Cave engine...acho que o Guilherme criou mesmo, foi mais para cumprir os desafios que ele mesmo se impõem e engaja com seu seguidores do Canal...se você conferir os vídeos mais virais do canal dele, verá que sempre tem desafios de criar vários jogos em uma semana, criar engine do zero, criar um jogo em assembly com menos de 30KB...etc.
Conheço o Guilherme Teres desde o tempo de ouro da Extinta *Blender Brasil* quando comecei a estudar o Blender em 2010, e no fórum de lá ele postava muito Jogos feitos na BGE, tanto que os vídeos mais antigos do canal dele, sempre foram focados em modelagem com o Blender e Programação Python na BGE, antes mesmo do fork UPBGE existir.
Ele meio que ainda esta bem magoado pelos devs do Blender terem tirado de vez a BGE do Blender a partir da versão 2.8, e como ele é um gamedev bem competente, na minha visão acho que criar a Cave engine, foi mais para mostrar que conseguiria criar uma engine similar a BGE e com visual parecido com Unity ou Unreal...Aliais, o nome Cave vem do 1º game comercial que ele fez na BGE e publicou na Steam chamado Caveman Stories
Não sei ao certo se a versão que ele disponibiliza para seus apoiadores esta mais completa que essa free que você testou, mas também acredito que se o Guilherme tivesse um bom patrocínio, e tornasse a Cave Engine Open-source, tenho certeza que ela poderia bater de igual com a Godot em uns 2 anos de desenvolvimento.
Falow!!!
Hoje tem o pixel..fall alguma coisa assim o projeto pessoal dele ele tá corrigindo erro Dessa ver que ainda não está público
Eu conheco o Guilherme teres faz tempo, ele se perdeu, mercenario de curso...
Muito bom o vídeo, excelente qualidade! +1 inscrito
O ruim da cave é que foi criada pra querer entrar no mercado internacional ao invés de fazer para o publico brasileiro e quando ganhar o Brasil ai sim fazer uma versão mundial
Eu vi vídeos deles que ele abre no VSCode o que deixa a experiência mais rica com autocomplete e tudo mais.
Mas eu não consigo enxergar como uma pessoa iria criar uma engine (embora não lapidada, mas faz tudo dá pra ver o jogo Crow dele) pra vender curso, o custo de criar sua engine é muito grande não valeria apena. Por isso tem curso, como criar clone da netflix, o custo é baixo pra um retorno alto.
Além do conhecimento do cara, não é qualquer pessoa que vai conseguir criar isso tudo.
Ótimo vídeo.. no começo ate estava achando interessante a ferramenta apesar de seus defeitos, mas ao ver a parte de venda de curso me deixou uma má impressão.
Esquisito mesmo
eu preferiria que o Gui tivesse investiido na BGE, sei lá tipo um projeto para poder exportar para Android ou algo assim, ele estava criando plugins muito bons para ela, até criou um jogo multiplayer que eu me diverti bastante, mas se era o desejo dele criar uma engine como ele disse num vídeo, eu não vou julgar, faria o mesmo se tivesso o conhecimento dele ksksksks.
High, essa versão da engine que você está usando ela é muito antiga. O Guilherme atualizou a engine e ela já está bem mais avançada que essa ai. Não sei se ele irá publicar essa versão esse mês ou nos próximos. E nos vídeos recentes dele, ele disse que fez essa engine para criar seus próprios jogos, mas decidiu publicar pra galera que quiser usar e tals. Por isso ele até demora pra trazer as atualizações, pois ele foca mais em criar os jogos deles (faz sentido, já que a Uniday é um estúdio de jogos).
____________
Saindo um pouco do assunto Cave, eu estou pensando em criar um fork da Godot Engine e desenvolver ela de forma independente da principal. A comunidade Godot e seus criadores (e também alguns devs) são um pouco... problemáticas. Os CEOs da Godot tomam decisões burras, são egocêntricos e arrogantes. Por isso estou com essa ideia, de ter algo alternativo da Godot oficial. Não sei se poderei chamar isso de "engine brasileira", mas acho que será algo interessante.
O que vocês acham disso?
Se ele colocar uma versão gratuita atualizada eu testo novamente
Ja existem 2 forks com a ideia de ter mais liberdade, a Redot e a Blazium
@guustavols Eu fiz esse comentário antes da Redot e Blazium (ou pelo menos antes de se tornarem conhecidos)
Agora eu tenho outras ideias para o meu fork, além de ter "mais liberdade".
Na verdade escrevi esse comentário antes da treta no Twitter, olha só que coisa. Eu avisei
@@ergumsum kkkk pior q eu so vi a data do teu comentario dps q ja tinha enviado, mas ai n apaguei p caso vc n conhecesse os forks..
@@guustavols Acontece
Ser fechado e pago é o q mais me pega nessa engine, o mercado ja lotado de engine free, ou ao menos um tempo teste free e ainda tem engines ótimas open source, sei lá.
Não faz muito sentido mesmo
Vish, pelos comentários o autor da engine tem uma fanbase bem chata. Eu parei de seguir ele assim que tudo no canal dele virou propaganda para cursos que na minha opinião são bem medíocres.
(Se ele colocar bons exemplos, tutoriais e documentações, você não precisaria comprar um curso e aí a conta nao fecha kkkkkkkkk)
O Guilherme é bem entusiasta do Python e a game engine do Blender, parece q ele queria criar uma engine com a linguagem.
Game engine do blender? Como assim?
Tem algum vídeo no canal falando da Range Engine ?
Não conheço
@@HighLevelGames É um "primo" do UPBG, pelo pouco que vi, a engine está sendo desenvolvida pela comunidade do blender.
fala sobre lumina, SEGI, SSGI e etc. e a relação com o fps
iluminação mutável com cenas dinâmicas
Concordo com você inclusive nunca vi um sistema de água na cave mais assim o cara fez sozinho a game engine ae tem que da um disconto
Excelente vídeo 👏🏻
Da uma olhada na Flax Engine High Level
Vou dar uma pesquisada
Sei la eu ainda prefiro a subvariantes da BGE, exceto a 0.3, a cave engine apezar de ter algumas coisas legais ainda e meio estranha.
Tem uma versão dela que da pra colocar os componentes direto no prefabs. A bge tambem tem os prefabs mas as possibilidades são maiores BGE so precisa de algumas atualizações não como aquala coisa michuruca da Range engine.
Entao nao, pq eu pagaria por uma coisa que existem outras melhores e mais completas de graça?
High o caba la da cave disse essa semana q essa q vc baixou está 400 comits atrasada da q ele ta usando agora, deve ter melhorado alguma coisa né possível.
Talvez sim. Mas ainda vai precisar atualizar a documentação e ter mais tutorial ensinando a mexer
Cara conheço uma engine br para amdroi , se chama its magic
Exelente pontos
se fosse gratuíta eu talvez vá testar, mas porra, 40 dólares? a ITsMagic se sai melhor, não é perfeita mas é de graça porque eu uso o Java (sim, exatamente)
a ITs também é brasileira mas exclusíva para android e tem lá as limitações dela
Mesmo que o objetivo do Guilherme fosse fazer o primeiro motor de jogos brasileiro, ainda sim não seria um atrativo pois isso é raso demais. Como um desenvolvedor de jogos que está começando, prefiro mil vezes um motor bom, gratuito e sem muitas restrições para com a publicação de um jogo feito nele. Se é um motor brasileiro, canadense, francês, católico, evangélico, umbandista... Nada disso importa pra mim.
Parabéns aos desenvolvedores do Cave Engine - deve ser um projeto difícil de tocar -, mas não sei se vão chegar a algum lugar com ele.
E tbm não é a primeira, uma pesquisa simples no Google já aparece no primeiro resultado um post de uma engine br de 2012
O que tbm n é a primeira kk, a mais antiga é a Aspen Engine, q é do final dos anos 90 se n me engano (ou bem no inicio dos anos 2000)
É 3D, mas o estudio foi comprado pela ubisoft, tornando-se a Ubisoft Brasil, q foi fechado anos dps dessa compra
A mais antiga que conheço no caso
Eu pensei em usar, achei bem leve, mas muito limitada. Em breve vou investir em um PC da Nasa pra usar a UE 5. 😂😂😂
entao eu nao vou pagar uma engine que esta começando agr. principalmente uma engine que oferece um grafico exclusivo. a utilização de redesNeurais..threads entao esta fora de linha.
Tá bem crua. Mas pra quem está aprendendo é Boa. E se tivesse suporte a mobile ia ser legal pra fazer jogos simples.
Cara, tu é muito arrogante. Só fala mal de todo mundo. Saio daqui com uma frase inspirada nas tuas: “pra que que eu vou assistir teu canal, se tem tanto canal melhor”.
O cara não te pediu e nem lhe convidou a fazer vídeo da Game Engine dele, você fez o vídeo porque quis e ainda fez o favor de criticar e explicar o porquê de não usar a ferramenta, um total desfavor. Esse vídeo não tinha necessidade de existir, ainda mais pelo momento que você diz "eu não sei qual é o exatamente o objetivo dele em fazer essa game engine", o que leva a induzir que você baseou suas críticas em algo totalmente infundado e, pra ser sincero, demonstra pouco de inveja e birra de sua parte.
Outro ponto péssimo - e que outras pessoas aqui comentaram a respeito - foi indagar a índole do Guilherme por querer vender um curso de sua game engine. Você acha que valeria a pena o esforço de produzir uma game engine por 4 anos com planos de monetizar isso vendendo curso?
Como não? Tá conversando merda.
Ele comentou num vídeo que as pessoas baixavam e não davam feedback. Eu tô trazendo feedback. Se eu tivesse gostado eu comentaria da mesma forma.
Curso ou info produto é uma das formas mais fáceis de monetizar na internet. Eu sei como funciona esse jogo. É só perceber vários outros canais por aí, não só de GameDev, vários vendem o seu próprio curso ou são afiliados. Se é o objeto dele, blz. Mas acho um produto incompleto pra fazer um curso sobre isso. Se não aceita críticas não tem como melhorar. Se a game engine dele fosse boa, outras pessoas estariam usando pq o canal dele tem engajamento. Mas só ele que utiliza
E tipo, vc pode baixar, testar, tirar suas próprias conclusões e passar o feedback pra ele
Ué cara, n pode mais falar sua opinião de produtos? Virou ditadura?
Gezuzzz, agora até engine tem fanboy? 🙄 só faltava essa kkkk