Sensor MAP, sensor de pressão absoluta. simulando falha no MAP. simulando defeito. Leia a descrição.
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 21 ธ.ค. 2024
- ANTES, parceiro do You Tube, ative o botão vermelho e se inscreva no canal, isso faz muita diferença para você e para mim. Assistam todo o vídeo, no decorrer dele vocês verão os efeitos do MAP, e porque ele é importante no bom funcionamento do motor, ele calcula a pressão do ar, equilibra a mistura e economiza combustível, essa informação é muito importante para você entender seu carro ou veículo. Não deixe de dar o like, isso faz o You Tube entender que ele é importante e faz chegar à mais pessoas na plataforma. = Só esclarecendo o vídeo, o MAP mede pressão, neste caso ele mede a queda de pressão dentro do coletor e não a pressão ambiente, para isso tem o sensor de altitude que é calibrado exclusivamente para reconhecer quando o carro está mais alto ou mais baixo com relação ao nível do mar, o MAP faz medição em função do vácuo que se cria no coletor. Em motor turbo ele atua tanto na sobre pressão quanto na subpressão.
Tudo bem a todos, precisando de uma dica, comprei um C3 1.5 o mesmo motor do video, o carro foi trocado a correia dentada, tensor, velas, filtros, porém o carro na macha lenta da umas osciladas, tem horas que estabiliza, depois ele volta a oscilar, já levei o carro na oficina novamente, fizeram a regulagem das valvulas e o carro melhorou, fiz uma viajem de 800km, mais o carro começou apresentar uma falha na arrancada principalmente na segunda macha, quando forçava para sair o carro dava uns furo, ao retornar de viajem notei que o carro tava batendo muita valvula, e isso por que foi regulando antes de viajar, fizeram a regulagem novamente, fizeram correção pelo scanner o carro ficou normal, mais depois de 3 dias começou a oscilar novamente, já troquei o tipo de combustível, mesmo assim na macha lenta oscila, mais o carro anda bem, tá econômico, não tem fumaça na partida, não ascende luz da injeção, agora levei num Eletricista, ele passou o carro no scanner novamente, e tudo normal, porém o carro na macha lenta oscilando ele descontou o sensor MAP, interessante o carro estabilizou a marcha lenta como se tivesse normalizado o funcionamento, será que o sensor Map está com defeito, ou ele quando conectado pode esta captando alguma irregularidade do motor como entrada de ar anormal por isso ele oscila, tô andando com carro com sensor map desligado, está sem oscilar, andando bem e econômico, porém a luz da injeção acesa, alguém tem uma ideia para ajudar o amigo aqui!
Olá Akson, seja bem-vindo! É possível que o MAP esteja em curto, e enviando uma informação errada para a central o que pode aumentar ou diminuir a injeção indevidamente, esse sensor tem medidas elétricas padrão basta conferir e ver se está dentro ou fora deles, ou simplesmente troque a peça, caso não seja ele faz uma preventiva e vai em busca do defeito real. A luz da injeção quando acende normalmente tem a ver com a sonda lambda, confere ela também, mas se a luz está ligada ao MAP, no momento em que ele é desativado ela vai acender também. Mesmo acessa e o MAP desligado o motor está ok e com bom rendimento e aparentemente não há defeitos, então, somente reponha o MAP novo e tudo volta ao normal. Entrada de ar falso ou fuga fazem a lenta varirar, verifique parafusos soltos, trincas e mangueiras rompidas para descartar essa opção, ok. Valeu pela postagem. Abraço!
Estou com o mesmo problema amigo. Conseguiu solucionar o seu ???
@@fernandogiordano-veiculoscarro Boa noite, deste já muito obrigado pela retorno, realmente pedir o sensor map original pelo mercado livre, chegou testei e não era o Map, comecei a procurar informações na Internet, club do C3, assim várias teorias, porem algumas me deixou emcabulado, que podia ser uma valvula queimada, ou com fechamento mais lento, ou valvula sem vedação, porém voltei na oficina onde foi feito a revisão, eles analisaram via scanner, fizeram a regulagem das valvulas novamente(dizendo eles), fizeram o alto adaptativo da injeção, porém o carro continuou a oscilação, como tenho uma pequena noção sobre mecânica, eu continuei a pesquisar e 2 pessoas no grupo do C3 novamente bateram na tecla valvulas desreguladas, sou curioso e gosto de mexer nas minhas coisas, pois bem, comprei as lâminas de regulagem de valvulas, eu mesmo criei as ferramentas para conferência de ponto desse motor 1.4 / 1.5 (fiz as ferramentas com 1 grampo de telha para travar o volante do motor esmerilei a ponta na espessura do encaixe, e comprei um parafuso de 8 centímetros chave 6 mm para travar o comando de valvulas, tudo nas mesmas medidas das ferramentas originais Raven), com carro frio pela manhã segui todos os passos de regulagem de valvulas(o carro no ponto, regula 2 cilidros, depois um giro no motor em 180graus e regula os outros 2 cilindros), e Bingo ao conferi todas as valvulas, teve 3 valvulas de admissão que não passou o calibre da lâmina de 0.10, e somente 1 com 0.15, as de escape 3 com 0.20, e 1 com 0.25, na hora fiquei sem acreditar, porque levei o carro 2 vezes na mesma oficina reclamando do problema, e lá foi feito a regulagem de valvulas, resumindo eu mesmo fiz a regulagem das valvulas de admissão com 0.20, e as valvulas de escape com 0.40, deixei elas no limite especificado pela Peugeot/Citroën, liguei o carro zerou oscilação, fiz o aprendizado do TBI(desligando a bateria por 1 hora, depois religuei a bateria dei meia chave e deixei por 1 minutos, só depois dei partida no veiculo) rodei uns 40km, o carro funcionando perfeitamente, o carro está mais solto para andar, está consumindo menos, virou outro, porém ao fazer o meu relato no grupo do C3 me indicaram rodar com essa regulagem por ums 30 dias, depois regular as valvulas novamente, porém com 0.15 na admissão, e 0.35 no escape, mais vou ser coerente, o carro tá rodando tão bem, e econômico que acho que não vou mexer nessa regulagem de momento, vou deixar do jeito que está, regulagem novamente só daqui 30mil km! Só uma dica tem muito mecânico teórico com pouca prática, o famoso mecânico que só quer fazer revisão básica e trocar peças!
Obs: A oficina em questão foi uma indicação de última hora, porque precisava fazer a revisão, por que estava de viajem marcada para o proximo dia.
@@andersonsoarescardoso4786 Sim, como relatei acima, era só as valvulas desreguladas, procure um profissional, uma oficina de confiança, e que tenha noção dessas regulagens linhas peugeot/Citroën motores 1.4 e 1.5! Boa sorte!
@@aksonlima8104 Opa! Pois é, você levou na oficina e por rotina, segundo te disseram, fizeram a regulagem das válvulas, que foi o que você relatou na postagem, tanto você e nós, não podemos desconfiar que tal procedimento tenha sido feito de maneira desleichada e ou sequer tenham realmente mexido nessa regulagem, esse tipo de comportamento é exatamente aquilo onde a esperteza vai contra a lógica, enganar ou fazer algo pela metade, é tiro no pé. Bem como falou, as válvulas tem um ponto certo, caso fiquem soltas demais o motor fica xoxo, fraco, caso fiquem enforcadas, sem folga, o motor falha muito. A folga necessária é a folga da dilatação e deve sobrar em média 1 décimo, entre o batente e a cabeça da válvula, isso impede falta de vedação e folga excessiva, mesmo depois de quente. O canal tem essa premissa, incentivar as pessoas a serem mais positivas e irem á luta, teu relato denota tenacidade e vontade de resolver os próprios problemas, fazer até ferramentas e seguir à risca os ditames de uma operação, como regular válvulas sem nunca ter tocado nelas e depois ver que realmente fez melhor do quem tem anos de espertize e malandragem, é exemplo clássico que todos podemos fazer por nós mesmos, independente da dificuldade e não pensar que é trouxa e enganado por malandros, ou por imperícia, que ao cabo seja isso mesmo que ocorreu, não creio que quizessem te enganar, vamos ficar pela imperícia mesmo. A regulagem das válvulas são fixas e imutáveis, desde que estejam bem travadas, o desgaste dos acentos é coisa muito lenta, não se mexe toda hora nisso, se foi colocada dentro das folgas padrões pode esquecer, somente no futuro caso perceba alteração, senão, deixe rolar. O reset é bom para tirar dados da memória da ECU, assim ela apaga e deixa a regulagemde fábrica, fez bem. Independente desse perrengue, não deixe de levar o carro em uma oficina, tudo tem seu momento, às vezes ascoisas não saem como deveriam, ams isso não significa que tudo em volta não presta, todos falham, todso somos falíveis, desonestidade é caráter, quem tem caráter não sofredesse mal. aleu pela postagem, este relato seráfixado neste vídeo, abraço!
Muito bom entendi seu propósito bem explicado, ele ausente funciona. estragado nem sempre depende de cada carro.
Olá Alice, seja bem-vinda! Exatamente, é isso mesmo, você entendeu perfeitamente. Abraço!
Muito importante esse sensor viu prof, fica a dica abraço👍
Olá Rogerio, seja bem-vindo. De fato, ele é um sensor importante, mas como explico no vídeo, essa simulação não se trata de um defeito, mas do isolamento do sensor, caso ele apresente alguma falha ligado ele vai prejudicar o motor ou não vai deixá-lo pegar. Na descrição do vídeo corrigi a verdadeira atuação do sensor MAP, que inadvertidamente eu confundi com o sensor de altitude que faz um trabalho semelhante. valeu, abraço.
@Fernando Giordano , Bom dia. O meu funciona normalmente, só que sempre fica acima de 1.000 rpm, assim como vc mostrou no vídeo, às vezes cai para 900 rpm, só que quando piso na embreagem, o rpm sobe bastante, será que o MAP poderia estar influenciando nisso?
Olá Diogo, seja bem-vindo! O MAP não tem relação direta com a lenta, ele só irá interferir na lenta, caso vase ar por ele. A oscilação da lenta geralmente é problema no atuador da marcha lenta ou erro e sujeira na tbi, assim, verifique o atuador e a tbi, mas se há suspeita de mau funcionamento do MAP, basta trocá-lo. A embreagem se não for servo assistida, ela não pode interferir na lenta ou no funcionamento do motor, o que pode estar havendo, se for o caso, é uma falha no motor que o deixa fraco e ao aliviar a pressão de freio da caixa via embreagem, o motor pode dar uns pequenos picos de aceleração e desaceleração, mas isso indica falha no motor e não interferência da embreagem, ok. Abraço!
O meu está com mesmo problema! Foi resolvido?
Olá Elvis, seja bem-vindo! Enquanto o Diogo não lhe responde, se precisar de ajuda é só deixar aí nos comentários, ok. Abraço!
@@fernandogiordano-veiculoscarro Meu carro não tem atuador de marcha lenta, nenhum tipo de sensor da marcha lenta, eu acho que é tudo controlado via corpo de borboleta, é um 206 1.6 16v, era automático, e passei pra manual.
@@elviselias9046 Não foi resolvido. Até hoje continua acelerado. Algumas vezes, ele fica com a rotação normal, abaixo de 1.000 mas depois de pouco tempo, mesmo parado, ele começa a subir a rotação, e fica em torno de 1.200 rpm, é horrível dirigir o carro acelerado.
Tenho um Sandero que não chega o positivo em nenhum dos fios, será que o problema é no módulo que não está mandado alimentação positiva pro sensor ?
No teste da caneta de polaridade está chegando sinal negativo nos 4 fios, nos 4 fios chega sinal negativo.
Olá Davi, seja bem-vindo! Em um dos pinos tem que haver 5volts, geralmente um dos pinos laterais externos, caso não tenha sinal, então há um defeito no plug, no chicote em um dos fios e ainda na saída da central que pode ser mal contato por oxidação, dificilmente a central danifica um saída de 5 volts. Assim, verifique esses pontos caso ainda não tenha feito, ok. Abraço!
No Ford Ka 2010 com o sensor map desconectado, o carro não liga.
Olá Carlos, seja bem-vindo! O MAP não tem propriedade de interferir na partida, no momento da partida o sinal que ele envia é neutro, pois, está na referência de pressão normal o que diz ao sistema que a pressão que ele mede está ok, e ao desligar ele do sistema a referência seria de pressão normal na partida. O MAP não faz parte dos atuadores padrão, é um complemento, pode nesse caso ter outra intercorrência associada ao MAP, que juntas impedem a partida. Com ele desligado o motor não liga, então faça o teste após ligar o motor, desconecte ele do sistema, se ele tiver alta prioridade, o motor deve desligar, caso contrário o motor vai ficar ligado, se isso ocorrer, então há outra avaria correlata. Há alguma falha no seu carro? Abraço!
cara, o que você falou não é uma regra, varia de injeção para injeção, você disse que não é um sensor tão importante assim, mas esse sensor ruim em alguns carros, pode simplesmente para de alimentar os bicos. Outra coisa, você ligou o carro normalmente, tem carro que não liga ou falha.
Olá Savages, seja bem-vindo. Essa falha que provoquei não se trata de um MAP com defeito, mas caso o MAF esteja desligado, mas se esse sensor entrar em curto, provavelmente ela vai acarretar problemas de leitura o que compromete a injeção, portanto, essa falha se trata de isolamento do MAP e não de um com defeito. Ao me referir a importância do MAP como sensor, é com os sensores primordiais, àqueles que não deixam o carro ligar de jeito nenhum, o MAP não é um desses sensores. Valeu pela postagem, abraço.
Na descrição do vídeo, caso não tenhas lido, eu falo porque ele é importante em um sistema de injeção eletrônica.
@@fernandopor1 ele é muito importante sim , tão importante quanto uma sonda lambida , diria que ate mais importante pois uma sonda lambida estragada o modulo entra no estado automatico , o carro vai continuar perfeito e acelerando tudo que da só que vai consumir muito combustivel pois vai ta no modo automatico trabalhando as cegas , sem conta que pelo map da pra saber como esta a saude do motor , se as valvulas estão vedando de forma correta , se tem entrada de ar falsa tudo isso o map indentifica basta o profissional saber avaliar e trabalha em cima dele , primeiro que se tira o aterramento do map o motor fica uma porcaria nem se quer fica ligado em marcha lenta pois a injeção vai trabalha com a informação errada
@@wesleysilva5247 Opa, para entender este vídeo, tem que assistir aos outros vídeos, onde simulo sensores fora de ação que não deixam o motor ligar de jeito nenhum, como bomba, sensores primordiais que controlam a injeção e o sincronismo do motor, o MAP é um sensor coadjuvante, motores podem funcionar sem essa peça, mas isso não tem nada a ver com sua importância ou não para melhorar o rendimento de um motor projetado com ele, o que está implícito neste vídeo e outros, é que se você projetar um motor sem essa peça, o motor vai funcionar perfeitamente, eu não posso projetar um motor sem o sensor do ponto, por exemplo. Acho que deve ter sacado o sentido de ter ou não importância real comparado com o que realmente não pode faltar em um motor à explosão.
Pode ter caso tbm que ele não de partida ou puxar muita carga da bateria pra ligar ?
meu 207 ta falhando mto, cabeçote, bicos, bobina, bomba de combustível, sonda e sensor de rotação o q nao ta em perfeito uso está novo, agora falta so esse map q vou colocar novo agorinha, se nao resolver a falha de tudo isso q falei eu nao sei mais o que é pois só qdo esquenta q falha, e no scaner nao acusa defeito no módulo e bsm, to ficando doido c essa falha ao esquentar
Olá Flávio, seja bem-vindo! Falhas como essa podem ter algumas origens, má regulagem de válvulas e ou algum sensor, o MAP é responsável por provocar falhas com motor frio ou quente, mas dependendo das regulagens o motor a quente sofre mais, se ele danificar sua membrana o pulso pode dar falhas de sinal que podem ser de interrupção ou saltos e se percebe cortes na aceleração, mas o motor continua funcionando, se não foi testado, basta desligar ele e ver como o motor se comporta e caso tenha uma peça nova, como falou, troque e veja o resultado. Fora a isso, falhas de ar falso também alteram o motor, desequilibrio na estequiometria são mais vissíveis com o motor quente, verificar a pressão de combustível, se há excesso ou queda quando o motor é acelerado o que pode ocorrer por falha da bomba ou do regulador de pressão. Troque o sensor como primeira medida, ok. Abraço!
O meu map não marca nada, é como se estive travado, já comprei 3 sensor map e o mesmo não marca nenhum valor no scanner
Opa! O defeito nesse caso não é o MAP, você falou que ele não tem sinal positivo no plug, enquanto não houver energia que alimente o sensor, ele não tem como funcionar, como disse antes, tem que rastrear o sinal até o módulo, o scanner não acusa alteração no gráfico do sensor porque sua tensão não varia, está marcando zero que corresponde a falta de energia. Numa oficina elétrica com o esquema elétrico do motor, um eletricista pode descobrir o motivo da falha, que pode, com raridade, ser o módulo, mas só uma analise criteriosa pode descobrir isso, ok.
@@fernandogiordano-veiculoscarro está chegando 5 volts no sensor em 1 dos fios
Entre o negativo o positivo deve ter 5volts, o sinal de referência é o fio central da onde os 5 volts devem variar entre zero e 5 volts e é esse sinal que vai informar à central as alterações de injeção, dessa forma ele tem que ter a variação de acordo com a pressão interna negativa do coletor de admissão, assim, ele deve ter a alimentação estável e variar o fio de derivação, caso isso não acontece é possível, já que trocou o MAP, que exista um curto na saída de sinal, zerando essa voltagem, para saber se isso ocorre o fio de sinal não deve medir zero no ohmimetro, mas ter uma resistência mais alta de isolação, para isso precisa medir com esse aparelho se há ou não isolamento do fio de sinal.
Bom dia meu nobre , tenho um celta e ele ta fumaçando um pouco , vc min vc min recomenda usa o Bardahl prolonga por enquanto faço o moto ou e pior
Olá Josuel, seja bem-vindo! O motor dá sinais claros de desgaste, o mais visível é fumaça no escapamento, e a fumaça mais característica é a de cor azul mais escuro, mas que começa pelo azul claro, o quê isso significa? Há algo de errado no motor! tem a fumaça azul por falta de queima de combustível que é uma falha de cilindro, algo que se corrige trocando velas e regulando e elimina a fumaça. Há a fumaça de deposíto, que vem geralmente de retentores de válvulas gotejando que pode ser em um cilindro específico, que é aquela que com o motor frio, parado de um dia para o outro, ao ligar aparece fumaça, mas logo que o motor começa aquecer, ela desaparece. E há a fumaça de motor totalmente gasto que é a fumaça constante, azul e em alguns momentos, preta, neste caso o motor já não tem mais vedação entre pistão e cilindro e o óleo corre do carter para dentro do cilindro e sai fumaça direto no escape, e há escape de fumaça para dentro do motor, essa fumaça aos poucos e bem rápido, começa a formar borras e carvão dentro do motor, contaminando o óleo e dificultando a lubrificação, com o tempo as folgas dos anéis passa para as bielas e mancais e o motor começa a bater. Assim, se a fumaça for constante, gasta óleo a cada mil ou dois mil kms, o motor está pedindo retifica, o Bardhal não conserta folgas ele pode aumentar o problema se o motor já fuma muito, ok. Um detalhe, quanto menor a cilindrada, mais risco do motor bater e mais desgaste ocorre em menos tempo. Abraço!
Amigo onde fica localizado esse sensor da Hyundai terracam
Olá Sales, seja bem-vindo! Esse sensor normalmente está instalado no coletor de admissão, ou preso na lataria e ligado com uma mangueira que o conecte com o ar da admissão, mesmo em motores turbo diesel é essa a instalação do sensor. Não conheço o cofre do motor desse modelo, mas há, pelo que vi, várais coisas sobre o motor, inclusive o intercooler, se o teu modelo tiver carenagens, aquelas peças plásticas que cobrem o motor, tente remover e inspecionar nessa área ok. Abraço!
Muito bem explicado ok.
Olá Raimundo, seja bem-vindo! Obrigado! Fique a vontade no canal, abraço!
Comprei um ford focus 1.8 16v ele liga mais na hora que acelera ele fica engasgado mais se colocar a mão na boca do Tbi e tampar uma parte ele acelera o que pode ser
Olá Grau, seja bem-vindo! Esse procedimento indica que o motor está com uma mistura bem pobre, entra muito ar e pouca gasolina, assim, o que há tem a ver com combustível, problema de injeção, sendo assim tem que verificar a pressão do combustível, bomba de combustível e também alguns sensores como a sonda lambda, sendor MAF se houver, e sensor da borboleta, nessa checagem pode aparecer a falha, ok. Abraço!
Caso perceba algum estouro ou ruído diferente no escapamento e ou cheiro de gasolina, verifique as velas, é possível que alguma esteja falhando, ok.
Amigo tenho uma dúvida aqui o sensor map da minha Palio weekend 97 16 valvulas 97ele tem 2 pinos e não acho desse mesmo nem na internet pra comprar só vejo de três pinos
Olá Denis, seja bem-vindo! Bem, infelizmente não, o de 2 pinos me parece que o negativo tem retorno pela massa do bloco e se for assim não dá para usar o de 3 pinos no lugar do de 2, para que isso seja possível, teria que fazer uma adaptação ao negativo, ou seja, numa elétrica instalar o de 3 pinos no lugar do de 2, para isso tem que saber qual pino é o positivo, qual é o de sinal e qual é o negativo. Procure uma elétrica para adaptar e até para saber se a leitura seria a mesma do antigo, ok. Abraço!
Gostei muito parabéns
Olá Darionaldo, seja bem-vindo! Obrigado. que bom que gostou, há mais vídeos semelhantes no canal, fique a vontade. Abraço!
Olá! Meu carro é um gol G3 1.6 Motor AP. Ele com o motor frio funciona normal, mas depois de quente, se desligar e ligar, ele fica falhando o cilindro 3. As velas, cabos de velas e bobinas são novas e originais. Uma coisa que eu reparei no odb2 (scanner) é que o intake air fica medindo normal (aproximadamente 45°C) e de vez em quando ele dá um pico de 188°C e volta a leitura normal em fração de segundos. Vc acha que o problema de estar falhando possa ser o sensor map?
Olá Douglas, seja bem-vindo! O ar da admissão pode variar sua temperatura já que recebe ar quente do motor, até uns 50 graus é tolerável para que não altere a combustão. 188° em motor aspirado seria impossível, o que pode ocorrer é um surto de leitura que não corresponde a temperatura real. O MAP lê queda de pressão em motor aspirado e lê também sobre pressão em motor turbo, mas não tem relação com temperatura, ele geralmente prejudica toda a injeção e não uma falha especifica em determinado cilindro, o que pode estar acontecendo é que pode existir uma falha no injetor desse cilindro quando ele atinge a temperatura de funcionamento, corte de energia ou travamento da válvula do bico. Como descartou falha na ignição por ter trocado as peças, então, verifique o bico. Quanto a leitura da temperatura, se essa informação é do sensor da temperatura, faça o teste desligando o sensor e veja o que aparece, já o MAP, você pode desativar ele e testar a falha, caso ele tenha alguma relação, a falha no cilindro deve desaparecer. Se esse modelo tem MAF, dê uma olhada nele também, ok. Abraço!
Meu carro e uma saveiro g3 o map rodava normal sem estar conectado ao sensor .ai troquei o sensor agr se eu tentar ligar com ele desligado o carro nem liga mais oque pode ser ,sendo que antes dava ate pra andar normal
Olá William, seja bem-vindo! Se entendi bem, sem o MAP o motor funcionava, mas com o MAP novo não, só não entendi o fato de desligar o MAP novo o motor não liga. Bem, pode ocorrer um erro de memòria, faça um reset desligando a bateria por 5 minutos ou mais e religue com todos os sensores ligados e faça o motor funcionar, mas depois de funcionar mantenha o MAP ativo, não o desligue, só se houver alguma falha relacionada a ele, caso contrário deixe tudo como deve ser original, ok. Caso eu não tenha entendido, reformule tua postagem, ok. Abraço!
eae pessoal meu corsa wind 96 deu esse codigo 33 Sensor de Pressão Absoluta do Coletor (MAP) - Tensão Alta oq seria?
Olá Erick, seja bem-vindo! Normalmente significa sensor inoperante, a tensão deve variar conforme o motor acelerar, maior a rotação menor a voltagem do sinal, caso ele não varie para menos, há um problema no sensor, ok. Abraço !
@@fernandogiordano-veiculoscarro e o carro está consumindo muito combustivel vc me recomenda trocar o sensor map?
@@Erick_Kratos Se o MAP não atua, sim, deve trocá-lo, mas tem que ver se náo há outras falhas, aumento de consumo geralmente tem a ver com falta de rendimento por falha na ignição, o MAP pode até alterar algo, mas nunca é significativo, se baixar muito a quilometragem tem que revisar injeção e ignição, pode começar pelo MAP, ok. Abraço!
Nobre boa noite o meu está com a luz de injeção acesa se desconecta a conector do map ela apaga só pra teste
Olá Ivanildo, seja bem-vindo! Se o MAP estiver com algum defeito e que envie para a central uma anomalia, então ele está comprometendo tanto a injeção quanto a ignição, se for ele a causa da lâmpada da injeção acessa, então ele está danificado, você deve trocar essa peça, leve numa oficina para um teste para analisar o MAP, ok. Abraço!
muito boa explicacao,meu carro de manha pega e morre,apenas com alcool,bonbinha pardida a frio injeta normal quando esquenta fica normal a sonda,cabo,vela,bomba e regulador de pressao tudo novo,oque poderia ta fazendo morrer ?
Olá Rodrigo, seja bem-vindo! A lenta depende diretamente do atuador ou se não tiver atuador da regulagem da TBI com atuador interno. Essa peça é a principal para manter a lenta, caso ele esteja ok, o MAF é uma peça que também deixa a lenta precária, o MAP vai depender do nível de interfência no sistema. Pode ser que a mistura inicial esteja muito pobre, pouco combustível inicial o motor morre. Informe o modelo e ano do carro para termos uma ideia do sistema dele, ok. Abraço!
@@fernandogiordano-veiculoscarro muito obrigado! o carro e sandero 2008 1.6 8v 2008
@@rpp479 Esse modelo tem o atuador fora do corpo de borboleta. Um detalhe que talvez ajude. O sensor de temperatura dos sanderos são de 3 ou 4 fios, isso significa que o sensor também informa a temperatura de partida, além de informar a temperatura da água, informando se o motor está frio ou quente, igual ao sensor de temperatura do ar, caso esse sensor tenha alguma avaria que informe errado ao sistema, pode ser que a partida a frio fique comprometida, faça um teste também nesse sensor.
@@fernandogiordano-veiculoscarro onde se localiza mais ou menos esse sensor?
@@rpp479 Opa, ele vai no cabeçote em um cavalete de conexão de mangueiras e a válvula termoestática, fica entre o motor e a bateria, se o teu modelo tiver uma carenagem, basta sacar ela e o sensor conector irão ficar à vista bem fácil de ver.
Boa tarde!
Seguinte defeito motor ap 1.6 monoponto
As vezes ele fica acelerado acima e as vezes na troca de marcha ai tenho as vezes ate desligar carro lenta dele viltar normal 2.000 rpm
Ja troquie sensor borboleta
Sensor marcha lenta
Sera pode ser map?
"acelerado fica em torno 2.000
Aí as vezes volta 1.000 e as vezes tenho até desligar o carro pra voltar e ligar novamente "
Olá Elvis, seja bem-vindo! Pouco provável, o MAP não interfere na lenta, ele atua sobre o avanço da injeção para se preciso injetar mais combustível em rotação mais alta. A lenta é controlada pelo atuador, mas é calibrada pela TBI.Em motor com injeção mono ponto, fica muito sujeito a falhas de injeção, porque não há controle individual na injeção, assim, se houver falha no bico pode purgar mais ou menos combustível e alterar o regime de rotação, outra falha comum em motor aspirado é entrada de ar falso no coletor de admissão que pode vir do vácuo do freio, da válvula de controle da pressão de combustível ou por qualquer ponto que esteja conectado à admissão. Lembrando que aceleração só é possível se entrar ar, mas se há um pouco de ar a mais e houver sobre injeção o motor vai dar saltos. Caso teu modelo tenha MAF, verifique ele, essa peça atua sobre a lenta e a partida, defeito nela altera todo o motor. A sonda lambda se estiver em curto pode provocar falhas semelhante, cheque ela também. No caso do MAP, você pode desconectar ele e tirar a dúvida, se por algum motivo ele estiver alterando a lenta, ao desligar deve voltar ao normal, ok. Abraço!
Parabéns pelo vídeo amigo,...mais vc está enganado sobre esse sensor,...muitos automóveis nem pega quando esse sensor tem problema.
Olá Ivan, seja bem-vindo. Obrigado! nesta simulação eu não tratei dos efeitos do MAP caso ele estivesse com algum defeito, como curto por exemplo. Se você perceber, eu simulo uma situação em que o MAP não está ligado ao sistema, ou seja, peça ausente, caso fosse um defeito interno do sensor, os sintomas de falhas possivelmente seriam diferentes. Abraço!
@@fernandogiordano-veiculoscarro onde fica o Sensor Maf no Palio 1.8 Gm ?
@@tobatasprepara , olá, seja bem-vindo. Normalmente ele é instalado na caixa do filtro, na saída de ar que vai para a mangueira de admissão, ou no coletor de admissão. Ok, abraço!
Verdade
Muito bom o video, tenho um gol 96 ap e ele só pega se tira a mangueira que vai no map e se colocar a mangueira desliga o carro, oque sera?
Olá Taciana, seja bem-vinda. Obrigado! Bem, o map nos modelos mais antigos tinha prioridade o que significa que se algo ocorrer com ele seus parâmetros ficam comprometidos vai afetar o motor, neste vídeo o map está funcionando e não danificado e danificado o teste seria diferente. Provavelmente o teu map está travado com leitura muito baixa, possivelmente em curto circuito e isso compromete a lenta e a estabilidade do motor porque confunde a central do carro. Tens que levar na oficina e fazer um teste e trocar essa peça, para você ter certeza remova a mangueira ligue o motor e tape a mangueira, o motor deve continuar funcionando, se assim for é o map que danificou, ok. Abraço.
Meu Peugeot 206 1.6 16v está cortando a aceleração em movimento ou parado, desligo e ligo novamente a aceleração volta mais em seguida perde totalmente a aceleração novamente, me ajude na orientação por favor desde já agradeço obrigado.
Olá Almir, seja bem-vindo! Essas características de falha indicam algo errado na injeção, é poss[ível que esteja falhando a alimentação por falha na bomba ou válvula de pressão, dessa forma tens que verificar isso primeiro, antes de se ocupar com sensores, medir a pressão do combustível é o primeiro passo para analisar essa falha. Mas você pode verificar possível entrada de ar falso em conexões, caso não tenha notado nada leve na oficina para o procedimento mais preciso, ok. Abraço!
Show parabéns pelo vídeo nota 10
Opa Normilson, beleza! Obrigado, que bom que gosta dos vídeos do canal, abraço!
Tenho um santana 2006 2.0 mi que ao ligar pela manhã ele liga normal, mas se pisar no acelerador fundo ele engasga e morre. Tenho que esperar normalmente uns 10 segundos pra poder sair com o carro, quente isso tbm acontece, mas não chega a morrer, só falha. Troquei rotor, tampa do distribuidor, cabo de vela, vela, sensor de temperatura, sensor tps, bobina, bomba de combustível, sonda lambda e continua assim. Será que pode ser o MAP?
Olá Victor, seja bem-vindo! Além das peças trocadas há outras que se acelerar o motor morre, estas podem estar com alguma falha, a primeira coisa é o ponto, o motor tem que estar sincronizado total, senão vai falhar ao acelerar; A outra é baixa pressão de combustível, ou bico falhando, caso um bico esteja com dificuldades de abrir a injeção nele fica baixa ou se está travado aberto, com excesso. As velas novas podem dar uma pista, tire uma por uma e veja se estão marrons ou escuras e ou ainda, molhada, faça isso após o motor funcionar por alguns minutos. O MAP dependendo do defeito como um curto fechado ele vai alterar os parâmetros e o motor fica ruim, para saber, basta desligar ele e veja como o motor responde, se esse motor tiver MAF, verifique ele, também basta desativar e ver o resultado, ok. Abraço!
Posso colocar o de três sobrando um sem usar?
Não, precisa instalar os 3 pinos, leia a resposta no outro post, ok.
Tenho um gol g4 está sem caixa de filtro de ar , tá direto na tbi, e está falhando? Será que e por estar sem caixa de ar e filtro?
Olá Geomar, seja bem-vindo! Não, o fato de não ter filtro e nem a caixa do filtro não muda nada na admissão de ar, a única implicação é se na caixa de ar for fixado algum sensor tipo o MAF, que se não estiver instalado vai fazer o motor falhar dependendo de como é instalado. O que ocorre sem filtro de ar é que depende do tempo que está sem filtro, caso esteja há bastante tempo, tipo um mes ou mais, a contaminação das velas que rapidamente acumularão residuos nos eletrodos complicarão a ignição, produzindo falhas, e o desgaste dos cilindros e anéis por poeira e sujeiras do motor que acabam por liberar óleo em excesso na câmara de combustão. Não pode andar sem filtro, o motor não vai resistir por muito tempo, ok. Abraço!
Carro falhando na fase fria corresponde a uma falha do map?
Olá Juninho, seja bem-vindo! Pode, mas esse tipo de falha pode ter varias origens, como baixa pressão inicial de combustível, atuador da marcha lenta falhando, avaria no sensor MAF, se houver, sensor de temperatura com erro de leitura, entrada de ar falso que prejudica o motor ainda frio, vela falhando a frio, etc. No caso do MAP você pode fazer o teste do vídeo e veja como se comporta o motor a frio, se houver uma avaria interna o motor voltar a funcionar caso contrário o mesmo defeito permanece, ok. abraço!
Igual pré sonda lambda ela não funcionar corretamente carro perte referência tempo de injeção, tem carro fica modo de emergência
Olá Mauricio, seja bem-vindo! É isso aí, se ela estiver ligada e com defeito, vai interferir no mapeamento o que pode prejudicar o motor sim, e nesses casos a solução é troca da peça e o problema se resolve. Abraço!
*TENHO GOL 2001 1,0 16V QUANDO DESCONECTO CONETOR DESSE SENSOR QUE FICA NO COLETOR CARRO APAGA, É PRA APAGAR MESMO OU SENSOR TA COM DEFEITO? MEU CARRO OSCILA DEMAIS E JA TROQUEI TUDO MENOS SENSOR MAP*
Olá Marcel, seja bem-vindo! Esse sensor vai influenciar na lenta do motor dependendo do nívelde prioridade dele, nessa caso provavelmente o sensor está funcionando e ao desconectar ela afeta a leitura e o motor morre. Se você está se referindo à lenta oscilando é possível que tenha uma vela falhando ou cabo, caso esse modelo tenha MAF, pode ser ele com defeito. Ok. confirme se a oscilação é só da lenta. Abraço!
Complementando. Dê uma olhada no atuador da marcha lenta, caso ele não esteja atuando corretamente, vai ser dificil regular a lenta, peça para examinar e ou limpar ele, ok.
@@fernandogiordano-veiculoscarro motor at 1.0 16v nao tem atuador de lenta, e automatico la
@@cortesdomarcel , a sim, esse modelo usa o atuador interno na TBI, o motor de passo fica junto dela, então o que pode estar acontecendo é a regulagem interna da TBI modificou, tem que abrir para checar o batente correto da engrenagem que posiciona a regulagem da lenta, se deslocar ele pode aumentar a lenta bem como abaixar, dessa froma é possível que tenha que trocar ou recuperar os reparos, é possível consertar, caso não tenha verificado isso. Um ponto crítico desse motor é o distribuidor, se ele não estiver no ponto exato a lenta fica desrregulada, o ajuste dele é bem fino. Outra coisa no gol é a válvula canister, se ela estiver com defeito ou desativada, vai influenciar na lenta também.
@@fernandogiordano-veiculoscarro tbi e nova zero
Boa noite n consigo entender uma coisa !
Tenho um clássic 2006/2007
O meu sensor map quebrou a ponta dentro do coletor e msm assim o sensor map quebrado meu carro liga e aparentemente faz tudo normal , pensei que o carro n iria nem ligar ou ia fica com a marcha irregular n entendi esse sensor map!
Porque será que o carro ficou normal ?
Olá Moiseis, seja bem-vindo! O MAP depende do nível de prioridade dele em um sistema, normalmente ele é um sensor secundário com a finalidade de melhor o desempenho no consumo de combustível e não de interferir diretamente na injeção e ignição, assim, tem-se a impressão que ele é indiferente no motor, o que é errado, ele está ali porque foi projetado e quando der defeito, tem que ser trocado. Ele mede a pressão atmosférica, essa parte da ponta é onde o ar é sugado e desloca um diafragma dentro dele que é ligado a um material piezoelétrico que ao ser comprimido ou expandido, muda sua resistência elétrica e isso é usado para medir um sinal de tensão que é enviado para a central, conforme varia o sistema reconhece a queda ou não de pressão, ok. Abraço!
Mais se ele tiver sem aterramento o motor fica uma porcaria , não se mantem ligado , vi em outro canal onde tinha perdido o aterramento do map e o motor ficou uma poucaria , não se mantia ligado , colocou aterramento o motor volto a conta igual um reloginho , se esse sensor manda uma informação errada para a central a injeção fica louca , poda da excesso ou falta de combustivel , primeira coisa a se fazer e medir o aterramento , depois medir a alimentação , depois medir o sinal que envia pro modulo , com carro em marcha lenta eles enviam normalmente 1v a 1,4v , hoje em dia os mecanicos acostumados com scanner não sabem nem se quer usar um multimetro , com um multimetro da pra testa praticamente todos sensores e atuadores de uma injeção
Olá Wesley, seja bem-vindo! De fato, caso o MAP apresente um defeito, principalmente um curto interno, que altere as tensões para um padrão fixo, por exemplo, isso vai embaralhar as informações da injeção o que pode prejudicar tanto no mau funcionamento como também consumo em excesso. Por essa razão ele não pode ter falha. O MAP em repouso com a pressão atmosférica tem uma voltagem padrão de 5 volts, no momento em que se cria o vácuo, vai cair para 0,5 volts e na lenta em torno de 1 a 1,5volts. Falhas elétricas tipo rompimento de fios, são normais o que não significa defeito da peça, um eletricista ou mecânico com habilidade deve saber avaliar isso, independente dos equipamentos que use, o scanner avalia as curvas e grandezas elétricas de um sensor geralmente em regime de funcionamento, algo que os multímetros não fazem, mas estes são capazes de medir o estado real de uma peça, mas para isso o técnico tem que saber quais são os parâmetros de funcionamento, somente medir não diz nada, ele tem que dominar todas grandezas elétricas e características de cada peça, e determinar o estado físico delas, o uso por determinado aparelho é por conveniência laboral, alguns são mais práticos e rendem mais do que outros e tem a ver com eficiência e aproveitamento do tempo para que seja mais vantajoso financeiramente, também. Valeu! Abraço!
Boa noite meu monza comecou falhar qnd esquenta,notei q a temperatura ta subindo um pouco mais do normal q sempre..o que poderia ta acontecendo?
E oscila a lenta tbm
Olá Charles, seja bem-vindo. Tem que verificar o carburado, caso os esguichos estejam obstruídos parcialmente podem provocar falhas, também tem que verificar se a bomba de aceleração do carburador está injetando pouco ou muito gasolina. Se sobe a temperatura além do meio com frequência, tem que verificar se o ventilador está ligando e ou a termostática está falhando e em último caso a bomba de água com defeito. A lenta tem que ver se ela está bem regulada o batente da borboleta e a agulha da lenta. Ok. Abraço.
@@charlespagung6462 A resposta acima.
@@fernandogiordano-veiculoscarro sera q a temperatura mais alta pode fazer falhar?talvez o segundo estagio nao ta acionando
@@charlespagung6462 A temperatura em motor carburado não tem um sensor que possa interferir no funcionamento. Se o esguicho secundário do segundo estágio estiver entupido pode sim afetar. Uma coisa que você pode olhar é se de repente uma vela não está queimada ou falhando, até um cabo de vela também, caso falhem o motor fique instável, falhando e sem força.
Estou com problema, já troquei borboleta "tava com vazamento segundo mecânico" carro tava normal, porém fiz cabeçote e começou a se falhar, na lenta chega a apagar, o que pode ser já paguei scanner e carro tá com 600 de pressão, normal dele é 200/400 é um Corsao frente Montana
Olá IPatrickBr, seja bem-vindo! Bem, se a pressão que você relatou esta marcando no scanner, então tem algo errado na leitura, na lenta a pressão tem que ser baixa, entre quase zero e 300 milibares, caso a pressão medida seja muito maior do que 500, o sistema vai entender que está entrando muito ar e se for assim, o motor vai afogar na lenta e morrer. O MAP tem que variar sua medida o tempo todo, ao acelera a pressão sobe e ao desacelerar a pressão diminui, se não diminui, então o MAP está com defeito e deve ser trocado. A voltagem de referência no sinal deve variar entre 1,5volts na lenta e 4 a 5 volts com aceleração total, se na lenta marcar voltagem alta ele está com defeito, ok. Abraço!
Ué, o meu Palio fire flex 2008 age ao contrário. Na lenta, ele marca 0,700mbar, quando acelera, vá pra 0,300mbar ou até menos
Eu tenho um Palio Wekend Adventure 1.8 8v 2010 e acontece que, eu ligo o carro e ando normalmente, porém depois de alguns KM a luz de injeção acende e o carro começa a falha, aí eu passo pro GNV e o carro volta ao normal, porém quando eu volto pro álcool o carro anda alguns KM normalmente e depois acende a luz de injeção e o carro começa a falhar. Já gastei R$600 e nada foi resolvido. Será que o problema pode ser o sensor map?
Olá Alan, seja bem-vindo. Pode ser sim, mas também pode ser outro sensor, o MAF. Desative o sensor MAP, desligue ele do sistema e faça um teste sem ele, caso as falhas desapareçam é ele que está em curto, caso não, faça o mesmo teste com o MAF. Há outro sensor que geralmente está relacionado com a lâmpada de injeção que é o sensor lambda, se por acaso estiver fazendo leitura errada dos gases vai produzir falhas semelhantes, ok. Abraço!
Deve ser bico ruim.
O sensor map faz a leitura de ar como pressão é como a sonda controla a injeção de combustível pelos bicos quando vc passa para o gnv fora na lenta ele passa a ser aspirado pela tbi é o sensor perde sua função pois os bicos estão desativados
Amigo Alan, vc testou se deu certo desligando o map? O GNV funcionou normal? Gostaria de saber. Um abraço.
Infelizmente você está equivocado ,esse sensor é de suma importância
Olá Edgar, seja bem-vindo! Este vídeo é uma simulação, está descrito no título e na descrição em destaque para que, e porque esse sensor existe nos motores modernos. Leia toda a descrição e assista todo o vídeo, sem isso o contexto e o mote do vídeo ficam prejudicados para seu entendimento, dessa forma, este vídeo não é para dizer se é ou não importante ter esse sensor nos motores, o mote é para quando houver problemas nesse sensor se dá para você andar normalmente com ele ou pedir socorro e ficar a pé, até uma troca da peça. Por se tratar de um sensor periférico que reconhece a atmosfera externa do motor, ele não existe do ponto de vista do motor do ciclo otho, ele existe em função do advento da injeção ser por pressão e não mais por sucção e gravidade, onde a estequiometria é muiito crítica. Dito isso, assista novamente o vídeo e faça a analise após seu final, e também o outro vídeo de simulação onde testo sem essa peça na estrada. Valeu pelo post, participe sempre. Abraço!
Agora tem carro diesel o todos que nem funciona por causa desse sensor ou funciona já dá maior excesso de combustível
Opa! Sim, o MAP tem uma leitura pré ignição e injeção, se ele entrar em conflito com o sistema pode sim interferir até na partida, mesmo em motores diesel onde o ar passa direto pela admissão. Valeu pela participação, volte sempre.
Olá, fui trocar o sensor map estava tão ressecado que a peça de plástico que fica pra dentro quebrou e caiu pra dentro será que pode dar problema no coletor por conta disso. ?
Olá Tudo e mais um pouco, seja bem-vindo. Qualquer coisa que cair dentro do coletor de admissão será sugado para os cilindros e expulso pelo escapamento, provavelmente a fragmentação dessa peça foi expulsa sem provocar dano algum, caso tenha ficado alguma marca não foi o suficiente para danificar o motor, não há com o que se preocupar, ok. Abraço!
@@fernandogiordano-veiculoscarro Boa noite, minha bomba de gasolina as vezes aciona as vezes não, quando fui medir a amperagem da bateria dando partida ela média 9 vts porém ou seja pro motor de arranque aciona a bomba na partida teria que dar em média 11 a 12 vts, mas quando tiro a amperagem no plug do censor da bomba de combustível mede 13 volts isso significa que minha bateria está ruim e por isso as vezes não aciona a bomba ou não tem nada a ver
@@tudoemaisumpouco6449 A voltagem é importante, abaixo de 10 volts dependendo da potência do motor, ele não gira. A bomba toda vez que você liga a chave, ela deve acionar e desligar, assim, a pressão da gasolina necessária para a partida já estará ok, após o funcionamento a bomba volta a funcionar para repor a pressão. Portanto, na partida, a bomba não atua e só o motor de arranque deve acionar, mas se a bateria estiver com baixa capacidade, talvez os bicos não funcionem corretamente assim como as bobinas. A bateria deve manter sua voltagem, se após a partida ela não retornar imediatamente aos 12volts é sinal de que ela não consegue manter sua carga e capacidade total.
Cara meu carro está com o seguinte defeito:
Quando dou partida, ele pega legal. Mais quando tento acelerar, ele morre ou não desenvolve. Pode ser o sensor MAP???
Olá Edson, seja bem-vindo! Vai depender do nível de importância do MAP no sistema, ou da condição da peça, caso ele tenha algum curto interno que provoque erra de leitura ele pode sim interferir na injeção, mas via de regra não. /você pode fazer um teste simples, desconecte ele e faça o motor ligar e ande com o carro, se a falha desaparecer é ele que está com defeito. Esse tipo de falha pode ter varias origens, as mais comuns são: vela queimada, baixa pressão de gasolina e MAF, caso o modelo tenha MAF, esses são os primeiros itens a serem checados, ok. Abraço!
gostei dos testes
Olá Zucatelli, seja bem-vindo! Que bom que gostou, há muito mais no canal e muitas outras dicas. Abraço!
Implica sim quando a central ver q está algo anormal quando ligar e desligar e a injeção não conseguir mas supri a deficiência do mão o carro ficará sem lenta deixe de ser ignorante.
Olá Lirys, seja bem-vindo! O que você assistiu, se assistiu todo o vídeo e leu a descrição, foi um teste de simulação, não uma negação, e também não foi para ofender os defensores de todos os sensores dos motores, até rimou. Pois, vejo que há uma certa religião em torno desse mito de sensores e que tais. Mas se percebeu, eu não disse em nenhum momento que o sensor é dispensável e que não precisa, até poderia, porque nos testes que fiz ele se mostrou, quase inutil, veja o outro vídeo dele, com o carro andando em alta velocidade na estrada, porque esta simulação é para aqueles momentos em que determinado sensor pifa e todo mundo acha que acabou o mundo, e o vídeo mostrou que nunca é assim, que você pode andar sem ele pelo tempo que quiser e depois, suave na nave, trocá-lo na oficina de confiança mais próxima. A conclusão do teu comentário, exprime um pouco sobre você, eu não chamo meus espectadores de ignorantes, nem no sentido pejorativo e nem no sentido de desconhecer para diminuir as pessoas, ignorar algo é da nossa natureza, porque não é assim que devemos tratar as pessoas, independente da situação, por isso, ao me chamar de ignorante, da forma que foi, espelhou em mim o que talvez você seja, espero que seja fruto da idade e não de alguém com longa marcha pela vida. Abraço!
Depende do carro o motor ap é bem diferente o carro nem anda sem o sensor map
Olá Adriano, seja bem-vindo! Sim, mas vai depender do nível de prioridade e ou de outras falhas correlatas. O MAP só atua depois que o motor entra em funcionamento, a resposta dele sempre será posterior a dos sensores primordiais, a medição dele tem um atraso e isso não o faz um sensor primário. abraço e participe sempre!
@@fernandogiordano-veiculoscarro
*MEU MORRE SEM REMOVER O MAP, TA OCM DEFEITO MEU MAP?*
Opa. Significa que o MAP deve estar ok, a prioridade dele é que vai dizer se ele atua ou não sobre a lenta, caso esse modelo não tenha o MAF, ele vai ser mais importante na regulagem desse motor.
Tem q acelerar o vídeo...
Olá Ivan, seja bem-vindo. Pois é, o vídeo já é pequeno, se acelerar só para ver a imagem correr, o vídeo perde seu sentido informativo e instrutivo, infelizmente esse assunto depende de compreensão, não dá para acelerar a imagem, 8 minutos não parece ser uma eternidade. acho que é melhor assistir um bom vídeo em um dia do que assistir 100 vídeos em um dia só, e não lembrar de um sequer. Mas mesmo assim valeu pela dica e intenção. Abraço!
rotaçao ficou alta, o normal desse carro eh 900 RPM
Olá Uma visão Diferente, seja bem-vindo. Valeu pela atenção aos detalhes. Se você perceber, fiz este teste com o motor frio, e aqui no sul geralmente o motor leva alguns segundos ou minutos para a lenta ficar no seu ideal, mas neste caso, como pode perceber, o sensor estava solto e entrava um pouquinho de ar falso pós borboleta, o que altera a rotação facilmente, e outro detalhe, como se trata de um sensor, ele deve informar a central, caso a informação não chegue a central vai variar, aumentando ou diminuindo a lenta. Tem um video mais recente no canal onde testo esse sensor na estrada, assista-o. Abraço!
Mais aí alterou o motor porque deu entrada de ar.
Olá Alison, seja bem-vindo! Ficou atento às "mexidas" no sensor. De fato ele vai apagar caso se solte, na simulação tanto fiz a demonstração elétrica como física, como viu caso o sensor desligue o motor continua funcionando, mas se por alqgum motivo o sensor se desprender o motor apaga, assim, as opções de falha estão postas e dependendo de qual falha, vai ou não comprometer o motor, ok. Abraço!
@@fernandogiordano-veiculoscarro obs: não sou mecânico, apenas curioso. Só falei isso porque vi vários vídeos no TH-cam explicando qui entrada falsa de ar, da esse mesmo sintomas de o motor ficar acelerado e oscilando. Abraço e qui Deus abençoe aí. Tmj e aproveitando, o meu Siena 2007 tá acelerado quando esquenta, tem alguma coisa aver com o sensor map???????
@@alissonsanttos6841 Entendo. Não, o sensor MAP não acelera o motor, só se entrar ar falso em pequena quantidade no coletor. O que pode alterar a aceleração é o atuador da marcha lenta e ou a borboleta da TBI. quando perceber o aumento da lenta, desconecte o atuador, se houver alteração na rotação tem algo a ver com ele. Teste essas peças antes.
@@fernandogiordano-veiculoscarro rapaz, eu desconectei o atuador da marcha lenta e o carro ficou subindo e descendo a aceleração, oscilando muito e depois qui conectei, voltou ao normal. O problema é quando o carro esquenta, eu percebo qui a aceleração tá um pouco acima do normal e dá uma leve oscilada, não muito,mais dá!
@@alissonsanttos6841 Você pode testa a sonda lambda, esse sensor em alguns casos pode alterar a injeção caso esteja com alguma falha, isole ela para testar, outra coisa é vela, caso uma vela ou mais esteja dando fuga após aquecida podem fazer o motor acelerar e desacelerar o tempo todo, cheque as velas para ver como está a carbonização, caso estejam muito escuras, tem problemas com elas, se estiverem tudo ok tem que levar na oficina para remapear e regular a lenta, talvez seja somente desrregulagem, ok.
Ok
Olá Aparecido, seja bem-vindo! Abraço, valeu!
Kkl nada aver o teste .. Kkk
Olá spector, seja bem-vindo! Kkk, o teste foi para mostrar que o motor liga sem o MAP, é isso o teste, o restante são informações adicionais. Aguarde, vai sair um teste com esse sensor desligado e o motor funcionando na estrada e o efeito, se houver, quais serão, ok. Abraço!
fraco
Fraco.