Em RESUMO: textos de filosofia são tão complexos quanto a realidade que visam a explicar. Existem filósofos com estilos mais acessíveis que outros. Em geral, porém, filósofos não se preocupam em ser entendidos pela massa. _____________________ 1. SENSO COMUM E FILOSOFIA - O senso comum considera a realidade um "mar calmo de evidências". A Filosofia tenta articular pensamentos que tentam explicar a realidade em mares revoltos em que as evidências precisam ser organizadas, o que não é simples de expressar. _____________________ 2. ESCRITA FILOSÓFICA - Existem filósofos que escrevem em estilo mais acessível e belo que outros. Porém, a complexidade dos textos acompanha a complexidade das explicações que não correspondem ao "mar calmo de evidências".
Já pensou se um desses caras, como por exemplo Hegel ressuscita e depois de observa um pouco diz que, todos os doutorados que fizeram em cima dele não tinha nada a ver com oque ele realmente queria dizer? e agora como podemos saber se nossa interpretação pessoal bate com o entendimento pessoal de mundo que o filosofo quis transmitir?
+Luiz da Cafeina, a questão imaginada não tem nenhum sentido. A obscuridade de Hegel é um estilo deliberado e consciente do autor, ele não queria "transmitir" nada além do que colocou nos textos. Inclusive faz uso de linguagem dupla, para que o "néscio" entenda mal mesmo. Outro ponto equivocado é falar em "entendimento pessoal", enquanto a perspectiva que MENOS importa à Filosofia é a impressão subjetiva do autor, o que equivale ao âmbito da opinião de Senso Comum.
espirito é apenas essência vital, não tem nada a ver com consciência como muitos acreditam, essa essência vital é metafisicamente falando a experiência de primeira pessoa é o motivo pelo qual o ser ocupa um corpo e não outro ou nenhum, essência vital é estar em primeira pessoa como uma barata (com a consciência limitada dela) ou num cachorro ou num humano ou numa planta, o conceito de espirito é apenas essa grandeza metafísica de "estar em primeira pessoa ocupando uma vida" é algo inexplicável assim como todas as perguntas das metafísica como da onde vem os números as formas e os conceitos etc...
Parabéns,Caro Pondé pela sua Live e ponderações pois,ela instigou-me a participar trazendo um pouco da "verdade"/aprendiz,de aprendiz,de aprendiz...pois o que importa na vida e sermos este Ser Social que levemos uns aos outros o nosso melhor entendimento,tudo q já capturamos de Lindezas de nosso viver em muitas Reencarnações!Acredite,Irmão,Deus estará em nós tanto quanto nós estamos em Deus.E isto é Gratidão,Alegria da oportunidade estarmos aqui na Formosa"Casa Terra". Há afirmativas com a quais concordo plenamente: "A fatalidade do homem é a Evolução." A fatalidade de Deus,é o Amor." E enquanto o homem agir como" lobo do homem",este Ser no planeta Terra não refletirá os Projetos do Cristo Planetário,Jesus à Humanidade." Paz e bem!☝☝☝👏👏👏🌿🌎💚💛🌹
Não é que Sócrates não escreveu nada, tanto é que o diálogo Fédon começa com Sócrates escrevendo um poema. O que Sócrates não escreveu foi sua filosofia, porque Sócrates, assim como Platão, tratava a verdade como inefável diante das imagens que os homens fazem dela. Ora, a dialética serve exatamente a esse propósito filosófico, ou seja, uma vez que a verdade é inefável, tudo que eu afirmar sobre ela não passará de uma crença fantasiosa, de uma imagem que eu mesmo produzo e me engano quando falo do verdadeiro; por isso, a dialética, que é o procedimento de afirmar crenças e refutar, esvazia a mente de tal modo que o caminho se abra livremente à contemplação da verdade, para além de qualquer imagem que eu possa produzir sobre ela.
Não existe "pai" da filosofia, nem "maior" ou "menor" filósofo em termos absolutos. Isso de adorar tal o qual filósofo é mera questão de gostos e escolhas.
Caro Henrique k.Voce sabe, nestes casos penso que é a avidez inconsciente deste Espírito encarnado,que já trás algumas experiências,e no fundo busca condições de acreditar neste Deus maravilhoso , Inteligente, misericordioso e justo que o gênio Albert Einstein,que diziam ser ateu e com seu amplo conhecimento científico,se rendeu Inteligênte e sensivelmente a esta conclusão:"Admiro o gênio matemático que concebeu o Universo".Veja como de um simples e não aprofundado relato na questão da física,o nosso Caro Irmão Condé, instigou a todos nós a pensar sobre questão tão instigante quanto fascinante.Tenho a lhe dizer que vejo tanta beleza a minha volta nos reinos mineral, vegetal, animal e hominal que fico com a alma encantada e cheia de gratidão a este ser que não vemos,mas podemos senti-me através de sua criação.Veja meu irmão que há tanta simplicidade com diversidade na obra Divina que nem mesmo numa bela árvore,se observares bem temos uma folha se quer igual a outra.E isto é fascinante.Nos nossos estudos Espíritas, ficamos sabendo que estamos adentrando na terra a um período chamado "Regeneração",e que aqui reencarnarao espíritos de uma estrela distante que se ofereceram ao Cristo de Deus,o mestre Jesus,que é o governador espiritual da Terra.A se juntar a espécie humana da terra para trazer mudanças na sua matriz retorcida do DNA,e torna-la mais perfeita,trazendo cada vez uma matriz física mais depurada ,desenvolvida de percepções e mais bela.Este século XXI,mais a frente, será de grande desenvolvimento nas Artes de modo geral.Trazendo mais amor, sensibilidade,depuração moral/Espiritual, para um estado do ser cada vez mais Humanizado em sua manifestação.Acredito nisto.O mestre Jesus nos afiançou:"Na casa do meu Pai há muitas moradas".Fico imaginando com mais de duzentos bilhões de galáxias no universo,a belezura que nos espera a todos na esteira das Eras.Fraterno Abraço 🙏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Não é fato. Este comentário serve para que os místicos de plantão organizem melhor seus pensamentos e parem de usar termos que não mudarão de sentido só porquê querem. Palavras adequadas com sentidos adequados, dentro de um pensamento lógico.
Fiquei me perguntando o mesmo. Devemos questionar mesmo um cara brilhante como Pondé, que apesar de conhecer muito a respeito de filosofia desconhece bastante sobre conceitos de física!
João de Carvalho sim, ignorância dele. Energia é um conceito filosófico extremamente difícil de se conceituar e não está relacionado a matéria, apesar de a matéria conter algum tipo de energia. Sabemos que luz não transportam átomos, mas sim fótons. Portanto, o Pondé errou e errou feio
Energia e matéria são dois lados da mesma moeda. A equação E = mc^2 demonstra isso. Pondé apenas falou de uma forma claramente leiga, mas não está errado no contexto em que ele estabeleceu para ilustrar que energia é algo físico, e não espiritual.
Pondé tocou em um tema que exige muito embasamento e conhecimento de física e quântica, neste video, não concordo com muita coisa que disse, é um tema complexo.
@@vitorbf Não faz sentido quando diz que memória define quem é você e não faz sentido separar "luz" termo usado por ele do cérebro, já que são ambos feitos da mesma matéria prima essencial, átomos que são "energia", fotons constituem os átomos que por sua vez constituem a materia, como neste caso, o cérebro. Quero dizer que não temos a propriedade de afirmar que o espírito não existe , pois podemos pensar que a mesma energia que constitui um um corpo físico, pode sim, constituir um espírito "corpo não fisico".
Desculpas, gente! Não resistir...rsrs É que acabei de assistir um debate dela com Pondé e fiquei impressionado com a quantidade de besteiras que cabe em uma cabeça. Isso é mau uso de uma ferramenta tão potente como é o cérebro humano.
Tenho um canal onde resumo os filósofos mais difícil de uma forma fácil e acessível a todos. Se inscrevam aí clicando na foto! 😊 Obrigado é um viva a cultura!
Perfeito! Mandou bem pra caralho e por isso mesmo prevejo MUITO mimimi nos comentários. Para quem está acomodado na zona de conforto do senso comum, um pensamento que vai além incomoda e MUITO.
Sim, desde que algo não nos fuja. Raciocinarmos dentro de questões que já conhecemos ou nos limites de nossas definições, pode sim apresentar várias limitações. O problema pode estar nestas definições quando dependentes do que conhecemos. Não existe nada que possamos conhecer além do que seja o tempo, o espaço e a matéria. Tudo que temos, e onde existimos, é cercado por essa realidade. Dificilmente conceberemos algo fora que não se identifique com isso. Assim, também é a realidade de nossas definições. Elas necessariamente se subordina aquilo que conhecemos ou achamos que conhecemos axaustivamente.
Tive uma professora que acredita em energia, ela dizia, que energia esta ligada a lei da atração dos corpos rs. os reflexos, quando vc boceja e outra pessoa boceja, ou quando vc está olhando pra alguém e essa de repente vira e olha pra vc naquele instante. O que faz uma pessoa sentir que esta sendo observada por outra pessoa é o que chamamos de energia. Aí ela citava a fórmula do Einstein. Lembrei disso pq dificilmente vejo alguém falar sobre energia.
Danielle Yuri Yutani Dani Vixi. É porque vc não conhece a Luciana, professora de atividade laboral, rs. Até certos tipos de câncer e outras doenças são energias negativas. Pesquisa aí se der, método Kovacic.
Uma lida básica sobre teoria da evolução explica esse fenômeno. É muito triste o que está acontecendo no Brasil e nos EUA, em que essa filosofia nefasta maquiada de auto-ajuda vem fazendo cada vez mais vítimas, se aproveitando da falta de estudo da população.
Eu acredito até certo ponto nessa teoria, até pq essa professora estava expondo sua crença, pois não é algo da área dela é uma forma que ela encontrou de incentivar os alunos a se concentrar e prestar atenção. Não é algo que ela colocou para roubar nosso tempo, até pq ela estava adiantada na matéria. Porém, o que eu acredito que aconteça nesse caso é o que chamo de linguagem corporal. Agora a questão da energia, penso que exista sim uma influência dos corpos devido a energia que transmitimos, somos um corpo de luz, as próprias coisas são, senão seriam invisíveis.
A postura da professora foi péssima, ao transmitir crenças pessoais na forma de verdades factuais. É sempre triste ver a pseudociência atropelando a ciência verdadeira =(
O indivíduo é o todo o conjunto de experiências sensoriais e neurologicos que tornam vc vc! Se vc falasse outro idioma essa consciência não seria mais vc! Seria outro indivíduo com outras experiências e outra memórias!!!
Tenho um canal onde resumo os filósofos mais difícil de uma forma fácil e acessível a todos. Se inscrevam aí clicando na foto! 😊 Obrigado é um viva a cultura! •()•
Neste comentário o Pondé deixa passar o caráter materialista de seu modo de crença quando associa memória a presença de células orgânicas. Quer assim dizer que nosso bem mais precioso, a experiência de existir, é perdido com a morte. O homem só valeria para o mundo e não para si. O Nome disso é cientismo, uma forma de neoateismo que só deve ser levado em consideração como uma manifestação de crença individual uma vez que já foi muito bem refutado.
Pondé, na questão da energia, vc se perdeu, tentou simplificar e se perdeu, mas conseguiu explicar a dificuldade doa conceitos e continua sendo uma inspiração.
A maquinação magnífica de nosso corpo, devido a reações interiores e exteriores, fez com que surgisse a consciência. Acredito que o Espírito e o corpo são uma coisa só. Ambos estão entrelaçados.
Ualifer Abreu Não necessariamente. Luz é frequência eletromagnética (, ignorando a dualidade onda-particula) que se libera com o movimento de elétrons. Então não está totalmente errado.
Movimento de elétrons causam ondas eletromagnéticas (a luz é uma onde eletromagnética tbm). Mas a luz não é o movimento de elétrons em si. A causa não pode ser o próprio efeito. Se eu ouvisse um movimento de fótons não teria nem comentado.
As vezes o simples é melhor caminho. Procurei nas prateleiras da biblioteca diversos autores filosósos que pudessem explicar algumas dúvidas minhas. Ai um dia conheci Bukowski, e descobri que por traz de alguns simples poemas e algumas crônicas, escondia muito mais por trás daquele velho beberrão que me fez compreender muitas coisas
Pondé. Não querendo romanciar tampouco filosofar o espiritismo, proponho considerar a questão da matriz, o perespírito que, segundo Allan Kardec, o cérebro humano é moldado a partir deste, com as experiências pretéritas. Todavia não posso fazer afirmações a este respeito. Não sei se há estudos suficientes para tal. Isso é um palpite para ser desenvolvido ou não. Continuo admirando seu trabalho e a iniciativa deste canal. Super legal! Parabéns!
Pondé uma coisa. nem toda energia é luz tem vários tipos de energias ex: mecânica, nuclear etc... A energia do Espírito não é a mesma da de uma lâmpada até por que os elétrons são energia e não "derretem" a matéria.
6 ปีที่แล้ว +3
Não, elétrons são matéria, pois são partículas do átomo.
Ivory, defina o pensamento. Agora procure entender o que gera o pensamento e então vai entender o que é o espírito. Se não conseguir "ver" nada antes do pensamento, então você não tem condições mentais de compreender o espírito. Note que não há arrogância no que estou colocando. É impossível compreender o espírito com palavras e definições criadas para explicar a matéria. Precisa eliminar essa limitação ou nunca vai conseguir uma resposta satisfatória. Mentalmente é possível compreender o espírito, mas se retornar para as leis da matéria, esquece, toda conclusão se perde. Seria como eu pedir pra você explicar o que existe além da energia escura. Já que tudo o que existe deve partir de algum lugar (a não ser que admitamos conclusões infantis como o universo mágico saído do nada), a resposta fica complicada porque nem sabemos ainda o que vem a ser a energia escura. Entende o ponto? Viaje na ideia do pensamento, que não tem limites e não está encerrado no cérebro (eu posso ir pra outra cidade sem sair do lugar), e então reflita sobre o que gera o pensamento. Se pensar em definições da ciência materialista, jamais vai encontrar uma resposta. O espírito habita a matéria, controla ela, mas não se confunde com ela. Se tudo no universo existe por agregação da matéria, união dos elementos químicos, não deveria existir uma força que contraria essa lei. Se eu tenho vontade de matar e surge um pensamento para impedir tal ação, temos uma prova que existe uma força além da tabela periódica. Elementos químicos obedecem uma lei. Se somos feitos desses elementos, não poderíamos ter vontade própria. Eis uma evidência filosófica: o espírito não pode ser matéria porque ele não obedece as leis que regem a matéria tal como conhecemos; logo, ele vive sobre, mas está além, não se confunde. Portanto, tentar traçar um paralelo entre energia e espírito não vai funcionar. Aliás, a fala do Pondé nesse vídeo faz dele um principiante deslumbrado de filosofia.
@Luis Felipe Ponde...🎆🦋🎆Amo tudo que aprendo com você, eu achou você uma pessoa muito especial fantástico! Eu o admiro muito parabéns! Obrigada 🎆🦋🎆👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Tenho um canal onde resumo os filósofos mais difícil de uma forma fácil e acessível a todos. Se inscrevam aí clicando na foto! 😊 Obrigado é um viva a cultura! |||||
E se levarmos em conta que a energia nunca se estingue. Ela se transforma e se transfere de um estado para outro. Neste sentido o espírito energético não morre, se eleva a outro estado energético, que armazena o que conduz.
Sobre a questão de espírito ser energia, o que é espírito ainda não se sabe ao certo. Somente sei que há pesquisas em ramos científicos não ortodoxos que investigam sobre a consciência está fora do campo de ação do cérebro. Como não se tem um vocabulário próprio para isso, eles usam o termo "energia". A visão remota é um exemplo disso ( existe um livro chamado O Campo discute este assunto). Ela é uma capacidade que vai além do espaço - tempo.
Falou demais, de forma demasiada! Tudo bem que o entendimento filosófico chega a ser complicado e às vezes complexo, mas deveria dar exemplos variados e não abordar um só e entrar na crença de identidade no espírito ou memória. Faltou isso na minha opinião.
O conceito de espírito está justamente exemplificado no mistério, cujos próprios não conseguem definir, exceto Deus! Aí que está a beleza. Recomendo a leitura das questões 76,77,78,79,80,81,82,83, cuja temática encontra-se no livro dos espíritos codificado pelo professor Alan Kardec.
Sempre achei a Filosofia abstrata pra cacete, muito mais abstrata do que a Matematica que eh a minha area. Inclusive a dificuldade (ou medo) que as pessoas tem da Matematica esta justamente na dificuldade de compreender esse formalismo, que eh intrinseco a Matematica. Eh muito dificil exprimir um conceito Matematico em linguagem comum sem forcar muito a barra. Mas soh uma correcao no seu exemplo da luz, ou onda eletromagnetica: ela pode sim transportar informacao, da qual uma memoria eh composta. Um exenplo disso sao as ondas de radio. Adoro os seus videos Ponde, abraco.
O problema foi que a energia foi explicada pelo "senso comum". Se por um lado não é filosoficamente correto se falar em espírito, pois não tem um fundamento filosoficamente fundado fora do senso comum, foi utilizado o "senso comum" para conceituar energia. Nessa Pondé incorreu num erro.
Nem sempre. Alguns escrevem "difícil" simplesmente porque não sabem escrever "fácil". Quer dizer, podem ser ótimo pensadors, mas não são tão bons enquanto escritores.
Marcelo A. S. Gomes Tenho um canal onde resumo os filósofos mais difícil de uma forma fácil e acessível a todos. Se inscrevam aí clicando na foto! 😊 Obrigado é um viva a cultura! PS: concordo com sua colocação
Físicamente falando, toda energia pode ser escrita pela equação E = mc^2 e vice-versa, a famosa equivalencia massa energia é útil para fazer pensar a massa cerebral como energia(Acredito que essa seja a origem da analogia do Pondé). Em relação a "derreter o cérebro", faz sentido se usarmos o seguinte resultado físico: "Para acelerar um corpo com massa até a velocidade da luz no vácuo é necessário energia infinita". Ora, obviamente nesse processo de acelerar o cérebro, ele "derreteria".
Sou Cristão. O conceito de energia não se aplica em nossa explicação sobre o mundo espiritual, pois a Bíblia não diz nada sobre energia alguma. Segundo, o conceito de energia é explicação material pelo simples fato dela mesma ser produto da matéria. Portanto, o que tratamos no Cristianismo é a possível existência de entidades não materiais. Quem não compreende isso não tem a menor ideia do que está escrito em nosso livro Sagrado; poderíamos incluir aí 99% dos filósofos.
Exatamente, Mas o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porquanto se discernem espiritualmente. 1 corintios 2:14
Juntando toda a inteligência dos filósofos,muitos não compreendem o ETERNO CRIADOR,eu prefiro ficar na minha pouca inteligência,acreditando no ETERNO,e no seu filho MESSIAS, como meu salvador
Caros irmãos Athos Araújo, Policarpo Batista,ri muito quando um de vocês pediu ao Athos para ensinar-lhe a fórmula pois quer aumentar a sua estatura em quinze centímetros, rsrsrs..., agora falando sério, agradeço ao Policarpo a dica dos livros Hua hu Ching de Lado TSE.E concordo com vc quando disse que"O sentimento é o segredo".Vcs.me pegaram num dia baixo Astral,mas confesso que fizeram pensar neste Deus magnífico que criou este universo infinito com bilhões de galáxias com bilhões de sois com seus planetas orbitando num equilíbrio de forças magnéticas e que com certeza não fez tudo isto para apenas nós, pobres povos ainda vivendo um estado de barbárie na Terra, possamos num dado momento na esteira dos tempos, apenas recrear nossas parcas visões com tamanha exuberância.Guilherme Rivero,vc.me pediu para lhe mostrar a certeza da existência do espírito, perispírito,plano espiritual,etc.Prefiro sugerir que,sem preconceitos leia o Livro dos Espíritos,A gênese e a coletânea dos livros do André Luiz,os dois primeiros frutos das pesquisas que ocorreu na França no século dezenove,onde os salões franceses se viram, depois das festas noturnas com uma "diversão" no mínimo de despertar a curiosidade de todos,pois em torno de uma mesa com Letras eles conseguiam fazer perguntas as mais diversas e receber respostas inteligentes,mas o Senhor Hipolite León Denizard Rivael, professor de várias matérias, estudiosos de várias ciências e línguas,certa feita convidado por um Amigo para ver de perto o tal fenômeno, depois de observação de que mesa,não tem cérebro, nervos, sangue,respondendo a tantas coisas, só poderia haver um fenómeno Inteligente por detrás de tudo..., daí aconselho-o,a pesquisar nestes livros,os dois primeiros terao como codificador o mesmo Hipolite com o pseudônimo de Allan Kardec.Aditou este nome depois de saber de uma existência sua,em tempos atrás em que foi um monge druida.Digo-te que vale a pena ler e se aprofundar,a coletânea do relato do espírito André Luiz,foi psicografado por Chico Xavier,grande médium Espírita que tinha capacidade de visualizar os espíritos desde criança e que até muitas vezes tinha que aguçar a sua observação para distinguir se estava vendo um encarnado ou desencarnado .O que me fascina é a certeza de que trazemos em nós o DNA Divino,que nos habilitará inexoravelmente,a relativa perfeição,na poeira dos tempos,e esta evolução é individual e intransferível,cada um com o desenvolvimento de seu livre arbítrio e Inteligência conquistada por si mesmo ao longo do tempo traçará seu cominho.Fraternos Abraços a todos 🙏🌹👍Ah,Sou Derly, Menina Mulher.
Caro Athos,bom dia,vc.me fez lembrar um belo estudo que achei entre meus apontamentos na política,que me fez pensar na beleza que a pujança da vida.Ai vai um pedacinho para vc.apreciar...,O que é Deus?Deus é a Inteligência suprema,causa primária de todas as coisas.Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?"Num axioma que aplicais às vossas ciências.Nao há efeito sem causa.Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem Eva vossa razão responderá."Jesus já é o Cristo há bilhões de anos,desceu das paragens celestiais para nos trazer todo o código Moral para que possamos não apenas sermos cidadãos do mundo, mas para sermos, cidadãos do universo.A humanidade estará passando do estágio do Homo sapiens para o Homo Virtuales.Nossa matriz genética maravilhosa e retorcida dará lugar a uma matriz mais aperfeiçoada, portanto urge a nossa modificação moral,para que alcancemos este evento maravilhoso que o Pai Maior reservou-nos.As almas que se amam se atraem para sempre.Tudo que você tirou vc.tem que entregar (lei de Causa e efeito.As encarnações estão unidas por um laço de solidariedade.A experiência física é um estágio.Onde está escrita as Leis de Deus?Na consciência,na bíblia,na Tora,na Codificação,no alcorão.Nao somos donos da Verdade.(certeza) . Jesus é a Verdade (certeza) Ele nos afiançou:"Eu sou o caminho a verdade é a vida.Ninguem vem ao Pai senão por mim".Hoje somos capazes de fotografar a nossa galáxia.Nela existe aproximadamente 100 bilhões de sóis com seu conjunto de planetas, portanto trilhões de planetas.Os cientistas estimam aproximadamente 200 bilhões de galáxias e Hoje já começou a cogitar que o nosso universo (através de medições)que estes bilhões de galáxias e insuficiente para revelar as energias que tem nos espaços vazios,e dizem que existem vários universos.Perguntamos:I que é Deus? Será que Deus criou todo este universo para recrear as nossas parcas visões? Portanto somos Espíritos Imortais.Toda nossa experiência de vidas , individual e intransferível estão armazenados neste espírito.Os orientais falam que temos 7 corpos astrais, é interessante.O espiritismo fala do Espírito, perispírito e matéria,que nos compõem e os orientais ainda se aprofundam em relação a está energia quintessênciada que somos todos.Caro,Attos o que vemos é como disse o apóstolo João Evangelista:Deus é Amor.Entao devemos cada vez mais buscar o Amor e mais inda Amar uns aos outros.Mas se não conseguirmos amar em amplitude fraternal, devemos Respeitar a todos como apreciamos ser respeitados.Perdao irmão de bate-papo, por tantas ilações, é que hoje estou inspirada.Paz e bem! Ubuntu!🙏👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷☀
Pondé, O que é a liberdade ? Essa é uma pergunta que não encontrei a resposta e acredito que nunca a encontrarei. Parei para refletir sobre esta palavra, busquei seu conceito e cheguei a conclusão de que essa é uma palavra sem valor nenhum, sem sentido, pois veja, sou livre quando faço o que quero ou quando tenho domínio sobre meu desejo? Gostaria de saber sua opinião, não sou tão experiente e culto como você e acho que me prendi na minha própria ignorância, sei lá... kkk... Isso me tocou, fiquei boquiaberto e passei a rir de muitas pessoas desse dia em diante.
Muito bom mesmo, identidade depende de memória, mas individualidade só precisaria, em tese, existir para alguma função (ainda que desconhecida), isso independeria até mesmo da consciência sobre a própria existência, uma vez que animais, até onde se compreende, não têm essa capacidade definida como no ser humano, partindo dessa premissa é que o espírito, segundo o Espiritismo, significa "inteligência incorpórea" e não energia pura e simplesmente, inteligência essa preexiste e sobrevive a destruição do corpo. Concordo que é meio complexo tentar imaginar onde tudo isso ficaria armazenado, mas algo diz que o meio que armazena deve ser proporcional a quantidade de informação (experiências objetivas) do ser, ainda que ela fosse altamente compactada ao nível de se "esquecer" de tudo.
Tenho um canal onde resumo os filósofos mais difícil de uma forma fácil e acessível a todos. Se inscrevam aí clicando na foto! 😊 Obrigado é um viva a cultura! (((())))
Infelizmente alguns filósofos, para ter um sentido linguístico próprio, tende a escrever textos difíceis, não são todos. Respeito filósofos que têm sua próprio linguagem, como o Grande Mário Ferreira dos Santos ou o Herman Dooyweerd, mas existem diversos que se escondem na pseudo-intelectualidade gramatical.
Gosto muito do Pondé. Com todo respeito, não acredito em Espiritismo. E gosto de Ciência. Então dizer que "a luz é atomo em movimento" e que "a energia destrói cérebros" fugiu um pouco de conhecimento cientifico. Pra falar de algo q não se conhece, tem q pedir orientação pra alguém da área.
Existe um erro conceitual de energia, luz é uma forma de energia assim como o calor, movimento, ligações química, matéria e etc. A equação que descreve a quantidade de energia que a matéria possui tem um termo que é a velocidade de luz, (E=Mc^2, E=energia, M=massa e c= a velocidade da luz), por isso ocorreu essa confusão. Por isso a argumentação que se toma por base que toda energia é apenas luz é invalida.
Bom dia Caro Athos, meus conhecimentos sobre Física são ínfimos.Mas na minha vida, encontrei o Espiritismo,que é Ciência, Filosofia e Religião.E nela há o entendimento de que o Ser encarnado"o homem"é constituído de Espírito, Perispírito,e matéria.O Espírito é a energia Divina que habita em cada ser,o que define o ser que somos em cada existência "reencarnação",onde vamos depurando-nos em Inteligência, sensibilidade,Amor,seguindo cada um na sua trajetória individual e intransferível de acordo com os caminhos que escolheram trilhar com o uso do livre-arbitrio.O Mestre Jesus já falava a assertiva:Brilhe a vossa luz". Athos,tem vários palestrantes Espíritas, abalizados que podem abordar sobre este assunto com muita precisão.Cito o Haroldo Dutra Dias e o Divaldo Pereira Franco,etc.Mas penso que o mais importante nesta vida é a Amar,ser grato a Deus pela oportunidade de vida ,buscar a felicidade,embora esta seja um estado a ser alcançado,apesar das tristezas que vemos no mundo.Gosto das ponderações do Felipe Condé, muitas vezes ele me instiga a pensar sobre estes assuntos que vale a pena ponderar.Felicidades no seu caminho! Fraterno Abraço!,🙏👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Sua ideia da luz é a mesma que dizer: Então você aceita que é humano, forja sua identidade em volta disso, e morre, no fim acaba, só era o que foi ali... Com toda certeza não posso basear minha identidade numa ideia de luz... Mas posso genuinamente viver uma existência me baseando nessa capacidade de tornar claro e que utilizo pra clarear e investigar na memória a fim de recobrar a minha identidade. Então não é totalmente errado perceber que somos em parte algo que ilumina o nosso próprio ser e também guardamos nossas sombras que essa luz ilumina parcialmente... Temos essa dupla natureza. Problema é levar tudo pra matéria ao extremo e dizer que a luz se dissolve, que o homem que você é, é só um animal e fruto do acaso... O conceito que as pessoas empregam do termo 'luz' está longe de ser o evento físico da luz. O evento físico é um análogo a uma ideia subjetiva de luz e iluminação, que conecta esses acasos supostamente desconexos em uma organização que faz sentido para o individuo que está consciente em seu centro... Mas segue o nosso século em que tudo que vemos é matéria e vem essas questões imbecis materialistas. Que confundem todas as coisas (não falo do Pondé, falo de toda cosmovisão atual... que foi onde ele espelhou pra fazer esse post certo mas que consola uma burrice do mundo moderno). Obviamente você não pode fundamentar a sua personalidade em uma fração do que você é... Se você acredita que é o que as pessoas pensam de ti no trabalho ou na escola você está muito longe de saber quem você é... Mas as pessoas estão acostumadas a fazer esses recortes e acharem que podem fundamentar suas personalidades com base nessa fragmentação... é o mesmo que acontece com a ideia de LUZ... É uma atitude burra do ser humano, mas também é burro descer à um nível desses pra dizer que se fossemos luz desapareceríamos... como se sendo humano não fossemos morrer... A luz também existe enquanto ilumina, assim como o homem existe enquanto há anima.
Metafísica básica: energia é propriedade tal qual massa, não entidade como um elétron ou planeta. Propriedades quantitativas e interconversíveis: massa em energia e vice-versa, mas não há conversão de propriedade em entidade, aliás, propriedade é propriedade de algo, de um ente. Assim, elétrons tem energia, e não energia tem elétrons. Os físicos utilizam a expressão energia elétrica de modo utilitário, é mais um termo utilitário como centro de gravidade ou força centrífuga(que não é força coisa nenhuma, apenas inércia, mas mecanicamente pode ser tratada como uma força de modo semelhante aos efeitos gravitacionais que são ditos por aí como força gravitacional - pelo menos em termos de Relatividade Geral), mas energia elétrica não é uma coisa energética que existe por si, são elétrons que possuem mais ou menos energia, maior ou menor capacidade de realizar trabalho, pois a energia é uma propriedade desses elétrons e não um ente per si. Do mesmo modo é energia luminosa: o ente são campos eletromagnéticos transversais que possuem energia associada. O Sol não emite energia de fato, emite radiação(campos e partículas - que por sua vez são campos quantizados, mas não importa) e essa radiação possui energia. Não existe uma coisa como um ente energia, como uma Genki Dama de pura energia feita pelo Goku em Dragon Ball Z, por exemplo. É uma linguagem utilitária dizer que o sol emite, como consequência das fusões nucleares, energia. E tudo o mais que assim for dito você pode observar atentamente: essa energia sempre pertence a algo, não existe por si só e este algo sim é que é emitido. Energia é apenas um termo para descrever a potencialidade de um dado Ente interferir no estado de outro Ente, inclusive nas suas potencialidades de ação, o que mais rigorosamente significa a capacidade de fazer trabalho. Ou seja, é relativo ao estado do ente. Eu amo espiritualidade e misticismo. É claro que os místicos podem usar o termo energia de forma análogo, mas precisam saber a diferença e, ao mesmo tempo, a razão de semelhança(potencialidade de ação, força virtual, élan vital ou coisas do tipo) entre energia no sentido místico e físico ao usarem tal expressão.
+Matheus Tudor, os esclarecimentos que faz são muito importantes. A dificuldade para compreender adequadamente uma abordagem espiritualista está em saber distinguir o que é uma linguagem metafórica e simbólica de uma linguagem descritiva mais concreta. É evidente que os místicos não empregam conceitos da Neurociência, ou de linhas científicas da Psicologia, etc. Mas isso não quer dizer eles estejam apelando à imaginação, ou à poesia. Fora a confusão generalizada em torno do conceito de Espírito, cujo uso religioso popular não tem nada a ver com o uso filosófico e teológico do termo em alguns autores. Vale lembrar que se trata de uma ideia relacionada a categorias tradicionais como o Nous, o Logos, enquanto na modernidade o Espírito seria aquilo na humanidade que não pode ser reduzido à Natureza, no sentido do que é adquirido culturalmente e desenvolvido pessoalmente, o que é "cultivado", não apenas algo dado.
O Pondé falou de energia pra tentar ilustrar que o Espírito não seria algo material, de modo que a passagem de uma informação celular (memória) de algo material para o imaterial seria problemático, e a galera tá implicando com o conceito de energia utilizado por ele do ponto de vista físico. Embora tenham razão em suas explanações, não estão levando em conta que isso foi só um recurso utilizado por ele para ilustrar o que queria dizer, sendo esse rigor conceitual dispensável e desnecessário nesse caso, tendo em vista que a principal ideia dele era a dificuldade de identificação do espírito, que não é prejudicada por ele ter "se atrapalhado" um pouco na hora de ilustrá-la.
Ele objetivamente falou, que se você acredita em espirito é filosoficamente infundado! Ele deveria ter dito que referente aquele aspecto especifico seria infundado!
Ele não disse que é infundado mas que é uma crença problemática (infundado é uma palavra muito forte, rs) e ao tentar ilustrar o porquê dela ser problemática acabou se atrapalhando no conceito de energia. O meu ponto é que essa "embananada" que ele fez não prejudica a ideia principal. Quando assisti ao vídeo pela primeira vez, sem ter lido os comentários, eu entendi perfeitamente o que ele quis dizer, como também notei essa "embananada" no conceito de energia, mas não dei muita importância para isso, pois percebi que foi um erro em um aspecto secundário da explanação, que não prejudicava a ideia principal. Porém, quando fui ler os comentários, notei que as pessoas estavam dando uma importância muito grande para isso e, embora tivessem razão no que diziam, ele realmente errou, achei esse rigor conceitual um pouco desnecessário nessa situação.
Ele quis ilustrar o fato de que as memórias estão gravadas na arquitetura neural, que é material. Se o espírito é imaterial, ou de uma matéria diferente, essa arquitetura deveria ser preservada como se o espírito copiasse o cérebro. Há inúmeros relatos de acidentes neurais que chegam a afetar a memória e, até mesmo, a personalidade e capacidade de decisão. Algumas pessoas perdem o autocontrole até de suas pulsões sexuais, uma vez que pode ter danificado uma região encefálica importante na contribuição do autocontrole. É claro que pode se dizer que ou o espírito preserva essa arquitetura ou ele não precisa preservar pois funciona de outro modo, é sobrenatural, ou outras leis da natureza mais sofisticadas. Claro, pode ser, mas isso gera uma série de problemas teóricos e práticos. O pondé quis apontar isso.
Quem acredita no espírito não acredita em "energia". Quem acredita em "energia" não acredita no espírito. Pondé errou o caminho e desceu a ribanceira. Mas ainda sou seu fã. 😁
Eles liam a literatura de sua época. Consumiam a música. Iam aos espaços geográficos, às igrejas, conheciam gente interessante, socializavam, pensavam, comiam... você tem que viver em consonância com essas pessoas em suas metáforas e aforismos. Você aceita os aforismos que lhe dizem racialmente. Outras pessoas entendem aforismos de gênero e raça totalmente diferentes Você é evoliano em essência
Eu não sou espírita mas venho de criação espírita então sei que esse negócio da memória "tecnicamente" foi explicado por Allan Kardec naquela teoria do perispirito, para os espíritas existem várias dimensões que coexistem paralelamente no espaço como se fossem planos, dai vem o nome de plano espiritual, sendo assim seu corpo existe nessas várias dimensões ao mesmo tempo pois existe um "range" de vibração dos seus átomos no qual influência tanto em dimensões mais densas quanto em mais leves, chamam esse corpo que existe na outra dimensão de perispirito, então seu cérebro existiria nas dimensões mais elevadas que são as que chamam de espiritual assim as memórias e até a imagem da pessoa continua intacta depois do desencarne
Mas o que é a existência... Mas o que realmente é a própria realidade individual de cada e a conectada a todos e a tudo...E por que precisa ser fundada em algo... Ou melhor pra que precisa ser fundada em algo... rsrs... "Fios demasiadamente delgados não suportam altas voltagens" (alguém um dia já disse isso)
Essa questão é complicadissima, ainda mais quando se cresce em um meio espírita e onde você tem experiências espirituais, e seus familiares também tem. Ninguém explica uma alucinação repentina, não é possível enxergar uma pessoa que ha morreu de forma nítida, tendo como explicação a alucinação, ou algum problema psíquico, isso foge dos padrões humanos
Pondé, sou apenas um caboclo, que nunca sequer leu um livro de filosofia, mas acho que no lugar da luz como exemplo de energia, deveria ter usado o calor. Este sim é átomos em movimento
As vezes o simples é o melhor caminho. Procurei por muito tempo entre as prateleiras das bibliotecas livros que pudessem me explicar algumas dúvidas. E entre vários autores filosóficos, conheci o Charles Bukowski. E descobri que por trás daqueles poemas e crônicas, aquelas palavras tinham muitas verdades escondidas por trás daquele velho beberrão
Pondé, como podemos interpretar os casos sérios de mediunidade comprovada, materializações orientadas por personalidades notáveis ou mesmos estudos sérios com provas contundentes de reencarnação? Admiro a sua franqueza em abordar os temas espirituais, gostaria de ver vc falar dos casos com evidências no mínimo respeitáveis de uma realidade além da material
Se a consciência está na matéria, significa que a matéria é que sente. Nesse caso, deve-se mudar as leis da Física e acrescentar essa capacidade à matéria: a capacidade de sentir.
Tenho um canal onde resumo os filósofos mais difícil de uma forma fácil e acessível a todos. Se inscrevam aí clicando na foto! 😊 Obrigado é um viva a cultura! ^#^#
Não conheço a filosofia tão profundamente quanto gostaria, mas tenho um questionamento sobre esse vídeo. Se existe uma relação bilateral entre funcionamento neurológico e as emoções (uma é capaz de influenciar a outra, e vice versa), o que garante que não haveria uma relação semelhante entre os âmbitos espiritual e neurológico? Quero dizer, quem garante que a memória encontra-se apenas no cérebro? Não cogita-se a hipótese das áreas neurológicas correspondentes serem apenas um meio de captação de informações e um mecanismo correspondente de acesso a informações "mais recentes"?
Segundo a lógica então a identidade psicológica é subjetiva, o que denota então a necesidade de uma identidade objetiva por tanto do elemento objetivo que a confira legitimidade. Qual seria então a identidade objetiva? no caso dos seres humanos a 'identidad humana'. Sem esse elemento objetivo essa se veria sujeita a construções, a auto afirmação, então as intempéries do tempo e ao mesmo tempo sujeita a várias desconstruções também. Encontramos então uma limitação comum na busca pelo conhecimento: o limite entre a busca e a capacidade de alcance, entre a matéria e o nada; o que porém não nos impede de conhecer, sabemos por exemplo que o homem não é um nada. Então chegamos a grande questão filosófica; segundo Sartre (via Schaeffer) "a grande questão filosófica não é que nada existe, mas que tudo existe". Ora, a questão não é que depois da matéria não há nada, mas a informação que a precede, por tanto a transcende.
Parte da sua identidade depende da sua memória, não toda. Todos nascemos com quase ou nenhuma memória, e ainda assim ja temos uma identidade. Minha singela opinião rs. 😁
Legal. Não está cientificamente preciso, mas acho legal vc provocar seu público para que atentem a este problema do senso comum e achei um bom exemplo esse do espírito por ser algo tão amplamente aceito como verdade.
Os verdadeiros Filósofos resolvem filosoficamente toda questão apresentada a eles porque o conhecimento verdadeiro não esta subjugado pela ignorância.A ignorância tende a dissipar-se quando tocada pela pesquisa filosófica que é poderosa porque afirma a verdade de que o ser humano é ignorânte.É a constatação dessa verdade que torna a filosofia(amor ao saber) uma ciência séria e benéfica para toda sociedade porque afirma a verdade.Ora,sendo todos ignorantes, como atesta a filosofia, cabe a todos, buscar amorosamente todo conhecimento verdadeiro para ninguém vir a morrer vítima da ignorância.Filosofia é isso- pesquisa amorosa do conhecimento-não para se exibir como o mais bonitinho ou como o mais sabido mais sim para atestar nosso humanismo e amor.
Muito bom o vídeo! Mas apenas uma correção: não é o átomo que se movimenta para gerar luz, mas sim seus elétrons, os mesmos geram os fótons, que são as partículas que compõem a luz.
Talvez as escrituras dos grandes filósofos não sejam difíceis de entender, e sim nós que não temos condicionamento intelectual para entendê-los (sobre as massas)
Em RESUMO: textos de filosofia são tão complexos quanto a realidade que visam a explicar. Existem filósofos com estilos mais acessíveis que outros. Em geral, porém, filósofos não se preocupam em ser entendidos pela massa.
_____________________
1. SENSO COMUM E FILOSOFIA
- O senso comum considera a realidade um "mar calmo de evidências". A Filosofia tenta articular pensamentos que tentam explicar a realidade em mares revoltos em que as evidências precisam ser organizadas, o que não é simples de expressar.
_____________________
2. ESCRITA FILOSÓFICA
- Existem filósofos que escrevem em estilo mais acessível e belo que outros. Porém, a complexidade dos textos acompanha a complexidade das explicações que não correspondem ao "mar calmo de evidências".
Muito massa. 😃✌👍
"Há mais coisas entre o céu e a terra do que julga a nossa vã filosofia." - Shakespeare
Fato.
A filosofia julga? Achava que era a busca...
Julgar filosóficamente é o mesmo que discernir a verdade.
@@romulosarzenski Entendi, obg.
Frase muita linda... mas que diz po**a nenhuma! Tipo, será que ele se referia aos germes ou aos átomos?
Já pensou se um desses caras, como por exemplo Hegel ressuscita e depois de observa um pouco diz que, todos os doutorados que fizeram em cima dele não tinha nada a ver com oque ele realmente queria dizer? e agora como podemos saber se nossa interpretação pessoal bate com o entendimento pessoal de mundo que o filosofo quis transmitir?
+Luiz da Cafeina, a questão imaginada não tem nenhum sentido. A obscuridade de Hegel é um estilo deliberado e consciente do autor, ele não queria "transmitir" nada além do que colocou nos textos. Inclusive faz uso de linguagem dupla, para que o "néscio" entenda mal mesmo. Outro ponto equivocado é falar em "entendimento pessoal", enquanto a perspectiva que MENOS importa à Filosofia é a impressão subjetiva do autor, o que equivale ao âmbito da opinião de Senso Comum.
Só prova o quanto o filósofo foi incompetente
ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii !!! tipo, 'porra!voce naos entenderam nada !', jamis esquecerei sua liçao, obrigado !
Schopenhauer, criticou Kant e disse que Hegel era um charlatão.
espirito é apenas essência vital, não tem nada a ver com consciência como muitos acreditam, essa essência vital é metafisicamente falando a experiência de primeira pessoa é o motivo pelo qual o ser ocupa um corpo e não outro ou nenhum, essência vital é estar em primeira pessoa como uma barata (com a consciência limitada dela) ou num cachorro ou num humano ou numa planta, o conceito de espirito é apenas essa grandeza metafísica de "estar em primeira pessoa ocupando uma vida" é algo inexplicável assim como todas as perguntas das metafísica como da onde vem os números as formas e os conceitos etc...
Parabéns,Caro Pondé pela sua Live e ponderações pois,ela instigou-me a participar trazendo um pouco da "verdade"/aprendiz,de aprendiz,de aprendiz...pois o que importa na vida e sermos este Ser Social que levemos uns aos outros o nosso melhor entendimento,tudo q já capturamos de Lindezas de nosso viver em muitas Reencarnações!Acredite,Irmão,Deus estará em nós tanto quanto nós estamos em Deus.E isto é Gratidão,Alegria da oportunidade estarmos aqui na Formosa"Casa Terra".
Há afirmativas com a quais concordo plenamente:
"A fatalidade do homem é a Evolução."
A fatalidade de Deus,é o Amor."
E enquanto o homem agir como" lobo do homem",este Ser no planeta Terra não refletirá os Projetos do Cristo Planetário,Jesus à Humanidade."
Paz e bem!☝☝☝👏👏👏🌿🌎💚💛🌹
O engraçado que o maior filósofo, o pai da filosofia, Sócrates, não escreveu nada
Não é que Sócrates não escreveu nada, tanto é que o diálogo Fédon começa com Sócrates escrevendo um poema. O que Sócrates não escreveu foi sua filosofia, porque Sócrates, assim como Platão, tratava a verdade como inefável diante das imagens que os homens fazem dela. Ora, a dialética serve exatamente a esse propósito filosófico, ou seja, uma vez que a verdade é inefável, tudo que eu afirmar sobre ela não passará de uma crença fantasiosa, de uma imagem que eu mesmo produzo e me engano quando falo do verdadeiro; por isso, a dialética, que é o procedimento de afirmar crenças e refutar, esvazia a mente de tal modo que o caminho se abra livremente à contemplação da verdade, para além de qualquer imagem que eu possa produzir sobre ela.
Isso não diminui " o personagem" nem sua importância...
Não existe "pai" da filosofia, nem "maior" ou "menor" filósofo em termos absolutos. Isso de adorar tal o qual filósofo é mera questão de gostos e escolhas.
@@cusid0 Mas afirmar que uma verdade inefável existe é exatamente uma crença humana fantasiosa...
@@CR0NlDA Talves...
O trabalho que Ponde realiza, de tornar acessível a Filosofia dos grandes filósofos, é magnífico. Sou fã desse cara!
Infundada é a crença que a Consciência está na Matéria, que a Mente está no Cérebro ...
3:46 e 3:49 ele peida
hahahahahahhaaa to rachando aqui kkkkk meu Deus
Kkkkkkkk...pior que foi
Você é imbecil.
Foi mesmo 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Derreteu a minha vontade se assistir o restante do vídeo!
Caro Henrique k.Voce sabe, nestes casos penso que é a avidez inconsciente deste Espírito encarnado,que já trás algumas experiências,e no fundo busca condições de acreditar neste Deus maravilhoso , Inteligente, misericordioso e justo que o gênio Albert Einstein,que diziam ser ateu e com seu amplo conhecimento científico,se rendeu Inteligênte e sensivelmente a esta conclusão:"Admiro o gênio matemático que concebeu o Universo".Veja como de um simples e não aprofundado relato na questão da física,o nosso Caro Irmão Condé, instigou a todos nós a pensar sobre questão tão instigante quanto fascinante.Tenho a lhe dizer que vejo tanta beleza a minha volta nos reinos mineral, vegetal, animal e hominal que fico com a alma encantada e cheia de gratidão a este ser que não vemos,mas podemos senti-me através de sua criação.Veja meu irmão que há tanta simplicidade com diversidade na obra Divina que nem mesmo numa bela árvore,se observares bem temos uma folha se quer igual a outra.E isto é fascinante.Nos nossos estudos Espíritas, ficamos sabendo que estamos adentrando na terra a um período chamado "Regeneração",e que aqui reencarnarao espíritos de uma estrela distante que se ofereceram ao Cristo de Deus,o mestre Jesus,que é o governador espiritual da Terra.A se juntar a espécie humana da terra para trazer mudanças na sua matriz retorcida do DNA,e torna-la mais perfeita,trazendo cada vez uma matriz física mais depurada ,desenvolvida de percepções e mais bela.Este século XXI,mais a frente, será de grande desenvolvimento nas Artes de modo geral.Trazendo mais amor, sensibilidade,depuração moral/Espiritual, para um estado do ser cada vez mais Humanizado em sua manifestação.Acredito nisto.O mestre Jesus nos afiançou:"Na casa do meu Pai há muitas moradas".Fico imaginando com mais de duzentos bilhões de galáxias no universo,a belezura que nos espera a todos na esteira das Eras.Fraterno Abraço 🙏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Muito importante essas informacoes.
Essa física comentada ai no vídeo é do senso comum em.... .-.
pois é! kkkkk
Melhor comentário hahaha
Não é fato. Este comentário serve para que os místicos de plantão organizem melhor seus pensamentos e parem de usar termos que não mudarão de sentido só porquê querem. Palavras adequadas com sentidos adequados, dentro de um pensamento lógico.
Fiquei me perguntando o mesmo. Devemos questionar mesmo um cara brilhante como Pondé, que apesar de conhecer muito a respeito de filosofia desconhece bastante sobre conceitos de física!
A física dele é bem pouca. É melhor ficar só em filosofia de boteco mesmo.
Pondé é "o cara". Sou fã.
Essa coisa de que energia é átomo em movimento, e é luz, e por sua velocidade destrói os cérebros, ficou meio estranha.
João de Carvalho sim, ignorância dele. Energia é um conceito filosófico extremamente difícil de se conceituar e não está relacionado a matéria, apesar de a matéria conter algum tipo de energia. Sabemos que luz não transportam átomos, mas sim fótons. Portanto, o Pondé errou e errou feio
Ele eh filósofo, não sabe física moderna, da uma moral ae né
Energia e matéria são dois lados da mesma moeda. A equação E = mc^2 demonstra isso. Pondé apenas falou de uma forma claramente leiga, mas não está errado no contexto em que ele estabeleceu para ilustrar que energia é algo físico, e não espiritual.
Pondé tocou em um tema que exige muito embasamento e conhecimento de física e quântica, neste video, não concordo com muita coisa que disse, é um tema complexo.
@@vitorbf Não faz sentido quando diz que memória define quem é você e não faz sentido separar "luz" termo usado por ele do cérebro, já que são ambos feitos da mesma matéria prima essencial, átomos que são "energia", fotons constituem os átomos que por sua vez constituem a materia, como neste caso, o cérebro. Quero dizer que não temos a propriedade de afirmar que o espírito não existe , pois podemos pensar que a mesma energia que constitui um um corpo físico, pode sim, constituir um espírito "corpo não fisico".
Esses "grandes filósofos" inclui Marcia Tiburi? 😂😂😂😂
Sheila Soares CREDOOOOO
Se inclui é melhor estudar outra coisa!
Desculpas, gente! Não resistir...rsrs
É que acabei de assistir um debate dela com Pondé e fiquei impressionado com a quantidade de besteiras que cabe em uma cabeça. Isso é mau uso de uma ferramenta tão potente como é o cérebro humano.
Sheila Soares ela so fala merda mesmo
Kkkkkkkkkkkkkkkkk
Paz e bem a todos!🙏☀🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Tenho um canal onde resumo os filósofos mais difícil de uma forma fácil e acessível a todos. Se inscrevam aí clicando na foto! 😊 Obrigado é um viva a cultura!
Trabalho Honra Dignidade.
Belo vídeo Pondé!
Perfeito! Mandou bem pra caralho e por isso mesmo prevejo MUITO mimimi nos comentários. Para quem está acomodado na zona de conforto do senso comum, um pensamento que vai além incomoda e MUITO.
Não é preciso ser filósofo ou inteligente para ser pouco compreendido, basta falar o que pensa para quem não conhece aquilo que sabe... 2:48
Haha.. adorei... vejo geralmente pela manhã..
um grande homem. Que Deus te abencoe meu irmão
Elegante e desafiador como sempre!
Sim, desde que algo não nos fuja. Raciocinarmos dentro de questões que já conhecemos ou nos limites de nossas definições, pode sim apresentar várias limitações. O problema pode estar nestas definições quando dependentes do que conhecemos.
Não existe nada que possamos conhecer além do que seja o tempo, o espaço e a matéria. Tudo que temos, e onde existimos, é cercado por essa realidade. Dificilmente conceberemos algo fora que não se identifique com isso. Assim, também é a realidade de nossas definições. Elas necessariamente se subordina aquilo que conhecemos ou achamos que conhecemos axaustivamente.
Tive uma professora que acredita em energia, ela dizia, que energia esta ligada a lei da atração dos corpos rs. os reflexos, quando vc boceja e outra pessoa boceja, ou quando vc está olhando pra alguém e essa de repente vira e olha pra vc naquele instante. O que faz uma pessoa sentir que esta sendo observada por outra pessoa é o que chamamos de energia. Aí ela citava a fórmula do Einstein. Lembrei disso pq dificilmente vejo alguém falar sobre energia.
Danielle Yuri Yutani Dani Vixi. É porque vc não conhece a Luciana, professora de atividade laboral, rs. Até certos tipos de câncer e outras doenças são energias negativas. Pesquisa aí se der, método Kovacic.
Uma lida básica sobre teoria da evolução explica esse fenômeno. É muito triste o que está acontecendo no Brasil e nos EUA, em que essa filosofia nefasta maquiada de auto-ajuda vem fazendo cada vez mais vítimas, se aproveitando da falta de estudo da população.
Eu acredito até certo ponto nessa teoria, até pq essa professora estava expondo sua crença, pois não é algo da área dela é uma forma que ela encontrou de incentivar os alunos a se concentrar e prestar atenção. Não é algo que ela colocou para roubar nosso tempo, até pq ela estava adiantada na matéria. Porém, o que eu acredito que aconteça nesse caso é o que chamo de linguagem corporal. Agora a questão da energia, penso que exista sim uma influência dos corpos devido a energia que transmitimos, somos um corpo de luz, as próprias coisas são, senão seriam invisíveis.
A postura da professora foi péssima, ao transmitir crenças pessoais na forma de verdades factuais. É sempre triste ver a pseudociência atropelando a ciência verdadeira =(
Pondé, um assunto legal para se falar é sobre: "O que é o indivíduo?"
O indivíduo é o todo o conjunto de experiências sensoriais e neurologicos que tornam vc vc!
Se vc falasse outro idioma essa consciência não seria mais vc!
Seria outro indivíduo com outras experiências e outra memórias!!!
Você não existe
Tenho um canal onde resumo os filósofos mais difícil de uma forma fácil e acessível a todos. Se inscrevam aí clicando na foto! 😊 Obrigado é um viva a cultura! •()•
@@canaldoben-hur4259 então a cada minuto que passa você morre e surge outro voce, veja como é alto destrutivel seu conseito
JESUS CRISTO TE AMA ♥️ VOCÊ É FILHO DE DEUS
Neste comentário o Pondé deixa passar o caráter materialista de seu modo de crença quando associa memória a presença de células orgânicas. Quer assim dizer que nosso bem mais precioso, a experiência de existir, é perdido com a morte. O homem só valeria para o mundo e não para si. O Nome disso é cientismo, uma forma de neoateismo que só deve ser levado em consideração como uma manifestação de crença individual uma vez que já foi muito bem refutado.
Pondé, na questão da energia, vc se perdeu, tentou simplificar e se perdeu, mas conseguiu explicar a dificuldade doa conceitos e continua sendo uma inspiração.
Pondé, você é fera!
A maquinação magnífica de nosso corpo, devido a reações interiores e exteriores, fez com que surgisse a consciência. Acredito que o Espírito e o corpo são uma coisa só. Ambos estão entrelaçados.
Explicar a alma através da matéria não me parece nada razoável ou racional... mas continuo gostando de vc!!
Só uma correção: luz não é átomo em movimento. Kkk
Ualifer Abreu pois é, essa doeu
Pois é kkkkkk, se não estaríamos todos brilhando!
Ualifer Abreu Não necessariamente. Luz é frequência eletromagnética (, ignorando a dualidade onda-particula) que se libera com o movimento de elétrons. Então não está totalmente errado.
Movimento de elétrons causam ondas eletromagnéticas (a luz é uma onde eletromagnética tbm). Mas a luz não é o movimento de elétrons em si. A causa não pode ser o próprio efeito. Se eu ouvisse um movimento de fótons não teria nem comentado.
Ele nao le os comentarios, apenas as cuidadoras do canal leem e duvido q repassem a ele. É uma pena
As vezes o simples é melhor caminho. Procurei nas prateleiras da biblioteca diversos autores filosósos que pudessem explicar algumas dúvidas minhas. Ai um dia conheci Bukowski, e descobri que por traz de alguns simples poemas e algumas crônicas, escondia muito mais por trás daquele velho beberrão que me fez compreender muitas coisas
Pondé. Não querendo romanciar tampouco filosofar o espiritismo, proponho considerar a questão da matriz, o perespírito que, segundo Allan Kardec, o cérebro humano é moldado a partir deste, com as experiências pretéritas. Todavia não posso fazer afirmações a este respeito. Não sei se há estudos suficientes para tal. Isso é um palpite para ser desenvolvido ou não.
Continuo admirando seu trabalho e a iniciativa deste canal. Super legal! Parabéns!
Pondé uma coisa. nem toda energia é luz tem vários tipos de energias ex: mecânica, nuclear etc... A energia do Espírito não é a mesma da de uma lâmpada até por que os elétrons são energia e não "derretem" a matéria.
Não, elétrons são matéria, pois são partículas do átomo.
Ivory sim eles podem mas em grande escala e eu não sou expert em Espírito mas penso que seja uma energia imaterial e espiritual.
Julliano Lobão mas elétrons não tem cargas elétricas negativas ?
Ivory, defina o pensamento. Agora procure entender o que gera o pensamento e então vai entender o que é o espírito. Se não conseguir "ver" nada antes do pensamento, então você não tem condições mentais de compreender o espírito. Note que não há arrogância no que estou colocando. É impossível compreender o espírito com palavras e definições criadas para explicar a matéria. Precisa eliminar essa limitação ou nunca vai conseguir uma resposta satisfatória. Mentalmente é possível compreender o espírito, mas se retornar para as leis da matéria, esquece, toda conclusão se perde.
Seria como eu pedir pra você explicar o que existe além da energia escura. Já que tudo o que existe deve partir de algum lugar (a não ser que admitamos conclusões infantis como o universo mágico saído do nada), a resposta fica complicada porque nem sabemos ainda o que vem a ser a energia escura. Entende o ponto? Viaje na ideia do pensamento, que não tem limites e não está encerrado no cérebro (eu posso ir pra outra cidade sem sair do lugar), e então reflita sobre o que gera o pensamento. Se pensar em definições da ciência materialista, jamais vai encontrar uma resposta.
O espírito habita a matéria, controla ela, mas não se confunde com ela. Se tudo no universo existe por agregação da matéria, união dos elementos químicos, não deveria existir uma força que contraria essa lei. Se eu tenho vontade de matar e surge um pensamento para impedir tal ação, temos uma prova que existe uma força além da tabela periódica. Elementos químicos obedecem uma lei. Se somos feitos desses elementos, não poderíamos ter vontade própria. Eis uma evidência filosófica: o espírito não pode ser matéria porque ele não obedece as leis que regem a matéria tal como conhecemos; logo, ele vive sobre, mas está além, não se confunde.
Portanto, tentar traçar um paralelo entre energia e espírito não vai funcionar. Aliás, a fala do Pondé nesse vídeo faz dele um principiante deslumbrado de filosofia.
E você acha que ele não sabe disso? Ele só deu um exemplo, mas isso se estende às outras energias da física também.
Espírito depende totalmente da fé.
@Luis Felipe Ponde...🎆🦋🎆Amo tudo que aprendo com você, eu achou você uma pessoa muito especial fantástico! Eu o admiro muito parabéns! Obrigada 🎆🦋🎆👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Ponde fznd as pessoas chorarem
Posta mais q eu gosto S2
Energia do ponto de Vista dele é simplesmente algo físico, e não espiritual isto que ele quiz dizer.
Não conseguiu se fazer entender. E ainda fugiu do tema.
?
Tenho um canal onde resumo os filósofos mais difícil de uma forma fácil e acessível a todos. Se inscrevam aí clicando na foto! 😊 Obrigado é um viva a cultura! |||||
Concordo
Excelente
Como a filosofia de Nietzsche, esse vídeo é fato!
E se levarmos em conta que a energia nunca se estingue. Ela se transforma e se transfere de um estado para outro. Neste sentido o espírito energético não morre, se eleva a outro estado energético, que armazena o que conduz.
Sobre a questão de espírito ser energia, o que é espírito ainda não se sabe ao certo. Somente sei que há pesquisas em ramos científicos não ortodoxos que investigam sobre a consciência está fora do campo de ação do cérebro. Como não se tem um vocabulário próprio para isso, eles usam o termo "energia". A visão remota é um exemplo disso ( existe um livro chamado O Campo discute este assunto). Ela é uma capacidade que vai além do espaço - tempo.
Pondé vc é um ótimo Sofista.
Falou demais, de forma demasiada!
Tudo bem que o entendimento filosófico chega a ser complicado e às vezes complexo, mas deveria dar exemplos variados e não abordar um só e entrar na crença de identidade no espírito ou memória. Faltou isso na minha opinião.
O conceito de espírito está justamente exemplificado no mistério, cujos próprios não conseguem definir, exceto Deus! Aí que está a beleza. Recomendo a leitura das questões 76,77,78,79,80,81,82,83, cuja temática encontra-se no livro dos espíritos codificado pelo professor Alan Kardec.
um dos melhores vídeos!
Sempre achei a Filosofia abstrata pra cacete, muito mais abstrata do que a Matematica que eh a minha area. Inclusive a dificuldade (ou medo) que as pessoas tem da Matematica esta justamente na dificuldade de compreender esse formalismo, que eh intrinseco a Matematica. Eh muito dificil exprimir um conceito Matematico em linguagem comum sem forcar muito a barra. Mas soh uma correcao no seu exemplo da luz, ou onda eletromagnetica: ela pode sim transportar informacao, da qual uma memoria eh composta. Um exenplo disso sao as ondas de radio. Adoro os seus videos Ponde, abraco.
Você é um dos melhores, sou Nietzcheniano, desde criancinha, kkk. Por ser um pensador tentando compreender o mundo e às pessoas.
Rui Teles S2😘
Ecaaa,já pensou em uma nova forma de morrer hoje? Kkkk
Brincadeiras a parte viu?
O problema foi que a energia foi explicada pelo "senso comum". Se por um lado não é filosoficamente correto se falar em espírito, pois não tem um fundamento filosoficamente fundado fora do senso comum, foi utilizado o "senso comum" para conceituar energia. Nessa Pondé incorreu num erro.
Nem sempre. Alguns escrevem "difícil" simplesmente porque não sabem escrever "fácil". Quer dizer, podem ser ótimo pensadors, mas não são tão bons enquanto escritores.
Marcelo A. S. Gomes
Tenho um canal onde resumo os filósofos mais difícil de uma forma fácil e acessível a todos. Se inscrevam aí clicando na foto! 😊 Obrigado é um viva a cultura!
PS: concordo com sua colocação
Muito elucidativo.
Assim como a "existência precede a essência", a História precede todas as ciências. A Filosofia é uma das que bebe nesta fonte.
Gostaria de ver você falar sobre um pouco de mitologia/religião comparada, Pondé. Valeu! Abraço
Físicamente falando, toda energia pode ser escrita pela equação E = mc^2 e vice-versa, a famosa equivalencia massa energia é útil para fazer pensar a massa cerebral como energia(Acredito que essa seja a origem da analogia do Pondé).
Em relação a "derreter o cérebro", faz sentido se usarmos o seguinte resultado físico: "Para acelerar um corpo com massa até a velocidade da luz no vácuo é necessário energia infinita". Ora, obviamente nesse processo de acelerar o cérebro, ele "derreteria".
Sou Cristão. O conceito de energia não se aplica em nossa explicação sobre o mundo espiritual, pois a Bíblia não diz nada sobre energia alguma. Segundo, o conceito de energia é explicação material pelo simples fato dela mesma ser produto da matéria. Portanto, o que tratamos no Cristianismo é a possível existência de entidades não materiais. Quem não compreende isso não tem a menor ideia do que está escrito em nosso livro Sagrado; poderíamos incluir aí 99% dos filósofos.
Você sabe a resposta... E pelo questionamento posso afirmar que não compreendeu a explicação.
Exatamente, Mas o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porquanto se discernem espiritualmente. 1 corintios 2:14
Juntando toda a inteligência dos filósofos,muitos não compreendem o ETERNO CRIADOR,eu prefiro ficar na minha pouca inteligência,acreditando no ETERNO,e no seu filho MESSIAS, como meu salvador
A bíblia é uma invenção humana. A primeira "notícia" que a humanidade tem de um suposto deus vem dos próprios humanos.
@@flavinhofm9241 Quanta ignorância concentrada em uma só pessoa. Cara... Você não deveria ser ESTUDADO, você deveria ESTUDAR.
Caros irmãos Athos Araújo, Policarpo Batista,ri muito quando um de vocês pediu ao Athos para ensinar-lhe a fórmula pois quer aumentar a sua estatura em quinze centímetros, rsrsrs..., agora falando sério, agradeço ao Policarpo a dica dos livros Hua hu Ching de Lado TSE.E concordo com vc quando disse que"O sentimento é o segredo".Vcs.me pegaram num dia baixo Astral,mas confesso que fizeram pensar neste Deus magnífico que criou este universo infinito com bilhões de galáxias com bilhões de sois com seus planetas orbitando num equilíbrio de forças magnéticas e que com certeza não fez tudo isto para apenas nós, pobres povos ainda vivendo um estado de barbárie na Terra, possamos num dado momento na esteira dos tempos, apenas recrear nossas parcas visões com tamanha exuberância.Guilherme Rivero,vc.me pediu para lhe mostrar a certeza da existência do espírito, perispírito,plano espiritual,etc.Prefiro sugerir que,sem preconceitos leia o Livro dos Espíritos,A gênese e a coletânea dos livros do André Luiz,os dois primeiros frutos das pesquisas que ocorreu na França no século dezenove,onde os salões franceses se viram, depois das festas noturnas com uma "diversão" no mínimo de despertar a curiosidade de todos,pois em torno de uma mesa com Letras eles conseguiam fazer perguntas as mais diversas e receber respostas inteligentes,mas o Senhor Hipolite León Denizard Rivael, professor de várias matérias, estudiosos de várias ciências e línguas,certa feita convidado por um Amigo para ver de perto o tal fenômeno, depois de observação de que mesa,não tem cérebro, nervos, sangue,respondendo a tantas coisas, só poderia haver um fenómeno Inteligente por detrás de tudo..., daí aconselho-o,a pesquisar nestes livros,os dois primeiros terao como codificador o mesmo Hipolite com o pseudônimo de Allan Kardec.Aditou este nome depois de saber de uma existência sua,em tempos atrás em que foi um monge druida.Digo-te que vale a pena ler e se aprofundar,a coletânea do relato do espírito André Luiz,foi psicografado por Chico Xavier,grande médium Espírita que tinha capacidade de visualizar os espíritos desde criança e que até muitas vezes tinha que aguçar a sua observação para distinguir se estava vendo um encarnado ou desencarnado .O que me fascina é a certeza de que trazemos em nós o DNA Divino,que nos habilitará inexoravelmente,a relativa perfeição,na poeira dos tempos,e esta evolução é individual e intransferível,cada um com o desenvolvimento de seu livre arbítrio e Inteligência conquistada por si mesmo ao longo do tempo traçará seu cominho.Fraternos Abraços a todos 🙏🌹👍Ah,Sou Derly, Menina Mulher.
Caro Athos,bom dia,vc.me fez lembrar um belo estudo que achei entre meus apontamentos na política,que me fez pensar na beleza que a pujança da vida.Ai vai um pedacinho para vc.apreciar...,O que é Deus?Deus é a Inteligência suprema,causa primária de todas as coisas.Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?"Num axioma que aplicais às vossas ciências.Nao há efeito sem causa.Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem Eva vossa razão responderá."Jesus já é o Cristo há bilhões de anos,desceu das paragens celestiais para nos trazer todo o código Moral para que possamos não apenas sermos cidadãos do mundo, mas para sermos, cidadãos do universo.A humanidade estará passando do estágio do Homo sapiens para o Homo Virtuales.Nossa matriz genética maravilhosa e retorcida dará lugar a uma matriz mais aperfeiçoada, portanto urge a nossa modificação moral,para que alcancemos este evento maravilhoso que o Pai Maior reservou-nos.As almas que se amam se atraem para sempre.Tudo que você tirou vc.tem que entregar (lei de Causa e efeito.As encarnações estão unidas por um laço de solidariedade.A experiência física é um estágio.Onde está escrita as Leis de Deus?Na consciência,na bíblia,na Tora,na Codificação,no alcorão.Nao somos donos da Verdade.(certeza) . Jesus é a Verdade (certeza) Ele nos afiançou:"Eu sou o caminho a verdade é a vida.Ninguem vem ao Pai senão por mim".Hoje somos capazes de fotografar a nossa galáxia.Nela existe aproximadamente 100 bilhões de sóis com seu conjunto de planetas, portanto trilhões de planetas.Os cientistas estimam aproximadamente 200 bilhões de galáxias e Hoje já começou a cogitar que o nosso universo (através de medições)que estes bilhões de galáxias e insuficiente para revelar as energias que tem nos espaços vazios,e dizem que existem vários universos.Perguntamos:I que é Deus? Será que Deus criou todo este universo para recrear as nossas parcas visões? Portanto somos Espíritos Imortais.Toda nossa experiência de vidas , individual e intransferível estão armazenados neste espírito.Os orientais falam que temos 7 corpos astrais, é interessante.O espiritismo fala do Espírito, perispírito e matéria,que nos compõem e os orientais ainda se aprofundam em relação a está energia quintessênciada que somos todos.Caro,Attos o que vemos é como disse o apóstolo João Evangelista:Deus é Amor.Entao devemos cada vez mais buscar o Amor e mais inda Amar uns aos outros.Mas se não conseguirmos amar em amplitude fraternal, devemos Respeitar a todos como apreciamos ser respeitados.Perdao irmão de bate-papo, por tantas ilações, é que hoje estou inspirada.Paz e bem! Ubuntu!🙏👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷☀
Pondé, O que é a liberdade ?
Essa é uma pergunta que não encontrei a resposta e acredito que nunca a encontrarei.
Parei para refletir sobre esta palavra, busquei seu conceito e cheguei a conclusão de que essa é uma palavra sem valor nenhum, sem sentido, pois veja, sou livre quando faço o que quero ou quando tenho domínio sobre meu desejo?
Gostaria de saber sua opinião, não sou tão experiente e culto como você e acho que me prendi na minha própria ignorância, sei lá... kkk... Isso me tocou, fiquei boquiaberto e passei a rir de muitas pessoas desse dia em diante.
Muito bom mesmo, identidade depende de memória, mas individualidade só precisaria, em tese, existir para alguma função (ainda que desconhecida), isso independeria até mesmo da consciência sobre a própria existência, uma vez que animais, até onde se compreende, não têm essa capacidade definida como no ser humano, partindo dessa premissa é que o espírito, segundo o Espiritismo, significa "inteligência incorpórea" e não energia pura e simplesmente, inteligência essa preexiste e sobrevive a destruição do corpo. Concordo que é meio complexo tentar imaginar onde tudo isso ficaria armazenado, mas algo diz que o meio que armazena deve ser proporcional a quantidade de informação (experiências objetivas) do ser, ainda que ela fosse altamente compactada ao nível de se "esquecer" de tudo.
Penso que Bergson é um bom exemplo na contramão.
Tenho um canal onde resumo os filósofos mais difícil de uma forma fácil e acessível a todos. Se inscrevam aí clicando na foto! 😊 Obrigado é um viva a cultura! (((())))
Pondé cagou nas definições físicas nesse vídeo em uhasuhsahuas
Muito bom! Claríssimo
Sem dúvida o Pondé é o melhor filoso do Brasil está muito a frente quando o assunto é filosofia de vida que o Leandro Banal.
Óbvio, até porque o Karnal é um historiador
Vinicius Rodrigues historiador que paga de filoso
Creio que Olavo sola.
O problema de vocês, é achar que esses pensadores contemporâneos são lutadores de ufc, que estão em uma espécie de disputa por atenção; Cresçam
18Brumário quem?
Infelizmente alguns filósofos, para ter um sentido linguístico próprio, tende a escrever textos difíceis, não são todos. Respeito filósofos que têm sua próprio linguagem, como o Grande Mário Ferreira dos Santos ou o Herman Dooyweerd, mas existem diversos que se escondem na pseudo-intelectualidade gramatical.
Gosto muito do Pondé. Com todo respeito, não acredito em Espiritismo. E gosto de Ciência. Então dizer que "a luz é atomo em movimento" e que "a energia destrói cérebros" fugiu um pouco de conhecimento cientifico. Pra falar de algo q não se conhece, tem q pedir orientação pra alguém da área.
Eu que sugeri esse tema!!! :)
Existe um erro conceitual de energia, luz é uma forma de energia assim como o calor, movimento, ligações química, matéria e etc. A equação que descreve a quantidade de energia que a matéria possui tem um termo que é a velocidade de luz, (E=Mc^2, E=energia, M=massa e c= a velocidade da luz), por isso ocorreu essa confusão. Por isso a argumentação que se toma por base que toda energia é apenas luz é invalida.
Bom dia Caro Athos, meus conhecimentos sobre Física são ínfimos.Mas na minha vida, encontrei o Espiritismo,que é Ciência, Filosofia e Religião.E nela há o entendimento de que o Ser encarnado"o homem"é constituído de Espírito, Perispírito,e matéria.O Espírito é a energia Divina que habita em cada ser,o que define o ser que somos em cada existência "reencarnação",onde vamos depurando-nos em Inteligência, sensibilidade,Amor,seguindo cada um na sua trajetória individual e intransferível de acordo com os caminhos que escolheram trilhar com o uso do livre-arbitrio.O Mestre Jesus já falava a assertiva:Brilhe a vossa luz". Athos,tem vários palestrantes Espíritas, abalizados que podem abordar sobre este assunto com muita precisão.Cito o Haroldo Dutra Dias e o Divaldo Pereira Franco,etc.Mas penso que o mais importante nesta vida é a Amar,ser grato a Deus pela oportunidade de vida ,buscar a felicidade,embora esta seja um estado a ser alcançado,apesar das tristezas que vemos no mundo.Gosto das ponderações do Felipe Condé, muitas vezes ele me instiga a pensar sobre estes assuntos que vale a pena ponderar.Felicidades no seu caminho! Fraterno Abraço!,🙏👍🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Sua ideia da luz é a mesma que dizer: Então você aceita que é humano, forja sua identidade em volta disso, e morre, no fim acaba, só era o que foi ali... Com toda certeza não posso basear minha identidade numa ideia de luz... Mas posso genuinamente viver uma existência me baseando nessa capacidade de tornar claro e que utilizo pra clarear e investigar na memória a fim de recobrar a minha identidade. Então não é totalmente errado perceber que somos em parte algo que ilumina o nosso próprio ser e também guardamos nossas sombras que essa luz ilumina parcialmente... Temos essa dupla natureza.
Problema é levar tudo pra matéria ao extremo e dizer que a luz se dissolve, que o homem que você é, é só um animal e fruto do acaso... O conceito que as pessoas empregam do termo 'luz' está longe de ser o evento físico da luz. O evento físico é um análogo a uma ideia subjetiva de luz e iluminação, que conecta esses acasos supostamente desconexos em uma organização que faz sentido para o individuo que está consciente em seu centro...
Mas segue o nosso século em que tudo que vemos é matéria e vem essas questões imbecis materialistas. Que confundem todas as coisas (não falo do Pondé, falo de toda cosmovisão atual... que foi onde ele espelhou pra fazer esse post certo mas que consola uma burrice do mundo moderno). Obviamente você não pode fundamentar a sua personalidade em uma fração do que você é... Se você acredita que é o que as pessoas pensam de ti no trabalho ou na escola você está muito longe de saber quem você é... Mas as pessoas estão acostumadas a fazer esses recortes e acharem que podem fundamentar suas personalidades com base nessa fragmentação... é o mesmo que acontece com a ideia de LUZ... É uma atitude burra do ser humano, mas também é burro descer à um nível desses pra dizer que se fossemos luz desapareceríamos... como se sendo humano não fossemos morrer... A luz também existe enquanto ilumina, assim como o homem existe enquanto há anima.
Pondé facilita para as pessoas
Metafísica básica: energia é propriedade tal qual massa, não entidade como um elétron ou planeta. Propriedades quantitativas e interconversíveis: massa em energia e vice-versa, mas não há conversão de propriedade em entidade, aliás, propriedade é propriedade de algo, de um ente. Assim, elétrons tem energia, e não energia tem elétrons. Os físicos utilizam a expressão energia elétrica de modo utilitário, é mais um termo utilitário como centro de gravidade ou força centrífuga(que não é força coisa nenhuma, apenas inércia, mas mecanicamente pode ser tratada como uma força de modo semelhante aos efeitos gravitacionais que são ditos por aí como força gravitacional - pelo menos em termos de Relatividade Geral), mas energia elétrica não é uma coisa energética que existe por si, são elétrons que possuem mais ou menos energia, maior ou menor capacidade de realizar trabalho, pois a energia é uma propriedade desses elétrons e não um ente per si. Do mesmo modo é energia luminosa: o ente são campos eletromagnéticos transversais que possuem energia associada. O Sol não emite energia de fato, emite radiação(campos e partículas - que por sua vez são campos quantizados, mas não importa) e essa radiação possui energia. Não existe uma coisa como um ente energia, como uma Genki Dama de pura energia feita pelo Goku em Dragon Ball Z, por exemplo. É uma linguagem utilitária dizer que o sol emite, como consequência das fusões nucleares, energia. E tudo o mais que assim for dito você pode observar atentamente: essa energia sempre pertence a algo, não existe por si só e este algo sim é que é emitido. Energia é apenas um termo para descrever a potencialidade de um dado Ente interferir no estado de outro Ente, inclusive nas suas potencialidades de ação, o que mais rigorosamente significa a capacidade de fazer trabalho. Ou seja, é relativo ao estado do ente.
Eu amo espiritualidade e misticismo. É claro que os místicos podem usar o termo energia de forma análogo, mas precisam saber a diferença e, ao mesmo tempo, a razão de semelhança(potencialidade de ação, força virtual, élan vital ou coisas do tipo) entre energia no sentido místico e físico ao usarem tal expressão.
+Matheus Tudor, os esclarecimentos que faz são muito importantes. A dificuldade para compreender adequadamente uma abordagem espiritualista está em saber distinguir o que é uma linguagem metafórica e simbólica de uma linguagem descritiva mais concreta. É evidente que os místicos não empregam conceitos da Neurociência, ou de linhas científicas da Psicologia, etc. Mas isso não quer dizer eles estejam apelando à imaginação, ou à poesia. Fora a confusão generalizada em torno do conceito de Espírito, cujo uso religioso popular não tem nada a ver com o uso filosófico e teológico do termo em alguns autores. Vale lembrar que se trata de uma ideia relacionada a categorias tradicionais como o Nous, o Logos, enquanto na modernidade o Espírito seria aquilo na humanidade que não pode ser reduzido à Natureza, no sentido do que é adquirido culturalmente e desenvolvido pessoalmente, o que é "cultivado", não apenas algo dado.
O Pondé falou de energia pra tentar ilustrar que o Espírito não seria algo material, de modo que a passagem de uma informação celular (memória) de algo material para o imaterial seria problemático, e a galera tá implicando com o conceito de energia utilizado por ele do ponto de vista físico. Embora tenham razão em suas explanações, não estão levando em conta que isso foi só um recurso utilizado por ele para ilustrar o que queria dizer, sendo esse rigor conceitual dispensável e desnecessário nesse caso, tendo em vista que a principal ideia dele era a dificuldade de identificação do espírito, que não é prejudicada por ele ter "se atrapalhado" um pouco na hora de ilustrá-la.
Ele objetivamente falou, que se você acredita em espirito é filosoficamente infundado! Ele deveria ter dito que referente aquele aspecto especifico seria infundado!
Ele não disse que é infundado mas que é uma crença problemática (infundado é uma palavra muito forte, rs) e ao tentar ilustrar o porquê dela ser problemática acabou se atrapalhando no conceito de energia. O meu ponto é que essa "embananada" que ele fez não prejudica a ideia principal. Quando assisti ao vídeo pela primeira vez, sem ter lido os comentários, eu entendi perfeitamente o que ele quis dizer, como também notei essa "embananada" no conceito de energia, mas não dei muita importância para isso, pois percebi que foi um erro em um aspecto secundário da explanação, que não prejudicava a ideia principal. Porém, quando fui ler os comentários, notei que as pessoas estavam dando uma importância muito grande para isso e, embora tivessem razão no que diziam, ele realmente errou, achei esse rigor conceitual um pouco desnecessário nessa situação.
Excelente comentário.
Ele quis ilustrar o fato de que as memórias estão gravadas na arquitetura neural, que é material. Se o espírito é imaterial, ou de uma matéria diferente, essa arquitetura deveria ser preservada como se o espírito copiasse o cérebro. Há inúmeros relatos de acidentes neurais que chegam a afetar a memória e, até mesmo, a personalidade e capacidade de decisão. Algumas pessoas perdem o autocontrole até de suas pulsões sexuais, uma vez que pode ter danificado uma região encefálica importante na contribuição do autocontrole. É claro que pode se dizer que ou o espírito preserva essa arquitetura ou ele não precisa preservar pois funciona de outro modo, é sobrenatural, ou outras leis da natureza mais sofisticadas. Claro, pode ser, mas isso gera uma série de problemas teóricos e práticos. O pondé quis apontar isso.
Matheus Tudor Eu pensei a mesma coisa, dessas hipóteses de lesão cerebral, perfeita sua colocaçao.
Quem acredita no espírito não acredita em "energia". Quem acredita em "energia" não acredita no espírito. Pondé errou o caminho e desceu a ribanceira. Mas ainda sou seu fã. 😁
Ouvi dizer que as almas nao se lembram de tudo... Mas sei q elas guardam sua identidade, em algum nivel...
Eles liam a literatura de sua época. Consumiam a música. Iam aos espaços geográficos, às igrejas, conheciam gente interessante, socializavam, pensavam, comiam... você tem que viver em consonância com essas pessoas em suas metáforas e aforismos.
Você aceita os aforismos que lhe dizem racialmente.
Outras pessoas entendem aforismos de gênero e raça totalmente diferentes
Você é evoliano em essência
Eu não sou espírita mas venho de criação espírita então sei que esse negócio da memória "tecnicamente" foi explicado por Allan Kardec naquela teoria do perispirito, para os espíritas existem várias dimensões que coexistem paralelamente no espaço como se fossem planos, dai vem o nome de plano espiritual, sendo assim seu corpo existe nessas várias dimensões ao mesmo tempo pois existe um "range" de vibração dos seus átomos no qual influência tanto em dimensões mais densas quanto em mais leves, chamam esse corpo que existe na outra dimensão de perispirito, então seu cérebro existiria nas dimensões mais elevadas que são as que chamam de espiritual assim as memórias e até a imagem da pessoa continua intacta depois do desencarne
Fui espírita por 16 anos e concordo em gênero , número é grau
Mas o que é a existência... Mas o que realmente é a própria realidade individual de cada e a conectada a todos e a tudo...E por que precisa ser fundada em algo... Ou melhor pra que precisa ser fundada em algo... rsrs... "Fios demasiadamente delgados não suportam altas voltagens" (alguém um dia já disse isso)
Essa questão é complicadissima, ainda mais quando se cresce em um meio espírita e onde você tem experiências espirituais, e seus familiares também tem. Ninguém explica uma alucinação repentina, não é possível enxergar uma pessoa que ha morreu de forma nítida, tendo como explicação a alucinação, ou algum problema psíquico, isso foge dos padrões humanos
Pondé, sou apenas um caboclo, que nunca sequer leu um livro de filosofia, mas acho que no lugar da luz como exemplo de energia, deveria ter usado o calor.
Este sim é átomos em movimento
As vezes o simples é o melhor caminho. Procurei por muito tempo entre as prateleiras das bibliotecas livros que pudessem me explicar algumas dúvidas. E entre vários autores filosóficos, conheci o Charles Bukowski. E descobri que por trás daqueles poemas e crônicas, aquelas palavras tinham muitas verdades escondidas por trás daquele velho beberrão
Pra um filósofo você da um bom professor, da pra aprender muitos conceitos com você, mas de resto...
Kant foi uma lenda igual a ele só ele kkk mas aos 56 anos fez a grande obra tenho 25 e já sou graduado tenho 31 anos para produzir algo que preste
Pondé, como podemos interpretar os casos sérios de mediunidade comprovada, materializações orientadas por personalidades notáveis ou mesmos estudos sérios com provas contundentes de reencarnação? Admiro a sua franqueza em abordar os temas espirituais, gostaria de ver vc falar dos casos com evidências no mínimo respeitáveis de uma realidade além da material
Se a consciência está na matéria, significa que a matéria é que sente. Nesse caso, deve-se mudar as leis da Física e acrescentar essa capacidade à matéria: a capacidade de sentir.
" Por que é difícil entender grandes filósofos"? Ora, justamente por serem eles grandes filósofos...
Depois de 2.500 anos da passagem pelo planeta dos verdadeiros filósofos, alguém concedeu o título de filósofo ao Pondé.
Que pena.
Pondé, que livros eu poderia ler como
facilitadores para os grandes filósofos?
Você já publicou alguma coisa nessa
linha?
Tenho um canal onde resumo os filósofos mais difícil de uma forma fácil e acessível a todos. Se inscrevam aí clicando na foto! 😊 Obrigado é um viva a cultura! ^#^#
Não conheço a filosofia tão profundamente quanto gostaria, mas tenho um questionamento sobre esse vídeo. Se existe uma relação bilateral entre funcionamento neurológico e as emoções (uma é capaz de influenciar a outra, e vice versa), o que garante que não haveria uma relação semelhante entre os âmbitos espiritual e neurológico? Quero dizer, quem garante que a memória encontra-se apenas no cérebro? Não cogita-se a hipótese das áreas neurológicas correspondentes serem apenas um meio de captação de informações e um mecanismo correspondente de acesso a informações "mais recentes"?
Segundo a lógica então a identidade psicológica é subjetiva, o que denota então a necesidade de uma identidade objetiva por tanto do elemento objetivo que a confira legitimidade. Qual seria então a identidade objetiva? no caso dos seres humanos a 'identidad humana'. Sem esse elemento objetivo essa se veria sujeita a construções, a auto afirmação, então as intempéries do tempo e ao mesmo tempo sujeita a várias desconstruções também. Encontramos então uma limitação comum na busca pelo conhecimento: o limite entre a busca e a capacidade de alcance, entre a matéria e o nada; o que porém não nos impede de conhecer, sabemos por exemplo que o homem não é um nada. Então chegamos a grande questão filosófica; segundo Sartre (via Schaeffer) "a grande questão filosófica não é que nada existe, mas que tudo existe". Ora, a questão não é que depois da matéria não há nada, mas a informação que a precede, por tanto a transcende.
Muito bom.
Prof. Mas não existe só energia como luz o senhor sabe disso.
É bom demais ouvir o Pondé! Sinto-me uma pessoa privilegiada por isso! Obrigada!
Parte da sua identidade depende da sua memória, não toda. Todos nascemos com quase ou nenhuma memória, e ainda assim ja temos uma identidade. Minha singela opinião rs. 😁
Legal. Não está cientificamente preciso, mas acho legal vc provocar seu público para que atentem a este problema do senso comum e achei um bom exemplo esse do espírito por ser algo tão amplamente aceito como verdade.
Os verdadeiros Filósofos resolvem filosoficamente toda questão apresentada a eles porque o conhecimento verdadeiro não esta subjugado pela ignorância.A ignorância tende a dissipar-se quando tocada pela pesquisa filosófica que é poderosa porque afirma a verdade de que o ser humano é ignorânte.É a constatação dessa verdade que torna a filosofia(amor ao saber) uma ciência séria e benéfica para toda sociedade porque afirma a verdade.Ora,sendo todos ignorantes, como atesta a filosofia, cabe a todos, buscar amorosamente todo conhecimento verdadeiro para ninguém vir a morrer vítima da ignorância.Filosofia é isso- pesquisa amorosa do conhecimento-não para se exibir como o mais bonitinho ou como o mais sabido mais sim para atestar nosso humanismo e amor.
Muito bom o vídeo! Mas apenas uma correção: não é o átomo que se movimenta para gerar luz, mas sim seus elétrons, os mesmos geram os fótons, que são as partículas que compõem a luz.
O conceito de energia está errado!!
Talvez as escrituras dos grandes filósofos não sejam difíceis de entender, e sim nós que não temos condicionamento intelectual para entendê-los (sobre as massas)
Pondé, o que você acha da Astrologia?